DiogoMainardina ilha do desespero

O ovo e a galinha

31.01.20

Eu sou uma galinha. Regina Duarte foi entrevistada no Manhattan Connection. E eu apaguei da memória sua passagem pelo programa. É uma característica comum a todas as galinhas: nenhum acontecimento do passado permanece por mais de dez minutos em nossa memória.

A sorte é que uma parte do meu hipocampo está armazenada em Palo Alto. Acabei de rever no YouTube o programa com Regina Duarte e posso garantir que, apesar de meu esquecimento, a entrevista realmente ocorreu. É de 29 de maio de 2016, algumas semanas antes do impeachment de Dilma Rousseff. Sim, eu estava lá durante a entrevista. Ou melhor: eu estava aqui, no meu galinheiro veneziano, cacarejando. Nenhum de meus cacarejos foi minimamente memorável. Sou uma galinha inútil, que não bota ovo. Mas Regina Duarte, conversando com meus colegas, antecipou os principais pontos de sua plataforma como secretária da Cultura, embora ela ainda não soubesse disso, quatro anos atrás.

Ela disse:

“A hora é de agarrar essa oportunidade de cidadania, que se oferece neste momento, para discutir questões importantes sobre a Lei Rouanet, sobre a importância dela, o que funciona, o que não funciona, onde é que ela fica perversa… Só os grandes empresários têm o direito de brincar com a lei. E os pequenos estão fora da jogada.”

Bem, ela agarrou essa oportunidade. Na época, o Ministério da Cultura ainda não havia reprovado as contas de um de seus projetos teatrais, pedindo-lhe para restituir 319 mil reais captados com a Lei Rouanet. Pode-se afirmar, de fato, que Regina Duarte brincou com a lei e sabe o que ela tem de mais perverso.

Estapeada pela esquerda desde 2002, quando aceitou participar da campanha de José Serra contra Lula, ela disse também:

“Eu sou pela liberdade de expressão, respeito a expressão do diferente; tapa dói, venha da esquerda, venha da direita, tapa não é legal, tapa a gente sabe para onde leva.”

Regina Duarte, em seu cargo público, vai levar tapas dos dois lados. Espera-se que, com ela, o pessoal da cultura seja capaz de botar um ou dois ovos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mainard eu nao conheço bem a Regina Duarte so não sei lhe dizer dr esta escolha do zBosonaro foi certa me preocupa um pouco pensando que pode acontecer como foi do Ônix para casa cível.esperar pra ver.

  2. se for pro lado da viuva porcina, vai ficar bem brega! os breganejos vao lavar a "egua" !! tomara aue sem "medo" -ela encare a nova empreitada e se Deus quiser, sem muito retrocesso , povo civilizado nenhum merece voltar no tempo

  3. Caro diretor Venho ao Sr. em busca de solução. Tenho uma assinatura com a sua conceituada revista, da qual estou pedindo cancelamento por não estar de acordo com a linha editorial que hoje se edita. Solicitei o cancelamento. Porém, para minha surpresa me mandaram um e-mail dizendo que poderá ser feito a tal solicitação de desligamento. Para minha maior surpresa disseram que eu tenho que continuar com a assinatura mesmo sem querer. Acredito que não seja esse o intuito dessa revista que gostei.

  4. Calma pessoal, deem uma trégua para a Regina mostrar a que veio. Não a critique antes, Diogo. E olhe que gosto muito de você , hein, Diogo!

  5. Alguns de seus pensamentos de dupla (poli?) interpretação talvez decorram de conversas com o Caio Blinder que felizmente você nunca citou em suas colunas. Você é um crítico mordaz e inteligente que perde parte da credibilidade pela necessidade de amarras globais (e todos lá as tem, não venha com conversa). Sai da Globo Diogo, pare de se violentar.

  6. Os comunistas devem estar se perguntando: "Quando teremos sossego para continuarmos agindo e impondo ao povo a nossa ideologia sinistra e eficiente, através das leis de incentivo à cultura e do 'A Porta dos Fundos', que ia tão bem levando nossas mentiras sob a capa de 'cultura e liberdade de expressão'?". Certamente que estão incomadados com as novas investigações que estão por vir, visto que a nova Secretária da Cultura chega com poder de fogo. Que Deus a ajude nessa empreitada.

  7. O que está acontecendo com a Crusoé? Esta semana parece que não tiveram assuntos para comentar. A matéria sobre a Casa Civil e o Onyx é pura fofoca. E esta absolutamente dispensável.

  8. Diogo, Segundo o Generall Heleno "Cruzoé inventou um dossiê e um estremecimento meu com o Min Onix. Que fontes mentirosas. Que falta de profissionalismo. São incapazes de fazer contato com os citados." o que vcs tem a dizer a respeito, como assinante eu aguardo manifestação. Abrações

    1. O general Heleno não fala com a Crusoé, e depois reclama de não ser ouvido. A revista reafirma o que escreveu. Obrigado por assinar a Crusoé.

  9. O Igor está fazendo escola e ganhando adeptos na Crusoé. Até um dos possíveis proprietários da revista, é o que parece, empregado da Globo News, esse senhor que escreve essa porcaria de artigo.

  10. Quem seria ideal nesta pasta da Secretaria da Cultura? Eu penso que Regina Duarte!! Afinal os intelectuais são de esquerda (não gostam de trabalhar).

  11. Não me surpreendo mais com a maioria dos artistas,porisso os boicoto .Quanta cafajestada para defender posição política.Sao preocupados com a empresa q os emprega,com partidos de esfacelou o Brasil.Sao contra a população,venderam a alma faz tempo.

  12. Tudo no Brasil,tem de ser no imediatismo, tudo tem seu tempo,para dar certo ou não, ninguém nasce sabendo tudo,leva-se um tempo para aprender a andar,saber ler e escrever e governar.

  13. Também espero, que essa Senhora mostre à maioria desses pseudodefensores da cultura e travestidos de artistas, o quanto é capaz melhorar essa secretaria.

  14. Atividades midiáticas, assim como atividades de empreendedorismo , são dádivas que recebemos ao nascermos . Atriz ela é , e das boas , portanto dentro de minha lógica , ela será uma excelente “empreendedora” . O Brasil, agradece

  15. Mainardi, é preciso saber quem e por que pediu a restituição. Como você não é galinha jamais poderia botar ovos mas ouvi dizer que galo velho chega a botá-los.

  16. Regina pode ser boa atriz daí a ser boa gestora são quilômetros de diferença mas as pessoas têm a mente muito curta, atualmente.

    1. Paulo, o que leva uma pessoa a ser bom gestor é preparação, estudo, independentemente de ter ou não nível de graduação. Não fale merda. Dizer que Gates, Jobs e Zuckerberg não se prepararam chega a ser ridículo. Regina é boa atriz, mas, como não faz ideia do que é Administração Pública, fará uma merda de gestão. Você acha que estamos onde estamos por quê? Porque quase só temos excrementos na gestão da coisa pública. Os menos piores são os servidores públicos concursados, mas até esses são merda.

    2. O que leva uma pessoa a se tornar um bom gestor? Uma formação em gestão? Como explicar então algumas pessoas que não têm formação superior e que tiveram sucesso tipo Mark Zuckerberg, Steve Jobs, Bill Gates, Michael Dell, Silvio Santos, Samuel Klein e outros. Sabe qual foi o diferencial para o sucesso dessas pessoas? Elas tinham expertise naquilo que trabalhavam. Acredito que Regina conhece como essa área beneficia os amigos do rei, já que ela mesmo foi vítima desses amigos.

    1. ainda bem q alguém concorda comigo.... falta de assunto, tentativa de humor fracassada, ironia sem foco. Um lixo

  17. Ela vai fazer otimo trabalho. Primeiro q conhece o negocio e as pessoas envolvidas, do bem e do mal. Segundo pq e'inteligente e terceiro e'o efeito comparacao - qual foi a ultima vez q tivemos um ministro cultura q tenha feito um trabalho minimamente razoavel. ?

  18. Gostei do texto do mainardi,"eu sou uma galinha" e tenho certeza que a Regina será uma ótima secretaria da cultura, vamos torcer

  19. Adoro a Regina. Grande atriz, patriota, sensata, do bem, centrada. Porém quando divulgaram o nome dela, eu torci contra. Não contra ela ou o Brasil mas pelo que ela irá apanhar. E como fã eu temi por ela. De qualquer forma, torço por ela e pelo Brasil.

  20. DIOGO, uma das piores crônicas que lí escritas por você. Você estava com a mente cansada depois de fugir do galinho garnizé?

    1. Tenho que concordar com vc Francisco. Essa está péssima.

  21. Não sei quem é Regina Duarte. Ou melhor, sei que é atriz, que foi (ou é ainda) nomeada "namoradinha do Brasil", mas, como não vejo TV, nunca vi nenhuma atuação da dita cuja. (o que não quer dizer nada, pode ser boa ou má atriz e boa ou má Secretária, o Gil, excelente músico, foi um péssimo Ministro) Mas penso que condená-la antes mesmo de assumir o cargo é um baita preconceito. Vamos deixá-la assumir. Se fizer besteiras condená-la, se acertar a mão (tomara que acerte), aplaudi-la!

    1. Lembrei também, o LULAlau! Roubou o que quis e não quis!

    2. Ah, lembrei agora, o Pelé, como ministro, não fez um gol sequer...

  22. Nem a Cruzoé se salva... revista de quinta categoria, se juntando à Veja, Folha de São Paulo, dentre outros lixos. E ainda tem a cara de pau de, por contrato, estipular renovação automática e impossibilitar o cancelamento. Próximo dia útil já entro em contato por telefone para cancelar a renovação automática; vergonhoso...

    1. Já vai tarde querido e sabemos q vc vai ler a revista até o último dia e se cancelar, pois vc sabe q aqui eles matam a cobra e mostram o pau só q vc quer fazer de conta q não existe cobra. Azar o seu.

    1. Diogo, tenho q concordar. Do alto do pedestal q habitas, deves ter escrito isso pela manhã após acordar com uma tremenda ressaca de um vinho veneziano de safra duvidosa.

  23. AOS QUE trazem muita coragem a este mundo, o mundo quebra a cada um deles e alguns ficam mais fortes nos lugares quebrados. Mas aos que não se deixam quebrar, o mundo os mata. Mata os muito bons, os muito meigos, os muito bravos – indiferentemente. Se não pertenceis a nenhuma dessas categorias morrereis da mesma maneira, mas então não haverá pressa alguma em matá-lo." Ernest Hemingway / Adeus às Armas.

    1. A reportagem foi para mostrar o passado, pois o futuro da jovem Sra dependerá do Executivo, dos iguais, das mídias e dos q estão a espera por “mamarem” em alguma teta. Conforme sua trajetória pela vida, temos q apoiar e ansiarmos pelo sucesso.

  24. Existe a TRAVESSIA (de um limiar a outro); só consegue, os heróis, e os teimosos; heróis são teimosos. Cada um teve o seu calvário como num ‘RITO DE passagem’. Guedes, Moro, Ricardo Sales, Damares, e agora, Regina Duarte, que ainda nem entrou direito nesse ‘rolo compressor’ que atropela TODOS que querem MELHORAR este país. DIFÍCIL!!

    1. Talvez esse seja o DESTINO do Brasil, massacrar os BONS, e privilegiar os CANALHAS!!

    1. Mais um "descancelado" por aqui. Que diabo é isso? Parece que os descancelados querem mais um ombro pra chorar do que de fato "cair fora" da Crusoé. Ô pessoal aí da Direção, criem logo um departamento de "mágoas cancelativas", tipo com um psicocancelódromo pra atender os que querem a acabar com a tortura da dúvida shakespiriana: cancelo ou não cancelo, eis a questão! Cacildis, Alvaro Costa/df

    2. Cruzes Mainardi!!!! Vc sabe ser bom mas só qndo quer!! Um luxo né?? Porque quando quer ser chato é chaterrimo, besta e “aparecido”!! Gosta de “chocar”!! Parece petista/artista!!! Ah vai comer capim!!!

  25. Ela vai levar chute, pontapé e porrada, quem sabe cusparada, processo e traição. Tomara que não leve nenhuma facada. Ela e descente, equilibrada, respeitada, capaz... E é justamente por isso que irão atacá-la. Esperemos que resista a tudo isso.

  26. Amada pelo Brasil por sua brilhante carreira e seriedade, foi um golpe de mestre de Bolsonaro. Ela vai fazer um excelente trabalho, se o ego dos ciumentos deixarem. Boa sorte à eterna "NAMORADINHA DO BRASIL"

    1. Infelizmente hj o stf e o congresso são os grandes inimigos do Brasil. Se pudessem deixar, a equipe q aí está - c poucas exceções - poderia realizar um melhor trabalho. Mas eles não podem deixar , nao por puras convicções ou o inverso, mas pelos motivos q tds os brasileiros sabem, escondidos ou já rasgados à luz do dia. Dificil. Aí tenho q concordar com aquele chico: é preciso ser louco p aceitar uma tarefa dessas.

    2. Usada? Como assim? Normalmente um governo só coloca imbecis para ajudá-lo. Bolsonaro colocou as melhores “cabeças”, gente de primeira; infelizmente o STF, e o Congresso representado por Rodrigo Maia, e Davi Alccollumbre só atrapalham, querem o Brasil atrasado. Só não vê quem não quer.

  27. Uma temeridade sem igual participar desse governo. O pior é que ela pode ir para a frigideira e ser frita, como os ovos a que você se refere, antes do esperado.

  28. Por causa de matérias desse nível estou cancelando minha assinatura da Crusoé, o Diogo Mainardi virou um pernóstico pior que o Marco Aurélio Melo.

  29. Dio mio!!! Percorrendo as manchetes da ilha do jornalismo , deparei com editorial do Diogo Mainardi e ... e... só cheguei ao fim do texto para ver se melhorava, ledo engano. Que desperdício de tempo o meu, detesto ler sandices.

  30. Boa Diogo Mainard...!!! É o que todo cidadão brasileiro, honesto e trabalhador deseja. Bolsonaro neles...!!!🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  31. Também sou uma galinha. Espectador assíduo do Manhattan Connection, não tenho registro de memória. Mas vou recorrer ao hipocampo de Diogo. Nesse fogo cruzado, assistir a entrevista talvez me tire por alguns momentos do galinheiro.

  32. Infelizmente em mais canalhas do que gente decente no meio artístico. Vai levar muitas tapas mesmo. Como brasileiro espero que resista e torne publico as propostas imorais que farão para ela fechar os olhos.

    1. Jorge, você falou a verdade pela metade, existem canalhas também na imprensa, e como existem.

  33. Regina deve uma explicação ao País sobre essa questão da restituição de verbas recebidas pela Lei Rouanet, cuja prestação de contas não foi aprovada. Melhor que deixe logo claro o que ocorreu, para evitar de ser cobrada sobre o seu silêncio, após assumir o cargo.

    1. Segundo o filho, que é o titular da empresa que recebeu a verba, o único questionamento foi a comprovação de que o espetáculo foi gratuito. É já está providenciando a documentação. O interessante é que essa informação está disponível desde que se publicou a questão, mas repórteres galináceos insistem...

  34. Caro Mainardi, por favor, considere a aplicação da verba da cultura no orçamento público da Alemanha. Os alemães concordam em pagar apenas a produção artística voltada para o público externo. A ideia é promover a boa imagem dos produtos industriais de exportação. Os demais projetos devem buscar financiamento privado! Gostou???

  35. Genial ou geniosa : Para mim . genial. Para Zé do Brêu , geniosa. Genial : galinha é predicado do sujeito D. Geniosa: Zé acha que o predicado galinha qualifica melhor a sujeita R. Gramática é como nuvens , cada um interpreta como quer. Para a cultura eu colocaria alguém com o perfíl " Newton Cruz " para acabar com as parvices... Genial e geniosa referem-se á construção da frase. ( frase não é prédio. nem " parvice ").

  36. O Estado tem que sair dessa área e ponto final. Tudo que fez fracassou. Hoje no Brasil só se produz lixo na cultura, uma produção medíocre para tomar dinheiro do governo. Estado na cultura é tática marxista para fazer propaganda e sempre vai ser. Chega!

  37. O artigo do Diogo é tolo e incompreensível. é de duplo sentido. Bem alinhado com os de políticos viciados em falar mas não dizer. Só compra esse discurso quem é ingênuo. Para não dizer parvo.

    1. Diogoooo..mas yu andas com uma preguiça de dar dó. Cara levanta a bunda da cadeira ou a cabeça do travesseiro e volta a ser Diogo.É a andropausa?

    2. Penso que o Diogo não tinha o que falar e fez isso: NADA.

  38. " Ah , memória , inimiga mortal de meu repouso ". Pelo visto , Miguel de Cervantes também teria gostado se tivesse nascido de um ovo... Minha inimiga não me dará sossego enquanto eu não souber se tem algo em comum entre as eleições do Brexit , do Trump , do Bolsonaro e a " Cambridge analitics " de Robert Mercer e entre este ( ou ??? ) que financiou a propagação de dados e os tais " Chicago's Boys " donos da chaves do nosso ( ? ) tesouro

  39. Há algo de positivo! A Regina teve a coragem de enfrentar o patrulhamento dos autodenominados intelectuais brasileiros, e isso já é alguma coisa.

  40. Diogo, você vai fazer o vídeo no YouTube bombar de visualizações e likes. A entrevista de 2016 foi muito boa e sua memória é, na verdade, enorme! Parabéns!

  41. Diogo, apesar do seu pessimismo, vc mesmo relatou que ela não mudou de idéia. Ela tb foi a mesma no Pedro Bial. E, sim, ela apoiou Serra, como tb Mário Covas contra a petralhada pq não sabia, ainda, como todos os brasileiros de boas intenções, que o PSDB era tão ruim e corrupto quanto o PT (ambos possuem a mesma origem). Ela é digna, inteligente, batalhadora desde sempre e dará conta do recado e não serão lixos humanos como Zé de Abreu ou o outro Zé corrupto que lograrão derrubá-la!

  42. Não sou nenhum futurologo, más tenho certeza que essa mulher de boa índole vai nos surpreender. Tem muita torcida contra más vão enfiar a viola no saco...

    1. Ah, Marcelo, que pena que divergimos nesse ponto.Acho o Mainardi tão sucinto.Queria que fosse mais.

  43. Sem dúvida uma grande atriz, mas se vai conseguir ser uma boa secretária, só o tempo dirá. Se nao usar a máquina, como fez o Gil, já é um bom sinal

  44. Sou artista plástica mixuruca, nunca consegui muita coisa, sempre banquei minhas mixurucas exposições na minha cidade ou nos arredores, banquei minha lojinha que fechei em 2012, por quê subiram meu aluguel, mesmo escondida assim, consigo vender alguns trabalhos meus de vez em quando, penso que poderiam investir os $$$$ em locais nas cidades, para que os artistas pudessem mostrar sua produção

    1. Muito bem. Aprovo Lei desde que seja para dar oportunidade aos pequenos👏👏👏👏

    2. Concordo Nancy. Cidades como Goiânia (só um exemplo) precisam de investimento na cultura, artes plásticas, bibliotecas etc. Se o ministério da Cultura fizer parceria com o setor privado será uma excelente oportunidade para novos artistas e disseminar arte em geral.

    3. Perfeito Nancy, era para ser assim, os pequenos, ou com muita dificuldade como as orquestras sinfônicas. Mas os grandes e fortes comem todo bolo, às vezes com cobertura de corrupção. O mesmo acontece no BNDES.

    4. Exatamente, e foi para isso que a Lei foi criada, para atender os iniciantes.. só que depois a desvirtuaram..

  45. Nossa Diogo ! Será ? Eu tenho esperança que ela seja HONESTA e feche de vez as mamadeiras de Caetano Chico Gil e outros tantos artistas que nos deixam estarrecidos com seu comportamento anti patriota que só pensam e trabalham em prol de suas contas bancárias !Deus a ilumine !

  46. Regina será daqui alguns meses o Moro nas mãos do JB, a Geni nas mãos dos esquerdistas, mas nada comparado a dificuldade que encontrará dentro da Secretário pq o Alvim saiu mas deixou a sua trupe de malucos que não vão sossegar e tem OC para alimentá-los.

    1. Olha, se continuar desse jeito eu exijo o CANCELAMENTO dos comentários.. to de saco cheio já..

  47. Una patriota, a NAMORADINHA DO BRASIL, que empresta a sua maravilhosa essência, para sairmos juntos do imbróglio em q esses marxistas e Gramscistas nos meteram. A esquerdopatia, principalmente a psolista, pirou com desaparelhamento q doravante se acelerará.

    1. Fato, PSOL pira. E vão fazer tudo para atrapalhar e denegrir. Acabando mais um caça níquel do PSOL. Mas, a Regina não é burocrata e vai ter dificuldades com isso. Boa sorte a ela, com esta raça invejosa e falsa de artistas ela vai precisar.

    1. Avante Regina!!! Veremos quanto tempo você vai aguentar... Provavelmente até o primeiro filme com cenas de sexo financiado pela sua secretaria.

    2. Espero que ela tenha sucesso. Muito . É inteligente. Trabalha com a cabeça. Não é otária doutrinada. Não veio carimbada do NE. Não é safada como os holandeses et caterva. Não é radical de direita.Sabe o que interessa ao bananal, desculpem-me , brasil. Vou torcer muito por ela.

Mais notícias
Assine agora
TOPO