Foto: Marisa Wanzeller/ O AntagonistaValdemar Costa Neto e aliados em apresentação sobre a auditoria das urnas feita pelo PL

O fantasma das urnas

Bolsonaristas empedernidos continuarão achando que Bolsonaro venceu, mas o discurso contra as urnas se desgastou, assim como as condições políticas para contestar as eleições
25.11.22

“Como vamos viver com o fantasma da eleição de 2022?” Com essa pergunta, o presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, procurou demonstrar, na quarta-feira, 23, que uma “revisão extraordinária” do resultado das urnas, requisitada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), seria indispensável para dissipar as dúvidas de uma parte do eleitorado em relação à derrota de Jair Bolsonaro na corrida presidencial.

Bastaram quatro horas para que o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, decidisse o caso. Ele rejeitou o pedido de revisão dos votos. Mais que isso, condenou a coligação formada por PL, Republicanos e PP a pagar uma multa de 22,9 milhões de reais por litigância de má-fé. Moraes mandou ainda investigar Valdemar Costa Neto e o engenheiro Carlos Rocha, contratado pelo PL para auditar as urnas, por “crimes comuns e eleitorais com a finalidade de tumultuar o regime democrático brasileiro”.

O impacto dessa decisão relâmpago ainda não havia sido completamente absorvido nesta quinta-feira. Por isso, cabe retornar à pergunta de Valdemar Costa Neto: o Brasil vai ficar assombrado pelas eleições de 2022, ou vai passar para o próximo capítulo? A dura sentença de Alexandre de Moraes, personagem que o bolsonarismo transformou em um de seus maiores inimigos, vai redobrar o ânimo de quem bloqueia estradas e pede uma intervenção federal aos militares? Ou, depois dela, o movimento de contestação das eleições vai finalmente começar a refluir?

A tentativa de encontrar uma falha grave no sistema de votação brasileiro sai bastante enfraquecida desse episódio. O Instituto Voto Legal, presidido por Carlos Rocha, julgou ter encontrado essa falha ao compilar os relatórios de atividade (os logs) das 475 mil urnas utilizadas nas eleições e observar que todas aquelas fabricadas antes de 2020 exibiam um mesmo número de identificação. Dessa maneira, disse a análise, seria impossível associar cada boletim de votação a uma urna específica. Seria também impossível asseverar a integridade dos logs, ou seja, garantir que cada equipamento havia funcionado de maneira adequada, sem erros – ou interferências.

Com base nesse achado, o PL requisitou que os votos para presidente registrados nessas urnas de modelo mais antigo, no segundo turno da eleição, fossem desconsiderados. Isso resultaria na anulação de 67 milhões de votos. A eleição seria decidida pelos 51 milhões de votos válidos computados nas urnas de fabricação posterior a 2020. Segundo os cálculos do partido, isso inverteria o resultado das eleições. Bolsonaro venceria por 51% contra 49% de Lula.

Quando essa documentação foi entregue ao TSE, na terça-feira, 22, Alexandre de Moraes determinou que o mesmo tipo de análise realizado para o segundo turno das eleições fosse estendido ao primeiro turno, no prazo de 24 horas. Também deveria ser contemplada a votação para outros cargos, além de presidente: governador, senador, deputado federal e deputado estadual. A lógica era fácil de compreender. Uma falha do tipo relatado comprometeria a votação naquelas urnas como um todo. Não faria sentido limitar as consequências aos votos para presidente.

Esgotado o prazo, o PL deixou de cumprir a exigência de Alexandre de Moraes. Isso teria bastado para que o ministro mandasse arquivar a ação, por razões meramente processuais. Mas ele tomou o cuidado de requisitar um parecer à Secretaria de Tecnologia do tribunal e, assim, pôde rebater também os argumentos do Instituto Voto Legal, que definiu como “absolutamente falsos”.

Alguém dirá que os técnicos da Justiça Eleitoral só poderiam mesmo defender os sistemas digitais que eles próprios desenvolveram. O fato, porém, é que diversos especialistas independentes também contestaram as conclusões do Instituto Voto Legal pela imprensa, corroborando as explicações dos engenheiros do TSE. Ficou demonstrado que existe um outro identificador que permite atestar a integridade dos logs de urna e ao mesmo tempo correlacionar uma equipamento específico com seu boletim impresso: o “número de carga”, gerado quando o software de votação é instalado na urna.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéAlexandre de Moraes: sentença relâmpago e contundente
Em entrevista a Crusoé, Carlos Rocha afirma que realizou um trabalho técnico isento e que é injusto ser culpabilizado por isso. “Tenho 68 anos e uma reputação que foi construída ao longo de décadas de trabalho”, diz ele. Seu discurso a respeito das urnas, no entanto, mudou um pouco desde que ele falou em público pela primeira vez. Na entrevista coletiva de terça-feira em que apresentou sua auditoria, ele disse que era impossível associar uma urna a um log e que esse seria um problema insanável. A Cruosé, ele disse o contrário: “Sim, é possível associar um log a certa urna.” Ainda assim, afirma Rocha, identificou-se uma falha nas urnas antigas, o que não deveria acontecer.

O engenheiro da computação Bruno Albertini faz parte da Missão de Observação Eleitoral da Universidade de São Paulo, um grupo multidisciplinar com advogados, matemáticos, programadores e engenheiros que participou de todas as etapas do processo de preparação das urnas eletrônicas do TSE. Ele foi também um dos que se debruçaram sobre o relatório do Instituto Voto Legal nesta semana. “Há bugs no sistema de votação? Sim, como em qualquer outro sistema computacional. Mas jamais encontramos algo que comprometesse o sigilo ou a integridade do voto. O bug identificado pelo PL não possui nem de longe essa gravidade que querem lhe atribuir. Não faz sentido descartar milhões de votos por causa dele”, diz ele.

Marcos Simplício, também ele engenheiro computacional, integra a mesma missão da USP. Além disso, ele reuniu um time de pesquisadores de diversas universidades, como a Federal de São Carlos e a Federal do Pará, com a finalidade de produzir um material didático mostrando que as urnas brasileiras podem ser auditadas até mesmo por leigos. “Estamos em uma era em que todo mundo virou São Tomé”, diz ele. “Por isso, não faremos um relatório com ‘opiniões’, mas sim com experimentos e tutoriais que permitam à maior parcela possível da população fazer sua própria auditoria e verificar que as alegações que vêm sendo feitas sobre as urnas são alarmistas, não procedem. Quem quiser, poderá ver para crer.”

Essa ampla discussão do assunto vai tornando insustentável o discurso de que o sistema eleitoral brasileiro é uma “caixa preta”. Além disso, as condições políticas para a contestação do resultado das eleições também estão se reduzindo. Quando Alexandre de Moraes mandou o PL estender seu pedido de “verificação extraordinária” também ao primeiro turno, ele não expôs somente uma problema lógico da ação. Ele deixou escancarada também uma hipocrisia: como elegeu a maior bancada de deputados federais de sua história, o partido de Valdemar Costa Neto tentava satisfazer o desejo bolsonarista de melar as eleições presidenciais sem pôr em risco seus outros interesses.

A multa aplicada por Alexandre de Moraes à coligação PL-Republicanos-PP causou um racha entre os partidos. Republicanos e PP vão recorrer da sentença, alegando que Valdemar Costa Neto agiu em nome da coligação sem consultá-los e por isso o PL deve arcar sozinho com o ônus financeiro. Para esses políticos, faz sentido bancar os arroubos golpistas do bolsonarismo enquanto não houver perda de dinheiro e o risco de ir para o cadafalso.

Finalmente, como revelou O Antagonista nesta quinta-feira, os comandantes militares se reuniram com Jair Bolsonaro depois da decisão contundente de Alexandre de Moraes e avisaram que não existe unidade nas Forças Armadas para possibilitar uma reação mais dura contra o TSE. Nem mesmo uma manifestação política do Alto Comando seria viável neste momento.

Assim, neste momento, o que se vê é um desgaste cada vez maior do discurso de ataque às urnas eletrônicas; uma ruptura na base eleitoral de Bolsonaro, deixando isolados o PL e Valdemar Costa Neto; e novos sinais de que as Forças Armadas não vão tirar os tanques da garagem para satisfazer os “patriotas” acampados em frente aos quartéis. Muitos bolsonaristas empedernidos continuarão achando que a eleição foi roubada e deverão fazer barulho nos próximos anos. Mas o fantasma das eleições de 2022 será daqueles que gemem e arrastam correntes pelos corredores, sem no entanto pertencer ao script dos piores filmes de terror.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. engano seu, nós manés perdemos, mas jamais será esquecido o que o sistema juridico, eleitoral e midiatico fizeram. Vcs são os responsaveis pela 10sgraça vindoura. Malandro é malandro e mané é mané.

  2. Perdeu mané ,eleição não se ganha se toma Autor Barroso .Não queremos ganhar eleição queremos TOMAR o poder, Autor condenado solto da cadeia pelo exemplar amigo do amigo do meu pai .Ministro do stf Tofoli seu eterno subordinado CorruPTo jose Dirceu

  3. Este assunto está cansativo demais. A realidade é uma só: O "Larápio" de nove dedos, infelizmente ganhou a eleição. Isso o próprio "Mainardi", postou na Crusoé em Agosto e foi criticado por muitos. Avisados, todos foram.

    1. Acreditar em um anulado judicialmente, de novo? Missão impossível.

  4. Muitos eleitores que votaram em Lula foi com pretensao de anular bosonsro, erraram pois bosonaro seriam apenas 4 anos eestarrecidos da burrice muitos se arrependeram.pois o P,T JA SE PREPARA PRA 2026,Agora e tarde ines e morta.

  5. Cambada, vão chorar na cama que é lugar quente. Votei no Capetão Cloroquina quando foi eleito, votei nessa e votarei na próxima se do outro lado estiver o PT. Sou anti PT. Mas, cá p nós, o ADOLF HITLER tupiniquim foi tão ruim que trouxe o molusco de volta. Nada falou quando elevou descondenado. Idem quando lançou a candidatura, idem quando a candidatura foi aceita. Polarizou pq achou que era barbada. Dançou. O Min Xandão está certo. O pl não quer mexer no 1o turno pq não interessa. Li a petição.

  6. Muita barbaridade. Moro é suspeito por trocar mensagens com procuradores (ok), mas o Alexandre pode julgar a própria causa e dar uma porrada dessas. Mais alguém vai questionar algo na justiça? Só se for louco. Já os especialistas da USP, basta dar um Google pra ver quanto são isentos e imparciais Kkkkkkkkkkk. Viva a ciência! #sqn

  7. Será impossível identificar fraude sem o voto impresso, aprovado pelo Legislativo em 2018 mas descumprido pelo TSE. A urna foi cortina de fumaça para não percebermos onde se daria a 'fraude' na eleições. Enquanto falávamos em voto impresso, as emissoras foram tendenciosas sob as bênçãos do TSE, que calou as pessoas que ousaram falar a verdade sobre o L. Não houve 'fair play' e, sob a desculpa de 'fake news' bolsonarista a direita foi calada e dada carta branca para todos os ataques da esquerda.

  8. A assombração vai continuar por mais décadas além dos 30 anos de um sistema de baixa tecnologia eivado de paranóia com o hacker-papão da Intranet e da Internet.

    1. Música para o Fantasma do Bananão youtu.be/AQXVHITd1N4

  9. O “apagamento” da nossa velha Crusem-é, está tão notoriamente traçado, que dá uma baita saudade, do trio Diogo-Sabino-Dantas, e só nos resta verter as “lágrimas-decrocodilo” de sempre e fazer surgir o “descanse-em-paz” CruCru..as centenas de comentários às sextas, minguaram pra 3, 4, 5 de hoje.. pqp.. final triste..parabéns UOLulistas da Silva.. curtam essa despedida melancólica..Axé..

  10. "... com a finalidade de produzir um material didático...". Mas só agora? Pior que a ignorância são a vaidade e a prepotência. O Brasil merecia melhores políticos. E melhores Ministros, também.

  11. Os bolsonadas, no desespero, pedem ajuda até aos extraterrestres. É de dar dó. Ficam na chuva acampados enquanto a Familícia Bolsonaro continua cuidando da sua própria vida cheia de grana e regalias.

  12. é uma tentativa de um um homem. subserviente corrupto que devia está preso pela prática de várias corrupçoes agora aparece como do do partido defensor de um corrupto que que queria qu as forças armadas.Desseu um colpe e o colocasse como m ditador

  13. A cada dia fica mais claro que os próximos quatro anos estariam perdidos, qualquer que fosse o resultado das eleições. Talvez o meio ambiente seja poupado, mas é muito pouco para um país como o nosso …

  14. O uso do argumento por Alexandre de Moraes "crimes comuns e eleitorais com o intuito de TUMULTUAR o regime democrático brasileiro" é um argumento típico de uma sentença soviética, ora todos os cidadãos tem o direito em uma república de indagar de autoridades e instituições o pleno exercício correto de suas funções, Alexandre de Moraes manda um verdadeiro "cala a boca" (em um país que o próprio STF já disse que o "cala boca morreu") se há questionamentos e são lógicos, então se verifique

    1. Concordo plenamente. A ditadura já dando as cara. Não se pode mais indagar nada, mesmo que haja dúvidas. E ainda leva multa milionária.

    2. Manoel, parabéns pelo comentário! Lamentavelmente a mídia, por medo do enfrentamento em que pese a sua força opinativa (para o bem ou para mal, destaco).

  15. Não dá pra confiar em Valdemar Costa Neto. Alexandre de Moraes ordena que não devemos questionar, caso alguém faça vai sofrer punição . As mídias estão dando enfoque política para explicar o problema das urnas , como se isso fosse novidade . Gostaria de ter informações robustas de especialistas em urnas eletrônicas pra poder fazer um julgamento correto . Infelizmente, como diz o editorial : “ O fantasma das urnas continua”.

    1. Brilhante o seu comentário, Sandra. O fantasma do Brasil é o medo atávico dos brasileiros. Desde sempre. O jornalismo pelego difunde esse medo, censurando-o hipócritamente; justificam a injustiça de supremacistas pela tangente da política mais rasteira e ameaçadora; defendem a "democracia à brasileira" (dos poderosos de sempre praticando autocensura. Sim! com MEDO de ser FELIZ! Em favor da verdade: este artigo, saído da tangente. é um exemplo.

    2. Triste , deprimente , vergonhoso, falta de assunto é típico dos perdedores não aceitam o resultado , não aceitam o desastre do desgoverno , da polícia desastrosa, do rombo fiscal, das mortes, desmatamento, corrupção, criticarem o PT e fazem pior. O povo brasileiro acreditou em discurso que mostrou ser mentiroso, preconceituoso, racista, odioso, e agora querem continuar com essas mentiras, o povo está vacinado já disse FORA.

  16. Enquanto isso a bolsonada se refestelando na ar condicionado de suas mansões, o Mandrião já garantiu uma mesada polpuda mais uma mansãozinha pra chamar de sua. E os patriotários se ferrando na chuva👹👹👹👹👹👹

    1. concordo plenamente com os dois comentários acima. Neste país tão lindo e rico só aparece no comando , pessoas desqualificadas e que os elegem colocando no alto patamar. O que falta ao povo é o bom senso

  17. ...estamos lutando pela nossa LIBERDADE! ... estamos sim sendo manipulados...estamos vivendo o caos de um País com FUTURO assustador...

    1. Antônio, parabéns pela clareza de seu argumento

    2. Maria vocês estão sim sendo manipulados, porém, o manipulado é nada menos que o capitão psicopata genocida querendo fazer de vocês bucha para canhão. Acorda!

  18. A dúvida que tenho, até para tomar as providências. A revista está em fase de extinção? Acabou? Só cumprindo tabela para não devolver o dinheiro de quem ainda é assinante? Daqui a pouco aparece o Diogo Mainardi: "NOS AJUDEM, NOS SALVEM, ANULEM TUDO, ATÉ O GOL CONTRA A ARGENTINA!

    1. E a Crusoe avermelhou mesmo. Não se se por vergonha, paúra ou cooptação de futuras esmolas!!! TÔ FORA. Quero meu troco!!!!

    2. Aquela revista Crusoé/Antagonista que assinei acabou sim. Hoje não sinto mais aquela revista independente tocando nas feridas de quem quer que fosse. Hoje passam pano pra esse bando que antes eram criminosos mas que, supostamente ganharam as eleições. Cadê aquele Cláudio destemido que abordava assuntos nebulosos corajosamente? Sucumbiu ao poder? Desprezar milhões de brasileiros que estão na rua com sol ou chuva defendendo a liberdade do povo que, sabemos, está em risco, é muito decepcionante.

    3. Por que ficam perguntando se a revista acabou? Ela tem saído regularmente todas as semanas, com novos colaboradores, com matérias interessantes, novos olhares, muita informação… não entendo a vontade de detonar a revista apenas porque ela não adotou um pilantra pra chamar de seu! Claudio Dantas deixou claro que a revista seria combativa e verdadeira. Quem quer informação de qualidade, que continue a apoiar o jornalismo independente. Quem quer bater palma pra corrupto - que vá pra outras mídias.

    4. a revista já estava caindo antes da saída do Diogo. A pá de cal foi o adeus do Mário

  19. Com essa enxurrada de opiniões pro’ e contra essa tecnologia cabocla das urnas e com mais perversos explicativos cheios de malabarismos matemáticos ( “ah! essa por.ra da hipotenusa!) para impor mais dúvidas (nos queimados de raiva) cérebros de galinha dos lulobolsonaristas vi, antes mesmo de se divulgar essas teses de “inglesver”, a midia azeitada (correu grana?) por optar pelos luloptistas. É mais confortável. Uma dúvida me incomoda (sobretudo por ser um militante da academia

    1. universitária brasileira composta de pesquisadores dinheiristas- maioria luloptista-ou alguns neo bolsonaristas espaciais- do orçamento público e criadores do nada ou do duvidoso): porque não contrataram empresas alheias a essa guerra fratricida de cuspe, ilesa de competência cientifica e moral pois pertencem aos tais grupos. Por que não os “lampadinhas” do vale do silício? O que? Os supremacistas vetaram?

  20. Na sequencia : E quanto aos que estão nas ruas, quem lhes disse que são bolsonaristas, lhes convem esta decisão, são patriotas que não querem ser roubados descaradamente. Sabem quanta tramoia houve neste processo desde a soltura do maior Larapio do mundo, e agora querem deixar ele tomar conta da mesma carteira que já roubou antes. E finalmente, a reação de indignação e ir as ruas só irá se alterar quando tentarem enfrentar com violencia, e com violencia será respondida, esperem para ver !!

  21. Ainda bem que a expiração da minha assinatura está chegando. Isso aqui virou um antro de Petistas e Bolsonaristas sem noção. Pior os petistas que apoiam sem restrições, um criminoso condenado pela justiça real e descondenado por uma justiça do mundo invertido.

    1. Sim, Antonio! ambos são ladrões (em que pese a fábula, difundida como verdade pétrea, não há ladrão bonzinho: pode matar pelo patrimônio do outro ou dos outros- dinheiro público- como é o caso). Um gerou o outro: Lula gerou a reação Bolsonaro. O Brasiu sifo!

    2. Acho pior os bolsonaristas que apoiam um psicopata genocida e ladrão também ou o orçamento secreto não é ladroagem?

    3. a picaretagem e nao devolver o valor pago. Compramos mainardi e estamos recebendo Ken e assessor do Alckimin

    4. POis é azar o meu que fui iludido por materias esparsas e assinei por 2 anos , quando comecei a acessar como assinante ví quão tendencioso este pessoal de Antagonista e Crusoé, tentei cancelar assinatura, mas é um caça trouxa, se negaram. Antagonista virou UOL ( argh!) e Crusoé com debandadas dos principais jornalistas cujos nomes davam alguma qualidade isto virou uma casa de comprados.

  22. SERÁ QUE OS COR RUPTOS ALIADOS DA TCHUTCHUCA DO CENTRÃO ,IGNORAM QUE FORAM AS MESMAS URNAS NO 1 TURNO E SEMPRE FORAM ELEITOS COM ESSAS URNAS ? WALDEMAR COSTNETO ,

    1. Waldemar costa neto o FICHA SUJA CHEFE DO CENTRÃO E APOIADO PELOS 🐀🐀🐀🐀LOUCOS POR 💰💰💰💰💰

  23. O Alexandre de Morais está mostrando a todos que merecia ser presidente da república, é firme, sábio, entende das coisas, joga bem sinuca, age rápido, não fala besteiras igual a um certo presi, para mim excelente.

    1. Com certeza, temos lei, o tempo da baderna já foi de 2018 a 2022. Agora cumpra-se e para toda a ação tem uma reação 👏👏👏Moraes.

  24. O que falta pra vc pedir pra sair, Cláudio Dantas? Só falta você. Crusoé e Antagonista são braços da UOL que assim como a revista Veja não passam de puxadinhos do PT. Tá tudo dominado.

    1. Esse Sr. Antônio Celso parece ser alguém que passou a vida aceitando e aprendeu que dói menos.

    2. O Mario antes de sair da Crusoé apoiou a aliança com o UOL e a revista continua a mesmo, sem passar pano para nenhum lado.

  25. Tudo isso não explica o fato do Presidente ter tido 51% dos votos nas urnas mais novas. E as decisões do TSE durante a campanha? E o problema das rádios do nordeste? E a jogada esperta para deixar o Lula elegível ? Entre outras coisas.. .Lamento a parcialidade da Crusoé.

  26. Acho os radicais malucos, mas Moraes exorbita. Julga em quatro horas, aplica multa e manda investigar os autores??? Solta o rojão e corre atrás da vara? Onde vamos parar quando a justiça deixa de ser cega. Há muito tempo nossa justiça esta enxergando demais.

  27. um juiz que decide em poucas horas sozinho , sem ouvir as partes uma ação perfeitamente legal e que cabe a qualquer um procurar a justiça, não só não a aceita , como pune monocraticamente imediatamente com uma multa milionaria e recebe o apoio dessa imprensa que só vê oportunismo , mostra que o Brasil está mesmo se acabando.

    1. Nao decide em poucas horas.....arbitra que.....se as urnas, estao estao com problemas....vamos verificar se o mesmo aconteceu ...no primeiro turno ...e solicitou os dados do primeiro turno...ok......ehai ...???? cade os mesmos...?? kkkkkkk

    2. ...sejam jogados no lixo, dando trela para a turma bolsonarista continuar se manifestando e dividindo o país. E aí o Xandão ( q tb n é nenhum santo) deu o truco: eles tinham 24h para q a mesma situação fosse aplicada nos resultados da 1o turno. Passaram as 24h e nada! Tomaram então uma multa de 22 milhões e outras sansões. Resultado: saiu pena pra tds os lados! E, além disso, os técnicos do TSE e tb outros de renome no mercado rebateram mt bem os argumentos do relatório do Valdemar. By by.

    3. Luiz, vc se esquece q as urnas eletrônicas vêm sendo questionadas pelo PR desde q foi eleito em 2018 e q o TSE aceitou até o envolvimento das Forças Armadas para vistoriar visando q as eleições de 2022 fossem as mais transparentes possíveis. As eleições ocorrem, o Luladrão ganha no 2o turno e o chororô n pára, com manifestantes fanáticos na frente de quartéis afrontando a democracia. E vem o Valdemar/PL apresentar relatório afirmando isso e aquilo, e querendo q mais de 60 milhões de votos ...

  28. me impressiona muito a decadência da Crusoé depois da saida de Mainardi estou considerando sériamente em não renovar minha assinatura ,mas ela não morrerá porque pode ir pelo mesmo caminho da Jovem Pan ,que tem muitos leitores

    1. Tem que ser muito vulgar para adotar o palavreado do Barroso.

  29. Até leigos podem auditar as urnas !!!. Portanto não precisa ser aperfeiçoado? For goodness sake .. Tá tudo dominado pelo consórico de mídia .. Este LOGO UOL na página mostra que mais um órgão independente sucumbiu... Minha assinatura expira em janeiro..

  30. Para terminar - a IMPRENSA deveria se EQUILIBRAR entre essas realidades: sistemas eletrônicos são fraudáveis sim, portanto seu aperfeiçoamento (absolutamente aceitável até 2018) não deveria ser considerado como sendo uma AFRONTA / ANTI-DEMOCRÁTICO mesmo foi o esquema do PT / AFRONTA pra valer foi o STF IMPOR LULA COMO CANDIDATO e CENSURAR qualquer demonstração de insatisfação com essa ANOMALIA ABSURDA de se colocar um condenado na presidência do país, onde ja fez o diabo...

  31. Curioso como até 2018 o PRÓPRIO TSE estava interessado em TESTAR o comprovante impresso de voto. Há video em que Luiz Fux - então à frente do TSE - fala do tema sem qualquer consideração de que seja algo ANTI DEMOCRÁTICO. O que mudou de lá pra cá foi a INABILIDADE TOSCA de Bolsonaro, que transformou uma preocupação compreensível. Mas temos também uma sequência de Júris-IMPRUDÊNCIAS cometidas pelo STF e TSE - a maior delas tendo sido a anulação dos processos contra Lula, tornando-o ELEGÍVEL.

    1. Soltaram o LA DRÃO SIM! TUDO ORQUESTRADO. E o tosco do Bolso só ajudou. Mais bur.ro impossível! Agora NADA a fazer e deixar a DITADURA entrar! ACABOU! Salcem quem puder. O aeroporto é a saída!

    2. Toda essa palhaçada que estamos assistindo agora começou quando o STF decidiu soltar o la drã o

  32. É coisa de aloprados essa contestação do PL. Por trás disso tudo está o Sr. Bozo que não aceita a derrota. Coisa que já vinha afirmando desde o início de seu Desgoverno. Absurdo ainda querer jogar as Forças Armadas nessa mentira! Bozo nunca mais! Pior Desgoverno da História!

  33. Bolsonaro - com seu jeito tosco - causou um retrocesso terrível à necessária discussão sobre a segurança das urnas. NÃO DÁ PRA ESQUECER que o PT foi eleito 4 vezes seguidas, tendo - COMPROVADAMENTE - APARELHADO as instituições com os esquemas flagrados pela Lava Jato - atitude FLAGRANTEMENTE ANTI DEMOCRÁTICA. Nesse cenário, uma fraudezinha a mais nas urnas eletrônicas deveria ser considerada como POSSÍVEL ou até PROVÁVEL. (continua)

Mais notícias
Assine agora
TOPO