Bruno Santos/Folhapress"O que é um governo de direita e de esquerda? Essas classificações são pouco relevantes"

Ainda falta democracia

Deputada estadual por São Paulo, a advogada Janaina Paschoal diz que os bolsonaristas são melhores que os petistas e critica o elitismo de seus colegas políticos e dos ministros do Supremo Tribunal Federal
15.03.19

A advogada Janaina Paschoal, de 44 anos, foi uma das autoras do pedido de impeachment que levou à queda da presidente Dilma Rousseff, em 2016. Celebridade nas manifestações de rua, ela foi uma das figuras que galvanizaram a insatisfação popular com os sucessivos governos petistas. No ano passado, após recusar ser vice na chapa de Jair Bolsonaro, Janaina decidiu pleitear um cargo pelo partido do presidente, o PSL, na Assembleia Estadual de São Paulo, a Alesp. Saiu da eleição como a deputada estadual mais bem votada da história do país, com mais de 2 milhões de votos.

Amparada por esse apoio popular e bastante ativa nas redes sociais, Janaina entrou na disputa para presidir a casa, comandada desde 2017 por Cauê Macris, do PSDB. A eleição ocorreu da tarde desta sexta-feira, 15. Macris foi reeleito. Antes mesmo do início da votação, Janaina já se dava por derrotada — e dizia que a Assembleia seguiria “subserviente ao governador” João Doria.

Professora livre-docente de direito penal na USP, a deputada falou a Crusoé sobre os primeiros meses do governo Bolsonaro, elogiou o pacote anticrime do ministro Sergio Moro e o esforço para aprovar a reforma da Previdência e criticou o que considera serem excessos do Supremo Tribunal Federal. Para ela, assim como os políticos, ministros também devem ser expostos ao escrutínio social. “O Brasil ainda está carente de democracia.” Eis a entrevista.

O governo de Jair Bolsonaro, que também é do PSL, está perto de completar três meses. O que a sra. está achando?
Naquela escala de bom ou ruim, coloco como um governo bom, principalmente porque já conseguiu apresentar as duas reformas. Tanto a do pacote anticrime como, principalmente, a da Previdência. Em um curto espaço de tempo, eles conseguiram apresentar reformas consistentes.

Dá para dizer que é um governo de direita?
Não sei… O que é um governo de direita e de esquerda? Essas classificações são pouco relevantes.

Mas a sra. já vê diferenças em relação aos governos do PT?
Sim. Em primeiro lugar, porque reconheceram que existe um problema de insegurança pública. Os petistas nunca admitiram isso. Passaram a vida inteira dizendo que era uma sensação, uma ficção. Este governo, ao contrário, reconhece que o direito penal e a repressão têm um papel. É uma mudança significativa. Não coloco isso como sendo de direita ou de esquerda. Coloco como uma questão de racionalidade. Também acho que foi importante este novo governo reconhecer que é impossível manter as discrepâncias que ocorrem hoje com os funcionários públicos mais diferenciados. Ninguém está desmerecendo a função de ninguém. A questão é outra. É matematicamente impossível uma pessoa se aposentar com 50 anos e receber 30 mil reais, 40 mil reais até os 90 anos de idade. Nisso, este governo me parece muito mais social que os outros. O que eles estão fazendo é distribuição de renda. Outro ponto foi a mudança de postura frente a Nicolás Maduro. No passado, o governo brasileiro não apenas apoiou como financiou o regime venezuelano.

Como vê a interferência dos filhos de Bolsonaro no governo do pai?
Recentemente, não teve mais nada. Acho que foi uma situação bastante isolada, que já passou. Eles protegeram o pai quando ele estava internado.

No episódio da demissão do ex-ministro Gustavo Bebianno, que estava na Secretaria-Geral da Presidência, a imprensa foi muito atacada. Como a sra. vê esse comportamento contra jornalistas?
Particularmente, sou defensora da liberdade de imprensa. Por mais que eu tenha sido atacada, e acho que eu fui uma das pessoas mais agredidas, acho que a liberdade de imprensa traz muito mais bônus do que quaisquer ônus para a sociedade. Mas, assim como respeito a liberdade de manifestação e de imprensa, também entendo que, se as pessoas se sentem agredidas, elas também devam ser respeitadas quando se expressam. Sou da linha do filósofo inglês John Stuart Mill (1806-1873). É dessas muitas manifestações que a gente vai tirar o que é mais próximo da realidade.

A sra. enxerga equivalência entre os ataques feitos à imprensa atualmente e os que eram feitos no passado contra os jornalistas que apontavam a corrupção no governo do PT?
Muitas vezes, é um comportamento petista. O petista não consegue ver a realidade. Tem uma dificuldade enorme de reconhecer erros. Ele constrói uma realidade paralela e acredita nela de maneira cega. Mas o que estamos vendo agora é menor. Nos tempos do PT, isso acontecia bem mais. Tenho convivido com o pessoal de agora. É diferente. E são menos numerosos. As pessoas que apoiaram o Bolsonaro e têm um nível intelectual diferenciado conseguem fazer uma crítica, quando veem algo errado. No PT, mesmo as pessoas com nível acadêmico, com grau de instrução diferenciado, não conseguiam fazer crítica. Era mais assustador. Entre os bolsonaristas, não há ninguém muito fechado. Se aparecer algo errado, as pessoas vão reconhecer. Não é o mesmo grau de fanatismo. O que mudou foi a reação da imprensa.

Como assim?
Quando o PT atacava a imprensa, gerava menos ressentimento. Não me lembro da imprensa tão ressentida com os ataques petistas, que eram corriqueiros. Não me lembro da imprensa tão preocupada quando os petistas queriam regulamentá-la. A imprensa se ressente muito com os ataques bolsonaristas, mas sempre aplaudiu o PT, mesmo quando era gravemente atacada.

Mas a imprensa é muito variada, não? Dizer que a imprensa toda aplaudiu o PT…
Você também está me perguntando de maneira muito generalizada. Também está falando em imprensa. Na imprensa entra tudo. Os formadores de opinião não se ressentiam com o PT, mas se incomodam com os bolsonaristas.

Marlene Bergamo/FolhapressMarlene Bergamo/Folhapress“A liberdade de imprensa traz muito mais bônus do que quaisquer ônus para a sociedade”
Muitos dos ataques atuais estão sendo feitos contra veículos que não defendem o PT ou os petistas.
É a mesma coisa que os petistas faziam, essa generalização. O que me intriga é que antes não incomodava e agora incomoda. Acho errada essa generalização.

Como explicar tanta raiva nas redes sociais?
Acho que é mágoa. Foi muito tempo de ataque, de agressividade, de estigmatizações, de adjetivos. Ninguém podia perguntar nada porque era xingado de fascista, de racista, de homofóbico. É uma reação.

A sra. foi uma das autoras do pedido feito ao Tribunal Penal Internacional em 2017 para investigar crimes contra a humanidade na Venezuela. O que mudou desde então?
A situação piorou, porque o ditador está mais duro. Ele percebeu que perdeu ainda mais apoio e se tornou mais agressivo com a população. Antes, ele perseguia os dissidentes. Agora está maltratando todo mundo, indiscriminadamente. Internacionalmente, ficou mais visível que estamos diante de uma ditadura. Só sinto que o Tribunal Penal Internacional esteja tão lento.

A sra. e a deputada federal Joice Hasselmann foram recordistas de votos nas últimas eleições. Como explicar que no mesmo partido, o PSL, também tenham ocorrido os casos de candidaturas de fachada de mulheres?
Não vejo contradição nenhuma. Se quiserem investigar, vão achar nos outros partidos também. É que o PSL está no foco, porque querem de todo jeito atingir o presidente Bolsonaro. Se fizerem uma verificação correta, tenho certeza que vão encontrar nas outras siglas. Onde tem dinheiro público, tem safadeza. Por isso, tem que acabar com o fundo eleitoral. Tem que acabar com o fundo partidário. Fala-se da fraude com as mulheres. Mas e os outros tipos de fraude? E essa coisa de descontar cheque no posto de gasolina com dinheiro público? (O deputado Cauê Macris, do PSDB, é acusado de ter emitido cheques para um posto de gasolina dele próprio, em Limeira, interior de São Paulo). O que muda são as formas de fraude.

A sra. defende as cotas para mulheres?
Acho interessante manter as cotas, mas não a verba. O dinheiro tinha que acabar para todo mundo. Sem verba, só iria para a política quem efetivamente quer o bem comum. Com essa dinheirama, um monte de safado entra. E isso acontece em todos os partidos. Não é só no PSL. Em todos. Gostaria que todos fossem investigados e que, se condenados, fossem presos.

A sra. defende a investigação do ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, que está envolvido com as candidaturas de mulheres laranjas?
Defendo. Ele deveria ter sido afastado.

Como advogada e doutora em direito penal, a sra. aprova o projeto anticrime do ministro da Justiça Sergio Moro?
Ele está mexendo em alguns pontos dos recursos para fazer com que os processos andem mais rápido. Está alterando a execução das penas, o que fará com que as sentenças sejam cumpridas. Hoje, a pessoa recebe uma punição, mas é colocada em liberdade muito mais rapidamente. Ele trouxe ainda essa questão do plea bargain (acordo pelo qual, mediante a admissão de culpa, o réu pode ser beneficiado). Eu sempre fui muito crítica a isso, por dar muito poder ao Ministério Público e por gerar injustiças. Mas Moro colocou válvulas de escape para que, necessariamente, tenha de ocorrer a decisão de um juiz. O magistrado pode não aceitar a realização do acordo.

O pacote anticrime poderá ter um impacto real na sociedade?
Sim. Foi uma reforma inteligente, que terá efeito. Mas vale notar que, em geral, ele mexeu em coisas tênues. Não há propostas de grandes aumentos de penas. Acredito até que, se a mentalidade dos aplicadores do direito mudasse, nem precisaria mexer na lei. Por exemplo, a legítima defesa. Bastava ter bom senso. Um policial que vai socorrer uma pessoa que está sendo assaltada, se vê no meio de uma troca de tiros e acaba atingindo o agressor, esse homem não cometeu crime nenhum. O problema é que hoje, com essa inversão de valores, o agente da repressão é automaticamente visto como criminoso. Nosso problema é muito mais de mentalidade do que de legislação.

Agência BrasilAgência Brasil“Foi muito bom que Renan não tenha ganhado, mas não sei se é muito bom que Davi tenha ganhado”
E como vê, no geral, a atuação do Moro como ministro da Justiça?
Acho que ele tem mantido a postura de um ministro de Estado. Repare que ele não fica muito ali se envolvendo nas questões do presidente. Tem uma pauta própria. E nós, brasileiros, estamos vindo de uma cultura em que o ministro da Justiça era o advogado do presidente. Essa mudança foi um salto de qualidade.

Renan Calheiros ter perdido a presidência do Senado foi uma vitória da democracia?
Acho que foi muito bom o senador Renan Calheiros não ter sido levado à condição de presidente do Senado. Não falo isso por causa da vitória de Davi Alcolumbre, porque nós não sabemos muito bem a que ele veio. É uma figura, pelo menos para mim, nova no cenário. Acho que foi muito bom que Renan não tenha ganhado, mas não sei se é muito bom que Davi tenha ganhado. Vamos ter de esperar para avaliar a atuação dele.

Qual é a opinião da sra. sobre a criminalização da homofobia?
Claro que eu sou contra. Eles estão criando um crime por decisão judicial, subvertendo toda a lógica constitucional e principiológica do direito penal. Outra questão é definir o que é homofobia. Como se classifica isso? Se eu dissesse que sou contra a união de duas pessoas do mesmo sexo, o que não é a minha posição, eu seria considerada homofóbica? Poderia ser processada criminalmente? Isso aí não tem limite. Pelo amor de Deus, onde essa loucura vai parar? Agora criaram a gordofobia. Eu não tenho a menor paciência para isso. Quando esse país vai pensar em coisa séria?

E se alguém for atacado por ser gay?
Aí o crime já está configurado. Atacar qualquer pessoa é um crime. Tudo isso é muita chatice. Vivemos numa sociedade insuportavelmente chata. Ninguém aguenta. Para quem é de fora e lê as notícias, parece que matar um gay aqui dentro não é crime. Mas é. Direito Penal não é lugar para ação afirmativa. Do contrário, todo grupo vai querer um crime para chamar de seu. Não dá.

E qual é a sua opinião sobre o STF?
Acho que falta objetividade. Um julgamento do Supremo demora dias. Tem cabimento um voto de 150 páginas? Tem cabimento passar três tardes lendo um voto? Esse tipo de comportamento acaba sendo elitista. A gente tem que prestigiar um país em que a população participe das coisas. Para tanto,ela precisa compreender o que está acontecendo. Só que as pessoas trabalham. Ninguém pode ficar três tardes ouvindo um voto. Tem que ter respeito com a população.

A transmissão dos julgamentos pela TV Justiça ajuda ou atrapalha nisso?
Sou a favor da TV Justiça. Os ministros são agentes públicos como outros quaisquer. Eles também precisam dar satisfação. Às vezes, os ministros reagem como se fossem intocáveis, inalcançáveis, acima de quaisquer autoridades. Isso não é verdade. Eles estão sujeitos a fiscalizações e críticas de outros agentes públicos. O Brasil ainda está carente de democracia.

Com a transmissão pela televisão, um ministro não poderia tomar uma decisão ou outra temendo uma manifestação na porta da casa dele?
Isso é algo a que qualquer um de nós está sujeito. Um jornalista que escreve uma matéria pode receber críticas. Mas os magistrados quererem se colocar num Olimpo que não é real. Não pode ser real.

Na Alesp, querem proibir que deputados transmitam as sessões ao vivo, pela internet. Por quê?
Eles têm medo. O fato é que não apenas os manifestantes, mas alguns deputados muito jovens, trabalham com lives. É a maneira de eles fazerem política. Isso deixou os mais antigos agoniados. Eles não querem ser filmados. Não querem que alguém faça uma live dentro do colégio de líderes, por exemplo. Estão correndo a toque de caixa para proibir as lives dentro da Assembleia. Eles não suportam gente. É nojento.

Por que a sra. decidiu disputar a presidência da Assembleia Legislativa de São Paulo?
Quando me lancei candidata, meu intuito era o de dar mais independência para a Assembleia. Acho que o órgão é muito subserviente ao governador (João Doria, do PSDB). Digo isso sem querer falar mal dele. Acontece que esse não é o papel constitucional do Legislativo. O Legislativo não é para ser do contra, mas também não pode virar um braço do Executivo. Tem que ter autonomia para fiscalizar, para cobrar. Porém, conforme fui conhecendo melhor como as coisas funcionam por lá, passei a sentir que a minha participação na mesa diretora da Casa se mostrou ainda mais necessária. Muitas coisas podem ser melhoradas.

Por exemplo?
Hoje, da maneira como a Casa funciona, não são necessários 94 deputados. Vinte seriam suficientes. Isso porque tudo é decidido pelo colégio de líderes. Não existe discussão em plenário. Não há debate. No colégio de líderes, cada partido tem um lugar. A desproporcionalidade é gritante. O PSL elegeu 15 deputados, sendo que eu tive 2 milhões de votos. Mas nós teremos só uma cadeira nesse colégio de líderes. Outro partido, que só conseguiu eleger um deputado, com cento e poucos mil votos, também terá um lugar no colégio de líderes. Então os 4 milhões de votos do PSL terão o mesmo peso de 100 mil votos de outro partido. Isso não é democracia. Não há nenhuma representatividade. Há deputados antigos, praticamente sozinhos, que mandam completamente na Casa. O regimento afirma que as decisões devem ser tomadas por consenso no colégio de líderes. Mas eles interpretam “consenso” como unanimidade. Acham que, para qualquer projeto ser levado a plenário, é necessário que todos os membros do colégio de líderes sejam favoráveis a ele. Quando o projeto chega ao plenário, o que acontece é uma ficção. Isso é muito grave.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Doutora meu respeito. A senhora é muito boa . Mas , não defenda mais O indefensável. Eu fui enganado. Não mais. O cara vendeu tudo para SALVAR a família a Sra sabe muito bem. Menos FILHOS. MAIS. BRASIL.

  2. Essa é a minha deputada. Pena que ela não se candidatou a Deputada Federal para fazer parceria com outras deputadas que estão fazendo a diferença. Já pensou ter um plenário só com deputadas com a mesma cabeça da Janaína? Mas isso é utopia.

  3. Muitos dos políticos eleitos nas recentes eleições já mostraram que não representam a maioria ou totalidade dos seus eleitores. Doutora Janaína Paschoal continua me representando!

  4. Dra. Janaina tenho orgulho em ter votado na senhora. Meu voto com meus 77 anos, há quase 60 anos que faço essa obrigação cívica, não me lembro de ter votado com tanta convicção. Eu adoro ouvir seus pronunciamentos, seus comentários. Meus sinceros parabéns DEUS lhe abençoe e lhe dê vida longa. O Brasil precisa muito de brasileiras e brasileiros iguais a senhora. MUITO OBRIGADO.

  5. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 melhor entrevista de todas!!!! Essa mulher sim me representa!!!! Respostas excelentes, objetivas e coerentes!!!!

  6. Excelente entrevista e ao que parece, Janaina pouco a pouco começa a tomar contato com a realidade e dosar o fogo amigo. Tomara que a fase "Mourão de saias" tenha passado ;) hehehehee

  7. Dra. Janaína! Lúcida. inteligente e ainda com cheiro de povo, das nossas insatisfação, nossas angústias e nossa indignação com STF!!! Podemos também afirmar a lentidão e corrupção no judiciário Brasileiro! Bolsonaro sempre!!!

  8. Caramba, quanta lucidez. Consegui concordar com cem por cento do que a deputada falou. E isso, pode acreditar, é coisa raríssima pra mim. Por mais gente assim nas casas legislativas de todo o país. Parabéns Janaína Paschoal.

  9. Janaína, cada vez que leio o que você fala, concordo mais com suas opiniões. Você se mostra uma pessoa sincera e ponderada nessa entrevista, colocando por terra todas as besteiras que algumas mídias já publicaram sobre você. Parabéns!

  10. Adoro a Janaína. Coloca cada um em seu devido lugar. Quanto às perguntas... aquele deputado que saiu do Brasil foi quem elaborou?

    1. Tive essa mesma impressão! Perguntas típicas dos jornalistas medíocres q temos hj.... Mas as respostas não poderiam ser melhores!!!!

    2. Boa, Fabiana. Se aquele deputado que fugiu do Brasil não fez as perguntas, pelo menos assessorou ... é deprimente.

  11. Muito importante termos a Dra. Janaina Paschoal oxigenando as estruturas modorrentas e fétidas da ALESP. A classe política tem que entender o recado dado pelas urnas e a urgência que tem esse novo Brasil em se livrar de tantas amarras e práticas políticas deploráveis.

  12. E bom os jornalistas e os políticos de plantão, entenderem bem a deputada, pois ela fala o que nós , povo e eleitores do Brasil queremos, prestem bem atenção nas perguntas e nas respostas, tá na hora de vcs aprenderem o que queremos, senão iremos pra rua

    1. Vcs jornalistas, deveriam questionar sim, nossos políticos, poder judiciário, que nos colocaram nesse Pantanal horroroso, ao invés de ficar atrás de conversas que não interessa para o Brasil, como bem disse a deputada, vcs são os veículos que ajuda a gente firmar opinião , para podermos eleger nossos representantes, parem de ir atrás do que não interessa a nós, esse governo deverá sim ser vigiado mas com critérios relevantes para os brasileiros, vamos ver daqui a quatro anos o que vão entregar .

  13. Entrevista com respostas que deram prazer de ler e vontade que sejam lidas e as lições delas advindas, aprendidas por certos indivíduos que se acham acima do bem e do mal. Precisamos de muitas Janaínas. Irretocável.

  14. Uma das poucas vozes que se levantam para falar a verdade. Parabéns Janaína. Precisamos de pessoas como você para tirar o STF do Olimpo.

    1. Concordo plenamente. Vamos despertar o sentimento no STF que eles são servidores públicos como qualquer outro; tirar da cabeça deles o sentimento de divindades. M

  15. Com tanta mediocridade na imprensa,agora sem dinheiro público,proliferam jornalistas com perguntas idiotas porque com viés ideológico.Com tanta mediocridade política e jurídica é um colírio saber que existe uma Janaína,com mandato público.Suas respostas criam esperanças no novo governo.Janaína é diferente.Os adjetivos,merecidos, já foram ditos por outros.Duda levou alguns cascudos,mas Crusoé ganha crédito.Anda precisando de matéria deste tipo para elevar o nível.Esperamos que o sócio leia.

  16. Ela não pode ficar só no Estado de São Paulo. Nosso país precisa de pessoas assim no comando da nação. JANAÍNA PRESIDENTE!!!

  17. Janaina. Sei q nao e fácil enfrentar essa galera do mal. Mas continue sendo sempre essa pessoa de personalidade forte q luta por um pais melhor, q o povo vai c vc

    1. É isso aí. O povo já apoiou em 2014, a elegeu em 2018 e caminhará com ela daqui em diante ampliando apoio. Em frente Professora!

  18. Mais que demais. Essa Janaína nos encanta a todos. Menos o anarquista José. E olha que a Janaína é advogada, o que ê surpreendente está postura no meio jurídico.

  19. Parabéns a Crusoé por entrevistar uma pessoa séria e comprometida com a democracia. Janaína Paschoal é inteligente, articulada, tem liderança e está preparada para exercer o mandato político. Sinto orgulho e gratidão por ela.

  20. Então ela não lê os comentários aqui. Bozista é tão fundamentalista como Petista. São irmãos siameses filhos do populismo. Bozista = Petralha (-1).

    1. JKose. Vc José é um anarquista comunista, gramscista, e como todos eles é chato. Não constrói ou reconhece qualquer coisa que seja pra somar, qq reflexão sobre alguma saída que possamos ter, após o fim da DEMOCRACIA MILITAR em 85. Recolha-se infeliz anarquista.

  21. A Dra e deputada Janaina é um ser realmente superior, concordo com cada palavra dela, perfeitos conceitos sobre os assuntos abordados. Tenho 68 anos, mas gostaria muito de voltar o tempo e ser aluno dela

  22. Prezada Dep. Janaina, so esta começando uma batalha para colocar a limpo tamanha bandalheira. Seja firme, mantenha sua garra e lucidez, mande os loucos e negociantes te engolirem, esta na hora de conhecermos os verdadeiros defensores do povo, esta claro porque ser deputado nê.

  23. Parabéns Dra Janaína, a Sra nos orgulha e nos representa! Inteligente, preparada, fala muito bem, ativa, rápida, perspicaz e de um raciocínio extremamente rápido e certeiro! Tenho absoluta certeza de que a Assembléia Legislativa de São Paulo nunca mais será a mesma depois de sua passagem por lá! Adorei todas as suas respostas, principalmente pela da Homofobia e do STF! Sou pai de duas filhas e elas a tem como exemplo de Mulher Brasileira!!! Parabéns e muito orgulho por sua carreira!!!!

  24. Janaína tinha que ser Ministra da Educação,ela conhece como ninguém as maselas do seguimento.A USP esquerdista desde sempre,nunca contribuiu com mudanças significativas na Educação,só fizeram greves sem mesmo saber o porquê. Usurpadores Sem Parâmetros.

  25. Nunca me senti , de longe, tão bem representado,graças à deputada Janaína Pachoal. Ela representa o clamor da sociedade pelo combate às mazelas desse país! Parabéns! Que Deus continue te iluminando!

  26. Este é um voto do qual me orgulho de ter dado (da Joice idem). Mulher lúcida, direta, inteligente, claríssima. Como ela existem poucas no país. Tenho a impressão que deve sofrer um tanto com a incúria de nossa péssima política e de nossa democracia e justiça mambembes. Sérgio Moro deve ter o couro mais duro, Janaína mostra ser mais sensível. Conclusão: "em terra de cegos, quem tem um olho sofre".

  27. Janaína para Presidente! Essa sim representará as mulheres..diferentemente da Dilmanta que só queria saber de saudar a mandioca e estocar vento kkk

    1. me sinto mais tranquila com a nossa querida Janaína !!! Deus a proteja ,percisamos muito de pessoas assim

  28. Que prazer ler essa entrevista! Janaína Paschoal, que clareza de pensamento! Corajosa, justa e independente! Quem perdeu foi o povo, por ela não ter sido eleita presidente da ALESP. Outro ninho de cobras criadas, resistentes às mudanças. Com esse número de votos, ela pode pensar muito mais além. Nós aguardamos. 👏👏👏

    1. Minha também mas, é ave rara, desgraçadamente!!!!!

  29. Não fostes eleita Presidente da Alesp, perdestes para um tucano apoiado pelo PT. Esta matilha que trabalha unida, não é de hoje que gora nossos anseios. PT, PSDB, PMDB (MDB), foi o que de pior aconteceu ao nosso País. Afinados nos impuseram um atraso de 50 anos.

    1. 100% de acordo. Essa tribo briga entre si por si. Temos visto Janaínas que darão de si por um Brasil melhor. Eu acredito na mudança.

  30. Deputada Janaína o PT e o PSDB juntos, não me causa estranheza, pois sempre estiveram. São farinha do mesmo saco, os contra pontos postos entre eles, sempre foram um faz de conta. Os dois são comunistas!

    1. Tudo comuna! Cambada inútil e improdutiva. Chegamos nesse caos por causa dessa gente.

  31. Acima de tudo, um ser humano uma mulher de fibra, já mostrou a capacidade de sofrer pressões externas no impeachment de Dilma, quando enfrentou lobos ferozes. acho que está correta em não ter dado um passo largo e começar no estado sua carreira política. é devagar que se vai ao longe... parabéns Janaína, você sempre teve meu apoio. força...

  32. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏Grande mulher, magnífica política!!! Veio novamente ‘balançar’ a nação! Pena que ela não tenha desejado ir direto para o Senado Federal. Seria eleita com uma avalanche de votos jamais vista antes. E teria bem mais destaque no palco político do país, pois é uma de nossas ‘BIG’ estrelas!

    1. grande deputada, não sou seu eleitor, mas sou seu fã. Confio sem reservas no seu potencial e na sua capacidade. E torço pra que num futuro próximo você seja a nossa Presidente do Brasil. Avante! Coragem!

  33. Crusoé está de parabéns. Ótimas matérias. Muito boa entrevista. Ela seria excelente líder em qualquer área pública. Gostaria que fosse prefeita de SP ou governadora. É inteligente, dedicada, honesta e corajosa. Ela atua e executa com respeito a suas idéias.

  34. muito pouco deputada estadual e ainda boicotada. tem conhecimento para muito mais. tenho muita admiração por Janaína.espero que consiga fazer alguma coisa.

    1. Sabem que é uma questão de tempo. Se tiver um cargo político maior não vai parar mais então evitam a todo custo ofuscar seu brilho. Não vão conseguir.

  35. Concordo com a maioria das considerações feitas pela Janaína, mas há muitos pontos a discordar. Prece que ela não lia jornais ou blogs na internet quando afirmou que a imprensa não criticava o governo que ele a atacava. Cansei de ouvir e ler sobre críticas dos principais jornais e revistas do país que discordavam veementemente das opiniões governamentais que ameaçavam a liberdade de imprensa. Quando à diferença entre o PT e o PSL, é que o PT tem visão comum e o PSL é um balaio de gatos.

  36. Que mulher! Parabéns, Janaína. Oxalá tenhamos mais Janaínas na política brasileira. Estamos desesperadamente precisando delas.

  37. De longe uma das melhores entrevistas feitas pela CRUSOÉ. Janaína Paschoal está sendo moldada politicamente para assumir muito brevemente postos mais relevantes no legislativo federal, em quem sabe, também no executivo! Tem meu voto com certeza!

  38. Excelente essa mulher! Pa rebéns Paschoal. Parabéns Crusoé. Vamos colocar para votar a "Milicofobia" também hahhahhhahha!

  39. Muito boa entrevista e grandes respostas. Dra. Janaína toca num ponto importantíssimo: "a subserviência da Alesp". Tem sido assim por décadas. O PSDB no governo cooptou toda a Assembléia e o governador de plantão fez o que quis, sem qualquer oposição. Pena que os feitos foram pífios e a oportunidade de realizar grandes coisas foi perdida. Mas, alguns lucraram muito.

  40. A cada linha de texto, a cada pergunda marota, lá está Janaína Paschoal, esta senhora solene, sentinela, lúcida. Vejamos quem mais responderia com serenidade a pergunta boba como esta : "Mas a sra. já vê diferenças entre com relação aos governos do PT?". E como um estagiário que não entende bem a pauta é capaz de perguntar para uma jurista do porte de Janaína se é de esquerda ou direita. Cadê o editor? cadê o revisor?

  41. Esta mulher é lúcida, objetiva, inteligente, brm informada e sabe o que faz. Espero vê-la dentro do governo federal em breve e quiçá, na presidência da república!!

  42. Crusoé foi objetiva, Dra. Janaína Paschoal foi tridimensional. Essa jovem (±44 e eu 72), nos faz orgulho, por ser professora; Advogada; mulher e BRASILEIRA. Ela expressou o que nós sentimos e estamos "engasgados", aviltados por tantas badernas com as coisas públicas. Está "chato", muito "chato" mesmo, lidar com situações pequenas. Temos assuntos importantes para resolver e temos potencial material e pessoal, para dar rumos e revirar este País. Parabéns à Cruzoé e à Dra. Janaína Paschoal!!!💖

  43. Gente inteligente é outra coisa quem sabe os comentários da dr contribiu pra vocês da imprensa se tocarem que não somos burros como os petistas e que vocês não vão conseguir nos manipular que acordamos. Não somos cegos e se o Bolsonaro tentar agir como os petralhas vamos reagir mas enquanto vocês da imprensa ficarem procurando pelo em ovo num país assolado pela corrupção e um presidente que trouxe o xerife pra compor esse governo demostrou que quer mudança não fala Bonito nem manso porém até aqu

    1. Foi o único que teve atitude até aqui e está conduzindo o governo nessa direção sendo assim...vocês ou são burros ou como sempre estão agindo de ma fé. Bolsonaro pode não ser letrato como FHC porém é claro no que pensa e decende. Quem votou nele que não iria se transformar num geltiman e foi por isso que votamos nele porque pra enfrentar essa corja só assim esses hipócrita fala mansa que na frente dos holofotes fala o que o povo quer ouvir mas nós bastidores traem o povo e a nação. Bolsonaro 👍

  44. Cabeça pura! Mulher inteligente, centrada, moderna, deveria estar na Câmara Federal, onde poderia contribuir em muito com o país. Parabéns, Deputada!

  45. Ao votar na Janaína fico a cada dia mais satisfeito. Lamento que ela talvez não vá presidir a Alesp, compreensível afinal o que a velha política iria querer com uma pessoa atuante inteligente e combativa como a deputada estadual mais votada da história? Avante Janaína!

  46. Parabéns à Janaína Paschoal! Entrevista muito interessante. As declarações dela são muito sensatas. Pena que nem todos os políticos pensam da mesma maneira. Desejo muito sucesso a ela.

  47. Parabéns Janaína! Boa sorte na função pública. Espero que mais pessoas como a Sra. decidam entrar na política e enfrentar os problemas de frente.

  48. A excelente entrevista concedida pela nossa Janaina nao deixa dúvidas de que ela nunca foi a "tresloucada" pintada pela turma "naziskerrda". Ao contrário : a moça é muito lúcida e respondeu com propriedade a todas as perguntas, e sem evasivas. O Povo do Estado de São Paulo está muito bem representado!

  49. Excelente e lúcida entrevista! Janaína foi muito bem. Abordou com clareza e objetidade todas as perguntas formuladas. Parabéns!

  50. A Janaína afirma que os bolsonaristas são melhores que os petistas porque desconhece os bolsonaristas direitopatas, extremistas, terroristas e reacionários, assinantes de carteirinha de Crusoé e O Antagonista e, se conhece, tá no mesmo nível. Bando de gente fora-da-casinha, da esquerdalha e da direitalha, sem distinção.

  51. Excelente a entrevista. Pura lucidez. Os jornalistas da Crusoé deviam lê-la. Há muito a ser aprendido. Parabéns aos eleitores de Janaína por terem colocado na política alguém que possa fazer a diferença. Precisamos que a entrevistem periodicamente.

  52. PARABÉNS Crusoé !! A Dra Janaína Paschoal (apesar do repórter ignorar ela É Doutora )faz jus à esmagadora Manifestação Popular EXPRESSA nas Urnas a seu favor !! É uma Inteligência Privilegiada que nos Orgulha e tranqüiliza qto ao Prosseguimento da Retomada do Poder pela população Comprometida com o COMBATE À CORRUPÇÃO !! Sugestão : - Entrevistar Paulo Preto ; Capez e Alckimin- tema Honestidade ; dinheiro público e publicidade estatal !!

  53. Cada vez mais admiro esse mulher, vai sofrer muito nessa casa de prostituícao mas vai incomodar muito vagabundo que existe nessa Assembleia. Força ai JANAINA

  54. de pessoas da lucidez, da atualização, da inteligência e da análise crítica, como Janaina é que a política está precisando. Um dia chegaremos lá, os bons deixarão de ser omissos.

  55. onde tem dinheiro publico, tem safadeza, que bom ver que saiu da boca de um politico que realmente quer o bem do brasil, nesse caso o brasileiro realmente soube votar

  56. Há muito que se mudar no Brasil. Acredito que a eleição da Dep. Janaína, poderá dar os 1ºs passos na consecução de mudanças das práticas viciadas no legislativo.

  57. O STF sapateou sobre o pouco de decência que restava em Banânia. E se reclamar, o Supremo te manda pra cadeia, babaca!

  58. bela entrevista. a deputada é muita clara e direta, gosto disso. aliás eu até acho que ao contrário dos analistas políticos ela pode ganhar a eleição na Alesp. Seria perfeito.

Mais notícias
Assine agora
TOPO