DiogoMainardina ilha do desespero

Estou em regime de autocensura

19.04.19

A frase de Ayres Britto no Jornal Nacional aplica-se a mim: “Ou a liberdade de imprensa é completa, ou é um arremedo de liberdade”.

Neste momento, só disponho de um arremedo de liberdade. Estou em regime de autocensura. Se eu fosse publicar o que realmente penso sobre os abusos do STF contra a Crusoé – e, em particular, sobre Dias Toffoli e Alexandre de Moraes -, causaria um dano permanente à minha empresa, aos meus sócios, aos meus repórteres. Por isso, é melhor evitar o assunto por alguns dias e submeter esta coluna ao exame dos meus advogados (é o que estamos fazendo com a revista toda). Não é censura prévia – é autocensura prévia.

Eu poderia fazer um discurso elevado sobre princípios democráticos. Mas não há nada de elevado na censura imposta à Crusoé. É uma manobra rasteira, que achincalha qualquer tentativa de debate sobre princípios. Não dá para enfrentar o mais acintoso coronelismo judicial citando Montesquieu e John Locke. Não sou capaz de fazer isso. Nunca fui.

Se a censura à Crusoé é asquerosa, a censura a O Antagonista é ainda pior, porque o site, assim como tantos outros jornais, limitou-se a reproduzir e a confirmar a reportagem da revista. A meta, claro, não é apenas suprimir uma reportagem molesta, e sim uma empresa molesta, como demonstrou a multa de cem mil reais aplicada seis horas depois da censura, embora já tivéssemos tirado do ar a reportagem incriminada.

Muitos comentaristas notaram a estupidez de nossos censores, que deram visibilidade desmedida aos fatos que eles próprios tentavam esconder. Mas é um erro subestimar aquela gente. A censura não foi imposta somente para calar a imprensa, usando a Crusoé e O Antagonista como exemplos. O que se pretende com esse ato de arbítrio é calar investigadores e delatores dispostos a esclarecer determinados comportamentos, além de preparar o terreno para a soltura do amigo Lula. Não se trata de um simples ataque à liberdade de imprensa, portanto. É mais do que isso: é um desesperado ataque à verdade.

Agora chega. Estou extrapolando meu arremedo de liberdade. A censura não vai durar muito tempo. Vamos derrotar nossos censores e recuperar a liberdade completa. O leitor é nosso amigo. E amigo dos nossos amigos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É preciso continuar esse bom trabalho e combater a censura e o abuso de autoridade seja de que autoridades forem as ações indevidas assim como todo o tipo de crime cometido por que quer que seja.

  2. Muito bem Mainard eu torço pela verdade e não por esses magistrados e políticos safados que só pensam em levar vantagem. Te acompanho desde a revista veja que por sinal vou deixar de assinar. Não desiste o Brasil precisa de jornalista como você

  3. Não gosto de ler e ouvir que Lula pode vir a ser solto. Parece que é fato ... na verdade é derrota para todo o Brasileiro que luta por um país justo e digno. Aliás essa palavra dignidade não se aplica ao stf, em minúsculo por merecimento!

  4. Parabéns Diogo, mas termine logo esta auto-censura. Há gatos pingados que defendem o cala-boca do STF. Reinaldo Azevedo é um deles. E eu o admirava. Será que é dor de cotovelo? Ou continua zangado contigo? Os nomes de Crusoé e de O Antagonista ele se recusa a mencionar. Uma vez Lula disse que "RA era o único que lia os processos contra ele". Bastou esse afago e RA caiu de quatro. Passou a dizer vitupérios contra a Lava-Jato e pregar a soltura de Lula. Vira-casaca!

  5. ... e tem muitos amigos dos amigos que são amigos de outros amigos, os quais tem pais de amigos dos meus amigos, que são amigos de outros amigos dos amigos e tem mais amigos e amigos de amigos que são nossos amigos que podem contar com muitos amigos dos meus amigos e também com a minha amizade. Grande abraço

  6. Se vc calar a boca pra sempre e ficar so admisnistrando as financas do seu site e da sua revista; eu talvez ate pense em renovar a assinatura em Agosto. Mas nao pago 1 centavo mais pra ler as merdas que vc escreve.

  7. Top demais! Gosto de quando o Diogo escreve 90% do tempo! Tem 10% que ele erra ao generalizar, mas este texto está no grupo bom dos 90%

  8. UFA... até que enfim, desde que assinei a Crusoé,, revi o meu repórter de estimação...ele andava sumido só se lamuriando do filho do Bolsonaro. Sobre o texto, para ;quem sabe ler um pingo é letra. Perfeito ao dizer o que poderia dizer mas não vai dizer. Adorei.

  9. Diogo, Tentando acessar o Anta+ desde ontem. Preciso de ajuda com o recupera senha q não tá funcionando. Já pedi ajuda ao SAC e nada ainda. To ansioso, pô. Kkk. Abraço.

  10. Boa noite! Acabo de assinar a revista graças aos nossos ministros. Se eles não gostam do que a revista diz, é porque ela tem boas reportagens e reflexões sobre a sociedade e política brasileira. Diogo o discurso político tem dois objetivos, demonstrar para o ouvinte que existe um problema social que deve ser resolvido, e também deve respaldar a fala de quem o proferiu, demonstrando que o autor do discurso é o mais apto a resolver problema exposto. Nossos nobres ministros fizeram as duas coisas

  11. passo aqui para informar que os caminhos criados para assinatura do antagonista + estão com problemas. o sistema está muito ruim. não finaliza.

  12. É verdade Diogo. Me surpreendeu positivamente a reação dos jornalistas, apesar de o antagonista é a Crusoé serem dos mais duros com o jornalismo medíocre ou chapa branca, tiveram total apoio.

  13. Parabéns pelo texto. Triste, porém necessário enfrentar estas situações para a faxina ser completa. Ou mudamos este modelo público em todas as esferas: Executivo, legislativo e judiciário ou vamos continuar um país de terceiro mundo...

  14. Oi Diogo! Parabéns pelo texto! Espero que possam continuar a exercer a liberdade de expressão. Acabo de me tornar assinante da Crusoé para apoiar essa causa. E, quanto a multa, vocês pagaram-na e vai ficar por isso mesmo? ;)

  15. Parabéns, quero que saiba que tenho muitos conhecidos , Juízes e Promotores, os quais não compactuam com estas retrógradas artimanhas do passado aliás, se não me engano, somente 2 ou 3 passaram em concurso para Juiz, o restante entrando pela porta dos fundos, ou pelo famoso QI, quem indica!!!! Estamos junto Diogo , Equipe e revistas!!!! Sou Odontólogo e quero um futuro sem pilantragem e QIs aos meus filhos. Parabéns pelo belo jornalismo!!!!!

  16. logo logo, voces terão que incluir a previsão de tempo, como nos velhos tempos , como Lusiadas... em Brasilia tempo escuro e nublado sujeito a chuvas e trovoadas....

  17. Triste retornar aos tempos de chumbo quando tínhamos medo de externar nossa opinião é quando a imprensa estava amordaçada. Vivi aquela época que retardou minha consciência política. Censura NUNCA MAIS!

  18. Íntimidar o jornalismo investigativo foi o objetivo da censura e da multa se vcs se calarem valeu a pena pata eles mesmo com todo barulho feito. O povo precisa que alguém mostre o que há por trás dos prode-res. Estamos do se lado e desejamos que continuem a nós informar.

  19. Sempre segui Antagonista e a Crusoe desde o início, vcs me representam e são de fato, a verdade q precisamos na mídia! Só posso agradecer e continuar seguindo vcs sempre!

  20. Parabéns Diogo, comecei a seguir o Antagonista desde o início. O trabalho incansável que vocês vêm praticando, reforça a maior e mais importante operação que esse país viu nas últimas décadas. Esse trabalho contribui em muito para diminuir a ignorância a qual o povo vem sendo submetido, com programações esdrúxulas e sem conteúdo educativo e informativo. Novamente, parabéns!!

    1. A verdade está escancarada, contudo as famosas ocultas estão e estarão sempre presente para apagar,perdoar e até mesmo fazer mudanças na constituição para proteger os inimigos da democracia que atrapalham a nação brasileira .

  21. O episódio foi uma clara tentativa de intimidação da sociedade brasileira, em sua grande maioria crítica da atuação do STF. E principalmente de intimidação daqueles que ousam investigar pistas sobre eventuais crimes ou irregularidades cometidos por membros do tribunal.

    1. É a coisa mais nojenta e mais esquerora que poderia está ocorrendo na nossa pobre e frágil democracia, é ver aqueles que deveriam ser os guardiões e protetores da liberdade de expressão, e guardiões da nossa constituição, são justamente quem estão rasgando- a: suprema corte. Que tristeza.

  22. Ainda bem que existem Vocês da revista Crusoé e do site Antagonista na defesa da nossa democracia e da nossa Constituição. O grau de desmoralização frente a opinião pública de vários membros nossa suprema corte é enorme. Isto porque, vemos - todos os dias - vários ministros legislando em causa própria ou em defendendo interesses escusos. É muito triste o nosso Brasil sendo vilipendiado! Senhores senadores, tomem uma atitude e excluam ministros que estejam rasgando a nossa constituição!

  23. Sensacional. O final dessa crônica do Mainardi não é apenas um tapa com luva de pelica na cara do audacioso ministro. É a certeza que os amigos dos amigos da verdade, são infinitamente mais robustos que a turma do “amigos do amigo do meu pai”.

  24. Estou achando que vocês se deram bem demais nesse processo todo. As assinaturas da revista devem ter subido muito e ainda vão sair como heróis. Para mim a utilidade maior é a possibilidade real de retirar da Corte essas laranjas podres. Parabéns Crusoé e Antagonista!

  25. Concordo com vc, Mainard. O que esse STF está fazendo ao país só será sanado mediante o afastamento dos ministros criminosos e aplicação das devidas punições em ambos. Antes que isto aconteça, estaremos vivendo sob o jugo da máfia, com censura ou sem censura explícita.

  26. excelente opinião Diogo, sempre te acompanhei, já queria assinar a revista mas este episódio me motivou a apoiar a cruzoe e fechar a assinatura. continuem firmes, precisamos de jornalistas independentes com o vcs!!!

  27. Espero que o Pleno do Supremo seja provocado- Que a PGR tenha coragem-, que a Constituição seja honrada e que a PF não se transforme em SS.

  28. Diogo Mainardi, com muita ironia, diga-se de passagem bastante procedente, dá uma bela resposta à infeliz e desmedida atitude de um advogado guindado a presidente do "supremo".

    1. O episódio todo foi uma vergonha lastimável . Mas acho que a Crusoé/Antagonista vai se fortalecer com isto. Os comensais do poder não vão descansar.

  29. Tinha a impressão de que o Ministro Moraes não era dessas coisas e fico imaginando como, tão novo na casa, caiu na cama preparada para ele.

  30. Tenho fé de que serão derrotados e que a liberdade prevalecerá. Mais uma vez parabenizo à Crusoé e Os Antagonistas pela brava luta pela verdade e por nos manterem informados e atentos a qualquer tentativa de retrocesso; sei que o caminho será longo, mas não podemos nos intimidar.

  31. Sou mais um brasileiro assinante que apoio esta luta contra criminosos como o são DT e AM. Duas soluções para desatar este nó antevejo: Ou o SENADO FEDERAL age e retira estes criminosos. Ou em reunião plenária de debate e votação esta iniciativa do DT é derrubada no STF e devidamente arquivada esta iniciativa ....

  32. Nao se deixe levar por esse crapulas de toga que nao representam o STF. So me entristece e que os outros ministros deveriam se levantar contra esses membros que estao sujando o STF. Temo que nao o farao por medo. Talvez estejam envolvidos tambem em falcatruas. O que pensar?

  33. Está ótimo. A dificuldade é conseguir acessar a revista. toda semana é a mesma coisa. Sou assinante desde 25-05-18. Numero da transaçaõ: HP15515269554592

  34. No fim foi bom para vermos o tamanho do problema no nosso STF. Principalmente do ex (ou atual) advogado do PT e do amigo do Temer.

  35. Sempre podem contar conosco. Temos que fazer a liberdade livre. Esquisito não? Mas eles só conhecem a liberdade à moda deles .Coragem!!!!.

  36. Assim como você também estou me autocensurando, aguardando anciosamente a Cavalaria. 🤐 🤨Será que ela chegará a tempo de salvar o Forte?

    1. Infelizmente aprendi a não confiar na cavalaria, ela nunca aparece quando é necessária... acho que o forte vai ter que se virar com seus soldados somente!

  37. Caro Mainardi. A liberdade de imprensa deve, sim, ser defendida a cada nova publicação, sem que o tema seja abandonado até que o último opressor seja neutralizado. Porém a imprensa não pode deixar de lado aqueles 7 cidadãos comuns, que sofreram a mesma violência, mas sem uma legislação especial a resguardá-los. Lembre-se de que, ao calá-los, o STF impôs, como a você, a auto-censura a a todos os cidadãos brasileiros.

  38. Vivemos um momento histórico, de sede da verdade. Em que as palavras medidas e moduladas e manipuladas são detidas com um simples fechar da epiglote. Abrimos a nossa boca, mas não estamos mais de boca aberta. Esperamos ler vocês daqui há 10 anos em alguns livros de história não quaisquer.

  39. Tirando uns 4 ou 5 , o restante dos ministros não valem nada, não vou nominar porque posso ser " ferrado ", mas a Nação sabe o nome deles de "cor e salteado "

    1. Pois eu digo e sem medo; Toffoli, Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e Alexandre de Moraes. E o decano tá na corda bamba!

  40. Entendo que os mini-stros estão agindo contra a lei. Certamente não o fazem por falta de assessores capazes. São, assim, fora da lei?

  41. É isso aí!! Continuem nessa linha editorial, é esse o caminho ! PERSEVEREM , NÃO CAIAM EM TENTAÇÃO! Não nos decepcionem!! Vamos acabar com esse coronelismo judicial ( gostei Diogo Mainardi)! Miremos no exemplo do Nordeste, fruto do coronelismo politiqueiro!!

  42. Acharam realmente que iam censurar e todos iam se calar com medo? Mostraram que nāo sāo apenas estúpidos mas que aumentam cada vez mais o repúdio que temos por eles.

  43. Parabéns, Diogo! Eu o acompanho desde a Veja, e o admiro pela forma incisiva com que você trata quaisquer temas de interesse público, mas com absoluto profissionalismo jornalístico. Obrigada.

  44. Bravo, Diogo! Os leitores podem (e devem) ser amigos da revista Crusoé, enquanto "o amigo do amigo do meu pai" só tem amizade por ...

  45. O presida ta muito calmo nessa hora (e ele tem suas razões) tem meter os dois pés na porta daquela instituição e expulsar a porcada do batatal.

  46. Eu acho que já dá para falar tudo. Se eles ousarem ir contra vocês novamente, não vão ter força pra segurar a maré contra. Além disso, eles estão movidos pelo medo - quiçá pavor - de revelações e cosequentes punições, essas poderão ser aceleradas se eles atiçarem ainda mais a ira popular. Força aí. Abraçaço 🙏

  47. parabéns pelo trabalho! Crusoé, "uma ilha no jornalismo" tornou-se um continente pela ousadia de ser imparcial e mostrar a verdade! Já era assinante e continuarei sendo! Abraços a todos da equipe de Crusoé e O Antagonista.

  48. A tentativa de prejudicar, proibir a divulgação da verdade mostrou-se a maior impulsionadora da publicação. O Brasil todo sabe de tudo. Parabéns.

  49. Antes das eleições eu já assinava Crusoé e em meu comentário de assinatura declarei que enquanto o jornalismo de vcs fosse imparcial e corajoso me teriam como assinante, quero agradecer-lhes pela coragem que sempre tiveram em trazer para nos assinantes informações que realmente são relevantes sem querer nos tutelar. Vamos em frente não baixem a cabeça estamos juntos e juntos somos fortes. Forte abraço a toda a equipe Crusoé/Antagonista.

  50. Diogo, gosto do seu trabalho, acompanho antes do Antagonista/Cruzoé, eu estava enrolando para assinar e o STF, deu o empurrão kkkkk para eu assinar. Imagino que ocorrido tenha aumentado o número de assinantes, esses "inteligentes" do STF, ferraram com vocês(e com a democracia) mas acredito que aumentou os fãs de vocês. um abraço.

  51. Parabéns a toda equipe pela coragem e determinação. Não deve ser fácil ter acesso a tantas verdades e ter que se limitar a falas contidas sem poder expor o que realmente acontece. A Censura voltou... mas está não passar! Lutemos!! 💪🏽

  52. OAntagonista e Crusoé já fazem parte da História do Brasil! Sim, não concordo c certas colocações dos dois veículos mas estou certa da honestidade de vcs. Há mtas coisas q são perceptíveis. Mesmo não os conhecendo de perto é possível conhecer a linha de pensamento e esforço por coerência. Vamos em frente por um país melhor!

  53. Agradeço a Crusoé pelo grito alto, por trocar o choro baixo em um grito de socorro tão alto e corajoso, que chamou a atenção de todos. Se o STF acreditou que iria intimidar e silenciar, errou feito! Fez com que o mundo atentasse para a manobra nojenta com que queria manipular e esconder sua sujeira. Eu estava com receio e medo de não poder fazer mais críticas ao STF, mas agora estou feliz em poder curtir minha ânsia de vômito ao lembrar dos atos dos nossos Ministros do Supremo, e poder desabafar

  54. Sempre soube que a Crusoé iria fazer história m, assim como o Antagonista. Estamos vivenciando o CONTRA Ataque do império oligarquico que há séculos controla esse país.

  55. Os imbecis que tentaram censurar a imprensa, não poderiam escolher um inimigo pior e mais poderoso do que todos eles, juntos: a própria imprensa. Agora, " pernas para que te quero " !

  56. Tem que haver uma forma de retirar estes senhores de suas comodidades, a imprensa séria do Brasil tem que fazer uma campanha e pressionar o senado para exonera-lós e aposenta-lós para o bem dompais.

  57. Correto Diogo, essa censura fará muito mal ao próprio stf,que já vem sendo questionado por muitos cidadãos.Agradeço aos "excelentíssimos ministros censores" a publicidade dada à revista e ao site. Acabei de assinar e desde já sou um apoiador.

    1. Prezado Samuel. Você tem direito ao seu comentário e eu o defendo por isso. Todavia, pergunto: onde estava durante os desesseis - ou mais - anos em que o PT vilipendiou todas as regras e sigilos. ?

    2. Sério? Democrático? Mas o governo decretou sigilo sobre os dados estatísticos que fundamentam ou fundamentariam a reforma da previdência!!! Onde está a democracia nisso? Uma reforma que vai atingir a maioria da população - o governo diz que tem dados, estatísticas, informações, provas no sentido de que essa reforma é necessária - mas essas provas são sigilosas!!! Quem não consegue ver o absurdo disso! Se eles têm provas, então que as exibam. Mas, não! Decretam o sigilo dessas "provas"!!!

  58. Já estava propenso a mover uma ação contra o STF por me proibir de ler uma reportagem de uma revista, a qual assino, a Crusoé. Alguns raciocínios escusos chegaram à conclusão que o que a Crusoé publica não é jornalismo. Não sei o que seria se não fosse jornalismo. Talvez essa gente não saiba ou não queira saber o que é jornalismo investigativo. Semelhante ao que derrubou Nixon. É bem provável que esses elementos tenham medo do risco que correm seus patrões de serem escorraçados do cargo

  59. Dias Toffoli e Alexandre enalteceram a Crusoé pelo avesso. Foram tão burros q conseguiram unir a imprensa corrupta e não corrupta contra eles e contra o STF. Muito burros mmo.!

  60. Diogo, perfeito!!! o que fico contente é que as Forças Armadas estão totalmente "ligadas" a estes movimentos, pois quem deveria fazer alguma coisa, seria o Senado (rsrsrs)...quem iria prever que as Forças Armadas um dia, iria ensinar Democracia ao povo.

  61. Falaram tanto que o atual Presidente seria uma ameaça à democracia e à liberdade de imprensa e eis que de repente dão a ele uma oportunidade de defender a liberdade de imprensa. No final das contas, ponto pra democracia e pra liberdade de imprensa.

  62. Se houve algo bom nesse episódio é que a maioria dos brasileiros e toda a imprensa se mobilizou contra a censura e pelo direito a liberdade de expressão.Minha solidariedade a você Diogo e ao Mario que teve que se apresentar ao delegado da policia federal.

  63. Tive em Veneza e não topei com o Diogo! Que sacanagem Diogo que não andaste por onde eu e a Ana Lucia andávamos! Se tivesses tempo, bateríamos um bom papo! Sobre estas “ eminências “ eu vou de Mario Quintana” “ aqueles que falam mal de mim passarão, eu, passarinho”! Grande abraço Diego, Alberto Stein, Porto Alegre/Rs

    1. Sorry Diogo, erro de grafia sai Diego mas sou amigo, penso que sejam, Diego Casagrande, Abs

  64. Infelizmente a esquerda no Brasil e no mundo sempre foram intransigentes e somente a verdade deles é que prevalece . Fico feliz em assinar uma revista na qual tenho ao lema certeza de que sempre a verdade será seu foco. Realmente seus leitores são amigos de lós nossos amigos e juntos queremos um Brasil melhor. Parabéns

  65. Nada pior do que autocensura. Mas você a exerce com a coragem e a habilidade com as palavras de sempre. Sou solidária, leitora e 'amiga'.

  66. Não sou petista. Mas responda com sinceridade. Você concorda com a concessão que o STF deu a Lula para ser entrevistado na cadeia? Gostaria muito de ler uma resposta a essa questão.

    1. Imagine se todo preso quizer dar entrevista ou escrever uma Carta aberta, onde vamos parar... se o Cunha, Cabral, Beira Mar, etc. Tá na hora das instituições se limitarem as suas atribuições de fato, temos que limpar o país desses elementos nocivos à sociedade, estamos em tempos da comunicação instantânea das redes sociais, é eles ainda pensam que são deuses... nem do Olimpo.

    2. Acho que preso é preso, não tem nada que dar entrevistas .

  67. Sou seu novo assinante e, devo dizer, que o impulso final para minha decisão de assinar a Crusoé foi justamente esse episódio grotesco que essa Soberba Corte proporcionou nesta semana aos contribuintes, que diga-se de passagem, pagam seus polpudos vencimentos, e que são obrigados a engolir, goela abaixo, que aqueles que são pagos para defender a constituição, na verdade estão lá para proteger a si e aos seus! De positivo restou confirmar que nem um nem outro têm estatura para o cargo que ocupam!

  68. Gostei do seu texto desta semana. O site e a revista têm o meu total apoio no episódio, entendo e creio mesmo recomendável a prudência, dada a sem-vergonhice desses ministros e seu poder quase absoluto. Entretanto, lembrando de algumas de suas críticas não construtivas mais recentes, tentando desqualificar o atual governo e pessoas que dele fazem parte, permaneço na expectativa do que virá. Confiança é algo difícil de conquistar e, uma vez perdida, muito mais difícil é de recuperar...

  69. Essa manobra de integrantes da suprema( suprema?) corte é só a ponta do iceberg. A tentativa , a meu ver, foi jogar a isca ao novo governo esperando o " Se colar, colou". Se fisgado, o Executivo combateria a censura com outra censura( leia-se esfacelamento institucional). Felizmente, dessa vez, Executivo e Legislativo mostraram como se toca o baile... É uma luz.

  70. Estamos todos solidários com a Crusoé e Antagonista. Já divergi aqui sobre algumas reportagens de ambos, contudo quando alguns do STF que não deveriam estar lá agem de uma forma usurpadora de poder e não de autoridade impondo a lei da mordaça sobre uma verdade, ai não dá. Meus votos de repudio a essa atitude que os dois poderosos tomaram e votos de solidariedade ao pessoal de frente de Crusoe e Antagonista.

  71. É verdade Mainardi. O que milhões de brasileiros gostariam, não só de falar, mas que houvesse as investigações, depois da abertura de impeachment para vários ministros do STF. Aquilo é uma afronta ao Brasil.

  72. Prezado Sr D Mainardi, quero antes de qualquer justificativa de interesses ou trabalho, deixar meu notório pesar ante a forma distorcida da condução dos fatos. Quero adiantar que principalmente a antecipação da análise do trabalho de vossos companheiros, fiz questão, como forma de repudia a assinatura, deixando claro que o meu interesse em ver o trabalho prosperar aumentou ainda mais e feliz em saber que o TIRO NO PÉ, dado por semi-profissionais, que se julgam algozes do poder judiciário, valeu

  73. Alguém que não está habilitado a exercer determinada atividade estará, por certo, destinado a cometer imperícias. Assim foi.

  74. A casa deles esta caindo , temos um ministro com otima intencao, nos Brasileiros Vamos fazer a nossa parte e contamos com voces com a sua , Parabens Crusoé

  75. Infelizmente o brasil é um conjunto de planaltos, serras e praias majoritariamente habitados por corruptos, covardes e alienados.

  76. Continue sempre a procura da verdade para ajudar essa nação desprotegida de Saúde, segurança e principalmente de educação. O Brasil não mudou nada,mudou somente o nome dos coronéis.Obrigada pelo brilhante jornalista que você sempre foi, é continua sendo.

  77. Como sempre Mainardi é “clean” como Pessoa e em seus escritos!!! Há mto tempo sigo o que escreve e njnca me decepcionou!!! Sou amiga dos amigos do amigo Mainardi!!!

    1. É o que eu digo : Com um garoto propaganda desses, só pode bombar! Deram um tiro no pé. (Eu sou nova assinante)

  78. Quando soube da censura, disse para meu marido, eles acabaram de dar um tiro no pé, agora sim, o Brasil inteiro vai saber do amigo do amigo do meu pai. Parabéns pra todos vcs!

  79. Caro Diogo! Acho q é hora de afundar o pé nessa sujeira e em outras q a turma dos panos quentes quer abafar com a alegação de não se criar crise institucional. Não tem crise alguma, tem pessoas q sao imorais e estão em cargos importantes da república, mas a crise sao eles. Ja derrubamos 2 presidentes e não se derramou sangue! Crise aonde? Vamos pra cima de bozo e sua preguiça, do amigo do amigo de meu pai, do balofo maia, alcolumbre, gilmar, levandowski, moraes e de quem mais não nos honra

    1. MÁS VAMOS CONTINUAR A CORRER ATRAZ DE MAIS LAMBANÇAS DO : AMIGO DO AMIGO DO MEU PAPAI ??? NÃO VAMOS PARAR AGORA NÉ??.

  80. Kkkkk excelente, paciéncia é uma virtude caro Mainardi e a verdade nao tardará a cuidar das supostas vítimas. Os caras deram um tiro no pé.

  81. O LULA é um caso a parte. A forma como surgiu o ALEXANDRE TOFFOLI, como se fossem um, tendo origens "distintas"... e como os demais Poderes os blindam (e vice-versa), me diz que há um quinto poder na República.

  82. È de conhecimento público que sem a amizade do Lula Toffóli não estaria no STF. Por que ele agiu dessa forma contra a publicação de um fato notório ? Pior foi o Min. A. Moraes , em seu Livro Direito Constitucional , 13ª Ed. pg. 72 , estão os argumentos que aniquilam sua decisão. Faça o que mando e não o que faço...

  83. Com certeza é "desespero ataque à Verdade " Imprensa Livre sempre ! Olhos e ouvidos do povo! E o povo tire suas conclusões !

  84. Diogo, vc sempre foi corajoso. Enquanto a maioria do jornalisto se regozijava com o pt no poder, vc manteve o senso crítico e a lucidez. É exatamente isso o que o distingue dos outros. E é exatamente isso que me fez admirar e confiar em vc. O Antagonista abalou a república dos corruptos e amigos dos amigos. Isso não é pouco. Força!

    1. Mainard, sou seu admirador desde o tempo em que vc era uma voz solitária contra o governo de lula! Parabéns!

  85. A verdade é o que é. De nada adianta se incomodar com ela. o STF vai acabar entendendo isso de um jeito bom ou de um jeito ruim.

  86. Somos seus amigos sim! E amigos dos seus amigos sim! E mais do que nunca dispostos a ter um país digno. Você, Diogo, quando a ditadura do lulopetismo era uma festa, me fez companhia, me mostrou que eu não estava errada em ser contra aquilo tudo. Precisamos de vocês! Obrigada! E boa sorte a nós!

  87. Diogo agora sim!!! Você escreveu como antigamente escrevia na Veja, da qual ainda sou assinante, e te acompanhei por muitos e muitos anos. Você conquistou minha admiração novamente. Suas últimas, poucas (ainda bem) crônicas estavam incompreensíveis. Não estava escrevendo coisa com coisa. Agora aí está o Mainardi que sempre admirei, como um dos maiores e jornalistas de todos os tempos. Graças a DEUS. Continue escrevendo com a lucides necessária, para nós brasileiros carentes de JUSTIÇA

  88. Diogo: minha solidariedade a você e à Crusoe e ao Antagonista! Minha repulsa ao Tofolli e ao Alexandre e aos ministros que se calaram— não vale o off! Mas também cumprimento: vocês ganharam na loteria! Parabéns!! Abc

  89. Excelente texto, Diogo! Estamos todos sob censura e o que nos impede de calar é exclusivamente a nossa coragem, mais nada. O senado federal, ao qual compete frear este absurdo impondo o impeachment a esses dois totalitários comprometidos com tudo menos com o país, conta apenas com meia dúzia de homens de bem e o restante com o rabo preso confiante na proteção do aberrante foro privilegiado. A câmara federal, por sua vez, é um saco de gatos brigando entre si por mais privilégios. Estamos sós.

  90. Parabéns Diogo. Sua luta é nossa luta. Objetivos idênticos e imutáveis. Por um fim ou amenizar muito a corrupção de nossos nefastos politicos e de muitos Juízes (infelizmente).

  91. Necessário perseverar para desmontar o aparelhamento do Estado Brasileiro. Temos 24 anos consecutivos de aparelhamento, e como resultado temos: educação e saúde em precaríssimas condições ( aprofundando as desigualdades), segurança pública falida ( 60 mil mortes violentas por ano) e 30 milhões de desempregados ( cerca de 50 milhões de carteiras assinadas para uma população economicamente ativa de 110 milhões de pessoas.

  92. Imprensa independente no Brasil só existe uma , justamente a Crusóe . Rio de satisfação internamente quando vejo leitores desavisados que achavam que a Crusóe iria por exemplo apoiar Bolsonaro incondicionalmente . Parabéns portanto pela vitória . Sei que a raiva é grande mas eles caíram numa armadilha mais velha de todas . Promoveram a revista como ninguém

  93. Diogo Mainardi, obrigado por existir. Sempre acompanhei seus textos, desde o tempo da Veja. Só lamento que ainda esteja fazendo parte daquele programa da Globolixo, mas entendo.

  94. Prezado Diogo Mainardi. Neste momento em que leio, a censura já foi cancelada. Concordo com você. Pena que não nos é dada a liberdade de expressar nossa revolta com as palavras próprias. Obrigado, Diogo Mainardi, exemplo de honradez e dignidade, como jornalista e como homem.

  95. Fale tudo que pensas e torne-se a própria história ! Faça autocensura e continue contando histórias ! Coragem , amigo !!!!!

  96. Um dia , não muito distante, eu comentei aqui na sua coluna, que vocês tinham mais fãs do que críticos, embora pelo barulho dos últimos pudesse parecer o contrário. Questionaram até se eu fazia parte da redação, o que muito me orgulharia, seu eu fosse do ramo e tivesse competência para tanto.Essa censura foi a prova dos 9 ! Tapou a boca de muita gente que sem o mesmo poder do STF, vinha tentando inibir a sua (em especial a sua,Diogo) livre expressão e agora posa de escandalizado.

  97. Infelizmente, enquanto houver PTistas com dinheiro roubado do erário financiando esquerdopatas, Hospitais, laboratórios, mídias, todos nós teríamos que nos autocensurar! Teríamos! Vivemos em uma ditadura democrática que começa pela intensidade dos impostos financeiros! Não pague que o Leão vem! Só empreende quem tem o ímpeto desafiador ao “status quo”!

  98. Graças a Deus que vocês existem! Parabéns pelo alto nível de discernimento diante dos atos criminosos desses togados comunistas. Vencemos e venceremos sempre!

  99. Diogo estamos com vcs , muda Brasil ou seremos a Venezuela da vez , façam uma campanha para votar a reforma da previdência , quem não quer não tem espírito patriota . Ajude- nos Antagonista e Crusoé vcs tem o meu respeito

  100. Diogo, nao envenene o seu sangue, com pouco saber juridico, Paulo Franscis, esta orgulhoso da sua coragem, voce nao esta so, somos milhoes, aquilo que eles chamam de justiça, o povo, a impresa ja colocou do seu devido lugar na historia, e desespero de quem ja esta sendo julgado por crime contra a naçao, a maioria nao pode estar errada, esses Deuses do saber, nao entraram, foram colocados no STF, o unico erro foi, ter escolhido gente, que nao entende, o que e regimento interno, pois de constitu

  101. A assinatura da Crusoe significa para mim, antes de tudo, um investimento para deixar um Brasil melhor para filhos e netos. Assinante de primeira hora, constato que foi o melhor investimento que fiz nos últimos doze meses para tal finalidade e aguardo, ansiosamente, o convite para a renovação da assinatura. Obrigado, parabéns e vamos à luta!

    1. Faço das suas palavras as minhas! Aguardo a renovação da assinatura. Melhor aquisição de 2018!

  102. A maior divulgação que poderia ter a Crusoe e o antagonista,em todos os níveis,foi doada pelo “amigo do amigo de meu pai” com certeza vocês terão muito mais amigos a partir de agora!Bravo 🔝🔝🔝

    1. Concordo, pois em relação à divulgação, eu que não conhecia a Crusoe, passei a ser assinante. Meio a tanta M. Ainda se extrai coisas boas.

  103. Contamos com vs para passar o Brasil a limpo. Nunca achei que a eleição de Bolsonaro colocaria nossa democracia em risco. Hoje, as atitudes desses ministros no Olimpo do STF, me deixam muito preocupada.

  104. Diogo, sou, sem você saber, sua amiga desde os tempos da Veja em que você criticava os anjos do nosso Barroco Mineiro. Li todos, exatamente, TODOS os posts de O Antagonista desde abril de 2015. Por causa de vocês, recebi o título de pessoa mais bem informada da minha família! Conte sempre com a gratidão desta leitora fiel, e, por favor, não pare de extrapolar!

    1. Ah! E recomendo a leitura de O Antagonista e Crusoé a todos os meus amigos, e mais veementemente ainda aos meus inimigos!

  105. Vc é o ídolo mesmo de minha mãe ! Ela reza toda a noite por vc , Sérgio moro e Bolsonaro !!!personalidades que se encorajam e tem como missão ... salvar o Brasil ✨gratidão

  106. É o momento de levantar a cabeça e gritar, porque o mais simples dos brasileiros foi atingido, não podemos desistir até vencer essa batalha, ainda que a guerra seja longa.

  107. Apesar de tudo o q vcs sofreram e ainda estão sofrendo, percebo o acerto inquestionável de ser assinante da revista e do site. Parabéns pela coragem e credibilidade q vocês inspiram. Bola pra frente e sempre atentos, porque há muito ainda a ser feito. A resistência tem de ser nossa e aguerrida. Vão tentar de tudo para reaver o que perderam.

  108. Analisando toda essa situação arbitrária eu tenho certeza que acertei ao assinar a revista. Parabéns à imprensa independente. Parabéns, revista Crusoé.

  109. Olá Diogo e equipe . CRUSOÉ nasceu para ser diferente de tudo. Foi, é, conseguiu! Penso que o episódio sempre será lembrado como um marco na liberdade de imprensa neste país, parabéns! Sugiro eternizarem o título "amigo do amigo do meu pai" como uma nova coluna em CRUSOÉ, tal qual o "sexta feira" por exemplo! Ps. Teve um dia que John Lennon disse que os Beatles estavam mais famosos que Jesus Cristo. Parece que algo parecido aconteceu com CRUSOÉ em plena semana santa....

  110. Concordo com o Maynard em quase tudo escrito, menos que se autocensure; claro! Não, se prive nem se contenha, senão, ao depois, iremos todos defender a auto-imolação num próximo passo, e é isso que querem os algozes: primeiro nos calar; depois, imolar-nos a todos! Eis o que editamos, em nosso modesto blog, a saber: a) http://gouveiacel.blogspot.com/2019/04/quem-censura-ou-controla-os-censores.html, e; b) http://gouveiacel.blogspot.com/2019/04/toffoli-explicou-mas-nao-justificou-nem.html. Abr *JG

  111. Muito bem! Vocês tiveram uma postura exemplar diante dos acontecimentos. Digna de gente séria, inteligente, experiente e de coragem!

  112. A censura foi para a revista e o antagonista pois todos das redes sociais falam saiu no antagonista e porque é verdade , querem e terminar com a credibilidade da revista e do site por ser hoje único meio de comunicação respeitado por todos .

  113. Eu queria fazer como você mudar para Veneza não ver mais essas notícias que nos revoltam ver a rede globo folha uol .......sumidas

  114. O site O Antagonista e a Revista Crusoé são verdadeiras ilhas de informação das bandalheiras que ocorrem nas entranhas dos poderes da República. É obvio que nem sempre concordamos nos diversos temas tratados, porém a análise serve justamente para a formação da opinião! Afinal, somos inteligentes, não é? Parece que não: os ministros Toffoli (reprovado duas vezes para juiz de primeira instância) e Alexandre (não o Grande, mas o Cínico), pensam (???) que somos idiotas que engolem as suas lorotas...

  115. Parabéns, Mainardi. Como assinante da Crusoé, demonstro minha indignação com a medida. O pior é que a reportagem de vcs era bem mais sutil do que a publicada na Folha, que ouviu pessoas ligadas aos delatores e que afirmaram que tal como o assunto foi tratado, no âmbito da Odebrecht, possivelmente se cuidava de propina mesmo. Está lá e nem por isso a Folha foi censurada.

  116. Parabéns, Diogo! Siga em frente de cabeça erguida e ânimo renovado! Atos criminosos de intimidação não calarão a imprensa séria e o povo que presta do Brasil! As ruas gritarão pela apuração de todos os fatos e atos que envolverem amigos de amigos de pais e de filhos de putas, quem quer que sejam eles!

  117. A armação dos petralhas vão voltar contra eles. Um ministro subserviente a um presidiário e um outro tresloucado. A Sociedade brasileira a cada dia se conscientiza mais. Dá lhe neles Diogo.

  118. Prezados É uma honra ser leitora da revista Crusoé e do site O Antagonista, que teem lutado, incessantemente, para salvaguardar a Lava-Jato, denunciando corruptos, corruptores, crimes de leza-pátria e toda sorte de crimes, que nestes últimos anos jogaram o País, numa crise sem precedentes. Continuem com o seu brilhante jornalismo, de sempre, pois graças a vocês, toda essa sujeira passou a ser de domínio público. Há muito a ser feito e os brasileiros não abrirão mão do seu trabalho.

  119. Entendo que, uma forma de participar, é pressionar nossos senadores a apoiar a criação da CPI da Lava Toga. Acabei de enviar mensagem aos senadores pelo Rio de Janeiro. Diogo, parabéns pela reportagem.

  120. a maior violência após a CF/88. Solidarizo-me com a Crusoé em defesa da democracia. No entanto, é preciso ter senso crítico também com a lava jato. Os méritos da operação não podem servir de pretexto para encobrir abusos praticados por membros do MP e da Justiça. Não assinei as 10 mefidas contra a corrupção porque tem violência contra o indivíduo. O indivíduo é mais importante que o Estado. Mesmo que o preço seja um caminho mais longo para o fim da impunidade. Atalhos são perigosos.

  121. O arbítrio e a censura expuseram muito CRUSOÉ, a vanguarda atrativa de milhares de novos assinantes... O Brasil decente vai tendo ainda mais acesso às novas posições políticas e liberais, que abrem portas para novos tempos de progresso e liberdade. Sejam bem-vindos, novos companheiros, à pequena grande CRUSOÉ!

  122. Carregue essa bandeira da liberdade de imprensa Mainardi, você e seus pares que possam agora, como principais líderes para o alcance de uma liberdade total para a nossa imprensa escrita e falada! Com isso, mudaremos de patamar e nos distenciaremos sempre e cada vez mais desses desidratados e funestos "julgadores", os quais, nós envergonham muitíssimo.

  123. Os amigos e os amigos dos meus amigos mandam um abraço a toda equipe da CRUSUÉ. Sou assinante desde o primeiro número e me sinto representado por vocês.

  124. Acompanho sua trajetória desde muito antes do Antagonista e Crusoé. Minha solidariedade para você e todos os antagonistas é total diante das arbitrariedades que sofreram.

  125. Diogo estou com você, a vontade que tenho de xingar esses Ministros extrapola o bom senso, foi uma covardia o que fizeram com a Crusoe e o Antagonista, mas não conseguirão nos calar.

  126. O Antagonista e Crusoe cresceram com este absurdo episódio. Seremos defensores e parceiros contra este abuso. Vamos lutar juntos

    1. Obrigada por nos ajudar por um Brasil melhor, nós sempre estaremos do lado de uma imprensa livre.

  127. Mas, agora, vira se a página e só ? Numa democracia, um ato tirânico tem que ser punido exemplarmente, porque senão qualquer dúvida contestativa se transformará em silêncio subserviente por paura de reincidência.

  128. Agora, mais do que nunca, deve-se aplicar a lei à quem a violou, no caso os dois ••••••••••• do STF que, c.q.d. claramente, têm muita coisa para esconder.

  129. TODOS NÓS IREMOS NOS MANIFESTAR SEMPRE QUE HOUVER CENSURA E ATOS DE AUTORITARISMO!!! O povo já sabe bem quem são esses senhores...

  130. Sou assinante da CRUSOÉ deste seu principio e uma das causas foi ser seu leitor de sempre. Bem antes da revista. Louvo toda a competente equipe. Continue.

  131. Diogo, realmente todo esse imbróglio está sendo preparado para colocar Lularapio em liberdade. Pois acredito que o Brasil é o único país, que um prisioneiro seja liberado para dá entrevista. Quero acreditar que Beiramar, Marcola e todos os outros presos devam ter esse direito liberado pelo ministro Dias Toffoli. Podem ou não? Essas entrevistas do Lularapio podem tumultuar a sociedade, como toda essa regalia dada ao prisioneiro lavador de dinheiro e outros artigos...

  132. Gostei Diogo do seu pronunciamento, no entanto " se o Sr. como proprietário da revista, site, e é amigo dos nossos amigos assinantes" quando chegar o momento da renovação da revista, mande o boleto. Abraços a todos. Continue perseverante.

  133. Ficaram seguelas, por exemplo a necessidade de autocensura. Aos poucos e com persistência, vão impor autocensura a todos. Pobre Brasil!

  134. Pois certamente conta com milhares de leitores que também não aceitam tais ataques à Verdade!Pise miudinho, vá com prudencia e jurisprudencia, mas...vamos todos juntos:bola pra frente!

    1. Diogo, parabéns por tudo que você já fez, estaremos sempre juntos Abraços César

    2. Somos todos pela liberdade de expressão. Todos temos que aceitar idiotas pedindo LULA LIVRE, é a democracia, mas o jogo desses togados foi mesmo audacioso e desesperador. O país tratou de rechaçá-los, com históricos pouco confiáveis, estão onde mereciam, no top lixo! O STF tá ardendo em chamas, cada um que cuide da sua postura, quatro ou cinco togas são encardidas e sem credibilidade. A depuração segue em curso.....

  135. Correto, Diogo. Autocensura é parte do ser consciente. É prudência, aquela filha da Sabedoria, lembra? Além do mais, se você não fosse capaz de cuidar da sua própria liberdade, como poderia cuidar da liberdade de informação e tudo o mais? A, e nada disso de 'ilha do desespero'. São momentos e eles passam, como tudo o mais nessa vida. A cicatriz vai ficar, mas é só. Forte abraço em todos vocês.

  136. Todos estão tratando os efeitos, porém ninguém trata da causa. A crise pela qual passa o STF vem sendo gestada, na verdade, pela configuração institucional da corte, pela forma e os critérios de nomeação política de seus membros e por previsões legais que incham sua competência, a ausência de "cultura de colegialidade", preconizando decisões monocráticas, além da postura ativista e pouco contida de alguns de seus próprios ministros que valorizam os holofotes. É urgente uma mudança nesses pontos.

  137. A minha mensalidade passou de R$ 9,90 para R$ 14,90, porque eu troquei o meu cartão de crédito e fiquei inadimplente. Imagine R$ 100.000,00 por dia de multa. Esses ministros são bolivarianos, esperando a esquerda voltar ao poder, para se aliarem aos políticos corruptos e ditadores sanguinários. Viva a revista Crusoe!

  138. Putz, Diogo, é minha também essa mesma condição de viver um arremedo de liberdade diante do ato de ditadura pelas mãos do obscuro líder supremo. Prefiro não dizer com clareza o que ele é, em poucas e certeiras palavras, porque não quero morrer e não quero que prendam minha família. Permanecerei nesse arremedo, revivendo dolorosamente momentos da ditadura militar, até que a liberdade PLENA e VERDADEIRA se restabeleça.

  139. Boa tarde Diogo. Te a companhia já há tantos anos... desde antes da Veja e outras revistas da Abri. Estou tão triste com tudo isso. Sinto-me tão envergonhada de ainda hoje...ter que ouvir...ver...testemunhar...esses senhores que são os guardiões da justiça se comportarem como reles ignorantes da guardiã da liberdade democrática...a constituição. Ele...Alexandre de Morais sabe ler ..?? Está lá na constituição... “A liberdade de exercer o ofício jornalístico é livre e Plena...blá...blá..” Então..

  140. Já comentei no Facebook a algum tempo que não gostava de vc. Perdão, estava muito errado, vc via o que nós chegávamos ver. AGORA SOU SEU AMIGO E AMIGO DE SEUS AMIGOS PELO BRASIL.

  141. Deixa eles. Estão desesperados pois serão varridos do alto de seus tronos no Olimpo para a lama. Lama que já se encontram.

  142. Chegou a hora passou da hora é a hora do Brasil conhecer a verdade toda a verdade mas toda a verdade de todos os políticos de toda política. Mas é justo dizer: não há bandidos de estimação não há corrupto de estimação não há mentiroso de estimação...ao infinito. Só assim. Precisa ser assim. O Brasil não aguenta mais! Assim é assim deve ser!

  143. Quando o “amigo do amigo do meu pai” afirmou não ter promovido censura, vez que esta só existe na forma “prévia”, deu mais uma demonstração de seu despreparo técnico e de total desconhecimento do dispositivo constitucional. É um asno (me perdoem os equus asinus). Não à toa foi reprovado duas vezes em concurso para juiz estadual. Surpreende ter logrado êxito na OAB. Reparem como TUDO de nocivo que ocorre no país é consequência do PT. Esse azêmola JAMAIS teve condições de integrar o STF.

  144. Prezado Diogo, vocês estão de parabéns pela coragem e pelo jornalismo sério e imparcial que nos proporcionam, e eu orgulhoso por ser um assinante da Crusoé de primeira hora!! O STF precisa ser urgentemente reformado para um modelo em linha com o Tribunal Constitucional Alemão, com funções e limites claramente definidos e seus membros "eleitos" para mandatos específicos de até seis anos!!!!

    1. Precisamos voltar ao estado primitivo. Punir com a morte qualquer tipo de transgressão, por mínima que seja.

    2. É preciso entender a conjuntura, olhar o processo todo e visualizar o futuro. Vamos lá, - onde está a ONU, organização das nações unidas, para “ defender o que?” - onde está a OAB? Para argumentar e defender o que? Então, como um cidadão de bem consegue entender? Se instituições ditas defensores do Estado de direito são as mais tendenciosas e canalhas? Perderam a vergonha completamente, em nome do que? A imprensa, igualmente canalha, faz parte de toda a enganação. Precisamos voltar ao estado

  145. No STF deveriam estar exercendo a função de ministro, apenas pessoas qualificadas . Qdo isso n ocorre acontece essa lambança.

  146. Diogo Mainardi como sempre lúcido em suas ponderações, mas meu caro vamos com a sua equipe jurídica processar esses prostitutos da liberdade em danos morais e lucros cessantes, pois cometeram dano grave com a revista. Afinal o sócio do Lula e de Zé Dirceu merece uma reprimenda. No mais o que interessa é a liberdade. Estamos com vocês.

  147. O Diogo não é campeão do BBB, mas uma coitada dessas do BBB foi indiciada por intolerância qualquer por causa de uma frase sem sujeito, nem verbo nem predicado. As hostes SS contra a intolerância vão deixar essa país um fiasco.

  148. Diogo Mainardi, ótimo sua auto censura. Na defesa dos interesses nacionais, pediria a "O ANTAGONISTA" e a "CRUZOÉ", uma auto censura para que não batessem em Jair Bolsonaro, "dêm" um tempo. É necessário, agora...

  149. Com certeza, Diogo. Somos amigos de vcs e de seus amigos tb. Sempre estaremos ao seu lado, vc nos representa, da melhor forma da honestidade, da verdade e da decência moral! Só podemos agradecer e garantir q sempre estaremos ao lado de vcs!

  150. Vcs tiveram todo apoio dos assinantes , simpatizantes e para desesperos desses ditadores , de toda a opinião pública. Jornalismo sério, imparcial e que precisa ser defendido nessa treva de manipulação em que estamos vivendo! Em frente meninos!

  151. A facada de Bolsonaro. Foi o que aconteceu com Crusoé e Antagonista. Vocês não só conseguiram atrair a defesa da liberdade de expressão pela imprensa, exceção à Mônica Bergamo da Folha, como devem ter ampliado sua penetração como veículos de informação, aumentando o número de assinantes e seguidores. Parabéns, tanto pela reportagem original como pela resistência nesses quatro dias escuros. E você viu Diogo, seus leitores críticos ficaram totalmente ao seu lado. Mais cafuné e osso com a gente.

  152. Espetáculo de artigo, espetacular!!! O tiro censor daí pela culatra. Grandes expoentes da liberdade de expressão reagiram , restabelecendo e fortalecendo o intocavel direito a liberdade de expressão. E isto tudo irá fortalecer a necessidade de instauração da CPI da Lava Toga, não para a perseguição destes incompetentes censores mas para a restauração da credibilidade de nosso maior tribunal guardião da constituição, o STF.

  153. Pois é, apesar de muitas vezes discordar de seus comentários raivosos e injustos comtra o novo governo, imagino como foi duro pra você e todos da redação se depararem com essa coisa estúpida e medieval chamada CENSURA!

  154. A tempos pensava em assinar a Crusoé, a lastimosa.censura foi a gota d'água. O tiro no pé de Moraes e do "amigo do amigo de meu pai" me fez perceber que o preço da liberdade é, realmente, a eterna vigilância, a irresignação e a altivez. Continuem com o excelente trabalho. Abraços.

  155. Gostaria de entender o que Monica Bergamo falou na Folha. Crusoé e Antagonista aplaudiram o STF quando censuraram a entrevista com Lula (só agora liberada). E agora vcs da direita sentiram na pele a censura. Como é ruim? Então, aprendam a fazer a defesa plena da liberdade de imprensa e de expressão e não somente quando os atinge. Foi um aprendizado.

    1. Amigos, a comparação é pertinente. Liberdade de imprensa defendida tem que ser plena. Plena, segundo a defesa da Crusoé e de 99% de seus seguidores. Quem quiser ler, que leia o que quiser! Proibir porque tem numa ponta alguém com o qualificativo de apenado não tem sentido. É contraditório.

    2. Não se compara coisas diferentes! Um é apenado(criminoso e outro não o é)!!!

    1. A proibição da entrevista de Lula não é censura, e sim colocar a lei para todos e não apenas para outros presos. Entrevista de presidiário é um acinte!!!!

  156. Que ótimo voltar a ler uma coluna sua Diogo! Por muito tempo lia a veja apenas para ler sua coluna. Muitos anos disso! Et veritas vos liberabit. Espero que assim seja sempre!

  157. Continue nesta luta,Diogo. Ou o Brasil toma o rumo da decência agora, ou NUNCA o fará. Sua contribuição para isto foi é será muito importante. Grande abraço.

  158. e, no dia que você falar o que realmente pensa de fulano e beltrano, estarei aqui para ler e replicar, porque sei que será a tradução do que eu também estou pensando deles.

  159. O plano de melar todo esforço de saneamento de nossas estruturas políticas,jurídicas, sociais teve uma derrota nessa investida violenta e desesperada. Mas fiquemos vigilantes pois esses sujeitos têm tentáculos em todas as instituições. A AGU surpreendentemente mostrou seus dentes Alcolumbre comparsa dos corruptos psdb lavando sordidamente as mãos. Graças a Deus temos vozes da maior lucidez e bondade.

  160. Temos que nos cuidar mesmo Diogo, com o inquérito aberto para investigar "fake news", já foi um aviso para o que nos espera no futuro!

  161. Não tenho a menor dúvida que por traz desta atitude arbitrária existem varias razões que interessam somente a eles, porém com esta atitude os ministros aumentaram o ódio contra eles, os leitores e assinantes da revista, a vontade dos Bolsonaristas trabalharem contra estes absurdos e finalmente a transparência que o Brasileiro precisa viver e entender como o bem melhor para a nossa nação!!! Agora só falta este bando de deputados cumprirem a obrigação que é aprovar a reforma da previdência!!

  162. Caros tive assistindo a um vídeo de uma congregação em que o pastor tinha essa visão é que o Brasil seria pesado por Deus é haveria divisões nos poderes e o povo seria chamado a tomar posições é é o que estamos vendo.Deus no controle.

  163. CONFESSE DIOGO! Sei que por traz de tudo houve um MAQUIAVÉLICO PLANO, só SEU, de cutucar um juiz de briga de galo, sabendo que ele iria reagir burramente dando tolas caneladas, a torto (e no Direito)... A meu ver foi um brilhante GOLPE (ops?... “golpe”?... agora já foi, deixa ficar) PUBLICITÁRIO, jamsid visto, não só “nestepaís” (como diria ‘o Lula que tá preso babaca), mas no MUNDO!!! A custo próximo de zero, você passou O CONTO do Amigo VIGÁRIO, na dupla de trapalhões escondida atrás do STF.

  164. Texto ótimo. Na mosca! Esses ministros são medíocres, pequenos e desnecessários. Excetuando a multa de R$100.000,00, que se paga, deverá ser devolvida e os aborrecimentos da Mario para de novo depor, nunca antes tantos se uniram em torno de uma causa justa e nunca um marketing foi tão bem feito, e logo pelo STF. Valeu, Mainardi!

  165. Concordo, plenamente. Não se pode atacar a verdade, apesar de repetidas vezes tentar neutralizá-la com mentiras outras. A censura imposta ao site e à revista repugnou a todos. Isso não se discute. Agora, o que não ficou bem explicado foi a forma com que os jornalistas tivetam acesso ao documento, que era, descaradamente, sigiiloso por imposição legal. À evidência, a liberdade de imprensa não serve de escudo para proteger aquele que, petante a lei, tinha o dever funcional de guarda. Simples assim

  166. Diogo os eleitores tem orgulho de serem assinantes. Isso não tem preço. Foram elogiados por adversários que não fazem jornalismo investigativo e independente. Respeito e Honra se conquista. Toffoli permitiu Lula dar entrevista à Folha TV midia internacional eu li em Portugal. Será verdade? Tem algo no forno que estão preparando (fiquem atentos a luta continua) A revista e o site estão imensos. O poder do pensamento, da busca da verdade e da liberdade não nos tiram.

  167. Eles sempre usam o mesmo modos operandi, seja em qualquer esfera. Quando o ex-secretário da saúde Davi Uip exonerou o Professor Jorge Kalil da diretoria do Butantan em marco de 2017, por eu ser vice diretor e crítico de sua gestão, ele me transferiu para um outro Instituto, mesmo eu sendo pesquisador de carreira por 30 anos com projetos da Fapesp e CNPq em desenvolvimento. Resultado prático, meus colegas ficaram temerosos e tudo ficou sob controle no Butantan. Por isto assinei hoje a Crusoé.

    1. Aproveito o ensejo para fazer o mesmo rs mas no tempo próximo da renovação.

  168. Só entrei para leitor desta revista, porque admiro Diogo, vi diversas vezes no programa conexão Manhattan. Parabéns você ainda acredita que o Brasil sairá do lixão que se meteu, eu 66 anos assistindo os famosos canais Senado, justiça e câmara tenho certeza que minha esperança acabou, nesta encarnação, da próxima vez, vou tentar falar com o universo, não, não ,não nascer no Brasil denovo NÃO. SOCORRO prefiro atrasar minha evolução, lá não dá para melhorar nada NÃO NÃO NAO

    1. Haha, boa! Duro seria se te mandassem para a Venezuela ou assemelhados

    2. Eu te entendo. Às vezes penso não tem como mudar tudo isso. Isso acontece quanto mais participamos e conhecemos. É desanimador mas temos que fazer algo pelas novas gerações.

  169. A seguinte opinião não é (necessariamente) da revista Crusoé, mas certamente é desse leitor: Dias Levei Bomba No Concurso Toffoli, Alexandre Cabeça de Ovo de Moraes, e Gilmar Beiçola Mendes NA CADEIA.

  170. Diogo,sou assinante e sobretudo admirador da coragem e independência de vocês,porém você tem que admitir que aqueles estúpidos deram uma visibilidade para a Crusoé mais que qualquer empresa de marketing . Excelente fim de semana pra todos vocês.

  171. Diogo , tenho o Livro Direito Constitucional do Min. A. de Moraes. Pg. 72 ele escreveu magnificamente sobre a proibição da censura. Porém , por que fez essa afronta é coisa que precisa ser apurada. Interpretou extensivamente " in pejus " o § 1º do art. 43 do Regimento Interno do STF e censurou contrariando o que ensinou. POR QUÊ ? Os fundamentos de defesa de seu ato encontra-se em seus próprios escritos. " Escreveu e não leu... O pau comeu.

  172. Com a devida data vênia, e fugindo do rebuscamento linguístico dos deuses togados, incorporados nos onze Batmans do STF, expresso em linguagem grosseira , um dito popular , para definir a patacoada daquela diminuta corte : " o que é um peido ( flatulência) , para quem está todo cagado ( defecado)?" Perdoem -me a chulice , mas não encontro outra definição tão precisa para esta parvoíce, este ato despótico do STF.

  173. nossa corrente de amigos está ligada pelo ótimo jornalismo que vocês realizam. estamos juntos. força e coragem. essa gente é perigosa.

  174. Estamos juntos !! Mas não posso deixar de comentar que é muito triste a autocensura por advogados. isso, por si só, pode demonstrar uma vitória aos censores do STF..

  175. Contem com o apoio deste leitor. Também me senti atingido. Intimidação, jamais! Vocês merecem todo o respeito e admiração.

  176. Conte com o apoio deste leitor. Também me senti atingido. Intimidação, jamais. FORÇA aí e apoio ao admirável trabalho que fazem.

  177. Eu sou leitor do Antagonista desde o seu primeiro dia ,além de ser assinante da Crusoe . O Antagonista para mim e hoje o único meio de comunicação que confio no que estou lendo , na informação que recebo

    1. Foi pela confiança no Antagonista é que fiz minha assinatura na Crusoé .

  178. Pre cima deles, logicamente dando aquela checada básica com o jurídico, mas reforçando o trabalho investigativo e mostrando que aqueles que não te nada a temer nem lembram da palavra censura.

  179. Ataque a verdade, sem dúvida, ataque aos que levantam alguma voz contra o status quo estabelecido. Quando eu falo que só uma REVOLUÇÃO A LA FRANCESA BEM JACOBINA, os pusilanimes vem com frases de efeito de como devemos permanecer na paz de Jesus! Em tempo feliz feriado da paixão de Cristo!

  180. Gênio da imprensa brasileira. Embora, hj uma imprensa defasada e em suma maioria comprada partidariamente, com o O valor, carta capital, entre outras. Reiinvidico como cidadão o fim desta censura e como cidadão quero justiça, para àqueles que acham se a são.

  181. Há muito trabalho pela frente, Diogo, investigações difíceis capazes de desmascarar estas ratazanas alvoroçadas nos esgotos repletos de corrupção, conchavos ilícitos,sujeiras de toda sorte. Vão ao trabalho e nos entreguem o Brasil que desejamos. Estamos com vocês!

  182. Se soltarem o presidiário LULA o Brasil de e reagir em massa de todas as formas O STF está testando com essa censura á Crusoé qual vai ser reação do brasileiro se soltarem o Lula REVOLUÇÃO

  183. inadmissivel que uma revista tenha que se submeter a autocensura previa, tentando evitar mais problemas com um ministro do STF que deve estar 100% amedrontado com o porvir. Os brasileiros nao admitem censura sob nenhuma hipotese. aguardo ansiosamente sua opiniao sincera sobre tudo isso, diogo

  184. Acho até que a Crusoé deveria solicitar autorizações para fazer entrevistas com outros presidiários, a exemplo do que vai ocorrer em breve com o presidiário-ladrão-mor, Lula. Assim, por exemplo, a Crusoé poderia fazer entrevistas com outros presos da Lava Jato, como o Eduardo Cunha, com o Geddel, e tbm, porque não, com outros notórios presidiários, como o Fernandinho Beira Mar, o Marcola, etc, tudo para aproveitar a 'onda' da entrevista do Lula....

  185. Pela quantidade de comentários hoje, nota-se que a revista cresceu muito o número de assinantes, desde que, tudo aconteceu. Vamos com tudo, pra cima deles. Esse terreno para soltar o LULA já começou a abrir as asas, que a imprensa fique alerta.

  186. Diogo, parabéns e saiba que muitos estão com vc pq lutamos muito por um país democrático em que a livre expressão é uma premissa básica. Precisamos do jornalismo sério, sem viés e queremos que aqueles do Supremo que não cumprem a Constituição sejam banidos e devidamente punidos.

  187. É muito preocupante a frase: "...além de preparar o terreno para a soltura do amigo Lula..." Pura verdade! Toda esta esculhambação só tem este objetivo. Estamos com vocês, Crusoé (com "s").

  188. A censura fez vcs repensarem com seus advogados oq quiz dizer as entrelinhas dessa censura STF? Foi por isso que vcs criaram o NOVOANTAGONISTA? Qual foi a mudança q houve? O antigo está ainda suspenso? Vcs encontram brechas q preocupam e as modificaram no novo? Vão tomar alguma posição de ataque pra fazer valer os seus direitos? E sobre indenização? Perdas e danos? Danos morais? Algo deve ser feito pq existe uma máxima w diz ENQT não se mexer no bolso nada mudará no país Pens nisso

  189. Somos amigos mesmo. Aliás, se o povo brasileiro tivesse a noção do poder de seu protagonismo, teríamos um outro país, pois não?

  190. Tempos atrás assinei a revista Veja por causa de um certo jovem chamado Diogo Mainardi. Hoje, aos 71 anos, sou leitor de O ANTAGONISTA e assinante da Crusoé, de Diogo, Mario e tantos outros dignos jornalistas. Parabéns a todos pelos conteudos da revista e do site. A partir de agora, para mim, a CRUSOÉ passa a ser a REVISTA VERDADE. Abraço fraterno..

  191. Todo apoio à vocês! Vocês nos representam quando fazem jornalismo ético, verdadeiro e isento! Como você, tenho muita vontade de dizer o que penso dos quatro arremedo de juizes que temos naquela corte. Esse dia há de chegar! Por enquanto lutaremos nas redes e se preciso for nas ruas, Parabéns pela coragem. Somos todos antagonistas!

  192. Parabens Diogo e equipe. Parabens Brasil! Nao somos um bando de tontos. Temos crescido na critica e autocritica. Vamos manter o foco no senado pra q promova o impeachment desses ministros q nos envergonham. Nao é o STF q nos envergonha e, sim atitudes isoladas de alguns q nao respeitam nem a si próprios, ao colegiado, tentando impor sua vontade em favor de ricos corruptos, sob a desculpa de garantismo, como se garantismo fosse deixar o cara livre pra usufruir os frutos de seus crimes

  193. Quando o STF dá o cala boca nos investigadores e delatores obstrui a justiça e fragiliza as instituições. Contribui para a desordem política por não decidir com isenção. A suprema corte deu e dá motivos suficientes para investigação.. ninguém está acima da lei.

  194. Somos amigos dos amigos da Democracia, dos amigos dos amigos da Lava Jato!! Não temos codinome criados pelo Marcelo Odebrecht!!

  195. Diogo, estamos juntos. Somos a verdadeira Resistência. Acompanho O Antagonista e Crusoé desde sempre. E sempre repetindo o Mantra: Dilma vai cair, Lula vai ser preso, Bolsonaro Presidente e agora Moro, Bretas e Gebran Neto Ministros do Supremo. IMPEACHMENT de Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski.

  196. Tem razão. O plano é dar um salvo conduto a corruptos de todas as cortes. Fazer do Brasil uma Itália pós “Mãos Limpas”. Só que não estamos na Europa e a América Latina já acordou com a Venezuela.

  197. Há algum tempo,semana após semana,vislumbravamos um Diogo repetitivo e ácido com seus próprios leitores.A sensacional e corajosa reportagem de Crusoé nos uniu novamente.Mostrou a todos que estamos do mesmo lado que é para o bem do Brasil.Contra corrupção,contra os desmandos e o autoritarismo do desacreditado STF,contra a esquerda doentia e contra os coronéis da velha política.Vamos,unidos,ajudar e torcer por Bolsonaro,Moro,Guedes e o sucesso deste governo ainda incipiente.Impeachment para o STF

  198. Diogo, sou seu admirador incontestável desde suas colunas na Veja, antes da infeliz eleição PTista ao Executivo Federal. Sou amigo dos amigos da Liberdade. Liberdade com Responsabilidade.

  199. Diogo, diga sim tudo o que você pensa. Ninguém tem o direito de impedir você de emitir sua opinião. Nós, seus leitores, queremos saber. Tudo.

    1. Diogo, Nós assinantes, assim como todo Brasileiros, contamos com a sua coragem e determinação, para que possamos juntos seguirmos em frente, em busca de uma democracia Plena. Se necessário, vamos as ruas, para evitarmos que "Corporações", façam deste País, o quintal da casa deles.

  200. Diogo Apesar da estupidez, barbarie,e outros absurdos vocês ganharam uma visibilidade inimaginável!!!!!!!!!! Podem continuar com mais lucidez e força. Um beijo meu que estou com vocês desde o primeiro dia.

  201. como sempre o Diogo é brilhante, da voz aos sentimentos da nossa alma!!! obrigada a vocês da Crusoé por nós fazer ainda acreditar na liberdade. não sei usar tantos pensadores mas me lembro s

  202. 👏👏👏👏 Mainardi, eu te admiro há muito temp. O tirocínio de suas ideias,retumbam tão forte, quanto às cordas vocais de Janaína Paschoal. Sinto- me orgulhosa, de estar na mesma sintonia dessas vibrações. Um abraço 🤗

  203. Concorde em TUDO, e não confio NADA no stf, acho que alguns deles tem que sair de lá, tem ter tempo o "mandato" desses ministros, acredito que se tivesse uma prova, muitos deles jamais teriam passado.

  204. CRUSOÉ TEM QUE IR EM BUSCA DO PORQUE DE TAMANHA CANALHICE. QUEREMOS SABER O QUE OS DOIS TEM EMBAIXO DO RABO A ESCONDER. TUDO COMBINADO ? ENTÃO TEMOS QUE DESCOBRIR . LUTA SEMPRE .

  205. Nós, os "robôs bolsonaristas", declaramos ser a favor da mais completa e irrestrita liberdade de expressão e repudiamos veementemente a censura impetrada pelo STF contra a revista Crusoé e o site O Antagonista. Bip bip, bop bop.

  206. Não podemos cantar vitória quando temos o "Pinguim" à solta neste país. Desaparece num passe de mágica, para voltar mais adiante, com outra pior. Vibramos com as pequenas vitórias sobre os trapalhões, certos que nossa indignação sinaliza que os limites estão muito perto.

  207. Torcendo para vcs continuarem a lutar pelo que tem lutado Princípios são princípios e a gente sabe reconhecer quem os respeita E agradece pelo que tem feito por todos nós, ainda que muitos não se deem conta. Ainda

  208. Bolsonaro sofre atentado...Por quê será?Gleisi fala que,se acontecer algo com Bolsonaro,deverá ter nova eleição,pra Mourão não assumir...Como assim?O STF está dando todas as letras q quer soltar Lula,como fez com Zé Dirceu. Está muito evidente,que esta censura foi pra calar o jornalismo sério na internet e nas redes sociais,mas os dois amigos ministros,atestaram seus despreparos(burrice),pioraram a situação,mais nos unimos,e em contrapartida permitiram q Lula dê entrevistas,p MOSTRAR QUEM MANDA.

  209. Diogo, quando sair alguma entrevista do Lula, adoraria se a imprensa séria não desse NENHUM destaque a ela. Nem comentasse. Pense no poder disso. Nada, nem uma única linha. Porque tudo o que eles querem é publicidade grátis. Lula é mestre nisso e a imprensa cai...

    1. Também penso assim Ignoremos essa maldita entrevista!!!

  210. Ainda bem que o bom senso prevaleceu. A censura foi enfim revogada. Cá pra nos agora da pra dizer o que pensa do Toffoli e Moraes? rsrs

    1. Com certeza não foi o bom senso,mas sim a repercussão que teve, então, como vingança "O AMIGO DO AMIGO" decidiu permitir q Lula seja entrevistado,propleminha de alterego..."eu que mando". Aí tem...

  211. Prezado. Bom dia.Era leitor "+" assíduo desta revista. Deixei de ler com "+" intensidade, quando percebi, que o vies aqui é ainda aludir o Brasil ao social falso regime de democracia. O Social-democrata. Viver como o regime alemão, austro húngaro e mais outro e por aí. Percebi, claramente, que o vies ideológico deste canal, era emplacar um tipo Alckmin ou coisa parecida. O novo verniz que foi implantado no Brasil, não é de todo bom na luneta de vocês. O veneno tem lado. "Veja bem"...

  212. E pensar que tudo isso é só a esteira para carregar o maior atrapalho do Brasil. Um fardo chamado LULA molusco. Precisa sem solto a qualquer preco. Nem ginasianos tem idéias idiotas como as de Batman e Robin, dois mal intencionados. Como advogados, não passam de estagiários e um deles é confesso em vídeo de como fazer desaparecer processos. O outro nem respeita a própria opinião em voto sobre a liberdade. Ridículos.

  213. Venho falando muitas coisas a respeito do aparelhamento das instituições,da doutrinação no ensino,da lavagem cerebral dos vulneráveis e desinformados e aos cegos por convicção.Ao fanatismo dessa esquerda,q não faz oposição,tem como objetivo o "quanto pior, melhor".Antes das eleições,comentei q se o PT não conseguisse se perpetuar no poder,com a vitória de Bolsonaro,fariam de tudo pra "forçar" a volta dos militares ao poder,para se vitimizarem,pq os terroristas de 64 chegaram ao poder em 2003...

  214. Certo ,Diogo. Não gaste Montesquieu com essa gente. E o amigo não esquece o amigo. Ainda bem que você não dorme no ponto. Vocês participarão da entrevista ou ela será exclusiva para a Folha amiga?

  215. Parabėns pelo texto, Diego. Exatamente isso. Eles estão usando todos os cartuchos que restam para provocar, amedrontar, soltar o chefe e virar a mesa. Não vão conseguir!

  216. Gostaria de aproveitar o momento onde os ventos da liberdade de expressão sopram a nosso favor para pedir um esclarecimento sobre o posicionamento desta revista quando apoiou censura prévia a entrevista do Lula concedida a Folha em 2018. Medida sustententada por este mesmo STF hoje tão criticado. Onde está a diferença ? No aguardo ansiosamente.

    1. A diferença estava no período eleitoral. Era uma entrevista para apenas um veículo de comunicação. O uso era puramente eleitoral para alavancar o poste do PT. Tanto que agora liberaram e ninguém fala nada.

  217. Diogo... ainda quero ler um artigo seu, falando sobre esse tema, sem auto-censura. Quero que vc fale com todas as letras o que vc pensa. Tenho certeza que os seus leitores, como eu, pensamos da mesma forma!

    1. Também desejo isto mas entendo que agora a ferida ainda está aberta demais, perigoso usar o sangue fervendo para escrever, melhor com a cabeça fria, ácida e irônica.

    2. Eu também ! Durante esses 4 dias de escuridão foram levantadas muitas hipóteses baseadas em declarações feitas inclusive pelo vice presidente, que não podem simplesmente ser ignoradas. Não estou conseguindo extrair sozinha, dentro da minha lógica, uma teoria que espelhe o que está de fato acontecendo.

  218. Pc. Cuidado. O povo não é confiável, por isso seus representantes nos três poderes são a sua cara. O povo é o maior inimigo da democracia.

  219. Tem razão Diogo , gastar Montesquieu com essa gente é heresia. Estou com você: tudo é feito para dar no amigo livre. E isso você não edwuece

    1. não foi desespero mas sim estrategias; tudo pode ser dito dos ministros do stf , mas inteligencia com certeza n falta a eles; eles previram todas as consequencias; o que me espantou foram as reações e silencios de muitos que n condenaram firmemente como o rodrigo maia por exemplo

  220. Impossível não se abalar com um ataque tão violento. Pior ainda é o que você vislumbrou como a intenção subjacente ao ataque perpetrado à Crusoé. Descanse, mas volte logo, seus amigos precisam de você em liberdade completa.

    1. Eu juro que li: "Não baixem a guarda, eles são ministros!". 😁

  221. Caro Diogo, acompanho o seu excelente trabalho há décadas , admiro e concordo com suas profundas análises. Tenho apenas que complementar que não é só a imprensa que está sob censura, mas sim todos os brasileiros. Desde a decisão esdruxula dos "companheiros" Toffoli e Moraes, assim como você, iniciamos um processo de autocensura, estamos sendo vigiados e com receio de ser a próxima vitima. " Que país é esse", como disse o famoso "companheiro" Duque ao ser preso. Lembre: O PODER EMANA DO POVO!!!

    1. Não tenho medo . Nunca fui grosseiro e não serei. Mas não vou deixar de colocar meu pensamento . Ou melhor , minha “expressão “. Não tenha medo. Não tenhamos medo. O medo é a vitória do Poder Absoluto. Não estamos sozinhos. Somos milhões. Não podemos ter medo se somos tantos e tão fortes. E nossa força vem da capacidade de exprimir . Se a perdemos , enfraquecemos. Apoio total a Antagonista e Crusoé.

  222. Dizer a verdade a quem tem o poder nem sempre é o melhor caminho para faze-la prosperar. Diante do escrito lamento pela sua auto imposta renuncia à verdade e aos fatos.

  223. Parabéns Diogo, você definiu o que nos cidadãos mortais estamos sentindo. MEDO. Sim MEDO de manifestar nossa opinião e a Polícia Federal bater a nossa porta porque falamos alguma verdade sobre algum Ministro do STF. Quando isso vai acabar? Continue firme. Estamos juntos.

  224. ....Você meu amigo de fé meu irmão camarada..Diogo, lá atrás quando lia sua Coluna na Veja, comentava com meus amigos e me diziam que você era louco. Te admiro muuuito. Graças a você, Mário, Cláudio, Felipe, Marco Villa, Nêumanne, Augusto Nunes, Zé Maria Trindade e tantos outros a Democracia para em pé. Vai, Brasil!!

  225. Seremos amigos de O Antagonista e Crusoé, e dos amigos que prezam a verdade e a liberdade de expressá-la incondicionalmente. Caminharemos, juntos, para a plena democracia. Continuem com coragem e fé, no exercício de direitos fundamentais. Vida longa à Imprensa honesta e livre!

  226. Foi impressionante a reação de todos contra a trapalhada dos dois ministros. Concordo com o óbvio : isso é parte de um projeto . Era a partida para desclassificar reações para o que viria dos representantes no Supremo do PT e do PSDB. Mas não deu certo. Esses ministros saíram menores , e o restante do STF deve agir para não se apequenar também. A Sociedade Esclarecida reagiu à altura. Vitória da Democracia.

  227. Liberdade abra as asas sobre nós! Nunca desistiremos da Liberdade .Esse direito está acima de regimes políticos e não será perdido em nenhum momento Muitos que tentaram morreram ou estão vagando como zumbis tentando se manterem entre os vivos e sobrevivendo às custas do sangue dos tolos e ignorantes.

    1. Foram promovidos de advogados de bandidos para supremos chefes de quadrilha..

    1. Exatamente. Crusoé e O Antagonista são protagonistas nesta revolução pela qual passa nossa história. Vcs estão fazendo e, literalmente, escrevendo nossa história de guerra contra o comunismo. Desde antes de Lula preso amanhã, o papel de Diogo tem ajudado a nos libertar das travas impostas através da alienação e destruição de valores, do relativismo moral. E não podemos nos esquecer do meu amado Cláudio. Quanta luz este jornalista trouxe aos calabouços da corrupção. Fiquem firmes. Deus é fiel!

  228. Parabéns Diogo!O Brasil agradece a coragem e independência de vocês! Vamos colocar na cana os amigos dos amigos dos corruptos

  229. Boa, Diogo. Ficou claro, na censura ao sujeito com 40 (?) seguidores, que o alvo é a Jato, os procuradores e a divulgação das descobertas. Tentaram pavimentar. Mas os censores recuaram pra tomar impulso. Questão de sobrevivência. Sujos. E vocês devem tomar impulso: no ngavetamento do inquérito fake, na impossibilidade de Toffoli julgar qualquer coisa ligada a operação LJ, indenizações. Sucesso.

  230. Avante Diogo a independência de Crusoé e de O Antagonista é importante demais para que, nós, leitores continuemos tomando conhecimento de fatos relevantes e que na mídia em geral não são relatados. Somos Lava Jato, somos pelo impeachment de maus ministros, somos pela CPI Lava Toga.

  231. Toffoli o amigo do amigo de meu pai e Alexandre nem imaginam que já se tornaram oração de fiel ardoroso que reza inesquecíveis 4 vezes por dia.Estão e sempre estarão na boca do povo até e além de que se esclareça porque queriam tanto censurar Crusoé e O Antagonista. O q rodou 2 x no exame da OAB amigo do amigo de meu pai e o pau mandado do censor morrerão lembrados por seus atos e pelo q ainda está por vir.

  232. Diogo, desde tua coluna na veja, admiro tua coragem, tua honestidade, com uma credibilidade incrível. A Crusoé e Antagonista representam a única fonte de imprensa isenta e com credibilidade ilibada. Como disse Paulo Guedes, andar sozinho nesse pais podre, cheio de bandos oficiais e bandos comprados é phoda. Mas os cidadãos brasileiros de bem, estão como vocês... Avante compatriotas...

    1. Seremos amigos de O Antagonista e Crusoé, e dos amigos que prezam a verdade e a liberdade de expressá-la incondicionalmente. Caminharemos, juntos, para a plena democracia! Continuem com coragem e fé! Vida longa à Imprensa Livre!

  233. Não há dúvidas tratar-se de uma conspiração contra a Lava-Jato; nesse caso, partida de alguns dentro do STF (mais do que dois apenas), mas com ramificações nos outros dois Poderes e no mundo político da Velha Política. Os alvos são a Lava-Jato, o MP, os promotores individuais como Dallagnol, os juízes como Bretas, mesmo a regra da delação premiada. Além disso, a Reforma de Moro contra a Corrupção. O envio do Caixa 2 para o STE faz parte dessas manobras também. É uma conspiração sim. Alerta !!!

    1. Quer dizer que a AGU deu apoio a uma conspiração contra a Lava-Jato?

    2. O ataque aos mensageiros (a imprensa) é uma Tática, para inibir. A Estratégia e acabar com a Lava-Jato, de sobremesa soltar Lula. Eles são poderosos e usarão desse poder, mesmo atropelando a Constituição. Por que...Porque eles estão com medo. Eles sabem que, no andar da carruagem da Lava-Jato, serão pegos e se tornarão hóspedes de Curitiba, junto ao amigo de meu pai.

  234. Essa gente não sabe o enrosco que provocaram. A Crusoé e O Antagonista representam a linha de frente no jornalismo para nós, brasileiros honestos e intransigentes no combate à corrupção e aos esquemas criminosos. Sabemos que vocês não desistirão. E estaremos aqui para apoia-los até o fim.

  235. Tanto abre caminho, que o próprio Dias Toffoli, já liberou que o DETENTO, Lula, de entrevistas, de agora em diante, o STF, conduzirá o DETENTO, a liberdade, o crime compensa, com amigos assim.

  236. Mainardi está enxergando o óbvio que ninguém gosta de admitir. Os braços da ORCRIM continuam aí e a corrupção sempre encaminha ditadura. Estes Maias (filhotes de déspotas) só são mansos até que peguem força ou fiquem acuados.

  237. Podem fazer manobras as vontade pois Lula não sai da cadeia! Alguns ministros do STF saem em breve, até Dezembro! Estão mais frágeis do que imaginam!! Como já disse anteriormente, tarefa hercúlea limpar chiqueiro com porcos dentro!!

  238. Perfeita análise Mainardi, vou mais além, não só preparam a soltura do Lullarápio, bem como, está chegando a hora do PSDB, daí a tabelinha dos aloprados do Supremo.

    1. ... e aí verão o verdadeiro caráter do Celso de Mello e dos demais.

  239. Mainardi sentiu e percebeu o tamanho da encrenca. Com estes "senhores de escravos e seus causídicos" não vai. Impeachment já !

  240. Doeu, né? Agora você viu o que aqueles que te defenderam passam? E viu que seus ídolos da “liberdade” (FHC e outros tucanos de alta plumagem) NÃO fizeram? Espero que tenha sido uma lição pra vocês. Na maior parte das vezes a tia careta tem mais bom senso e capacidade do que o professor universitário laureado.

    1. Eu mencionei Amoêdo? Gosto muito dos Antagonistas, e uma coisa que precisam se mancar é que as camadas mais populares tem maior bom senso que aqueles que se julgam donos do pensamento. Sejam quais forem. E o toque foi para lembrarem daqueles que NÃO SÃO jornalistas e também foram enfiados no inquérito.

    2. Que lição, Silvia? Amoedo se posicionou veemente contra a censura!

    3. De tia pra tia : seu problema não é ser careta, seu problema está muito além da caretice. Vai por mim e se cuida enquanto é tempo!

  241. Na década de setenta eu lia, meio escondido, o Pasquim e tinha medo da repressão. Bobinho que era! Hoje sou Crusoé. Leio e espalho suas, nossas, notícias e artigos. Resilientes e resistentes, somos.

  242. pois é depois de 35 anos esperimentamos a censura por parte de algum poder, mas do mesmo jeito que acho que esse o STF, so nos provou que não serve para nada, a não ser dar muita despesa

  243. somos todos CRUSOÉ e Antagonista. Nunca a verdade poderá ser calada. Parece mesmo que estão tirando a venda da justiça e a amordaçado.

  244. Pois é... seria um pensamento muito simplista acreditar que a censura foi apenas devido à reportagem. O recado foi recebido por quem tem coisas a esclarecer. Estamos mergulhados numa treva ...

  245. Ué? E vocês não gostaram de terem censurado a entrevista do Lula??? Agora bebam com gosto do próprio veneno!!!! Chupa Mainardi!!!!!

    1. A gente tem um arremedo de esperança quando vê a sociedade se unindo em torno do mesmo ideal , a liberdade Pensei até trocar meu nick por um mais otimista, mas durou até ler esse comentário.

    2. Acho q precisa desenhar para o Carlos que Lula é um presidiário, portanto, julgado e condenado em 1a e 2a instâncias, e que condenado não tem direito a dar entrevista. Será q desenhando ele vai entender??

    3. Você é imbecil assim mesmo ou tá só de brincadeirinha?

    1. Gosto do Mainardi desde “A TAPAS E PONTAPÉS”. Neste momento, light. O momento exige. A Crusoé e o Antagonista só saíram ganhando neste caso. Impossível deixar de ler.

  246. Ao Parlador de Veneza: tenho sido seu crítico contumaz. Possivelmente continuarei a sê-lo, pois deploro seus ataques ácidos a um homem simples e patriota que levantou milhões para salvar nosso país da imundície cleptopetista. Contudo, há valores maiores que se erguem a cada passo da guerra (que continua). Nessa batalha contra as togas despóticas, sou seu parceiro. Fiquem firmes. Pior que uma imprensa equivocada ou destoante do sentimento nacional, é não haver imprensa. Crusoé "victrix"!

    1. Pior cego é aquele que não quer ver, este Sr que ora é lembrado por tirar muitos das trincheiras da escuridão é o mesmo que arregimentou varios companheiros e familiares ao estrelato do submundo do crime e, que agora, por aqueles que continuaram está odisseia colocaram os mesmos de volta a essas trincheiras,

  247. Texto extraordinariamente bom, como sempre. Que venha mais reportagens sobre essa dupla que envergonha o STF e o Brasil, na verdade já aguardava alguma hoje. Que vá flecha, enquanto tiver bambu, como disse o antigo PGR :)

  248. Muito bem, Mainardi. Esse foi um tiro no pé da dupla Tofolli/Morais. Se não por com intenções suspeitas(soltar Lula), por estupidez e despreparo.

  249. A luta pela liberdade é constante. Para a imprensa ser livre ela não pode depender de patrocínio estatal. Por isto ela deve estar comprometida com a verdade e com seus eleitores. Não existe verdadeira autonomia de imprensa se existir dependência econômica.

  250. PARABENS MESMO A TODA ESSA NOSSA EQUIPE,POIS COMO ADMIRADOR E ASSINANTE ME SINTO ORGULHOSO DE VCS.E ME SENTI LESADO ,MAS QUE TIRO FOI ESSE?....NOS PROPRIOS PES.QUE BURRICE ABRAÇOS

  251. É sempre assim, alguns pagam, e caro, para que a máscara de outros caia. Os dois censores demonstraram como os podres poderosos se comportam. Agora ficou claro, será que ficou mesmo(?), para que essa gente foi colocada lá. São fiéis aos seus chefes e não aos princípios. Onde está a grita dos parlamentares que sapateiam sobre o túmulo da vereadora Marielle. Nesses momentos a verdade fica exposta. Uma fratura exposta com risco de uma osteomelite. Quando isso acontece deve-se amputar o membro(s).

  252. ESTAMOS JUNTOS DIOGO! CALA A BOCA NUNCA MAIS! stf que se retire para o que representa hoje para esse pais...nada...nadinha...

  253. Grande mainard,você pode estar censurado ,eu não, pequeno ministro,nem de excelência eu vou chamar,porque de excelência nada tem,ministro você saiu pequeno desse episódio, continue firme e forte mainard,porque vocês da Crusoé e antagonista saíram GIGANTES

  254. No funfo , no fundo mesmo, o que eles estão e semeando e cultivando a soltura do " O amigo do meu pai, pois o outro é figura inrelevante, é pau mandado e feito sob medida, para causas sob medida, não prosperar!

  255. A estupidez dos censores, como vc bem destacou, acabou por revelar, aos amigos do BRASIL e também aos amigos dos amigos desta pátria tão injustamente censurada, que há muito mais verdades a serem tiradas da escuridão encoberta pelas togas negras dos tribunais, Parabéns Amigo Diogo.

  256. Parabéns a todos que fazem a revista e o site, inclusive pela consciência de que tivemos - vocês editores, nós leitores e a sociedade em geral - apenas uma breve vitória, pois continuarão tramando a liberdades de seus respectivos chefes e subchefes.... A proósito: genial a ideia da tarja negra sobre os nomes dos dois aloprados levianos....

    1. Diogo, acho que valeria a pena mencionar que a estratégia do "lawfare", ao contrário do que vive repetindo aquele casal de causídicos que está sempre impetrando recursos em favor de seu cliente, nunca foi o meio utilizado pela Lava-Jato contra Lula e seus corruptos, mas sim pelos dois jovens togados, que pensaram estar condenando a revista à asfixia financeira, mas acabaram por promovê-la a um novo patamar, reconhecida até no exterior....

  257. Fiquemos felizes, o desespero desta ação demonstra o incomodo causado. Muitos amigos não conheciam a Crusoe e após o ocorrido passaram a conhecer. Espero que o número de assinantes cresça cada dia mais. AVANTE CRUSOÉ

  258. Parabéns a toda a equipe da Crusoé e de O Antagonista. Não esmoreçam, perseverem e continuem a divulgar as notícias e os fatos. A verdade triumfará. A luz dissipará as trevas e mostrará a verdade nua e crua. O Povo Brasileiro merece respeito e compaixão. Chega de sofrimento. Foram 16 anos de desmandos graças à canalhice de políticos do PT, PMDB e PSDB. Estamos fartos da impunidade, do desrespeito aos Brasileiros de Bem, da corrupção cortejada por muitos, da censura e das trevas.

    1. Graças a vocês levantaram a tampa da privada, e chamaram mais atenção às cagadas ! Agora todos queremos saber mais! Parabéns, Diogo, te admiro demais, e parabéns, pela virada d’0 ANTAGONISTA! Gostei

Mais notícias
Assine agora
TOPO