André Bueno/CMSPSenival Moura, líder do PT na Câmara de Vereadores de São Paulo: bom trânsito com a cúpula do partido e suspeita de envolvimento com o PCC

Precisamos falar sobre o PCC

Inquéritos sigilosos mostram como a facção criminosa se aproximou de integrantes do PT e avançou perigosamente sobre a política. É fundamental que o assunto seja debatido e esclarecido na campanha eleitoral
08.07.22

Há um mês, a Polícia Civil de São Paulo cumpriu mandado de busca e apreensão na casa de Senival Moura, líder do PT na Câmara de Vereadores de São Paulo. Ele seria preso na operação, mas a Justiça negou o pedido da polícia, que o investiga por lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC) e envolvimento no assassinato do empresário Adauto Soares Jorge, presidente da cooperativa Transunião Transportes. A empresa, que teria controle compartilhado entre o vereador petista e a organização criminosa, possui contrato de 100 milhões de reais por ano com a Prefeitura de SP, para prestar serviços na Zona Leste da capital paulista. No inquérito, ao qual Crusoé teve acesso, o delegado Vagner Alves da Cunha relata que a investigação do assassinato enveredou pela política a partir da colaboração espontânea de uma fonte ligada à vítima. Segundo o depoente, identificado apenas como “Guilherme” e cuja identidade real é mantida em sigilo absoluto, Senival seria “figura central” do esquema do PCC no transporte público alternativo em SP. Suas campanhas eleitorais, desde 2002, teriam sido bancadas pelo crime organizado.

De acordo com o colaborador, apesar de ser figura conhecida entre perueiros e “diretamente responsável” por intermediar a legalização da atividade junto à gestão da prefeita Marta Suplicy (2001-2005), Senival precisou de volumosos recursos financeiros para entrar na política. “O crime organizado foi seu primeiro financiador, oportunidade em que dois criminosos alcunhados como ‘Cunta’, já falecido, e ‘Alexandre Gordo’, que está preso há muitos anos, encarregaram-se da tomada de recursos.” Em seu relatório, o delegado identifica “Cunta” como o assaltante Ricardo Pereira dos Santos, morto em 2012 durante uma tentativa cinematográfica de roubo à transportadora de valores Protege, em SP. “Alexandre Gordo” seria o sequestrador Alexandre Ferreira Viana, preso desde 2005. “Como contrapartida ao financiamento, (Senival) criou um modelo de lavagem de dinheiro que permitiu aos criminosos ocultar os valores obtidos a partir da prática de crimes nas cooperativas de transporte regulamentadas.”

Trecho do inquérito que aponta a relação de Senival com o PCC
O colaborador, que parece conhecer por dentro o esquema, disse à Polícia que os alvarás de funcionamento das vans e os veículos em si eram comprados com dinheiro em espécie, de origem criminosa, e cadastrados em nome de “laranjas”, que ocupavam funções de motoristas e cobradores. “O rendimento era encaminhado posteriormente para os familiares dos criminosos e serviam para custear o estilo de vida confortável (…) Senival sempre esteve à frente da cooperativa de peruas, instaladas há muitos anos no bairro do Itaim Paulista (…) as pessoas que o sucederam no comando da cooperativa e, depois, da empresa, foram seus laranjas (…) Adauto era, sim, mais um dos laranjas”, diz Guilherme. A execução do empresário Adauto Soares Jorge teria sido determinada pelo PCC após suspeita de desvios de recursos do esquema. “Descobriu-se que Adauto estava desviando dinheiro da empresa para subsidiar uma espécie de caixa dois para as eleições de 2020, oportunidade em que Senival Moura seria diretamente privilegiado, já que tais valores seriam empregados em sua campanha à reeleição.”

A Polícia Civil afirma ainda que o ‘tribunal do crime’ do PCC sentenciou Adauto e Senival à morte, mas o vereador conseguiu obter o perdão sob a promessa de encomendar o assassinato do empresário e abrir mão de sua participação na Transunião. Antes do assassinato, o grupo criminoso teria nomeado novos diretores para o comando da empresa, um deles chamado Leonel Moreira Martins, integrante do PCC envolvido no assalto ao Banco Central em Fortaleza, em 2005, e também na fuga de 87 criminosos do Carandiru, em 2003. Os investigadores cruzaram as informações fornecidas pelo colaborador com dados extraídos do celular do empresário morto. Imagens das câmeras do estacionamento onde Adauto foi executado apontaram a participação de seu motorista, que manteve contato telefônico com o vereador petista durante o crime, segundo registros de chamadas obtidos junto às operadoras.

Segundo a polícia, o PCC descobriu que dinheiro de seu esquema estava sendo desviado
O IRMÃO TAMBÉM

Questionado sobre a investigação, o gabinete do vereador optou por não se manifestar. Logo após a operação, Senival foi à tribuna da Câmara para se defender. Disse que se afastou da Transunião em fevereiro de 2020 e já não teria qualquer relação com a empresa, muito menos com o crime. “Operamos com a Transunião até o dia 4 de fevereiro de 2020. No dia 5 teria uma assembleia da empresa, e eu e o Adauto Soares Jorge fomos recomendados a não participar. Quando recebi isso, achei melhor ir embora. Nós criamos essa empresa, mas me desliguei. Há muito comentário, conversa fiada e nada de apresentar os fatos reais.” À exceção de uma nota lacônica em que afirma confiar na inocência de Senival, o PT também tem mantido silêncio sobre o caso. O vereador não foi destituído da liderança do partido na Câmara e nenhum processo disciplinar foi aberto para avaliar sua conduta, apesar do histórico relacionado ao PCC. Em 2014, por exemplo, ele entrou na investigação que fisgou seu irmão, o ex-deputado estadual Luiz Moura, flagrado por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) durante reunião na sede de uma outra cooperativa, a Transcooper, também supostamente associada à facção criminosa. Na ocasião, os investigadores apuravam a onda de ataques incendiários a ônibus em São Paulo. No local do encontro, havia 18 membros regulares da facção criminosa e outros 26 com alguma passagem pela polícia. Moura só não foi levado para a delegacia porque se apresentou como parlamentar.

Os dois irmãos eram até então tratados com absoluta deferência pela cúpula do PT, o que se atribuía externamente à influência junto aos perueiros. O primeiro grão-petista a se dar conta do poder de fogo eleitoral da dupla foi Arlindo Chinaglia, que se beneficiou de votações expressivas nos currais eleitorais dos Moura. O segundo foi Jilmar Tatto, que chegou à Câmara dos Deputados com apoio da turma do transporte alternativo e virou secretário dos Transportes na gestão de Fernando Haddad (2013-2017). Quando a investigação sobre os ataques incendiários a ônibus veio à tona na pré-campanha de 2014, Tatto disse que sua relação com Luiz Moura era institucional. Mas, nas eleições de 2010, ele injetou 200 mil reais para eleger o líder dos perueiros. Não foi o único. Marta Suplicy pôs mais 30 mil reais. Também o ajudaram financeiramente Aloizio Mercadante, José Genoíno, João Paulo Cunha, Devanir Ribeiro, Cândido Vaccarezza, Carlos Zarattini e o próprio Chinaglia. Todos, naturalmente, alegaram desconhecer a ligação do parlamentar com o PCC, mas Luiz Moura, antes mesmo de se filiar ao PT, já ostentava uma ficha criminal com condenação de 12 anos de cadeia por assalto a mão armada — pena que acabou perdoada em 2005.

A partir da esq., Luiz e Senival Moura e o deputado federal Alexandre Padilha
RISCO DE CPI

Três semanas antes da operação contra Senival, em 9 de junho, Jilmar Tatto foi removido da coordenação da campanha de Lula, sob a justificativa de que passaria a se dedicar à eleição de Haddad ao governo estadual. Nos bastidores, o PT tenta evitar a instalação, na Câmara de Vereadores de São Paulo, de uma Comissão Parlamentar de Inquérito para investigar o transporte alternativo de passageiros. Outra frente, apoiada pelo bolsonarismo, tenta abrir uma investigação na Câmara dos Deputados, em Brasília. Na segunda-feira, dia 4, o tucano Carlos Sampaio protocolou requerimento para instalação de uma CPI para apurar denúncias feitas à PF pelo ex-publicitário Marcos Valério, pivô do mensalão, reveladas pela revista Veja na semana passada. Sampaio disse que começaria a recolher assinaturas dos líderes explicando a “gravidade da situação”. Ele se refere à delação de Marcos Valério, firmada há 5 anos com a Polícia Federal no âmbito da Lava Jato. Nos vídeos dos depoimentos, só agora conhecidos, Valério diz que Celso Daniel, prefeito de Santo André assassinado em 2002, havia produzido um dossiê detalhando quem estava sendo financiado de forma ilegal pelo crime organizado. “Ninguém achou esse dossiê mais”, afirmou o ex-publicitário. Além de condenado no mensalão a quase 40 anos de prisão, Valério foi alcançado em 2017 na investigação sobre o empréstimo ilegal de 12 milhões de reais obtido pelo pecuarista José Carlos Bumlai junto ao Banco Schahin, para atender ao PT. Metade do valor foi repassado ao empresário dos transportes Ronan Maria Pinto, que, segundo Valério, teria chantageado Lula para não contar detalhes de um esquema de arrecadação ilegal de recursos para financiar petistas, por meio de empresas de ônibus, lixo, transporte pirata e bingos.

As investigações da Lava Jato se limitaram ao crime de lavagem de dinheiro, pelo qual Ronan acabou condenado a cinco anos de prisão. Os autos do inquérito da Operação Carbono 14 (27.ª fase da Lava Jato), porém, são fartos de indícios que podem corroborar as declarações de Valério. O Antagonista revelou, ainda em 2015, que o Banco Schahin havia concedido 24 empréstimos irregulares, incluído o de Bumlai, num total superior a 300 milhões de reais. Entre os devedores, nunca cobrados, estavam justamente empresas de coleta de lixo e transporte público que já se beneficiaram de milionários contratos com gestões petistas em vários municípios paulistas, inclusive na capital, a partir da gestão de Marta Suplicy. Na lista, também havia empresas identificadas pela Receita como veículos para remessa de dólares ao exterior. Duas delas integrariam a rede da doleira Nelma Kodama, condenada no Petrolão e que foi presa em Portugal, em abril passado, na Operação Descobrimento, acusada de integrar esquema internacional de tráfico de drogas do PCC. Nelma é velha conhecida dos escândalos do PT, tendo sido citada na CPI dos Bingos e até nas investigações de corrupção na gestão Celso Daniel — na ocasião, ela mantinha uma casa de câmbio em Santo André. O Banco Schahin, antes de quebrar por causa daqueles empréstimos fraudulentos, foi vendido ao BMG, o mesmo que emprestou milhões ao PT via Marcos Valério, como revelaram as investigações do mensalão.

CONTADOR PREMIADO

Se as declarações do ex-publicitário à PF, que petistas chamam de requentadas, não forem suficientes para a abertura da CPI, o caso de Senival Moura tende a reavivar o debate. Mas o que a cúpula do PT teme mesmo é o avanço de outra investigação deflagrada recentemente contra João Muniz Leite, contador de Lula e também suspeito de lavar dinheiro para o Primeiro Comando da Capital. Uma semana após a operação contra Senival, o Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc) pediu à Justiça o sequestro de bens de Muniz Leite e de sua mulher, que, segundo as investigações, ganharam 55 vezes em loterias federais somente em 2021. Em uma das vezes, ele dividiu um prêmio de 40 milhões de reais da Mega Sena com o traficante Anselmo Becheli Santa Fausta, o Cara Preta, de quem também era contador. Principal fornecedor de drogas do PCC, o traficante foi morto em dezembro passado, num caso rumoroso envolvendo a lavagem de até 2 bilhões de reais em criptomoedas. Os policiais desconfiam que o dinheiro da loteria foi usado por Cara Preta para comprar, além de imóveis e veículos de luxo, uma empresa de transporte paulista, a UPBus, em parceria com outros cinco integrantes do PCC e 18 de seus familiares.

Reprodução/redes sociaisReprodução/redes sociaisJoão Muniz Lima: contador de Lula e suspeito de lavar dinheiro para o PCC
A tese de que o contador Muniz Leite atuaria apenas como “laranja” do líder do PCC é reforçada por uma recente ação de cobrança contra ele, em cujas contas a Justiça paulista nada encontrou. Segundo o delegado Fernando Santiago, do Denarc, ele abriu, a mando de Cara Preta, várias empresas de fachada, usadas para ocultar a origem dos recursos ilícitos. Na operação contra Muniz Leite, Cara Preta e outros criminosos, foram apreendidos vários ônibus da UPBus, que, assim como a Transunião e a Transcooper, mantém contrato (600 milhões de reais) com a Prefeitura de São Paulo. As três empresas supostamente controladas pelo PCC (UPBus, Transunião e Transcooper/Pêssego Transportes) fazem parte do grupo de 14 cooperativas que tiveram seus contratos renovados pela Prefeitura em 2017, de forma emergencial. A contratação se deu por atraso no lançamento da nova licitação, desde que o edital elaborado na gestão Haddad/Tatto foi suspenso por decisão judicial, devido a uma série de impropriedades. 

Curiosamente, o contador de Cara Preta também foi responsável por abrir empresas de Roberto Teixeira, compadre e advogado de Lula, e dos filhos do ex-presidente.  Os mais recentes CNPJs de Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, e sua esposa Renata foram providenciados por ele, responsável também pelas declarações anuais de IR do petista há mais de 15 anos. Como profissional autônomo, Muniz Leite pode ter diversos clientes e estes não têm como saber de eventual envolvimento do contador com alguém do mundo do crime. Mas causa surpresa que Lula tenha mantido o profissional, mesmo após sua exposição na Lava Jato. Muniz Leite foi acusado pelo MPF no Paraná de forjar recibos de aluguel para justificar o uso, pelo ex-presidente, de um apartamento contíguo ao seu em São Bernardo do Campo, registrado em nome de Glaucos da Costa Marques, primo do mesmo Bumlai envolvido no repasse a Ronan Maria Pinto. O enredo fica ainda mais complexo quando se descobre que o contador também integrou o quadro societário de uma empresa de Cláudio Rocha Júnior, um dos integrantes da quadrilha de Nelma Kodama que foi preso em abril, em Portugal. De acordo com a Polícia Federal, Rocha Júnior integraria o primeiro escalão do esquema de tráfico internacional e lavagem de dinheiro comandado pelo PCC na América do Sul, na Europa, nos Estados Unidos e na Austrália. Ele seria um dos donos da carga de quase 600 kg de cocaína apreendida na fuselagem de um jato fretado em Cascais, Portugal. Outra coincidência é que uma segunda empresa de Rocha Júnior, citada na Lava Jato, teve como sócios o próprio Glaucos Costa Marques e o advogado Fábio Haruo Tsukamoto, sócio de Luís Cláudio Lula da Silva, outro filho de Lula.

Coaf: contador de Lula nas movimentações financeiras de ‘Cara Preta’, do PCC
Todos esses elementos podem fazer parte apenas de um grande emaranhado de coincidências, mas é fundamental que tudo seja debatido e esclarecido na campanha eleitoral deste ano, especialmente pela chapa Lula-Geraldo Alckmin. O combate ao PCC foi durante anos uma das principais bandeiras da gestão do ex-tucano, que, em 2006, chegou a insinuar uma conexão entre a facção criminosa e o PT. O que o vice do petista diria agora?

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que me parece é que o pior de tudo é mesmo com um artigo como este, tão bem fundamentado, escorado em fontes muito confiáveis, nada há de se suceder e a prova disto é a própria Lava Jato que deveria ter sido o início de uma mudança radical no país, foi e ainda está sendo foco de desmantelamento por parte de todos os poderes, Judiciário, legislativo e executivo! O Brasil infelizmente está a caminho de tornar-se uma Itália em termos de criação de um sistema dependente e protetivo da criminalidad

  2. A narcodemocracia brasileira continuará de vento em polpa enquanto o povo e a sociedade como um todo, à quem cabe julgar os políticos narcotraficantes não os reelegendo, e dando um pé na bunda gorda de todos os canalhas e vagabundos que se elegeram para integrar esta casta de bandidos e inúteis fdp.

  3. Que matéria acachapante. Não é de se admirar que uma organização com a dimensão do PCC tenha se amarrado a política. O envolvimento da política com o grande crime organizado é comum em todo país em que ele existe, pelo que seria improvável que o Brasil fosse exceção. O que mais choca é o silêncio da imprensa quanto a isso. Bem sei que escândalos não faltam, mas o caso é gravíssimo e carece de grande exposição, até como forma de propulsar mais investigações.

  4. Pra ser contador de Lula e família tem que ser profissa!!!!! Pelo amor, alguém pode seriamente considerar votar nessa crápula?

  5. Não acredito em nada disto. Mas, acredito em Papai Noel, Mula sem Cabeça, Saci e Curupira, e de "todo coração", acredito na inocência do Lularápio. Ainda tem imbecil que defende, ou é convertido, deficiente mental ou pertence à quadrilha.

  6. os inquéritos são sigilosos por que mesmo? porque envolvem a maior quadrilha política do país de toda sua história que controla a suprema corte tentáculo de nomeada cuidadosa que de equiilíbrio do Estado se tornou ditador inconteste do país em desespero ... tudo dito publicamente pelo criminoso impune Zé Dirceu ainda disponível por aí e assim o Brasil ruma ao lixo sob a submissão do legislativo na mão deles e covardia do executivo que reluta em usar o Art 142 da CF a saída AINDA pacífica.

  7. Já que estamos aqui chovendo no molhado, uma vez que denúncias dessa envergadura não encontram eco nas instituições responsáveis e que a organização já se expandiu para o além mar, ninguém do FBI ou outra que o valha para atrapalhar um pouco essa metástase?

  8. Por essas e muitas outras reveladas pela “República de Curitiba” é que não me importa se é Bozo, Carequinha ou It: #ptnuncamais‼️ É por essas também que me revolto contra a mãozinha que este blog de esquerdistas (como admitiu Tiago Leifert, “a imprensa brasileira é de esquerda”) está dando para o retorno do ex-presidiário à cena do cr1me (lógico, um mora na Itália, outro na França, outro sei-lá-onde, vão se incomodar com o país POR QUÊ?)…

    1. O maior culpado da volta do PT ao jogo político é o Bolsonaro. O acordo espúrio foi sacramentado ainda em 2019, naquele fatídico abraço caloroso do Bozo no Toffoli. O resto é conversa fiada.

    2. E por causa do engajamento dos blogueiros antas na campanha do ex-presidiário, não obstante notícias estarrecedoras como esta, é que podem parar de me lembrar de renovar a assinatura.

  9. Cláudio, é possível reproduzir o áudio da reportagem no meu programa SEM MEIAS PALAVRAS no rádio? Claro, com os devidos créditos. César Wagner.

  10. KKKKK, nossa o novo cangaço faz parte dessa turma e toda essa dinheirama vais para os politicos lavar, e como vamos mudar esse congresso? elegendo gente etica kkkkk , para ter chance uma pessoal comum na politica é quase zero, precisa de dinheiro vais arrumar aonde? PCC,CV,NOVOS CANGAÇOS ,NARCOTRAFICANTES etc, basta olhar o Mexico.

  11. Excelente, Claudio 👏👏👏 Mas a quadrilha do pt é ainda maior, com braços nas farc, hezbollah, cuba, venezuela e irã. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

  12. Os brasileiros precisam livrar o Brasil desta nefasta polarização entre dois salafrários. Que Deus inspire os eleitores a defenestrar os malfeitores da República, substituindo-os por pessoas comprometidas com o combate à Corrupção Impune e a defesa de um país próspero e justo para todos. Acorda Brasil!

    1. E quem mais está no páreo, pateta? O Chacrinha? É votar com o fígado mesmo, faça como eu e escolha o MENOS RUIM!

    2. há quanto tempo eles dominam o Brasil, chega de quadrilhas no poder, nem Boso nem Lula

    3. Sim, Pedro. As pessoas não querem escolher entre duas quadrilhas. Acordem todos, a cada dia mais enterramos o futuro das crianças e dos jovens!

  13. O STF não teve o menor prurido em soltar um dos narcotraficantes mais procurados do mundo_André do Rap, obviamente fará vista grossa para coisas menores, como os narcodólares do próximo governo petista. O Brasil vai virar a Colômbia de Pablo Escobar: "Plata, o plomo".

    1. Tenho dito e repito VOTE CERTO VOTE NO DR TUDO ZERO ZERO CONFIRMA

    2. Exatamente. Caminhamos rumo às trevas. Mas o povo que escolherá alegremente entre Lula (PT do PCC) ou Bolsonaro (ignorância e milicianos) é o mesmo que cozinhará ao vapor, empalado. Já gastei longas horas de reflexão sobre isso, sobre o porquê de sermos o que somos. A resposta é: somos, e pronto. O Brasil é o país do futuro. Sempre será.

  14. Matéria de tirar o fôlego! Minuciosa, objetiva, extremamente perturbadora. Para ontem, uma investigação corajosa. Saudade imensa da Lava Jato

    1. Tudo que foi dito na matéria pode ser encontrado nas Séries mexicanas sobre o narcotráfico. O Brasil deve inspirara-los

    2. Faço eco de suas palavras, Elisabeth.👏🏻👏🏻👏🏻

  15. Isso é muito grave. As possíveis fontes de "recursos financeiros" oficiais dos partidos secaram depois da Lava Jato por causa da implantação e fortalecimento do Instituto do compliance. Ora, partidos que nunca tiveram escrúpulos de saquear os cofres públicos, terão para ser financiados pelo narcotráfico? Sendo isso um esquema bem montado, institucionalizado, como o "mecanismo" dirigido e controlado pelo Centrão, à prova de tudo? Acho que não. O Centrão já domina essa tecnologia. Chegou a hora.

    1. Os narcodólares inundarão o caixa do PT, bem como os dos partidos do Centrão a partir de janeiro de 2023. Para os descontentes, o trabalho sujo de varrê-los da face da terra caberá aos sicários do PCC. O STF e a Justiça só precisam continuar como estão hoje, inúteis. Pronto, teremos uma narcodemocracia implantada por décadas e décadas, sob o domínio do PT do PCC.

  16. Como toda a esquerda na America-Latina envolvida com o narcotrafico!! Precisamos falar, mas quem alem de vcs terao essa coragem de expor as visceras do sistema???

  17. Essas ligações de políticos com o crime organizado é bastante antiga. Memorável é a “Bancada do Pó” de Rondônia. Praticamente todos os deputados federais estavam comprometidos com a máfia da cocaína. Isto foi revelado após o assassinato em out/1990 do senador Olavo Pires, que seria ligado ao cartel de Medellín, pois não havia retirado sua candidatura ao governo antes do segundo turno. A retirada favoreceria o então governador Oswaldo Piana e sua mulher, que seriam ligados ao cartel de Cali.

  18. Se Lula ganhar, essa será a nova fonte de grana para o PT, que passará a se chamar PT do PCC. Está tudo dominado. Se o bolsonaro ganhar, as coisas não vão piorar, porque não tem mais como. Portanto, estamos atolados até o pescoço num barril de fézes, seja com um, seja com o outro.

  19. tudo deveria investigado e aberto ao público já..Pena que o Carlos Sampaio,.cinco anos depois, acordou p.abrir.uma.cpi para apurar o que o Valério falou.

    1. E quem disse que o eleitor se importa com corrupção neste país? Quer prova maior do que a Vitória de Lula no primeiro turno? No auge da Lava Jato, se o ladrão não tivesse sido preso, teria ganho a eleição. O PT silenciou Celso Daniel, Toninho do PT, e nada aconteceu. O PT do PCC vem aí com muito roubo e assassinatos para impor a lei do silêncio aos descontentes.

  20. Parabéns Cláudio Dantas! Por essas e outras foi que a Lava Jato foi encerrada. Com certeza o Alkmin vai ficar caladinho sobre esses fatos.

  21. O partido/organização criminosa de há muito tempo tem todas as características de uma quadrilha e essa reportagem do Claudio põe luz sobre o assunto, caba agora àqueles que têm alguma decência investigarem profundamente a atuação dos ptralhas. O Chuchu Invertebrado provavelmente vai se fazer de desentendido.

  22. Relevante matéria Jornalística! Parabéns! Com a palavra agora a Polícia Federal, o Ministério Público Eleitoral e os demais candidatos. Se todos esses silenciarem, as Forças Armadas ex-vi do art. 142 da Carta Política Nacional! Namastê!

  23. O pior de tudo é que nem posso dizer que fico surpreso ou indignado com esse tipo de coisa de tão baixo que é o nível dos nossos políticos. Queria poder dizer que a justiça fará alguma coisa a respeito que não seja anular tudo, mas seria auto-enganação. Só resta à população tirar essa gente do poder pelo voto, mas minhas expectativas não são melhores do que aquelas em relação ao judiciário. Vem meteoro!

  24. Parabéns pela matéria Jornalista que consolida a independência desta Revista. Espera-se alguma iniciativa do Ministérios Público Federal (Eleitoral) e da Polícia Federal, tendo em vista o processo eleitoral em curso. É de uma gravidade inédita o que se relata aqui! Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  25. Apos ver o resultado final da lavajato, infelizmente tendo a crer que tudo isso sera entendido como "mera coincidencia" se chegar ao Supremo.

  26. A matéria acima daria um belo quadro de investigação policial daqueles que costumam ser vistos expostos em filmes envolvendo quadrilhas, onde parte dos comparsas vão sendo marcados com X à medida que são exterminados. Urge que as autoridades engajadas agilizem as investigações e prendam os bandidos antes que virem “presuntos” e sobrem apenas os chefões do PCC e políticos por estes patrocinados e blindados com foro privilegiado. Parabéns Dantas pela matéria.

  27. A única matéria política que passa a ser importante a partir de hoje, será a que nos esclareça a respeito da suspeita de envolvimento do PEB-Partido da Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) com o PCC, cuja hipótese é insuportável até para os padrões brasileiros de tolerância política. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

  28. Meu Deus, quanto rolo! Fiquei tonto. A segunda temporada de True Detective é mais fácil de entender. Onde há fumaça há fogo. O julgamento político não precisa de coisa julgada na Judiciário. O povo tem julgar tudo isso. Por esta razão, "é fundamental que tudo seja debatido e esclarecido na campanha eleitoral deste ano."

  29. Precisamos adiar as eleições ou impugnar a candidatura de Lula, até que tudo isso se esclareça. Uma suspeita dessa magnitude é insuportável até para os padrões brasileiros de tolerância política. Namastê!

  30. Seria muito importante que a Crusoe mencionasse o nome dos advogados que atuam nas causas dos perueiros...seria muito intetessante...

  31. Nunca antes na história desse país se viu tantas coincidências...Lula X Filhos X Laranjas X Contador X PCC X PT X Lula...

  32. Excelente matéria Claudio, resta agora ver a atitude das autoridades jurídicas e políticas , diante desses fatos.

  33. Se os governos do planeta Terra quisessem, as drogas lícitas e ilícitas estariam todas liberadas para consumo, sob a tutela dos governos de cada país que são responsáveis pela saúde, educação e moradia de todos os seus cidadãos. Mas não há vontade porque a organização paralela é vantajosa para todos governos. É muita hipocrisia dizer q este ou aquele governo é ou foi beneficiado. Todos ganham com as drogas. Menos o povo consumidor e dependente.

  34. Parabéns, Claudio! Seu texto é bastante elucidativo! Pt envolvido com PCC e Bolsonaro e sua família aliados aos milicianos! Acorda povo brasileiro! Vamos sair dessas armadilhas antes que o nosso país afunde de vez! 3• ou única via já!

  35. A falta de repercussão em outros veículos de imprensa vai acabar ajudando a empurrar essa história toda pra debaixo do tapete. Depois, os cínicos vêm com o papo de "não podemos criminalizar a política"... E se a política há muito tiver sido cooptada pelo crime, ou for, ela mesma, no Brasil, uma manifestação institucional do mundo do crime que nos oprime. Por essas e outras, é fundamental que haja apuração, esclarecimento e punição. Do contrário, nuvem vão permanecer sobre nós!

  36. O petista aparelhou o Judiciário e conseguiu se blindar; a moda pegou, deu muito certo, tudo foi anulado e estamos nessa situação. Todo mundo comprado ou vendido. Ah, isso aí dá um roteiro e tanto para o cinema.

  37. O que o vice de Lula diria agora? Com certeza daria um salto triplo carpado para enganar o povo.Alckmin jogou no lixo o pouco de sua reputação, que ainda, restava. Se pensa que terá algum realce no governo petista, melhor tirar o cavalinho da chuva. O Temer provou esse veneno. O xuxu será xepa de feira.Acreditar no Lula é burrice . O xuxu tem muita experiência para ingenuidade da espécie. Cada vez mais as semelhanças entre Bolsonaro e Lula se completam. Farsantes, não valem um vintém.

  38. Sugiro que, na próxima semana, a revista faça uma reportagem sobre o perigo do PT liberar o aborto e proibir que se fale em nome de Jesus (há ironia)

  39. Crusoé cada vez mais parcial. Escancara cada vez mais a tendência conservadora. Propagandista da regimes facitas.

  40. Grande matéria....só não sei se isso vai ser investigado nesse país todo invertido...infelizmente

  41. A campanha para presidente do Brasil neste ano será uma guerra de facções: PCC x Milícias. Eu me abstenho de votar em qualquer dessas duas tranqueiras.

    1. FAlou tudo! Também estou nessa! #NenhumDosDois

  42. Parabéns Claudio Dantas pela matéria. É importante mesmo que isso venha a tona, como a Veja trouxe, e voces estão desdobrando fatos, tudo com fonte oficial. É trágico ver a imprensa silenciar sobre o relatório da PF que trata da delação de Marcos Valerio, explorado por Veja.

  43. Bandidos Unidos jamais serão vencidos, não é Lula, não é Bolsonaro, e suas famílias milionárias????? Tudo PODRE! TODOS BANDIDOS!

  44. Cláudio, parabéns pelo trabalho. Como sempre trouxe suspeitas muito bem evidenciadas. Engraçado que nossas instituições trabalham sempre contra as investigações e condenações, anulando provas ou permitindo infinitos recursos até a extinção dos processos dos poderosos. Muito triste.

  45. Há muito tempo, ouvem-se esses comentários sobre a relação do PT com o PCC, faltam só ligar as pontas dos novelos. Resta saber se as investigações vão prosperar, principalmente, se o PT ganhar as eleições à Presidência e em São Paulo.

    1. Infelizmente toda esta discussão é perda de tempo. O único juíz importante é o povo. E a maioria do povo brasileiro é gado que perdoa tudo. Alguém tem esperança que eleitor do PT vai mudar de opinião mesmo provando a ligação do PT com PCC? Alguém acha que o STF vai deixar alguém do PT ser condenado? O povo tem os criminosos que merece.

  46. É requentada porque nada se fez antes. E há de se considerar os ingredientes novos, que são muitos. Impressionante como temos uma Farc no poder e todo mundo se finge de morto, inclusive o povo. E o que esperar de Alckmin? A resposta é óbvia.

  47. Cláudio te elogio pois a reportagem foi isenta e bem detalhada e serve para a gente esfregar no nariz de que acha que botar no Lula não tem nada de mais! Estaremos aparelhando o brasil novamente com o narcotráfico

  48. Boa reposrtagem, Cláudio! Mas a trama - como vc mesmo aponta no final - é um emaranhado complexo. Que há dedos e até braços do crime organizado na política, disso não há dúvidas, mas o difícil é ligar as pontas. Entrentanto, o crime organizado jamais seria organizado se essa interação não ocorresse.

  49. Deus do céu. É podridão demais. Quanto mais se mexe no estrume, mais se vê a estrela vermelha do tal pt. E agora, stf? e agora, stj, tse, alma mais honesta do Brasil; traíra picolé de xuxu? Bem, ao que tudo indica, deve sair mais dessa fossa a céu aberto.

  50. Depois que o STF livrou o “Capo” Luladrão da prisão, alegando, após década de julgamentos e sentenças em diversas instâncias, que a vara de Curitiba não seria o local correto para o início dos processos, ficou claro o que acontece no Brasil. Acabou. O crime venceu. O PCC é o dono do PT e está tudo bem. Fim.

    1. Isto é assim Mesmo e em outubro vai ser dada a sentença se definitivamente não teremos escapatória e o narcotráfico dominará toda América Latina!

  51. Com os políticos narcotraficantes que temos nas cúpulas do congresso, com o dinheiro do tráfico comprando tudo e todos, com sinistros da cúpula da justiça também escolhidos por estes políticos os quais tão dignamente os representam, o Brasil caminha a passos largos para total bancarrota, poderá ser o lixo do mundo em breve; acorda povo brasileiro ,pé na bunda desses políticos vagabundos nas próximas eleições já, sem perda de tempo.

  52. Só falta o PCC se legalizar e virar partido político, pois seus integrantes já chegaram na política, no Ministério Público, no Judiciário.

  53. Cláudio Parabéns !!! Cadê as Instituições que deveriam trabalhar sério pelo Brasil ????? Continuamos a afundar na lama podre 😞

  54. E imaginar q o governo de SP despeja bilhões nesses empresas de transporte público. O Alckmin envergonha o eleitorado q confiou nele! Sobre o lula não tem jeito, pois em SP lulista é cego! Estamos num mato sem cachorro! Parabéns Cláudio!

  55. Os milicianos corruptos do planalto parecem trombadinhas frente a quadrilha petista. Tem que ser muito gado para apoiar esses brandidos.

  56. Se coloquem num lugar de um policial, militar ou civil, vendo o PCC arrecadar centenas de milhões e possuindo empresas e cargos públicos, comandando um exército de drogados nas ruas e policiais morrendo todos os dias. Vendo o energúmeno no palanque eleitoral. Cumé que fica?

  57. Como assim “pode ser um grande emaranhado de coincidências”? Até o inspetor Clouseau saberia juntar os pontinhos desse claro desenho criminal.

  58. Como o Tatto pode ser secretário do Transportes de SP?!?! Paulistas: Tem que ser Rodrigo Garcia ou Poit! Não joguem SP nas mãos do #bolsopetismo!!!

  59. Farei minha parte e compartilharei a reportagem. Tomara q a sociedade leia, s preguiça, se e difícil compreender o entremeio, é fácil perceber q a história é feia e escandalosa. Q as investigações prossigam e tragam clareza antes do dia da eleição. Q esteja vindo do alto o q exclua Lula e Bolsonaro da disputa presidencial, pq o povo, no seu desespero (ñ tem explicação...), está, + uma x, s discernimento algum! Parabéns pela reportagem, Cláudio! Tds estão perguntando sobre pt e pcc. Vc respondeu!

  60. Nenhum de nós tem o direito de achar que é tudo um emaranhado impressionante de coincidências. Não em política brasileira!

  61. Nossa justiça está adormecida, os criminosos em ebulição constante e o povo na eterna escravidão, haja impostos pra bancar.....isso aqui tem futuro???

  62. Perueiros, ataques aos ônibus, Mensalão, Petrolão, tudo desde 2002. Tudo interligado. Parabéns, Gilmar Mendes. Agora o PCC controla o exército de drogados no Centro de SP.

    1. Também queria saber o que aconteceu com o Papo Antagonista? Esse era um bom momento par questionar os petistas que frequentavam o chat. Não esqueço de Paulim e a Mayara. Dois iludidos, fanáticos ou fazem parte do PCC?

  63. Que horror , e os eleitores do pt defendem com unhas e dentes a integridade do presidiário candidato a presidente ! Literalmente estamos em mãos de BANDIDOS

  64. Mar de lama…está fácil esclarecer todo esse cipoal de maracutaias; é só colocar esses pseudo políticos em acareação; certamente vão saltar cobras e lagartos e tudo vai em direção a cúpula da maior organização criminosa que o bananao já viu

Mais notícias
Assine agora
TOPO