Arte, O Antagonista/Crusoé

“Tem de ser muito cego para não saber o que se passa na Venezuela”, afirma Moisés Naím

Cientista político venezuelano fala sobre a recepção de Lula a Maduro, as ambições internacionais do brasileiro e o processo de paz no seu país
02.06.23

Para além da desastrosa declaração negacionista sobre as violações aos direitos humanos na Venezuela, a agenda de Lula com Nicolás Maduro em Brasília nesta semana serviria ao projeto do petista de projeção internacional.

A reaproximação com a ditadura venezuelana começou ainda em janeiro, com o envio de uma missão para reabrir a embaixada do Brasil em Caracas. Além disso, o motivo oficial da visita foi a reunião da recém-reestruturada União das Nações Sul-Americanas (Unasul), cúpula criada por Hugo Chávez e envolvendo todos os países do continente.

“Lula tem alguma esperança de ser visto como aquele que restituiu a prosperidade, a estabilidade e a democracia em um país que não tem nada. Ele sabe que o problema da Venezuela vai muito além de ‘uma narrativa’”, afirma Moisés Naím, cientista político do Instituto Carnegie para a Paz Internacional.

Mas o presidente, avalia ele, não tende a ser bem-sucedido nessa empreitada. “Os governos podem ser fortes na diplomacia se tiverem respaldo na política doméstica. E, neste momento, Lula não é forte no Brasil”, explica Naím, que é autor do premiado livro O Fim do Poder, no qual trata da fragmentação e efemeridade do poder na contemporaneidade.

Ex-editor-chefe da revista Foreign Policy, posto que ocupou por mais de uma década, o cientista político venezuelano ainda fala sobre a situação no seu país e as dificuldades no processo interno de paz e na integração da América Latina.

Clique no vídeo abaixo para assistir à íntegra da entrevista com Moisés Naím:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Lula sabe muito bem o que aconteceu e o que acontece na Venezuela, porém, como cúmplice que foi do Chaves e continua sendo do Maduro, não faz mesmo nenhuma crítica.

    1. Você de novo? Bucho cheio de capim ou de abóbora?

  2. Lula enxerga perfeitamente o que ocorre na Venezuela, simplesmente ele não tem escrúpulos. Estou a dias procurando alguma manifestação do nosso ministro dos Direitos Humanos que se faz de mudo, cego e surdo.

  3. Todos sabem que essa visita de Maduro foi um desastre político para Lula. Só ele não viu isso. Inclusive só ele acredita (ou finge que acredita) na democracia venezuelana. Só pode ser um problema mental, neurológico para falar o que falou diante das câmeras. Mas, infelizmente, os luloafetivos estão passando um pano nesse episódio. O bom é que ele serve de alerta para quem tinha já tinha dúvidas sobre a índole e a falta de capacidade de Lula governar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO