DiogoMainardina ilha do desespero

A imprensa tem futuro?

26.07.19

Eu não disse que a festa de Glenn Greenwald estava chegando ao fim? Pois é, chegou. Quatro dias depois do meu prognóstico. É para isso que existe a Crusoé.

Nesta semana, não tenho nenhuma novidade. Aliás, meu conselho é o seguinte: ignore minha coluna e leia o que realmente interessa. Em primeiro lugar, a entrevista de Sergio Moro. Em segundo lugar, a reportagem sobre o roubo das mensagens da Lava Jato.

Na quarta-feira, depois da captura da quadrilha de Araraquara, eu disse a Rodrigo Rangel que este seria o número mais importante da Crusoé. Ele respondeu citando outras reportagens importantes que publicamos no passado, em geral sobre algum ministro do STF. Ele tem razão. O que diferencia este número dos demais, porém, não é seu conteúdo, e sim o momento em que a revista está sendo publicada.

Os vazamentos verdevaldianos implodiram a imprensa. Para tirar da cadeia Lula e seus comparsas, uma turminha mais desavergonhada entregou-se a estelionatários, que saquearam telefones celulares de centenas (milhares?) de pessoas. Não se trata apenas da Lava Jato, portanto: as mensagens hackeadas podem ter alimentado uma rede de golpistas e chantagistas.

A PF ainda está investigando quem intermediou os contatos entre estelionatários e jornalistas. E quem financiou a falcatrua. Não é improvável que algum aloprado da imprensa seja preso. Eu vou comemorar, claro, porque os criminosos devem ser expurgados da profissão. Ao mesmo tempo, a imagem do jornalismo mancomunado com a bandidagem contamina e emporcalha todos nós.

Já fiz prognósticos estapafúrdios sobre os assuntos mais disparatados. Mas não sei prognosticar o futuro da imprensa. Se é que ela terá um futuro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acredito que a imprensa não tem futuro. Assim como a Crusoé, que envia diversos dos meus comentados prá moderacão , mas nunca os publica!!?? Não utilizo palavrões, apenas, se é que apenas justifique, faço ironias! É isso. Abraço!

  2. A imprensa é o 4º poder. E digo mais hj a nossa única esperança dd garantir um futuro neo país. Cada um lê o que lhe aprouver, mas liberdade é tudo. Cabe a nós fazermos a distinção. Mas ter acesso as mais diversas opiniões é imprescindível para mim.

  3. Diogo,como não gostar de você?Abençoada sua riqueza intelectual,que tanta falta faz aos Focas e veteranos, no jornalismo informativo sério.

  4. Diogo querido, andei sem tempo de passar por aqui, mas digo tens todo o meu apoio porque a causa da liberdade, não importa o que aconteça, deve prevalecer. Um Brasil liberal está nascendo e vocês do Antagonista/Crusoé tem um papel (muito) relevante nessa luta. Estamos juntos, querido Diogo, não pare. (Derrotar os bolivarianos não é tarefa fácil, eu sei).

  5. Não sou Jornalista, mas como usuário da informação, vejo diariamente um crescimento da conscientização dos leitores quanto a necessidade de separar o joio do trigo. Ou seja, a imprensa/profissionais que se sujeitarem a publicar, fatos distorcidos e sem base, estão com os dias contados.

  6. A imprensa no Brasil não tem mais futuro. O descrédito e a parcialidade fez com que vários brasileiros desistissem não só da imprensa como da mídia.

  7. Tá difícil, com a diminuição da verba para alguns órgãos de comunicação a maioria virou esquerdista e só pensa no homem mais "honesto" do planeta.

  8. Alguém aí falou em incluir Reinaldo Azevedo no rol de jornalistas sérios do nível de Felipe Moura Brasil, William Waack, Alexandre Garcia, etc...Nada mais equivocado. Acompanhei RA durante muitos anos, desde 2007 em seu blog e depois nos programas de rádio. Ele deu uma invertida nos posicionamentos que nunca imaginei. Critica obsessivamente Bolsonaro, Moro, Deltan, fala que Lula foi condenado sem provas, defende Tóffolli, enfim, tornou-se um tremendo vira-casaca. Vade retro!

  9. Realmente é vergonhosa a crítica feita por parte da imprensa. Tá certo que o nosso presidente poderia cooperar um pouco e não dar tanto combustível pra fogueira (Desde que não seja de propósito e que tenha um bom propósito, sei lá). Parte da mídia parece enlouquecida sentindo as dores dos que foram atingidos pelos comentários, mas onde estavam esses hipócritas quando milhares morriam por falta de investimento em saúde, segurança e educação enquanto o PT e seus puxadinhos saqueavam o país.

  10. Chamam de jornalismo a divulgação parcial de fatos e condutas em resenhas que passam muito pouco de opinião baseada em experiência pessoal. O mal não atinge o que chamam de "esquerda", mas se repete em diversos meios de comunicação. Assinei a revista na ilusão que teria um nível melhor de profissionalismo, mas os jornalistas se comportam como abutres e bradam adjetivos pejorativos enquanto proferem julgamentos sem embasamento científico algum. Todos os dias eu renovo a esperança... quem sabe...

  11. Realmente o povo mais consciente perdeu a confiança na imprensa.Até o Estadão virou foco de críticas destrutivas contra o governo que tenta reerguer a economia brasileira.A internet liquidou com a imprensa parcial e especialmente a marrom.

  12. CRUSO É tem como fazer um Jornalismo Solidário? Please, proporciona um afago para o Secretário OTÁVIO REGO. Por favor, convidem CAIO COPPOLLA, FELIPE MOURA, JOSÉ MARIA, BORGES, SILVIO, CONSTANTINO e os Comentaristas e/ou Jornalistas CRUSO É, para uma live com grupo qualificado. OTAVIO REGO merece um momento especialíssimo, oposto a rotina "braba". E nós vamos curtir.

  13. Diogo Mainardi obrigado! Foi por isso que assinei a Crusoé, para ter Jornalismo e não Jornalismo Militante. Deixei a Folha de São Paulo, Estadão, Veja,Época. Assim eu peço não nos deixe sem jornalismo de verdade. Parabéns

    1. Concordo com tudo o que escreveu! Não consigo mais confiar em uma linha escrita pelos jornalistas dos meios de comunicação que vc citou, perderam completamente a credibilidade para mim....

  14. Mainardi, concordo com você sobre o futuro da imprensa. O petismo foi tão maléfico ao país que hoje eu não sujo minhas mãos com nenhum veículo tradicional de comunicação, impresso ou virtual, todos esses meios, absolutamente todos, estão aparelhados. Por esta razão assino esta revista por ser independente e pela qualidade de seus jornalistas.

  15. Enquanto houver jornalistas com você, Alexandre Garcia, W. Waack, o Caio Copolla, Felipe Moura Brasil, José Newman Pinto e mais alguns poucos existirá Imprensa.

    1. Reinaldo Azevedo? Tá de brincadeira? Acompanhei o cara durante anos, desde 2007 no blog dele. Agora o sujeito é um obcecado por destruir Bolsonaro, Moro, Deltan. Um tremendo de um vira-casaca, que não para de falar que Lula foi condenado sem provas, que Moro é criminoso, que Bolsonaro é desqualificado, e por aí vai. Parei de ler, ouvir e seguir este indivíduo faz tempo.

    2. Tito, faltou na sua lista o Reinado Azevedo, que diz a verdade que muitos não querem ouvir. Esse eu ouço todo dia.

  16. O futuro da imprensa escrita (impressa) e televisonada no Brasil é entrar para a história como a instituição mais desonesta da sociedade brasileira. Isso é irreversível. Já os raros brilhantes jornalistas que ainda temos estes sim serão muito bem lembrados e reconhecidos. A desonestidade da folha de sp é de causar espanto em qualquer pessoa que seja minimamente de boa-índole.

  17. Pro favor senior presidente, cale a boca, o senhor, seis filhos, principalmente o Carlos, cale a boca do tal de Olavo, um idiota, não jogue fora nossos votos para tirar o PT e seu satélites do poder, não se passa um dia sem que o senhor dê a eles chances de voltar ao poder em 2022, por favor, pare de fazer tudo wue eles querem que o senhor faça, nós, os brasileiros que lagamar impostos, ou abandonaram o país, mas querem voltar, pedimos ao senhor, pare de fazer propaganda para o PT em 22, retire

  18. Entendo que o jornalismo só será respeitado, quando o jornalista tirar a camiseta partidária e ideológica, reportando notícias com imparcialidade.

  19. Bem colocado.Crusoé continua com o proposito que fez dela uma revista de informação séria e sem se vender para grupos que só colocam nosso país mais no fundo do poço.Que a Folha de SP pague pelo crime que pratica junto com esses criminosos.

    1. A imprensa so tera futuro se convergir para o jornalismo praticado pelo O Antagonista e outros poucos que não se corromperam por ideiais de esquerda ou para manter o emprego.

  20. Eu vou continuar assinando o Antagonista (apesar de boa parte aqui ameaçar todo dia cancelar a assinatura), a FSP e O Globo........leio tudo e tiro proveito de todos, tenham certeza

  21. DIOGO MAINARDI, vocês da CRUSOÉ e ANTAGONISTA, já são um refrigério para nós que queremos o BRASIL digno, com pessoas dignas e que tenham VERGONHA NA CARA!! Avante rapaziada, estão no rumo certo!!👏👏👏

  22. Não vejo a hora da folha ser promovida de papel higiênico para pó e sua colunista social desempregada por muitos anos ou se mudando para Cuba. Outras mídias que se mantiverem em posições nada neutras e não respeitaram seus leitores, também desaparecerão.

  23. A imprensa precisa de gente como vocês. A PF está de parabéns. Já se sabe que Manu, aquela mesma na missa com o poste, intermediou os bandidos. Queremos que cheguem nos financiadores!!!

  24. De fato, lá se foram os tempos das vacas gordas. O PT soube alinhar-se com toda corja de seu naipe, e boa parte da imprensa foi arrastada n/militância. Agora é a hora da onça beber água. Já tem muita gente tendo que acordar mais cedo, botando o pé na estrada, em busca de trabalho, de um bico, cousa assim. Foi-se o bom tempo de comer caviar. Agora é lamber o que sobrou da rapa-mole, ou, quiçá, morder de 'com força', a rapadura. Os fatos..., ora, os fatos, nem sempre são matérias tão afáveis.

  25. Nossa imprensa em sua grande maioria é de esquerda, e nesses últimos governos desde FHC, LULA, DILMA e TEMER, andaram mamando nas tetas das verbas Estatais, agora acabou a moleza. Houveram inúmeras irregularidades nesses governos as maiores roubalheiras e tudo camuflado, bem quieto, pois estavam recebendo fortunas para isso. Precisamos sim de uma imprensa que investigue, seja imparcial e que a VERDADE prevaleça acima de tudo.

  26. É claro que a imprensa séria e honesta como voces terão vida longa e precisamos exatamente estas informações essenciais nestes dias conturbados que vivemos aqui neste país.

  27. A extrema-imprensa não tem nem presente, menos ainda futuro. A desonestidade virou a marca da imprensa brasileira, com raríssimas exceções que são os jornalistas que carregam o jornalismo nas costas.Folha é uma excrescência, é mentira seguida de mentira. Deus é justo e eles vão falir. Deus é justo !!!

  28. Há alguns bons anos há uma grande tentativa de inversão de valores descaradamente desastrosa. Houve omissão dos bons e ela avançou, mas nunca é tarde para reagir e o que é do bem e da verdade prevalecerá.

  29. Assim como um bom médico um bom jornalista é raro? Assim como um bom hospital um bom jornal também é raro? Acho que a mídia sempre foi porca com raras excepções.

  30. Muito bom! A imprensa séria e a investigativa, terá futuro sim. Estamos todos ficando mais aptos a entender e perceber as manobras.

    1. Concordo. Sempre teremos maus profissionais em todas as áreas e jornalismo não está isento.

  31. Se a imprensa não voltar a ser isenta e não parar de distorcer conteúdo para atingir seus objetivos ideológicos, vai desaparecer

  32. Isto poderia soar como se estivéssemos voltando ao período do Regime Militar, pelo menos no discurso. Por outro lado, se as evidências e conexões forem capazes de comprovar uma tentativa de golpe e desestabilização social, incluindo associações com criminosos. Sobretudo, se o atentado a Bolsonaro teve um mandante e indivíduos por trás, então aí é que não há pq não se levar as ações e o discurso para este campo. O ideal é que a informação proceda as ações, para que o esperneio já comece antes.

  33. Pelo princípio da Soberania Nacional nada se coloca acima dos interesses do Estado e da sociedade, se um indivíduo ou grupo de indivíduos se utiliza de quaisquer açoes para buscar desestabilizar o sistema social, ele pode ser acusado de no mínimo tentar ou colaborar para uma situação de calamidade pública. Se houver qq acusação de terrorismo, então todos os envolvidos devem começar a ser taxados de terroristas. O PT é uma organização terrorista, os BOLIVARIANOS DO STF são terroristas.

  34. A isto se somam toda uma série de discursos falsos que foram propagados, fascismo, nazismo, Estado de exceção, tentativas de difamação no país. Se for possível se estabelecer que os indivíduos por trás da farsa do Intercept são os mesmos que propagaram o discurso do fascismo e do nazismo, então poderia haver aí uma outra possibilidade de se enquadrar o abuso de um direito, a liberdade de imprensa, para atividades político-ideológicas e com objetivo de atingir a Soberania nacional.

  35. É importante que, se a prisão dos envolvidos nos hackeamentos se basear em uma acusação de terrorismo, então que já se construa o discurso antes das prisões. Ademais, outra coisa que deveria ser observada tb é que dentre todos os indivíduos hackeados, foram divulgadas msgs que envolvem Sérgio Moro e Dallagnol, ou seja, a liberação das msgs obedeceu a um critério específico que leva a um personagem central: Lula. Não quer dizer que ele é o mandante, mas que há um fim político muito claro.

  36. Permita-me discordar, e tenho memória. Quando Mainardi e Sabino estavam na Veja, tiveram ótimo material jornalístico com fontes nada limpinhas, como Daniel Dantas e Carlinhos Cachoeira, por exemplo. Como leitor, quero e busco a verdade. Lembrando que políticos e partidos vão embora, mas a imprensa - mesmo com críticas - permanece.

  37. Assim sendo, o único obstáculo para a prisão dos envolvidos nesta farsa maciça são as evidências que já existem e as que eles ainda podem produzir contra si mesmo. Há ainda a oportunidade de se expor toda a farsa lulista, se for possível alcançar revelar ações sistemáticas para se frear a Lavajato e fraudar as eleições, melhor ainda. A campanha de taxar Bolsonaro como nazista foi estúpida, mas não uma coincidência.

  38. Se o dever de casa for feito, então os grandes defensores da democracia e da liberdade bolivariana podem acabar selando ali o seu destino e confessando mais do que querem. O que é que ocorre toda vez que os corruptos tentam atacar? Eles se expõem mais. Não só isto, Vermelho pode ser chamado para dizer se ele adulterou msgs ou não, o que constituiria divulgação de fake news em seu estado mais puro. Cozinhar os infiltrados junto com os corruptos os deixará mais desesperados ainda.

  39. Se o dever de casa for feito, então os grandes defensores da democracia e da liberdade bolivariana podem acabar selando ali o seu destino e confessando mais do que querem. O que é que ocorre toda vez que os corruptos tentam atacar? Eles se expõem mais. Não só isto, Vermelho pode ser chamado para dizer se ele adulterou msgs ou não, o que constituiria divulgação de fake news em seu estado mais puro. Cozinhar os infiltrados junto com os corruptos os deixará mais desesperados ainda.

  40. Os corruptos estão abrindo mais um caminho para que sejam desmascarados, se eles estão fazendo CPI das fakes news baseados em notícias falsas em redes sociais, então a jornalista da Folha de SP, especialista em fake news que publicou o grande escândalo do Whatsapp deveria ser chamada para dizer como foi que ela descobriu o escândalo. Os jornalistas do Intercept tb deveriam ser chamados para darem sua versão dos fatos.

  41. A CPI das fake news é uma oportunidade para que se comece a desconstruir os terroristas da imprensa. Além de Verdevaldo, quem não é que se lembra do atentado ao ônibus de Lula ano passado, a CPI pode ser uma oportunidade para que os jornalistas que estavam na comitiva de Lula sejam chamados à CPI para darem sua versão do atentado. Afinal de contas, pq que o PT não pediu que a PF investigasse o atentado? Pq não pediram que Sérgio Moro pegasse os culpados?

  42. A liberação das msgs de Moro e Dallagnol podem até ser consideradas como violações de direitos individuais e eles deveriam obter o ressarcimento na esfera civil. No entanto, o hackeamento de autoridades públicas, jornalistas e outros indivíduos que tenham cruzado o caminho da seita não deveria ser considerado algo menor (os infiltrados vão tentar fazer parecer que é). O processo de guerra psicológica pode servir para que os terroristas se contradigam e revelem mais do que deveriam.

  43. Os veículos de comunicação passariam ao largo do processo, mas qq jornalista comprovadamente parte da trama estaria sujeito a ser acusado de terrorismo, pois ao se associar a indivíduos que realizaram ação criminosa com objetivo de desestabilizar o Estado e enganar a sociedade, demonstram que claramente tinham intenção de perturbar a paz pública e promover a calamidade pública. Dependendo do tamanho da alopragem, eles são cúmplices de tentativa de golpe e desestabilização da democracia.

  44. Não importa se é Dilma ou Sérgio Moro, importa as intenções dos invasores, eles tinham um objetivo específico que é o que deve servir para se julgar se é terrorismo ou não. Dentro ainda do apoderamento de meios de comunicação, se o hackeamento foi feito a mando de alguém e estes mesmos alguéns usaram seus contatos e infiltrados na imprensa para vazar material obtido criminosamente, então há uma segunda forma de apoderamento da imprensa.

  45. Excelente, estou com você. A festa acabou. Falta agora prender esses malfeitores que pediram a cabeça de Moro. Essas falcatruas dos hackers serviram para uma coisa:Moro sai fortalecido dessa esbórnia. Em compensação que Jornalistas de m... temos nesse país. Ficou claro esse levante para derrubar Moro. Cadeia para essa gente é pouco. Merecem cadeira elétrica.

    1. O Moro saiu fortalecido??? Comprovando- se a veracidade das mensagens e o são o que ele e o MP fizeram é ilegal. Se esse filho o fosse com a defesa o que diria o MP?

  46. A lei de segurança nacional não é específica e detalhada quanto à crimes cibernéticos, mas há vários fatores a serem ressaltados. Primeiro de todos, houve apoderamento servindo-se de mecanismos cibernéticos, do controle total ou parcial, ainda que de modo temporário, de meio de comunicação. Está certo que se tratava de meios de comunicação de uso pessoal, mas tal coisa foi feita de forma massiva e com alvos específicos).

  47. Se a liberdade de imprensa existe e se justifica devido ao seu aspecto de interesse público, o abuso dela também pode se constituir em ataque à sociedade e às instituições. Vale ressaltar que se Verdevaldo e outros se associaram para promover o hackeamento amplo e irrestrito de pessoas públicas e privadas que pudessem representar uma barreira aos objetivos deles, isto já passa para uma esfera cinzenta, não se pode descartar enquadrar as ações em ato de terrorismo.

  48. O ideal é que haja um processo de exposição das sujeiras existentes dentro da imprensa brasileira antes de quaisquer medidas mais pesadas contra jornalistas e veículos de comunicação. As relações espúrias e as negociatas devem começar a ser reveladas para que o choro dos grandes "amantes" da democracia e da liberdade não seja mais do que pura demonstração de cinismo. A imprensa que protege Lula é a mesma que protegerá Verdevaldo e quem estiver com ele, são mestres na arte de fazer barulho.

  49. Se vê que não só Lula e o PT se valeram da imprensa, mas o restante dos corruptos. Como principal patrocinadora da corrupção no país, a imprensa não pode escapar, pelo contrário, eles devem servir de exemplo. Apesar disto, alguns cuidados podem ser tomados, uma imprensa que não se furtou a tentar enganar a população para esconder os escândalos de corrupção não se furtará a fazer papel de vítima, invocarão a Constituição, dirão que há um Estado de exceção e coisas do tipo.

  50. O PT e a própria imprensa lulista acharam que Bolsonaro era o candidato perfeito para ser batido em um segundo turno, a grande "ameaça" que ele representava era perfeita para que Lula posasse como grande salvador, mas a prisão dele certamente melou os planos de muitos lulistas. Lula sempre teve uma legião de acólitos dentro da imprensa, enquanto o resto fingia que não havia nada de errado acontecendo, a imprensa teve papel fundamental dentro dos planos do PT e de Lula de frear a Lavajato.

  51. A alopragem de Verdevaldo é só a culminação de um processo que já vem a muito tempo e foi se aprofundando conforme os corruptos eram colocados contra a parede, pois a imprensa que não era lulista tb estava em boa parte cooptada pelo restante dos corruptos, o paradoxo da eleição de 2014 serve para se entender a configuração da imprensa brasileira, de um lado a massa lulista, do outro a massa tucana, pmdebista e qq corrupto com dinheiro para possuir jornais.

  52. A corrupção nunca foi um privilégio do PT, mas talvez a maior diferença entre Lula e os presidentes pós-ditadura que vieram antes dele, é que ele tinha a simpatia de grande parte da imprensa, mesmo em veículos que eram críticos a ele (o problema do controle da mídia, ainda tinham alguns donos atrapalhando os planos do PT e da revolução bolivariana). A debacle de Lula e do PT não se deve só à Lavajato, mas aos direitos fundamentais e a internet, se dependesse da imprensa ele teria sido eleito.

  53. Deixei de assinar 2 jornais e passei a assinar a Crusoé, não quero jornalista militante, quero informação, conclusões eu mesma tiro.

  54. Tá vergonhoso,ao mesmo tempo esclarecedor,a imprensa sempre foi isso com exceções,nós é q não sabíamos e fomos manipulados por anos. Não confio mais em quase nada

  55. Diogo, turminha desavergonhada sempre existiu, são como aqueles quadrúpedes de Venezia, que quando il mare cende, vá ju, aparecem para comer qualquer escolho que os mantenham vivos. Bom jornalismo investigativo! Vitta lunga al Crusoé!

  56. Mainardi , longa vida a Crosue´! A que imprensa se refere ? A Folha(sucedanea da Pravda) ja era. O Estadao , segundo o A.Nunes passou de 500mil para 100mil copias. desde que cursei o ensino medio aprendi de um dos maiores jornalistas o seguinte : ¨ Le gout de la verite´n´empeche pas de prendre parti ¨ portanto diria aos pseudo-jornalistas : ¨Arrete´de nous prendre pour des cons¨!! A grande maioria silenciosa nao e´estupida , muito pelo contrario .Os estupidos sao eles.( junto as pseudopoliticos)

  57. Cheguei a conclusão q "ideologia" é ópio dos intelectuais. O povo é pragmático e quer resultados - emprego, renda, segurança, saúde e educação. A imprensa eos politicos tem q focar nesses pontos com mais ênfase do q nos discursos q não dão resultado no curto medio prazo. Quem tá desempregado e tá com fome, tem pressa.

  58. Parabéns à todos aí que conduzem a Crusoé com a retidão de princípios de um bom jornalismo. Hoje assino com prazer a Crusoe e O Antagonista, após ter cancelado assinaturas longevas de Folha, Veja e etc..... Para um País mais isento, devemos colocar nossos recursos em veículos de informação ao mínimo pertinentes com nossos princípios !

  59. Tem futuro. A Folha desguaritou, perdeu a aposta, tentar desmoralizar a Lava-Jato acabou definitivamente com sua parcialidade. A Globo-Lixo operava diferente, tentando disfarçar seus propósitos, como não define mais o jogo, vai sucumbindo dia-a-dia. A Band definhou com a perda de Boechat, sua nova aquisição, o Rei, agoniza e leva junto a credibilidade que o Grupo Bandeirantes ainda tinha. Crusoé, O Antagonista e JPan são as praias que nos sobraram pra ver isenção no jornalismo.

    1. A Crusoé vive replicando furo de reportagem da FSP...rs..absurdo

    2. Fui assinante da Folha por 30 anos. Deixei de assiná-la 5 anos atrás. A Folha deixou de fazer jornalismo há muito tempo. A Band, com esse Reinaldo Azevedo, igualmente. Vão acabar no mesmo buraco

    3. Palavras certíssimas de Anzanello: " A Band definhou com a perda de Boechat, sua nova aquisição, o Rei (Reinaldo Azevedo), agoniza e leva junto a credibilidade que o Grupo Bandeirante ainda tinha" Acorda Grupo Bandeirante enquanto é tempo!!!

  60. Acabei de assinar Cruzoe exatamente porque acho que o futuro da imprensa é o que vocês estão praticando. Primeiro dizendo as coisas como elas realmente são, por exemplo ESTELIONATARIOS ao invés de hackers, pois e isso que eles são ou ORCRIM e não Partido Politico. As pessoas querem ler a análise dos fatos sem maquiagem e segundos interesses. Abs

  61. A imprensa atual é tendenciosa e por isso, não reproduz a verdade dos fatos. Não cumpre seu papel; o de informar com imparcialidade a notícia. Lamentável que isso ocorra por tanto tempo.

  62. A imprensa tem futuro sim Diogo. Graças a jornalistas sérios e comprometidos com a verdade, assim como você e os profissionais da Crusoé e O Antagonista. Continuem assim, com a verdade sempre!

  63. Há muito deixei que de acreditar nessa imprensa convencional. Deixei de assinar revistas, assistir a telejornais (principalmente das emissoras de grande audiência), jornais impressos. Tudo por isso por que eu tinha certeza que estavam tentando me manipular. Infelizmente muito tendenciosos.

  64. Parabens Diogo pela coragem de enfrentar essa corja de jornalistas vendilhões que se deixam iludir pelo brilho e o sintilar de algumas moedas cuja origem toda a nação conhece e que a lava jato está trazendo a lume. Prossiga Mainardi. Voce é nisso herói.

  65. Essa imprensa que aí está é desclassificada e imoral. Ainda paga por uma esquerda do mal, que prega, a todo tempo, um socialismo venezuelano no Brasil, tenta desmoralizar um governo eleito pelo povo e que está fazendo um trabalho como nunca existiu. Só que saiba essa coisa irresponsável que o povo está de olhos abertos e não vai aceitar suas mentiras.

  66. Infelizmente, grande parte da imprensa está igual a OAB.... não serve para nada, não representa os seus e sempre do lado errado.

  67. Parabéns Diogo. Aliás , acho que vou gravar esta mensagem, pois já é a terceira vez que ao ler sua matéria me posiciono assim. Isso é jornalismo sério.

  68. Diogo, meus parabéns por esta matéria, Mostrando a seus assinantes toda a verdade sobre a lava jato que tem nos orgulhados muito, sobre essa imprensa nojenta e mentirosa só nos resta anular de nossas rede socias. hoje me tornei um assinante da revista Cruzoé.

    1. Houve um momento não muito longe que as críticas foram pesadas sobre essa revista e Diogo, inclusive eu manifestei minha insatisfação por ter assinado ela e muitos fizeram isso. espero que esse tempo não volte mais, e continuemos como agora está, todos felizes com a revista e o Diogo.

    1. Só não entendo como consegue vender papel higiênico de segunda mão! Parece que tem otário pra tudo!!!

  69. Louvo a Deus pelos jornalitad que fezem um trabalho sério e comprometido com a verdade, para fazer o bem .Parabéns à equipe da "Ctusoé"!

  70. Acompanho o Antagonista desde os primeiros dias,vocês são inteligentes,e sabedores de separar o joio do trigo.Parabens o Brasil precisa de vocês.

    1. estou muito curioso para ver a verdadeira posição de Daniela nesta fraude e se cometeu crime tem que pagar.

  71. HÁ MAIS DE 30 ANOS QUE ESCREVO SOBRE O FIM DO JORNALISMO. E ADVERTI ALBIMAR FURTADO QUE VICENTE SEREJO, FAZENDO-SE DE DONO DOS DIÁRIOS ASSOCIADOS NO RN, FECHARIA O DIÁRIO DE NATAL. ELE NÃO ACREDITOU E, JUNTAMENTE COM TODOS, PERDEU O EMPREGO.

  72. Cara, a tempos que a credibilidade da grande mídia está minguando. E creio que a eleição de JB tem muito a ver com isso. Via redes alternativas, intensamente usadas pelo eleito, cuja credibilidade tem muito a ver com o crescente descrédito da mídia tradicional. É quase como o cara que está prestes a se afogar, se agarrando no primeiro galhos que encontra!

  73. Diogo, a tua lucidez faz com que eu realmente acredite no País... O desânimo é gigante, mas quando vc se coloca e abre os nossos olhos, sinto uma luz no final do túnel....

    1. Eu não assinei a Cruzoe apenas por assinar, sempre acreditei na imprensa independente, investigativa e inteligente. Valeu cada centavo. Parabéns pelas suas reportagens.

  74. Mais um gol de placa de Mainardi, nosso vidente maior! A imprensa brasileira perdeu o que tinha de mais precioso: credibilidade! Assino O Globo há 40 anos por falta de opção ( sou do RJ, o estado de um jornal só, infelizmente) mas só tenho usado o jornal para limpar vidraças.

  75. Do fundo do coração, desejo que essa imprensa vendida se extinga, vire pó! Puro jornalismo tendencioso do capeta! Todos os dias, leio notícias online, enviadas para o meu email, que não vêm apenas de O Antagonista e Crusoé, o segmento está crescendo, graças aos céus! Diogo Mainardi, esse tipo de jornalismo isento, moderno, sem ranço ideológico, me anima e deixa meus dias mais esperançosos! Abbraccio!

  76. Concordo com vc Mainardi, estou a um passo de deixar de assinar o Estadão. Virou jornaleco a serviço dos corruptos. Meu pai deve estar se revirando no túnel, mesmo com Alzheimer fazia de conta q estava lendo esse maravilhoso jornal q já foi um dia! Fim da imprensa impressa mesmo 😢

  77. Fico impressionado com a sua capacidade de antever onde tudo vai acabar. E mais do que isso, você sempre teve fé e a certeza de que a festa Valdiverdiana ia acabar. Agora é só esperar quantos mais vão pra cadeia. E a imprensa, pobre imprensa, no futuro isso tudo será o exemplo de como não se faz um bom jornalismo. O americano veio emporcalhar nossa ja combalida imprensa.

  78. A imprensa vai continuar, o que muda é o meio. A edição digital veio para ficar e tem pra todo mundo,se tratando de ideologia.

    1. O fato de estar em Veneza não quer dizer mais nada, têm-se acesso à tudo hoje pela Internet.

  79. Crusoé terá futuro. A imprensa limpa imparcial terá futura mas essas que estão com o verdevaldo e hackers essas vão se desmanchando. Veja o caso da Veja eu mesma cancelei a minha assinatura de todas as revistas da Abril pq não confio em mais nada que venha de lá.

  80. A imprensa ñ tem futuro pq quem a faz se perdeu nos estranhos tempos do presente. É uma das muitas profissões em extinção. Todo mundo é jornalista e a "oficial" não se deu conta de que precisava se reciclar, oferecer o diferencial, pq a opinião e militância as redes sociais já estão oferecendo há tempos.

  81. Prezado Diogo, Vocês são prova de que a Impresa, assim mesmo com "i" maiúsculo, nunca deixará de existir. A depuração que, oxalá, devemos estar vivendo passa por todos os setores da sociedade brasileira. No caso da imprensa, essa que está aí, o melhor destino não é a cadeia, é a queda de tiragem (já aventei isso num comentário a um tweet do Mário Sabino, semanas atrás). Vamos em frente! Lerei a todos do outro lado da tormenta, na Imprensa que sobrevirá. Obrigado a vocês.

  82. Perfeito..o que temos hoje não são jornalistas e sim um amontoado de gente despreparada para a verdade e muito bem dito mancumunada com o que existe de pior desta sociedade corrompida e degradada por práticas obscuras nas três últimas décadas.

  83. essa imprensa tóxica e criminosa como a Folha, Veja e frequentemente a Globo e suas afiliadas como a CBN não terão futuro no médio e longo prazo......estão sendo comidas pelas pernas........e pela visão estreita e arrogante de que ainda pautam alguma coisa nessa nova sociedade feita de redes sociais , you tube , influencers etc etc

  84. Diogo, como cidadã comum te pergunto: como manter a sanidade diante dos fatos e de como os meios de comunicação os tratam!? Alienar-se é uma opção, não ouvir, não ler, jogar fora o celular, sem Twitter, sem tudo!! pois esta difícil! Muita narrativa, é de dar nojo! E temos nosso dia a dia pra tocar!! Pirando... e cansada!

  85. Por favor as mensagens que enviei por e-mail são do meu próprio celular. Pode usar não foram roubadas . Tem mais coisas era um grupo da faculdade Estacio eu estou no grupo e não sabia que eles faziam. Eles colocaram pq achavam que estavam sozinhos no grupo e depois viram que eu ainda estava.e só me dê conta na quarta-feira pois quase não tenho entrado no WhatsApp. E de lá para cá estão me ameacando pois querem as mensagens do meu celular sou assinante tem meus dados pode me contactat

    1. DIMINUIR O TAMANHO DO VOLUME DISPONÍVEL A SER ROUBADO . ESTADO MÍNIMO É A SOLUÇÃO

  86. Concordo.A grande maioria da imprensa está desacreditada.Conheço muita(muitas mesmo) pessoas que não acessam mais notícias publicadas pelo Grupo Globo(Folha à bordo).

  87. Não exagera Diogo, a imprensa jamais deixará de existir, parte dela está aí para confundir e insinuar, outra para buscar a verdade sem viés ideológico como fez a CRUSOE nesse mar de lama.

  88. Leio o Diogo desde a época de sua coluna em revista que eu assinava! Deixei de assinar decepcionado com o posicionamento dela, mas o Mainardi sempre me encantou!

  89. Diogo , mesmo tu pedindo , impossível não ler tua coluna . Parabéns ! Todos esperamos que seus novos prognósticos se concretizem.

  90. Quero ver a deportação de Glenn!! E essa Manuela que se diz jornalista que se explique e que pague pelo trabalho ilícito! Exatamente assim senhor Diogo!! Estamos torcendo para que a imprensa escrita imploda mesmo!! Principalmente as bandas podres e com viés ideológico! Gosto da CRUSOE e de seus textos!

  91. A Folha de S. Verdevaldo , Veja e seus parceiros acabaram . São lixos ! O tsunami de dinheiro que o pt e seus sócios roubaram do país , está financiando este plano , assim como deve ter financiado o atentado praticado por Adelio . Há representantes em todos os setores , desde os de sempre no STF até esse estrangeiro criminoso , com compra de mandato e tudo . Dinheiro não falta para a organização criminosa , cujo chefe se encontra preso .

  92. Caro, do alto dos meus 40 anos de jornalismo diário, ao longo dos anos de 1968 a 2010, posso garantir: esse 'tipo' de imprensa acabou. E quem acabou com ele foi o esquerdismo estúpido e desvirtuado da maioria dos nossos 'formadores de opinião', claramente cooptados (os 'formadores') pelo PT e assemelhados.

  93. Diogo, mas ainda tem neguinho solto ai. Apareceu mais conversa hoje, sexta feira do Dalagnol. Tem mais gente envolvida. E melhor voces irem atrás.

  94. Diogo, Parabéns pela reportagem. Parabéns pela lucidez. Se depender de mim essa midia não dura mais dois meses. Embora poucos conhecidos assistam, ainda encontro vários locais públicos que sintonizam aquela que vc sabe qual, a inominável. Estimulo uma campanha para detonar esse último reduto.

  95. Perfeito o comentário. Era fatal e foi fatal para o PT. A intermediária doi a candidata a Vice na chapa do Haddad. Eles não tem bom senso, dignidade, e honestidade intelectual. Para eles vale tudo.

  96. É verdade. Você é sempre excelente e sou sua leitora assídua desde a época da Veja. Orgulho e gratidão por vocês e a vocês do Antagonista e Crusoé.

  97. Infelizmente hoje qualquer Zé Mané se diz jornalista, Diogo é uma rara e honrosa exceção nesta profissão. Pra piorar os antes tradicionais da imprensa estão contaminados pelos esquerdopatas ideológicos, cegos que não fazem jornalismo porque não sabem o que é isto.

  98. Hoje foi amplamente noticiado que houve um atropelamento nos Jardins, em SP. Uma mulher faleceu ao ser atropelada quando atravessava a rua. O agravante é que estava sobre a faixa de pedestres. Para dar um tempero a mais na notícia, a vítima foi qualificada como idosa. Até aí tudo bem. Mas o carro era um Porsche. Então a chamada ficou: Idosa morre atropelada por carro de luxo na faixa de pedestres.

  99. Perfeito Mainardi, tinha um fosso no fundo do poço dos desavergonhados posudos de jornalistas... Só que agora temos ministro da justiça e presidente...rs...

  100. Diogo , O futuro da imprensa tem direta ligação psicológica com o passado pois ,com o advento da internet ,o leitor ,ou eleitor ,passou a ser o senhor dos fatos e da informação e por conseguinte ,da suas interpretações, daí o desesperos dos despreparados para a informação profissional que aderiram ao desespero de desqualificar o próprio leitor , eleitor .Portanto ,trata-se também de doença, o futuro dos prepotentes anti-éticos . Carlos

  101. quando um carro roubado é entregue a um terceiro, este é qualificado receptador, atividade criminosa. e quando alguém faz uso comercial e profissional de produto obtido de forma ilícita, também não configura receptação?

  102. Postura de jornalista sério, Diogo. Você me representa ! Sou professor e foi me oferecido assinatura gratuita da FOLHA, depois de a ter cancelada por discordar da forma torpe e nojenta na cobertura desse enredo criminoso das invasões de celulares das autoridades. Alguma "boquinha" ela deve ter perdido por defender esses bandidos

    1. Felipe Santa Cruz preside uma instituição de esquerda (OAB)Ordem dos Advogados Bandidos. que os advogados decentes ela não representa. E já é bastante conhecidinha da população. Acho ele já não vai com muita tranquilidade aos lugares públicos. É mais uma instituição inimiga do Brasil.

    2. A notícia agora é o presidente da OAB chamando Moro de chefe de quadrilha e os petistas querendo prender o Moro.Pode isso??

  103. Mainardi, continue a exercer seu trabalho com seriedade pois há necessidade de jornalistas que saibam fazer investigação e tenham coragem de denunciar os pecados dos poderosos da República.

  104. Também na imprensa é preciso reconstruir um compromisso ético com a verdade e com a honestidade no propósito de informar. Mais fatos e menos opinião, menos ativismo. O esquerdismo transformou o objetivo de todas as profissões em ser a favor ou contra suas causas, é preciso recuperar a essência das coisas por si mesmas e não para atender a desejos ideológicos.

  105. A imprensa, tal como atualmente é, e se comporta, não terá futuro, substituída pela informação acessada por meio eletrônico. A informação tem que ser séria, correta, e isenta, sem sensacionalismos, mercantilismo, interesses, e viés ideológico. Isto o usuário já procura, e encontra na "CRUSOÉ", mantida com exclusivo apoio dos leitores.

  106. Realmente muito triste a "imprensa" ajudar nessa terrível "lavagem cerebral" que vem sendo feita em nosso povo!😪 Só com EDUCAÇÃO de qualidade vamos superar essa situação e vai levar muitos anos!

  107. Imprensa corupta esta que se vendeu para esse sujeito que veio de outro pais para sujar o nosso na intenção de se locupletarem com a esquerda nefasta do nosso pais.

  108. Sugiro parar de utilizar o verbo "emporcalhar" para se referir a certos jornalistas. Os porcos são animais úteis e limpos. Concordo que eles esculhambam a sua profissão, mas que culpa tem os porcos? Nota: por que continuam utilizando a palavra "coluna" para se referir aos seus artigos, matérias? Saudades do jornal impresso?

  109. Sim, Diogo, tem futuro. O futuro da imprensa está nas mãos dos seus clientes. Como tem gosto pra tudo, ainda assim haverá algum pasquim, mas a imprensa séria estará em linha direta com seus consumidores.

  110. Com a VEJA todos sabemos o que aconteceu. E a Folha de São Paulo está indo para o mesmo caminho. Todos no mesmo buraco. Parabéns pela coluna.

  111. Diogo, qdo vc disse que o Verdevaldo seria preso eu disse: "se é Diogo Mainardi que está dizendo, então acredito." Parabéns!!! E que Deus nos livre dos bandidos travestidos de jornalistas!

  112. Parabéns, Mainardi! Não apenas por acreditar e nos fazer acreditar que esta palhaçada seria desmarcada. Não apenas por ser o paladino do Moro e a nêmesis desse gringo escroto. Nem por enfrentar com coragem a máfia do PT. Particularmente acho também muito importante você ter contribuído para desmoralizar a Folha, a Veja e o resto da imprensa marrom. De novo, sinceros parabéns!

  113. Posso aceitar a sugestão de sequência de leitura, mas nunca deixarei de ler os seus artigos! Comemorando a revanche de Moro!

  114. No papel ja nao leio jornal nenhum, no digital ainda leio UOL, Globo, Crusoe. Os dois primeiros estão cada vez piores e obviamente tendenciosos da realidade do país. COstumo viajar muito pelo Brasil a trabalho, e vejo o quão esses dois jornais se distanciaram da realidade. POr curiosidade, fiz amizades com alguns jornalistas e me supreende o quão desconexos são da realidade, das diferenças regionais e mais ainda de assuntos e conceitos simples de economia e finanças. Enfim...Constatação

  115. A imprensa acostumada a receber verbas do governo vai espernear sempre, porque acabou a mamata. Ideologia e grana andam juntas e a segunda quando recebida ofusca a primeira, é assim que o jogo funciona.

  116. Sei q só essa informação não basta pra definir uma publicação, mas é importante informar o público, quem são os maiores acionistas das empresas de mídia. Será coincidência q o maior acionista do UOL (Folha) e Grupo Abril (Veja) é André Esteves do banco BTG, denunciado por Pallocci?

  117. Pois é Diego, mas não é de hoje que a grande imprensa tem sérios problemas de credibilidade... Parabéns à Cruzoé!

  118. O futuro da imprensa brasileira é tentar sobreviver ao descortino. A soberba e interesses pessoais a frente de interesses públicos serão os maiores inimigos dos meios de comunicação. Novos tempos se avizinham.

  119. Não importa a qualidade informativa ou desinformativa do conteúdo , a imprensa sempre será a " boateira " preferida da humanidade.

  120. Tem futuro sim! A Imprensa esquerdopata, essa vai desaparecer (Folha, Veja, Carta Capital e outras ligadas aos Petralhas. A Crusoé será a bandeira do Brasil, sua credibilidade nunca será discutida porque só tem jornalistas que não escondem a verdade. você Diogo que parece estar mais seguro dentro da grande equipe Crusoé, menos enfezado, deu uma maneirada, não está mais raivoso. Parabéns melhorou muito. Agora está escrevendo coisa com coisa. Senti firmeza. Voltei a acreditar na Crusoé...

  121. O prognóstico pode não ser ainda claro; mas seu diagnóstico (desde sua frase icônica "...O Lula é meu ! Fui eu quem viu primeiro", lembra-se?) costuma ser infalível. Belo e conciso artigo acima.

  122. Parabéns, Diogo. Sem dúvida, você é um dos jornalistas mais honestos e competentes que temos. Tragam logo J.R. Guzzo para compor a seleção.

    1. Sim! Augusto Nunes, mas ele tem que sair urgentemente da revista veja, um jornalista qualificado como ele, jamais poderá ficar naquele antro.

  123. Bom dia Diogo. Estava lá o ano passado no Novo Brasil pós-PT. E já havia assinado a Crusoé. Penso o seguinte: A imprensa já estava doente. Lucas Mendes gagá. Crusoé representa o náufrago e simboliza muito bem a idéia da nova imprensa. O mundo mudou. A velocidade digital não perdoa mais concepções ideológicas e mentiras hegemônicas. Verdevaldo foi um camicase. Cometeu suicídio de reputação e explodiu o transatlântico esquerdista daquela imprensa que está fora de seu tempo.

  124. Claro que a imprensa tem futuro, mas em roupa nova. A velha guarda já era - embora esteja esperneando bravamente. Mais uma de suas previsões acertadas. Só errou quanto à eleição de Trump. Ninguém é perfeito. Parabéns pelo esforço de nova imprensa.

  125. Parabéns Diogo Mainardi ! Você é um jornalista bem informado e merecedor da confiança de todos os brasileiros de bem. De agora em diante, vamos tratar com raticida o The IntercePT Brasil e desratizar seus cúmplices e parceiros da imprensa.

  126. Diogo, uma proposta a vcs: crie na Crusoé uma sessão de MidiaWatch. Seria a Lava-Jato do Jornalismo. Tá precisando, não?

  127. Concordo e assino em baixo e espero que toda essa investigação chegue nessa ala da imprensa mal intencionada, que não acrescenta nada!

    1. Especialista já explicou: vc tendo acesso ao celular, acessa tbem os contatos e assim vai montando sua lista. Gente "importante" fala com gente importante.

  128. Mainardi, sua casa esta cercada de agua salgada, quase alagada. A Italia quebrada. E bom voltar para o Brasil. As coisas estao comecando a mudar por aqui.

  129. Informação de qualidade sempre terá valor em qualquer área da atividade humana. A tecnologia da informação e da comunicação para estão revolucionando a forma, velocidade, acesso. Mas o conteúdo honesto e competente prevalecerá ao longo do tempo. Estamos em mudança de paradigma para evolução. Parece que haverá um tipo de seleção natural.

  130. E respondendo ao título de sua coluna, é difícil imaginar futuro numa imprensa que se deixa manipular por quadrilhas. E não se vê nenhum sinal de mudança de postura da imprensa, que segue quase o caminho da OAB na defesa do crime. Só nos resta a CrusoÉ e o Antagonista.

    1. À imprensa tem futuro, sim. Não tem futuro certos jornalecos. A Crusoe é um exemplo de bom jornalismo.

  131. Parabéns Diogo, acertou em cheio com seu diagnóstico, nós os brasileiros do bem temos que agradecer a Deus todos os dias por vcs existirem 👏👏👏

  132. Diogo, vc leu minha alma. Vou cancelar as assinaturas de Veja e Folha e comprar todos os produtos de O Antagonista e Crusoé. Prossiga com seus prognósticos. Vc é o cara, lúcido e visionário. Siga em frente. Obrigado

    1. Nossa!! O que você ainda faz com a Folha de São Paulo??!

  133. Mais uma vez o Diogo dá a dica. É inacreditável as versões que a imprensa cria sobre os fatos da atualidade. A desfaçatez e o mau caratismo são por demais evidentes. Acredito que a grande imprensa vai (se já estiver) se arrepender amargamente desta postura desavergonhada e desrespeitosa com a sociedade.

  134. Excelente reportagem. Mais uma pra coleção. Parabéns por esse jornal que todos os dias nos surpreende com reportagens inteligentes e bem feitas.

  135. Desespero para ser o primeiro, leva a fake news. Falta darem valor aos jovens jornalistas. Tanto os estagiários quanto aos recém formados. Pagam mal e as cobranças e carga horária são desumanas. Mais entrevistas, mais investimento em investigações, mais reportagens... . Acho que esse será o caminho. Além disso a filtragem das "notícias em primeira mão" e a verdadeira notícia em "segunda mão"

  136. Excelente sua postura, havia cancelado a crusoé mas irei renovar. Batam No governo quando for justo e elogiem também quando for justo, esse é o caminho de uma imprensa admirável e séria.

  137. Comentei aqui que a imprensa, hoje, funciona como os táxis convencionais. Embora atropelado pela tecnologia dos app ainda perambulam qual zumbis como se ainda existissem. Mídias como a Crusoé são, hoje, de fato o futuro... os "Ubers" da notícia e da informação sem a famigerada manipulação

  138. Ver jornais como o Estadão e revistas como a Veja emprenhadas em denegrir meu País é muito triste. A Folha, não me surpreende e ver o jornal distribuído de graça num semáforo na Avenida Brasil. Me deu um prazer imenso!

  139. Concordo Diogo. Uma prova do que vc escreve é o comentário de Vera Magalhães no programa Jornal da Manhã deste 26/07/19. Prometi que jamais assistirei aquele canal, enquanto uma "jornalista" como Vera estiver lá. Parabéns Diogo!!

    1. Henrique concordo com você. Essa Vera Magalhães não dá.

  140. O jornalismo critico independsnte e fundamental na separação do joio do trigo. A sociedade tem o direito e o jornalista o dever da informação dos dois lados da moeda. O JB nao esta evidentemente imune as criticas e denuncias, como foi o caso do filho vereador Carlos com suas tuitagens atrapalhada e imperinentes, o senador Flavio Bolsonaro, a prev policiais e recentemente a nomeação do filho Eduardo para embaixador para EUA. Afinal o Brasil acima de todos, inclusive da familia e seus asseclas.

  141. Meu pai me fez ler a revista veja desde os 8 anos de idade. Hoje tenho 25. É claro que na época eu odiava, mas hoje eu reconheço o quanto isso foi importante. Lendo a veja aprendi e conheci muita coisa, dentre elas o Diogo Mainard que na minha opnião é o melhor jornalista que escreve para o Brasil.

    1. Um dos motivos de assinar Crusoé foi o Diogo Mainardi. Já o conhecia da malfadada Veja. Era a primeira coluna que lia quando chegava a revista. Parabéns Mainardi. Continua excelente.

  142. Tem uns jornalistas, ou debatedores, que você sente a revolta , sem ter acontecido nada, os cara só bate, quando é canhotinha a gente até sabe, mas tem uns que ficaram revoltado do dia pra noite, muito chato até.

  143. Muito bem, sem corporativismo com criminoso. Quem usa uma profissão como escudo pra cometer crimes deve ser excluído, e não protegido.

  144. Diogo, o sol é de todos. Porém, aos bons ilumina, aos outros ele queima. O bom jornalismo claro que se manterá! Vocês aqui têm a elasticidade dos novos tempos...

  145. Axé, dom Mainard. Enquanto marronsistas vão ao esgoto, jornalismo como esse de O Antagonista joga luz nas trevas da mídia atual. Nem tudo está perdido !

    1. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  146. Bom dia, quero aqui parabenizar a revista CRUSOÉ por suas reportagens investigativas, principalmente nessa coluna aqui de Diogo Mainardi pele previsão do fim desse gangster GLenn Greenwald, devia tomar uma boa cadeia ou ser extradito do Brasil.

  147. Realmente para os verdadeiros jornalistas o que ora vemos nos "jornalistas" atualmente e de envergonhar mesmo. A imprensa na sua maioria está totalmente desmoralizada e isso é muito preocupante. Mas como em todas as profissões, os bons nunca se vendem.

  148. Caro Mainardi. E será um escândalo caso o seu prognóstico se confirme. Acredito que haja financiamento brabo por trás desses desastrados hackers e esse quase 1 milhão de Reais deve ser o caminho natural até os financiadores. E se partirem de partidos políticos e de órgãos de imprensa (ou de seus laranjas), a dimensão do escândalo será estarrecedor. A imprensa sobreviverá? Cartas para o Mainardi.

  149. Oxalá O Antagonista e Crusoé, trilhando sempre o caminho da verdade dos fatos, sem deixar de ter opinião, continuem fazendo a diferença nesse lamaçal jornalístico e exemplo de influência para a "higienização" da corrupta mídia nacional. Chega de lixos! Basta!!!

  150. Há 3 ou quatro semanas enquanto boa parte da mídia tentava criar algo com essas mensagens vazadas, adulteradas e vazias, lembro de ter lindo na sua coluna que os hackers seriam presos, Verdevaldo exposto e toda a mídia passaria vergonha. Parabéns!!!! Poucas vezes vi uma previsão tão cirúrgica.

  151. Só aprendi a identificar a escória disfarçada, depois que comecei a ler O Antagonista e o Enio, no facebook; e sempre estiveram certíssimos; mais cedo ou mais tarde tudo se confirma. Vocês estão de PARABÉNS. Desde muito tempo, só confio nesses sites, agora a Crusoé. Parabéns e Vivas! e Graças a Deus, temos o Moro, o Deltan, a Janaína e a Lavajato; em tempos de stf vergonhoso, temos os nossos Heróis Verdadeiros.

  152. A imprensa séria, ética, e cujo único objetivo é informar com clareza e sem partidarização, tem futuro, sim, Diogo. A prova está em Crusoé. Já a imprensa marrom, tendenciosa e partidária, como Veja, Folha de S. Paulo e The IntercePT (por ironia, veja como termina a palavra IntercePT!) está fadada ao total fracasso. Há um ditado que diz: "O que não presta por si mesmo se destrói".

  153. Emquanto isso o Reinaldo Azevedo esperneia contra o Moro. "Aaaaaaashhhhhhhhh Não importa se é informação roubada. Moro é bandidoooooooo!". Um triste retrato da decadência da imprensa.

    1. R. A. é venal, amiguinho do Gilmar. Deve ter rabo preso e quem tem tem medo.

    2. Reinaldo é um caso para a Para-psicologia. O Cara fez um cavalo de pau.

  154. Fico aqui pensando.....pensando.....Como podem defender criminosos estes jornalistas? Publicar matéria falsa é enganar seus leitores. Seguir o site O Antagonista e ficar esperando as matérias da Revista Crusoé sempre será minha prioridade. Isto é jornalismo de fato. PARABENS!

  155. Ainda que eu tenha mantido uma compreensão das razões que motivaram Moro (lembrando que o Lula é menor dos problemas da Lava Jato), tenha até me manifestado em sua defesa pelos riscos que correu durante a Lava Jato e também deixando de ser juiz para ser um ministro (com toda a instabilidade do cargo) creio que estamos num democracia, não há caminho seguro para nada, e todos (inclusive a imprensa) têm o direito de errar, de se enganar ou mesmo de pensar diferente do que considero mais adequado

    1. Sergio, não tenho as informações que você tem para pensar isso, Nunca fui muito próxima da política partidária, mas de longe é o que me parecia, pois é isso que acontece com muita gente bem intencionada. Se realmente você tiver razão (sobre os roubos desde o sindicato) a situação fica mais séria. Porém, aqui é melhor não levantar mais esta lebre para não acirrar os ânimos de todos. Tudo o que leva a polarização entre as pessoas precisa ser evitado agora.

    2. Tat, Lula não se perdeu, pois nunca teve valores .Roubou desde o tempo do sindicato. Quem se perdeu foi uma parcela da população brasileira que votou neste ser nefasto.

    3. Moro abriu mão da carreira de juiz por um posto (ministério) que todos sabemos que é´instável e obriga qualquer um a engolir um monte de sapos. Abriu mão pelo compromisso com o fim da corrupção. Se exagerou.. foi em nome desse compromisso e exagerou primeiramente com ele mesmo, abrindo mão da segurança pessoal e profissional.

    4. Se desde o início eu me posicionei favorável ao Moro fiz uma opção, mas essa opção não me cega a ponto de não reconhecer as contribuições que a gestão Lula (no primeiro mandato ) deu ao Brasil. Ele se perdeu realmente.. E isso (de se perder) já aconteceu com muita gente que começou bem. Porém ainda insisto em acreditar nas boas intenções de Moro, especialmente porque ele não se beneficiou materialmente nem de outro modo com suas ações. Somente se colocou em risco de vida e depois abriu mão da

    5. Respeito sua opinião, mas não concordo que tenha sido somente o PT nem que todos os membros do PT são igualmente responsáveis. O PT foi um último governo no Brasil e em vários locais, como antes isso aconteceu MDB, PSDB, PDS etc, MUITOS roubaram. Por iss creio que se Moro cometeu excessos foi por excesso de preocupação com a corrupção. Não "fulanizando" como se tem dito, ou seja, não por perseguição ao Lula, mas para que nem Lula nem outros detivessem a Lava Jato.

    6. O PT tornou a corrupção coisa e prática de Estado, isto é; gerenciou e administrou toda a “coisa pública” utilizando a corrupção. Benefícios sociais? Somente as “migalhas que lhe caíram da mesa”! A conta ficou com o povo que está pagando e que pagará por muito tempo.

    7. Respeito sua opinião, mas discordo em parte. Muitas vezes as pessoas não se dão conta de que estão errando. As ideologias (de esquerda e de direita) nos fazem muitas vezes justificar os erros, porque culturalmente muitos aprenderam que - como ensina Maquiavel- os fins justificam os meios. Isso não justifica o erro dessas pessoas, todos precisamos pagar por nossos erros, mas como todos erramos, precisamos ser menos odiosos com que erra. Até porque logo mais somos nós ou algum familiar ou amig

    8. Errar realmente é humano, mas persistir no erro é coisa de mau caráter mesmo.

    9. Como um amigo me disse dizendo que escrevi de forma confusa, quero deixar claro que sei que a Jovem Pan, a Band, a Globo não são imprensa de esquerda. Eu disse que até nesses jornais há gente criticando duramente o Moro. A grande verdade é que, embora concorde com Neumane que só a verdade nós salvará, só Deus a tem inteiramente. Nós humanos precisamos persegui-la HUMILDEMENTE DEMOCRATICAMENTE, COM REPEITO A DIFERENÇA, PARA NÃO AFASTARMOS CADA VEZ MAIS DA DITA CUJA

    10. Nesse momento o meu partido é não demonizar Lula, respeitar as contribuições do seu governo (principalmente primeiro mandato) compreender as falhas que naquela conjuntura o Moro pode ter tido, não por perseguição ao Lula, mas por perseguição a corrupção. Se eu estiver sendo ingênua o tempo vai me mostrar, mas como Moro não recebeu propina, não se beneficiou em nada(e o ministério não foi benefício e sim um sacrifício)essas falhas não foram para se beneficiar e sim pelo bem do Brasil.

    11. Enquanto não superarmos o odeio de uns ao Lula e o ódio de outros a Moro vamos nos afundando na GARGANTA DO DIABO. Ambos são seres humanos, cometeram erros e acertos. Podemos tomar partido mas sem esse ódio que está nos levando a odiar até nosso anjo da guarda.

    12. E para evitar dizer o contrário do que penso. Não é só a imprensa de esquerda que tematizou o que estava no intecpt, como a jovem pan, a band, a globo, mas tem gente séria também na imprensa de esquerda. Posso discordar de alguns posicionamentos nesse momento, mas a democracia nos pede respeito a quem pensa diferente. Muitos estão convencidos de que o Lula era completamente inocente mesmo. Esse é o problema; Lula é um ser humano que errou: não é Deus nem Demônio.

    13. Finalizando: creio que o Moro não tenha ódio do Lula e do PT, como muitos pensam. Ele tem ódio da corrupção, tanto que a Lava Jato pegou gente de todos os partidos. Por isso eu disse que Lula é o menor dos problemas da Lava Jato. O PT não inventou a corrupção, muitos de seus membros entraram no jogo e especializaram. Cairam no erro que tanto denunciavam. Isso é um alerta para todos nós. Mas não dá para ficar nessa polarização MoroXLula, pois o "buraco" é mais embaixo.

    14. Também compreendo Mainard e outros jornalista mais radicais em defesa do Moro, mas é preciso lembrar que não é somente imprensa de esquerda (3 em 1 na Jovem Pan, Professor Villa na Band, entre outros) que também fazem críticas ao Moro. Nesse caso específico fico com os mais "a direita" pois pelo o alvo do Moro não era Lula, mas a corrupção. No entanto, naquela conjuntura ele entendeu que Lula poderia ser um forte obstáculo a contnuidade da Lava Jato e que era necessário fazer tudo o que fosse

  156. O mais impressionante de tudo é que há gente supostamente articulada afirmando que a investigação da PF e a prisão dos hackers são ficcionais. Tem muito teórico da conspiração por aí! Aff...

  157. Ouco muito a CBN por forca do hábito pois estao intragáveis! Mas ja estao se defendendo e dizendo que o papel do jornalista é defender os interesses do povo! Perderam o rumo!! Argumento jumento!! O interesse do povo é que o Brasil dê certo! E a extrema imprensa faz só tudo para impedir!! Mas nao conseguem!! Estao afundando no mar de lama que criaram, o que é muito justo!!!

    1. Janete, a CBN repete a mesma reportagem gravada o dia inteiro sem atualização e às vezes até por dias seguidos, sai fora! Hansen deixou a CBN há anos pra estragar a Eldorado mas a CBN até hj não encontro rumo. A Band é a rádio dos comerciais e algumas inserções de notícias. Olha, tá difícil ouvir radio em São Paulo.

    2. Noa ouça cbn nem band news. Fique na jovem pan com os pingos e o Caio coppola. Eu costumava assistir à Globonews diariamente, parei e não sinto falta nenhuma.

  158. De novo, o velho da Virgínia acertou antes. O louco que ninguém gosta, e não gosta de dar razão. Mas os fatos escandalosamente se impõem. Leiam, citem, indiquem, entrevistem, comentem Flávio Gordon autor de Corrupção da Inteligência, sobre a imprensa no Brasil.

    1. Antes se chamava de imprensa marrom, hoje talvez caia melhor “comprada”.

  159. O futuro da imprensa será via internet, redes sociais, onde vídeos, discursos, atos, são mostrados, muitas vezes, ao vivo, portanto, irrefutáveis. Jornais, telejornais, já não têm nenhum significado. Nessa semana, enquanto eu tentava acompanhar as notícias das prisões dos hackers em telejornal, estava com o telefone na mão, no site de vcs. Desliguei a TV. As notícias estavam desfasadas.

  160. Essa imprensa, amigo Diego.... é uma natimorta.... uma imensa coligação marginal que não subsistirá à força da nossa realidade que se encaminha determinadamente, obstinadamente à ordem e ao progresso.... ela se extinguirá em seu residual, amigo Diego.... é o sistema imunológico de uma sociedade agora a cada dia mais e mais sadia, reagindo forte e saudavelmente às suas outrora aparentemente invencíveis patologias.... persistirá darwinianamente o trabalho dos aptos.... pura seleção natural!....

    1. Vocês da Crusoé são a ilha dos maravilhosamente aptos!!...

  161. Pois é. Tudo verdadeiro Diogo. Estamos assistindo o fim da Folha de São Paulo, da Veja, da Band News, de jornalistas da Globo, do Estadão. Imaginem que triste momento histórico. Quem pensaria nisto? E tudo ao lado do desmantelamento da corrupção. Ambos fenômenos mais do que interligados. Nossos antigos heróis da imprensa viraram advogados de porta de cadeia!

    1. O mais importante, Nilton, é que falsos jornalistas, antes admirados, estão encerrando seus ciclos de canalhice junto com a corrupção. No futuro, se vierem a ser lembrados, jamais se livrarão dessa inafastável realidade.

    2. O mais incrível q se observa é o fato de q profissionais da imprensa se prestem a vender seus ditos serviços para manchar, macular a verdadeira notícia. E depois querem se passar como formadores de opinião. Lamentável ter q constatar q bons profissionais se prestam a esse fim. Fim da imprensa e fim destes como jornalistas.

  162. Todas as edições da Crusoé são verdadeiras aulas de jornalismo e de história recente do Brasil. Foi o dinheiro mais bem gasto desses últimos anos.

  163. Não só a edição, mas esta coluna é histórica... Diogo fala com abrangência o que sempre gostaríamos de falar. Feliz pelo prazer de ler Crusoé todas as sextas, como seria bom se fosse uma emissora de TV aberta.

  164. Mainardi, sei que voces da Crusoé não lêem comentários de leitores. Mas insisto. Sua obsessão por Lula está afetando demais sua capacidade crítica, e revelando um cinismo típico das "otoridades" desta República de Farsantes. Saudades d'o Antagonista. Agora é o "Porta Voz"... O Propagandista.

    1. A Venezuela serve de alerta para qual objetivo atual deve ser o pensamento político brasileiro; a mídia tem dever político sim. Deveras, nesse momento, a guerra ideológica é a batalha principal e deve ser porfiada pelos mais capazes da nação brasileira. A esquerda brasileira tem que ser mandada pros quintos de qualquer jeito.

  165. Dez! Essa ediçao de Crusoé, vai entrar para historia do Brasil, ela consolida o poder do Ministro da Justiça, ele agora é o cara mais bem informado do Brasil, o GSI, ABIN e STF, todos estão de joelho em frente ao novo todo poderoso do Gov. é melhor JAIR irem se acostumando. Dr. Moro é o cara.

  166. Diogo, se você tiver estômago para ler as manchetes da Folha/Uol de hoje, vai notar que, com o aval de um Ministro do STF, estão tentando, agora, culpar o Moro por ter tido acesso à lista de hackeados, como se o subordinado que investiga não pudesse compartilhar seu trabalho com o chefe. O que se infere, facilmente, é que estão tristes, senão desesperados, com a prisão dos hackers. A que ponto chegou a imprensa!

  167. O que mais me doeu como empresário e cidadão nos anos 2003-2010 foi ver o exagerado desapego fiduciário em troca de benesses. Não porque beneficiaria os corruptos (isto sempre existiu), mas porque destruiria o pilar de sustentação daqueles que vivem no mundo real e que tem sonhos de construir, com trabalho e educação, uma sociedade. Identifico no sentimento do Diogo a mesma frustração, de ver a imprensa largar seu dever fiduciário. Triste demais.

  168. A leitura da Crusoé começa sempre por tua coluna, não tem outro jeito. E dessa vez é fácil fazer a previsão, meu querido Oráculo, essa imprensa que aí está, com esses “jornalistas” militantes não tem futuro, ela já morreu e não sabe.

    1. Sempre começo pela coluna dele. Depois vou para o Mário Sabino que voltou de férias!!!! Edição histórica realmente!!! Parabéns! E viva um Brasil melhor!!!!

    2. Eu também sempre começo a leitura da Crusoé com a coluna do Diogo, pratico e objetivo. Baita revista!!

  169. Perfeito, Diogo. Ontem a noite eu ouvi o comentário de Kenedy Alencar na CBN sobre os Hackers. Como podem deixar uma pessoa daquela fazer tantos comentários absurdos?

  170. Cadeia neles da banda podre da imprensa que usam a liberdade de expressão e o sigilo da fonte para se conluiarem com a bandidagem.

    1. A chave das investigações é em cima de Edinho Silva e Franklin Martins.

Mais notícias
Assine agora
TOPO