DiogoMainardina ilha do desespero

Abstenha-se!

08.07.22

Entre um kebab e outro — eu estava em Istambul, de férias —, arrumei mais um candidato a presidente da República: Pedro Passos, da Natura.

A entrevista que ele deu ao Estadão foi decisiva para isso. Ele disse:

“Podemos adjetivar o que o governo Bolsonaro tenta fazer: destruir as instituições, a democracia, os regulamentos mínimos da lei eleitoral, uma atitude muito tosca. Então, não precisa falar de programa de governo Bolsonaro porque a gente vive o programa Bolsonaro. A síntese é um show de horrores. Por outro lado, tenho acompanhado, e participei de um jantar com Lula, e tentando extrair das próprias diretrizes do programa do PT, fico com uma sensação de que a gente está voltando ao passado, com soluções antigas para problemas novos.”

Com Pedro Passos no Palácio do Planalto, o Brasil daria um pulo de duas décadas. Um candidato como ele me faria renunciar ao kebab e votar. Sem ele, minha escolha é escapar da urna. Me recuso a votar. Mais do que isso: vou fazer campanha pelo não-voto. A meta é superar os 25% de eleitores que, em 2018, abstiveram-se ou anularam seus votos. O caminho que conduz à praia ou ao boteco é a verdadeira e única Terceira Via.

O Instituto Votorantim, em estudo publicado nesta semana, chamou essa parcela de desertores cívicos de “alienados eleitorais”. De acordo com uma das responsáveis pelo estudo, “é preciso um esforço de todos para compreender esse cenário e revertê-lo, já que, quanto menos engajamento, menor será a representatividade dos candidatos eleitos em relação à sociedade”. Na verdade, o asco da sociedade pelos candidatos é a forma mais completa de engajamento. Alienado é quem vota nessa gente, não quem se recusa a votar.

Ainda mais forte do que o asco pelos candidatos é o asco pelos partidos. Uma pesquisa divulgada nesta semana, A Cara da Democracia, calculou que só 20% dos brasileiros simpatizam com algum partido. O PT de Lula arrebanhou 13% do total e o PL valdemar-bolsonarista ficou em segundo lugar, com 2%. Ao mesmo tempo, 21% dos entrevistados rejeitam o PT e outros 4% o PL. O número que importa, porém, é outro: 79% dos eleitores disseram desprezar todos os partidos políticos. E o rombo tende a aumentar.

Pedro Passos disse na entrevista:

“Essa coisa do empresário não se manifestar incomoda muito. Numa democracia, o empresário é um agente da sociedade. Ele tem que se manifestar. Tenho impressão de que o empresário ficar muito por debaixo do pano não privilegia a classe empresarial. Acaba tendo uma conotação de lobista, de tirar vantagem seja qual for o governo. Nas relações com o governo, num Estado grande como a gente tem, influente, afeta muito o negócio. Não podemos ser ingênuos. Mas o empresário tem que colocar mais a cara. Não pode ficar embaixo do radar.”

A democracia brasileira é um show de horrores, que representa apenas o que a sociedade tem de pior, como os empresários lobistas denunciados por Pedro Passos. Em vez de dar um pulo de duas décadas, o Brasil prepara-se para retroceder mais duas. A fuga das urnas é inútil, claro, mas ao menos evita que a gente se emporcalhe pessoalmente com um voto podre. Abstenha-se. É a melhor escolha.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Abstenção é a opção. Vou de Tebet no primeiro turno, mas me recuso votar em Lula ou Bolsonaro. Ainda não consegui descobrir qual dos dois é o pior.

  2. Li agora esse texto seu e eu já ia me abster ou anular meu voto. Me recuso a votar em Lula ou Bolsonaro. Comece sua campanha Diogo, tenho certeza que muita gente vai aderir. Eu ajudo. abçs

  3. É triste constatar que o eleitor lúcido, cujo partido é o Brasil, está sem opção. Resta talvez a terceira via que é uma dúvida, alternativa ao nem nem.

  4. Não concordo em nada com esse Diogo, principalmente agora com essa parceria com a UOL. Ainda bem que minha assinatura da Crusoé está no final, vou cancelar! Bolsonaro não é o candidato dos sonhos de ninguém. Agora: Pandemia, Guerra na Ucrânia, Mídia militante contra, STF contra, Oposição jogando sujo(como sempre); ninguém merece. Mesmo assim, compare os números do Brasil com o governo petista da Dilma. Abster-se de votar, Diogo, significa colocar a quadrilha do PT de volta ao poder, só isso!!

  5. Nunca. Eu anulei o meu voto uma única vez na vida e jurei não mais fazer isso. Foi no 2.o turno entre Lula e Collor. Votar é importante, apesar dos candidatos.

  6. Desta vez discordo do brilhante jornalista Mainardi, O mundo já conheceu grandes mulheres, como Merkel, Thatcher, Madre Tereza e outras tantas. Agora é a vez da nossa Senadora Tebet. Deem a ela a chance.

  7. E´raro, mas agora discordo do brilhante Mainardi. Lembrem-se das grandes mulheres no mundo e também no Brasil. Merkel, Thatcher e agora aqui, Tebet. Será surpreendente !!! O Anselmo Gois há poucos dias mostrou várias brasileiras figurando nesse panteão.

  8. Abstenção demonstra desinteresse total pelo pleito. O voto nulo ou branco demonstra repúdio a todos os candidatos e, consequentemente, ao sistema que os determinou. Por isso, para mandar uma mensagem de insatisfação, creio ser o voto nulo/branco mais eficaz que a abstenção. Mas que qualquer uma dessas 3 opções é mais válida que o leque de candidatos existentes, disso não tenho dúvidas.

  9. Diogo Mainardi, não faça companha pela Abstenção . Você viu o que aconteceu em Países da América do Sul e na Colômbia. Seja responsável. Sua voz tem muita força junto ao público. O voto responsável agora será a tentativa de reverter o cenário atual.

    1. Não jogue aos outros brasileiros o seu desencanto e desistência pessoal. É votando q se aprende a votar.

  10. Pena Crusoe e OAntagonista se associarem ao grupo Folha UOL, deixando de ser uma "ilha" de jornalismo isento...

  11. Para Presidente e Governador (em muitos casos) estamos perdidos. Mas há os Deputados Federais e Estaduais e Senadores. Destes não podemos desistir, apesar de não haver muitas opções.

  12. O buraco é mais embaixo. Sem candidaturas avulsas e independentes de partidos, não obrigatoriedade do voto, STF não indicado pelo executivo, não há democracia. Eu diria mais, que o parlamentarismo com voto distrital e instituições devidamente ajustadas é muito mais democrático que o presidencialismo, onde se escolhem ditadores para atuarem por períodos longos de tempo, sem garantias formais de sguir qualquer programa. Presidencialismo é ruim até para os USA. A CRUSOÉ se cala neste ponto !??...

  13. Abstenha-se, Mainardi. E não escreva mais colunas nesta revista que já está decaindo mesmo. Fique em cima do muro torcendo (sem abster-se, claro) pro Brasil ir de mal a pior pra vc ter o que festejar aí de Veneza. E volto a lembrar aos leitores desta revista que o próximo presidente irá indicar DOIS ministros ao STF. Pensem bem e não sejam gado do Mainardi.

    1. Concordo plenamente. O Partido NOVO é a cara da mudança. Vai ganhar? provavelmente não, mas é preciso q a gente apoie pra fazê-lo crescer e mudar a cara da política Brasileira. Vou de NOVO.

  14. Faz tempo que prego - e faço - exatamente isso: me negar a votar em vagabundo pra presidente. Já são 3 eleições que voto nulo. Só quando a população manifestar seu repúdio ao sistema político vigente que haverá alguma chance de se mudar alguma coisa pra melhor. Enquanto insistirmos em jogar esse jogo viciado, nos sentindo obrigados a escolher em qual ORCRIM votar, isso nunca vai acontecer.

    1. Correto Evandro. É preciso denunciar o "Sistema" que não permite a existência da democracia: sem candidaturas avulsas e independentes de partidos, o que você quer? Com um sistema presidencialista que nos obriga a escolher um ditador a cada 4 anos, o que você quer? Com um STF indicado pelo executivo? Somos todos reféns do "Sistema" que existe praticamente desde o Império. A constituição de 88 é apenas uma consolidação disso. Deste jeito nunca seremos uma democracia...

  15. "ABSTENHA-SE!" - Isso tem a mesma conotação da célebre frase do Mandetta Mutreta. __ 'FIQUE EM CASA e só procure o médico quando sentir falta de ar'. Direto pro tubo., .. kkk! __ Assim é o Diogo MaisNada com o seu "Abstenha-se". Será que todos estão cegos, que não acompanham a situação dos vizinhos socialistas?

  16. As férias e quem sabe o narguilé só pioraram o cérebro apodrecido do Marnardi que esquece foi vítima da quadrilha anarco-clepto-assassina que na verdade o expulsou do país para não matá-lo ... é cego ou por medo finge ignorar a realidade brasileira com uma quadrilha impondo suja guerra revolucionária mostrada publicamente pelo criminoso Zé Dirceu que preferiu ignorar? Marnardi teve opção da dupla cidadania que mortais não tem e impõe seu cinismo irresponsável a nós? respeite-se .. respeite-nos.

    1. Se voto mudasse alguma coisa não haveria eleições.

    2. Sr. Feitosa pela primeira vez na historia do Brasil não temos a opção de votar no "MENOS PIOR" Tá difícil de escolher o menos porcaria desta vez, ainda mais que o atual PR poligâmico que é, casou com todos os remediados e ainda por cima se jogou nos braços de todos os cafetões dos 3 poderes, não tem como ganhar a simpatia e flertar com gente honesta, se é que existe nesta Brasília Babilônica.

  17. Meu Deus, como pode um comunicador incentivar anular o voto!! Porque fica no Brasil vai para Cuba. É vergonhoso fazer tal Colocação e por ventura levar outros imbecis eleitores com o mesmo patriotismo dele a não votar. Mainardi com a palavra!!

  18. Pensem nos 600000 mortos da Covid. Pensem nos 40 milhões de brasileiros com fome. Pensem na destruição das nossas florestas. Pensem no orçamento secreto. Pensem que "a cavalaria americana teve mais sucesso porque exterminou os índios" . Pensem que os afrodescendentes medidos em arroubas. Pensem nas bíblias encomendadas. Pensem na cooptação dos órgãos fiscalizadores. Pensem na cultura e educação regredindo 50 anos. Pensem nas máscaras das crianças retiradas durante a Covid. E votem nulo !.

    1. Pensem também que num segundo turno polarizado a tensão social , para ser ameno nas palavras, será imensa (os trailers já começaram a ocorrer 80 dias antes). Pensem também que com o Bolsonarismo ganhando as eleições poderá haver um apoio/deslumbramento pós eleições que pode até tentar mudar a constituição para um terceiro mandato do mesmo grupo familiar. Pensem bem !. Já quis o filho embaixador do Brasil nos EUA para presidente é só um pulinho. Pensem bem !.

  19. Toda e qualquer alienação é imposta e consequência de situações em que não se detecta qualquer saída mínimamente viável de progresso. A Bandeira Brasileira chora.

  20. Diogo ; nem preciso de sua Campanha ! Já havia decidido “ anular Geral “ 2 meses atras ! Alias este sistema é podre ; fétido e custoso demais ! Nunca mais irei votar ; em ninguem ! Valeu

  21. Vivemos uma siatuação inédita. Eu já fui petista e um dos primeiros antipetistas do Brasil, qundo conheci de perto essa gente. Sempre preguei o voto, nunca admiti a Nulo, Brando ou abstenção, mas hoje joguei a toalha. O melhor que tenho a dizer é que " Deus que fez esta cagada, ele

    1. que se vire". Tô fora. Na verdade estou sendo injusto com Deus, a cagada é "nossa" o povo brasileiro. Somos isso aí, Renan, Bolsonaro, Lula, PT, PSDB, Centrão, Alves, Magalhães, Collor ... entreguemos os pontos, não há esperança. Ou podemos esperar , como falou Laurentino Gomes, o poder no Brasil nunca mudou por força ou ação popular, foi sempre um implosão, uma auto combustão. É só que nos resta, esperar com um galão de alcool na mão ( a gasolina está muito cara).

  22. No Brasil não existe partido político , existem facções formatadas em partidos para legalizar corrupções e roubos sendo amparados pela justiça Suprema.

    1. É isso !! Perfeito ! Votar ? P q? 513 picaretas no Congresso/ 84 no Sendo !! Este Stf deveria queimar no Inferno ! Não temos opçao a não ser dar uma cusparada na Urna eletronica

  23. Absurdo, um texto imbecil que só podia sair mesmo da cabeça de um sujeito que não mora no país, está se lixando para os brasileiros, um (pseudo) polemista de segunda categoria despachado de um programa de tv por falta de compostura… os candidatos são os dois que estão aí, um deles vai governar o país, notícias e declarações estão aí para quem se habilitar, a questão é O MENOS NOCIVO‼️

  24. Absolutamente de acordo. Advogo o não-voto há mais de um ano. Alienado, como você escreveu, é quem vota nessa gente e não percebe que uma democracia gestada para perpetuar uma casta que extrai a riqueza da sociedade e se mantém á base de fundo partidário, voto proporcional, obrigatório e mais de 30 partidos é simplesmente uma doença. Sem combater nosso papel de “reserva de mercado” eleitoral, sem voz, estamos brincando de democracia. Abstenham-se

  25. Este texto é absurdo. Deixar de votar no primeiro turno não tem justificativa quando há o risco decretamos no segundo turno os dois asquerosos. Pelo menos tentemos evitar isso.

  26. Ao contrário do Instituto, eu acho que alienado eleitoral é aquele que acha que tem de votar, que é sua obrigação, que é obrigatório. Não é. Pago uma pequena multa. O voto é a expressão da nossa vontade. Não voto. Nem saio de casa para ir votar num lugar esquisito e perigoso em que me colocaram. Não sou alienada eleitoral, pelo contrário.

  27. Meu voto mais importante é para o parlamento. Senador e deputado ético, com ideias e realizações práticas prévias, de preferência sem experiência anterior no poder. Escolha bem - de direita, centro ou esquerda. Ético / ética. Para PR vou votar no 1T. No melhor colocado fora Lula e Bolsonaro. Se der os 2 trastes no 2T, então é NULO.

    1. Perfeito, Luciano. O melhor voto é no 3º colocado, seja ele quem for.

  28. Se todos os assinantes do site dessem uma chance ao Felipe Dávila , poderíamos ter uma chance real de voto @lfdavilaoficial

    1. Considerando que ambos os “patas”, para os patas nada. Fiquem tranquilos, vou tomar o Prozac e voltarei ao raciocínio normal. No primeiro turno, faço uma escolha . No segundo dependendo dos candidatos, votarei em qualquer dupla de 00 a 99 ou pagarei a multa.Fica a sugestão.

  29. Sei que é repetitivo mas insisto: # no primeiro turno vamos todos escolher o TERCEIRO NAS PESQUISAS e retirar um dos dois facínoras do segundo turno. Se não conseguirmos, vamos todos de brancos e nulos no segundo turno…

  30. Estou lendo os comentários e vejo a grande maioria votando nulo ou se abstendo. Dizem q vão ver no 2o turno, porém pode não haver 2o turno e depois não tem como salvar o País….. deixa ficar igual a Venezuela, Colômbia…… vai ser bom pra vc, para os seus filhos, para os seus netos ??????

    1. Exato Ana. Por que o Pedro Passos fala que o Bolsonaro quer acabar com as instituições quando elas há tempo já se destruíram. Por que não fala sobre quem de fato tem realizado atos totalmente antidemocráticos, rasgando a constituição que é o que fazem os canalhas do STF. O cinismo de Mainardi é comparável ao de Lula

  31. Caramba! Não consigo! Batalho agora pela Simone Tebet !! Precisamos ter uma esperança , mesmo que tênue , que esses dois horrorosos capaz inspira confiança!!! estão em primeiro e segundo lugares não sejam eleitos!!! Qualquer um dos dois é execrável!! Será um horror se um deles for eleito!! Vamos fazer força pela Simone !! Ela é capaz e inspira confiança!!!

    1. Entre o PMDB e Os outros, fique com nenhum.Vocês esquecem da máquina mdbista na época do PT? Da mala com $500000 do Loures, do “é pra manter isso aí “, dasDocas de Santos?; e o Gedel e os milhões no apê; Calheiros e a pensão da amante paga por empreiteira? Procure outro. se não achar, vote no 99 ou fique em casa tomando uma boa 51.

    2. Corretíssimo, Ricardo !! Depois q virarmos “vermelhos” não vai ter 3a via….. nem via nenhuma !!!

    3. Tebet tem 2% e sabe não ter qualquer chance. Por que, então, insiste?? Ela é a escolhida do MDB, o partido mais corrupto da história do país, presidido por Michel Temer durante 15 ANOS. Precisa mais concluir que ela faz o jogo do poder que terminará apoiando o PT, velhos parceiros de falcatruas.?

  32. O empresariado brasileiro sempre esteve junto com o vencedor seja qual for partido , a classe é mais importante que o zé povinho, basta ver as reuniões com os poderosos do STF, senhores somos sempre lembrado como umas das maiores nações do amanhã que nunca chegara com essa gente, eles não são brasileiros são classistas.

    1. Fernandes Tu deves ter entendido de quem eu falei, os bons empresarios brasileiros que depende de seu trabalho , sem pedir nada para os governos, apenas zelo e etica na coisa publica nunca estão patrocinando e nem babando junto aos governantes,mas dedicando-se ao seu trabalho que no Brasil é dificil ser empresario etico, com essa carga tributaria draconiana.

    2. Celso, sem empresario não há empresa privada. Todas serão do governo assim como na antiga União Soviética, Cuba e Coreia do Norte! Bons exemplos, não?

  33. Venho falando desde sempre: se todo mundo votar nulo não vai haver candidato eleito. Portanto, novas eleições terão q ser convocadas. Com outros candidatos, óbvio.

    1. Se fosse assim, seria muito bom, mas não é. Entretanto, como não teremos opção, ao que indicam as pesquisas, teremos que optar entre: voto nulo; voto branco, ou abstenção.

  34. ... não tem jeito, temos tudo para ser um país democrático e líder mas por enquanto condenado a mais um da América Latrina,!

    1. Que o bosta ganhe do merda, ou vice verso. Me recuso a votar no merda ou no bosta

    1. Não, quem escolhe por nós todos é o Gilmar & sua turma. Diogo fez a escolha certa. Eu também escolheria Moro. Mas não sou elite, não sou Brasília. Sou apenas brasileira.

  35. Passadas as eleições, os da 3a via vão receber o troféu Pandorga de Chumbo, pela incapacidade de alçar voo contra a dupla dos atrozes algozes.

  36. Não tenho menor intenção de votar em nenhum dos candidatos ao Planalto, até então apresentados. Minha opção permanece inalterada: Sérgio Moro ou nulo.

  37. Eleições ao Vivo, enquete para PR encerrada! __ Depois de apurados 2.924.872 votos, eis o resultado: __ Bolsonaro: 1.777.287 votos (60,8%). __ ex-detento cachaceiro ladrão: 881.805 votos (30,1%). __ CangaCiro: 213.432 votos (7,3%). __ Simone Tebet: 32.845 (1,1%). __ Marçal: 9.786 (0,3%). __ Janones: 9.717 (0,3%). Com este resultado Bolsonaro estaria eleito no 1ºturno e assim será, podem anotar aí em suas cadernetas.

    1. verdade, ainda é uma excelente alternativa. improvável mas, é uma alternativa

  38. A cada semana antes de suas férias você defendeu inúmeras possibilidades de se possível para as próximas eleições, felizmente nenhuma tornou-se realidade, mostrando o quanto você já está ultrapassado em suas visões e seus eleitores também. Após suas férias vem com esse absurdo de matéria totalmente cobarde e ante patriota. Concluo que você e seus leitores estão no fim da linha, você decadente e covarde, e seus leitores totalmente covardes, são todos PILATOS!!

  39. Ecato! O Brasil é mesmo um show de horrores! E o culpado disto é cada brasileiro, que se omite de construir algo melhor e aceita esta podridão.

  40. Prezado Diogo, encontrei uma saída interessante para todos nós que vamos nos abster: é também uma sugestão de pauta. Poderíamos agir como os fundadores de dois países que acabo de conhecer na BBC: a Ladônia e o Atlantium. Procure dar uma pesquisada. Tenho certeza de que será uma ótima solução para o bananão.

  41. Vou no menos pior Menos sexista. Menos burro. Menos misógino. Mais pro educação e cultura. Menos armas. Mais pela democracia e pela ciência!

  42. Esse Mainardi é um charlatão e picareta. Ele tinha que ser mais claro, tipo: "Se abstenha e o Lula estará eleito", foi assim no Chile e foi assim na Colômbia dos narcotraficantes apoiados pelo ex-detento cachaceiro e ladrão.

  43. Mas, que tal deixar o voto nulo pro segundo turno, caso tudo dê errado? No primeiro turno, ainda podemos nos unir e votarmos todos no terceiro colocado nas pesquisas, de modo a conseguir quebrar a polarização e enfraquecer os dois canalhas que estão na frente! Ainda há a possibilidade de Deus dar as caras e eliminar sumariamente uma das duas pestes. Quem sabe ele não tem misericórdia de nós? (se levasse os dois, então, seria uma alegria inominável, kkk). Então, não anulem a esperança!

    1. Infelizmente, se o voto dos nem-nem se distribuir entre os outros candidatos, vamos acabar colocando o [email protected] e [email protected] no segundo turno. Não gosto da ideia, mas vou votar no 3º colocado. Se todos fizerem isso, como foi em Minas Gerais (antes da eleição, o Zema tinha 6% nas pesquisas e com essa estratégia, ganhou a eleição), tiramos um dos dois do 2º turno e conseguimos tirar o execrável que ficou nessa rodada.

    2. é isso votar no primeiro turno, e dai no segundo pensar se vale a pena ou não

    3. Suzane. Gostei e concordo com sua sugestão. Vamos participar e votar no primeiro turno em um terceiro candidato. Escolheremos de acordo com nossa convicção. No Segundo Turno, se for entre Bolsonaro e Lula, anularemos o voto. Nunca em tempo algum, votei Nulo ou em Branco, para qualquer cargo . Agora estou propenso a tomar pela primeira vez este caminho.

    1. Não, não vou votar em Carluxo. Nem no Hollyday. Nem no Jean Wyllyys. N no Contarato. Meu voto é 24.

  44. Para senador, deputados e governador já tenho meus candidatos, mas para presidente meu voto é nulo: nenhum deles me representa.

  45. Creio que o voto nulo pode ser eticamente justificável no 2o turno, com 2 candidatos sabidamente incapazes de governar o país de forma decente. No 1o turno existem alternativas, ainda que sem chances de vitória hoje. Já o chamado voto útil, tem seus limites e é bom não ultrapassá-los.

  46. Não precisa assumir que você vai votar no Lula ou no Bolsonaro Diogo, mas aquele que você combateu em vários anos na coluna da Veja, com muita propriedade, vai acabar de vez com o Brazil. Desprezar seu voto para não votar no único que pode vencer Lula é passar a impressão que você não gosta do país, pois Lula vai voltar ainda com mais fome. Por mim é #PTnuncamais

    1. na eleição passada Mainardi chegou a admitir no Manhattan que votaria contra o PT. Logo... em quem será que ele votou?

  47. Eu também Diogo, votarei no 1⁰ turno, ainda não sei pra quem, mas se restarem esses dois horrores no 2⁰ turno, anulo, com certeza

  48. Diogo me representa, Pedro Passos me representa, Tiago Leiffert me representa. Se sobrarem esses dois fraldas suja, um ligado aos narcotraficantes, o outro as milícias e aos terraplanistas, prefiro me abster.

  49. Se a situação não mudar faço questão de ir à cabine de votação, digitar 00000000 e confirmar meu asco pelos candidatos podres que se apresentaram. Anulo meu voto com orgulho e prazer. Alienado é quem vota nesses imbecis.

  50. O fato de Pedro Passo decidir por se encontrar com um notório corrupto me causa arrepios. E precisa se encontrar com ele para entender que pretende uma volta ao passado. Se não...desconfio desse PP.

  51. Neste caso, sou resolvido. Há tempo, mantenho a minha abstenção no segundo turno, se for a dobradinha indecente Bolsonaro/Lula. Minha candidata é Simone Tebet, no primeiro turno.Acho uma mulher com bons princípios, educada, boa reputação. O VOTONULO é o melhor candidato para o segundo turno. Caminha para isso. O lugar do Lula é no presídio. O lugar do Bolsonaro é no hospício.

    1. Prezado Alberto, Se o ladrao não voltar pra cadeia e voltar pra cadeira (da presidência), o outro pode até ir pro hospício mas nosso País….. já era !!!!

    2. concordo com você Sr Alberto, Simone no primeiro turno e nulo no segundo

  52. Ele resumiu Lula a uma pessoa de idéias antigas, do passado? Só isso? um cara que ficou mais de 500 dias PRESO. Pra mim isso coloca ele exatamente no mesmo lugar dos outros: prefiro ficar em casa

  53. primeiro turno vou escolher um da terceira via, segundo turno entre b X l anulou meu voto. me recuso a dar meu voto a um dos dois

  54. Oportuna a menção de Pedro Passos. Empresário correto, capaz, comprometido com o Brasil. Concordo que seria Presidente ideal para o Brasil. Infelizmente o Brasil não segue esse caminho.

  55. Não votar também não vai melhorar! Você está disposto trabalhar pra resolver? Saber do problema é não procurar solução não vale nada!

  56. Desta vez eu concordo com você Diogo, melhor seria o povo brasileiro se revoltar , porem com isso não está acontecendo , o melhor é nos unirmos em volta do menos pior e isso poderia mudar o rumo das coisas se a imprensa se unisse , esquecesse as rivalidades e ajudasse o povo a abrir os olhos para o perigo que estamos correndo ao votar de forma tão equivocada. Precisamos da 3a via urgentemente.

  57. Sigo junto consigo Diogo, é simples para mim, nenhum candidato tem propostas (existem ?) , ideias, ações e muito menos uma história que me leve a votar nele, afinal votar é declarar o apoio.

  58. Diogo, mas a abstenção fará no Brasil o que aconteceu recentemente no Chile, a esquerda vai votar em massa e nossa abstenção garante a sua vitória.

  59. VOU VOTAR NO CIRO GOMES E PARA ISSO ESPERO QUE VCS SE POSICIONEM EM RELAÇÃO A ISSO. ELE PRESTA ?????? AJUDEM NA NOSSA DECISÃO

    1. É a única via. Se não chegar lá, NULO!

  60. Perfeito Diogo. O Estado brasileiro, não importa a ideologia, nos obriga a escolher entre duas repugnantes figuras. Não temos a opção de escolher alguém fora dessa triste e caricata republiqueta de coronéis e larápios. A única opção é demonstrar a nossa insatisfação votando nulo ou não votando!

  61. Concordo totalmente! O Brasil virou um show de horrores!!! Não dá mesmo para se emporcalhar com voto podre! Me deu voz Diogo!!!

  62. Deveria fazer a campanha de haver a opção de "NENHUM DOS CANDIDATOS ACIMA" e não a de não votar que é pior dos que todas

  63. quem renuncia a participar entrega as decisões aos outros. o choro é livre mas reclamação só tem fireito quem participa. não adianta dar uma de mneninho dono da bola. colocar a bola debaixo fo braço e ir chorar no rabo sa saia da mamãe. Ôô dóó... metade dos eleitores da Colômbia foram chorar sozinhos em casa e entregaram a Colômbia ao comando terrorista

    1. Vocês só corroboram pra esse sistema dos mesmos. Não são os nulos os covardes. São vocês, supostos corajosos, que são burros.

  64. Comparando a história dos empreendedores norte-americanos com a dos brasileiros ( leiam " Homens e os Impérios que construíram " ) acho que a construção de uma sociedade inferior no Brasil tem mais a ver com a mediocridade média dos nossos empresários do que com os políticos. Veja : as instituições de ensino e econômicas brasileiras tem qualidades para dar suporte a alguém chegar ao " patamar " de um Elon Musk ?

  65. No primeiro turno é possível escolher candidatos, agora no segundo turno, dependendo dos candidatos, melhor votar na Chapa Sr Nulo, vice Sr Branco e primeira dama Sra Abstenção.

  66. Há muito tempo, desde qdo os postulantes a presidente eram somente LulaxBolsonaro e sem outras opções, opteii por votar nulo, considerando a alienação de um povo sem rumo e amor patrio, apenas participantes, de um lado uma enorme boiada e do outro uma imensa manada de muares. A razão da minha opção por votar nulo é não compartilhar com o desmoronamento moral e econômico do país vença dois 2 quem vencer.

  67. Não acredito que resolvemos o problema do Brasil se abstendo de votar. Se a morte é um mal necessário, se omitir, e ainda, promover a omissão, é uma atitude egoísta que acreditava não possuir o grande Diogo.

    1. Lilian, a questão é que o vermelho , ideologia nao aceita pela família brasileira e facilmente detida pelas FFAA, já a ditadura de um desequilibrado mental é mais perigosa. Voto nulo

    2. Não faça isso, Savio. Você quer um Brasil vermelho? É com essa atitude que os esquerdistas estão contando.

  68. Para presidente , no segundo turno , se houver e se as pesquisas se confirmarem, votarei nulo e comparecerei à urna vestido de preto como sinal de luto pelo Brasil.

  69. Votarei no primeiro turno: Tebet ou D’Avila. Depois anulo! Exato como fiz eleição passada. Votei Amoedo e sumi! Desgraça de país!

    1. Prefere então votar no chefe da Milícia, no amigo do Centrão, dos pastores ladrões, do Bolsolão, etc etc. Nem aqui na Revista Crusoé a gente se livra dessa gente. Esse país não tem jeito mesmo.

  70. O verdadeiro alienado é quem vota no Lula ou no Bolsonaro. O eleitor verdadeiramente consciente é aquele que ficará em casa, optando pela abstenção. Torço para que a abstenção ultrapasse a marca dos 25%. Eu vou fazer a minha parte.

  71. Em 2018 votei duas vezes no Jair Bolsonaro. Em 2014, votei duas vezes no Aécio Neves. Em 2010, votei duas vezes no José Serra. Em 2006, votei duas vezes no Geraldo Alckmin. Em 2010, votei no Serra. Em 98 e 94, votei no FHC. EM 2022, FICAREI EM CASA. ABSTENÇÃO TOTAL. Sou do interior de São Paulo, 49 anos, dos quais apenas alguns poucos anos foram bons.

    1. Quem é o menos pior, considerando que um quer implantar o socialismo, que é inviável devido a rejeição da familia brasileira e as FFAA e o outro tão corrupto e calhorda qto o Lula, mas determinado, pela sua inoperância em governar, uma vez que delegou a governança e a economia aos abutres do Centrao, a implantar um forte ditadura, sem sabermos a atitude das FFAA.

    1. Quem é o menos pior, a turma do PCC do Lula ou a Milícia do Jair Bolsonaro?

  72. Diogo, tira uma dúvida minha, se não for te pedir demais. O que te leva a ficar criando candidatos fantasiosos e não apoiar, por exemplo, a pré candidatura de Luiz Felipe D'Ávila?

    1. E daí garantir a eleição do Lula? Não esqueçam que a esquerda não se abstém.

  73. Artigo de extrema irresponsabilidade. Lembrem que, independentemente do número de nulos ou de abstenções, teremos um presidente para os próximos quatro anos que indicará dois novos ministros ao STF. Como fechar os olhos e fazer de conta que não temos nada a ver com isso? Bem farias se continuasses de férias Mainardi.

    1. O pior é ser responsabilizado por isto como o povo brasileiro está sendo desde de sempre. Por imposição dos partidos indecentes que possuímos adonados por desqualificados oportunistas e pela mídia idem. Nunca votei no luloptismo e jamais votarei outra vez no exterminador Bolsonaro. Os outros entraram nesta eleição como muitos que entram em maratona (midia e negociação com quem oferecer mais). Complexo de culpa é participar do crime anunciado.

    2. Perfeito seu comentário, Eleonora ! Depois fica fácil dizer : “ não tive nada a ver com isso “ !!

    3. E votar em quem? Se surgir um nome minimamente viável eu voto. agora entre Lula e Bozo não vejo nenhuma saída, ambos serão um desastre.

    1. Exterminador? Conta aí Eduardo, precisamos todos saber quem o presidente exterminou, você não pode calar.

  74. Não preciso votar por conta da idade, já me orgulhei por esse ato civico. Atualmente, a forma como os politicos emporcalharam tudo, não consigo suportar essa briga e ganancia pelo dinheiro da verba partidaria tirada do nosso suor. Vou sujar meus pés com areia da praia no dia das eleições, mesmo que não faça sol. Votar, jamais!

  75. Meu LIVRO “O INROTULÁVEL” está disponível no site da Amazon. #MOROouNULO: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos👊 Sir Claiton

  76. Vou anular o voto. Abster vai me dar um trabalho a mais pq depois tenho que ir lá justificar porque fiz isso e pagar uma multinha.

    1. Estou contigo Marcos. A hipocrisia destes é inadmissível

  77. Diogo, faço minhas as suas palavras já que não nasci com o dom para escrever linhas tão certas! Ficarei com minha consciência!

  78. Essa é a verdade sobre o momento que vive o Brasil há 2 décadas. E temos que nos preparar para retroceder mais 2, com o quadro que se apresenta.

  79. Fiquei satisfeita em te ver feliz em Instambul, Diogo, mas mais ainda com sua volta.Brasil fica muito pior sem sua análise ferina mais impune. Amo tudo que diz.😍

  80. Você está 100% correto. A manifestação desta parcela da sociedade da forma como descrita é a indicação de que ela repudia seus representantes e sistema políticos carcomidos. O país vive uma farsa de governo, representações políticas e judiciárias voltadas para o povo.

  81. Assino embaixo. No 1° turno declaro meu voto , embora inútil pareça, mas no 2° , se confirmando as pesquisas, ignoro o pleito da desgraça. Prefiro me abster. O meu partido será o DMA ( Diogo Mainardi em Ação ).

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Eu também. Faço questão de votar NULO.

  82. Ainda prefiro o voto nulo.para que fique claríssimo que não é possível escolher entre o “ele não” é o “ele de jeito nenhum”.

  83. A democracia pressupõe escolha. Quem se omite entrega seu direito a outrem. Escolha e cobre. Votar em branco ou nulo favorece o candidato que estiver à frente das pesquisas. No sou jurista mas me pergunto se estimular a anulação do voto é constitucional ou até legal.

    1. Exatamente democracia pressupõe escolha e minha escolha é NÃO VOTAR.

  84. a soma das abstenções com os votos nulos deveria valer. Se fosse maior que os votos validos de cada candidato, a eleicao deveria ser cancelada e novos candidatos se apresentarem para nova eleição. o "nao querer" deveria valer tanto quanto o "querer".

    1. Concordo. A menos que haja uma hecatombe, não dá para votar nessas 2 drogas que estão aí. E a voz dos milhares de brasileiros revoltados deveria poder ser ouvida e valer.Gostaria de poder ir prá bem longe desta sujeirada.

  85. Caro Diogo Kebab estou neste grupo de pessoas, tenho 70 anos, trabalhei por mais de 45 anos e, minha aposentadoria mal cobre os custos do plano de saúde. ando pregando o não votar.

  86. O problema todo É O ELEITOR , porque votar num desses irmãos siameses é ser conivente com todo esse festival de horrores que estamos assistindo. Dia da eleição vou ficar vendo Netflix , seriados turcos maravilhosos .Não vejo mais nenhum noticiário, só leio o Crusoe e Antagonista que são de acordo com os meus princípios ! O resto que se explodam

  87. É isso aí Diogo, venho defendendo há algum tempo a abstenção do voto, como única maneira de implodir esse sistema. Não comparecimento em massa anula esse "leviatã" que é o estado brasileiro corrupto, em que os parlamentares fazem as leis de "controle".

  88. A escolha pela abstenção ou pelo voto "em branco" (aquela tecla da urna) já é minha direção desde as últimas eleições em 2020. Quanto menos validarmos essa cambada política, melhor. Útil é deixar essa turma cada vez mais exposta à reprovação popular.

  89. Praia só para ver o por do sol ou nascer do sol, boteco só se for daqueles em que vc pede uma taça de vinho na mesinha da calçada e fica olhando a italianada bonita passar. Independente disso meu voto é nulo de qqr forma.

  90. Em toda a eleição temos que votar no menos pior. Abstendo-se, você está ajudando o pior a ganhar. É claro que o Diogo, inteligente como é, sabe disso. O pior é Lula, mas a fixação quase doentia do Diogo pelo Bolsonaro, desde que seu pai faleceu, fez com que ele pense apenas com o fígado.

  91. Salve, salve e salvas, você de volta de luminosas férias, DIOGO MAINARDI!!! Exaaatamente o q penso e, o q farei: Ñ compactuarei c/ marginal algum e nem c/ os q Ñ pensam e nem pensaram no BRASIL, defendendo apenas seus interesses eleitoreiros. Ñ votarei em ninguém e terei a sensação de Ñ ter ajudado a empurrar o NOSSO PAÍS sarjeta abaixo e eu / ele, junto c/ todos nós os DECENTES. Será inócuo na conta geral de votos mas, terá o significado da revolta contra o estado de degradação geral do BRASIL.

  92. Bom dia, Diogo! Q bom q voltou animado😜! Ñ li a entrevista do Pedro Passos e, pelo q o sr descreveu, ele está certo, ñ tem o q falar. Mas ñ é só Lula e Bolsonaro😬, tem + opções! Ele mesmo pode se candidatar (deve ter dinheiro pra bancar a própria campanha), já, até, tem meu voto! No segundo turno se for a corda no pescoço ou a faca no pulso, q td mundo anule. Só vamos tentar🥺! Bom retorno! (Falei no Twitter, falei no Antagonista e agora aki: a Crusoé é excelente, mas o sr fez muita falta!)🤗

  93. Com o risco de termos mais 4 anos de Bolsonaro? Não, não dá para arriscar. É fechar os olhos e por esse calhorda para fora de nossas vidas. Assim como os EUA fizeram com o Trump.

    1. Fizeram com o Trump e deram com os burros n’água, estando todos ansiosos pelo seu retorno.

    2. O PIOR QUE PODE ACONTECER PARA QUALQUER PAÍS, É A VITÓRIA DE UM DITADOR, PORTANTO, NAO ENTENDO COMO AS PESSOAS DE BOM SENSO FALAM EM ANULAR SEU VOTO. ACORDEM, ONDE MILITAR COMANDA SÓ DA MERDA.

    3. Da’ licença, Carlos. Para mim não dá para comparar, em nenhuma hipótese, Lula com Bidem. Os Democratas americanos- mesmo os de esquerda- com o lulaptismo imoral, porra-louca, pai do bolsonarismo presidencial.

Mais notícias
Assine agora
TOPO