São Gilmar, o milagreiro

22.11.19

O Brasil está definitivamente mudando. Há pouco tempo víamos pessoas tomando as ruas do país apenas para defender ou criticar políticos. No dia 26 de maio deste ano, milhares de pessoas foram às ruas para apoiar o ministro da Economia, Paulo Guedes, e mostrar ao Congresso que o Brasil apoiava a urgente aprovação da reforma da Previdência. No último dia 17, milhares de pessoas voltaram às ruas em várias cidades do Brasil para colocar em foco o nome de outro ministro, agora do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, e pedir o seu impeachment.

O ministro que, em 2016, bradou em plenário que a regra para prisão vigente nos países mais civilizados do mundo era a prisão em segunda instância — e que isso nortearia seu voto a favor da prisão em segunda instância no Brasil — resolveu fazer uma releitura do que proferiu há três anos e mudou completamente seu discurso. Além de contradizer-se, Gilmar Mendes não apenas alinhou sua manifestação para a soltura do corrupto mais honesto do país, como também atacou a Lava Jato e Sergio Moro, com sua ladainha contorcionista e narcisista. Parece que Gilmar Mendes não gosta da Lava Jato. Hum.

Engana-se, no entanto, quem acha que o descontentamento dos brasileiros com esse ministro seja algo novo. Para aqueles com os pés na bandidagem e as duas mãos algemadas pela Lava Jato, “São Gilmar” é a luz dos Habeas Corpus no altar do Supremo. Para os milhões de brasileiros com os olhos grudados na TV que acompanham atônitos as manobras toscas de quem deveria zelar pela ordem jurídica, Gilmar Mendes é hoje, juntamente com Dias Toffoli, a fonte primária de insegurança jurídica para um país que tenta achar o caminho da recuperação econômica e mostrar aos seus cidadãos e ao mundo que é capaz de combater a corrupção, origem de tantos problemas sérios no Brasil.

Já é fato que não queremos mais aquela parte do país de antes da Lava Jato que era praticamente imune ao império da lei. É nosso direito e dever cobrar de governantes respostas. Portanto, desconfie de quem prega que essa cobrança é antidemocrática ou autoritária. Aos juízes arautos do monopólio da virtude, que, do alto dos seus pedestais desconectados da realidade, opinam sobre o que é democrático ou não, plantando crises inexistentes e minando o real crescimento do país, que tal relembramos juntos uma pequena amostra do festival de verdadeiros golpes contra nosso progresso e por que milhares foram às ruas pedir o impedimento de um ministro supremo? Vamos lá?

Gilmar Mendes mandou soltar Marcos Valério, nome chave do mensalão, acusado de facilitar a fabricação de inquérito falso na operação Avalanche e preso por suspeita de ter intermediado uma negociação para corromper policiais federais e favorecer uma cervejaria.

Gilmar Mendes mandou soltar o médico estuprador Roger Abdelmassih.

Gilmar Mendes mandou soltar Sérgio Côrtes, ex-secretário de Saúde do Rio de Janeiro na gestão de Sérgio Cabral, acusado de fraudes milionárias em licitações para fornecimento de próteses para o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e para a Secretaria de Saúde do estado.

Gilmar Mendes mandou soltar Eike Batista, ignorando o fato de que sua mulher trabalhava no escritório que defendia os interesses do empresário. Eike foi preso na Operação Eficiência, desdobramento da Lava Jato no Rio, acusado de repassar 16,5 milhões de dólares em propina ao ex-governador Sérgio Cabral por meio de contratos fraudulentos com o escritório de advocacia da mulher de Cabral, Adriana Ancelmo.

Gilmar Mendes mandou soltar Adriana Ancelmo, condenada a 18 anos de prisão por associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Gilmar Mendes mandou soltar — três vezes — o empresário Jacob Barata Filho. O “Rei do Ônibus”, como é conhecido, foi preso da Operação Cadeia Velha que expôs um esquema de pagamento e recebimento de propina entre empresas de ônibus e políticos do Rio de Janeiro, numa teia que envolvia também o ex-governador Sérgio Cabral.

Gilmar Mendes mandou soltar Hudson Braga, ex-secretário de Obras do Rio, preso na Operação Calicute, braço da Lava Jato, que investigou o desvio de recursos públicos federais em obras realizadas pelo governo de Cabral.

Gilmar Mendes mandou soltar José Riva, conhecido como o “maior ficha suja do país”, que responde a mais de cem ações na Justiça por corrupção e improbidade. Acusado de participar de um esquema de licitações fraudulentas que desviou mais 60 milhões de reais, Riva, também preso na operação Ararath, que apurou crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro, tinha como advogado Rodrigo Mudrovitsch, que por uma incrível coincidência divina foi advogado do ministro em alguns processos e é professor no Instituto Brasiliense de Direito Público.

Gilmar Mendes mandou soltar o ex-governador do Rio, Anthony Garotinho, preso na Operação Chequinho, que apurou crimes de corrupção, organização criminosa e fraude na prestação de contas eleitorais.

Respira, só mais um pouco.

Uma simples pesquisa no Google e você encontra uma vasta lista com os nomes dos fiéis agraciados com a caneta célere e libertadora de Gilmar Mendes e as confusões e crimes em que estavam metidos. Em 2008, por exemplo, com dois habeas corpus em 48 horas, ele libertou da cadeia o banqueiro Daniel Dantas, principal alvo e acusado de envolvimento nos crimes investigados pela Operação Satiagraha (anulada pelo STJ em 2011 e que já mostrava alguns caminhos que a Lava Jato vem desvendando). Para os muitos seguidores da Igreja dos Habeas Corpus dos Últimos Dias, aquilo foi um milagre digno de canonização! Naquela mesma semana em 2008, o santo das libertações impossíveis concedeu habeas corpus em favor do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta, do investidor Naji Nahas e de outras oito pessoas também presas durante a finada operação que poderia ter sido o início da força-tarefa que mudou o Brasil. Além de gestão fraudulenta e uso de informações privilegiadas, o grupo solto por Gilmar respondia por formação de quadrilha, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.

Até meados de 2018, Gilmar Mendes já havia libertado quase 40 presos da operação Lava Jato, muitas vezes argumentando que os acusados, mesmo tendo cometido crimes graves e envolvendo grandes quantidades de dinheiro, não apresentavam ameaça à sociedade e, que, assim, prisões poderiam ser substituídas por “medidas restritivas menos gravosas”. Excelentíssimo ministro Gilmar Mendes, “medidas restritivas menos gravosas” é o que mães falam para os filhos quando eles fazem malcriação, com a aplicação da pena de uma semana de castigo e sem celular.

O ministro da suprema cruzada contra Sergio Moro e a Lava Jato, que enaltece mensagens roubadas de agentes da lei por criminosos, conta hoje com outro cavaleiro da insegurança e do caos jurídico, o ex-advogado do PT que nunca passou em nenhuma prova de magistratura, Dias Toffoli. Atuando de forma efetiva para ferver mais ainda o caldeirão que já vivemos, Dias Toffoli tem se esforçado para ser mais prejudicial ao país que o próprio Gilmar. Entidades como a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) já expressam preocupação com algumas ações da parte do Legislativo e do Judiciário, como a decisão de Toffoli de suspender o uso de dados de órgãos de inteligência e investigação sem autorização judicial (shhh…fala baixo, ainda não sabem da tentativa de acesso a 600 mil dados bancários e fiscais sigilosos), a recente lei de abuso de autoridade aprovada pelo Congresso e a proibição da prisão em segunda instância. A OCDE declarou recentemente que essas medidas podem atrapalhar os esforços no combate à corrupção e lavagem de dinheiro e ao terrorismo.

Graças à providência vinda de Brasília, e que concedeu liberdade ao bandido ilibado de estimação, o paraíso da impunidade continuará a existir. Talvez Gilmar Mendes tenha votado contra a prisão em segunda instância para ajudar São Gilmar, pobre coitado sobrecarregado com tanta vela acesa para o milagre multiplicativo de Habeas Corpus. E como é época de decisão no futebol e tempo de fazer promessa, sinto informar aos fiéis torcedores de Flamengo e River Plate que não adianta acender vela para São Gilmar, o milagreiro, porque o grande campeão libertador da América ainda é Gilmar Mendes.

Ana Paula Henkel é analista de política e esportes. Jogadora de vôlei profissional, disputou quatro Olimpíadas pelo Brasil. Estuda Ciência Política na Universidade da Califórnia.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Orgulho de ler este artigo da Ana Paula. Descobri recentemente que está ex atleta é uma excelente analista política. Parabéns: está brilhando tanto quanto nas quadras. ... Só que agora, o Brasil precisa muito, mas muito mais de atletas como você.

  2. Ana Paula tão brilhante como jornalista quanto foi nas quadra! Parabéns especialmente por sua coragem de expor tão claramente o que esse “santo” faz com o Brasil. Até quando vamos continuar engolindo “sapos” como esse??

    1. Ana Paula, irretocável tanto nas quadras quanto em análise política! Que luxo de brasileira!!!

  3. Primorosa essa matéria de Ana Paula Henkel. Penso que é melhor o Sr. Gilmar acender velas para o Santo das Causas Impossíveis, pedindo para salvar sua própria pele. Sua batata está assando. O povo não vai deixar assim.

  4. uma ex atleta, aínda jovem, escreve e expõe seu pensamento , com leveza, clareza, inteligível. coisa que muitos ministros do STF não o fazem. talentosa Ana Paula parabéns e obrigada por nos esclarecer

  5. Ana Paula, fico feliz em ver uma ex atleta, envolvida com a política do Brasil ,apontando com detalhes as práticas inadequadas dos Min. do STF , Gilmar e Toffoli,esquerdistas, que buscam descaracterizar o governo Bolsonaro, a fim de mostrar ao mundo um país corrupto e inviável de ser reconhecido pela OCDE ,com a teoria de " quanto pior , melhor". Aliados dos Pres do Congresso,corruptos protegidos pelo STF, que aprovaram uma " lei de abuso de autoridade", contra a democracia do país.

  6. Hilario , se não fosse tao triste . Os impostos do meu suado trabalho remunerando um marginal desses, que não sei se está vestido de palhaço ou de suposto “juiz” .

  7. E ainda há quem acredite nas "vias democráticas" para extirpar esses dois tumores malignos da vida pública brasileira... Toffolii, Gilmar, Lewandowski, Celso de Mello são mulambos morais.

  8. Depois desse leitura,nosso coração fica a beira de um infarto. Com uma ficha dessa, esse indivíduo em qualquer país sério do mundo seria punido com prisão perpétua

  9. LAVA TOGA JÁ para desnudar esses porcos que são Gilmar Mendes, Dias Toffoli e outros que tbm estão na mesma toada. LAVA TOGA JÁ

  10. Eu sinto nojo quando penso em STF , só a Divina Providência pode nos livrar deles. Os bandidos estão a solta e as pessoas de bem que prendam a si mesmas. Lamentável.

  11. Parabéns Ana Paula, simplesmente brilhante, lúcido, real e acima de tudo mostra de forma irrefutável quem é o verdadeiro Gilmar Mendes!

  12. Simplesmente fantástico a sua coluna! Parabéns a Crusoé. O atual STF é dando um merecido cartão vermelho, principalmente ao incompetente, Dias Toffoli, ex advogado da maior Organização criminosa desse país, e ao Paladino da Bandidagem, Gilmar Mendes. O STF não merece ter em seus quadros esses incompetentes. O mecanismo de indicação ao cargo de guardião da constituição não pode estar atrelado a políticos.

  13. Não à toa, o próprio GM contou em entrevista recente que o seu gabinete é alcunhado, dignamente, como “Tenda dos Milagres”. Só não fez referência a dízimo.

  14. Ana Paula espero que o Mário e o Diogo tenham lido seu texto. Eles sempre fazem elocubrações masoquistas da brasilidade. E o caso é de polícia. Afirmar o óbvio e agir contra o crime.

    1. Mauro ,ou vc não conhece o Diogo Mainardi , ou não entende nada do que ele escreve há 20 anos . Ele faz exatamente ao contrário . Inclusive ele mora na Itália , meu filho . Excelente texto Ana Paula !!

  15. Novamente, inocente por excesso de provas e a pergunta que não quer calar..... por que todo o judiciário está nas mãos de Gilmar?? Uma luz, please!!!!

    1. Porque a quadrilha de agentes tem organograma e ele está no topo da pirâmide. É o manda-chuva do grau 33.

  16. Ana Paula, você se esqueceu de frisar que Gilmar Mendes ainda foi o padrinho de casamento da filha de Jacob Barata, o mesmo que ele concedeu o habeas corpus, e quando confrontado, justificou o não impedimento pelo casamento “não ter durado nem seis meses”...

  17. Artigo Primoroso, elucidativo e mais que isso, serve de ALERTA VERMELHO para todos as autoridades de plantão, que inclui o PGR e SENADO. É preciso uma ação rápida e consistente para frear essas atitudes antidemocráticas e perigosas contra a república. Gilmar está blindado e não sabemos COM O QUE E COM QUEM. Onde estará o alicerce que o mantem soberano em suas decisões monocráticas e perigosas. Há que se exigir o mudanças nos acórdãos do STF.

    1. Devia treinar o A. Nunes, como dar um "corte", com força.

  18. Gilmar Mendes, se não for o homem mais detestado do país deve estar entre os cinco primeiros. Incrível, não se vê uma só virtude nesse sujeito, ele opera nas 24 horas do dia para o mal(dos outros) os seus se dão bem. E temos aquele traste que o Amapá nos fez o favor de mandar para Brasília.

  19. Gilmar se arvorou ainda na função de validar as medidas do poder executivo, ditando o que o presidente pode ou não fazer. Meia dúzia de palavras rebuscadas impõem o que é constitucional ou não.. vivemos uma ditadura!

  20. parabéns pelo artigo, Ana, e pela escolha do artigo. Esse ser abjeto, nojento e nefasto merece todo o nosso desprezo. Só prejudica a nação. Mas você é 10.

  21. Conclusão: Gilmar Mendes é IMPRESTÁVEL! Para o Brasil e os brasileiros, né? Mas não para os escritórios de "adevocacia" de parentes e amigos, que tem como único talento LAVAR e ESQUENTAR dinheiro roubado dos cofres públicos para a "confraria". Mas ... , acredito muito na Lei do RETORNO. Esses caras ainda vão ter TRAGÉDIA familiar consigo ou com filhos e netos pela malandragem É o preço à pagar!

    1. IMPRESTÁVEL???? É o que temos de mais prejudicial em nosso Brasil!!! É o que pode haver de pior numa nação!!! Um bandido instalado no STF!!! Junto com outros da mesma lavra!!!

  22. Bem escrito e bem informativo. Em portugues claro e objetivo. Deveria ser lido para ministro que escreve em javanês.

  23. Ana Paula continua sendo excelente mesmo em outra área de atuação, bem diferente do vôlei, com análise e comentários precisos e assertivos, vê com muita clareza o que acontece no país. E as comparações que faz aos dons divinos do ser muito espiritualizado Gilmar Mendes são impagáveis, hahaha.

  24. Sinto me de alma lavada quando leio textos verdadeiros como este. Ana você é digna de aplausos. Parabéns, força. O Brasil precisa destas informações.

  25. Parabéns! Importante trabalho! Republique de tempos em tempos, com os acréscimos de cada dia.. Manter vivo na memória, o mal que está gente faz ao país! Não pode ser esquecido! Parabéns!!

  26. Texto impecável. Ao qual todos os brasileiros devem apor sua assinatura, chancelando-o, sem tirar uma única vírgula. A escritora narra com tamanha perfeição o quadro das sucessivas decisões caóticas proferidas por São Gilmar, aliás, não existe santo nenhum na história da igreja católica que tenha feito tanto milagre para bandidos. Só ele mesmo. Sugiro que a matéria seja reproduzida em O Antagonista e aberta para que seja viralizada nas redes sociais, incluindo Whatsapp.

    1. Aliás, fica minha sugestão à Crusoé: dê uma contribuição ao País, possibilitando que matérias como esta seja lida por mais brasileiros, quero dizer, por aqueles que não têm acesso à informação verdadeira, que não pode pagar uma assinatura mensal da Revista, e que, portanto, só tem acesso à mídia mentirosa. Essa radiografia da conduta de Gilmar, que me recuso chamar de excelência, devia chegar ao alcance de mais pessoas para aumentar a repulsa contra ele.

  27. Parabéns para a ilustre jornalista. Excelente trabalho de pesquisa verdadeira. Não se tira uma virgula. Parabéns a Crusué

  28. Sabe porque esse tal de Gilmar “pinta-e-borda”? Porque temos um Senado fraco, cujo presidente é um frouxo, um “rabo-preso”.

  29. Ana, mais um texto excelente, você escreve cada vez melhor. A indignação que sentimos contra esse Gilmar Mendes é muito grande, algo precisa ser feito e ele precisa sair do STF.

  30. O interesse do Beiçola com a prisão em segunda estância não era apenas soltar Lula e os demais ladrões do PT e sim cumprir ordens de FHC para que os tucanos envolvidos em roubos fossem beneficiados como Azeredo, Aercio Neves, Alkmin e muitos outros ladrões do PSDB. Ele agora está pagando a conta a Fernando Henrique

    1. É hora da Crusoé fazer uma entrevista com o FHC e saber como ele manda na sua excelência Gilmar laxativo

  31. kkkk tá bom... mas, quem trabalhou ou ainda trabalha no judiciário sabe que os ministros do STF não leem processos e dizem defender formalidades, mas no caso de HC de pessoas perigosas não têm coragem de pedir manifestação do MP, como é legal e prudente.

  32. Lamentável essa posição do Gilmar Mendes me dá pavor de vê esse canalha falar . Não entendo como ele podem ser assim . Agir assim contra a vontade do povo Brasileiro. Mas tem um detalhes não pode andar na rua sem segurança se não apanha e chingando .....

  33. É de arrepiar saber que Gilmar e Toffoli representam o caos d a anarquia jurídica. Nenhum dos dois tem condições moral, ética e jurídica para permanecer no STF.

  34. POVO DESTA NAÇÃO desta Nação tem certeza que essa Suprema Corte não está profundamente preocupada com direitos humanos e garantias individuas. O que se pode vislumbras da DECISÃO do abstractismo HERMENÊUTICO é que a hermenêutica de alguns MINISTROS revela o incontestável "CONVERTIMENTO DO JUIZO EM ALOSNA, E DEITAM POR TERRA A JUSTIÇA". São muitas as vossa transgressões, e enorme os vossos pecados; afligis o JUSTO, tomais regastes, e rejeitas os necessitados na porta".

  35. As manifestações por vezes ditas como luta contra a desigualdade são falácias a mentiras da união de poderosos corruptos que querem retomar o poder junto com movimentos sindicalistas aliados a facções de esquerda em parte da mídia distribuírem sinais de revolta para tumultuar a ordem pública , e usurpar o PODER perdido no voto .Assim está ocorrendo no CHILE e COLÔMBIA . Mas PERU , BOLÍVIA e o EQUADOR , rejeitaram as mentiras . Já na VENEZUELA o exército é controlado pelo NARCOTRÁFICO .

  36. Excelente artigo , é muito bom que jornalista tenham coragem de expor , mesmo que com ironia as vezes mas falando a mais pura verdade , termos esse pessoal principalmente a segunda turma de lá criando firulas inventando gambiarras jurídicas e dando sua interpretação pessoal para a constituição, exclusivamente para benefício de grandes bandidos , como se não existisse 200 milhões de brasileiros , lutando diariamente para sobreviver e querendo o fim da corrupção e sujeira no judiciário e congress

  37. Esse senhor só concede habeas Corpus porque temos um legislativo corrupto e inepto. Esse senhor só tem protagonismo porque nosso legislativo é um antro de bandidos e corruptos. Haja vista a prisão em segunda instância que se eles quisessem já teriam legislado!

  38. Infelizmente, ainda não chegamos ao fundo do poço. É preciso desinfetar todos os poderes e agora chegou a hora do Judiciário. Assistimos há anos as revelações mais estarrecedoras de como nosso País e população eram e ainda são manipulados pelo triunvirato Executivo/Legislativo/Judiciário. A luta contra tudo isso será longa!

  39. Muito bom mesmo, é ler os seus artigos e ainda sonhar com a Lava Toga e/ou impeachment dessas figuras rocambolescas do juridiquês tupiniquim.

    1. Não só se leem o artigo, mas se leem também a penca de comentários que o artigo suscita! E que revela fielmente o pensamento dominante da população. E o senado fazendo ouvidos de mercador!!!

    2. SERÁ QUE ELLES LEEM CRUSOÉ????????? qUERIA TANTO SABER!!!!!

  40. Com todos estes desmandos ele continua firme em sua missão ser juiz de corruptos está mais claro do que a luz do sol que este é corrupto seus habeas corpus não são de graça

  41. A torcida ñ está calada. Esta torcida é do PERU. Sem retorno p o STF. O rolo compressor já compactou o caminho da prosperidade, e a pavimentação vem através do CONGRESSO, q c o clamor da sociedade, jamais conseguiu ser omisso. As pautas ANTICORRUPÇÃO alinhadas em 2.013 estão sendo seguidas, e estamos vendo a mudança. O cerco está feito. As calças de muitos bandidos já se arriaram, e vê-se as verdadeiras identidades dos "bundas" q aparelharam esta grande NAÇÃO. Firmes, concluímos c mérito

  42. Ana, estava esperando uma matéria sua sobre o nosso cotidiano, maravilha. Realmente esse Gilmar não deveria mais fazer parte da nossa Suprema Corte. O Senado tem que levar adiante esses pedidos de impeachment, é o que quer a sociedade brasileira, não com paixão, mas com razão. Parabéns

  43. Que maravilha de artigo! Descreveu de forma precisa e objetiva tudo o que o Brasil que presta pensa dessa corja de canalhas vagabundos que infesta o "stf"e o "congresso"nacional. Pena que não possa como nós, simples leitores, escrever as palavras que eles realmente merecem ler e ouvir. Bando de filhos das putas, salafrários, corruptos que não se preocupam nem um pouco com o bem e o futuro do país. Podem estar certos que a hora dessa quadrilha maldita está chegando. É só esperar.

  44. excelente análise, direta ao assunto com absoluta veracidade diante dos fatos, meus cumprimentos Ana Paula, sinceramente.

  45. Se mordermos fel de galinha, o gosto não será tão amargo como esse sentimento inexplicável com palavras, que toma conta de nós, quando olhamos para esses fatos que fazem parte da história de algo que no BRASIL, tem nome de SUPERIOR. Geraldo Vandré , por favor cante para nós, uma letra que traduza o que sentimos agora, diante do Congresso e do STF, que direta ou indiretamente, somos os culpados.

  46. Será que existe vontade política para derrubar esse “São Gilmar” libertando assim, o Brasil das interferências dele?

  47. Como perguntar não ofende, pergunta-se quais investidores, nacionais ou estrangeiros, querem se arriscar a investir neste país, trazendo oportunidades de desenvolvimento e emprego, com a existência de um órgão do Poder Judiciário que brinca de vai e vem com decisões sem nexo, gerando insegurança jurídica???

  48. Não há bem que sempre dure, nem mal que nunca acabe. Até aquele outro supremo deus vigarista petista já apodreceu, deixando um sujo legado, esses outros deuses vigaristas estão escrevendo os próprios indecentes epitáfios...

    1. Com certeza!!! E vamos devorar todas! Muito bom.

  49. Esses ministros que votaram contra a segunda instância, são uns desumanos, protetores de genocidas, carrascos dos mais necessitados dos serviços públicos. Deveriam renunciar aos salários que recebem para praticar justiça, e fazem justamente o contrário. Cínicos.

  50. Parabéns pelo texto, muito elucidativo e claro. Sempre é bom refrescar a memória com fatos passados para não nos esquecermos jamais.

  51. Cara Ana Paula, Matéria seria primor de Jornalismo caso não tivesse Omitido a relação espúria do sr mendes com o psdb:-Quem 'plantou'o sr mendes no stf foi fhc o Pulha! Aécio foi flagrado em grampo pedindo e obtendo favores não republicanos do ministro junto a Flecha! Paulo Preto-operadorde Propinas do psdb-foi solto por gilmar!Fhc articulou a sucessão de dilma pós Impeachment por Temer através da 'Absolvição por Excesso de Provas'da chapa dilma/temer!Sem falar em zé serra(Vizinho); aloysio(..

  52. Quer dizer que tem os um novo Libertador das Américas... Então as Revoluções já não serão mais "bolivarianas"... Simon Bolivar foi superado!

  53. Seu texto foi na jugular !... fora Gilmar, Toffoli, Celso de Melo, Rosa Weber, Carmem Lucia,Alexandre Moraes, Levandwoski, Março Aurélio...

  54. O Brasil necessita urgentemente tomar providências CONTRA TODOS OS ABUSOS COMETIDOS POR TODOS AQUELES, NOMEADOS E OU ELEITOS, COM PODERES DE DESTRUIÇÃO DA CREDIBILIDADE E CONFIANÇA NO NOSSO PAÍS. Estão insuportáveis e inconsequentes.

  55. Brilhante Rainha!! esse líder da banda podre do STFede não perde por esperar, o dia dele está chegando. Já destituímos dois presidentes legitimamente eleitos, porque não tbem essa praga que enoja nossa justiça. Fico imaginando quantos milhões ele abocanhou com tantos generosos HC pra bandidismos endinheirados de estimação. Alguém tem dúvidas disso??. A sociedade pede um basta, por enquanto na paz, se assim não o for, será de outro jeito.

  56. Parabens Ana Paula por ter sontetizado tao bem a vergonha e a inversao de valores cometida principalmente por essas duas figuras abominaveis do STF de nosso pais, Deus tenha misericordia!

  57. Gostei muito do seu texto. Vou lê com mais atenção outros, que com certeza você cai escrever. Não faltará temas. Obrigada.

  58. Excelente resumo do enrosco que significa esse tal Gilmar Mendes no STF. Imagino quantos somos que gostariam de vê-lo afastado de suas funções e que junto siga o Toffoli.

  59. O que me espanta é que esse STF ainda esteja intocável! Que seria necessário para se fazer a "assepsia " desta instituição?!

  60. Ele era o terror do PT, agora é uma espécie de divindade petista. Porque será, hein? O que será que aconteceu com a mente deste sr? Gostei do "contorcionista narcisista": genial. Querem um exemplo do lado contorcionista : ele busca desesperadamente aproveitar as conversas criminosamente roubadas pelo hacker Vermelho e lançadas ao ar pelo Verdevaldo, quando os mais leigos sabem que se trata de informações ilicitas. Do lado de quem esse cara está?

  61. Um verme desprezível, esse tal Gilmar. Assim como o congresso que nada faz pra contar esses abusos. "Toute nation a le gouvernement qu'elle mérite" Já dizia Joseph-Marie Maistre.

  62. Ana, a gente não quer ser dona da verdade ou radical, mas não tem como. Quem defende estas posturas do Gilmar é mau caráter. Não há meias palavras.

  63. Barbaridade! Eu imaginava que eram muitos mas não tantos! E tudo isso ocorrendo ao natural ao sabor dos ventos. Que poder que impunidade. Mas vai ter uma virada nisso tudo. Confio muito na nossa PF.

    1. Imaginem o quanto de grana esse degradante Ministro recebeu!!!!

  64. Excelente! Sempre muito coerente, não concordo com o comentário de que omitiu informação ou que tenha faltado honestidade. O caso do filho, na minha opinião, é rolo de outro ministro que apesar de estar citado neste artigo, vamos concordar, merece um artigo só dele.

  65. Desta vez a Ana Paula acertou e apresentou evidências para o argumento. Parabéns pelo progresso. Infelizmente, ela omitiu dos leitores o fato de que o Gilmar e o Toffoli são os artífices do acórdão feito para proteger os pimpolhos do Bozo, aquele político que ela tanto admira. Omitir fatos importantes não pega bem para uma analista política, minha querida. Espero que você seja mais honesta no próximo artigo!

    1. Mas que coisa! Lá vem de novo o Jose (sem acento) zurrando no pedaço. Cara, diminua em muito a sua porção diária de alfafa e capim. Isso está afetando os seus parcos neurônios. O objetivo do artigo da Ana Paula é o Gilmar e não o Presidente que com seu ministério, a olhos vistos, está mudando o Brasil para melhor. Só acéfalos como você não enxergam. Diga, onde é que você estava nos últimos 18 anos? Quem é você para julgar o que a Ana Paula escreve? Deixa de ser estúpido, cancele sua assinatura.

    2. Atendendo a pedidos. Nota 5 para o artigo. Os artigos anteriores tiraram 3. Como eu falei, ela está melhorando. Ela está estudando para isso, não?

    3. O cara se acha o dono da verdade. Quem sabe, ele deveria ensinar aos redatores de Crusoé a como escrever. Arrogância ridícula.

    4. Achei seu comentário um pouco arrogante. "Parabéns pelo progresso", "Infelizmente...", "minha querida", "espero que você seja mais honesta no próximo artigo", etc... Você parece ser crítico de analistas políticos: faça isto para melhorar, etc... Só faltou no fim você dar uma nota para o texto.

  66. Que texto maravilhoso. Te aplaudi nas quadras, agora te aplaudo em sua nova atividade profissional que vem exercendo de maneira impecável. Queria te ver senadora da República. Parabéns, Ana, aguardo ansioso por teus próximos textos.

    1. João, você deve um pedido de desculpas ao Paulo. O comentário mais que azedo, mal educado, fora do contexto e extremamente arrogante foi feito pelo energúmeno que se identifica como Jose (sem acento). Que tal ele informar aos leitores quais são as qualificações que possui para dar nota ao que a Ana Paula escreve? O máximo que poderia fazer é discordar e de forma educada. Mas o parvo se acha. O Jose (sem acento) é caso psiquiátrico. Ele sofre de Bolsonarofobia.

    2. Oi João, não fui eu. Tentei defender o texto do comentário arrogante do José.

    3. Dos 33 comentários até que acessei essa revista, só o Paulo fez um comentário azedo da matéria brilhante da Ana Paula, fiquei pensando, será que 32 comentários estão errados e só um o de Paulo está certo, poderia até ser, mas certamente, creio, que o Paulo está redondamente equivocado e deveria, pedir perdão a Ana Paula.

  67. Que texto primoroso! Que presente esta crônica. Dá prazer de ler, inclusive pelo teor do conteúdo. A forma é digna dos melhores articulistas nacionais. Parabéns, você elevou o nível da revista nesta edição!

  68. Excelente artigo Ana Paula!! Parabéns! Vc conseguiu mostrar com clareza o espetáculo que nós estamos assistindo e inseridos. A grande mudança é que a classe média finalmente resolveu se manifestar!! Espero que a luta seja continua pois vai ser longa.

  69. Ana Paula você me repŕesenta. Seu artigo está SENSACIONAL! A CLEPTOCRACIA está com os dias contados. Avante e nas ruas, povo do meu Brasil!

    1. Maravilhoso texto👏👏👏👏.Nao sei como esse verme desse gilmar, consegue voltar para casa e dormir.Nao é possível que não sinta um pouco de vergonha de parentes , vizinhos .Ou esse verme está jurado de morte pelo PT ou medo do lularapio e comparsas falarem o que sabem .Ou também pela avidez ao dinheiro , está em surto psicótico.

Mais notícias
Assine agora
TOPO