Fátima Meira/FolhapressO patrimônio de Ricardo Salles saltou, em quatro anos, para mais 8 milhões de reais

O ministro enriqueceu

Ricardo Salles, titular do Ministério do Meio Ambiente, chegou a declarar oficialmente que não tinha condições de pagar a pensão dos filhos, mas depois seu patrimônio se multiplicou por seis
11.01.19

Em 2013, Ricardo Salles, ministro do Meio Ambiente do governo Bolsonaro, era figura do segundo escalão na política de São Paulo quando foi à Justiça para reclamar do valor da pensão que deveria pagar aos dois filhos pequenos. Seu patrimônio, no ano anterior, era de 1,4 milhão de reais. Ele usou dois argumentos para convencer o juiz. O primeiro, que seus honorários como advogado estavam em franca decadência. O outro era que, naquele ano, seu salário no cargo de secretário particular do então governador Geraldo Alckmin era de parcos 12 mil reais. Salles explicou que, assim, não conseguiria pagar 8,5 mil reais de pensão. Nos anos seguintes, porém, ele avançou em três frentes. De pai com dificuldades financeiras, ascendeu na política, acumulou suspeitas (e uma condenação) e fez fortuna. Seu patrimônio chegou a 8,8 milhões de reais no ano passado – mil vezes o valor da pensão. Na ponta do lápis, o ministro de Bolsonaro enriqueceu mais de um milhão por ano. Em cinco anos, o político e advogado que não podia pagar 8 mil reais de pensão ficou rico.

A ficha de processos de Ricardo Salles é extensa, e não é preciso ir longe para descobrir seu tamanho – em sua própria defesa, ele diz que os processos decorrem da perseguição de um velho inimigo. Candidato derrotado a deputado federal em 2018 pelo Partido Novo, o ministro teve que apresentar uma certidão repleta de ações. Como não foi condenado em segunda instância, ele não é ficha-suja, mas o extrato entregue à Justiça Eleitoral lista onze procedimentos abertos desde 2017. Há, no rol, acusações das mais diversas: advocacia administrativa (por essa razão eram seis processos, depois reunidos em um), crimes contra o patrimônio, coação, formação de quadrilha e falsidade ideológica. Como as ações tramitam em segredo, não é possível saber seu atual estágio.

À Vara de Família, o ministro alegou que não podia pagar a pensão estipulada
O caso mais notório envolvendo o ministro virou condenação no fim do ano passado, na esfera civil. Para a Justiça de São Paulo, Ricardo Salles deve ter seus direitos políticos suspensos por três anos e pagar uma multa equivalente a dez vezes o salário que recebia como secretário de governo. Cabe recurso e, por isso, o processo segue em aberto. O ministro foi condenado por atropelar regras internas para atender a demandas da Federação das Indústrias de São Paulo, a Fiesp, que defendia a liberação de projetos de mineração em uma área de preservação do rio Tietê. À Justiça, ele sugeriu “desapego ideológico” ao tratar de demandas ambientais. Levou uma bronca do juiz Fausto Seabra na sentença: “A defesa do meio ambiente equilibrado é obrigação de todos e, em especial, dos agentes públicos que juram cumprir a Constituição Federal e as leis, independentemente de sua orientação política à direita, esquerda ou centro”.

Dentro e fora de órgãos públicos, o atual ministro acumulou polêmicas com a esquerda – algo que o torna especialmente valioso para Bolsonaro. Fundador do movimento “Endireita Brasil”, ele defende que guerrilhas comunistas, e não só os militares, cometeram crimes durante a ditadura. Depois da tentativa de obter uma cadeira de deputado federal, ele foi acusado de abuso de poder econômico e de fazer propaganda antecipada. Apareceu em propagandas publicadas em jornais antes do período eleitoral que mais pareciam peças de campanha. Por isso, a Procuradoria Eleitoral quer que ele fique inelegível por oito anos. Na área ambiental, minimizou a discussão sobre aquecimento global e, já como ministro, defendeu a construção de ferrovias em áreas de preservação ambiental.

Salles foi o último ministro a ser indicado por Jair Bolsonaro, em dezembro de 2018. Menos de 30 dias desde que ele foi anunciado como integrante do primeiro escalão do novo governo, já protagonizou duas situações que geraram desgastes para o presidente. A primeira foi a própria sentença no processo de improbidade, que deixou para Bolsonaro, a duas semanas da posse, a carga de manter em sua equipe um ministro condenado, a despeito de seu discurso em favor da ética. Já com seis dias no ministério, Salles foi ao Twitter para criticar um contrato do Ibama de 28 milhões de reais. Virou mais uma dor de cabeça para o presidente, que chegou a replicar a mensagem do ministro, concluindo que se tratava de um negócio suspeito. Pouco depois, quando vieram as explicações (e elas não permitiam concluir cabalmente sobre a existência de irregularidades), Bolsonaro apagou a postagem.

Um pedaço da lista de processos que constam da certidão de Salles
Hoje, Salles chefia uma das pastas mais delicadas do governo. O Ministério do Meio Ambiente foi, no passado, alvo de diversas críticas do atual presidente e alvo recorrente de parte do setor produtivo que reclama da camisa de força que a exigência de licenças ambientais impõe à economia. A posição no primeiro time da Esplanada dará ao ministro um salário de pouco mais de 39 mil reais. Ainda é pouco perto da fortuna que ele declara possuir. Mas é um valor relevante para quem, até pouco tempo atrás, dizia viver em apuros financeiros.

Em 2014, por exemplo, Ricardo Salles chegou a ser ameaçado de prisão porque devia 28 mil reais de pensão alimentícia. De lá para cá, além do cargo novo, houve outras boas novidades na vida pessoal do ministro. De seu patrimônio declarado de 8,8 milhões de reais, 500 mil reais vêm de uma embarcação. Houve ainda o acréscimo de dois apartamentos que, juntos, ele diz valerem 6 milhões de reais. O restante se divide entre dinheiro vivo e aplicações financeiras. Procurado, o ministro afirmou que todo o seu patrimônio é declarado e resultado de seu trabalho como advogado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A fofocada continua!! Crusoe esse é o diferencial q vcs se propunham a dar aos leitores?? Um belo engodo. Minha assinatura quando vencer não vou renovar!

  2. Não é possível que não haja outra pessoa para o cargo. Que seja excelente para o cargo e não apenas da direita, uma pessoa que enriquece desta forma tão rapidamente !!! Escolher bem é necessário.

  3. O Presidente Bolsonaro deve avaliar melhor esse Ministro. As suspeitas contra ele tendem a concluir que o mesmo merece grandes ressalvas e análise de suas ações com muita proximidade, o que não é bom, haja vista a gama de preocupações que existe.

  4. CRUSOÉ, atacar o governo de plantão não, NECESSARIAMENTE é sinal de bom jornalusmo. TALQUEI? Confirmem as fontes e APRESENTEM FATOS e não " disse que disse"...

  5. Parece que os processos tem mais relação com as posições políticas do Ministro do que desonestidade. Só para citar uma crítica que discordo, o Aquecimento Global é mentira, uma mentira muito conveniente e foi colocado como defeito do Ministro . Converse com climatologistas brasileiro. Molion por exemplo demonstra cabalmente o tamanho da mentira. Quando assinei Crusoé esperava posicionamentos mais isentos.

  6. É impressionante como os pesos e medidas dos leitores da Crusoé estão cada vez mais parecidos com as aferições dos petistas. Fosse o camarada um ministro do Lula não restaria dúvida de que se trata de um pilantrão. Atacar a imprensa e não o condenado não é novidade. Apenas lamento.

    1. Concordo plenamente. Não cabe a justificativa, é picareta põe na rua. Concordo também com os comentários da Elizabete, quanto ao não pagamento de pensão aos filhos. Um cara cheio de processos o que se pode esperar?

  7. A menção da pensão demonstra que o articulista é solteiro ou sempre foi muito bem casado. Se se separou, nenhuma pensão foi requerida. Vejo um certo 'ad hominem' nessa chamada.

  8. Realmente, reportagem incompleta. Compromete as conclusões isentas (pelo contrário, dá uma percepção de ideia pré-concebida). Foi a primeira da Crusoé que vi com este “vício de origem”. Cancelei minhas assinaturas da Veja e O Globo porque isto ocorria frequentemente. Espero que isto não ocorra na Crusoé!

  9. Reportagem mal feita! Não se deram ao trabalho de ouvir o ministro? Xiitas ecológicos em todos os cantos e praças deste país!!! SEMAS do Brasil inteiro são um câncer! IBAMA, o orgão mais corrupto do mundo! Só querem foder o Brasil!!!

  10. O que esperar de um ser humano que não pague pensão para os filhos?? Não precisa ser muito inteligente para saber que existe falha de caráter do Ministro. Se o exemplo vem de berço o que uma nação pode esperar de um amoral/ imoral como este Ministro?? Sem palavras!!

    1. Ele não pagava a pensão ou a mulher queria uma pensão maior? São coisas distintas, concorda?

  11. Matéria muito mal feita. Faltou conversar com o ministro. Todos sabem das falcatruas do PT, transformando áreas ambientais para justificar gastos, por exemplo.

  12. Suspeito. Essa remuneração tb é um escárnio. Tinha que acabar com essa desigualdade a partir do topo da hierarquia do Estado. Quase R$ 40 mil?! Isso não é empresa é serviço público.

  13. A verdade é que nesse país, quem entra na política tem um único interesse...... ROUBAR, enriquecer seus próximos. O SER HUMANO SÓ RESPEITA O QUE TEME, e nossos políticos estão andando e cagando pro povo de merda desse país. A corrupção aqui vai desde a cola na escola até os mais altos cargos políticos, judiciário, etc, etc, etc. Como falou um diretor da Petrobras ao Juiz. Quando perguntado sobre a roubalheira na Petrobras. Quando tudo começou? Ele responde. Em 1889 junto com a república.

    1. Faz-se necessário Sr. André que, pessoas de boa índole e com capacidade de promover o bem, acredito ser V. Sa. uma dessas pessoas, adentrem à política, para que esta seara não seja apenas dominada por quem a adentre apenas com o intuito de locupletar-se do bem público.

    2. Só o fato de GENERALIZAR já demonstra POBREZA DE ESPÍRITO, André.

    3. Está passando da hora desse cara rodar. Se continuar sem explicações o novo governo ético começará a submergir sem salvação

  14. Porque o reporter não informa os “autores” o único autor de todos os processos contra ele ? E’ informação relevante para a reportagem, que sem essa informação fica vazia. Porque o reporter não entrevistou o Ministro? Procurado, o Ministro não aceitou ser entrevistado - ou apenas respondeu perguntas sobre seu patrimônio ? Por favor mais entrevista e mais reportagem.

  15. Preferiria que Crusoé se debruçasse sobre as alegações do ministro do que pré-condená-lo. Para isso já existe a Folha, UOL, Globo, Carta Capital ou seja, não trouxe qualquer coisa digna de nota além do que já conhecemos.

  16. Assisti a entrevista dele com o Augusto Nunes e me pareceu um homem sério e competente. Suspeito, mas, indiscutivelmente, entende muito da área.

  17. Bom saber sobre o "curriculum" de mais um ministro, me parece ser uma pessoa que só legisla em causa própria, pode ser um risco para o governo Bolsonaro.

  18. Estou falando do ex chefão do IPCC, órgão da ONU, Rajendra Pachauri, que manipularam dados , onde muitos ainda estão acreditando nas mentiras , espero que o jornalista vai a fundo pesquisar onde está a verdade sobre mudanças climáticas, assim podemos com certeza onde está a verdade, começa com os dois brasileiros

  19. Estou falando do ex chefão do IPCC, órgão da ONU, Rajendra Pachauri, onde manipularam dados e o mundo está engulindo as mentiras

  20. Usa o mérito e também honestidade tá, olha na revista veja 4/3/2015, página 60 e 61, qto mérito, o chefão do aquecimento solar, um pilantra , manipulou dados e ainda dava em cima das secretarias, qto mérito...

  21. Quanto ao título é tema deste artigo não há muita novidade. Faço um desafio:- encontrem alguém sobre o qual caberia “ O Ministro Empobreceu “. Aí sim.

  22. Muito suspeito.!!!! Quando se fala de FIEMG, FIESP, CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDUSTRIA, coloque a barba de molho, tem coisa aí....

  23. 8 milhões de patrimônio para quem tinha 1 milhao não é muito. Visto o Destaque que ganhou ao ser Secretário Meio Ambiente do Estado mais rico BR! Quanto o zanini advogado Lula não gamou? !

    1. Bem José, você como sempre está muito prosa, mas de fato ninguém sabe quanto o Zanin já levou de nós todos defendendo o Lula (ou alguém duvida da origem do dinheiro com o qual ele tem sido pago?). Aliás, vc critica bastante o Bolsonaro e seu governo por aqui, mas para Lula, Gleisi e congêneres é só um silêncio muito conveniente. Não é?

    2. Não é muito não. Para que foi condenado por ter mudado ilegalmente um projeto para beneficiar empresas da FIESP, até que foi pouco. Deveria ter cobrado mais, não?

  24. Nojento o viés dessa reportagem!! Claramente demagógica a maneira de tratar e analisar os números e valores da vida do Ministro. Esta baixando o nível demais a Crusoe. se continuar assim vai virar uma veja e corto a assinatura ! Façam uma analise patrimonial desse tipo do Enio Mainardi ou do Diogo, e condene-os.

    1. OH francesinha, não se irrite por estarmos no calcanhar do seu padrinho, tenha certeza que até o LULA deve assinar está porcalhada de conteúdo, pois é disso que esses fdp.... gostam.

  25. Quero saber de suas medidas como ministro. Fico olhando os casos de infidelidade de presidentes americanos e fico pensando o que tem haver o c... com as calças. Temos que nos preocupar com coisas importantes. Senão, daqui a pouco, só o Cristo poderá Governar o país. Nada nem ninguém prestará e estaremos travados por falta de candidatos polutos. A preocupação tem que ser eficiência e ausência de corrupção.

  26. Sobre publicação da despesa do Ibama, pode investigar, terá e muito problemas, ICMBio , Ibama, sistema florestal brasileiro, deve ser um horror, investiguem, procurem dr Ricardo Felicio e de Luiz Carlos Molion, procurem e verão

  27. O ministro tem problemas, mas gostaria de colocar o seguinte, é o único que conheço dentro de quadro oficial do executivo que enfrenta as maiores mentiras , leis feitas pelos ambientalistas dos comunistas , poder econômico extrangeiros, que travaram o país, gostaria de ver o jornalista fazer entrevistas com Dr Ricardo Felicio bda USP, de Luiz Carlos Molion de Alagoas, fazer um confronto , o que realmente estão falando ora é aquecimento global, agora já mudou para mudanças climáticas, estão perd

    1. Ok, Dr Ricardo e Dr Luiz não entende nada, então procurem e tem muitos cientistas estrangeiros, que estão dentro de estudos nessa área da ciência sobre mudanças climáticas e dizem quê é fraude

    2. Ricardo Felicio e Luiz Mollon não são cientistas. Procura saber qual a produção científica relevante deles? Nenhuma. Em ciência usa-se o mérito e não o grito.

    3. Não precisa perguntar para eles, vc mesmo pode confirmar. O aquecimento global é um fato facilmente verificável. 30 min de busca do google acadêmico vc tira esse dragão da garagem.

  28. Desnecessário dizer que o Ministro é valioso porque desagrada a esquerda. O critério não é, nem nunca será esse. E Salles não minimizou o aquecimento global: ele disse que esse fenômeno está ocorrendo, sim, mas que os especialistas ainda discutem se a causa é humana ou própria dos ciclos climáticos do Planeta. Quanto a afirmar não ter dinheiro para pagar pensão... infelizmente, é a coisa mais comum do mundo. Não li o restante da matéria.

    1. Pois é, notícias têm mais valor quando enviesadas. Crise na imprensa!

  29. Lembrou a matéria de capa de um semanário de grande circulação a respeito do divórcio do Bolsonaro, quase as vésperas do primeiro turno.

  30. O Meio Ambiente possui muitos amigos na imprensa. A maioria é papagaia do IPCC. Assim, começam a gralhar factóides e fofocas para promover o desgaste de quem tem ideias modernas, apoiadas em Ciência, para a conservação do Meio Ambiente. Reportagem irrelevante...

  31. Parabéns pelo texto, Filipe! Mas teço algumas considerações: quando o Bolsonaro levantou o nome do Sales para o Ministério, que a imprensa vem cumprindo o seu papel de informar que o cara é réu em diversas ações judiciais, inclusive por afronta à moralidade administrativa. Desde então, o agora Presidente deixou claro naquela oportunidade que caso houvesse condenação a respeito das acusações (e isso inclui a investigação sobre o Caixa 2 de Onyx Lorenzoni) a "caneta Bic" iria cantar.

  32. tinha a esperança de só ver gente capacitada, disposta a contribuir com seus talentos honestamente. muito triste ver cair por terra esse sonho que não é só meu mas dá nação brasileira. Lugar de desonesto não deve ser na política não.

  33. Se fosse um eco-chato, que a mídia certinha adora e prejudica o desenvolvimento, 8 milhões de reais passariam despercebidos. Sugestão de pauta, matéria com advogados de bandidos, tipo Zanin, esclarecendo de onde vem o dinheiro dos honorários recebidos, de trabalho ou falcatruas de seus clientes.

  34. Se este governo não se desamarrar dos liames familiares/sentimentais, não vai ficar muito diferente do perfil rabo-preso dos governos anteriores...

  35. Pelo menos no que se refere à condenação o ministro deu uma muito convincente versão na entrevista que deu à Jovem Pan, além de ter mostrado que a posição xiita de autoridades ambientalistas e ONGS estrangeiras terá nele um adversário determinado. Acredito que por isso esteja sendo atacado como nesta “reportagem”. Aliás é uma reportagem ou uma peça de acusação ?

    1. Tá por fora, pode ter erros, mas pra chegar perto dos outros meu caro, nunca vai acontecer, nunca

  36. Eh! Do jeito que a coisa está indo vai valer a velha frase: ROUBO, MAS FAÇO. E o que este cara fez para fica milionário em 4 anos?????. Gente, vamos escancarar os olhos. Outra vez NÃO!!!!!!!!!

  37. Ricarso Salles, como liberal que é, está tentando avançar com as demandas estruturais, emperradas por burocratas que engessaram o país nos últimos anos. Quanto ao seu patrimônio e pensões está parecendo as fofocas da folha, editadas por um recém formado da USP com viés ideológico, formado em jornalismo...Aff

  38. Ricardo Salles não vai cair por conta dos “inúmeros” processos nem da condenação em primeira estância. Se for competente em sua área de atuação, ficará no governo até quando desejar... Com relação à matéria, fica a impressão de que o autor não tinha nada melhor para escrever, então resilveu pegar no pé de um pai que pediu revisão de alimentos. Quem paga alimentos bem sabe que sempre cabe revisar...

  39. Fica claro mais uma vez, independente do discurso do presidente, que para governar este país não se consegue fugir do conchavo, do compadrio e das indicações políticas. O ministro tem conduta suspeita, processos em andamento e uma condenação. Não devia estar onde está. Nada vai mudar.

  40. Mas não há a menor dúvida de que as guerrilhas comunistas cometeram crimes. Os que negam isso são os mesmos que criaram essa fantasia de que houve "ditadura militar". É mesmo muita canalhice querer incutir essa fantasia nas mentes da maioria ignorante da população. Milhares cairam nessa doutrinação. E com uma enorme ajuda da imprensa e dos esquerdopatas infiltrados nas Universidades país afora. Queriam instaurar, essa sim, uma ditadura de esquerda. Perderam!

  41. Salles É UMA BOMBA...que vai explodir!Marcou bobeira, presidente...tá esquecendo da " integridade" para preencher os cargis. Sem ela, a intelugência e competência dos agentes públucos irão para os próprios bolsos...e isto CHEGA!!!!

  42. No mínimo, estranho! Estranho também é tanto comentário censurando a reportagem. Sou filiado do Partido Novo e faço questão que seja rigorosamente apurado o que quer que recaia sobre o Salles! Sem privilégios pra ninguém, em termos sociais, políticos ou de polícia.

    1. Ingenuidade é achar que se pode ter mais do mesmo. Ricardo Salles é competente? Pode ser. Mas, só ele tem perfil para tocar a pasta? Por quê lançar dúvidas sobre um governo que está começando e desde a campanha o mote foi lutar contra a corrupção e os desonestos. São muitas falhas e desencontros nesse início de governo. Precisa melhorar muito para entregar o que prometeu.

  43. apurem. por que se não fica foda. Eu preciso saber se cheira a falcatrua ou não. Aliás, voces so deveriam publicar isso depois de terem apurado o cheiro desse crescimento...

  44. Também estou estranhando a postura da revista, será que já estão criando uma nova anta? Espero que voltem a manter uma posição de isenção.

  45. Não sei se o caso, mas quem declara que tem quantia significativa em dinheiro vivo é desonesto. Sobra de dinheiro limpa é guardada em banco, não embaixo de colchão.

  46. Parabéns pela excelente reportagem. Crusoé e o Antagonista são hoje as publicações mais respeitáveis. Não estão previamente compromissadas com derrubar o Presidente, nem a afaga-lo de forma servil.

    1. Eu sou assinante dessa revista, to estranhando essa perseguição

    2. Concordo, não há notícia tendenciosa,o fato é que temos que ficar atentos,nem tudo é perfeito

  47. Esse ministro cheira mal como um peixe morto do Rio Doce. Uma multidão de arrivistas de caráter contestável subiu ao poder, com certeza. O Presidente não deveria demorar na faxina.

  48. Será que neste País não existe ninguém que não esteja respondendo algum processo ou envolvido com enriquecimento ilícito e suspeitas para todos estes importantes cargos na nossa República?

  49. Por essas e muitas outras, não renovarei essa merda de revista. Muito mimi e nada real na notícia. " Ministro" de Bolsonaro que tem 10 dias no cargo multiplicou seu patrimônio. Não seria ex secretario de Geraldo?

    1. Torço muito pelo sucesso de Bolsonaro. Principal deixando Guedes trabalhar. Mas penso que a revista está informando. Quem colocou ele no ministério foi bolsonaro.

    2. Realmente parece que a imprensa, inclusive Crusoé, são tendenciosos nas notícias. Deveriam dar ênfase ao período junto ao Geraldo.

  50. Bolsonaro poderia ter se poupado tem muita gente boa sem estar envolvido com a justiça porque não dar prioridade a esses? Afinal essa é uma promessa que ele assumiu e uma das mais sérias principalmente com o ministro Sérgio Mouro no governo deveria rever já que sabe reconhecer os erros e mais disse que não manteria ninguém que fosse condenado mas será que é bom pra imagem do governo manter alguém com esse currículo?

  51. Crusoé corre o risco de ir para junto de Sergio Moro, no Ministério da Justiça, por vasculhar a vida alheia e puni-las em seus diários e edições magnânimas de total donos da verdade.

    1. Acho que o Antagonista cresceu muito e perdeu a mão.A reportagem não tem nada de concreto.É preciso uma imprensa responsável.Ser de oposição não quer dizer inimiga,mas sim vigilante com o objetivo de cobrar para melhorar, não de fazer denúncias vagas que vão atrapalhar.Vamos lá Antagonistas,voltem a ser o que eram.Ajudem,denunciem sim, mas façam um trabalho bem feito e responsável. Vocês sabem fazer.

    2. ue, mas quando detonavam o PT eram bons, agora no JB atrapalham. jornalismo sério e isso, imparcialdde. Não importa o sexo dos anjos

  52. Interessante! Tem muitos advogados que defendem e defenderam petistas, que o valo da causa é maior do que o patrimônio do ministro!

  53. Pode não caracterizar condenação , mas não deve se deixar a fumaça cobrindo os comentários, não se deve deixar breca para esquerdopata ganhar notoriedade. Deve- se, sim MOSTRAR que não se estar de brincadeira.

  54. Somente não consegui captar onde está a irregularidade. Nenhuma ação com condenação em 2 instância e nenhuma acusação de ganho ilícito. Nem acusação de fraude no IR há. Então qual o problema se ganhou dinheiro advogando? As acusações estão insinuando muita coisa mas não demonstrando nada concreto como por exemplo acusação provada e condenação ao menos em segunda instância, que poderia caracterizar ficha suja.

  55. Eu entendo que este Ricardo Salles deve ser de.itido imediatamente. É assim que o governo ganha credibilidade não desmerecimento. lembro-me da época de Itamar que demitiu Riccupiero em menos de 14 horas. Votei em Bolsonaro, quero transparência, pois não tenho bandido de estimação.

    1. Quero transparência de todo e qualquer governo. O correto seria o ministro, em respeito ao presidente, se afastar até que as investigações (se for o caso) cheguem a uma conclusão.

  56. É lastimável a permanência desse cidadão na condição de Ministro de Estado, cuja pasta deveria ter sido extinta e transformada em secretaria de outo Ministério (como Bolsonaro chegou a anunciar durante a campanha). Gente desse naipe precisa ser substituído sem mais delongas.

  57. Quanta prosperidade traz o serviço público. Agora entendo porque é melhor ganhar 20 mil no serviço público ao invés de 100 mil na iniciativa privada.

    1. Um pavăozinho. É provável que esteja certo em quase tudo que afirma, cientificamente. Mas ambiente é muito mais que isso e ser ministro requer outras capacidades.

  58. Hoje quem permite que ocorra esse número absurdo de desvios de caráter no Brasil é exatamente a justiça e suas leis criadas para proteger os corruptos e sem caráter .Hoje o crime compensa Quem não paga tem diminuição da dívida quem paga não tem esse privilégio e assim O Poste Mija no Cachorro

  59. Qual o problema de uma ferrovia atravessar áreas de preservação ambiental? Vejam bem, é impossível construir qualquer obra de grande magnitude sem que ela eventualmente passe por uma reserva ou APP. O ministro Salles tem toda razão ao afirmar que há muita ideologia radical nos órgãos ambientais brasileiros. Basta vcs conversarem com qualquer produtor rural ou empresário que vcs certamente irão confirmar isso!

  60. Crusoé deveria substiruir o Coaf. Devia publicar a vida financeira de TODOS os Congressistas. Seria uma forma mais honesta e republicana de expor Suas Majestades...

  61. Natureza é o que temos de mais valioso. Mas conheci Itaipu e se fosse hoje ela não saia do papel. Ferrovia no meio da mata, sem problema, eleva com estrutura metálica e deixa os bichos migrarem, ainda vira via turística.

  62. Está passando da hora de o presidente desta república brasileira ser chamado de CAPITÃO . Em campanha , tudo bem. Ele agora é um civil servindo a pátria como civil. QUE NECESSIDADE BESTA É ESTA. Talvez o Olavo de Carvalho me explique.

  63. VC ganha 12 mil reais e é obrigado a pagar a pensão de mais de 8 mil reais, eu acho que o Ministro é um pão duro e sovina kkkkkk. Qualquer gota de óleo derramada por integrantes do governo Bolsonaro se transforma num vazamento digno de um Exxon Valdez kkkkmimimimimimi

    1. Neurose total, irmão! Estão fazendo devassas na vida dos componentes da equipe de Bolsonaro, eles que se preparem, a imprensa não vai dar trégua, desde denúncias superficiais e sem provas a fatos realmente comprovados, será uma verdadeira caça às bruxas. Se preparem que é só o começo. A globo se concentra mais nas superciais e relacionadas aos costumes, vide o caso Damares. Mas acho que isso vai terminar é fortalecendo o governo Bolsonaro, ao invés de enfraquecê-lo.

    1. O COAF somente idenfitica $ no CPF.....se o patrimonio vem atraves de outros mimos ele náo pega, ai vira problema da receita atraves de variacao patrimonial, ok?

  64. O cidadão presidente da Apex foi exonerado pelo que mesm9? Por não falar inglês e o que mais? Comissionado citado em qq tipo de suspeita deve ser exonerado imediatamente. Se não fizer isso se torna igual aos demais governos. Tolerância zero

  65. Salles é mesmo problema. Não pagar pensão é sempre um evento usado para destruir a credibilidade de um homem. Não deveria ter sido escalado até se apresentar limpo. Mas a matéria carregou bastante nas tintas. Parece que se está a omitir alguma outra informação relevante sobre o Governo e a nomeação de Salles. O que mais sabe Crusoé?

  66. Ricardo Salles é filiado do Partido Novo, e este se calou O estatuto do partido diz que Ricardo só será expulso do se condenado em segunda instância. Vamos aguardar se o Novo é Novo e fará na pratica o que diz na teoria .

  67. Ele deve ser condenado e pagar por todos os seus crimes, que forem comprovados. Enquanto não for condenado espero que coloque em prática tudo o que foi determinado pelo governo. Quem o persegue não vai gostar nenhum pouco.

  68. O governo precisa se afinar. Do jeito que está indo logo chegaremos onde não gostaríamos de estar se não fosse o Bolsonaro à ganhar as eleições. No fundo do buraco. Não é à toa o nível de abstenção nas eleições. Descrédito.

  69. Sonho com o dia em que parlamentares e funcionários públicos tenham os mesmos ganhos e privilégios de profissionais do setor privado com a mesma formação e curriculum. Sonho com esse milagre!

    1. Infelizmente, Sophia, esse sonho vai durar muitos e muitos anos. Mesmo que você acorde, o sonho permanecerá. Infelizmente.

  70. Tem que investigar. Em plena crise, com os brasileiros vendo seus patrimonios subtraídos a cada mes pela corrupção e incompetência, o cara enriquece?

Mais notícias
Assine agora
TOPO