MarioSabino

A Pax Petista

29.07.22

Já que não adianta nada indignar-se, só me resta rir de algumas assinaturas que abrilhantam o manifesto pela democracia divulgado nesta semana — e que contará com seu lançamento formal na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em simbolismo que tentará aproximar o acontecimento da luta contra a ditadura militar. Há petistas (e neolulistas) ali que ainda querem calar o bico deste senhor aqui — e de todos os jornalistas que ousam discordar de que Lula não tem natureza divina. Há petistas ali que ainda sonham com um stalinismo tropical, porque a democracia seria valor estratégico, não universal. Há petistas ali que acham que uma eventual vitória nas eleições de outubro são atestado de idoneidade para o partido e o seu chefão — o que lhes abrirá caminho para voltarem a fazer a única coisa que sabem.

É hora, no entanto, de “superar diferenças” contra um inimigo comum, Jair Bolsonaro, dizem os autores do manifesto, como se estivéssemos sob a urgência de uma Itália prestes a sucumbir ao fascismo. Curioso, porque Jair Bolsonaro, apesar da sua personalidade monstruosa e das suas tentativas de solapar as instituições, foi muito bem contido pela democracia brasileira. Eu diria até que a reação da democracia brasileira foi tamanha, em especial no âmbito do Judiciário, que corre o risco de ter criado uma doença autoimune. A jurisprudência que está se construindo para conter o que seriam excessos no exercício da liberdade de expressão é o sonho materializado da companheirada, para a qual a imprensa está aí apenas para lhe servir voluntariamente ou a bom preço.

Quem não consegue “superar diferenças” só pode ser fascista, e o epíteto nunca teve uso tão livre quanto hoje. É fascista quem não acredita na conversão à democracia do partido que comprava votos no Congresso com dinheiro público roubado e que fabricava dossiês falsos contra adversários. É fascista quem não esquece que esse mesmo partido assaltou a Petrobras, em conluio com a grande empreita, para financiar campanhas eleitorais e perpetuar-se no poder. É fascista quem ainda se lembra como tal partido também tentou asfixiar economicamente veículos de imprensa que ousaram denunciar as imundícies que ocorriam quando ele estava no Palácio do Planalto. É fascista quem, como em 2018, tapará o nariz para votar em Jair Bolsonaro, por ainda considerá-lo mal menor. É fascista quem não admite a volta de uma quadrilha ao poder, tem asco intransponível do atual presidente e irá abster-se de votar ou votar nulo.

A Pax Petista não admite dissensões e está sendo vendida ingenuamente por cidadãos de bem que “superaram as diferenças” e se irmanaram com os espertalhões que assinam o manifesto. Eles caíram no conto do vigário da frente democrática liderada por Lula, cuja apoteose simbólico-farsesca deverá ser um comício no Vale do Anhangabaú, palco da maior manifestação popular pelas eleições diretas, em 1984. A roubalheira do PT resultou em Jair Bolsonaro; a alopragem de Jair Bolsonaro resultará em mais Lula, agora em versão de defensor das liberdades, de promotor da harmonia nacional, de pacificador do “nós contra eles“, conflito criado por ele e pelo seu próprio partido, fato a ser convenientemente esquecido, porque, afinal de contas, vivemos o momento de “superação das diferenças“. E arruaças de bolsonaristas em caso de derrota do seu chefão serão bem-vindas, para que não haja dúvidas sobre a necessidade da Pax Petista.

Riamos, esperando que não haja mortos úteis, apenas o pão e circo habituais.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mário Sabino, sábias palavras! Pergunto a vc, à semelhança do q Diogo Mainardi fez c/ Moro, não pode dar alguns empurrões nas candidaturas e Simone Tebet e Luiz Felipe d'Ávila aqui na CRUSOÉ? Trata-se de uma situação trágica, uma catástrofe iminente que é inaceitável! Um pesadelo q não pode se tornar realidade. Ter 2 candidatos q c/ mentiras e dinheiro roubado d nós, o povo, estão cometendo evidente estelionato eleitoral. Se não tivessemos gente íntegra, qualificada e competente... É 1 vergonha!

  2. O Brasil é especialista em doença auto imune não letal. Foi assim com o Getulio gerando Janio, que gerou os bons militares, que geraram os maus militares, que geraram o Sarney, que gerou o virulento Collor e o Itamar. Aí foi introduzido um forte anti viral que propiciou o FHC que com a reeleição descuidada gerou o Lula/PT/ Dilma, que surpreendentemente reinventou o Temer e gerou uma enorme reação auto imune, gerando o Bolsonaro. Mais reação auto imune, Covid, viabiliza um virus inerte, o Lula.

  3. O texto retrata a incapacidade do eleitorado que alterna entre o pior e o ruim. A eleição 2022 deixa claro que partidos políticos no Brasil só servem para seus caciques negociarem a expropriação dos recursos públicos. O povo que vota gosta.

  4. Perfeita a análise de Mario Sabino. Mas a memória do brasileiro médio é tão baixa quanto seu conhecimento de quem é quem e para que serve a política, além do bolso dos próprios

    1. parabéns 👏👏👏👏👏 ! Já passou do tempo de se ter candidatura avulsa por que os donos da bola só joga quem eles querem foi assim com Sérgio Moro . Eu vou de Simone Lena

  5. Mário, leve em conta que somos uma democracia ainda jovem (imatura), cujos tutores há pouco permitiram ir à festa da eleições. Com predominância de um jeito meio Macunaíma de ser. Adestrados para sermos dóceis, crentes, ignorantes e sem ambição. Sonhos, só os de ser o jogador de futebol, pagodeiro, Youtuber ou político da vez. Estudar e se matar de trabalhar é pros trouxas pagadores de impostos. Temos ainda uma longa curva de aprendizado para cumprir, pena que seja da pior forma.

  6. Esse extraodinario documentario que ha poucos dias movimentou os brasileiros nao que dizer resultado final, ha uma maioria a favor da democracia e certo, porem o Brasileiro tem suas conviccoes,diga um terco dos proclamados resultados e com sicrano OS DEMAIS SAO CONTRA,ha muito engano nos proclamadores esperemos sem pressa que saberemos logo logo o resultado final,Oexcelente Mario pode esta bem informado porem nos outros esperamos, boa dica Mario espero que seja o contrario do que muita gente e

  7. No alvo, Mário. Aprendi - já há um bom tempo - o que significa "superar as diferenças", e lembrar quem lançou o "nós contra eles". Quem não enxergar a contradição das expressões, pode até pensar que não passam de eufemismo.

  8. Estamos diante de um governo que quer um tipo de democracia com voto impresso, controlado por milicianos, com instituições democráticas fragilizadas, algo parecido com anarco capitalismo, uma RMB - República Miliciana do Brasil. A proposta de Lula-Alckmin é algo bem mais aceitável para os donos do poder, mais "civilizada", mas ainda longe da democracia participativa, onde o povo possa ter conquistas relevantes. Infelizmente, estamos entre a barbárie e a exploração capitalista menos selvagem.

    1. Um comentário pra lá de realista. Pena que a realidade, quer com ou com outro é sombria...

  9. Irretocável, Mário! Infelizmente, irretocável, pois eu bem que gostaria que tudo isso fosse pura imaginação e que o Brasil estivesse bem, saudável e próspero... 😞

  10. Globalmente a Democracia criou uma casta de políticos populistas bem pagos. Eles legislam em favor dos que comandam o país enquanto vendem um programa de auditório para o povão. Lula entendeu melhor essa equação servindo, enriquecendo e se tornando divino. Bolsonaro, o tosco, acha que entendeu alguma coisa e não acerta o alvo. Se não avançamos é porque não entendemos que o inimigo não é nem Lula nem Bozo, mas a República de privilégios de Brasília (as instituições), o mal que comanda esse país.

  11. Ler Mario Sabino é um privilégio! Que análise perfeita! Pensei em nem ir votar ou em anular meu voto. Agora voto Ciro Gomes.

    1. É isso: ainda temos essa carta na manga. Não é grande coisa, não é garantia de solução, mas, sem dúvida alguma, é a única coisa que nos resta fazer pra derrotar o Bolsopetismo, a pior praga que o hemisfério Sul já conheceu, depois dos ditadores venezuelanos!

  12. Parabéns pelo artigo.. mas não esqueçamos que a volta do PT ao poder por causa do defensor mor e amante incondicional de Lula, chama-se Fachin e Gilmar Mendes…tudo será igual ou pior que foi, ele agora achou o caminho das pedras aberto por Bolsonaro, aparelhar o Estado e roubar até 2030… e o povo acredita nesse corrupto. Vou na linha de votar NULO mais uma vez.

  13. Muito bom! É isso. Gostaria que se pudesse sugerir para todos que não querem voltar em um nem outro de se lançar um OO nas Urnas (se é que é possível) com o nome do Moro. Aí penso que realmente teríamos um número representativo dos cidadãos sem intermediação de empresas de pesquisas vendidas ou impressa comprada e outros com interesses próprios revestidos da “defesa à democracia”.

  14. Discordo com relação ao papel da justiça na democracia brasileira. Claro que a maior parte da alopragem do psicopata é apenas espuma e não testa verdadeiramente as instituições do país. Quem vem desmontando o regime democrático é a justiça, ao se politizar e tornar-se partidária e passar a ser uma espécie de senadinho biônico. Que aja políticos corruptos é esperado no mundo todo. Mas se a justiça não faz o seu papel, aí qualquer país desmorona.

  15. Perfeito, Mario! Excelente texto, que mostra claramente que nossa melhor opção, neste momento, é o pão e circo.

  16. Parabéns e obrigada, Mário, pela sua análise isenta, tanto de ideologia como de paixão, diferente de outros que, na saga de destronar Bolsonaro, esquecem- se de citar quanto o opositor é e será deletério à nação.

  17. Excelente o artigo do jornalista Mário Sabino. Lucidez, experiência, clareza, sensibilidade e amor ao país. Obrigada pela sua ajuda.

  18. O PT criou um monstro, agora para acabar com monstro teremos que colocar no poder o criador. O Brasil tá ferrado.

  19. Não entendo porque tendo a opção de eleger um homem preparado, honesto, que já demonstrou como fazer que é o Ciro Gomes, não seja preferido pela maioria dos eleitores, ainda dá tempo de abrir os olhos e evitar que ladrões voltem a presidência do Brasil.

  20. Parabéns Mario pelo extremo senso da realidade que nos cerca em termos da política brasileira. Um retrato ao vivo e a cores do cinismo do qual são pródigos a grande maioria dos políticos atuais, sejam de esquerda, centro ou direita. A hipocrisia infesta à todos, se constituindo a maior epidemia do Brasil. Há vacina para tal epidemia? Creio que sim, e cada um dos eleitores tem um antídoto, é só usá-lo nas eleições.

  21. Comentários como sempre absolutamente certeiros. Minha falta de vontade para assinar essa carta agora sim tem todos os motivos aqui contemplados de forma brilhante pelo nosso herói Mario Sabino.

  22. A Pax sempre foi passageira. Somos uma sociedade idólatra. Precisamos de um eterno salvador. Caro Mário os dias continuarão a passar, e o que nos restará serão as nossas utopias. Porque a realidade não mudará. Entre um prazer, uma frivolidade ou outra, sigamos. O país não vai mudar. Hipocrisia e cinismo sempre nas práticas e discursos. Ou morremos ou aprendemos a suportar. Gostaria de dizer que essa gente vai passar, mas não vai. Continuarão a mentir e a assombrar a pax de quem não se rende.

  23. Pela primeira vez vamos nos jogar no labirinto do Minotauro sem o fio de Ariadine para nos trazer de volta. Vai ser uma imersão na escuridão mais profunda que já mergulhamos, a volta a estaca zero, com viés negativo de profundidade neutra, na direção mais incerta de uma bussola quebrada.

    1. ... Com o Cartel de Sinaloa no comando de tudo. ....

  24. Como não amar a cortante inteligência de Mário Sabino? Um tapa na cara do cinismo! A democracia corre perigo hoje mas não corria nos tempos do mensalão e do petrolão nos sonhos do PT de ser o partido hegemônico? O PT é um partido que vive de narrativas mas sempre demonstrou desprezo pela democracia e liberdades. Infelizmente, esse psicopata vai trazer o Macunaíma de São Bernardo de volta. Triste país chamado Brasil!

  25. Mário Sabino, sou hétero, mas lhe amo!! Como não amar a fina inteligência de um ser humano! Com a categoria de sempre, você traduz a triste manipulação das narrativas petistas e o desprezo a democracia que sempre tiveram. Pela catástrofe que foi esse psicopata que está no planalto, teremos que assistir a um novo período do Macunaíma de São Bernardo. Triste sina deste país chamado Brasil..

  26. Posso estar exagerando, mas se esse artigo fosse um quadro seria uma Mona Lisa, um Guernica... (falando de política, pq aqueles sobre a sua mãe e o do seu aniversário são de fazer transbordar o coração... se isso faz algum sentido ...)

  27. Sábio Sabino! As roubalheiras do PT elegeram o Capetão Destruição e as insanidades do Capetão elegerão Luladrão! Infelizmente, nem podemos considerar que a farsa dos políticos do submundo, os podres poderosos de Brasília, resulte em política de pão e circo, porque há 33 milhões de brasileiros com fome! Só nos sobrou o circo, que nenhuma graça tem…

    1. Correto. até que fim alguém da Crusoé aborda o assunto de forma sensata.

    2. Um pequeno adendo: nenhum deles ambicionam qualquer AMOR por LIRA. ... Diogo afirmou no Papo com o Graieb que só terá 10 minutos de otimismo - ou alívio. ... Os raciocínios diferentes nos proporcionam fazer escolhas, a desenvolvermos raciocínios diferentes e mudarmos em outro texto. ... Não há - nem de longe - comportamento intelectual de gado, até porque quadrúpedes só pensam em capim. ... escrevi besteiras.

    3. O que você deseja? Qie todos escrevam como o Mario? Ah, vá se catar. ... Têm estilos diferentes. ... Diogo não é Mario. Isso vale para todos. ... Todos contra corruptos.

  28. Caso as pesquisas sejam confirmadas, terão nos tirado até o direito de votar no menos ruim ... No entanto, a luta ainda não acabou! Temos D'Ávila e Tebet ...

    1. Esses não têm a menor chance a essa altura do campeonato. Mas, ainda temos o Ciro, que está em terceiro colocado, e pode chegar lá com um empurrãozinho!!! Vamos ajudar?

  29. Perfeito. Em poucas palavras, muita verdade. Parte da mídia quer esta falsa polarização entre dois nefastos políticos. Ainda há tempo para alguma outra candidatura fazer frente a estes dois falastrões, vamos acreditar

  30. Está dito o que eu queria dizer. Parabéns Sabino. Porém com tristeza teremos que nos conformar com voto NULO de protesto. Enoja ver os candidatos que se destacam nas pesquisas eleitorais e frustrante a dita 3ª Via.

    1. Simone não tem chance! Vamos de Ciro, que ainda é possível! É preciso que todos se concentrem em um só candidato; do contrário, teremos as duas pragas no segundo turno!

  31. O voto nulo ou em branco virou uma forma de protesto no Brasil, diante da ignononímia aparvalhada do que restou como opção aos desonrados eleitores brasileiros: bolsonaro ou lula. A ignorância e a estulticie são as saídas proclamadas do povo mais calhorda do planeta: nossos amados irmãos e irmãs. Como faço parte desta caterva, admito - é justo o que este rincão merece: a latrina. Ponto.

  32. De pão e circo já estamos cheios! Pensando bem, talvez não… talvez ainda possamos engolir goela abaixo, mais uma vez, o molusco e sua gangue pois, caso contrário, já teríamos debandado para o terceiro colocado nas pesquisas, que, apesar de grosseirão, tem um programa de governo razoável e inteligência para desbancar duas figuras execráveis - a do larápio e a do demente em um único debate.

  33. Vamos protestar. Nem Lula, nem Bolsonaro. Nem mensalão-petrolão, nem rachadinhas. Nem os escândalos do sitio-tríplex, nem o escândalo da covaxin. SIMONE TEBET presidente.

  34. Desmontando a polarização entre a dupla indigitada, pelo voto massivo no 3o das pesquisas, o segundo turno será uma nova eleição… vamos de TEBET ou de CIRO! O jogo vai começar pra valer a partir de agosto e se pesquisas fossem pitonisas, Dilma seria senadora e o expoente do Ibope não seria hoje comentarista eleitoral na Globonews…

  35. Não sei o que esperar de um sujeito como Bolsonaro, mas devo escolher para governar o meu país um sujeito comprovadamente cínico e corrupto, um quadrilheiro, um sacripanta, um descarado, um sevandija, um defensor de marginais que roubam celulares (e roubam carros, e roubam casas, e roubam vidas)? Não, Bolsonaro é uma farsa, é um traidor, é indigno, mas ainda não estou pronto para votar em um [email protected]ão condenado. Se a providência divina não agir, repetirei meu voto para presidente: O MENOS NOCIVO.

    1. Então, para encerrar a questão, o pior do Bozo foi ter traído seus eleitores (e correligionários) e ter se “esquecido” dos compromissos de campanha. Mas o sapo também não teria traído a confiança dos eleitores? Enfim, cada um escolha quem, para si, é o “menos nocivo” e principalmente se lembre que votar em branco não fará Jesus descer dos céus para governar o país. Cada um que escolha conforme sua identificação com os próprios hábitos e costumes. O inferno é que o voto de cada um afeta a TODOS.

    2. Lembrando que a noção de “nocividade” é individual; quem é mais nocivo, um maluco que fala que a terra é plana e que vacina não vale nada ou um ordinário de fala mansa e de bico doce que assaltou os contribuintes e que pretende voltar “à cena do crime”, com a maior desfaçatez, para concluir seus planos diabólicos de poder e enriquecimento? Bom, contra falácias e mentiras todos temos o livre arbítrio, eu tomei 3 doses de Pfizer (e ainda peguei COVID depois…), já contra o outro eu nada posso.

    3. Silvia, os nomes já estão postos. Se algo acontecer de muito especial e Tebet tiver chances reais, posso considerar a opção, embora não veja capacidade na senadora para governar o país. Mas os próprios “companheiros” de partido dela se encarregarão de boicotar a candidatura da ex-prefeita. Quanto ao Cangaciro… oras, com aquele comportamento hmmm… heterodoxo e aquela família de rapina, Ciro é mais parecido com Bozo do que gostaria, apenas não teve a chance (ainda) de demonstrar.

    4. Não faça esse despautério! Vote no terceiro das pesquisas e viraremos o jogo… CIRO GOMES ou SIMONE TEBET!

  36. Perfeito, assino embaixo. Acrescentaria mais: estão querendo transformar o Lula no novo Tancredo. Mas, vai ser mesmo, muito engraçado se o Alckmin se tornar o novo Sarney. Nada mais atual que a frase de Karl Marx: -A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

    1. Difícil é que a companheirada vem junto, mesmo com Alkimin…

  37. Parabens Mário, seu texto nos representa, eleitores impotentes diante da situação atual. Dois quadrúpedes liderando as pesquisas eleitorais, o ladrão bêbado e o demente traíra. Com tantas opções, a manada aloprada, parece ter se decidido pelos piores candidatos, induzidas, pelas máfias política e jurídica. Para os adeptos da impunidade, não importa quem vença. "Tá tudo dominado ".

    1. Nesse cenário terrível não sei quem vai ganhar, mas sei quem vai perder

  38. Lula e sua trupe deram um drible da vaca em Bolsonaro e a democracia brasileira. A terceira via é a única opção aceitável.

  39. Mario, mais um texto didático sobre o drama chamado Brasil que vivemos dia após dia. Torço pelo dia em que lerei um texto seu sobre como as coisas mudaram pra melhor! Será que chegará este dia? Obs: sendo repetitivo mais uma vez #parlamentarismojá #votodistritaljá Vai que encontro outro idiota iludido feito eu.

  40. Haverá mortes "úteis", como já prenunciam as bruxas e programam em Brasília. O 7 de Setembro será um palco que conta com as mãos sujas de Lady Macbeth.

    1. Paulo, se o único problema desse senhor é ser politicamente incorreto , nós estaríamos bem!!

    2. É bom o texto , como voa de regra. Mas chamar de monstruosidade o comportamento do Presidente é exagerado , pois apenas, Bolsonaro não de adapta a hipocrisia do politicamente correto .

  41. Adorei. Tudo isso está diante de nossos narizes, e não se vê. Mesmo que tivessêmos narizes gigantescos, o óbvio está ali, perfeito; cabelo, barba, bigode bem aparados. Desprezam-no para escolher o esfarrapado ou o roto.O país paga pelas escolhas que faz, em que é indispensável decidir.O povo se encanta com o canto das cotovias. Promessas falsas, alimentam um paraíso de esperanças. Um paraíso de ilusões. Fazem do povo uma presa. Um cafetão com sua prostituta. Atraentes com colarinhos brancos

    1. G Junior De carona em seus comentários acrescentaria que a "grande mídia" nacional trabalhou, diuturnamente, para distorcer fatos e verdades para apodrecer a mente de eleitores esclarecidos. Os me dá alguma coisa que eu voto (infelizmente grande maioria) já são rebanho catequizado e a eleição está no papo do PT. Nossa última esperança será o oportunista Geraldo Alkimim urdir o impeachment do "rei dos descamisados" apud Péron, e assumir o Governo. Afinal, veneno se cura com veneno.

  42. A Pax Petista está sendo patrocinada pelas instituições aparelhadas enquanto no poder, com destaque para o STF, que teve apoio do Bolsonaro pra reabilitar o corrupto Lula. #nemlulanembolsonaro

  43. Sob o pretexto da defesa da democracia, é defendida a CLEPTOCRACIA. Seja Asmodeu ou Nosferatu, a corrupção está garantida.

  44. O texto é um editorial. Quem disse que somos como caranguejos: damos um passo à frente e retrocedemos dois. Somos uma piada pronta.

  45. Perfeita coluna. Já prevejo o Molusco, em caso de vitória, discursando que foi perseguido por neoliberais do judiciário, mas que foi "inocentado" pelas urnas. A principal alternativa, o Sr. Ciro Gomes, hoje já rasgou elogios ao larápio. Aliás, essa coisa de "defesa da democracia" já virou jargão de petista faz tempo. Só de ler ou ouvir essa cantilena já tapo o nariz.

  46. Mario Sabino, nunca pensei que iria ao 2o. Turno das Eleições Presidenciais fazendo o que fiz no 2o. Turno das últimas eleições: votar em Branco, levando nas mãos o meu exemplar de “Ensaio Sobre a Lucidez” (J. Saramago), assumindo todo o meu niilismo político e meu “facismo”, como queiram chamar as pessoas que votam no ex-presidiário Lula. Como dizia o Barão de Itararé, “se há um idiota no poder, é porque os que o elegeram estão bem representados”. Tanto faz se é um corrupto ou um abilolado.

  47. Exelente! Peco um esclarecimiento que nao sei onde obter a resposta. Sergio Moro nao pode ser candidato por Sao Paulo por nao residir no Estado, no entanto sua esposa será candidata a deputada federal pelo mesmo Estado. Nao me consta que estejam divorciados.

    1. O problema era Sérgio Moro, minha cara. Eles nem se preocupam em esconder isso

  48. Parabens, somente isso e pretendo hibernar por 04(quatros) anos, não quero noticias do Legislativo,Executivo,Judiciario,TCU,TCE,OAB,STJ,STF,AGU,TRIBUNAIS FEDERAIS,SESC,SENAC,Exercito Brasileiro,Policias(Todas),Detrans,Guardas Municipais,Partidos Politicos,Religiões(todas), acaso tenha morrido, Obrigado mas acaso tenha outra chanche pode me acordar em Portugal ou Canada,Dinamarca,Islandia,Suiça ou Suecia.

    1. Creo que por 8 anos ja que será reeleito pois os eleitores continuarao as Antas de sempre.

  49. Você é um escritor, verdadeiramente sociólogo. O atrazo político, o cinismo e banalidade à corrupção esquerdopata, negacionismo, mediocridade e valores morais da civilização não me faz rir mas perder a paciencia democratica. Digo com Levy Strauss : O Brasil vai da barbárie ao declínio, sem conhecer a civilização.

  50. Mário, Teríamos que ter Impeachment Preventivo no Brasil. Como não temos, voto nulo para presidente e apoio o impeachment do péssimo presidente que será eleito esse ano.

    1. Desolador nosso atrazo politico !

  51. Pois é! lá vai Brasil descendo ladeira. Lépido e fagueiro. Muda-se algo; tudo permanece igual. País cumprirá sina do dois passos para trás, um passo para frente. Maioria população brasileira está num misto de estado catatônico, e hipnose. Só pode dar em tragédia, o retorno. Tô fora! voto Ciro Gomes.

  52. Concordo inteiramente contigo, Mario. Eu assisto a GloboNews eventualmente e sinto n n ojo dos jornalistas de lá com esses argumentos, escondendo toda a sujeira petista pra debaixo do tapete. Eu votarei NULO, me recuso a votar em qualquer um desses fraldas s_ujas.

  53. Sabino e seu super poder de organizar perfeitamente em palavras o sentimento confuso e indignado que boa parte dos brasileiros têm. O vício não se torna virtude qd se adiciona mais vício. A justiça não existe onde se escolhe a corrupção como hábito. A democracia não existe num país q alimenta um partido, como se este fosse força vital da sociedade. É lamentável o q está a acontecer no Brasil.

  54. Que bom que vc falou por mim! Sinto exatamente o mesmo. Já estou pelas tampas dessa palhaçada. As pessoas se sugestionam e fazem coro. Mas pensar, que é bom, pra sacar de onde parte esse barulho, pra não entrar em cilada, quase ninguém quer. O efeito manada sempre carregando gente no vácuo.

  55. Vamos viver votando para tirar o presidente péssimo e colocar outro péssimo para na próxima repetir? Isso é um sintoma de uma sociedade retardada. Vamos acordar e votar na cura . Votando em Ciro para ir ao segundo turno temos possibilidade de sair dessa insanidade.

  56. Entre lula e Bolsonaro a saída é Ciro É só votar e ir para o segundo turno. Aí é outra eleição . Ciro x Lula Não entendo esse fatalismo em política a dois meses da eleição.

    1. ...o comentário mais agradável. Vou torcer com Alckmin, mas, antes de outubro, tá ok?!

  57. Sempre é importante repetir que não existe esquerda, direita ou centro. O que existe é a sanha pelo poder e dinheiro. Ninguém que hoje possui a mínima influência se move se uma bem calculada intenção em benefício próprio. Artistas, empresários, políticos, banqueiros; não importa a "casta" todos querem sua fatia. O que me preocupa, Mario, é a encruzilhada na qual nos encontramos. Não há saída e, por mais que não seja a tua opinião, votar nulo, ou não votar, me parece um grito de protesto válido.

  58. Meu voto irá para Simone Tebet. Uma coisa de cada vez. Nem o Lula, tampouco o Bolsonaro deveriam ter vez nessas eleições por meio do voto do eleitor. Qualquer outro candidato, menos Lula ou Bolsonaro. Fico na expectativa do que virá de aqui para adiante. Lamento que a nação se divida entre duas coisas sabidamente ruins. Mas meu voto irá para Simone Tebet.

  59. Parabéns Mário Sabino Foi uma análise precisa sobre onde nós metemos. O cinismo e canalhice dos petistas não tem limites. Nem Lula, nem Bolsonaro!

  60. Primeiro ou Segundo Turno? Para o ganhador o poder e, comumente, à nós, a derrota da esperança de um país decente. Só aqui o imponderável e abominável imperam sob a coerência! Toda sanidade e profilaxia foram jogadas ao ralo num simples golpe orquestrado pelo fim da Prisão em 2a Instância! Viva aos corruptos, corruptores e demais bandidos vitoriosos que sempre se perpetuam no poder desta oniresente, de sempre, presente e brevemente futura, oficialização da Cleptocrática República Brasileira!

    1. A derrota da esperança..há coisa pior que esta?assim me sinto...

  61. Que Gofredo da Silva Telles Jr saia do túmulo. ... Não sei o que dizer sobre o que acontece (e o que pode vir a acontecer) no Bananão. ... Havia à época alguma originalidade ou qualquer outra coisa de positivo. ... Agora só resta rir. ... Não sei escrever com clareza o que penso. ... Melhor, no meu caso, nem pensar.

    1. Ciro Gomes. Oito letras, mais que o mínimo necessário para salvar o Brasil da loucura que nos tentam impor.

Mais notícias
Assine agora
TOPO