Os EUA pressionam o Brasil por intervenção na Venezuela

01.06.18

Depois de uma conversa telefônica entre o chanceler de Michel Temer, Aloysio Nunes Ferreira, e o secretário de Estado de Donald Trump, Mike Pompeo, a porta-voz do chefe da diplomacia americana fez um simpático relato. Declarou que Pompeo, recém-chegado ao posto, aproveitou o contato para agradecer pelo papel do governo brasileiro em busca de “uma solução pacífica, transparente e democrática” para a crise na Venezuela. Essa foi a versão pública do diálogo, mas a conversa não ficou aí. Pompeo, que dirigiu a CIA antes de ser escolhido por Trump para comandar o poderoso Departamento de Estado, quis saber de Aloysio Nunes por que o Brasil, como líder regional, não topa participar de uma intervenção militar capaz de derrubar o regime de Nicolás Maduro e, assim, ajudar a resolver mais rapidamente os problemas do país vizinho. Aloysio Nunes, bem ao estilo tucano, saiu pela tangente, mas compartilhou a cobrança com colegas de governo. O relato chegou, evidentemente, ao Planalto.

Departamento de EstadoO secretário de Estado americano, Mike Pompeo: um chamado para que o Brasil assuma sua liderança regional (Reprodução/State Department Photo)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Brasil sempre fez péssimas aquisições de material bélico. Ex: Porta aviões Minas Gerais que mal foi comprado já foi aposentado por problemas. Derrepente deram de mão beijada um Porta Helicópteros , não foi por acaso! Estão Armando o Brasil para fazer o serviço sujo do Tio Sam

  2. Depois que Brasil e Venezuela entrassem em colapso total os Estados Unidos chegariam para assumir o controle. Coitados de nós brasileiros.

  3. Gostaria enormemente que alguém perguntasse ao Sr.ALOpradoYSIO NUNadaES qual a diferença qualitativa, moral e epidemiológica entre : 1- Judiciários do BrasilZuelo/STF e a Corte Bolivariana da Venezuesil. 2- LegislativoFuderalEstMun dosDoisPaíses PropinoNarco Cancronados 3- Executivos FHCanalha, LulaDrão,DilmãoGrande,TremerVampirão (D'Todos) e seus assemelhados pares Bolívar, Chaves(dosCofres) e Maduro (da Podridão da NarcoMorteDuro). Avisem.. Sem..Chance.. Entraremos aqui e depois la

  4. o Brasil intervir na Venezuela kkk só pode ser piada, o Brasil n consegue nem mandar nas cadeias do pais , já pensou ?? aqui em Manaus todo santo dia é um boletim de guerra, gente degolada, decapitada, esquartejada, estuprada e assim por diante, todo mundo já esta acostumado com isso e parece tudo normal ... pode um pais assim ?

  5. Esses dias passeando por um parque fiquei admirando as cores e a pomposidade de um Tucano, após contemplação percebi que o mesmo não tinha muita atitude, ficava de arvore em arvore, pulando, hora catando coquinho, hora, uma fruta silvestre, até que revoava. Qual o paralelo: Esperar que tucanos possam ter uma atitude enfática é um sonho, ele se gaba em si mesmo pelo tamanho do bico que no fim não serve pra muita coisa. Os EUA e Venezuela podem esperar sentados se depender de atitude de Tucanos.

  6. Vejam só com quem o ex-chefe da "satânica" CIA foi conversar sobre intervenção militar, para combater forças paramilitares, sob orientação cubana.

  7. Se os USA abaterem em solo toda força aérea da Venezuela, que conta com jatos que podem atingir Brasília ida e volta sem reabastecer, pode ser um início bom! Aí é só posicionamento na selva e ir abatendo a cavalaria deles que também tem tanques bons!!!

  8. A ideia é formidável a gente chega de mansinho, derruba o Maduro que já apodreceu e anexa a Venezuela com seus zilhões de barris de petróleo e vamos atrás da Bolivia recuperar nossa refinaria, que foi presenteada na mão grande pelo SR LULLA ao presidente EVO PATAXOXO de quebra faremos mais uma anexação, ficamos podres de ricos, compramos as ARABIA ou ARÁBIAS e pasmem o grande Império ficara de joelhos diante de tamanha VALENTIA.

    1. Quem sabe, quando os comunistas deixarem o poder no Brasil isso seja possível...

  9. Será que o Brasil é mesmo líder regional? Já li que o Chile será o primeiro país desenvolvido da América Latina. O Brasil só tem tamanho.

  10. Quem tem meios e poderes para isto é o próprio EEUU. Não esquecendo que o exército do Maduro foi bem armado pelo louco do Chaves.

  11. Parece piada! Ah, e por falar em piada, sugiro uma charge, quadrinhos, anedota ou algo parecido, na revista digital Crusoé. Vocês já são muito bem-humorados e assim ficaria melhor ainda. Que tal? Hehehe...

  12. Piada do mês! O Brasil não consegue derrubar seus próprios vermelhos dos 3 poderes e querem que derrubem o do vizinho? 😂😂😂😂

  13. SE OS ESTADOS UNIDOS FOREM ESPERAR POR UMA ATITUDE DO BRASIL CONTRA A VENEZUELA, ESTÃO PERDIDOS. BRASIL É UM PAÍS FROUXO QUE FAZ MÉDIA COM TODO MUNDO!

  14. O comunista "fabiano",Aloysio Nunes, que se prestou a ser motorista de um terrorista, jamais moveria uma pena que seja para expulsar do poder um ditador vermelho, como Maduro.

  15. Porque não tem militar para tantas frentes. É Rio de Janeiro, é greve de caminhoneiro...sem falar no alvoroço e comoção que causaria na classe artística esquerdista, na marcha descomunal do movimento Lula Livre à Caracas para defender o Maduro. Não dá não.

  16. Não conseguimos levar Ordem nem às nossas próprias favelas, que são Estados paralelos com territórios controlados por forças inimigas. Como imaginar que conseguiríamos invadir um país?

  17. Ah , se o Marighela estivesse vivo, ia passar fogo nessa turma de esquerda ladra e fajuta. Sou mais da direita correta (tento), mas esse cara por mais violento que fosse , morreu como homem idealista .

    1. pôhha o cara era comunista. teve o fim que mereciam todos os outros marxistas, trotskistas, leninistas, maoistas, stalinistas, castristas, chavistas e a raça toda de toupeiras vermelhas.

  18. O seu Sexta-Feira, Crusoé ainda não lhe alfabetizou na malandragem? Sera mesmo que o ex-todo poderoso da Cia não sabe quem é de fato Aloysio? Não sabe de fato o que é esse governo? Não sabe que sim o Brasil interferiu tanto quando poderia e mais um pouco na maioria dos países latino americanos seguindo os ditames do Foro de São Paulo? O Sr. Secretario Americano não sabe que até "ontem"o Brasil era líder financiador dessas "ditadurinhas" assassinas como a da Venezuela??? Me poupem....

  19. Kkkk, Pompeo não sabe que os tucanos não tomam posição, ficam eternamente em cima do muro, se ele acompanhou os desdobramentos da greve dos caminhoneiros deve ter percebido que daqui nao vai sair solução para a Venezuela e a essa altura dev3 estar com pena dis Venezuelanos que se refugiaram no Brasil.

  20. este Aloysio é um bandido eu nunca vi um bandido com nome sujo é sempre um laranja eu tenho um irmão que usou o meu nome quem esta pagando o pato sou eu

  21. Governo de covardes. Esse Aloyzio está no cargo para garantir o foro. A Venezuela precisando de ajuda e o Brasil dá as costas fingindo nada ver. Pobre Brasil! No governo do PT apoiar Maduro era interesse do partido, mas o governo Temer fechar os olhos é uma vergonha!

  22. kkkk, esses bostas-ralas do itamaraty não soltam nem um peido sem pensar antes na repercussão junto ao leozim sakomortto da foice de são paulo...

  23. A barca de Pompeu, historicamente, termina encalhada no Egito ( biblicamente terra do desvario) , onde se perde a cabeça de várias maneiras- tanto a de Pompeu, quanto a de César )

  24. Não acho que uma aventura como esta seria uma coisa boa para o Brasil. Já temos todos os nossos problemas por aqui, sem tentar dar uma de imperialista tupiniquim. Mas nossos diplomatas poderiam dizer que não se meterão em algo que os gringos queira fazer por ali.

    1. Colocamos grana do BNDES na ditadura e ganhamos um calote. Vamos receber do novo governo? O Trump está ameaçando guerra comercial, impôs sanções ao nosso aço e alumínio e pode fechar acordo com a China na soja. Ficar no muro do Aloísio Nunes pode nos custar bem caro na economia também. Algum apoio para a Venezuela sair dessa é questão de responsabilidade e interesse nacional também. O problema já está aí, enfrentando ou não.

  25. A revista digital Crusoé poderia traçar para nós, seus leitores, o perfil aproximado de um candidato ideal à Presidência do Brasil? Sabemos deduzir, mais ou menos, o que vocês pensam sobre isso. Porém temos muito interesse em ver escrito ou desenhado (hehehe) um protótipo de candidato com as características principais necessárias para minimizar tantos problemas. Fica a sugestão para a próxima Crusoé.

    1. Maria a resposta ideal: Oque fazer com STF? Procure no youtube.

    2. Marci, desculpe-me, não quero um perfil descrito por uma criança de dez anos. Quero saber a visão do pessoal da revista Crusoé. E gostaria que você também delineasse um. Que tal, amigo? Marcus, honesto, patriota e cristão, certamente, é o que eu gostaria, entre vários outros predicados. Contudo os pré-candidatos que se apresentaram até agora não passam nem perto do que imagino ser um bom presidente. Infelizmente, estou pessimista, até o momento. Sorry, friend!

    3. Maria Mg este perfil qualquer criança de 10 anos poderia lhe dar. O perfil é que apenas pense no povo.

  26. Com esse governo que está aí dificilmente o Brasil tomará essa atitude. Primeiro teremos que varrer para longe essa imensa tropa de ladroes que está no poder há mais de 15 anos para depois termos moral e aniquilar de vez esse aprendiz de ditador bolivariano...

  27. Em 2002, o FHC ajudou a recolocar o Chavez no poder, em nome da "democracia". Depois veio o Lula despejando nosso dinheiro para consolidar a ditadura bolivariana. Com uma limpeza social em andamento, no mesmo padrão histórico do ocorrido na URSS, China e Cuba - agora ao vivo e a cores nas redes sociais, nossas "autoridades" se esquivam de responsabilidade! Em nome da democracia? De uma "solução pacífica" inexistente? O Brasil não tem nada com isso? O Brasil precisa é tomar vergonha na cara!

  28. Era só o que nos faltava...intervir na Venezuela??? Já mandamos bilhões para lá, imaginem se o Brasil liderasse uma intervenção??? Não dão conta nem de um país, vão se responsabilizar por outro???

    1. O Brasil sustentou politicamente e financiou a construção da ditadura venezuelana. Investimos bilhões nela! Como não se sentir responsável pelo que está acontecendo lá? Outra coisa, o texto não fala em "liderar" intervenção e sim em "participar". Não queremos violência? Ótimo, mas então melhor não plantar.

  29. "Balayer devant sa porte" Expressão francesa bem conhecida. Quer dizer: repare seus erros primeiro, antes de criticar os dos outros!

    1. 1984 : Não entendi sua premissa. Red Flag tem regras claras e é realizada para treinar situações reais. Segue parâmetros internacionais e não há nenhum estrangeiro disposto a "incentivar" pilotos de outros países. Quanto ao ato heróico da nossa Força Aérea como um todo. Concordo. Pois é uma Força altamente dependente de tecnologia. Quantos aos caças Venezuelanos.Repito. Caças precisam de tripulações adequadas para operá-los. De nada adianta te-los sem adequação ao equipamento e treinamento.

    2. Licenca, concordo, mas lá estáo os Sukhoys, e esse negócio que nossas aeronaves se destacam nas rede flags, é a título de incentivo. F5 e tucanos mais alguns Hércules, voam por amor a seus pilotos e mecanicos, que fazem um trabalho heróico.

    3. Quanto à escolha de termos equipamentos defasados, é uma escolha de governo. Cabe ao povo escolher governos que pensem melhor o país. Temos tripulações preparadas e operacionais.

    4. Os Migs Venezuelanos tem carência de tripulação operacional(que operem de forma adequada o equipamento) , problemas de peças e muitos outros que o leigo desconhece. Voar não é só ter uma máquina nova.Não é como "eu tenho uma Ferrari", pois aviões militares dependem de muitos parâmetros para operá-los. Nos exercícios militares conhecidos como "Red Flag", os caças brasileiros conseguem se destacar mesmo diante de equipamentos melhores como o FA/18.

  30. JURO que pensei estar lendo a coluna do Goiaba! No lugar do Aloysio, eu teria interrompido o Pompeo e dito na lata: "Escuta, vocês não topam invadir o Brasil antes pra acabar com toda a esculhambação por aqui e aí depois a gente segue caminho e vai lá chutar o traseiro do Maduro?!"...

  31. Nem aqui na tupinicalha não conseguimos um intervençãozinha pra dar um susto no covil do planalto, vamos nos meter com o pais vizinho. Pra resolver ambos os lados seria conveniente mandar os "vermelhinhos" pra lá, assim eles ficariam contentes e nós também.

  32. Esse Mike Pompeu quer passar pimenta na bunda alheia. Fica a pergunta:--por que eles (americanos) não vão lá e passam a rasteira no Maduro ? Ele cai fácil...já está maduro kkkkk

  33. Voto em Bolsonaro. Sem Bolsonaro votaremos no General Ozório. Queremos o Capitão no Planalto e os Generais em todos os Ministérios no Brasil. Fim dos Corruptos.!

  34. Primeiro agente tem que sair das fraudas. Depois agente passa pela adolescência, amadurece e começa a produzir bens para sociedade. Depois que promovido a igualdade, distribuição de renda, sem miséria e fome, poderemos servir de exemplo e até cobrar dos vizinhos... Isso daqui a uns 50 anos... talvez... quem sabe... ah... e com ajuda da cadeira elétrica...

    1. Não é cobrar. Tem um regime totalitario em nossa vizinhança, que causa fome, morte, prende oposição e dissolve supremo e o escambal. Isso tudo respinga aqui, ja deveriamos ter botado ordem naquele galinheiro há muito tempo. Ficar quieto pra comuna é coisa de PT.

  35. O Brasil agir em prol do povo venezuelano? Creio que não. O dinheiro do contribuinte foi usado justamente em prol da chegada e permanência do ditador Maduro. Na verdade, se depender de nosso governo, iremos para o mesmo destino da Venezuela.

    1. Sinto muito pelo povo venezuelano, mas sou contra gastar um tostão do povo brasileiro com a Venezuela...a intervenção custaria quanto para nós?? Chega de disperdiçar nosso dinheiro com outros povos, vamos primeiro cuidar de melhorar nossa vida

  36. Esse cara tem o nome de uma cidade vulcanizada, falando com um jurássico esquerdista, só o Pompéia (saudoso goleíro das Américas) para fazer essa ponte (estlilosa) com o País do Popeye. até tu Brutus (apaixonado pela Olívia Palito). Agora passemos ao Pafuncio e Marocas.

  37. ALUÍZIO NUNES ERA MOTORISTA DO MARIGHELLA, COMUNISTA AO EXTREMO. DEVE ESTAR RINDO ATÉ AGORA. JAMAIS VAI ACONTECER ISTO. POIS O SONHO DELE É DISSEMINAR O BOLIVARIANISMO VENEZUELANO NO BRASIL. AINDA NÃO IMPLANTADO DEVIDO A RECUSA DOS MILITARES. A ORCRIM QUER POVO ABSOLUTAMENTE ESCRAVISADO OU MORTO.

  38. Trump quer acabar de vez com a Venezuela?Se o calcanhar pra frente fosse brasileiro, uma intervenção seria menos ruim. Deixa como está que é melhor.

  39. Uma intervenção externa na Venezuela seria humanitária. Com os cubanos ajudando o ditador, aquilo virou um campo de concentração, com genocídio pela fome e doenças.

  40. São uns bastardos i8mperialistas e incosequentes esses plutoamericanos, pra não tirar o "l" do pluto. Sempre agem como se os países que não lhe afrontam (Irã,Coreia do Norte,Albânia,etc) sejam seus vassalos e apenas cumpram seus desígnios e objetivos malucos..este Ministro Aloysio deveria ter mandando esse Pompeo pra P.Q.P..e cuidar dos grilos do seu território malfadado..

    1. Coitado desse comunista... Melhor coisa para a Venezuela teria sido uma intervenção militar da ONU a pelo menos 4 anos atrás... agora é correr atrás do prejuízo e matar logo esse genocida do Maduro que é pior que o Hugo Chavez

  41. Aluysio Nunes tem uma biografia comunista de respeito, onde já se viu intervir em outro regime comunista. Mike Pompeo, sabe de nada hein inocente.

  42. Pompeo jogou contra a parede o ex-terrorista Aloysio Nunes. Ratos não gostam de ser expostos à luz por isso adoram viver na escuridão. Seria uma ótima oportunidade de ganharmos o perdão do sofrido povo venezuelano participando da derrubada pela força militar do regime fascista do narcotraficante Maduro.

    1. E quem vai pagar?? Quanto custaria uma intervenção aos cofres públicos do país?? Custaria bilhões, meu amigo, tá a fim de bancar?? Eu não!!

  43. Palavra de motorista! Assim, os pedidos por intervenção militar devem ser computados à ação da CIA. Todo mundo sabe q os militares vivem em conluio com os estadunidenses... ass: Presidenta do PT

  44. Caramba! Precisou do chefe da diplomacia do governo Trump perguntar para Aloísio para ele compartilhar a cobrança com os colegas do governo?! A cobrança do povo brasileiro não é ouvida?

  45. Ou seja: tudo reforça a posição que assinalei na matéria principal de que os USA não deram permissão para a intervenção militar pedida pelo povo e pela caserna. Preveem que as FFAA estejam com " outro" foco...

  46. Por que? Porque nosso poderio militar não daria nem para tomar uma ilhota qualquer do Caribe, imagine lutar com um país do tamanho da Venezuela... E por que vamos colocar nossos jovens para morrer por destinos que outro país escolheu para si? Não elegeram Chavez e o sustentaram no poder, enquanto havia eleições honestas por lá? Deixem que os venezuelanos "resolvam" o maduro que têm. Ou os EUA que estacionem uma frota ali ao mar, façam sua guerra eletrônica e deponham maduro sem uma única baixa.

    1. Concordo. A Venezuela não nos ameaçou, não invadiu nosso território, não disparou misseis. Interferir na política interna de outro país, sem mandato da ONU, sem nada? Onde está a causa bélica?

  47. O Brasil é solidário e ajuda os venezuelanos que nos procura. O Povo venezuelano " fugiu das urnas " e deixou o Maduro no poder. As consequências futuras de uma intervenção militar seria desastrosas para nós brasileiros.

  48. Nossa Constituição não permite intervenção Militar em outros Países. O Brasil se saíra melhor ajudando os venezuelanos que o procura. Ato de força só como resposta a violação miliotar ao nosso território.

  49. Infelizmente cada país tem o governo que os eleitores, colocam lá. Eleitores deveras manipulados, pois esperam receber sempre a janta de graça, principalmente a turma dos nem, nem: nem estudam e nem trabalhão. Para esta turma basta ter mortadela com pão. É a turma dos bem conhecidos por aqui.

  50. Com esse exercito cuja missão constitucional quem não se lembra de combater mosquito eu acho mas fácil O EXERCITO DA VENEZUELA INVADIR O BRASIL!!!

  51. A favor da intervenção na Venezuela, desde que liderada pelos Estados Unidos da América e dela fazendo parte um número representativo dos países das três Américas.

  52. USA deveria pedir para a Argentina intervir........ Trump recentemente disse que a Argentina era o novo protagonista da América do Sul....

    1. Pois é, Charles. Venezuela que se cuide com os 20 milhões de estilingues que tem o exército argentino.

  53. O governo brasileiro na atual circunstância apoiar a queda do Maduro na Venezuela? Jamais! Setores no congresso ainda defendem o "excesso de democracia" venezuelana apregoado por Lula nos tempos de Chaves. Só o Chapolim Colorado poderá salvar o povo venezuelano.

  54. Mais ou menos assim: "vai lá, compra a briga que eu vendo armas prá ti com um baita prazo prá pagar". Solução prá derrubar o governo é pressionar economicamente, como já citado em um comentário, deixar de comprar petróleo, começando pelos USA.

  55. Não temos vocação para protagonismos, sempre seremos meros figurantes. É o nosso "viralatismo", do qual é difícil se despir. Preferimos desproteger os nossos despossuídos, ou vagabundos, como queiram, para abrigarmos o lixo do mundo, de despreparados a criminosos. Será destino manifesto,do qual não conseguiremos nos livrar, por sermos o que e como somos?

    1. sempre será assim , os latinos são essencialmente anarquicos , por isso sempre serão dominados e subjugados, pk eles precisam disso e eles gostam de ser oprimidos para poder reclamar e se proclamar revolucionarios, como mulheres de malandros que gostam de apanhar , muito melhor e mais confortavel do que ter de assumir um papel ativo na sociedade e ser responsaveis pelo proprio destino

  56. Penso que, se o Brasil não está conseguindo resolver seus problemas internos, acho que não teria moral pra se envolver nos problemas da Venezuela. Não estou dizendo "lavar as mãos" sobre os problemas daquele país, mas sim, que se resolva aqui primeiro, tipo: carga tributária maior do mundo, serviços (educação, saúde,segurança pública, etc.). Creio que o Brasil fazendo as "tarefas de casa" teria condições, inclusive de intervir se fosse o caso, nos problemas internos da Venezuela.

    1. Você devia ter pensado antes de escrever, e se insistisse, devia ter cortado os dedos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO