Adriano Machado/Crusoéxxxx

Ele queria ser Favreto

O imbróglio da liminar de Marco Aurélio Mello que quase libertou Lula e mais 169 mil presos no último dia de expediente do Judiciário. Assim como no caso do desembargador do Paraná que tentou uma pirueta semelhante em um domingo de julho, não deu certo. Mas abril está aí
21.12.18

O ministro do Supremo Tribunal Federal Marco Aurélio Mello calculou com precisão. Esperou o último dia do recesso para tomar, sozinho, a decisão de soltar 169 mil presos que cumprem pena em execução provisória pelo país afora. O mais famoso deles, Lula, recolhido desde 7 de abril a uma cela na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba. A decisão foi proferida dentro de uma ação que o PCdo B, principal aliado do PT, ajuizou ainda em abril, pedindo que o Supremo declarasse inconstitucional a prisão após condenação em segunda instância. Pela manhã, Marco Aurélio encaminhou o despacho, que normalmente grava em áudio, para que seus auxiliares tomassem as providências necessárias para a publicação. Depois, participou normalmente da última sessão da corte com os colegas ministros, que acabou por volta das 12 horas. Parte deles subiu pelo elevador privativo para um almoço de confraternização no segundo andar do prédio na praça dos Três Poderes. Comeram carne, arroz e salada. Trataram de amenidades. Marco Aurélio nada falou sobre a bomba que estouraria nos instantes seguintes. Os ministros deixaram o local juntos, por volta das 14 horas, mesmo horário em que o texto da liminar subiria no sistema digital do Supremo. Não havia mais tempo para que o colegiado revertesse a decisão.

O teor do despacho do ministro mexeria com os ânimos do país. Afinal, ele continha a resposta para a pergunta de 1 milhão de dólares que muitos ainda ouvirão nas festas de fim de ano: afinal, quando Lula vai ser solto? Tivesse prevalecido a decisão de Marco Aurélio, o ex-presidente teria sido solto ainda na quarta. O PT não sabia o que fazer. Uma parte ficou eufórica com a possibilidade de Lula voltar à ativa em um momento em que a legenda vem perdendo protagonismo. A presidente petista, Gleisi Hoffmann, convocou uma reunião de emergência em Brasília na qual determinou que, primeiro, fosse protocolado imediatamente um pedido de soltura de Lula na vara federal de Curitiba responsável pela execução da pena do ex-presidente. A ordem foi cumprida com presteza, menos de uma hora após a decisão de Marco Aurélio. A segunda orientação, que mais tarde se mostraria tão ou mais inócua, foi para que petistas se dirigissem à capital paranaense para pressionar a Justiça a cumprir a liminar.

Outra parte do petismo, contudo, preferiu a cautela. Essa tinha na memória a trama rocambolesca levada a cabo por companheiros em julho passado. Foi quando três deputados do partido aproveitaram o plantão judiciário para, em pleno domingo, apresentar um pedido de soltura de Lula a Rogério Favreto, um desembargador amigo, no Tribunal Regional Federal da 4ª Região. A liminar foi concedida, mas acabou derrubada pelo relator da Lava Jato no próprio TRF. Foi o que aconteceu também com o despacho de Marco Aurélio. Quase seis horas depois de a decisão vir a público, já às 20 horas de quarta-feira, o presidente do STF, Dias Toffoli, suspendeu a decisão do colega.

Agência BrasilAgência BrasilDias Toffoli suspendeu a liminar do colega ainda na noite de quarta-feira, mas tema irá ao plenário em abril
A comparação entre os dois episódios é inevitável. Em ambos, os magistrados tentaram, de forma isolada, monocraticamente, driblar o veredicto colegiado dos tribunais de que fazem parte. Em ambos, o desfecho foi uma canetada de um superior derrubando as decisões. Mas o ocorrido em Brasília se reveste de maior relevância porque expôs ainda mais a já debilitada imagem da mais alta corte do país. Não é de hoje que o Supremo vem sofrendo severas críticas da população, uma condição outrora exclusiva de seus vizinhos na Praça dos Três Poderes — o Congresso Nacional e o Palácio do Planalto. São muitos os episódios que, de alguma forma, contribuíram para ampliar o descrédito. Em 2016, Ricardo Lewandowski operou para que a presidente cassada Dilma Rousseff não perdesse seus direitos políticos como consequência do processo de impeachment. Já neste ano, Luiz Fux liderou a barganha em torno do auxílio-moradia pago a juízes e integrantes do Ministério Público. O ministro aceitou derrubar o benefício em troca da sanção, pelo presidente Michel Temer, de um reajuste que, em tese, supriria as ditas defasagens salariais das duas carreiras. O que parecia um acesso de sensibilidade ante o clamor dos brasileiros por menos privilégios nas rodas do poder durou pouco. Bastaram alguns minutos para que, na sessão seguinte do Conselho Nacional de Justiça, presidido por Dias Toffoli, o auxílio acabasse voltando à cena – sob o argumento de que, agora, as regras serão mais rígidas.

A presepada de Marco Aurélio deixou claro, como se isso ainda fosse preciso, que o Supremo, a despeito de ser um colegiado, é um órgão cada vez mais suscetível aos humores individuais de seus integrantes. São onze ministros, onze ilhas, onze vaidades. Marco Aurélio tomou a decisão dois dias depois de Dias Toffoli ter agendado para 10 de abril de 2019 uma sessão para julgar exatamente a questão das prisões em segunda instância. Marco Aurélio não teve pressa para decidir nos oito meses que se passaram desde o pedido do PCdoB, mas alegou urgência para não esperar a sessão de abril. Se efetivada, a liminar derrubaria provisoriamente o entendimento que prevalece no tribunal desde outubro de 2016 — e sobre o qual o STF já se debruçou outras três vezes nos últimos dois anos, sempre prevalecendo a tese de que condenados em segunda instância podem, sim, cumprir imediatamente suas penas. “A decisão já tomada pela maioria dos membros da Corte deve ser prestigiada pela Presidência. E é por essas razões, ou seja, zeloso quanto à possibilidade desta nova medida liminar contrariar decisão soberana já tomada pela maioria do Tribunal Pleno, que a Presidência vem a exercer o poder geral de cautela atribuído ao Estado-Juiz”, escreveu Toffoli na decisão que barrou o despacho de Marco Aurélio. Além de Lula, a liminar poderia colocar nas ruas, no apagar das luzes de 2018, nada menos que 20% da população carcerária do país.

A Crusoé, momentos após a decisão, Marco Aurélio se irritou quando indagado sobre o motivo de ela ter sido proferida no último dia antes do recesso. “O que é isso, rapaz? Que pergunta descabida. Não sei, você deve estar supondo outras coisas que eu não posso imaginar, porque eu não sou seu analista”, respondeu ao repórter Igor Gadelha. Com alguma dose de ironia, o ministro contou que tinha acabado de sair do tal almoço com os colegas. E disse que aproveitou a ocasião para se aconselhar. Sobre o quê? “Não sei, a vida em geral.” Se ele se aconselhou, não se sabe. Mas sobre a liminar, não emitiu uma palavra sequer.

Da prisão ao truque

O episódio da liminar também mostrou que, apesar de o país ter saído há pouco de uma eleição que varreu do mapa dezenas de políticos envolvidos com corrupção, a Lava Jato continua sob permanente ataque. Principalmente de quem deveria defendê-la. Logo depois da decisão de Marco Aurélio ser publicada, o ex-diretor da Petrobras Renato Duque e o empreiteiro Sergio Cunha Mendes, da Mendes Júnior, entraram com pedidos de liberdade tendo por base o entendimento do ministro. Em entrevista convocada às pressas em Curitiba, integrantes da força-tarefa da operação disseram que 35 pessoas condenadas em segunda instância em processos decorrentes da operação seriam soltas se a vontade de Marco Aurélio vigorasse. “Estamos diante de uma decisão que põe em risco a existência da Lava Jato”, disse o procurador Deltan Dallagnol. Do rol dos 35 faziam parte Delúbio Soares, ex-tesoureiro do PT, Jorge Zelada, ex-diretor da área internacional da Petrobras, e o ex-empreiteiro da OAS Léo Pinheiro.

Toda essa turma, com mais algumas dezenas de milhares de presos menos célebres, pode ser solta em abril de 2019, quando a corte voltar a debater o assunto por determinação de Dias Toffoli. É sabido que o presidente do Supremo é contrário à prisão em segunda instância. Nesta quarta, ele só revogou a liminar porque ela afrontava uma decisão colegiada da corte. A Crusoé, uma pessoa próxima do presidente do STF disse que, logo depois de tomar conhecimento do despacho de Marco Aurélio, Dias Toffoli já estava decidido a derrubá-lo. O presidente do STF considerou a conduta do colega despropositada, principalmente pelo fato de já haver uma data para o assunto ser discutido. Isso, repita-se, apesar de concordar, no conteúdo jurídico, com os argumentos de Marco Aurélio. A suspensão da decisão, portanto, não deve ser lida como um gesto favorável à operação Lava Jato.

Dias Toffoli integra no STF o grupo liderado por Gilmar Mendes, que vem tentando impor limites à operação a partir da revisão de alguns dos instrumentos que a sustentam. No julgamento previsto para abril, com o próprio Marco Aurélio e Ricardo Lewandowski, já são quatro votos certos em favor dos condenados. A eles deve se juntar o decano, Celso de Mello, que tem posição histórica contrária à prisão antecipada. Do outro lado, Edson Fachin, Luiz Fux, Cármen Lúcia, Luís Roberto Barroso e Alexandre de Moraes, todos mais alinhados com as demandas da Lava Jato, devem rejeitá-la. O voto decisivo deverá vir, para variar, de Rosa Weber. A alternativa que vem sendo construída pelo próprio Toffoli é a de que o Superior Tribunal de Justiça seja a última instância antes do cumprimento da pena. Gilmar é simpático à ideia, mas os outros ministros não deram pistas se irão aderir. Se prevalecer esse entendimento, as chances de Lula deixar a prisão diminuem. O relator da Lava Jato no STJ, Felix Fischer, já rejeitou um recurso do petista. Essa decisão aguarda uma análise definitiva da 5ª Turma da corte. A tendência é que o entendimento de Fischer seja mantido. A alternativa para Lula seria, então, um novo recurso ao STF. Até lá, ele seguirá na cadeia.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O remédio para o mal que Marco Aurélio causou ao STF, com sua esdrúxula liminar está em outro poder,no caso,o Senado."Check and Balance".Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  2. Ótima hora para emenda constitucional. Prazo para ficar no STF e demais tribunais. Mudança da escolha e dos aptos. Fim do CNJ (cabide sem ingerência no STF) e alteração do modelo de impedimento dos ministros, flexibilizando o pedido mediante iniciativa popular. Chega disso!

  3. O "ilustre" marginal tem direito a "novo" recurso, até quantos e até quando? Considerando a remuneração e outros privilégios dos nobres e supremos juízes, quanto custa isso aos contribuintes?

  4. Dizem que, no futebol, o melhor Juiz é aquele que NÃO aparece. Até onde vai o EGO de certos Juízes para poder aparecer sendo diferente onde, visivelmente, vão ser notados pelo mesmo motivo, por milhões de pessoas...!?

  5. um lixo de ser humano esse imundo Marco Aurélio....venha me prender idiota!!!! STF é lugar vazio! ....medíocres seres humanos alí se acham e brincam de polícia e ladrão. .....o que vale para eles é o quanto $$$$$ vão enriquecer, não importando a sacanagem com o país!

  6. Os Membros do STF são vazios de conteúdos éticos, técnicos, morais e de caráter. Eles defendem o que são. Negociam salários, benesses,soltam criminosos. Só respeitam CF em benefício próprio ou de apadrinhados. Se a norma for contra reinterpretam a lei. Aquele que deveria ser um cargo nobre, o ápice de uma carreira do direito, tornou-se uma casa suspeita de ilícitos. Confiram onde estão trabalhando os filhos destes ministros e dos anteriores: tribunais superiores ou escritórios ligados a estes.

  7. O Brasil necessita de mais patriotas a favor da moralidade. O bom senso, penso, deveria sempre predominar! O Brasil não aguenta mais navegar em canoa furada!

  8. Prezados, podem existir outras "razões" ao magistrado Lewandowski a soltura de 169 mil presos, de onde se destaca, e, é destacado pela grande maioria da imprensa e sociedade em geral, o ex-presidente Lula. Mas seria este o "único" motivo, ou seja, soltar o ex presidente? Não acredito! O próprio conteúdo desta matéria me inspira a reflexões mais amplas, ou seja, os beneficiários do ministro poderiam ser outros personagens que não estão identificados

    1. Neste teste de meu PC foi possível publicar. Comentários enviados mais cedo a partir de meu celular não foram publicados.

  9. As interpretações sistemática e teleológica do principio da presunção de inocência, apontam para seu exaurimento na segunda instância com o exame da matéria de fato.O que lhe segue são aspectos formais ou materias que não podem se sobrepor àquele sob pena de substituí-lo por um princípio inexistente que seria o da "presunção de "nulidade processual".Que Deus ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!Feliz Natal.

  10. Eu gostaria de saber quais as consequências para o ministro M. A. que toma uma decisão tresloucada como esta apenas para massagear o seu ego. ABAIXO A PEC DA BENGALA

  11. Nem li o que a revista disse, essa instituição tem que acabar, ser extinta começar do zero, para ocupar, não me venha com notável saber jurídico, o que um advogado de porta de cadeia, sabe (sabe negociar), TEM QUE SER MÉRITO, EM TODOS OS TRIBUNAIS DO PAIS, DESEMBARGADORES E TUDO MAIS, NENHUM POR INDICAÇÃO, O DELEGADO O PROMOTOR O JUIZ DE PRIMEIRA INSTÂNCIA, NÃO TEM CONCURSO, PORQUE OS DEMAIS ÓRGÃOS DA JUSTIÇA, E INDICAÇÃO, ACABAR COM ISSO, SEJA ONDE FOR, PARA QUE INSTÂNCIA FOR MÉRITO(CONCURSO.

  12. Todos nós Cidadãos Traídos temos que já reagirmos contra os Ministros Solta Bandidos favoráveis a impunidade. Sempre que vê-los em qualquer lugar vamos vaia-los e em Coro dizer: NOJO! STF É UMA VERGONHA! Especialmente: Lewandowski, Marco Aurélio, Gilmar Mendes e Toffoli. PROTESTAR REAGIR EXIGIR Mudança no STF.

  13. Desconfio que foi jogo combinado entre os ministros. Botar o bode na sala para tirá-lo depois. Um faz o papel de ministro bonzinho; o outro é o "malvado". Mero teste para o julgamento de 10.04.19 (mas vai que cola?). O foco é o 10.04, escolhido a dedo: Lula foi preso em 07.04.18. Portanto, 3 dias depois do aniversario da prisão do presidiário de Curitiba, dando um bom discurso: Lula ficou preso "mais de 1 ano". O ministro "malvado" não é aquele que soltou o seu ex-chefe, José Dirceu?

  14. Dá vontade de ir embora do país. Asco, asco e asco! Queria ser mágico para materializar essa "decisão monocrática " num cilindro de madeira. Que cada uma das pessoas de bem deste país, imagine o que fazer com esse cilindro.

    1. Os 4 patetas, traidores à Pátria devem ser julgados por traição.

    2. No mínimo os 4, mas acho que o soldado, o cabo e o Jeep seria mais rápido e cirúrgico.

  15. Ao invés de combatermos os bandidos temos que lutar contra o $TF. Canalhas a serviço de uma organização criminosa, Indicada sem o notório saber . Rábulas devedores de favores pelo cargo que ocupa.

  16. De fato, as circunstâncias em que proferida a decisão só depõem contra o combalido min Marco Aurélio. E no final ainda ficou (ainda mais) desmoralizado ao ser desautorizado pelo presidente da corte, quem diria, o Dias Toffolli. O Stf continua envergonhando o país.

  17. Gadelha, vc faz uma pergunta, esse pulha se irrita e vc recolhe o rabo? Nao repergunta pra nao irrita lo mais? Nao seria o caso dele te mandar prender, afinal ta na moda! Eu apoiaria ... va ser banana! E, ainda escreve ... e eu leio ....

    1. O que elle responderia em processo de impeachment, a respeito da razão pela qual ele concedeu a liminar poucos instantes antes do recesso? Outra pergunta a ser respondida por elle: qual foi a "magica" que levou o advogado de Lula a apenas 43 minutos da decisão, protocolar o pedido de soltura do condenado? O advogado é adivinho? Como foi a dinâmica dos fatos entre a decisão e o pedido de soltura? Graves indícios de conluio e conspiração entre as partes envolvidas. Cabível processo de impeachment.

  18. O ser humano, quando sem berço, começa a receber dinheiro fácil, reveste-se da ilusão de ter um poder exacerbado, travestindo-se de ser um semi deus. Pois é neste monento que vem às claras a sua condição de inferioridade, inerente aos seres de capacidade limitada tanto intelectualmente como a baixeza de caráter.

  19. A forma como a Crusoe revela os bastidores faz o estômago revirar ainda mais com o absurdo da notícia. Para eles, nada acontecia. Para o país, o ano se perderia.

  20. O advogado Cristiano Caiado de Acioli, 39 disse para o Lewandowski que tem vergonha do nosso STF... Eita rapaz injusto... rsrsrs

  21. Alguém poderia propor um plebiscito e a maioria da população decidiria sobre essa questão da prisão em segunda instância e ponto final. Ministro Sergio Moro, fica a sugestão!

    1. Apoiado! Não podemos ficar nas mãos destes comunistas!

    2. O STF já decidiu a questão da prisão após a condenação em 2a. instância em 2016. Não deveria ir para a pauta de abril/2019. Uma decisão do STF só deve ser revista se ela está causando problemas sérios e se a sociedade estiver solicitando que seja revista. Não é o caso. Ela vai ser re-discutida por uma única razão, que todos sabem. O nhé, nhé, nhé de que a Constituição está sendo desrespeitada é conversa mole dos advogados. Fica a questão: Porque membros do STF querem rever a decisão já tomada??

  22. O roteiro do ato praticado pelo sinistro como descrito na reportagem com todo detalhe de esperteza e malandragem é nojento.Agora além de vergonha temos nojo.A esperança agora reside no Serviço de Inteligencia das Forças Armada nos Generais de Alto Coturno.Abril está perto e povo e novo governo estarão estarão batendo de frente com STF.Quem viver,verá

  23. O caso de Marco Aurélio é patológico. Provavel demência ou outra doença como esquisofrenia p. ex. Ele não demonstra entender mais (se é q algum dia entendeu) q pertence a um colegiado cujo voto pesa mais do q os votos individuais. Dar um despacho um dia após o início do recesso e combinar c a defesa de Lula (q entrou c um recurso 40 minutos após gerando inclusive uma ordem p Curitiba) é algo extremamente grave. É surreal q não existam no país forças políticas p impedir os atos decrépitos dele.

  24. Em abril Será MANTIDO o entendimento atual de prisão após condenação em 2a instância. E " outros" se juntarão ao molusco. Ponto. #MudaBrasilAgoraOuNunca!!!!

  25. Não acredito que Marco Aurélio Mello seja apenas um agradecido canino(sem senso de proporção) com a turma de Lula e do PT por nomearem sua filha para desembargadora Federal. louco, vaidoso...o jornalista Augusto Nunes já bem definiu. Lula preso em abril, no mesmo mês o PCdoB entrou c esta ação, o plenário do STF confirmou prisão em 2ªinstância, marcado p 2019 novo julgamento, e vem MAM dá uma liminar contra o poder máximo da justiça. devia ser preso.

  26. Segundo o entendimento do Min. Marco Aurélio, sua decisão foi baseada na CF quando estabelece que ninguém é culpado até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória: Art. 5°, LVII. Isto tá certo. Contudo, a CF não veda que o processado seja preso cautelarmente: preventivamente ou em flagrante delito. O quê foi decidido pelo próprio STF. Na verdade, nada que o STF produz é em benefício da sociedade, mas apenas de indivíduos ou grupos de indivíduos.

    1. Pura verdade. Ocorre que, como os covardes do STF, palavras do criminoso Lularápio presidiário, estão querendo ser o Colegiado, neste caso soltar os idolatrados

  27. Não parece haver chance do Supremo harmonizar-se com o desejo geral da nação, entrincheirado na arrogante posição de dono da lei

  28. Com quem vc gostaria de estar a mesa em uma ceia simples de Natal, Marco Aurélio Mello, Gilmar Mendes, Toffóli, Lewandowsky, ou Joáo de Deus? Que dilema. Ah, escutando um poema de Tarso Genro.

  29. Tudo pode mudar a partir das propostas de detalhamento da legislação que serão apresentadas pelo ministro Moro. Lula lá ? Em Curitiba claro!!!

  30. O MAM, sempre discreto sublimou e superou a si mesmo em recatada modéstia. Subiu no salto, pulou na mesa, chutou o balde e rodou a baiana: “E aí gente!... Esqueceram de MIM, han???!!!”

  31. E mais do que ter vergonha de uma coisa sem nenhuma ética. Até quando vamos tolerar esta bandalheira. Tem que haver um jeito de botar um fim nisto e aproveitando o ensejo, fechar a cosa e reabrir com juízes aprovados por concurso e com tempo definido para lá ficar, pois perpétuo só no cemitério. Tenho nojo deste supremo!

    1. Nada garante que os concursados farão melhor. É analisar os demais tribunais, mormente os estaduais. Rio de Janeiro e Mato Grosso principalmente.

  32. Excelente análise! Espero que esses togados pensem bem, afinal, em 2019 tem muita água para rolar, se continuarem com essas babaquices, não vejo a hora de uma mega manifestação em frente ao STF.

  33. Espero que a Ministra Rosa Weber que sempre me pareceu com critérios honestos e com decisões que demonstra além do conhecimento justiço necessário ,mas com o conceito de moralidade ,ética e Honra que estão acima da lei por está ser transitória e temporal ,concorde que para o momento que a Nação Brasileira Vive , à prisão em segunda instância se faz necessária. Ministra os Brasileiros que Amam está Pátria confiam no seu discernimento.Deus lhe Ilumine.

    1. Para sermos uma grande Nação temos que ter uma guerra civil. As grandes nações do mundo, todas elas, para serem e darem valor aos princípios morais e éticos tiveram que passar por esse sofrimento. Fazer uma limpeza geral, no judiciário, legislativo e executivo. Não há outra jeito. Outra forma séria quebrar a independência do judiciário.

  34. Eu tenho forte pressentimento, que a roptura da normalidade democrática do Brasil, aínda vai se dá por via do comportamento do STF.

    1. Muito provavelmente, porque tem integrantes do judiciário que, com seus atos, desafiam a democracia para, satisfazer os seus fanatismos ideológicos.

  35. Qual o intere$$e de Marco Aurélio de dar a canetada liberadora do chefe da Orcrim antes de abril? Favor passar no caixa, talvez a resposta esteja lá. Podridão do STF.

  36. O STF se tornou um foco de insegurança jurídica em decorrência do ego de seus membros. É péssimo para o país. O desrespeito ao princípio da colegialidade se tornou um sistema de loteria para aqueles que apelam à Corte. Se o sorteio da apelação cair nas mãos de um ministro favorável ao princípio, o cara vai ficar preso, se cair nas mãos de um ministro que não dá bola para o princípio, o cara será solto. Esses ministros não percebem que isso transforma a Corte numa piada de mau gosto.

  37. A mais alta corte do país já deu provas mais do que suficientes de que não passa de uma "casa da mãe Joana". E mais, que é da mais concreta INUTILIDADE ao cidadão de bem que sustenta aquela corte.

  38. As delações no âmbito da Lava-Jato se avizinham das altas cortes do judiciário, como já noticiado por Crusoé. Quem supuser que o ministro M.A.M. protagonizou um lance desesperado no último momento em razão dessas delações, corre o risco de atirar e acertar no que viu.

  39. Esse comunista fedorento deveria estar no esgoto! Praga infernal, olha pra cara dele e da bandida Manoela, vc percebe o quanto são ruins e mentirosos. São seres que despertam o pior nas pessoas.

    1. Marco Aurélio Mello, comunista? Manuela, comunista? Aldo Rebelo, comunista? Caracas, Alexandre, não viaja, assim até o comunista mais chinelão se revolta. hahaha!!!

  40. Não ! Não me convence o fato de que tomou a tal descabida decisão Após o episódio , cheguei a conclusão que há fortíssimos interesses maiores que uma caneta nas mãos e uma só boca pra falar Ninguém ali foi pego de surpresa a meu ver. Acima desses Togados , há muita podridão E também nao me convence que a cúpula do PT , desconhecia os fatos Não há como combater o Crime Organizado, sem antes começar por aqueles Togados inatingíveis. O resto , vai ser efeito dominó

    1. Quis dizer : Nao me convence que tomou tal atitude monocraticanente De monocrática , somente o recado Há muitos que querem acabar com a Lava Jato. Sabem que como diria o Sapo barbudo " os meninos " sabem mais do que muitos ali gostariam ...

  41. Se tivessemos políticos honestos, alguns, hoje Marco aurelio estaria sendo impitimado não só pela insensatez do ato de livrar lula, mas por soltar quase 160 mil presos. A estabilidade da nação não pode estar na mão de celerados, ou por pessoas deste naipe, de nenhum deles.

  42. Se o STF já se reuniu 3 vezes anteriormente para discutir esse mesmo tema, por que isso não já virou Lei ou algo parecido? Querem gastar nosso rico dinheirinho e nosso tempo na frente da TV.

  43. Que bagunça. É muito ruim viver com uma espada sobre nossas cabeças, e justamente aquela espada que está no colo da representação posta em frente ao prédio do STF, em Brasília.

  44. Terra sem lei. Sub-raça comandado por grandes organizações criminosas. Só um IRA ou ETA com seus carros bombas pra limpar essa merda de país. Ninguém aqui respeita o cidadão. Somos lixos que servimos só para produzir, o que esses canalhas ganham e roubam.

  45. Bem sugestiva a alusão à quantia de "1 milhão de dólares" mencionada por Caio Junqueira no segundo parágrafo do texto. Leva-nos a tecer algumas conjecturas assaz aterradoras. LavaToga já !

  46. No meu entendimento, decisão monocrática proferida por membro de um órgão colegiado nem deveria ser considerada e o ilustre que a proferisse deveria deixar de fazer parte desse órgão, simples assim... Com isso, as vaidades e intenções obscuras não causariam tantos danos à sociedade e ao meio jurídico do país.

    1. Desisão monocrática ‼️❓❓‼️ O que eles pensam que são ❓❓❓ Reis❓❓❓❓

  47. O Reinaldo Azevedo disse , textualmente que "quem acreditar (que o ato do MAM) pode libertar 169.000 presos te merda na cabeça" . Verdade ?

  48. VERGONHA!!Palavra que esse ministro desconhece. INDIGNAÇÃO é o que sobra entre os milhões de brasileiros que labutam e lutam para levantar esse país.

  49. O ôvo da SERPENTE esta sendo chocado dentro do STF para destruir a lava jato. So nos resta a PF e o ministério público com olhos esbugalhados incansavelmente com lupas investigar esses ministros indicados por ladroes . O resto deixa com o povo. Vamos para cima desses rábulas.

    1. Nesta construção linguística, podemos usar as duas formas. Pode investigar, e verá.

  50. Uma vergonha este STF!! Temos q fazer pressão no novo Senado, para desmetirem estes corruptos e vendidos de toga!! E pensar q ué eram a última esoeranca do Brasil!! O fórum decisão Paulo, e muito eficiente!!😡😡

  51. Pra quem vive em um universo a parte é fácil liberar 169 mil. Anda de carro blindado, seguranças armados até os dentes, condomínio fechado e vigiado por mais seguranças armados, férias de 3 meses no exterior.... Pobre de quem não tem isso e tem de ficar aqui, trabalhar muito e se virar pra ficar vivo.

    1. Parabéns Paulo! Este é o ponto central desta discussão é que poucos estão dando a devida atenção. Como eles contam com um forte esquema de segurança para si e para seus familiares, pagos com o nosso dinheiro, fica fácil colocar nas ruas de todo o país assassinos, ladroes, estupradores ..... Eles cospem na cara da sociedade. CANALHAS!!!!!!!!!!

  52. A falta de compromisso com o cargo e com a sociedade é vergonhosa por parte de elementos das altas cortes. Essa trama do marcoaurélio é de uma falta de caráter inominável. Quanta empulhação!

  53. A garantia da continuidades da Lava Jato depende do Senado renovado aprovar em tempo recorde o impeachment de Gilmar. Ou da Rosa: Pensem nas criancas Mudas, Telepáticas Pensem nas meninas Cegas, inexatas Pensem nas mulheres Rotas, Alteradas Pensem nas feridas Como rosas cálidas Mas oh! Nao se esquecam Da rosa, da rosa Da rosa de Hiroshima A rosa hereditária A rosa radioativa Estúpida e inválida A rosa com cirrose A anti-rosa atomica Sem cor, sem perfume Sem rosa, sem nada

    1. Que lembrança espetacular. Poesia numa hora dessas aplaca nossa apreensão e torna a dor, a indignação e a nossa impotência tolerável. Gracias caro Nelson sendo Nelson apenas um nome que aqui lembra o nome da rosa. Abraço

  54. O Brasil do bem clama por um acordo, que se solte Lula como sonham alguns Ministros do STF, mas deixem os outros 169 mil ladrões, traficantes e assassinos presos. Só Lula, tá certo ?

    1. Não “tá certo,não “ Todos são iguais perante as leis ‼️ Lula fica na cadeia ‼️

    2. Todo o dinheiro desviado para ele e seu instituto devolvido, aí sim se conversa sobre redução de pena. Mas, lembrei agora, eo que fazer com o golpe que o Brasil sofreu na sua administração com os desvios para outros países em detrimento do bem estar do povo brasileiro?

    3. Não está certo, deve continuar preso e devolver cada centavo roubado, a lei deve valer para todos. Ele deve cumprir a pena dele e não ser solto para usufruir do objeto do roubo. Deve-se investigar o que o Lula tem na manga, sobre alguns dos ministros do STF, isso sim que deve ser feito.

Mais notícias