MarioSabino

As minhas despedidas do Diogo

12.08.22

Quantas vezes me despedi do Diogo? Foi a pergunta que fiz a mim mesmo logo depois que ele decidiu dar outro tempo no jornalismo e deixar de escrever em O Antagonista e nesta Crusoé.

A primeira vez foi quando ele viajou para fazer o último ano do colegial nos Estados Unidos. Tínhamos 16 anos. Lembro que, na noite anterior à sua partida, desci até a portaria do prédio em que morava (não tínhamos telefone) para ligar para ele. Eu disse que seria seu amigo para sempre e ele me respondeu que também seria meu amigo para sempre, e assim acabou sendo. Por meio do Diogo, eu também entrevira uma São Paulo muito diferente da minha: não só mais rica, como mais moderna, mais inteligente, mais culta, mais artística, mais elegante.

A segunda despedida foi quando tínhamos 19 anos. Após um ano e meio torturando-se no curso de economia da PUC, enquanto morava num apartamento no centro de São Paulo, em cuja sala pichara a frase De omnibus dubitandum est (tudo é motivo de dúvida), título de um livro de Soeren Kierkegaard, o Diogo se mandou para Londres, para estudar na London School of Economics. Essa primeira temporada em Londres foi fundamental na sua formação intelectual. Em vez de estudar economia, ele fez um curso intensivo de literatura com Ivan Lessa, londrino de adoção desde que se autoexilara do que chamava de Bananão. Um ano e meio depois, o Diogo voltou para o Brasil, juntamente com a então namorada, que fora para Londres com ele.

Entre os 20 anos e os 22 anos, o Diogo morou em São Paulo, num sobradinho na Bela Vista. Foi nessa época que o seu pai o obrigou a dar expediente na agência de propaganda dele, onde o Diogo não fazia nada e, durante algum tempo, eu o ajudei nessa tarefa gratificante. Para passar o tempo, ele inventou simular um paredão de tênis na sala de trabalho, usando uma régua como raquete e uma bolinha de borracha. Depois que eu peguei o jeito da coisa e passei a vencer todas as partidas, não deixando a bolinha cair, ele desistiu do jogo.

Talvez as sucessivas derrotas para mim no simulacro de paredão de tênis tenham contribuído para que o Diogo voltasse a morar em Londres, em 1984, a nossa terceira despedida. Ele voltaria no ano seguinte. O seu novo endereço era um apartamento num pombal perto do sobradinho onde vivera. Nos fins de semana, jogávamos War. O lado mais divertido era roubar exércitos e territórios da futura mãe do meu primeiro filho (ela ganhava de todo jeito). Nesse período, o Diogo conheceu o Gore Vidal, que visitava o Brasil e precisava de um Virgílio para guiá-lo neste inferno. O escritor americano, encantado com o bonitão inteligente, disse ao meu amigo que ele ainda seria presidente do Brasil. Pouco antes, eu convidara o Diogo para fazer uma resenha de um livro de Vladimir Nabokov, a ser publicada na Folha de S. Paulo, onde eu começara a trabalhar. Otavio Frias Filho, que dirigia o jornal, adorou a resenha — que dizia que o Brasil não merecia Nabokov — e sugeriu que ele escrevesse um texto para o Folhetim, o então caderno dominical de cultura da Folha. O Diogo escreveu um texto engraçadíssimo sobre a Rede Globo, mas Otavio Frias Filho concluiu que era melhor não publicar. Acho que a candidatura a presidente da República já havia morrido ali.

Aos 25 anos, o Diogo resolveu mudar-se para Veneza, cidade natal de um colega italiano que, ao contrário dele, completara a London School e com quem fizera amizade. Era o lugar ideal para escrever livros, julgou o Diogo, acertadamente. Foi a nossa quarta despedida. Em Veneza, ele se separou finalmente da brasileira com quem namorava desde havia muito (a mesma moça que o acompanhara a Londres) e se casou com a Anna.

No começo da década de 2000, o Diogo foi viver no Rio de Janeiro, por causa do Tito, aconselhado por médicos que acharam a cidade ideal para que o então menino de três anos se desenvolvesse melhor. Foi no Rio que nasceu o Nico. Em 2010, desconsolado com a vitória de Dilma Rousseff, ele encerrou a sua participação como colunista da Veja, onde eu também trabalhava, e voltou para Veneza, naquela que foi a nossa quinta despedida.

Depois que fundamos O Antagonista e a Crusoé, o nosso contato diário se intensificou a tal ponto que, quando o revi em junho na Grécia, não parecia que fazia três anos que não nos encontrávamos pessoalmente. O fim da participação dele no site e na revista é como se fosse a nossa sexta despedida. Não incluo aqui as ocasiōes em que nos despedimos quando nos vimos em viagens. Estou falando de despedidas que implicaram grandes mudanças.

Faz mais de 44 anos que eu sou amigo para sempre do Diogo e ele é o meu amigo para sempre. Mas esse sempre é repleto de despedidas, com ele sempre indo e eu sempre ficando.

E eu vou ficando, e ficando, e ficando. O Diogo é a medida da minha imobilidade e de todas as coisas que consegui e não consegui.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É raro, jornalistas, pensadores, poetas, com essa idade não tendo a esquerda como ideal politico. Eu sou fã dessa turma que escreve, e faz isso bem como vcs, e estão sempre a postos para criticar políticos e politicas, seja a vertente que for. A arte não pode ter vies politico!!

  2. Caramba, Mário, que texto. É difícil conter as lágrimas, pela inveja que estou tendo, de uma amizade deste tipo. Uma amizade que extrapola qualquer tipo de divergências. Tive um amigo assim, Mário, e ele se foi, definitivamente para um outro plano. Reencontrem-se mais vezes enquanto a idade permite. Abração.

  3. A despedida é dele, que certamente retornará, amigos leais são para sempre, eu continuarei por aqui te acompanhando, meu amigo!

  4. Esse tempo fará bem a ele. Um excelente jornalista que estava usando palavras duras e perdendo rápido o equilíbrio. É preciso não deixar a emoção tomar conta. Bom descanso a ele. Qto a vc, continue informando da forma que faz: ligando uma luzinha na cabeça do leitor.

  5. Sabino, também estamos tristes com a saída de cena (temporária) do Diogo, e seu texto de forma terna expressa isso. Encontrei Diogo em uma esquina de Ipanema há muitos anos, e, surpresa, só tive tempo de dizer: Que bom que você existe para falar por nós! Ele sorriu e continuou...

  6. Mário Sabino, segue minha singela homenagem ao Diogo Mainardi: https://www.pedraazulnews.com.br/post/a-despedida-de-diogo-mainardi

  7. Lindo texto Mário Linda amizade . Que vocês sigam amigos pela eternidade e que possam realizar mais e mais parcerias de sucesso como o Antagonista e a Crusoe . Sucesso para sempre Sabino . É uma alegria poder ler textos inteligentes , sensíveis seus , do Diogo e do time de craques de vocês . Um forte abraço , Francisco Obs : neste universo de idiotas da internet vocês que salvam as minhas leituras quanto a de muita gente. Entendo o Diogo . Ele é passional . Encheu o saco . Ele volta.E certo

  8. O mundo é o que é por conta das diferenças entre as pessoas seguindo caminhos diferentes. Para quem olha de fora é bom ver espíritos livres e inquietos abrindo caminhos novos juntamente com os espíritos mais tenazes que os solidificam. Parabéns aos dois pelo que criam, lembrando que nessa Banânia de roubos, assaltos e demolições é difícil achar alguém que construa algo com independência, principalmente pelo lado da boa moral, da busca contínua da Verdade e do verdadeiro espírito público. Abraços

    1. Linda amizade Linda parceria . Sucesso para sempre para vocês . O Diogo volta e vocês seguirão amigos pela eternidade . Encheu o saco desta mediocridade e local de idiotas que povoam as redes sócias . Vocês são craques . Que continuem assim . O Diogo volta . Isto é certo . Para frente Sabino . Forte abraço

  9. Muito triste o afastamento de Diogo, seus textos farão muita falta aos leitores sempre ávidos para ler seus escritos inteligentes e sempre críticos aos medíocres do poder dominante. Volte logo Diogo!

  10. Que lindo! Amizade maravilhosa!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 Sentirei a falta dele, mas fico tranquila porque sei que você estará por aqui…

  11. Não sabia da longa história de amizade de vocês, uma vida inteira. Excelente! Diogo fará falta mas você e suas crônicas não podem se despedir de forma alguma!

  12. Em tempo: e aí, pessoal... cadê as notícias sobre a candidatura do 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞DR. SÉRGIO FERNANDO MORO 🌞🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🌞 ao Senado, pelo Paraná??? Precisamos das ótimas notícias (que seriam excepcionais se fosse candidato a Presidente da República!!!) para aguentarmos o tranco desses 2 cretinos que assombram a Presidência da República!!!

  13. Entendo a amizade dos dois jornalistas/escritores, porque tenho uma similar, embora com menos reencontros pessoais, infelizmente. Sinto intuitivamente que Mainardi cometeu mais um erro de avaliação, como quando da eleição de Dilma Rousseff. Em breve, ressuscitará!...

  14. Muito triste mas muito compreensível a saída do Diogo; estamos todos querendo jogar a toalha . Não nos deixe órfãos de pai e mãe , Mário . Segura aí .

  15. Nao acredito. Neste Brasil nosso, querido e amado, deixar de ter a presença de Diogo em nossas ilhas de aut^^entico jornalismo e´´ de uma orfandade dolorosa. N~~ao faça isso, Diogo, reconsidere. Sinto muito e profundamente que tenha tomado essa triste decis~~ao. Reconsidere, por favor.

  16. Imagino a frustração de passar anos lutando por um país limpo, digno e nada neste sentido acontecer.É uma frustração terrível eu já teria desistido há séculos.Sempre pergunto para minha mãe de 90anos:quando as coisas melhoraram?Nunca, só pioraram e está ficando ainda pior do q nunca, quando pensamos q pior não fica...fica.Esse país está uma lixeira de pocilga, tudo que é podre vinga e o povo ano a ano mais e mais composto por analfabentos funcionais reafirma sua decisão d sempre piorar.

  17. Por favor, convença o Diogo a voltar. Ele não tem ideia de quanto o Brasil e nós leitores e eleitores precisamos dele. #voltamainardi

  18. Mario Sabino, acho q vc é agora o digno representante do Antagonista e da Crusoé. Diogo assumiu corajosamente a candidatura de Sergio Moro e gerou uma espectativa e eu me entusiasmei, acreditei q Moro seria a força íntegra q levaria os populistas à derrota...No entanto os corruptos estão vencendo e realizando um estelionato eleitoral com compra de votos direta, sem vergonha, através de orçamentos secretos, PEC Kamicazes, toma lá, da cá, auxílio Brasil, bolsa isso, bolsa aquilo. É muito triste!

  19. Fiquei triste quando Diogo saiu da Veja, senti falta e agora do Antagonista, Mário, Cláudio ainda bem que estão presentes, não vou perder meu norte na política tão absurda em que vivemos neste momento. Sei que o Diogo voltará, assim espero...

  20. Recuso-me peremptoriamente a acreditar que - unicamente nessa história de "dar um tempo no jornalismo" - o DIOGO MAINARDI esteja falando sério.

    1. Reli - como sempre em relação a todos - seu texto tão fraterno, MÁRIO SABINO. Vocês são todos geniais e insubstituíveis, são uma verdadeira esquadrilha de ases do melhor do jornalismo. Por favor, peça, implore, convença - em nome de todos nós leitores fiéis - ao seu amigo para sempre DIOGO MAINARDI que não nos deixe sem ELE. Fale sério. A ausência dele é um trauma.

  21. como viver sem o Diogo???? além desse clima horrível que estamos vivendo.. vem essa cacetada. Diogo, Mário, Cláudio, Graieb...vocês são meu norte

  22. Sempre gostei do Diogo,rapaz inteligente ,muito seguro do que diz,adoro ele.Espero que ele volte,pois tenho 74 anos acompanho vocês do Antagonista e Crusoé desde quando começou,sentia Diogo um pouco revoltado durante esses 4 anos,mas ele não tem controle emocional ,aí fica raivoso ,que não deveria ficar ,ele tão bonito,inteligente que as pessoas morre de inveja .Prá frente Diogo,você ainda vai vê muita coisa que você vai dizer que tinha as suas razões .eu também,beijão para você.

  23. Fiquei envergonhada por ter ficado triste com a minha primeira despedida do Diogo. Não tenho este direito. Essa tristeza só pertence a você, Mário.

  24. Que história magnífica, o trieste é acompanhar as redes sociais do Antagonista e Crusoé, e aparacer Bolsonaristas e Petistas linchando esse grande jornalista que é o Diogo. Confesso que antes de conhecer o jornalismo de vocês a imagem que eu tinha do Diogo era que ele era uma mistura de comunista com filhinho de papai, mas depois de conhecer o jornalismo independente de vocês a minha tese caiu por terra a baixo. Não desistam 🇧🇷

  25. Com a saída do Diogo do Antagonista e da Crusoé ficamos um pouco órfãos. Toda a manhã a primeira coisa que eu fazia era ler o Despertador do Diogo. Espero que este adeus não seja definitivo.

    1. Eu também. Estou sentindo muita falta do despertador do Diogo

  26. Pra ser sincera depois que realmente tive contato com os Antagonistas, o que foi somente no lançamento da Crusoé,(antes disso, um brasileira, não me importava com política), espero que não seja meu primeiro e último adeus, mas, sim um simples até a próxima. Bye!

    1. Mario, desculpe-me usar o seu texto. Diogo, vc teve ou tem nocao da importancia da sua voz para todos nos, que, atraves dela, podiamos ver algo alem da sujeira e da desilusao que nos cerca ? Eu, assinante de 1a hora de O Antagonista e de Crusoe, penso entao seriamente em desistir de assinaturas , onde vozes como a sua ja nao ecoam . Ainda o tempo nao e chegado para desistencias !

  27. Parabéns pelo excelente texto, Mário. Confesso que fiquei surpreso com a saída repentina do Diogo, mas como você descreveu no texto, não era tão difícil prever que aconteceria outra despedida mais uma vez e ele próprio já dava os sinais. Como você sempre foi ficando, ficando, espero que Deus te dê forças suficiente para permanecer e quem sabe Diogo retorne, quando ele achar que deve. Afinal nossas vidas são feitas de encontros e despedidas, mas 6 é demais e mostra o tamanho da amizade de vocês.

    1. Amizade bonita, valorosa! Muita pena o afastamento do Diogo. Mas, espero que você fique, Mario, nos brindando com seus textos cheios de sensibiludade, ironias, quereres, críticas que nos auxiliam na compreensão do momento atual. E das situações tocantes, que nós, simples seres humanos, vivemos muitas vezes e não sabemos refletir e aprender com elas.

  28. Mário, como disse Chico Xavier "tudo passa e isso também passará" e a amizade verdadeira se fortalecerá. Todos nós ficamos tristes mas precisamos de fôlego para continuar. O Brasil está sem ar puro pra respirar. Esperemos com Fé no amor. Grande abraço.

  29. Belo e comovente texto, Mario. Entendo o Diogo, lamento mais essa partida dele, mas te entendo ainda mais. Abraço fraterno.

  30. Se o Diogo também nos faltar, o que restará? Sei que é difícil resitir, mas há de haver vozes a nos dar algum alento. É preciso que alguém continue a se indignar. Somos tão poucos. Sinto-me triste. Envergonhado.

  31. Já que fomos impedidos de opinar na despedida (com esse histórico, para mim número 1) me dou o direito de usar este comentário, via o amigo para sempre, expressando o meu lamento por esta perda importante e, tenho certeza transitória desse brilhante, pelas suas qualidades terrivelmente sinceras) jornalista avisando que no ano que virá, n seu retorno, livre do mau astral 21, opinar arespeito do empossado governo Ciro Gomes que venceu a “sorvete de chuchu” matogrossense por foto sharp ( é isso?

  32. Amizades sinceras são um dos poucos tesouros que a vida nos dá de graça. Compreendo a atitude do Diogo. Amo o Brasil e me recuso a ter que escolher entre um psicopata e um ladrão.

    1. Ah! Claro! Prá ele também…”em triplice”. Trata-se de um caso (no bom sentido) para estudo da ciência (antifisica): provar que nas CNTP ( não é isso?) dois bicudos se beijam.

  33. Linda amizade, é uma raridade dois amigos continuarem juntos, em espírito e coração, apesar de todas as despedidas, aquelas que a vida às vezes impõe, ou por decisão própria, como foram as do Diogo. O que importa é o afeto e o respeito, esses ficam para sempre. Tomara que seja só mais uma despedida e que o Diogo logo volte. De qquer modo, ele sempre será um Antagonista.

    1. Os textos de Mário são um bálsamo para todos os seus admiradores.

  34. Fantástico. Amizade linda. Eu tb vou ficar com saudades da coragem do Diogo Mainardi. Em um país que tem um jornalismo vendido, e jornalistas medíocre.

  35. Quanto mais se lê, mais se quer ler novamente.Dois excelentes personagens de uma vida cheia ,repleta de emoções, como penso que a vida deve ser vivida .PARABÉNS AOS DOIS. !

    1. Que pena mesmo!!! Mas é claro que a mais independente e imparcial das revistas nao perde a sua imparcialidade…

  36. Texto lindo Mário ! Vou sentir falta das colunas do Diogo e do seu jeito de esculhambar o Brasil ! kkkkk Eu também já desisti desse País e dessa gentalha política .

  37. Lamento a saída do Diogo Mainard (leitura obrigatória semanal). Espero que ele volte algum dia. Realmente, as nossas opções Lula ou Bolsonaro são péssimas! Fazer o que? O povo não sabe votar!

  38. Dois grandes caras. Infelizmente mais uma perda para o site/revista assim como a do Gurgel, Diogo, do guri magrinho que cobria o congresso, do Amorim... etc.

  39. Qualquer pesssoa que se considere “do bem”, e tenha meios para sustentar-se num outro país, seja em qqer quadrante do mundo, e seja provida de bom senso, não suportará viver nesse país maravilhoso que temos. Pena que tenha sifo degradado por uma raça inferior, de terceiro mundo, oportunista, mal caráter, com características insuportáveis. O brasilzinho é a esquina da degradação moral e povoado por pessoas mal-educadas, e merecedoras desses destino que nos enfraquece diante de outras nações.Éisso

  40. Bonito texto, sem dúvida mas será que poderia tentar negociar com ele um texto por mês ou algo parecido ? Vocês formam um ótimo casal e não podem se despedir novamente !!!

  41. Não sabia que Diogo iria deixar a Crusoe. Desapareceu, então, a razão de eu ler prazerosamente aos sábados. Que pena!

  42. Lindo texto, Mário. Que você e o Diogo estejam conosco para sempre, como sua amizade, apesar das agruras políticas desse país. NÃO DESANIME E VOLTE AO COMBATE AOS HIPÓCRITAS e CORRUPTOS, DIOGO, junto com o Mário, Cláudio e todos da redação da Crusoé e Antagonista.

  43. Texto lindo e cheio de alegrias e tristezas como a vida costuma ser. A certeza é que ainda terão muitas despedidas.Só questão de tempo…

  44. Ele tem esse direito mas me parece infantil rsrs Quando está perdendo o jogo,sair sem dar satisfações… Mas como todos os que gostam do Diogo,eu compreendo.

  45. Uma grande perda para nós, leitores e assinantes. Sigo o Diogo desde que o conheci na Veja. Ainda bem que você, Mário, ficou. Não desista de nós

  46. Emocionante a mais uma despedida de vcs,Mario.Amizades verdadeiras constróem.Sao os nossos alicerces.Vcs são parceiros de eternidade.

  47. Assim como Lessa sou um autoexilado em Londres a 3 décadas mas diferentemente do Grande Diogo nunca mais voltarei ao Bananão. Dito se isto meu cordão umbilical já fora cortado a tempos do Bananão, porém mantenho minha assinatura do Antagonista + Crusoé na qual confesso que nos tempos atuais eu já não vejo diariamente ou leio de "cabo-a-rabo" porém os seus textos Mario são leitura OBRIGATÓRIA assim como era os dos Diogo. Mas tb confesso que me dá ânsia ler sobre o pântano que está o Bananão.

  48. Nossa, ele nem se despediu da gente! E era o principal motivo da minha assinatura…não sei se vou acostumar com a ausência da sua presença …muito triste!😢

  49. O Diogo é a medida da sua grandeza, Mario. A melancolia por sua partida só se equipara ao alívio pela sua permanência, junto ao Claudio. Pelo que leio, vc vai amiúde a Paris. Na próxima, haverão de se abraçar fisicamente, com certeza e amor.

  50. Nossa fiquei emocionada com seu Texto Mario! Uma amizade verdadeira a de vocês Deus abençoe 🙏. Volte Diogo sentimos sua falta também ❤️

  51. Uma amizade repleta de altos e baixos incidentais, mas com intervalos acidentais de proximidade nunca definitivos nem irremediáveis. Mesmo distantes, sempre juntos… uma afinidade rara e comovente. Que se reúnam logo!

  52. Diogo Mainardi é um sujeito tão independente que não encontrou espaço nem no Antagonista, tampouco na Crusoé. Ele era o critico mais ferrenho do Jair Bolsonaro, fazendo até campanha pelo voto nulo. Isso estava afastando vários assinantes do site e da revista, todos eles bolsonaristas. Desconfio que Diogo saiu por causa disso, para preservar o que ainda resta do site e da Revista. Vocês (Mário e Diogo) fizeram uma leitura errada as manifestações de 2015/2016. Ali não nasceu um novo Brasil.

    1. As pessoas que saíram às ruas naquelas passeatas não lutavam contra a corrupção, lutavam apenas contra o PT. A maioria delas hoje está com o corrupto Jair Bolsonaro e seus aliados corruptos do Centrão e os condenados pelo Mensalão. Se vocês tivessem seguindo o exemplo da Jovem Pan, estariam ricos. Veja essa reportagem da Revista Piauí, que conta como a Jovem Pan se tornou um Canal Bolsonarista: https://piaui.folha.uol.com.br/materia/jovem-pan-e-o-golpe/

  53. De vez em quando peça a ele umas “participações especiais”, pode usar um pseudônimo, a gente nem vai perceber que o texto é dele😁

  54. Amizade de "Almas Gêmeas" não se separam jamais. Adorei saber da vida do Diogo antes da Veja. Me apaixonei por ele lendo seus artigos na revista. Meu amor por ele transcende territórios. . . . esperar Diogo voltar com você Mario.

  55. Assino o Antagonista ha 2 anos somente,como admiro o grande Mario pelo que tenho lido,tambem gostei bastante do que Diogo relatava,sua despedida apos o falecimento de sua querida maeme emocionoumuito copiei a linda menssagem de despedida da adorada maezinha espero que seja por pouco tempo seu afastamento que volte logo, o brasil precisa de intelectuais corajosos, e nos o povao deliciamos tomar contacto dos acontecimentos diarios sera com certeza curto seu afastamento, volte Diogo

  56. Isso me deixa mais esperançosa de que em breve Diogo volte para nos brindar com sua presença sempre tão brilhante ao seu lado, Mario, do Cláudio e de todos os demais Antagonistas&Crusoé

  57. Puxa, que pena! O seu artigo e o dele eram os primeiros que eu lia (sou assinante desde o primeiro no. do Crusoé). Ficou faltando, da parte do Diogo, uma despedida, avisando que estava saindo…

  58. Quem tem um amigo, tem tudo! Sentirei muito a falta do Diogo , ainda bem que vc ficou querido Mário, Diogo volte logo! Sentirei saudade.

  59. É bem a cara do Diogo, essa inquietude intelectual, esse descontentamento constante com os retrocessos político do Brasil, consigo entende-lo perfeitamente...

  60. O Mainardi pode ir e voltar quantas vezes quiser… eu sempre acabo o encontrando e retomando a leitura dos seus textos sensacionais! Foi assim na Veja, nos livros publicados, no Antagonista, na Crusoé e também na televisão, nos programas em que participou. Tenho certeza que vou reencontra-lo em breve!

  61. Fiquei bem triste com essa despedida, como leitora e admiradora do Diogo, desde o início. Torço para que ele volte, e você permaneça, mais uma vez.

  62. Lamento muito a partida do Diogo, mas, ao mesmo tempo, entendo seus motivos. Eu também estou cansada do Brasil. Muito obrigada, Diogo, por todas as manhãs que tomei café lendo os teus textos. Um grande abraço e muita sorte e paz.

  63. Muito legal, cheio de emoções.Amizade redonda.A inquietude do Diogo e a quietude do Sabino é o elo grudado entre eles, que dificilmente, se soltará. Há junto deles, verdadeiros valores humanos que os unem. A vida não é só da razão. Há também o mundo emocional. Os dois caminham de mãos dadas. Quando as mãos estão unidas, ninguém puxa o gatilho. O mesmo quando os pensamentos se juntam. O Diogo desistiu do país. Às vezes penso que o país acabou e só a gente não deu conta disso.

  64. Que sorte a dele poder “se despedir” quando a corda aperta e, em se tratando dessa última despedida, deixar o rojão para o amigo.

  65. Ah que lindo, Mário ! O melhor de tudo é que vocês são amigos para sempre. Isso é raro e maravilhoso! E que bom que você fica. Que ótimo!

  66. São belas as amizades sinceras ! Lamento a saída de Diogo mas entendo perfeitamente seu desanimo diante deste país encalhado em corrupções sem fim. Agradeça, a este seu amigo, por todo o serviço prestado as pessoas que querem enxergar melhor este nosso pobre Brasil. Os reis continuam reinando mas estão nus e cada vez mais ridículos.

  67. lindo texto Mario, eu particularmente vou continuar por aqui, estamos juntos nesse Brasil tão difícil de entender e aceitar. Vamos ficar.

  68. Melancólico e doloroso. Se eu que só conheço o Diogo pelos seus artigos na Veja estou com um nó na garganta por mais esta despedida, imagina o Sabino! Vida longa e próspera, Diogo!

  69. Como sempre você me faz chorar, Mário. Mas hoje choro duplamente, por você e pelo Diogo que amo desde a Veja. Que texto maravilhoso de uma sensibilidade que me atinge a alma. Vocês são uma preciosidade rara do jornalismo brasileiro. Dois estilos diferentes de lealdade ao belo e à verdade. Obrigado Mário, por ir ficando, a gte precisa muito de voz amiga nessa escuridão. Tenho fé que o Diogo não demora a voltar, sua voz também sempre foi um sopro amigo dos indignados. Sejam felizes.

    1. Não faça isso a si, Ronalde! O Mario estará por nós, junto ao Claudio e demais Antagonistas! Eu assino o UOL: é bom, alguns colunistas brilhantes, mas no cômputo geral, nem se compara!

    2. Não consigo pensar em ficar sem os escritos do Diogo. Onde vou conseguir lê/lo. Ele vai tirar um tempo para escrever um livro? Ou para não fazer nada??

  70. Na última vez que o Diogo me deixou, para afogar as magoas joguei-me nos braços do Reinaldo Azevedo... agora fico assustado com essa nova partida, já que o bar das ideias está com um péssimo estoque e sobrou apenas uma fábrica de ressaca

  71. Acho q o Diogo investiu tudo no Moro, esperança de um futuro muito melhor para o Brasil. Percebi que ficou frustado porque Simone Tebet não apoiou Moro. O Brasil é assim mesmo, quem não tem cão caça c/ gato (ou gata neste caso...) eu vou caçar c/ gata e espero q ela consiga subir nas pesquisas...Bela amizade a sua, parabéns! P/ nós brasileiros, sobra o dia a dia...e a esperança de que não vençam as eleições nem um dos 2 populistas corruptos, ignorantes e incompetentes...

  72. Conheci o Diogo de calças curtas, junto com o Vinicius, na agencia do Enio na rua Tupi. A Julia buscava os garotos no Dante e levava-os para a agencia, onde ela também trabalhava carregando o piano, pois o Enio não conseguiria administrar uma quitanda. Fiquei poucos meses e depois fui para os Diários Associados. Só peguei pedreira no começo de carreira. Segui o Diogo desde a Veja até agora. Seu talento e sua personalidade mercurial são marcas registradas. Tomara que volte logo, uma vez mais.

  73. Grande, Diogo Mainardi! Suas verdades ácidas incomodam demais o Velho sistema carcomido brasileiro. Também é odiado pelos Bolsolulistas fanatizados. Diogo é o cara!

  74. narrativa maravilhosa Mário, vocês são mais que irmãos, adoro acidez do Mainarde fala na bucha e não manda recado, vai fazer falta sua língua nervosa sobre os corruPTos.

    1. Voltará, com certeza ! E o Mário fica, graças a Deus !

  75. Espírito inquieto: foi o que consegui pensar sobre o Diogo, depois desta bela história. São estes que ajudam a enxergar a realidade por trás da falsa imagem. Continuem assim

  76. Com isso virei uma das muitas viuvas(os) do Diogo;pf Mário não faça o mesmo porque senão não teria porque continuar lendo a Crusoé

  77. Conheci e adorava o Diogo desde aquela coluna no cantinho da Veja. sempre curti o humor refinado e o politicamente incorreto dele. Ele sim sabe ligar o f.-se. Me sinto triste, pq corro p/ as colunas de vocês 2 toda 6a. O Diogo é realmente especial. Mas entendo a fuga. Tambem ja tentei fugir. Nao consegui. Tudo isto aqui é quase insuportável. Bom que ele pode. Você, Mario, pelo menos vai continuar convivendo on-line com ele. Nós, leitores ficamos de fora. Torço que ele produza um bom livro...

    1. e curta uma vida mais leve longe (de fato) de toda esta porcariada daqui. * Mario, voce não, viu?????

  78. Muito interessante este artigo. Não conhecia a trajetória do Diogo. Pena gente inteligente e bem preparada desistir do Brasil.

  79. Prezado Mário, Bem legal esse artigo sobre sua amizade com o Diogo, os dois ótimos jornalistas. Um forte abraço a ambos. https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc23109802.htm

    1. Nunca entendi como um cara que mora em Veneza escrevia sobre o Bananão!

  80. Alguém disse: “Não se prova nada com a ausência”. Salvo razões estritamente pessoais, que respeito, Diogo, com sua decisão, deixa órfãos todos que acreditam que vale a pena resistir aos corruptos e genocidas. Sua independência, inteligência e perspicácia foram muita falta. Boa sorte Diogo!

  81. Uma perda irreparável… mas vocês são brilhantes também… Crusoe e o antagonista são indispensáveis para esse momento do Brasil, abração e tamojunto

  82. Assim como Diogo, milhares de outros brasileiros desistiram ou ainda desistirão do Brasil, por todos os motivos que conhecemos, leitores do Antagonista e da Crusoé. Afaste-se quem puder que essa luta não vai ter vencedor.

  83. Independente ds idas e vindas voces possuem algo raro, amizade verdadeira iniciada na adolescência. Isto um privilégio para muito poucos. Até a volta, Diogo

  84. Lamento Mário, mas o Diogo me decepcionou com sua saída. Se foi por um problema pessoal, retiro tudo que disse. Com todo o respeito a todos os repórteres, analistas e cronistas do site, você e o Diogo são os alicerces da Crusoé/ O Antagonista. O Diogo teve Ivan Lessa e Paulo Francis, além de tantos outros profissionais, que serviram de modelos e mestres para sua formação. Os colaboradores do site ainda necessitam de jornalistas como vocês dois. Foi uma perda para nós, ávidos “Antagonistas” …

  85. Que bonita essa sua despedida transformada em texto. Mostra para todos os leitores da CRUSOÉ/Antagonista o vinculo que fez vocês serem tão amigos. Espero muito que Diogo ainda volte, e acho que voltará. Mas quero poder continuar contando contigo. Te admiro como pessoa e admiro seu trabalho. Obrigada aos dois.

  86. "Amigo é coisa para se guardar do lado esquerdo do peito". Comentários fechados no O Antagonista quero dizer ao Diogo que profissional como ele faz muita falta em meio a um jornalismo cada vez mais pobre de cultura e de moral. Viva a amizade!

  87. Desistir do Brasil não há de ser exclusividade do Diogo. Muitos outros brasileiros, cansados das recorrentes mazelas, do persistente imobilismo e das sucessivas frustrações cívicas, também desistem ocasionalmente do país. São desistências temporárias, não obstante. Mesmo Voltaire, que, em circunstâncias semelhantes, se propunha ir cuidar do jardim, nunca desistiu inteiramente da França. Que esta nova desistência do Brasil seja, como no passado, apenas transitória.

  88. Sabino, vc é um craque. A régua e a bolinha do fare niente, uma parede adiante e o eterno retorno. Repito: vc é um craque. Um querido também. Vida longa à Crusoé e ao Antagonista.

    1. assino embaixo. e incluo minhas saudades do Diogo.

  89. Mário sempre poético mesmo nos assuntos difíceis da vida. Que essa despedida seja somente um “até breve” Diogo pois os brasileiros honestos precisam de você e do Mario. Abraços.

  90. Aguardo pelo seu retorno, ao fim do ano sabático. Precisamos daqueles que não se constrangem a mandar TNC os Kakays da vida.

  91. Como sempre voltou, espero que volte desta vez também. Muitos o consideram o amigo para sempre, embora só se vejam pelos escritos. Já que é mais amigo do Diogo que nós, diga para não desistir, diga que jamais nos renderemos.

    1. Emerson.. é isso mesmo.. é como se os conhecessemos, mesmo q só parcialmente.. no meu caso, "conheço" o Mainardi há mais de 2 décadas..

  92. Desistir do Brasil é fácil. Eu mesmo já desisti e hoje ando refestelado a apreciar a beleza de Portugal. Há notícias falando em 100 mil brasileiros, por mês, aqui chegando por terem desistido do Brasil. O horror de país, no futuro próximo, prometido pelos políticos, facilita essa decisão. E imagino que também facilitou a decisão do Diogo Mainardi: não há mais o que escrever pra tentar ajudar a reverter a situação. Tudo piora. A justiça tb foi tomada. Lula solto, Deltan condenado. Só falta Moro.

  93. Senti muito a saída do Diogo! Ele faia a criticar as verdades que eu gostaria de gritar. Quis lhe escrever sobre sua decisão: o canal já havia fechado..só 3 tiveram a oportunidade! Mas o bom Sabino : é que daqui um tempo ele volta!! I hope!!!

  94. Vou sentir falta do Diogo. Eu o acompanho desde a Veja quando era uma revista respeitada e líder. Tive a satisfação de ler o “O Lula e minha Anta”. Bom descanso de tudo isto aqui

  95. Amei as suas “despedidas”, ainda bem que sempre volta, vou considerar desta vez umas férias mais longa , ele faz muita falta pra completar a equipe, mas todos vcs são excelentes! É o único jornalistas que leio e assisto , Assinei a Crusoe desde o primeiro dia , aliás foi fim de tarde ou noite, daquele dia em diante sempre adorei e adoro !!! Eu sinto o Diogo como um pássaro que precisa viver livre!! Adoro ele , vou sentir falta !!!

    1. Diogo , vc pode deixar de escrever mas não deixará de ler. O Brasil vai continuar nos seus pesadelos.... Mario ,não nos abandone. Vai ficando , como sempre.

  96. A canção "Friends for Life" foi escrita para vcs, antes de sê-la para as olimpíadas de Barcelona! Amizade que resistiu mais que os casamentos de vcs. Acompanho Diogo desde sua passagem pela Veja ( hoje, Não Olhe). Um excepcional expositor de suas verdades. Pérolas ácidas, cáustica, para gregos, troianos et caterva. Esqueceu que as massas ignaras, os porcos, não pensantes, tão nem aí para a degustação de suas reflexivas e brilhantes pérolas! Não pagam, nem aplaudem. Acabou o tesão do Diogo.

  97. Estas são as verdadeiras amizades do passado, hoje quase não existem mais,maravilhosa , Retrospectiva. SEMPRE E Para SEMPRE AMIGOS!

  98. Voce e o Diogo são perfeitos no fazem . Sinto muito mas nao tinha outro jeito..... o texto de despedida do Diogo vou guardar para sempre. Boa sorte p todos nós !

  99. Terminei seu texto em lágrimas. Que presente a vida deu a vocês ! Uma amizade assim é um grande privilégio! Diogo nos fará muita falta, mas fico feliz que ele busque um pouco de paz nesses tempos desalentadores. E nós vamos ficando também…

  100. Pagamento Parabéns, tenho esperança e fé que vamos encontrar o caminho e vocês fazem parte, desse novo BRASIL que a muito procuramos.

  101. Que amizade maravilhosa ,são as verdadeiras do passado que poucas existem hoje.Sejam para sempre AMIGOS ,lindo teu depoimento !

  102. Entendo e tomou a decisão correta o Diogo Entre a insanidade e selvageria da conjuntura. A despedida é a solução lúcida. Parabéns Diogo pega escolha.

  103. Depois da destruição da lava-jato esperança de que o povo brasileiro fosse dar uma resposta vigorosa contra os corruptos que dominam os 3 poderes ao apoiar Moro se mostrou vã. Ao não passar de 11% de apoio, o povo brasileiro demonstrou com clareza sua verdadeira índole. Esse golpe foi demais para Diogo aceitar. Ele agonizou por meses na sua coluna até que finalmente desistiu. Entendo e sou totalmente solidário.

    1. Sim, uma surpresa desagradável! Alguém sabe o motivo da saída dele ?

  104. Vou sentir falta da coluna do Diogo na Crusoé, no Antagonista e de suas participações no YouTube. Sou fã de vocês. Acompanhava as Reuniões de Pauta no YT e, a partir daí, passei a acompanhar também no site. Realmente o Brasil cansa a gente. O jornalismo brasileiro fica órfão de alguém com opinião forte, verdadeira e contundente. Lamento muito.

  105. Amei o depoimento. Vou sentir saudades do Diogo, de verdade! Mas essa volubilidade parece ser a principal característica dele. Entendo bem isso. Acho que me identifico um pouco com ele. No mais, que felicidade se contar com um amizade tão longeva e leal!

  106. Nos alegramos com o seu “ficando, ficando”……. Assim seguimos tendo uma voz coerente, muitas vezes casada da mesmice desse país, compreensível, todos estamos, a nos proporcionar um pouco de leveza e lucidez! Bela amizade, felizmente vc terá o privilégio de tê-lo por perto, a nós nos cabe esperar que um dia ele volte a nos proporcionar belos textos, sucesso Diogo e a todos vcs!

  107. Gregório De Matos, Eça de Queiroz, Nelson Rodrigues, Paulo Francis, Ivan Lessa, Diogo Mainardi e João Pereira Coutinho... uma galeria de brilhantes cronistas da política e de costumes e de obras destiladas em Português com alto grau de pureza e pH inferior a 7. Quem mais seria digno de adentra-la? Minha vista não alcança...

  108. que M...a o Diogo deixar de escrever , e linda amizade verdadeira, é o que nos falta neste país, onde pílulas egoístas, corruptos. Eita país sem esperança.

  109. Mario, tenho mania de ler várias vezes as partes d um texto ou livro q eu gostaria q fossem diferentes, vai q era e eu ñ entendi direito... Li a despedida do Diogo umas 5x e seu artigo tb! Apesar de vcs ñ saberem da minha existência, são 2 melhores amigos🤷‍♀️ Nunca pensei no Diogo como medida de imobilidd, mas o sr serve d medida da minha qdo fala da França como se fosse a rua ali... dobrando a esquina! Enquanto espero a volta do meu outro amigo, voltei p o livro do Tito! Fiquem perto, p fvr💔

  110. Mário, fico por aqui com você que MUITO admiro. Tá difícil pensar em não ler mais o seu "amigo pra sempre", mas você me deu a esperança que seja mais uma despedida , que pelo nosso cenário político poderá ser longa . Me identifico c a desesperança do Diogo , nossa política levou grande parte de minha alegria. Ao Diogo minha gratidão e minha grande torcida e a você minha gratidão pelo que já fez e por continuar conosco .

    1. Permita-me Maria me apropriar do teu belíssimo comentário! Até breve, Diogo! Obrigado, Mário! Parabéns pra vocês pela amizade longeva e pela incansável luta por um Brasil digno!

  111. Parabéns pela grande amizade. Eu sou mais que que entirei falta de Diogo. Boa sorte pra ele na nova fase da vida

  112. A Crusoe e o Antagonista sáo minhas leituras obrigatórias e você, Mario, juntamente com o Diego, meus mentores. Adoro ambos. Espero que seja uma “despedida” curta. A esperança é a última que morre, ou já estaríamos todos -e há muito - mortos neste país.

  113. Chocada! Se o Diogo não escreve mais,não faz sentido ler sobre política, sem a mínima chance de mudanças. Ao menos fica você Mario Sabino, com textos que alimentam o espírito

  114. Muito bonita essa amizade. Mas haverá outras despedidas porque o Diogo, após esse ano sabático, voltará. Tomara. Temos pouquíssimos jornalistas sério e independente como ele.

  115. Confesso que tenho inveja de ambos. Do Diogo por ter coseguido- ou criado - oportunidades de sair do Bananão cada vez que o ar, por aqui, fica irrespirável para os padrões dele. Do Mário Sabino eu invejo a resiliência, a força de sempre encontrar uma maneira de ir ficando, ficando, ficando.

  116. Eu já vinha desconfiando do Mainardi...que m...! (desculpem!!!); só falta vc agora, né Sabino, que anda pra lá de macambúzio! Pel'amor de deus....!!!

  117. Linda, saudável e rica amizade que só contribui para nossas informação e cultura. Uma pena ele ter saído. Mas, pelo jeito, esse é o Diogo, não é? Espero que você, Mario que graças a Deus sempre fica, continue nos satisfazendo com seus ricos textos e, de vez em quando, por favor, dê notícias do Diogo.

  118. Diogo vai fazer muita falta mas, entendo sua atitude. Se pudesse, também daria um tempo desse País. Para quem fica: Forca, Foco e muita Fé. Estamos juntos!!!!!!!

  119. Sorte sua que apesar da despedida continuará sabendo do Diogo. Eu, que já me sentia um pouco amiga dele, só gostaria de pensar que a despedida não foi para sempre. Gostaria de ter notícias dele de tempos em tempos. Faça isso por nós Mário!

  120. Os comentários abaixo refletem meus sentimentos.Mas faltou uma constatação: Você, Mario, ficará ainda mais sozinho.😢

    1. Vocês são maravilhosos, mentes livres, brilhantes, as despedidas são próprias das mudanças e necessárias para quem pensa e sente diferente. O nosso jornalismo previsível e partidario é composto na sua maioria por covardes e não merece vocês.. Ainda ontem ouvi um dos idiotas falando que a democracia na atividade politica , exige tradição......(será que não sera corrupção?).... Está dificil!!! Façam o que quiserem e puderem mas não deixem de escrever, se despeçam e se reencontrem.

  121. Lindo texto. Nosso Crusoe não por destino mas, por escolha própria náufrago entre canais e livros em vez de alguma ilha perdida no pacífico. Espero que em um novo dia uma vez mais venha iluminar as cores com a sua bela luz. Fico no aguardo e na esperança do seu retorno, quando puder, quando quiser.

  122. Que bom que vc vai ficando e ficando...gosto tanto de ler os seus textos que o faço bem devagarinho, para demorar para acabar.

  123. Que inveja! Abençoados sejam os que podem virar as costas para esta podridão que cobre o Brasil. Só acho que é impossível fazê-lo de fato se se é genuinamente brasileiro. As idas e vindas do Diogo só confirmam isto. Podemos nos dar uma folga, mas os miasmas fedorentos não saem da nossa pele, e sempre nos arrastarão de volta.

    1. Ele comunicou no Antagonista intitulado :" Saindo de fininho"

  124. Curioso é que na coluna de semana passada, comentei que estava parecendo que o Diogo tinha desistido da revista. Não sabia de nada até então. E um tosco de comentários se esforçou para enxergar no que eu escrevia algo como se fosse uma crítica de bolsonarista, chamando-me de 'gado'. Que pena, mas, faz parte da vida.

  125. Vcs dois são reais! Ao contrário de muitos q escrevem para defender algo exterior, a impressão que temos aqui em casa é q vcs expõem vcs mesmos nos textos.. seja para falar de política, da vida, da amizade, do passado. Espero poder ler vcs sempre, pq precisamos nos identificar com algo q tenha brotado no nosso país... um grande abraço de uma desconhecida leitora, q conhece um pouco de vcs há pouco mais de 2 décadas.

    1. Concordo com Sofia e ainda bem que ficamos com Mário, um pouco de Diogo.

  126. Como sempre, um belíssimo texto Mario. Demontra o quão verdadeira é a amizade de vocês. Tentei comentar no texto do “Despertador” da despedida do Diogo, mas não consegui. Desejo a ele tudo de melhor e que ele volte sim a escrever. Abraços!

  127. Texto e amizade comoventes. Sinto gratidão por essa admirável parceria, que gerou a melhor revista do jornalismo brasileiro!

  128. .. O senhor Enio Mainardi (um torturador) colocou o Diogo para trabalhar. ... Fica aqui minha honesta e modesta despedida do Diogo. Sou fã do Diogo. Sou fã do Sabino Filho.

    1. Entre idas e vindas espero que seja mais uma vinda sem ida, se enganado só posso dizer que pena .

Mais notícias
Assine agora
TOPO