FelipeMoura Brasil

Os vigilantes e os covardes

31.01.20

Depois do regime militar, foram pouquíssimos os esquerdistas, como Fernando Gabeira, que tiveram coragem de apontar os erros, imoralidades e até crimes da esquerda no poder e antes dele, porque isto era visto como “traição” ao combate à ditadura “de direita”, e a maioria preferia se omitir, ganhando afagos do público, acesso aos governantes, boquinhas, além de verbas de publicidade federal ou contratos para passar pano em veículos chapa-branca.

Depois dos governos do PT, são pouquíssimos os combatentes da roubalheira petista que têm coragem de apontar os erros, imoralidades e articulações bolsonaristas para suspender, evitar ou limitar o poder de investigações, porque isso é visto como “traição” ao combate à esquerda, e a maioria prefere se omitir, ganhando afagos do público, acesso aos governantes, boquinhas, além de verbas de publicidade federal ou contratos para passar pano em veículos chapa-branca.

A história se repete com sinal trocado, ecoando bravatas anacrônicas contra quem não está mais no poder. A mistura de analfabetismo funcional, deslumbramento provinciano, culto à personalidade, comportamento tribal, oportunismo financeiro e duplo padrão moral é o caldo cultural em que sempre bebe o poder de turno para se tornar a fonte da verdade oficial e tentar destruir os examinadores da realidade.

A verdade oficial chegou a um nível tão bizarro de mentira que hoje é um insulto responsabilizar o presidente por qualquer ‘jabuti’ (como juiz das garantias, obstáculos à prisão preventiva, limitação à delação premiada e fundão eleitoral de R$ 2 bilhões) que, em evidente cumplicidade com o Congresso, ele sanciona, em vez de exercer seu direito constitucional ao veto. Depois do ‘peidei, mas não fui eu’, agora temos o ‘sancionei, mas não fui eu’. Ou ainda: o ‘sancionei, mas não defendi’.

É inimaginável que os bolsonaristas de hoje eximissem FHC, Lula e Dilma Rousseff da responsabilidade por qualquer sanção presidencial (em razão de uma suposta estratégia na qual se deve confiar cegamente, ou de um alegado risco de impeachment desmentido pelo presidente da Câmara, responsável por autorizar o processo de impeachment); mas, quando tudo se justifica com um toque de berrante, o duplo padrão e o diversionismo são aceitos com naturalidade, para que seja mantida a pose antiestablishment no momento em que o governo se curva ao establishment.

Em um debate público polarizado entre os que demonizam e os que bajulam, a sensatez para destoar de velhas e novas militâncias requer não só argúcia, mas a força moral e psicológica que falta a surfistas de maré e chutadores de cachorro morto – alguns dos quais passaram da demonização pré-eleitoral à bajulação pós-eleitoral sem o menor pudor.

Ao contrário deles, todo vigilante contumaz, por mais sensato que seja, inclusive na constatação de acertos, é sempre tido como “traidor”. A verdadeira traição ao povo, porém, é vender-se para o poder de turno, em vez de manter a vigilância coerente que pode impedir seus abusos.

Felipe Moura Brasil é diretor de Jornalismo da Jovem Pan.

Felipe Moura Brasil é colunista de Crusoé e diretor de Jornalismo da Jovem Pan.
Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. #DIADOFODA-SE - MANIFESTAÇÃO NACIONAL em apoio a BOLSONARO e ao General HELENO na luta contra as chantagens do Congresso - 15/março - COPACABANA - POSTO 5 - 10h - O POVO de BEM de todo o BRASIL nas ruas. Precisamos de muitos, para demonstrar força em todo o canto do BRASIL. Eles têm medo das URNAS. O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA. Divulguem ao MÁXIMO.

  2. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Estes aplausos são para você, Felipe. Mas para ser sincera, são aplausos com 50 tons de imodéstia, já que concordo com vc em gênero, número e grau. Em março de 2016, criei no WhatsApp um grupo de amigos, ao qual dei o nome de Fórum dos Indignados. Convidei apenas amigos de direita, todos furiosos com o desgoverno de uma certa Anta. Para minha tristeza, a grande maioria radicalizou; passei a chamá-los de “Os adoradores de Bolsonaro”. Afora a minha, há apenas uma voz dissonante

  3. Pelos seus textos mal costurados fica evidente que vc é melhor organizando os textos de outros do que produzindo os seus. Nessa nau desgovernada que vc escreveu só fica claro a sua intenção de posar de paladino da justiça e da verdade, SQN. Vc, como é dito logo abaixo dessa porcaria que vc produziu é funcionário da Jovem Pan, empresa de jornalismo que caiu nas graças do padrinho Dória. Faça o drama que quiser, mas hoje vc é a voz do dono do dono

  4. Não compro todo o pacote de apoio ao Bolsonaro. Mas o apoio. É bom que esclareçamos o contexto das coisas. Em relação ao fundo eleitoral, o vetar ou não vetar, não era solução definitiva. O que Bolsonaro fez, foi sancionar o valor mínimo do Fundão. Tendo em vista que o fundo partidário está previsto na constituição. Infelizmente... Jogando luz ao texto do amigo reporter. Que mais parece comunista... Nada contra a informações esclarecedoras. Mas essa me parece um tanto alienadora.

  5. Difícil o texto do Felipe. Tem muitas ideias em pouco espaço. Dá para avaliar algumas, mas sobra uma geleia geral que precisa ser mais bem entendida. Sugiro que ele detalhe seus pontos de vista em outros artigos.

  6. Torço pelo Bolsonaro, mas ele tem pisado em algumas bolas. Torço por você, disparadamente e no conjunto, o melhor jornalista político da atualidade. Aponte as pisadas, mas cuidado para não querer ser mais "realista que o rei". Ontem vi Bolsonaro ser responsabilizado por toda a culpa de cargos em conselhos de estatais, que seu governo quer privatizar (resolvendo a questão). Não faça como o Kfouri, que esculhamba o time por que torce só para parecer isento.

    1. não porque concordamos com tudo o que diz, mas porque vc é muito meticuloso apresenta os relatos, Não estou falando isso contra o Navarro, que também é competente, poderia ser qualquer outro. A questão é que este programa tem uma relação umbilical com os 3 PINGOS

  7. Tenho muitas divergencias com sua linha de pensamento mas concordar dessa vez é inevitável,,,o capitáo faz jogo de cena todas as vezes, literalmente engana as criancinhas com comentarios do tipo "náo quero mas fui obrigado", "sou contra mas a lei impóe", "posso sofrer impedimento"!!!!! e ai vai,,muito chato e ruim esse governo, salvo excecóes ministeriais chega a dar vergonha.

  8. Desculpe, mas tenho outra visão sobre os fatos! É certo que o Governo Bolsonaro foi eleito, em parte, por uma camada que queria mudanças radicais. O início foi radical. Rompeu-se com o establishment, ao não negociar cargos com os partidos e reduzir-se a máquina pública. Até se tentou manter assim, mas aos poucos foi-se percebendo (nessa incluo Moro, Guedes e os militares) que na política o buraco é mais embaixo. Não dá pra ser radical sempre. Algumas conquistas vem acompanhadas de derrotas.

    1. É como se tivéssemos 2 presidentes, o 1o chegou cheio de força pra romper com a velha politica, e o 2o tem o pé amarrado pelos erros do filho, e por isso começou a aprovar parcerias com a velha politica, dificultando o combate a corrupção. Os bilhões desviados pelo Eike deve nos inspirar a manter a alta vigilância para evitar este descalabro.

    2. Até entendo o ponto, que o presidente da república tem que fazer política com o congresso, caso contrário cai. Mas o Bolsonaro já ultrapassou todos os limites e, sabemos bem qual é a intenção dele: salvar o filho que é acusado de corrupção e envolvimento com milícias.

  9. Sensacional o texto! De maneira sucinta, descortinou a “direita bovina” que se acha superior à “esquerda ruminante” pq tem o sinal trocado...

    1. O Felipe foi muito bem, mas, suas definições sobre a direta e a esquerda que temos também foram muito boas. A direita bovina e a esquerda ruminante, ambas plutocratas, que temos por aqui, são rebanhos de enrabadiços de seus mitológicos alfas.

  10. Felipe, você tem razão. Precisamos de uma nova Constituição para acabar com a "privilegiatura" conforme aponta o grande jornalista Fernão Lara Mesquita e como também afirma em reiteradas vezes, o fabuloso jurista Modesto Carvalhosa. Precisamos acabar com o foro privilegiado, e enquadrar os juízes, senadores e congressistas que legislam em causa própria e para se defender da lei devido à corrupção e falcatruas que cometem, traindo o Brasil.

  11. Ñ sei o que fez o Sr descarilar! Ñ sou Holmes,Poirot ou Maigret p/tentar resover o enigma.Apropo´com 500 cartres a ilha do jornalismo tbm quer¨Destruir um humilde examinador da realidade¨?E´uma exclusividade dos jornalistas?¨¨Le gout de la verite´ n´empeche pas de prendre parti¨¨(Camus!)Aos 16 anos li ¨1948¨(sim 1948).Gabeira(1941) poderia telo lido em 1959!!!! ¨Ele teve a CORAGEM de apontar erros¨!?? Q pena. Vc ingressou no paraperiodismo cretinista. Sou estrangeiro,nao voto,MAS PAGO IMPOSTOS!

  12. Esse tipo de alerta não é para prejudicar e sim para ajudar a direita. Só é forte quem sabe fazer autocrítica. Bolsonaro tem mostrado muito mais capacidade para autocrítica do que alguns bolsonaristas.

  13. Votei no Bolssonaro com a esperança de ver o combate a corrupção ser ampliado e intransigente com os culpados, mas, o que estou vendo é um combate as leis e investigações anti-corrupção e ao ministro Sergio Moro. Nunca esperei ver isso!!!

  14. Felipe Moura, você é o responsável por eu ter canelado minha inscrição no "Pingo nos is". Sei que não vai dar a menor importância para a minha opinião. Mas você mudou de rumo. Só assisto Augusto Nunes. É bem mais , mas muito mais, confiável. Alexandre Garcia também é extremamente confiável e imparcial. E tem outro ótimo repórter que acabei de "descobrir" Guilherme Fiuza. Não preciso mais dos seus comentários parciais.

    1. Essa ai é a Dorothy amiga do nemo, sofre de perda de memoria recente. ;)

  15. Raramente discordo do FMB. Fiz campanha, votei no Bolsonaro, e com certeza votarei de novo. Porém, ele tem sido muito mal assessorado. No entanto, graças a ministros excepcionais o governo está sendo o melhor das últimas décadas. Mas concordo 100% com essa avaliação.

  16. Infelizmente, Felipe, democracia é uma palavra que adoça a boca de muitos, de qualquer ideologia, mas que não é vivida na sua inteireza por quase ninguém. A opinião do outro só vale se for igual à minha e a dúvida só é levantada se for para beneficiar aquele ou aquilo que apoio, sendo inadmissível a crítica construtiva. Pensar nos interesses do seu país acima das ideologias, virou motivo de chacota...criaram até o apelido pejorativo de "isentão".Triste momento que estamos vivendo.

    1. Arthur, são os extremos histéricos, de mortadelas petistas de esquerda à bolsolavistas de direita. A cartilha é a mesma e o perfil também. O fanatismo emburrece ao ponto de acreditarem que existe herói salvador da pátria. Mas tenha bom ânimo! eles são a minoria, embora muito barulhentos, mas a ignorância resulta sempre nisso:, barulho, preconceito e violência.

  17. Respeito sua opinião, mas tenho uma visão mais abrangente sobre certas atitudes tomadas pelo Presidente, ou seja encurralado, demandado e vigiado pelos quatro cantos, toma atitudes que é lógico não agradam os quatro cantos. Moro é um exemplo. A todo tempo nos comentários exige-se que seja ele indicado para o STF na próxima vaga, quando o presidente recentemente mencionou essa possibilidade, disseram que ele está querendo tirar o Moro da disputa presidencial. kkk

    1. Os únicos que querendo Moro no STF são os bolsolavistas fanáticos que não conseguem raciocinar com a razão. Pois um dos motivos desse governo ainda respirar é por ter como viga mestra o Moro na justiça, se o cara sair de lá, mesmo que seja para o STF, será impossível segurar o JB no trono até 2022. E olha que digo isso mesmo não gostando da forma que ele está governando.

  18. O problema não é o Bolsonaro. O problema é o congresso nacional (não como instituição) pela sua composição onde corja é a regra e não exceção. Esse congresso representado por um renazinho e um nhonho que são projetos de ditadores cínicos: enchem-se as bocas com a palavra democracia e arrotam despotismo de bandidos.

    1. É Bolsonaro também, ele não tem feito nada muito diferente do "Nhonho e do Renanzinho", sendo claramente mais do mesmo. Mas teu raciocínio não está errado, sem uma verdadeira reforma política que acabe com o coeficiente eleitoral e implemente o voto distrital e o parlamentarismo, difícil enxergar algo bom no horizonte.

  19. Parabéns Felipe Moura. Texto muito lúcido. Você com certeza será, ou já é, vitima do fogo amigo dos bozolóides cegos e fanáticos que empesteiam o Brasil, incapazes de reconhecer um desvio do seu ídolo bozo e sua família de loucos. São os petralhas de sinal invertido.

  20. É lamentável que após tantos anos e depois de governos civis que não deram certo,desgovernos de esquerda que roubaram descaradamente e colocaram o país numa crise sem precedentes, criando caos moral, ético, econômico,social, educacional e na saúde, venham alguns jornalistas, citar os governos militares e comparar o governo Bolsonaro aos desgovernos ptistas canalhas. Sinceramente, não sei o que querem e como querem, que o governo que aí está, atue.

    1. Queremos que ele comece a defender com unhas e dentes as promessas de campanha. O combate a corrupção deveria vir em primeiro lugar mas ele está fazendo o oposto disso.

  21. Fui eleitor e defensor do atual presidente.Mas desde a posse qd. permitiu aquela cena patética do 02 no RR,algo mudou na minha avaliação. E mesmo depois de 27 anos dentro parlamento, não ter sabido fazer uma liderança direta com os deputados esvaziando o poder dos caciques politicos e suas lideranças no congresso.Se hj. Rodrigo Maia faz o que faz é pq. Bolsonaro não soube jogar,não aprendeu o suficiente nos 27 anos que lá esteve.Esse jogo se faz com cerebro e não com o figado.

  22. O Felipe Moura Brasil faz uma análise correta da situação. Não há o que contestar diante dos atos já consumados: - Sanção das Leis de Abuso de Autoridade; - Limitação da abrangência das Delações Premiadas; - Restrição às Prisões Preventivas e criação do Juiz de Garantias. Só isso? Não. O que dizer da indicação de Augusto Aras para a PGR? Nós, eleitores do Bolsonaro, manifestamos preferência por Deltan Dallagnol. Nosso compromisso é com a pauta anticorrupção. Reaja Sr. Presidente !

  23. TÁ CORRETO , É ISSO MESMO , TEM QUE ESTAR ATENTO E ISENTO , MAS DE QUALQUER SORTE ISSO VALE PARA O LEITOR TAMBÉM COM RELAÇÃO AOS JORNALISTAS , " TODOS ELES " TODOS !!!

  24. Excelente artigo. Mostra a necessidade do verdadeiro engajamento popular para fortalecer nossa democracia. Nossos movimentos não partidários e imprensa devem, constantemente, estimular a população a cobrar os compromissos eleitorais dos nossos governantes. Somente desta forma vamos romper o “establishment”, onde se encontram nossos políticos patrimonialistas.

  25. pra quem tá afundando jacaré é toco!! entendi o ponto de vista mas penso que no momento temos que defender até a morte e negar até a morte também rsrs

  26. Sim, Felipe, cada um tem seus motivos para adotar posturas que, queiramos ou não, são e têm desdobramentos políticos. Quais serão as suas motivações para virar um guru da isentosfera? Seu discurso favorece Dória, Maia, Huck... Acho uma péssima postura política!

    1. Na realidade acredito que vocês estejam tão cegos quanto à esquerda que atua da mesma forma, o texto é objetivo, só não enxerga o que ele diz, quem não quer ver.

    2. Hahaha! Conheço três variantes do Felipe. O Felipe da Veja, o da Jovem Pan e este aqui da Crusoé. Só falta ele definir pra nós em qual devemos acreditar. O Felipe dança conforme a música. Acho que aprendeu com o Josias.

  27. Vc é a justa medida cirúrgico nas opiniões mas...prof Villa me faz ,depois de anos, não assistir o jornal da manhã da jovem pan, não pelas opiniões mas pela forma azeda e negativa que em tudo e em todos.Não sou só eu ,muita gente manifesta isso no face Foi uma má recontratação, voltou pior Garfildão não ama nada 😤ele 🥺nois

    1. Respeito sua opinião, mas já eu, acho que o Villa é uma ilha de bom senso na Jovem Pan, que está empesteada de jornalistas fascistas de direita.

  28. OS fanáticos da esquerda tem o mesmo perfil dos fanáticos da direita. Pensava que analfabetos funcionais existiam somente na esquerda. erro de avaliação faz parte do aprendizado humano.

    1. Raimundo, perfeitamente. A experiência só é possivel com tempo.

  29. Sensatez é preciso ao analisar que um leão no meio de 300 hienas será sempre derrotado por mais que tenha coragem de lutar. Se queremos uma santidade no governo é melhor que a esquerda volte, pois ela nunca foi tão criticada, apesar de tudo que fez, como hoje se critica Bolsonaro. No Brasil os loucos estão guiando os cegos.

  30. Fiquei decepcionado com a notícia de que o João Doria (nota de 3 reais) injetou muito dinheiro para modernização dos estúdios da Jovem Pan e Bandeirantes, óbvio com algo em troca, falar mal do governo Bolsonaro. Acredito até que foi condição para tal a Contratação do idiota do prof. Villa, razão está que deixei do ouvir a pan de manhã. Para mim foi dinheiro pro lixo, por somente piorou a imagem do governador, e não.perco a oportunidade de divulgar o fato. uma pena que rádios sigam como a Globo

  31. Felipe Moura Brasil não deveria tentar criar uma equivalência moral entre os criminosos petistas e o atual governo Bolsonaro. Não é honesto. Isto não significa que não possamos criticar o atual governo, evidentemente.

    1. Sinceramente, é possível citar algum erro deste governo sem ser taxado de comunista?

  32. Sou assinante nova e já valeu a pena ter assinado a Crusoé. Parabéns! Votei no atual presidente mas me manterei de olhos abertos.

  33. isto mesmo.Estes puxa sacos acham que somos idiotas.Bolsonaro está descumprindo para o que foi eleito.Nao será reeleito,péssimo para o país que já desperdiçara mais tempo na recuperação do desastre petista.E ainda Bolsonaro está ajudando a criar condicoes para facilitar a impunidade.

  34. O oportunismo e a maldade de alguns jamais serão vencidos pela ignorância. Um povo avesso a conhecimento e sem senso crítico será sempre escravo dos mais espertos.

  35. Salve, salve, FMB ! " Os cães ladram e a caravana passa". Os cães não merecem comparação a beócios mitificadores do capitão presidente. Os caravaneiros ANTAGONISTAS persistam no combate ao " jornalismo" de fancarias e jabás. Longa vida para todos vocês !

  36. Parabéns Felipe! Vc está correto existe muito analfabeto funcional como estes que ficam ameaçando cancelar a assinatura da Crusoé. Cancelem bando de jegues, com todo respeito aos jumentos. A Crusoé está ótima.

  37. Salve, salve, cameleiro FMB : " Os cães ladram e a caravana passa ". Os cães não merecem comparação a mitificadores do capitão presidente. E os caravaneiros ANTAGONISTAS seguem firmes no combate ao " jornalismo" de fancarias e jabás. Perseverem na excelente alimentação dos seus camelos sob comando dos dons Diogo e Sabino. A cruzada é vitoriosa !

  38. Tchau Felipe, a sua máscara caiu. Mas que bela porcaria a Cruzoé se tornou. Manda um abraço pro lixo do Dória... ops, mas ele financiou os novos estúdios da Jovem Pan né? Não pode criticar, senão as mamatas acabam né? Você e uma grande decepção; jornalista de verdade é o Augusto Nunes, que precisa ficar aguentando as merdas que você fala no Pingo Nos Is. Cancelando essa porcaria de revista, que fiquei sabendo que existe uma cláusula no contrato que renova automaticamente a assinatura. Vergonhoso

  39. Petista aqui não tem porque não sabem escrever, agora, como tem “baba ovo” comprados com rachadinhas nesse espaço, vai se catar, parabéns Felipe 👏

  40. Fica firme, Felipe. Você está fazendo tudo certo. É decepcionante esta adesão do JB aos inimigos da Lava Jato, ao conluio com o pior da “velha política “. Vc é filhote do melhor jornalismo da velha cepa da imprensa. Sucesso! E meus respeitos.

  41. Sou pela razão e pela justiça,mais Felipe tá ficando chato com essa pauta repetitiva de criticar Bolsonaro e seus defensores. Fala de outro assunto na sua coluna.

  42. Acompanho o trabalho de Felipe Moura Brasil no "Pingo nos Os". Ser diretor de jornalismo da Jovem Pan não é pouca coisa. Concordo com suas posições e opiniões. Mas como articulista, acho que seu estilo de redação precisa melhorar. Sempre me ensinaram que uma boa redação deve conter parágrafos com frases curtas e diretas, isso facilita a compreensão do leitor. É a minha sugestão a esse grande jornalista.

  43. Como já dizia a música: 'Soy latino americano e nunca me engano, e nunca me engano.' Nada de novo debaixo do medíocre céu da América Latrina.

  44. Aprendi há muito e talvez a duras penas, q se temos interesse direto no poder de ocasião, defenda-o com unhas e dentes. Não importa o argumento. Senão, és apenas um inocente útil.

    1. Quando nao se tem argumentos sólidos para defender seu ponto de vista, ai surgem essas ideias mirabolantes para defender o indefensável. Fanatismo ideológico, seja político ou religioso, só cega e emburrece as pessoas.

  45. O autor, nas entrelinhas, deixa transparecer que desejaria receber “algo” do PR Bolsonaro.Como não recebeu......O “case” Joice Hasselmann é exemplar, na campanha, colou-se ao candidato.Eleita,foi alçada a um cargo para o qual mostrou-se inepta,atabalhoada, e o pior, traiçoeira.Perfis assim, comprometem a credibilidade dos jornalistas.A coerência, valor tão raro em nossos dias, é tesouro que poucos, pouquíssimos jornalistas preservam.

    1. Tem que se olhar de avião pq aí sim se pode ver todos os ângulos!! É a verdade Felipe é essa não fica escondida! Só aos olhos fanáticos!!!!

  46. Quando um artigo destila ressentimento se torna um mero desabafo e não uma opinião jornalística. FMB já deu o que tinha que dar.

  47. Felipe Moura Brasil, volte lá para o Roda Viva e fique por lá. Não leio mais nada que você escreve e na JP coloco no mute toda vez que é a sua vez de falar.

  48. Prezado Felipe, parabéns. Você foi brilhante e precisamos acordar antes que seja tarde. Adesão a falcatruas com a desculpa de governabilidade é repetir a maldita historia, que já vivemos.

  49. Penso que enquanto houver esse presidencialismo de coalizão será impossível governar esse país, em razão dos diversos grupos de interesses envolvidos no Congresso. Contudo , o que mais irrita é ver o PR brincando de governar e ficar jogando pra plateia de ignorantes.

    1. Tem que insistir sim, como virar o disco se o JB não muda de atitude e de escolhas? Elegemos o cara e agora deixamos ele fazer o que bem entende? ainda mais quando é exatamente o oposto do que ele defendeu em campanha? Não dá né...

  50. Excelente artigo , o povo jamais pode deixar de mostrar seu descontentamento com o que o governo faz de errado , mesmo apoiando o que faz de certo , não quer dizer que devemos fechar os olhos quando começa a se desviar , caso contrário quando acordar , pode ser tarde demais.

  51. Felipe, posso estar errado, mas vejo você muito vingativo. O que aconteceu para que você se tornar-se um compositor (jornalista) de uma nota só.

    1. Não só conivência como total falta de interesse político na defesa do "combate a corrupção" que ele tão bem soube trabalhar quando em campanha eleitoral.

    2. O Felipe até pode estar nessa condição, mas não podemos deixar de reconhecer que houve conivência presidencial ao não vetar os fatos apontados pelo colunista.

  52. Excelente matéria...Reflete a política que se pratica no Brasil...Demonstra que no Executivo, Legislativo e Judiciário o que importa é o poder, ou melhor, a perpetualizacão do poder..A democracia e os anseios do povo ficam sempre em segundo plano

  53. Parabéns por dizer verdades . Ou, melhor, obrigado. Na minha opinião, jornalista que diz inverdades propositalmente deveria morrer.Profissionalmente, claro...kkkkk

  54. Pois é. Queríamos algo totalmente diferente, mas conseguimos um simulacro. Que 2022 chegue e as mudanças desejadas pelos brasileiros de bem realmente aconteçam. Os cães ladram...

    1. Cara, foi só 1 ano de governo e olha tanta coisa q aconteceu, sinceramente não acredito na força desse governo para chegar até 2022, acredito que ainda vamos sofrer um bocado e sem saber se algo poderá melhorar. Urgente se faz uma reforma política, mas essa que está sendo gestada no congresso e que tem dedo do Serra é um Frankeinstein boquirroto que não melhorará nada.

    1. Eu votei em JB mas hoje eu não o apoio mais, embora ainda apoie alguns ministros. Sou um eleitor que coloco o combate a corrupção em primeiro lugar, de que adianta arrumar a casa e botar as contas em dias se o sistema corrupto e a troca de cargos por apoio político continuar vigorando? Os políticos continuam não governando para o povo, governam exclusivamente para seus feudos políticos e eleitorais e em alguns casos em benefício próprio também. Isso não mudou nada ainda.

  55. Parabéns, Felipe pela clareza e isenção de tua análise! Os fatos são estes mesmos. Se queremos um Brasil melhor, precisamos ser constantes vigilantes e defensores da verdade. Só porque votei no Bolsonaro, não me nego o direito de aplaudir seus acertos, nem de criticar seus desacertos! Não podemos ser marionetes!

    1. Exatamente isso ! Votamos e devemos estar vigilantes e críticos !

  56. Felipe Moura Brasil, excelente comentarista, bota o dedo na ferida. A comparação dos dois extremos é brilhante e a menção da sensatez do Fernando Gabeira foi bem oportuna. Adorei de ler.

  57. Penso que o fato do "acordão" permeou subentendido a leitura do seu belo texto, caro Felipe. A limitação moral certamente terá um preço eleitoral a pagar pelos político vacilantes.

  58. Os direitos humanos (art. 5º da CF/88) não podem ser utilizados para proteger atos ilícitos, nem interpretados para afastar ou minorar responsabilidades por atos criminosos, independentemente de quem os praticou. Felipe Moura Brasil, faltou citar também a tal "lei de abuso de autoridade".

  59. Excelente. É importante que se compreenda que o apoio ao governo também se faz por meio de críticas. Criticamos porque queremos que dê certo.

  60. Com certeza devemos estar atentos sempre e com certeza não tenho político de estimação. Mas o texto parece que o governo está errando 90% e acertos só 10%, não é o caso. Pessimismo total.

    1. Se o substrato moral é podre, sejam eles apenas 10% do todo, os restantes 90%, por mais boa vontade que se tenha, apodrecerão junto. Lá nos anos 70 eu via o país sendo considerado o país do futuro por boa parte do mundo desenvolvido daquela época. Mas os 10% podres da nação tiveram espaço e acabaram contaminando tudo... Não é pessimismo, é estar cansado de ver sempre os mesmos erros sempre se repetindo novamente...

    2. Concordo, Mário. O Felipe hoje acordou envolto em uma nuvem petista-tucana.

  61. Fernando Gabeira é símbolo de sensatez, honradez, coragem e coerência! Uma das cenas emocionantes, no Congresso, foi enfrentar Severino Cavalcante e o que disse a ele. E todas as suas atitudes e falas são dignas de admiração! De quantos Fernandos precisamos? Muitíssimos!!!?/!

    1. Pois é, se a esquerda e a direita fossem feitas de Gabeiras respeitando as ideologias diferentes teríamos uma democracia mais descente.

  62. COMPARACAO INJUSTA . Primeiro você compara bolsonaristas(conservadores) com terroristas de esquerda . Depois cria uma narrativa que ninguém presta , que bolsonaristas(conservadores) e petistas são a mesma coisa . Injustiça . Quem está limitando as investigações é o congresso e o STF controlado pela esquerda e pelos isentões(liberais aliados da esquerda) . Se você não quer ser chamado de "traidor" , não mude de lado . 🇧🇷

    1. Questão de costumes não pode ser de responsabilidade do governo federal. Ao assumir o comportamento e o pensamento de um dos lados vc estará sendo parcial, no caso do governo federal se torna algo caótico e nao condizente com um governo para todos. Não gosta das pautas de esquerda? Ótimo, muitos pensam assim, então não use a maquina pública em favor delas, mas se isso vale para a esquerda tmbm deve valer para a direita. Ao colocar essa guerrinha ideologica como prioridade o JB travou o seu gover

    2. DETALHE : Não sou olavista , sou conservador . Leio autores conservadores , liberais e libertarios . Mas você não sabe a diferença , não é mesmo ? Nem sabe a diferença entre o liberalismo clássico , a escola de Chicago e a escola austríaca , não é mesmo ? Você só sabe o que os seus professores esquerdistas te ensinaram na escola e na universidade . E a única coisa que eles te ensinaram a fazer é patrulhar quem pensa diferente . Não é mesmo , IDIOTA UTIL DA ESQUERDA ? 🇧🇷

    3. BUNDA MOLE . Vota então no Amoedo , no Novo , e nos candidatos do MBL e do DEM . São direitistas em economia , mas não são direitistas nos costumes . E são aliados da esquerda na oposição aos conservadores . Para mim , só serve um candidato direitista na economia e nos costumes . Se você é direitista , você é liberal , não é conservador . Não defende os nossos valores . Não defende a cultura ocidental e cristã . E ainda se alia ao marxismo cultural . Então não enche o saco ISENTÃO .

    4. Detalhe: Não sou esquerdista e nem comunista. Acho q a escolha de Moro, Guedes e Tarcísio foram muito bem acertadas, Damares, apesar de algumas escorregadas (muito pelo fanatismo religioso) tem me despertado enorme admiração (mulher nobre e de fibra). O que estragou esse governo foi JB ter abraçado de corpo e alma a defesa do filho rachadinha e se deixar lobotomizar por essa ideologia boquirrota do Olavo, pois de direita e conservador ele não tem é nada. Mas olavete sempre diz amém pro guru né?

    5. Fábio, qndo da eleição de JB eu confesso que me sentia enormemente incomodado ao ver alguém da esquerda tachando de forma pejorativa o JB de "Bozo", certo q ele vestia um personagem caricato alá Durango Kid, mas não concordava com a alcunha de "Bozo" por ver ele se esforçando para criar um ótimo time ministerial. Hoje, após meses de lambanças bolsolavistas ideológicas retardas, tanto dele quanto de seus seguidores gados acéfalos, sou obrigado a concordar. JB é o Bozo e você é uma típica Bozete!

    6. BUNDA MOLE . GADO VERMELHO . IDIOTA UTIL DA ESQUERDA . Ele não é meu mito , o Lula ou o Doria ou o Amoedo é que são os seus mitos . Eu sou conservador , não sou bolsonarista . A merda do seu estatismo , do seu socialismo e do seu comunismo não funciona em lugar nenhum . No socialismo não tem nem liberdade , nem igualdade . O socialismo é ditadura com miséria . Bota isso na sua cabeça . BURRO CHUCRO . 🇧🇷

    7. Mais um olavista retardado... Você nem percebe que ao invés de ajudar seu MITO, na verdade contribui diretamente para o esvaziamento eleitoral dele ao conseguir se igualar a um mortadela olavista de carteirinha. Ninguém aguenta mais a ladainha de vocês, irmãos gêmeos dos mortadelas petistas.

    8. Eu mujo bastante quando enfio o pau em VACA BUNDA MOLE DA ESQUERDA . 😂😂😂

    9. muuuuuuuuuuu muuuuuuu o berrante está te deixando doidão!!!

    10. Os jornalistas tem lado . São todos de esquerda ou aliados da esquerda . Salvo raríssimas exceções . Não tem compromisso com os fatos . Só mostram um lado . Não falam a verdade . Criam narrativas . 🇧🇷

    11. A comparação dos dois extremos é perfeita entre a esquerda e seus aliados isentões . Os dois são radicais , utopicos e revolucionários . Os conservadores são moderados , sabem que não existe governo perfeito e que as coisas não mudam de uma hora para outra . 🇧🇷

    12. Ele é jornalista, não pode ter lado como você quer. O compromisso dele é com os fatos e as verdades que eles ensejam.

    13. Mas a comparação dos dois extremos é perfeita e muito simples de se constatar. Só quem faz parte de um desses extremos é que não aceita isso...rs...

  63. Concordo, como alguns dizem, que há ódio, sim, por parte de muitos jornalistas e artistas. Muitos estão mesmo divididos entre o ódio ao PT e o ódio maior ainda ao Bolsonaro. Mas não podemos compactuar com erros só porque o governo da vez é aquele em que votamos. Não era bordão dos antipetistas: "não temos bandido de estimação"? Afinal, é o Brasil que conta ou os amigos do presidente?

    1. Margareth, existe essa possibilidade triste, mas eu ainda acredito que, por um milagre, tenhamos candidatos de qualidade que não sejam nem da velha política e nem flertadores de extremos ideológicos. Um bom nome é o de Moro, mas ainda é impossível acreditar numa candidatura dele.

    2. Sim, BM, muito erro de estratégia do Bolsonaro na maioria das atitudes que vem tomando. Culpa, em grande parte dos bajuladores que o cercam. Antipetistas ferrenhos que conheço tornaram-se antibolsonaristas mais ferrenhos ainda. Ou seja, se um enganador falsamente moderado se candidatar, é capaz de ganhar votos suficientes desse povo para se eleger. Culpa de quem? Assim como o PT foi o culpado pela eleição do JB, JB será o responsável pela volta da esquerda se continuar nesse caminho equivocado.

    3. Os antipetistas continuam sendo antipetistas, mas boa parte deles agora também é antibolsonarista. Pois viram o atual presidente abandonando toda a defesa do combate a corrupção, ponto chave e de maior importancia para os antipetistas. Detalhe importante: os antipetistas são uma massa considerável de eleitores q fazem enorme diferença num pleito presidencial, JB não soube trabalhar esse eleitorado e acredito que agora já é tarde para ele tentar mudar isso.

  64. MUITO BEM Felipe, Parabéns! Também por ENTREVISTAR o Ministro Moro, em meio aqueles burrologistas petistas do roda viva. Você e o Moro, fizeram um grande sacrifício ouvindo aquelas baboseiras de sempre; as mesmas perguntinhas asquerosas (q não enganam mais ninguém) além militantes do pt, ainda são tapadinhos que só.

    1. Também vi a entrevista. E o Felipe foi o único que perguntou a respeito do funcionamento do ministério no governo, enquanto o resto... bom, era resto mesmo.

  65. Parabéns pelo artigo. É nossa obrigação, como cidadãos de bem, permanecermos vigilantes contra qualquer abuso ou má conduta, independente de convicção política. Ética, espírito público e honestidade não têm partido.

  66. Blz! Mas e agora? Só falar mal não vai ajudar o país! Provavelmente vc e os que compactuam com sua opinião votem em alguém de "esquerda" em 22. Então, esses mesmos comentário vão se repetir. Enfim, círculo vicioso!

  67. Os bajuladores, adoradores de "mitos" podem achar que estão fazendo bem ao governo Bolsonaro. Pelo contrário. Não só prejudicam por não colaborarem com críticas construtivas, como despertam mais ódio ainda, até em quem quer que o governo dê certo.

  68. Felipe, vc está correto. Sou daquela corrente que acredita que as coisas se acertam uma de cada vez. Ou seja, para o leite virar doce, se faz necessário um encadeamento de fatos. É preciso passar pelo Bolsonaro, porque sem o fogo da direita, não chegaremos ao meio termo de um governo que leve o Estado à desejável zona em que o bom senso prevaleça.

    1. Nilton, penso parecido. Nosso país ainda é politicamente jovem e com fervores idealista, mas se fizermos um retrospecto das ultimas décadas veremos que é como se estivéssemos passando por um curso intensivo, o amadurecimento político está sendo bem mais rápido que o passar dos anos desse jovem povo brasileiro. A tendencia é que o bom senso prevaleça e coloquemos de lado esses extremos que só destilam ódio e criam divisões em nossa sociedade.

  69. Quando fui morar na Inglaterra, fiquei impressionada como os ingleses não aceitavam(ou aceitam) a menor corrupção. Pequenas acusações levam os políticos à renúncia do cargo, à defenestração pública total. Comecei a pensar por que os brasileiros votam tão mal. A minha conclusão é que não prestamos. Somos um povo imoral ao qual o roubo, a corrupção, não nos incomoda. Se votamos em alguém, a pessoa vira santo e pode fazer o que bem quiser. Triste!

    1. exatamente isso, não prestamos.O Congresso está lá todos escolhidos por nós, uma amostra nossa.Nos falta berço, vergonha na cara,sobra preguiça. EDUCAÇÃO é a solução.

  70. Artigo fantástico Felipe! Verdadeiro tapa na cara desses bolsolavistas desmiolados, irmão gêmeos dos mortadelas petistas. Todos hipócritas e duas caras.

  71. Quer melhorar o BRASIL! Tire do coração esse ódio pelo governo, Como jornalista seja neutro ou seja, traga a verdade do possível no comando e não do seu alinhamento politico

    1. Não existe ódio, o que existe é a realidade nua e crua. Só gado bitolado que não enxerga isso. Aliás, o ódio está única e exclusivamente nessa guerrinha ideológica medíocre entre "esquerda e direita", enquanto mais de 80% da população (que não é nem de esquerda e nem de direita) sofre com os desmandos, conchavos e interesses de grupos específicos que não respondem nem a 10% da população. Bando de hipócritas!

  72. Ana Paula diria que Felipe Moura Brasil é histérico. Que devemos comemorar pois não vivemos em Cuba. Parabéns ao Felipe, pela inteligência, equilíbrio e independência.

    1. A Ana Paula é a maior bola fora da Crusoé, faz análises super rasas pra receber aplauso. Serve apenas para aqueles que acharam que estavam assinando uma revista chapa branca do governo Bolsonaro.

  73. Todas as manhãs espero boas notícias. E quando as tenho, conto para o meu filho ("traidor") e ele diz: espera, mãe. Ligo pra minha irmã e ela diz: não adianta, não me engano mais. E meu marido, que continua Bolsonaristas de carteirinha, porque odeia o PT, me chama de vira folha. Os idólatras, direita verdadeira, me chamariam de isentona, hiena. Veja, 4 eleitores de Bolsonaro: um continua firme, uma abandonou, outro é cauteloso e eu "vira folha". Se nada mudar, só meu marido votará no Bolsonaro.

  74. Talvez de agora em diante,os brasileiros possam entender os posicionamentos atuais desse senhor.Não tenho mais qualquer dúvida.Trata-se da centro esquerda do Doria.

    1. Márcia, é perda de tempo dialogar com bolsolavista bitolado. São iguais aos mortadelas petistas, não pensam, só dizem amém (muuuu) ao sabor do berrante do dono deles.

    2. Você é o juiz né? Não venha falar em nome dos brasileiros, não tem nem direito nem conhecimento. Fale por você, você pensa isto... também tem gente que é paga para dizer isto, mas você não deve estar entre elas.

  75. Ainda bem que temos um jornalista lúcido, coerente e sensato como você! Votei no Bolsonaro, mas não imaginava que em apenas um ano de mandato, ele iria se curvar a tudo aquilo que dizia combater. Não digo que me arrependi do voto que dei, porque a alternativa seria o PT e o seu bando de ladrões, mas que me sinto profundamente decepcionado e traído como eleitor. Nele, não voto mais.

    1. Concordo plenamente ; fiquei muito decepcionada com as ações já citadas ; nada de fake news ou de Globolixo : simplesmente narrativas ouvidas da boca do Presidente e fatos consumados

  76. Na minha visão o Felipe Moura Brasil está certo no teor das suas colocações, mas um pouco exagerado na intensidade. Ano passado, nos três primeiros meses de Governo, os próprios comentaristas da Jovem Pan lembravam o tempo todo que não dava pra Governar sozinho. Enfim, o Bolsonaro cedeu um pouco pra Governar. As intensões e resultados acho que ainda vamos conhecer mais pra frente. Apoio o Felipe Moura, mas também ainda torço pelo Governo.

    1. Bolsonaro foi bombardeado desde o inicio de mandato por causa do filho rachadinha e do filho marionete do Olavo (gênio das mídias sociais), achou que se isolando e tentando jogar o povo contra Congresso e Judiciário (todos corruptos! Vamos fechar essas casas!) eles iriam baixar a bola, mas o povo não abraçou a idéia e o resultado foi selar um acórdão espúrio entre "JB,Toffoli e Maia", onde vemos um JB abrindo as pernas e deixando fazerem o q quiserem desde q seu cargo e seu filho sejam poupados.

  77. Exato Felipe!! Eu diria que ao radicalismo e fanatismo falta muita sensatez e discernimento e quem os tem é acusado pelos radicais dos dois sinais opostos de fascista(sic), petista ou bolsominion, isentão e outros absurdos. Parecem grupos rivais da idade das cavernas. E de novo o certo, o moral, o bem, o ético perde na balança quando do outro lado está seu ídolo. É proibido apontar os erros do ídolo, quem o faz deve queimar na fogueira. Doentes.

    1. Não desanimo...desanimei com meus erros de concordância 😅

    2. Perfeito Márcia! Mas não desanime, embora esses dois extremos sejam histriônicos e destilem muito ódio, ainda são minoria do eleitorado, não representando nem 20% do total se somarmos eles juntos. O povo está adquirindo consciência política e a cada eleição fica mais difícil deles manterem a narrativa de ódio. Está mais do que claro que em 2022 não se elege presidente nem PT (Lula) e nem JB (duvido q o Aliança saia do papel), e quem eles fizerem apoio direto também perderá voto.

  78. Nós bolsonaristas talvez pudéssemos criticar o governo, mas porquê criticar um governo que já é estraçalhado dia e noite por um exército de opositores. O que nos une, a nós bolsonaristas e simpatizantes, é a certeza de que melhorou muito, mas muito mesmo. Fique à vontade pra criticar, tem um monte de erros por aí, mas nos poupe por favor de comparações com o que fazem os petistas. Menos.

    1. Muito bem Carlos, Só não ver melhoras os míopes. Quanto ao Felipe sou admirador dele, escuto os pingos nos Is da Jovem Pan. Ultimamente tem caído muito meu conceito sobre ele, tá igual aos PTistas não fala nada de bom do Bolsonaro. Sou de direita e radical, estou com o Capitão e querendo ou não o Governo vai dar certo, melhor dizendo já tá dando. Bolsonaro 2022.

    2. Eu vejo diferente, na minha humilde opinião a carroça Brasil estava descendo ladeira abaixo sem freios. JB colocou e usou os freios na carroça, mas ainda não vi a carroça começar a subir a ladeira de volta. Empacada feito mula, por sinal mesmo comportamento dos bolsolavistas fanáticos que acham q política é igual futebol, é prato cheio para o fogo dos adversários, dos oportunistas e até do amigo (esse ultimo de forma muito mais intensa). Nesse ritmo JB não chega em 2022.

  79. O Felipe Moura Vazio não discute, mas apenas teina na mesma nota distônica de que o presidente deveria ter vetado o Juiz de Garantias. Mas o ácido articulista deveria ter convencido previamente os parlamentares a não votarem. Além disso, o veto do presidente não daria a certeza que a coisa ficaria conforme com o gosto deste militante de microfone restrito. Candidate-se, prezado Arauto da Moralidade. Idéias vc tem, mas eleja-se síndico do seu condomínio, depois, quem sabe, alce voos mais altos.

  80. Sempre muito ponderado. Acompanho seu trabalho com orgulho. Ainda há vida no jornalismo. Cito, ainda, Merval, Sardenberg entre poucos outros notáveis. Continue o bom trabalho.

  81. Felipe, o mandato é de quatro anos. É uma equipe de governo que ainda está adquirindo experiência. Há mazelas que já podem ser identificadas e combatidas. Mas não vejo ainda uma adesão cega e infantil como presenciamos nos primeiros meses de governo do "nove dedos", quando a mídia toda babava a cada "nunca antes" dos discursos diários do dito cujo. Sem as redes sociais, que deram voz à maioria silenciosa, todos se omitiam. Vamos aguardar o final deste ano para ver para onde querem levar o país.

    1. Bem colocado Fernando, JB está vestindo a carapuça de Lula da Direita e o gado corre atrás mugindo. Lógico q não falo no quesito corrupção e desvio de dinheiro público, mas todo o resto é o mesmo modus operandi de favorecimento de pequenos núcleos q o bajulam e tentativa de aparelhamento governamental com sinal trocado. JB ainda não é o novo e por isso mesmo veremos nos próximos meses/anos a panela de pressão Brasil (povo, eleitorado) explodir e as consequências não podem ser imaginadas ainda.

    2. Em 2003, o Lula propagava as mesmas mentiras, falando que a imprensa malhava o governo dele e que nunca havia criticado o seu predecessor.

  82. O filipe a maioria dos eleitores de bolsonaro entende q tu ta falando,so que tu não fala o q é obvio dentro do congresso,o cara esta no bojo de um tornado é tão facil sair dele?

    1. O bojo do tornado se chama Flavio Rachadinha e Carlos Olavista. Enquanto o presidente não cortar de fato na própria carne continuará refém do congresso e judiciário, ai continuaremos vendo essas decisões esdruxulas tomadas por ele e o povo que se lasque!

  83. É verdade. Porém atualmente se percebe que este exército de defesa canina está sofrendo baixas a cada dia. Uma das consequências pode se ver nos comentários do antagonista que hoje Bolsonaro está longe de apresentar a unanimidade de meses atrás.

  84. Por falar em "vender-se para o poder de turno", que tal um comentário sobre a grana que a Jovem Pan pegou do governo Dória pra modernizar a rádio?

    1. e da ação perdida pelo filhote do doriana aqui, mesmo estando ao lado do Augusto Nunes este chorão aqui não aprende a fazer jornalismo, mais um ba ba ca de plantão

  85. Bolsonaro percebeu que não sobreviveria sem o velho "presidencialismo de coalizão", cedendo a pressões fisiológicas do Congresso. Mas não nenhum sinal ainda de que vá chafurdar na lama como os governos petistas. Senso de proporções, diria o Véio da Virgínia. Senso das proporções. Na minha visão, um governo Dória seria ainda mais condescendente. Sugestão: novo plebiscito, implantação do Parlamentarismo e possibilidade constitucional do Presidente dissolver o Congresso.

  86. Bolsonaro percebeu que não sobreviveria sem o velho "presidencialismo de coalizão", cedendo a pressões fisiológicas do Congresso. Mas não nenhum sinal ainda de que vá chafurdar na lama como os governos petistas. Senso de proporções, diria o Véio da Virgínia. Senso das proporções. Na minha visão, um governo Dória seria ainda mais condescendente. Sugestão: novo plebiscito, implantação do Parlamentarismo e possibilidade constitucional do Presidente dissolver o Congresso.

  87. perfeito o artigo de Felipe,ainda acredito que Bolsonaro ainda vai conseguir governar com retidão quando deixar de ouvir os conselhos de Toffoli, a esperança é a última que morre

  88. Votei em Bolsonaro. Nunca votei no pt, aliás me isentava do voto desde 98. Mas a partir de 2008 comecei a notar que algo não estava certo com relação a Petrobras e a marolinha. Hoje estamos em transição e o atual governo (bom ou mal) faz parte disso. Temos que passar por essa fase. Não se pode exigir que virem puros e perfeitos só por mudar a ideologia do eleito.

  89. Ainda bem que tem parte da mídia que não precisa de verbas oficiais e não está atrás de boquinhas para informar e apontar falhas pontuais. Valeu.

  90. Felipe Moura Brasil já foi um excelente jornalista, infelizmente se perdeu depois que virou diretor da Jovem Pan, talvez tenha sido coincidência. Não sei. Talvez tenha sido por ataques de Bolsonaristas. O certo é que é inegável que se perdeu.

    1. O codinome Bunda mole é bem apropriado! Felipe isento? Sei.

    2. Se você é o que disse ser então seu comentário sobre Felipe fica incongruente pois ele é o que você disse ser.

    3. Se deseja imprensa livre então aceite q as pessoas pensam e se manifestam de forma diferente, seu comentário assemelhasse muito a postura do Zé de Abreu, ele é esquerda e você direita, mas vocês parecem ler a mesma cartilha. Imprensa Livre entendesse por liberdade de se expressar, Felipe está na liberdade dele e você tmbm tem liberdade de ler ou não, concordar ou não. Os extremos tem mania de defender ardentemente suas bandeiras, mas são os primeiros a agir de forma contrária aquilo q defendem.

    4. Não me perdi Márcia. Sei muito bem o que quero, um país capitalista liberal, democrático e com imprensa livre. Que fiquemos livres de socialismo, ideogia de gênero e outras barbaridades! Que imprensa chapa branca é essa que quero ler? A imprensa é quase toda esquerdista. Gostaria de imprensa isenta, mas é utopia.

    5. Quem está perdido é você que só quer ler imprensa chapa branca. Felipe mostra neste artigo toda sensatez que falta aos radicais.

    6. Verdade. O Felipe perdeu-se e está seguindo a trilha do Reinaldo Azevedo. Mas ainda não é tarde. Comece abandonando esse foco de atacar o Presidente todo dia.

    7. Ele é independente. Bolsonaro tb erra mas tem o apoio de muita gente

  91. “O segredo do sucesso é a eterna vigilância.” Deveríamos ter aprendido isso. Findo o período militar fomos levados a crer que nossos políticos eram todos bonzinhos, não precisávamos nos preocupar. Deu no que deu. Qualquer governo é como uma criança: precisa de limites para crescer saudável.

  92. Os perfis foram bem construídos, mas faltou “dar nomes aos bois”. Pelo menos dos “vigilantes costumasses”, considerados mais raros nessa seara de interesses de ocasião.

  93. Pra mim, Felipe é um cara genial! Gostaria de esclarecer, todavia, que fui obrigada a votar em Bolsonaro, não tinha outra saída contra o PT! Enquanto a transição da era PT não terminar, me sinto na obrigação de dar sustentação ao atual governo, mesmo não concordando com um monte de coisas que ele está fazendo.... Infelizmente é assim!

    1. O PT já saiu do governo faz 4 anos. Isso é conversinha de quem não participou da política porque fazer oposição dá trabalho e agora quer proibir os opositores ou apenas críticos de certas ações pontuais do governo a fazerem oposição. O Felipe fala para ouvidos moucos. A militância é tão orquestrada que o comentário é o mesmo do Caubi aí embaixo.

    2. Maria, o PT já saiu do poder. Você está livre para decidir qual a melhor opção para evitar que ele volte. Há várias.

  94. Como âncora do "pingo nos is" eu até ouço... Mas, como articulista, já é a terceira vez que deixo a mesma opinião: nem vou discutir o conteúdo, sou obrigado a me restringir à qualidade da redação.

  95. Amém ! Amém ! Amem ! Você já disse seu amém hoje?? Não?? Então você é um isentāo, facistinha, traíra, ingrato ou então ousou pensar com a própria cabecinha !!! Enquanto isso a politicagem zomba e rouba VOCÊ...

  96. Acho a análise correta, mas deve ser lembrado que a disputa eleitoral continua, em níveis muito acirrados, e portanto qualquer deserção representará um apoio aos concorrentes. Posteriormente, quando os derrotados aceitarem o resultado do pleito, eu aceitarei fazer críticas a alguns atos presidenciais.

    1. Não tem disputa eleitoral nenhuma, ninguém pode convocar uma eleição amanhã pra ver se confirma o Bolsonaro na presidência ou remove ele. Isso é conversinha de quem se sente culpado de ser alienado para a política em 2010, quando o Brasil crescia como um foguete, não fez sua parte como crítico e agora quer fingir que não há alternativa e todos tem que aceitar o presidente eleito como um ditador. Os petistas, com razão ou sem, estão fazendo apenas a parte que lhes cabe como oposição. Acorda.

  97. O brasileiro tem uma formação moral precária, não aprende a importância de viver conforme princípios e valores e não em função de interesses, circunstâncias e conveniências. A falta de integridade leva à perpetuação de crimes e toda sorte de abusos. Só a educação nos salvará.

    1. Correto, este é um dos motivos de termos o Congresso que temos. Porém quando as pesquisas mostram o grande percentual de apoio a Moro e também a Lava Jato percebe-se que algo está mudando, e para melhor.

Mais notícias
Assine agora
TOPO