Marcos Corrêa/PRMourão e Bolsonaro durante o café com jornalistas nesta quinta: "página virada"

A guerra do Planalto

A ofensiva da ala mais radical do bolsonarismo contra o vice-presidente chega ao ápice. Publicamente, Mourão e Bolsonaro tentam aparentar normalidade, mas nos bastidores o clima não é nada bom
26.04.19

O que antes eram apenas críticas de bastidores, somadas a estocadas sazonais e cifradas nas redes sociais, virou guerra. Por três dias seguidos, Carlos Bolsonaro, o filho do meio do presidente da República, disparou freneticamente contra o vice-presidente, o general Hamilton Mourão. O 02 expôs claramente que a desenvoltura de Mourão incomoda e é vista com desconfiança pelo núcleo familiar do presidente. A impressão é de que o vice quer substituir o titular. Por mais que tenha se esforçado para não demonstrar publicamente sua inquietação, Mourão se irritou com as críticas.

Tudo começou no sábado, 20, quando um vídeo do escritor Olavo de Carvalho com ataques à ala militar do governo, que tem em Mourão seu principal representante, foi postado no canal de Jair Bolsonaro no Youtube – as redes do presidente, já não é mais segredo para ninguém, são administradas por Carlos. Na manhã seguinte, o vereador redobrou o esforço para difundir a mensagem de Olavo. O vídeo foi apagado no início da noite do domingo. Mas as poucas horas em que esteve no ar foram suficientes para acirrar os ânimos.

Parlamentares do  PSL e militares com assento no Planalto fizeram fila para reclamar com o presidente da postura de Carlos Bolsonaro. Pediram que ele contivesse o 02. A reclamação parecia ter surtido efeito. Na noite de domingo, o vereador anunciou que começaria uma “nova fase”, “longe de todos que de perto nada fazem a não ser para si mesmos”. “O que me importou jamais foi o poder. Quem sou eu neste monte de gente estrelada?”, ele postou no Twitter. A “gente estrelada” a que Carlos se referia eram justamente os generais.

CMRJCMRJCarlos, o filho 02 do presidente, refugiou-se em um clube de tiro e pôs-se a disparar contra o vice
A “nova fase” de Carlos, porém, foi de curtíssima duração. Na manhã de segunda-feira, ele não se conteve e assumiu a linha de frente da artilharia contra Mourão – e a defesa enfática do discurso de Olavo de Carvalho. Ele recorreu à estratégia de usar postagens e declarações antigas do vice para passar a ideia de que Mourão age contra Bolsonaro. Republicou, por exemplo, um post em que a jornalista Rachel Sheherazade elogia o vice, critica o presidente e que teria sido curtido por Mourão. A mensagem de Carlos Bolsonaro resgatando a “curtida” do vice vinha acompanhada de uma frase: “tirem suas próximas conclusões”.

O 02 também postou, como mais uma evidência do que considera ser um movimento calculado de Mourão para se contrapor ao pai, a imagem do programa de um evento para o qual o vice fora convidado, nos Estados Unidos, a propósito dos 100 dias de governo. O texto dos organizadores era crítico a Bolsonaro e dizia que Mourão “emergiu como uma voz de razão e moderação”. Foram sete postagens, ao todo, com petardos contra o vice. Em outra, o filho do presidente escreveu: “Estranhíssimo seu alinhamento com políticos que detestam o Presidente.” Nessa, ele se referia ao discurso adotado por Mourão logo após surgir a notícia de que o ex-deputado Jean Wyllys, do PSOL, deixaria o país.

Os ataques de Carlos Bolsonaro foram endossados por seu irmão mais novo, o deputado federal Eduardo Bolsonaro. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o 03 afirmou que o 02 estava apenas reagindo a “isso tudo que salta aos olhos” e que as declarações do vice causam ruído. O mais moderado entre os três filhos políticos do presidente, o 01, optou pelo comedimento: a Crusoé, o senador Flávio Bolsonaro disse que não gostaria de jogar “gasolina na fogueira”. “Me poupe, irmão.”

A fogueira já não precisava de mais gasolina. Mourão, nos bastidores, dava sinais claros de descontentamento. Não só com Carlos, mas com o próprio Jair Bolsonaro. Segundo interlocutores, o vice ficou especialmente irritado ao ler notícias de que o presidente estaria incentivando os ataques. Na terça-feira, o vice se queixou diretamente a Bolsonaro. Acordou cedo e chegou à reunião ministerial no Palácio da Alvorada antes dos demais ministros para conversar com o presidente sobre o assunto. Ficou combinado que haveria um esforço conjunto para evitar mais confusão. Dali em diante, os dois fizeram questão de dizer que os ataques eram “página virada”.

Vivi Zanatta/FolhapressVivi Zanatta/FolhapressOlavo de Carvalho: Bolsonaro deu um puxão de orelhas no guru
Em um café da manhã com jornalistas na quinta-feira, do qual Crusoé participou, Bolsonaro procurou seguir o trato à risca. Tentou mostrar descontração. Ele e o vice se esforçavam, a olhos vistos, para dar a crise como vencida, embora houvesse sinais de desconforto. Bolsonaro, a certa altura, disse que vice é “uma sombra que às vezes não se guia de acordo com o sol”. “Mas por enquanto está tudo bem”, afirmou. E continuou: “Não tem atrito. Estamos dormindo todos os dias juntos, dando beijinho a noite toda. Briga aqui é só para ver quem vai lavar a louça”, brincou o presidente. “Ou para ver quem vai cortar a grama”, emendou Mourão, entre risos. “Esse casamento aqui é até 2022, no mínimo. Até lá, a gente vai ter que dormir juntos”, disse o presidente. “Em um excelente casamento, se todo mundo disser sim, sim, sim um para o outro, não vai dar certo.”

Apesar do esforço de pacificação de parte a parte, Bolsonaro, de novo, evitou fazer críticas ao filho. Disse que tem conversado com Carlos e que “nem sempre” fica satisfeito, mas ponderou que o 02 tem liberdade de falar e que continuará “colaborando” na gestão de suas redes sociais. Olavo de Carvalho recebeu um puxão de orelhas.

Hamilton Mourão, sentado à direita do presidente, mostrou-se resignado com a situação. “Todo mundo tem direito a emitir sua opinião. Não é porque o Carlos é filho do presidente que ele tem que ficar de bico calado. Se ele não gosta de determinadas coisas, de determinadas ações minhas, ele tem o direito dele de expor. E a partir do momento em que eu me predispus a participar do jogo político, eu estou para ser criticado. Já falei para vários colegas que eu, na profissão que exerci por 46 anos e o Bolsonaro por 15, a gente não podia ser aplaudido, mas também não podia ser vaiado. Agora tem gente que me aplaude e tem gente que me vaia. Faz parte do jogo”, disse Mourão.

Perguntado por Crusoé se avaliza ou incentiva as críticas do filho ao vice, Bolsonaro respondeu: “Pode ter certeza que eu converso com ele (Carlos), e nem sempre eu fico satisfeito. E ele, como o general disse aqui, tem liberdade de falar”. E há algo na postura do vice que o incomoda? “Olha só. Ele (Carlos) tem o direito de falar, pô. Até a esposa dele (Mourão), que está em casa super apaixonada, reclama, pô. Mas, ao contrário do meu filho, eu não critico nem elogio”, disse o presidente.

A despeito da operação para tentar a pacificação, e da promessa de Bolsonaro de que o filho deverá entrar em uma fase mais serena, o 02 não pretende parar com os ataques. A estratégia é constranger Mourão, deixando cada vez mais claro que ele age contra o que pensa Bolsonaro. “A gente quer fazer ele se tocar e ver que ele está atropelando e indo contra o governo Bolsonaro”, Crusoé ouviu, sob a condição de anonimato, um membro do clã. A bandeira branca, aparentemente, está longe de ser hasteada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gente, não sejamos HIPÓCRITAS!! Independentemente do q Carlos Bolsonaro postou, contra fatos não há argumentos!!! O vice tá "queimando" o Presidente. alguma dúvida??????

  2. Não esperava de Bolsonaro essa atitude meio alienada de ser. Parece que não tem o comando das ações do governo. Nem da família, que parece querer atrapalhar mais do que ajudar. Ficam dando ouvidos ao Olavo, que se fosse guru, estaria no Tibet.

  3. Como eleitor do Jair tenho medo de me decepcionar com Mourão. Nunca acreditei que ele conspirasse - ainda não acredito. Espero nunca estar errado nisso, seria uma tristeza.

  4. O general Mourão é quem dá um verniz de equilíbrio e racionalidade ao governo Bolsonaro, porém esses extremistas irracionais de direita não têm discernimento para observar isso, não enxergam e nunca vão enxergar que as posições de Mourão ajudam a tornar esse governo apoiado por um bando de malucos, mais palatável. O general Mourão, de longe, faz mais falta ao governo do que o presunçoso Olavo de Carvalho e os desvairados filhos de Bolsonaro, Carlos e Eduardo.

  5. Mourão sempre deixou claro q tinha opinião própria, e algumas contrárias às do presidente. Isso não é novidade! Carlos e Olavo foram importantes na eleição do presidente, mas não os responsáveis. Dos 60 milhões, deve ter uns 10 milhões de Carlitos e Olavistas, e olhe lá...Então, baixem a bola e parem de criar confusão, q aliás, é só por que os "indicados" por Olavo têm/Se mostraram inertes e tiveram suas luzes ofuscados pela atuação dos militares...Tiremos os militares ou os olavistas. E aí?

  6. É a primeira vez na recente história política brasileira que ouço e vejo um vice presidente , com está postura ! Não acho correto ! Um vice presidente deve ser um aliado do presidente , não contradizer abertamente este . Ele pode até discordar do presidente , mas esta discordância deve ser manifestada ao presidente não a mídia . Considero uma deslealdade imperdoável ! Gostaria de ver os dois governando conjuntamente , eles ganham como líderes e o Brasil como nação !

    1. Concordo Carmem, e acho que é tdo deslumbramento do vice-general,

    2. pensei que tinha votado no Bolsonaro...me enganaram direitinho, votei em um vereador para Presidente, infelizmente.

    3. Desleal é a atitude do filho, criando intriga, influenciando opiniões contra o governo do próprio pai, balançando o barco.

  7. CARLOS BOLSONARO VC NÃO DEVIA OUVIR O OLAVO DE CARVALHHO QUE NO MOMENTO É CONTRA OS MILITARES ,OU VC ESQUECEU QUE SEU PAI É MILITAR DA RESERVA.

  8. Temos, pela primeira vez, um vice que tem luz própria, que é atuante e preparado. Não foi "feito à imagem e semelhança" do presidente e isso é ótimo. Tem representado o país com dignidade e competência, sem, ao contrário do que dizem os detratores, tentar fazer sombra ao presidente. Afinal, Bolsonaro é ou não capaz de confiar e delegar poder aos seus escolhidos? Quando em campanha disse incontáveis vezes que formaria uma equipe técnica e altamente capacitada. Está com medo de quê?

  9. O Bolsonaro fala pelos cotovelos e atrapalha o trabalho de seus ministros. Seus filhos interferem demais e o pai, parece-me um "paimonha". O General Mourão, nitidamente, é muito mais bem preparado em todos os quesitos e isto incomoda a família "Boçalnaro", com toda a vênia. Será que o Presidente não aprendeu nada em 30 anos de congresso nacional?!

  10. Olavo de Carvalho e o novo peleguismo — socialistas que se apresentam trasvestidos em pele de conservadores. O primeiro desses histriões a ser desmascarado foi o jornalista Reinaldo Azevedo. É fácil identificá-los: fale bem dos militares brasileiros, ou elogie seus governos... o 'mbaiado fica vermelho na hora.

  11. Não há guerra nenhuma. O que há é um vice que fala demais, e quase tudo o contrário das promessas de campanha de Bolsonaro que têm apoio de seus eleitores. Basta que Mourão cale aquela boca grande que tanto agrada à esquerda e à grande mídia que sempre procurou destruir Bolsonaro.

    1. Daros você falou a verdade O vice Mourão é admirado pela esquerda se aqui na faculdade realizasse uma pesquisa sobre o vice ele ganharia do presidente 90 porcento. você é um homem inteligente sabe muito bem que o vice é um estatista de uma biografia invejável é o certo para governar esse Brasil. (Não nega eu sou petralha com muita honra).

  12. Este Igor gadelha, aquele que disse que Bolsonaro vivia em um condominio de luxo? Aquele mesmo que o porta-voz nao entendeu a pergunta dele, porque foi muito mal feita? Ahhhh...ta.

  13. Isso tudo é de uma infantilidade absurda.Eu digo e peço até encarecidamente a Crusoé e sei que não posso pautar a revista.Mas a melhor coisa a fazer é não dar mais notícia sobre esses filhos do Capitão.Sem repercutir o que eles dizem , eles irão já já para o ostracismo que merecem.Pensem nisso! Vamos falar apenas de suas performances como políticos que são e avaliar se eles estão sendo merecedores dos mandatos que receberam da população.Isso já basta.

  14. Deixem Bolsonaro trabalhar. Muito alarde, muitos exageros. Claro que haverão problemas internos. Mas há muito mais coisas importantes a serem resolvidas. Fumaça onde NEM FOGO HÁ.

  15. Esse moleque (sim, moleque) parece marionete controlada por Olavo. O que ele faz, efetivamente, como vereador do RJ? Seus eleitores que o avaliem e repensem seriamente seus votos na próxima eleição.

  16. Flávio não quer jogar gasolina na fogueira porque está enrolado com Queiroz e por isso não assinou nenhum dos requerimentos para a instalação da CPI da Lava Toga. Al Capumbre não está só no engavetamento da CPI.

  17. Carlos é um cidadão como qquer outro brasileiro! tem o DIREITO de externar suas opiniões. Se essas opinioes geram tanta reação da imprensa é pq ele está correto! Mourao foi eleito com a pauta de Bolsonaro e logo após a eleiçao deu uma guinada de 180°. Eu votei na pauta de governo do Bolsonaro e ver seu vice afrontar isso me causa revolta! Alguém tem q mostrar q vice tem q defender as mesmas ideias do titular! Estao crucificando o Carlos por dizer a verdade: Mourão se deslumbrou e se esquerdizou!

  18. A ala radical é o próprio povo, aí é que todas as análises novelistas morrem. Não há guerra interna. A missão é que é dura, mas vai ser cumprida. O que a mídia não entende é que há disciplina e basta uma ordem para o barco voltar ao seu rumo. O Brasil vai ser uma grande nação, essa é a missão.

  19. Bolsonaro está se mostrando um verdadeiro banana. Não consegue conter a verborragia do filho, será que vai conseguir governar?. Será que eles estão pensando no Brasil e nos seus desafios? Que pastelão mexicano...

  20. Esse governo é composto de Ministros profissionais/técnicos, que lutam diariamente para combater os 24 anos de aparelhamento ideológico que serviu de “cabide de emprego” para pessoas incompetentes que eram amigas dos Reis e Rainhas do Brasil. Não podemos esquecer do conluio da ala corrupta do Legislativo com a do Judiciário para prejudicar e conter as mudanças que os ministros profissionais/técnicos do Executivo querem fazer? O presidente está no caminho certo para um novo Brasil!

  21. Que maravilha ver o governo Bolsonaro , surfando nas ondas da DEMOCRACIA, depois de 16 anos convivendo com vices “poste”, Bolsonaro nos presenteia com um vice atuante e importante para as relações exteriores e desenvolvimento do país com sua experiência e conhecimento; a mídia tradicional aparelhada e os esquerdopatas, estão desesperados que após quatro messes de bombardeios diários notícias tendenciosas ou falsas, não conseguem desestabilizar esse novo modo de governar!

  22. A maior pergunta séria: Quem está com Guedes? Bolsonaro ou Mourão? Enquanto a briguinha estiver na pauta de costumes, deixem eles brigarem... o meu medo maior seria os militares estarem contra a pauta reformadora e liberal do nosso Ministério da Economia! Temos 3 áreas no governo, fazendo muito bem o seu trabalho, "apesar" do Chefe. Não precisamos de mais ninguém para atrapalhá-los.

    1. No meio militar e também no civil vale a máxima " manda quem pode, obedece quem tem juízo". Se Bolsonaro, quando na ativa, já não aceitava tudo que vinha dos generais (e foi por isso que saiu), não vai ser agora que ele vai se curvar a eles. Não tenho a mínima dúvida que Bolsonaro seguirá as orientações de Guedes. Inteligente, não é quem sabe tudo, mas quem aprende rápido e isso Guedes já falou sobre Bolsonaro, aprende rápido.

  23. Mourão foi eleito com o discurso conservador de Bolsonaro, e mais tarde começou a dar declarações contra posições e decisões do governo. Naturalmente, quem o elegeu demostrou insatisfação , aí vem a mídia que se diz imparcial e classifica esses eleitores de ala radical do bolsonarismo, nivelando-os aos radicais de esquerda, que apoiam cegamente seus eleitos, sejam eles corruptos ou não. Quem elegeu Bolsonaro, em sua grande maioria, são Brasileiristas, não apoiadores cegos de Bolsonaro.

  24. Por um tempo pensei que era só “intriga da oposição”. Infelizmente não tenho mais dúvidas que Mourão, tal qual uma espécie de Iago de Sheakespeare, ambiciona fortemente o posto de seu comandante. Pior para o Brasil.

  25. Os filhos do Presidente ...Parece nome de filme .Acho que todos devem pensar no país e exercerem suas funções, o que a gente pensa do chefe ...guardamos pra nós .Quem fala demais da bom dia a cavalo .

  26. As atividades do sr Mourão, não mostram q ele é inteligente nem preparado .. ele só está conseguindo agradar , aos esquerdopatas, que detestam o BOLSONARO e q jamais votariam nele .. inteligente seria se guardasse p si , as opiniões divergentes . Nesse momento, divergir do presidente, publicamente.. só mostra q na política ele não é confiável,e no público, ele não tem a menor educação. É um sem noção.

  27. "Os filhos do Presidente", este poderia ser o título de filme que mostra como esses guris mimados podem atrapalhar a governabilidade do nosso País. Bolsonaro precisa dar um pito neles e manda-los sentar no "cantinho do pensamento", ou dar um belo castigo para cada um. Vale lembrar que quem foi eleito para comandar o Brasil foram Bolsonaro e Mourão, que inclusive é um lorde.

  28. Bolsonaro se elegeu sem abrir a boca.. e nós sabíamos q ele não tinha condições de enfrentar um debate e votamos mesmo assim( voto anti pt). Já Mourão é muito mais inteligente e preparado!! Isso deixa o clã ressentido, e só vai piorar a medida q o tempo passar!!

  29. Os filhos do presidente deveriam cuidar de seus respectivos mandatos e deixar o governo federal em paz. Nas entrevistas o vice sempre defende o presidente, mesmo quando Bolsonaro não merecia. Os ataques ao vice presidente eleito são, no mínimo, uma descortesia, que atrapalha o país.

  30. Bolsonaro foi eleito Presidente, não é rei. Logo seus filhos tem de se manter em sua nulidade e parar de se comportar como príncipes.

  31. Carlos sob o pretexto de revelar o submundo do Planalto e salvar o Presidente conspiração, está fazendo o jogo perfeito do PT, PSOL e PCdoB.Com o Carlos fritando em público os seus desafetos esquece que o Brasil tem problemas urgentes para resolver como Previdência,Pacote Anti-crime, Reforma Tributária.Em vez de expor sua verdade,mostra na verdade uma profunda falta de visão global de Brasil.Deveria ser homem e encarar seus desafetos frente a frente. Mimado, infantil e Mourão é um deslumbrado

  32. Só para lembrar! Se os dois estão dizendo que estão pacíficados. Então, quem são os outros para dizer o contrário!!! Apenas são palpites e/ou comentários!!!

  33. Eh por isso mesmo que nunca gostei de traira. Prefiro a tilapia. O Mourão tem de entender que quem eh o Presidente eh o Bolsonaro. Eh só ele se comportar como vice e está tudo resolvido. O Mito nesta história eh o Presidente. Ele só pegou uma carona. A inveja eh uma merda!

  34. Acho que o general está em desacordo com as promessas do presidente Bolsonaro. Se era contra por que aceitou ser vice? O general está traindo os eleitores que eram contra tudo o que estava acontecendo. Ele é contra o governo 100%. É traíra sim!

    1. Acorda maluco. quem está traindo seus eleitores e o Messias. mantém suspeitos de corrupção nós cargos comissionados, fala muita abobrinha.

  35. Eu votei no Jair Bolsonaro e não na familia Bolsonaro onde tem três filhos irresponsáveis um até debiloide que estão atrapalhando e muito a governabilidade.

    1. Votei na chapa Bolsonaro e Mourão. Nela não constavam seus filhos que estão se achando os príncipes herdeiros. Essa situação estão ficando constrangedora e alguém precisa dar um puxão de orelhas nesses moleques. Gosto muito de Mourão e acho que ele é de fundamental importância nessa transição difícil. E Olavo de Carvalho que se recolha, o Brasil não precisa de gurus bj em de astrólogo de plantão!

  36. Quem disse que a nova fase seria se recolher?... a nova fase Sr Gadelha seria expor mais ainda o vice. //// até menino do primário sabe disso.

  37. fake news, vejam no youtube, o vídeo com o titulo nova tática comunista nas redes sociais, esse canal é idôneo e apresentado por um 3ºsgtº reformado das forças armadas.

  38. Que dancem numa da fogueiras de vaidades mais idiotas já vista na política do país num momento tão crítico, e se queimem todos juntos. Só que não têm o direito de envolver o país num desfile de idiotices tão absurda quanto abjeta. Excluam os imbecis da cozinha do planalto e se faço política com P maiúsculo. O Brasil agradece se o Presidente impedir seus "assessores de cozinha" de jogarem o seu apoio na privada. AD SUMUS!

  39. O 02 eh um moleque que quer aparecer na mídia e o pai ou não tem pulso para contê-lo ou está convalidando as molecagens do filho. Votei em Bolsonaro, porém, eu e muitos que votaram nele já estão arrependidos, pois denota despreparado para governar nosso país. As pesquisas de apoio à Bolsonaro validam minha opinião. Pelo amor à pátria PRESIDENTE: comece a governar e determine que seus filhos exerçam apenas os cargos que foram eleitos e não tente se promover pegando carona no seu cargo.

    1. É hora de dar um basta tanto no zero dois (02) quanto no guru Olavo Carvalho (Rasputin). O Brasil merece coisa melhor. Em vez de emoção é hora da razão! Um pai tem que guiar os filhos e não ser dominado pôr eles.

  40. Sou do tempo em que a as questões eram resolvidas frente-à-frente, não por redes sociais. E Jair Bolsonaro precisa parar de se esconder atrás do Carlos e este tem que fazer jus aos votos que recebeu para ser VEREADOR.

  41. Fale a vontade Carlos, desde que seja em seu nome nas redes sociais. Vacilou quando fazia despejar seus comentários em nome do Presidente. Claro ele tinha que ratificar. Porem falando do Mourão, poderia falar a vontade também, desde que alinhado com a agenda política que o elegeu junto com o Bolsonaro, a final ele está lá para continuar a agenda.

  42. Comportamento de bbzão, de moleque, mas pelo mais de Deus já é um velho, mais de trinta anos nas costas, tá até meio careca, deveria calar essa boca, cara chato, ele esse Olavo

  43. O presidente Jair Bolsonaro e alguns filhos seus não estão tendo postura adequada aos cargos que ocupam. Tem coisas muito sérias para se resolver e ficam com picuinhas. Se continuarem agindo dessa forma, muita gente que votou em Bolsonaro vai se arrepender.

  44. O general da banda sonha em ser presidente. Com qual carisma? De seus negríssimos cabelos tingidos pra aparentar que tem corpinho de 70 ? Vice é vice, porra, é figurante sem fala. Só entra em cena na ausência do protagonista. Fecha o bico Mourão.

    1. E você vai estudar ciências políticas ou a biografia do vice Mourão. Quantos livros vc leu no ano passado nenhum kkkkk. Eu posso falar de cadeira; modéstia à parte sou leitor eclético.

  45. Por que o Carlos tem de calar?? Afinal ainda vivemos numa democracia , à despeito das tentativas de suprimí-la por parte de alguns fariseus do STF

  46. Onde esse moleque quer chegar com isso? O que ele pensa estar fazendo? Denúncia? Pedindo socorro? Faria alguma diferença nas intenções do Mourão? A essa altura, considerando o que o nosso presidente tem falado de besteiras, confirmando a incapacidade da qual já sabíamos ao elegê-lo, penso se o Mourão não seria melhor alternativa para o país. O Bolsonaro volta a atacar gays e faculdades de ciências humanas. Das duas, uma: ou tem pouco a fazer no planalto, ou ele não entende o que tem pra fazer.

  47. Leitores e pessoal da Crusoé, analisem as várias manifestações do vice Mourão com frieza, saiam do pé dos filhos do Bolsonaro e olhem os fatos. o vice notadamente opta por divergir em público do presidente em temas centrais da plataforma que elegeu Bolsonaro. Opta por buscar alianças paralelas ao governo. Sobre o Olavo de Carvalho, tomem o devido tempo e atenção para escutar o que ele fala e estudar os fatos e a história que ele reporta. Se os palavrões lhes incomodam, bom...cresçam...

    1. A plataforma que elegeu o presidente, e muito mais ampla do que você você gostaria de acreditar. Quem mais enfraquece o governo e o próprio presidente e filhotes. Sobre o Olavo, bem, achar que ele desagrada por causa do seu palavrões e tolice. Quanto mais esse senhor fala , mais nos surpreende que ainda consiga iludir alguém.

  48. ESTES FILHOS + O PAI, AINDA NAO PERCEBERAM QUE ESTAO AGINDO E FAVORECENDO A OPOSICAO, INCENDIARIA, QUE DESEJA O QUANTO PIOR MELHOR.

  49. Espero que a família Bolsonaro seja responsável!! Há muitos inimigos que devem ser combatidos, o General Mourão é um excelente soldado que tem suas opiniões e não será por causa disto tachado de inimigo!! Presidente, vamos focar na Previdência, não podemos mais dar munição para a oposição ou para a imprensa marrom que só quer desgasta-lós e desmoraliza-lós perante a opinião pública!! Brasil acima de tudo e Deus acima de todos!!

  50. Só tem um detalhe, que é bom o Carluxo se dar conta. Morão foi eleito pela mesma quantidade de votos que Bolsonaro. Portanto é indemissível. Ele tem cara de bonzinho, mas não é bobo. Quem apanha demais, uma hora se rebela.

  51. É incrível como os próprios filhos criam uma crise desnecessária. Acredito que seja muito difícil um militar querer derrubar o outro já chegando na terceira idade. Claro que não é impossível, no entanto, há muito mais para se esforçar para melhorar o Brasil. Essas fofocas só geram crises, alegrias e argumentos para a os esquerdopatas doentes.

  52. O filho, não ajudou em nada até agora. Sou trabalhador aposentado e, continuo trabalhando com muita esperança. Mas, quando começam, na mídia, opiniões de familiares, minha esperança fica um tanto quanto comprometida. Filhote! Cuida da tua vida.

    1. Exatamente. Dá uma preguiça e uma vergonha alheia do presidente mostrar que não tem liderança. piada que ouvi: um menino pergunta pra mãe quem é mais importante: o presidente ou vice-presidente? E ela respondeu: o vereador.

  53. CB é desequilibrado e está em surto. O pai finge que o problema não existe, vai acha que psiquiatra é coisa pra boiola. Mourão tem feito de tudo para salvar o governo, tais como o faxineiro recolhendo a meleca que JB e seus filhos destrambelhados espalham, parece adorar um manicômio. Depois de 14 anos de PT merecíamos um pouco de equilíbrio.

  54. O “fenômeno” Bolsonaro mostrou ser possível se eleger, desconhecido e a baixo custo, através das redes sociais. Fantástico! Mas na prática não dá pra governar com tweets de 280 caracteres Só se faz fofocas nesse caldo de cultura de religião com astrologia. Passou da hora de Jair tirando do caminho filhos palpiteiros em tweets pueris e Guru astrólogo que não passa numa avaliação de saúde mental. E até agora sem dias para o pais, quem sabe Jair governando..

  55. O “fenômeno” Bolsonaro mostrou ser possível se eleger, desconhecido e a baixo custo, através das redes sociais. Fantástico! Mas na prática não dá pra governar com tweets de 280 caracteres. Só se faz fofocas nesse caldo de cultura de religiões com astrologia. Passou da hora de Jair tirando do caminho filhos palpiteiros em tweets pueris e Guru astrólogo que não passa numa avaliação de saúde mental. E até agora sem dias para o pais, quem sabe Jair governando.

  56. Quanta estupides! não entende e não conhece o país e suas diversidades. Carlos poderia pegar férias, já que passou as eleições cuidando do pai hospitalizado por uma tentativa de assassinato. Não foi fácil pra ele, precisa descansar as idéias, repaginar! Votamos neles, pedimos o Moro e queremos impeachment de alguns do STF. Sugiro CAUTELA a esses rapazes distraídos.

  57. ridícula a postura do vice este cara deveria agradecer a Bolsonaro por estar onde está, os militares foi ridicularizado durante o s governos anteriores e agora o cara da amigo de quem .fazendo críticas ao presidente.

    1. agradecer? Não sei se vc se recorda que Bolsonaro pelejou pra achar um vice que topasse seguir com ele. não elegemos os filhos, mas elegemos o vice. Já deu pra esses garotos.

    2. Que tal se o Bolsonaro enquadrasse seu filho (que não tem nenhum significado) e endendesse a altura e responsabilidade do cargo que ocupa, parasse de falar bobagem sobre economia e tentasse se postar melhor que seu vice. Afinal a postura e discurso do vice só se sobressaem por que é melhor.

  58. O General Mourão disse que inovaria como vice e que não seria figura decorativa . Ocuparia seu cargo com respeito e fidelidade mas faria parte do governo. Está fazendo. Quem o elegeu e prestou atenção nas suas palavras entendeu. Podem espernear quanto quiserem, gurus, família e torcida organizada. O vice vai participar .

  59. Acho um tremendo desprazer a postura desses filhos do Bolsonaro . O pai/presidente tem que dar "limites"...se não for ele quem será?

    1. Fiquei decpicionada com a atitude do presidente com seus filhos. Bolsonaro o presidente é vc, eu votei em vc não em seus filhos, é a presença do Mourão em sua chapa deu credibilidade a sua candidatura, acorda, vc está entrando na jogada do Pt que quer ver o país pegar fogo.

  60. O vice sempre foi figura decorativa, Mourão mudou isso com suas inúmeras qualidades. O Carlos não está suportando isso, precisa urgente de fazer terapia num psicólogo!!!!!

  61. As críticas da imprensa são normais e bem-vindas. Fazem parte do ofício. As críticas recíprocas dentro do próprio bloco do governo, entretanto, só fazem o jogo da oposição e, a meu juízo, deveriam ser completamente evitadas. Há u’a missão a cumprir.

  62. Sugiro aos jornalistas da Crusoe que publiquem o que, concretamente, o vice-presidente Mourao vem fazendo contra o presidente Bolsonaro. Só mencionar os posts do filho Carlos não esclarece coisa alguma. Não se sabe se existe alguma conspiração mesmo ou se tudo não passa de imaginação do mesmo. A função principal da imprensa séria e responsável é levar a verdade aos leitores, não fofocas e intrigas.

    1. São ideias do guru e astrólogo Olavo de Carvalho que pensou em montar todo Ministério do Bolsonaro ,como não conseguiu pegou o Mourão para espezinhar. Sai fora Olavo, vá fumar o seu cachimbo.

    2. A esquerda está infiltrada em todos os poderes, meu amigo, vide STF; é um sistema forte que se organiza para voltar ao poder, basta ver os ataques contra a lava jato. Eles estão p da vida porque perderam e vão perder os privilégios que sempre tiveram.

    3. Esquerda ta agonizando, desde a prisao do lula ela perdeu todo o seu carisma poder de mobilizaçao. Bolsonaro só precisa fazer um governo decente e junto com seus ministros aprovar todas as necessárias. Para isso, se der atençao ao guru e o 02 já será de tamanho. Ele foi numa chapa junto os militares vcs fanaticos queiram ou nao. Sem um general 4 estrelas de ele nao chegará 6 meses como presida.

    4. Não são briguinhas medíocres entre esquerda e direita. Todos os eleitores de Bolsonaro votaram nele para se contrapor à esquerda que destruiu o país. Na realidade, Mourão fica flertando com a esquerda.

    5. Conspiração só na cabeça maluca do velho gagá da Virgínia. Com um pouco de lógica e bom senso se percebe q o bolso cortou relações combo exercito e se fechou no mundinho maluco do Olavo e de seus filhos. Nao é isso que nós brasileiros queremos, ele foi eleito junto com os militares que o tutelaram e ainda tutelam, ta na hora dele descer do pedestal que os seus bolsominions o colocam e começar a trabalhar pelos brasileiros. Estamos fartos dessas briguinhas mediocres entre esquerda e direita.

  63. Parabéns ao Igor G. pela redação muito bem escrita e politicamente equilibrada. A Crusoé decepcionou durante algum momento. Até havia me arrependido de ter feito assinatura da revista. Um ano pra vcs me provarem que de fato merecem uma renovação. Tem uns redatores que são péssimos. Escrevem como cavalos, se cavalos pudessem escrever.

    1. Concordo. Eu até cheguei a cancelar, mas não é possível. No fundo, ainda bem. A revista retomou o rumo e está excelente. Parabéns à equipe.

  64. Concordo com o fato de que a intervenção do Carlos B. promove agitação. No entanto, o Mourão está DANDO GUARIDA PARA ISSO, ESTÁ SE EXPONDO fazendo galhofas à esquerda. Se ele não colabora, de sua parte, merece o cacete até acompanhar o passo. Se ele quer fazer campanha em favor de si, deve aguardar o próximo período eleitoral.

  65. Acho o 02 um imbecil, tão paranóico quanto o guru. Ambos dificultam as coisas para o Bolsonaro, que tambem não ajuda em nada, sempre criando polêmicas burras e desnecessárias. A esquerda nem precisa fazer nada, basta assistir e incentivar a bateção de cabeça neste governo.

  66. O negócio é o seguinte. Se Mourão se acha mais preparado que o Bolsonaro e tem aspirações políticas, ele que se candidate a presidência. É legítima a aspiração mas ele não pode ficar indo contra o que pensa o Bolsonaro, que foi eleito para implementar o que prometeu na campanha. O resto é conversa fiada.

    1. O resto somos nós brasileiros vendo um governo infantil brincando de guerrinha ideológica com a esquerda. Os militares na figura do Mourao ja perderam a paciencia. Elegemos o Pai junto com Mourao, os filhos e o guru são o presente de grego que vão afundar a nação de vez.

  67. As entrevistas do LuLADRÃO e a possibilidade do corruPTo criminoso ser solto irão dirimir dúvidas do que realmente é importante , unindo o governo contra o que representa perigo ao Brasil. Ao mesmo tempo, unirá a parte honesta da Nação contra os corruPTos da Injustiça, enfraquecendo o partido corruPTo e trazendo luz sobre os bandidos camuflados.

  68. "A união faz a força" e "Paz é ausência de guerra". O presidente e o vice sabem que é disto que eles precisam buscar para a resolução dos problemas.Tenho certeza que o bom senso prevalecerá. Nós escolhemos os dois, porque acreditamos que eles não decepcionariam os brasileiros.Que Deus os abençoe!

  69. Eu concordo com Carlos, não só por ser eleitora do Presidente, é nítida a postura teatral de bonzinho do Mourão. A lua não vai brilhar sem o sol. Mas com o apoio incondicional dos militares isto fica perigoso para o Brasil.

    1. Resumindo, o Carlos quer que o Mourão comece a dizer asneiras pra não ofuscar o papai!

    2. E que Carlos se comporte como vereador do Rio. No Rio.

    3. Sempre tivemos vices figurativos e olha como estamos hoje? O único vice decente foi o Itamar Franco, forçado pelas trapalhadas do Color a sair do anonimato e governar o país, bom governo por sinal. Mourao é um cara muito mais preparado que o próprio Bolsonaro, ao invés de ser relegado ao pepel figurativo ganhariamos muito mais como nação se o Bolso desse mais ouvidos a ele do que ao guru senil e seus filhos aloprados.

    4. Também concordo com o Carlos. Será que o Mourão não leu na CF quais são as atribuições de um vice presidente? Compare com os vices dos outros governos. Mal eram lembrados. O Mourão tem que lembrar que o eleito foi Bolsonaro. Que Mourão se comporte como vice.

  70. Tenho muito orgulho de ter votado no Bolsonaro. Bolsonaro não é perfeito, mas é o homem certo na cadeira de Presidente. Parabéns a esta dupla pela coragem de enfrentar tal complexidade no país. Bravo!!!! Cada um tem seu perfil e foi o que escolhemos.

  71. Penso que se o Presidente Bolsonaro assumisse uma postura mais condizente com a de PRESIDENTE como os brasileiros esperam, e que não tem acontecido até esse momento, provavelmente as rusgas iriam diminuir, pois o que acontece é que Mourão tem postura, e Bolsonaro, até agora, está claudicando na postura de Estadista que dele esperam os brasileiros, menos "gurizão". Esperamos, que Bolsonaro aprenda a ter uma postura mais condizente com a de PRESIDENTE do BRASIL! Ficará menos à sombra do Vice!

    1. O bolso e retratado como uma figura comica e caricata pela maioria do eleitorado, chegou à cadeira de presidente por motivos variados. Teve uma grande massa de pessoas com voto anti-lula mas não são bolsonaristas, soube se acercar do exército que esta em constante elevação de moral e popularidade tambem. Por sinal, sem a tutela dos militares ele nao conseguirá terminar o mandato, portanto está na hora dele acordar do pesadelo olavético e afinar o discurso junto com os militares.

    2. Quem questiona a postura de Bolsonaro, precisa lembrar-se que foi com essa postura que ele cativou o povo brasileiro. Nenhum dos dois precisa ficar sob a sombra do outro porque cada qual tem seu valor. Precisamos promover a paz e não ficar colocando veneno nas taças de preocupações que os dois levantam todo dia. Orem por eles e pelo bem do país!

  72. Gadelha eu ñ queria ser o duzentesimo quadragésimo sétimo opinador, pq vc ñ merece. Todo ser humano tem o dever de ser político e ainda q ñ se demonstre político e posicionado (Como os petralhas), enqto. reporter/historiador, ñ pode sistematicamente ser tendencioso, anarquista ou anti-patriota como você, principalmente em momento tao grave. Se cuide pois o STF vai pegar vcs de roldao.

    1. José, Freud explica essa sua perseguição ao jornalista. Qto ao inquérito do STF até onde se sabe vc e sua turma Bolsonarista é que estão na mira dos 4 que acreditam haver uma onda vinda do palácio para desmoralizar o tribunal. cuidado, hein!

  73. Fogo interno não interessa a ninguém. O governo já tem inimigos demais para ficar se enfraquecendo. Vençam primeiro a oposição e aprovem a previdência. Deixem as picuinhas. Brasil com milhões de desempregados. Precisamos voltar ao crescimento.

  74. Esse moço, que é Vereador no Rio de Janeiro e filho do Presidente da República, deveria calar-se, para que o pai possa bem governar.

  75. será que são ataques? ou os ataques são produzidos pela mídia que em busca de clics? às vezes matérias como essa serve é um desserviço. não tem como fazer matérias positivas, de coisas positivas tipos novas perspectivas econômicas ou horizonte do mercado de trabalho?

  76. Facam uma enquete, simples: Se a e eleicao fosse hoje, so dois candidatos Mourao ou Bolsonato. Em quem vc votaria? Faz isso, so quero pra gente ver uma coisinha.

    1. Bolsonaro sempre! Ainda + q o Mourão se mostra esquerdista e contra tudo q elegeu Bolsonaro! Milhares elegeram a PAUTA de governo proposta por Bolsonaro! De Mourão não se sabia nada, a não ser q havia peitado Dilma, o q pode demonstrar machismo ao invés de anti esquerdismo!

  77. Eu, eleitor de Bolsonaro e do General Mourão também, aqui de fora fica sem entender qual é o jogo do filho do Presidente ou de seu pai nessa celeuma toda,enquanto o país aguarda ações importantes para acabar com a esculhambação que fizeram com o Brasil durante todos estes anos. Mas aqui comigo, entre o Presidente e o vice, este tem se mostrado com mais postura de estadista.

    1. Serio mesmo que você pensa assim Edmundo? Uma coisa é certa, quem venceu a Eleição foi o Bolso, mas não sem o apoio e tutela dos militares, ou vc acha q ele nao sofreria um impeachmant facilmente se nao tivesse como vice um general 4 estrelas? Quem nao fez parte da chapa presidencial foram o Carluxo e o guru gagá da Virgínia e são eles que alimentam a discórdia nesse governo. Abra seus olhos para a realidade nua e crua que salta gritante as nossas vistas!

    2. Mas quem venceu a eleição foi o Bolsonaro, contra tudo e contra todos. Mourao,um homem decente, foi elevado a vice-presidente. Qualquer outro seria vitorioso com o Bolsonaro. Nao agregou votos. Se deseja a presidência, dispute em 2022.

    1. O Bolsonaro foi eleito pelo voto anti petismo. As pessoas votaram contra o pt e ele conseguiu, melhor do que outros candidatos, absorver esse sentimento. O problema é que está jogando um grande cacife no lixo

  78. Continuando.....O Gen. Mourão é decente, mas quem ganhou a presidência contra tudo e contra todos foi Jair Bolsonaro. O que ele quer ? Ser o Presidente, pelos seus belos olhos e sua aparente cultura. Convenhamos amigos. Carlos e JB estão certos...frearam a rebelião no nascedouro.

    1. Bolsonaro os militares o tutelando é um ninguém. Sofreria impeachmant facilmente. Essa queda de braço ta longe de terminar. Mas convenhamos, a chapa eleita foi Bolso/Mourão e o Carluxo e Guru estao sobrando ai. Por é o 02 junto o guru que constantemente alimentado de conteúdo o que eles tacham de "extrema imprensa" e dizem combater. Só eu vejo que essa lógica não fecha?

  79. O Gen. Mourão agiu sim contra os princípios que devem reger a postura de um vice presidente. Acho que agora ele entendeu que a corda romperia no lado mais fraco. Vice é vice... Quem conquistou, sòzinho 60 milhões de votos e trouxe de volta os militares , que durante 35 anos eram vítimas de deboches, agressões e escárnios, foi Jair Bolsonaro. E não precisou dêles, diga-se de passagem.Precisou, sim, 01 única vez, quando Toffolli não deu o HC para Luiz Inácio em agosto 2018, se não me engano.

  80. Na verdade - segundo minha interpretação - é um conflito entre alas: os radicais de direita (bolsominions) e os moderados (racionais e democratas)... na minha visão o vice presidente está surpreendendo de forma positiva. Por incrível que pareça os militares (muitas vezes rotulados como truculentos, burros e intransigentes) são os mais equilibrados neste governo (que ainda não mostrou governança).. Bolsonaro & Cia Ltda, sugiro menos desculpas, mais trabalho e espírito rito republicano.

  81. Nosso vice Hamilton Mourão recebe os aplausos unânimes dos brasileiros conscientes, que têm confiança e esperança em dias melhores para o Brasil decente!

  82. Parem de falar besteiras... Carlos Bolsonaro e' so' a opiniao do pai que nao pode sair da boca do Presidente da Republica. Entao sai da boca do Cralos. Todo mundo sabe que Carlos Bolsonaro so age com aval e autorizacao do pai. Nao sejam ingenuos, ou ate tolos de acreditar que ele faz isso por conta propria. Ele e' carne e unha com o pai. Concorreu a vereadoe aos 17 anos na mesma eleicao que a propria mae, a pedido do pai depois do divorcio, E venceu. Carlos e Jair agem juntos.

    1. Traiu a mãe, brigou com o pai, sofreu e está cobrando a fatura. Enquanto não alcançar sua vingança não vai parar. Não está defendendo o pai, longe disso. Lembrem-se que ele só tinha 17anos.

    2. Ely derrubou a mãe a mando do pai que depois da sacanagem casou se com outra. Carluxo traiu a mãe e depois ficou anos a fio sem falar com o pai.

  83. O país com tantos problemas pra resolver e esses futriqueiros fazendo lambança; o país precisa de discussões de alto nível, isso aqui está parecendo a casa da mãe Joana

  84. O que pode fazer alguém preparado e inteligente quando precisa ser dirigido pelo beócio? Calar, sempre, os ignorantes gritam muito para que ninguém duvide do que são.

    1. Na verdade é o priprio bonde (na figura e presença dos militares) e o Bolso pegou carona nesse "bonde" para se eleger. Qualquer raciocínio mínimo leva a conclusao que é uma presidência mista, dividida entre Bolsonaro Militares. Agora q no trono quer se apartar do exército e governar somente com o Carluxo e o Guru.

    2. Adriana está corretíssima.....Chegou atrasado e quer sentar na janela !!!

    3. Se nao queria ser "dirigido pelo beocio" nao aceitasse o cargo de vice. Simples assim. Agora que aceitou, cale-se. Em 2022 se candidate e tente vencer o "beocio".

  85. Eu pessoalmente gosto do Mourao,e acho que os filhos do presidente fazem algumas declarações que nao ajudam em nada,deveriam ficar na deles,ja o Olavo de Carvalho nao tem que opinar nada afinal nem mora no Brasil e fica dando pinacos que so prejudicam o atual momento das votações

    1. Eu também, deve ser por causa do significado no nosso nome!

  86. Uma calamidade essa lavação de roupa suja em público por parte dos filhos de Bolsonaro, péssimo administrador de conflitos, diga-se de passagem.

  87. Essa postura do clã Bolsonaro, somente retrata a acefalia e pobreza intelectual que os define, pois não passam de amebas amestradas do ermitão da Virgínia. O “carluxo” é um dos cãezinhos amestrados de Olavo de Carvalho, que se tornou a “eminência parda do governo”, o que faz de Jair Bolsonaro um marionete dos filhos e de Olavo de Carvalho. Essa tem sido a evidência triste desse governo, e que poderá levar a um rompimento com Mourão e os militares e a derrocada desse governo fantoche.

  88. Esta conversa já deu o que tinha que dar. Tanto da parte do governo, quanto dos meios de comunicação. Para termos alguma esperança de dias melhores para nosso país precisamos reformar a previdência, aprovar leis anticrime, fazer a reforma tributária e do estado brasileiro, melhorar a educação, saúde, segurança e infraestrutura etcetera etcetera etcetera. Mais respeito pelo cidadão, por favor.

  89. Morei no Rio de Janeiro muitos anos, e conheci muitos carlos bolsonaros. Esquentadinhos, donos da verdade, valentões, bocões, falam gritando, se acham donos da verdade, querem sempre ter a última palavra. No fundo, sao uns bocós, ignorantes, inseguros sexualmente e covardes.

  90. Mourão não é e nunca foi de esquerda, é um militar altamente treinado para a guerra, isto inclui táticas e estratégia. Ele nunca foi de ter papas na língua mas sempre demonstrou sensatez até quando devia calar. O que os bolsominions estão fazendo é cair no jogo do PT que elogia Mourão para dividir o governo. Carlos é um burro carregado de burrice ideológica que até penso que se no fundo não é petista. E Olavo é um canalha que quer holofote para vender seus livros(caso a vaquinha não dê certo).

    1. Paulo, é questão de burrice mesmo, ele não conhece a velha máxima " dividir para conquistar" e o tal psicopata da Virgínia tão sábio(sic) ou não conhece ou quer isto mesmo. Em meio a toda esta burrice, a esquerda festeja.

    2. Márcia. Eu suspeito que esse Carlos seja um agente da extrema imprensa esquerdista. Ele tem sido o maior fornecedor de intrigas a serem exploradas pelos comentaristas e especialistas da golobolixo. Nem a oposição tem sido tão eficiente em criar casos plêmicos, que desgastam o Governo Bolsonaro.

    3. Olavo de Carvalho, o psicopata da Virgínia pega o trem quando vê que está pegando velocidade, já foi lulista quando podia tirar uma casquinha, no mensalão já repensou e resolveu que era chegada a hora de ir contra o foro de São Paulo, opa este trem vai pegar velocidade e pegou com a Lava Jato. Um oportunista barato, mas sim, tem lá sua inteligência até para ser oportunista.

  91. Impressionante como esse babaca do Gadelha não se contém em simplesmente em retratar a notícia como ela é, sempre ele procura colocar mais lenha na fogueira. Qual a sua verdadeira intenção Gadelha? Será que você não entendeu nada ainda. Não renovarem minha assinatura com a Crusoé pelas suas atitudes maldosas que visam somente a desgraça.

    1. Eu votei no Bozo e adoro o Bruxo. Sou declaradamente um Olavete. Sempre que posso vejo os vídeos do Olavo de Carvalho e fico a parte de algo novo; bem ao contrário da Grande Midia. Também sou fã do Sérgio Moro.

    2. E do PT, estão fazendo o jogo deles. PT elogia Mourão para dividir o inimigo e os idiotas caem que nem patos. Isto é devido a sua arrogância de fanáticos. O PT está rindo e batendo palmas.

  92. O meu Presidente sofreu um atentado que o fragilizou .... Sua esquife de Ministros e Ônix Lorenzoni são ótimos.... Os filhos estão atrapalhando.....

  93. Votei em Bolsonaro, não na família. Tanta coisa para fazer pelo que foi eleito e as manchetes são ridículas "postagens" que se não desgastassem a imagem do presidente seriam infantis... Lamentável.

    1. Idem! A Crusoe está nos censurando? Então pq esperneia qdo é censurada?

  94. O filho ajudou o pai a se eleger e pelo andar da carreta, vai derruba-lo. Eles não estão pensando no país mas em poder. O Brasil que se foda.

  95. O Flavio é o mais moderado e o mais safado. Ele só suja o clã. Sinceramente não gostaria de ter o General Mourão como Vice. Já na campanha quase detona com a ideia de extinguir o 13º salário. Erro que eu, um simples eletrotécnico jamais cometeria. Não sei se é intencional ou não. Ou se falta qualquer coisa, ou se é vaidade com ambição e estupidez . Sincero ele é! Super sincero!

    1. Você recebe salário sobre 48 semanas mas acontece que 12 meses ou 1 ano tem 52 semanas, portanto o 13 é tão somente o mês que lhe devem de salário. Não há benesses, há pagamento atrasado. O resto é falácia. Mourão não falou mentiras, só explicou o engodo criado pelo ditador Getúlio Vargas.

    2. Diz isso por não ter visto a palestra dele quando falou sobre o 13°, a mídia distorceu todo o raciocínio dele. A jaboticaba q ele se referiu ao falar do 13° é por nao ser um benefício e sim um pagamente de salário atrasado ao trabalhador. Disse que o brasileiro tem o salário desvalorizado e é enganado com esses pinduricalhos e jaboticabas q inventaram. Pela maldade na alma do 02, nao duvido dele usar essa manchete falsa também contra o Mourão.

  96. 02 é pouco inteligente e não entende nada de estratégia. Mourão é um estrategista nato. 02 só vai conseguir atirar no próprio pé pois não conhece nada de diplomacia.

    1. Enquanto isto o PT ganha o quer, dividir o inimigo para vencê-lo

  97. Estou decepcionado. Fiz o que pude e o que esteve ao meu alcance para ajudar a eleger o Bolsonaro. De lá para cá só decepção.

    1. Concordo, é mais do mesmo, infelizmente. Se o Moro e o Paulo Guedes saírem, aí acabou o governo de vez...

  98. Somente o Presidente conquistou os 57.797847 votos. Qualquer que fosse o Vice, COM ELE seria eleito. Há anos o Bolsonaro informava que seu ministério seria recheado de militares. Sempre disse que seria melhor ter militares que terroristas.

    1. O anti-PTismo e os militares são responsáveis por no minimo 40% dos votos do Bolsonaro, caso contrário teria ficado nos 17-18% que tinha até 5 meses antes das eleições. O que foi o meu caso e de todas pessoas que conheço e votaram nele! O poder subiu na cabeça da família, e por isso ainda não se acharam no quadro pós eleição. Mas tenho fé que ainda vão aprender a se comportar.

  99. Presidente o sr. está dando péssimos exemplos no q diz respeito a educar filhos. Tudo bem ñ são crianças, mas com esses filhos quem precisa de oposição?. Fossem meus filhos já tinha martelado as mãos dessem sem educação. para nunca mais poderem digitar... Valorizam o covarde da Virgínia e desrespeitam o vice presidente. Deixa de ser bundão homem, vara de marmelo nesses moleques.

  100. Criticar homens público faz parte da Democracia pois do debate e' que nasce a luz. Quem achar isso um absurdo, que se mude então para Cuba ou Correia do Norte. Se o general Mourão não segue os Protocolos do cargo de um vice-presidente da Republica, por que não pode ele ser criticado, por mais áspera que seja a crítica? Quer parta de um filho do presidente ou de um terceiro. Mourão fica livre para responder a crítica. O que não e' saudável para a Democracia e' o senhor Presidente impor a censura.

    1. Perfeito!!! Tem gente que quer que o presidente, em quatro meses, já tenha resolvido todo o problema do Brasil.

  101. O núcleo "bolsonarista/carvalhista do governo rosna muito e atrapalha tudo. Eles não tem estrutura nem habilidade para conduzir algo complexo como é a atual situação do país (lembra até o governo Collor) e não tem um "Plano B" para usar se fracassarem. Deveriam ser gratos à lucidez de Mourão, ele é o "Plano B" e está aí apoiado por gente sem orgulho barato) mas inspiram-se em Ionesco. ("onde não houver inimigo, urge criar um") vão acabar conseguindo. Depois não adianta dizer que não sabiam.

    1. Adélia, Carlos está fazendo o jogo do PT, dividir o inimigo para vencer. Enquanto Mourão é um estrategista, treinado para isto, amança o inimigo para vencer batalhas o boçal do Carlos faz o jogo do PT, que dá risada e bate palma para o filho maluquinho.

    2. Se você gostou e é PT é porque o Carlos está certo! Mourão está escolhendo um lado só seu e está agradando a petezada! Quem sabe conquista todos os PT da vida? Aí vai ficar bom rsrsrs

  102. A meu ver o 02 está sendo um idiota útil da esquerda. Derrubar Mourão é deixar Bolsonaro totalmente vulnerável. O que eles não querem é Mourão no poder.

  103. Meninos chatos e mal educados esses filhos do Bolsonaro. Eles criam um clima de fofocagem provinciana que só enfraquece o Brasil. Por que esses fofinhos não calam a boca e vão trabalhar? Mourão é um homem do qual o Brasil se orgulha. Se é mais brilhante do que o presidente, dane-se o presidente. Não temos que nos nivelar aos mais fracos e sim aos mais fortes.

  104. A unica coisa que Carlos Bolsonaro fez até agora é dar munição a oposição, ele foi eleito vereador pelo RJ mas parece que não está nem aí para os problemas da cidade, seu pai tem que lhe dar um puxão de orelhas orelhas e decidir se vai legislar no Rio ou bagunçar em Brasilia.

  105. Carlos Bolsonaro é o quebra-lança do presidente e fala as verdades doa a quem doer, já que tais verdades não podem ser ditas pelo presidente. A função do Eduardo Bolsonaro é o de moderador do clã. Já o Flávio Bolsonaro tem por função a neutralidade para ter crédito numa eventual situação que fuja do controle.

    1. E a sua a dizer amém para o clã bolsonaro, mesmo que seja cocô saindo da boca do 02.

    1. Foi o antigo Rei Juan da Espanha quem disse isso ao Chávez.

    1. Também tenho essa impressão. Se tem dúvidas contra a integridade de alguém, discuta suas dúvidas em um ambiente controlado onde elas possam até ser dirimidas. Mas botar no ventilador ... quem ganha com isso?

  106. Carlos não errou no caso Bebiano e com certeza está certo no caso Mourao. Mourao já deu provas que é melancia e seus olhos brilham pelo poder. Só não vê que é cego!!!

    1. Caso Bebiano nao foi esclarecido, seja honesto consigo mesmo. Bolsonaro fez um acordo com Bebiano para se colocar uma pedra sobre esse assunto. Provavelmente nunca saberemos o que foi acordado entre ambos para haver a trégua, tambem nunca saberemos o que o Bebiano fez de fato, vamos ficar só nas laranjas podres mesmo.

  107. Sou uma das poucas pessoas que acham que o Carlos e o Olavo estão certíssimos. O Bolsonaro abra o olho!!! O Mourao deixa claro a sua ância pelo pode. Os olhos dele brilham, não consegue disfarçar. Acho ele uma melancia!!!!

    1. Rildo, argumento fraco e sem lógica. Só mostra que você e um fanático que diz amém para qualquer coisa q venha dos Bolsonaros. Igual os mortadelas com o Lula.

  108. Tudo combinado para abastecer a mídia ávida por fofocas. Basta ver aqui quem está cobrindo esta matéria. Ele mesmo, IG, o "Nelson Rubens" da Crusoé. Tô esperando aparecer um mega esquema de corrupção, tal qual mensalão ou petrolão, para começar a me preocupar. Remem!!!

  109. É COMPLICADO NÃO SÓ PARA O PRESIDENTE , COMO PARA SEU VICE. E QUEM CONTROLA A LÍNGUA ALHEIA. ATUALMENTE, TODOS DIZEM O QUEREM, FALAM TAMBÉM. O CARGO PÚBLICO UMA CERTA DESCRIÇÃO

  110. Não existe ala radical Bolsonarista! Isso é papo da esquerda progressista que é a Crusoé e o Antagonista! Assinatura está pra vencer... Graças a Deus!

    1. Temos o nome igual. Eu gosto muito da revista e do site e dos jornalistas. Indiquei para muitos e até estou pensando dar assinatura da antagonista+ de presente de aniversário. Uma otima idéia fe presente.Tenho amigos bem liberais e uns mais a esquerda e outros mais indiferentes e todos gostam e até comentam. Hoje você não encontra textos bons investigativos e livres como a Crusoé.

    2. Tchau! vá com Deus e leva junto a "ala radical bolsonarista"!...rs. Brincadeirinha Tânia ;)

  111. Mourão e Levy Fodelix são dois ávidos pelo Poder, essa é a realidade. a vaidade da patente de Mourão não se desprende e aprenda que que hoje não é mais General e Capitão, sim, Presidente e Vice (Isso que deve doer mais nele, alguém que comanda, ser comandado). Já o Levy nem comento. se hoje o subpartido dele têm um, disse um mínimo de notoriedade, foi por Jair Messias Bolsonaro. não é ala radical, mas sim gente que analisa que este vice quer ver o circo pegar fogo. Mourão Calado é um Poeta!

    1. Pra se entender essa racha no governo federal é preciso voltar lá em 2014. Os militares estão juntos com bolsonaro desde essa época, planejaram os passos desde então com muita cautela, foram ganhando popularidade e confiança da sociedade, hoje muito bem avaliados por grande parte da população. De 2017 pra cá foram mais claros em apoiar o Bolso, assumiram a tutela do atual presidente e se tornaram o esteio e alicerce que sustentou sua eleição. Agora o cara se isola no governo junto com o Olavo.

  112. Esse Carlos Bolsonaro me parece meio desequilibrado. Só isso justificaria essas críticas que só prejudicam o governo do pai.

  113. O que o "enfant terrible" do Presidente Bolsonaro precisa entender, que são justamente os militares que transmitem confiança ao povo brasileiro. Se não existisse esta situação de fato, muito provavelmente, em um dois anos, a esquerda readquiria influência e com nítida convicção alijaria o Presidente através de um "impeachment".

  114. O nosso amado presidente ,tem que entender que a campanha eleitoral já passou. O vereador Carlos Bolsonaro tem que ser mais comedido quando fala usando o nome do pai. Enfim o MITO tem que pensar na governança, às vezes falar em rede nacional,relatando os seus feitos e o que planeja para o país,foi para isto que nós trabalhamos e votamos nele e nos seus próximos. Por favor vereador, volte para câmara do Rio de Janeiro , lá precisam de você.

  115. Segue a novela. E vcs caem direitinho na nossa ficção. Estados Maiores brigam frequentemente até o Comandante tomar a decisão. Depois, todos estarão tomando cerveja juntos na maior das harmonias. Pobres civis e jornalistas que nunca vão entender os militares. Kkkk

  116. Mourão está tendo apoio do Brasil por ser competente , inteligente, carismático e agregador , o mais importante não tem filhos que gostariam de estar na cadeira que ainda não conquistaram... tem até um filho que é senador que foi a maior decepção dos eleitores, isso será demonstrado em 2022( contra a CPI DA LAVA TOGA) maior tiro no pé , diz o ditado que .. “quem deve teme” parece que nada mudou ..DECEPÇÃO ...

  117. O Carlos vai provocar muito estrago até entender que suas ações prejudicam muito mais do ajudam o País. É uma pena o pai não ter pulso forte com o filho que deveria estar concentrado no seu mandato no RJ. Só espero que o Mourão tenha paciência de Jó para lidar com essa situação. E o tal “guru” devia procurar o que fazer lá onde está e deixar de provocar turbulência no Brasil.

    1. Foi assim nos governos anteriores e olha como o Brasil está. Vice não deve ser apenas vice, ele deve ser uma importante peça atuante na engrenagem do governo. Está faltando química e sintonização entre o Presidente e o Vice, talvez pelo motivo de o presidente estar querendo governar de forma isolada, trazendo para junto de si apenas os "filhos e o Olavo de Carvalho" que nunca fizeram parte do projeto de governo elaborado e acordado entre o Bolsonaro e os Militares que o tutelaram.

    1. Tânia, Tânia, acorde para a realidade. Não entre na onda de desconstrução de identidade criada pelo Carluxo para desmoralizar o Mourão. O general pode ter muitos defeitos assim como o Bolsonaro, mas tachá-lo de esquerdista é de uma contradição sem tamanho. Já o caso bebiano, história muito mal contada, já que o Bolsonaro entrou em acordo com o Bebiano para que se coloca-se uma pedra no assunto. Talvez nunca saberemos de fato o que aconteceu além das laranjas podres.

    2. A competência do Mourão me pareces ate agora querer o lugar do Bolsonaro! Traidor! Esquerdista! Só é vice por causa do Bebiano!

    3. Thiago, não quis usar o verbo ‘sobrar’ no tempo passado, porque tem muito pouco tempo e serviço desde as eleições e as meras pesquisas de opinião são muito volúveis para cravar que, mesmo em meio a tropeços e ainda em um contexto de polarização, não lhe sobrariam votos. Quanto ao rito judeu do sabbath, ainda que fosse o caso, não são férias na Lua, como implícito pejorativamente na sua colocação.

    4. Bolsonaro sobra em voto? cara, você deve ter passado um ano sabático fora do Brasil e só retornou agora.

  118. Os Bolsonaros poderiam ser um pouco mais políticos, aprender a conversar ao invés de brigar, que o governo do pai seria mais tranquilo, como falta mineirice nessa turma, estão fazendo o jogo da esquerda quanto mais separa melhor pra esquerda.

  119. Tem tantas coisas importantes que precisam ser feitas para o Brasil sair do atoleiro, e estamos preocupados com achismos que em nada contribuem. Se o Sr. Olavo de Carvalho quisesse um Brasil melhor, podia ter arregaçado a manga e aceito o cargo de Ministro da Educação. Falar é muito mais fácil, quero ver enfrentar a complexidade e fazer acontecer. O Brasil precisa de menos teorias e mais ações corretas e nobres. Vamos manter o foco, vamos cuidar do que é esencial.

    1. O carluxo distorceu e descontextualizou o comentário feito pelo Mourão no lance do Jean Wyllis, pois foi um comentário irônico do Mourão no qual ele defendia o atual governo federal e o presidente eleito. Nisso vemos o vale tudo bolsonariano, nojento e sujo, para desconstruir a imagem do Mourão. A foto com o FHC que sempre criticou os militares e o próprio Mourão, só me leva a crer que foi para dar uma outra cutucada irônica, só que agora endereçada a familia bolsonaro e ao guru gágá da virgínia

    1. Aí você dá razão aos que criticam Olavo e seus "seguidores". Se tem uma coisa clara em que tanto militares quanto o Olavo coincidem é na questão da soberania frente aos órgãos internacionais. Desde 1992, desde antes, que tentam esvaziar o papel das forças armadas na amazônia em defesa da ocupação do território e da defesa de nossa soberania!

  120. Deixem-me dizer algo. As Esquerdas tomaram conta deste Brasil desde que o Regime militar permitiu que entrassem nas universidades e mídia. Agora voces querem conversar com eles sem polarizar? Voces estao de brincadeira né? Se Churchill pensasse assim hoje estaríamos sob a tutela do Nazismo ( que tb é esquerda) Leiam livros primeiro depois julguem as pessoas se forem capazes. Olavo de Carvalho é um patriota. Mas como todo bom escritor e intelectual( como Churchill) depois da morte sera valorizado

    1. A boa fé na mente e no coração humano sempre será vista como uma virtude. Fico feliz que você pense assim em relação ao Mourão, mas o cara tentou fazer algo para evitar um conflito maior que não faria bem ao Brasil no momento atual em que vivemos. Embora os ataques do Olavo contra o vice, o pouco que conheço da personalidade do Bolsonaro, sei que ele não viu como um ato traição o que o Mourão fez. Particularmente sou a favor do diálogo quando possível e só saberemos se não é se tentarmos.

    2. É claro que Mourão não é de esquerda, que é um patriota, Chamberlain também era, mas o Maduro já fez até o Papa de bobo, o usou para esvaziar o refendo revogatório após as manifestações de 2014. A estratégia deles é e sempre foi ganhar tempo e oxigênio para completar a cubanização daquilo lá! Agora vão começar a implantar as comunas, eliminar o resto de propriedades privadas e negócios que ainda resistem. Na nossa fronteira, ano passado os garimpos foram entregues ao ELN colombiano...

    3. Cara, só dá para especular os motivos de tal tentativa do mourão. Podemos pensar muita coisa, como por exemplo a influencia dele como militar conceituado para tentar sondar as intenções por baixo da guerra retórica do Maduro, talvez ver até onde ia o apoio dos militares venezuelanos ao ditador. Já existem várias teorias conspiratórias a esse respeito, mas é muita ingenuidade achar que o Mourão não seja um patriota ou que ele seja um comunista enrustido.

    4. Thiago, guardando as devidas proporções, o papel de Mourão e seus canais de comunicação com Maduro pode muito bem ser questionado e comparado ao de Chamberlain acreditando que Hitler era conversável.

    5. Só louco pra acreditar nas sandices olavéticas. Não perderei meu tempo tentando lhe trazer para a razão. Me conforta saber que a grande maioria dos leitores dessa revista vê com gracejo e infantilidade comentários como esse.

  121. caralho ate vcs lambendo rabo desse mourao sem moral nenhuma. lembrem se bem de quem foi eleito esse cara de coco ta querendo virar o. proximo temer

    1. Nossa, o Gaybriel apaixonada pelo Bolso assina a Crusoé? Achei que ele mandava o dinheiro pra pagar as contas do astrólogo babão.

    2. Se fosse para votar só no Bolso com seu discurso conservador ele não teria meu voto, na verdade teria no máximo uns 5 milhões de votos, isso levando em consideração o atual cenário político da época com desaprovação recorde do governo vermelho. Bolsonaro não é um novo líder popular como o Lula infelizmente foi, ele apenas surfou na crista da onde e usou os militares para conseguir se eleger. Lamentavelmente agora está cuspindo no próprio prato.

  122. vice é um coadjuvante, embora não tenha o papel principal deve está ali a espera da representação, se Mourão tem aspirarações de ser o titular, é só esperar a hora . 2022 se aproxima .

  123. Bolsonaro e nos eleitores temos que torcer pela fidelidade de Mourão, se ele acenar para o centrão pode dar problema, o Maia não é confiável, os partidos de esquerda não tem nada a perder para vir com o centrão, se perder apoio na câmara acabou o governo, ou alguém acha que a Dilma Rousseff caiu só pelas pedaladas.

    1. Dilma caiu por se mostrar completamente descompensada, saudou a mandioca e delirou ao imaginar como seria bom se pudéssemos estocar vento, só faltou rasgar dinheiro. Pera, mas ela meio que fez isso, só que foi com o nosso dinheiro...rs.

    1. Daí dizer que os militares fazem parte disso é distorcer de mais as coisas. Os militares já provaram diversas vezes que são totalmente contra todo esse sistema corrupto, do contrário o Bolso não teria pedido ajuda a eles para se eleger. O racha e isolamento no governo federal se dá pelo conflito de interesses ideológicos sim, logicamente que o establishment corporativo corrupto se aproveita desse racha ideológico. Se os militares e os bolsonaros não chegarem num acordo, tudo irá ruir.

    2. Thiago, quem quer isolá-lo e destruí-lo são as ORCRIMs, os senhores de escravos e seus causídicos. Por isto o Moro foi o primeiro alvo do Maia. Por isto não deram nem os tradicionais cem dias de trégua. É o medo da cadeia! Bolsonaro está compelido a ceder à chantagem. Os únicos contra são os culpados? Na boa, já deu.

    3. A continuar nessa toada, o Bolso pode até conseguir terminar o seu mandato, mas com certeza veremos alguém da esquerda se elegendo em 2022. Falo como alguém igual aos 40 milhões de eleitores que confiaram Nele junto com os Militares para arrumar esse país em frangalhos. Tem sido um péssima surpresa ver ele se isolando completamente na bolha criada pelo Olavo.

    4. Olavo pode ter muito valor para alguns, não me importo com as escolhas alheias, mas é inegável que sua atuação junto a família bolsonaro tem gerado muito mais mal do que bem. Se fosse uma atuação restrita a aconselhamento eu entenderia, mas o que estamos vendo é ele usar a família bolsonaro para se introduzir nas esferas federais. O projeto de governo sempre foi dos Militares junto com Bolsonaro, agora o bolso ta querendo se desvincular dos militares e isso é preocupante.

    5. Thiago, evito ser maniqueísta. Porque fanáticos religiosos matam em nome de Deus a religião é má em si ou está servindo de pretexto? Responsabilizar Olavo por cara "lobotomizado" (que por sinal fica menos agressivo) é a mesma coisa. Ouvi recentemente Pondé fazendo a comparação com Rasputim. É de um ridículo infantil, uma mera troca de xingamento por ter se sentido ofendido. Olavo tem uma personalidade agressiva, foi do PCB e jornalista, impossível também não deixar sequelas, mas tem muito valor.

    6. Marcos, você mistura muita coisa, principalmente em relação ao Olavo, só de olhar de relance se percebe o interesse pessoal de auto-promoção em toda essa situação. Querer colocar o Bolso numa bolha onde os únicos "justos, certos, honestos, patrióticos e amigos verdadeiros" são seus filhos e o Olavo, me admira muito que ainda tenham pessoas que levam o Guru a sério. O cara ta lobotomizando geral e isso é muito preocupante, pois a influencia dele na família bolsonaro se mostra muito grande.

    7. Gabriel, o Mourão nunca se mostrou canalha, o problema aí parece ser de tática, falta de reconhecimento do terreno e positivismo. E Thiago, a capacidade intelectual do Olavo é enorme. Junto com sua fé, formam sua filosofia, não ideologia. Para quem não tem algum senso do que seja fé, para quem acha que fé é uma mera crença, acaba induzido a identificar a própria loucura subconsciente no outro. É um terreno difícil, sujeito a fanatismos, mas a razão sem Coração é positivismo também perigoso.

    8. Errou o alvo cara pálida! As forças armadas nunca estiveram com tanta confiança da sociedade. Abra os olhos para a realidade, bolsonaro traiu os militares e por tabela os 40 milhões de eleitores brasileiros, tudo por causa de ideologias megalomaníacas malucas do Olavo de Carvalho. Esperamos fervorosamente que o presida acorde de seu pesadelo olavético e recobre a razão.

  124. Se algum cristão genuíno se interessar sugiro a leitura do texto bíblico e a história do sacerdote Eli , seus dois filhos Hofni e Finéias e desenlace que Deus deu ao caso. É uma história com metáforas morais que deve ser aprendida.

  125. Não acredito que o Mourão está traindo o @jairbolsonaro . Isto é arrumação daquele "guru" comunista esquerdistas do Olavo. Mourão é um patriota/nacionalista que quer o nosso bem e ajudar o Jair melhorar este. Que bom ter um vice que movimenta em todos flancos e não decorativo . Os filhos do Jair e os olavistas tem que ajudar a resgatar este país . Cada um dos filhos do Jair q fique no seu puleiro . Vejo no congresso que PSL e os filhos do Jair mais atrapalha do que ajuda outros lutam mais

  126. Esse senhor comporta-se como um maníaco controlador. Uma figura histriônica, que julga ser norte-americano, fantasiando-se de cowboy da Marlboro, insuflando seus fanáticos de seita a partir de seu forte apache da Gulliver. 13 milhões de desempregados, reformas cruciais pendentes, além das altas instâncias judiciais agindo para sabotar um projeto de poder ratificado por 58 milhões de votos. Acorde, Presidente!

    1. Magnífico comentário. Sinto dizer que a maioria que pensa diferente não conseguirá interpretar o texto corretamente.

  127. Estou cheia desse ti ti ti de pai, filho e amigo! Passamos uma imagem negativa de uma republiqueta de quinta geração sob o comando de um vereador, um amigo - que nem aqui mora - e o Presidente que, quando diz, logo em seguida fica desdito pelo filho, pelo amigo ou por ele mesmo! Isto é surreal! O povo tá desempregado, humilhado por essa censura/inquérito STF, ameaçado de COAF sair do Moro, sem esperanças de ver pcte Moro e Guedes aprovados. Dallagnol não pode falar mas um corrupto ladrão pode!

    1. Pois é Zélia, mas o problema maior é o general 4 estrelas, eleito na chapa presidencial como "vice", que é um "esquerdista amante de comunismo" (não entendo pq o chamamos para ser vice?). Observação: meu comentário é irônico, mas é exatamente assim que os bolsomínios olavéticos raivosos pensam (Carluxo incluso).

  128. Mourão está comendo pelas beiradas desde a eleição, mas não é com reprimendas através das redes sociais que ele vai se enquadrar. Quanto mais polêmica melhor para ele e pior para o governo. Roupa suja se lava em casa.

  129. A postura de Mourão é de estadista, articulado, bem relacionado, bem aceito aqui e lá fora. JB já é out pelos governantes do 1o mundo (exceto Trump). Mourão e generais (tuteladores de JB) são pedras no sapato do clã Bolsonaro, que querem o governo só para si, e implantar sua ideologia de extrema direita jurássica. Olavo é o Guru ideológico, não precisa dizer mais nada. JB usa os filhos e outros para atacar Mourão e os generais. Faz jogo duplo. Eis "a verdade que vos libertará" da mentira dele.

  130. Essa história d3 Carlos " o filho" X Mourão X olavistas é toda estratégia e cortina de fumaça q veremos por 2 anos. Primeiro querem derrubar Mourão pq aí fica mais fácil derrubar Bolsonaro. Só não vê quem.não quer. E daqui a 2 anos... já era! O Brasil JÁ TERÁ mudado. Mas até lá...acordem! E fujam do fuxico!

  131. Fico despontado aqui quando vejo pessoas, inteligentes, muitas vezes olha para uma situação e não vislumbrando todo o quadro. É óbvio que o Mourão quer ter protagonismo, quer aparecer e fica puxando o saco da imprensa. Ele quer se tornar uma opção e procura visivelmente desgastar Bolsonaro. O presidente do PRTB faz parte da escória política e age no bastidores junto com o vice para juntos chegarem ao poder. Não se iludam. Todos votaram em Bolsonaro, o vice veio a reboque.

    1. Não veio de reboque não, ele foi a escada na qual o bolsonaro usou para subir em popularidade e ser aceito por mais de 40 milhões de eleitores. Chega a ser ridícula essa mentalidade bolsonariana de que o presidente é um messias que tem a missão de comandar uma "cruzada santa de direita" contra a "esquerda comunista malvada". Presidente e Militares são uma simbiose governamental, tem de governar juntos, Olavo de Carvalho pode no máximo se limitar a ser um conselheiro do rei.

  132. quem começou esse "fogo amigo" foi o Mourão, por diversas vezes contradizendo o Bolsonaro, daí não é para esperar que venha chumbo de volta? #calabocaMourão

    1. Chumbo de volta baseado na distorção e mentira? Qualquer ser humano com um mínimo de bom senso percebeu que o Carluxo manipulou sordidamente o comentário de Mourão sobre o Jean Wilys, colocando a fala do general totalmente fora de contexto. Mourão representa os militares que não estão gostando do rumo ideológico fanatizado que o bolsonaro está dando ao governo. Estamos todos estupefatos em ver o Olavo de Carvalho sentando na janelinha do bonde e ainda por cima mandando no maquinista.

  133. Estou esperando vcs informarem aos seus assinantes sobre as articulações de bastidores do mourão pra formar uma base paralela. Pq omitir essa informação importante que já foi dada até pela bela megale?

    1. Uns brincam de governar, outros tentam governar. Não acredito que seja uma "base paralela", pois para tanto deveria de existir uma "base oficial" que ainda não existe. Enquanto o Bolso fica brincando de guerrinha ideológica junto com os filhos e o guru gágá da virgínia, o Mourão está atento as suas responsabilidades para com a nação brasileira. Já que o presida quer brincar de chutar o cachorro morto da esquerda, então que deixe o vice trabalhar em paz.

  134. Carlos foi eleito, na esteira do pai, a vereador do Rio de Janeiro que está em situação precaríssima. Seria mais correto e justo que ele se dedicasse à função que lhe foi delegada pelos votos que recebeu. Deixe seu pai trabalhar , pô!!

  135. Isso está muito cansativo. Primeiro o Olavo dizendo que só ele (que só encontrou o Bolsonaro pessoalmente pela primeira vez no jantar na embaixada) e os filhos são amigos do Bolsonaro. “Somente esses”. Depois, a cooptação do Feliciano pra essa guerra. Aí o Carlos e sua artilharia em estilo “blitzkrieg”. Ou é muita inexperiência e imaturidade ou é a guerra para quem manda no Presidente, e se for isso, é preocupante.

    1. Antonio DAlmeida, em parte concordo com você quando fala em "oportunistas de plantão" e são eles os muitos que "adoram" os posts de Carlos; mas excluo destes o Mourão e os militares de modo geral. Estes só irão atuar se houver uma convulsão social de verdade, o que eu duvido. Essas baixarias dos oportunistas,fãs de Carlos e seus pitacos inoportunos, só prejudicam o Governo e por consequência, o País.

    2. Antonio você só se esqueceu que o Mourão (que representa os militares no governo) faz parte do mesmo governo, tudo começou lá em 2014 com o Bolsonaro batendo na porta dos generais militares pedindo ajuda e apoio para se eleger. Mas agora o cara se isolou com os filhos e o guru gágá da virgínia, quer comandar sozinho e está se lixando para a opinião dos 40 milhões de eleitores que confiaram NELE e nos MILITARES para arrumar a bagunça que o país se tornou. O Olavo caiu de paraquedas nessa história

    3. Thiago, lamento sua visão limitada (sem ofender). O tabuleiro é bem mais complexo que esse. Você não esta considerando vários vetores. A verdadeira oposição á Bolsonaro não é a esquerda, mas os aproveitadores e oportunistas de plantão. Mourão é o principal deles e é o primeiro da linha sucessória.

    4. Carlos Bolsonaro e Olavo de Carvalho deviam ser enquadrados numa Lei de Segurança Nacional. Eles colocam em risco a estabilidade do país.

    5. Muito preocupante, as investidas do Mourão não são isoladas, o Heleno confirmou isso ontem dizendo que os militares são todos amigos e unidos. Nós, brasileiros sensatos (menos os bolsominions fanáticos) e os militares já percebemos isso. É realmente muito preocupante, pois o destino de 200 milhões de brasileiros está em jogo. Lembra do slogan de campanha "Brasil acima de tudo"? Eu não esqueci, os militares também não esqueceram, só falta alguém lembrar o Bolsonaro agora.

  136. No meu entender, cada galo deve cuidar de seu quintal. Votamos para Presidente em Jair Bolsonaro e não em seus "pimpolhos". Se o Presidente gosta de comunicação com o povo por redes sociais, que o faça ele próprio. Nada impede que seus filhotes publiquem o desejem mas que o façam em suas próprias redes!!! As dificuldades de Bolsanaro, por si só, já são imensas e a maior parte de seus eleitores está "dispensando" o fogo amigo,principalmente, o que venha do "sangue do meu sangue".

  137. Repetindo o que disse certa vez, o Rei da Espanha..."porque não te calas, Carlos". E eu o aconselho, "vai jogar bolinha de gude", que é o melhor que você pode fazer.

    1. Marcos, foi um jogo de retórica de minha parte. Digamos que a esquerda brasileira esteja agonizando atualmente, basta apenas que bolsonaro faça um bom governo, arrume a casa, aprove a previdência sem desfigurá-la no congresso, cumpra os compromissos de campanha em relação a saúde, economia, educação e segurança pública. Não dá pra vacilar agora com essa retórica ideológica de extrema direita, isso é um maná para a esquerda agonizante ressuscitar. Só pessoas muito fanatizadas não veem isso.

    2. Se você acha que a esquerda morreu, você é que precisa acordar. E rápido.

    3. Marcos, acorda cara! Desde que o Lula foi preso a esquerda brasileira morreu, está toda fragmentada e em frangalhos. Se não fossem os constantes "fogo amigo" do Carluxo seria muito mais fácil conseguirmos emplacar as reformas da previdência e segurança. Esse "sangue do meu sangue" está contribuindo para ressuscitar essa esquerda agonizante. A continuar nessa toada o Bolsonaro não conseguirá fazer nem metade do que prometeu.

    4. O rei da Espanha a teve a coragem de enfrentar Chavez, mesmo com todo o bolivarianismo do Foro de São Paulo e de seus senhores chinos e russos por trás. Mourão está tendo?

    5. O rei da Espanha a teve a coragem de enfrentar Chavez, mesmo com todo o bolivarianismo do Foro de São Paulo e de seus senhores chinos e russos por trás. Mourão está tendo?

    1. Está claro que o presidente eleito usou da popularidade e confiança do povo brasileiro nas "forças armadas" para se auto-promover e ser eleito com mais de 40 milhões de votos. O Mourão foi usado como escada pelo Bolso, mas se o presida não acordar para a realidade a tempo verá que essa escada pode se tornar um tapete que será puxado e ele cairá na própria armadilha, sendo picado pelo próprio veneno. Os militares, ao contrário dele e de sua família, não estão para brincadeira.

  138. Parece que a mídia está em êxtase com o assunto. Agora cabe um questionamento : o que tanto titititi agrega de valor ao país, principalmente nesse momento?

    1. Pergunta isso para o Carluxo, ele está por trás de todo esse tititi, fica dizendo que é contra essa tal "extrema imprensa" mas é o que mais alimenta a mesma.

  139. Bem não sei dos bastidores ... porém no evento Jean Willys no contexto em que li as palavras do General não foram para defender o “fugitivo “ mas pelo contrário... com sarcasmo disse que eles o protegeriam , que não precisava ter fugido do Brasil Agora talvez o que esteja pegando para o 02 é que o General realmente tem se saído muito bem nas situações as vezes embaraçosas em que é colocado e sempre a sua fala inteligente , ponderada é no sentido de apoiar o presidente e o governo.

    1. Se o Mourão tivesse se candidatado em 2018, talvez hoje veríamos um Ciro ou um Haddad na presidência. Mas é inegável o crescimento que continua exponencial da popularidade dos militares, Bolsonaro soube surfar bem nessa onda. Mas se a eleição fosse hoje, com Mourão se candidatando, a probabilidade dele levar o caneca seria bem alta. Volto a afirmar que esse Olavo, que caiu de paraquedas no colo dos Bolsonaros, é o real motivo de racha no governo. Não fez parte da campanha mas quer toda a glória.

    2. Thiago, é maniqueísmo tanto militares, quanto olavistas, quanto liberais econômicos se atribuírem a eleição que foi em segundo turno e também com um monte de anti-lula.

    3. Só tenho visto eles se isolarem embaixo das asas do guru Olavo de Carvalho, Os militares fazem parte direta nesse governo, foi um acordo firmado desde 2014. O que estou vendo é o Olavo de Carvalho se aproveitando e querendo surfar na crista da onda, sentar na janelinha com o bonde andando e ainda querer controlar o caminho e a velocidade do maquinista.

    4. Thiago, sendo claro e lógico, nisto concordo com você, mas é normal que queiram marcar posição e dar retaguarda para o pai e o governo.

    5. Marcos, sejamos claros e lógicos, todos nós que votamos no Bolso/Mourão queremos ver eles batendo de frente com essa velha política. Mas ficou claro que agora precisam que a mesma os ajude a aprovar a reforma da previdência, pois sem ela todo o projeto de governo cairá por terra. Para tanto, não faz sentindo o fogo amigo do "sangue do meu sangue", pois isso só fortalece o que você chama de "establishment". Um verdadeiro tiro no pé que está sendo muito mal visto pelos seus eleitores.

    6. O fato é que Bolsonaro está tendo que ceder ao establishment e o Mourão, na tentativa de moderar o discurso, "ajuda" neste sentido, para o bem e para o mal.

    7. Parabéns Jussara! infelizmente a família bolsonaro está sendo fortemente influenciada pelo guro ideológico maluco Olavo de Carvalho, para ele tudo é conspiração e quem não está 100% fechado com seu ponto de vista é tachado de "esquerdista comunista globalista"...rs.

  140. A síndrome de abstinência das malas diplomáticas e dos cocktails do Itamaraty bate forte. Os adeptos do globalismo, da supremacia das instituições regionais e mundiais sobre as nações, também. Burocrata e corretor é uma [email protected] são curtos demais.

    1. Na boa, você entendeu tudo errado o que eu disse e esse espaço de comentários é pequeno para que eu tente lhe explicar. A esquerda global está se tornando unida e se fortalecendo, ainda tem muita força na Europa, mas a criação do Euro foi fortemente defendida pelos EUA como forma de criar uma barreira para os avanços ideológicos e dominadores da Russia. Nesse sentido, a teoria globalista tem a tendencia de dar um crash na mente dos ocidentais. Dividir e conquistar, eis o lema da esquerda.

    2. Mais um que vestiu a carapuça...A UE foi formada sob dois argumentos. Se fortalecer economicamente e evitar novas guerras! A UE é teoria do Olavo? Está estagnada pelos excesso burocrático social-democrata e as guerras atuais são cada vez mais internas, entre o Estado e o Cidadão. Os organismos internacionais se prestam mais a servir às nações livres ou às ditaduras? O TSE da Rosa Weber e do Fachin tava louco para baixar a soberania para ONU, se esqueceram? Foi teoria do Olavo também?

    3. Só faltou dizer que é um defensor fervoroso da "teoria da terra Plana, ou talvez Convexa, em última analise Oca". A despeito dessas teorias conspiratórias nibirutas apocalípticas, sinto lhe dizer que lhe enganaram, pois não existe esse negócio de "globalismo". Essa teoria maluca do Globalismo alimentada e difundida por Olavo é uma jogada estratégica do Putin para rachar com o pensamento liberal ocidental, pois o interesse dele é ganhar influencia na Europa. Olavo como patinho nessa falácia.

  141. A birra que os bobos tem contra o Mourão é que ele não é como o Bolsonaro, que deixa o pastor da mulher dele governar o país. Todo o incômodo com as posições do Mourão são as pautas ridículas dos evangélicos. O país esfacelado e o bobos preocupados com embaixada em Jerusalém e tentando passar projetos fajutos na câmara para beneficiar os pastores. Não foi a toa que foi um pastor que pediu o impeachment do Mourão, o Mourão é a voz da sensatez contra o fanatismo bobo do Bolsonaro.

    1. O Mourão, ao não se afinar com o discurso de "extrema direita" acaba por cair nas graças do grande eleitorado brasileiro. Já a mídia aproveita essa situação para alimentar ainda mais o racha atual entre os militares e a família bolsonaro, pois realmente desejam muito essa desestabilização do governo. Daí inventarem essa teoria conspiratória de "Mourão, Mídia, Políticos Corruptos e Esquerda" para derrubar o Bolso, ficou meio forçado isso.

    2. CONTINUANDO - Pois o povo brasileiro num geral (me incluo nisso) não se afina nem com o discurso da "extrema esquerda" e nem com o discurso da "extrema direita", não aceitamos esse discurso de luta de classes, raças e etc., muito menos aceitamos ser controlados por pessoas que para se auto-promover insistem em rebaixar quem pensa diferente. Queremos um país mais justo e pacífico, onde o respeito ao próximo com suas diferenças seja exercido plenamente, nos consideramos um só povo e assim deve ser

    3. Fernando, como disse anteriormente, vai muito além do fanatismo evangélico, embora seu raciocínio não esteja errado. Ocorre que o mourão tem demonstrado não levantar a bandeira de uma ideologia de extrema direita fanática que muito se assemelha, na forma e no conteúdo, aos movimentos de extrema esquerda no Brasil, lógico que em seus devidos opostos ideológicos. É exatamente isso tem tem incomodado tanto os bolsonaristas. CONTINUA.

    4. Marcos, me mostra qual das "traíções" do Mourão não tem a ver com a pauta dos evangélicos? Embaixada em Jerusalem, aborto, gays, tudo tem a ver com a pauta dos evangélicos e nada com a pauta que realmente importa para o país. Mostra a "traição" do Mourão em relação ao combate ao crime, às reformas, às privatizações, ao que realmente interessa ao país, e não a um bando de fanáticos que querem impor a própria fé a todos? Isso é tudo balela, os evangélicos querem "sequestrar" o governo.

    5. Fernando, o próprio Mourão disse que na caserna não era acostumado a elogios e a críticas. Em campanha admitiu seus deslises e acredito que vai se ajustar novamente. Não há dúvida que os recentes "elogios" são mal intencionados e o Mourão sinalizou isto na sua fala. A tática de moderar o discurso tem suas falhas, seus momentos e seus limites. O endurecimento do discurso, que não é nenhum fanatismo bobo, também.

    6. Fernando, não é só isso, é um verdadeiro novelo religioso e ideológico de extrema direita, vai muito além de uma simples religião, tanto é que o seu Guru Senil se auto-intitula Católico de carteirinha, mas todos sabemos que já fez parte de um grupo religioso (pasmem) islâmico...rs. Nada contra as religiões e a liberdade de expressão, mas nessa torre de babel atual, a vontade e desejo dos 40 milhões de eleitores está sendo posta de lado.

  142. vamos ter que aturar o vice progressista, mas tudo isso foi ótimo para que ele se coloque em seu lugar de vice, e não pense que um impeachment lhe dará poder. Pois se Bolsonaro cair, nos uniremos até à esquerda radical por uma nova eleição.

    1. A Raquel vai se unir com os 100 fanáticos pelo Bozo xingando muito no twitter.

    2. kkkk, Raquel, seria um barato ver os Bolsominions e as Olavetes Raivosas se aliando a "esquerda comunista demoníaca" para derrubar um governo militar com grande aprovação popular. daria um ótimo filme de comédia pastelão.

    1. Complemento seu raciocínio e digo que presidente também tem de ser somente presidente! Os dois tem de fazer valer a vontade e desejo dos mais de 40 milhões de votos confiados a eles. Finalizo dizendo q a confiança no voto foi dada aos dois, ela não se estende aos filhos do bolso e muito menos ao gru de araque que mora na virgínia.

  143. Votei em Bolsonaro, e não me arrependo, pois o pior dos mundos seria ter a quadrilha petista de volta ao poder! Mas infelizmente acho que Bolsonaro está perdendo uma chance de ouro de melhorar o país. Essa sua família mais atrapalha que ajuda, e aos poucos está minando a credibilidade que nós que não somos bolsonaristas, depositamos nele. Hoje sem dúvida, preferiria ver o Mourão sentado na cadeira presidencial. Ele me parece muito mais equilibrado e preparado.

    1. Isabelle, Bolsonaro e Mourão são um simbiose governamental, embora os bolsokids não consigam entender isso. Em 2014 o Bolso bateu na porta dos generais pedindo ajuda e apoio para sua candidatura para presidente em 2018. Os militares não pretendem abandonar o Bolso, pois foi um acordo firmado para resgatar a honra e credibilidade do país, temos muito para crescer enquanto nação. O presida agora está sendo fortemente influenciado pelos filhos e pelo Olavo de Carvalho, infelizmente.

  144. Esse Mourão tem que se colocar no seu lugar. Ele é o vice-presidente. Não é, e nem será, o presidente. Então não tem que ficar toda hora dando declarações e fazendo articulações contrárias ao presidente. Ainda bem que o Bolsonaro tem os filhos. Ele precisa ter assessores confiáveis no meio desse ninho de cobras!

    1. Isabel, pena não ter a opção de like/deslike aqui nos comentários, você ganharia muitos likes com certeza! Pensamento perfeito!

    2. Acho de uma soberba dizer que o Mourão tem que “ficar no seu lugar”, e me da a impressão que quem fiz isso tem mentalidade Petista. Os tempos de escolher um Vice para fazer acordos, buscar votos acabou!! Hoje deveria causar orgulho ter um Vice ativo e preparado!!! O Mourão tem carisma, é querido e nessa briga provocada pelo Bolsonaro e o filho quem sai fortalecido é o Vice,.Nunca imaginei que o Bolsonaro fosse tão auto destrutivo. Quem tem bom senso não coloca lenha na fogueira.

  145. Mourão é igualzinho a Faixa de Gaza.Fica mandando bombinhas o tempo todo.Ai quando Israel manda bomba pra valer, fica se queixando pelos cantos e com a extrema mídia.

    1. Vocês criam nomenclatura para tudo...rs, a criatividade do brasileiro não tem limites. Antes era o tal PIG (Partido da Imprensa Golpista) tão enfatizado pela esquerda raivosa que dizia que os meios de comunicação oficiais estavam aparelhados pela "Direita", agora a extrema direita chama essa mesma imprensa de "extrema imprensa" fazendo alusão a uma "imprensa esquerdalha golpista dominadora". Vejo dois lados sujos de uma mesma moeda podre. Sinto lhes dizer que o Brasil é muito mais que isso.

  146. Bem, meu filho tem toda liberdade para expor suas opiniões, porém, não aceito q se meta nas minhas relações de trabalho não! Pode pensar, falar comigo a respeito, porém, não publicamente. Amo meu filho, devo muito a ele também, mas calma lá, atrapalhar minha vida profissional NÃO!!!!!

    1. Sophia, obrigado pelo seu comentário, fez eu enxergar um erro no meu, na verdade eu queria dizer "Itamar Franco" e não "Alencar", concordo que ele foi o melhor presidente pós redemocratização, mas não podemos esquecer que ele foi forçado a assumir a responsabilidade depois das lambanças do Color. Nesse sentindo vejo Mourão se precavendo e tendo postura pessoal firme ainda enquanto vice, pois sabe que a naba será grande se tiver de assumir como presidente.

    2. Um vice figurativo se tornou o melhor presidente da Nova República, chamava-se Itamar Franco. E para o nosso bem não se alinhava com as ideias do seu presidente Fernando Collor!

    3. sempre foram figurativos, o Alencar foi forçado a fazer algo. Ficam de mimimi mas todos já sabiam de antemão como o Mourão pensa e age, não vejo novidade nenhuma no que ele vem fazendo e também não contraria o seu compromisso assumido para com os Bolsonaros e para com o Brasil. Também não vejo o vice se agigantando, na verdade salta aos olhos é o presidente se apequenando.

  147. Não tenho dúvidas que tudo que o Carlos posta tem o aval do Presidente. Digo e repito: votei no Bolsonaro para Presidente e no Mourão para Vice. No momento depois desses ataques simpatizo mais com o Mourão do que com Bolsonaro, que está perdendo a respeitabilidade porque não está se comportando como um homem que promove confiança. Lamentável!!! Mas o Bolsonaro está destruindo a si mesmo com ajuda da família.

    1. A ala militar não está gostando dessa aproximação da família bolsonaro com o guru senil da virgínia, o que antes era uma parceria de aconselhamento ideológico está migrando para várias indicações de cargos no governo federal de zumbis lobotomizados pelo Olavo de Carvalho. Os ataques do Carluxo são para demonstrar que os militares tem de ficar quietos em seu canto, ledo engano dos bolsonaros em inicio de governo ficar cutucando a onça com vara curta, pois uma hora ela acaba mordendo.

  148. Quem já viu as atitudes do Mourão não tem dúvidas de que ele está agindo contra o governo, emitindo opiniões contrárias àquelas que elegeu Bolsonaro, desdizendo o que Bolsonaro disse em relação aos planos de governo. Por exemplo, dizendo que transferir embaixada para Jerusalém não é bom, dizendo ser favorável ao aborto e coisas do tipo. Melhor Mourão sair do governo ou calar a boca.

  149. Alô,alô presidente Bolsonaro. 1. Chave de galão nos Mourões positivistas, saudosistas do golpe de 64. 2. Chave de Pai no voluntarismo político das crias dele. 3. Construir partido político de massas que dê sustentação popular ao governo dele.

  150. Mourão sentiu o gosto do poder. Um general sendo comandado por um capitão. Na linguagem popular um subalterno com poder de general. Mourão as vezes me parece um homem que seu umbigo fala mais alto que sua cabeça. Tempos estranhos Mourão. Baixa a bola ai. Você chegou de carona!!!

    1. Na verdade foi a "carona" que elevou o Bolso ao posto de presidente. Pela primeira vez vemos um vice que tem tanta força política quanto responsabilidade na condução do país. Sem a tutela dos militares o Bolso não teria ido tão longe e ele sabe disso. Infelizmente os filhos foram abraçados pela ideologia conspiratória maluca do Olavo de Carvalho e vemos agora a mesma influenciar o pensamento do presidente. Precisam urgentemente arrumar a casa e asserenar os egos, do Mourão e dos Filhos.

  151. Bolsonaro aplicando chave de galão no positivista Mourão, e de pai no voluntarismo das crias dele, dará fim à chafurdação na cozinha presidencial. E enquanto o presidente não dispuser de partido político de massas, dirigido por quadros leais e competentes, como principal instrumento de organização, conscientização, e mobilização do povo, e de sustentação popular ao governo dele, restará refém dos múltiplos interesses do estamento burocrático, eleito ou não, que se apoderou do Brasil.

  152. Todos estão certos e errados. Mourão certo em reclamar, errado na demonstração de falta de alinhamento. Bolsonaros, certos em reclamar, errado na forma e conteúdo. Ruim para a gestão do governo. Pessoal frágil e guiados pela emoção e agenda própria.

  153. Fofoca ou não o conteúdo é de extremo interesse público. Jornalismo é isso. Narrativa de fatos. Com a citação de personagens, datas e falas. Cada um que tire a sua conclusão. A informação de interesse público nunca é demais.

  154. O problema é que Mourão está em campanha pras próximas eleições pegou carona com Bolsonaro e desde então tem feito declarações que não estão alinhadas com o governo deveria ter deixado claro sua posição antes das eleições e não deixar pra revelar seu pensamento após o que aliás ele não entendeu que o Bolsonaro defende o interesse da maioria dos brasileiros e esse alinhamento com a esquerda é o fim da picada

    1. Onde você esteve nos últimos dois anos? Mourão desde o inicio disse que não seria um vice figurativo e que em muitos pontos discordava do Bolso, mas que a ultima palavra sempre seria do presidente. Isso é democracia, um governo onde todos tem de pensar igual, feito robozinhos adestrados, não é um governo democrático. E quando os mais de 40 milhões de leitores votaram no Bolso, não estava incluso o pacote "Filho e Olavo" para governar junto. É muita bunda para uma única cadeira presidencial.

  155. Enquanto isso está cheio de gente mordendo a isca. Louvando o plano maçom de Mourão de ir ocupando o poder aos poucos, ir ganhando a “simpatia” da mídia esquerdista, leia-se abrindo as pernas, para daqui a uns dois anos, se houver espaço, dar um golpe no presidente. Só procurem, alguém já viu a extrema imprensa falar mal do Mourão? A folha, Estadão, G1 etc? A arapuca está armada. Não caiam nessa.

    1. Faltou falar dos templários da cruz vermelha do comunismo demoníaco. Ou será que o Chapeleiro de Alice no País das Maravilhas não lhe contou sobre eles? Ore ao seu guro senil que mora na virgínia para que ele lhe mande uma profecia que não seja a MAIA (botafogo)...rs

  156. A troca de farpas é apenas um aperitivo para as eleições de 2022. Certamente, Mourão está palmilhando seu caminho para a sucessão. O Carluxo quer que o pai se reeleja. Embora pareça prematura a disputa, já estão colocando as cartas na mesa.

    1. Acabar com a reeleição foi uma das promessas de campanhas, será um tiro no pé.

  157. Estes caras estão brincando Fofoca, futrica e fuxico é coisa de gente burra Eu, como empresário estou acreditando e esperando que os resultados positivos do governo que apoio comecem a aparecer Mestre Olavo para de por lenha na fogueira , já tá ficando chato

  158. Soubesse eu, que Bolsonaro, como presidente, deixar-se-ia influenciar por seu filho, jamais teria votado nele. Sinto que joguei meu voto fora. Esse mandato tem tudo para não chegar até 2022. Lamentável.

    1. Essas farpas fora de contexto do Carluxo para com o Mourão é só a ponta do iceberg. A real é que os militares estão incomodados com os tentáculos do guru da virgínia que tem se apossado de quase completamente das mentes da família Bolso. O que era uma parceria de aconselhamento migrou para uma avalanche de indicações de zumbis lobotomizados pelo Olavo para cargos chaves na administração pública federal e nos ministérios. Eu também vejo com muito receio essa parceria obscura.

    2. kkkkkkkkk...falou o petista disfarçado. Deixa de lorota, rpz! Vai chorar nos braços do Haddad, vá!

  159. Pode não ser, mas isso está me parecendo mi-mi-mi de esquerdista, interessado em ver o circo pegar fogo. A Crusoé parece que não tem assunto e fica divulgando fofocas. Que fique claro uma coisa : o governo de Bolsonaro é MILITAR. Dentro do militarismo, há divergências também, o que é perfeitamente natural. Afinal militar não é feito em linha de montagem, para trabalhar exatamente do mesmo jeito. ELES TAMBÉM PENSAM!!

    1. Globalismo não existe, isso é uma teoria conspiratória alimentada pelo guru senil Olavo de Carvalho. Quem ganha com essa teoria absurda é o Putin lá na Russia. Vamos acordar pessoal!

    2. concordo! quanto mais replicados essas " fofocas"( que a Crusoé alimenta) mais estaremos servindo ao globalismo!

  160. Parabéns pela reportagem Gadelha, ao meu ver o Mourão tem todo o direito de divergir da opinião do presidente, afinal ele mesmo disse que não seria vice decorativo e que tem pensamento próprio, diferente de muitas pessoas que votaram no Bolsonaro e que se igualam a gados sendo pastoreados por mídias zumbificadoras.

    1. Diego, você foi muito assertivo em suas considerações. Vou um pouco mais além no seu raciocínio, eu vejo uma postura/comportamento de parcela do eleitorado do Bolso que parecem que migraram da "extrema esquerda" para a "extrema direita", muda-se a ideologia mas a forma e o conteúdo continua igual, dois lados de uma mesma moeda suja e podre. Chego a conclusão que quem nasceu para ser gado nunca criará asas para alçar voos mais altos.

  161. O que falta ao zero 2 é uma boa mãe mineira para calá-lo. Se ele tinha algum projeto político futuro ele o enterrou, deixando ao povo a sensação de que é desequilibrado. No momento Jair Bolsonaro e Hamilton Mourão são os pais da pátria e juraram ama-la e defendê-la contra tudo e contra todos, inclusive de sua família, portanto Carlos Bolsonaro está traindo e agindo perigosamente contra os interesses políticos da nação. Ele está minando a credibilidade e habilidade do pai de governar o país.

    1. Moacyr, não diria limitado, mas que pelo menos seus tuítes malcriados fossem feitos apenas de suas próprias redes sociais, pois usar das redes sociais oficiais do Pai para atacar o vice foi de um golpe baixo, jogo sujo de gente sem escrúpulos. De resto, concordo com Maria e Você.

    2. Concorda com Maria. Carlos é um Parlamentar, mas também é filho do Presidente. Poderia este Jovem adotar uma política de relação com o Governo e Pai,, em suas críticas com uma dose grande de moderação. Oseu direito de expressão e pensamento não se dessasocia do Governo por ser filho do Presidente. Nesta situação ele estar limitado no seu DIREITO.

  162. Os três patetas é que faz oposição ao governo. É impressionante como os filhos do presidente tem atrapalhado o Presidente! Quando isso vai ter um fim?

  163. Gadelha seu post é notícia requentada. Sabemos qual é o seu lado e qual é a sua intenção. Sua narrativa está mais para torcida do que para notícia. Disfarça né?

    1. Cláudio, você demonstra ter cara e jeito de Olavo de Carvalho. Deus me livre cruz credo!

    2. Bolsonetes, a Crusoé e independente e imparcial, se vcs acham que ela vai ficar fazendo igual muito canal de YouTube que fica chupando as gônadas do Bolsonaro para ganhar like, e melhor já irem retirando a inscrição. Aqui vocês vão ouvir criticas ao Bolsonaro vão ter que fazer cara feia, e vão ter que engolir. Parabéns pela excelente reportagem.

    3. Exatamente. Este Gadelha tem cara e jeito e Jean Willys.

  164. A bandeira branca só será astreada quando o vice entender quem é o presidente, e parar de desdizer lo . Tudo que Carlos postou está nas revistas e jornais, o que fez foi só evidência lós . Disse que iria mudar? Sim, a mudança era de e por cada vez mais. Os jornais entenderam mas continuam a se fazer de burros.

    1. Na verdade, o verdadeiro problema está em o Carluxo usar as redes sociais do próprio pai para atacar o Vice, ai é jogo sujo e baixo. Que ele faça seus ataques infantis de suas próprias redes sociais.

    2. Mourão foi claro durante a campanha eleitoral que não seria um vice decorativo, que as vezes discordava das opiniões do Bolsonaro, mas que a palavra final seria sempre do Presidente. Não entendo porque tanto choro agora.

    3. Esse Mourão só atrapalha, por pura vaidade e egocentrismo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO