ReproduçãoThiago Eliezer, o Chiclete: entorno repleto de transações vultosas e classificadas como suspeitas

A prisão do quinto elemento

A PF prende Chiclete, o parceiro brasiliense do hacker do Telegram cuja identidade foi revelada por Crusoé, e avança na tentativa de desnudar a trama por trás das invasões de telefones de autoridades
20.09.19

Dois meses depois das primeiras prisões de envolvidos no maior roubo de conversas privadas da história do país, a Polícia Federal bateu na manhã desta quinta-feira, 19, na porta de outros dois suspeitos de participar do esquema, em mais um desdobramento da investigação para apurar se o hacker responsável pelo ataque foi pago para expor conversas de procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro, agora ministro da Justiça. Um dos presos na segunda fase da Operação Spoofing é um personagem cuja identidade foi revelada por Crusoé em sua edição 67.

Thiago Eliezer Santos, o Chiclete, um programador de computadores com endereço em Brasília, é uma espécie de mentor de Walter Delgatti Netto, o Vermelho, que disse aos policiais ser o autor dos ataques às contas de Telegram de autoridades. Ele é o elo da quadrilha na capital do país – o que, desde o começo, tem levado os investigadores a suspeitar da existência de camadas mais altas no esquema e da participação de gente graúda interessada em minar a Lava Jato.

As suspeitas ganharam força a partir da descoberta de que Vermelho e Chiclete andaram metidos em transações nebulosas, como operações de câmbio. Foi das mãos do programador que o hacker de Araraquara recebeu uma Land Rover durante uma viagem a Brasília. À polícia, ele disse que comprou o carro de Chiclete, cuja evolução patrimonial recente vinha chamando a atenção de pessoas próximas, como mostrou Crusoé.

Os investigadores apostam que o brasiliense pode estar um degrau acima de Vermelho na escala dos responsáveis pela invasão. Delgatti não parece ter habilidades suficientes em informática a ponto de desenvolver a estratégia que resultou na invasão e os consequentes vazamentos em série do material roubado.

Além de Chiclete, foi preso um estudante universitário de Ribeirão Preto. Luiz Henrique Molição, de 19 anos, teria conhecido Delgatti no curso de direito. Ambos foram presos temporariamente. Ficarão detidos pelo prazo de cinco dias, que podem ser prorrogados se os investigadores e o juiz do caso, Ricardo Leite, entenderem necessário. Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em endereços de São Paulo, Brasília e Sertãozinho, no interior paulista.

Agora, a Polícia Federal vai poder avançar sobre pontos que Vermelho, sempre falante, evitou detalhar em seus depoimentos. Como mostrou Crusoé, nas três vezes em que esteve à frente do delegado responsável pela Operação Spoofing, Luís Flávio Zampronha, o hacker falou pouco sobre sua relação com o programador de Brasília. Para a PF, Chiclete é a pessoa por trás do codinome Crash, com quem Vermelho costumava conversar frequentemente na internet. Filho de um militar da reserva com passagem pela área de informática do Ministério da Defesa, o programador teria vasta experiência na identificação de falhas de sistemas.

Molição, o estudante de 19 anos que apareceu pela primeira vez como suspeito de envolvimento com o grupo, negou envolvimento com o roubo das mensagens. Ativo nas redes sociais, o jovem é autor de várias postagens ligadas à temática LGBT, algumas com críticas ao governo e ao presidente Jair Bolsonaro. Nos depoimentos dos presos e no material apreendido com eles, os policiais esperam obter mais pistas que possam mostrar os reais interesses por trás da interceptação das mensagens.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cada dia mais tenho que concordar com o que Bolsonaro disse, quem não acompanha notícias de nossa imprensa é desinformado, mas quem acompanha é mau informado, alguém aí viu a Globo ou a foice de SP falando algo desse chiclete 🤔

  2. Bolsonaro sofre atentado, advogados milionários aparecem para defender o criminoso que é um desempregado? Jean Willy foge, Davi Miranda assume, Dilma e Gleise na Rússia, boom explode a vasa jato, Manu e Vermelho trocam telefones, Land Roover, milhões.... as peças vão se encaixando.

  3. Muito estranha essa história desses vasamentos. O candidato Bolsonaro sofre um atentado, não morre, criminoso é preso, advogados milionários aparecem para defendê-lo, dona da pensão onde elr hospedou-se por duas semanas, apesar dr estar desempregado, morre, um funcionário da mesma pensão tb morre, criminoso Adélio Bispo tem seu nome registrado no mesmo dia na entrada do Congresso, Jean Willy foge, Davi Miranda assume e traz seu companheiro consigo, DILMA E GLEISE VÃO À RÚSSIA "passear" e

  4. Além de apenas leitora da revista Crusoé faço questão de incentivar o jornalismo investigativo que é feito aqui. Aqui são anti petistas corruptos? Sim, são e tb são contra qualquer outro partido ou politico corrupto.Sou a favor de combater a corrupção q ainda flui no Brasil e todas as falcatruas embutidas em acordões noturnos e jabutis oficializados institucionalizados para que a festa de gastos públicos continue como o é a impunidade.Sou contra uma Câmara e um Senado q ñ me representam.

  5. Parabéns à Crusoe: a única fonte que está averiguando seriamente esse escândalo horroroso. Que gente mal preparada ! Outro escândalo não esclarecido foi o PT ganhar na mega sena acumulada ! Melhor quê Netflix esse Brazyl ! Abraço

    1. Concordo em tudo, à exceção da falta de preparo: o que vejo é uma enorme e degradante omissão da imprensa em divulgar - inda que não sejam competentes como a Crusoé pra investigar. É o tal silêncio que grita.

    2. Vc tem toda razão, têm que ser investigados e desentranhados do ventre dessa corrupção eterna e nojenta. E punidos. Mas não consideto falta de preparo, não: é omissão da imprensa, mesmo. É só entrar na FSP, por ex: é o tal silêncio que grita.

  6. Se não já, a Verdade aparecerá, com absoluta certeza. Sem sombra de dúvida, fatalmente. Ora, vejam: A História sempre mostrou isto!... O que ocorre hoje no Brasil, com odiosos corruptos se contorcendo, apavorados, furiosos, com suas agressivas reações, já é, NA VERDADE, UMA PROVA, real, evidente e cristalina, de que a atual avalanche que desnudou seus crimes escabrosos, os irá engolir. A todos, poderosos ou supremos. Não ficará pedra sobre pedra... Simples assim. Será um bom filme. Haja pipoca!

  7. A Crusoé, vale mais do que custa, é por isso que presenteio a assinatura para família. Qto mais leitores, mais condições de pesquisar. maria elisa alves de lima 77 anos Fã incondicional da Crusoé &Equipe.

  8. Subestimam a capacidade de nós, cidadãos honestos desse país, acreditar que foi espontaneamente que esses hackers fizeram essas invasões. A facilidade que tiveram em grampear autoridades, de expor conteúdos a partir de conivências da grande mídia, falsos intelectuais e de alguns políticos e membros do STF, só podia ser patrocinado com muita grana. Para se perpetuar no poder juntaram muito dinheiro, roubado do povo, que pagam advogados caros, hacker, mídia, artista, jornalista, CUT, MST, etc.

  9. Se a PF for em frente chegará ao mandante, financiador, por consequência, maior intetessado em acabar com a Lava Jato. Esse chiclete é o elo que faltavs e indicará os proximos passos.

    1. O chiclete grudou nos corruptos. Agora não vai ser difícil achar os financiadores.

  10. Estou torcendo para a PF desvendar toda essa trama maligna e chegar aos mandantes . Precisam identificados e expostos à nação. Presos por um longo tempo.

  11. O cenário esta sendo concluído, o Chiclete fecha negócio com Verdevaldo e terceriza contratando o Vermelho por 10% do valor recebido, agora qdo for apresentado ao Vermelho que ele foi usado por uma ninharia, ele entrega todo o esquema.

  12. É preciso que se cumpram as leis mesmo que o STF não concorde! Avante Brasil! Um país que tem no seu comando o Presidente Bolsonaro, o mais honesto e mais amado do Brasil! A maioria da população apoia o atual Governo, rumo ao desenvolvimento e principalmente por nos livrar das amarras políticas que nos levaria ao que acontece com a Venezuela.

  13. Se a PF puder trabalhar sem interferências "ocultas" chegará a gângsters graúdos que pagaram muito bem pelo SERVIÇO SUJO ...

  14. Toda vez que tem uma reportagem sobre este caso, pergunto sobre porque a Manuela Dávila até agora não foi chamada pela PF?

    1. Realmente isso é muito interessante... intrigante até. Rsrsrs

  15. A tempo CADÊ CELSO Daniel., TONINHO DO Pt. ,Família Barbalho ,Sarney,. Gabrielle, Família Flodelis. São tantos que precisamos de RESPOSTAS. POR FAVOR.

  16. A CRUSUÊ tem tanto tema e não usa não sei porque. CADÊ os caciques e familiares dos políticos? ex OS FILHOS DE LULA ETC e são tantos ,que fica difícil ENUMERAR. ACORDA CRUSUÊ. ESTOU NO AGUARDO. DE NORTE A SUL TEM TANTOS. VAMO LÁ PÔ.

    1. A COISA TA FEIA OS CARAS FAZEM ACÓRDÃO NA TORA , NA CARA DE TODOS. SE. SE BLINDAM É ESTA TUDO BEM. É O PIOR É TEM GENTE QUE NÃO ENXERGA. PAIS DE FAZ DE CONTA. FAZER O QUE.

  17. O pres. Bolsonaro ainda não percebeu que está cercado de gente muito mais ordinária e de má índole. Há que ficar muito esperto, principalmente com pessoas dos governos PSDB e PT. Uns ladrōes de casaca e os outros, ladrōes de galinha. Mas ambos subtrairam o sangue do trabalhador brasileiro para financiar organizaçōes e países espúrios. Se suspeitamos da maldade de alguém, estejamos certos de que é muito, mas muito pior do que a nossa mente sã, possa imaginar.

  18. A PF no momento é uma das poucas coisas que contamos para roer o coração do crime. Bolsonaro meio imobilizado, Moro firme ali mas sem mais o cheque em branco do Bolsonaro, está como em um armário apertado, com pouca mobilidade.

    1. É exatamente isso mesmo Nilton...exceto sobre o JB...ele não está apenas "meio imobilizado"....ele está atuando contra a Lavajato.

    2. Confio muito na Polícia Federal. Contudo, chamam a atenção dois fatos recentes, muito graves, relacionados com a Segurança Nacional, que estão sem qualquer resposta até agora: quem mandou matar Bolsonaro; de quem era o ouro roubado no aeroporto para quem era destinado.

  19. Será que não existem poderosos interessados por traz de tudo isso? Só em Brasília, quantas centenas não sonham em se beneficiar ou se beneficiam com tudo isso. Focar só numa meia dúzia de gatos pingados talvez seja a estratégia de muitos poderosos na busca de amenizar seus enormes pecados. Precisamos pensar grande nesse assunto. Com todas as suas fragilidades, a Operação Spoofing está possibilitando muitos aproveitamentos espúrios. Precisamos mudar o ângulo de nossas observações.

    1. Acredito que membros dos dois governos do PSDB e do PT, conhecedores dos escaninhos do poder, estejam patrocinando essas atividades. Pois roubaram 1 trilhão de reais para beneficiar as FARC, o FORO DE SÃO PAULO e diversas republiquetas espalhadas pelo mundo, para manter o socialismo e o comunismo. Esse gesto imoral vai além de uma simples corrupção e com certeza há cérebros pensantes atrás disso tudo. Como diziam os responsáveis pela operação mãos limpas, e o Ministro Sérgio Moro: ir atrás do $

  20. A velocidade dos contra lava jato, no Congresso, STF e no governo Bolsonaro, veja declarações do novo PGR, é bem maior do que a das descobertas sobre crimes dos Hackers. O Gilmar no segundo dia declarou que isto poderia ser usado, blndou o glen do intercept divulgador dos resultados da fonte agora investigada como criminosa. Espalharam penas ao vento, de narrativa incriminatória da Lavajato. Para? Soltar o Lula COM ficha limpa. Para? Leva-lo com o centrão a novos mensalões e petrolões.

  21. A cada dia que passa a PF deixa Bolsonaro mais desapontado. Te cuida Valeixo, te cuida Moro. Bolsonaro tá na cola de vocês.

    1. Penso que cada vez fica pior para o Bolsonaro, tirar o Valeixo e o Moro. Se a neutralização do coaf, da Receita federal, os novos amigos, o lider do governo, e a nomeação do PGR, e outras cousas fragilizaram o seu conceito junto a grande partecdis que votamos nêle, pode ter certeza, se êle de vez optar por destruir o convate à corrupção, nem as medidas positivas deste governo a às quais tambem avalizo, conseguirão impedir o colapso do seu conceito ja bastante fragiluzado.

    2. Cara seu raciocínio está ao contrário! Pois quanto mais a polícia federal fuça estes bandidinhos mais próximo está chegando aos donos das construtoras que querem se safar da lava jato.

  22. A verdade vindo a tona e conhecimento da população brasileira......Lava Jato sempre.......BRASIL ACIMA DE TUDO, DEUS ACIMA DE TODOS.

  23. É isso aí Crusoé! A reportagem investigativa, em desenvolvimento por vocês, merece todo o nosso respeito e torcida para que tudo seja esclarecido e se for o caso, levar esses bandidos as grades e elucidar esse CRIME cometido por esses fascinoras! Se

  24. O Crusoé fica "rodeando a moita" com assuntos irrelevantes, quando todos sabem que a questão chave está atrás da barreira de proteção do STF - A serviço de quem está o STF ? Quem coordena os movimentos do STF ? Quem tem o STF na mão ?

    1. Concordo plenamente que o mais importante é investigar quem comanda parte do STF: Toffoli, Gilmar e Lewandosvisky.

    1. A Crusoé tem se revelado um veículo importantíssimo na divulgação de notícias omitidas pela mídia tradicional. Só tende a crescer.

Mais notícias
Assine agora
TOPO