Adriano Machado/Crusoe"Esses ataques podem ter tido motivações políticas e econômicas"

“O objetivo era anular condenações”

Em entrevista exclusiva, a primeira após a prisão dos hackers, o ministro da Justiça diz esperar que a Polícia Federal descubra se há mais gente por trás da maior ofensiva já perpetrada contra a Lava Jato
26.07.19

Por anos, desde que a Lava Jato começou a ganhar corpo, Sergio Moro ouviu incontáveis vezes, por onde andava, uma pergunta que soava incômoda a seus ouvidos de juiz: “Quando Lula vai ser preso?”. Demorou o tempo necessário para a operação reunir provas de que o ex-presidente, preso há um ano e três meses em Curitiba, havia se beneficiado do esquema bilionário de desvio de dinheiro da Petrobras. Moro largou a toga, virou ministro do governo de Jair Bolsonaro e viu seus detratores escalarem o tom dos ataques com os quais já havia se acostumado desde suas primeiras sentenças no escândalo do petrolão. Do outro lado, entre os apoiadores, a pergunta de antes virou uma espécie de pedido, igualmente repetido à exaustão: “Não desista”. Entre risos, ele conta que o apelo, manifestado no mundo real e nas redes, se intensificou há pouco mais de um mês, quando passou de estilingue a vidraça com o vazamento de mensagens trocadas com procuradores da força-tarefa. “Eu não posso desistir por algo que não tem nada de ilícito”, diz o ex-juiz, que nesta semana recebeu Crusoé para uma entrevista em seu gabinete, a primeira após a prisão dos suspeitos de executar a invasão hacker que pôs em praça pública suas mensagens com Deltan Dallagnol e companhia.

Moro acredita que a investigação da Polícia Federal vai responder, em tempo hábil, se por trás do grupo há outros interesses – e se a ação foi patrocinada por gente disposta a minar a Lava Jato. De uma coisa ele tem certeza: a maneira como as mensagens foram exploradas, diz, tinha por objetivo anular as condenações da operação. O agora ministro da Justiça e Segurança Pública parece cada vez mais à vontade no figurino de político, embora resista a assumir a nova condição. Horas antes, ele havia recebido a visita de um deputado que, quebrando o protocolo, lhe fez um convite para se filiar ao Podemos e sair candidato a presidente da República nas próximas eleições. Algo que diz não considerar, embora admita tratar-se de mais um assunto da predileção de muitos daqueles que se aproximam para conversar. “Não faz sentido pensar nisso no presente momento”, afirma.

A versão política do ex-juiz da Lava Jato, que completa 47 anos no próximo mês, ressurge com força em outro tema delicado para ele: a decisão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, de suspender investigações que contenham dados do Coaf, o órgão do governo encarregado de monitorar transações suspeitas de lavagem de dinheiro. Até então, Moro não havia falado publicamente sobre o assunto. A decisão, que amarrou policiais e procuradores e todo o país e representa um nó nas diretrizes do ministério sob seu comando, foi expedida em um recurso apresentado pelos advogados do senador Flávio Bolsonaro, filho do presidente. Com jeito, para não melindrar o chefe, Moro defendeu que o despacho de Toffoli seja apreciado o quanto antes pelo plenário do Supremo. A seguir, os principais trechos da longa conversa.

Afinal, há mandantes ou patrocinadores por trás dos hackers?
Há uma investigação em curso e quem vai responder a essa questão é a Polícia Federal, no momento próprio. Esses ataques podem ter tido motivações políticas e econômicas. O perfil dos presos aponta para estelionatários. Se houve pagamento ou não, vai depender das provas colhidas.

Mas o fato de serem estelionatários elimina a possibilidade de terem agido a soldo de terceiros?
Não, isso de forma nenhuma. Essa questão vai ser respondida pela investigação. O fato de serem estelionatários aponta mais provavelmente uma motivação econômica, a obtenção daquele material com o intuito de obter alguma espécie de lucro, mas aqui é uma especulação de minha parte. Tem que se trabalhar em cima das provas.

Ao falar na Câmara, o sr. declarou que por trás dos ataques estaria alguém que não foi atingido ainda pela operação. Mantém o que disse?
Aquilo foi uma especulação. A minha impressão, pelos ataques e pela forma como estavam sendo divulgados, focada em supostos escândalos da Lava Jato, era que tinha um direcionamento específico para impedir novas investigações. Mas essas respostas vão ser obtidas agora, de maneira mais clara. Está claro também que o rol de atingidos transcende a Lava Jato. Por que, até o momento, só foram divulgados supostos materiais relacionados à Lava Jato?

Os seus críticos, incluindo ministros do Supremo, dizem que o fato de criminosos comuns terem realizado a invasão não sublima o teor e a gravidade das mensagens.
Não sei se disseram, mas o que tenho presente é que não existe gravidade nenhuma naquilo que foi feito durante a Operação Lava Jato, salvo os crimes daqueles que foram devidamente punidos. Estou absolutamente tranquilo quanto à correção das minhas ações. Qualquer mensagem minha, se for divulgada sem adulteração e sem sensacionalismo, não revelará nada mais do que correção. Eu sempre disse muito tranquilamente: essas pessoas não têm nada contra mim que tenha substância. O que tem é sensacionalismo, militância política e distorções.

Esse caso o deixou mais dependente da figura do presidente Jair Bolsonaro?
Eu estou dentro do governo do presidente Jair Bolsonaro e realizo um trabalho em coordenação com a Presidência da República. A única dependência que existe é nessa linha. Eu respeito muito o presidente Jair Bolsonaro, mas única dependência é essa. Cada um tem a sua autonomia. Somos pessoas diferentes.

Qual é, afinal, o alvo principal dos hackers: o sr., a Lava Jato, ou as suas decisões enquanto juiz?
Existe uma investigação em andamento e quem vai responder essa questão é a Polícia Federal. O que eu tenho observado é que o número de pessoas atingidas pelo hackeamento, ou pela tentativa de hackeamento, é um rol mais amplo. Há, inclusive, jornalistas.

Mas qual seria o objetivo?
As instituições estão sendo atacadas. Talvez haja um direcionamento específico à Lava Jato, inicial, mas me parece que os ataques transcendem esse alvo. Existe um ataque concertado às comunicações das instituições. A investigação caminha e acho eu essa resposta vai ter que vir de lá. Normalmente, existe uma técnica de apuração no sentido de considerar quem se beneficia. Pode estar aí a resposta. Mas é preciso esperar a conclusão das investigações.

O sr. enxerga um movimento no sentido de reverter a condenação do ex-presidente Lula?
Uma coisa é o hackeamento e outra é a divulgação do material. Meu celular foi alvo e eu comuniquei imediatamente à Polícia Federal para apurar a invasão criminosa. Em relação à divulgação, não houve nenhuma requisição de minha parte. A polícia está investigando o hackeamento. Na divulgação, pelo sensacionalismo utilizado, pelo desrespeito às boas regras do jornalismo e pelo teor das matérias, me pareceu que o objetivo era anular condenações da Lava Jato e impedir novas investigações. Se isso foi direcionado a um indivíduo específico ou a vários, é uma questão que não me cabe responder.

Se arrepende de algo que essas mensagens revelaram?
Já me manifestei publicamente, mas, para deixar bastante claro, eu não posso reconhecer a autenticidade das mensagens porque não as tenho. Não tenho uma memória exata do que eu teria escrito há três ou quatro anos. Mas estou absolutamente tranquilo porque, se o material que diz respeito às minhas condutas for divulgado sem adulteração, não existe nada contra mim. O que existe na verdade é um comportamento absolutamente correto como juiz da Operação Lava Jato.

Inclusive nas conversas com o Ministério Público?
Inclusive nessas conversas. Nós temos uma tradição no Brasil de conversas informais entre advogado e juiz, entre juiz e promotor. Vejo advogados que se encontram com frequência com magistrados criticando esses contatos como se o MP não fosse de certa forma também advogado, só que advogado da sociedade, do interesse público. Em uma investigação que dura anos e com dinâmica intensa, eventualmente algumas dessas conversas podem ter ocorrido por meio de aparelhos de comunicação. Mas não existe nada lá além de sensacionalismo. Exemplificando, quando dizem que se confia em um ministro do Supremo, ou que para requerer prisão preventiva tem que ter prova robusta (refere-se a declarações contidas nas mensagens com a força-tarefa), são conversas normais, não tem nada ilícito. Tanto que eu tenho afirmado que, se tem esse material, que divulguem tudo. Não tenho nenhum receio quanto a isso. Não acredito naquela afirmação de que ninguém resiste a uma interceptação ou à divulgação de suas conversas porque nada foi feito de ilícito, ilegal ou antiético.

Qual tem sido o custo pessoal desses vazamentos no seu dia a dia?
Fui magistrado durante anos. Tive investigações difíceis, envolvendo pessoas perigosas. E de certa maneira eu tenho certa resistência. Eu lamento é que um trabalho custoso, que representou um avanço institucional contra a corrupção, seja alvo de tanta maledicência e sensacionalismo. Acho que é um tratamento injusto. Há uma grande dose de injustiça e ignorância do trabalho que foi feito e do contexto no qual ele foi realizado, de muita dificuldade, que revelava o envolvimento em grande corrupção de personagens em cargos elevados da República, o que gerava uma série de tensões e pressões cotidianas. Na rua, porém, o que eu tenho visto é a intensificação o apoio.

Os vazamentos fortaleceram a sua imagem entre os que já apoiavam a operação?
Eu nunca reclamei um crédito pelo trabalho da Lava jato. Sempre foi um trabalho institucional, de diversos órgãos. Mas essas manifestações de apoio refletem a compreensão de que as ações foram corretas, de que era importante enfrentar a corrupção, e de que está havendo injustiça na divulgação desse material.

Pensou em desistir em algum instante?
Eu ouço muito das pessoas na rua: “Não desista”. Nesse último mês e meio, tenho ouvido com mais frequência. Mas acho que existe um trabalho a ser realizado. Já disse que vim ao governo com o objetivo de consolidar os avanços anticorrupção, impedir retrocessos e para avançar também outras áreas importantes, como o enfrentamento ao crime organizado e aos crimes violentos. Para mim é uma missão. Se fosse identificada alguma conduta ilícita ou ilegal de minha parte, seria diferente. Eu não posso desistir por algo que não tem nada de ilícito.

A Lava Jato está há anos sob ataque. O que há de diferente agora?
Existe um status quo que foi extremamente contrariado pelas investigações. Pessoas muito poderosas viram nesse ataque uma oportunidade para reavivar essas tentativas de retrocesso e revanchismo. Me surpreendeu um pouco a agressividade de determinados setores, o que denota um sentimento de revanche, de vingança pelo trabalho institucional que foi realizado. Inclusive por parcelas da advocacia. Tenho respeito pelos advogados, mas uma parcela deles vê o enfrentamento da corrupção a partir de uma perspectiva não muito positiva.

Na semana passada o presidente do Supremo, Dias Toffoli, suspendeu investigações que contêm dados do Coaf atendendo a um pedido do filho do presidente da República, em uma decisão que acaba por interferir em um pilar central de seu plano de combate à corrupção. Foi uma decisão justa?
Existe uma questão institucional mais ampla envolvida. Não é muito apropriado que o Executivo realize críticas a decisões judiciais proferidas, assim como os magistrados, que têm poder de censura aos demais poderes, mas dentro dos autos. Dito isso, é importante fazer uma diferenciação. Existe o caso envolvendo o senador e existe o caso envolvendo uma decisão mais ampla. O que eu posso dizer apenas é que acho relevante que o Supremo resolva essa questão com certa urgência para evitar situações de insegurança jurídica. Precisa levar em consideração questões de privacidade e, igualmente, questões relativas ao sistema de prevenção de lavagem de dinheiro e financiamento ao terrorismo. com atenção a eventuais repercussões internacionais.

Adriano Machado/CrusoeAdriano Machado/Crusoe“Causa até estranheza essa obsessão (de Lula e de seus seguidores) em relação à minha atuação”
Hoje investigações estão travadas por causa dessa decisão.
Essa foi uma consequência da decisão tomada, que tem que ser cumprida. Não obstante, as minhas ponderações sobre a decisão se limitam ao que respondi na questão anterior.

Causa algum desconforto para o sr. o fato de esse pedido ter sido feito por advogados do filho do presidente?
Vou reiterar a primeira resposta. Como eu disse, há necessidade de separação entre o caso do senador (Flávio Bolsonaro) e o caso envolvendo toda a abrangência das investigações. Acho que não é apropriado eu me manifestar sobre o caso envolvendo o filho do presidente. Eu não posso responder sobre essa questão. Não cabe, como ministro da Justiça, me manifestar em um sentido ou em outro.

Incomoda estar no governo de um presidente cujo filho é investigado?
Acho que não cabe ao ministro da Justiça fazer afirmações sobre uma investigação, um caso concreto, específico. E essa investigação nem corre perante órgãos vinculados ao Ministério da Justiça. Seria inapropriado qualquer juízo de valor de minha parte.

Na entrevista que abriu a primeira edição de Crusoé, ano passado, o sr. falou que pensava em deixar a Lava Jato para depois voltar como um juiz melhor. Voltará a ser juiz, só que com a toga do Supremo?
Não é inapropriada a sua pergunta, mas acho inapropriado discutir vaga no Supremo quando ela não existe. Minha aceitação para este cargo teve por objetivo realizar um bom trabalho como ministro da Justiça. E essa é minha preocupação atual.

O sr. se considera um político?
Eu aceitei esse cargo, um cargo eminentemente técnico na minha opinião, até porque o ministro da Justiça e da Segurança Pública tem uma obrigação primeira com o império da lei, com o estado de direito. Entendo que esse cargo tem uma peculiaridade. E, ainda, é uma área relacionada à minha atividade anterior como juiz, sobre a qual disponho de certo conhecimento técnico. Mas, como ministro, há, sim, uma interação com órgãos políticos, como o Congresso. Esse tipo de atividade política é inevitável neste cargo, mas não me vejo envolvido na política partidária.

É mais fácil ou mais difícil do que ser juiz?
O trabalho é diferente como juiz e como ministro. A área de abrangência aqui do ministério é grande. Como juiz, ficava vinculado a casos concretos, por mais que na 13ª Vara Federal (refere-se à vara da qual era titular, em Curitiba) a atividade também fosse muito intensa, assim como é aqui. Do ponto vista do nível de trabalho, é relativamente similar. Aqui meu papel é mais estruturante. Mas nem por isso deixa de ser desafiador. As carências são muito grandes nas áreas da Justiça e da segurança pública. O trabalho é desafiador, e isso torna o trabalho interessante.

Isso o anima, de alguma forma, a tentar outros voos na política?
O foco tem sido o trabalho como ministro. Quem assume um cargo pensando em um cargo futuro provavelmente está na posição errada.

O sr. descarta a possibilidade de se candidatar a presidente da República, por exemplo?
Essa é uma questão recorrente. Acho que não faz nem sentido pensar nisso no presente momento. De todo modo, no governo federal o candidato será o presidente Jair Bolsonaro.

Hoje o sr. recebeu aqui no gabinete um convite para se filiar a um partido e ser candidato a presidente.
Ah, isso são palavras colocadas da boca para fora.

Mas qual foi a resposta?
Foi a mesma resposta. Meu foco é o trabalho como ministro. Não tenho essa intenção.

Até quando o combate à corrupção no Judiciário será um tabu?
No passado há histórico de juízes condenados criminalmente. Houve outros que, embora não condenados, foram aposentados compulsoriamente. Não é propriamente um tabu. Existe uma discussão apropriada que envolve a dificuldade de investigação por causa do foro por prerrogativa de função e existe algum grau de corporativismo…

Ainda falta à Lava Jato entrar nessa seara?
Eu penso que não se pode vulgarizar o termo Lava Jato como se fosse a única investigação sobre corrupção no país. Penso que, identificados os casos de corrupção, em qualquer ramo da atividade pública, da magistratura, da polícia, do Congresso, do Executivo, esses casos têm que ser apurados e extraídas as consequências.

O que o sr. diria para o ex-presidente Lula se tivesse a oportunidade de reencontrá-lo?
O presidente Lula faz parte do meu passado.

Mas o sr., ao que parece, faz parte do presente dele.
Bem, eu nunca tratei essas questões pelo lado pessoal. Houve uma tentativa de personalização como estratégia de defesa. Eu nunca levei para o pessoal. Vejo que a condenação do ex-presidente, até porque ele tem uma gama de seguidores fiéis, traz um grande desgaste pessoal porque eu fico até hoje sujeito a ofensas por parte desses seguidores. De minha parte, o trabalho foi profissional de julgar uma acusação que eu entendi que estava baseada em provas. Minha sentença foi confirmada em mais de uma instância. Causa até estranheza essa obsessão em relação à minha atuação.

Adriano Machado/CrusoeAdriano Machado/Crusoe“Acho relevante que o Supremo resolva essa questão (das investigações com dados do Coaf) com certa urgência para evitar situações de insegurança jurídica”
Como é a relação com o presidente Jair Bolsonaro?
É uma relação profissional. Boa.

Como é a relação diária?
Aí são questões que dizem respeito a mim e a ele.

O sr. se sente confortável no governo?
O trabalho está sendo bem avaliado pela população. Pelo menos é o que indicam as pesquisas. Acho que o ministério está no caminho certo. Então não há motivos para não encontrar satisfação pessoal no trabalho.

O pacote anticrime vai avançar no Congresso?
Está havendo uma redução da criminalidade no país inteiro. É o que revelam as estatísticas oficiais e também as estatísticas produzidas por institutos que nem são lá muito simpáticos ao governo. Claro que isso não é resultado exclusivo da ação do governo federal. Existe mérito das forças estaduais e locais, mas o fato de haver uma queda visível em todo o país é sinal de que existe influência da ação do governo federal. Isso é muito positivo. Considerados os cinco ou seis primeiros meses do ano, são 5 mil homicídios a menos. Não é algo trivial. São vidas poupadas. São pessoas que escaparam de ser vítimas de crimes.

Há resistência à sua figura no Congresso e, também por isso, ao pacote. O que vai ser possível salvar da proposta?
O Ministério vai trabalhar pela aprovação integral, sem prejuízo de ser convencido da necessidade de eventuais modificações pelo Congresso. É o papel do Parlamento.

Ainda recebe muitas ameaças?
Bem, existem ameaças de diversos tipos. Resolvi abrir uma conta no Twitter e basta ver os comentários. Ali há várias ameaças virtuais. Mas em boa parte dos casos me parece que não são dignas de serem reputadas como sérias, embora eu ache sério fazer ameaças a qualquer pessoa.

E as ameaças efetivas de morte?
Aí são questões de segurança, que eu não comento.

No dia a dia, seus colegas ministros o temem por seu histórico?
O presidente Jair Bolsonaro montou uma boa equipe de ministros, muito técnica, que está realizando um bom trabalho.

Há um deles investigado, o do Turismo.
Sim, mas eu não me envolvo na investigação do caso concreto. O próprio presidente solicitou que os fatos fossem apurados com presteza, e essa também foi a indicação dada à Polícia Federal, que tem feito seu trabalho sem qualquer interferência. Seria inapropriado de minha parte realizar qualquer interferência em um sentido ou outro. O papel do ministro da Justiça não é ser advogado do presidente ou dos outros ministros. O papel, no caso, é dar estrutura e autonomia à Polícia Federal para realizar seu trabalho. E as investigações avançaram bastante.

Ele tem condições de seguir no cargo?
Seria inapropriado fazer esse juízo publicamente.

O sr. já votou no PT e no ex-presidente Lula. Se arrepende?
O voto é secreto.

Mas se arrepende de já ter apostado no PT, hoje seu algoz?
Isso envolveria uma revelação de voto em eleições. E prefiro evitar esse tipo de resposta.

Em algum momento o sr. se arrependeu de ter deixado a toga?
Não. Absolutamente não. Nós temos o exemplo da Operação Mãos Limpas, na Itália, em que houve um grande avanço judicial em casos de corrupção seguido de uma revanche legislativa que comprometeu muito os avanços judiciais. Houve grande controvérsia, durante anos, se a Itália havia avançado ou não no combate à corrupção. Minha intenção ao ingressar no governo foi evitar esse tipo de retrocesso. É como se diz na expressão em inglês: não enquanto eu estiver aqui. Esse é meu compromisso primário, que permanece válido. Não houve nenhuma razão que me fizesse achar que eu tenha cometido um erro. Há muita maledicência, como a interpretação equivocada que relaciona a vitória eleitoral do presidente Jair Bolsonaro com minha atuação na Lava Jato. A condenação do ex-presidente Lula foi em 2017, muito distante de o presidente Jair Bolsonaro se apresentar, na minha avaliação e na de muitos, como um candidato que tivesse reais chances nas eleições de 2018. Talvez somente ele acreditasse na vitória. Ele se provou certo e os outros, errados. Eu não acreditaria nisso, em nenhum momento, em 2017.

Quem o presidente vai escolher para a Procuradoria-Geral da República?
A escolha é do presidente. Ele, evidentemente, recebe sugestões de ministros e de outras pessoas que buscam influenciá-lo na decisão. Claro que o ministro da Justiça tem uma participação no processo decisório, mas isso não exclui a participação de outros personagens. Mas a decisão é de responsabilidade primária do presidente.

A escolha deve ser feita dentro da lista tríplice?
Eu vejo a lista com bons olhos, já que ela representa uma escolha da classe, que revela as suas preferências. Mas o mais importante é que seja escolhido um excelente procurador-geral, quer esteja na lista, quer não.

Como o sr. define a sua relação com o procurador Deltan Dallagnol?
É uma relação profissional. O contato profissional contínuo durante tanto tempo permite eventualmente alguns momentos mais descontraídos. Mas é um relacionamento eminentemente profissional.

Em sua viagem de férias a Washington, o sr. tirou uma foto, depois postada nas redes, diante de uma frase célebre de Franklin Roosevelt (“A única coisa que devemos temer é o próprio medo”). Há algo implícito no ato?
Eu sempre tive uma admiração pelo presidente Franklin Roosevelt, assim como pelo anterior presidente, Theodore Roosevelt, que era primo dele. Acho aquela afirmação muito inspiradora. Reflete o que eu penso também.

Guarda relação com seu momento atual?
Acho que guarda relação com a minha vida inteira.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. CARO MINISTRO, NOS ESTAMOS COM VC, AGORA E SEMPRE. SEU TRABALHO, MESMO COM TDS ESSAS ALMAS PENADAS ATRAPALHANDO, ESTA SENDO NOTDO E A SEGURANCA ESTA MELHORANDO A OLHOS VISTOS. DA PRA PERCEBER Q O PRESIDENTE NAO O AJUDA, MAS EM 2022 ESPERAMOS PODER ELEGE-LO PRESIDENTE DA REPUBLICA.

  2. Dr NUNCA desista dos seus OBJETIVOS. O BRASIL não suporta mais TANTA CORRUPÇÃO todo brasileiro tem esperança NO SENHOR. Não DESAPONTE. A GENTE por FAVOR.

  3. El. Juez moro es impecable en todo inclusive en una sencilla reportagen yo soy moro como nunca .el futuro el tiene que repensar que puede hacer mas por ese país tan desordenado y una muestra es la Amazonia que varios países controlan nuestras riquezas y no sabemos adónde van todo eso att: arquitecta maria Isabel PEREZ de antelo

  4. É um baita desperdício de tempo ficar fazendo perguntas que está na cara que o entrevistado não pode, não quer e não deve responder.

  5. Como torniquetes, a guerra de secessão e a "revolução" servem para que a pressão nos corruptos seja aumentada gradativamente e eles tenha a nítida percepção de que as condições para eles estão se deteriorando rapidamente. Nada disto precisa ser verdade, basta que eles acreditem nisto, quanto maior for a ameaça que sentirem, menos força e disposição para reagir e contraatacar terão, pois temerão as consequências, até mesmo passarão a aceitar a inevitabilidade do castigo e se renderão.

  6. Quanto mais eles aceitarem que a realidade é inevitável e que o castigo pode ser muito maior se eles continuarem agindo para evitar as consequências, teoricamente menor seria o estímulo para que eles continuassem resistindo, serão obrigados a se resignarem e aceitarem as condições que lhes são impostas. Se um PGR contrário a eles for escolhido, então é dar aos corruptos somente a opção entre a cadeia e a morte, cada ação deles resultará em uma piora na punição a que estarão sujeitos.

  7. O objetivo maior da guerra psicológica é produzir temor e medo suficientemente grandes para que quando o combate à corrupção chegue em seu estágio mais avassalador os corruptos simplesmente não tenham capacidade de reação, ficarão paralisados diante da incerteza e da perspectiva de que se tentarem algo só irão piorar ainda mais a situação. Seja a guerra de secessão, seja a revolução, além de agir na transformação, elas devem agir no psicológico para minimizar qq retaliação dos corruptos.

  8. Os corruptos podem até tentar os truques deles, mas realmente não há limite para a punição que eles podem sofrer, é tudo mera questão de disposição e imaginação, pois a verdadeira punição é aquela ditada pela realidade. Quem tenta distorcer a verdade e fugir das consequências está no fim se colocando nas mãos da sorte e dos outros, quem se ilude com o poder acabará no fim sendo vítima da ilusão. Se nem a matemática e a estatística garantem a certeza, muito menos garantirá o direito.

  9. Todos os dias morrem vários João Ninguém que não tem rosto, não tem nome, portanto não são gente de verdade, não merecem amor, compaixão. Nenhum ministro do STF envolvido em corrupção é melhor do que os detentos que tiveram as cabeças cortadas no Pará. Se as pessoas não sabem nem querem saber quem eles são, deveriam no mínimo exigir o mesmo tratamento para si e qq outro que possa cair nas ciladas da vida. Só qdo todos forem sujeitos às mesmas leis é que as condições nos presídios melhorarão.

  10. Os corruptos exploram as brechas e a indulgência humana, o discurso dos direitos humanos é em grande parte empunhado e utilizado por indivíduos que estão querendo obter alguma vantagem e escapar das garras da justiça. É só ver que todos os defensores dos direitos humanos no Brasil invariavelmente atuam sempre na defesa de algum corrupto. A tática é simples, desumanizam as vítimas dos criminosos e humanizam o perpetrador, é este que tem direitos, não a vítima.

  11. Se até a matemática e a estatística são passíveis de serem manipuladas, apesar de serem pura lógica, pq o direito não é passível de ser completamente distorcido de acordo com a vontade de quem o manuseia? O que realmente impede o Estado de prender os corruptos, os colocarem em presídios praticamente sem garantia à segurança deles e ainda trabalhar para deteriorar ainda mais a situação para que eles acabem mortos? Nada, só a disposição e a capacidade de manipular a realidade.

  12. A função de uma guerra psicológica bem executada é dar aos corruptos a certeza de que eles serão sim pegos e condenados, que quanto mais tentarem evitar o inevitável, mais estarão piorando sua situação. Isto não é mentira, é possível transformar a vida dos corruptos em um inferno e até mesmo praticamente condená-los à morte sem mudar nada na Constituição, é só questão de disposição para isto. Onde está na Constituição que eles não podem ser jogados nos presídios do Norte e Nordeste?

  13. Se o esquema de corrupção já perdera por décadas e tem um raio de atuação que abrange praticamente todo o território, isto significa que não há só o problema da anulação das condenações da Lavajato, mas tb de todas as outras investigações que foram abortadas, processos deixados na gaveta até prescreverem, sentenças compradas. Se a coisa chegar neste nível as condenações da Lavajato são só uma gota em meio a um oceano de corrupção e obscenidade jurídica.

  14. Parte do objetivo de uma guerra psicológica é mostrar aos corruptos que as coisas sempre podem piorar mais e que aquilo que eles julgam como certo é na verdade só uma ilusão. Colocar um projeto de iniciativa popular para crimes de corrupção sejam julgados no júri popular iria assustar os corruptos e gerar reações, mas muito provavelmente mostraria tb que se eles continuarem esticando a corda, a coisa pode ir muito além do que eles imaginam.

  15. A corrupção se alimenta da impunidade, toda a teoria jurídica existente hoje vai somente no sentido de proteger indivíduos em detrimento da sociedade, inclusive os ditos direitos sociais, pois estes são muitas vezes conduzidos às expensas da sociedade sob a desculpa que se está atendendo a algum grupo minoritário que é vítima. Como se pode perceber pelos discursos, todo corrupto é vítima e, portanto, sempre tem direitos faltando e deveres demais.

  16. É claro que tal coisa implica em um rompimento com qq modelo ou concepção prevalente nos dias de hoje, mas ilustra exatamente como nesta vida não há nada absoluto. Se ditadores podem perseguir e assassinar que eles julguem representar ameaça ao poder deles, pq os cidadãos e a sociedade não podem determinar que condutas, que teoricamente não poderiam ser punidas, passem a ser passíveis de punição, inclusive retroativamente?

  17. Se uma nova Constituição for redigida e referendada pelo cidadão nas urnas, então pq ela não pode revogar direitos adquiridos e o ordenamento jurídico? É claro que isto é complexo, mas teoricamente até mesmo novos crimes poderiam ser incluídos em um Constituição e serem definidos como tende caráter retroativo. Em uma democracia, o interesse privado e individual não pode estar acima do interesse público e coletivo.

  18. Nesta vida só os idiotas acham que existe certeza, o tamanho da reforma que será necessária passa por até onde os corruptos estão dispostos a ir. Pelo princípio da Soberania, em uma democracia o povo é soberano. Se assim for, então não deveria haver lei ou direito que não pudesse ser revista ou alterada, desde que com a anuência da sociedade. Direitos adquiridos, prescrição de crimes, anulação de condenações, tudo isto atende a interesses essencialmente individuais e privados.

  19. Excelente a entrevista com o Ministro da Justiça, homem equilibrado, inteligente e sensato. Torço muito para que ele consiga implementar todos os seus projetos.

  20. Sergio Fernando Moro terá seu nome guardado e respeitado nos anais da história. É um menino ainda,perto das raposas velhas que compõem todo nosso Judiciário,por isso tem incomodado alguns dos "poderosos".Lava Jato, assim como Moro, era tudo o que o Brasil do bem precisava,que Deus o proteja,porquê o perigo o ronda diuturnamente.

  21. Seriedade, competência, caráter e dinamismo são algumas virtudes deste cidadão que o país teve a sorte de ter como juiz e agora como ministro!

  22. Cada vez mais esse homem me impressiona com sua retidão e caráter. Parabéns a ele que hoje dia 01 de agosto faz 47 anos. Que Deus o abençoe.

    1. Me impressiona muito a alto grau de quociente emocional...

  23. Após ter lido a entrevista, fico a imaginar a superlativa inveja e despeito nutridos pelos "senhores supremos" cuja esmagadora maioria (a exceção de Luiz Fux e Rosa Weber) JAMAIS foram magistrados de carreira. Ao revés, foram - por força de uma excrescência constitucional - agraciados por ex-presidentes (sujos, farsantes, oportunistas e... ladrão condenado), para atuarem como uma gangue que, segundo o Min. Barroso distribui até senha nos gabinetes para a soltura de bandidos. NOJENTOS !

  24. Tem que aplaudir de pé! Serjão, tamo junto, véio! Continua daí que nós continuaremos daqui te dando suporte, orações e o que mais for preciso para que o trabalho seja feito!

    1. E ir pras ruas para defender esse Juíz Ministro,se preciso for.

  25. Importante entrevista. Os ataques ao ministro Sérgio Moro tem por objetivo permitir a volta dos corruptos e, especialmente, a libertação do condenado Lula. É conclusão óbvia. Falta atitude do Judiciário que atua de maneira parcial, especialmente quando Gilmar Mendes diz que provas ilegais podem ser admitidas para libertar um preso injustiçado. A pergunta que fica é se cabe a inércia diante de crimes que foram continuados e geraram publicações em "capítulos" sob o manto da "liberdade de imprensa"

  26. Excelente entrevista. É de pessoas assim que precisamos na condução dos destinos do país. Independente dos ataques q recebe continuamente, por parte de criminosos ou dos mal intencionados, continua tendo absoluta confiança das pessoas de bem deste país. Será um excêntrico Ministro do STF e vai elevar o nível do Supremo em todos os aspectos.

  27. Moro a batalha é gigante - Estamos com Você. Mas, esses crápulas travestidos de jornalista, e que não passam de criminosos objetivando proteger outra corja de criminosos, intitulados de intelectuais e defensores da pobreza...nada mais é: Usurpadores do poder a qualquer custo...inclusive se valendo da ignorância e analfabetismo da maioria dos Brasileiros...principalmente Nordestinos.

  28. Diante dessa entrevista , o brasileiro pensante e digno reflete como é bom ter uma pessoa do nível e caráter de Sergio Moro, que dá respaldo a tudo que pensamos dele e por fim uma imprensa do quilate da Crusoé que aproveita a oportunidade para corroborar o que tem de mais confiável e entregar ao povo brasileiro, somente a verdade dos fatos. O resto é fumaça e o grito raivoso dos inconformados e perdedores.

  29. Grande cidadão. O MP eh um advogado do povo, a intenção sempre eh defender o povo , pelo povo, qual a dificuldade em entender que quem luta contrario a esses posicionamentos estão lutando a favor do roubo, da corrupção, da pobreza, dos hospitais lotados, crianças analfabetas e por aí vai. Corrupção eh câncer em fase terminal. Sérgio Moro eh um orgulho para os que esperam um mundo melhor.

  30. É impossível compreender por que um grande número de pessoas ataca o ministro Sérgio Moro. O que quer essa gente? Que país desejam? Se finalmente temos a chance de corrigir tantos erros por que não aplaudir e contribuir com quem se propõe a trabalhar por isso?

    1. Ótima reflexão, também sigo me questionando sobre o que de fato querem essas pessoas, se os que lhes faltam é educação, caráter ou apenas humildade de reconhecer que estiveram do lado errado da história e que chegou a hora de reconhecer e mudar a postura para que possamos avançar como uma nação próspera e não nos preocupar com o básico: educação, saúde, saneamento, segurança e infraestrutura. Temos que ser mais apegados aos princípios e não a figuras políticas, aí talvez tenhamos avanços.

  31. Quanto mais leio a respeito de Sérgio Moro, mais admiro sua inteligência, ética e compromisso com o Brasil. Obrigada, Ministro.

  32. O Brasil estava caminhando no sentido de se tornar maais uma ditadura do tipo facistóide como as que estava financiando, como a atual Venezuela, isto é, ditaduras onde os políticos ocupantes dos cargos principais e seus filhos se tornam milionários, com prédios inteiros destinados a uma inexplicável adoração quase religiosa de quem furtava om povo, com o apoio ostensivo de empresas milionárias cúmplices, enquanto aumentava a população mais pobre dormindo nas calçadas.

  33. O Ministro Sérgio Moro é exemplo de honradez. Sua atual exemplar e imparcial faz de mim um admirador responsável. Acredito em seus bons propósitos. O Brasil de hoje carece de homens de valor. Ele não se distancia deste argumento.

  34. Grande entrevista, só levantaram a bola para ele cortar, por isso vou parar de assinar, cadê a isenção. Alguém realmente quer saber o dia a dia do Moro. Parabéns ao jornalista

    1. Ofereço a devolução do valor das suas assinaturas se a revista se comprometer NUNCA MAIS aceitá-los como assinantes. Topam?

    2. o problema Glauco, É que a Crusoé não deixa cancelar, eu também pedi o cancelamento, mas terei que pagar o ano todo. E essa babação dos bolsominions pelo ex juiz é asquerosa.

    3. Tática manjada: "vou cancelar a assinatura" Faz-me rir.

  35. No judiciário para mim Moro é um herói! Daqueles homens que enfrentam a maldade com a inteligência e a sua integridade! A mídia podre quis fazer dele um corrupto! Lula foi o maior corrupto que esse país já teve, provavelmente será um dos maiores corruptos que o planeta já produziu, essa mesma mídia podre fez dele um herói! O grande problema do Brasil é o poder que a imprensa ainda tem!

  36. Belíssima entrevista com o ex-magistrado Sergio Moro, cujas respostas refletem um homem sereno e consciente de sua posição política num governo que se inicia com uma grande carga de esperança por dias melhores. Apesar da negativa enfática, Moro tem perfil perfeito para ser o próximo presidente, mesmo que Bolsonaro cumpra dois mandatos. Ele, tenho certeza, daria continuidade aos nossos anseios por desenvolvimento e liberdade. Bora, Brasil!

  37. Não o juiz, nem o ministro mas, apenas o homem íntegro, justo, leal, nobre, patriota e de tamanha dignidade que apenas a sua presença já desfaz qualquer ardil. Ministro Moro representa a todos nós, brasileiros, perfeitamente.

  38. Excelente matéria ...parabéns Crusoé, parabéns ao ministro por ter convicção em querer fazer o bem para o nosso Brasil ...

  39. O maior perigo deste atual governo não está nos hackeadores e sim, internamente no alto escalão judicial. O problema em nosso país não é o bandido e sim a justiça "injusta", ou melhor, corrupta!

  40. O Ministro Moro é uma pessoa honrada e pode ajudar muito na recuperação do país, inclusive como presidente. Acho que teremos 8 anos de Bolsonaro e mais 8 anos de Sérgio Moro.

  41. Excelente, um homem honrado, ético e um profissional competentíssimo. O país agradece por ter desmascarado os corruptos e levado o povo a prestar mais atenção em quem se vota. Em frente Ministro Moro, o povo te apoiará sempre

  42. Muito apropriadas e serenas as resposta do Ministro Sergio Moro. Realmente, demonstra com clareza de ideias, a lisura do que tem feito até agora, no meu ponto de vista.

  43. Parabéns pela bela entrevista, demonstrando um jornalismo imparcial e que não deixou de fazer perguntas complicadas para o Dr Moro, e o Povo de bem estará sempre apoiando a verdade, a justiça igual para todos, Lava Jato e o Ministro Moro, sem dúvida nenhuma.

  44. a índole vem de berço! honestidade.hombridade,lealdade são princípios natos ! parabéns à revista Crusoé, pela excelente entrevista!!

  45. Fantástica e muito esclarecedora essa entrevista. Para continuar sua luta contra a corrupção será necessário sua indicação para o Supremo.

  46. Moro uma questão é certa, vemos vc com as mãos atadas para agir.Há muito o que fazer, mas tudo atinge o Bolsoanta e assim vc não está cumprindo com o papel que deveria ter.O caso de Marajó era para vc chamar a Damares e ...sei lá calara a boca desta outra anta.

  47. Moro não desista! Sua atuação é esperança para milhões de brasileiros. Nós, povo brasileiro, fomos dominados por um sistema político corrupto cuja ideologia dominante está destruindo todos os valores da estrutura social de nossa cultura: a honestidade, o patriotismo, a liberdade, a família, a honradez, os valores do trabalho, a meritocracia, a segurança, a educação. Hoje, olhando para meus netos de poucos meses, não teria dúvidas em pegar em armas numa guerra civil, se preciso for, a defendê-los

  48. Muito ilustre o doutor SÉRGIO MORO: honrado servidor público concursado; firme; forte; talentoso profissional do Direito; honesto; de "berço"; ótimo caráter, etc. Temos mesmo é que agradecer muito a esse excepcional brasileiro e a outros tantos dignos e competentes servidores públicos da Lava Jato, por ainda nos dar esperança de um Brasil melhor, mais sério, justo e, mais ainda, livre da bandidagem política, empresarial, corporativa, sindical, jornalistica, do crime organizado, etc.

    1. Que bela definição. Khalil Gibran aplaudiria. Parabéns!

  49. É o Ministro da Justiça que o Brasil precisava. Integro, honrado e probo. Vida longa ao Ministro Sérgio Moro. Viva o Brasil!!!

  50. 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👍👍👍👍👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼👊🏼😀😀😀😀😀😀

  51. Homem sério,estudioso, justo e trabalhador..isso incomoda aos que querem tudo de maneira fácil e até ilícita. Parabéns Ministro, muita admiração pela sua pessoa.

  52. Parabéns ao Ministro Sérgio Moro, pelos trabalhos enquanto Juiz e, agora, no executivo federal. Precisamos desconstruir a imagem de que tudo que é público não tem dono e que o Brasil é terra sem leis, onde manda quem pode mais.

  53. Uma coisa é importante é que a lista com o nome das pessoas que tiveram os celulares invadidos seja divulgada, isto provavelmente não fere nenhuma legislação, tampouco afeta as investigações. Isto serviria para demonstrar o claro objetivo político e de agressão às liberdades estabelecidas na Constituição que o PT e os corruptos tanto dizem defender, incluindo o direito à privacidade, liberdade de expressão e de imprensa. Em se provando que elas foram atingidas, se pode até falar de terrorismo.

  54. Considerando a extensão e a voracidade do "hacker" não é impossível que o caos e a confusão criados por ele tenham servido de cobertura para ações mais sutis e pontuais que tivessem alvos específicos e mais sensíveis, a não ser que o Telegram tenha feito um favor, não é possível conceber que eles não teriam impedido as "invasões" se quisessem, fora o código, as msgs do aparelho clonado têm que ser transmitidas ao aparelho-clone. Isto é automático, não passa pelos servidores do Telegram?

  55. Os corruptos muito certamente estavam buscando informações da rede de anti-corrupção mobilizada contra eles, sobretudo, para eles o melhor seria entender como a rede funciona e quais são os pontos nevrálgicos delas para que eles possam atacá-la e estancar a sangria. Não nos enganemos, o Petrolão não foi uma coincidência e possivelmente a alopragem de Verdevaldo tb não foi, eles estão apanhando de todos os lados, não seriam tão "descuidados" de embarcar em um barco sem rumo certo.

  56. Por último, mas não menos importante, seria necessário se neutralizar os setores da sociedade que se colocam contra o lulismo e a corrupção, se já estão atrás de Sérgio Moro, dos procuradores, de Queiroz e qq coisa que o vincule à Bolsonaro, então pq parar aí? Quais investigações contra os corruptos estão sendo conduzidas, quem são os atores envolvidos, ou seja, as possíveis ameaças que poderia frustrar ou "sabotar" o plano de nossos corruptos?

  57. Se o sonho deles é anular as eleições do ano passado, então eles precisavam desmoralizar tanto Bolsonaro quanto Sérgio Moro enquanto soltavam Lula para criar um caos e no meio dele realizar a anulação das eleições. O que eles queriam para desmoralizar Bolsonaro? Só pode ser alguma coisa que o vinculasse à Queiroz, se eles invadiram o celular do ministro da justiça, pq não invadiriam o celular de outros indivíduos em busca de algo que pudesse comprometer Bolsonaro?

  58. Há que se pensar em pelo menos três vetores: Lavajato, Bolsonaro e ameaças à rede de corrupção. Além de desacreditar Sérgio Moro e a Lavajato, parece um tanto razoável que os corruptos tb aproveitassem a oportunidade para buscar quaisquer informações ou pistas que pudessem levar ao impeachment de Bolsonaro ou mantê-lo refém. Mas de fato, o cenário dos sonhos dos corruptos é voltar a julho de 2018 e começar tudo de novo, fazer uma nova eleição, pq aí eles não cometeriam os mesmos erros.

  59. É preciso se dar um crédito aos corruptos, não se monta o maior esquema de corrupção da história do mundo, pelo menos em termos de valores revelados e recuperados, sem se ser muito corrupto. Uma alopragem do tamanho da de Verdevaldo não tinha só o juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lavajato como alvo. Afinal, se o negócio é sair a campo com tudo para garantir que a justiça não chegue até a eles, pq ficar só em Sérgio Moro e os procuradores.

  60. Apoio total ao Ministro Sergio Moro ! um homem correto que merece todo nosso respeito e agradecimento pelo trabalho que está realizando por nosso país! 👍👏

  61. Podem tentar de um tudo, mas a Lava Jato sobreviverá. É patrimônio nacional, veio para fazer uma faxina geral. E fará..... Só isso.

  62. Sérgio Moro é um brasileiro daqueles que não surgem a toda hora. Um espírito exemplar dotado dos atributos necessários para enfrentar trevas, foi bem preparado e vai ter sucesso, basta se manter do jeito que está.

  63. Olhando pra trás se percebe que faz muito tempo que o Brasil não tinha uma ministro da justiça como o ex-juiz Sérgio Moro. moral e eticamente limpo, probo em suas ações como magistrado. Um patriota devotado à causa Brasil!

  64. “É TRISTE FALHAR NA VIDA, PORÉM MAIS TRISTE AINDA É NÃO TENTAR VENCER” Franklin Roosevelt. Ministro Moro, tens apoio total dos brasileiros de bem.

  65. Estou emocionada! Os brasileiros que amam o país, amam o DD Dr. Moro. Inteligente, educado, com máxima competência, e conduta exemplar. Seremos eternamente gratos ao senhor, ao Dr Deltan e equipe da Lava Jato. Peço todos os dias pela proteção dos senhores e suas famílias. Obrigada a Crusoé pela excelente entrevista.

  66. Raro exemplo de preparo técnico e emocional no Brasil de hoje. Está sendo massacrado por fugir à incompetência deselegância que marcam os homens públicos brasileiros. É só olharmos uma foto atual e compararmos com uma de dois anos atrás para vermos o preço que a perseguição que sofre está cobrando do ministro. Só espero que ele resista!

  67. O ódio de Lula e da Esquerda por Sérgio Moro se dá pelo simples fato do Juiz ter barrado o plano de volta ao Poder dos mesmos!!! O Brasil hoje com Lula Presidente seria o Caos Total!!!

    1. concordo em parte com seu pensamento, porém convém ressaltar, o juiz não barrou o retorno do marginal, quem barrou foram suas ações criminosas e de seus asseclas; impossível irem em frente diante tantos crimes....

  68. Maravilhosa entrevista de ambas as partes. Moro será meu voto na próxima, pois não tenho político como ídolo e jamais terei.

  69. 🙏👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼❤️

  70. Orgulho e emoção de ver um homem em prol do bem de sua nação... Patriota e altruísta. Meu apoio é incondicional a Sergio Moro.. Torço e oro muito por seu bem estar, pois o Brasil precisa de bravos homens com ele. Força ministro o povo brasileiro de bem está com o senhor.

  71. Eu me pergunto se não teve participação do petista, Edinho Silva, prefeito da fedorenta Araraquara nessa história toda. imagino que fosse para ele que o tal do Vermelho pretendia vender as mensagens roubadas.

  72. Caro, bons frutos, muitas pedradas. Haja segundo seus instintos e juízos. Envergue, mas não rompa. Teu fardo foi feito sob medida. Continue respeitando seu medo, sempre, mas conceda-se o risco da ousadia. Auguri

  73. Esse homem honrado nos trouxe a esperança de que um dia esse país esteja livre dos bandidos e corruptos que se enraizaram no poder há muito tempo. Sua conduta é a nossa esperança.

  74. A única coisa a dizer é: Ministro Sérgio Moro, não desista. Muitos, milhares de brasileiros contam com sua coragem para livrar o Brasil da corrupção.

  75. Acho q no final da entrevista ele disse tudo....se tivesse medo não teria nem chegado a ser juíz, um juiz sério,claro. Não como uns espalhados nas altas cortes....👏👏👏Moro.

  76. Ótima entrevista!...Se Sérgio Moro se apresentar futuramente para a disputa da Presidência da República será sim uma opção muito interessante!

  77. Notável! Amo Sérgio Moro, juiz ou ministro. Confiável, inteligente, responsável, alguém que tenta (e que já fez) fazer pelo Brasil.

  78. Ele pode até negar agora, mas sem dúvida será presidente no futuro, suas respostas seguras e diretas provam que está preparado para subir a rampa do Planalto como Presidente da República.

  79. Crusoé e Antagonista, provam que é possivel fazer jornalismo inteligente, imparcial e sem dinheiro de verba "cala a boca" publicitária do governo, parabéns a toda equipe de Jornalistas pela coragem em enfrentar uma mídia aparelhada e militante, sou fã de vcs desde antes, principalmente do Diogo, a quem assisto a anos no Manhattan Conection!

  80. Moro se tornou um ícone. Uma referência de lisura e força de caráter, motivo de orgulho aos brasileiros. E é esse poder de influência que é tão temido e odiado pelo "stablishment" instalado nas diversas esferas de poder a séculos.

    1. Ao ler esta entrevista, retomo meu orgulho de ser Brasileiro e, saber que existem profissionais e, gente honrada, que nos inspira ao patriotismo 🇧🇷

  81. A integridade do Min. Sergio Moro, assim como a maioria desse novo governo, está nos devolvendo a alegria e o orgulho de sermos brasileiros e a esperança de um país honrado no qual nossos filhos e netos também tenham prazer de viver.

  82. Essa entrevista significa prestígio mútuo. Tanto a Crusoé e do Rodrigo Rangel quanto do próprio ministro Sérgio Moro. Confirmou a elegância e habilidade nas respostas do Moro. Que Deus zele pela sua segurança. O Brasil necessita da sua atuação em consolidar as estruturas de Estado para a luta contra as organizações criminosas encrustradas na administração pública e no tráfico de drogas ilícitas. Que Deus o proteja e guarde.

  83. Esse é fera!! Depois que sanear a área da segurança pública... STF, urgente!!! Ensinar o povo ali como é que se trabalha. Te segura, gilmar.

  84. Sérgio Moro é um homem admirável. Sereno, inteligente, determinado e extremamente astuto. Um verdadeiro guerreiro! Não caiu nas armadilhas do jornalista que cobrou o seu posicionamento político. Parabéns à revista e ao ilustre Sérgio Moro, de quem eu muitome orgulho!

  85. Crusoe está de parabéns, deixei de assinar outras revistas há vários anos, agora assinei Crusoe, com intuito de fortalecer a imprensa com a verdade e sem rabo preso. Preso mesmo só os corruptos deste pais.

  86. Ótima entrevista, como sempre. O Moro sempre e muito equilibrado. Em relação aos marginais que roubaram as mensagens do telegram, creio que foram pagos. O mandante queria iniciar uma ação para abalar a república, iniciando pelo ministro mais popular. Algo muito longe da democracia... muito perigoso.

  87. Ótimas respostas do super Moro. O PBolsonaro devia aprender com o Moro como responder e como não responder a questões delicadas.

  88. Ótima entrevista, apenas com umas perguntinhas desnecessárias. E o que falar do ministro, que dá banho em ética e caráter? Só temos que pedir por sua segurança! 👏🏻👏🏻👏🏻

  89. O Dr Sérgio Moro é um magistrado de primeira grandeza e um cidadão digno de todo nosso respeito, pelas ideias, pelos atos, pelo caráter! O Brasil tem uma dívida de gratidão com ele por todo o seu imenso trabalho. É pena que a visão estreita, tendenciosa e manifestamente ideológica de muitos não o reconheça com o respeito e a admiração que ele merece. Muito poucas pessoas públicas fizeram pelo país o que ele foi capaz de fazer.

  90. O Sr Sérgio Moro, tem a admiração da maior parcela da população brasileira, por sua atuação ponderada, respeitando todos os direitos e deveres das pessoas envolvidas na Justiça Brasileira! Parabéns pela sua entrevista, principalmente, por sua concentração para as perguntas capciosas de alguns jornalistas!👏🏻👏🏻👏🏻🙌🏻🙌🏻🙌🏻

  91. Um homem que há muitos anos não se via na vida pública brasileira.Estamos com você ministro.O Brasil merece mudar para melhor.

  92. Sabias respostas doministro. Inteligentes perguntas do jornalista, sem duplo sentido, sem pegadinhas. Claras e objetivas.Exemplo de jornalismo.

  93. Minha filha tem hoje 7 anos. Daqui a alguns anos, vou contar a ela histórias de pessoas cujos exemplos devemos seguir, como Jesus, minha Mãe e o Dr. Sérgio Moro. Meus heróis.

  94. Tenho muito orgulho do ministro Moro. Sempre sensato e muito técnico nas entrevistas. O Brasil deve muito a ele. Ficará para a história.

  95. Aprecio muito o ministro MORO. Espero que possamos melhorar muito a segurança e colocar os elementos nocivos na cadeia, neste País . Só assim seremos respeitados mundialmente!!

  96. Sergio Moro é um exemplo a ser seguido por nos brasileiros. Exemplo dado continuamente. Graças a ele, acordamos, vimos a esperança renascer e finalmente estamos aposentando o famoso “ jeitinho brasileiro”

  97. Sérgio Moro, como já disseram anteriormente, está nascendo como um grande estadista, aquele que o povo sempre desejou para votar porque É ele e não por ser o menos pior...pense muito Ministro, o Brasil merece e precisa.

    1. E parabéns Crusoé por mais este excelente trabalho!!!

  98. Minhas homenagens ao Ministro Sérgio Moro, é minha mais profunda admiração, e Parabéns a Crusoe, pela entrevista ! 👏👏👏👏

  99. Um profissional e ser humano iluminado. Está em patamar de evolução elevado. As vezes o nosso país tem sorte. Uma pessoa dessas ter nascido a 47anos atrás com uma missão de amalgamar a salvação de um país. As malidicencias, pressões , ataques e ameaças que sofre são a prova da enorme importância de sua existência, força resiliência. Não sou de rezar mas por ele rezo muito.

    1. Essa é a palavra certa para definir um nome do bem como Bolsonaro e Moro: ILUMINADOS!!!

    2. e emociono-m com ele- ao ver sua grandeza, discrição e inteligencia,suas metas bem estabelecidas, sua ética,vontade e mostra ao mundo que somos um país ci vi li za do.! O que tantos tbm almejam. É uma jura,um comprometimento Só ele pode conduzir - creio q. na área jurídica mesmo. Minha admiração não tem tamanho.

    1. Acompanho o raciocínio de vocês, somente temo pela vida dele, existe muito coisa pesada ainda e todos sabem que ele não vai parar, me lembro do Juiz Italiano que foi assassinado pela máfia. O GSI além da polícia federal precisam redobrar a segurança desse homem, para o bem do Brasil.

    2. Também vejo isto, finalmente surge um grande estadista! Espero que o Ministro vá se preparando cada vez mais. O STF é muito pouco para o tamanho deste homem.

  100. Parabéns ministro Sérgio Moro pelo seu relevante trabalho ao país. A nossa família agradece a sua família pelo trabalho que desenvolveu e está desenvolvendo no Brasil e que serve de orgulho aos brasileiros de bem. Que Deus lhe proteja e, da mesma forma, a sua família. Eu acredito em você. Não desista. A mentira , o ódio , a ignorância, a mesquinhez jamais vencerão a verdade , o trabalho feito pelo bem das pessoas do seu país. Grande e forte abraço.

    1. A entrevista do Ministro revela o grau de seriedade que dá suporte a sua atividade profissional Parabéns para ele e para nós!

  101. Muito esclarecedora a reportagem. Sempre é muito importante ouvirmos grandes nomes públicos. A história irá marcar o trabalho do Ministro Moro como um marco para o Brasil. Temos que continuar lutando contra o crime e a corrupção para salvar as próximas gerações.

  102. Se todos os políticos e ministros fossem assim comprometidos . Estaríamos no paraíso . Parabéns e obrigado Sr Ministro. Parabéns e obrigado Sr Presidente por ter conseguido trazer uma personalidade dessas para o seu governo . Em frente ...

  103. Continuo com Moro e com a LavaJato, Mas este presidente usa o prestígio do ex juiz de forma vil. Que ele se blinde e se descole do governo, na medida do possível.

  104. Estava ao lado do boneco do Moro erguido na Esplanada qdo um pai de mãos dadas com a sua filha apontou para o boneco e disse: esse aqui é o nosso herói. Fiquei emocionada.

  105. Parabéns, ministro Sérgio Moro pela sua segurança, dignidade e honestidade na ocupação de um cargo tão importante na presidência da república. Precisamos, urgentemente, de pessoas com o seu perfil nós demais segmentos da sociedade. Sinto muito orgulho e gratidão pela sua existência, coragem e determinação.

  106. O então juiz Moro foi o homem certo, no lugar certo, na hora certa quando juiz da Lava Jato. Agora, o Ministro Moro é o homem certo, no lugar certo, na hora certa como Ministro da Justiça. A conduta dele em ambos as funções é exemplar e admirável. A renúncia dele ao cargo de juiz foi ainda mais admirável. Parabéns Min. Moro!👏👏👏👏👏

  107. Deus foi muito bom com o povo brasileiro colocando em nosso caminho Bolsonaro, Sérgio Moro e Paulo Guedes! Estamos salvos! Esquerda nunca mais!

  108. Sérgio Moro é Sérgio Moro. O maior de todos os brasileiros. Desejo-lhe toda a felicidade do mundo, extensiva a sua esposa e filhos.

    1. É importante dizer que vivemos um momento muito delicado em que a bandidagem dá mostras que quer sobreviver, quer voltar a ter poder político. Contra essa vontade, todos nós temos que dar nossa contribuiçao - não apenas Sérgio Moro.

  109. Tenho um respeito imenso pelos profissionais focados nas suas respectivas responsabilidades, mas este nosso ministro é mestre no assunto! Bravo, Ministro Moro! Extremamente confortável saber-nos sob seus “cuidados”.

  110. Herói que amamos: "Minha intenção ao ingressar no governo foi evitar esse tipo de retrocesso. É como se diz na expressão em inglês: não enquanto eu estiver aqui. Esse é meu compromisso primário, que permanece válido." Como não ficar ao seu lado sempre? quem largaria uma carreira de juiz pra salvar as conquista de mais justiça?

  111. Parabéns a essas duas grandezas do Brasil na atualidade: uma representada pelo Ministro Moro com a sua sabedoria e grandeza de alma; a segunda, uma revista eletrônica de nome Crusoé que nas suas instigantes revelações faz estremecer o Brasil !!! Vida longa

  112. Ministro ,compartilho com sua entrevista en todo seu conteúdo , ético e profissional, uma manifestação histórica de valor e referência para todos os brasileiros , mas confesso meu receio com essa enorme ousadia contra a justiça e ao sensacionalismo de adesão dissimulada por uma parte da mídia , abrindo perigo para um acirramento maior de bandidos ousando ainda mais no terreno da baderna apaniguada .Confio na enorme maioria dos brasileiros como apoiadores da justiça e da ética ,consagradas .

  113. Parabéns ministro ! O Sr. incomoda por ser honrado e honesto. As pessoas de bem e honestas do Brasil estão a seu lado. Não esmoreça.

  114. O primeiro e único herói da história do Brasil. Moro é a figura pública mais importante da nossa história, com coragem e sobriedade quebrou o paradigma mais arraigado do Brasil : ricos e poderoso não iam presos.

  115. Fico aqui imaginando a cena desta entrevista, um jornalista experto buscando no jogo de perguntas e respostas, na inversão de questões, ora perguntando de forma direta ora tentando induzir o ministro ao descuido de uma revelação não desejada. Do outro uma pessoa serena, capaz, gentil e cordial, que sabe o que fala é o que não deve falar, sem elevar o tom da voz, sereno e de uma rapidez de raciocínio ímpar. O resultado só poderia ser este, uma entrevista histórica. Parabéns a ambos.

  116. Acabei de ler a entrevista com esse Brasileiro que me faz voltar acreditar que nosso País tem um futuro um pouco mais livre de corrupção, só não nos abandone porque eu tenho a fé e a certeza que povo do bem jamais lhe abandonará, vc representa os homens e mulheres de caráter desse meu amado País.

  117. Toda minha admiração e confiança neste homem. Desejo que para o bem dos brasileiros ele consiga avançar nos seus ideais. Muita força Sr Ministro! O senhor tem a minha total admiração. E por favor, apesar de todos os ataques covardes, não desista! Forte abraço!

  118. INSPIRADOR!! A GENTE SENTE NESTE HOMEM ,A VERDADE. RESPONDE COM FIRMEZA 1 SEU POSICIONAMENTO DIANTE ÀS PERGUNTAS É LÓGICO, IRREPREENSÍVEL!! CONTAMOS COM O SR, MINISTRO MORO!! NOS TRÂS MUITA ESPERANÇA DE UM BRASIL MUUUIITTOOO MELHOR!!! ASSIM SEJA!! MUITO OBRIGADA!!DE CORAÇÃO!!!

  119. Muito bom ouvir alguém honesto, um verdadeiro homem de bem ! Parabéns pela entrevista! Algumas perguntas desnecessárias, mas propiciaram respostas adequadas, de acordo com o q se espera. Concordo plenamente com o q ele diz: quem ocupa um cargo publico já pensando numa ascensão imediata está certamente na posição errada. Parabéns senhor ministro!

  120. Aguardo ansiosa toda sexta feira pela edição da semana . Orgulho de ser assinante. Parabéns querida equipe da Crusoé. Entrevista impecável com o grande ministro Sérgio Moro ! Obrigada !

  121. O Ministro ė patriota,o Ministro ė homem de bem, o MINISTRO nos enche de orgulho.Quanto mais Lula e seus companheiros falarem mal dele mais valor ele terá perante os brasileiros

  122. Algo muito auspicioso e alvissareiro ler entrevista do Sr Ministro Moro, orgulho dos homens de bem deste país. Que Deus abençoe o seu caminho, em prol dos interesses do povo brasileiro. Certamente, como é desejo e sonho de muitos brasileiros, o veremos noutras missões de destaque e à altura de sua capacidade, pois méritos pessoais e profissionais não lhes faltam. Parabéns à Crusoé pela entrevista.

  123. Excelente reportagem! Abordou questões cruciais dentro do contexto atual. O entrevistado demonstra firmeza de caráter e personalidade.

  124. Aos que rejeitarem o Dr Moro como Ministro do STF, vale o lembrete de que podem vê-lo como Presidente da República! É a tal história, se ficar o bicho come, mas, se correr o bicho pega.

    1. Fico com a segunda opção, Moro é grande de mais para se enfurnar num STF

  125. Inteligente, educado, focado. Um prazer ler essa entrevista. Os cães ladram e a caravana passa, tranquila, sem se desviar do rumo.

  126. Há muito precisávamos de um ministro como este.Minisyro Sérgio Moro é de altíssimo nível, coisa rara em um passado recente.Excelente entrevista.Parabens Crusoé, valeu a assinatura.E que Deus proteja este ministro.

  127. O asno petista que atende pelo nome de Humberto Costa, fez humor duvidoso com o trabalho da Polícia Federal e o Ministro Moro. "Ué, mas as mensagens divulgadas pelo Intercept não eram falsas?". E deve ter relinchado com os companheiros do estábulo. No que deu a maior bandeira. Quer dizer que não é ilegal? Criminoso? O que os companheiros Maduro ou Ortega fariam? Fuzilariam? Talvez o senador seja uma hiena, que come merda e ri.

  128. Excelente entrevista. Perguntas "atrevidas" mas pertinentes; respostas diretas e esclarecedoras. Moro sendo Moro. Parabéns!

    1. Exatamente meu caro, finalmente assistimos o nascimento de um grande estadista!

    2. Depois do "eclipse" de homens públicos em que se possa realmente confiar e depositar esperanças, o aparecimento de Sérgio Moro e sua escala na vida pública brasileira é uns dos melhores acontecimentos (ou o melhor) dos últimos anos. É uma lufada de ar puro no ambiente marcadamente nauseabundo da política brasileira.

  129. Que bela entrevista! Denota um homem culto, ponderado, justo, corajoso e que não é rancoroso. Rezei muito e continuarei a rezar pelo Sr. Ministro Moro. Agradecida!

  130. Parabéns novamente à revista e ao Sr. Ministro que se mostrou mais uma vez firme perante as diversas tentativas de enfraquecer a maior operação anti corrupção que o país já vivenciou.

  131. Grande entrevista. Quem fala é um homem íntegro, ético, focado no seu dever e obrigações. A lama jogada nele pelos hackers criminosos, por um aventureiro estrangeiro com um passado lamentável, que se aproveitou de sua acolhida no país para conspirar contra o Estado, por um partido político em extinção, desesperado, que joga pra lá de sujo, enfim, gentalha. Não chegam aos pés de um homem como o Moro, por mais que trapaceiem. E O POVO ESTÁ DE OLHO EM VOCÊS!

    1. E nós o POVO, temos muita força, seus dias estão contados, recado a todos os malfeitores deste país, sem especificar esse ou aquele partido, nem que seja cortar a própria carne !

  132. Excelente entrevista, priorizando o esclarecimento de muitas questões. O Ministro Sérgio Moro é uma personalidade que será lembrada na História como um homem íntegro e honrado, mesmo que muitos tentem desconstruir essa integridade. Acredito que esse seja o ponto, sua postura séria e discreta e seu olhar indecifrável desperta tanta inveja, tanto ódio naqueles que não possuem essas qualidades que tentam, a todo custo, destruí-lo. Avante Ministro!

  133. Boa entrevista, a Crusoé e o Antagonista são as melhores fontes de informação no momento. Mas uma coisa tem me incomodado (sou chato mesmo), que são os erros de digitação. Um exemplo está nesta entrevista, onde deveria estar escrito "diversos órgãos" e está escrito "diversões órgãos". Acho que, se existe um revisor, ele deve estar sobrecarregado. Se não existe, precisam contratar um (ou 10) urgentemente. São muitos os erros de digitação, pega mal...

  134. O Sérgio Moro, em sua postura e determinação, evidenciadas nesta entrevista, se reafirmar um modelo e exemplo a seguir. Que inspire a minha geração e as vindouras!

  135. Não tem como não ter admiração por Sérgio Moro! Ele exala probidade! Extremamente correto não só na forma de agir, mas de se portar. Muito elegante, discreto, educado! Fala muito bem! Logo se percebe o empenho em ser sempre ético e correto! Sinto muito orgulho por ele representar nossa justiça brasileira, limpando do nosso currículo a corrupção, a bandidagem e a impunidade!

  136. Um grande homem, um grande ser humano, um grande Brasileiro, este país tem uma dívida impagável com este Herói Nacional na mais pura concepção da palavra Herói, muito obrigado ao Brasileiro, ex juiz e hoje Ministro da Justiça Sérgio Moro!!

  137. Excelente entrevista. O Dr. Sérgio Mouro mostra que faz parte de um núcleo de pessoas que amam a pátria acima de tudo. Ético, imparcial (por mais que militantes Pensem ao conTrário), justo e honesto. Parabéns a Crusoe que tanto contribui para um país melhor, sem ideologias e extremismos. Sou assinante e leitor assíduo, e com minha capacidade intelectual consigo entender muito bem como funciona a política brasileira com as reportagens que acompanho desde o início do Antagonista/Crusoe.

  138. Parabéns à revista pelo sério trabalho que realiza num país que a grande imprensa se tornou parceiro dos grandes inimigos do próprio país. O Moro é notoriamente um homem honesto. Merece o respeito de todos os que desejam um país menos violento e corrupto.

  139. Só mais 2 Moros, esse país entra nos eixos, mas um só já está bom, pois já resolve poderá demorar um pouco mas vai pulverizar esse canalhas corruptos no DNA...

  140. Excelente entrevista. perguntas adequadas e respostas claras. Bom estar vivendo esta parte difícil mas bonita da história do País.

  141. Parabéns Crusoé, as perguntas foram muito boas e algumas provocativas que geraram respostas evasivas. Nada de entrevista direcionada pelo entrevistado

  142. Moro tem o apoio da população, por sua correção e imparcialidade. Os que combatem são os corruPTos ,que buscam a impunidade.

  143. A entrevista confirma o grande caráter e capacidade do ministro Sérgio Moro. O trabalho já efetivado registrou de forma histórica a sua luta contra a corrupção! Parabéns!

  144. Excelente entrevista, no tom certo e na hora certa. Parabéns Crusoe’ por ter a confiança de Sergio Moro para recebe-los e de uma maneira cristalina compartilhar o seu pensamento em um momento crucial para a nação.

  145. Excelente entrevista. Crusoé respeita seus assinantes através de profissionais competentes. Sérgio Moro com sua serenidade e competência não extrapola, mostra-se seguro e preciso, não embroma, é direto e transparente. Merece o respeito do povo brasileiro pela qualidade excepcional do seu trabalho. Essa perseguição tem nome e endereço. Esperamos que a competente PF chegue aos " pagadores".

  146. Excelente entrevista, onde assuntos diversos foram questionados, onde o sr. Sergio Moro, respondeu como todos os brasileiros que amam a sua Pátria, esperam de um Ministro de Governo

  147. Moro, o senhor já entrou para sempre na história desse País. Que venham muitos outros Moro. Parabéns pelo seu trabalho incansável em prol de uma sociedade mais justa.

  148. Mais transparente a integridade impossível. Talvez por isso, alguns - mesmo que poucos - ainda duvidem. O entrevistador contribuiu também para a clareza das coisas.

  149. Ótima entrevista! Dr. Moro sempre muito educado, ético, ponderado e lúcido em suas declarações. Agradecida por fazer parte da nossa história republicana. Resumindo: "A única coisa que devemos temer é o próprio medo."

    1. Li está frase aos 9 anos em um azulejo da cozinha de minha avó,escrita por uma tia que hoje tem 77 e eu 64. E pautei minha vida por ela. Sou feliz e realizada.De bem com o mundo e com o próximo. Parabéns Dr. Sérgio Moro,o senhor nos inspira com suas qualidades e sua determinação." Nunca desista."É outra frase para seguir.

  150. Íntegro, ético, lúcido, humanista, competente, técnico, equilibrado, culto, elevadamente inteligente e intelectualizado. Respostas concisas, seguras, irretocáveis, a perguntas diretas e objetivas. Que orgulho para o Brasil um tal brasileiro, tão digno e tão consistente, um realizador de excelência, não importando a função!!! A honestidade, a lisura, a sensatez e a firmeza, o imunizam para quaisquer agressões em contraponto aos maciços aprovação e aplausos. É um forte!!!

    1. Que belas e honradas páginas escreve em nossa história!!!Toda a nossa gratidão, toda proteção, longa e feliz vida para vossa excelência e seus familiares, Dr.Sérgio Fernando Moro!!!

  151. ESSE SERGIO MORO É IMBATÍVEL! SENSATO, HONESTO NO QUE DIZ, HABILIDOSO E INDISCUTIVELMENTE COMPETENTE. TÔ COM ELE ATÉ O FIM.

  152. Excelente entrevista. Aqui deixo um comentário, o senador Bolsonaro foi uma bucha de canhão, isto é, foi usado por Toffoli para paralisar investigações de figuras importantes do meio politico e do judiciário que estão encrencados no COAF. Veremos.

  153. Tenho tanta admiração pelo ministro Sergio Moro. E gostaria muito de ter pelo menos um pouco da inteligência dele. Que homem brilhante!!

  154. Ñ desista. Mas sério..ñ dá para dar uma dica das mensagens dos ministros do STF? só Gilmar, Lev e Dias...ah..só um tiquinho...que fizesse se aposentarem? Utopia mais ardente

  155. Pensa num homem reto. Que num alui pra nada. Que não se vangloria das conquistas e mantém-se humilde mesmo sendo trucidado por hienas demoníacas da esquerda nacional e mundial. Parabéns ministro, o finado Alborguetti já sabia, da sua ilibada moral!

  156. Toda esta situação só aumentou minha admiração e respeito para com o Sérgio Moro e aos procuradores da Lava a Jato.Espero que os autores sejam exemplarmente punidos para coibir este tipo covarde de crime.

  157. A pergunta q não quer calar .......Como estes meliantes conseguiram os números dos celulares privados de todas essas autoridades ?????? Eu me pergunto toda hora 🤔🤔🤔🤔🤔

  158. Olha a qualidade das respostas! Quanta diferença com os ministros anteriores do PT. Que orgulho de ter um ministro da Justiça deste calibre. Salve Moro!

  159. Parabéns à Crusoé pela entrevista! Parabéns ao Ministro Moro pela retidão de caráter, honestidade e coragem! O trabalho desenvolvido como Magistrado e agora como Ministro é um sopro de esperança para uma Nação órfã de verdadeiros heróis. O não desista já pode ser atualizado: Prossiga Ministro!

  160. Esse sim, merece uma estátua em cada cidade desse país. Merece todo nosso apoio e admiração!!!! Viva Sérgio Moro!!!! O Orgulho do Brasil!!!!!!

  161. Pena que um Homem desses seja uma exceção no nosso meio político... Que seu exemplo de homem probo inspire os demais que cuidam da coisa pública!

    1. Exceção no nosso meio político pq é exceção na sociedade em geral...

  162. É sempre um prazer enorme ouvir Sérgio Moro falar. Diferente de Bolsonaro, ele não cai em provocações de ninguém. É admirável o foco que mantém nesse redemoinho que é o cenário político atual. Que sensação maravilhosa de orgulho! Parabéns pela entrevista!

  163. Sem dúvida, Moro é um cidadão excepcional que ficará registrado na história. Oxalá o povo brasileiro o eleja Presidente da República.

    1. Realmente, grande entrevista, totalmente profissional sem viés ideológico, Parabéns

  164. Estes são os tipos homens que mudarão a história brasileira e inspirará muitos jovens. (Estes são os heróis verdadeiros). Quanto a frase: "A única coisa que devemos temer é o nosso próprio medo." também me inspira a muito tempo. Parabéns Crusoé pela entrevista e parabéns Sr. Moro pela sua ombridade e sensatez.

  165. Homem probo, sério, dedicado a causa de reestruturar a justiça no país. Pessoas de bem o admiram. Bandidos o detestam. Ignorantes o invejam. Precisamos de mais homens e mulheres com esse perfil de conduta.

  166. Agora o Dr. Moro conseguiu guardar toda Cripitonita dentro da caixa de chumbo e bem enterrada, ninguem fala mais nada dele, todos vão virar seu amigo, ele é nesse momento o cara mais importante da Republica. Esse Ministro de papel do STF, vão ficar caladinho, doravante a paz vai reinar no Judiciario. O jogo mudou, o goleiro do adversario foi expulso e o reserva quecrou o pulso...então o jogo vai recomeçar sem goleiro do outro lado, é facil prever o resultado....Jair Bolsonaro vai dar um goleada.

    1. Acredito que meus netos ainda passaram por ruas, pontes, ou até mesmo em aeroporto com nome deste brilhante magistrado. E espero que um dias as escolas vão ensinar aos seu alunos quem foi na verdade “ SÉRGIO MORO”

    2. Faz pouco tempo que sou assinante da CRUSOE . Esta entrevista com o grande Ministro Moro me enche de orgulho de ser brasileiro . Que satisfação ter oportunidade de ler esta entrevista. Parabéns Crusoe , parabéns Moro. Ainda há esperança de ver este país prosperar , com dignidade. Zenóbio

Mais notícias
Assine agora
TOPO