Saída adiada

20.09.19

Apesar de todos os gestos oficiais no sentido de bancar a permanência de Maurício Valeixo no comando da Polícia Federal, há dentro do próprio governo quem admita que a mudança de planos é para inglês ver. Foi adotada com o propósito de não reforçar a impressão de enfraquecimento do ministro Sergio Moro e, para além disso, não amplificar a leitura de que Jair Bolsonaro estaria interferindo na corporação. O plano de trocar o comando da PF estaria de pé. Teria sido apenas adiado. A ideia seria deixar, primeiro, amainar as suspeitas de que há um acordão em curso para minar os órgãos de investigação.

Pedro Ladeira/FolhapressPedro Ladeira/FolhapressValeixo, que acaba de voltar de férias: ele não deverá ficar no cargo por muito tempo, apesar da trégua do Planalto

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o Valeixo sair da PF, o Governo Bolsonaro vai perder mais credibilidade... que aos poucos está demonstrando que está entrando no jogo dos bandidos. Lamentável!

  2. Mesmo que o Governo queira, Sérgio Moro é praticamente indemissível e por extensão tb o chefe da PF. Se isto não for o suficiente para os CORRUPTOS irem para o tudo ou nada, então é só parar o camburão na porta do Congresso, do STF, da PGR, do STJ, do TST e mandar eles saírem de mãos para cima, pois se deram por vencidos.

  3. Ou seja, quanto mais os corruptos tentam sabotar, quanto mais tentam retaliar, mais eles provam que Sérgio Moro, os procuradores da Lavajato e todos aqueles que estão contra a corrupção estão certos. Resumindo, os CORRUPTOS estão em um beco sem saída, se forem atacados, fortalecem o inimigo, pois são CORRUPTOS e devem ser presos, se atacarem, tb fortalecem o inimigo, pois estão provando que são CORRUPTOS e querem fugir da cadeia.

  4. É exatamente por isto que eles precisam cooptar ou eliminar, para se criar uma geleia geral onde todos são CORRUPTOS e prevalecem exatamente os MAIS CORRUPTOS, análogo a uma lei da selvas, mas onde a força está na corrupção. Isto os levará à loucura, mas basta dizer que o diretor da PF não pode ser removido pq isto irá fazer com que Sérgio Moro, ao invés de ser desgastado, na verdade cresça mais ainda, pois quanto maior a percepção de que a corrupção é generalizada, mais forte ele fica.

  5. Este processo é na verdade exatamente idêntico ao que eles mesmos fazem, fazer os outros parecerem ruins para que eles assim pareçam melhores. O falácia ad hominem consiste basicamente nisto, ela é a base da tática dos CORRUPTOS e o ponto de partida para se construir verdadeiros sistemas distópicos em torno de indivíduos puros e sem qq falha. Mas o inverso pode ser verdade, quando comparados com alguém que é melhor do que eles, então automaticamente eles ficarão pior na foto.

  6. E é por isto que eles devem ser desgastados ao máximo, pq mesmo que fossem presos, mesmo que houvesse profusão de evidências, enquanto continuasse existindo a menor possibilidade de reverter tudo, eles não desistiriam, a vida de um CORRUPTO é construída em torno das mentiras que ele conta para criar sua aura. Quanto mais eles forem questionados e quanto mais forem colocados como sendo o oposto de Sérgio Moro, mais eles agirão para sabotar e retaliar.

  7. Nenhum indivíduo CORRUPTO é capaz de aceitar que a imagem que ele faz de si mesma seja questionada, é por isto que ele é CORRUPTO, pois é incapaz de reconhecer seus erros e suas falhas, continuará agindo sempre da mesma forma e buscando sempre manter sua posição de poder, pois esta é que lhe permite sustentar a imagem que ele criou de si mesmo. Mesmo com tudo desmoronando à volta dele, o CORRUPTO continuará a todo custo tentando sustentar a imagem que criou e vendeu de si mesmo.

  8. Os CORRUPTOS representam exatamente o contrário e é por isto que o Governo não pode demitir o diretor da PF, pois isto passará ainda mais a impressão de que ele é CORRUPTO e que age CONTRA A JUSTIÇA e a favor da IMPUNIDADE, DA CORRUPÇÃO, DA CRIMINALIDADE e DA VIOLÊNCIA. Se este raciocínio for plantado em meio aos CORRUPTOS isto gerará um curto-circuito completo, pois eles não são capazes de se ver como CORRUPTOS, mas como quem faz o que é necessário para que o país não desmorone.

  9. A questão não é que o diretor da PF não vai ser demitido para não fazer parecer que Sérgio Moro está sendo minado dentro do Governo. A questão é que é o Governo que não pode demitir o diretor da PF para que ele não seja minado por transparecer que ele vai contra Sérgio Moro, uma vez que este é o verdadeiro SÍMBOLO DA JUSTIÇA e DO COMBATE À CORRUPÇÃO. Sérgio Moro é o SÍMBOLO DA JUSTIÇA, DO FIM DA IMPUNIDADE, DA CRIMINALIDADE, DA CORRUPÇÃO e DA VIOLÊNCIA.

  10. Não só isto, em parte o desgaste de Bolsonaro acaba sendo revertido para Sérgio Moro e mantendo a popularidade dele, se for feita uma análise com um operador lógico OU, a popularidade de Sérgio Moro OU de Bolsonaro somadas continua praticamente intacta, Bolsonaro pode ter sido desidratado, mas Moro praticamente não foi e agora os CORRUPTOS não conseguem matar dois inimigos com um único tiro, eles têm que adotar táticas diferentes com cada um deles.

  11. Se Lula for solto, o que isto significa? Que os CORRUPTOS querem dar um golpe no país, então não é nem Bolsonaro quem os pode impedir, mas Sérgio Moro, a PF e a parcela do judiciário que não está corrompida. Portanto, estabeleceria-se um cabo de guerra entre os CORRUPTOS e Sérgio Moro com o diretor da PF unido a ele. A beleza de Bolsonaro ter se "afastado" de Moro, é que os CORRUPTOS passaram a ter o trabalho de ter que desgastar os dois, mas de forma separada.

  12. Quanto mais forte Sérgio Moro parecer ou for, menos opção eles terão a não ser retaliar. Quanto mais eles forem desmoralizados amanhã e nos dias subsequentes, menos saída eles terão e qual será a resposta deles? Insistir em todas as táticas que os levaram a esta situação sem saída. E quanto mais eles insistirem em sabotar e retaliar, menos justificativa há na verdade para que o diretor da PF seja demitido, que Sérgio Moro seja removido do cargo.

  13. Quanto mais os CORRUPTOS tomarem porrada, mais eles verão como única saída tentar revidar. Quanto mais eles se virem frustrados, mais eles tentarão retaliar todos aqueles que se opõem a eles, incluindo a população. Os CORRUPTOS brasileiros não são diferentes dos CORRUPTOS venezuelanos, eles só estão em uma posição mais desvantajosa, pq se eles tivessem o poder, incluindo o controle das FAs, eles estariam nas ruas atacando e assassinando a população.

  14. Ainda mais depois que eles vão lá e cancelam a votação da reforma da previdência, que teoricamente tem quase o mesmo tanto de apoio quanto o juiz Sérgio Moro, o indivíduo mais popular do país (isto nunca deve ser deixado de ser salientado, para que eles tenham mais convicção de que não tem qq saída a não ser ir para o tudo ou nada). Isto tudo na verdade só serve para aumentar ainda mais a raiva deles, inclusive contra a população que insiste neste estória de combate à corrupção.

  15. Depois que foi feita a busca e apreensão no gabinete do Novilho, o que ficaria parecendo se o diretor da PF fosse demitido? Os CORRUPTOS estão com sangue nos olhos, mas quanto mais ficar parecendo que eles estão reagindo, mais ficará claro que a alteração do diretor da PF só tem um objetivo: obstruir o combate à corrupção. Claro que eles não estão nem aí para isto e já estão partindo para o desespero completo, mas é a desculpa perfeita para que eles façam exatamente o que sabem fazer: sabotar.

  16. JB está com amnésia ou alzheimer, pouco sobrou da carta branca que deu ao Min. Moro, é revoltante a falta de apoio ao Min. da Justiça que tem sido tolerante apesar das puxadas de tapete, recebidas até agora. Quando a paciência acabar e a gota d'agua transbordar, quem lamentará sua saída será o governo, que tem importante sustentação nos ministros Sergio Moro e de Paulo Guedes, que contam com a confiança do povo.

  17. Há um interesse muito forte que tudo isto seja verdade. A quem interessa este desajuste do Presidente com o Ministro da Justiça?. Porquê chorar antes do leite derramado?. O jogo de Xadrez está sendo jogado em alto nível. Vamos esperar o movimento das peças. Muito cuidado com as fanáticas torcidas.

    1. Alberto, no jogo de xadrez, por vêzes vc dá um peão e ganha um bispo comunista da CNBB de Francisco para descartar. JB fala em xadrez, assim vamos todos atentos observar o que está por trás destas jogadas. A moral e a ética esperada, ou a prática da velha política de sempre. Quem tem tudo a perder, que se posicione. O gigante, deitado eternamente, já quer levantar❗

    2. somente um fanático nao estaria enxergando o esforço do bolsonaro em enfraquecer os orgâos de investigaçâo. fui cabo eleitoral ativo dele na esperança de um BRASIL limpo, infelizmente ele é corrupto

  18. Posso garantir Senhor Jair Bolsonaro que você passará, após 4 anos de governo desastroso e eivado de vícios e acórdão, a faixa presidencial para um verdadeiro mandatário: Nosso incorruptível Sérgio Moro

  19. Como comentário abaixo, hj briga com Sérgio moro quer dizer o cara é corrupto e quer tirá-lo de circulação, como por exemplo o cara mais honesto do mundo, o lullaladrao ....apresentem- se os bandidos

  20. Quanto mais difícil perante a população parecer tirar Sérgio Moro e Valeixo, por extensão, mais eles terão que aloprar e sabotar. Teriam que criar um nível gigantesco de dificuldade para fazer parecer que a facilidade que eles vendem é mais do que justificável para que a cabeça de Moro seja entregue. Qual o remédio? Deixar eles livres para que revelem sua pior face, enquanto do outro lado se joga mais lenha na fogueira para que eles se desgastem.

  21. Sérgio Moro é hj a figura mais popular do país, ponto. Quem compra briga com ele tem que ser muito CORRUPTO. Quanto mais os CORRUPTOS tiverem certeza disto, mas farão de tudo para sabotar e chantagear, eles já não são capazes de raciocinar direito. Estão dispostos a tudo e quanto menos conseguirem o que querem, mais agirão para forçar a barra e tentar ferrar com o país e o cidadão. Os CORRUPTOS vivem de criar dificuldades para vender facilidades.

  22. Aliás, se os CORRUPTOS não puderem sair de Brasília e ficarem presos lá sem condição de sequer se locomover pq o fornecimento de combustível foi cortado, mas desmoralizados seriam. Se eles voltam para suas bases e depois o aeroporto de Brasília fica inoperante devido à falta de combustível, teriam que voltar de carro ou nem isto. Mas o mais importante é se criar a sensação de que não é possível mexer em Valeixo para que não se mexa com Sérgio Moro, pois ele é indemissível.

  23. Se eles ficarem mais acuados e temerosos, ao mesmo tempo em que desejam a todo custo mandar Sérgio Moro embora do governo, então poderiam se convencer que não resta alternativa, é tacar fogo no país e ir até o fim para fugir da cadeia. Tentariam de tudo para transformar a vida do cidadão em um inferno e colocar o governo contra a parede para ceder a eles ou ser derrubado. Tão logo uma greve generalizada fosse anunciada, Brasília poderia ser sitiada e o combustível já esgotado de cara.

  24. Eles estão acuados, desesperados e completamente assustados, mas não se renderão, pois já fizeram besteira demais, não há como voltar atrás. Mas se a situação "sair de controle", isto faria com que eles repensassem a estratégia. Claro que isto significa mais besteira, provavelmente chegariam à estupidez de impedir manifestações em Brasília. Por outro lado, se uma greve na Petrobras como preâmbulo para o sitiamento de Brasília tiver sido escolhida, o temor deles pode ajudar neste sentido.

  25. Dependendo da pressão que for feita sobre os CORRUPTOS no dia 25, a troca do comando da PF e o acordão podem ter que ser adiados mais para frente. Dependendo do nível de "ferocidade" e desmoralização dos CORRUPTOS, mais eles teriam que teoricamente pisar em ovos (o que seria literalmente, se eles tomarem uma chuva de ovos). Sem a manifestação dos caminhoneiros ano passado, o que é que os CORRUPTOS não teriam feito para fraudar as eleições?

  26. O Bolsonaro tem esse lado desagradável: é mimado e assim como os filhos que produziu, quando quer, é porque quer e fim de papo. Embicou como delegado Valeixo, disse pra si mesmo que vai detonar o cara e próximo assunto. Acha que, como presidente, pode cagar e andar em todo lugar. Lá na data de eleição, essas atitudes vão asfaltar o caminho pro PT e os Ciro Gomes, ou seja, pro retrocesso do país.

    1. Todos os lados desse estrupício são desagradáveis. Tosco. Grotesco. Boçal. Miliciano fdp. E eu que só não queria ser governado de dentro da cadeia...

  27. Como era aquele papo do João 8:32 E conhecereis a vdd e a vdd vos libertará. Tenho críticas ao governo Bolsonaro. Mas longe de eu estar arrependido. Só não sou cego.

  28. Maurício Valeixo é da confiança do Ministro Sérgio Moro, consequentemente, de todos os brasileiros de bem, que votaram na pauta anticorrupção de Jair Bolsonaro. Assim sendo, se o Presidente exonerar o Maurício Valeixo, estará fazendo sua opção pela corrupção impune e não contará mais conosco.

    1. Concordo totalmente. Se Sérgio Moro sair é o fim deste governo. será o candidato mais forte em 2022! Bolsonaro estará dando um tiro no pé.

    2. Concordo plenamente com sua opinião , quando eu votei no Bolsonaro eu acreditava e ainda ACREDITO em um Brasil acima de todos , isso inclui os filhos problemáticos do PRESIDENTE.

  29. Sou mais Sérgio Moro q o Bolsonaro. Já estou ficando bem esperto nessa associação do Presidente com os presidentes do congresso e o do judiciário (é isso mesmo, escrito em minúsculas), unidos num acordão pr aniquilar a Lava Jato. Parece q está nessa pr proteger o filho... Não me interessa, pq eu sou contra a corrupção e ponto final. Como sempre digo: Não tenho políticos de estimação e acho que um saco de merda seria melhor do que o Haddad como presidente, ms apoiei o capitão e vou cobrar...

  30. Se não já, a Verdade aparecerá, com absoluta certeza. Sem sombra de dúvida, fatalmente. Ora, vejam: A HISTORIA SEMPRE REVELA ISTO!... O que ocorre hoje no Brasil, com odiosos corruptos se contorcendo, apavorados, furiosos, com suas agressivas reações, já é, NA VERDADE, UMA PROVA, real, evidente e cristalina, de que a atual avalanche que desnudou seus crimes escabrosos, os irá engolir. A todos, poderosos ou supremos. Não ficará pedra sobre pedra... Simples assim. Será um bom filme. Haja pipoca!

  31. Se não já, a Verdade aparecerá, com absoluta certeza. Sem sombra de dúvida, fatalmente. Ora, vejam: A HISTORIA SEMPRE REVELA ISTO!... O que ocorre hoje no Brasil, com odiosos corruptos se contorcendo, apavorados, furiosos, com suas agressivas reações, já é, NA VERDADE, UMA PROVA, real, evidente e cristalina, de que a atual avalanche que desnudou seus crimes escabrosos, os irá engolir. A todos, poderosos ou supremos. Não ficará pedra sobre pedra... Simples assim. Será um bom filme. Haja pipoca!

  32. O que fazer com um diretor de polícia que passa a frente a confusão de dois indivíduos homônimos feita por outro diretor de polícia subordinado?No mínimo são dois incompetentes!

  33. Pode até estar acontecendo um acórdão mas temos que mostrar apoio ao presidente, não acredito que ele vá trair seus eleitores está sendo muito difícil furar as barreiras,mas eu acredito que,com apoio ele vá conseguir,vc dá um passo atrás para ter maior impulso."Deus acima de todos."Respeito todas as opiniões mas esta é a minha .

    1. bolsonaro ja traiu o eleitor ele está colaborando pára desidratar a LAVAJATO

  34. Está ficando cada vez mais difícil para os adoradores do "mito" defende-lo. Até os adoradores estão diminuindo. Demitir Valeixo é perder o apoio de MORO... aí será seu fim !!!

  35. É ele demitir Valeixo, enfraquecer Moro e perder apoio popular. Moro é um dos pilares mais fortes deste governo, Bolsonaro ao proteger demais os filhos tem demonstrado que o Brasil não está acima de todos, pois se de fato existir um acordo para minar a operação LJ ele está TRAINDO o Brasil.

    1. Verdade. Bolsonaro precisa retomar sua credibilidade.

  36. O que o poder faz com as pessoas. É tanta coisa que escutamos que vem de Brasília que achamos impossível tanta corrupção , acordos. O presidente do senado e câmera e alguns do supremo acham que podem governar o Brasil. Votamos no Bolssonar acreditando que iria mudar . Agora é amigo de desses três que se acham deus! Que tristeza para nós brasileiros. Bolssonaro devia se unir ao exército e fechar Congresso, Senado e o Tribunal Superior! Só assim pra botar um novo Brasil a funcionar.

  37. PRESIDENTE NAO TRATO MORO TAO. MAL ASSIM.., AFINAL DE CONTAS HOUVE O USO DA LAVA JATO PARA SUA ELEIÇÃO. O POVÃO NÃO ESTA É NÃO VAO TE PERDUAR . EU PERDI MEU VOTO É AMIGOS. MENOS FILHOS. MAIS BRASIL. PRESIDENTE.

    1. Esses filhos ainda vão dar muita for de cabeça, o bom pai faz com que seus filhos assumam as responsabilidades dos seus atos. Nós não podemos desistir do Brasil, o trabalho executado pela Lava jato trouxe novamente a crença de que estávamos precisando.

  38. SR presidente PERDI MEU VOTO. MENOS FILHOS. MAIS BRASIL PÔ. seu voto já era. O Sr presidente está sendo o Maior ELEITOR P T. PERDI AMIGOS.

  39. Revoltante essa atitude de Bolsonaro. VALEIXO faz um excelente trabalho o elegemos p combater a corrupção e crime organizado e não p fazer acordão com bandidos q devem e temem a PF. Canalhice!!! o eleitorado esta indignado com td razão,. não tem mais o apoio de antes. Agora quer colocar amigo dos filhos na PF p manipular as operações. VERGONHOSO pior do q o PT maldito !!!

  40. O principal motivo para a população ter votado em Bolsonar foi a proposta de combate a corrupção. - Exigimos o cumprimento deste compromisso.

  41. Revoltada, pois tendo participado de todas as manifestações na Paulista, em que JB e os candidatos do PSL subiam nos trios elétricos e gritavam seu amor à Lava Jato e apoio a Sérgio Moro ao microfone, vejo a realidade de hoje: ELEITOS dão uma banana ao povo e um passa-moleque em Sérgio Moro... ingratidão e memória curta são irmãs siamesas!!!

  42. Sinto pelo Dr. Moro, q junto com nós, acreditou num fantoche. O cara que, devido ao mal maior petista, nós eleitores brasileiros, o elegemos, tá parecendo que trocamos 6 por meia dúzia. Lamentável.

  43. Se Bolsonaro diminuir a Lava Jato e enfraquecer o Ministro Moro vai assistir a revolta de milhões que votaram nele. Eu não quero pensar nisso e não quero sofrer já foram tantos anos com a esquerda e votei pelo liberalismo pelos valores cristãos, por justica, dignidade e respeito e transparência e por amor ao país. Acorda JB. Busque o caminho da Verdade e da Ética.

  44. Bolsonaro sem Dr. Sergio Moro está acabado e o pior que ele pensa que o povo é otário.Acorda Bolsonaro! Você acha que minando o Dr. Sergio Moro alguém votaria novamente em você? engana -se serás esquecido para sempre e será o fim de sua carreira política. Quem viver, verá.

  45. Não, essas medidas não serão amainadas nunca, o presidente pensa que somos idiotas, mas pra mim ele sempre foi medíocre, é só ler o currículo e o palavreado pobre, cuidado, muitos "espertos" foram traídos pela própria esperteza, acho que ele vai cair do cavalo, já caiu, já ficou de cócoras.

  46. Todo o Governo Bolsonaro é Para Inglês Ver. Sergio Moro se esforça, mas o boicote à boa intenção e competência do Ministro impõe o desperdício de tanto talento. Dentro desse cenário deprimente e revoltante (para quem votou em Bolsonaro), a saída de Maurício Valeixo, infelizmente, é previsível. Por outro lado, a aprovação de Bolsonaro irá despencar mais ainda.

  47. Está claro que o combate a corrupcao desse governo ficou só no discurso. Estamos de olho. Eu confio apenas em Moro e em sua equipe. Moro precisa abrir o olho com fogo amigo e com os filhotinhos do presidente.

  48. Se o capitão honesto, dos filhos honestos (conforme propaganda eleitoral), ousar fazer isso, vai perder muitos votos! Nunca mais!

  49. Jair Bolsonaro- IL TRADITORE! A Fraude. A cachorrinha do Acordão. O Mico da ética. O abafador demagogo. O esquizofrênico acuado. O hipócrita modorrento. O covarde.

  50. O Antagonista noticia informações de bastidores para que a sociedade fique atenta. Se deixar para publicar depois que o fato foi consumado o estrago já foi feito e na maioria das vezes de forma irreverssível.

    1. O que os jornalistas divulgam está em curso. O povo tem que ficar atento, se manifestar de forma atuante para mudar o curso. Não podemos desistir, embora pareça ser murro em ponta de faca!

  51. No Time q está vencendo não se mexe. Portanto o Valeixo deve e precisa permanecer no Comando da Polícia Federal pelos resultados positivos q têm sido atingidos pelas ações da Polícia Federal. Não dá para negar nem esconder a atuação eficaz da PF. O Brasil agradece.

    1. Não só ela, mas as ratazanas todas. O gato, preocupado com os filhotes, se esqueceu da limpeza.

    1. Poucos jornalistas estão tão do lado do povo com O antagonista. Eles querem o melhor para o país. Apoiaram desde sempre o combate a corrupção e o avanço do país. Não seja leviano e pequeno.

    2. O Antagonista está certo nas suas previsões. Enquanto isso o povo dorme em berço esplêndido.

Mais notícias
Assine agora
TOPO