Marcos Brandão/Senado FederalNa disputa pelo controle da execução orçamentária, Bolsonaro cede ao Parlamento: os "chantagistas" levaram 19 bi

Acordo ou desacordo?

Apesar da insistência em negar a realidade, o presidente Jair Bolsonaro sela entendimento com o Congresso e permite que os parlamentares tenham poder sobre quase 20 bilhões de reais do Orçamento
06.03.20

Em 1929, no auge da grande depressão econômica mundial, o surrealista belga René Magritte pintou uma das obras mais simbólicas da história da arte. Batizado de “A traição das imagens”, o quadro traz a imagem de um cachimbo sobre uma inscrição em cuidadosa letra cursiva, que diz: “isto não é um cachimbo”. A desconexão completa entre as palavras e a figura gera conflito, desconforto e faz da obra um ícone do nonsense. Nesta semana, o presidente Jair Bolsonaro protagonizou um episódio de incongruência entre discurso e realidade comparável ao surrealismo da obra de Magritte. Mesmo depois de negociar com parlamentares e de destacar dois de seus principais ministros para participar das tratativas com as raposas mais felpudas do Congresso, Bolsonaro afirmou que o acordo não era acordo. Na hora de exibir o pacote já pronto para a militância, orientou seus auxiliares a recorrerem a um malabarismo retórico. O inconfessável acordão seria um “entendimento”. O uso de eufemismos são práticas usuais de governantes que se recusam a chamar as coisas pelo nome. Na verdade, pressionado por parte expressiva de seu eleitorado, que abomina o Legislativo e suas práticas, o presidente empreende mais um esforço para negar o irrefutável: ao fim e ao cabo, o Planalto cedeu, sim, à pressão do Congresso pelo controle da execução orçamentária. Sem partido e capacidade de articulação política, mais uma vez Bolsonaro capitulou.

O trato começou a ser colocado em marcha na última quarta-feira, 4. No início da noite, o Congresso aprovou por 398 votos a 2 a manutenção dos vetos de Bolsonaro ao Orçamento impositivo, que dava ao Parlamento o poder de definir a destinação de 30 bilhões de reais. Como para derrubar um veto são necessários os votos da maioria absoluta de ambas as casas (257 deputados e 41 senadores), a matéria não precisará ser analisada pelo Senado. A contraparte do acerto será sacramentada na semana que vem, a partir da votação de projetos enviados ao Legislativo pelo próprio governo que devolvem aos parlamentares a prerrogativa de gerir até 19,7 bilhões de reais. Mesmo assim, o presidente jogou para a plateia. “Não houve qualquer negociação em cima dos 30 bilhões. A proposta orçamentária original do governo foi 100% mantida”, comemorou Jair Bolsonaro em suas redes sociais, tentando criar uma cortina de fumaça para obnubilar o inconteste acerto com o Legislativo. “Independência entre os Poderes e respeito à democracia é o que o povo deseja no Brasil”, acrescentou.

O presidente pode ser useiro e vezeiro em usar a ficção para reconstruir a realidade ao sabor de seus interesses, mas o mundo real nem sempre comporta tamanho atentado aos fatos. Não é possível refutar, por exemplo, por mais que se queira criar uma narrativa capaz de alimentar a ilusão da torcida organizada, que dois de seus principais ministros estiveram na linha de frente das negociações com o Congresso. Na segunda-feira, 2, o ministro da Economia, Paulo Guedes, reuniu-se com o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre, na residência oficial do Senado, para tratar do tema. O encontro durou mais de duas horas. Na manhã seguinte, Guedes cancelou uma reunião que teria com integrantes de entidades civis, como o Movimento Brasil Livre e o Vem pra Rua, para discutir as bases do acerto com o próprio Bolsonaro, no Palácio do Planalto. Um almoço entre os dois sacramentou a concertação entre o Executivo e o Legislativo, ratificada um dia depois em entrevista coletiva concedida por auxiliares de Guedes no Ministério da Economia. Na outra ponta, coube ao ministro da Secretaria de Governo, o general Luiz Eduardo Ramos, a combinação com os russos – no caso, o comando do Legislativo – a fim de evitar ruídos de qualquer natureza.

Agência SenadoAgência SenadoPara Major Olímpio, os 19 bilhões de reais são “o preço da prostituição”
A tarefa de gerir os 19,7 bilhões de reais conquistados pelo Congresso ficará sob a responsabilidade do relator do Orçamento, Domingos Neto, do PSD do Ceará. “Existe hoje na Lei de Diretrizes Orçamentárias um dispositivo que permite ao relator oficiar qualquer ministério, determinando a alteração de dotação orçamentária, sem que haja qualquer estudo de impacto. Isso não é correto, é antidemocrático”, criticou o deputado Marcel Van Hatten, do Partido Novo. Embora seja o dono da caneta, Domingos Neto age em sintonia fina com os caciques do Legislativo. Em seu terceiro mandato, o deputado tem apenas 31 anos, mas o poder de um autêntico representante do alto clero. Ex-líder do PSD na Câmara e pupilo do presidente da sigla, Gilberto Kassab, o jovem atua também sob a orientação de Rodrigo Maia, de quem se aproximou pela semelhança de temperamentos. Os colegas o descrevem como diplomático e bom articulador político. Sem alarde, ele cresceu na estrutura de poder do Congresso e, para ascender à relatoria do Orçamento, obteve o aval do líder do Centrão, Arthur Lira, do PP de Alagoas.

A Constituição determina que compete privativamente ao presidente da República “exercer, com o auxílio dos ministros, a direção superior da administração federal”. Ou seja, o chefe do Executivo tem a incumbência de gerir o estado, observando as diretrizes que melhor lhe convierem e com o poder outorgado pelos eleitores. Em 2015, o Congresso começou a avocar para si parte dessa responsabilidade constitucional com a aprovação do Orçamento impositivo. A regra obriga o governo a pagar as emendas apresentadas pelos parlamentares. Desde então, a parcela do Orçamento gerida na prática pelo Legislativo foi ampliada e hoje há imposição para execução de emendas individuais, de comissão, de bancada e de relator. O que chama atenção, agora, são os valores envolvidos. Nunca os parlamentares tiveram tanto dinheiro à disposição para manejar. Pelo acordo selado nesta semana, e que será encerrado com a aprovação de três projetos de lei na semana que vem, o governo ficará com o controle de 101 bilhões de reais em receitas não carimbadas, ou seja, que podem ser usadas para investimentos. Caberá ao Congresso quase 20% do montante total à disposição do Poder Executivo.

O problema de entregar o destino de mais de 19 bilhões de reais nas mãos dos parlamentares é justamente para onde vai o dinheiro. As chamadas emendas parlamentares foram criadas para atuar como um instrumento para a melhoria das condições de vida da população em cidades com orçamento precário. No mundo ideal, abrir a possibilidade para que deputados e senadores definissem a destinação de parte dos recursos da União seria uma maneira de descentralizar a aplicação do dinheiro público. Mas, na prática, as emendas têm se revelado um duto para a corrupção. As emendas parlamentares estiveram no epicentro de vários escândalos recentes da política nacional. O primeiro deles foi o escândalo dos Anões do Orçamento, desvendado em 1993. A ele se somaram tantos outros que, no geral, funcionam de seguinte forma: o recurso previsto na emenda, antes mesmo de chegar ao seu destino final, é rateado entre a prefeitura, o parlamentar e o empresário que ficará responsável pela obra – normalmente alguém que contribuiu com a campanha do deputado ou do senador. Quando a obra é realizada, o que nem sempre acontece, o seu custo não ultrapassa, muitas vezes, sequer a metade do dinheiro liberado. Ou seja, além de superfaturada, a obra acaba sendo de qualidade duvidosa e, portanto, não se traduz, como deveria, em melhoria de vida da população.

Walterson Rosa/FolhapressWalterson Rosa/FolhapressRelator do Orçamento, Domingos Neto age em sintonia fina com os caciques
Os parlamentares estão confiantes de que o combinado será cumprido. Os três projetos de lei que ungem o acordo entre Legislativo e Executivo podem até enfrentar a resistência de alguns grupos e partidos, mas devem ser aprovados sem grande dificuldade na próxima semana. “A gente precisa acreditar na palavra dos senadores. Porque, se não, acabou, não se vota mais nada por um bom período”, argumentou um otimista Rodrigo Maia. Ao lado de Alcolumbre, o presidente da Câmara dos Deputados comandou as tratativas para manter sob a caneta do Congresso uma parcela expressiva do Orçamento. Parlamentares bolsonaristas estão entre os que bradam contra o acordo e ameaçam entrar em obstrução a fim de tumultuar a votação dos projetos de lei que regulamentam o Orçamento impositivo. Entre os aliados do Executivo que prometem dificultar a unção do acerto está o senador Major Olímpio, do PSL. Ele classificou os 19 bilhões de reais como “o preço da prostituição” e afirmou tratar-se de um “acordo macabro”. “Enquanto não mudarmos de presidencialismo para parlamentarismo, quem dirige o Poder Executivo é Jair Bolsonaro. Nós, do movimento Muda Senado, lutamos pela manutenção das garantias que o povo deu ao presidente para ser o gestor dos recursos públicos, com a estrutura do estado brasileiro, e não com esse compadrio safado que querem fazer aqui”, criticou o senador. “Quem é amigo do rei, quem é amigo do relator, dos presidentes das casas, terá sua região irrigada, para garantir eleições municipais. É uma safadeza que se faz com recurso público. O relator do Orçamento não pode ficar com o dinheiro total previsto para seis ministérios”, detonou o parlamentar.

Bolsonaro, no entanto, segue a exercitar o que tem feito de melhor desde que assumiu o poder: a prática do jogo duplo. Enquanto publicamente esgrima argumentos para parecer que se situa na trincheira oposta à do Congresso dos “chantagistas”, intramuros já prometeu controlar sua tropa de choque para evitar sobressaltos. A divulgação do PIB de 2019, na última quarta-feira, constituiu um choque brutal de realidade para o governo. No ano, o país cresceu apenas 1,1%, o menor percentual dos últimos três anos. A pauta econômica é a vitrine do presidente e, a persistirem os resultados desfavoráveis, a reeleição pode ficar sob risco, temem assessores palacianos. A retomada econômica só será acelerada com a aprovação de reformas. Por isso também, Bolsonaro acena ao Congresso, seguindo a orientação de seus auxiliares mais pragmáticos. É uma equação complicada. Se é verdade que é preciso negociar, também não é menos verdadeiro que ficar permanentemente refém de um Congresso inconfiável pode fazer com o que o governante, qualquer que seja ele, perca as rédeas do próprio governo. E a história é pródiga em ensinar no que isso pode dar. Com ou sem contornos de surrealismo.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O que faz do CARRO um MEIO DE TRANSPORTE ou uma ARMA é o CONDUTOR. E tanto neste caso quanto nos CASOS DE CORRUPÇÃO envolvendo EMENDAS PARLAMENTARES, a qual PODER cabe COIBIR e PUNIR O MAL USO e ABUSOS?

  2. Um exemplo interessante de DESTINAÇÃO de EMENDAS que não VIOLA o PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES pode ser vista na DESTINAÇÃO de RECURSOS para HOSPITAIS (http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/lenoticia.php?id=3454). Pq o DINHEIRO das EMENDAS não pode ser DESTINADO para ESCOLAS, HOSPITAIS, POSTOS DE SAÚDE, GUARITAS da PM? Elementos simples, mas que impactam diretamente no DIA A DIA do CIDADÃO, sendo inclusive um EXCELENTE CARTÃO DE VISITA e aproximando o PARLAMENTAR DA COMUNIDADE.

  3. Por isto que parece RAZOÁVEL que as EMENDAS estejam LIMITADAS a um PERCENTUAL da ARRECADAÇÃO e deveriam ser LIMITADAS no seu ESCOPO, podendo ser DESTINADAS somente para ATIVIDADES e FUNÇÕES ESPECÍFICAS, sendo que OBRAS PÚBLICAS não deveria ser uma dessas. A quem cabe EXECUTAR OBRAS PÚBLICAS? Não é o EXECUTIVO? Não é para isto que existe o PREFEITO, o GOVERNADOR, o PRESIDENTE? Então pq o LEGISLATIVO deveria estar AUTORIZADO a EXECUTAR?

  4. CORRUPÇÃO é CRIME e PONTO. Se não é para JULGAR, para que JUDICIÁRIO? Se há POLÍTICOS CORRUPTOS que se LOCUPLETAM via EMENDAS, isto é MENOS um PROBLEMA DO MEIO POLÍTICO e MAIS do JUDICIÁRIO, pq uma das FUNÇÕES deste não é SEPARAR os BONS dos MAUS POLÍTICOS? O que deveria ser considerado é que diante do PRINCÍPIO DA SEPARAÇÃO DOS PODERES, estas "INVASÕES" de um PODER no outro deveria ser EXTREMAMENTE LIMITADAS e PROVISÓRIAS.

  5. Inclusive poderia até se ALEGAR que a EMENDA PARLAMENTAR DISTORCE o PROCESSO DE COMPETIÇÃO ELEITORAL, pois ela dá aos OCUPANTES DE CARGOS ELETIVOS uma VANTAGEM sobre outros CANDIDATOS que não EXERCEM MANDATO. Ela constituiria uma BARREIRA À ENTRADA de POLÍTICOS NOVOS. Apesar disto, se um PARLAMENTAR tem uma ATUAÇÃO APROVADA pelos ELEITORES, pq ele não deveria ter uma VANTAGEM? Se ele destina RECURSOS que são REVERTIDOS para os ELEITORES, pq ele não deveria ter uma VANTAGEM?

  6. O INTERESSE DO CONGRESSO nas EMENDAS IMPOSITIVAS deixa bem evidente o MOTIVO: a CORRUPÇÃO. Pq um DEPUTADO ou SENADOR teria INTERESSE em MANUSEAR EMENDAS? É claro que estas podem servir como INSTRUMENTO DE INFLUÊNCIA POLÍTICA, pois permitem ao PARLAMENTAR usar RECURSOS PÚBLICOS para se PROMOVER perante sua BASE ELEITORAL. Mas um PARLAMENTAR que quer se PROMOVER perante seus ELEITORES não seria a FAVOR de CONVERTER VERBA DE GABINETE e PESSOAL em EMENDAS?

  7. O LEGISLATIVO não seria BEM SUCEDIDO em CHANTAGEAR o EXECUTIVO se este não COLABORASSE. Se o EXECUTIVO invade a SEARA do LEGISLATIVO, pq este não poderia INVADIR a SEARA DO EXECUTIVO? Claro que dadas as FUNÇÕES CONSTITUCIONAIS de cada um, tal coisa deveria ser LIMITADA, até mesmo pq a DESCENTRALIZAÇÃO DE RECURSOS deveria se dar via ESTADOS e MUNICÍPIOS, é para isto que eles existem. A FUNÇÃO PRECÍPUA do LEGISLATIVO é LEGISLAR.

  8. Se não para EXECUTAR, para que EXECUTIVO? Se não é para LEGISLAR, para que LEGISLATIVO? O MECANISMO DO ORÇAMENTO IMPOSITIVO seria uma INTROMISSÃO do LEGISLATIVO na SEARA DO EXECUTIVO. Todavia, este não invade a SEARA DO LEGISLATIVO através das MEDIDAS PROVISÓRIAS (MPs)? A QUESTÃO é que no SISTEMA CORRUPTO BRASILEIRO as MPs viraram FONTE DE PROMISCUIDADE entre EXECUTIVO e LEGISLATIVO, mas enquanto DISPOSITIVOS CONSTITUCIONAIS, elas têm VALOR TÁTICO e POLÍTICO, pois oferecem FLEXIBILIDADE.

  9. O Jair Bolsonaro entrou nesta briga porque quiz e sabia que a pauleira seria imensa. Sou eleitor dele e acho que apesar de tantas trombadas ele vai bem no seu governo. A única análise que deveria fazer rapidamente é a aplicação do artigo 142 da Constituição.

  10. Apesar do longo e tendenciosa texto, entre pesos e medidas pouco honestas quanto essa briga ideológica,prefiro ainda torcer pelo sucesso do Presidente,porque razões de sobra ja temos de não confiar nada em declarações,e,atitudes do congresso e da imprensa capenga. Como esperar outras atitudes de um presidente solitário em seus anseios,acuado em suas atitudes,diblando conspirações nojentas dos demais poderes todos os dias. Portanto, apesar de tudo ,estamos no lucro

  11. Outra reportagem só metendo o pau no Bolsonaro, minha pergunta: por que não fazem uma reportagem contando as manobras espúrias da dupla Maia e Alcolumbre, da manobra na PLN que ele vai receber 6,5 milhoes antes de todos os congressistas para ajudar o irmão a se eleger prefeito de Macapá? Mas não só críticas ao PR! Assim tá difícil: o que houve? A grana que pintou é muito alta né!!!!!

  12. Eu achava q petralhas eram humanos especiais que conseguiram sobreviver sendo anencéfalos. Mas os bolsonaristas estão conseguindo superar! Ficam com a pintura do cachimbo na mão e gritando que é mentira!

  13. Esse modelo de gestão do orçamento é inconstitucional, principalmente por que será gerido novamente por anões morais do Centrão, comandados pelos presidentes das casas, Rodrigo Maia e Alcolumbre. No Brasil existe presidencialismo ou parlamentarismo? Estou em dúvida nessa matéria.

  14. Infelizmente neste país a linha dura do Capitão Bolsonaro não está dando certo. Temos um Congresso viciado em maracutaias e armadilhas. Este é o maior exemplo de que mesmo o Bolsonaro sendo correto e ter boa vontade o número de bandidos no Congresso é imenso, lamentavelmente...

  15. Desculpe, Sr. Presidente, mas a democracia que o povo brasileiro quer não ê bem esta não. Queremos respeito a nossa inteligência e ao nosso bolso. Nao é assim que a banda toca, está desafinada.

  16. Do que restou do orçamento e que ainda não tinha carimbo mais de 60% agora os parlamentares também já são donos, mas não pensem que o que ainda sobrou para Bolsonaro, restou porque Maia e Alcolumbe são "bonzinhos," este dinheiro agora servirá para que quando ocorrer a próxima catástrofe, os parlamentares poderão mandar o povo "pedir socorro ao Bolsonaro", acredito que melhor seria, se os parlamentares tivessem ficado logo com tudo e assim Bolsonaro poderia dizer, "não falem comigo mas com Maia.

  17. Economizarei uma saída às ruas no próximo dia 15. Ceder às chantagens do Congresso foi uma atitude que me enche de nojo e vergonha. Fodam-se todos.

    1. Movimento de bolsonaristas não é movimento do “povo”. Vcs não perdem a cara de pau.

    2. Ir as ruas é parte fundamental do jogo democrático e no dia 15 o recado será tanto para o parlamento quanto para o executivo. O povo não quer mais a velha política, não quer a farra do boi com o dinheiro público O corte tem que atingir as benesses, chega de mordomias, e gastos exorbitantes e demagogia Nossa arma, é a força do voto, é a vontade popular

  18. #ForaChantagistas Nem 19 bi o povo brasileiro quer para o Congresso. O Brasil precisa "muito mais" para saúde,segurança e educação que a "esquerda" levou ao caos!! #Dia15EuVoi #Dia15ProBolsonaro

    1. De acordo com os projetos de leis encaminhados por Bolsonaro, os 19 bi têm que ser direcionados pelas emendas parlamentares a projetos da Saúde e o dinheiro deve vir do pré sal e dependerá dos ajustes econômicos fiscais das contas do país, impedindo, assim, tramóia de impechmen. Ou seja, o Governo fez do limão uma limonada.

  19. Cara "jornalista", desculpe o eufemismo para não ter de chamá-la pelo devido nome, você gostou um espaço enorme e muito do meu tempo apenas para dar vazão às suas opiniões pessoais. Um pouco de jornalismo nesta matéria lhe faria bem, nem que fosse como aprendizado para uma profissão a qual você não está a altura.

    1. Opiniões pessoais?? Ela inventou tudo? Até as declarações? Bolsolulistas e seus devaneios

  20. Perfeito ninguém é. Mas quer queiram ou não, pela 1ª vez, desde 1986, um presidente da República peita a banda podre do congresso. Não é fácil lidar com as hienas, alguma coisa elas vão levar, até que o eleitor as rechacem definidamente nas urnas. A sociedade não pode esmorecer, precisa se manter diuturnamente vigilante, porque a banda podre, se passar pelas urnas, não tem limites. Parabéns ao PR JMB por conduzir o governo a mais 14 meses sem escândalos de corrupção, uma vez q isso era regra.

    1. É incrivel como tem trouxa passando pano. Vcs deviam lamber o chão que o Lula passava.

    2. 19 bi é "alguma coisa"??? Não ser corrupto é uma condição necessária, mas não suficiente!

    3. Perfeito Amilton, o presidente agiu pensando nas reformas que são decisivas para o País. Nós eleitores precisamos escurraçar pelo voto a banda podre e chantagista que atua no Congresso.

  21. Taí a articulação que tanto cobraram... ou existe outro caminho para a governabilidade? Viva o Brasil, viva a imprensa, viva a chantagem!

    1. Sempre tem idiotas dizendo que vão cancelar a revista. E sempre são bolsolulistas inconformado com a verdade.

    2. Cancelarei também a minha assinatura, esta revista está se tornando igual às outras

  22. Lá no link está bem claro e explicado o que realmente aconteceu, coisa que não foi dita aqui nesta matéria. LAMENTÁVEL!!!

  23. É realmente um absurdo, mas me pergunto como Bolsonaro conseguiria governar se não cedesse a esse Congresso corrupto, cujo maior representante, o Botafogo, não se levanta da cadeira sem uma boa propina. Ele vem cobrando a conta desde que Bolsonaro assumiu. Precisamos renovar esse Congresso, com urgência!! E cabe aos deputados honestos obstruírem a votação desse descalabro!

  24. Afinal de contas Bolsonaro tem ou não tem que conversar com o Congresso? Se não o faz a mídia diz que ele não está articulando, se o faz diz que está negociando. Esse ataque é indecente. Crusoé não se deu ao trabalho de ler os projetos de lei encaminhados pelo Governo. Zero de comentário do conteúdo dos mesmos. Eles são uma tacada de mestre, os 19 bi dependerão de aprovação do Congresso às reformas propostas pelo Governo, o que permitirá que o Governo execute o que é necessário.

    1. Tem q articular. Não fazer acordo pra dar bilhoes pro Congresso torrar. Não é difícil entender.

    2. Vc tem toda a razão, está parte principal não foi citada. Meter o pau é fácil, vai lá governar com bandido.

    3. Bem colocado... Na zona, no covil, não há outra forma que não o jogo duplo.

    4. Essa parte final, realmente, eu não vi a imprensa divulgar... vou até olhar os projetos!

  25. Apoio o Bolsonaro mas e inaceitavek esta situacao com o congresso. enquanto for aceito os desafios do Maia e do Acolumbre vao sempre estorqui o governo esperar para ver.

  26. Tiramos 3 conclusões: 1- o gado tem muita facilidade de exercitar o malabarismo retórico, mais conhecido como ginástica mental; 2- Bolsonaro se arregou por causa das trapalhadas dos 3 patetas, principalmente pela rachadinha do Flávio. Carluxo pode ser neutralizado com uma internação em clínica psiquiátrica e o Eduardo simplesmente calando a boca; 3- Bolsonaro não é burro. Sabe ser grosseiro e sabe das coisas mas é um frouxo que não domina a burrice nem as patetices dos filhos.

  27. Bom seria se cada cidadão que faz seu comentário criticando Bolsonaro, pudesse governar por 1 semana o nosso Brasil. Garanto que não voltariam a dizer tantas bobagens, pois conheceria de perto o que é lutar contra os ratos do Congresso. O presidente tem matar vários todos os dias, e mesmo assim eles não acabam. uma verdadeira peste.

  28. Esse deputado, relator da Comissão de Orçamento, faz direitinho o papel do político politiqueiro. O Congresso precisa mudar é essa Lei infame, que deixa na mão de um, uma verba desse tamanho, para usar em benefícios próprios. Bolsonaro fez o jogo que está acostumado.

    1. Pois é, uma hora a Crusoé diz que o Governo não articula com o Congresso e em outro momento diz que Bolsoaro está, indevidamente, negociando com o Legislativo.

  29. legalmente os 30 bilhões continuam em poder do executivo ,se ele repassará ao legislativo teremos a oportunidade de ver e fiscalizar,depois disso poderemos fazer afirmações se houve acordo ou não ,antes disso é pura expeculaçao . o congresso vai sentir a revolta e a força das ruas contra essas atitudes de tentar usurpar recursos a todo o custo. dia 15 de Março está chegando. ou alguém acredita que o povo Brasileiro é o mesmo de antes????

  30. O que os “nobres” congressistas estão fazendo e trocando as proprinas que recebiam das empreiteiras pelo dinheiro do orçamento, inclusive neste atual modelo, legalizado, sem necessitar de caixa dois. Sinceramente são uns vagabundo!

    1. É sabido que, com a Lava Jato, ficou mais arriscado roubar. Como no Congresso tem muita malandragem, inventaram 1 maneira de roubar dentro da lei, ou s

  31. Tá mais do que na cara que Bolsonaro faz acordos intramuros com toda a corja, a saber: Com Toffoli para poupar o filhinho bobão; com partidos para autorizar FUNDÃO PARTIDÁRIO; e agora com o orçamento. Presidente safado como os anteriores e, mentiroso contumaz. Tudo que fala não cumpre.

  32. Se Bolsonaro realmente ceder ao Congresso a gestão de 20 bi, aí sim, terminou o governo que dizia ser diferente! Será tudo igual, como antes. Só que quem reparte o “butim” é o próprio congresso. Então, o Presidente poderá dizer que não compactua com os mal feitos do Congresso

  33. Acho que sou o único leitor da Crusoé que achou positivo esse acordo - ou "entendimento" - entre o Governo e o Legislativo. Por um lado, porque o dinheiro chegará de fato aos municípios mais pobres por meio dessas emendas ainda que parte dele infelizmente seja desviado pelo caminho (faz parte do jogo, é um risco calculado cujo "antídoto" são a CGU, a PF, etc); por outro, porque o "parlamentarismo branco" impede que Bolsonaro consiga efetivar várias de suas propostas flagrantemente autoritárias.

  34. Começo a entender melhor o que seja mais Brasil, menos Brasília. Brasil = Parlamento; Brasília = Executivo . E o povo, ora o povo, não se diz que o parlamento o representa? É ou não um cachimbo a figura que se apresenta?

    1. Se o Parlamento nos representasse, deveríamos estar com as burras cheias de dinheiros, como estão todos da Lista da Oderbrecht que se encontram lá.

  35. Só faltam 8 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.

    1. Concordo plenamente com você! Para mim à política é a busca de eleger o melhor candidato disponível ; E o Presidente Bolsonaro era e é o melhor longe dos outros!!!! Deixem que eles trabalhem e verão o resultado que sem sombra de dúvidas melhor que os que estiveram no poder desde 2002

    2. “Não entendo nada - continuou Ivan como se delirasse - , e nada quero entender agora. Quero ater-me aos fatos. Já há muito tempo que decidi não entender. Quando tento entender algo, logo começo a alterar os fatos, portanto resolvi ater-me a eles” F. Dostoiévski, Os Irmãos Karamázov”

    3. Tem gente que, absurdo dos absurdos, decide por pura opção, "ser cega, surda, muda e de nariz entupido" para as falcatruas que esse desgoverno promove, exatamente como o fazem os "acéfalos "impermeáveis" "súditos-escravos"" da marginalha petralha.

  36. O "acordo" foi consumado mesmo, não é?! Já que o NHONHO estava conspirando com FHC como dar o golpe em Bolsonaro e tornar-se PRIMEIRO-MINISTRO, hein?! Caras, vocês estão descendo a ladeira da credibilidade e sendo cada vez mais ridículos!

    1. Tem cheiro de gambá, DNA de gambá.. mas NÃO É gambá, tá ok ???

    1. Manda logo o dinheiro a quem interessa, através do hábil relator., supostamente teleguiado pelos presidentes Maia e Alcolumbre. Dará certo ou vai pintar alguma traiçãozinha ?

  37. é mesmo impossível governar um país onde precisa de aprovação de um congresso composto em sua maioria pela escória da sociedade , infelizmente sem aprender a votar e valorizar o voto , o povo vai continuar assistindo esse circo dos horrores , onde o único que não sai ganhando é o cidadão brasileiro, esperamos que até a próxima eleição tenhamos uma valorização maior do direito de votar.

  38. Sra jornalista, com relação ao PIB mencionado no seu artigo, sugiro que se informe. Vá ao site do mises leia sobre este PIB que menciona no seu artigo, se escreve sobre coisas que desconhece perderá a credibilidade. Com relação ao orçamento: Se Bolsonaro não negocia com o legislativo é autoritário se negocia faz jogo duplo. O que a imprensa quer?

    1. O erro do JB começou no dia 1 do seu governo.Uma vez que foi na camara dos deputados foi a sua origem, deveria ter assumido para si a articulação direta com os deputados, esvaziando o poder dos lideres,dos caciques partisarios e da presidencia das casas. E com isso evitar a pressão e oposição que sofre hj. Deveria ele mesmo de forma direta ter distribuido cargos nos estados,mas dentro do seus critérios de avaliação e seleção. No momento 1, o capital politico que tinha lhe dava condição .

  39. SANTO na política brasileira só tem um: O condenado! “Para dar banho nos porcos, não tem como não se sujar; a diferença é que os porcos permanecerão porcos”. Bolsonaro está fazendo o melhor que consegue. Sou Bolsonariano.

    1. Adoro o meu Brasil; adoro a nossa gente. A questão aqui, é a justiça, e a política. Abraços.

    2. Donizitte: certa feita vi escrito em um muro o seguinte: "Brasil uma nação formada por: Cego, Mudo e Surdo". Não tenho muita certeza se devo concordar com essa afirmação sobre o amado Brasil, contudo, o seu comentário está querendo me convencer, que a afirmação é correta, só que em parte é claro.

    1. Analise tendenciosa???? Diz o dito popular que" o pior cego é aquele que não quer enxergar".

  40. Tem que fazer um controle externo de todo o dinheiro liberado para emendas parlamentares e verificar se os empresários que farão as obras, iram fazer doações a os políticos responsável por cada obra. Fiquemos de olho.

  41. Você poderia ter comentado como os outros governos conseguiam aprovar mais emendas no congresso que o Bolsonaro, a base da "política do possível" de FHC que liberava verbas em troca de votos, das preferências de Sarney em liberar verbas para as suas bases e até para o próprio museu, além do mensalão do Lula e o roubo desenfreado no governo Dima. Para um governo que dizem não ter articulação foi uma vitória, e não subestime quem apoia Bolsonaro, sabemos como funciona o congresso.

    1. Concordo com você Marcos. Com o Congresso que temos, Bolsonaro seria burro e ingênuo se não "articulasse" de alguma forma. Sacrificou um pequeno boi para liberar a passagem da boiada inteira.

  42. A Crusoé precisa fazer uma matéria sobre o Arthur Lira, desde a sua pregressa atuação como Deputado Estadual e até sua chegada a Deputado Federal. Entre tantos atos não republicanos tem até agressão física a sua ex-mulher Juliane que é nitroglicerina pura. Vale a pena, pois as coisas estão encaminhado para este elemento ser o Presidente da Câmera.

  43. Que bom que parte da sociedade refuta as práticas do Congresso, prezada repórter Helena. Sinal de que pelo menos alguns estão se mexendo, pois boas práticas não são.

  44. Pelo que diz a reportagem o governo abriria mão dos 19bi, mas serão usados conforme PLN encaminhado po governo wue ainda não foi publucado. Vocês teriam um resumo doa PLNs? E o governo não espera receber nada em troca? Votação da reforma administrativa? MPs?

  45. O presidente disse , textualmente ,que não existe este acordo, contrário, ao fisiologismo do Congresso , que quer a volta do troca troca , isto não vai acontecer no governo Bolsonaro,está repórter está mal informada, é só esperar.

    1. SANTO na política brasileira só tem um: O condenado! “Para dar banho nos PORCOS, não há como não se sujar; a diferença é que os porcos continuarão porcos”. Bolsonaro está fazendo o melhor que ele consegue. Sou bolsonariano.

    2. Diz a sabedoria popular: " Não há bom sem defeito, nem ruim sem qualidade!" BOLSONARO se alinha com a primeira parte. Já nos surpreendeu porque não vetou Abuso de autoridade nem Juiz de Garantias, pelos nomes de ANDRÉ MENDONÇA e de AUGUSTO ARAS, por trazer ao exercício no Planalto, seu amigo da onça, FRAGA, que provocou estresse no eleitorado-MORO e quase compartilhou munição impeachment com a jornaleira parcial VERA Magalhães. Em contrapartida, os 20 MINISTROS q gerencia são ícones nas Pastas.

  46. Ahhh a contraparte do acerto será sacramentada semana que vem... Tendi foi um toma lá da cá sem o da cá ou o da cá sem o toma lá... Só rindo dessa "ilha de informação nua e crua" kkkkkkk

  47. E muito triste viver num país que poderia ser tudo. E triste saber que ladroes roubam-nos todos os dias em todas as instâncias. É triste saber que quem faz as leis, fazem-nas pra si próprios, e não estão nem aí para quem os escolheu. Corrupção deslavada na cara da gente. E eles sabem que somos covardes. Bolsonaro está sozinho. Ninguém faz nada SOZINHO. Muito triste!!

  48. Qual seria o melhor caminho para a Cruzoe? Não deixar nada para o congresso e o veto seria derrubado, ficando tudo para os dignos congressistas. Cruzoe virou a casaca de vez, só cancelando a assinatura mesmo.

  49. Meee ....essa daqui é pior que a reportagem.da ABIN. Cheia de salamaleques e rebuscamentos. A fofoca e os especialistas dominam as redaçoes. Que triste .

    1. Me arrependi de assinar essa revista!! As matérias têm tom de fofocas!! Lamentável!! Imaginava estar diante de jornalismo sério, imparcial!! Onde!?!

  50. Artigo morde e assopra ou seja esclarece em alguns aspectos e complica a análise no final. Política é arte da enrolação porém o jornalismo independente não pode se enrolar nem mentir como a suposta grande mídia o faz.

  51. Infelizmente o presidente não tem muita saída. Nós, o povo, temos que votar melhor. Somos tão idiotas que elegemos bandidos, por várias eleições seguidas, depois continuamos elegendo os filhos bandidos, desses bandidos. Esse Maia e o tal Alcolumbre, são dois salafrarios . Estão se lixando para o Brasil. Por quê foram eleitos? Ja fizeram o que pelo Brasil? Temos que começar a conhecer a vida pregressa dos candidatos. Ano que vem tem eleições . Escolher prefeito e vereador também é importante.

    1. Perfeito seu comentário.Presidente da câmara e senado são dois patifes.

  52. Como diz o Fernão Lara Mesquita, "(...) não há heróis nessa história: o que os dois estão disputando é com que pedaço do assalto ao Brasil cada um deles vai ficar".

  53. Vamos arrepiar, dia 15 de março. Não vai adiantar espernear, nem a extrema esquerda e nem a extrema imprensa. A hora está chegando.

  54. Ou seja o Parlamentarismo está instituído de fato, não de direito! Só que no parlamentarismo o Presidente pode dissolver o Congresso e chamar novas eleições!! Os parlamentares estão no melhor dos mundos, manejando o orçamento sem correr o risco de perder o mandato! Ano que vem começam as denúncias de corrupção da aplicação destas verbas.

  55. Vamos pra rua 15/03 somente assim o congresso STF e senado vai tremer .. até mesmo a grande imprensa .. vamos mudar nosso país . somente o povo tem esse poder.. ficar parados aí sim não muda nada

    1. Não acho que vão tremer, eles sabem manipular Deus e o mundo. Triste mas vejo tudo na mesma só que agora do lado direito da mesa. Toma povinho ki é tudo a mesma merda, só mudam os atores, o teatro continua. Tô puto.

  56. Bolsonaro entrega logo o governo pros abutres vc não tem mais apoio de ninguém e deixe o circo pegar fogo. Os militares do seu governo não sao de nada, só querem mais uma boquinha pra continuar no ar condicionado Em suma, sao coniventes com os corruptos, estão vendo tudo acontecer e nada fazem Bolsonaro vc se ferrou mais uma vez, seu jogo duplo foi descoberto Votei em você mas acho que não votarei nunca mais Sou mais um decepcionado

  57. Reportagem tendenciosa, mentirosa. Os congressistas receberão verbas extras, provenientes do aumento de receitas do governo.E caso estas ocorram, caberá ao governo determinar em que áreas as verbas serão utilizadas, aí sim, pelos congressistas

  58. A isenção da Crusoé é assim: se não cede à chantagem,_ não articula, se cede, faz acordão... Esse valor de orçamento gerido pelo Legislativo viola a Constituição, que prevê a tripartição do poder estatal, mas o STF não dirá nada. Se a população não colocar muita pressão sobre o Congresso e sobre o STF, Bolsonaro não conseguirá governar, e a imprensa colocará a culpa no Presidente, que como nenhum outro, tentou mudar o Brasil, nomeando gente capacitada...

  59. Mais fazendas, mansões, lanchas para os velhos velhacos de sempre. E o povo, que vai continuar com hospitais caindo aos pedaços, escolas sem livros e sem comida, tem que se contentar com uma pracinha horrorosa aqui; uma quadrinha esburracada alí. É a 'Nova Política'. Mas e o PT ???

  60. na minha opinião Bolsonaro deixou a escuridão bater na sua sala. Comprou o congresso por 20 bi a troco das reformas que tanto necessita. Agora se não der certo sua reeleição estará comprometida.

    1. Manuel, tinha de ser manuel né. Fez política um pouco atrasado né meu filho, se tivesse focado no trabalho de governar o país em 2019 nem teria deixado o congresso aprovar na calada da noite os 30 bilhões (não teve uma alma viva bolsolavista, seja no congresso ou no palácio do planalto, para bradar contra). Depois da merda feita e do JABUTI na sala, o jeito foi tentar minimizar a incompetência. Resultado: 17 Bilhões e Congresso feliz.

  61. Em 15.3, além de protestar contra os desmandos do Congresso e do Judiciário, o povo deve cobrar também seriedade e responsabilidade do Executivo. Não se concebe apoiar um Presidente que faz jogo duplo. Dar 20 bilhões ao Congresso porquê?

  62. 08:59 - "Que horrível! O Presidente não quer fazer fazer política, não quer negociar!". 09:00 - "Que horrível! O Presidente querendo fazer política, querendo negociar!"

    1. Perfeita colocação. A vida não está nada fácil para o gadinho do bolsolavo. Uma hora eles tem de vir em peso aqui mugir contra o congresso e no instante seguinte tem de voltar aqui para mugir justificando uma decisão oposta feita pelo dono do berrante.

  63. Estou fazendo uma pesquisa sobre os atos de 15 de março. Por favor, quem vai diga SIM ou Eu Vou. Colabore colocando o local e o horário da manifestação.

  64. Há 33anos atrás, desde o meu primeiro voto eu luto contra essa roubalheira do congresso. Um Bolsonaro só é pouco para esta corja. Dia 15 estarei nas ruas

    1. Noooosssa, Palhaço Bozo, como você muge bem! Analisemos pois como você aprendeu: 1- Adquiriu naturalmente com a sua mamãe; 2- Conviveu durante 16 anos com o Carniça e a Cadáver Insepulto 3- Assistindo a TV Globo diáriamente. 4-Todas as alternativas anteriores são verdadeiras,

  65. Bolsonaro sempre se destacou pelo seu tamanho, 1,85 m de altura, mas há algo estranho na foto do “grupo”, acima; Bolsonaro está quase da altura de Rodrigo Maia, e Davi Alcolumbre. Ou eles cresceram ou Bolsonaro diminuiu.

    1. Esse povo leitor tá ficando cada dia mais maluco.. kkk.. esse outro aí tá preocupado com os tamanhos..das figuras..

  66. Até onde o pouco conhecimento constitucional me esclarece, o veto poderia ser derrubado. A votação foi adiada. Não temos, ainda, nada oficial acerca de valores e acordos costurados. Então, realmente este artigo nada mais é que um emaranhado de especulações objetivando a “lacracao” ridícula que a imprensa adora fazer. A Crusoe é uma revista seria e independente. Tem Leitores sérios e esclarecidos. Está bem ruim ler certos artigos que atentam contra a inteligência do leitor. Menos... muito menos!

    1. Essa aqui é aquela estilo culta, sabedora das regras do jogo. Mas ainda não conseguiu entender se é para jogar contra ou a favor do congresso. Também, o dono do berrante não ajuda em nada, uma hora está de um lado do muro e noutra hora está do outro lado do muro.

  67. “Si hai gobierno, soy contra”.... mas, se houver ‘multidões’ aqui, estarei lá, kkk, “graças aos CONVOCADORE$$$ !!!”

  68. E lamentável o jogo duplo do Presidente e do Ministro Paulo Guedes! Não acredito mais nesse governo! O dólar explodindo e a bolsa caindo mostram o descrédito dos mercados nesse governo! Não é por causa do coronavírus e sim devido ao Bolsovirus!!!

    1. Maria, Maria, pra inimigos impatrioticos e IMPRENSA VERMELHA, o jogo agora é no mesmo nível. Bora lá dia 15/03 instituir a PRISÃO em SEGUNDA instância e o FIM do Foro privilegiado? Tá vendo q todo o CONGRESSO enfim entendeu? Só falta você.

  69. A Sra. Helena Mader é da Globo ou do Estadão? ela fala que nunca houve tanto dinheiro nas mãos dos parlamentares, e os ministérios de porteira fechada, empresas estatais, etc. foi esquecido? Precisamos de articulista realista e que queira a melhora do Brasil, dentro do possível.

    1. Edmar, fazendo o 9 fora, qual será o resultado? Não tem ministérios, não tem cargos de diretoria e conselho em estatais, e etc. Mas tem 17 bilhões do orçamento!!! Pelo amor de deus, o que mudou afinal? Além do discurso vazio de ódio? Do "nós contra eles" propagado retoricamente por nosso presidente, mas que não se sustenta nos fatos concretos, nas escolhas e canetadas de nosso presidente!?

    1. kkkk!!! Se você der uma olhada os vários comentários abaixo, verá que eles agora estão até brigando entre si...rs... Nosso presidente deu uma rasteira em seu próprio gado e agora eles estão perdidos, não sabem se apoiam o congresso ou se lutam contra...rs...

  70. O presidente Bolsonaro está com a faca é o queijo nas mãos .pois o povo está de saco cheio desses políticos . Se concordar com um acordo perderá com os seus eleitores ,pois é certo que a corrupção continuará e ele ficará cada vez mais submisso no Congresso . Para o povo foi fraco e se submeteu aos caprichos do Congresso .

    1. José, esse governo tinha tudo para entrar para a história como um verdadeiro divisor de águas, para melhor é claro. Mas nosso presidente, na ânsia de proteger o filho rachadinha, entrou em rota de colisão com sua base aliada no inicio do mandato. A base aliada estava batendo pesado no fisiologismo corrupto do congresso mas era insistentemente sabotada pelo presidente que se aliou a banda podre para proteger o flávio. Essa base não existe mais e o JB está se transformando na rainha da Inglaterra.

    2. Lembrem-se que não o governo que botou esse bando de csnalha no parlamento.

    1. Faço parte dos que elegeram Bolsonaro, portanto leia antes de comentar. Pior do que um petista tapado, é um Bolsonarista tapado. Viemos para mudar este país, e vamos mudá-lo. Abraços.

    2. Eita, tem é gente mal amada aqui neste vespeiro. Aos Joses e Ptralhas de plantão , só nos resta bradar: "CHUPA PETRALHADA"! KKKKK

  71. Enquanto em outros países, para protegerem o povo, governantes fecham museus, cancelam eventos gigantesco e são fechadas até as escolas para evitar contágios, aqui no Brasil o Carnaval continua: Canalhas e seus paus mandado$, babacas e irresponsáveis, seguem convocando multidões às ruas e o Governo, absurdamente, apoia tão grotesca e criminosa panaquice. E por falar em ‘coisa’ criminosa, Lula, o presidiário corrupto leve e solto, gira pela Itália e pela Europa com sua comitiva. A tal Dilma idem.

  72. Helena Mader: você esquece que os 57 Milhões de votos que o Bolsonaro teve, não refletiu nas atitude dos parlamentares nesta votação, por que só se falaram nos 30 Bilhões, e não no tal acordo dos 19,7 Bilhões e só agora depois que perderam começam a articular esta bobagem ? o povo esta atento a tudo e isso não tem graça !!

    1. Amigo João, no caso dos 30 bilhões sacramentados no apagar das luzes de 2019, não houve nem um pio dos congressistas que integram a tropa de choque do governo federal. Já no caso dos 17 bilhões, os mesmos congressistas fechados com o governo federal, apoiaram em uníssono essa aberração de 17 bilhões dada de bandeja ao congresso pelo presidente da república. Portanto, não adianta fazer sinal da arminha e ficar bravinho somente com congresso, o atual governo tem sua enorme parcela de culpa também

  73. O Presidente traiu , de maneira sorrateira e sórdida, os seus apoiadores . Uma decepção. Deu aval à institucionalização do Parlamentarismo Branco!!!

  74. Parabéns à jornalista Mader e à Crusoé pela matéria reveladora e esclarecedora. Novo slogan do Jair: “A C O R D Ã O ACIMA DE TUDO”.

  75. Um Congresso fisiológico que impede as reformas, um STF que promove a insegurança jurídica, mas o vilão é o Presidente, aquele que realmente está tentando fazer alguma coisa pelo país...

    1. Palhaço Bozo, não dou dois anos pra você estar gritando "Lula é inocente", "eleição sem Lula é golpe"...

    2. Tiosão, o fato de eu nao ser um gado feliz do Bolsolavo não significa que eu seja apoiador da esquerda. Na verdade eu to cagando para Lula, petezada e esquerda. Batia pesado neles na época da Dilmanta. Mas agora não resisto em fazer o mesmo com vocês. Sabe pq? Simples, vocês conseguem ser piores q os mortadela petista. Vocês não merecem viver nesse pais. Vocês tem o mesmo pensamento distorcido e retardado da turminha da esquerda. Vocês são gado fiel e fanático q não merece viver numa democracia.

    3. Palhaço Bozo, como você gosta de gente decidindo por você! Tenha calma, um dia o socialismo triunfará e você poderá ser um escravo feliz.

    4. Márcia, vou ajudar o Vicente, mas não ria talok? Tirei as cadeirinhas de crianças dos carros e também tirei os radares nas estradas pois com eles não podemos andar a 200 por hora e colocar a vida dos outros em risco, pois eu prezo muito pela vida. Facilitei o porte de arma, afinal eu realmente prezo muito pela vida! Mas o que meus bons ministros fizeram? eu não sei, pois vivo para atrapalhar o trabalho deles. Tentei seguir meu próprio conselho de defecar a cada dois dias mas não consegui.

    5. Vicente, você não respondeu a Vovó. O que JB está fazendo? Quais promessas de campanha ele vem realizando?

    6. Vicente, posso ser muitas coisas, mas jamais serei gadinho dócil e fiel, seja para engrossar a boiada de mortadelas petistas ou para engrossar a boiada de mortadelas bolsonaristas.

  76. ESSA É A NOVA POLÍTICA DE BOLSONARO. CONVOCA O POVO PRA IR PRAS RUAS E FAZ OUTRO ACÓRDÃO, AGORA COM O CONGRESSO. O NEGÓCIO FOI TÃO BOM Q SOMENTE 2 DOS DEPUTADOS VOTARAM CONTRA, 398, A FAVOR. EU NÃO VOTEI NELE PRA ISSO. EU ACREDITEI NAS SUAS PROMESSAS DE POLÍTICA NOVA, SEM TOMA LÁ DA CÁ’, APOIANDO O COMBATE À CORRUPÇÃO/MORO - O Q NÃO FAZ . EU VOU PRAS RUAS PROTESTAR, OU SERÁ Q DEVO FAZER UM CARTAZ AGRADECENDO AO CONGRESSO?

    1. Reportagem muito explicativa, só que não mostrou a intenção do Executivo e do Legislativo, pois é impossível acompanhar o jogo político que não chega até o Zé povinho. Dentro da arte de fazer política, nunca há racionalidade a qual iremos captar pq o cofre não é abastecido por eles e sim “ esvaziado” por eles e nós os elegemos para decidirem o que faz bem a permanência no cargo e nas próximas eleições. Quem os julga qdo são pegos, são seus pares que tbm estão na “jogada”.

  77. Se o governo não negocia ,é porque não têm base de apoio, se negocia é porque se rendeu, vocês precisam se decidir.Outra coisa ,não é verdade que o relator decidirá sozinho onde gastar os 19 bi, foi divulgado que serão atendidas emendas que se alinhem com projetos do governo, é bem diferente.

    1. Pois é, Marrento e Bunda Mole...e depois ficam brabos quando chamados de gado.

    2. Marrento, venho martelando nessa mesma tecla, esse pessoal (gado) vive num mundo diferente da nossa realidade. Conseguem acreditar 100% nas maiores mentiras ditas pelo presidente mas se recusam a enxergar as canetadas que ele fez em sentindo contrário ao que afirma em suas entrevistas e lives.

    3. Cara pálida! Foi o governo que incentivou diretamente a manifestação do "Foda-se", são os grupos olavistas do governo que estão alimentando a mesma. Agora que o presidente dá uma rasteira no seu gado mais fiel e faz acordo com congresso vocês vem aqui fazer um rocambole distorcido para justificar o injustificável? É muita lavagem cerebral nas idéias, estão entrando em curto.

  78. A palavra certa é eleições para renovar a política, senão ficaremos sempre no mimi, não esqueça deles que tanto mal faz ao Brasil com o seu voto.

    1. Eureca!..rs.. O rei do gado, Bolsonaro, conseguiu dar curto circuito cerebral eu seu gado. Agora estão se digladiando entre si...

    2. Fora do contexto. Aguentamos os sociais democratas 35 anos. Terão q suportar os conservadores republicanos outros 35. Tempo suficiente para refundarmos a República, e afastar de vez comunistas extremistas como vc.

  79. Estou fazendo uma pesquisa sobre os atos de 15 de março. Por favor, quem vai diga SIM ou Eu Vou. Colabore colocando o local e o horário da manifestação.

    1. Eu vou! dar muita gargalhada, de minha casa, da meia dúzia de gadinhos dóceis na rua, com bíblia na mão e fazendo sinal da arminha! ;)

    2. SIM. Eu VOU pra Rua dia 15 é a obrigação de cada cidadão patriota q só quer o bem da Pátria Amada Brasil.

    3. Eu Também vou sou Brasileiro e Patriota !!!!!!!!!!!!!!!

  80. A manchete critica o Executivo enquanto a matéria mostra a irresponsabilidade dos parlamentares e, como já se sabe, a plicação do "tudo por dinheiro". Não vamos cair na armadilha da chamada imprensa "independente".

    1. Então vá para a ilusão da imprensa chapa branca. Lá tem um palhaço que faz o combinado desde a porta do palácio.

  81. Vamos aos protestos , vamos dizer não e que venha as eleições e vamos renovar novamente e novamente e novamente até acertarmos afinal temos outra opção,

  82. Incrível ! Jornalistas ou melhor dizendo, mercadores de opinião, sabem tudo sobre qualquer assunto e não tem pejo de por em circulação a "mercadoria" fornecida por, digamos, "suas fontes secretas".

  83. Discordo do viés da reportagem, para mim o acordo foi quase bom. Algo tinha de ser cedido, mas não tanto. Que ficasse 50% para o Congresso gerenciar, 50% para o planejamento central. O planejamento central da distribuição da renda federativa é falho, todos sabem. As emendas são uma oportunidade de corrigir distorções do pacto federativo em que a União abocanha quase toda a arrecadação. Que o TCU e a sociedade civil fiscalize o cumprimento da destinação das verbas. Emendas tb é + BRASIL-BRASÍLIA

    1. Alvaro, tens razão. Minha memoria não anda tão boa assim. Confundi Acre com Amapá. Obrigado por me ajudar a corrigir o erro. Beijo da vovó!

    2. Kkkkkk.. são uma malta de malucos esses "comentaristas".. quer dizer que o alcolumbre é do Acre é...kkkkk

    3. Todos sabemos que mais da metade desses quase 20 bilhões irão para o ACRE do Alcolumbre. Outra coisa, se o governo tivesse feito a parte dele desde o início, dificilmente o congresso teria aprovado o Jabuti de 30 bilhões no final de 2019, ele só ocorreu por não ter ninguém alinhado com o governo para lutar contra. Todos se calaram na época e só vi o Muda Senado sendo contra. Aliás, o Muda Senado conseguiu maioria de votos para manter os vetos do JB. mas JB insistiu em dar de bandeja os 17 Bi.

  84. Este desenho reforça q DIA 15/03 - seremos os mesmos 57 MILHÕES DE ELEITORES LAVA JATO, PATRIOTAS DO BRASIL, que NÃO ADMITE que COM NOSSO COFRE, os MAIAS e ALCOLUMBRES, comprem Prefeituras para se manterem Excelentes Empresários de seus Partidos. Desta competição das EMPRESAS-PARTIDOS, destaque para o DEM que conta com 2 "EMPRESÁRIOS-PRESIDENTES, usando da "Nossa" CÂMARA FEDERAL e do "Nosso" SENADO FEDERAL. Somos os CLIENTES das EMPRESAS-PARTIDOS e temos a MOEDA de TROCA, O VOTO.

    1. Quer enganar quem com essa pseudo pauta? vocês vão gadar dia 15 em favor do dono do berrante. O cara ta jogando sujo com vocês e ainda sim vocês o seguem feito gado dócil. Fala da esquerda mas conseguem superar os mortadelas petistas no quesito fanatismo e cegueira. Vão mugir no raio que os parta!

    2. O PERFIL dos eleitores da direita é completamente diferente do perfil dos eleitores da esquerda, por isso que Dia 15/03 permanece na Pauta. Os Parlamentares na LISTA DA ODERBRECHT só continuam no CONGRESSO com votos dos eleitores da esquerda. Talvez nem todos gostem de serem chamados de "Bundas Moles", mas uma coisa é certa, o COFRE é o mesmo de todos os eleitores, então vamos ver se a ESQUERDA, que critica da PASSEATA DA DIREITA; vai reagir e boicotar o DEM.

    3. Esse é o jogo do seu MITO, ele é q tem insistentemente fechado sempre com o congresso corrupto. 2019 foi muito claro e cristalino nesse aspecto, JB fez oposição da boca para fora, mas abriu as pernas e fez todas as vontades do sistema corrupto ainda reinante. Se foi para proteger o filho rachadinha ou não, não importa. Fato é q ele agiu e continua agindo em uníssono com a banda podre e você não passa de gado lobotomizado q acredita 100% no q ele diz e se faz de cega para o q ele faz na prática.

    4. Enquanto, com todo respeito, NÓS, Bundas Moles ficarmos no anonimato, torcendo para que um AVC, um enfarto, uma cirurgia ou um coronavírus resolva virar epidemia em BRASÍLIA; os Bundas Gordas, graças as lagostas que bancamos, continuarão fazendo transferencia "bancária" a partir do NOSSO COFRE.

    5. O lavajistas não acreditam mais no Bolsonaro. Ele perdeu enorme capital político ao passar todo 2019 trabalhando contra o povo e em favor do filho rachadinha. O resultado é esse que vemos agora, nem assinaturas para o Aliança ele consegue.

  85. A TRAIÇÃO DAS IMAGENS NA MIDIA . Se o presidente articula , a mídia diz que ele está fazendo acórdão . Mas se o presidente não faz acordo , a mídia diz que o governo não tem articulação . 🇧🇷

    1. Fábio, foi uma articulação atrasada né, depois que o jabuti foi posto no meio da sala o governo resolveu se mexer. Aí fica o prejuízo de quase 20 Bilhões. É o resultado de ter acabado com a base aliada no congresso, virão mais jabutis e o governo será desidratado aos poucos e no final vão impichar o JB. Bolsonaro perdeu uma oportunidade única de governar em 2019, preferiu acordão espúrio para salvar filho e isso lhe custou o apoio de sua base aliada. O resultado dessa má escolha se mostra agora.

  86. Não entendo pq Crusoé põe toda responsabilidade do acordão sobre Bolsonaro e pq não tb sobre as ratazanas da Câmara e do Senado? Especialmente Maia e Alcolumbre, que estão segurando todos o projetos do governo?

    1. Veronica, O Maia e o Alcolumbre trabalhando por interesses pessoais não é novidade para ninguém, difícil é engolir o nosso presidente trabalhando alinhado com eles.

    2. Será que é pelo motivo de no apagar das luzes de 2019, quando o congresso aprovou o jabuti de 30 bilhões, não ter nenhum político no congresso alinhado com o governo sendo contra? Ta certo que houveram louváveis arroubos contra, mas que me lembro vieram unicamente do Muda Senado.

  87. Por último, uma reportagem bia deveria mostrar se agora ocorre descasamento ou possivelmente dificuldades impostas aos congressistas para que parte deste excesso de arrecadação seja usado no período eleitoral. Zero análise sobre isto, por que? Caramba, está muito fraco. Eu exijo o mínimo de profundidade nos tópicos relevantes deste tema. Será que mais vale a fofoca e panfletagem do que a informação com os fatos? Meu Deus!!! Isto é jornalista?

    1. Sérgio, não seja um gado feliz. Bolsonaro não é oposição a esse sistema corrompido, nunca foi. Suas escolhas em 2019 mostraram claramente que ele está trabalhando de forma alinhada com o que existe de pior na política brasileira. Tudo por causa do filho rachadinha? Não tenho tanta certeza sobre isso. Mas que não é nada bom para os brasileiros, isso é certeza.

    2. EU VOU e todos deveriam fazer o mesmo, é difícil para o Bolso agir sozinho com o congresso, senado e STF, somente com a ajuda do povo podemos reverter essa forma das casas agirem, se não mostrarmos força , nós como povo, cobrando mudanças em todas as casas, NUNCA vai mudar e nós vamos continuar reclamando de tudo e de todos, vamos pra rua, tentar a mudança, é a primeira vez que temos um governo que não se alia, pelo menos por enquanto, por isso devemos mostrar as casas que estamos de olho

    3. Deixa de ser besta Miguel! Será uma manifestação de robozinhos doutrinados. O Jair já era, quanto mais se agarra ao cargo, mais acordos espúrios acontecerão na tentativa de se manter na cadeira. O Centrão está amando essa insistência dele em se manter como presidente, vão fritá-lo em óleo morno, sugar todo o dinheiro do governo e depois irão impichá-lo. Melhor seria o Mourão assumindo, mas duvido que JB largue o osso.

    4. Bom dia Miguel! Não irei, pois o presidente não tem cumprido com seus compromissos de campanha e todos sabemos que essa manifestação está sendo capitaneada pela cúpula olavista do governo para capitalizar apoio as sandices presidenciais. Essa eu passo.

    5. Miguel, não vou fazer parte desse mico não. Mas boa sorte! Seja feliz como gadinho fiel do presidente!

    6. Sai dae doido! tu é chato pra caramba nos comentários. Ta mais pra agente duplo minando a credibilidade do presidente com esse comportamento mortadela.

  88. 3. Não vi na reportagem nenhum comentário sobre o EXCESSO e nem sobre a vinculação do gasto do congresso a receitas do pré-sal? Por que? Má vontade? Falta de tempo? Panfletagem? 4. Também não vi nenhum comentário sobre o executivo pré-definir a aplicação de cerca de 6,7bi das emendas na saúde, sem deixar o congresso fazer o que quer. O congresso perdeu este valor? É uma opinião tão compatível quanto a sua matéria, mas não vou me igualar, não, não perdeu, mas teve sua liberdade restringida

  89. 1. Pelo exposto e que deve ser validado nos PLNs o valor discutido é limitado exclusivamente ao que EXCEDER a arrecadação estimada. Ué! Nenhum comentário sobre isto? Ué! Se havia estimativa de 100 bi, continua para o executivo 100 bi, foi isto que disse o presidente. Ué! Quem está criando realidade virtual aqui? O jornalista ou o presidente? 2. A gestão de todo o orçamento estimado fica por conta do executivo e parte do excesso de arrecadação também, ao meu ver, pois será este que dirá a área.

  90. Que reportagem fraca, mais uma vez se perdeu na ânsia de atacar o governo ao invés de mostrar os fatos. O que está havendo com os jornalistas? Esqueceram da regra básica de divulgar os fatos? Pois bem, onde está a análise do que diz os 3 PLNs? Não existe, infelizmente. O próprio presidente explicou em sua live, ainda assim este jornalista não escuta e nem lê os PLNs! Aí fica difícil. Jornalismo muito pobre e eu como cliente que paga exijo algo minimamente melhor. Vamos aos fatos:

    1. Talvez seja sua incapacidade de ler ou ouvir e entender. Ou seria cegueira ou surdez? Ou analfabetismo funcional?

    2. O presidente não explicou nada, ele desvirtuou, mentiu descaradamente, iludiu seu gado fiel que acredita 100% em qualquer merda que ele afirma.

  91. Não é DIREITA contra ESQUERDA. Não é RICO contra POBRE. É a NAÇÃO contra a CORRUPÇÃO. DIA 15 TODOS NAS RUAS. Só faltam 9 dias.

    1. Seu presidente não está nem aí para a corrupção. PÁTRIA AMADA, BRASIL.

    2. Batráquio boquirroto, teu MITO faz parte do bando voraz.

  92. O Bolsonaro está na câmara a quase trinta anos e sabe muito bem como funciona. Todos esperam que mude da noite para o dia o que é impossível, isso é cultural faz parte de nosso caráter, podemos esperar que seja justo e correto. Correto acredito que é, mas justo passa longe, é corporativista e protege algumas categorias em detrimento de outras. E torço para que todos dentro de suas limitações façam algo de bom para a Nação, sou antes de tudo brasileiro.

  93. O documento que o Presidente apresentou faz um acordo com Parlamentares sobre arrecadação superior a destinada ao Orçamento previamente estabelecida. Paulo Guedes disse que há 19 bilhões de superávit ja? e você diz que houve acordão para gerir a arrecadação que não entrou? O documento apresentando na página do Presidente e falso? Major Olimpio e cobra criada e está no mesmo barco que Joice e Bebianno de onde vocês bebem na fonte apoiados por PT PSOL PDT. O Fundão do PSL está fazendo água mesmo.

    1. Vocês tomam uma rasteia mas continuam pagando pose de bons moços...rs... pá cabá mesmo isso...

  94. Bolsonaro não é o melhor presidente ! Como humano Tem seus limites !A imprensa coloca os holofotes nesses limites e espalha na mídia ! Ele é o MELHOR para o Brasil NESSE MOMENTO ! Até enterrar de vez a MERDA toda que o PT fez no país todo ! O SISTEMA não O perdoa por não poderem chamá-lo de corrupto !!!

    1. me pergunto quem será o próximo a desfazer toda a m**** que bolsonaro faz

    2. Nesse momento o melhor seria ele renunciar e deixar o Mourão trabalhar. Os filhos não deixam ele fazer o trabalho de presidente.

  95. Se dialoga e há acordo, não agrada, se não há acordo , é radical extremista. Não há saída mesmo para nosso governo... Estamos cercados por uma mídia podre!

    1. Amiga, a narrativa de confronto e zero negociação foi alimentada pelo próprio governo e o gadinho mais fiel que veio em peso nos comentários da semana passada para alimentar tal alienação. Aí o teu MITO resolve dar uma rasteira em vocês, faz acordo com os párias e vocês agora são obrigados a fazer um rocambole grotesco para justificar o injustificável. Os mortadelas da direita são realmente muito criativos.

  96. O presidente e as HIENAS do Congresso que EM NADA NUNCA muda o comportamento maldito do toma lá dá cá ! Deus dê SAÚDE psicológica ao presidente para suportar pressões de todos os lados ! AI5 único remédio no momento!

    1. Não cabe AI5 mais, isso é coisa do passado, quando a esquerda pegou em armas para tentar tomar de assalto o comando da nação. Hoje as coisas devem ser resolvidas pela democracia conquistada com muito suor e lágrimas. Diálogo, lei, bom senso e inciativa popular, são as bases de qualquer transformação social atualmente. O problema maior está nos governantes tentarem manter o povo como gado fiel, o atual governo age de igual modo ao anteriores nesse quesito. temos de lutar contra o gadismo!

  97. Tenho uma pergunta para esta repórter. A gente sabe que existe uma ala de deputados mais radicais de direita. Se tudo isto que ela escreveu procede, por que só 2 votos contra? Alguém aí pode me responder também.

    1. Dia 15 estarei nas ruas sim. Tenho 51 anos e há pelo menos 33 anos ( desde o meu primeiro voto) eu vejo essa roubalheira do congresso. Um Bolsonaro só é pouco para esta corja.

    2. Esta é uma boa pergunta porque só 2 votos contra? Alguém tem a resposta?

    3. Roberto, cada partido tem suas diretrizes porém, como trata-se de um acordo entre legislativo e executivo os deputados não são autorizados a votar contra o acordo. Trata-se de uma verba que entrará no caixa dos mais habilidosos. A paixão fica nos palanques onde é alimentada pelos sonhos de um povo sofrido que pede dignidade mas que acabou de ser novamente sentenciado a esmolar nas filas do SUS, INSS etc.

    4. Em se tratando de dinheiro e eleições, não existe ideologia que sobreviva aos mais altos e puros interesses politicos.

    5. Bolsonaro chafurdando no lamaçal da velha politica..contra aquilo que sempre abominou,..aparentemente. Cada vez mais preso e regem do PCC do Congresso - Politicos Corruptos e Canalhas.

    6. Roberto, então respondo: ACORDÃO, ponto. Então assimilemos o processo, nos competindo fiscalizar e acompanhar todo o recurso, q ñ é muito, sob responsabilidade do EXECUTIVO e LEGISLATIVO. Vamos acompanhar, concluir quem gasta c melhores resultados. Estamos no Brasil discutindo 1 merdinha de recursos, valores q ñ representam 10% do q nos roubaram, sob a complacência do JUDICIÁRIO BRASILEIRO e da IMPRENSA cooptada e esquerdopata.Avancemos, criemos os nossos mecanismos de fiscalização. Dia 15/03

  98. Boa reportagem.Conclusões: 1. Devemos acompanhar essas verbas impositivas, como verdadeiros "FISCAIS IMPOSITIVOS DO ORCAMENTO", atualizando diariamente as liberações, aplicações, fiscalizando as obras e trazendo os resultados. É natural, q mesmo no modelo presidencialista, os parlamentares, em quem depositamos nossa confiança, realizem suas promessas, desde q os projetos sejam realmente p s POVO.Nada de abrir poço artesiano em seu lote, e doar água em troca de votos, à lá Inocêncio de oliveira

    1. 4. Que passou da hora de afastarmos os radicais, aqueles que ñ aceitam os votos de 57 milhões de brasileiros, os bebianos e os dorianos, os impatrioticos. Que se recolham aqueles que afundaram o BRASIL, pois incompetência no trato da coisa pública é crime como se arvorar do recurso público. Nós, população, p concluir nosso projeto, fiscalizemos efetivamente o EXECUTIVO e LEGISLATIVO, em sua cidade, em s ESTADO. Bom governante é aquele q te esclarece onde estão os números. Mirem-se no ZEMA.

    2. 2. Que bons negociadores como Guedes e Maia continuem avançando nas pautas q interessam ao BRASIL, às X parecendo até q estão blefando, mas resultados excepcionais. Aprendemos que LEGISLATIVO e EXECUTIVO, realmente em quem votamos, deram um bom exemplo de que os demais PODERES, JUDICIÁRIO e IMPRENSA, devem se recolher. 3. Que dia 15/03 será a demonstração inequívoca, de que vivemos a democracia plena, pois o POVO, que é o maior protagonista, está atento, torcendo para q tudo dê certo.

  99. Bolsonaro sempre faz o jogo sujo daqueles oportunistas que estão sempre em cima do muro, um dia da ataque de histeria com reações temperamentais exageradas e sem compustura com o objetivo de agradar seu eleitorado mais radical enquanto que nos bastidores cede passivamente ao lobby de um parlamento recheado de ratos famintos. Dessa forma, a cada gol perdido vê seu mais fiel eleitorado se afastar indignado com o sentimento de traição no peito. Por outro lado a oposição vibra a cada bola fora.

  100. Incrível o que se faz pzrz conretizar a democracia que elegemos como modelo que permite governança paralela à safadeza, somada ao poderio MAALCO. Putz.

Mais notícias
Assine agora
TOPO