Adriano Machado/Crusoé

A senhora dos milhões

Gleisi Hoffmann, a porta-voz de Lula, caminha para ser denunciada pela quarta vez na Lava Jato. Novas provas reunidas pela Polícia Federal fazem chegar a 5,3 milhões de reais o total de recursos ilegais recebidos por ela. Parte do dinheiro veio de uma companhia aérea. Crusoé descobriu que a central de propinas que servia à senadora ajudou na manutenção de um apartamento na praia que nunca foi declarado à Justiça Eleitoral
18.05.18

Gleisi Hoffmann ganhou um novo status no PT quando, de senadora com claras dificuldades eleitorais, passou a ser presidente do partido e, mais recentemente, porta-voz de Lula na cadeia. O poder sobre a tropa petista é proporcional ao tamanho de sua ficha corrida na Justiça, em casos nos quais é investigada por crimes como corrupção e caixa dois. Gleisi é uma das estrelas da Lava Jato no Supremo Tribunal Federal. É triplamente denunciada e a Polícia Federal afirma taxativamente que ela recebeu propina no período de ascensão na política. No total, é acusada de receber mais de 5,3 milhões de reais, entre propina e caixa dois de campanha. O mais recente tiro contra a petista veio à luz nesta quinta-feira, como publicou Crusoé em seu Diário. Gleisi é o principal alvo de um relatório de 165 páginas da PF que investiga um esquema de desvio de recursos montado no Ministério do Planejamento no período em que a pasta era comandada pelo marido dela, o também petista Paulo Bernardo.

Somando todas as frentes de investigação que envolvem a presidente do PT, a Lava Jato aponta quatro fontes distintas de arrecadação de dinheiro sujo: propinas colhidas a partir de contratos firmados na Petrobras, a gigante Odebrecht e, graças ao novo relatório policial, a empresa Consist e a TAM Linhas Aéreas. O caso da Consist já era relativamente conhecido. A empresa recebia uma taxa para gerenciar os empréstimos consignados dos servidores públicos da ativa e aposentados e devolvia parte do dinheiro a políticos. Ou seja, cada vez que alguém se endividava, o esquema prosperava. O relatório traz detalhes de como a Consist bancava o escritório de advocacia de Guilherme Gonçalves, ex-braço-direito de Gleisi e Paulo Bernardo. Ele pagava despesas diversas do casal. A senadora é acusada de receber 1,3 milhão de reais por meio do escritório. Foi escarafunchando os favores prestados a Gleisi pela banca de advocacia que surgiu um e-mail curto, de fevereiro de 2014. Um funcionário pergunta a Guilherme Gonçalves: “Hernany deixou aqui um cheque de 4.400 reais que a Gleisi mandou. O que é para fazer com ele?”. À PF, o advogado explicou: “Esclarece o declarante que o cheque era da Gleisi e se tratava de custas de alguma questão relacionada a impostos ou registro imobiliário de um apartamento que ela comprou no litoral paranaense, acredita que em Gaivotas ou Matinhos”.

Como o e-mail mostra, o esquema da Consist ajudou na manutenção do imóvel da senadora. O auxílio, em si, não representava nada muito diferente do que os policiais já sabiam havia algum tempo. A novidade é o tal imóvel. A partir da referência a Matinhos, Crusoé buscou propriedades na região em nome da senadora. E achou um apartamento de frente para o mar comprado em 2009 por Gleisi, em conjunto com o marido. Desde então, a petista foi candidata duas vezes, em 2010 e 2014. Em nenhuma das duas eleições ela incluiu o apartamento na praia em sua relação de bens. A escritura do imóvel informa que os dois pagaram na transação 220 mil reais, dos quais 200 mil foram pagos à vista – “em moeda corrente nacional contada e achada exata”. O apartamento tem 123 metros quadrados e está no balneário Flórida, na cidade de Matinhos, litoral do Paraná. A cerca de 110 km de Curitiba, o lugar é um dos refúgios de verão dos paranaenses.

Hoje, a certidão do apartamento registra um bloqueio ordenado pela Justiça de São Paulo – o bloqueio atinge a parte do imóvel que cabe a Paulo Bernardo. A ordem veio justamente no processo que investiga a participação o ex-ministro no esquema da Consist, o mesmo do qual Gleisi agora é apontada como beneficiária. O casal é investigado em processos diferentes porque ela é senadora e tem foro privilegiado. Ele está na planície e responde na primeira instância. Crusoé questionou Gleisi sobre a razão de o apartamento não constar de suas declarações à Justiça Eleitoral. A resposta foi a seguinte: “A senadora Gleisi Hoffmann presta contas anualmente à Receita Federal do Brasil, como qualquer cidadão, e não há nenhuma incorreção ou omissão em suas declarações”.

Do esquema Consist, Gleisi é acusada de receber 1 milhão de reais. Outros 300 mil vieram da TAM, segundo a PF, na forma de caixa dois em 2010. O dinheiro da empresa aérea, como antecipou Crusoé, também foi descoberto a partir das planilhas do escritório de advocacia. Ouvido pela PF, o dono da banca, Guilherme Gonçalves, admitiu não ter prestado qualquer serviço à TAM e disse que o valor havia sido destinado à campanha de Gleisi. No passo seguinte, os policiais ouviram o diretor jurídico da companhia aérea à época do contrato, que contou ter recebido ordens superiores para fazer o repasse. O então presidente da TAM, Marco Bologna, foi chamado a se explicar. Disse que quem poderia dar mais informações era justamente o diretor jurídico. Com tantas esquivas, e diante da confissão de Guilherme Gonçalves, a PF concluiu: era caixa dois. Os investigadores escreveram que Gleisi recebeu o dinheiro “para fins eleitorais por intermédio de um contrato de consultoria jurídica simulado sem a correspondente prestação do serviço”.

A Lava Jato acusa a senadora de ter recebido, também em 2010, mais 1 milhão de reais por fora – ela já é ré no caso. Esse milhão veio do esquema operacionalizado pelo doleiro Alberto Yousseff e por Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras. A presidente do PT ainda é alvo de uma denúncia sobre o esquema da Odebrecht, cujos delatores contaram ter disponibilizado 40 milhões de dólares a integrantes do partido. Desse dinheiro, 3 milhões de reais foram para o caixa dois da campanha de Gleisi em 2014, segundo a Procuradoria-Geral da República.

As quatro encrencas de Gleisi

 

Apesar dos rolos com a Justiça (ou por causa deles), Gleisi Hoffmann foi alçada ao posto de presidente do PT em junho do ano passado. Semanas antes, um grupo de parlamentares reuniu-se com Lula, na sede do instituto que leva seu nome. A eleição para o comando do PT se aproximava e eles queriam primeiro saber se Lula desejava ficar formalmente à frente da legenda. O petista disse que não. Diante da resposta, os súditos pediram então que o monarca abençoasse um dos presentes à reunião. Lula silenciou. Até que, ao fim do encontro, perguntou: “E a Gleisi?”. A senha estava dada. Ela era a escolhida.

Dessa maneira, bem ao modo petista de subserviência a Lula,  a senadora foi sacramentada para conduzir o PT na jornada tempestuosa que se seguiria. Gleisi serve a Lula por uma série de fatores. A lealdade canina aos superiores petistas ao longo de toda a sua carreira é a mais importante. A companheira nunca abriu a boca sobre desmandos nas máquinas administrativas por que passou – de secretária no Mato Grosso do Sul a chefe da Casa Civil de Dilma. Mas há ainda uma outra característica que, para Lula, é fundamental. Gleisi não tem nenhum compromisso com a realidade objetiva. Com ela, fica mais fácil iniciar um confronto irresponsável com o Judiciário na defesa de… Lula. O dono do partido manda e ela obedece, sem medir consequências. Agora, por exemplo, ambos baixaram uma ordem para que o mantenham como candidato ao Planalto, apesar do evidente impedimento legal (leia mais na reportagem a seguir).

Gleisi conversa ao pé do ouvido com Lula horas antes da prisão do ex-presidente (Rovena Rosa/Agência Brasil)
Desde sua posse na presidência do PT, em junho de 2017, Gleisi tornou-se monotemática.  A defesa de Lula e os ataques à Lava Jato passaram a dominar as suas entrevistas, os seus discursos e, em especial, a sua intensa atuação nas redes sociais. A senadora assumiu com rigor o script até mesmo em audiências a que teve de comparecer na Justiça. Em seu interrogatório no processo da Petrobras, o mais avançado de todos, Paulo Marcos de Farias, juiz auxiliar do ministro Edson Fachin, incomodou-se com o tom da fala da petista, que queria fazer dali um palanque. Disse o juiz: “Eu acho que, aqui, quem comanda, senhora, com todo respeito, ainda é a autoridade judiciária”. Tensão na sala. “Na verdade, o interrogatório, a função dele é a senhora fazer uma defesa, não a senhora fazer um discurso político”, acrescentou o magistrado. Semanas depois, o Supremo abriria a ação penal e Gleisi se tornaria ré.

A guerra pública da petista teve ainda momentos de vergonha. Em janeiro deste ano, ela viu apoio internacional a seu chefe em uma faixa exibida pela torcida em um jogo entre as equipes do Bayern de Munique e do Bayer Leverkusen. A senadora leu “Forza Lula” onde estava escrito “Forza Luca” e correu para espalhar o achado nas redes. Um grande mico. Na verdade, a homenagem era a Luca, um torcedor italiano que fora vítima de uma briga de torcidas. No mês seguinte, durante o Carnaval, Gleisi enxergou apoio ao partido em um hit popular. “Vai dar PT”, o nome da música, nada mais era do que uma expressão juvenil para “encher a cara” e dar “Perda Total”. Outro mico. Sua escalada de radicalismo incluiu ameaças à Lava Jato e previsões furadas para tentar criar um clima de confronto com a operação ante a iminente prisão do chefe. “Para prender o Lula, vai ter que prender muita gente, mas mais do que isso vai ter que matar gente”, chegou a dizer. No circo armado pelo PT em São Bernardo do Campo para exibir a força de Lula, ela estava lá, em cima do carro de som, animando a plateia. Lula foi preso sem que fosse preciso matar gente.

Por sua lealdade, Gleisi foi premiada. Tornou-se porta-voz de Lula após a prisão do chefão. Ela é a única autorizada a falar em nome do ex-presidente. E Lula virou sua única plataforma. No Paraná, ela só tem os votos dos militantes do PT. Daí a decisão de disputar, em outubro, uma vaga na Câmara dos Deputados e não mais a reeleição ao Senado. Mas esse é o menor dos problemas. Ela sabe que seu horizonte é o pior possível. Com tantas provas, não vai demorar para que tenha de prestar contas à Justiça, assim como o seu querido alter ego, destinatário de milhões providenciados pela máquina de corrupção do partido. Ao defender o condenado com unhas e dentes, Gleisi tenta igualmente defender-se.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Matéria clara, objetiva com final preciso. A ilustre Senadora ao defender LULA, defende ela própria porque o desfecho será o mesmo do Chefe.

  2. Quando a Gleisi visita Lula, trata-se de uma visita íntima - quero dizer, ela entra sozinha, ninguém mais do PT a acompanha? Foi só uma pergunta...

  3. o fato é que o lulla é a tabua podre que sobrou pra ela e varios outros larapios da sigla... o que eles não sabem é que ele já afundou e ainda contam com ele... tadinhos... faço votos que ela sofra por sua fidelidade canina quando ele por ventura sair e ela estiver presa e ele mover o dedinho da mão direita pra livrar a cara dela... ela vai ver quem é o chefão de fato

  4. Excelente reportagem esperamos que a justiça julgue e condene mais está corrupta e larápio que tanto mal fez ao seu país em pro enriquecimento próprio e ilícito

  5. Parabéns Filipe Coutinho, excelente matéria sobre a atual presiDENTA da seita vermelha. Que a justiça não tarde e nem falhe, cadeia nessa mocréia.

  6. Uma eminência parda. Poderia ter sido uma inteligência a serviço da nação, mas se encantou com o lado vermelho das esquerdopatas. Foi uma escolha dela. A vida é sempre feita de escolhas. Uns acertam, a maioria. Outros erram, a minoria. Ela é minoria. Uma pena.

  7. Excelente matéria e bem estruturada! Mostra como o PT só tem bandidos e precisa ser extinto o quanto antes e seus membros presos ou expulsos para Cuba e Venezuela.

  8. Sera que essa ambanca no relacionamento entre a senadora e seu guru, 0 presidiario, limita-se apenas a qutoes politicias ou tem um algo mais?

  9. O Brasil precisa ser passado a limpo. As coisas que vi essa mulher aprontar, sendo uma senadora da República... o povo do Paraná deve se arrepender amargamente de a terem eleito. Sem contar o que ela aprontou em Curitiba... lastimável. Que a justiça seja feita.

  10. Consegui registrar minha senha e garantir o meu acesso. Tive problemas no início talvez por inconsistência inicial do sistema. Pergunto se o número zero consiste na entrevista do Juiz Sérgio Moro.

  11. Sem comentários porque sempre acho tudo muito claro na colocação de quem escreve. Todas publicações são maravilhosas, não só da Crusoé.

  12. Excelente pesquisa sobre a mafiosa Hoffmoney. Aguardamos novos follow-ups que revelem novos dados do perfil da criminosa até seu encarceramento.

    1. Boa pergunta... e será que vai ressarcir os cofres públicos por ficar de firula em Curitiba, ao invés de "trabalhar" no ofico pelo qual recebe seu salário?

  13. Boa tarde assinantes e Equipe Crusoé. Assinei a Crusoé agorinha, levando-se em conta a credibilidade do Antagonista. Acabei de ler a "história da presidenta". Valeu! Obrigado pela seriedade no jornalismo de todos vcs.

  14. Bem do jeito comunista goebelsniano: uma mentira repetida mil vezes vira verdade Quem já bancou o cão de guarda do Lula foi a Ideli Salvatti, e hoje não se elege nem para síndica de prédio minha casa minha vida.

  15. Foi curioso assistir o assim chamado documentário "O processo" e evidenciar mais uma vez a hipocrisia dos petistas que insistem em gritar "Globo golpista". O filme em questão, que trata do impeachment da megera, teve acesso livre aos gabinetes de Gleisi Hoffmann, José Eduardo Cardozo e Lindbergh Farias durante a tramitação do processo no Senado. Ocorre que a documentarista teve apoio financeiro do CANAL BRASIL, que pertence à REDE GLOBO, entre os coprodutores. Portanto, GLOBO é amiga de petista.

  16. Texto muito elucidativo. Parabéns. Quanto a essa senhora. Já deveria estar na prisão, assim não estaria na rua falando asneiras.

  17. E na Receita Federal, não aparece nada, os cruzamentos de informações do cidadão comum não são os mesmos dos políticos!

  18. Este verme que comanda o PT, é capacho do Lula. Não vejo a hora dela ser condenada pela Justiça, e ir parar atrás das grades, ou seja, trilhando o mesmo caminho de seu "Chefe Molusco"!!!

  19. Gleisi ...Gleisi ...O Peixe morre pela boca...!!! Voce vai morrer pela Boca , pelo Lula , pelo PT , pelos Amantes , pelas Coxas , e....ideologia Burra !! PARABÉNS !

  20. Parabéns, a revista vai fundo nos detalhes, nos mantem muito mais informados... Aliás, em qual veículo se vê esse tipo de análise profunda dos fatos?

  21. Simples assim, acusada, será julgada e condenada, pagará por tudo isso... Que ansiedade para ver essa pessoa atras das grades!!! Parabéns a Crusoe pela excelente matéria.

  22. Quanto maior a vidraça, maior a pedrada. Sendo porta voz do Lula, aumentou muito a vidraça.Um convite àqueles para atirarem pedras. A Gleise fez carreira rápida junto ao PT. Deixando de lado, várias estrelas sem luz dentro do partido. Sem medo de errar, seria o nome indicado pelo Lula a presidente da república. Isso, se não tivesse provável ficha suja. Se voltássemos ao tempo, seria a escolhida no lugar da Dilma.

  23. Essa bandida tem que ser presa e devolver o que roubou junto com o marido o mais rápido possível, principalmente dos aposentados, que ela diz defender.

  24. Essa bandida tem que ser presa o mais rápido possível e devolver tudo o que roubaram do povo, principalmente dos aposentados, que ela diz defender.

  25. Moro no Sul do Brasil. Fico inconformado com o nível de alguns políticos que o povo aqui elege . Espero que esta candidata a presidiária seja expurgada da política . Que os paranaenses não nos envergonhem.

  26. A revista esta excelente,muito bem escrita,só não entendi a repercussão zero da reportagem sobre Gilmar Mendes.O ministro está cometendo crime grave,usando a sua função pública para retornos financeiros em suas instituições privadas.

  27. Em nome de Deus EU SOU comando as legioes dos sete Arcanjos dos Eloins dos Serafins dos Mestres Ascensos dos seres cosmicos Vitoria Surya Gautama Buda da Grande Fraternidade Branca descer penetrando com luz e fogos solares dez mil sois rasgar todos os veus que estão escondendo todos os esquemas de corrupções e os corruptos que ocupando de cargos publicos no estado brasileiro vem enganando e roubando o povo e a nação do Brasil. Ordeno cair sobre eles as suas desgraças carmicas e sejam presos...

  28. Ridículo. Partido ridículo e inescrupuloso deve sim ser objeto de cassação após a sestituicao Dan atual suprema corte bolivariana

  29. Depois do Dirceu agora é hora da Amante e depois a cassação do PT e depois o impeachment do Gilmar Mendes !!!!

  30. Esta senhora tem uma imunização cognitiva que é um escudo que permite que as pessoas se agarrem a valores e credos, mesmo que fatos objetivos demonstrem que eles não correspondem a verdade.

  31. Essa fulana chegou ao rodapé da condição humana: ser uma pau-mandada do Lula. Falta pouco para ela ser mais ralé ainda: o uniforme de presidiária.

  32. Resume tudo em: ela nao tem compromisso com a realidade objetiva.... Impressionante como ela e a Graziotim seguem a mesma linha louca de desconhecerem a realidade. O maior exemplo é na multa que o Brasil pagou aos EUA referente a falsos balancos da petrobras na era Dilma. Tiveram a petulancia de acusar o atual governo ( e quase ninguem no parlamento contesta). Espero que ela vá pra junto de toda a cupula PTista.

  33. Narizinho com os dias de princesa contados... Tanta devoção se deve ao fato de que precisa se defender, sem dúvidas. O desespero cria este cenário.

  34. Li a reportagem e acho que vcs foram até bonzinhos com a metrala da Gleisi. Devem bater mais pois ela deve saber coisas cabeludas do partido e do pessoal que a acompanha . Forza Crusoé, pimba na gorduchinha.

  35. Como que um "partido" com tantas provas de crimes, suspeiçao de assassinados , filiado a orgaos internacionais, que rouba trilhoes desta meleca de "naçao", NAO É EXTINTO por força propria de lei? #extinçaodoPTja

  36. Chegou a hora !!!! Perdeu "senadora" ! O seu palanque vai ser no Talavera Bruce. Boa viagem ! Já to indo comprar a pipoca pra assistir

  37. As denúncias contra ela são consistentes e com provas. Mas o STF está demorando em julgá-la e condenar mais um corrupto. Esperamos que o processo chegue ao final, juntamente com o marido também acusado.

  38. Aos poucos, o PT vai se esfacelando, e a narizinho vai junto. O fim deste partido é iminente. No entanto o problema é muito maior. O grande desafio é acabar com os roubos em geral, e isto parece não ter fim!!!

  39. É uma questão de tempo essa senhor ir parar atrás das grades. Coisa que já era para ter acontecido, até mesmo por duas declarações beligerantes. Mas como estamos no Brasil... .

  40. Que reportagem! Deliciosa por dois motivos: primeiro, porque o autor trata a Língua Portuguesa com luvas de renda, texto muito bem escrito, análise perfeita; segundo: assistir a essa "indivídua" sem escrúpulos, mentirosa e arrogante baixando a crista, porque a justiça está em seus calcanhares. Aplausos!!!

  41. Estou adorando a revista! Muito bem redigida, matérias muito bem detalhadas,atuais, com a verdade nua e crua. Sem manipulações, tendenciosidades. Estávamos precisando disso. Parabéns à toda equipe! Que cada vez mais brasileiros tenham acesso!

  42. Saudações. Estou convencido do sucesso da revista. A equipe é fenomenal. Venho acompanhando o Antagonista a muito tempo. Além do reconhecimento pela informação criteriosa, a assinatura é um gesto de gratidão. Avante, vamos resgatar a nação do domínio dessas quadrilhas que infelicitam a todos....

  43. É UM ABSURDO O ENFRENTAMENTO E A SOBERBA DESTA FIGURA FOLCLORICA , PATÉTICA E RIDICÚLA. QUERO VER SE ELA VAI FAZER VIGILIA PARA O FDP DO ZÉ DIRCEU.

  44. Estou muito contente por ter assinado a Crusoé. As matérias são atuais e bem detalhadas. Estou na fila para ver Gleisi na cadeia.

  45. O juiz federal Diego Paes Moreira decidiu que o processo da Operação Custo Brasil, braço da Lava Jato em São Paulo e que tem como réu Paulo Bernardo, ficará paralisado por 90 dias para que o STF decida quem vai julgar as acusações contra ele, publica a Folha. Moreira suspendeu a ação para evitar conflitos processuais. Na semana passada, o Ministério Público Federal de São Paulo pediu que o processo fosse enviado ao STF. MP São Paulo deve estar de sacanagem né !!!!!?????

  46. Escuto vários comentaristas políticos nas várias plataformas de acompanho (rádio, tv, blogs, revistas, e sites diversos) falar e defender a não criminalização da política, mais ao saber de relatos como o desta cidadã vejo que não têm como criminalizar, pois são crimes e crimes discorridos todos os dias. Não podemos esquecer de que a corrupção talvez seja o crime que mais mata, pois não mata só no sentido pleno da palavra, mais mata também a esperança de cada um de nós de um futuro melhor.

    1. Concordo plenamente contigo. Nem mesmo na Jovem Pan oprofessor Villa que está sempre antenado com as atitudes do GM é tb o Augusto Nunes não comentaram sobre a matéria de capa do Gilmar. Muito estranho. Na Globo News são Jornal das Dez ainda fosse com a apresentação do Donny e a Loprete estivesse à frente do time de comentaristas políticos o Merval citaria a matéria sobre o GM.

  47. O Lularápio e seus comandados, ou capangas, vão se entregando, devido aos desrespeitos as autoridades constituídas. Nada ficará para sempre encobertas. Um dia a coisa boia, aí o fedor aparece por si só.

  48. Quando o Dias Lula Toffoli vai tirar o b..dão do processo dessa bandida ??? Passou da hora do povo ir pra cima desses "defensores" da Pátria e cobrar que desengavetem tudo.

  49. Considera-se um sistema totalmente perdido qdo todas as células estão contaminadas. Ela, é só mais uma célula contaminada, de tudo que já vimos, ouvimos, assistimos, e lemos a respeitos nos últimos quatro anos de lava jato.

  50. Nunca mais nossas sextas feiras serão as mesmas. Com esse instrumento de informação capaz de derrubar um "747", a cada edição, os "não brasileiros" tremem na base.

  51. Essa mulher começou sua carreira no cargo publico no ano 2000 como Secretaria de Administração no governo estadual Zeca do PT e seu marido Paulo Bernardo como Secretario da Fazenda enviados especialmente pela cúpula do PT nacional, ficaram como secretários de 2000 a 2003, e a Consist jah tinha contratos com órgãos publicos estaduais

    1. Governo do Zeca do PT era em Mato Grosso do Sul

  52. Uma duvida: a empresa Consist, citada na matéria, e a mesma envolvida na operação Rodin, referente a malfeitos envolvendo o Detran do RS?

  53. Gleisi tem uma carreira bem sucedida:senadora,amante,indiciada por corrupção,presidente do PT(ORCRIM),garota de recados do Lula e agora RÉ!!!. E num futuro próximo presidiaria!!,que mulher prodigiosa!!!

  54. Realmente, estou sendo informado de uma séries, em geral, de falcatruas perpetradas pelos nossos "honestos" políticos, e por isso eu agradeço. Mas, e o público em geral? Também têm esse mesmo privilégio que eu? Quando é que essas informações são repassadas às pessoas que também querem saber das notícias?

  55. Do jeito que as coisas andam na Suprema Fanfarrice, espero que ela passe para a condição de presidiária antes de 2030, talvez. Será?

  56. Não entendo como esses órgãos competentes deixam passar saques vultuosos de dinheiro, apartamentos não declarados e por aí vai... Se houvesse uma fiscalização de verdade PARA TODOS, com certeza o Brasil estaria melhor!!!

  57. Gleisi uniu em si própria a Dilma e o Lula. Ou seja, ficou burra e doidona. Virou analfabeta funcional e alcoólatra alucinada. Vai pra cadeia, mas talvez num manicômio penal. Combina com ela.

    1. Caco eu pensei que a doideira dela era po, aliciada pelo lindinho.

  58. "Apesar dos rolos com a justiça (ou por caiusa deles} Gleisi Hoffman foi alçada ao posto de presidente do PT em junho do ano passado". Muito bem colocado! rsrs. Crazy Hoffman, essa bandida com cara de santinha do pau oco merece e precisa ir em cana o quanto antes!

  59. Essa sujeita nao merece consideracao. Tenho nojo da voz e da figura. Espero que a justica seja rápida. Estamos cansados de tolerar tantos desaforos dessa gentalha. O Antagonista como sempre está ä frente das notícias, da verdade e da transparencia, quem ganha, seus leitores.

  60. Além da precisão das informações - elemento obrigatório em reportagens investigativas de qualidade - a matéria traça um perfil psicológico notável da militante canina do lulismo. Parabéns!!!

  61. Muito pouco dinheiro e um apartamento xinfrim na praia, é claro que isso é a pontinha de um enorme iceberg. Vamos fundo que logo encontraremos algumas dezenas de milhoes em malas ou em paraisos fiscais. Não desistam, há muito mais a descobrir. ...

  62. Ótima reportagem, aliás estas reportagens de fundo que a Crusoé vem apresentando tem sido de primeira linha. Parabéns.

  63. Alguém sabe onde anda aquela ex-senadora Ideli Salvatti ?? e quem são os donos dos milhões pegos na mala de carros entre Rio e Sampa , entre DF e BH e outros tantos milhões de US$ roubados no aeroporto de Viracopos? é tanta coisa acontecendo que a gente esquece desses pequenos detalhes !!!!

    1. Há dias, li que estava encostada num destes órgãos esquerdistas ligados à ONU em algum outro país. Não me interessei pela notícia e não sei se continua por lá.

    2. Essa Ideli Salvati é outra safada e bem articulada em Brasilia, ela deve ter deixado rastro, esta mais do que na hora de ela volrar a mídia.

  64. Não entendo como ainda não prenderam Dona Gleise. Com tantos desmandos e "burrices" a fora o "isto é cheiro de cachaça" no cangote do Lula.

  65. O que impressiona é os militantes pagos com mortadela não enxergarem isso! Fazer o quê, se são um bando de zumbis!? Mas deixa estar, ainda ouviremos o coro nas proximidades da Polícia Federal em Curitiba: BOM DIA, PRESIDENTA GLEISI!!!

  66. Como diz o Lulu, não desejamos mau a "QUASE NINGUÉM"... mas essa Sra é sem noção. Pior que porre de "Menta com Campari"...

  67. Excelente! Expõe como a corrupção se multiplica reproduzindo clones da matriz. E Crusoé parece ter um esquadrão de drones que nos mostram o que acontece em matinhos distantes. Nada escapa. Sorte nossa. Isso melhora nosso fim de semana. Abraço

  68. É, o meu Paraná nos deu Sergio Moro mas também a porrcaria da Gleisi e do Requião. Este anos terão a oportunidade de varrer estes lixos da política.

    1. Engano seu amigo que nada vai mudar, mas com todos esses corruptos fora de nossas vidas, todos nos teremos um vida muito melhor.

  69. Esta mulher é produto de uma lavagem cerebral. Mente como Lula diante das provas e evidências contra ela. Terá como destino o mesmo que Lula, uma cela no Paraná.

  70. Nenhum petista-lulista tem compromisso coma realidade objetiva(ótima descrição), mas, a Gleisi, é de longe a mais desvairada.

  71. Não vejo a hora de colocá-la tb nas grades para pagar por tanta arrogância e corrupção ! O Brasil está melhorando! Vcs são excelentes por nos colocar a par de tudo que está debaixo dos tapetes... Parabéns a todos

  72. Em Matinhos, fala -se muito sobre como a qualidade da iluminação pública em frente ao prédio da Gleise é "misteriosamente" superior a do resto da avenida. Vale uma checagem. Há quem diga que ela foi beneficiada pelo cargo. Boatos?

  73. Um empresário, morador de um prédio de luxo de frente para o mar em Florianópolis, aquele que a Sharon Stone fazia o comercial, me garantiu que a cobertura milionária era de propriedade de Gleisi. Parece que estaria em nome de um laranja.

  74. Excelente matéria, excelente revista! Estou satisfeita por haver assinado e poder acompanhar equipe tão competente e capaz de manter seu público no plano da realidade nacional, sem descambar para cenários fantasiosos de esquerda ou direita. Parabéns ao autor da matéria e à equipe.

  75. Ótima reportagem, mas fiquei um pouco decepcionado. Pensei que iria encontrar alguma explicação pra alcunha dela nas planilhas: a Amante.

    1. Amante era o codinome dela na planilha da Odebrecht, quando disputou o Senado, nas eleições de 2010. Mas em 2014, quando tentou se eleger governnadora do Paraná, o codinome dela, na mesma planilha, era COXA. Não sei como ela não tem vergonha de se expor tanto. Se tivesse um pingo de vergonha, estaria quietinha no seu canto....

    2. Essa alcunha era porque traía seu marido Paulo Bernardo com Alexandre Romano. Inclusive viajou para a Suíça com ele, hospedou-se em hotel caríssimo, tudo pago, é claro, com dinheiro público!

  76. Não tem jeito. O pt é o partido dos ladrões. Nem todo militante petista é ladrão, mas todos os ladrões do Brasil são petistas

  77. Será que os obreiros petêcostalistas, pra usar a excelente expressão do Ruy Goiaba, serão suficientes para elegê-la deputada? Já devemos tanto ao Paraná, mas cabe pedir mais esse favor aos paranaenses: não votem nessa picareta!!

  78. Penso que a Gleise conquistou a antipatia de todos os brasileiros que não votam no PT. Quando a justiça chegar e a prisão for decretada será mais um dia de alegria para a maioria dos brasileiros que, como eu, vibram a cada petista preso. Hoje e o dia do José Dirceu...o da Gleise vai chegar também!

  79. O valor desse apartamento está claramente subfaturado. Pode-se observar facilmente na foto que é um ap por andar. Ele valia pelo menos 3x o valor declarado na escritura.

  80. Esse AP xexelento no Flórida? Guardadas as proporções é pior que o do Lula. Deve ter outro melhor em Caiobá, duvido que fique nesse.

  81. Tem que trabalhar para cancelar o registro desse partido.... é um absurdo o que essa gente fazia, ou ainda continua fazendo.

Mais notícias