Pedro Ladeira/FolhapressFlávio Bolsonaro com Davi Alcolumbre: alianças insólitas no Congresso pela "estabilidade nacional"

Juntos e misturados

No Congresso Nacional, os extremos se unem em torno do acordão para esvaziar os órgãos de investigação e enfraquecer a Lava Jato
13.09.19

Em março deste ano, alguns deputados e senadores tiveram a ideia de criar uma nova frente parlamentar. O plano de formar um grupo organizado para defender a ética e a probidade na administração pública e combater a corrupção surgiu na sequência da eleição histórica que renovou como nunca antes as duas casas do Congresso. Tudo indicava que o caminho estaria aberto para mudar paradigmas. Engano. A frente tem esbarrado, cada vez mais, na rejeição da ampla maioria dos congressistas aos seus planos. Foi o que ocorreu, por exemplo, com a proposta de emenda constitucional que impõe o fim do foro privilegiado ou com uma outra que, na prática, pretendia derrubar a decisão do Supremo Tribunal Federal segundo a qual crimes de corrupção relacionados a caixa dois e lavagem de dinheiro podem ser julgados pela Justiça Eleitoral. Por outro lado, projetos que os entusiastas do grupo abominam têm avançado com certa facilidade. É o caso da lei do abuso de autoridade e da flexibilização da fiscalização dos partidos. Dos quase 250 integrantes da frente, apenas uma pequena parcela, de não mais que dez parlamentares, se reúne com alguma frequência para traçar estratégias capazes de mudar o quadro. A luta, porém, é inglória. Pelos salões de carpetes verdes e azuis da Câmara e do Senado, a preocupação maior é outra – e se engana quem pensa que é a aprovação das reformas da Previdência e tributária. A pauta que une a maioria das excelências, da esquerda à direita, é a da sobrevivência política – e isso explica uma insólita concertação de parlamentares, de partidos da situação e da oposição, que, quando não operam abertamente para limitar os poderes dos órgãos de investigação e frear a Lava Jato, silenciam sobre as mais novas medidas que, em pouco tempo, podem jogar por terra os avanços conquistados nos últimos anos contra a impunidade e o desvio de dinheiro público.

Crusoé apontou, há semanas, os sinais do acordão que mira a estrutura que se fortaleceu na esteira da Lava Jato e levou à cadeia corruptos e corruptores de diferentes grandezas. O primeiro alvo foi o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, o Coaf, órgão de inteligência financeira que começou o ano sob a guarda de Sergio Moro no Ministério da Justiça, foi para a Economia após uma decisão da Câmara referendada pelo Senado e, agora, por obra do Palácio do Planalto, está com novo nome sob o comando do Banco Central – o órgão foi responsável pelo relatório que pôs o filho mais velho do presidente, o senador Flávio Bolsonaro, sob a mira das autoridades por suspeita de corrupção. Depois do Coaf foi a vez da Receita, que também passou a ser alvo de queixas de figurões do poder, sofreu mudanças pontuais em sua hierarquia e, nesta semana, viu seu chefe, Marcos Cintra, ser demitido – a justificativa oficial foi a de que havia divergências em relação à criação de um novo imposto nos moldes da antiga CPMF, que ele defendia, mas há tempos sua cabeça estava a prêmio por causa, especialmente, da cooperação de auditores do Fisco com a Lava Jato. A ofensiva contra a Receita começou por pressão de ministros das altas cortes de Brasília incomodados por terem sido alvos, junto com familiares, de investigações fiscais. A Polícia Federal também entrou no radar das mudanças, e deve ter seu comando igualmente trocado – o atual diretor, Maurício Valeixo, escolha pessoal de Sergio Moro, pode ser substituído nas próximas semanas (leia mais aqui). Em outra frente, contrariando a bandeira que levantou durante a campanha, o presidente Jair Bolsonaro escolheu para o posto de procurador-geral da República alguém que vê com ressalvas os métodos da Lava Jato.

Em cada um dos passos desse grande movimento que sinaliza a existência de um acordão, a resposta do Congresso foi ou silêncio ou a aclamação, independentemente da coloração partidária. No dia 16 de julho, uma terça-feira, data em que o presidente do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, despachou uma liminar suspendendo investigações baseadas em informações do Coaf ou da Receita, em outra medida entendida como parte da ofensiva, apenas um dos mais de 50 deputados presentes no plenário da Câmara tocou no assunto — e muito rapidamente. O mesmo ocorreu na semana do dia 19 de agosto, quando Jair Bolsonaro começou a mexer no comando da Receita (ele trocou o então número dois do órgão). Nas constantes ameaças de interferência na Polícia Federal, o silêncio também deu o tom entre os congressistas – ou alguém aí viu algum petista reclamar com estridência da tribuna sobre os movimentos do presidente? Em outras circunstâncias, seria possível esperar uma campanha da oposição contra as tentativas do Planalto de enquadrar os órgãos de investigação. Mas não foi o que se viu. Não houve críticas ou contestações em plenário nem mesmo reuniões para tratar do assunto. O anúncio do nome de Augusto Aras para a Procuradoria-Geral da República, na semana passada, revelou uma outra face desse curioso movimento: a decisão de Bolsonaro recebeu aplausos de quem está acostumado a torpedeá-lo. A presidente o PT, Gleisi Hoffmann, foi ao Twitter para dizer o seguinte: “Se tem uma coisa que o PGR indicado por Bolsonaro tem razão é essa: o sequestro do Brasil pela Lava Jato e seus aliados levou a economia do país à ruína”. Postura semelhante foi adotada pela ampla maioria dos partidos. Estranho? Não para quem há tempos quer estancar a sangria da maior operação anticorrupção da história.

Estaria o velho establishment político se reorganizando para reinstalar a cultura da impunidade? “Bolsonaro está entendendo agora o que todo mundo vinha falando em relação à turma das investigações. Toffoli deu sinal para ele (com a decisão do Coaf) e ele começou a pensar melhor. Só o Bolsonaro poderia enquadrar a Polícia Federal. O pessoal todo aqui acha bom”, afirma o notório deputado Paulinho da Força, do Solidariedade de São Paulo, uma das principais lideranças do Centrão e recorrente personagem de investigações policiais. O acordo é amplo, geral e irrestrito?  “Há acordos em cima de pautas específicas”, diz o líder do PT na Câmara, Paulo Pimenta, cujo partido apoiou, por exemplo, os movimentos do governo na Receita e no Coaf. “Tem uma percepção geral que a Receita extrapolou. Sobre o Coaf, não se pode mudar estrutura de estado só porque o Moro é ministro”, emenda, referindo-se à promessa feita por Bolsonaro antes da posse de dar ao ex-juiz da Lava Jato o comando do órgão de inteligência financeira. À direita no espectro político, parlamentares adotam linha semelhante. “Em nome do combate à corrupção nasceram todos os estados fascistas. Lava Jato entrou para a história, mas poderia ter sido melhor. As empresas quebraram. O modelo de punição do Ministério Público não foi bom para o país”, defende Elmar Nascimento, líder do DEM, partido que tem três ministérios na Esplanada (Agricultura, Casa Civil e Saúde), além dos comandos da Câmara e do Senado, com Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre.

Tânia Rego/Agência BrasilTânia Rego/Agência BrasilRodrigo Maia é um dos articuladores da “pacificação”
A semelhança nos discursos e a unidade de interesses se justificam pelo fato de praticamente todos os partidos do Congresso terem sido ou serem alvo de investigações. A situação de terra arrasada para quase todos — da petista Gleisi ao filho do presidente — acabou fazendo com que a interferência nos órgãos de controle virasse uma espécie de unanimidade. Quase que uma moeda de troca entre Executivo e Legislativo para além dos tradicionais cargos e emendas parlamentares. Um sinal claro de acomodação de interesses que, ao fim, garante certa estabilidade política em meio ao caos. Há um Executivo que interfere na dinâmica de órgãos como Receita, Coaf e PF, sinalizando ao Legislativo que ao menos tenta obter algum controle sobre eles. E um Legislativo que aplaude as medidas, evita pautas indigestas para o presidente e ainda  cria um ambiente favorável para que sua agenda econômica avance.

O Planalto tem deixado correr solto tudo aquilo que de certa maneira pode, pelas vias legislativas, ameaçar a estrutura dos órgãos de investigação. Até aquelas surgidas nas hostes do Congresso mais detestadas pelo presidente. Nesta semana, por exemplo, a oposição na Câmara conseguiu obter as 171 assinaturas necessárias para investigar a Lava Jato e propor, ao final, mudanças na legislação penal – uma das metas é modificar as regras das delações premiadas. A coleta de assinaturas foi comandada pela líder da oposição, Jandira Feghali, do PCdoB. O requerimento foi protocolado na noite desta quinta-feira. Durante o esforço oposicionista para obter os apoios necessários para a CPI, não houve resistências dos governistas à iniciativa. Já no Senado ocorreu o contrário. Lá, há tempos um grupo de senadores tenta abrir a chamada CPI da Lava Toga, para investigar suspeitas de desvios nos tribunais superiores. A proposta já foi engavetada mais de uma vez por Davi Alcolumbre. E a mais nova tentativa sofreu um revés curioso. A proposta de abertura da CPI enfrenta a resistência de quase todos os partidos e também do STF.

A despeito de todas as forças contrárias, um grupo composto por 15 dos 81 senadores ainda não perdeu as esperanças. Mas, nos últimos dias, viu o front oposto ser reforçado por ninguém menos que Flávio Bolsonaro, o primogênito do presidente da República. Como mostrou O Antagonista, em uma ação articulada com o presidente do PSL, Luciano Bivar, o filho 01 do presidente entrou no circuito para que senadores retirassem assinaturas do requerimento que pede a instalação da CPI. Com correligionários, chegou a aumentar o tom. A pressão fez com que Selma Arruda, do PSL, decidisse deixar a legenda. Flávio, aliás, tem sido a principal referência do Planalto na aproximação com as cúpulas dos outros poderes. Está alinhadíssimo com o próprio Alcolumbre e com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Também se aproximou de Gilmar Mendes. Chegou até a fazer uma visita à casa do ministro em Brasília. “É fato que temos uma visível integração entre Bolsonaro e os outros chefes de poder. Estão todos abraçados nesse acordo que tem como ponto-chave o enfraquecimento de quem investiga”, acusa o senador Alessandro Vieira, autor do pedido para abrir a comissão.

A tramitação dos vetos presidenciais sobre a lei de abuso de autoridade é mais um exemplo da postura do governo em relação às pautas caras aos investigadores e aos órgãos de investigação. Bolsonaro atendeu aos pedidos de uma parte relevante de seu eleitorado e vetou 36 itens do texto, considerado prejudicial ao trabalho de policiais, procuradores e juízes. Mas o Planalto não faz nenhuma articulação para que esses vetos sejam mantidos. A votação ainda não tem data para ocorrer, mas a tendência é que uma parte significativa dos vetos presidenciais sejam derrubados – o que tornaria sem efeito as canetadas do presidente. “Tem muitos movimentos acontecendo enfraquecendo o combate à corrupção”, resume a deputada paulista Adriana Ventura, presidente da Frente de Combate à Corrupção, aquela que começou a legislatura com todo gás e vê sua agenda se enfraquecer a cada dia no Congresso.

Agência SenadoAgência SenadoQuem pensa em guerra contra as instituições é contra o Brasil, defende Toffoli
A essas grandes movimentações somam-se outras que muitas vezes acabam passando despercebidas, mas que igualmente se inserem na troca de interesses que apontam para a existência de um grande acordo em curso. Na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, por exemplo, tramita um projeto de lei que pretende definir como crime de responsabilidade iniciativas de ministros do Supremo Tribunal Federal que possam ser entendidas como usurpação de competência dos poderes Legislativo ou Executivo. É algo que, em condições normais de temperatura e pressão, seria encampado sem maiores problemas por deputados e senadores e até pelo próprio governo. Mas não foi o caso. A partir de intervenções de Toffoli junto a parlamentares e integrantes do governo, uma ampla frente contrária ao projeto se formou na CCJ. Da direita à esquerda, passando pelo Centrão, também nesse caso uma incomum união de interesses se impôs.

O discurso da estabilidade acaba sendo uma justificativa padronizada para a aproximação das cúpulas dos poderes. O próprio Toffoli, nas conversas que vem tendo com parlamentares, repisa esse argumento. Recentemente disse que quem pensa em “guerra” entre as instituições não está a favor do Brasil — como se fosse uma guerra que estivesse em jogo, e não o poder dos órgãos responsáveis de investir contra corruptos em geral. A cantilena é reverberada pelos governistas. “Qualquer ato falho dos três Poderes joga o país no buraco. É preciso ter responsabilidade”, diz o deputado Marco Feliciano, hoje um dos parlamentares mais próximos de Jair Bolsonaro.

A ideia de que é preciso estabilizar o país é também uma das linhas mestras do discurso que Augusto Aras tem levado ao Senado, onde ele será sabatinado antes de ter seu nome submetido ao crivo do plenário. Nos encontros, o escolhido de Bolsonaro para a PGR tem tentado agradar todos os lados. Em conversas com senadores na terça-feira, 10, defendeu uma Lava Jato “positiva” e que não criminalize a política. No mesmo dia, jantou com integrantes do PP na casa do notório Ciro Nogueira, presidente do partido e um dos parlamentares mais enrolados na Lava Jato. Segundo alguns dos presentes, Aras foi aclamado por sua visão de “equilíbrio das instituições”. O procurador se reuniu ainda com a bancada do PT, diante da qual criticou o que chamou de “punitivismo” do Ministério Público. Falando a outro grupo de parlamentares, atacou a Lava Jato, que segundo ele destruiu “reputações e a economia”. O líder do MDB, Eduardo Braga, outro alvo da operação, será o relator da indicação e já sinalizou que seu parecer será favorável à aprovação. Ninguém duvida que Aras chegará perto da unanimidade.

O novo procurador-geral deverá ser apenas mais uma peça da engrenagem que o sistema fará girar a seu favor. O acordão segue a toda em Brasília, como disse a Crusoé, sob reserva, um importante líder do Centrão. Afirmou ele: “O acordão não é aberto. Não é transparente. Ele passa pelo Centrão, pela presidência das casas, pelo Judiciário. Consiste em segurar todas essas questões possíveis, para que não venham a complicar ninguém que esteja nesse nível. Quem mais tem problema (com a Justiça) é a esquerda, mas todos os partidos aqui têm essa vulnerabilidade. Então todos jogam. Segura um projeto tal, vem alguém com um interesse de alguém do Judiciário. E todo mundo vai se equilibrando”. Estabilidade. Equilíbrio. No dicionário de eufemismos de Brasília, esse é o novo significado para acordão. Pobre do Brasil.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pelo que estamos vendo desde janeiro a grande batalha é do inseticida contra as formigas cortadeiras, conhecidas como saúvas. É uma batalha árdua e contínua porque temos mais saúvas do que inseticidas...

  2. É uma vergonha e uma decepção após a outra o que esses políticos fazem em Brasília. Na minha opinião não deveríamos reeleger mais ninguém, das câmaras municipais ao Senado Federal. Os novatos cometeriam muitos enganos, mas pelos menos não teriam tempo para cometer tantos crimes e prejudicar o País desse jeito.

  3. Decepcionada, os porquinhos caruncho, da câmara e senado, os políticos de rabos preso, o cabeça de fosforo e os irmãos metralha, o Stf aparelhado, explorando aptidões de integrantes como: parcialidade, procrastinador de processos, retrógrados, habilidade e presteza em soltar corrupto, compadre, estuprador, invejosos, ambiciosos, inépto e ignóbeis. Enfim todos chafurdando no pântano de Brasília, criando garantias a "casta" privilegiada a impunidade para sempre.

  4. Quanta intriga. Todos sabem que sem os bandidos da Câmara e do Senado ninguém governa. Que o Presidente faça o mesmo jogo deles.

  5. com toda essa ladainha de "lava toga e lava jato " foi só para atrasar a reforma da previdência, não tem um deputado desse, que tem boa intenção, isso tudo foi para enrolar e ganhar tempo para o presidente ceder nas emendas nas propinas para esses safados votarem , como pode governar um país com um tanto de canalhas soltos ali dentro daquele congresso e senado , a mudança vai ser lenta como disse o Carluxo. Todos os senadores caras de pau.

  6. Outra estratégia seria cair de pau nos bandidos, mas o país travaria de vez. O congresso nada faria, todos os decretos do governo seriam derrubados, as MPs idem, seria o caos. Os militares teriam de fechar o STF e por aí vai. Não sei qual das opões seria melhor, essa ou o acordão. Enquanto o povo continuar elegendo bandido nada vai melhorar. O quê esperar de um povo que leva para o segundo turno de uma eleição presidencial o pior prefeito que São Paulo já teve? É ilusão querer mais mudanças.

  7. Todos estão criticando o governo por esse acordão. Mas lembrem-se que somos nós os culpados. Por quê fomos reeleger Gleisi Hoffaman, Renan Calheiros, Rodrigo Maia e tantos outros da mesma laia? Agora o governo é obrigado a negociar aprovações no congresso em troca de benefícios aos ladrões que assaltaram a nação. Caso contrário vai acontecer aqui como na Argentina, onde o governo não consegue reverter a situação econômica e a sra. Cristina já dá sinais de volta ao poder.

  8. Todos estão criticando o governo por esse acordão. Mas lembrem-se que somos nós os culpados. Por quê fomos reeleger Gleisi Hoffaman, Renan Calheiros, Rodrigo Maia e tantos outros da mesma laia? Agora o governo é obrigado a negociar aprovações no congresso em troca de benefícios aos ladrões que assaltaram a nação. Caso contrário vai acontecer aqui como na Argentina, onde o governo não consegue reverter a situação econômica e a sra. Cristina já dá sinais de volta ao poder.

  9. É infelizmente a mesma força podre que corrói que vai aos poucos invertendo tudo e aos poucos levando a nação para o esgoto novamente e presidente infelizmente tem se adaptado junto com os filhos ao poder que sempre corrompeu , e sabemos que sem um povo ativo cobrando e pressionando a banda podre da política que sempre se elege em seus currais eleitorais , são as mesmas raposas de sempre que estão no comando tanto das orcrims como dos órgãos principais do estado.

  10. Não vejo saída para um congresso e STF corrupto, senão a sua destituição, convocando se novas eleições, países democráticos já fizeram isso.

    1. Somente o POVO unido ao executivo, agora com a ala ética do SENADO Federal, reverterá esse processo espúrio. Convocados na semana passada, estaremos juntos com a parte ética do legislativo neste momento delicadíssimo, instalando dia 25 às 14horas na praça dos Três Poderes em BSB a LAVATOGA e o FIM do Foro privilegiado. Só o POVO nas ruas e praças mostram ao mundo a verdadeira vontade de mais de 60milhões de brasileiros.

  11. Em suma: Bolsonaro é um corrupto, igual a todos os outros,segundo a Crusoé. E a saída de Moro, que " o Antagonista" republica toda semana? Estou tentando cancelar minha assinatura e não consigo, devido a argumento mentiroso da Crusoé.Péssimo indício.A revista deveria olhar para o prório rabo, ao tocar em corrupção.a revista mudou de lado!

  12. Estamos perdidos com esse acordão, mas o mais relevante a notar é a insistência nos calotes eleitorais que o país vem sofrendo, foi assim com Dilma e parece que está se se armando também com Bolsonaro.

  13. O importante é que as reformas econômicas passem. Ou a gente vai viver de assistir visitas surpresas da PF em mansões pela TV? O feijão e o arroz na mesa é mais importante. A Venezuela é logo ali.

    1. AS REFORMAS ECONÔMICAS PASSAM E O COMBATE À CORRUPÇÃO VAI SENDO DESMONTADO. GRANDE NEGÓCIO, NÃO É?! LÚCIA ? FOI ASSIM QUE A VENEZUELA COMEÇOU. E A VENEZUELA É LOGO ALÍ, NÃO É MESMO?

  14. Basta imaginar os CORRUPTOS no aeroporto com medo de serem alvos de uma chuva de ovos que seria filmada e jogada na internet para delírio geral. O que é que os CORRUPTOS vão fazer, mandar prender o pessoal, enquanto CORRUPTOS, ASSASSINOS, ESTUPRADORES e PEDÓFILOS gozam de todos os labirintos criados para que ninguém seja punido?

  15. Ovos cumprem o mesmo papel e são até mais fáceis de ser utilizados. Tal tática nem precisaria ficar restrita a Brasília, poderia ser utilizada em qq ponto do país, em Câmaras Municipais, Assembleias Legislativas, tribunais de justiça. Imagine a cena transmitida para todo o país de carros oficiais de ministros do STF ou de parlamentares sendo alvejados por uma chuva de ovos? Não há praticamente nenhum dano ao patrimônio público, mas há a desmoralização e uma rachadura na imagem dos CORRUPTOS.

  16. Ademais, um cenário mais ideal ainda envolveria a invasão e depredação do Congresso e STF, completando a desmoralização e escalando ainda mais as tensões. Mas aí as coisas poderiam começar a sair do controle, o que é desnecessário. Há alguns dias um ativista político conhecido por tomar tomates em políticos foi proibido de se aproximar dos ministros do STF. Tomates tem grande simbologia, mas eles não são o único instrumento que podem ser usados.

  17. Imagine a população sem poder abastecer seus carros e até mesmo os carros oficiais dos CORRUPTOS sem poder serem reabastecidos pq a Petrobras está em greve e Brasília está sitiada? Mas o melhor de tudo, se houvesse greve, quem foi que a causou e pq? Os CORRUPTOS seriam responsáveis por terem se auto-sabotado e sabotado Brasília, existe melhor exemplo de como o modus operandi da corrupção e da fisiologia funciona? De como os CORRUPTOS vivem de sabotar o país?

  18. Sendo o sitiamento de Brasília inevitável, então o ideal fosse que tal cenário envolvesse ações de desmoralização dos CORRUPTOS (como o corte de papel higiênico, por exemplo), mas tb que houvesse o corte de combustível para Brasília, o que seria mais fácil de ser realizado se houver uma greve da Petrobras. Basta imaginar Brasília sem fornecimento de itens de higienização e sem combustível nos postos de gasolina. Imagine o aeroporto de Brasília sem querosene e tendo que suspender os voos.

  19. Atacar a base da pirâmide obrigará que os nodos inferiores da rede de corrupção sejam obrigados a sair da toca, revelando as teias que vão se formando dentro do aparelho estatal. Portanto, não há problema que os CORRUPTOS se sintam livres para levar sua corrupção ao extremo, desde que os pontos vulneráveis da pirâmide sejam atacados paulatinamente para que isto obrigue os CORRUPTOS a se mexerem, ficando expostos em suas ações de sabotagem ao combate à corrupção.

  20. Sobretudo, os CORRUPTOS se alimentam da distopia e da dúvida, quanto mais balbúrdia, caos, ambiguidade e diversionismo eles conseguem gerar, mais logram obter êxito em se safar e manter tudo como está. No entanto, quanto mais eles são colocados para a parede e mais dobram a aposta, mais as teias e a rede da corrupção precisam ser acionadas, ficando expostas. Com o topo da pirâmide da corrupção sob pressão, a base tb precisa entrar em campo e se expor.

  21. Hj um indivíduo não pode ir à padaria sem que seu trajeto fique registrado em algum lugar. Como é que um CORRUPTO minimamente competente pode achar que ninguém está vendo o que ele está fazendo quando agem de forma tão displicente e despudorada? Se os CORRUPTOS não vão criar vergonha na cara e sequer cogitar mudar seu comportamento, então devem ser deixados livres para exaurirem sua corrupção e não tenham como negar a realidade.

  22. Quanto menos resistência eles encontram, mais agem para que as trevas se alastrem e não deixem nada intocado. Luz versus trevas, bem versus mal, verdade versus mentira, virtude versus corrupção, não são todas diferentes faces de uma mesma coisa? Para que a corrupção seja possível e o mal prevaleça é necessário que a mentira supere a verdade e as trevas ofusquem a luz. No entanto, a realidade mudou e os CORRUPTOS não se adaptaram a ela, estão nus diante desta pq ficaram obsoletos.

  23. Vencer pelo cansaço, pela chantagem e pela sabotagem, esta é a tática deles. Esta é sempre a tática, pois eles não querem parecer bem aos olhos dos outros por suas virtudes, mas pelos vícios e defeitos destes. Portanto, a corrupção vive de desvirtuar tudo à volta dela, quanto mais todos estiverem imiscuídos na lama geral, mais ninguém pode apontar o dedo para ninguém e todos são devedores uns dos outros. Mas é aí que os CORRUPTOS cavam a sua própria cova.

  24. No entanto, a corrupção vive de distorcer a realidade e negar o inegável, de transformar a força em fraqueza e tornar a fraqueza em força. Basta ver as táticas deles para minarem a Lavajato e tentarem se safar, ao invés de se defenderem, atacam aqueles que jogaram luz sobre seus crimes e delitos, ao invés de desmentir as evidências e os fatos, os negam e dizem que eles não existem. Nem ligam de se contradizer, o importante é negar reiteradamente, até que vençam pelo cansaço.

  25. De forma similar às táticas do sindicalismo para defender suas vacas sagradas e manter tudo do jeitinho como está, os CORRUPTOS recorrem ao velho estratagema do "mexeu com um, mexeu com todos". Na hora de roubar é cada um por si, mas quando a coisa aperta, então é todos por um. Basta um CORRUPTO ser pego para os demais virem em socorro dele, pois sabem que daqui a pouco podem ser eles se nada for feito. Onde há corrupção e fisiologia a tática é sempre a mesma, só muda o discurso, quando muito.

  26. Do que as trevas vivem? Da ausência de luz. Assim tb é a corrupção, quanto menos transparência e delimitação, mais condições para que ela se instale e prolifere. É na calada da noite, nos recônditos da máquina que os CORRUPTOS se locupletam e acreditam ser intocáveis pq ninguém os vê. Quando todo mundo é de todo mundo e ninguém é de ninguém, aí nada segura a corrupção. Ninguém sabe quem foi o autor de um projeto que prejudica a sociedade e os cidadãos, mas todos votam para aprová-lo.

  27. Pobre Brasil mesmo, esse é o resultado de tanta incompetência, e acima de tudo, corrupção desmedida por longos e longos anos, muita "liberdade" muita "filosofia" e pouco trabalho, uma intervenção militar seria muito bem vinda.

  28. Fica provado que quase a totalidade dos políticos brasileiros não valem nada. Bolsonaro terá muito tea6balho para tentar consertar esse problema endêmico de corrupção, inclusive em relação ao seu filho Flávio, e quem sabe também o Carlos. Lamentável essa situação!

  29. Parabéns Caio pela visão de forma integrada do cenário político brasileiro. De qualquer maneira é triste que o acesso a essa matéria seja de apenas parte da população, a qual provavelmente não a entenderia se lesse. Pelo contexto atual muito provavelmente a lava jato está vivendo seus últimos dias e segundo a maioria dos políticos o Brasil pode voltar a crescer, o que pode ser traduzido por: voltemos a nossas negociatas com tranquilidade. Realmente tão rico, mas pobre do Brasil!

  30. Espetacular o final do texto: “Pobre do Brasil”, que está ficando cada vez mais pobre. Tanto politicamente quanto : economicamente,culturalmente,segurança, Saúde,intelectos,ciência e tecnologia,meio ambiente,relações internacionais,cultura,Educação,quarto poder (com exceções). Este país está sendo destruído aos poucos, como o planeta TERRA , está ficando PLANO também. ESTA FALTANDO FILOSOFISMO ? FILOSOFIA? VOLTA ILUMINISMO!

  31. Enfim o.mais do mesmo, e o Brasil que trabalha e paga impostos refém da política suja no sinistro baile da ópera bufa no velho quartel de Abrantes e acredita quem quer na falacia maldita do dito "combate a corrupção " sistêmica nos 3 poderes não e mesmo ? pobre Brasil

  32. Como pode isso está acontecendo diante de uma campanha tão crítica do fator corrupção? Me decepciona saber o quanto somos reféns desse bando de inescrupulosos do mundo sujo. Deve haver uma saída para os escravos desta caverna.

  33. Triste e ver comentários contra a lava jato,algum por pessoa que tem o mesmo nome da mãe de JESUS.DEUS, como o ser humano involuiu nesse tempo. Pobre Pátria Amada e povo sem qualquer preceito do bem.Tropa de gado magro que sequer serve para engordar a terra.

  34. Lembrem-se: O mega A$$ALTO, ao dinheiro do povo desta nação, não foi coisa de milhão... NÃO FOI NÃO! Foi uma verdadeira hecatombe e o tamanho do rombo criou a cratera que hoje traga, soterra e até mata, sim, mata, até de fome, muitos brasileiros que ficaram sem emprego e sem nada. E rendeu aos corruptos muita grana grossa. Sim, foram BILHOE$$$$!!! Muiiiitos Bilhões!!!!!! E a partilha ainda não acabou, pois há muito porco que ficou de fora, abraçando os de dentro, querendo chafurdar nesta grana.

  35. Jesus, estou decepcionado com o jornalismo que assino. pelo fato de ser um jornalismo crítico ou participativo dos fatos que lhes interessam, e não ouvi um lado e outro dos fatos. Apoia de todas as maneiras a Lava Jato, mais esconde os crimes dela.

    1. Crimes da Lava Jato? Gente do mal, é isso o que você é, Maria "decepcionado". Gente como você, um dia vai conhecer o inferno, o tormento da alma.

  36. 🇧🇷 Nas próximas eleições nova faxina a começar por bolsonaro e família todos amantes da corrupção. 🇧🇷 A teoria de Jair BOLSONARO é combater corrupção não trás desenvolvimento igual a conversa do Satanás de nove dedos. Bolsonaro judas

  37. Muitos reclamando do presidente mas na hora de votar esqueceram que senadores e deputados tinham que ser trocados muito além do pais pra filhos. Ridículo esperar que ele faria tudo sozinho.

    1. Obrigada Max, pela paciência em esclarecer alguns concidadãos. Eu não consigo mais... Você é um bom cidadão!

    2. Ele não está (nunca esteve) sozinho. Foi eleito por quase 58 milhões de brasileiros. Isso é Poder. Formou um gabinete cercado por generais, brigadeiro e almirante respeitados nas forças armadas. Elegeu-se com o slogan "BR acima de tudo" e trouxe para a Justiça o cidadão mais respeitado deste país e no exterior. Mas, optou por proteger os interesses de seu filho 01, suspeito de envolvimento com movimentações financeiras suspeitas e virou as costas para quem nele acreditou em troca de um acórdão.

    1. Virou as costas para sua campanha, como não debateu- teria sido engolido pela esperteza dos demais candidatos- está refém dos filhos, outros despreparados só pensam no umbigo. Houve um tempo que achei que JB faria a diferença mas lhe falta a percepção que sua impetuosidade e impaciência servem muito mais à oposição que aos seus propósitos. Oposição fica caladinha e não protesta, aprova na calada da noite, instala CPI com manobras sutis, e assim caminha o Brasil.Oposição só atua para ela.

    2. A economia vai bombar nos últimos meses deste governo, então todos aqui esquecerão das falsa promessas e votarão do mesmo jeito.

    3. Maria Só se as eleições não tivessem votos deste povo despreparado politicamente

  38. Depois de surfar na onda anti-corrupção, os Antagonistas acenaram para o público liberal e conservador dizendo-se de direita e assim criaram a Crusoé. Agora, disputam os leitores da Veja. Isso explica tantos MAVs e reinaldetes que povoam este espaço. A Crusoé pode crescer ainda mais e ser forte concorrente da Veja. Só que se suas profecias não se confirmarem, sua reputação ficará abalada. Não vejo como o jornalismo melhorar se não houver bom senso, artigo raro neste país.

  39. Outra inverdade da matéria. Marcos Cintra nunca foi bem visto dentro da RF, por não ser da carreira e por estar comprometido com a reforma administrativa do governo. O sindicato aterrorizou os auditores dizendo que a CPMF iria acabar com a fiscalização. Cintra acabou perdendo apoio do governo exatamente porque não foi capaz de conter a reação do corporativismo e nem investigar os vazadores. A CPMF foi sim a gota d'água, ao tumultuar o clima político já conturbado.

  40. De novo o argumento furado sobre a mudança do Coaf. O fato é que o Coaf não ficou com Moro no MJ porque o Centrão se uniu às esquerdas contra a proposta e o governo não tinha muito o que fazer porque precisava encaminhar a reforma da previdência. O Coaf (agora UIF) acabou indo para o Bco Central pq ali estará mais seguro dos vazamentos e tb manteve o mesmo pessoal técnico. A revista usa a técnica de repetir uma mentira milhares de vezes até colar a narrativa. E tem gente que acaba acreditando.

  41. " 'cês me desculpem o palavrão eu bem que tentei evitar mas não achei outra definição que pudesse explicar com tanta clareza aquilo tudo que a gente sente a terra é uma beleza o que estraga é essa gente F. D. P. !!!! " Ultraje a Rigor

  42. É óbvio que a movimentação do 01 causa um tremendo mal estar para o governo, mas isso não tira o mérito do argumento contra a Lava-Toga. Se for mesmo instalada, pode ser que resulte em algo bom, mas não creio que vai ser desta vez que a Lava-Jato irá chegar aos poderosos togados. São muitas as variáveis e as possibilidades, mas a Crusoé preferiu o caminho do terrorismo intelectual, adotando uma narrativa desfavorável ao presidente da república. A Crusoé mira 2022, mais do que a verdade.

  43. Há muita especulação e teorias conspiratórias em torno das ações políticas do governo, mas o fato é que há argumentos consistentes contra a instalação da Lava-Toga. É legítimo o desejo das pessoas em querer que o judiciário seja investigado e há motivos para tal. Só que o poderoso STF pode sim barrar a CPI (não estou dizendo que não deva ser criada) e tudo acabar em pizza, além de gerar reação contrária, como a CPI para investigar Moro.

    1. A CPI da LAVA TOGA iria levantar tanta poeira..nem imagino o qto. Não troco nd por MORO e deixado em paz pelo 6 ...

  44. A verdade é que não renovamos o Congresso totalmente ! Num país que foi roubado pelas autoridades de forma tão absurda , ninguém poderia ser reeleito ! A lava jato foi um ponto fora da curva ! No Brasil desde 1500 tivemos muita desonestidade e total impunidade para quem dinheiro ( na maioria das vezes roubado) e poder ! E para completar a maioria dos ministros do STF teimam em demonstrar que a lei no Brasil não é igual para todos ! O que está na Constituição não vale para todos !

  45. É hora dos movimentos de rua desembarcarem do apoio ao governo. Devemos manter apoio isolado à política econômica. Em nome da "governabilidade " podemos jogar fora toda a conquista da lava jato e entrar no abismo do liberação da corrupção.

    1. Comprando passagem agora à noite em promoção, vc estará conosco dia 25.09às 14horas na praça dos Três Poderes em BSB. Finalmente nobres e éticos senadores conseguiram as assinaturas necessárias para que Alcolumbre paute a instalação imediata da LAVATOGA. E no mesmo instante pediremos o FIM do Foro privilegiado junto com os senadores, que neste final de semana nos convocaram. O nosso Brasil ñ é o país da globolixo.

  46. Esperava mais desse senador. A pressão sobre outros senadores do PSL foi a pá de cal sobre os resquícios de credibilidade que ainda pudesse existir. Transformou-se num zumbi político.

  47. sra. sem noção (eu). Votamos Bolsonaro em apoio a lava jato.Contra corrupçaõ, e agora ! fiquemos de olho nos deputados e senadores para 2022....sem Moro e lava jato JB perde facil....

  48. A guerra não é contra o Brasil, como quer fazer Dias Toffoli, é contra os corruptos que tem roubado o suor, o sangue e a esperança do cidadão contribuinte brasileiro. Os corruptos não podem vencer essa guerra, pois isso significaria o fim do sonho de o Brasil ser governado por homens de bem . Abaixo a hipocrisia.

  49. É triste mais é real. O Governo de JMB está se sucumbindo aos propósitos das facções de corruptos responsáveis pela desgraça desta Nação. Se não reagirmos como verdadeiros cidadãos perderemos a oportunidade de passar o Brasil a limpo nos, colocando a todos na latrina. O governo JMB está se distanciando da expectativa que tínhamos, como eleitores, de ver os corruptos pagarem c/ cadeia por todos os crimes perpetrados contra o estado brasileiro."

  50. Se existe conluio entre os poderes, politicos promovendo alianças como nunca se viu na história, PT, Dem,Psdb, PR tudo em causa própria e contra a Lava Jato. Começo a entender que a intervenção é necessária. Cumprá-se o anseio do povo. Bala 7 belo NELES.

  51. O Povo precisa voltar para as ruas! Não é possível que esses calhordas continuem com essa sanha. É revoltante, para dizer o mínimo! taqueosp...

  52. Desestimulado. Não vejo, também, com bons olhos o caminhar do governo, do congresso. Do judiciário há muito goza de descrédito total. Rezar para que o governo passe logo e destrua pouco o que construimos.

  53. Com todos estes fatos ocorrendo ao mesmo tempo, em uma sincronia do mal , me sinto decepcionado. Sabia que a recondução do país para os trilhos da ética seria difícil, mas governantes “se” deixarem seguir em um caminho “escuro, lamoso e em desacordo” com os anseios dos brasileiros é lamentável . 😡

  54. Assisti tomasso busqueta no Netflix, e a mesma coisa o atrevimento da máfia, quando veja o Lula berrando nas suas entrevistas fico lembrando do TOTO RINNA da cosa nostra, não pensem que eles se acabaram, fico a imaginar se os Bolsonaro não começou a guerra pelo domínio da máfia.

  55. Na minha opinião, as melhores matérias sobre política desta edição são as da Ana Paula (análise) , do Duda Teixeira (política internacional), do Fabio Leite e Renato Alves (política nacional). Com a ressalva de que essas duas últimas na verdade deveriam fazer parte do noticiário policial. Todo o resto sobre política é puro lixo, são fragmentos de fatos juntados num mosaico para atender o gosto da linha editorial (bater no JB). De longe, a melhor analista de política é a Ana Paula.

  56. Infelizmente, o Brasil não tem mais solução. Votei num candidato com uma agenda anti corrupção e a favor da moralidade. Uma Brasília menor e um Brasil maior, mas não é isso que estou vendo. Ainda dá tempo para retomar o rumo correto Sr. Presidente, não nos decepcione.

  57. O Brasil emulou as "comunidades cariocas"; para se livrar do "tráfico" submeteu-se ao domínio da "milícia". No fim, ambos "crime organizado", só que com "sinal trocado".

    1. Excelente Nelson, só emulamos, saímos do espeto e caímos na brasa.

  58. Ótimo texto. Coerente e equilibrado. Nós que votamos em Bolsonaro estamos sempre alertas. Críticas e elogios fazem parte da democracia.

    1. Diego Mainardi falou abertamente no progama GNT que existe um acórdão entre os três poderes arquitetado por Toffoli . Vão enfraquecer a lava - jato .Então pessoal esta na hora de vermos que o presidente que votamos não podemos mas confiar. Sempre falamos que íamos colocar mas se ele mudasse nós o tirava da mesma maneira que o colocamos! Pessoal vá a Brasília. Que os camioneiros tbém fique sabendo testa manobra.E são fortes. Faça greve. Que Deus nos abençoe!!

  59. Certa vez um professor universitário falou que não existe revolução sem derramamento de sangue, mostra-me uma grande nação que não houve tal acontecimentos, o problema do Brasil e que somos uns covardes, vamos pra rua contra a corrupção e no outro saímos dela com um cargozinho comissionado. QUE DEUS TEM MISERICÓRDIA DO BRASIL

  60. Se no STF existe distribuição de senha pra soltar bandidos e o Congresso, repleto de bandidos, o tempo todo buscando escamotear as Leis pra benefícios próprios, não tem mais jeito. Estamos diante do caos.

  61. Para mantermos o equilíbrio emocional, só confiarmos nas Leis: o ser humano é insignificante para impedir a evolução de um país! Ñ adianta ser "terrivelmente evangélico anticrístico" ou "terrivelmente antievangélico"! Ñ basta ser honesto por apenas ñ roubar e ñ permitir que roubem. No caso daqui, a corrupção moral é a pior, pq simboliza estelionato eleitoral. No caso do Flávio, suicídio político. A conferir.

    1. Que chuegue logo outubro de 2022,para podermos dar o troco ao" mito" que preferiu tentar salvar o 01 do que sua reputação.O capitão que sempre mais pareceu um sargentão,sai dessa como soldado raso.

  62. Se pelo menos tivéssemos uma luz no fim do túnel, só que nesse país, onde todos os poderosos são bandidos, eleitos por uma sub-raça, onde as forças armadas também apresenta sinais de fraqueza, ou conivência, nosso país não tem futuro. Só com sangue, só mostrando os dentes pra essa corja que se apoderou do país. Mais esperar algo de um povo de merda, é esperar muito. Enfim esperar da máxima TUDO TEM LIMITES E NADA É ETERNO. Não sei se funciona pra essa sub-raça chamada brasileiros. Tomara.....

    1. Concordo com você André, votei em Bolsonaro esperando com certeza que houvesse esperança para a LAVA-JATO, e também para a economia do nosso País e agora vejo que os bandidos anteriores só mudaram de NOME! Sei que a maioria dos brasileiros como eu, não tinham em quem votar e colocamos nossa esperança em alguém desconhecido que demonstrou o tempo todo ser honesto e não deixou de ser honesto mas por seus filhos esta traindo o POVO que acreditou nele e em seus filhos! É doloroso mas é a verdade!

  63. O Presidente Jair Messias Bolsonaro se rendeu ao Judiciário e ao Congresso Nacional pra salvar o seu filho Flávio e a indicação do outro filho Eduardo à Embaixada do Brafil nos EUA.

    1. Quando determinadas atitudes de 1 FILHO faz ruir as boas intenções de 1 PAI e trazer esses obstáculos que são dificílimos de ser desfeitos! Isto num jogo de SINUCA a palavra se chama SINUCA DE "BICO".

    2. Me arrependo amargamente de ter votado nessa gente que assumiu o poder. São tão corruptos ou mais do que os anteriores. Tenho visto fotos de todos de braços dados. Sinto nojo de ver essa tragédia que é a política brasileira.

    3. Bolsonaro sofre uma perseguição impecável da grande mídia! tem q se protege jjunto a outros poderes para ter um mínimo de condições de governar! infelizmente e uma condição errada, mas pode ser q valha a pena

  64. Meus amigos e assinantes da Cruzoé, na minha modesta opinião o Governo Bolsonaro está se acabando se definhando. O Bolsonaro já perdeu a "guerra" para o Sistema também conhecido por Mecanismo, sob o comando de figuras impolutas do Judiciário, do Legislativo e do próprio Executivo, todos com suas organizações corporativas corruptas. Bolsonaro já era e vai "sangrando" assim até 2022. Há meu ver o "Mecanismo" poder predominante na República do Brasil já dominou o Bolsonaro, é o fim.

  65. É um pesadelo o que descreve o repórter. Será verdade? Há que crucificar o 01 do presidente, nunca o Brasil, e o capitão sabe disso. Foda-se o 01...

  66. Excelente matéria. O Brasil não tem chance de dar certo. No estado, quem não é da esquerda corrupta é somente corrupto, mesmo. A exceção são as Forças Armadas. Por isso não nos tornamos uma Venezuela. Triste povo.

    1. O que vc propõe, além desse conformismo inconsequente? João Figueiredo assim o previra, sem precisar ser uma "madame Beatriz ". As nossas pautas desde 2.013 já mostraram em 2.018 q sanearemos a casa E sabemos q ñ é fácil. Agora já temos a banda ética do congresso nos convocando p dia 25.09às 14horas na praça dos Três Poderes, obrigando ao FIM do Foro privilegiado e a instalação imediata da LAVATOGA. O objetivo final será a elaboração de uma Carta digna, em q essa estrutura sucumbirá.

  67. Enquanto não se fizer uma carta com minoria comunista, e se Deus quiser sem a presença desses clãs políticos que se arvoraram do país, o que se verá é criminosos em seus carros blindados com pneus sobre esgotos a céu aberto, se orgulhando de suas "capacidades", como filhos de lobões, Renans,Barbalhos. Esse STF ñ nos presta p q existe. O SENADO em sua minoria ética precisa de nós. Dia 25.09 às 14horas na praça dos Três Poderes em BSB pelas ñ pautas FIM do Foro privilegiado e LAVA TOGA.

  68. O Mecanismo venceu, assim como na Italia com a operação Mãos Limpas, a Lava Jato está ruindo. Na Italia a corrupção voltou com toda a força. Tenho ouvido a opção para a próxima o Min Sergio Moro, tenho dúvida se irão deixar.Para os jovens com condições financeiras: o porto e o aeroporto.

  69. O Mecanismo venceu.Como na Italia com a operação Mãos Limpas, está ocorrendo no Brasil. Há muitos interesses em jogo.Na Italia a corrupção e o crime organizado voltaram com força total.Tenho ouvido agora como alternativa o Min Sergio Moro como salvação, o que precisamos saber é se o MECANISMO vai permitir.Existe uma saída para nossos jovens que tem condições financeiras: o porto e o aeroporto.

  70. Bolsonaro já foi explícito dizendo que vai defender o filho 01 até as últimas consequências apesar de estar claro que seria condenado. As articulações nesse sentido aproximaram esquerda, direita e judiciário, todos de mãos dadas contra o que o povo que elegeu Bolsonaro esperava dele. Para salvar um filho corrupto e alavancar o outro para a embaixada do Brasil nos EUA, vai destruindo Lava jato, combate à corrupção e projetos para um país confiável. Meu voto não merecia tanta imbecilidade.

  71. Bolsonaro tinha quatro pilares: o Povo, parte do Exercito, Moro e Guedes. Preferiu apostar no que existe de mais podre: STF, Camara e Senado. Por que será? Medo, dossiê ou reeleição? So o tempo dirá.

    1. Orivaldo,sua pergunta porquê será?Não estará dentro da própria família?Entendeu:?

    2. Acreditei que teríamos um governo novo surgimento de um pais decente p nossos filhos, mas a impunidade e a manutenção das regalias e corrupção nos derrotaram mais não podemos desistir e calar-nos vem 2020......mostraremos nossas forças nas urnas. Moro 2022

  72. Seja qual for o motivo PR para esse acordo, só tenho uma certeza, esses pilantras vão dar-lhe um chute no traseiro em 2022 e tudo volta como antes. É esperar pra conferir.

  73. Muito vergonhoso,como esses deputados ,senadores,o judiciário ,executivo estão acabando com nosso Brasil,os jovens estão indo desbocar-me no poço de sujeiras,corrupções sem acreditar.Votei no Bolsonaro agora estou decepcionada a esperança será em Dr.Sergio Moro .

  74. O PERIGO É ENORME. Existem muitos bandidos no Senado e na Câmera. Sérgio Moro tem que ser apoiado. O bem sempre lutará contra a força do mal. O Brasil é um país corrupto que beneficia em LUXO esses canalhas. Nada de paixão por político .

  75. Esperar o quê? Num país onde o medíocre povo está preocupado e fazendo mobilizações apenas com o futebol. Outra grande parte está preocupada com novelas e big brother. Estes corruptos agem sozinhos. Vejo alguns dizerem que Moro será o próximo presidente e resolverá os problemas. Engano, temos que mudar o sistema de governo, e ter um povo mais participativo nas questões da política. Se esperar pelos políticos que são os maiores beneficiados pelo regime, nunca teremos mudanças. Acorda Brasil!!!

    1. Nesta parte, não concordo com vc pois apesar de estar decepcionada com Bolsonaro, uma coisa conseguimos, a mídia corrupta esta a cada segundo perdendo audiência e isto é a olhos visto, eu mesma passei os últimos 40 anos assistindo a GLOBOLIXO e a BANDLIXO e agora a mais de 1 ano não dou audiência a estas emissoras e conheço muita gente que esta fazendo o mesmo, mesmo porque estas emissoras não tem programação que nos chame a atenção e seus jornais diários são sensacionalistas!

  76. Preciso se faz trabalhar pela governabilidade... assim falou Lula, assim falou dilma, assim falam hoje.... já vimos esse filme antes e já vimos no que deu: impunidade, corrupção. #ImpeachmentToffoliMendes etc e tal já

  77. Tudo, tudo começou com a urgência do PR em salvar o filho rachideiro, ou melhor, os filhos. O Brasil só terá esperança quando pessoas sem rabo preso estiverem na presidência da República, da Câmara, do senado e do STF. Hoje, infelizmente, só temos bandidos. #moro2023

    1. Absurdo imperdoável o que o presidente está fazendo para proteger filhos moleques

  78. Se a Crusoé é uma ilha, não justifica ouvirmos comentários de assinantes. Cada um pode e deveria chegar às suas próprias conclusões. Não precisamos ir, talvez para o lado de influenciadores.

    1. Concordo com a Ângela, nós somos seres pensantes e se nos informássemos mais, talvez e digo só talvez não nos teriam enganado mais uma vez acredito no Bolsonaro, mas pelo seus filhos, claro que ele nos daria um pé na bunda!

    2. Vc não entendeu. Ele disse: se informe. Pense. Reflita. Use seu cérebro , sua mente inteligente para analisar as informações. Filtre, repense. Cansa? Sim. Mas ser questionador com a razão é ótimo. A Crusoé e o Antagonista fazem um trabalho de informações. Muitas vezes não me agrada saber algo ruim sobre alguém em quem votei. Porém, prefiro saber do que ser enganada. A decisão final será nossa. De cada um de nós.

  79. Temos que formatar o Brasil e instalar um novo sistema operacional. Não há nenhum dispositivo que facilite isso, pelo contrário, existem centenas de "dispositivos" e "políticos" dispostos a bloquear qualquer movimento a favor do país. Sobra, como sempre, a força dos militares. Não vejo um jeito democrático de fazer acontecer. Não é a melhor solução.......MAS É UMA SOLUÇÃO. Tomara que o general presidente seja PATRIOTA, HONESTO, SÉRIO E DURÃO...

  80. Toda e qualquer idéia com o propósito de tornar os Três Poderes em instituições decentes, dignas e a serviço do povo, se é no Brasil, com toda a certeza, fracassa. O pensamento dominante, creio que até por uma questão cultural, é o da predominância do mal, do que não presta. Ou seja, daquilo que serve para enganar e tirar proveito, como o enriquecimento ilícito. A situação atual imposta ao povo, de quase caos, é de dar nojo, até mesmo para os que têm estômago forte.

    1. Dia 25.09 às 14:00 horas na Praça dos Três Poderes continuam 60 milhões de brasileiros mostrando ao mundo, o resgate da honra e altivez de todos os brasileiros. Salvaremos com certeza nossas gerações de crianças e jovens. Deus seja louvado.

    2. Ô xará, sem conformismo, pode ser? Sabíamos q ñ será fácil, desde qdo em 2.013 instituimos a prioridade ñ pautas ANTICORRUPÇÃO. Em 2.018 evoluímos c um vencedor ROUBANDO n pautas. Agora somos convocados pela minoria ética e patriótica do congresso, p no dia 2às 14horas na praça dos Três Poderes em BSB, pelo FIM do Foro privilegiado e a instalação imediata da LAVATOGA. Só as RUAS, agora nessa concentração mostrando ao mundo, sucumbiremos essa estrutura assassina implantada desde 1.988.

  81. Excelente texto Caio ! Infelizmente isso está ocorrendo mesmo ! As engrenagens dos poderes estão coordenadas para a manutenção dos esquemas de corrupção e impunidade !

  82. Sr Caio, só faltou elogiar o Lula, e dizer, que o PT, combatia a corrupção , o Governo Bolsonaro foi eleito para acabar com farra dos políticos nos Ministérios e estatais, tudo feito até agora corrobora está posição.O futuro dirá.

    1. Você deve acreditar em Duendes, esquece o PT, se não me engano o Capo está preso, vamos nos concentrar no mitômano que está no poder.

    2. Este ainda está na ilusão. Não sou petista, muito pelo contrário, mas os Bolsonaristas estão como petista não consegue enxergar a realidade. Artigo muito coerente. Essa é a realidade dos fatos. Pobre Brasil. Pobres brasileiros. Só decepção na política.

  83. Só esqueceram que a “roda gira”. Se não respeitam a “opinião das ruas”- que clamam pelo combate firme da corrupção-, aguardem as próximas eleições. Não tem acórdão com o povo. Aguardem as eleições . Tchau queridos!

  84. Sou amplamente a favor do combate à corrupção. Mas ele deve ser feito de acordo com a lei. Quando o Estado descumpre a lei acaba a lógica. Afinal, qual a diferença entre o agente público que descumpre a lei de um criminoso? A conduta é menos reprovável? Se a resposta for sim, vamos revogar muito crimes no Brasil, inclusive de sonegação de tributos e de lavagem de dinheiro. Estes crimes não são nada reprováveis. É difícil pagar tributos no Brasil, quando não ganhamos nada em troca.

  85. NARRATIVA DA SEMANA: Ain! Nossa! O Bolsonaro está DESTRUINDO o combate a corrupção! PF indicia 96 em São Paulo; PF indicia Prefeito de SBCampo; PF prende filho de Edson Lobão; PF prende Índio da Costa. Em apenas uma semana mais que nos 30 anos de PSDB, PT e PMDB. NARRATIVA FURADA. 🗣️🗣️🗣️ NARRATIVA FURADA. 🗣️🗣️🗣️ Invente outra e Cobre o JUDICIÁRIO!!!!!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. O pior cego é aquele que não quer ver..... Bolsonaro aderiu ao acordão sim. Só fanáticos não enxergam isso.

  86. Dia 25.09, QUARTA FEIRA às 14horas na praça dos Três Poderes em Brasília, o Brasil determinará o FIM do Foro privilegiado e a instalação imediata da LAVATOGA. Convocação dos senadores e deputados éticos e patriotas, que não foram cooptados pelo mecanismo. Vai pra vc ver, pois ñ vai passar na globolixo.

    1. Dia do meu aniversário! Tomara que essa manifestação ganhe corpo e os criminosos fantasiados de bons sejam enjaulados !

  87. Desde 2.013 + de 60 milhões de brasileiros conscientes elaboraram as pautas ANTICORRUPÇÃO e seja qual governo nos representar, terá APOIO se tratá-las prioritariamente. Contrariando os deuses do STF, "ñ adianta emprego e produção, pois continuaremos sendo surrupiados". Dia 25 próximo às 14:00 hs voltamos à Praça dos Três Poderes atendendo convocação dos senadores éticos e ñ cooptados p mecanismo, obrigando o Senado instituir o FIM do Foro privilegiado e a instalação imediata da LAVATOGA.

  88. Bolsonaro é cheio de falhas, mas iniciou a mudança, pena que esteja tentando salvar o filhote e não vai deixá-lo pagar como falou da boca pra fora..... O acordão vai torná-lo um perdedor falastrão.

    1. Corre sim, esse risco. Se entrar no acórdão vai ficar só. Só fico se o Moro ficar. Fora disso os corruptos triunfarão cono nz Itália.

    2. Corre sim, esse risco. Se entrar no acórdão vai ficar só. Só fico se o Moro ficar. Fora disso os corruptos triunfarão cono nz Itália.

  89. BANDO de SAFADOS! QUADRILHAS de CRIMINOSOS em TODOS os SISTEMAS! UM MAIS VELHACO que o OUTRO! O que nós podemos fazer pra acabar com essa BANDIDAGEM? NADA! E os ordinários, chamados vulgarmente de "TORIDADES", ainda fazem chacotas com a nossa cara! Mentirosos! Bandidos "fazendo" Leis pra eles mesmos. Risível! Acredito na Lei do RETORNO, muitos SOFRIMENTOS hão de aparecer em suas vidas, babacas. Aguardem!

  90. Fui eleitora de Bolsonaro, mas não se pode ser lulista com sinal trocado, ou seja, ter fanatismo por políticos. No caso desse acordo, basta que se observem os fatos. Só não enxerga quem não quer. Eu enxergo, por mais triste e decepcionante que isso seja. Por não querer enxergar fatos é que permitimos que o País fosse saqueado pelo PT. Não devemos permanecer nessa cegueira, só pq acreditamos em alguém cujo pilar da campanha foi o combate irrestrito à corrupção, e agora, mudou o discurso

    1. O Judiciário e o Congresso tem que fazer a parte deles.

  91. Quem conhece o Diogo Mainardi, sabe que ele fala muito mal, mal ou menos mal, mas sempre mal de tudo. O Antagonista adotou essa linha. O problema é que, pela busca de afirmação, está se envolvendo em fofocas inadmissíveis, que prejudicam o país.

    1. Eudes caia na real, nunca vi ou ouvi o Diogo Mainardi falar bem de nenhum político, alias vi sim ele também estava dando uma força para nosso Presidente pois apesar de não acha-lo bom para o cargo ele viu nos Ministros que o Bolsonaro queria, uma luz no fim do túnel! Bom ele também como nós se enganou e eu acredito nele pois tudo o que disse esta acontecendo diariamente!

    2. Mainardi é anarquista. Nada presta para ele. Quer destruir tudo, sempre. Menos o $ dele.

    3. Eu também acho que ele fala muito mal mas muito mal mesmo porém nada há de bom há para dizer,infelizmente estamos todos fud...s

    1. O povo e qto ela arrecadou ,voltou de grana lavada ..e que pagamos a duras custas. Meus heróis são pessoas q. lutam pelo combate a corrupção.

  92. Excelente artigo parabéns e obrigado. Infelizmente muito deprimente também mas temos que lidar com a realidade de que ação causou reação e parece que conseguiram pouco a pouco “estancar a sangria “ . A impressão é que a Lava Jato está na UTI nas últimas sem chances de sobrevivência

  93. O que a imprensa majoritariamente de esquerda e Antagoannitas querem? Que Bolsonaro brigue com o Congresso, STF, procuradores, fique de pés e maos amarrados e presa fácil para impeachement. Se deram mal. Vao ter que engoli-lo!

    1. Não queremos que brigue com ninguém, queremos que governe, mas, infelizmente acredito que não tem o mínimo de capacidade para isso, só para defender os pimpolhos.

    2. "Se você não pode vencer seu inimigo, una-se a ele"(Maquiavel). Cadê o povo nas ruas, como na derrubada do PT/Dilma para expulsar os corruptos?

    3. Entendi, certo mesmo é não só deixarem eles roubarem mas se unirem para acabar de vez com o combate a corrupção. Melhor, para ele nao ser impichado vai se unir a eles e facilitar o desmonte das instituições de combate a corrupção! É um analfa mesmo!

  94. EU e minha familia somos uns dos otarios que votou no BOLSONARO. Que pena! Elegemos um CAPITÃO que virou Mito com os pés de barros. Gado simplesmente.

  95. Como uns vermes subjugam 200 milhões de otarios ??? Com a ajuda das lombrigas do Supremo, claro.... Sou super cético quanto ao sucesso do saneamento da política brasileira, o eleitorado é analfabeto, a classe política é asquerosa e nomeia parasitas para o STF.... Parabéns, Crusoé, pelo exame das fezes....

  96. Não tem nenhuma foto de políticos do DEM, do PSDB, do PT, do MDB, do PDT. Interessante! Tem muita gente que só lê as manchetes e as legendas das fotos. Dá para entender o clima dos comentários. É o efeito inevitável produzido pela desinformação.

    1. Ninguém merece muitas das figuras que parasitam as siglas citadas e outras mais. Pelo seu nível de conhecimento da língua pátria, intuo que você deve ter dificuldades de interpretação de texto. A carapuça deve ter servido a você.

    2. Tem brasileiro que merece tudo isso que passamos agora, quanto mais apanha do malandro mais gosta. Pior cego é o q se recusa a enxergar. Espero que seja ingenuidade sua e não mal caratismo.

    1. Hoje MORO amarga uma situação vergonhosa, sendo ridicularizado e desautorizado pelos 3 filhos mimados e despreparados de JB cujas práticas criminosas são idênticas à dos deputados investigados. A narrativa da facada que ajudou a eleger tamanho traste não pode morrer.......

    2. Pobre povo brasileiro que elegeu JB, figura insignificante misturado 30 anos no BAIXO CLERO, votando com o PT . Eis que uma facada faz do cidadão um mártir e todos passam a venerá-lo como o SALVADOR DA PÁTRIA. O candidato ficou calado durante toda a campanha alegando recomendação médica (ótimo álibi para quem não tinha o que dizer). Enganou uma nação fragilizada pelos desmandos de Lula e Dilma , mas o pior foi enganar nosso bem maior- SERGIO MORO - que, iludido abdicou de sua carreira .

    3. Não. Sérgio moro não deve pedir demissão. Ele deve esperar que Bolsonaro o demita. Assim o Povo pode separar o Bolsonaro do Moro. Bolsonaro sofrerá um desgate enorme que irá acabar com seu governo. A força do Moro ,junto ao Povo , é muito superior ao do que a do Presidente. Moro é o último refúgio para as Forças Armadas.

  97. Votei em Bolsonaro e me arrependo, que nojo! Fiquei c/ tontura, me caiu a pressão, acho que vou vomitar! Coitado do Brasil e de nós, os brasileiros honestos.

    1. É BRASILEIROS ,IRMÃOS,temos uma LONGA CAMINHADA. QUANDO pensamos que estávamos CERTOS percebemos LOGO que estamos ERRADOS. Me ajude Aí PÔ.

  98. Ô Capitão! E aí? É assim q vc vai entrar para história? Nós vamos até as últimas consequências para conseguirmos o que queremos. Não duvide. Nosso combinado não é esse.

    1. Tem que ter Lava Jato, Lava Toga, PEC Bengala e muito mais! Tem que insistir, bater pesado e diuturnamente, tem que ter sangue no olhos e muita bílis para bater de frente com esse sistema podre. O gigante está acordando de uma letargia de décadas, não vamos parar, o rolo compressor vai passar por todos que tentarem atrapalhar. JB, se não acordar para o desejo do povo, vai acabar esmagado tmbm!

    2. Será que os jornalistas do Antagonista e Cruzoe ainda não perceberam que numa CPI das togas agora quem julgará é o colega do lado e não dará em nada? Temos que lutar 1o p aprovação da #PECdaBengala e Bolsonaro nomeando 4 novos Ministros ai sim é hora de pedir a CPI das togas

  99. Acordão be-e-e-e, interferência na receita, be-e-e-e, interferência na PF be-e-e-e, interferência no Coaf be-e-e-e, interferência no MP be-e-e-e, tudo culpa do Bolsonaro be-e-e-e , be-e-e-e, be-e-e-e, be-e-e

    1. Renan tem as maletas de espionagem e as maletas de $$$$ abastecidas em Alagoas.

  100. Alguém pode me esclarecer;COMO É QUE DAVI vem do MATO e MATA o Gigante. AÍ o DAVI mostra o pau, .FAZ um ACORDO e MATA todo BRASILEIRO. COMO o IMPOSSÍVEL (pode) SER POSSÍVEL . Confesso. NÃO entendi NADA. O RM já era PREVISÍVEL. Estou. PASMO.

  101. Parabéns pela matéria, a única coisa que me consola, ao ter votado em Bolsonaro, é de ter tirado a cúpula do PT, em partes, da corrupção. Quando Bolsonaro se meteu de imediato a fazer a reforma da previdência eu tinha a certeza que ele entregaria a alma ao "demo" (STF e congresso). Agora só nos resta esperar pela saída de Moro e Paulo Guedes aí será o caos. Como está acontecendo na Argentina voltará a esquerda corrupta que perpetuará no poder. Já imagino Venezuela, Argentina e Brasil no fundo.

    1. Luiz, não se console, tempos ruins estão em curso e os esquerdistas voltarão fortalecidos. Triste sina do nosso povo.

    1. você tem razão, mas somos coniventes coo políticos e o judiciário corruptos que a muito nos chamam de palhaços.

  102. Dessa forma Flávio Bolsonaro está reafirmando seus erros , enquanto Bolsonaro trai seus eleitores fazendo o que existe de pior com nosso voto de confiança. Pobre do Brasil.

  103. Dessa forma Flávio Bolsonaro está reafirmando seus erros , enquanto Bolsonaro trai seus eleitores fazendo o que existe de pior com nosso voto de confiança. Pobre do Brasil.

  104. Na realidade, JB eh um refém desse sistema. Legislativo e judiciário, quando querem, impicham o presidente. Já o inverso não existe...

    1. As raposas velhas estão descarregando as suas últimas munições. Seremos vitoriosos.🇧🇷

    2. A realidade bate na cara do povo brasileiro e não é essa pintada por vocês. Estamos acordando de uma letargia de 30 anos, não vamos parar, se JB não entrar na linha vai rodar igual os petistas...

    3. Perfeito. É claro o interesse em desinformar. A estabilidade não é mero discurso, é uma necessidade do governo para sobreviver até 2022. Só existem 2 forças políticas, o Centrão que abrange desde o DEM até a esquerda e os poucos e fiéis escudeiros do presidente. Davi contra Golias.

    1. Era a única e última esperança do povo brasileiro. Eu me esforcei para acreditar. Agora somente com o uso das FFAA, se é que elas irão querer enfrentar estes corruptos. Não adianta o povo ir para a rua, a imprensa não divulga. Somente o patriotismo das FFAA poderá salvar o Brasil.

    2. Militares dem o povo como garantidor não podem nada. Temos de lotar as ruas para mostrar nossa indignação.

    3. Só me surpreende ver os militares permitirem isso, inclusive serem usados. Só eles podem fazer alguma coisa, por que o povo....coitado, ne. percebe o que tá acontecendo!

    1. Tem razão é a família toda. Nem falaram do Carlos-empregava parentes da ex esposa do pai-e Rachid. Bem família...

  105. Pobre do Brasil mesmo. E o Bolsonaro entrou nessa presumivelmente para salvar o filho. Em suma, está devolvendo o país para o “Sistema”. Adeus esperança do povo brasileiro. Lamentável.

  106. Nenhuma surpresa. O Congresso Nacional e o Judiciário estão cheios de pilantras e cafajestes todos com imensas saudades do tempo que a corrupção era geral e irrestrita assim como corria leve e solta em todos os lugares onde corre dinheiro público.

  107. a renovação do congresso nada adiantou. a corrupção faz parte do dna deste maldito povo. acho que só a violência pode impedir a marcha destes bandidos. e o nosso presidente colaborando.... chega....

  108. Cansei, cansei, cansei. Nós, povo, numa situação dessa, não podemos fazer nada. O tal do Carlos Bolsonaro deveria chamar este povinho do Legislativo de CANALHAS e não a Imprensa. Jotabê Santana

  109. Para endireitar o Brasil só tem um jeito. O general, o coronel, o capitão, o sargento , o cabo e e o soldado tomarem uma atititude para acabar com a farra dos corruptos que tomaram conta de todas as esferas da politica, do judiciário e do executivo tambem. Bolsonaro está decepcionando quem nele confiou.

  110. Preço da liberdade é a eterna vigilância. A baleia da impunidade e da corrupção está ferida, animal acuado torna-se perigoso, mas não baixamos a guarda, o momento é de luta e firmeza no combate à corrupção, a sociedade brasileira não suporta essa elite política tacanha e retrógrada. Avante Lava Jato, avante Lava Toga. Não podemos descansar enquanto houver impunidade!

    1. Afrouxa? Esse conluio nefasto para desmantelar as instituições de investigação e combate a corrupção não é um afrouxa, é um vil atentado a democracia brasileira. Sempre roubaram os brasileiros as escondidas, mas agora os ratos querem sair dos esgotos e nao têem um pingo de pudor em querer tranformar os 3 poderes no quartel general do crime e deixar toda população refém. O momento de ir as ruas é agora, temos de soltar o grito de ordem da garganta.

    2. Marcelo, torço que no final tudo dê certo para o povo. E que as ações agora sejam uma manobra de afrouxa agora para apertar depois. Por que vai ser difícil aguentar mais tanta decepção...

  111. Não canso de falar que Bolsonaro é apenas um governo de transição, o congresso não mudou e o supremo é um bando de advogados desqualificados indicados para o cargo... Enfim, vamos sofrer, alentos com a economia, um cala a boca daqui e dali para enganar os eleitores... Tenho certeza q Moro teve convite proposital para sair da Lava Jato, como não conseguiram enfraquecer nem.o Moro e nem a Lava Jato, vão pro tudo ou nada, aproveitando o rabo preso dos filhos do Presidente. Aras vai arar a terra.

    1. Carlos, ele sera meio que um novo geraldo brindeiro. So vai liberar informaçao de delação q não tenha peixe graúdo.

    2. Renato espero estar enganado,mais o Aras vai livrar todos os políticos que estão envolvidos com a corrupção. É a cima de tudo a família do JB e os milicianos que fazem parte do meio de amizades dessa família que só quer se dar bem.

    3. no alvo, Renato. Aliás, o alvo é a Lava Jato e o Moro. Ele não deveria ter saído da LJ. Mas...

  112. O cinismo do tofolli é indigesto. E a foto da comadre cochixante de Flávio bolsonaro é a ilustração mais contundente da concupiscência!!! O olho e a mente vislumbra riquezas incomensuráveis a serem pilhadas. Em outra foto, não nesse artigo mas em outro, do abraço de alcolumbre ( aliás de q toca malsã saiu este ser? ) e Aras o mesmo olhar horripilante se apresenta, vislumbrando riquezas imensas desse nosso Brasil a serem pilhadas!!!!! CANALHAS!!!!!!!!

  113. infelizmente concordo com o editor. Em menos de um ano já fizeram esse grande acordão. Agora só falta fritar o Moro ( reserva moral) do Brasil. mas, quem sabe Moro 2022 para endireitar nosso país.

    1. Roberto o moro já está sendo frito. O próprio JB vai usar os vídeo do repórter americano para desmoralizar o ex juiz. Já é caso pensado.

    2. Se isto não for uma afrouxada para apertar depois. Não vai ter Moro 2020, pois ele não vai ficar no Brasil. Ele já tinha sinalizado que ia embora do país, quanto o Bolsonaro pediu que ele fosse o ministro da justiça. E ele aceitou. Se as coisas não mudarem ele vai embora e com ela a nossa última esperança de um pais descente. Todos os que podem ir embora já foram só os pobres coitados pagadores de impostos que não tem para onde ir é que vão ficar na lama, como sempre.

  114. A política brasileira se sustenta em duas bases: economia forte e corrupção. Dilma/PT caíram pq quebraram o país. A economia tem q estar bem, para todos roubarem à vontade. Havendo dinheiro, costuram-se os acordos de impunidade e tudo segue como antes.

    1. Sim, o trabalho está intenso em favor do acórdão da impunidade. Que o diga Flavuxo fazendo visita na casa do Gilmar Mendes.

  115. Sou fã do Carlos Bolsonaro. Pelas vias institucionais democráticas as reformas de que o Brasil não só tardarão como NUNCA VIRÃO. O cara está corretíssimo.

    1. O acórdão da impunidade tem o apoio direto do presidente e do filho senador. Carlos, embora com o discurso ideológico de ruptura das instituições, continua fiel ao projeto de governo do pai. Dessa familia não virá a solução para o problema da corrupção no Brasil.

  116. Olhem a cara do Presidente do STF, do Senado Federal essa Câmara dos Deputados. Você contraria esses caras para a sua empresa? As fotos dessa reportagem espelham bem o que digo. Nenhum deles teria a menor chance.

  117. Aguardamos atentos o desdobramento dos fatos, como já de há muito, se fazia no Império Romano e que o levou para o destino sobejamente sabido. Nada de novo realmente.

  118. Isso é normal. Quando um cidadão no Brasil opta pela carreira política pide pesquisar que é um fracassado na área privada e não é só na política. Homens fracassados estão optando para serem pastores evangélicos, para tirar uma casquinha do dízimo, um instrumento do velho testamento ressuscitado por algumas igrejas. Fiéis e eleitores no Brasil são duas vertentes da classe dos otários. Não piso numa igreja desde a adolescência e não voto em nenhum ignorante para me representar.

  119. ESSA CPI AI DESSAS LACRAIAS DO STF PODE DEIXAR PRA MAIS TARDE , APROVEM PRIMEIROS A REFORMA, OS OUTROS PROJETOS QUE SÃO NECESSÁRIOS TUDO PARADO, SE ISSO ACONTECER O PAIS PARA , NINGUEM MAIS VAI FALAR EM OUTRA COISA , O FLAVIO TEM TELHADO DE VIDRO COMO A MAIORIA ALI, MAS ELE TEM RAZAO QDO DISSE QUE O PAÍS VAI PARAR COM ESSA CPI.

    1. Zenaide, nao seja ingénua minha filha. As reformas vão se arrastar por todo o mandato do JB, mas os projetos nefastos de criminalização do combate a corrupção, volta do foro privilegido e etc, estão a todo vapor. Nao adianta ter uma economia sadia se os únicos que se aproveitarão dela serão os corruptos de todas as matizes partidarias. Os brasileiros, trabalhadores honestos, continuarão se alimentando de migalhas. É preciso firmeza no combate ao sistema e não leniencia.

  120. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

  121. Se isso q li for verdade penso eu .......! Será q vou me arrepender de ter votado no Jair,como me arrependi amargamente de ter votado no lula ?

    1. Maria tire você mesmo suas conclusões. Não se deixe ser influenciada. Mais com certeza você vai se arrepender. Infelizmente.

    2. Vocês são o exemplo vivo que ideologia não muda a pessoa, enquanto nao acordarem para a realidade q o eleitor tem o dever de tambem fiscalizar e cobrar seu representante político, continuaremos vendo Lulas e Bolsonaros se aproveitando da credulidade cega dos eleitores. Político e partido político não são time de futebol para se defender cega e calorosamente. O resulta dessa fé cega é o acórdão nefasto entre os 3 poderes para acabar com o combate a corrupção no Brasil.

    3. estou na mesma situação que você. também cometi o mesmo engano...

  122. Vergonha mundial esse nosso Congresso Nacional.......onde a maioria dos parlamentares tem dívidas com a Justiça.....e tudo por conta de desvios/falcatruas de dinheiro público.......e são BILHÕES de reais.....por isso torço para que as FFAA permaneçam atentas e unidas......pois o Brasil falido e quebrado por esses mesmo políticos que aí estão......não merecem perdão.

  123. Se o capitão tivesse morrido com a facada viraria um mártir, mas está preferindo morrer politicamente. Antes a morte do que viver com desonra. Triste fim de quem era chamado de mito.

  124. Esse acordão (o mecanismo) está muito forte. Só que o STF, o Congresso, PGR, o PR e seus filhos, estão esticando muito a corda. Na minha modesta opinião , não há possibilidade de voltar como era. Agora, não vejo como os militares poderiam intervir, em pedido flagrante dos brasileiros, que não querem mais esta elite cleptocrata. Será que dará tempo de esperar até as próximas elkeições para o congresso?

  125. Estou numa situação que não posso ver a fogo de um político que me dá ascoA esperança de combate à corrupção caiu por terra para defender o quintal da casa. Só Moro para trazer uma esperança para o país. Esse governo que aí está não dá mais para confiar.

  126. Bem e qual alternativa, sem ser uma intervenção militar,sugerem os senhores ,que como eu aprendeu a respeitar e amar essa maravilhosa Pátria descoberta por Cabral,não o do RJ. Generais engraxem os coturnos e lubrifiquem os tanques e tomem logo o poder.Poxa,demoram a entender!!!!!!!

  127. O fato é que 2022 logo chegará... O povo, escaldado, endividado, enfurecido, certamente canalizara todo esse desalento escolhendo nomes como o de Sérgio Moro e Janaína. Ninguém aguenta mais!

    1. Não se esqueça que tem as almas sebosas que virão prometendo mundo e fundos que todo mundo sabe que são mentiras. É só falar que a bolsa família não vai acabar e para os ricos dizer que vai pagar menos impostos, e aí a Janaína e o Moro não terão chance.

  128. Impressionante a mudança do discurso do presidente. O Esforço para frear as investigações vem de todos os lados não importa se beneficie corruptos,traficantes desde que beneficie os três poderes tudo pode.Veta pontos da lei de abuso de autoridade mas não faz nada para manter os vetos. Se forem derrubados o presidente pelo menos fez a cena. O Brasil não merecia mais 4 anos de desgoverno.

  129. Brasileiros, não podemos assistir a isso tudo passivamente! Acho que é hora de manifestações ao estilo de 2013! Não é tolerável que sejamos enganados como fomos durante a campanha eleitoral. Tem que haver um basta a tudo isso!

  130. Pobre Brasil, difícil se eleger um homem público nesse país que tenha uma reputação ilibada e um passado que o recomende. Virão outras eleições e as pegadinhas sendo preparadas meticulosamente para enganar o povo indignado. Sem esperanças.

  131. Diante do Estado de Corruptos que vivemos, só peço a Deus que os jornalistas da Crusoé e Sérgio Moro não desistam nunca.

  132. Na Real. Só estou achando o povo exigente demais para um governo recém iniciado, que pegou um país mergulhado na criminalidade, corrupção, desemprego e falido. Quanto aos filhos do presidente, todos são inocentes até que se prove o contrário. Sabemos que há muitos interesses em explorar isso politicamente. Quanto ao PT , é um partido que se tornou uma organização criminosa. Mas respeito sua opinião e creio , que como eu, seja uma pessoa que quer o melhor para o Brasil

    1. Se Flávio fosse inocente deveria ser o primeiro a assinar CPI LavaToga e aderir à banda Muda Senado.

    2. Já está empenhado no acordão para salvar a família e o governo.Todos os partidos estão trabalhando juntos para acabar com a Lava Jato. Só não enxerga quem não quer.

    3. Roberto S - Desde o impeachment do Collor até as manifestações de 2013 foram 20 anos de omissão popular, agora o povo acordou e não quer esperar. Seja quem for que estiver na presidência, vai ser pressionado sim, pois as demandas são muitas e urgentes. Como bem alertou o Raphael, combate a corrupção deveria ser a prioridade, mas como bem alertado por ele, não está havendo omissão e sim trabalho em sentido contrário ao do combate a corrupção. Flavio na casa de Gilmar Mendes é a gota d'água...

    4. Amigo, Bolsonaro se elegeu com um projeto de governo muito bem delineado no tocante a economia e combate a corrupção, foram os dois grandes pilares que fizeram aglutinar votos em seu favor. Agora, depois de eleito, embora somente com 9 meses, o que vemos não é omissão no tocante a bandeira de combate a corrupção, o que verdadeiramente vemos (e está bem explícito isso) é uma aliança entre os poderes para acabar com o combate a corrupção. Não existe defesa sensata para tal atitude.

  133. Era totalmente contrario a emancipação da região SUL, mas vendo toda este conluio, esta falta de respeito, esta vontade sem fim de querer se dar bem de todos os três poderes que governam este País, é impossível sair do buraco. Vejo que unica solução seria começar do zero, mais enxuto, sem vício, com regras mais claras, regionalizados onde a fiscalização possa ser mais direto.

  134. Votei no Bolsonaro mas desde o início tenho dito que este governo vai ser derrotado pelos 3 filhos do Presidente! Corrupção para para proteger Flavio Bolsonaro? Moro enfraquece? Isto o povo não vai permitir!!!

    1. Vou esperar o desdobramento dos fatos para emitir minha opinião. Tem muita falácia. Preciso ver para crer.

    2. Se Bolsonaro deixasse correr solto, seus 3 filhos iam juntos pra cadeia.

  135. "Nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois O AMOR AO DINHEIRO É A RAIZ DE TODOS OS MALES." 1 Timóteo 6:7-10

  136. Acho que depois de ler essa reportagem me vejo na condição de IDIOTA em esperear alguma coisa neste Brasil. Cada poder procura enganar a sua maneira.e nos sempre com esperança.de dias melhores.

    1. JÁ ME SINTO UM IDIOTA EM TER VOTADO NUM CANALHA PARA PRESIDENTE

  137. Crime pelo qual o filho do Bolsonaro está sendo acusado: "rachadinha". Crimes do PT, LULA, DILMA: maior história de corrupção do mundo. Atingiu o mundo inteiro. Prejuízos de bilhões de dólares para a nação. Dinheiro que certamente faltou para a saúde e indiretamente causou a morte de milhares de brasileiros. Amplamente provado e comprovado inclusive com restituições em dinheiro. Dá pra comparar? É querer forçar demais a barra . Campanha LULA PRESO

    1. Roberto S - Vejo um misto de amor e ódio ao Lula e PT em você. Essa revista sabidamente não tem petistas como leitores, o que mais existe aqui são os chamados "lavajistas" e tenha certeza que eles tem verdadeira aversão ao PT e Lula. Uma outra parte de leitores é composta de bolsonaristas também. Não dá para comparar os crimes de Lula e Flavio, mas a escolha por JB e Flavio foi para combater a corrupção e não jogar a mesma para debaixo do tapete. Reflita.

  138. Nós , o povo brasileiro já fizemos dois impeachments ... estou achando que vamos para o terceiro !!!! O Presidente que se vá e leve os filhos junto !!!!!

    1. Berenice, sinto muito te dizer, mas o Bozo está fechado o pacto com 3 poderes e isso nunca tinha sido feito, ele e sua família estão garantidos o mandato dele teremos que aguentar é oque nos resta, fomos enganados até por parlamentares que foram substituídos pelo povo e foram contaminados.

    2. Concordo plenamente. Acredito que com Mourão como presidente (ou Ditador) a situação do País melhoraria.

  139. Levei um bom tempo não querendo votar, via na política só safadeza, na última eleição me acendeu uma esperança votei, vejo muitas coisas positivas no governo em relação ao passado mas os ratos que compram votos para se reeleger querem continuar roubando para se perpetuar, e assim vai...

    1. Não demorou nem 01 ano para Bolsonaro aprender as jogadas políticas de PT e PSDB: Neste cenário todos são contra o Brasil, onde está a carta branca de Moro? A verdade é que para salvar seus filhos das besteiras que fizeram, Bolsonaro não sente o mínimo pudor de agir igual aos integrantes da velha política. Velha política que ele tanto criticou na campanha.

  140. Elites formadoras de opinião, grandes empresários, banqueiros e principalmente especuladores de toda ordem, não estão nem aí para o povo e muito menos para Pindorama. Querem manter o seu status a qualquer preço, por bem, ou seja lá como for necessário aos seus interesses. Nesse sentido seu agir está justificado. Não entendem praticar corrupção. É política. Política é assim. E, quando ameaçados, todos juntos agem como nesse triste momento que estamos vivendo.

  141. Mais um, nesse senário de corrupção. Triste realidade! O pai deveria cortar na carne, isso para seu bem e para o bem da nação, mas não o fará. Decepção total!

  142. Totalmente nojo desse maior traira ao povo que o creditou mas urnas um voto de confiança. Na verdade o Brasil disse NÃO ao PT sr. JB... Você continua sendo o lixo do lixo!!! Próxima eleição será esquecido você sua prole!!! E vai se acertar na justiça: dos homens e do universo!!!

    1. acredito que ele ainda é útil lá. com o Moro no governo dificulta um pouco as falcatruas e conchavos..o Bolsonaro e sua equipe fica mais cuidadosa...quem tem c...tem medo.

    2. O Moro está sendo blindado, não vai conseguir cumprir seu programa de intenções... só lamento por ele, por seu sacrifício, sua escolha que parecia a mais acertada para mudar esse país de corruptos e impunidade. Valeu Moro, o último dos moicanos! Deus te abençoe e proteja!

  143. Eu estou aqui ruminando...o Bolsonaro e sua prole, tb enrolada em corrupção, conseguiu enganar até o Moro, homem íntegro e inteligente, mas politicamente ingênuo! Traidores da pátria! Vamos mudar o slogan: Corruptos acima de tudo e de todos! Só não vão enganar a Deus... pobres mortais!

  144. Diante desse texto, o cenário que se anuncia é de terra arrasada... não dá pra entender como será possível governar com tantos interesses em jogo e em conflito. Não conheço na História Universal governos que tenham sobrevivido na tentativa de agradar a gregos e troianos. Não é necessário ser adivinho para prever que isso será a instalação do caos, da desmoralização do governo, e quiçá até mesmo de seu fim. Dá pra repetir a célebre frase dos governos militares? Sim, o último a sair, apague a luz.

  145. Nojento essa politica...e pensar que por um momento acreditei no que o Sr Bolsonaro prometeu, mas foi só um dos filhos se enrolar na lama da corrupção que seu tom mudou por completo, os bandidos vão continuar onde sempre estiveram

    1. Esses filhos já estavam enrolados e como ficaram expostos os seus pecados o acórdão entrou em ação! A conclusão é que não existe parlamentar livre da doença da corrupção! É uma tragédia o nosso Congresso !

    2. É pensar que o Bolsonaro conseguiu nos enganar para se eleger. Foi o único nome que as pessoas de bem escolheram por acreditar nas suas promessas de campanha, principalmente na defesa da Lava Jato que nos deu esperança de mudar este país da impunidade! É doloroso, decepcionante! As forças do mal venceram as fragéis forças do bem... Nos governos de esquerda a Lava Jato se estruturou e cresceu! Ironicamente, no governo que acreditamos no apoio total à corrupção, a Lava Jato está sendo destruída!

  146. Estou passando mal, nauseada com tanta cafagestice. Políticos brasileiros não são políticos de verdade. São grupo armado contra a decência, ética e moral.Ah! também são completamente deseducados civicamente -todos - porque não sabem o significado de SER HONESTO. Lamentável que tenhamos votado no BOLSOTRAPO para impedir a continuidade das safadezas e a indigna família se acha a dona/proprietaria do país.

    1. A única opção que temos e ocuparmos as ruas em protestos e começarmos desde já a investigar TODOS OS CANDIDATOS NOVOS (os ANTIGOS já conheçemos) para renovar completamente o Congresso Nacional, governadores, prefeitos e vereadores! A única arma que temos para combater essa nojeira é o nosso voto CERTEIRO!

    2. Dia 25 será um bom momento para acreditar na força do povo e ir as ruas apoiar a Lava Jato, Lava Toga e o combate a corrupção.

    3. Tenho minhas dúvidas.. mas parece a única alternativa ao alcance

  147. pobre Brasil, nunca antes na história desse país, todos os poderes unidos para ficarmos como sempre fomos. sendo a grande mídia a inspiração para tudo fique como o diabo gosta. roubar, roubar e roubar.

  148. A eleição do medo fez com que brasileiros acreditassem no conto do vigário da moralidade. Nos anos petista cada vez que o governo elevava o tom à caserna mandava recado. Mas este governo “familiar”está seguindo os passos da Venezuela à direita se cercando de militares, colocando sob seu guarda-chuva o ícone no combate à corrupção, o acordão com a Corte, interferindo nas instituições de controle, a escolha nada republicana do PGR e ataques sistemáticos a imprensa livre. O que estamos esperando?

    1. Rio que Mourao afastou completamente. Pode até ser de novo inocência, mas cooptar os militares não será tarefa tão fácil! O traidor JB é a decepção sem limite!!!! No início qdo ainda não tinha tomado posse, tínhamos um general no STF que estava atuando pelo bem!!! Até isso JB tirou!!!! Quero acreditar que os militares não o estão acobertando!!! Ele vai ter que se lascar quando sair!!! Não ganha mais nada, nem sua prole!!! Vamos todos se acertarem !!! Um dia #MoroVemAi!!!

  149. Vergonha! Adiantará reconstruir o país, se todos os sanguessugas estarão livres para voltar a sugar qualquer nova riqueza construída no país? Pobre do Brasil.

  150. os senhores parlamentares, magistrados, ambos desavisados, imaginam que poderão prevalecer ante interesse dos cidadãos de bem? estão enganados!

  151. Nunca pensei que o presidente agisse com tanta esperteza. Você me TRAIU . O Brasil é REALMENTE um país de FAZ DE CONTAS. NÃO tem MAIS. SOLUÇÃO.

    1. MUITO TRISTE, MUITA VERGONHA,O BRASIL FOI ENGANADO OUTRA VEZ.

  152. Pois é. Essa reportagem só confirma o que o Carlos tuitou. A roda girando em torno do mesmo eixo e o poder na mão dos poderosos de sempre. Para uma limpeza geral, por vias democráticas, vai levar algumas gerações. Não estou propondo nenhum golpe, apenas constatando a realidade.

    1. Não pode, mas tem a obrigação de fazer a sua parte, que é o que os brasileiros que o elegeram querem e exigem dele. Um posicionamento mais firme em defesa de Moro, um posicionamento mais firme contra a tentativa nefasta de acabar com a Lava Jato e um posicionamento mais firme em relação a esse acórdão da impunidade que reuniu toda a classe política e juízes em detrimento dos anseios do povo brasileiro. Não adianta fazer live junto com Moro se não mostra em atos o seu comprometimento.

    2. Vocês ainda acreditam que o poder executivo pode tudo.

    3. Dorotéia, com todo respeito, o discurso do Carlos é vazio e desprovido de lógica, se chagamos a uma situação tão angustiante agora é por vermos que o cara que escolhemos para presidir esse país contra os desmandos dessa classe política corrompida em conluio com os bandidos da capa preta está trabalhando juntamente com eles para acabar de vez com o combate a corrupção e crime organizado, incluindo ai o do colarinho branco. Esse cara que escolhemos é o pai do Carlos, daí o discurso vazio...

  153. Parabéns pelo brilhante e verdadeiro diagnóstico da atualidade política brasileira. É triste o que está acontecendo, pois vemos que o acordão, que está sendo articulado entre os poderes, vai contra a esperança dos brasileiros de bem, que votaram certos de que a luta contra a corrupção seria prioridade, ledo engano, pois o que se vê é a existência de um indecente acordo para que com o enfraquecimento da Lava Jato, seja perpetuada a impunidade.

  154. Me sinto um idiota por ter acreditado que Bolsonaro enfrentaria a tudo e a todos . Virou um pau mandado que age para proteger filhos . Posso até imaginar que se elegeu para isso . Pegou Moro , maior expressão surgida no país , cantou de galo que seria seu ministro da justiça e isso o ajudou a se eleger , mas a intenção era tirá-lo da magistratura e queimá-lo durante seu governo . Perdeu país , perdeu povo brasileiro e mais uma vez a corrupção , eterna , será vencedora

  155. Concordo! Dia 25 devemos mostrar toda nossa indignação com o que estão fazendo no SENADO e também com o acórdão para acabar com a Lava jato e de quebra blindar qualquer tentativa futura da lei em investigar e punir os poderosos dos 3 poderes.

    1. CUIDADO! VEJAM O QUE FIZERAM COM' "ALEXANDRE GARCIA'! UMA RAIVOSA REVOLUÇÃO MIDIÁTICA?!!! FOOORAA!!!

  156. Se não delegarmos toda responsabilidade do Nosso Futuro, só nas costas de JAIR BOLSONARO, por puro comodismo e nos comprometermos na medida, conquistaremos uma Instituição do NOVO BRASIL, apoiando o Grupo de Senadores MUDA BRASIL, MUDA SENADO: Alexandre Vieira, Lasier, Girão, Olímpio, Selma, Leila, Amin, Izalci, Reguffe, Alvaro, Stevenson, Oriosvilton, Jarbas, Viana, Heinz,Rodrigo, Plinio, Soraya,Do Val, Harold, Kontarato, Mara, Kajuru, Harold, Rodrigo,Luís, Randolphe. Corrupção é lepra!

  157. Traição de BOLSONARO? Como os esquerdistas tentam desfigurar a realidade. BOLSONARO colocou MORO para ministro da justiça, o maior ícone da LAVA JATO e da luta ANTI CORRUPÇÃO Vcs petistas são apoiadores dos corruptos. Votaram 16 anos neles e ainda gritam LULA LIVRE. Acordem , suas mentes estão dominadas. Quem está criticando é quem está contra o Brasil. Não estão querendo que o Brasil dê certo, para a esquerdalha voltar ao poder. Felizmente é uma minoria

    1. Colocou , usou e agora só faz constrangê-lo e tentar enquadrá-lo às suas necessidades.

    2. E, por baixo dos panos, sabota todo o trabalho de combate à corrupção. Estelionato gritante !

  158. Triste país. O acordão desenhado neste primoroso artigo/reportagem mostra que o combate a impunidade ainda está longe de se consolidar. Só não sei se (como diria o saudoso Garrinha) combinaram com os russos. Neste caso, "os russos" somos nós: o povo.

    1. Triste realidade, Sergio. Não vejo saída a médio prazo. Acho também que não bastaria o jeep e o cabo. Nesta altura, precisamos de um "Justiceiro" algo do tipo Charles Bronson, que eliminasse prontamente pelo menos umas 50 peças muito defeituosas do tabuleiro, para despertar os demais para se cuidarem daí pra frente. Charles Bronson = Russos. (Só falta aprendermos votar)

  159. Julgam-se os donos do pedaço. mas foram eleitos pela maioria dos eleitores que votaram neles. Contudo, os donos do poder são os cidadãos e cidadãs do Brasil, contando com os que anularam o voto, votaram em branco e não votaram, mas que sustentam, com quase metade dos seus suados ganhos, a massa de políticos, autoridades e funcionários públicos. Que papel sujo, que desrespeito, que traição, que indignidade! A propalada limpeza foi incompleta. Existem muitos cantos e recantos sujos.

    1. Ah, mas esses cidadãos são muito pacíficos. Apáticos, até.

  160. Todos unidos pela corrupção, no que denominam "governabilidade". Eu só quero ver qual o papel desses generais reformados que estão no governo, que se dizem íntegros, em dar apoio à Lava Jato. Vão agir para frear as traições do Bolsonaro, ou vão se segurar para manter a grana extra em seus soldos?

  161. Mais um samba do crioulo doido. E as ovelhinhas amestradas vêm aqui espalhar seus balidos: Acordão be-e-e-e, Interferência na Receita be-e-e-e, Interferência no Coaf be-e-e-e, be-e-e-e, be-e-e-e...

    1. Outro que ainda não acordou do mundo da fantasia do mundo olavético. pode zurrar a vontade amigo, aqui nessa revista digital a liberdade de expressão é respeitada.

  162. Um povo mais esclarecido sabe que quando se fala em "governo" isso não significa só atuação do Poder Executivo, mas significa também Poder Legislativo e Poder Judiciário atuando com responsabilidade. De nada adianta o Executivo enviar projeto para combater a corrupção e o Legislativo engavetar, mas aprovando, a toque de caixa, projeto de criminalização de autoridades, a pretexto de abuso e como se não bastasse, o Judiciário mandar anular sentença, alegando nulidade que sabe inexistente

    1. Na Real vá estudar antes de fazer considerações sem base, uma vez que conhecimento não ocupa lugar. O pedido de Flávio foi "tecnicamente" correto. Quem mostrou porque foi reprovado em concursos para magistratura paulista foi Toffoli.

    2. Isso é desculpa esfarrapada, olha a realidade atual, não dá para continuar mantendo esse discurso vazio e desprovido de lógica. JB está claramente mantendo uma ótima relação com Toffoli em detrimento do povo brasileiro. O Flavio virou amiguinho do Gilmar Mendes e tem trabalhado em conjunto com, veja só, MDB e PT (?), para melar a Lava Toga. Toffoli é escória e todos sabemos, o que salta aos nossos olhos estupefatos é o posicionamento de nosso presidente a tanta sujeira e sordidez nos 3 poderes.

    3. Um povo mais esclarecido perceberia a manipulação de parte da imprensa no sentido de desprestigiar o governo. Quem deve explicações ao país é Toffoli, pois ao determinar a interrupção de investigações agiu no interesse próprio, usando o pedido " individual " de Flávio, que foi correto, para impedir investigações no escritório de sua mulher e da mulher de Gilmar, por possíveis irregularidades. Não se deve replicar bobagens como papagaios amestrados.

    4. querm mexeu no Coaf, na receita federal e quem vai mexer na Polícia federal é o novo Luladrão : Jair Corrupto Bolsonaro

    5. ARLETE, Judiciário e Congresso corrupto não é novidade, foi por conta disso que apostamos nossas fichas no JB, para que pelo menos o Planalto fizesse um contra ponto. Mas com o acórdão sendo posto em prática a todo vapor também pelo planalto fica difícil enxergarmos um resultado bom. JB teve o apoio das ruas para se contrapor a velha política corrupta e não para se enamorar com a mesma.

    1. A Lava Jato não pode acabar jamais, que acabe tudo menos a Lava Jato e vamos às ruas com os cartazes e nomes de todos os traidores. Pelo Brasil!

  163. De que valeu tantas manifestações, tantos protestos em favor de Moro,dez medidas contra corrupção ,e acreditar em um candidato que jurava que era o único que não era conivente com o câncer da corrupção. Se não era ,já está contaminado. E o pior de tudo que ele tá fazendo oque conseguimos barrar com Dilma e Temer. Tá mechendo todas as peças e se alinhando com os piores. Quebramos a cara de novo!!!

  164. É muito triste e doloroso. Lutamos tanto para que esse país fosse mais,digno honesto, mas vejo que não adianta. O único remédio é sair dessa pocilga que o pais se transformou, somos administrados por bandidos da pior espécie do inicio até o final.Vamos continuar na miséria enquanto os poderosos continuam a nos roubar dia/noite. "O Aras diz que o Presidente não vai mandar em tudo" é um recado vai tomar as decisões previamente já combinadas com Bolsonaro e esse dizer que quem decide é o Aras....

    1. Concordo plenamente. Fui em todas as manifestações contra a corrupção, em favor da Lava Jato. Votei em Bolsonaro no segundo turno confiando que a Lava Jato estaria protegida. Confiei mais ainda quando COAF e a Receita Federal estavam entregues a dirigentes confiáveis. Depois veio o desmoronamento de tudo isso. E a Polícia Federal está na mira. O que sinto hoje é desânimo. Educação, Ciência e Tecnologia, Meio Ambiente entregues a pessoas que nada conhecem dos seus ministérios.

  165. Única figura do governo que mantém seu roteiro pré-traçado é Sergio Moro, praticamente o "resto", inclusos Bolsonaro & Filhos, estão cuidando de interesses pessoais, esqueceram das promessas de campanha. Acho tudo isso vergonhoso! E nós, que acreditamos nesses mentirosos, podemos dar uma resposta nas próximas eleições, em 2020 e 2022. NÃO VAMOS DESANIMAR, VAMOS SEGUIR LUTANDO!!!

    1. Eu que lutei por Bolsonaro e família, estou me sentindo traído. Única esperança que me resta é Sérgio Moro

  166. Eu pensava que a lava-jato corria risco nos governos PT/PMDB; que Bolsonaro, lutaria incansavelmente para debelar a corrupção no país, resultado da velha política. Sabe de nada, inocente. Parece que Bolsonaro usou Moro para se consolidar no poder e agora vai cuspir o bagaço. Ou seja, Bolsonaro e sua turma são mais do mesmo...

  167. Lembram de sua frase: "se preciso cortarei na própria carne!", ele não deixa de estar cumprindo a sua promessa. O acórdão com a ORCRIM para defender seu filho senador está fazendo o presidente sangrar como nunca, seu eleitorado praticamente derreteu, suas promessas de campanha se resumem exclusivamente a pauta econômica e seu resultado está longe de aparecer. JB ofereceu a própria alma juntamente com o suor e sangue dos brasileiros em holocausto no altar da ORCRIM para proteger seus filhos.

  168. Que decepção esse Bolsonaro! Conchavos, acordos espúrios , coisas do baixo clero e nada republicano. O outro lado da moeda da esquerda.

  169. A culpa é do parlamento sujo e dos eleitores que elegeram esses corruptos. O presidente acaba agindo como uma “rainha da Inglaterra” frente à este parlamento escuso. Não me arrependi em votar no Bolsonaro, votaria nele mais uma vez.. damos tanta ênfase no chefe do executivo que acabamos votando em qualquer um para nos “representar” no legislativo. Este judiciário (STF) nem preciso comentar, né?!

    1. VEJAM O QUE FIZERAM COM'ALEXANDRE GARCIA! UMA RAIVOSA REVOLUÇÃO MIDIÁTICA! FOOORAA!!!

    2. O Bolsonaro é rei e está protegendo os príncipes. #bolsonadopetista #forabolsonaro #euconfioemmoro

    3. Neemias, JB não é uma rainha da inglaterra, preste atenção cara! Ele está trabalhando ativamente em conjunto com o parlamento e o judiciário.

    1. Ele que colou os filhos na política. Eles aprenderam com o pai. Bolsonaro é corrupto igual ao PT. Pior, porque não tem vergonha de fazer isso depois de falar tanto em combate a corrupção.

  170. Flávio bolsonaro se tivesse a real noção do que seu pai representa para o Brasil confessaria seus atos e delatava todos os que cometem a tal rachadinha

  171. Nada pior do que a decepção. Nunca achei que Bolsonaro seria o ideal para o país, mas inocentemente acreditei que ele faria diferente dos seus antecessores, mas estou achando até pior, pela hipocrisia. Com todos os desmandos, ainda quer pousar de querer o bem do povo. #mouraonapresidencia.

  172. Acreditei piamente nas promessas de Jair, sei agora que não serão cumpridas. Se o propósito dele era cuidar da "família" deveria ter ficado em casa. Como diria meu saudoso Pai, estamos num mato sem cachorro. Eu particularmente acho que temos é muitos cachorros nesse mato. Pobre Brasil

  173. O Presidente Bolsonaro cometeu o maior estelionato eleitoral da história. Fez-se passar por um brasileiro indignado com a corrupção, com os desmandos, com a anarquia reinante, com os conchavos entre Poderes e nada mais é do que continuador da mesma saga criminosa que jogou o País na situação em que se encontra. Tivesse um mínimo de dignidade, renunciaria, uma vez que não passa de um insensato e desacreditado Chefe de Estado. É isso Capitão, jamais chegarias a major

    1. Triste constatação. Pobre Brasil. Bobos fomos nós, que acreditamos em promessas de políticos. Hora de revidar tamanha traição. Fora Bolsonaro!!!

  174. Aí estão as evidências da destruição da democracia representativa brasileira. Está imprestável para a finalidade para a qual foi instituída. Salve se quem puder comprar adesões impublicáveis dos venais que deveriam defender os interesses dos seus eleitores. Já é imprescindível uma urgente "Marcha das famílias com Deus pela liberdade". Afinal, "o povo unido jamais será vencido". !!! Ou não?

  175. a casa de pau é tanta que o novo discurso dos canalhas é em nome da estabilidade tudo contra as investigações das sujeiras praticadas pelas autoridades. na verdade, o discurso é de chantagem. a fala real por trás da estabilidade é: se o povo tentar nos investigar, quebraremos o Brasil. no caso, quebrarmos mais rápido ainda, porque o país será quebrado do mesmo jeito tamanho é o roubo dos poderosos

  176. este infame bolsonaro, não foi eleito por suas competências, nem por seus brilhantes projetos de governo. foi eleito apenas por se vender como arauto da anticorrupção. porém, nem o próprio Temer, conseguiu favorecer tanto os corruptos como o anticorrupção o faz agora. tornou-se o grande traidor e cínico brasileiro.

  177. MENTIRA DA MIDIA . O acórdão é entre a esquerda , o centrão e a mídia . A esquerda e o centrão querem derrubar o governo para a volta da corrupção e do fisiologismo . E a mídia quer a volta das verbas estatais de propaganda . O acordo do governo com o congresso e o STF é para aprovar as reformas . O COAF , a receita e a PF estão sendo despetizados . O novo PGR vai destravar obras paradas pelas ONGs . Moro continua com Bolsonaro . E o PSL , tirando Flávio , continua apoiando a Lava Jato . 🇧🇷

    1. Acho que não moro no mesmo país que você, ou sou alienado.

    2. Desisto de você meu amigo. Continue nessa fé cega e defesa de um presidente da mesma forma que fazem os torcedores fanáticos de futebol, já que é assim que você se sente realizado. Um dia você entenderá que um dos deveres do eleitor e fiscalizar e cobrar seu representante político para que ele trabalhe na linha das promessas de campanha. Sei que um dia você acordará desse sonho ideológico.

    3. NA REAL . O Flávio não é o PSL nem o JB . Essa aliança você vai ter que provar . Teoria da conspiração não serve . 🇧🇷

    4. Você continua com a retórica desprovida de lógica, se recusa a enxergar a realidade atual. O Brasil não parou no tempo, agora temos um governo que se diz de direita, somos governados pelo presidente Bolsonaro e esse mesmo presidente está totalmente amigado ao Toffoli, Gilmar (teve até visita do Flavio na casa dele), Maia e Alcolumbre. O acórdão da impunidade está sendo posto em prática a todo vapor com o consentimento e atuação direta do JB. Essa realidade você não conseguirá esconder!!

    5. NA REAL E MARCELO . O governo rouba , culpe o governo . O congresso e o STF roubam , culpem eles . A direita rouba , culpe a direita . A esquerda e o centrão roubam , culpem eles . Nós não vamos pagar pelos crimes deles . Nós não somos aliados deles . 🇧🇷

    6. MARCELO, o Fábio é o que eu chamo de vitrola velha, faz discurso de ódio contra a esquerda e vivem lembrando das mazelas dos 16 anos de governos petistas. Mas se recusa a olhar para a realidade do nosso presente, não percebe que faz um discurso vazio e desprovido de argumentos lógicos quando o que estamos presenciando agora é um presidente trabalhando ativamente pelo acórdão feito com a ORCRIM para desacreditar a Lava Jato e desfigurar completamente as instituições de combate a corrupção.

    7. Que País vc mora?!!! Suécia?!!! A lava - Jato está desmanchando com ajuda do Bolsonaro e isso é fato e não fake. "acorda Brasil..."

    8. Esse ai vive no mundo da fantasia ideológica. A alfafa e a mortadela parecem dar efeito destrutivo pior que o crack na mente do doente.

  178. Vilma, bozista retardado vai dizer que a reportagem do seu comentário é fake news e que o JB, juntamente com STF e Congresso não estão fazendo exatamente a mesma coisa que foi feito na Itália. Essa turminha que diz amém para tudo que vem da família bolsonaro é suja, nojenta e hipócrita.

  179. Pobre Pátria Amada.Está impotente diante de tantas facções que a comandam.Ajudei a eleger um governo que se dizia de centro direita e ferrenho defensor de acabar com a corrupção. Não sabia eu que estava sendo enganado após não ter votado por 30 anos.Pobre Pátria Amada e povo destruído em seus princípios morais.

  180. eu não estou entendendo o antagonista e vocês da Crusoé, será que não há Nenhum avanço? só há conchavo e retrocesso? . com certeza Flávio precisa ser investigado ( .) vi uma lista em um jornal que é sem pre chamado de esquerda e lá ele aparece na rabada da lista . vocês não acham que podiam ajudar dando as notícias ruins e as boas também? Olha o que aconteceu com a Argentina!!!!!. meninos .... convoquem o seu público há discutir pelo twitter com seu parlamentar.

    1. Isa, não entendi seu comentário,lista do que? e quem aparece? qual o contexto?

    1. Esqueceu o ministro mensaleiro que estabeleceu o estado de exceção em decisão monocrática e clamorosamente autoritária. No entanto, ninguém viu e ninguém fala. Um escândalo de enormes proporções. Lamentável que só a Crusoé tenha relatado a mesada e tenha, por isso, sido censurada. Um horror! É inexorável uma nova "Marcha das famílias com Deus pela liberdade" já!

  181. Lembrei da cena final de A Revolução dos Bichos de Orwell: já não se sabe mais quem é homem e quem é porco na festa do Congresso Nacional.

    1. Carlos, inclua ai no seu raciocínio o STF e o Planalto.

    2. meu amigo só corrupto e bandido inclusive o governo bolsonaro e sua cria filhos que só dá migalha ao povo, traiu seus eleitores aí só morão numa substituição dessa decretar o art.142 pra nossa salvação senão teremos um BRASIZUELA

  182. Esse país vai permanecer na indigência moral, econômica e social enquanto tivermos essa politicalha compromissada com a corrupção dominando os TRÊS poderes. Acordão com bandidos da política não estava na pauta do Bolsonaro quando ele foi eleito. Uma traição aos que o colocaram na presidência!

  183. nâo há outra soluçao para passarmos o Brasil a LIMPO : a volta dos militares ao poder.Por unsa 30 anos enquanto SANEAMOS o EXECUTIVO!! Com o Congresso, STF , fechados e , TODOS INVESTIGADOS, PUNIDOS e CONFISCADOS os bens dos quais se apropriaram, , inclusive TCU, teremos alguma esperança para nossos NETOS

  184. Infelizmente fomos enganados! Bolsonaro: estelionato eleitoral. Tal como Dilma e Lula, que mentiram para se eleger. Bolsonaro mentiu sobre a família, escondeu um fato - Flavio Bolsonaro e o rachid - que a meu ver derrubou qualquer chance de acreditar que teríamos um presidente honesto e integro no poder. Deplorável!

  185. voce so falam em lava jato ,lava jato deixam o comgresso e o presidente trabalharem para tirar o pais desta crise ,quebraram todas as grandes empresas envolvidas na lava jato 24 milhões de desempregados e os unicos beneficiados sao os delatores ,sera que ninguem encherga isto.chega

    1. Então a solução seria fazer vista grossa à corrupção? Inacreditável.

    2. você tem razão cara, mas veja vc mesmo esse caos que vc está citando( o momento que estamos passando), se deixarmos tudo como estava antes, será que esse caos não teria sua meta dobrada conforme a Dilma queria, avalie como seria daqui mais vinte anos para frente, coitado do seu e do meu filho, e mais ainda dos nossos netos, precisamos de todas as LAVA que surgirem, somente assim o Brasil vai se salvar, e viva a LAVA-TOGA.

    3. Jose, esse discurso é vazio de argumentos sólidos e vai na contramão de seu discurso de 5 meses atrás. Você mudou da água para o vinho, daqui a pouco vai estar defendendo a soltura do Lula em favor da governabilidade...rs. Brasil em crise é resultado de muita corrupção e não adianta botar a culpa nos governos anteriores se o atual governo se recusa agora a combater essa mesma corrupção. Afinal, querer tirar o Brasil da "crise" agora será apenas para que os bandidos possam roubar mais depois.

  186. Para amenizar a minha revolta e fustração prefiro seguir a comentário da Vera: Nas próximas eleições o povo votará para derrubar esta nova política. Quanto a Bolsonaro estou ficando cada vez mais decepcionado. Espero tanto q esteja errado em minhas conclusões mas não acredito.

    1. VEJAM O QUE FIZERAM COM'ALEXANDRE GARCIA? UMA RAIVOSA REVOLUÇÃO MIDIÁTICA

    2. Não confio no povo brasileiro. Os políticos são o espelho di caráter da grande maioria do brasileiros.

  187. Fato simples onde o óbvio, como sempre, estava debaixo de nossos narizes e só agora estamos vendo: o Bolsonaro, como dep. do BAixo Clero, nunca se destacou como combatente da corrupção. Sempre conviveu numa boa com esse mal endêmico do país. Ele espertamente pegou carona no Moro e se elegeu mas agora que deveria assumir a verdade da Lava Jato, voltou a ser o deputado do BAixo Clero que dava seus votos em acordos de outros deputados. A mediocridade está exposta. O Moro foi ingênuo e idealista.

    1. O "bom governo" está trabalhando em conluio com a ORCRIM para destruir as instituições de combate a corrupção e crime organizado. O "bom governo" está negociando verba na casa dos bilhões para conseguir empossar o filho do presidente como senador. O "bom governo" está oferendo o suor e sangue dos brasileiros como oferenda e moeda de troca no altar da ORCRIM para livrar a família bolsonaro de investigações. O "bom governo" não é bom, o "bom governo" é ruim, é sujo e vendido. E você come alfafa!

  188. Na era PT pelo menos havia esperança de se acabar com essa coisa toda aí. Agora é melhor a gente já ir se acostumando com a consolidação da corrupção sem ninguém pra atrapalhar os que mandam no nosso amado Brasil!

    1. Esse Evandro precisa de um barbiturico. Em que momento sentiu "esperança", desde qdo erramos em votar no idiota do presidiário? Dia 25 às 14horas na praça dos Três Poderes, uma grande manifestação em que tiraremos a "venda" do judiciário brasileiro, representado p STF aparelhado pela bandidagem, encurtando nossa anunciação ao mundo, de q exigimos uma pátria livre, sem corrupção. E para isto o fim do Foro privilegiado e a instal da LAVATOGA é primordial. Avante 60 milhões.As pautas são nossas

    2. Evandro, em que planeta você viveu nos últimos 16 anos. Dizer que na época do PT havia esperança de se acabar com está portaria é risível. Votei no Bolsonaro por falta de alternativa, porém a maioria dos Brasileiros não entende que o Congresso tem mais poder que o Presidente, e estes não estão querendo mudar nada, com perdão da grosseria, pode ter mudado a merda, mas as moscas são as mesmas.

    1. Quequéisso? Os milicos já estão no poder, cara. Já estão amaciados. Aqueles militares dos anos 70 não existem mais , só na África, Venezuela, Cuba e Coreia do Norte. O Brasil sofre da endemia da Dengue, Malária e Corrupção. Como se vê, ingênuos e idealistas, como o Moro, só têm um papel nesse teatro: fazer o papel de bobo manipulado. Coitado do juiz. Vai ter que viver nos EUA dando aula em Harvard. Merece respirar democracia real. Aqui é o esgoto "democrático", eleições que não renovam picas.

  189. O resultado dessa CPI é imprevisivel. Só um milagre fará com que minisrros sejam condenados. Ou por uma punição Dibina que aconteça para os transgressores da Lei. O mal tem muita força! Só em Deus podemos ter paz interior , segurança e tranquilidade que o mundo não pode nos dar!

  190. Moro é muito inteligente para saber - e este é o jogo - que em algum momento será demitido pelo Bolsonaro. E faz parte do jogo esperar por esta demissão: aí então ficará muito claro para todos o quanto são divergentes os princípios de honestidade e decência entre um e outro: eleições de 2022 já começaram!

    1. não adianta focarmos apenas em um ótimo presidente e mantermos senadores e deputados. O presidente sozinho não faz milagre! precisamos focar tb em senadores e deputados alinhados com o presidente. Essa lição estamos aprendendo agora, ao vivo! Eu acho que, o que deu merda nesse governo, foi a denúncia de Queirós (Flávio). Papai não quer ver o filhinho preso, e aí deu no que deu... Família Bolsonaro acima de tudo!!!

  191. (completando meu comentário anterior): o Moro foi uma espécie de Adib Jatene que se expôs vendendo a ideia da CPMF imaginando que a grana iria pra saúde e que o FHC malandramente deixou o ingênuo se imolar e ser feito de bobão. O Moro não era uma CPMF mas a Lava-Jato que vai virar apenas um item na história como o Mensalão. Vai passar e cair no esquecimento como rola hoje com o Collor que ninguém lembra o quanto FDP ele foi. Bye Lava Jato. Infelizmente sambamos com o Moro.

    1. A outra opção de Moro era esperar em Curitiba o esfacelamento da LJ...

  192. O Brasil não é para amadores, quando imaginávamos que o capitão quebraria o sistema, o filho dele estava mais sujo que pau de galinheiro. É isso mesmo, se investigar não fica um de pé. Eu só confio nas Forças Armadas.

  193. Decepicionado!!! O Capitao com os pés de barro. Acabou o país. Perdi meu voto, minhas esperanças, minha dignidade. Bolsonaro foi um sonho de verão.

    1. Este governo caminha para ser pior que os antecessores. A família Bolsonaro colabora com criminosos.....

    2. Sonho de verão??? Isso é um pesadelo siberiano que está longe de acabar!

  194. Por partes: os novos deputados federais já foram seduzidos pelas putas velhas. Outro dia o Katiguiri estava lendo um discurso na Câmara escrito pelo Maia. Sobre as "decepcões" do Bolsonaro, é bom livrar a cara dele apenas num aspecto: derrubou por enquanto o PT , por enquanto. Mas nunca foi programa do Bolsonaro zerar a corrupção porque, como membro do "Baixo Clero" ele nunca propôs nada nesse sentido. Ele pegou carona no rabo de foguete Moro pra se eleger e só. (concluo na seguinte) .

  195. É com muito pesar que vejo minhas esperanças de ver meu país se livrar dessa política corrupta e nojenta. O que vejo é o presidente que elegi se postar com o nariz no tapete, como um mulsumano e reverenciar a corja que sempre execrou. Começo a desanimar e já penso que nesse país todos se curvam à corrupção. Que ódio.

    1. Exatamente. Também não acredito mais num Brasil passado a limpo! Muito pelo contrário. O que vejo é a força dos corruptos e tendo agora como figura principal o Presidente!!! Que decepção

  196. Bolsonaro defendeu a luta contra a corrupção até chegarem no filho dele...Aí ficou amiguinho de quem antes havia quebrado o país.

    1. Concordo contigo, mas acho que tem algo mais; quem sabe exista alguma coisa contra o próprio Bolsonaro. Ele mudou muito. "tem algo de podre no reino da Dinamarca"

  197. Sem mais nenhuma ilusão sobre mudanças para salvar o PAIS. Não temos mais PATRIOTAS;nem militares nacionalistas,tudo IGUAL.

  198. É isso ai, oa milhões de eleitores do Mito podem se preparar para a maior decepção depois da decepção. A Lava Jato está sendo destruída pela aliança do PáT com grande parte doá áaCongresso, STF e até o filho do Mito que é contra a CPI contra a lava toga o que significa que o Executivo também esta dentro tambem. Estão todos acima de tudo!

    1. Rodrigo, Planalto e PT estão trabalhando juntos pelo mesmo acórdão, sua verborreia vazia de argumentos sólidos não cola. Agora não faz mais sentido esse discurso de combate ao PT se o seu MITO se misturou a eles. Mas ainda da tempo de acordar do delírio olavético bolsonarista e lutar por um Brasil melhor, sem PT e sem JB.

    2. Rodrigo votar no PT não. Mas o Bolsonaro não está cumprindo o que prometeu. Vivia dizendo um treco da Bíblia: Que a verdade vos libertará. E q iria combater a corrupção. Temos sim que procurar outro candidato e votarmos em políticos sérios. E lembrarmos para não votarmos mais nesses aí envolvidos em conluio para brecar o combate à corrupção.

    3. Infelizmente, se o filho é contra, o que se espera do pai? Um safado mentiroso.

    4. volta nos petralhas então que além de acórdão roubam bilhões das estatais

  199. A Canalhada Esquerdiota reinou no Brasil durante mais de 20 anos, infestou o Estado de vagabundos "cumpanheiros" em cargos públicos, na Educação, mídia e principalmente no STF, e agora abestalhados-uteis culpam cinicamente Bolsonaro em 8 meses de mandato, pelo comportamento NOJENTO dos políticos e STF, e batem pezinho para volta da esquerdalha.... São patéticos e medíocres...

  200. Só relembrando. Tivemos 16 anos de governo do PT. Colocaram a maioria dos ministros do STF que aí estão. Durante anos,o congresso sob seu comando reinou soberano na corrupção. Aparelharam o estado com os " cumpanheiros", etc. São eles os responsáveis pela bandidagem que está aí hoje. Agora, asquerosamente querem responsabilizar o BOLSONARO que está iniciando o governo, lutando contra tudo e contra todos e ainda convalescendo num hospital . Vamos procurar ser mais justos

    1. Célio, o "Roberto S" é vitrola velha, vive de passado e se recusa a enxergar o presente. Continua usando o discurso do combate ao esquerdismo dos últimos 16 anos mas se recusa a enxergar o MITO dele fazendo acórdão com a ORCRIM para livrar seus filhos de investigações. Vitrola velha, simplesmente isso...

    2. Então, por que o governo Bolsonaro se submete a esses bandidos do Congresso e das Altas Cortês do Judiciário se, por enquanto, a sociedade está ao lado dele? Apoiar a Lavajato e o combate à corrupção foram pilares de sua eleição. Pelo que o país está assistindo, não é isso que está acontecendo. Será que tendo a faca e o queijo nas mãos, Bolsonaro vai jogar o futuro do país no lixo por causa do "rachid" cometido pelo filho?? Lamentável!!

    3. É ingenuidade acreditar que Bolsonaro não está colaborando com a mafia esquerdista ( parte dela no sTF) para livrar a cara da família! Flavio Bolsonaro pôs tudo a perder!! Lamentável!!

  201. Está demorando demais para o povão descobrir que foi enganado. Espero que descubram antes das próximas eleições para presidente.

  202. Forças antagônicas escudadas unicamente nas pautas ANTICORRUPÇÃO se uniram desde 2.013, p combater a corruptela instalada em BSB e no Brasil, desde o sumiço de Tancredo. João Figueiredo era vidente? A praça dos 3 poderes será pequena dia 25 próximo às 14horas, em defesa do fim do Foro privilegiado e princip q o Senado deflagre a LAVATOGA. C este "supremo" ñ resgataremos ñ dignidade e compromisso c crianças e jovens. Convocação de senadores e deputados realmente éticos c Álvaro Dias e tantos.

  203. O Presidente deveria mudar seu eslogam de JOÃO 8.32, para Pedro 2: 18. Porque, falando palavras arrogantes de vaidade, nas concupiscências da carne engodam com dissoluções aqueles que mal estão escapando aos que vivem no erro; 19. prometendo-lhes liberdade, quando eles mesmos são escravos da corrupção; porque de quem um homem é vencido, do mesmo é feito escravo. ... pois é nisto que ele esta se tornando 😔😔😔🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Malafaia tem medo de perder suas ovelhas que começam a acordar do delírio olavista enfiado goela abaixo deles com a conivência do pastor. Não se esqueça que ele estava envolvido em repasses de dinheiro do Cunha como doação para a igreja, dinheiro esse sabidamente oriundo de propina.

    2. Isso mesmo Sandro. Se não estou enganado, parece que o pr Silas Malafaia está silencioso. Assim como eu, que votei no JB, estou observando. Há forte cheiro de traição no ar. Nunca tive político de estimação e o fracasso e infidelidade de JB vai definitivamente enterrar qualquer esperança de melhores dias. E seremos BOZOELA.

  204. Ou se faz uma reforma política profunda, ou morremos todos na praia da corrupção, esse sistema que aí está n não permite mudanças que seja contrária à essa bandidagem que se apossou do Brasil

    1. Não vão mudar. É preciso fechar o congresso, fazer uma nova constituição com definições de num. de partidos, salários, privilégios, etc, extensivo ao supremo e ao executivo (num de ministérios). Depois para mudar a constituição só com o consentimento do povo. Infelizmente o sonho que veio através da mudança dos parlamentares foi por água abaixo. As maças pobres que lá ficaram, já contaminaram os outros.

  205. Tudo isso para salvar o filho dele? Será que em troca o centrão vai dar apóio irrestrito às reformas econômicas do Guedes?

  206. Que tripliquemos o trabalho de esclarecimento para que bandidos não sejam eleitos. A limpeza será pelo voto. A cada reportagem fica mais claro que os Bolsonaros são corruptos.

    1. Concordo com a Bernadete. O povo brasileiro não vale uma picada de fumo. Quer ver? A grande maioria quer ganho fácil. Só observar as filas nas lotéricas.

    2. Se alguém tem esperança de que uma reforma de políticos chegue pelo voto, espere sentado/a

  207. Infelizmente estamos reféns dos que têm poder. Neste momento o governo Bolsonaro tem que optar pela agenda social e econômica ou fim da corrupção que devastou esse país. Se continuasse a investigar corruptos do STF, Rodrigo Maia, David Acolumbre e aceclas nada da agenda econômica e social passaria no Congresso, pois não seriam colocado em votação ou derrotado em plenário. Foi, pressionado, que Bolsonaro teve que mudar estrutura da Lava - jato para que colocasse um freio, porém não o fim.

    1. George, o PT conseguiu se manter a frente do governo federal por 16 anos por causa do boom na economia mundial, tivemos um bom PIB nos primeiros governos petistas, a economia acelerou, aumentou-se o numero de empregos e todos ficaram felizes. Mas conto de fadas dura pouco e uma hora vem a cobrança por ter deixado a bandidagem correr solta. Abraçar a pauta econômica em detrimento do combate a corrupção só vai fazer os políticos corruptos mais felizes e ricos e o povo continuará com as migalhas.

    2. Os petistas, eu sempre acho que eles sofreram lavagem cerebral . Mas , não consigo entender alguns eleitores do Bolsonaro. Estão cegos, não querem ver ou só leem os títulos das matérias publicadas!

    3. Eu , pessoalmente, se tivesse de optar por uma das agendas (econômica e Anticrime e anticorrupção, como se as duas não pudessem caminharem juntas), faria opção pela Anticrime e Anticorrupção. De que me adianta ter dinheiro n bolso e não poder ir na padaria sem ser assaltado. E, de que vai me adiantar um País rico, só para os corruptos se refestelarem

  208. Diante deste governo tão corrupto e desonesto como os anteriores , só nos resta torcer para que o Moro pule desta canoa furada e saia candidato a presidente em 2022 .

  209. Pode apostar que uma nova liderança está se formando no Brasil. O ministro Sérgio Moro segue sua própria consciência (que é inabalável); o Presidente Jair Bolsonaro segue as massas; esse novo líder conduzirá as massas pautado pela ética que prega Sérgio Moro. Não haverá como impedir: O Brasil mudará!!

    1. O presidente tem se afastado de Sérgio Moro já não é de hoje, infelizmente acredito cada vez menos nisso

  210. O Mecanismo, tal como relatado na série da Netflix. Eficiente e auto sustentável, independentemente de quem estiver no poder. Triste Brasil

  211. Excelente reportagem. Para mim, não importa o espectro político da revista, importa a forma como os fatos delineados nos bastidores da política, em Brasília, venham à tona. Parabéns ao redator! Em face de reportagens como esta é que mantenho assinatura.

  212. Por que Bolsonaro está fazendo isso? Matando a esperança que tínhamos num país melhor, agora seremos externamente reféns dessa classe política bandida.

    1. Porque o povo brasileiro aceita qualquer coisa e é totalmente passivo. Bolsonaro ou qualquer outro, inclusive os senadores que mantém a dignidade no Senado, nada poderão fazer sem o apoio maciço do povo. Ir às ruas, pressionar com firmeza o Congresso, o STF e o Judiciário, outro antro de privilegiados cuja maioria só pensa em defender seus rendimentos totalmente fora da realidade do país. Sem a participação firme e efetiva do povo, nada acontecerá. Difícil!

  213. A caminhada não pode parar, ao que parece o bolsonaro se aliou a todo esse lixo para salvar o filho corrupto, mas vai sair como entrou e a luta das pessoas de bem continua para limpar o Brasil

    1. A única mudança q podemos contar é com nosso voto. Fico muito triste ao ler uma reportagem desta,pois percebo o quanto impotente estamos. 😢

  214. O Bolsonaro que foi eleito com aprovação maciça de quem não aguenta mais tanta corrupção, coloca-o em cheque mate com as últimas ações do Flávio, seu filho que tem dificultado a instalação da CPI no Senado. Com probabilidade máxima em sua autodefesa. Complicou...

  215. Antes do Moro sair pode Convocar o Povo para ir pra Brasilia Para que seus projetos sejam aprovados . Contar a verdade ao Povo . Que indignado cerque os Tres Poderes até que COngresso vote oFim do Forum Privilegiado , Vote oPacote anti corrupção , e Gilmar , Lewan, Toffoli , Alexandre Kinder Ovo RENUNCIEM

    1. Não é fofoca, Cris, é uma conclusão que se impõe, apesar dos desmentidos do Moro. Bolsonaro está humilhando Moro, retirando dele todos os instrumentos para que as ações de fiscalização da bandidagem sejam efetivas. Há um limite para aguentar tamanho estelionato eleitoral. Moro não vai engolir essas manobras impassivelmente.

    2. Concordo com você, Cris. Isso tudo é café pequeno pra Moro, que é um sábio e passará por cima de todos os obstáculos, estes de agora e os que ainda virão, e seguirá firme, e intacto, na trajetória do Ministério da Justiça e Segurança, contribuindo com o nosso País. Fique aí, Moro. Precisamos de você no futuro. Aguente firme!!!!!!!

    3. Quem falou que Moro vai sair? Tirando o pessoal da Crusoe e Antagonista, ninguém ta falando isso. E Moro já esclareceu 3 vezes o assunto, 2 vezes no Twitter e 1 em entrevista. Parem de espalhar fofocas!

  216. O BOLSONARO é culpado também pelas enchentes na CHINA? Tem comentaristas com idéia fixa de atacar o governo . Doutrinação, doutrinação, doutrinação. Para mim isso é um dos piores legados deixados pela esquerda

    1. Você entende agora porque os apoiadores de Lula o idolatram.

    2. Claro que é culpa dele, parece petista defendendo lula, só não enxerga quem não quer. Bozonaro traidor, nunca mais.

  217. De todas essas lamentações que lemos nos comentários de todas as matérias publicadas pela revista toda semana, por sinal, rica em detalhes e muito bem elaborada pela equipe de redatores, nenhum me sensibiliza, não porque eu compactue com qualquer tipo de roubalheira ou falcatrua, eu tenho a absoluta certeza que, enquanto o eleitor brasileiro não votar em candidatos comprometidos com a causa da moralidade, vamos continuar sofrendo desse mal por muito tempo.

    1. Sim, concordo com Nair. Deputados do NOVO, em especial MARCEL VAN HATTEN, têm colaborado e muito na luta por um Brasil melhor.

    2. E pondero, ademais, que candidatos comprometidos com a moralidade, só temos os do Partido NOVO. Em 2018, foram eleitos apenas 8 deputados federais, muito pouco para fazer verão. Por isso, conclamo àqueles que se preocupam com o futuro político deste País que conheça o Partido NOVO, por meio de página na web: www.novo.org.br ou pelas redes sociais: novo30 + o nome de seu Estado. O partido traz no bojo de seu estatuto princípios e valores que têm o escopo de acabar a corrupção e os privilégios.

    3. Concordo com você e acrescento que o único caminho que temos rumo à mudança em 2022 é o Partido NOVO. A reportagem, de forma louvável, cita a deputada federal Adriana Ventura, do Partido NOVO, que é a Presidente da Frente Parlamentar de Combate à Corrupção, que vem tentando realizar um trabalho no sentido de enfrentar esse câncer que é a corrupção no Brasil; no entanto, se deparando com as intempéries. Imaginem o que é enfrentar essa questão num ambiente infectado por esse vírus.

  218. Mais uma vez o povo foi enganado. Bolsonaro passou de mito a comparsa dos corruptos. Triste fim para alguém em quem os brasileiros colocaram tanta esperança de ter um país melhor. Brasil vai continuar sendo apenas um instrumento para servir os corruptos.

    1. Votei no Bolsonaro, mas também concordo. Parece q abandonou todos os princípios p salvar o filho enrolado. Nossa resposta será nas urnas....

  219. A Crusoé constata o que ja era sabido: Brasília é o paraiso da bandidagem que governam, legislam e julga segundo os interesses unicos e exclusivos de criminosos. O PR vive e votou favoravel a esses interesses enquanto deputado. O teatro de defesa dos interesses do cidadao é mera cortina de fumaça. Estamos condenados ao eterno atraso moral e ético. É o que penso!

  220. Este papel que o Bostanaro está desempenhando em Brasília fará dele uma figura tão abjeta quanto a figura de Dilma. Ele se tornará aos olhos do povo brasileiro uma mentira política como Lula se tornou, só que sem a credibilidade histórica que o Lula tinha no seu início. Ele será varrido da presidência em 2022, e aí então começarão a vir a tona todas as bandidagens familiares que ele tenta esconder com os movimentos que hoje realiza.

    1. Não só votei como fiz campanha pesada pro Bolsonaro, sou formador de opinião, consegui muitos votos também, e não estou arrependido, sem dúvida era e é o melhor de todos os candidatos, mas estou decepcionado desde 01.01.19, acreditei que ele no primeiro dia mandaria as FFAA fechar o Congresso e o STF, seria o caminho mais curto para as reformas necessárias. Perdemos 16 anos e não temos nem mais um segundo pra diálogos e entendimentos, principalmente com quem não quer dialogar. A paciência acabou

    2. É brasileiros Quedes fez uma analogia muito bonita . Lembram ? Um AVIÃO sem GAZOLINA CHEGA a onde MESMO? ???????? ESSE ACORDÂO foi o MAIOR TIRO no PÊ . MEU Presidente vendeu a alma . Para SALVAR os FILHOS. Hoje o governo é o MAIOR ELETOR do PT. Perdi meu VOTO,SOU BURRO.

    3. Tudo que não presta encontra o rumo da política. Este JB, quando expulso do Exército, marchou em direção ao Congresso Nacional. E lá se vão 30 anos. POBRE BRASIL, PÁTRIA AMADA!

    4. Não demorou para aparecer um tapado pra falar que a Crusoé é esquerda.

    5. Espero que voce esteja errado e que tenha provas do diz.Alem do mais, Crusoe eh de centro esquerda.

    6. Os militares sabiam muito bem com quem estavam lidando quando o expulsaram do exército!

Mais notícias
Assine agora
TOPO