LeandroNarloch

Eduardo Cunha livre?

04.10.19

Vocês ficam aí falando do Lula, que o STF está sabotando a Lava Jato e vai soltar o Lula, que Lula recusa o semiaberto, e perdem o principal. O principal, o personagem mais rico de toda essa ópera trágica, é Eduardo Cunha.

Lembram-se do Eduardo Cunha? Ninguém mais pensa nele. Enquanto as colunistas (que trabalham em jornal, mas parecem assessorar o ex-presidente) tratam de divulgar a opinião de Lula sobre a Lava Jato, as queimadas da Amazônia, o namoro relâmpago de Scooby e Anitta, o ex-presidente da Câmara sofre um silêncio polar.

Temos um vilão de Shakespeare, um velho cínico de Dostoiévski vivendo em nosso tempo – e o que fazemos? Nós o ignoramos. Não sabemos como essa potência dramática passa os dias em Bangu. Sua mulher o visita sempre que pode? O que leva para o marido passar o tempo? Cunha dorme bem ou sofre de insônia? Mexam-se, jornalistas: há um Macbeth entre nós e o tratamos como um figurante de Balzac.

Lula é um vilão envergonhado e cafona. Finge bondade com aquele palavrório de esquerda repetitivo e previsível. Jura acreditar que foi preso pelas elites porque “tirou milhões da pobreza” etc. Tem uma seita à la Jim Jones para defendê-lo com argumentos infelizes.

Já Eduardo Cunha é um vilão clássico. Não tem seguidores. Não adere ao costume irritante dos dias de hoje de tentar parecer mais bondoso do que realmente é. Parece ter orgulho de seus maus sentimentos e intenções.

No auge de sua vida (dezembro de 2015, após a derrota no Conselho de Ética), Cunha poderia ter sido prudente e moderado. Poderia ter tentado escapar do processo de quebra de decoro parlamentar negociando com os deputados que votariam o relatório no plenário. Mas um vilão de verdade não é prudente ou moderado. Um vilão de verdade morre atirando, decide partir para a destruição mútua.

Fico imaginando Cunha na manhã de 2 de dezembro, ao decidir vingar-se do PT e aceitar o impeachment de Dilma. “Vinde a mim, espíritos das ideias assassinas!”, diz ele diante do espelho, como Lady Macbeth ao saber que poderia ser rainha. “Inundai-me dos pés até a coroa de vil crueldade; dai-me o sangue grosso que impede e corta o acesso ao remorso. Não me visitem culpas naturais para abalar meu sórdido propósito ou me fazer pensar nas consequências.”

O drama se encerra meses depois com a sentença que nem grandes dramaturgos escolheriam com tanto talento: “Deus tenha misericórdia desta nação”.

Às vezes acho Cunha o oposto do atual presidente da Câmara. Rodrigo Maia pode agir com grandeza aqui ou ali – serão sempre grandezas de um homem medíocre. Já Eduardo Cunha não perdia oportunidade de revelar vilanias e baixezas – as baixezas de um grande homem.

Para quem acompanha a política como uma opereta ou uma boa novela, a Justiça importa pouco diante da potência dos personagens. É por isso que, muito mais que a possibilidade do STF rever a condenação de Lula, é a liberdade de Cunha que me corta a respiração.

Leandro Narloch é jornalista e autor do 'Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil'.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acho q a cadeia tem o dom de fazer os corajosos virarem, mocinhas caseiras. Se ele ainda fose ese cara corajoso, teria feito uma bela delacao. Queria ve=lo denunciando o judiciario q ate agora ta praticamente fora do jogo. Sera q la so tem pessoas de bem? Nesse roubalheira toda nao viram e nao levaram nada?

  2. Este é o pior dos canalha da República. Quanto ao Lula é de dar nojo pp com os seus asseclas totalmente sem noção da realidade entre aspas.

  3. Sim!!!! Ele está quieto há tempo!! Tenho pavor dele. Se ele for solto perderemos uma bela delação premiada. A caixa de Pandora. Deus tenha mesmo misericórdia por nosso país envergonhado. Nem Shakespeare teria escrito tal novela. Talvez um mexicano!!! Bem sangrenta!!!

  4. Esse é o malvado mais malvado entre os malvados. Cunha e Renan disputam o título. Muito medo dos dois, do que são capazes de fazer nome próprio,mesmo que isso signifique uma vergonha para nosso País

  5. Quanta verdade nesse texto!Esperando a soltura do autêntico malvado favorito, não pra legislar, e sim pra vomitar as verdades.

  6. Obrigado Cunha ! Tu salvasses o Brasil . Pagasses pelos teus erros , use agora a sua inteligência para voltar ao palco principal e fazer algo ainda maior pelo Brasil . Mas nao esqueça ....a página virou mas está marcada .

    1. PQP! Que texto! Feito sob medida. Palavras inspiradas, na medida certa. E a comparação saiu perfeita: bandido famoso x famoso bandido.

  7. Tem toda razão. A imprensa elegeu e põe na berlinda só Bolsonaro , o que já deu canseira em todo o mundo. Por quê não saber mais de Eduardo Cunha? Seria excelente conhecermos o que faz diariamente, o que pensa etc.

  8. Cunha tem que continuar preso. Dirceu idem. Precisamos de exemplos porque nossa memória é muito curta. Collor fez o que fez e depois conseguiu se eleger. Se não mantivermos nossos queridos bandidos no xadrez periga uma reeleição num curto espaço de tempo. Falta Renan, falta Aécio, falta muita gente ainda!! Deixa os caras amargarem um pouquinho!

    1. Cadeia é pouco para os corruptos os de colarinho branco, Lúcia. A punição adequada pra eles é a cassação definitiva de seus direitos políticos. Todos os que foram presos com a Lava Jato, uma vez soltos, eleger-se novamente é só questão de tempo: o da próxima eleição.

  9. Cabral tb foi esquecido... só a esquerda tem bandidos de estimação. Mas tem algo comum entre Cunha e Maia: a habilidade de manipular a pauta da Câmara em seu próprio benefício.

  10. Cunha ao promover a cassação da Dilma, pagou um preço muito alto, perdeu o mandato, perdeu seu patrimônio e perdeu a liberdade, será que valeu a pena?, no futuro quando estivermos novamente na mesma situação com um PT organizando um projeto de poder, será que teremos um novo Cunha para dar um stop?

    1. Texto que faz lembrar Nelson Rodrigues em plena forma. Maravilhoso. Revelador.

  11. Eduardo Cunha e outros filhos do demônio que a imprensa esqueceu nos porões do sistema prisional diferenciado para corruptos e corruptores de colarinho imaculadamente branco.

  12. No frigir dos ovos, o que conta é que ele é um criminoso, assim como lula e toda gangue que impludiram o Brasil e suas instituições. Tem muitos soltos por aí ainda. Independente do nível de sofisticação, são só pessoas vis, psicopatas criminosos.

  13. Esse cara deveria receber a gratidão de todos os brasileiros pelo simples fato de ter contribuído com o impetitime da Dilma solon

    1. O Brasil será eternamente grato ao Cunha. Mas isso não o inocenta de seus crimes.

  14. Não me importo muito em como está ou onde está o Cunha. Nem mesmo com os crimes que por cero cometeu. Só sei que o Brasil deve muuuuito a ele. Tirar a Dilma não tem preço...

  15. Como disse Sérgio Moro: Lula e Eduardo Cunha estão presos porque cometeram crimes. E eu acho que assim devem continuar pelo bem do Brasil.

    1. Não é simples assim, não! Esse silêncio sobre ele chega a assustar! Por que está tão calado e conformado com a prisão? Ele é astuto e sabe a hora certa de agir!

  16. Como disse Sérgio Moro: Lula e Eduardo Cunha estão presos porque cometeram crimes. E eu acho que assim devem continuar pelo bem do Brasil.

  17. Caro Narloch! Quando você tiver um tempinho, fale pra sua colega Mônica Bergamo tomar vergonha e parar de adular políticos ladrões, todo mundo já notou isso, menos ela!

  18. Ai, que preguiça! Como dizia Macunaíma! Achei que o colunista falaria das minúcias ardilosas de Cunha, a quem agradeço todos os dias por ter defenestrado uma incompetente do cargo de [email protected] Eu acho que Cunha merece, portanto, muito mais respeito entre todos os políticos presos. Afinal fez um grande bem para o Brasil ! Acho Cunha um homem corajoso e detentor de uma invejável capacidade de gestão. Se outro corrupto pode, porque Crusoé não lança uma campanha: CUNHA LIVRE.

    1. gostei Carlos do seu comentário.Bendito seja Eduardo Cunha.

  19. O melhor dos bandidos, o campeão do jogo de Xadrez está solto e é Senador da República. O seu projeto de "Abuso de Autoridade" vai muito bem, obrigado. Os processos contra ele estão muito bem guardados, e devem prescrever, pois deve saber muito de muita gente. O outro "campeão" é das Minas Gerais, por enquanto a pesar de tudo, "imexível".

  20. Discordo. O pior de todos é sem dúvida nenhuma José Dirceu. O cérebro por trás de todas as maracutaias do PT..Ainda bem que estava inelegível pois com toda a certeza já teríamos virado a Venezuela se ele fosse eleito no lugar de Dilma. Sem dúvida o pior dos piores!,,,,

    1. Márcia, sem discordar de você e do Narloch, eu acho que a lista é enorme. Cunha, Dirceu, Renan, Lobão, Randolfe, Colon, Alcolumbre, etc. E não acaba, para onde você olha, acha mais um. Essa "banalidade do mal", como definia Hanna Arendt, é o que torna o que vivemos nos últimos dez anos algo parecido com os piores momentos da história da Humanidade.

  21. O Lula é um babacão. Merece o apelido de sapo barbudo e que hoje o sapo até perdeu a barba... O Cunha bem que merecia estar solto com tornozeleira porque pelo menos ajudou a empurrar a dona Dilma do precipício...

  22. Frase do ano: Rodrigo Maia pode agir com grandeza aqui ou ali - serão sempre grandezas de um homem medíocre. Sensacional!!!!

  23. Se estivesse ainda em atividade na magistratura e exercendo a Vara das Execuções Penais em Curitiba eu faria a vontade de Lula, ou seja, o deixaria preso. Autorizava a permanência dele no xilindró mas mandaria, por causa de suas credenciais, para um presídio de segurança máxima em Rondônia ou no Acre. Talvez, para não ser tão cumpridor dos deveres funcionais, o mandaria cumprir a pena em um presídio de segurança máxima em São Paulo, sem as mordomias que estamos pagando e sem utilização do motel.

  24. Imaginem do que é capaz Cunha com toda a sua inteligência e genialidade arquitetar com raiva e espírito de vingança....dá medo...

  25. Certeiro e cirúrgico! Apenas acho que o articulista foi bastante benevolente ao tachar Rodrigo "Botafogo" Maia de "homem medíocre". Sinceramente, é muito menos que isso: Apenas um beócio desonesto (tal e qual o pai) com superlativo complexo de superioridade. Tirem-no da presidência da Câmara, e o Nhonho retornará á condição de mero excremento de larva. Já o Eduardo Cunha é, de fato, "hour concour". Vingativo, pestilento, maquiavélico, inteligente, perverso, e, sobretudo LADRÃO.

    1. Ele é tão bandido que foi o único a competir em pé de igualdade com os PTralhas pois já jogava xadrez no tabuleiro da malandragem.

  26. Enquanto as mídias se destraem,o povo se empodera alimentados pelos desilzses de seus algozes. Tem pra todo gosto: Lula,Cunha,Alcolumbre,Maia,Toffoli,Gilmares da vida ,etc,etc

  27. Muito bom! E a grande verdade é que "jornalistas" ou pseudos jornalistas "mamaram" muita grana dos cofres públicos na moleza, só pra puxar o "saco fedido" do cafajeste, corrupto, ordinário, falso, etc., chefe da QUADRILHA .... LULA. A cambada toda, aqui incluída os "artistas, celebridades, intelectuais" querem ASSALTAR de novo os cofres dos hospitais, escolas, remédios, educação .........

    1. Não se esqueça do Ministro do Turismo, do líder do governo no Senado, do 01...

  28. Certíssimo . O Maquiavel está tramando da prisão , aliado aos seus discípulos Botafogo e Davi , mais uns supremos árbitros comprometidos, para melar as condenações e livrar o que virá pela frente , ainda . Tudo sincronizado com os adeptos do molusco , usados para salvar a pela , mas com o MOLUSCO MOR já apodrecido diante a grande maioria do povo , Aliás, o Cangaceiro Gomes assim já atestou .Sigam firme !

  29. Cunha(nosso malvado favorito), talvez um dos mais espertos ladrões da república; desde o início(após prisão), através de seu advogado, tentou ludibriar a justiça.Transferiu milhões para contas bancárias no exterior(roubou muuuuiiiitttoo); permanece firme na prisão; em nenhum momento esboçou fragilidade p/oferecer a delação premiada. Resumindo, está confiante; daqui a pouco sairá da prisão...milionário! Infelizmente no Brasil, o crime continua compensando...é muito triste.

  30. Eduardo Cunha prometeu um livro. Cadê?! O título: "Deus, tenha misericórdia dessa Nação!", não temos dúvida que será super adequado. Entendi a "resignação" dele como calculada, para esquecimento por todos, da esposa e filha dele. Não é por aí?

  31. Muito bem dito. Vamos resgatar a figura desse Coringa do parlamento, há tanto olvidado. Ladrão por ladrão, até tenho que aplaudir Cunha que nunca se arvorou como a "alma mais honesta desse país". Creio, inclusive, que quando da sua condenação deveriam ter lembrado de um grande atenuante. Graças a ele a anta se foi.

  32. Minha proposta: Caso o STF anule os processos da Operação Lava Jato, independente do que aleguem, defendo que todo o dinheiro repatriado, os devolvidos nos acordos de delação premiada, os encontrados nas residências dos presos assim como obras de arte, etc. seja devolvido aos criminosos e que o Estado pague uma big indenização aos condenados por todo que tiveram que passar nesses anos da Operação Lava Jato. Aí sim a justiça será realmente feita ao "ser mais honesto do Brasil" bem como aos demais

    1. Do jeito que as coisas andam é bem possível que isso venha a acontecer. Imagina o Cunha solto gastando os milhões roubados dos cofres públicos e rindo da nossa cara. E com ele irão muitos outros para a liberdade e jogar na nossa cara que o crime no Brasil COMPENSA. O gerente da Petrobras já está solto.

  33. O Eduardo Cunha é o meu malvado favorito. No fundo ele não é nem tão mal assim e ainda nos livrou da praga da esquerda corrupta.

    1. Super texto...eu penso em Cunha o tempo todo, e sinto que ele está prestes a voltar com tudo Leandro e como vc disse ninguém nem lembra que o homem existe, triste ver que nosso povo se esquece de tudo em tempo mínimo, está aí o resultado! Roze

  34. Excelente texto, muito bem escrito. É certo que Eduardo Cunha mereceria o Oscar de melhor ator coajuvante nessa tragi-comédia chamada Brasil...

  35. Falem negativamente o que quiser de Cunha. Talvez tenham razão. Mas o feito heróico dele já entrou para a história: desapegar do poder um partido que comandava a maior organização criminosa que esta Nação já viu.

  36. Não fosse o espírito vingativo de Cunha, Dilma concluiria seu mandato, o PT estaria no poder ( à custa de alguma maracutaia eleitoral ), Cunha ainda mais rico, a lava-jato seria apenas um fato histórico passado e enterrado, Lula livre, balançando a pança e comandando a massa, recebendo títulos honoríficos pelo mundo socialista de fachada, o MDB firme em seu posto de milícia do poder, o Estado todo aparelhado rumo à perpetuação da corja petista no governo. Ironia, salvos por um bandido!

  37. Tereza Tudo que estamos vivendo se deve ao Cunha. Também acho injusto que ele nunca seja citado. Me solidarizo com “sua grandeza” em iniciar toda essa balbúrdia. Força jornalistas... quero saber o que se passa com ele.

    1. Tudo o que o STF tem feito é para beneficiar Cunha que sabe muito sobre eles....esperem pra ver...Lula é favas contadas, agora Cunha....esse sim sabe coisas e tem dinheiro...muito dinheiro...

Mais notícias
Assine agora
TOPO