Divulgação/ABAPA Comissão de Anistia pretende debater a revisão de uma leva grande de indenizações questionáveis: a conta é absurda

O custo anistia

As indenizações a vítimas do regime militar já passam dos R$ 20 bilhões — e até hoje chegam ao governo faturas absurdas, algumas delas classificadas como "tentativa de estelionato"
28.02.20

Os números são eloquentes. O pagamento de reparações morais e financeiras a vítimas da ditadura já custou 10 bilhões de reais desde 2002, quando o governo regulamentou as regras para indenizações a perseguidos políticos. Há ainda 14 bilhões de reais pendentes de pagamento. Para se ter a dimensão do tamanho da conta da anistia, o cálculo supera o valor previsto para investimentos do governo federal no Orçamento deste ano. Desde que assumiu o cargo, em janeiro de 2019, a ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, começou a rever benefícios. Em meio a casos de vítimas torturadas, exiladas ou que tiveram suas vidas devassadas pelo regime militar, há uma infinidade de outras situações injustificáveis — escandalosas até. A Comissão de Anistia vai debater a revisão de uma leva grande de indenizações questionáveis, como pagamentos indiscriminados a grevistas e anistias concedidas a cabos da Aeronáutica, classificadas como “estelionato” pelo Ministério Público Federal. Foram identificados, inclusive, indícios de direcionamento para aquinhoar pessoas alinhadas aos governos do PT. É evidente que existem circunstâncias em que a reparação se justifica. Chama a atenção, no entanto, o fato de não haver um petista estrelado que militou na ditadura que não tenha recebido indenização. Ex-presidente do partido, o atual deputado Rui Falcão, por exemplo, recebe 11,7 mil reais mensais de pensão. Paulo Vannuchi, ex-ministro dos Direitos Humanos de Lula, ganhou uma indenização em parcela única de 54 mil reais. José Genoino, com 100 mil reais, e José Dirceu, com 66 mil, também foram beneficiados numa tacada só.

Até o governo Michel Temer, havia uma orientação tácita na Comissão de Anistia no sentido de facilitar as indenizações. Desde 2002, o governo recebeu 78,5 mil pedidos de anistia, dos quais 68,4 mil foram analisados e 10,1 mil estão pendentes de debate no colegiado. Quase 57% das indenizações solicitadas foram aprovadas. O auge ocorreu em 2003 e 2004, os dois primeiros anos de Lula no poder, com o deferimento de 22.747 mil pagamentos. A partir de 2018, houve uma forte inversão nessa tendência e o número de indenizações negadas passou a ser bem maior que o das deferidas. No ano passado, por exemplo, a Comissão de Anistia rejeitou 1,9 mil pedidos e aprovou 341. Houve ainda uma mudança de entendimento quanto a consensos em vigor desde 2002. Um deles diz respeito à concessão de indenização a quem participou de greves até 1988. Toda paralisação ocorrida até aquele ano, mesmo que fosse de cunho trabalhista, era considerada política só pelo fato de ter ocorrido no período pré-redemocratização. Era uma das “brechas” para que as indenizações fossem liberadas quase que automaticamente. O entendimento deu azo a pagamentos indiscriminados – uma verdadeira farra com dinheiro público.

Em reunião da Comissão de Anistia realizada na semana passada, o conselheiro José Augusto da Rosa Valle Machado, representante dos anistiados no colegiado, reconheceu a necessidade de uma análise individualizada e pormenorizada dos pedidos de indenização feitos por grevistas da ditadura. Ele defendeu que a Comissão de Anistia realize uma audiência pública sobre o assunto. “Temos que saber quais greves tiveram interesse político e quais foram realizadas com cunho meramente trabalhista. Não podemos afirmar que medidas contra qualquer tipo de manifestação de greve possam ser consideradas ato de exceção”, argumentou. Outro conselheiro, Diógenes Camargo Soares, manifestou opinião semelhante. Ele usou uma metáfora para explicar seu entendimento: o temporal que atingiu a região metropolitana de São Paulo, no último dia 10. “Muitos prejuízos podem ter sido causados por leniência do estado. Mas todos os 17 milhões de moradores afetados pelo dilúvio têm direito a indenizações? A verificação tem que ser feita caso a caso. E, no das greves, é preciso comprovar a motivação política”, defendeu.

Sob Damares, a Comissão da Anistia já rejeitou 1,9 mil pedidos
A situação que mais mobiliza integrantes do governo hoje é a de um grupo de ex-cabos da Aeronáutica. Em outubro de 1964, poucos meses depois de os militares apearem João Goulart do poder, a Força Aérea baixou uma portaria que limitou o tempo de serviço dos cabos da corporação a oito anos de atividade. As reais intenções desse ato administrativo suscitam controvérsias há mais de cinco décadas e, segundo estimativas do Ministério da Defesa, o desfecho da polêmica pode causar um rombo de mais de 13 bilhões de reais aos cofres públicos. Desde 2002, quando foi editada a lei que regulamentou o pagamento de anistias, mais de 2,5 mil cabos afastados na época da ditadura receberam o status de perseguidos políticos, com direito a vultosas indenizações. Agora, a Advocacia-Geral da União e o ministério de Damares criaram uma força-tarefa para tentar demonstrar que a limitação do tempo de serviço dos cabos durante a ditadura foi um ato administrativo sem nenhuma conotação política, editado com o simples objetivo de reduzir o efetivo da Aeronáutica.

Desde janeiro, o governo notifica ex-militares anistiados ou seus familiares beneficiados sobre a abertura de um processo de revisão do pagamento das anistias, autorizado pelo Supremo Tribunal Federal em outubro do ano passado. Um estrelado time de advogados, que inclui ministros aposentados do STF como Carlos Ayres Britto e Eros Grau, entrou em campo para tentar demonstrar que os cabos sofreram perseguição política e, por isso, fazem jus aos repasses.

Nos últimos 18 anos, o governo já gastou impressionantes 3,9 bilhões de reais por causa da decisão da Comissão de Anistia que, em 2002, declarou os antigos cabos como anistiados políticos. A União tem conseguido segurar a cobrança de valores retroativos, que, segundo o Ministério da Defesa, podem alcançar 13 bilhões de reais. O Ministério Público Federal está do lado do governo. O subprocurador-geral da República Brasilino Pereira dos Santos classificou as indenizações aos antigos militares como uma “fraude evidente”. Na ação que discutiu as indenizações no Supremo, ele lembrou que o processo de revisão das mais de 2,5 mil anistias, “todas suspeitas de haverem sido obtidas de forma criminosa, mediante estelionato”, começou por recomendação do Tribunal de Contas da União, que desde 2006 questiona a concessão generalizada de benefícios, sem uma avaliação caso a caso.

O advogado Marcelo Torreão, que representa os cabos anistiados, nega que haja má-fé na demanda. “Documentos sigilosos que vieram à tona depois da redemocratização comprovam o caráter político do ato que limitou o tempo de serviço a oito anos. Esses ofícios secretos relatavam que os cabos da Aeronáutica estavam se reunindo em associações civis, que eram agitadores e queriam a derrubada do poder”, argumenta. Em 2019, as anistias de militares custaram 513 milhões de reais aos cofres do Ministério da Defesa e quase 75% desse valor foi destinado aos benefícios dos antigos cabos. Quase 35 anos depois da redemocratização, a fatura das indenizações parece não ter fim.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Pois se eles eram PERSEGUIDOS, é ÓBVIO que a PERSEGUIÇÃO não se RESTRINGIRIA ao LIMITE DO TEMPO pelo qual podiam OCUPAR A POSIÇÃO. Parece que ESTÁ NA CARA que alguém FATUROU ALTO com os CABOS ANISTIADOS.

  2. E se os CABOS não podiam ser DEMITIDOS, não se tratava de uma QUESTÃO TRABALHISTA, devendo eles, portanto, buscar seus DIREITOS na JUSTIÇA DO TRABALHO? Os CABOS estavam AMEAÇADOS em sua INTEGRIDADE FÍSICA e VIDA pelo ESTADO? Eles tiveram sua LIBERDADE cerceada? Se eles eram PERSEGUIDOS, depois não teriam DIFICULDADES para ENCONTRAR NOVOS EMPREGOS? Os MILITARES adotaram algum tipo de MEDIDA para que eles não pudessem ser CONTRATADOS ou PUNIR quem os CONTRATASSE?

  3. Dado que no CASO DOS CABOS há uma IMPERSONALIDADE, pois não houve uma AÇÃO do ESTADO que fosse dirigida às PESSOAS INDIVIDUAIS dos CABOS, como é que eles poderiam ser PERSEGUIDOS POLÍTICOS? A medida não continuou a valer para CABOS que entraram na AERONÁUTICA após a VIGORAÇÃO dela? Eles não foram PERSEGUIDOS tb? Até se poderia considerar a HIPÓTESE de PERSEGUIÇÃO se logo em seguida a DETERMINAÇÃO tivesse sido REVOGADA para os NOVOS RECRUTAS.

  4. Além do mais, em havendo um ESQUEMA de CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS e INDENIZAÇÕES, não é GRANDE a CHANCE de que tenha sido CRIADA uma AUTÊNTICA INDÚSTRIA em torno das CONCESSÕES, já que ADVOGADOS e ESCRITÓRIOS não trabalharam de graça e quanto MAIS CONTEMPLADOS, maior o VALOR EMBOLSADO por eles. Não é assim que a LÓGICA dos BENEFÍCIOS CONCENTRADOS, CUSTOS DIFUSOS funciona? Há sempre um INTERMEDIÁRIO que faz o MEIO DE CAMPO e VIABILIZA o BENEFÍCIO.

  5. Tanto no CASO dos EMPREGADOS DA PETROBRAS (que já devem estar em grande parte MORTOS, assim como suas VIÚVAS) quanto dos CABOS DA AERONÁUTICA, se o ADICIONAL e o BENEFÍCIO foram FRUTOS de DECISÕES ESPÚRIAS obtidas por meios FRAUDULENTOS e CORRUPÇÃO, os BENEFICIADOS faziam JUS a eles? Se eles não faziam JUS, não deveriam DEVOLVER os VALORES RECEBIDOS? Mas supondo que os BENEFICIADOS REAIS não soubessem, a JUSTIÇA não os ISENTARÁ de DEVOLVER os VALORES?

  6. Qual é a CHANCE de a DECISÃO da COMISSÃO DA ANISTIA não ter sido OBTIDA com um "AGRADO"? Estamos no Brasil, a TERRA DA CORRUPÇÃO, se há uma PORTA ABERTA, pq os CORRUPTOS não entrariam por ela? Há que se RESSALTAR que esta MERA POSSIBILIDADE é uma GRANDE OPORTUNIDADE DIDÁTICA para ENSINAR aos CIDADÃOS como DETERMINADOS SETORES que dizem FALAR EM NOME DO POVO e DEFENDER este se valem do DISCURSO para ARROMBAR os COFRES PÚBLICOS e se PRESENTEAREM com BENESSES.

  7. Se for feito um CRUZAMENTO DE DADOS com o PATRIMÔNIO e a RENDA DOS ANISTIADOS, não será COMPROVADO que a CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS e INDENIZAÇÕES não ALIMENTOU a CONCENTRAÇÃO DE RENDA, BENEFICIANDO os ESTRATOS SUPERIORES DE RENDA e RIQUEZA do país? CASA DE FERREIRO, ESPETO DE PAU, os GOVERNOS DO PT foram GOVERNOS para os MAIS RICOS. De que adianta DISTRIBUIR RENDA enquanto se CONCENTRA RIQUEZA? O CAPITAL se REPRODUZ e se VALORIZA, mas a RENDA se CONSOME e EVAPORA NO AR.

  8. Um EXEMPLO SIMPLES, EMPREGADOS DA PETROBRAS "PERSEGUIDOS" pelos MILITARES conseguiram incluir em suas INDENIZAÇÕES um ADICIONAL de PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS. Contudo, a LEI DE PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS é posterior à DITADURA, como isto foi POSSÍVEL? Isto é um EXEMPLO de CORRUPÇÃO INSTITUCIONAL, onde a LEI é DESVIRTUADA ou "FLEXIBILIZADA" para ATENDER a GRUPOS DE INTERESSE e PRESSÃO. Está na cara que alguém muito provavelmente levou algum VALOR POR FORA para conceder este ADICIONAL.

  9. Em termos de PROPORÇÃO DO PIB, o CUSTO ANISTIA é relativamente BAIXO, mas em termos de BENEFÍCIOS CONCENTRADOS ele é EXTREMAMENTE DIDÁTICO por DOIS FATORES: NÚMERO LIMITADO DE BENEFICIÁRIOS e AUSÊNCIA DE CRITÉRIOS CLAROS. Uma coisa é ÓBVIA, onde há BENEFÍCIOS CONCENTRADOS há FALTA DE TRANSPARÊNCIA e MUITA GENEROSIDADE na DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS. Se for feito um PENTE FINO nas CONCESSÕES de BENEFÍCIOS e INDENIZAÇÕES, não serão encontradas uma porção de ABERRAÇÕES?

  10. A CONVICÇÃO DA INQUEBRABILIDADE DO ESTADO vem da PERCEPÇÃO de que ele não pode ser SUBSTITUÍDO, está sempre lá, mas GOVERNOS NÃO QUEBRAM? Se eles podem QUEBRAR pq o ESTADO NÃO PODE QUEBRAR? Ele pode, desde que as FISSURAS causadas pelos GOVERNOS sejam REMENDADAS e CONSERTADAS. A FORMA através do qual GRUPOS DE PRESSÃO e DE INTERESSE QUEBRAM GOVERNOS (e, consequentemente, o ESTADO) são os BENEFÍCIOS CONCENTRADOS e os CUSTOS DIFUSOS.

  11. Portanto, no ÂMBITO do ESTADO, os BENEFÍCIOS são CONCENTRADOS, mas a FATURA é DIFUSA, dividida por TODA A SOCIEDADE. É por isto que DEMANDAS ABSURDAS vão surgindo não só no tocante às ANISTIAS, mas a toda sorte de BENESSES que são CRIADAS e CONCEDIDAS sob o GUARDA-CHUVA DO ESTADO. A DIFERENÇA entre ESTADO e MERCADO está exatamente na CONVICÇÃO de que o ESTADO é INQUEBRÁVEL, mas isto não é VERDADE, pois os ESTADOS NACIONAIS são uma "INVENÇÃO" relativamente NOVA.

  12. Mas o CIDADÃO tem alguma MECANISMO para ACIONAR o ESTADO e pedir RESSARCIMENTO dos IMPOSTOS PAGOS ou INDENIZAÇÃO pelos SERVIÇOS NÃO-PRESTADOS? Pq não? Pq no ESTADO não há TRANSPARÊNCIA entre QUEM PAGA e QUEM CONSOME, QUEM PAGA MAIS não CONSOME MAIS. Sendo assim, há uma PORTEIRA GIGANTESCA ABERTA para que TODO TIPO de FATURAS sejam PAGAS com DINHEIRO DO CONTRIBUINTE. Esta PORTEIRA só existe pq HUMANIDADE e RESPEITO ÀS LIBERDADES INDIVIDUAIS só são DEVERES DO ESTADO.

  13. E os BRASILEIROS SEM ACESSO à SAÚDE, EDUCAÇÃO, ALIJADOS DO MERCADO DE TRABALHO e que não POSSUEM CARTEIRA DE TRABALHO, não fazem jus a uma INDENIZAÇÃO? Eles não são PERSEGUIDOS pelo ESTADO CORRUPTO que NEGA a eles o ACESSO ao que eles fazem jus? Um ESTADO que não cumpre com suas OBRIGAÇÕES não é um ESTADO que PREJUDICA o CIDADÃO? Se o ESTADO PREJUDICA qq CIDADÃO, ele não deveria INDENIZÁ-LO? No SETOR PRIVADO não é para isto que existe PROCON, CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR e a JUSTIÇA?

  14. Desde a CONSTITUIÇÃO DE 1988, mais de 1 MILHÃO de BRASILEIROS foram MORTOS, eles não fazem jus à INDENIZAÇÃO? Pode se alegar que, exceto as MORTES praticadas por AGENTES DO ESTADO e SERVIÇO deste, não há pq o ESTADO arcar com os DANOS DA VIOLÊNCIA. Mas sabendo-se que a MAIOR PARTE destes DANOS são PROVENIENTES da CORRUPÇÃO, um ESTADO JUSTO INDENIZARIA os seus CIDADÃOS ASSASSINADOS, pois SEGURANÇA não é um dos DIREITOS GARANTIDOS pela CONSTITUIÇÃO?

  15. Valeu a pena ser terrorista. Toda a alta canalha do pt faturou uma fortuna em cima dessa fraude. Gozam de regalias até hoje. Como vai haver dinheiro para obras, se tudo vai prá corrupção ou desvios dessa natureza?

  16. Bem,primeiro parabenizar Helena Mader,pelo "Regime Militar",ditadura,como nos querem fazer engolir,não houve. Os "pseudos" perseguidos e anistiados,são os mesmos que roubaram por 30 anos no poder. Assisti ,numa homenagem do congresso aos militares,um General,ao vivo,acabar com Genoíno,perguntando à ele onde estavam as marcas da tortura que ele havia sofrido,pois tinha sido ele a prender o "terrorista" . Provocou todos os "perseguidos" e ninguém abriu o bico e o aplaudiram.

  17. E ainda tem gente gente que reclama dos tempos de chumbo....Foi uma fabrica de milionarios. Em trinta anos, mataram 1800 e foram mortos 6300...Na Argentina a Direita mandou 60000 para o inferno, Chile 48000, Uruguai 32000.....E aqui ainda reclamam que a coisa foi dura.

  18. Mais um argumento para os que dizem que o Brasil não é um país sério. Cada coisa que acontece aqui que dá arrepios. Pior que tudo isso somos nós que pagamos. Por isso falta dinheiro para o que realmente importa e poderia melhorar a vida de milhões de pessoas.

  19. Fico só imaginando Lula, Dilma & Cia voltando ao poder... Vão querer mais uma infinitude de indenizações pra reparar o “gorpi” infringido pelo governo fascista. Já pensaram em toda a canalhada de pires na mão de novo?? Aff...

  20. Tem que suspender todas essas indenizações à terroristas e obrigar a devolução do que já foi recebido. Principalmente esses Petralhas que só fizeram mal ao país, tanto no período militar, quanto no pós-militar.

  21. Estávamos à mercê de governos corruptos que usavam o dinheiro dos nossos impostos para sustentar vagabundos e subversivos.

  22. Esses parasitas são a pior desgraça que pode haver para o país. Vampirizando o país num ato de Zero patriotismo! Povo egoísta e mesquinho! Estamos chafurdando numa lama muito densa: é um pesadelo que nunca acaba para pessoas que sonham com um país melhor!

  23. É muita mamata.... É um milagre esse país ainda estar de pé.... O que deve ter de grevista e militar ganhando salário eterno, deve ser uma loucura.... E o povo ainda brigando entre si... Somos realmente, 200 milhões de palhaços...

  24. Esse é um dos maiores absurdos do país dos absurdos!! Mas a revisão de benfícios suspeitos, pelo novo governo, é uma boa notícia! 👏🏻👏🏻👏🏻 Isso a Globo não mostra... rs

  25. Conheci um Sr. que foi combatente na II guerra mundial na Itália. Morava de favor numa fazenda no anterior da Bahia. Nunca ninguém deu nada para ele. Morreu assim, sem era sem bera.

  26. Não é toa que estão apavorados e com medo que os Militares Corrijam seu Grande Erro , que foi ANISTIAR , CORRUPTOS , COMUNISTAS , GUERRILHEIROS E CRIMINOSOS , sem impor um prazo ou suspenderem da Política .

  27. Indenizar essa quantidade de vagabundos que queriam implantar o regime comunista no Brasil tem mesmo, com absoluta certeza, ser interrompido! Chega de sustentar esses canalhas!

  28. Vergonhoso. Em um país pobre como o nosso, indenizações por participar de greve. Que tipo de reparo o estado tem que fazer. Só nesse país de otarios mesmo.

  29. Isso é um descalabro e uma vergonha. Gente recebendo grana por ter se envolvido de livre e espontânea vontade em guerrilhas, assalto a bancos, mortes, greves, etc etc com o fim de impor o comunismo no Brasil. Perderam a batalha, e são agraciados pelo que fizeram, quase 50 anos depois. Por isso somos o país do futuro, aquele que nunca chega!

  30. Não é possível um País pobre e miserável como este, ficar gastando dinheiro com terroristas, militares que estavam se amotinando, grevistas de 1988, ora a redemocratização não aconteceu com a saída dos militares e com a nova constituição, que foram antes das greves de 1988. Sinceramente deveriam zerar esta conta já se pagou demais

    1. temos que pir um basta nisto,e pegar de volta as indenizações feitas irregularmente.A saúde educação segurança pública pede socorro.

  31. Mais uma farra petista com o dinheiro público . Em 1964 tivemos uma guerra ideológica da esquerda que queria implantar uma Ditadura de esquerda e à Direita que implantou uma de Direita . Ambos os lados tiveram perdas de vidas e perseguidos . Porque só um lado indeniza . E o prejuízo causado pelo outro lado . Que m indeniza . Isso é pura corrupcao com o dinheiro público . É grossa . Só os petistas e afins se beneficiararam .

  32. Não concordo com a farra do dinheiro público. Há que se verificar, se de fato a pessoa que se habilita a receber tais indenizações, de fato faz jus. E, as já concedidas, devem ser revistas. Caso haja qualquer indício de fraude, deverá ser, iminentemente, cancelada.

  33. Penso que poderia fazer consulta pública com explicação do que isso representa para nós que trabalhamos e produzimos para por alimento na mesa do brasileiro que, seguramente essa lambança não continuaria!

  34. Anistia isto necessitaque ser revisto !!!! Pois foi uma guerra psicologica cada um com sua perda !!!! A sociedade não deve custear quem decidiu entra na briga seja perdedores ou vencedores

  35. Parabéns Helena pela reportagem, temos que acabar com esta farra com o dinheiro publico, que não sobra para arrumar a bagunça que esta a Saúde no Brasil, e vem estes Canalhas pedir indenização , Gostaria que a Globo verificasse estas informações ao invés de só mostrar problemas na saúde e nos Hospitais, que não tem material para atender a população por falta de VERBAS !

  36. Enquato isso a fila do INSS so aumenta pra aqueles que trabalharam a vida inteira por uma aposentadoria justa. Porque não pegar os servidores que está analisando esses 10 mil pedidos de indenização absurda e poe pra diminuir a fila do INSS.

  37. Impressionante o número de democratas que recebem este absurdo. Desde 1964 até 1985, nunca vi qualquer atuação desses heróis. Os poucos que conheci se tornaram os maiores ladrões da República. O tempo de serviço desses cabos e soldados da FAB ficou limitando em oito anos, mera decisão administrativa e de contenção de despesas, o mais é estelionato. Juvenal

  38. Só há um jeito de reduzir esse tipo de coisas. Dia 15/03 todos na rua contra Maia, Alcolumbre, e esse congresso nefasto. Próximas eleições não votem em candidatos do Centrão, PT, ou que usarem dinheiro do fundo eleitoral.

  39. Eu penso que - Essas "Indenizações" pela época do Regime Militar, "É o maior Absurdo dos Absurdos...Isso é "Um Premio" que esses Comunistas Lesa-Pátria Petralhas, resolveram DAR aos seus pares...Não Tem Que Premiar "Os Contrarios às Leis Daquele Momento" - ISSO É UMA VERGONHA SEM TAMANHO - Isso que é "Roubar" um País, por Desobediencia Cívica e Moral...Mande esses "coitadinhos imorais" Trabalharem como Nós Patriotas Trabalhamos...E que Esses Comunistas Vagabundos, paguem pelo Mau que fizeram..

  40. O povo tem de entrar na justiça processo contra a maioria desses "anistiados" pelas ações de desvios de erários públicos durante governos esquerdistas. É o que nos resta, uma justiça séria agir com equidade!

  41. O país não aguenta esse tipo de coisa! Quem vira refém neste caso, estão punidos diariamente, são milhões de brasileiros nascidos e que ainda não nasceram, sacrificamos no direito a saúde, educação, Seguranca e transporte de qualidade. Esses danos sim, são irreparáveis pela farra da má gestão do dinheiro público neste país. Ministra Damares está corretíssima!! Todo o nosso apoio a ministra!

    1. Min. Damares, acabe com essa farra do dinheiro público, em benefício desses "petralhas comunistas" que não aceitaram o Regime Militar...Nós já pagamos contas demais, desses petralhas vagabundos...Chega, Nós Não Aguentamos Mais Essa Vergonha...O POVO SEM DINHEIRO, SEM BENECIES NENHUMA, SUSTENTANDO ESSA VAGABUNDAGEM ANISTIADA POR ESSES PETRALHAS CORRUPTOS E INSANOS...CHEGA MINISTRA...O POVO NÃO DÁ MAIS CONTA DE TANTAS ROUBALHEIRAS E BENECIES ABSURDAS E CANALHAS DESSES BANDIDOS...

  42. Parabéns pelo trabalho da Ministra Damares na revisão desses processos. Nós já pagamos muuuuuito para o ex-presidiário viajar pela Europa!! E diminuir os gastos é a nossa meta.

  43. Vale lembrar que o mentor do atentado ao aeroporto dos Guararapes (Recife-1966) - que resultou em duas mortes e vários feridos - o padre Alípio de Freitas recebeu como "prêmio" um pouco mais de R$ 1 milhão a título de anistia em 2004.

  44. É preciso acabar com a tal comissão que foi criada no final do governo FHC, e até pouco tempo teve à frente um terrorista, colega de Dilma, Nilmário Miranda. Daí a farra de vagabundos da esquerda e insurgentes.

  45. Pelo princípio da isonomia, os empregados despedidos e os empresários "quebrados" por causa da incompetência e desonestidade dos governos da petralhada também devem ter direito à reparação das perdas pelo Estado... Vamos lá moçada!!!

  46. Opa, eu também tenho direito por duas vezes. 1-Nasci em 1968, mas meu pai foi preso pela polícia em 1964. Sabes pq tenho direito, meu pai conta que ele recebeu um pontapé nos culhões, e nesse momento eu estava lá. 1-Depois em 1986 participei da greve dos bancários, em Criciúma-SC e em seguida em São Paulo, praça da Sé, com tudo pago pelo sindicato. Vou procurar um advogado. Fui.

    1. Eu tbm fui grevista em 86. Vamo encher o cu de dinheiro!!!

  47. Imoral essas indenizações. Tem que indenizar as famílias das pessoas que trabalham e pagam impostos e são assassinadas no dia a dia , por falta de uma política mais dura contra esses criminosos.

  48. Anistia para os esquerdistas, oportunistas, saqueadores da nação, cadê anistia das famílias dos militares que foram mortos pelos anistiados.

  49. E nos os idiotas, pagamos impostos pra isso? AÍ 5 já. Prende , tortura e mata. Só um Hitler, uma Gestapo, uma SS. Um IRA pra consertar essa m....chamada Brasil .

    1. Pelo menos ninguém te barra ao saíres. Nunca o Brasil proibiu brasileiros, não condenados, de trocarem de endereço, de país !

  50. Não vamos questionar as indenizações concedidas à luz da justiça. A reflexão é bem mais ampla: a luta pra manter os esquerdopatas longe do poder tem de ser permanente. Alguém aí quer se arriscar a bancar mais 14 bilhões pra essas "pobres vítimas", ou melhor, a esse bando de folgados?

    1. Melhor artigo da semana. Ainda que nos deixe triste por ver quantos foram premiados em governos anteriores .

  51. Lula sindicalista nunca trabalhou para ganhar dinheiro. Sempre mamando. No seu governo estendeu a mesma lógica para milhares de anistiados. Toda a esquerda mamando no governo.

  52. Ai meu Deus, quanta roubalheira. Onde vamos parar. Quantos aproveitadores desse país. Isso é desonestidade com os povo pobre.

  53. Quanto estes milicos recebem e quantos milicos estao envolvidos? Para de pagsr simplesmente e deixa que a porra do Maia, aprove uma lei acabando com esta mamata.

  54. Nossa mãe, pelo critério que são dadas as indenizações até eu teria direito pois participei de greves (na marra) quando o Luladrão paralisava as fábricas ao seu gosto, é uma tremenda farra com nosso dinheiro, assim fica difícil sair do buraco, parabéns ministra Damares.

  55. É aquele história, aqui se faz, aqui se paga! Estamos pagando pelo erro dos outros, que qdo dos fatos, representavam o Estado.

  56. Ladrões desgraçados...aproveitadores safados... inimigos dos brasileiros que se matam de trabalhar. TODAS as indenizações deveriam ser canceladas sem exceção.

  57. muitos conspiraram para haver uma ditadura do proletariado, fizeram curso de guerrilha em Cuba e na China, receberam apoio e armamento da antiga Tchecoslováquia, ou seja bandidos q aproveitaram o governo dos colegas para ferrarem o país.

  58. Oba! eu também quero. eu e minha esposa participamos da 1° greve nacional dos babcariise do BB. eu querooooo. Vergonha. vao trabalhar VAGABUNDOS

  59. Eu vi tudo todo tempo. Este é só mais um dos tantos furtos e golpes que a esquerda petralha deu no nosso país. Indenizar a turma que queria e não conseguiu, ver Fidel Castro rei da América Latina,

  60. Que seja feita a revisão para todos os casos em que houveram abusos. Sem essa de o pais ter que arcar com pagamentos indevidos. Temos que focar as verbas publicas para a saude educação e segurança.

    1. Eustáquioesquerda, já gastou a mesada do papai capitalista? Cuidado moleque, quando for encontrar a galera revolucionária, não esquece de levar bom ar pra não deixar o carro do papai cheirando maconha. O Brasil ainda está esperando você arrumar trabalho. Papai um dia morre, aí fudeu, vc vai ter que se virar

    2. Eu estou esperando o retorno da grana das rachadinhas para a assembleia legislativa do Rio. E dela para a população carioca. Mamaram também nas tetas do governo. E isto foi roubo escancarado. Este da anistia não, teve um processo com julgamento. Que tem exageros, sem dúvida. Mas não foi roubo.

  61. #Dia15EuVou. Nós somos da Pátria a guarda, Fiéis soldados, Por ela amados. Nas cores de nossa farda Rebrilha a glória, Fulge a vitória. Em nosso valor se encerra Toda a esperança Que um povo alcança. Quando altiva for a Terra Rebrilha a glória, Fulge a vitória. A paz queremos com fervor, A guerra só nos causa dor. Porém, se a Pátria amada For um dia ultrajada Lutaremos sem temor. #Dia15EuVou

    1. Enquanto houver cavalo, nenhum brasileiro anda a pé. Esse é o verdadeiro lugar em que os que fizeram o que quiseram e não deu certo suas armações, contratam advogados que já foram “autoridades” ( guardam os conhecimentos e documentos do governo) ganhando os processos e prejudicando o cidadão que paga seus impostos. Isso nos deixa revoltados e sem direito a benefícios de infraestrutura, saúde e segurança.

    2. Lindo Miguel! Cantei muito este hino nos tempos de colégio!!!

    3. Eu vou também na paz e felicidade. Demonstrar que que o povo está ao lado do PR JBolsonaro para q o Congresso Aprove os Projetos irão trazer crescimento para Brasil. O resto que rola pela aí é fake news.

  62. #Dia15EuVou. A força da DEMOCRACIA cresce ou diminui na proporção de nossa PARTICIPAÇÃO, de nossa indignação. #Dia15EuVou. OMISSÃO é CONIVÊNCIA. #Dia15EuVou. A PARTICIPAÇÃO é a alma da democracia. #Dia15EuVou. O BRASIL DEMOCRÁTICO depende do envolvimento de seus cidadãos. #Dia15EuVou. NÃO SE OMITAM EM RELAÇÃO À POLÍTICA. #Dia15EuVou. Estamos sendo feitos de BOBOS e de PALHAÇOS. #Dia15EuVou.

  63. Vem aí o TSUNAMI do dia 15 de março. As ruas de todo o BRASIL serão inundadas por um MAR DE PATRIÓTAS que estão cansados de serem tratados como bobos e palhaços pelo congresso e pelo STF. Eles estão se cagando de medo do #DiadoFODA-SE. Estão se articulando, ameaçando impeachment e o diabo. Apelaram até para o FHC e o papa comunistóide, mas não adianta, o povo, verdadeiramente do bem, mais uma vez não vai se omitir. Todos para as ruas. #15 de março o #DiadoFODA-SE.

  64. A independência dos 3 poderes no Brasil funciona assim: Legislativo e Judiciário podem falar o que quiserem do Executivo, principalmente do presidente – está liberado – “faz parte da democracia”. O Executivo não pode dar um pio sobre os outros dois poderes, pois é “intromissão inadmissível”. #Dia15EuVou.

    1. Impressionante como os esquerdistas não gostam de militares (explica-se: bandidos não gostam de polícia!)

    2. Se os militares não saíssem às ruas para combater pessoas que pensam igual a você, hoje não estaríamos aqui comentando seu fala merda.

    3. Calma, gente. Estamos numa democracia. Deixem o Ney continuar falando merda. Faz parte .

    4. Quem só faz merda são os ratos quando saem das tocas esquerdistas. Às vezes é preciso milicos pra dedetizar as sujeiras deixadas por eles

    5. Nem sempre saímos para fazer merda, às vezes saímos para calar a boca (definitivamente ) de babacas.

  65. Até quantas gerações trabalharão para pagar indenizações a "perseguidos políticos"? Cada vez fica mais claro que temos $ de sobra, o que falta é saber usá-lo adequadamente - daí seríamos uma nação próspera rumando ao 1º mundo. Estamos sempre dando passos para trás. Absurdo! Absurdo!

  66. Acho que vou pedir indenização também. Em 1977 eu passava pela Praça da Sé indo para o trabalho e fiquei sufocado com gás lacrimogêneo lançado pelos militares contra um grupo de pseudos estudantes arruaceiros que ao invés de estarem estudando estavam depredando o patrimônio público e atrapalhando a vida de quem realmente produzia. É claro que isto em dia útil de semana, como fazem hoje os militantes petistas

    1. Caraco.. entrou uma pulga abjeta aqui na parada.. mais um otário pra ajudar no uisquinho do Sabino e pro Diogo, seu italiano vinho.. quaquaquaqua.. esse apedeuta de nome pangaré, né eustachio do burrachio?

    2. Já recebeu a mesada do papai capitalista este mês esquerdalha? Pegou o carro do papai pra dar um pião com a galera? Leva bom ar pra não deixar o carro do papai cheirando maconha.

    3. CARAMBA: KDÊ O QUEIRÓS, DIREITOPATAS! Não somos 57 milhões de burros. Dia 15 vai ser de rir. Como são otários. Mas tem a quem puxar.

  67. Esses são os verdadeiros PARASITAS. Assim como filhas "solteiras" de miltares que recebem pensão, aposentados do Legislativo e Judiciário que acumulam proventos com pensões, funcionários fantasmas, comissionados, apadrinhados de políticos, dentre milhares de outros que recebem grana estatal sem contraprestação alguma enquanto milhões de servidores trabalham para manter a máquina estatal funcionando (esses sim são as CÉLULAS do organismo).

    1. A relação incestuosa entre espertalhões, oportunistas, criminosos, petralhas, togados etc resultou neste interminável, indescritível e carnavalesco festival de escândalos! E os fdps - essa corja fantasiada de administradores, legisladores, magistrados e empresários - se disfarçam, acintosamente, sob o discurso de defensores da lei e da democracia e... continuam sugando... desejosos de que comece a sair sangue, talvez. Dantesca NAU DOS INSENSATOS!

  68. Produto típico do PT, esse enriquecimento ilícito de seus protegidos é imoral, antiético e, em alguns casos, criminoso. A revisão precisa ser total, incluindo os concedidos e a devolução do indevido.

  69. Boa parte da culpa dessa conta finda caindo na história e nas costas dos Srs Marechais Deodoro da Fonseca e Floreano Peixoto... claro, não esquecendo-se de toda a descendência da chamada "república"...

  70. Faltam 16 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

  71. E quem paga conta são os imbecis dos contribuintes. Como cidadão fui vítima da pilhagem do PT/PSDB que me reduziram direitos, inclusive na aposentadoria. Posso pedir indenização?

  72. Sinceramente, eu esperava um Bolsonaro mais decidido a acabar com esses absurdos. Pelo visto não foi mesmo ideologia e sim investimento o que essa gente fez. Falou-se muito e não se fez ou não se faz nada. Pelo história a mamata vai continuar. Decididamente, este país não tem mais jeito.

  73. Pelos dados oficiais, houve a morte de 60 guerrilheiros, apenas. Nem a família deles merece indenização. Eles entraram na luta por conta e risco deles, o povo não é obrigado a trabalhar pra pagar isso. Agora, imaginem a malandragem embutida nisso tudo:O pai do atual presidente da OAB, um bandoleiro, Chico Buarque, Caetano Veloso, entre outros, só para mostrar a falta de caráter dessa gente, que arranca nosso dinheiro suado e trava o desenvolvimento do país. Deveriam devolver o dinheiro!

    1. O estado estava nos defendendo. Vamos pagar indenizações aos que nos agrediram por ideologia?

  74. Excelente reportagem, especialmente por revelar esse fato interessante de que os maiores comedores de "bolsa ditadura" não foram os militantes políticos de esquerda, mas espertalhões de sindicatos e corporações das forças armadas. Contudo, frisa bem que os governos petistas, ao abrirem as pernas do erário para essas indenizações, quiseram ampliar seus curralzinhos eleitorais.

    1. A imprensa tenta de todas as maneiras reescrever a história...começou quando o regime Militar tirou a mamata de isenção total do imposto de seus vencimentos ...

  75. Neste país, dinheiro público é tratado como lixo. Basta criar algum benefício, ou reconhecer algum direito, para se contaminarem com fraudes. E onde está o bom senso?

  76. Ñ damos, e nossas gerações futuras se sucumbirao, com esses encargos. Temos q cancelar a festa. O calote se aproxima. Fecharmos A "empresa" Faremos igual fazem os políticos desta NAÇÃO.

  77. Cambada de comunista safado. Além de destruírem o Brasil e a sociedade brasileira ainda temos que pagar pra esses pragas pelos seus crimes cometidos. É o fim da picada!

  78. Chegou ao ponto que basta a pessoa ter vivido no periodo do regime militar que passou a ter direito a indenizaçao Coisa da eesquerdalha danosa e corruPTa

  79. Esse país é uma piada mesmo. Ninguém está interessado em ver o Brasil ser um grande país, o importante é dinheiro público no bolso sem ter sue trabalhar. É uma vergonha isso. Agora em abril vamos pagar imposto de renda, um verdadeiro assalto a quem trabalha para sustentar esse monte de vagabundos. Eu não vejo a hora de ir embora daqui

    1. Revogam-se todas as disposições indenizatorias , que o montante seja destinado a educação do primeiro grau.

    2. Povo nao tem voz, nao. Me perdoe mas estamos refens de politicos e da midia NOJENTA. A esquerdalha faz barulho e bate forte...estamos sucumbindo aos poucos

    3. De acordo, Amauri, mas não pense que lá fora é muito diferente. Todo lugar tem seus pontos positivos e negativos e ser imigrante não e fácil, pode ter certeza disso. Creio que aqui, cedo ou tarde,teremos mudança no rumo das coisas; o povo está se mostrando farto com tantos desmandos.

    4. Infelizmente essa é nossa realidade todo mundo quer levar vantagem

Mais notícias
Assine agora
TOPO