Alegria na caserna

18.05.18

É bem verdade que a pesquisa foi feita antes de virem à luz os memorandos da CIA sobre o aval de Ernesto Geisel às execuções na ditadura, mas o Exército anda feliz com sua popularidade no meio acadêmico. A pedido do alto comando, foi colhida a opinião de universitários de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília sobre os militares. O resultado foi positivo. As universidades dos grandes centros urbanos sempre foram focos de resistência à caserna. A pesquisa mostra que a má impressão está ficando para trás.

O comandante do Exército, general Villas Boas: satisfação com a popularidade dos militares (Tomaz Silva/Agência Brasil)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A pesquisa foi feita antes, mas duvido que tenha mudado muita coisa. Todos sabemos como foi tendenciosa a divulgação do memorando. Principalmente quem fez a divulgação.

  2. Os milicos não conseguem controlar os bandidinhos (creche) no Rio de Janeiro. Imaginem os Pós PHD do crime organizado de Brasília.

  3. É muito bom ver isto acontecendo. O general Villas Boas é admirável, ainda vamos ver sua atuação nestes anos reconhecida.

  4. O vazamento nem mudou minha opinião...quando imagino que se não fosse a intervenção deles eu não teria tido a infância e adolescência que tive...com excelentes escolas públicas...com segurança...faculdade e emprego garantido...dava gosto estudar. Não tive nenhum parente/amigo preso...e nem tinha parente militar. Só imagino que se tivesse havido uma ditadura socialista/comunista teria sido um massacre.

  5. A forma como o EB era ou é visto pelos jovens é graças a nossa imprensa, que em grande parte compactua com os ideais comunistas...( que eu chamo de políticos e beneficiários corruptos mesmo) ou alguém duvida???

  6. A ma impressao PRECISA ficar para tras, pois os Militares serao a nossa "ultima trincheira" contra a esquerda petralha-bolivariana.

  7. Prezados: Sugiro reportagem para apuração de tantos recursos financeiro que dispõe o PT que usa em suas caravanas, pagamentos de advogados e outros... afins. At,te.

  8. A esquerda fez tão mal ao país que até os universitários que nem sequer tinham nascido na época da ditadura preferem os militares aos esquerdopatas. Eu sinceramente acredito no caminho do meio.

  9. Analisando os números de mortos, fornecidos pelos próprios defensores dos "patriotas" que assumiram a chave do cofre, democraticamente, chego a conclusão de que o período entre 1964/1985, foi muito tranquilo. Chega a dar saudade.

  10. Cresci ouvindo apenas um lado da história do período militar e formei uma opinião, no entanto hoje com todo acesso a informação que temos via internete, estou reavaliando minha percepçãoo dos fatos daquela época. A ditadura militar matou quantos em 30 anos? 500? Milhares a menos que a ditadura do proletariado com certeza. Sinto por não terem eliminado mais alguns, pois tais se tornaram nossos canibais durante a ditadura esquerdopata.

  11. Mesmo se se admitir que o tal memorando seja verdadeiro, o que não parece, há que considerar que estávamos em guerra e a guerrilha era extremamente cruel. Quem viveu a época se lembra muito bem.

  12. Muito lentamente vão se desfazendo às falácias, disseminadas pelas esquerdas ha mais de quarenta anos em detrimento das FFAAs. A Lava Jato com as suas descobertas desmascarou aqueles que se assenhoraram do poder após 1985, trazendo a baila os verdadeiros bandidos saqueadores da nação. O cidadão comum ficou mais informado com o evento internet, podendo traçar comparações e visualizar quem estava falando as verdades.

  13. Vendo o barco fazer água para os esquerdopatas de plantão e seus puxa-sacos contumazes, visto um ex-militar liderar pesquisas e mais, um grupo da reserva do exército se manifestando em futuras candidaturas ao congresso, eis que surge do nada, como se não fosse por encomenda um relatório que tenta denegrir as forças armadas, mesmo que seja de forma indireta. Este foi o gancho para Mirian Leitão fazer o seu cirquinho , trazendo matérias gravadas de 2012 e com forte imparcialidade. veja Globonews

  14. Nossas egrégias Forças Armadas sempre honraram sua função de proteger o país. É uma instituição que tem compromisso verdadeiro com o Brasil.

  15. O que a intervencao militar "matou" durante os 20 anos que durou, é infinitamente menor do que o que se mata em apenas 1 mês no Brasil.

  16. As universidades do País estão deixando a influência danosa do PT. Os universitários ingênuos, simpatizantes e os que não gostam de ler, estão diminuindo e os atuais estão mais alertas. A verdade acaba eclodindo e as mazelas ficam claras. No País onde os corruptos mandam, os bandidos legislam e o STF é comprado. Só restam aqueles que patrioticamente, sempre, defenderam o Brasil desses VERMES... Viva o Exército Brasileiro!

  17. Todos concordamos que houve crimes praticados pelos dois lados,tanto das esquerdas, como das Forças Armadas, mas isto foi a meio século atrás. Fica a pergunta , a quem interessa revolver esta página da história? não precisa de muito raciocínio politico para entender!

  18. Como é que fica a ANISTIA AMPLA GERAL IRRESTRITA? Gostaria de saber nome de um militar que tenha um amealhado fortunas como vários políticos o fizeram. A propósito, tenho 82 anos de idade, e me julgo ainda de posse de minhas faculdades mentais.

  19. Mais num é!! Fizeram tanto que .... O Bloco Verde Oliva passou a ser querido até ... pelos universitários. Segura essa, estão contentes vermelhos??

    1. Sol Rio: corretíssimo! Tudo no militaeismo foi melhor. Nao se consegue apontar 2 nomes que tenham feito fortuna como esses ladrões que estão no poder hoje. Vergonha!!

  20. Até só os militares são focados quando o debate é o período da ditadura. Até hoje se comete um crime contra a História quando não se fala absolutamente nada sobre quem era o outro lado, o que pretendiam, a quem obedeciam fora do Brasil. Os jovens de hoje não conhecem toda a verdade é ela precisa necessariamente ser dita.

  21. Assim como tem gente q defende o Presidiário,tem gente q quer a volta dos militares.Parece q ser uma republiqueta está de bom tamanho pra essa gente.No fundo desejam um país duro ,forte com a ilusão de q serão protegidos pra sempre,ou seja,são pessoas q continuam no mundo infantil.

    1. Que voltem rápido para colocar ordem e progresso no LUPANAR que é o Congresso

  22. Basta olhar nossa bandeira. Lá está escrito, "Ordem e Progresso". Todos sabem que nosso povo só quer isso. Não se confunde Democracia com baderna. Tenho fé que as próximas eleições vão mostrar o novo caminho rumo à justiça social para nosso povo.

  23. Até que enfim. O PT faz um trabalho forte de alienação nas universidades. Criou um bando de cabeças cozidas métodos e esquerdistas.

  24. Não sou do meio acadêmico... sou hoje uma dona de casa, o que requer mais estudo para escapar até o final do mês... e sou da época dos governos militares, enquanto acadêmica... que eles voltem e eu os aplaudirei... fui em todas as reuniões dos grêmios acadêmicos da época, tentei fumar uns baseados, entrar naquelas vibes... mas eu já havia lido demais naquela época e nada disso me pegou... eu amei Dante antes de ouvir Dirceu, com ou sem Marília....

    1. Sou Oficial Aviador da Reserva da Força Aérea. Conciso e honesto, seu texto. Há toda uma deformação da visão que a sociedade tem dos militares. A maior parte dos meus colegas de turma, assim como eu, vieram das classes baixas da população. Após muito estudo , concursos e provas de mérito, o que sobressai em nosso meio é a demonstração da diversidade e igualdade que a esquerda jamais consegue colocar em prática sem dividir a sociedade. No meio militar prevalece o mérito e a honra.

  25. Ainda mais quando o "memorando" revela poderes proféticos, citando, textualmente, o CEI, órgão que só seria criado dezenove anos depois.

  26. Durante o governo militar o Brasil passou de 49 economia para 8. Construíram inúmeras hidrelétricas. Quem critica certamente desconheçe a história! Um dos primeiros que "lutaram" pela democracia atual, está preso em Curitiba!

  27. Não consigo entender, porque batem tanto nos militares quando, deveriam bater mesmos é nestes vagabundos que queriam implantar pelas armas no Brasil, o regime comunista nos moldes de Cuba, China e outros mais. A nossa sorte é que, os militares atendendo a convocação do povo, não deixou que isto acontecesse. Uma pena que, estes pilantras que estão ai acabando com o Brasil, não foram mortos pelo regime militar. Repito, em 64 não foi golpe más sim, um contra-golpe. Viva os militares, tamujuntos!

  28. Se soubessem o quando o ensino era bom naquela época, tinhamos segurança. Não haviam vagabundos em porta de escola apontando arma para mães e crianças. Bons tempos. Sem roubalheira. Os presidentes militares morreram sem deixar fortuna.

  29. O exército está muito bem preparado dentro das limitações orçamentárias, pena que não dá para dizer o mesmo das polícias militares e civis. O que vou mais gostar se tivermos uma intervenção militar federal é esquerdopata sendo preso por fazer merda e ser tratado como preso comum, tendo amplo direito de defesa, sem ser torturado, vai ser muita humilhação quando sair da cadeia, mais ainda quando acabar o período de intervenção. Esse pessoal acha que vai reviver 64. Que paramos no tempo

  30. Vivi o período militar desde os meus 15 anos. Não tenho notícia de qualquer cidadão de bem que tenha sido sequer constrangido naquele período. Os memorandos da CIA não falam dos atentados terroristas, das guerrilhas, dos roubos a banco, e dos sequestros e mortes promovidos pela esquerda? Estranho é que não se cobre a prova material desta insinuação. Enquanto este memorando não se materializar, para mim é fake news! Crusoé deveria desvendar esse mistério....

  31. Não apenas as universidades dos grandes centros. As universidades do país estão cheias de jovens que não aguentam.mais a doutrinação! E querem um país melhor!

  32. Como qualquer instituição, o Exército também tem seus defeitos e pode ter cometido excessos. Cadê a "comissão da mentira" que nunca puniu os assassinos de nossos colegas gerentes de bancos. A Justiça tem que valer para os dois lados. As Forças Armadas têm o meu > respeito.

  33. AH, casos em que estamos no mato sem cachorro, e qualquer coisa que se mostra cofiável tem aprovação de muitos. Quando se vê bandido soltando bandido, ficamos desolados e apelamos para a força bruta. Portanto, a própria justiça, deveria fazer justiça, não soltando políticos sabidamente corrutos e corruptores;não somente políticos, mas quem for provado que é réu de juízo. Se não for assim, nem na imprensa vamos acreditar. É uma bandidagem sem limite. Queremos qualquer coisa que nos livre desta g

  34. O meio acadêmico é o mais esquerdista de todos. Quase a totalidade dos professores são esquerdopatas que fazem lavagem cerebral nos alunos. Se finalmente os jovens entenderam quem foram os heróis de 64, imagina o resto da população do país , que há 30 anos vem sofrendo com a pseudo democracia .

  35. Enquanto o Villas Bôas estiver à frente do Alto Comando, a Constituição do Brasil seguirá sendo rasgada diuturnamente pela quadrilha do Foro de São Paulo. Villas Bôas para ser Mourão ou Paulo Chagas, só nascendo de novo.

  36. Já ficou evidente que o tal memorando da CIA é uma farsa, como aqueles tiros contra o ônibus da caravana petralha. Parece só só o Antagonista ainda não percebeu.

    1. É mesmo. Cadê o "atrntado" contra os petralhas? Acho que a Gleisi cansou de inventar factoides. Ninguém aguentava mais.

  37. Já está evidente que o tal memorando da CIA é uma grande farsa. O Antagonista poderia ter dispensado a ressalvaque fez na nota, posto que absolutamente idiota.

  38. é bem verdade que o tal memorando da CIA é falso, É CLARO QUE ESTÃO TENTANDO SUJAR O EXERCITO BRASILEIRO QUE TEM APOIO DO POVO BRASILEIRO. O BRASILEIRO MUDOU SÓ OS POLÍTICOS E A IMPRENSA AINDA NÃO PERCEBEU, NÃO ASSINO SUA REVISTA E AS DEMAIS ELETRÔNICAS PORQUE ADMIRO SEU PENSAMENTO OU SUAS REPORTAGENS E/OU ACREDITO PIAMENTE EM TODAS, ASSINO PARA FICAR A PAR DOS ACONTECIMENTOS, PENEIRAR, PENSAR E CHEGAR A REAL CONCLUSÃO DA SITUAÇÃO, SIMPLES ASSIM.

  39. Se os militares executaram seus opositores perigosos, trabalharam muito mal: esqueceram de eliminar Lula, Dilma e Ze Dirceu. Bem que Figueiredo avisou..Agora vivemos esse caos , os quais precisarão de umas dez Lava Jatos.

  40. Com ou sem pesquisa, As Forças Armadas Continuam a ser as mais creditadas Para a alegria de todo cidadão de bem. E com CIA ou outra compania São as Forças Armadas Que eu queria.

  41. Com as eleições chegando os militares se candidatando agora querem revolver o passado os direitos humanos que só defendem bandidos querem banir os militares não vão conseguir.

  42. Por que os militares não escancaram a intenção desses pseudos guerrilheiros da liberdade e democracia realmente queriam implantar no Brasil???

  43. EU VIVI AQUELES TEMPOS DO COMEÇO AO FIM . NÃO TENHO INFORMAÇÃO DE QUE UM CIDADÃO DE BEM ORDEIRO E TRABALHADOR ,TENHA SIDO MOLESTADO . APENAS OS OPOSITORES DO REGIME QUE ASSALTAVAM BANCO (E OFICIALMENTE CONTINUARAM) , SEQUESTRAVAM , PROMOVIAM GUERRILHAS , SABOTAGENS , COLOCAVAM BOMBAS EM AEROPORTOS E QUARTEIS DO EXERCITO, ASSALTAVAM CAMINHÕES DE ENTREGA ENTRE OUTRAS ... ESSES SIM TIVERAM MUITOS PROBLEMAS .

    1. Assino embaixo, Luiz, pois também vivi este período e sou testemunha de que as pessoas ordeiras e seguidoras da lei jamais foram importunadas ou sofreram torturas. Minha família toda trabalhava com comércio - panificadoras, sorveterias, marcenarias - e ninguém teve problemas. Tínhamos, isto sim, segurança, saúde e educação pública em bons níveis. Deveríamos exigir que cada perseguido pelo regime militar expusesse a "cartilha" que seguia na época. Porque eles não expõem quais eram as suas idéias?

Mais notícias
Assine agora
TOPO