RuyGoiaba

Lula está lendo feito um condenado

08.06.18

A mais divertida polêmica inútil das redes sociais na semana passada começou com um tuíte da assessoria de Lula: o hóspede da carceragem da PF em Curitiba, ora vejam, tinha lido 21 livros em 57 dias, “leituras que compreendem dos romances à política”.

Não ficou claro se as leituras do político preso com tempo livre de sobra incluíam o “Finnegans Wake”, “Minutos de Sabedoria”, o “Almanacão de Férias da Turma da Mônica” ou a coleção encadernada da “Playboy” – obras culturalmente mais enriquecedoras que o livro do picareta citado pelos assessores do Grande Líder no tuíte em questão.

Seja como for, uma moça que não gosta do Lula fez as contas e concluiu que isso dá umas 55 páginas por dia, um nível de leitura “irrealista” para quem é “semianalfabeto”. Recebeu uma enxurrada de respostas — na maioria, de gente jogando confete em si mesma e dizendo que 55 páginas são fichinha (“eu leio 550, passo o dia nas redes sociais, malho e tenho uma vida sexual invejável!”).

(O saudoso Chorão do Charlie Brown Jr., que dizia “não faço música pra meia dúzia de filhadaputa que lê livro”, estava enganado: na internet, os “filhadaputa que lê livro” são muitos mais. Quase uns dez, talvez.)

Inexplicavelmente, em um mundo cada vez mais ágrafo como o nosso, em que o Facebook (com seus textões) é coisa de velho e o Instagram (só figuras) é cool, persiste a noção de que “ler livros” confere status às pessoas – talvez derivada daquela ideia de fundo iluminista de que ler faz os seres humanos melhores. Não faz. Basta ter frequentado alguma universidade brasileira para constatar que é possível ler centenas, milhares de livros e continuar sendo um perfeito idiota.

Por isso, não acho bom Lula continuar a ser esse leitor voraz, a não ser que isso conte pontos para a redução da pena. O Grande Líder correrá sério risco de perder aquela aura de “bom selvagem” (que ele manteve, mesmo depois de todos esses anos como lobista de empreiteiras) e adotar um estilo “professor da Fefeleche”, talvez de écharpe e fumando Gitanes. Ou seja, tornar-se algo parecido com Vladimir Safatle — um daqueles destinos piores que a morte.

***

A GOIABICE DA SEMANA

Esse santo homem que é Leonardo Boff escreveu no Twitter faz pouco tempo (cito em versão corrigida, sem os erros de português e digitação): “Se o preço da gasolina é estabelecido cada dia pelas variações do dólar internacional, então os salários deveriam ser também corrigidos diariamente pelo dólar. Isso seria o justo. Mas o povo não conta (…)”.

Não sei se o melhor é dar a entender que há “dólar nacional”, a total ignorância sobre como se calculam preços e salários ou o desconhecimento do que a dolarização da economia provocou na Argentina, aqui ao lado. Mas a Igreja Católica estava certíssima quando condenou o Bofe àquele silêncio obsequioso. Deve ser porque ele não passa incólume pelo mata-burro.

(Fernando Frazão/Agência Brasil)(Fernando Frazão/Agência Brasil)Faça o obséquio de permanecer em silêncio, Boff (Fernando Frazão/Ag.Brasil)
 

 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O problema não é se lula está lendo ou não. Esse senhor está sim, preso e deve passar uma boa temporada na PF, na Papuda, em Bangu ou qq outro lugar destinado aos canalhas, ladrões e assassinos do povo brasileiro. Ele merece.

  2. É comum o golpe de presidiários pedirem resgate por telefone de dentro do sistema. O PT inovou e está repercutindo via Whats App um áudio gravado pela senadora de vida fácil também pedindo dinheiro para presidiário. Quem sabe ela mesma possa levar e desfrutar do recurso num espaço de tempo não muito grande. É só acabar o foro privilegiado.

  3. NÃO conta. Vivemos em terra sem lei, sem cultura, sem unidade, sem patriotismo, e brincamos e nos rimos disso. A imprensa TODA não para de falar desse verme nefasto, pesquisas ( fajutas como sempre) não se cansam de dar vitoria para esse circo. Eu cai nessa e ri, o leitor do Ruy também rui, Goiaba também caiu nessa, o Brasil vive nessa piada retardada ha 150 anos.... da-lhe Goiaba!

  4. Oque somos nos então? Que país é esse? Estamos a rir de nossa própria desgraça e é apenas isso! Lula e toda esse turba esquerdista estão ai deitando e rolando ha dezesseis anos ( incluo Temer nessa), aumentaram em 10X a divida publica, destruíram o ensino, enfim transformaram essa terra num inferno. E nos aqui discutindo ou rindo, da na mesma, das conversas fiadas de um ladrão e sua gangue. O pais não tem um sistema judiciário que funcione em NENHUM nível, ilhas de profissionalismo .....

  5. Se alguém tiver intenção de fazer política com honestidade e sabedoria deve ler dois livros: JOSÉ BONIFÁCIO - da José Olympio Editora-ano 1945. -Esc/P Octavio Tarquínio de Souza e TEORIA POLÍTICA de Rui Barbosa -W.M. Jackson Inc. " Clássicos jackson ". Par Rui política " é a arte de gerir o Estado , segundo princípios definidos, regras morais , leis escritas ou tradições respeitáveis ". Por quê ambos foram exilados ?

  6. 27 livros? Só se estiverem contando revistas em quadrinhos, daquelas bem fininhas! Ou livrinhos infantis! Esse daí não consegue ler nada, é uma pessoa totalmente voltada para si mesma, jamais conseguiria dedicar seu tempo a inteirar-se das idéias de outras pessoas! Só a militância cega e emburrecida dele pra acreditar que ele está lendo alguma coisa!

  7. Lancei uma campanha chamada de " Lula livro" . Para doação de livros para o condenado , já que o condenado está com muito tempo de sobra; que pelo menos ele aproveite o tempo que desperdiçou na vida sem ler.

  8. Fantástico, realmente quem diz ter lido centenas de páginas e outros afazeres....continua sendo idiotas e fdp. Maravilha, faço também essa analogia aos petralhas e comunistas, que se apegam em algumas frases repetidas incansavelmente, mais quando se pergunta, você leu Ideologia Alemã?, O Manifesto do Partido Comunista? O Capital? A resposta para o básico é não. E quando você encontra alguém que leu o entendimento é precário. Folhear livro não é compreender,sem pensar nem refletir na narrativa.

  9. Putzgrila, Goiaba! Sabes que já pensei em ter 24 horas à disposição para ler livros, jornais, revistas, bula de remédio, TCCs,... Ficar em uma ilha deserta, cheia de livros... Mesmo sendo o meu passatempo preferido, a leitura, não passaria de umas 30 e poucas páginas... e fazendo um esforço danado! Agora, 55 páginas conforme o cálculo rápido de uma comentarista no Face, totalizando 21 livros em 57 dias, nem a pau, Juvenal. É a mentira que move esse partido da traição=pt. E tem gente que acredit

  10. O título e o texto são excelentes Ruy! Mas a melhor parte para mim foi o “não passa incólume no mata-burro”... rachei de rir!!!

  11. É verdade, ler não faz ninguém melhor, mas ajuda e muito na hora de escrever corretamente. Será que o lula aprenderá, tempo ele terá, kkkkkk

  12. Kkkkk, lendo feito um condenado é ótima, kkkk, tb tem outra, ontem ele não compareceu no lançamento da sua campanha em Contagem, porque está preso em outro compromisso, kkkkkkkkk. Lula está PRESO há 62 dias😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂😂

  13. Que fique claro: Lula foi condenado não para ler numa prisão e sim por corrupção e formação de quadrilha. Portanto, ele não é obrigado a ler.

  14. Minha filha "lê" livros no celular. Ela fica horas ouvindo as histórias que eu lia na biblioteca da escola, o celular vai falando sozinho. Dá até pra "ler " fazendo esteira. Deve ser este que ele "lê". Até eu leio qualquer coisa deste jeito, nem precisa abrir os olhos.

    1. Alergia ao papel (boa rs), menos ao papel moeda kkkkkk

  15. É mentira! O intelecto dele impossibilita-o de ficar segurando um livro por mais de 10 minutos. Talvez consiga-o se tomar muito, mas muito anti-alérgico. Não há como conciliar semi-analfabetismo com leitura intensa, duradoura. Uma pessoa testemunhou e relatou depois, ter visto o molusco atualmente condenado quando era presidente da república, tendo que ler uma página de um livro ou relatório qualquer, e essa pessoa descreve que aquilo era um verdadeiro martírio para o condenado, ele suava frio..

    1. Aproveito o comentário estapafúrdio desse Senhor Boff para fazer um reparo aos seus colegas de imprensa: Todos insistem em discutir tabela, tablita, preços internacionais dos combustíveis, quando o que está acontecendo e a percepção do anacronismo da existência de uma Petrobras, em um país que caminha rapidamente para a economia de mercado, , mesmo contra uma classe política atrasada como a nossa.

    1. Sra. Rosa, se me permite faço minhas as suas palavras e adiciono, que todo comunista além de burro só consegue viver às custas dos outros.

  16. O problema está quando até uma frase aparentemente ingênua e cândida, quase poética, não fosse ela própria pretensiosa e superficial, serve ao proselitismo e à hipocrisia dos que muito leem, ou dos que não leem, e se enredam nas palavras pelo vazio do que é para si o lastro da realidade.

    1. Traduzindo e resumindo: trai e é traído por meio das letras em razão de seu vazio existencial.

    2. Traduza para o português, por favor. Brincadeira.

    1. As letras são muito pequenas, tudo se embaralha, dá enjoo.

  17. Ótimo, Goiaba! O apedeuta não passa de um mentiroso costumas então seguir o mote de que quem lê muito se torna mais sábio, não importa se for a orelha do livro ou bula de remédio é usado pelo encantador de burros.

  18. Precisou a passagem do tempo para que eu chegasse a compreender porque o Cardeal Ratzinger (depois Papa Bento XVI) condenou esse imbecil ao silêncio obsequioso. Só mesmo calando-o.

  19. Os esclarecidos leitores da Crusoé poderiam encaminhar questões de múltipla escolha sobre a abrangente literatura que nosso presidiário favorito tem realizado no cárcere - conseguiríamos assim assegurar o benefício da manutenção da pena em sua totalidade. O cara não deve ser capaz nem de declinar a cor da capa do livro

  20. Para quem afirmou que tem preguiça de ler, a qualquer momento a Presidenta do Partido vai dizer que a PF está torturando "Nosso Guia". (com licença a Elio Gaspari)

  21. Boff e, Paulo Coelho e karnal escrevem pra um grupo de falsos iluminados. Não fosse assim, já teriam recebido o Nobel de literatura.

  22. Boff e, Paulo Coelho e karnal escrevem pra um grupo de falsos iluminados. Não fosse assim, já teriam recebido o Nobel de literatura.

Mais notícias
Assine agora
TOPO