STF

O Big Brother de Toffoli

O presidente do Supremo é contido em seu esforço para ter acesso a algumas das informações mais sensíveis da República
22.11.19

Se a clareza é a cortesia do filósofo, ir “do escuro para o claro”, como pregava Goethe, deveria ser a obrigação de todo e qualquer magistrado. Mas o presidente do STF, Dias Toffoli, muitas vezes demonstra não ter apreço à nitidez. Apostando no breu, Toffoli imaginou acessar os dados sigilosos de 600 mil pessoas físicas e jurídicas produzidos nos últimos três anos pelo antigo Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras). Quando viu que poderia deixar digitais à mostra, recuou. Na quarta-feira, 20, em voto de mais de quatro horas de duração, durante o julgamento do Supremo destinado a examinar a liminar expedida por ele responsável por travar investigações baseadas no compartilhamento de informações do Coaf e da Receita com o Ministério Público, Toffoli recheou sua fala de platitudes, empreendeu rodopios, foi, voltou e terminou produzindo um clima de constrangimento entre seus próprios pares. “Tem que trazer um professor de javanês para entender o voto (de Toffoli)”, confidenciou o ministro Luís Roberto Barroso a alguns ministros, ao deixar o plenário.

Quem não se expressa com clareza, recorre a subterfúgios linguísticos, percorre caminhos sinuosos com as palavras com o intuito não de explicar, mas de confundir, corre o risco de mascarar a verdade. Mas nada como um pouco de luz para decifrar um voto-esfinge. Senão vejamos. Toffoli quis dar tom inédito ao que já era comum nos procedimentos que balizam o compartilhamento de dados bancários e fiscais da UIF (ex-Coaf), da Receita e do BC com o Ministério Público. Em dado momento de sua explanação, disse que a UIF só deveria compartilhar dados globais, ou seja, o óbvio ululante. A proibição de transmitir aos órgãos de controle extratos bancários também não encontra sentido na realidade, uma vez que o antigo Coaf, hoje UIF, jamais acessou informações desta natureza, ocupando-se tão somente de produzir relatórios de inteligência financeira fundamentados justamente nos tais “dados globais”.

Não há nada de novo no front nem quando Toffoli diz querer obrigar o Ministério Público a instaurar um Procedimento de Investigação Criminal (PIC) e comunicar o juízo competente, tão logo receba da UIF um relatório de inteligência financeira. Não é de hoje que é exatamente dessa maneira que o Ministério Público opera. Ao complementar o seu voto na sessão de quinta-feira, 21, Toffoli enfim, agiu com a clareza que se espera de um magistrado do seu quilate, ao defender que determinadas informações levantadas pela Receita no âmbito dos procedimentos, como extratos bancários e declarações de Imposto de Renda, não deveriam ser enviadas ao Ministério Público sem autorização judicial. Na prática, se esse entendimento estivesse em vigor, o avanço da Receita sobre sua mulher, a advogada Roberta Maria Rangel, revelado por Crusoé em junho deste ano, e o envio das informações aos procuradores deveriam ser comunicados a ele pelo próprio Ministério Público.

STFSTFBarroso sugeriu “professor de javanês” para decifrar os rodopios de Dias Toffoli
O presidente do STF tenta dourar a pílula, mas nunca pareceu se importar com a medida de exceção que colocou em marcha. O objetivo inicial era aparentemente o de paralisar as investigações sobre Flávio Bolsonaro (“lenda urbana”, segundo o ministro), que resultou no travamento de outras 935 apurações. Não contente em congelar as investigações, ele passou a querer acessar dados sigilosos em poder da inteligência financeira, como revelou a Folha de S.Paulo, ao noticiar que Toffoli tinha exigido acesso a dados compilados por Coaf e Receita de 600 mil contas de pessoas físicas e jurídicas.

Na prática, políticos de todos os espectros ideológicos e até empresas que tiveram transações financeiras atípicas e caíram na mira de ambos os órgãos estavam com suas informações sensíveis ao alcance de Toffoli. A recente ofensiva do ministro aos dados sigilosos da Receita corria sob sigilo. Somente após ser revelada pela Folha é que o ministro recuou da decisão. Antes do cavalo de pau, porém, ele rejeitou um pedido da Procuradoria-Geral da República para revogar a medida e reiterou que o seu gabinete, em nenhum momento, acessou as informações que foram disponibilizadas. O estrago, porém, já estava feito e refletiu-se no confuso voto do ministro, que fez questão de se dirigir aos colegas mais antigos da corte, o decano Celso de Mello e o ministro Marco Aurélio Mello, para tentar se justificar. “Olha que para chegar a receber esses dados, ministro Celso e ministro Marco, foi necessário dar uma decisão bastante dura, mas, se não fosse aquela decisão, jamais teria obtido aqueles dados”, afirmou Toffoli.

Depois de Toffoli apresentar seus esclarecimentos, foi a vez de o ministro Alexandre de Moraes pronunciar o seu voto. Ele divergiu do presidente da corte sobre o compartilhamento de dados da Receita, por entender que todas as informações utilizadas pelo Fisco para apurar irregularidades devem ser encaminhadas ao Ministério Público diretamente. A sessão foi encerrada e o Supremo só voltará a discutir o assunto na próxima quarta-feira, 27.

Agência BrasilAgência BrasilO ministro Alexandre de Moraes discordou de Toffoli sobre os dados da Receita
Por trás do pilates jurídico de Toffoli, estão as articulações de um ministro que, desde março, vem extrapolando. O primeiro sinal nesse sentido foi a instauração de um inquérito de ofício para apurar supostos ataques a ministros da corte. Na prática, porém, a investigação tem servido aos mais diversos interesses — da censura a Crusoé até o acesso às mensagens de Telegram de diversas autoridades, apreendidas pela Polícia Federal no âmbito da investigação sobre o ataque hacker à Lava Jato.

Seus gestos sugerem ainda uma tentativa de acordão entre os Poderes que, como mostrou Crusoé em sua edição 68, tem tudo para prejudicar os avanços conquistados pela Lava Jato no combate à corrupção. Se por um lado tenta colocar “balizas” na Receita, por outro Toffoli afaga o Palácio do Planalto à luz do episódio Flávio Bolsonaro, numa decisão que ele mesmo, agora, encontra dificuldades para manter de pé. Os movimentos, neste caso, não passam despercebidos pelos outros ministros do Supremo. Nem pelo país.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Após isto, seria colocar a boca no trombone e perguntar: AFINAL, QUAL É O TEMOR? Até informações que deveriam poder ser acessadas por qq cidadão estão blindadas agora quando envolvem os CORRUPTOS? Aliás, quantos nomes de parentes de gente no Congresso não apareceria tb? É apertar, mas sem prender agora.

  2. Seria inconcebível que dados que não envolvem quebra de sigilo pudessem passar a gozar de confidencialidade pq eles contém nomes de gente ligada aos CORRUPTOS do judiciário. Haveria demonstração maior de que há uma classe de indivíduos que estão fora do alcance das garras da lei? Se isto for possível, bastaria um parlamentar "bisbilhoteiro" solicitar os dados, fazendo questão de dar o máximo de bandeira, para que logo apareça alguém para impedir o fornecimento da relação.

  3. Pq um senador ou deputado não poderia solicitar ao COAF e à RF dados de pessoas físicas e jurídicas que tiveram apontamentos de transações atípicas e que caíram na malha fina? Não se trata nem de quebra de sigilo, pois não se está pedindo dados financeiros, mas somente uma relação como nomes, CPFs ou CNPJs, nada mais do que isto. Nem receber tal relação seria necessário, desde que o parlamentar logo colocasse a boca no trombone e denunciasse constrangimento ao legítimo exercício do mandato.

  4. Mais importante, o judiciário inteiro deveria ficar sob alerta de que a qq momento o castelo de cartas pode desmoronar, pois assim seria um elemento a menos de dúvida quanto à inevitabilidade de uma SOLUÇÃO FINAL. Não é preciso prender agora, basta apertar para que os CORRUPTOS tentem escapar e se enforquem mais ainda. Toffoli não requisitou ilegalmente acesso a dados de mais de 600 mil pessoas físicas e jurídicas produzidos nos últimos 3 anos pelo COAF?

  5. De fato, a coisa poderia até ser mais ampla, sendo estendida a outras instâncias do judiciário e envolvendo escritórios de advocacia. Se há uma verdadeira máquina de vender sentenças nos tribunais superiores e inferiores, como é possível que não tenha surgido nada nos mecanismos de controle? No mínimo alguém deveria fazer a checagem para ter certeza de transações atípicas estão ocorrendo e a malha fina da RF está pegando quem tem patrimônio incompatível com a renda.

  6. Um deputado ou senador "neutro" não poderia requisitar dados não-sigilosos como, por exemplo, a relação de indivíduos que tiveram apontamentos no antigo COAF e na RF suspeitos de enriquecimento ilícito e lavagem de dinheiro? Veja, não há quebra de sigilo, mas mera informação acerca de quais contribuintes e cidadãos constam nas relações dos órgãos de controle. Com os nomes em mãos, seria fácil se cruzar estas informações com os nomes de parentes de ministros do STF e do STJ.

  7. Nos EUA não há uma celeuma em torno da declaração de IR de Donald Trump? Os democratas vão lá e tentam obtê-los e logo vem uma decisão impedindo. Seria bom se ocorresse no Brasil uma coisa parecida, mas que envolvesse declarações de IR, dados financeiros de parentes de ministros do STF e do STJ. Dependendo, até deles mesmos. Deve ter algum mecanismo que permita este tipo de coisa, para que então se brinque de gato e rato.

  8. Uma vez que as mulheres e filhos do STF e STJ não possuem foro privilegiado, a própria Câmara poderia dar um jeito de requisitar as informações sobre movimentações e apontamentos suspeitos envolvendo PREPOSTOS de ministros CORRUPTOS. Pq não? Imagine que, não bastasse a prisão em 2ª instância e o pacote anticrime sendo sabotados, os CORRUPTOS tivessem que se movimentar para impedir a quebra de sigilo de seus PREPOSTOS instalados em escritórios de advocacia.

  9. Ou eles já conseguiram o que queriam? Já reuniram informações para montar dossiês de todos os seus inimigos? Pq a partir de agora as investigações podem continuar, inclusive aquelas envolvendo escritórios de advocacia sob suspeita de lavarem dinheiro. Aliás, o grupo Muda Senado desistiu da CPI da Lavatoga, mas o Senado não pode quebrar o sigilo das mulheres de Toffoli e Gilmar ou requisitar dados à RF. Na verdade, nem precisa ser o Senado.

  10. Agora que caiu a suspensão do envio de informações financeiras dos órgãos de controle para o MP, eles finalmente vão poder comunicar este para que sejam realizados os trâmites devidos? Ou será que os CORRUPTOS já estão se preparando para ir para cima de Flávio Bolsonaro e do pai? Agora não há empecilho para que o esquema de rachadinha seja investigado (claro, só o Flávio Bolsonaro). E o Queiroz, os CORRUPTOS estão contando com ele?

  11. Como muitos dos votaram em Bolsonaro na verdade votaram contra o PT. Bolsonaro se mostra incompetente para ser Presidentes, é bom de debate, só isso. Resta o consolo: RUIM COM ELE, PIOR SE FOSSEM "ELES". O que mais preocupa é que não aparece ninguém HONESTO e COMPETENTE no mundo político para podermos confiar. Quem souber me aponte, por favor.

  12. Ele é simplesmente ridículo! mas é pérfido. Duvido que queira beneficiar o Bolsonaro, mas viu sim, aí, a chance de soltar seus donos e jogar a culpa no governo.

  13. Quem não se lembra do desespero patriota de MODESTO CARVALHOSA. Quanto ele falou que TÓFFOLI não tinha condição de assumir a Presidencia do STF. E de fato, em toda história do STF nunca tivemos a péssima impressão que se tem hoje de boa parte da composição. Antes os disparates eram um aqui, outro muito depois, a tempo do anterior cair no esquecimento. Agora, a meia dúzia, passou a jogar em equipe. Ai escancarou e registrou para sempre. Essa será a história do STF, nessa quadra.

  14. É nisto q da indicar alguém q não está à altura do cargo que ocupa. Ridículo, passou recebi do que todo mundo já sabia. Incompetentemente legislando em causa própria. J Walter

  15. Esse é o exemplo de indicar um despreparado que se quer conseguiu passar em concursos públicos para assumir a suprema corte brasileira.A falta de conhecimento só da em confusões e injustiças,rasgando a carta magna do Brasil

    1. É, Austelino, falta de conhecimento e, ainda pior: falta de caráter!

  16. Esse presidente do STF é decepcionante. Jamais passaria em concurso para juiz. Taí a enlouquecida inveja que tem do Sergio Moro, por isso que diz que não existem heróis mas no íntimo ele sabe que Moro é o herói do povo brasileiro. O homem que enfrenta a criminalidade coisa que Toffoli apoia.

    1. Teóricamente o STF teria uma supervisão que deveria corrigí-lo e manter o equilíbrio do tripé, mas temos outro desatino, um senador-ventrílogo desrespeitoso, anulando senadores eleitos, juristas, advogados e 57 milhões de eleitores. Ditadura no SENADO/2019, pois parece que o regulamento interno não privilegia a Democracia.

  17. Alexandre de Moraes está mais esperto agora. Sabe que bancar o Totó vai pesar cada vez mais na atual conjuntura de enfraquecimento do estagiário.

  18. Como disse Juíza Eliana Calmon,existe corrupção e muita no judiciário,vamos ficar atentos,é esse o motivo de soltarem o presidiário.

  19. Estou sem condições de digitar com a mão direita, por estar com meu braço operado, mas faço um esforço para mostrar aos leitores o quanto de falta de caráter e dignidade a um ministro, do que se chama a mais alta corte do país. Uma corte cuja especialidade é de soltar bandidos e impedir a prisão de outros poderosos que, sabidamente, vêm corrompendo o poder judiciário de todo o país. É só ler a matéria da Crusoé para comprovar a verdade1

  20. Esse ministro reprovado em dois concursos para a magistratura em São Paulo, na "carreira", sempre ligado à esquerdalha deste país, que se vangloriou de "ter roubado um processo" (ou seja, no caso, os fins justificam os meios), que entendo ser ele denominado o "amigo do amigo do meu pai" (pelo que li) não pode ter credibilidade. É o que penso no momento.

  21. O supremo se tornou refem de politicos que querem conflitar a justiça a favor da desordem e da impunidade, e talvez cumplices de um futuro obscuro onde poderemos sofrer consequencias que destabilize a segurança e ordem de um pais divivido entre o certo e o errado.

    1. Infelizmente, ninguém questionou qual era o objetivo do Toffoli ao solicitar informações sigilosas do ex-ex-Coaf. Seria para deletar algumas? seria para çhantagear a membros do Senado para não aceitar seu impichman? Boas intenções seguramente não eram para o Brasil e a Lava-Jato.

  22. É por essas e outras razões que este senhor. está utilizando o avião da FAB, medo de enfrentar o povo trabalhador que não suporta mais surru.piadores.

  23. O Toffoli transformou-se em um verdadeiro bode velho que ninguem aguenta mais. Se pudesse definir a sua trajetoria “juridica” no país das bananeiras ele seria considerado uma verdadeira ABERRAÇÃO tanto como pessoa e como Presidente do STF, onde conseguiu transformar a corte em um pau de galinheiro, mais sujo impossível. Pelo menos no galinheiro sabe-se nitidamente quem é galo e galinha...

  24. Se Chico Anisio fosse Vivo, com certeza levaria o Toffoli para substituir o Rolando Lero na escolinha do prof. Raimundo. Quatro horas de blá blá blá e nada de produtivo, disse e não disse nada!!

  25. Ministros que acreditam serem Deuses, por favor, deem uma força pro senado aceitar os pedidos de impeachment contra aqueles que têm certeza que são Deuses. E nóis ó!!

  26. A INCOMPETÊNCIA e a IGNORÂNCIA Jurídica, nunca antes vista no STF nesta magnitude, ficam hoje expostas aos olhos do mundo. Que VERGONHA.

  27. Vossa escrescencia não é o STF... Jamais os brasileiros corretos, os brasileiros de bem o perdoarão. Traidor. Toffoli e Gilmar querem implodir o STF como instituição. Estavam quase consegui do até que acordamos do sono profundo e passamos a separar as coisas.

    1. O judiciario brasileiro está podre há muitas décadas mas, só agora o odor fétido está sendo liberado por baixo das togas .

  28. Tudo muito bem colocado, mas cadê a reação dos outros ministros? Todos calados, fingindo grande surpresa frente às decisões de Tóffoli. Tudo encenação, estão todos mancomunados!

  29. Tinvestigaçõesanto interesse e correria do ministro na questão jurídica da proibição da prisão em segunda instância só veio à tona depois dessas da Receita sobre ele e Gilmar. E o povo ainda acredita que essa decisão ocorreu só pra soltar o Lula.

  30. O pior de tudo isso é saber que esses ministros estão macomunados com o pilantra do Greenwald e suas mensagens roubadas para uso futuro contra Sérgio Moro. Pra membros superiores da Justiça Brasileira, é muita falta de vergonha na cara. patifes.

  31. Este é o resultado do casamento Bolsonaro-Toffoli, anunciado pelo primeiro: Eles pariram uma besta, e a besta abriu a caixa de Pandora sobre o país.

    1. Flávio Bolsonaro entrou com o pedido de suspensão do processo dele, por entender que foi feito de maneira ilegal! Vc não faria o mesmo?? Mas Toffoli só aceitou quando viu o dele e o do Gilmar na reta!!!!!

    2. "Tadin" do "ingênuo presidente", né Marta!! Um verdadeiro "vítimo"!! É de "cortar o coração"..... E que ""filhin" "bobin" e trapalhão", né, Marta?!

    3. O Presidente caiu na armadilha, eles encomedaram o caso do Carlos Bolsonaro para executar esse plano aí. Foi meticulosamente planejado. Segurou o presidente que calou. Para quem gosta de opinar sobre qualquer bobagen, soa no minimo estrango.

  32. Na minha humilde opinião: eu seria um grande idiota em acreditar que a decisão de suspender os dados do axe-coef que investigava o Senador Fllávio Bolsonaro, por Dias Toffoli, presidente do STF, por ele, o Flávio, ser filho do Presidente Bolsonaro, ele o Dias Toffoli, usou o nome do filho do presidente para se safar das acusações da mulher dele - Dias Toffoli - e dá esposa de Gilmar Mendes, que caíram na malha fina do EX-COAF. O Dias Toffoli jamais protegeria a família Bolsonaro, ele do PT.

    1. Com certeza. Porque o Flavio Bolsonaro fez como deputado estadual, todos, sem exceção fazem, tenham certeza disso. Salário vai e volta pro bolso de todos.

  33. Como é que pode um filhote de Dirceu psicopata, um rábula que não passou nem concurso de juiz ter um cargo dessa natureza e com esse poder? Me pergunto cadê o cérebro dos habitantes destas terras? Que povo somos nós que aceitamos esse frango depenado como autoridade máxima de um tribunal???

    1. Nós brasileiros, que amamos nossa pátria, precisamos urgentemente, com serenidade, encontrar um caminho pela legalidade e resolver os absurdos praticados por grande parte de nossas autoridades.

  34. Uma vergonha Toffoli ser presidente do STF. Um verdadeiro trapalhão !!! Falou por 4 horas e não se fez entender, Surreal !!!! Seu foco é detonar a Lava Jato, deve ter muito que temer "o amigo do amigo do meu pai."

  35. Já há um movimento no Congresso, para processar o sr. Toffoli, pelo acesso aos 600 mil dados do ex-COAF ou do UIF. Esperamos que até o seu Impeachment seja debatido e consigam a sua punição.

  36. Pra proteger os amigos, a si próprio e ao filhão rachid, teve que arriscar chicanas que agora podem ser demolidas pelo plenário. Então, cria essa cortina de fumaça em língua alienígena pra mascarar que teve de ceder. Ministro-República-das-Bananas, ou Patropi. É o saber jurídico que o supremo tem e produz: de República Bananeira.

  37. Acordão com o bolso pra blindar filho ladrão ta mais claro que a luz do sol e de quebra blindou a sua mulher e a mulher do gilmar mendes

  38. Em primeiro lugar, todos os brasileiros que sabem ler, deveriam conhecer os fatos da vida deste senhor que não merece ser contratado por nenhuma empresa e muitíssimo menos ser Ministro e atual Presidente do STF. Uma vergonha !!!

  39. Não vi qualquer referência à preocupação do Exmo Presidente do STF Dias Toffoli em encerrar a sessão tendo em vista a realização de uma solenidade a qual compareceriam os Presidentes do Senado e da Câmara além de outras autoridades para celebrar o centenário do ex Ministro Djaci Falcão,matéria de maior relevância do que este constrangedor julgamento.

  40. As maiorias no STF tem sido formadas de forma bastante fugaz. Quando alguém ,que costuma compor com as piores causas, se colocava diante da luz do picadeiro, sob o olhar de um país inteiro, é sim motivo para se comemorar.

  41. Esperar o quê de um sujeito que sequer passou num concurso público para juiz, enfatuado, inexperiente e jeca? Vai meter os pés pelas mãos muitas vezes ainda, podem ter certeza.

  42. O IMPERADOR dos DIAS atuais perdeu o bonde! De vez! Com tantos anos ainda pela frente na Corte, já "queimou o filme". Demonstrou que não é do "ramo" e muito menos soube pesquisar e perguntar pra quem de direito como funcionam esses tão importantes Órgãos. Que ele saiba o seguinte: se depender do nós o BEM prevalecerá sobre o MAL e o CERTO pelo ERRADO. Que nunca mais tente o contrário. Não somos idiotas!

  43. Aquele que se sabe profundo esforça-se por ser claro; aquele que gostaria de parecer profundo à multidão esforça-se por ser obscuro. Porque a multidão acredita ser profundo tudo aquilo de que não pode ver o fundo. Tem tanto medo! Gosta tão pouco de se meter na água... Nietzsche

  44. Ter os dados de forma ilegal para ter todo o congresso na mão era o que queria este togado petista. Imagina estes dados nas mãos dos petralhas???

  45. Que texto espetacular, Mateus Coutinho!!! Apreendeu irretocavelmente o âmago da questão com uma brilhante e bela redação!!! Viva a Crusoé e, principalmente nós, que temos vocês!!!

  46. Perfeito. Além de javanês ele misturou arrogância e prepotência, pois parecia um professor de séries iniciais, pois perguntava, respondia e comentava. Teve suas 4h de atenção do país e aproveitou cada segundo. Nojo

  47. Eu não imagino por que a reportagem refere-se ao Toffoli como um magistrado de alto quilate, nunca se pode esperar nada deste senhor porque todos sabemos que ele não passa de um advogado do Zé Dirceu que nunca conseguiu passar em um concurso para o magistrado e graças ao corrupto ex-presidiário hoje posa de figura pública de alta linhagem.

    1. Magistrado de alto quilate! Só pode ser ironia da Crusoe.

    2. Perdão, compatriota Dulce, a reportagem não mencionou "alto" quilate... apenas 'quilate' e, no caso, sutilmente satirizando. Quilate pode ser adjetivado de alto e também de baixo.

  48. Quando o Lula pensou em atender o Zé Dirceu e outros integrantes da máfia petistas, indicando o Toffoli para o STF, perguntou a um sábio jurista qual seria a exigência da Lei. O sábio disse: “Que o indicado tivesse NOTÓRIO SABER JURÍDICO”. Aí o Lula perguntou para outro sábio qual a qualificação jurídica do Toffoli. Resposta: “Ele é SIMPLÓRIO”. O Lula, sempre culto, deduziu. “Melhor ainda pois SIM plório deve ser muito melhor que NÃOTÓRIO

  49. Quando uma "autoridade" investida de presidente do STF se apresenta como um pernóstico e boçal gastando quatro horas para não dizer nada precisamos pensar o que estamos fazendo para merecer. Quatro horas para dizer, quantas horas para fazer? São caras as decisões desses senhores, quantas horas gastaram deus assessores para construir tão elaborado pensamento?

    1. Perfeito seu comentário. Nos mostrou que seus assistentes são iguais e piores que ele. Alarmante para um Presidente do STJ.

  50. Não bastasse o Gilmar, temos agora este primor chamado Toffoli. É muita folga, armou aquele circo, tentou confundir o país inteiro e encerrou com uma bela demonstração de que ainda tem muito o que aprender em termos de investigação sobre crimes financeiros. Deu para perceber que o Direito Penal está longe de seu conhecimento. Chamem o Professor de Javanês, por favor.

  51. A feição desse BIG BROTHER seria a do irmão que foi vice-prefeito e prefeito de Marília -SP, cuja delação da OAS citava-o e a Procuradora passada aliviou!!??

  52. Tenho criticado Crusoé, mas quando tenho clareza do jornalismo sério que ela é, e se propõe a ser, faço justiça, e desta vez estou feliz. Feliz em saber de uma imprensa livre e atenta. Parabéns, gostaria muito que o Ministro TOFFOLI fosse assinante.

    1. Quem sabatina os ministros indicados ao STF é o Senado; dentro da normalidade institucional, o Senado, e tão somente o Senado, poderá pedir o ‘impeachment’ de um ministro do STF. Difícil acreditar que o presidente do Senado coloque isso em pauta. Mesmo porque ele já disse muitas vezes que não o fará. Então, resta-nos torcer para que esses ministros façam a coisa certa. TOFFOLI já evitou um ‘habeas corpus’ (liminar)de outro ministro, no final do ano passado que seria muito complicado ao Brasil.

    2. Eu, já gostaria que ele pagasse pelos seus crimes. Prisão.

  53. Essa paralisação de investigações contra Flávio Bolsonaro, foi o subterfugio para que não houvessem investigações contra a esposa dele e de seu "compadre" Gilmar Mendes. Agora vamos ver no que vai resultar. Deve estar se enchendo de Rivotril..

    1. Rivotril em finas garrafas e valor impensável, de consumo exclusivo s pessoas de alta linguagem! 😁😁😁

    2. Você está certíssimo. Defendendo envolvidos na lava jato as esposas dos ministros ganham muito mais do que os maridos. Imagina se a esposa do Totó perde a boquinha, onde é que ela vai conseguir os recursos para sustentar os R$ 100 mil por mês que ela paga ao Totó...

  54. Tenho vergonha ao constatar que o nosso país tem no supremo tribunal federal esses elementos desqualificados moralmente e despreparados até para exercerem a função de simples advogados.

  55. Toffoli e os colegas Gilmar e Lewandowski só agem em sua auto proteção e da cumpanheirada do PT e PSDB, partidos que defendem! Essa postura é um desacato ao próprio STF e, principalmente, à sociedade brasileira que não tolera mais a corrupção e a impunidade que esses ministrécos tentam manter vivas no país a qualquer custo! Até o de transformar o Brasil num paraíso fiscal!!

  56. O Flávio Bolsonaro fez um pedido correto, pois até o MP do RJ pediu desculpas por não ter sido correto, agora vir a dizer que o Banana do Toffoli tenta proteger o Flávio é coisa de criminoso, o que Toffoli tenta é se proteger, os Antas aqui tem lado!!

    1. Luís, o pior cego é o que não quer ver. Negação leva ao erro. E seguir um líder cegamente e de forma acrítica nunca acabou bem em país nenhum.

  57. Toffoli é o retrato fiel do partido que representa, é mais um petista incompetente, rasteiro, como todos os outros, Lula, Dilma, Gleizi, Pimenta, etc... etc... não poderia ser diferente...

  58. MENTIRA DA CRUSOE . Tofoli não paralisou as investigações no COAF para proteger Flávio Bolsonaro . Mas para proteger sua esposa Roberta Rangel , dona de um escritório de advocacia que atua no STF , e investigada pelo COAF . 🇧🇷

  59. Sempre pode ficar pior, o buraco da decadência moral não tem fundo.Tóffoli, Lula, Gilmar,Dirceu e outros são os decadentes atuais mas já houveram outros quiçá piores.

    1. Sempre houve. Mas estes extrapolaram e se tornaram explícitos. Bom para a nação. Um grande número de pessoas tem um pouco mais de acesso para entender como funciona o jogo do poder.

  60. Existe um ditado popular que deixa a seguinte mensagem: não se pode tapar o sol com uma peneira. Nem isso o ministro aprendeu nos bancos das praças. Triste assistir um espetáculo circense quando o palhaço, simplesmente não é palhaço. Que nas próximas indicações nossos presidentes tenham o devido cuidado.

    1. E tem mais Levy. Se um dia um dos muitos acessores do Toffoli abrir a boca para falar que ele acessou os dados que ele quis ter em seu poder a coisa vai feder. É claro que ele sozinho não daria conta de acessar tudo. Precisava da ajuda dos acessores. Agora só uma perícia para descobrir se ele acessou ou não. Era que um dia vão periciar?

    2. Levy se tem uma coisa que os presidentes vão fazer,é escolher alguém que seja totalmente imparcial. Todos sempre querem tem alguém nos tribunais superiores para livrar a cara deles quando as sacanagens veem a público.

  61. A pergunta q fica é: qdo esses canalhas senadores vao honrar seus mandatos e cassar esses gilmares, tofollis e mamellos? Esperam uma convulsao social q lhes tire o carro blindado e o motorista?

  62. Na verdade penso q ainda estamos longe de saber os reais interesses do presidente do supremo e de alguns dos seus colegas nessa confusão toda do coaf e receita ..

  63. Em 2014 o TSE contratou a Smartmatic para fazer inclusive as transmissões dos dados das urnas eletrônicas, empresa esta acusada de fraudar eleições em vários países. Dias Tóffoli foi contra a lei que estabelece o acompanhamento pelos partidos da apuração e se fechou no TSE fazendo a apuração secretamente. As urnas foram fraudadas não tenho dúvidas e a partir de 2015 Tóffoli começa a receber repasses de R$100 mil do escritório da esposa dele que defende algumas empreiteiras da Lava Jato.

    1. Que nas eleições municipais de 2020 seja revisto o processo eleitoral. Só no Brasil a urna eletrônica não é banida. Se assim ocorrer, o MDB se esfacela. A esquerdalha comunista se esfacelou, só o luladrão ñ sabia. Culpa do Verdevaldo.

    1. Diga isso para o sapo barbudo, para Dirceu e outros da mesma ...

  64. A reportagem assinada pelo Mateus Coutinho é digna de registro na ABL. Apesar da gravidade do tema, teve a lucidez de produzir um texto que preencheu todo o diâmetro das minhas coronárias. Acertei "em cheio" assinando a Crusoé. Forte abraço.

  65. E ainda tem gente que acredita que o país vai deslanchar com esses ilustres membros dos três poderes . A escolinha de Lula produziu só genios tanto que conseguiram aprender o que Lula sabe bagunçar e outras coisitas más!

    1. Esse pobre infeliz vai obrigar um filha (o) ou neta (o) a passar a maior vergonha de suas vidas, qdo a professora perguntar qual a profissão do papai ou do vovô ??? Eles terão q Mentir lógico e responder “ prostituta de calçada “ . Melhor assim do q se exporem a tal humilhação em revelar a verdade. Caracter é formado no seio familiar e não se compra em gôndolas de supermercado.

  66. Esse arremedo de juiz aprendeu todas as lições de autoritarismo, arrogância e megalomania com seus "amigos companheiros ". O cargo que recebeu se presta à prática esperada pelos que o colocaram nesse lugar, principalmente quando se constata que de juiz ele só tem a fantasia.

  67. Uma vez JUMENTO..... sempre JUMENTO !!!!! Um voto recheado de PLATITUDES / um BESTEIROL sem fim..... o que somente cristaliza a indigência intelectual que permeia a mais alta corte do nosso país. IMPEACHMENT JÁ !!!!!

  68. Toffoli com seu voto liberou o Lula da cadeia. Agora ele se sente mais seguro em alternar sua fantasia, Conforme o momento ele age de TOGA, em outro momento atua com a CAMISETA do PT.....

    1. Engano seu. A camisa com a estrela cadente do PT está sempre debaixo daquela toga.

  69. Impeachment já. Desse mal intencionado Toffoli e de seu mestre Gilmar que, agora está com dificuldade para salvá-lo. Lava Toga a seguir.

  70. Pra mim está tudo muito claro, o fraco Toffoli e o mentor da maldade GM aproveitará-se desse caso para encher de esperança JB prometendo salvar o 01 o que gerou o acordão para soltar Lula, Dirceu, etc. Mas o que as 2 Excelências pretendiam era vasculhar os relatórios de inteligência do Coaf por conta de suas esposas advogadas. Percebendo que deixariam digitais Toffoli teve de dar um giro de 180 graus. Mas o pior foi perceber que só na véspera o PGR acordou para o abuso. Aras é pior que Dogde.

    1. Na verdade o PGR não acordou, ele estava de comum acordo com essa sandice do Toffoli, afinal é um apadrinhado do mesmo e petista também. Ocorre que após a matéria jornalistica informar os eleitores de tal sandice perpetrada pelo supremo togado, o ARAS não teve outra alternativa, teve de contrariar o seu padrinho vermelho.

  71. Quando aplicarão freios e contrapesos nesse carro desgovernado e incomPTente? Ninguém merece. passou da hora. Muito abuso. E o congresso nada faz! #CPIDALAVATOGAJA

  72. Este individualsenao for impedido de continuar exercendo esta presidencia do STF estaremos Tofolidos, em bom Portuguese fudidos , este e um verdadeiro Togado do mal.

  73. Esse sujeito chamado TOFOLLI jamais poderia ser ministro pois não passou no exame para Juiz por duas vezes. Por esse motivo não tem competência nem para julgar nada. É uma cavalgadura as serviço do seu Chefe

    1. Srs, digam em coro : esse é o perfil Lula, mais uma vez, obrigado PT por seu legado !!!!

  74. Ah.... o corvo totó é tãããooo jurídica e subpersonalmente vaziiiooo.... só achei esse comentário pra fazer:...'que nariz mais feio e cara cheia de perebas que ele tem' !!!!.... Lagostas andam fazendo muito mal pra ele.... sobretudo ultimamente.......

    1. Tragicamente é isso aí, Vitória e Marilene.... "temos um submundo de togados dignos do nosso total escárnio". Em conjunto, ambas construíram a frase perfeita. Com os devidos, profundos e excepcionais respeitos ao, este sim, EXCELENTÍSSIMO, MINISTRO DR. LUÍS ROBERTO BARROSO.

    2. Parabéns Cruzoé! Brilhante análise sobre o vergonhoso e frágil submundo de togados incapazes e desonesto....

    3. Esses e outros legados petista são dignos de nosso escárnio.

Mais notícias
Assine agora
TOPO