As orelhas de Gilmar ardem

18.05.18

Há um profundo desconforto no Supremo Tribunal Federal com as recentes decisões do ministro Gilmar Mendes de mandar para casa Paulo Preto, suspeito de operar o recebimento de propinas para o PSDB, e Milton Lyra, investigado por suas relações íntimas com a cúpula do MDB. Em conversas reservadas e em tom queixoso, ministros dizem que, por causa de um integrante, o tribunal inteiro acaba acusado injustamente de decidir com dois pesos e duas medidas nos casos importantes que envolvem políticos e seus operadores – rigoroso com alguns personagens de um lado da cena política e leniente com outros. Pelo menos três dos onze juízes concordam em um ponto: com os demais poderes sob suspeita, o Supremo deveria aproveitar a oportunidade e marcar seu lugar na história como o grande protagonista do fim da impunidade no Brasil. Sem desvios.

Adriano Machado/CrusoéO plenário do Supremo: desconforto com a decisão de libertar Paulo Preto (Adriano Machado/Crusoé)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Depois da nova soltura do "soldado ferido" do tucanato, devem estar pegando fogo as orelhonas do funesto. Mas é só papo, ninguém enfrenta o sujeito, sabe-se lá o porquê.

  2. Até quando Gilmar Mendes vai na contra mão da vontade de todos brasileiros e do Judiciário sério, que quer acabar com a impunidade no Brasil! CHEGA GILMAR MENDES

  3. já passou da hora das forças armadas colocar essa organização criminosa na cadeia e acabar com esse ESCARNIO vigente em todas as áreas do governo principalmente nesse tribunal que rasga a constituição de acordo com interesses de cada um de seus bandidos preferido ou seus credores de falcatruas

  4. O trio Gilmar/Lewandowisk/Toffoli, põe a nocaute a pretensão do STF ser um protagonista da "Nova República" e fazer justiça de verdade. Acabou de soltar mais 4, incluindo o secretário de obras do Cabral! Isto realmente é difícil de digerir e um baque mortal ao frágil sentimento que temos de que as coisas estão melhorando.

  5. O STF nos envergonha, pior ainda, nos assusta. A truculência do Gilmar Mendes, que mais parece "modus operandi", nos últimos tempos foi confrontada apenas pelos ministros Joaquim Barbosa e Luís Roberto Barroso e não provocaram o resto (resto é uma boa palavra) dos outros ministros, que passeiam nos longos corredores de seus guetos de poder, tramando, como bispos no vaticano, a própria sobrevivência.

  6. É simples. Para ser o grande protagonista, é suficiente que o STF mantenha os acórdãos do TRF4 que dizem respeito às decisões do Juiz Moro.

  7. Qualquer pessoa com um mínimo de decência, deveria se retirar de todo e qualquer ambiente onde o beiçola adentrasse, inclusive o plenário. Poderia alegar estômago fraco!!

  8. É PRECISO EXTINGUIR O STF, CONVOCAR 11 MINISTROS TOGADOS DO STJ, OIUNDOS DO QUADRO DE CARREIRA, APOSENTANDO-OS INTEGRAL OU PROPORCIONALMENTE. DAR DIGNIDADE À MAIS ALTA CORTE DO PAÍS.

  9. Rodrigo e Felipe, passei a semana toda atenta esperando repercussão dessa matéria e nada. A Globo News nao citou, se bem que o Jornal das Dez depois da saída da Loprete está JN demais pro meu gosto, me dá sono. Na Jovem Pan, O bocudo Felipe Moura Brasil que denuncia tudo nada falou a respeito e nem mesmo o professor Marco Antônio Villa que não perde a chance de denunciar as barbaridades desse juiz levantou o assunto é não foi por falta de oportunidade. Não entendo. Continuem de olho vivo nele.

  10. O STF é a vergonha do País.Defensores do que de pior existe,na política/sociedade.Enquanto for indicação,vai continuar está podridão. Pra que STF? Tinha que ser extinto. Senado também.So tinha que ter câmara de deputado,e somente com metade do que existe atualmente,ficaria melhor pra votar.A peneira seria melhor,teríamos mais visibilidade/policiamento.Acabaria com os políticos profissionais .

  11. Se a Lava Jato em São Paulo fosse um pouco célere e séria, não teria problema o que o Gilmar faz... Ele é um psicopata que não tem jeito mesmo...

  12. Gilmar não tem mais jeito. É cúmplice de muitos delinquentes e debocha de todos nós. E vai continuar assim até que o presidente desse Congresso e do Senado seja uma pessoa séria que leve o processo de impeachment de Gilmar, às últimas consequências.

  13. Acontece o Supremo também está igualmente sob suspeita e não adianta desejar protagonismo diante da sua leniência ao julgar, quer dizer, ao não julgar, ao não respeitar as leis, etc.

  14. O "Supremo como grande protagonista do fim da impunidade no Brasil"? Como, se toda a turma fazer parte da OrCrim? Ou alguém, em sadia consciência, ainda acredita nesses 11 togados???

  15. Sejamos claros em afirmar a verdade que está diante dos nossos olhos: O STF É UM BALCÃO DE NEGÓCIOS. GILMAR MENDES É UM MERCADOR DE SENTENÇAS. Alguém discorda?????

  16. Gilmar Mendes tem tanta certeza da impunidade que está pouco se lixando com o que os outros vão pensar ou dizer. Enquanto não houver a possibilidade de impugnações às absurdas decisões de alguns ministros do Supremo, que soltam bandidos condenados de todos os tipos; sejam traficantes internacionais, sejam ladrões dos cofres públicos, não vislumbro horizonte.

    1. Minha avo dizia: "nada que uma casca de banana no caminho nao resolva", acho que deveriam tentar...

  17. Nos casos específicos envolvendo Gilmar Mendes, o desprezo ao trabalho das instâncias anteriores é altamente pernicioso ao poder judiciário. Um habeas corpus concedido monocraticamente, quando negado há poucos dias por desembargadores e ministros do STJ, evidencia má fé, desrespeito ao sistema jurídico, ou mesmo cumplicidade criminosa e conflito de interesses.

  18. Há muito tempo estou tentando entender Gilmar Mendes.Mas depois de ler a matéria sobre empresas que doaram para a instituição de ensino dele publicada pelo site O Antagonista consegui entender suas atitudes .Decepicionanante.

  19. Tem uma quadrilha perfeita conceitualmente no supremo: Gilmar, Tofoli, Marcola e Levando. Se um dia tiver revolta popular e o povo colocar as mãos nesses 5, vão virar Kadafi e Mussolini das mãos do povo revoltadíssimo com eles. Os ventos mudam. Eles não acreditam como Mussolini e Kadafi não acreditavam .

  20. Pois é, como diz o velho ditado: O justo paga pelo pecador!!!! Gilmar vai estraçalhar com a reputação já nada boa do STF!!!!

  21. Esse ministro é um fora da lei. Nunca se considera impedido, solta bandidos cobras e Baratas.Fala fora do processo, fala ao telefone com políticos criminosos. Parece ser o único dos ministros que solta todos. Não se preocupa com a reputação. do STF

  22. O Supremo está deixando sua marca para a História: uma corte de ministros vaidosos, que pensam apenas em si próprios e em seu futuro, e que desprezam o que pensa a sociedade que lhes paga os gordos salários. Salvam-se poucos para nossa decepção.

  23. De um lado GMendes solta os presos pegos pela Lava Jato!! De outro lado MAMello solta os narcotraficantes!! Que Dupla faz parte da Suprema Corte do Brasil. Nem despacho `a meia noite de Sexta-feira Treze dá pra excomungar essa gente do STF ARRE EGUA!!

  24. Gilmar Mendes parece agir desconectado da realidade, imerso em uma ideologia jurídica denominada equivocadamente como garantismo, como se todos os demais operadores do Direito estivessem alheios às garantias legais.

  25. É difícil entender como um profissional da justiça com amplo acesso a processos, possa soltar alguém como Paulo Preto. Paulo Preto é o Palloci do PSDB. Pessoa com um extenso networking, que agora solto, vai ocultar provas. Como tem amplo conhecimento das falcatruas, sabe em quem as investigações vão chegar, e combinar o que eles devem dizer e esconder.

  26. Em nome pode de Deus EU SOU comando Porcia e todos Mestres Ascensos ocuparem com luz e fogos reais imortais eternos todos os ministros do STF Supremo Tribunal Federal em Brasilia e por esse conselho dentro da ordem da lei e da vontade de Deus. EU SOU chama da verdade da justiça e do juizo final penetrando todos que comporem o sistema judiciario no Brasil nas americas em todo mundo. Pelas chamas solares da Justiça de Deus esta feito consumado selado. Pelo Poderosos Ser cosmico Vitoria assim sera.

  27. Beiçola, Beiçola... você pode correr, mas não vai conseguir se esconder na ilha do Robinsão da Massa!!! Vamos civilizar esse canibal do Judiciário brasileiro!

  28. Será que é só a do Gilmar? Acredito que a do Marco Aurélio tbm. Pq soltar dezenas de traficantes isso é algo muito estranho.

  29. O Gilmar é um ser venal á luta do Brasil sobre a impunidade e faz de tudo para que se continue a bandidagem a tomar conta do dinheiro que poderia ir para as nobres missões de salvar a vida dos mais desfavorecidos ,um gusano que tem que expurgado da história do judiciário brasileiro .

  30. Gilmar e Marco Aurélio poderiam dar o braço e sair do STF! Aliás, levando com eles Toffoli e Lewandovsky junto! O Brasil está farto desses ministros malucos, que libertam bandidos de toda sorte. Tanto os de colarinho branco como os bandidos traficantes de drogas. Meu Deus!

  31. Concordo com os três ministros e os demais? Será que largam o poder que lhes foi concedido, por indicação não por mérito, irrestrito? Não acredito! Se investigar, todo o sistema jurídico público aqui no Brasil está podre.

  32. A "Suprema"Corte virou "Cortiço Supremo". Faz parte ativa e operante do "mecanismo". Há que se limpar o "Cortiço" para haver saída institucional da pior crise ética - moral envolvendo os tres poderes. As tres Armas brasileiras cumprindo a Constituição poderiam fazer essa limpeza!!!!

  33. Fica evidente o descalabro causado por GM à justiça brasileira favorecendo assim a ORCRIM no papel de um advogado de defesa. O que fazer para neutralizar um traidor da Pátria dessa envergadura??

  34. As decisões do Gilmar tem caráter de afronta, de dizer que ele é quem manda e que ninguém poderá contrariá-lo. A questão é pessoal, narcisismo. A justiça, o justo, pouco importa para ele.

  35. Paulo Preto escapou, só a Crusoé noticiando, esperamos mais reportagens, o Lula, Jose Dirceu e Palocci já estão presos, ainda falta o Alckmin, o Jose Serra e o Aecio e a turma do PSDB, que tambem são corruptos. Coragem Crusoé, e isto que nós assinantes esperamos de vocês. Chegou a hora do PSDB.

  36. Não só os ministros, mas grande parte da sociedade só acreditará na imparcialidade da justiça quando investigarem, julgarem e PRENDEREM politicos de outros partidos e, também, figurões do judiciário ( até agora ausente de TODAS as delações}. Evidente que isto não inocenta nem justifica os pedidos irracionais de liberdade para os corruPTos...

  37. Com base nas decisões da segunda turma do STF, impossivel que tenham bom lugar na história. Muito pelo contrário, lixo é o lugar onde estarão. E ao se abrir a tampa da lata, perceber-se-á uma beiçola enorme destiladora de ódio com pitadas de psicopatia.

  38. Tanta bala perdida por ai e nenhuma atinge esse sujeito bem na testa!!!!!!!!!! Para o bem do Brasil que essa praga morra o mais rápido possivel. Bye

  39. Gilmar rema contra o país!! É lamentável, triste e gerador de um inconformismo generalizado a todos os homens e mulheres de bem!!

  40. Concordo. E até acredito que alguns membros do Supremo, diante da gravidade do momento, se deram conta de que é preciso se posicionar. O problema é que há frutos (certamente pelo menos uns 4) podres, apodrecendo todo o cesto.

  41. Os integrantes do STF que se sentem embaraçados ou injustiçado pelas decisões, no mínimo atabalhoadas, pra não dizer desonestas, deveriam se revestir de coragem e patriotismo e não só demonstrar descontentamento, mas tomar alguma atitude efetiva, para frear as ações esse ministro, que dá demonstrações claras de desequilibrio ético ou desvio de conduta.

    1. Mais como se tem varios fazendo merda. Se começar a fazer muita graça leva toco também, não lembra dos ataques do Barroso ao Gilmar? Levou na lata uma lembrança direta do processo que foi contra a lei no caso do aborto e indireto nos casos da JBS que levou grana por fora fazendo referência a sua sociedade na advocacia.

  42. Mentira, não nenhum desconforto! A maioria e cómplice, se tivessem vergonha viriam a público com fineza e ética para esclarecer a opinião pública o Gilmar só faz o que faz de porta aberta porque conhece seus pares muito ben. Todos podres, todos escolha da esquerdalha e corrupta orda de políticos que destroem essa Naçåo há mais de trinta anos! Lugar de criminoso é na prisão!

  43. Usar a expressão "desconforto" é bondade, ministros. O Judiciário é evidentemente foco de corrupção tão ou mais nociva ao país quanto a oriunda dos demais poderes.

  44. Tornei-me assinante na prima hora e não me arrependo. Parabéns a todos. Uma sugestão:= por que vocês não pressionam para que votem uma lei "bandido que matar um policial, tem processo e condenação rápidos, não tem progressão de pena, etc..." ... mas se matar um político tem anistia!!!

  45. Por que então a Raquel Dodge não agrava a decisão do Gilmar logo e pede que o plenário decida a respeito, desautorizando o beiçola? Seria uma forma de o plenário constranger esse mau elemento.

  46. É, o STF ficou com o onos da soltura de ladrões deveras confirmado, por causa de um de seus membros e de outros tantos. Isto torna a JUSTIÇA injusta e conflitante. Não que o STF deve se dobrar ao sabor da opinião popular, mas ao menos o que se diz ter prova dos acusados. Se vê pessoas acusadas, fotografadas e provadas, que são soltas por serem compadre e comadre, É cruel para com o Brasil tamanha incoerência.

  47. Pergunto, por onde anda Carminha ???? Vamos chegar a conclusão que quem manda e desmanda no STF é essa figura de orelhas ardidas !!!! Impeachment já !!!

  48. Não só ele, têm seus parceiros Toffoli, Levandowisk que violou a constituição mantendo os direitos da "presidanta" que anda por aí mundo afora a nossa custa dizendo que o supremo não vale nada,o que é mesmo necessário é mudar a lei exigindo do cargo aprovação em concurso público!!!

    1. Nomeação entre os juízes concursados apenas, que tiverem mais de 15 anos de magistratura, trabalhado em varas, no interior e capitais, e depois 5 anos, no mínimo, como desembargadores de tribunais, ou seja, 20 anos como magistrados de carreira (nenhum do quinto), eleitos pelo povo e para ficar no Supremo por no máximo 10 anos, aposentando-se sem as regalias de ministro.

  49. Se estão se sentindo “desconfortáveis” com as ações do GM, que nitidamente favorecem e aliviam as cargas sobre PSDB e MDB, então que se juntem e o ENQUADREM. Ficar reclamando anonimamente nis bastidores, à sobra, não serve para nada.

  50. Gilmar Mendes me lembra Nero!!! Não está nem aí com o Brasil e com os brasileiros!!! Ele põe fogo soltando esses bandidos com seus HCs. Até quando teremos que aguentar isso? O Brasil não precisa desse senhor!!!!

  51. A pior composição da história do prostíbulo da Justiça fazendo chôrôrô? Os 11 pendurados na máquina pública, com privilégios, mordomias e farto dinheiro do Contribuinte, querendo ficar bonitos na foto? Esse lixo de Judiciário e seus parasitas são um entulho da República. Basta perguntar para qualquer cidadão de bem a opinião sobre essa porcaria.

  52. Gilmar Mendes não tem vergonha de nada. Enquanto isso seu lacaio Reinaldo Azevedo defende seu rigor enquanto acusa Sergio Moro de falta de compostura por receber homenagem em NY ao lado de João Doria. Alô Mainardi, está na hora de mandar mais um daqueles recados para o Reinaldo, vai dar meia hora de b....,

  53. Gilmar faz com espalhafato o que Toffoli, Lewandowski e Marco Aurélio fazem com verniz. Gilmar, portanto, não está sozinho. O Brasil deve ser o único país do mundo que possuí duas supremas cortes. No caso a primeira e a segunda turma. Sendo a segunda o supremo que garante a impunidade a quem tem poder ou pode pagar mais.

    1. O problema é que ele é muito cínico para se incomodar. Ele e os demais da mesma gangue continuarão com esse cinismo, mesmo porque o telhado do STF e demais cortes são de vidro.

    2. É exatamente assim. O STF tornou-se a última trincheira dos corruptos. GM já não tem vergonha de nada. Só será parado por alguma reportagem muito ousada. O que ele tanto vai fazer em Portugal, país onde Jacob Barata, solto três vezes por Gilmar, acumulou fortuna bilionária com os desvios do sistema de transporte público no Rio?

  54. Temos o desprazer de conhecer e conviver com a pior equipe de ministros do STF de sua história em termos de notório saber jurídico e também de reputação. Até o considerado decano da turma foi chamado pelo então Ministro Saulo Ramos de "juiz de merda".

  55. O que será que o ministro Gilmar Mendes estará querendo provocar? Receber contestação de seus pares? Da presidente do STF? Ser destituído?

  56. Já se demonstrou que o ministro Gilmar deve muitas explicações. E sem dúvida, suas ações em nada favorecem a imagem que o país tem do STF.

  57. Os atuais ministros do Supremo são pusilânimes e atuam segundo o mercado (leia-se "marketing"). O odiado (e feio como um sapo) Min. Gilmar Mendes cuida que suas antipáticas decisões sejam fundadas no Direito. O mesmo não se diga de farsantes, e queridinhos, como o Min. Barroso.

  58. Gilmar envergonha o Judiciário brasileiro, isto já foi dito diretamente ou com ouras palavras por Joaquim Barbosa e por Barroso, e é o que pensa a grande maioria da população. Como isto tudo se mantém ?

  59. Os magistrados dos tribunais superiores deveriam ser escolhidos entre a magistratura (juízes com mais de 30 anos de magistratura); além disso, como eles não são fiscalizados por nenhum órgão, deveriam ter seus sigilos abertos antes de tomarem posse, e deveriam ter mandato de, no máximo, 10 anos, com manutenção dos sigilos abertos, e com dedicação exclusiva, só podendo exercer cumulativamente o magistério (não proprietários de quaisquer empresas, mesmo as educacionais). Se moralize o país, ou...

    1. Perfeito. Além do mais, deveria ser terminantemente proibido o quinto constitucional para advogados em qualquer tribunal do País. Toffoli e o polaco são dessa vertente. O Roberto Caldas, da Corte Internacional de Direitos Humanos e que bateu na mulher, também é advogado. A turma do TSE que garantiu maioria para a chapa Dilma-Temer, também. O Beiçola era advogado da União antes de ir para o STF. Advogados têm uma maneira peculiar de julgar, digamos que adaptativa, em função do interessado.

  60. Ele é onipotente? Intocável? Não é possível!!! Esqueceram de escrever a norma que retira de cargo tão importante uma laranja podre.

  61. O problema do Supremo é que o mal estar não avança para qualquer atitude que possa frear os desmandos de Gilmar Mendes. Ao arquivar o pedido de impeachment do "magistrado", o STF deu carta branca para que ele continue ajudando os amigos. E olha que ele tem ampliado seu círculo de amizades incrivelmente.

  62. Então, já passou da hora do STF se valer do poder de ser Supremo e legislar afastando esse senhor. Legislam o tempo todo pq não podem legislar em causa própria que beneficiaria não apenas a corte mas principalmente o Brasil. Basta tirar essa laranja podre para que seus comparsas para educar Toffoli e Levandovski. Estamos esperando Supremo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO