Fernando Frazão/Agência Brasil

Uma luz sobre as sociedades
de Pedro Parente

Crusoé descobriu que o presidente da Petrobras é sócio de empresários com interesses na estatal. O seu ótimo trabalho para tirar a petrolífera do buraco não elimina a necessidade de dar explicações: ele pode ter infringido o código de conduta da companhia
01.06.18

Pela sua competência tanto na esfera pública como privada, Pedro Parente era praticamente uma unanimidade quando foi escolhido pelo presidente Michel Temer para dirigir a Petrobras, em maio de 2016. A sua missão consistia em recuperar a empresa do prejuízo multibilionário causado pela roubança de PT, PMDB e PP e o represamento artificial do preço dos combustíveis no governo Dilma. Não era pouca coisa e, graças ao seu talento e disposição, ele conseguiu que a Petrobras voltasse a ser lucrativa — resultado maculado pela greve dos caminheiros em razão dos aumentos diários no preço do diesel. Apesar da tarefa hercúlea (e estafante) de salvar a maior empresa pública do Brasil nesse cenário de crise sem-fim, Pedro Parente seguiu no novo posto fazendo sociedades e investimentos do seu próprio interesse. E foi aí que o caminho de Pedro Parente, o empresário, começou a se cruzar com o do outro Pedro Parente, presidente da estatal mais importante da economia brasileira.

Como Crusoé mostrou em seu Diário, Parente montou no ano passado uma firma para realizar investimentos, juntamente com dois sócios. Ambos têm negócios com a Petrobras. Mas há mais. No mês passado, ele vendeu suas 277 mil cotas numa das empresas de investimento que tinha, a Montignac Empreendimentos. No contrato, isso equivalia a 277 mil reais. Como o valor da cota pode variar, Crusoé pediu detalhes sobre a transação e perguntou por quanto a venda foi efetivamente fechada. Parente não respondeu. A venda foi feita para uma empresa de Curitiba, a Life LS. Seu representante foi um engenheiro, Fernando Ribeiro Bau. Até 2015, Bau aparecia como presidente da Estre Ambiental, empresa enrolada na Lava Jato por suspeitas na Petrobras. Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e delator, disse que recebeu um “agrado” de 1,4 milhão de reais da Estre Ambiental. A Lava Jato descobriu ainda que a Estre oferecia uma sala em seu escritório no Rio para ser uma espécie de posto avançado de lobistas propineiros, como Fernando Baiano – o local tinha a vantagem de não guardar qualquer registro de quem entrava ou saía de lá. Bau não é citado nominalmente no caso, mas renunciou ao cargo de presidente da empresa dois meses após de a delação vir à tona.

Legalmente, não há nenhum problema intrínseco à transação. Mas chama atenção o fato de Pedro Parente não ter considerado o passado do empresário como dirigente de uma empresa delatada por participar de um esquema de corrupção na Petrobras. Há outros casos interessantes que se encaixam nessa mesma situação. Parente também é sócio, em outras firmas, da engenheira Maria Letícia Freitas. A parceria entre ambos é anterior à chegada dele à estatal. Maria Letícia é conselheira da seguradora Mapfre desde 2015. Já ocupava o posto antes de Parente assumir a Petrobras, diga-se. Hoje, a seguradora tem 31 milhões de reais em contratos ativos com a estatal, com vigência até 2021. Desses contratos, três foram fechados já na gestão de Pedro Parente. Eles somam 3 milhões de reais. Todos foram na modalidade convite, quando o contratado é escolhido após três orçamentos. Assim, Pedro Parente tem como sócia uma engenheira ligada a uma empresa com interesses na Petrobras.

Agëncia BrasilA fachada da sede da Petrobras no Rio: sob novo comando, a estatal começou a sair do buraco (Tânia Rêgo/Agência Brasil)
Esses negócios se somam àqueles já revelados por Crusoé em seu Diário. Um deles envolve o banco JP Morgan. Em tempos de crise de abastecimento e de custos multibilionários para atender às demandas do mercado e dos motoristas pelo preço do diesel, a Petrobras decidiu abrir mão de 2 bilhões de reais que deveria pagar ao banco JP Morgan apenas em 2022. A ideia era dar prosseguimento à política de reduzir as dívidas e a transferência foi feita no início de maio. Em troca do gigantesco pagamento antecipado de 2 bilhões de reais, a Petrobras ganhou um desconto de 74 milhões de reais no total do débito. No Brasil, o JP Morgan é presidido por José Berenguer. Ele é sócio de Pedro Parente na Kenaz, uma firma criada no ano passado para fazer investimentos. Parente figura no negócio por meio de outra empresa, a Viedma Participações.

Quando Pedro Parente assumiu a Petrobras, ele adotou uma série de medidas para tirar a estatal do buraco. Uma delas tinha por objetivo melhorar a gestão e a produtividade da empresa, usando métodos para mudar a cultura interna. Existem, claro, inúmeras maneiras de fazer isso. Uma das soluções elencadas pela petroleira foi usar a “Walking The Talk”, desenvolvida por uma empresa sediada na Holanda. É uma espécie de técnica de RH, que consiste em ajustar discurso e prática. Acontece que só há uma empresa no Brasil que oferece esse serviço, a Dana Tecnologias. A opção da Petrobras pelo “Walking The Talk” levou então à contratação da Dana sem licitação. É um contrato de 11,4 milhões, até 2020.

Em que pese todo o currículo da Dana Tecnologias, a empresa funciona na casa de seu dono, o engenheiro Odilon Nogueira. Após cinco meses do contrato com a Petrobras, Odilon deu mais um passo em sua vida financeira e criou uma firma de investimentos. O escolhido para ser seu sócio foi a Viedma Participações. Sim, a empresa de Pedro Parente. Em outras palavras, o empresário com contrato sem licitação com a Petrobras acabou por se tornar sócio do presidente da estatal. Que tal? Crusoé falou brevemente com Odilon Nogueira, que recorreu a cláusulas de sigilo para não responder às perguntas sobre o assunto, muito embora o contrato social da empresa esteja registrado em Junta Comercial e o negócio entre a Petrobras e a Dana esteja no portal da transparência da estatal. “Eu não posso e não devo falar”, disse.

E é assim que Pedro Parente mantém, hoje, relações societárias que, de alguma maneira, se cruzam com os negócios da Petrobras. Afinal, pode um dirigente da Petrobras manter negócios com pessoas interessadas em contratos da própria Petrobras? Tire suas próprias conclusões sobre o que o diz o Guia de Conduta da Petrobras. Repare que o enunciado não veda apenas casos em que a empresa tenha negócio direto com a Petrobras. Basta que haja o interesse de qualquer das partes, seja a empresa, seja o sócio. Eis o que consta do guia:

Crusoé indagou Parente sobre essa regra: pode o presidente da Petrobras ser sócio e manter relação de negócio com uma pessoa física que tem interesse em decisões da Petrobras? Mais uma vez, ele tratou os questionamentos como “insinuações”. Disse, ainda, que “tem absoluta tranquilidade a respeito da correção de todos os atos que tem praticado” e que pedirá parecer do Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão da Petrobras. O tal comitê é composto por quatro pessoas – três são do conselho de administração da Petrobras, que tem o próprio Parente como integrante. Todos foram indicados pelo governo.

O ofício da Receita Federal que arrola parte do patrimônio do presidente da Petrobras
Os negócios de Pedro Parente revelam ainda outro fato sobre a vida financeira do presidente da Petrobras. Em fevereiro de 2016 – antes de assumir a estatal –, a Receita Federal arrolou 710 mil cotas das suas empresas (cada cota equivale a pelo menos 1 real). O arrolamento de bens é um instrumento usado pela Receita para acompanhar a movimentação patrimonial de alvos de autuação fiscal, de forma a garantir que, uma vez confirmado o débito, haja garantia de pagamento. O despacho da Receita, obtido por Crusoé, mostra que a autuação não é pequena. Isso porque cita um artigo da lei que prevê o arrolamento quando a cobrança compromete mais do que 30% do patrimônio do autuado. Uma regra interna da Receita coloca ainda outra exigência para essa medida: apenas para casos em que a autuação passe de 2 milhões de reais. Ou seja, Pedro Parente está brigando com o Leão. Em tese, não há nada de ilegal em ter pendências com a Receita. O estranho é que Parente se recusa a responder objetivamente também a essas perguntas. O presidente da Petrobras deveria seguir o “Walking the Talk” — ajustar o discurso de transparência à sua própria prática.

Atualização – Como informou o Diário de Crusoé, no final da manhã desta sexta-feira, 1º de junho, a Petrobras anunciou que Pedro Parente pediu demissão do cargo de presidente da Petrobras.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. FAÇA EM SUA VIDA PÚBLICA, O QUE FAZ NA PRIVADA. É UM ESCÁRNIO PARA Á POPULAÇÃO BRASILEIRA. BOLSOMITO 2018 NELLES BOLSOMITO 2018 NA CORJA TODA!

  2. Muita gente que aplica no mercado de ações ganhou bastante dinheiro comprando ações da Petrobras. Principalmente os que têm informações privilegiadas.

  3. Bom dia! Dados os detalhes das informações sobre as atividades do Sr Pedro Parente e apesar de serem informações sem documentos, creio que sejam verdadeiras, mas que merecem explicações por parte do sitado. Obrigado pelas informações, mas não podem parar por aí.

  4. Fiquei chocada com o conteúdo desse artigo. Será que o compadrio no Brasil não acaba nunca? Certamente o pedido de demissão de Pedro Parente não se deveu aos caminhoneiros ou a pressões políticas. De repente, o telefone de Parente começa a tocar e do outro lado está um jornalista, de uma tal revista Crusoé, fazendo perguntas atrevidas. Quando o petróleo começa a subir e a atingir as nádegas, é melhor cair fora.

  5. Estou estarrecida,NÃO sei mais o que pensar sobre integridade moral nesse país e pasmem tenho 77anos e já vi e já passei por muita coisa nesse país.

  6. Fico impressionada com a nossa mídia, não vi e nem li em jornal algum qualquer comentário a respeito desta excelente reportagem.

  7. talvez seja facil aplicar uma politica de preços, ferrando com a população interna e ajudando os países vizinhos, enquanto vê a sua conta engordando!!!

  8. Aumentar semanalmente os preços dos produtos monopolizados é competência? Fizeram muita festa pro Pedro Parente e ele não passa de mais um pilantra travestido de executivo. Além do mais, para a Petrobras dar lucro, basta roubar menos do que a receita.

  9. A eficiência na gestão não deve ser álibi para macular a ética. Como é difícil encontrar gestores públicos honestos no Brasil!!! Depois, o TSE fica "espantado" com a abstenção dos eleitores sem esperança...

  10. O artigo é informativo e bom e não deixa de causar perplexidade diante da conduta equívoca de Pedro Parente. No Brasil atual vivemos de susto em susto...

  11. Até tu Pedro??? Misturar interesses privados com gestão pública é absolutamente condenável. O guia de conduta da Petrobras foi jogado no lixo.

  12. Pedro Parente é um profissional competente, porém cuida mais de seus interesses particulares do que da empresa pública na qual detém a presidência!

  13. Cabe esclarecimento e apuração sobre as questões levantadas , contudo o caso JPMogan é pelo em ovo , normal alongamento de dívida .

  14. Parabéns à Crusoé pelo excelente jornalismo investigativo.Realmente o povo brasileiro tendo que trabalhar para seu próprio sustento e também para o sustento da nobreza em Brasilia não tem como saber o que se passa por trás dos bastidores do governo e das estatais.Continuem!

  15. Ótima matéria. Mostra que para a Petrobrás crescer e dar lucros não precisa ser um grande "Expert", basta apenas não deixar roubar (como PT e Dilma fez) e seguir a cartilha das boas empresas privadas. Aliás PRIVATIZAR a Petrobrás se faz necessário. Enquanto isso nós, do povo, "se mijar fora do penico", aparece a Receita Federal, fiscal disso, fiscal daquilo, para aplicar as leis que não valem para políticos e seus apaniguados.

  16. A solução não é a privatização da Petrobrás. O monopólio do refino de petróleo privado é tão ruim quanto o monopólio estatal. A solução é manter a Petrobrás e acabar com o monopólio, admitindo a entrada de novas refinarias, mesmo que estrangeiras.

  17. Se não querem privatizar, ok. Mas, afastar a livre concorrencia no mercado é combater o livre comercio, a competitividade, é tirar do consumidor a livre escolha. As maiores petroleiras sairam do mercado e hoje somos dominados somente por empresas brasileiras: BR Distribuidora (Petrobrás), Ipiranga e Shell (dirigida pela Cosan). O que ninguém comenta muito menos a imprensa é que existem acordos entre estas para "tabelar" os preços nas bombas. Mtos postos estão saindo destas bandeiras por isso.

  18. Muito feia a forma de saída escolhida pelo Pedro Parente. Saiu com o pregão em andamento e ocasionou um prejuízo fantástico para a imagem da empresa e seus acionistas. Lamentável sob qualquer aspecto.

  19. É muito dificil de entender como as pessoas misturam o público com o privado e ainda se nega a responder as perguntas pertinentes pela Crusoé.

  20. É uma verdadeira casa da mãe juana, pra não falar um puteiro, estatais num país de bandido. Enquanto não privatizar todas elas seremos sempre levados por Pedros e Parentes.

  21. Se o cara antecipou um empréstimo que venceria somente daqui a 4 anos, com um desconto de 74 milhões, para um sócio, com certeza não queriam correr o risco de aguardar o próximo presidente. E com certeza ele já sabe de muita coisa para ter antecipado este pagamento. A dúvida é: o que ele sabe para não correr este risco ?? 74 milhões de desconto ?? Em ambos os casos é muito dinheiro.

  22. Já falei e vou repetir, qualquer pessoa se torna um ótimo administrador de uma empresa que não tem concorrentes e que pode colocar o preço que quiser no seu produto. É uma balela esse papo de que o cara é fera. Qualquer é capaz de botar a empresa no azul nessas condições.

  23. O vínculo de Parente com a BRF, empresa dos afamados Batista não atiçou a imprensa no Brasil a perguntar como Temer convidou para presidente da Petrobrás um homem de confiança de seus açougueiros preferidos.

    1. A BRF NÃO É dos Batistas. A deles é a JBF FRIBOI. Comentários absolutamente bobo e só revela desconhecimento

    2. É bem provável que os açougueiros realizaram bons negócios com as ações da Petrobras neste curto período.

    3. Outro assunto: a seguir o exemplo de seus patrões na BRF, também ninguém falou de quebrar o sigilo bancário deste pessoal para ver se não especularam com as ações da Petrobrás. Podem ter ganho milhões com as baixas e altas das ações, sabendo o que iria acontecer.

  24. Lamentável que um executivo do porte de Pedro Parente tenha necessidade de se desviar da conduta exigida pela empresa que presidia. A ganância é o cemitério da ética.

  25. Para evitar, minimizar os riscos do "rouba mas faz" (do Pedro Parente) ou do "rouba não faz" (= do Lula & Dilma) a solução da Petrobrás não é um nome próprio mas um nome comum : P R I V A T I Z A Ç Ã O .

  26. Ótimo trabalho da Crusoé no levantamento das informações sobre negócios particulares de Pedro Parente. Ele realmente infringiu o Guia de Conduta da Petrobrás, principalmente nos casos do JP Morgan e da Dana Tecnologias. As evasivas aos questionamentos da Crusoé pioram a situação. São sinal de que ele reconhece a conduta inadequada, para dizer o mínimo. Pensava que Pedro Parente era mais sério do que realmente é. Não aprendo, estou sempre confiando para depois me decepcionar!

  27. Precisamos deste tipo de notícia no país. Importante manter a credibilidade dos assinantes e isso de faz com o integridade dos donos da Crusoé. Muito bom ter uma notícia que confiamos. Serei uma divulgadora da revista. Continuem trabalhando.

  28. Caro Pedro Goyaba, informo que administrar a petrobras tão bem quanto pedro parente, eu faria de graça só pelo acepipes que a empresa deve fornecer na hora do expediente.... administrar uma empresa assaltada ao bilhões , dezenas alias, senão centenas, tungando o consumidor via preços escorchantes na base do canetaço estatal travestido de capitalista liberal até eu... faça o favor né?

    1. competente sendo compadre dos donos da caneta até eu..

  29. Fico a pensar: O Estado, já há muito, deixou de estar a serviço do povo, do cidadão, para estar a serviço do próprio Estado que é materializado por uma gama enorme de pessoas bem sucedidas na vida, mas que tem um apetite enorme por poder e consequentemente por dinheiro. Disso tiro uma conclusão de fundamento duvidoso, estamos realmente vivendo uma democracia ou a pior das ditaduras que é a dos três poderes irmanados para saquear a nação?

    1. Concordo em parte com o que diz, Leodario! Acredito que ainda haja os que realmente querem servir, mas devem ser poucos. São muitos os que almejam apenas poder e dinheiro, além do que já obtêm quando assumem um cargo de importância na república. É muita ganância, para pouco espírito público. Ainda assim, prefiro a democracia, pois podemos criticar, temos as informações sem a censura dos regimes totalitários. Podemos, de alguma forma influir nos destinos do país.

    2. Leonardo, vc acabou de botar o ovo em pé, ou melhor, chocou o ovo da serpente, nós somos reféns desses poderes, no momento está existindo uma rivalidade, mas quando a "sangria estancar", os direitos adquiridos prevalecerão e o nosso sangue continuará sendo sugado.

  30. Decepcionante a matéria, para uma revista que se propõe a realizar um jornalismo investigativo de qualidade. As conexões apontadas para ressaltar os alegados conflitos de interesse são fracas e desprovidas de materialidade. Não há confirmação ou mesmo citação de perdas para a companhia com os negócios objeto da matéria. A inclusão no texto de relatos de ilícitos praticados no âmbito da Lava Jato para torná-lo mais sensacionalista, atingiu seu objetivo, haja vista as manifestações dos leitores.

    1. 4.8.3 "Não exercer atividades que implique a prestação de serviços ou a manutenção de relação de negócio com pessoa física ou jurídica que tenha interesse em decisão do agente, do colegiado do qual ele participe ou da gerência à qual pertença;" Não está claro que Pedro Parente infringiu o Guia de Conduta?! Repetindo, se houvesse dano à empresa seria algo bem mais grave. Em nenhuma empresa, pública ou privada, o empregado ou presidente pode estar dos dois lados do balcão!

    2. O Guia de Conduta da Petrobrás é claro e não fala em perdas para a companhia. Se houver perdas é mais grave ainda. 4.8 "Considera-se conflito de interesses qualquer situação gerada pelo confronto entre os interesses do Sistema Petrobrás e os interesses particulares dos empregados da Petrobrás que possa vir a comprometer os interesses do Sistema Petrobrás ou influenciar de maneira imprópria o desempenho das atividades dos empregados da Petrobrás."

    3. Matéria superficial, bem fraquinha! O problema é que fez fumaça. Espero que as próximas, sejam menos sensacionalistas e mais profundas.

    4. Concordo com o Carlos, fique claro! O Alan parece também compartilhar da ejaculação precoce...

    5. Concordo, o que a matéria quer dar a entender não passa de ejaculação precoce de jornalistas limitados e/ou preguiçosos... onde estão os fatos reais que justifiquem uma "denúncia"???

    6. Se Parente não pedisse demissão, seria demitido. A Crusoé mostrou claramente o conflito de interesses.

  31. Resta saber, após últimos acontecimentos, se Crusoé descobriu ou foi mero divulgador para que pressão sobre Parente aumentasse. Fico imaginando o que se deseja: se um administrador tem sucesso e é competente, para assumir cargo em estatal deve, então, vender todas as suas empresas ou abrir mão da concorrência legítima para assumir o cargo? Se esse for o caso, estatais só serão administradas por incompetentes

    1. Maria, a competência não elimina a necessidade de absoluto rigor ético na sua conduta. A competência, aliás, é qualidade de muitos corruptos nacionais:roubam seguidamente e são extremamente competentes em dissimular, negar, esconder o produto do roubo e ainda posarem de honestos. Temos disso aos montes.

  32. Relações em que conflitam o interesse nacional com os interesses individuais colocam sempre o interesse nacional em desvantagem. Agora a questão da antecipação do pagamento da dívida, é um ponto positivo da administração do Parente. A dívida da Petrobras já foi tão grande que os juros de pagamento de dívida quase superavam os lucros anuais. Nessa situação, só resta à empresa diminuir o endividamento. Isso não devia ser julgado como negativo pela reportagem.

    1. Se contarmos nos dedos, não enchemos uma mão de homens públicos que não estão com o rabo preso, seja de uma forma, seja e outra.

  33. Acho bom leem o Brasil Journal. Acho que vocês não fizeram o trabalho de vocês de forma correta. Eu já paguei várias vezes em minha vida empréstimos tomados antes do prazo final. Essa condição vocês não pesquisaram. Acho que como leitor e confiante nos senhores fui enganado com uma meia reportagem. Cuidem-se

    1. Pedro Parente se tornou sócio do presidente do JP Morgan, depois de ter assumido o cargo de presidente da Petrobrás, o que contraria frontalmente o Guia de Conduta da Petrobrás. Trocando em miúdos, ocorreram mais ou menos ao mesmo tempo a antecipação do pagamento da dívida decidida pelo presidente Pedro Parente e a formalização da sociedade do Pedro Parente empresário, com o presidente do JP Morgan. É estranho.

  34. Estarrecedor!!! Cadê a aplicação do Walking The Talk? Será que Pedro Parente tenha decidido pela demissão também em decorrência de estancar o peso destas informações? Uma coisa sempre me pareceu estranha: A não-investigação das presidências anteriores. (que nem respondem a processos?) Isso sempre ficou na cogitação de que, caso viessem à tona, o resultar dos processos judiciais nos EUA seriam devastadores para a Petrobras. Gabrielli e Graça Foster não podem ficar impunes em nome disso!

  35. Crusoé deveria ter um canal de tv aberta, pra que a grande massa pudesse tmb degustar a verdade, aquela que faz sofrer, mas abre a cabeça das pessoas para o real. Parabéns Crusoé e avante, pq só assim, conscientizando os brasileiros, poderemos alcançar o sonho de um país justo e livre como merecemos.

  36. Trabalho hercúleo não! Fazer uma estatal que detém o monopólio petrolífero ao menos não dar prejuízo, não é trabalho hercúleo coisa nenhuma. O que Parente fez foi reduzir o volume da roubalheira e aumentar toda a semana os produtos que só a maldita Petrobras pode vender. Esse cara é um cretino festejado pelos mafiosos e ignorantes. Só Crusoé foi a fundo na vida dessa versão do Eike Batista do (des)governo Temer.

  37. Esta matéria de Cruzoé ficou só na espuma. Cadê o jornalismo investigativo e uma análise mais profunda? Até o momento parece que a Petrobras fez um ótimo negócio em trocar a dívida cara com o JP por outra a juros muito mais baixos. Tiro no pé caçar o gestor q tirou a Petrobras da lama. Sem fatos!

  38. Por que não privatizados todas as empresas estatais, com todo o processo fiscalizado pelo alto comando das FFAA ???E também poderíamos entregar toda a lava jato para ser julgada pelo Superior Tribunal Militar...assim agiluzamos processos, evitamos obstruções, sentenças serão cumpridas e o Brasil entrega a gestão de suas estatais perfumarias às mãos de concorrentes chineses e americanos que farão os preços caírem. E sob fiscalização dos militares o dinheiro fica muito mais difícil de ir para cont

  39. O mais interessante nessa historia toda é que esse Senhor Parente, ao receber o Juiz Sérgio Moro na sede da Petrobrás enganou o magistrado como se tivesse um mínimo de carater.

  40. A competência de Pedro Parente foi pelo ralo abaixo quqndo ele próprio envolveu-se com ele. Poderia ter sido uma grande jogada mas cometeu erros primario ao envolver negócios da estatal com uma empresa investigada na Lava Jato; e ainda com os pitacos da politicagaem não dava para continuar na presidencia da empresa

    1. Talvez Pedro Parente fosse o cara ideal para gerir a Petrobras justamente por isso: era do negócio. Ou vcs, acham que um médico faria um trabalho melhor? Acho que a fome por um assunto polêmico não ajudou nada o Brasil. Faltaram considerações mais profundas.

  41. Voto em Bolsonaro. Sem Bolsonaro votaremos no General Ozório. Queremos o Capitão no Planalto e os Generais em todos os Ministérios no Brasil. Fim dos Corruptos.!

  42. Li com muita atenção! Aí resolvi ler mais uma vez Essa reportagem é leviana, incrédula e deveria ser vetada tamanha paspalhada pela direção da Crusoé

    1. Vc fala sério ou é um Peteba querendo desqualificar a revista?

  43. Se até o Pedro Parente, que imaginávamos honesta, tá com um rabo desse tamanho, imagine o tamanho do rabo dos demais membro do governo, né não?

  44. Agora vem o dossiê Monteiro; que tinha conexão com bendine, que foi indicado por dilma, que foi indicado por lula... que mancomunou com parente, etc... etc... mesma ladainha de sempre... o famoso Ciclo da Corrupção... Vaca foi pro brejo de vez... (querem saber, vamos as compras de opções... ações caem agente ganha, sobe agente ganha... )

    1. Não... e tem que manter isso viu... kkkkkkkk.........

  45. O Brasil, não tem jeito. Tá no DNA dos políticos, dos gestores das estatais a corrupção. Precisava haver pelo menos 100 juizes como Sergio Moro e Barroso. Tinha que haver paredão, fuzilamento para quem rouba orgão público, isso em qquer instância...

    1. O Brasil tem jeito, o que não tem conserto é o caráter dessa gente!!! só cadeira elétrica corrige isso direitinho!!!

  46. Quando é que os brasileiros" vamos" compreender que o fato de uma pessoa efetuar bem (?) O seu trabalho não lhe dá o direito de infringir a lei? Nem lhe dá uma armadura à prova de questionamentos?

  47. Vocês ajudaram a derrubar o homem que cometeu a “heresia” de querer administrar a maior empresa brasileira, como EMPRESA. Se ele tivesse conseguido isso não haveria a necessidade de privatizá-la, não é mesmo?

    1. Com todo respeito Paulão. O monopólio da Petrobras acabou desde 1997

    2. O Nilton, com todo respeito. O povo brasileiro ganha em $Reais. Administrar empresa monopolista que impõem preço com paridade em dólar e sair do buraco dando lucro, até eu que não sou ninguém faria. Bastaria contar com o respaldo do governo. O que o Parente teve. Puta gestor!

  48. Nada demais. Apenas mais um gatuno engravatado, daí a minha ojeriza por ternos e preferir uniformes, que passa pelo comando da nossa "querida" Petrobrás. Quiçá um dia nos livraremos dela para sempre!

  49. quando a gente pensa que alguem esta trabalhando honestamente, aparece tudo isso. o pais da corrupção e da pouca vergonha roendo nossas entranhas. lutemos

  50. A Graça Foster deu ao próprio marido dezenas de contratos milionários da Petrobrás enquanto dirigia a empresa. O património do casal pulou para quase um bilhão, e estão livres curtindo as centenas de milhões roubados!

  51. O duro é que se não investigaram o Pedro Parente antes, agora que saiu será quase impossível! Exatamente como a Graça Foster, cujo marido, o tal americano de sobrenome Foster, conseguiu dezenas de contratos com a Petrobrás depois que a esposa assumiu a empresa. Aí o património do casal pulou para quase um bilhão!!! E a vagabunda está livre.

  52. Pode ser bom, mas se não for honesto não vale nada! Tem que ter respeito com o dinheiro público. Temos velhos e crianças morrendo por causa desses corruptos!!!

    1. Não sei de onde saiu esta ideia de que esse pilantra é BOM. Pensando bem, uma coisa leva a outra: só não sei qual vem primeiro.

  53. Não dá para regojizar-se com o diabo durante à noite e rezar a Deus no dia seguinte. Quem acende velas a Deus e o diabo tem um fim previsível.

  54. Não tem jeito... onde há fumaça, há fogo. Parabéns mais uma vez a Crusoé pela matéria e investigação! E que venham muitos outros "achados"!

  55. Rapaz, entende porque é difícil "tentar entender que teremos que praticar a cidadania até o amadurecimento dos brasileiros e da democracia", com esses ladinos que continuam se beneficiando às nossas custas e sendo indicado pelo presidente da república? E o exército não intervir então??? Sei que a lava jato tem muito serviço pela frente, porém, com intervenção militar ela não poderia continuar?

  56. A solução da Petrobrás não é um nome próprio é um nome comum : P R I V A T I Z A Ç Ã O . A única coisa que Parente e Dilma tem em comum é que eles são parte do mecanismo. Menos Estado = Mais Estado = Menos Impostos = Menos agentes/servidores públicos corruptos ou improdutivos.

  57. A matéria é profunda, esclarecedora e inquietante para Pedro Parente. Decerto que não estão exauridas e, certamente, surgirão outras ligações espúrias do sr. Parente com a Petrobras. Aguardemos.

  58. Porque será que abriu mão de tanto poder? Muito trabalho? Muita incompreensão. Ou seria receio de ter que explicar o inexplicável,!!!!

  59. A Petrobras e as estatais tem q ser privatizadas senão vira isto ai moeda farta para políticos deste país. Urgente e se precisar de força militar q assim seja para privatização tão necessária.

  60. Conseguiram não é Crusoé???? E agora, vocês vão indicar uma amiguinho do Marun, do Padilha ou do Angorá para presidente da Petrobrás? Daqui à 6 meses façam uma reportagem contando o resultado desse denuncismo de vcs..

  61. Esse conflito de interesses seria inadmissível em qualquer empresa PRIVADA. Nem presidente, nem qualquer um com poder de decisão em uma empresa, podem ter negócios com a própria empresa. Nenhum acionista privado iria gostar de uma coisa dessas na sua empresa. Só em empresas estatais um vexame desses é considerado "normal", ou pouca coisa. Mais um motivo para privatizar essas porcarias todas.

  62. O grande Pedro Parente quis, a toda evidência, jogar dos dois lados da quadra. Não deu, é claro. Parabéns à Revista Crusoé que pôs o dedo na ferida.

    1. Não dá mesmo para acender duas velas ao mesmo tempo!

  63. Se êle infringiu o código de conduta, deverá ser submetido aos ditames do regulamento da empresa que o inspecionará, devendo o indivíduo jogar limpo com a empresa que administra, no caso, Petrobrás. Agora, quando voce vai ao mercafo para contratar um top, como Parente, natural que ele tenha seus negócios e informe sua contratante dos mesmos. Resta saber se a Petrobrás exigiu desse excepcional profissional tais informações.

  64. Dificilmente alguém com interesses envolvidos, consegue administrar com isenção. É normal! Mesmo competente,ele é obrigado a reconhecer que a sua posição não correta.

  65. Jesus Cristo foi vetado para a presidência da Petrobrás porque o óleo que ele usava nas lamparinas de sua casa era fornecido por um amigo cujos ascendentes, no século 21, viriam a ter contratos bilionários com a futura estatal brasileira. Por isso, Jesus dizia em seus sermões "Não estatizarás. Este é o princípio de toda corrupção e morada dos ímpios"

  66. A única solução possível e definitiva para a Petrobras chama-se Privatização. É preciso pôr fim ao monopólio estatal e abrir mercado para outras empresas petrolíferas.

  67. Lamentável e impossível, quando se pretende ser justo, falar sobre qualquer assunto neste país, onde a verdade nos meandros do poder é rara. Meus agradecimentos à Cruzoé e seus colaboradores, por trazerem um pouco da verdade que o poder tenta ofuscar. Nem a competência, que aparentemente tem o Parente, o distancia dos holofotes dos bastidores podres do tráfico de influências e interesses escusos ao bom trato da coisa pública. É a vida que segue...

  68. então a petrobrás obteve um descontaço de 74.000.000/2.000.000.000=3,7% para antecipar o pagamento que venceria em 2022? esse parente do temer é uma sumidade: some mesmo com o dinheiro do contribuinte.

    1. Pois é... Se, a título de exemplo, você alocar esses 2bi em investimento com remuneração de 5% ao ano( coisa fácil, na renda fixa), alcançaria lucro de aproximadamente 400mi... Então por que antecipar, com ganho "somente" de 74mi?? Talvez só os gênios entendam... Eu não entendo...

  69. E a promiscuidade do público com o privado. Quem pode dolariza a coisa; assim estão fazendo com os combustíveis. Vai chegar a um ponto onde não vamos poder mais comprar, pois a coisa dolarizada, junto com os impostos embutidos, foge ao nosso alcance. Para dolarizar um, que tudo seja dolarizado, inclusive os salários. Quanto custa um barril de petróleo em real, para turar o buraco? Promiscuidade!

  70. Eu aprovo todas as privatizações pelo simples fato de que da lucro, impede ingerência de Partidos Políticos interessados em propina.

  71. Então! Temas chama parente agora, as 11:00 juras no Palacio do Planalto para lerem juntos essa matéria! E ai Oarenre? Me explica tudo isso! Falsos!!

  72. Em qualquer país sério, ele já estaria demitido -- ou afastado até o fim das investigações. No Japão, cometeria haraquiri. Aqui, pode se candidatar a presidente...

  73. Independente da competência profissional de P.Parente, segue a linha dos aproveitadores, sem vergonha e falta de ética na coisa publica.

  74. E a loirinha tucana dos anos FHC, que Pedro Parente e Maria Sílvia Bastos “negociaram” com a Argentina? Pesquisem sobre isso!

  75. Remunerado pela taxa selic os dois bilhões renderiam mais de 500 milhões até 2.022 e a Petrobras teve um desconto de 74 milhões? Até eu, que sou um carroceiro, emprestaria o dinheiro ao governo em vez de quitar a dívida.

  76. EXCELENTE ARTIGO JA COMPARTILHEI E VOU CONTINUAR COMPARTILHANDO NADA COMO TER REPORTES INVESTIGATIVOS NOS QUAIS CONFIAMOS

  77. Pedro Parente aparentemente não fez nada para melhorar a Petrobrás a não ser aumentar o preço dos produtos e serviços o que só é possível pelo monopólio dela. É medíocre este tipo de administração. Pergunto porque a Petrobrás está patrocinando a McLaren na F1?

  78. Não são insinuações, são fatos, esperamos que sejam esclarecidos, e olha que os Antagonistas sempre elogiaram Pedro Parente. Estão de parabéns, sem privilégios.

  79. Até tu Parente? A sua privilegiada formação com especializações, lhe proporcionou tanta competência na área Administrativa e financeira, falhou no quesito ética e responsabilidade ou aulas foram cabuladas. O problema é recorrente no país, permeia em diferentes instituições. No STF, entre outros colegas de toga, destaca-se, Gilmar Mendes o mais descarado, na câmara, no Senado, ministérios, etc..........

  80. Por essa do Senhor Parente (atual Presidente da Petrobras), ve-se que, o problema em nosso país é uma questão de profunda mudança do Sistema. Depois da roubalheira toda que praticamente quebrou a Petrobras, inclusive, pessoalmente, essa questao dos preços altíssimos dos combustíveis é exatamente p/ajustar o caixa da Petrobras. Nesse viéis, percebe-se que há fumaça de alguma coisa. Porque Parente se nega a comentar sobre os fatos?

  81. Lamentável! Está difícil neste país conseguirmos pessoas decentes para gerir os negócios do Brasil. Quando se abre qualquer panela encontramos falcatruas e conflitos de interesses. Até quando vamos suportar isso?

Mais notícias
Assine agora
TOPO