MarioSabino

Lula, a farsa e a tragédia

05.10.18

George Orwell afirmou que “algumas vezes o primeiro dever dos homens inteligentes é reafirmar o óbvio”. Não sou uma grande inteligência, mas sigo esse princípio como jornalista: repito o óbvio quando acho necessário. Já criticaram a minha falta de originalidade, mas o dever está acima de tudo. E o óbvio a ser reafirmado é que o perigo autoritário está na eleição do poste lulista, por mais improvável que ela pareça neste momento, de acordo com a pesquisa da Crusoé publicada nesta edição.

A operação em curso para abafar o autoritarismo de Lula, PT et caterva sustenta-se na gritaria sobre o elogio de Jair Bolsonaro ao regime militar de 1964 (ou “movimento”, como prefere o petista Dias Toffoli) e as suas declarações idiotas ou abjetas a respeito de minorias. Eu já disse, em outra coluna, que discutir 1964 hoje faz tanto sentido quando discutir 1910 em 1964 – ou, me ocorre agora, 2018 em 2072. Quanto às minorias, lembre-se de que Lula foi acusado de ser racista pela mãe da sua filha, em 1989, exibe comportamentos sexistas e, até que o politicamente correto se impusesse, fazia piadas sobre “veados” em público, para não falar do episódio mal explicado do “menino do MEP”. Presidentes com compostura e desprovidos de preconceitos são recomendáveis, mas a falta de tais atributos não implica que tenham poder para perseguir minorias no Brasil, porque isso atentaria contra a Constituição e o ordenamento jurídico e causaria a repulsa imediata da sociedade. É francamente estúpido acreditar que Bolsonaro vá criar milícias para bater em gays e humilhar negros ou que possa legalizar a tortura de presos ou diminuir ainda mais os salários das mulheres.

A obviedade é que, sob a batuta dos governos corruptos e incompetentes do PT, a criminalidade explodiu – e se continuou a bater em gays, a humilhar negros, a torturar presos e a pagar salários menores a mulheres. Outra obviedade é que, em matéria de política pública, a prioridade para maioria e minorias é diminuir drasticamente o número de homicídios, assaltos e furtos no país — e não vitimizar os criminosos e criminalizar as vítimas. Alguém precisa calcular o valor do que é roubado de pobres a cada dia. Chuto que, ao final de um ano, deve ser o equivalente a um terço do PIB do Paraguai. Essa, sim, é uma abordagem social do problema. A proteção da vida e do patrimônio de todos os cidadãos está na base dos direitos adquiridos e daqueles a serem conquistados em quaisquer campos.

Ditas essa obviedades, passemos ao autoritarismo do plano de governo do PT. O texto está disponível na internet, e nunca a falta do hábito de leitura dos brasileiros foi tão perigosa. Pouca gente o leu. Leia. O condenado José Dirceu causou espanto ao afirmar que se deveria tirar o poder de investigação do Ministério Público e todos os poderes do Supremo Tribunal Federal, mas consta do plano de governo “impedir abusos” do Judiciário e “estimular a participação e o controle social em todos os Poderes da União e no Ministério Público”. Os petistas também explicitam a intenção de amordaçar a imprensa, por meio do que chamam de “novo marco regulatório” nas comunicações. Na economia, o projeto é destruir qualquer possibilidade de diminuir o tamanho do Estado sustentado pelos pagadores de impostos. Pelo contrário, desejam aumentá-lo com “desprivatizações” e, assim, gastar mais o nosso dinheiro. Até o tabelamento de juros está previsto, de forma oblíqua, dentro da proposta geral de repetir tudo aquilo que já mostrou dar muito errado.

O general Hamilton Mourão, vice de Bolsonaro, sugeriu uma nova Constituição sem Assembleia Constituinte, feita por “notáveis” e aprovada por plebiscito. Foi massacrado com razão. Lula e seu bando de seguidores querem, no papel, fragilizar as instituições com plebiscitos, assembleísmos e a criação de mais conselhos ideológicos. O plano de governo do PT fala “em reforma política com participação popular” e a “elaboração de um amplo roteiro de debates sobre os grandes temas nacionais e sobre o formato da Constituinte”. Ou seja, o PT quer uma nova Constituição. Eu gostaria de uma nova Constituição, mas não a deles — “com soberania popular em grau máximo”. Na verdade, o que pretendem é promover a apropriação indébita e completa das estruturas institucionais, por meio de uma Carta Magna escrita ao gosto lulopetista. Venezuela.

O autoritarismo petista só não foi adiante entre 2003 e 2016 porque houve resistência de parte da imprensa e dos cidadãos — e, não menos importante, a roubalheira da tigrada revolucionária foi descoberta a tempo de impedir a concretização do projeto de o partido perpetuar-se no poder, fraudando eleições com dinheiro sujo. Mas, se o poste Haddad for eleito, Lula se sentirá legitimado a tentar colocá-lo em prática de novo. Solto, na condição de ministro ou eminência parda, o seu primeiro objetivo será vingar-se de todos os que investigaram, denunciaram e condenaram os crimes que cometeu — e tratar de anular a possibilidade de que a Justiça volte a funcionar contra ele e a sua turma. No plano de governo, o PT não tem vergonha de mentir que o impeachment de Dilma Rousseff, autora de uma gigantesca fraude fiscal para maquiar contas públicas, foi “o golpe de 2016”, seguido da “perseguição judicial” a Lula, daí a necessidade de “refundação democrática”. Mostra de que a organização assumiu abertamente a vigarice de que a democracia é um valor estratégico, como sempre pensou a esquerda da esquerda petista, e não um valor universal. José Dirceu foi didático nesse sentido, ao afirmar que, reinstalados no Planalto, eles tomarão o poder. Esqueçam, portanto, o “Lulinha Paz e Amor”. Se os eleitores colocarem Fernando Haddad no Planalto, os petistas virão com força contra quem se opuser, já que a única forma de sobreviverem é matando a democracia. Para isso, terão a cumplicidade de oportunistas que a eles se aliaram na gatunagem dos mandatos passados. A vanguarda e a retaguarda do atraso se unirão, com consequências imprevisíveis.

Karl Marx, o sapo barbudo alemão que continua a ser usado para doutrinação nas escolas e universidades nacionais, escreveu que a história se repete primeiro como tragédia e, depois, como farsa. A tentativa de Lula fugir para a presidência da República por interposta pessoa inverte a frase. Ele é uma farsa que poderá se repetir como tragédia. Ulule-se a obviedade.

Como Regina Duarte, eu tenho medo. É bom ter medo — e de qualquer governante. Mas o medo não pode nos paralisar ou resultar em fuga do embate, dentro dos limites constitucionais (de hoje). Em Sobre o Medo, Michel de Montaigne, que jamais precisou ser óbvio nos seus Ensaios, cita a derrota dos romanos na primeira batalha travada contra as tropas do general cartaginês Aníbal. Diz Montaigne: “Uma tropa de dez mil homens a pé, tomados pelo medo, não vendo por onde dar passagem à sua covardia, jogou-se contra o grosso do inimigo, que ela rompeu com esforço maravilhoso e grande morte de cartagineses, comprando uma fuga vergonhosa pelo mesmo preço de uma vitória gloriosa. É disso que eu tenho mais medo”.

Eu também.

 

 

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tu és ótimo. Quem diria só te olhando na tela qdo se reuniam no quadro semanal de vcs. Parabéns. Ajude este país no buraco.

  2. Mario Sabino, você poderá contribuir muitíssimo para que as pessoas interessadas de verdade, possam saber e entender o Brasil de hoje. Vc e outros colaboraram com um grande jornalista, Leonardo Coutinho, em seu livro "Hugo Cháves-O Espectro". Atualíssimo, narra com total clareza a implantação do bolivarianismo/chavista/cubano em nosso país, pelo PT e partidos de esquerda. Fale-nos a respeito. Dê palestras a respeito. Livro de leitura obrigatória em todas as universidades e cursos secundários.

  3. Mário Sabino, Antagonista e Crusoé tem que dar um jeito de que pessoas medianas entendam que o programa do pt deixa claro que por exemplo, tendo o presidente o direito e poder pra convocar plebiscito, estará nos levando para o mesmo caminho que Chaves levou o povo da Venezuela. Esse programa deve ser distrinchado pra que as pessoas medianas pelo menos entendam o risco de votar nessas pessoas de viés esquerdista.

  4. Perfeita análise. O triste é que nenhum candidato explorou o plano de governo do PT, expondo o seu viés autoritário e o propósito declarado de tomar o poder a qualquer custo.

  5. Jä presenciamos muita coisa ruim. Não temos mais tempo para incertezas. O cidadão de bem vai as ùltimas consequências. PT nunca mais! E que Deus tenha misericórdia do Brasil.

  6. Mario, me desculpe, mas vou deixar aqui meu comentário. Sistematicamente, quando leio algo do Igor G. me causa algum tipo de desconforto, acho tendencioso. Sou assinante e quero continuar a ser por isso deixo aqui minha opinião. Era do The Economist e cancelei, já não tenho mais saco pro não-jornalismo.

  7. Acredito que o Bolsonaro ganha no primeiro turno. Se não for no primeiro será no segundo. Se não for em Nenhum dos dois ganharemos nas ruas. PT nunca mais. Só passando por cima do meu cadáver.

    1. Temo que se o PT vencer haverá uma ruptura social com consequências imprevisíveis.

  8. Artigo perfeito, contudo não devemos ter medo e sim enfrentá-los, pois a razão está conosco e ela vingará afinal. O povo foi iludido por anos, mas acordou, e para isto contou com sublimes declarações do poste Dilma, e seus asseclas e sofreu as agruras de uma recessão fruto da corrupção e da incompetência do PT. Ao assinar a CRUSOÉ tinha a certeza de contar com os brilhantes jornalistas, todos sem exceção, para dizer a verdade escrita e falada em seus vídeos. Recomendo a todos que divulguem.

  9. Mario gostaria de ressaltar as prioridade das gestoes petistas iniciadas nas prefeituras na decadas 80 e 90, ate finais dos anos 2014 ja na esfera federal. Os gestores priorizaram amealhar os caixas 1, 2 etc, para futuras campanhas e para os enriquecimentos pessoais. Nao houve TEMPO para se pensar na implantacao do poder, tipo "conquista- J. Dirceu. O programa petista no TSE, diz claramente como sera a tal "conquista". As nossas intituicoes nao sao tao fortes e vacinadas para aguentarem isto ai

  10. Ainda existe imprensa e jornalista livres e cultos alem das estagiarias da PUC (N.R.)na Globo,alem dos comunistas da Folha e das Universidades,alem dos tendenciosos da VEJA e decaidos no ostracismo na grande midia.Envio toda semana a capa da Crusoe para o grupo de Zapp para que assinem a revista.Eh minha contribuicao para o OBVIO.E Bolsonaro para limpar essa merda que o PT deixou esse pais.

  11. De fato é sério, mas, eu tenho esperança que no dia 07/10/2018, por um pequeno espaço de tempo de cada um, muitos de nós, deixem de ser um idiota funcionau e vote no nos candidato certos, em todos níveis e venhamos a ter, no futuro, um país mais justo para todos.

  12. Jornalista Mario Sabino, parabéns pelas excelentes reportagens e pela revista Crusoé. Jornalismo sério e competente, sem devaneios ideológicos e tendenciosos. Quem "fala a verdade não merece castigo", mas os mentirosos, malfeitores, corruptos e vendilhões da pátria têm que cumprir as penas impostas pela justiça. Que o Brasil possa recuperar os seus anseios de país trabalhador, sério e justo.

  13. Magnífico artigo!!!! Parabéns!!! Eu também tenho muito medo. Mário, sua análise é perfeita e, como eu, muitas pessoas já mudaram a intenção de votar em outros candidatos de primeira escolha, tais como João Amoedo ou Álvaro dias.

  14. Perfeito o texto! Eu também tenho medo! E como O Antagonista já disse “com eles nós já sabemos que vai ser uma catástrofe, com o outro ainda há uma esperança”. Pt nunca, Pt não, Pt jamais!

  15. Mais um excelente texto de Mário Sabino. Pena que não podemos copiar para enviar a amigos- e inimigos!- e postar nas mídia sociais.

    1. Pode sim Denon e demais. Dê um google em Mario Sabino, Lula, a farsa e a tragédia, copie e cole em qualquer mídia que você selecionar. Vamos para cima. BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.

  16. Onde está escrito que somente uma constituinte "eleita pelo povo" estaria capacitada e moldar uma nova constituição? A dos americanos foi feito por "notáveis" e dura até os dias de hoje! A nossa de 1988 foi feita por constituinte eleita e simplesmente engessou o país! Uma das características de Bolsonaro fez com que milhões de pessoas se bandeassem para o seu lado: ele não é hipócrita.

    1. Perfeito. Essa Constituição é um exagero de artigos que deveriam se manter em legislação própria. Ao invés de secarem a Constituição de 88, entupiram de Artigos que como tudo no Brasil, ou não aplicam de forma devida ou dão margem a interpretações dúbias.

  17. Nesse momento importantíssimo para o Brasil, sugiro que liberem esse texto para que possamos compartilhar e ajudar muitos cidadãos a refletir sobre seu voto

  18. MÁRIO , PERFEITO . Embora ainda existam colegas jornalista nos PLIN PLINS da vida ignorando a realidade petista tal como ela é e as monstruosidades criadas com a omissão de muitos e na tibieza daqueles que sabiam de tudo e pouco fizeram .Não fosse o MORO e lá atrás o maluco do JEFERSON , e hoje você DIOGO , WILIAN WACC e outros estariam exiladas a chibatadas em uma ilha do Caribe / Venezuelana .Felizmente o povo acimilou a realidade e colocou a esperança no pescoço vai em frente . CARLOS

  19. Parabéns , Mário. Isso é um texto pra ser publicado nas redes sociais . Não é hora de se escrever apenas para assinantes.

    1. Concordo!!! Vocês poderiam liberar o compartilhamento até o final do segundo turno. Se houver.

  20. É FÁCILL, FÁCIL, A VOLTA DE LULLA, COM HYADDAD. É SÓ AMPLIAR O QUADRO DE MINISTROS DO SUPREMO, COLOCAR MAIS 10 E GANHAR MAIORIA. AÍ, ENTÃO, SAIRÁ O LIBERA GERAL, INICIADO POR GILMAR MENDES. ANARQUIA TOTAL. O INICIO DA REVOLUÇÃO BOLCHEVIQUE.

    1. Agora é a hora de brecar a intenção socialista que já vem se delineando com a revolução cultural sorrateiramente colocada pelos intelectuais de esquerda nas universidades e outros espaços há décadas. A alternativa nesse contexto brasileiro é eleger Bolsonaro presidente para impedir o plano petista que será nefasto para a democracia brasileira e consequentemente para a nossa sociedade. Sem esquecer que bem próximo do socialismo está o fascismo. Aliás, acusam Bolsonaro daquilo que eles podem ser.

  21. O Brasil está mudando para melhor. O que não pode, em tempo algum, é a militância de direita se afrouxar. Bem como, todos temos que permanecer alertas contra indícios do que considerarmos retrocesso. O preço da liberdade e da democracia é a eterna vigilância, bem como o avanço do esclarecimento das pessoas. A Vitória ✌ de Bolsonaro é apenas um começo. Ele mesmo terá que se cuidar, pois prevejo que sofrerá atentados.

  22. Raciocinando de outra forma, se O Antagonista insiste no voto ao Bolsonaro, que não é muito diferente do Huinddad - em pessoa e não no partido -, pois tem imensa rejeição, por quê não informou em tempo aos leitores que havia candidato co menos rejeição para enfrentar o Huinddad? O medo que tenho do Huinddad vencer é o mesmo que tenho do Bolsonaro. Nenhum deles tem aptidão para ser presidente da República. O Huinddad porque será fantoche do Lula e o Bolsonaro porque não entende nada de nada.

    1. É Fake News que ela é desarmamentista e defende aborto?

  23. Mario Sabino e a equipe Crusoé e O Antagonista sempre abordam de maneira inteligente a política, até mesmo aquela parte dela que deveríamos usar luvas higiênicas antes de tocar.

  24. Pra ser lido e relido por todos os brasileiros durante os próximos anos. Não vai ser fácil, mesmo com Bolsonaro. Eu também tenho medo.

  25. Muito bom Mário, você fez a análise que muitos não fazem, seja por medo, ou por cegueira mesmo, acredito mais que por cegueira. Acorda Brasil.

  26. Outra falácia. Humilhação de negros. O Brasil não é um pais racista. As únicas leis racistas que existem aqui são as que beneficiam os negros através das cotas, por exemplo. Justificam através de uma tal "divida histórica" que além de inexistente tem como pano de fundo a falsificação da história do Brasil. O negro ativista hoje tem ódio de tudo que possa vir do branco. Eles é que são racistas! Infelizmente que mais morre no Brasil hoje são pardos e entretanto quem mais mata também são pardos.

  27. Alguém poderia indicar onde no Brasil (empresa, orgão público, etc) há diferença de salários devido a sexo, trabalhando na mesma função, com a mesma carga horária? O mito de diferença salarial por sexo é um flatus vocis repetido inclusive por quem deveria investigar um pouquinho sobre o assunto. A própria CLT já proíbe a prática.

  28. Plano de Governo, principalmente dos candidatos com maiores chances de serem eleitos, deveriam ser matérias OBRIGATÓRIAS nos ensinos Fundamental e Médio. Quem sabe assim, não haveria tanta alienação.

  29. Até pouco tempo não via possibilidade alguma de perpetuação do PT (Ditadura comunista) no Brasil justificando-me pela diversidade da população no que tange à cultura, "raças", religiões, etc., mas assistindo um condenado manipulando as eleições por detrás das grades, colocando-se acima das leis, hoje eu também tenho medo.

  30. Mário, tens todos os atributos para escrever um livro. Abre logo esta represa, sugiro uns tempos ( quando der) na Provence, não longe de Nice. Uns meses sabáticos. Hoje dirigistes com elegância as pesquisas. És um rapaz bonito. Apenas nas reuniões de pauta tens cara de sono... Allez!!!

    1. Concordo! E o impecável texto acima deveria ser publicado nas redes sociais para conhecimento de todos. Quanto aos meses sabáticos, sugiro a leitura do livro Um Ano na Provence, de um ex-publicitário inglês que conta sua experiência de vida na França profunda. Parabéns Mario, vc me inspira.

  31. Além de votar no B17, falar para quem posso a respeito dessa organização criminosa, o que mais posso fazer? Vou ter esperança...

  32. Eu vejo o programa de governo do PT como ameaça a democracia e valores morais e culturais, mas mesmo entre colegas com ensino superior é difícil refutar as ideias de Marx, continuam vendo o governo como salvação para os pobres e nós somos apenas "egoístas".

  33. Fantástica sua análise. Concordo plenamente com suas colocações. Não vejo é como convencer aqueles que teoricamente pensam e mesmo assim continuam apoiando mais um governo do PT. Isto realmente eu não entendo.

  34. Sabino, parabéns pela visão geral de passado, presente e futuro, fez um retrato fiel das forças que nos trouxeram até aqui. No seu afã de implantar um sistema FEUDAL eles ignoraram a inteligência do DNA miscigenado de nosso povo, um DNA de quem buscou novos horizontes no passado para colonizar nossas terras selvagens, nosso povo tem um DNA indomável, parece manso, mas trás em si uma força resiliente que jamais aceitará a domesticação.

  35. O texto foi contaminado pelo subjetivismo das poralizacões e por um futorologismo metafísico. Sabino: vc saiu de Veja mas a Veja não saiu de vc. Ainda bem que vc é melhor que seu texto. Amigo: (a)estamos no governo de leis e não de homens; (b) pensar e fazer na política são dimensões distantes; (c) o controle e diminuição do autoritarismo é a essência da democracia. Enfim, vc prefere um autoritário armado de armas de fogo do que o autoritário falador. Simples assim. Abraço.

    1. O momento é gravíssimo, por obra e graça do lulopetismo, diga-se. Temos dois nomes e nenhum ideal. Ambos foram claramente analisados no importante artigo do Mario Sabino colocando os pingos nos is, raramente visto no jornalismo. Só não gosta quem ainda não compreendeu o que se passa no país. O Brasil está em risco e o medo é real. "Guardiães do templo" devem sim, escancarar sem meias palavras toda a conjuntura atual. O momento exige pragmatismo, não há clima para divagações filosóficas.

    2. Isso Fátima e Fernando. Vocês e eu podemos achar mil e uma razões e fatos para votar em x ou y, mas não elencar fato pelo medo. Porque esse argumento é fraco, porque aí fica como se os "guardiões do templo" não permitissem conhecer a verdade. Enfim, porque criamos mitos e nos comportamos como crianças ou primitivos a venerar o deus sol, a deusa chuva. Os "Crusuoístas" estão fazendo se comportam como 'guardiões do templo', quando a proposta de revista 100% política é ver todos os lados. Abraço.

    3. Resumir um regime bolivariano que instala tragédias humanas por onde passa, sem falar no maior esquema de corrupção da história construído por eles, na figura romantizada de um "autoritário falador", é história pra boi dormir. Os fatos se sobrepõem à vista de todos.

    4. Fernando: não disse para acreditar em x ou y. Defendo apenas "ver os vários aspectos da realidade para, realmente, ver!

    5. O Sabino lista o que está no programa do PT e pra você é futurologismo. O PT lança mentiras eleitoreiras e você acredita imediatamente. Deve ter algum tratamento psiquiátrico que cure esse tipo de condição, pois não é normal. Vai se tratar.

  36. Esse partido, visa exclusivamente, locupletarem-se seus dirigentes de qualquer forma fingindo que estão fazendo algo para o povo sofrível e desesperançoso sem saber que estão recebendo migalhas enquanto eles estão retirando dos cofres bilhões.

  37. Maravilhoso seu artigo, Mario! Pra ser guardado e rememorado aos nossos filhos no curtíssimo prazo, caso o PT se eleja e desse trágico futuro não escaparemos.

  38. Acho que o pt só ganha , se fraudar as urnas ( venezuelanas ) . Eles já provaram que são capazes de tudo, e realmente, " fazem o diabo" para ganhar as eleições . Mas achei muito significativo Dias Toffoli chamar o golpe de " movimento". Acho que eles já sabem que perderam. Preciso acreditar nisso.

  39. Artigo fundamental o de hoje. Toda a edição dessa 6a feira dia 5 está espetacular. Acho impressionante a conivência criminosa de outros veículos com o autoritarismo petista. Ainda bem que tem vcs!

    1. A ênfase maior é principalmente em uma correição/processo disciplinar do Juiz Moro após representação do Pt, do que discutir a gravidade do conteúdo da delação.

  40. Texto muito lúcido, Mário. Pena que aquilo que parece óbvio para pessoas bem informadas e de bom senso não consiga, ainda, sensibilizar os hipnotizados pela imprensa vendida...

  41. Brilhante na simplicidade da exposição didática e verdadeira. Mas pelo que tenho visto como cidadão comum é a vitória surpreendente de Jair Bolsonaro já no 1º Turno, porque, todos estamos com medo do pt voltar ao poder.

    1. Todos com algum estudo, mas os eleitores com apenas ensino fundamental (incapazes de interpretar textos e realizar operações básicas de matemática) são Haddad (ou Andrade...). Não gosto do Bolsonaro, mas voto nele no 1º turno. Eu também tenho medo do PT...

Mais notícias
Assine agora
TOPO