DiogoMainardina ilha do desespero

Me deem um osso ou um cafuné

15.03.19

Jair Bolsonaro recebeu a imprensa na quarta-feira. Até a TV Globo e a Folha de S.Paulo foram convidadas ao Palácio do Planalto. É salutar que, de vez em quando, o presidente da República se encontre com repórteres. Ele vai acabar entendendo que jornalistas costumam ser facilmente domesticados. Basta um osso ou um cafuné.

Durante a campanha eleitoral, Jair Bolsonaro falava com nosso site. Agora parou de falar. Isso não atrapalha minimamente o nosso trabalho. Dilma Rousseff nunca falou conosco. Michel Temer, assim como Jair Bolsonaro, parou de falar. O único fato que me aborrece é que, aparentemente, meus comentários na Crusoé ajudaram a intoxicar o ambiente. Quem acompanha a revista desde o comecinho sabe que esta coluna jamais teve um caráter editorial. Ela nasceu como uma tentativa despretensiosa de conversa com os outros náufragos da ilha. Nesse ponto, fracassei duplamente: por causa da coluna, alguns indígenas resolveram me canibalizar, e aquilo que de fato importa foi posto de lado — como as nossas reportagens sobre os ministros do STF, por exemplo.

A coluna nunca teve um caráter editorial porque eu, na verdade, nem sei o que pensar sobre o governo. Ou melhor: mudo de semana em semana. Inicialmente, animei-me com os superministérios de Sergio Moro e Paulo Guedes. Em seguida, defendi o pacote anticrime e a reforma previdenciária. Quando os filhos de Jair Bolsonaro passaram a causar estragos às duas propostas, recomendei que eles fossem afastados do Palácio do Planalto. Como ninguém me ouviu, passei a esperar que os militares tutelassem o presidente. Ou, no mínimo, que tutelassem os seus tuítes. Rapidamente, percebi que ocorria o contrário: os militares é que estavam sendo tutelados pelos tuítes presidenciais. Os generais morrem de medo do linchamento nas redes sociais.

Na semana que vem, vou pensar alguma outra coisa. Mas imploro de joelhos a todos os náufragos desta ilha: concentrem-se no que realmente importa. E, se calhar, me deem um osso ou um cafuné.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Vários cafunés, vários ossos e parabéns. Assinei a revista por sua causa. Manda ver que sempre gritaremos mais alto que Fulano & Sicrano-sejam quem forem, na ocasião. Got your back. /// ///////~//////////////

  1. Mudar o rumo, sair da causa por divergencia com o filho me parece ciume e incosequencia. Precisamos somar forças e não dividir. "Se não concorda com o filho fica na familia"

  2. Diogo, aí vai um cafuné. Assinei o Crusoé, só para ler o que vc escreve. Os seus comentários, são uma luz nessa idade das trevas que o Brasil vive.

  3. Sem comentários, prezado Diogo. Se os militares morrem de medo de críticas, quem vai defender o povo? É o legado colonial: o saque eterno.

  4. Diogo, sou também um náufrago desta ilha. Fugindo dos canibais recém-convertidos às "tentações da carne". Socooooorro, Mainardi! Vou armar meu bote improvisado e rumar para o outro lado da ilha.

  5. Também eu, mesmo sem votar no capetão, teci loas a ele, prenventiva blidagem ao petismo. Hoje marreto sua posição eterna de baixo clero, incompatível com uma presidencia, seus arroubos medíocres sobre gêneros (e números e gráus) e ainda sua subserviencia aos filhotes. Sua ida ao USA nos tornou (o país e o povo, bolsonaristas, petistas e outros) mais mediocres que éramos.

  6. Bolsonaro não tem tamanho para ser presidente desse p.uteiro esquerdista, de mafiosos e canalhas de toda espécie. O povo? Não a turba famélica continua acreditando em mitos, Bolsonaro é só um mito. Jair Flávio Carlos Eduardo Bolsonaro é o verdadeiro presidente do Brasil. Que assim seja, e trabalhem com essa verdade absoluta e irrefutável.

  7. Chama-se guerra assimétrica! A meu ver vcs estão caindo em uma armadilha criada pela própria mídia. Os estrategistas de esquerda ou simplesmente oportunistas devem estar morrendo de rir! A mídia acostumada a fatos irrelevantes e fofocas, está criando o ambiente ideal para que o que conquistamos ate agora vá por água abaixo. Vamos focar no que realmente interessa e parar com os assuntos irrelevantes criando cortinas de fumaça.

    1. Parabéns. É exatamente isso. Estamos perdendo o FOCO e prestando mais atenção nos erros que nos acertos.

  8. Diego você quer um osso ou um cafuné? Então aqui vai um: FAÇA entre seus leitores e assinantes UMA PESQUISA DE OPINIÃO SOBRE BOLSONARO - Governo e Presidente nos moldes da pesquisa apresentada pelo IBOPE já que o conceito desse Instituto de Pesquisa é o pior possível e a pesquisa que foi apresentada pode enganar o povo brasileiro. Não precisa ir muito longe, como disse antes pesquise entre seus leitores e assinantes

    1. Estou entre os 17%. Governo péssimo. Ahh e não sou petista. Odeio o Lula!

  9. Diogo , fale da fauna do esgoto que habita o STF ! Eles estão apelando , significa que estão se sentindo acuados . Vamos derrubar ESSE STF . Explico : mudar o acesso e permanecia dos ministros na suprema corte e criar ou , pelo menos que se cumpra , um código de conduta para esses seres que se acham acima de tudo e de todos .

  10. KKKKKKKKKK.... Esse Diogo é realmente incorrigível! Desliza nesse cenário político, com a mesma leveza de um grande esquiador ao descer uma montanha, zombando das reviravoltas na classe política: ora satírico, ora irreverente, e até pondo uma pitadinha de tênue veneno do bom jornalismo... Divirto-me, porque me identifico muito com a propriedade de seus comentários. ABS, JRCAMPOS

  11. Grande DM, desistir não né, dê mais tempo, afinal o Capitão foi esfaqueado, cirurgias, etc , mais uma tropa de gente se acostumando ao tamanho das cadeiras, sabemos que há pessoas demais falando o que não deve. Ainda acredito que vai melhorar e muito, até ele tem que se acostumar como Local e Tamanho das Responsabilidades, etc etc tem muita gente assim querendo algo rápido, mas não é assim... os tempos são muito diferentes assim como as necessidades. abrç

  12. Sua escrita é sempre bem vinda, porque é ancorada em ideias, críticas precisas, coisa rara. O que está tirando a credibilidade da imprensa são alguns jornalistas que ouvem uma coisa e registram outra completamente diferente, passando ideias errôneas sobre tudo. Criticar é saudável, massacrar com segundas intenções é injusto e imoral. Os filhos do presidente devem se colocar no lugar de filhos, é o que os brasileiros esperam, votamos no pai, não no pacote.

  13. Diogo, para com isso de pedir cafuné. Você não vai conseguir agradar a turma extremista e vai desagradar os seus leitores fiéis, como eu, fã incondicional da sua acidez.

  14. Mainardi, essa sugestão de nos atermos ao que realmente interessa vale mais pra você. Não somos nós os fofoqueiros; ou que enxergamos crise em tudo o que o governo faz, tentando minar suas realizações; ou que estamos com ciúmes do protagonismo dos filhos do PR, que apesar do esperneamento de vocês da mídia, se provou correto. Bolsonaro não tem que falar com vocês todos dias, ele tem mais o que fazer, então é normal não procurá-los um semana. Deixa de choro. Vem viver o Brasil pra ver a realidade

    1. Eu votei no Bolsonaro e não nos filhos dele. É muito triste ver esse envolvimento da família no Poder!!! Alguém tem que dizer isso ao presidente!

  15. A jornalista do Estadão Constança Rezende revelou seu sonho de vida que é arruinar o Governo Bolsonaro. Esse é o nível do jornalismo do Estadão, Folha, Veja e Globo. Esses veículos “de imprensa” nunca evoluirão, serão sempre seres rastejantes em busca de propina, verbas de publicidade e alianças com os criminosos do colarinho branco e políticos corruptos de esquerda.

    1. O nome do MOMENTO É ALESSANDRO VIEIRA... SERGIPE SÓ COLOCOU LADRÃO NO CONGRESSO, POR OBRA DO BOM DEUS... HÁ UM HOMEM HONRADO NO CALCANHAR DAS VSª EXCREMÊNCIAS ( A SABER 6)... MAS A GRANDE VEDETE É JOÃO PLENÁRIO VULGO BEIÇOLA-SEBOSO... TOTAL APOIO À LAVA-TOGA!!!

  16. AÍ DIOGO...O OSSO VAI PARA O PITBULL.... O CAFUNÉ... É QUE CONTRA IDÓLATRAS NÃO HÁ ARGUMENTOS... SÃO FANÁTICOS...ACOMPANHO VOCÊ E O MÁRIO DESDE AS PRIMEIRAS SEMANAS DE O ANTAGONISTA, ONDE VOCÊ SOFRIA A ANGÚSTIA DE APENAS UNS POUCOS MIL LEITORES...EU ERA UM DESSES POUCOS MIL LEITORES NAS PRIMEIRAS SEMANAS DE O ANTAGONISTA... CHE VÁ MADRE PUTANA OS IDÓLATRAS!!

  17. exatamente pq vc é muito respeitado tb deve cuidar com seus artigos como hoje, por exemplo, bom e esclarecedor. Vc tem um problema que é a Globo que está na cara que tenta manipular, então ficamos na dúvida, embora a Globo não tem atacado como doida no momento... vc tem um papel muito importante que é a credibilidade...

  18. Continuo não vendo os filhos do cara (e os bolsominions) tentando ajudar a aprovar as reformas. É só ranço, canibalismo dos fanático$$$, tuíte desnecessário ou impensado. O Flávio sucumbiu escondido, o Pitbull fica com sua cara de lunático rosnando no pé da escrivaninha do pai, e o projeto de olavo do carvalho falastrão (Eduardo) não perde uma oportunidade para falar bobagens. Deviam deixar o protagonismo para o pai, cuidar das suas vidas e ajudar aprovar as reformas. QUATRO ANOS PASSAM VOANDO

  19. O problema maior é que trata-se de um fato que todos os eleitores do Bolsonaro que pensam, têm a mesma sensação de que a coisa está sem controle e sem filtro. Os que nao pensam batem palmas até para espirro dele. P.S eu votei no Bolsonaro e torço por ele, mas nao perdi o bom senso.

    1. Boa!!! Idem!!! Não podemos nunca perder o bom senso!

  20. acho a Crusoé e seus jornalistas independente e realistas, posso até afirmar trata-se da ultima linha de defesa entre a verdade e o resto,mais acredito na sinceridade do bolsonaro,vamos dar um crédito

    1. escrevi errado porque estou ficando burro de ler essa porcaria...

  21. Mainardi, acredito que não há controvérsia. Seus artigos são ótimos, desde os velhos tempos. E o tempo novo pede também a você um olhar compreensivo. A grande mídia era comprada pelos políticos anteriores. Bolsonaro avisou que a teta secaria. Caíram de pau. Sei por que, mas não entendo. Se o País sair da crise a publicidade tende a crescer. O empresário da comunicação não pode ser burro. Com os acertos previsíveis aguardados, os detratores precisarão baixar o tom, porque perderão audiência.

  22. Parabéns Diogo Mainardi. Suas críticas são importantes. Todos, exceto a esquerda mais radical, que sempre torce para o quanto pior melhor, torcemos para que o governo Bolsonaro, pelo menos na condução da economia, acerte.

  23. não desanime porque você não está sozinho nessa ilha. olhamos o horizonte com preocupação porque ora nos percebemos na rota de um furacão, ora vislumbramos o céu de brigadeiro.

  24. Mainardi, não adianta não se vender para o governo ao não aceitar propaganda estatal, e se vender para os leitores da revista. E que importa se isto aqui é editorial ou não? Escreva o que der na veneta. Deixe-nos julgar se continuaremos a assinar a Crusoé ou não.

  25. Mainardi deve para com o mimimi e se dedicar ao Jornalismo. Provavelmente não sente falta da ausencia do Bolsonaro porque a Crusoé se dedica a criar noticias ou distorcer a verdade, então o fato deixa de ser relevante. Com a perda de Bebiano, o que se viu foi a redução das fofocas padrão Caras e tirando a zumbilandia que bate palma para defunto, os ilustres pagantes ainda aguardam a volta do jornalismo à Crusoé.

    1. Traidor é o Amoêdo sim. No momento mais crítico de nossa História, quando os brasileiros lutavam desesperadamente para afastar a QUADRILHA petista do poder, Amoêdo ficou neutro e não ajudou na luta contra os partidos de esquerda. Ser chamado de comunista é um corolário natural de suas escolhas, pois o que dizemos genericamente ser comunismo, é um movimento que se apresenta sob diversas facetas e marcas (PT, PSDB, Rede, MDB, Novo,etc) e que luta contra os conservadores, que são maioria no Brasil.

    2. kkkkkkkkk... Além de Mainardi, Amoêdo e Augusto Nunes, quem mais é "comunista traidor"?

  26. O que realmente importa é o destino do país. Reflexão muitas vezes, não é saborosa. Isso, acontece quando temos que contrariar pensamentos passados. Não desejo as asas da metamorfose ambulante do Lula.A pior mudança é aquela que se faz por interesse pessoal. A consciência ressente. Foi nítida a mudança deste espaço na linha de pensamento inicialmente produzida. Antes tarde do que nunca.

  27. Diogo, acredito que todos queremos o bem do Brasil, discordar de opiniões e o mínimo para encontrar soluções, parabéns pelo o comentário.

  28. Diogo, caia fora daquela porcaria do Manhattan Connection enquanto é tempo! Deprimente assistir o velho gagá (Lucas Mendes) e o lunático (Caio Blinder) tergiversando sobre a posição correta do rolo de papel higiênico no suporte. Pelo amor de Deus! Será essa a imprensa de alto nível do Brasil?

  29. Calma Diogo, imagina pegar um país acabado, dentro do governo um monte de parasita a serviço do PT e Cia, aprecio muito suas colocações, vai em frente , vamos dar um crédito ao presidente, tá cedo para querer um país alinhado, o PT e PSDB, entregaram um país quebrado em todos os sentidos, portanto daqui a quatro anos vamos ver o resultado desse governo, pois de PT e outros Deus nos livre

    1. No momento vc está contrariado, vc ajudou derrubar os bandidos, ninguém é tão perfeito como os jornalistas querem agora, no passado a maioria achava o Lula e o PT o máximo, lógico não todos

  30. Você está pior do que o Gilmar Mendes. Acho bom fazer uma autocrítica. Se for sincero com você mesmo vai ajudar. Bipolar seria pouco para você.

  31. "me deem um osso ou um cafuné" Diogo já escrevi antes que você precisa de férias. Se não seguir esse conselho vai peidar arroz doce. Você não está batendo bem. Tá escrevendo coisas que pouco se aproveita. Boa viagem!!!!

    1. A Questão é bipolaridade e isso não se trata com férias mas com medicação. Um lítio vai fazer bem.

    2. A Questão é mais séria: biporidade não carece de férias mas de tratamento.

    1. "Não consigo ler nenhum comentário" está corretíssimo. É a estrutura da língua portuguesa e as pessoas realmente falam assim, e de forma correta, por mais que seres iluminados vejam erros em duas negativas na mesma frase.

    2. Antonio, você está certo: "não" e "nenhum" são duas negativas na mesma frase, que se anulam; sinal que você lê tudo.

  32. "Livre pensar é só pensar". Todos têm direito à expressar sua opinião qualquer que seja, mas o que se vê aqui é que uns são mais sábios que outros. Os analfabetos chegaram às Universidades e sairam semi-analfabetos. Quem pregou o ideário fracassado e fajuto,os meios de comunicação, continuam insistindo nesta tecla. Os Ministros que querem mudanças na área de Educação, Relações Exteriores, e outros, continuam na mira desta mesma imprensa que quer continuar fazendo o que faziam. Uma pena.

  33. Um osso: o Congresso. Até o momento, os parlamentares só têm cuidado dos seus interesses miúdos. Um cafuné: embora com alguns excessos ou falhas, você tem batido em merecia apanhar. Ou seja, embora discorde de muitos de seus pontos de vista, você tem feito aquilo que um jornalista deve fazer: noticiar e apresentar uma crítica dos fatos. Claro que algus pitt-qualquer-coisa sempre se montram incomodados quando a opinião deles é contrariada. Mas pitt-qualquer-coisa é assim mesmo, enxergam o umbigo.

  34. Por "osso e cafuné" eu entendo muito bem o que vc Diogo, está querendo dizer: ou preciso desenhar para os que leitores da "ilha no jornalismo", descubram o quanto a Crusoé quer eliminar o governo Bolsonaro? Ao vencer a assinatura, decepcionado, estarei fora da "ilha". Que pretenção!!!!!!

  35. Mainardi, o que importa agora é a população se manifestar a respeito do STF. Queremos "impeachment do STF". Indicações técnicas para os cargos e não indicações com viés político/ideológico. Na maioria estão comprometidos com os políticos/partidos que os indicaram retornando como impunidade para estes. Alguns não tem a menor qualificação para estarem na corte. Não dão a menor segurança jurídica ao país e atrasam os processos nos quais a sociedade, às duras penas, consegue avançar. ASCO TOTAL!

    1. Também acho. Essa perseguição ao Bolsonaro já está chata e esquesquizofrênica.

  36. Prefiro o Presidente Bolsonaro aprendendo a governar, do que uma quadrilha com mestrado e doutorado em roubalheira, que muitos aqui apoiam.

    1. Máxima, foram 30 anos de doutrinação, atraso na Educação "brilhante" de Paulo Freire; conservadores e liberais viveram num gueto, segregados. Párias sob a égide progressista da Esquerda libertadora. Quem quisesse falar de "amor à Pátria" era execrado. Foi um período de total"liberdade", "vamos ensinar nossa juventude justiça social e libertação dos talentos".DIREITA era palavrão. E quando o Brasil acordou, vê-se com tristeza a condenação das pessoas que querem o melhor e o bem do País. É ph...

  37. sou da turma do: o governo tem que ficar nos grandes projetos (reformas) e não ficar nas picuinhas das redes e os jornalistas também deviam apontar o grande foco...

    1. Com certeza. E críticas construtivas seriam bem vindas. Chega de espernear e faça comentários sem tanto ódio, tanta desesperança, tanta agressividade. Afinal onde você quer chegar? Acho que a Itália está fazendo mal a você.

  38. Diogo vc é o cara, só não te entende quem não te conhece, já o acompanho a muitos anos e nunca me decepcionei sábio é aquele que segue seu conselho, mesmo parecendo incoerente, mas o que se pode fazer, vamos em frente.

  39. Diego, vc também está morrendo de medo das mídias. Sai da bolha Diego ou será atropelado pelo fenômeno das mídias que democratizou o poder dos formadores de opinião que, tirou de vc e de muitos esse poder. Ou se reinvente ou se juntará aos Reinaldos Azevedos do sistema falido.

  40. Nunca é tarde para se reinventar e corrigir erros!!! Atacaram o presidente e família . Não deram tempo para ele organizar a casa. Os resultados virão para o bem do Brasil. Jamais conseguirão separar o pai dos filhos nem conseguir colocar os núcleos de poder em conflito! Perderam a confiança de um segmento expressivo de eleitores do JB. Só uma opinião !!!

    1. Jose sem acento, você é incorrigível. Parece o escorpião da lenda do escorpião e o sapo, que disse ao picar o sapo que salvava a ambos na enchente: "Não pude resistir"... Minha única dúvida, você é pago?

  41. O que realmente importa: #PacoteMoroSim...e urgente!! A reforma previdenciária, tributária e eleitoral serão consequências DESTA conquista!Ponto.

    1. O mais urgente para o Brasil é o pacote #FaxinaNoSTF. Enquanto tivermos advogados de bandidos encastelados no Palácio da Justiça, e vestindo togas, nem a reforma constitucional mais realista e perfeita dá conta de consertar este Brasil.

  42. A cada número a revista perde o brilho . Uma pena ... ao invés de buscar enlouquecidamente “ furos “ poderia é desenvolver e aprofundar as matérias.

  43. O que realmente importa - talvez a coisa mais crucial de nossa democracia - são as curiosas e repugnáveis idiossincrasias dos ministros da Excelsa Corte.

  44. Há muitos anos conheci o seu trabalho nas páginas de Veja, no Manhattan Connection, e era seu fã. Comprei o seu livro, e me solidarizei com a sua quixotesca aventura contra o Lula, prova de que moinhos de vento imaginários ou não podem ir ao chão. E fui um dos que se sentiou ofendido pela sua verve dirigida contra nós, muitos despertos por suas palavras para se posicionar e fazer alguma coisa contra a espiral da esquerda. Fizemos. Elegemos o Bolsonaro. Mas está feia a coisa contra ele.

    1. É ingenuidade pensar que a esquerda vai largar o osso sem espernear . A Direita tem que aprender a ser unida e sem preconceito. O Presidente está aprendendo a lidar com ele mesmo, quando era Deputado. Tem de surgir um líder do governo que saiba ser político, sem precisar apoiar corrupto e sem ficar atirando para todo lado.

  45. Diogo,sou sua fã há tempos,mas últimamente tens pego no pé do Presidente sem dó.Combina com a gente,vamos ajudar o Capitão,ele ganhou esse páreo sózinho,Moro e Guedes resolvem as mudanças com técnica e sabedoria.Lá fora já tem um incontável n' de jornalistastrucidando a reputação do nosso Presidente,até tu Brutus.

  46. Depois de 16 anos de ataques as instituições republicanas o caos era previsível. O novo governo tem uma árdua missão de desafazer esses gatilhos.

  47. Diogo. Tenho imenso apreço pelo seu trabalho e me sinto muito mais esperançoso na possibilidade de um país melhor e mais justo sabendo que existem vozes como sua pra nós verbalizar e nos ajudar a entender o que não percebermos imediatamente. Grande abraço.

    1. "imprensa é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." Millôr Fernandes.

    2. Diogo é tudo de bom,enfrentou Lula e sua trupe com coragem e cumpriu sim o prometido, deixou o país com a Vitória do Molusco.Quanto a sua irônia, só me divirto.

  48. Mainardi, pela má qualidade da imprensa, há necessidade de um jornalismo crítico, equilibrado, democrático, caso contrário o populismo triunfará. A interpretação dos acontecimentos está por demais confusa. As redes sociais fanáticas estão se sobrepondo. Tenho receio dos novos Joseph Goebells que estão surgindo. Concordo: os militares estão na defensiva (espero que não seja como foi em 1933 - e o inimigo inicial eram os comunistas; depois os democratas, depois os ciganos e os judeus). Há risco.

    1. Mainardi, entendo sua preocupação, realmente os sinais estão muito confusos, não havendo um rumo claro e definido. E isso pode não ser aleatório. E era a única opção à mão. Espero que a história não se repita (inversamente) como farsa, pois poderá resultar (inversamente) em tragédia. Pobre Brasil.

  49. Bom lembrar que durante governo do PT os militares de escalão superior,reunidos no Clube Militar no Rio,foram agredidos na saída com cusparada na cara por esquerdista organizados.Olavo registrou o episódio no seu site.Os militares eram humilhados e acuados com vergonha.Até surgir um capitão, político sem medo,solitário, resgatando honra e a história dos discípulos de Caxias.Mostrou as mentiras ao povão. Bolsonaro é o único e grande líder nacional.Não é tutelado por ninguém.General não tem medo!

  50. Estou assustado é com o Super Supremo: Vitimizam-se; Instauram Inquérito de ofício; investigam; nomeiam relator; julgam e punem. Isso tudo fundamentados em leis internas redigidas por eles mesmos, sobrepondo-se à Constituição. É o fim da picada! E eu gostaria sinceramente de respeitar esses pulhas.

  51. Diogo, É triste a constatação: Você vai continuar sendo uma ilha no meio dessas circunstâncias. Os canalhas da direita e os canalhas da esquerda desfilam tranquilos por todo o espectro da sociedade política e social deste país. Cada vez que você proferir uma opinião, tenha certeza, será sempre, no mínimo, espinafrado. Sou solidário a você, até porque estou enojado da hipocrisia nacional brasileira.

  52. Que nojo ler um título de um texto de um jornalista que se acha culto, mas usa a expressão "me deem". Pisa na língua portuguesa e ainda dá a impressão de que é certo escrever errado. Na internet, nas redes sociais e por toda parte, encontramos expressões com erros desse tipo, mas a atividade de um jornalista é mais séria e serve de modelo para milhares de pessoas. Não é porque todo mundo escreve errado que a elite intelectual (já excluí esse jornalista) de um país deve seguir a manada.

    1. Não é ofensivo corrigir alguém por erro de português. É questão de lógica não considerar culta uma pessoa que não escreve de acordo com a norma culta. No geral, o Mainardi escreve bem sim e gosto de seus textos, por isso sou assinante desta revista, minha crítica foi pontual. Ofensa é, por exemplo, chamar alguém de "gênio da burrice" sem conhecer o interlocutor. Vocês da Crusoé já aceitam ofensas nos comentários? Já imaginaram se eu fosse xingar o meu xará no mesmo nível em que se dirigiu a mim?

    2. O comentário não é meu. Gostaria de mudar o nome oficialmente para não me incomodar com os gênios da ofensa e da burrice.

  53. Enviando um osso e um cafuné porque mesmo quando lhe odeio eu gosto de você. Toma jeito, Diogo! Estou velha para tantos altos e baixos.

  54. Olá Diogo, Esteja certo que você não está só. Concordo com suas elucubrações, que, sempre, nos mostram o caminho certo a seguir. Se toda a imprensa pensasse e agisse com a sua imparcialidade, certamente o Brasil trilharia veredas menos nebulosas e teria um rumo.

  55. Minardi, continue nessa linha, mas dê um tempo ao nosso Presidente. No tempo oportuno, ele foi Defendido por seus filhos. Agora já pode andar. Afirmo que você ainda vai aplaudi- lo muito.

  56. O leitor pode não gostar, mas o formato padrão de imprensa (Folha, Estadão, Veja...) já era. Por isso Bolsonaro vai pra luta contra esse povo. Porque o outro povo, a imensidão da população, abandonou estas fontes. Os jornalões passam o dia falando para eles mesmos, num clube cada vez mais vazio. Bolsonaro, mais político do que se imagina, sabe que brigar de vez em quando com "a grande mídia" dá voto.

  57. Diogo Mainardi, gosto do que fala e escreve, seus comentários são pertinentes faz críticas pelo que vê e justas. Assim gostar ou não também faz parte, o que não pode e ser tendencioso e oportunista como a Folha de São Paulo, Rede Globo, Globonews e até o Estado de São Paulo onde só fatos contra o governo. Sou parlamentarista e social democrata, mas as criticas em cima do FHC foram prefeitas. Assim espero sua franqueza,seriedade e independência. Criticar quando errar e elogiar no acerto.

  58. Diogo, vc não precisa de osso nem de cafuné pq tem a credibilidade dos náufragos. Vc reage como nós reagimos a cada acertividade ou erro do governo, vc é transparente, leal as suas convicções e é isso que irrita os fanáticos. Mas concordo que o foco deve ser o STF, eles ultrapassaram todos os limites. Conto com a Crusoé para novas matérias de capa que destrinchem o que as Excelências querem evitar. Qto ao governo, os Olavistas vão acabar com ele se os militares não reagirem.

    1. Cuidado, a maioria dos psicopatas citam Nietzsche mas sendo Olavista está mais do que explicado. Limpe seus ouvidos, Cruzue não tem sereia mas tubarão. Sendo assim, não é sua praia. Procure a Record, o SBT para molhar seus pezinhos e correr das ondas altas que podem te engolir já que não esta preparado para enfrentá-las. Ah, uma sugestão, passe longe da Revista Época dessa semana que destrincha o sanatório Olavete. Melhor não ler, vai que tenha um surto.

    2. "...leal as suas convicções...(SIC)" é? "As maiores destruidoras da verdade, não são as mentiras, são as convicções." (F. Nietzsche). Mil vezes olavistas que petistas e suas derivações de bico grande e colorido. E não sou náufrago; fui atraído a esta ilha do engodo, por um canto de sereias que imitava patriotismo. Mas como fez Ulisses, fugirei.

  59. Deem um osso ao ilhéu e que ele o roa até o tutano enquanto reflexiona que antes de ser jornalista ("padre, político, policial, integrante de nosso belo quadro social") ele é brasileiro! E a hora não é de criticar por vaidade de sua pena, ou por ambição de seu bolso. A hora é de apoiar, trabalhar, lutar para salvar o país. Depois de as melancias se acomodarem, quando mais uns 700 corruptos estiverem presos e a virtude redescoberta, então seja construtivamente (não acidamente) crítico.

    1. Mas eu entendo: Diogo Mainardi está há tanto tempo fora do país que está desaprendendo do português. O Brasil ele já desaprendeu há muito tempo.

  60. Pense nessa semanai em escrever sobre Deuses. Cinco anos de Lava Jato e o STF deu aos brasileiros um presente ingrato. Os brasileiros sempre vão admirar e se orgulhar da Lava Jato os nossos netos e bisnetos discutirão na escola. Assistindo a votação do STF lembrei de deuses. Uns pensam que são outros agem como. A verdade sempre aparece, brilha e é transparente como raios de sol nos dias seguintes. A lava jato está no brilho do olhar dos brasileiros agora nada mais será como antes.

    1. Ó supra-sumo da sapiência, quais deuses pretendeis invocar? Do Olimpo, do Hades, do 5º Círculo do Inferno ou o Asmodeu? Iluminai-me por favor pois careço de conhecimento, ó sábia!

    2. Você é uma crédula. A lava-a-jato já era. Com esse Supremo queria o que?

  61. A revista está ótima. Eu votei no Bolsonaro e confio no Paulo Guedes, mas esse ódio do governo contra a imprensa é contraproducente e desnecessário. A primeira parte da revista que leio é sua coluna diogo e agora a do Felipe M B.

  62. Um osso com tutano e tudo mais que você tem direito. Desisto de me incomodar com meu Brasil. Desde 1956, acompanho a política brasileira, sempre com esperança que haja melhora. Cansei, cada dia fica pior. Achei que haveriam mudanças significativas, até agora nada. Só a bandidagem continua dando golpe. Aonde chegaremos!!!

  63. Deixem que o Bolsonaro e o Carlos tuitem à vontade! Eu vivo bem no meio da base popular e até agora o que eu noto é que bem ao contrário do que a mídia considera , o impacto das mensagens agradou mais do que desagradou! Acho que um verdadeiro líder, tem que apreender o sentimento popular, se não der certo a estratégia, então, estarão reprovados! Mas se o Bolssonaro dispensar a ferramenta das redes, isto é certo, está liquidado!

  64. o que não gostamos é que dêem ênfase a fofocas palacianas. Esperávamos que se dedicassem a divulgar coisas importantes para o país. leio muitas coisas boas do governo que vocês não divulgam. mas ficam semanas falando do Carlos Bolsonaro.

    1. Bolsonaro é único e grande líder nacional.Ganhou as eleições internado sem sair de casa.Sem dinheiro, imprensa contra e governos federal e estadual(nordeste) ocupados pelo PT,PSOL,PCdoB(eles escondem a palavra comunistas)pelegos da CUT,MST e outros.Mas falando com o povo via mídia alternativa o que os politicamente corretos tem medo.Eleito,cortou o dinheiro oficial para a grande imprensa,que não vive sem Petrobrás,BB e Caixa no intervalo comercial.Twitter é baratinho,povão lê e resolve!

  65. Gosto da cara de bravo do Diogo Mainard, hoje me surpreendi com essa ultima frase ''me deem um osso ou um cafuné", rsrs...confio nesse jornalista, sério e competente.

  66. É muito frequente jornalistas escreverem o que vem na "telha" pensando que são os donos da verdade, vc age assim. Possivelmente esse foi o motivo de ter sido saído de algum veículo. Também vc exagera na utilização da máxima "Façam o que eu falo, mas não façam o que eu faço". Cuidado, em Manhattan Connection se fala, aqui vc é escriba. As palavras "avuam" e quase sempre caem na cabeça de quem as pronunciam ou escrevem.

  67. Certamente, a sua forma de pensar combina com a de muitos brasileiros como eu. Esse vai e vem de opções não saiu do nada. A própria instabilidade do governo provocou isso. O governo Bolsonaro parece que ainda tem que aprender a governar. A maioria das promessas de campanha, principalmente aquelas que mais interessavam ao país empacaram. O partido do presidente não tem uma visão comum. Cada um da os seus pitacos. Tudo isso leva a quem pensa coerentemente a oscilar em sua próprias escolhas.

  68. A estrada é tortuosa ,instável e cheia de armadilhas. Mas a intenção é boa e a escrita é ótima , então vamos indo que é por aí.

  69. Vc é a pessoa que escreveu “ a queda” , não se esqueça disso! Precisamos sempre ficar de olho na nossa onipotência e narcisismo e ir com fé em direção a verdade e a mudança! Abraço

  70. Pensei que pelo perfil do presidente era preciso uma equipe de ministros capazes e preparados para o sacrifício do momento terrível que o PT nós colocou. Os militares tem medo dos ataques das redes por que não podem reagir como foram treinados, por isso ou se escondem ou dizem o que a imprensa militante gosta. Os filhos acham que o Brasil é a cada de papai. Estou com medo!

  71. Você é ouvido sim, Diogo!!! Nós também não sabemos o que pensar e esperar desse governo. Continue a conversar com os demais náufragos, nós leitores. Obrigada por se concentrar no que realmente importa. Elisa C M Seixas

  72. Se o senhor muda de opinião a cada semana, com certeza não deveria escrever nada. Mas sabemos como funciona esta imprensa nojenta e covarde.Por vc ser o dono da revista e agir como o muleque que é o dono da bola se vê no direito de jogar , mesmo se o jogo for sujo.

  73. Aqui vai um osso e um cafuné. Vc diz o que vem na cabeça. É sua marca. Tem muito leitor, como eu, que aprecia esse seu jeitinho de mudar seu ponto de vista, a depender do que sua vista alcança. Vá em frente, porque tem gente que nunca estará satisfeita com nada. E você não é obrigado a agradar gregos e troianos.

  74. Diogo,Diogo. Vamos ajudar esse país a seguir em frente. Vamos esquecer filhos etc. Guedes e Moro podem fazer uma revolução neste país. temos que apoiar Bolsonaro pra ele apoiar os dois.

  75. Infelizmente a maioria dos jornalistas emitem opinião sem apresentar todas as versões de um fato o que os torna sem credibilidade

  76. Diogo, concordo contigo ! Mas você deve fazer o mesmo! Concentre-se no que é importante. Às vezes, principalmente no Twitter, seus comentários parecem coisa de candinha e não de um cara inteligente como você! E isso irrita. Rsrs. Gosto de você, mesmo te achando beemm ácido, muitas vezes. Rs. Prova é que não cancelei minha assinatura! Continuo aqui. Mas... por favor, siga seu próprio conselho, ok? Beijo!

  77. Como você diz: concentre-se no essencial...pare de se envolver com mexericos. Volte ao seu passado: com uma visão estratégica do que está ocorrendo, enxergue de modo holístico. É uma pena vê-lo de modo pequeno.

  78. Sugiro um cafuné pq lhe admiro e acompanho há muito tempo. O Antagonista foi muito importante na época do impeachment da Dilma, na época das eleições, foi de suma importância as pesquisas feitas pela Paraná Pesquisas, ficava atenta a elas . Votei no Bolsonaro, torci muito pela sua vitória e continuo sua fiel eleitora e acredito que o Brasil vai mudar, dando um passo à direita, ao liberalismo e ao conservadorismo. Avante Mainardi!!!

  79. Diogo, você foi inoportuno, grosseiro e descartável em suas críticas, que de construtivas nada tiveram. Até me espanta ver essa coleção de comentários elogiosos e imerecidos. Você sempre foi melhor do que isso, sua participação era importante. Siga seu conselho: concentre-se no que realmente importa.

  80. VOTEI NOS 2 TURNOS NO CAPITÃO, MAS ISSO NÃO QUER DIZER APOIO INCONDICIONAL. NÃO SOU ESQUERDOPATA PARA QUEM A ORCRIM PETISTA E SEUS PUXADINHOS ESTÃO SEMPRE CERTOS.

  81. Concordo plenamente com vc, vinha animada, acreditando na intenção do presidente ao constituir os ministérios tendo pessoas técnicas qualificadas para o cargo, até que a Damares entrou e que os três filhos começaram a se intrometer e causar grandes estragos. Confesso que já não acredito mais nas intenções do presidente e perdi o otimismo.

  82. Resgate sua altivez e coragem quixotesca dos tempos de combate às falcatruas lulistas e engaje-se na defesa do Brasil e dos brasileiros, expondo em suas mídias ias mazelas dos 3 poderes ( com minúsculas), e siga sendo você mesmo. Parabéns, ainda!

  83. Penso que qualquer pessoa que está na liderança deve parar, ouvir para saber o que seus atos refletem. Não deve ser diferente com o dono dessa ilha . Parece que nos ouviu e se expôs . Parabéns , merece um bom cafuné . Quanto ao atual governo, é isso mesmo , mas nunca faria a diferença e nem mudaria nada se fosse politicamente correto e mudança é o que queríamos quando o elegemos e continuamos a querer.

  84. Diogo sou solidaria a voce .... nao existe nada nesse governo q possa nos dar alguma esteranca .... SALVO MOURAO DAR UM GOLPE E ASSUMIR .... vamos continuar na briga mostrando o real governo Bolsobaro .... uma m....

  85. O tema da coluna começa até legal: a abertura dos presidentes aos jornalistas. Depois, como de costume, o tema é o Diogo. Falar de si mesmo é o que mais importa né...

  86. Diogo não é necessário o osso ou cafuné. Você sempre foi um jornalista coerente, claro e óbvio em seus textos. Um verdadeiro jornalista. As ofensas deixe para lá. Você além de um grande jornalista é um grande democrata desde os tempos de Lula. Poucos tinham coragem, e o jornalista e escritor teve. Pode-se discordar mas as ofensas ficam para que as dá. É isto democracia é assim. Até o STF não entendeu e os Ministros ficam na retaguarda. É o Brasil de hoje.

    1. Por favor passem a me denominar Antonio Carlos. Existem aí muitos Antonios que deveriam ser identificados. Mas é tudo como Antonio e claro é que eu não sou radical e não me julgo gênio. Por favor pois se não fica impossível comentar e me misturar com radicais que nada trazem de bom. Tem Antonio do bem e radicai. É muito Antonio para meu gosto.

  87. Eu acho que o Diogo Mainardi é um gênio e fala o que tem de falar. Esse nosso querido presidente é um despreparado. Vamos aprender que nós devemos nos salvar a nós mesmos.

  88. Não é só você que está se sentindo assim. Outro dia postei no facebook uma resposta à vários bolsonaristas que escreviam contra a imprensa falando mal de Augusto Nunes e de Felipe Moura Brasil. Eu, como sempre, defendi e defendo O Antagonista, a Crusoé, vários programas da Jovem Pan e também defendo (leio/assisto) jornalismo da Globo, do SBT, da Bandeirantes, o Estadão, etc. Hoje, depois dessa decisão do STF, me sinto uma formiga berrando contra elefantes.

  89. No meu entender, Diogo se redimiria se conseguisse se engajar na depuração do STF com o mesmo ímpeto com que o fez durante o impeachment da Dilma e, claro, com a obstinada “perseguição” ao Lula até sua prisão. Apoiar as reformas mereceria um afago. Quem sabe a Crusoé venha a ser convidada para o próximo café com o Presidente.

  90. O Peru já se concentrou no que realmente importa,depois de manifestações nas ruas.Na próxima semana quem sabe,Crusoé aborde o assunto?Haverá algum ensinamento para extrair da situação dos Magistrados peruanos?Os peruanos estavam de joelhos protestando contra a corrupção dos seus magistrados?O sistema estava podre e só havia uma solução?Perguntas para o próximo comentário sem medo da resposta.Quando a casa do vizinho pega fogo é bom botar a sua de molho.

  91. Não estou preparada ainda pra lhe dizer nada. So uma analogia: vc abandonou a ilha deixando todos perplexos e indignados com o seu rastro de raiva e veneno. No proximo mês já não renovo a assinatura da revista e até o Antagonista não leio mais. Por incrivel que pareça não tem me feito falta.

    1. Renovarei a minha e darei uma de presente a um amigo que gosta de ler sobre a política real e que não fica querendo que um jornalista crítico seja domesticado por político de estimação de leitores interesseiros. Parabéns Crusoe!

  92. Mestre! Diogo, tu não precisas de cafuné e osso dessa gente, e tampouco, nivelar tua coluna por baixo para seres "compreendido". Seja o que você sempre foi! Parabéns!

  93. Diogo! Se atente para as críticas não subirem a sua cabeça, você tem ideias muito interessantes que semana a semana me agregam novas experiências e visões sobre a política. Continue fazendo o que você faz de melhor: compartilhar o seu olhar crítico conosco. Confie em seu instinto jornalístico.

  94. Diogo acho que você achou o ponto de equilíbrio estamos focados no que importa que é o Brasil e as reformas o trabalho anti corrupção do Mouro o resto é ataque gratuito o governo não vai ser perfeito o Bolsonaro não vai se transformar num Geltiman e nem no politicamente correto que ele condena sendo assim a imprensa tem que parar de fazer ataques gratuitos gerando instabilidade na vivemos sob areia movediça com STF Bolsonaro é o único que permanece o mesmo está tentando se ajustar a nova função

    1. Bem dito: o Bolsonaro é o único que permanece o mesmo. Que assim seja.

  95. Diogo, dou-lhe um osso, revestido de muita carne, bem temperada, bem assada, com a bebida que vc escolher. E também um cafuné.

    1. E como vc diz, vamos nos concentrar no que realmente importa, para ajudar o nosso país.

  96. Acho que Bolsonaro vai ser o próximo náufrago a chegar na ilha.O barco Brasil vai fazendo água,pensando bem, serão 200 milhões a se lançar nas praia da nossa ilha.Ai vai ser tarde.

    1. Kkkkkkk, isso é o que tu tá querendo pra tentar justificar suas injustificáveis teorias esquerdistas kkkkkkkk

  97. Os acessos ao Antagonista tiveram grande diminuição, os pedidos de cancelamentos de assinaturas da Crusoé explodiram ......o discurso mudou.....

    1. Eu discordo. A crusoé tem boas entrevistas e bom conteudo. Ela tenta fugir do jornalismo alienante padrão no Brasil.

    2. estou decepcionada com a Revista e não pretendo renovar , a pesar de ser tua fã Diogo .

  98. Não disse nada de interessante como sempre , pelo menos não falou besteira como sempre. Comentário neutro de quem não tem muita idéia....

  99. Cuore mio, osso, no Brasil, não falta: milicianos, STF, fanáticos políticos, reforma da previdência, petistas... Afie os dentinhos. Quanto ao cafuné, qual é mesmo o número de leitores do Antagonista e Crusoé somados? Perdi a conta!

  100. O velho bom Diogo dando a receita para os que latem e não mordem bolsonaro precisa acreditar que ele é o presidente da república ainda está na rua brigando eu jogando futebol e o país está lá esperando ele.

  101. Diogo, entendo o q vc diz. Porém, a gente não precisa ser mais realista q o rei. O foco é ganhar a guerra contra o mal q os petistas e todos os outros partidos, empresários e imprensa fizeram ao nosso país. E esta guerra vai durar muuuuito tempo. Foco. Foco. Foco. Agradeço ao O Antagonista, à Crusoé e à vc em especial por todo o lixo q revolveram e revolvem neste país. Porém, Crusoé, foco! Não desperdice sua munição com pouca coisa. A estratégia inimiga é diversionista. Bjocas

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  102. Comentário moderado como convém a um jornalista de expressão internacional. O que interessa no momento é o desenvolvimento do Brasil. Repercutir majoritariamente a mídia do contra certamente contraria a proposta inicial da Crusoé e não é bem aceito por seus assinantes.

  103. Caro Diogo, se começares a afagar leitores, aí sim e que te largo de mão, jornalismo de verdade não se presta a isso. E tem mais, cuidado com as mãos que agora te afagam porque vêem no teu desabafo um sinal de fraqueza ou titubeio, são as mãos daqueles que tentam te calar.

    1. Ah(!) se o povão tivesse um pouco de conhecimento sobre "Política e Estratégia" (os jornalistas tbm).

  104. Cara, o trabalho de vocês têm mérito, sério, não percam por causa de corporativismo. Fiquem do lado real, verdadeiro dos fatos, que vocês sempre terão credibilidade. O que hoje a imprensa brasileira passa é a falta de confiança dos leitores,por isso, talvez os conselhos (digo de boa parte da imprensa) às vezes não são mais ouvidos, como antes, e com a Internet, o leitor está próximo da noticia, assim desinformações podem ser facilmente rechaçadas.

  105. Devemos dar um tempo ao Bolsonaro. Ele ainda não conseguiu governar. Hoje 2 meses e meio dos quais ele ficou afastado vários dias por causa do Adélio facada, certo. Um pouco mais de paciência.

    1. Todo jornalista, prá se autopromover, quer dar furo de reportagem. Raramente acertam. Quanto mais sábio, mais tempo se pede pra fazer um julgamento. E a imprensa não espera nada. É igual pulga. Vcs têm o compromisso de não confundir. Querem ter credibilidade (?), tenham um pouco mais paciência.

  106. Pura verdade: os militares tem verdadeiro jorros a possibilidade de linchamento nas redes sociais.... Aí o Bolso bota eles no bolso... Ah, dá um osso pros meninos se distraírem...

    1. Eu daria um beijo na sua boca Diogo para vc continuar como sempre foi.Fala em Diogo ou Mario ou Felipe, Zé Maria, Augusto, Villa, só me vem a cabeça o pensamento : a verdade, somente a verdade , nada mais que a verdade . Acontece que a verdade dói e muitos querem, por conforto,permanecerem alienados.

    2. E eu tbem, além de uma boa taça de vinho. Melhor que osso e Vc anda merecendo!

  107. A família Bolsonaro precisa ter maturidade para compreender que grande parte dos eleitores está triste e decepcionada com esse princípio de governo, com comentários sem noção de vários ministros, a postura do Flávio diante das denúncias, tuítes desnecessários, enfim, uma frustação pra nós que votamos no presidente. Diogo Mainard não fez nada mais que informar os fatos e, de certa forma, traduzir o desencanto com os primeiros meses do governo. Que os erros cometidos fiquem no passado!

  108. Continue com seus comentários, sem dar atenção a patuléia mal intencionada. Semana que vem vc terá oportunidade de baixar o páu, no que o STF fez ontem. Não são Juízes que estão no STF; só 5 se salvam ; os outros 6 defendem suas bancas de advogados e nada mais. Dr. Gilmar falar mal de procuradores , daquele jeito, com xingamentos, não é papel de um Juiz da alta corte. São 6 Juízes que interpretam a Lei em seu favor e a favor de criminosos e bandidos. Quem vai salvar o País, destes capas pretas?

  109. Os militares não são o presidente. Não estamos em uma ditadura. Eles estão no governo pela sua expertise. Seus alertas diários sobre o STF foram e são importantes, mas ao se rebaixar para discutir a qualidade de tuítes do presidente foge do cenário maior. Bolsonaro está fazendo lives para não ter suas palavras distorcidas. Por que não propõe para ele uma entrevista ao vivo? Seria uma tacada, receberiam seu osso e o cafuné, mantendo o suposto viés imparcial da revista. Pq não o mesmo c/ Toffoli?

  110. Diogo, sempre fui seu fã. Acompanho-o desde os velhos tempos da verdadeira revista Veja. Como assinante desta, reconheço que, atualmente, é um verdadeiro lixo. BOICOTEI a Rede Esgoto...a revista supra citada, a qual, mesmo recebendo os exemplares, há seis meses, que não os leio. E, por esses motivos, fui para a revista Cruzoé. E, já estou quase arrependido. Votei em Bolsonaro, e quase arrependido, também. O homem parece morto espiritualmente. STF...legislando. Parabéns pelo seu exame de consci

  111. Depois de metralhar o casco, ver a água entrando e continuar atirando... agora percebeu que o barco fatalmente afundará... Tentando reparar os furos com fita crepe... Triste... mas o único canal de comunicação que tinha cacife para ajudar este país a sair do naufrágio neste momento, afundou não só o barco, mas a própria ilha...

  112. "Não se inicia uma frase com pronome oblíquo!" Qualquer colegial Deve conhecer esta Regra Gramatical ; imagine um profissional do jornalismo ! Que tal um retorno aos pronomes sr Mainardi ?!

    1. Correto, José. E nesse caso não há que se falar em licença poética da minha parte. Obrigado e desculpa pelo lapso.

    2. Rafael, "enfatizarem-se as indissincrasias...". O uso do se neste caso não elimina a necessidade de concordância do verbo com o sujeito. Aliás, em nenhum caso.

    3. A próclise é genuinamente brasileira, como entusiasticamente defendia José de Alencar. Haverá sempre licença literária para driblar-se a norma culta e enfatizar-se as idiossincrasias brasileiras, principalmente por meio de sua gramática peculiar.

  113. O global Diogo é um bom exemplo da temática do Mario de hj.Verificou que seus assinantes revoltosos não eram tão poucos e mudou o tom.Afinal não estava bom para os negócios...

    1. exatamente. Menos Diogo ! Vc não é o bam bam bam. me decepcionei com vc e revista. já já minha assinatura vence. já solicitei o cancelamento.

  114. Bom Diogo, para um osso e um cafuné, você poderia pelo menos abanar a cauda, como todo bom totó. PS quase ganhei o bolão de qual seria seu lamento esta semana. Ah, leia a entrevista de Janaína Paschoal que vocês publicaram. Há muito que você pode aprender ali.

  115. Parabéns ao Mainardi, parabéns pela coragem. Só quem tem valor e competência tem a coragem de se reavaliar constantemente. Que bom se não fossemos todos tão ignorantes, mas parece que é assim mesmo, erramos e acertamos, e a Realidade nos ensina. Para consolar, todo maniqueísta é mais ignorante ainda, como também são os bandidos que infernizam mais ainda a vida de todos nós. Só de lutar contra isto já vale a pena, muito, e faz uma senhora diferença. Agora chega.

  116. Você é genial, Diogo. Impressionante como alguém consegue expressar tanto em tão poucas palavras. Sempre preciso. Gostaria muito de escrever como você. Abraços.

  117. Diogo, como excelente profissional que é, sabe que até a bílis deve ser refinada. Os fanáticos não sabem. Que não se lhe recaia como crítica pelas colunas anteriores, em que frontalmente tomou partido quando as situações assim exigiram.

  118. Notei um certo ciúmes, quiçá por não ser convidado, mas, tudo bem, afinal, vocês estão “de mal” com o governo, já faz tempo... Mas se você se comportar, lhe dou um osso e um afago, ao renovar a assinatura. Do contrário, lhe entrego para a adoção.

  119. Que nada Diogo. Continue baixando o cacete, com sua costumeira acidez. Aqueles de bom senso sabem distinguir as críticas honestas e construtivas das críticas levianas!

  120. Diante das atuais circunstâncias, determinantes da nova linha editorial e da irrelevância de algumas reportagens da Crusoé, assim como da maioria absoluta das notas diárias recheadas de pura fofoca e de considerações pessoais despidas de coerência e conteúdo, da lavra da "comadre" Igor Gadelha, essa revista decepcionou grande parte dos seus assinantes, por ter-se tornado uma sucursal da Veja, uma replicante da Folha, e uma extensão de O Globo, com julgamentos precipitados dos atos do Governo

  121. Bom dia assim que acabar minha assinatura por favor Nao Nao Nao tenho intenção de renova-la por favor nao renovem automaticamente

    1. Vera, envie email para [email protected] solicitando a saída do programa Renova Fácil, assim você evita de ter sua assinatura renovada automaticamente.

  122. eu te acompanho desde a veja, sempre foi e será meu melhor amigo companheiro au, au, au, virtual... é muito bom ler o que você escreve mesmo concordando ou discordando, continue seu trabalho de cão sem lamber minhas botas...

  123. Luiz Carlos Estou assustado porque em 3 meses de governo estão rolando fatos que costumam desenrolar-se a partir do meio do caminho pro fim.

  124. É isto, Diogo! Fico triste em ver estas reações equivocadas de um governo que ajudamos a colocar no poder e que torcemos para que dê certo! Me incomoda que sejam tão sensíveis a críticas e misturem as construtivas com as de quem quer destruí-lo. Têm mágoa de quem ajudou e dão osso a quem fez de tudo para atrapalhar. Insano!!!

  125. Diogo, você não precisa e não teria cabimento, mas mereceria um filé. Por favor, mantenha os náufragos minimamente a salvo. Estamos muito a perigo

  126. Que fofo! <3 Eu to achando tudo ótimo!!! Vivemos por 16 anos sob o domínio de criminosos doentes... É uma reviravolta mesmo... Estamos todos nos adapatando, mas chegaremos la! :-p

  127. Diogo. Sua sinceridade neste texto me resgatou para retornar a ser assinante da Crusoé. Sigo "O Antagonista" desde o início, com entusiasmo e confiança. Fui um dos primeiros assinantes da Crusoé, mas há algumas semanas pedi o cancelamento depois de ler um artigo falando do uso de carro oficial por um general para ir no podólogo. Achei patético. Mas você tem razão: Foquemos no que realmente importa. Eis meu cafuné e osso. Conte comigo.

  128. O osso e o cafuné podem vir acompanhados dum pedido: não considere as pessoas que agora estão no poder como semelhantes aos ocupantes anteriores. Acho que vocês entraram na hype da grande imprensa de usar o mesmo modelito e descobriram que isso desagradou à cúpula do poder, e houve umas tretas BEM desnecessárias no começo. Façam uma reavaliação das suas atitudes que creio que isso reverte. Não é bom que as coisas fiquem desse jeito.

  129. O melhor jeito de fazer uma coisa dar errado é tentar agradar a todo mundo. Crusoé foi feita pra quem pensa e tem senso crítico. Muito zumbi acha que, por ser um zumbi de direita, tem as duas qualidades acima e não percebem que são só um sinal trocado. Se um dia o Bolsonaro ( em quem votei e votaria de novo, apesar de suas bobagens rotineiras ) for preso por corrupção comprovada esses mesmos sujeitos vão ficar na porta da PF pedindo #BolsonaroLivre.

  130. Mainardi, lembre-se: é apenas uma minoria barulhenta. Continuem o bom trabalho. Se o governo fosse inteligente, ouviria as críticas da Crusoe/Antagonista, posto que são embasadas. As críticas dos outros meios acontecem mesmo nos acertos...

    1. se fosse uma minoria ele jamais teria descido as calças como fez agora...

  131. Tô muda, depois do porre de ontem, só tirando os togas imundas com uma cosca de vassoura melecada de cocô de gato, de lá; quero quebrar a vassoura na cabeça deles; seis elementos noscivos ao Brasil: toffoli, lewandovski, alexandre moraes, celsode melo, marco aurelio mello

  132. É impossível agradar a Gregos e Troianos ao mesmo tempo. Então, conciencia tranquila e o que o resto engula o próprio mal carácter.

  133. Os filhos do presidente acharam-se condôminos do poder central. Não têm experiência de jogo político . Os eleitores apostaram neles na carona do pai (não relaciono aí o vereador Carlos que tem experiência de vereador, isso diz tudo. Sabe ser nerd e ajudou mas ponto final). Se o Jair não der eixo pro país, nem o Moro salva-se. Vai embora pra Harvard. Que inveja.

  134. Pois é Diogio...você e a Crusoé precisam se concentrar no que é importante. Tenho lido muita coisa irrelevante ( ex: reportagem sobre um motorista de Van que foi supostamente dada pelo Bolsonaro) e sensacionalista. Está ficando igual a todas as outras mídias existentes. É uma pena

  135. As reportagens, acho que pioneiras, sobre os ministros do STF jamais serão esquecidas, são admiradas. Nós os náufragos comuns desta ilha estamos em dúvida, o que realmente importa? O escroto STF, a esquerda fanatizada e seus jornalistas, as reformas, os poucos radicais do "nosso" lado, a revolução cultural, a desgraça que o PT e a esquerda fizeram ao país, a pacificação para beneficiar os bandidos...

  136. Eu também esperava mais do novo governo, mas o que me surpreendeu foi ver os militares liberando geral o STF. Um tribunal superior liberando corruptos e processando oponentes? Não temos mais um General 4 estrelas telefonando para o STF e mudando o rumo da nossa história. Os Generais da Reserva que atuam no governo estão envergonhando os Generais da ativa e os fazendo calar. O "pode fazer que eu garanto" do Lulopetismo, que eu achava extinto, agora impera no STF. Nos ferramos...

  137. Qualquer pessoa sã, que fosse atacado, vilipendiado, caluniado e desmoralizado da forma que o Bolsonaro está sendo nos 3 primeiros meses de governo, inclusive no período em que esteve convalescente de uma cirurgia reparadora de uma tentativa de assassinato, trataria os jornalistas como ele tratou. Provavelmente eu não seria tão dócil. O problema é separar o joio do trigo no jornalismo. Vamos ver se o Bolsonaro se abra para a mídia sem ceder as promessas de campanha.

  138. A minha conclusão parcial até agora é que antes no tempo de Dilma e Temer ainda restava a esperança das urnas ,agora nem isso! Até os militares, que parece que rosnavam mais alto ,inclusive para o STF, agora parecem satisfeitos e distraídos com o osso que ganharam dos eleitores e nem se incomodam em pelo menos latir grosso para o ladrão que age na calada da noite para roubar o pouco de dignidade que havíamos conquistado.

  139. Grande Diogo, nessa ilha tem muito náufrago, você não vai ficar sem osso nem cafuné. Nunca vi nenhum canal de comunicação escrever contra o judiciário com tanta intrepidez. Por isso vou ficando, mesmo quando discordo.

  140. Na minha insignificante opinião, você é um dos melhor jornalista da atualidade, seus comentários ajudam a mudar minha percepção da realidade, mesmo que as vezes me deixe aborrecido, gosto de saber seu ponto de vista, é bom saber que tem você de jornalista. Obrigado.

  141. Somos assim porque temos opinião. Um dia merecemos osso e no outro dia cafuné. Ninguém consegue ser,só osso ou só cafuné.

    1. Se reclamar, o Supremo te manda pra cadeia, babaca!

  142. Concordo contigo Mainardi. Afinal, você perdeu seu principal informante e agora o presidente fala direto com a população. Você parece perdido mas tenha calma que aos poucos se adapta. Seja honesto e sincero e diga sempre a verdade.É assim que o leitor passa a confiar no jornalista. E hoje, graças à internet, nós temos acesso às informações que antes eram manipuladas ou simplesmente suprimidas. Você é um bom jornalista e só precisa de um tempinho pra se acostumar aos novos tempos. Boa sorte.

  143. A convivência com pessoas de temperamento/opiniões instáveis é difícil, meu caro. Mas que você é uma pessoa do bem isso eu estou convencido. Só tem alguns dias/semanas que a revista se passa e dá mesmo vontade de cancelar a assinatura. O diário é péssimo, tem muito a melhorar. Por outro lado, a nova "aquisição" – Moura Brasil – foi certeira. Cara lúcido, articulado e equilibrado. E, Mainardi, pau nessa cambada do STF! A tragédia de Suzano tirou nosso foco. Muita compaixão pra pouca indignação.

  144. O Bolsonaro parou de falar com o site porque ele ainda não começou a governar, pensa que está em campanha. O pior é que seus eleitores - nem todos, como eu, por exemplo - também pensam que a campanha ainda não acabou.

    1. A Dilma e o Temer também emitiram decretos que cortavam um monte de cargos em 2015 e 2016, mas fizeram o que fizeram com os que sobraram. Esse negócio de extinguir cargo é propaganda barata que não vai mudar em nada o rumo de um país. O problema é que muita gente só enxerga o que quer.

    2. Como podem ver o que é positivo com essa cortina de fumaça que fazem o tempo todo? Haja osso e cafuné presse povo!!!

    3. Campanha política nunca acaba. É como carnaval, no fim de um desfile já está se discutindo o próximo. É ilusão e inocência pensar que não seja assim. Quanto à governar, veja o que foi feito: só nesta semana foram extintos 21.000 cargos. Você já tinha visto isso?

Mais notícias
Assine agora
TOPO