RuyGoiaba

Uma modesta proposta para o Enem

31.01.20

Está difícil a vida dos meus colegas da Crusoé em Brasília. Toda hora Jair Bolsonaro dá a chamada guinada de 360 graus: exonera, depois recua da exoneração, depois recua do recuo. Até eu estou com medo de que o presidente coloque o demitido, readmitido e redemitido Vicente Santini na chefia da Casa Civil minutos depois de a minha coluna sair. Ou que resolva tirar as calças pela cabeça durante a live das quintas-feiras, já que fecho o texto antes dela. Cadê o Cade para reprimir a concorrência desleal numa hora dessas?

O fato é que esse esquete dos Trapalhões encenado pelo governo federal teve muitos highlights no mês que está terminando hoje (pelos meus cálculos, dia 93 de janeiro). Além de Roberto Alvim como Dr. Strangelove e Viúva Porcina na Cultura (Bolsonaro, por favor: leve Regina Duarte para uma live e mande um “tô certo ou tô errado?”, à la Sinhozinho Malta. Nunca lhe pedi nada), tivemos Damares Alves anunciando campanha pela abstinência sexual dos jovens para fevereiro (mês do Carnaval, timing perfeito) e as lambanças no MEC.

Essas últimas foram um capítulo à parte, a começar pelos erros nas provas do Enem. Esta coluna, porém, não se dedica apenas a esculachar políticos, não, senhores: pelo bem do Brasil, ela é PROPOSITIVA. Sendo assim, deixo aqui para Abraham Weintraub, humildemente, algumas sugestões de perguntas de múltipla escolha que podem ser usadas nas futuras provas do Enem. Não vão medir conhecimento de espécie alguma, mas espero que sejam mais divertidas que as lacradinhas do ministro no Twitter. (OK, sei que isso não é difícil.)

1. Os erros verificados em algumas provas do Enem desencadearam um efeito-dominó que levou à suspensão das inscrições no Prouni e a uma briga judicial pela divulgação dos resultados do Sisu. Houve até gente aprovada para curso que não escolheu. Qual a razão de todas essas confusões?

a) Çabotajem
b) Uma imprecionante coincidênssia
c) E o PT? Vossês não falam do PT!
d) Todas as anteriores que vêm antes

2. Jair Bolsonaro disse ser “inadmissível” que Vicente Santini tenha usado voo da FAB e o demitiu do posto de número dois da Casa Civil. Depois, o amigo dos Bolsokids foi readmitido em outro cargo, ganhando cerca de 300 reais a menos, e enfim exonerado de novo. A que se deveu a mudança?

a) Não houve mudança. É intriga da extrema-imprensa
b) Foi um sabotador que assinou a medida no Diário Oficial
c) Foi engano, talquei? Até parece que você nunca se engana, porra!
d) Se Santini não for demitido, readmitido e redemitido, o Lula volta

3. O presidente falou em dividir o Ministério da Justiça tirando dele a área da Segurança Pública, o que enfraqueceria Sergio Moro. Depois, diante da repercussão negativa, voltou atrás. O ministro vai sobreviver até 2022?

a) Bom era quando o PT estava no governo, né?
b) E o Doria? Vocês não falam do Doria. Tucanos! Safados!
c) Lixo de site! O Toroço Livre é muito melhor
d) (Tuíte do Carluxo com foto mysterioza)

4. Responder a questões de múltipla escolha é coisa de gay?

a) Se eu comprar 10 kg de carne, dá pra 20 comer?
b) Tatu caminha dentro?
c) Um barco está afundando com o cachorrinho Nabunda dentro. Você leva Nabunda ou deixa Nabunda?
d) Nada contra, até tenho amigos que são, talquei? Um abraço hétero!

Ainda é preciso corrigir as três últimas questões, que estão fora do padrão ortográfico do ministro Weintraub, mas a ideia é essa. Contrata eu, MEC!

***

A GOIABICE DA SEMANA

Que injustiça a internet dando risada com o sensacional Parkour de Taubaté –em vez de mortais e saltos acrobáticos, pessoas dando pulinhos de um degrau para outro ou rolando cuidadosamente no chão. Chegaram a dizer que era como uma prova de ciclismo com adultos pedalando bicicletas com rodinhas. O Parkour de Taubaté deve ser louvado como esporte inclusivo, que até eu e a sua tia-avó com artrite (nessa ordem crescente de agilidade) conseguimos praticar. Se um dia virar esporte olímpico, pelo menos aquele bronze do Brasil eu garanto.

Parkour de Taubaté: sabor de aventura que só a vida a 10 cm do chão proporciona

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A questão 3 me fez lembrar de Millor, ainda no Pif-Paf: um turista americano foi visitar Moscou e o guia russo lhe mostrou as maravilhas do metrô da cidade. Obras de arte nas estações, limpeza absoluta, música ambiente. Mas depois de meia hora o turista notou que não passara nenhum trem e perguntou ao guia: “mas onde estão os trens”? E o guia respondeu: “camarada turista ianque, e o que me diz do linchamento de negros no Alabama”?

  2. Quase tão bom quanto ler os textos do Goiaba é ler os comentários de quem não entende NADA do que ele escreve! Diversão em dobro! Por favor, Ruy, continue!!! :-D

  3. Quanta tendência anarquista deste cidadão que, embora de cultura invejável, tenta estabelecer o caos no poder executivo, sendo conivente com aqueles que, conforme saldo da Lava Jato, acompanharam passivamente o "arrastão" imposto pelos últimos governos aos cofres públicos brasileiro. Se esse senhor fosse um anarquista do bem, teria um farto manancial de fatos pertinentes.

  4. Veja você,alguem te deu oportunidade de escrever ,você faz uma coluna como esta de hoje e nós leitores que pagamos para ler a Crusoé ,recebemos este monte de palavras sem noção. Se voce pode ser incompetente,pq Regina nao pode?

  5. Viuva Porcina? E sua parente? Quem é esta?Ah , a sra atriz , secretaria da cultura.Um tanto deselegante da sua parte referir-se assim a uma autoridade de setenta e poucos anos q está abandonando sua carreira artística para ajudar o país numa pasta complicada,enfestada de comunistas.Tu estás contra a indicação dela? Julga incompetente? Deixe o tempo mostrar ,pelo menos é uma pessoa honesta ,transparente diferente de tudo q ja passou ate agora .Todos devem ter oportunidades ,veja você.

  6. Que matéria matéria horrível! Este Goiaba parece ser mesmo um goiaba. Não vou mais perder tempo lendo matérias deste senhor.

  7. Realmente, as cabeças pensantes deste país (e destas colunas) poderiam muito bem passar sem esse FEBEAPA que o Sr. nos proporcionou. Ganhar para escrever tanta asneira é tão ou mais prejudicial quanto as "boquinhas" de políticos

  8. Será que o jornalistas NÃO está falando demais. Devia sim , agradecer por tantas motivos e notícias que o levam a escrever livremente, tem liberdade pra isso.

  9. Melhor continuar com notícias, o humor, certamente não é seu forte. Sem achismo, acredito que a suspensão até que tudo fique no seu devido lugar, atende a legalidade e transparência da coisa pública. Muito cedo para escolher um espantalho.

  10. Leio os comentários só para me divertir. Riu muito com os indignados bozomínions, e ainda mais, quando são os PeTralhas. Mas, que parece, estão sumidos. Sério, riu mesmo.

    1. Honestamente estou de saco cheio dessa revista. Já vou ver o cartão do meu marido porque fiz a assinatura no dele e vou mandar cancelar . Estou de saco cheio!

  11. Pô galera! Vamos parar com o bullying com Taubaté!!! Eu moro e adoro a cidade!!! Além da grávida, do Batman e do parkour, tem muita coisa boa e e perto de tudo!!! Abraços!!

  12. Alvim Srangelove? Acho que ele está mais para o Cérebro, do Pink & o Cérebro. Na mente dele as palavras de Goebbels seriam uma feitiçaria publicitária para colocar as massas com redemoinho nos olhos.

  13. Ruy Goiaba, por favor me esclareça. Você é Goiaba vermelha ou Goiaba branca? Dada a publicação acima, pergunto: onde estão as provas que mostram que o Presidente fez o que você afirma? Tem documento, tem gravação, ou é tudo fofoca, especulação? Porque tem uma semana ou mais que a imprensa fala no assunto, mas até agora o Moro não caiu nem teve o ministério desmembrado, o Weintraub não caiu, o Onix não caiu... e então, como ficamos? Que tal trabalhar de verdade, em busca da verdade?

  14. Porra, Goiaba, você queria que a campanha fosse pela abstinência só depois da trepação do Carnaval? Se já estiver grávida a abstinência não evita filho!

  15. Fui ver o vídeo do parkour kkkkkk Meteram tudo quanto no meio do tal "esporte". A figura tem que estar preocupada com o bullying, o machismo, a inclusão social, o empoderamento feminino, a superação de obstáculos com seu próprio corpo. E vc ainda quer que consiga dar piruetas, pô? kkkkk

  16. Pessoal, essa é a coluna de humor da revista. Se querem artigo científico reconhecido internacionalmente, procurem outra coluna. Goiaba, adorei seu texto! Um dos melhores. Rir das nossas desgraças é uma virtude. Valeu!

  17. Nem a Cruzoé se salva... revista de quinta categoria, se juntando à Veja, Folha de São Paulo, dentre outros lixos. E ainda tem a cara de pau de, por contrato, estipular renovação automática e impossibilitar o cancelamento. Próximo dia útil já entro em contato por telefone para cancelar a renovação automática; vergonhoso...

    1. Olha aí a tchurminha ligada na familia do_re_mi..aparecendo no cenário de novo.. eles estão orquestrando lá do tal "gabinete do ódio" no 2º andar do planalto

  18. Adoro sua coluna! Só faço uma correção (muito comum) em textos: Uma guinada de 360 graus leva ao mesmo lugar. Acredito que queria dizer 180 graus (sentido oposto ao anterior).

    1. Uai, a guinada do PR foi de 360 graus. O cabeludinho amanheceu demitido, almoçou acessor e dormiu demitido.

    2. Mas foi exatamente o que ele quis demonstrar. Tudo volta ao que estava.

  19. Realmente mostra o quão preparado somos. depois Google somos vistas mesmo. Eu ne incluo nesse besteirol como um beossio , beocio ou beocio!

  20. Simplesmente ridículo. Se não melhorar, cancelo a assinatura. Bobagens que tais depreciam a revista que pretende ser informativa e inteligente.

    1. REVISTA DE FOFOCA! QUEREM A VOLTA DOS PETRALHAS E PARTIDOS DE ALUGUEL?

  21. Toda semana, sempre os mesmos, tentando interpretar a ideologia do humor, alguns ameaçam rescindir o contrato de assinatura com a revista porque Ruy é ruim, a goiaba tá podre, etc, etc,... É como, quem vai no zoológico e reclama que tem muito bicho, vai na 25 de março e reclama que tem muito povão, vai em Alphaville e reclama que tem muito riquinho, vai no .... blá, blá..... Que porre!!

    1. Ruy, adoro sua coluna! Humor ácido é comigo mesmo. E fico injuriado com tantos comentários idiotas.

  22. Amei Çabotejem. O ministro é tão "sem noção", que nem se dá ao trabalho de inventar uma desculpa, tipo: foi o corretor, meu assessor escreveu o twitt. impreCionante! Ee deve se sentir superior, ortografia é coisa de fracos. Meus filhos dizem que eu sou "sem noção", dia sim dia não. Já houve tempo que era 10 vezes ao dia. Se os filhos do ministro fossem críticos como os meus, ele seria mais cuidadoso. Na vida de qualquer pessoa, em qualquer atividade, o CUIDADO é essencial.

  23. Está faltando inspiração, o assunto também não ajuda, deve ser porque é início de um ano par e o Carnaval chegando... Ainda dá tempo para se recuperar com onze meses restantes.

  24. Todo dia o Bolsonaro não saqueia a Petrobrás nem o Tesouro. Todo dia o Bolsonaro não dá dinheiro para ditaduras sanguinárias. Todo dia o Bolsonaro não dá bilhões para empresas amigas. Todo dia o Bolsonaro não compra os artistas. Todo dia o Bolsonaro baixa o desemprego, os juros, a inflação. Todo dia o Bolsonaro é objeto de ódio da esquerda e das viúvas sociais-democratas. Todo dia.

    1. Meu tá bem aberto. Conversa mole de esquerdista eu sinto o odor de longe.

    2. Meu olho tá bem aberto. Discursinho de esquerdista eu sinto fedor de longe.

    3. Simples, não dá porque não quer. Não é porque é bonzinho não. Abra teu olho. Político é tudo igual. Só busca meio diferente pra fazer o mesmo. Te garanto que pra livrar o filho, amanhã mesmo ele se une aos que vc mencionou com a maior desfaçatez e ainda vai te convencer que é o melhor pro Brasil. A coluna de hoje do Ruy é perfeita. É preciso ter senso crítico, sabe. Se não a gente vira gado, massa de manobra.

    4. Parabéns 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻, Isto que vc falou deveria ser a capa desta revista. 90% que esta revista escreve é o achismo dos jornalista ou réplica a reportagem de outro Jornal que não tem credibilidade, esqueceram de trabalhar com fatos veridicos. Para!!! Ninguém que saber a opinião de jornalista ou comentarista com viés de esquerda inconsequente.

  25. Dilma era uma triste comédia. Bolsonaro que adora rivalizar com a esquerda não poderia ficar atrás, além de suas trapalhadas, colocou seus filhos e escolhe a dedo ministros nessa competição grotesca de incompetência e mal gosto.

    1. Se Bolsonaro gosta de giros de 360 graus , em 2022 ele vai entregar o governo para PT.

Mais notícias
Assine agora
TOPO