Paulo Vidal Neto guarda memórias dos tempos em que Lula ainda nem sonhava em ser presidente (João Feitosa/Crusoé)

“Lula sempre gostou de dinheiro”

Ex-companheiro que deu teto ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o lançou no sindicalismo diz que nos primórdios da carreira o petista já exibia os defeitos que o levaram à cadeia
04.05.18

Paulo Vidal Neto e Luiz Inácio Lula da Silva já se trataram como irmãos. Vidal, ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo (SP), foi o responsável pelo ingresso de Lula no sindicalismo e, por tabela, na política. Foi o responsável por, nas horas de fraqueza de Lula, convencê-lo a persistir. Foi o responsável por articular apoios e dar sustentação a Lula quando ele finalmente se deu conta de que tinha futuro como dirigente sindical. Foi o responsável por apresentar Lula a políticos de expressão e empresários que, mais adiante, o ajudariam a alçar a trajetória de glórias interrompida há pouco pelo cárcere em Curitiba. Chegou a dar abrigo a Lula em sua casa nos momentos difíceis do início da carreira e, como se verá mais adiante, participou até de uma fraude para que ele pudesse ser eleito diretor do sindicato. Como tal, o ex-companheiro de Lula tem explicações na ponta da língua para o ocaso do petista – nas palavras dele, um tipo egoísta que sempre evitou assumir seus erros, se construiu sobre o sacrifício dos aliados e, apesar do figurino de líder dos trabalhadores e da esquerda, desde os primórdios já gostava das gostosuras que o dinheiro pode comprar. Essa última explicação, em especial, retrata bem as razões que levaram Lula para a cadeia, condenado por receber benesses de empreiteiros que se lambuzaram com dinheiro público durante os governos petistas.

O ex-companheiro de Lula contou a Crusoé detalhes da história do petista até hoje guardados em segredo. O testemunho desconstrói, em boa medida, a imagem sacrossanta que fiéis do líder petista sempre tentaram construir. “Lula sempre foi capitalista. Sempre tirou proveito de tudo o que fizeram para ele. Era um bon vivant, gostava de dinheiro, das coisas boas que o dinheiro comprava, charutos, mulheres bonitas, bons vinhos, bons bailes”, diz. Já nos tempos de sindicalista, prossegue ele, Lula não gostava de tomar partido nem de assumir responsabilidades quando esbarrava em questões polêmicas. “Ele não se posicionava sobre as coisas que ocorriam, deixava para os outros esse papel.” Ele prossegue: “Fizeram de tudo, em livros, filmes e no PT para criar um mito em torno do Lula. Colocaram Lula como um Deus que correu sempre com pernas próprias. E não foi assim”.

Vidal e Lula, sentados, durante viagem para um congresso em Salvador: no passado, amizade, parceria e conselhos (Arquivo pessoal)
Foi numa sala de 15 metros quadrados com divisórias de madeira, uma pequena mesa e um gaveteiro cinza de alumínio na então modesta sede do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo que, pela primeira vez Luiz Inácio Lula da Silva, tratou de sua entrada na política. Era dezembro de 1968. Depois de um dia de trabalho como torneiro mecânico na Villares, ele tinha uma reunião marcada com Paulo Vidal, então segundo-secretário do sindicato, que estava atrás de nomes para compor uma chapa para a eleição seguinte da agremiação. Àquela altura, o sindicato funcionava em um velho galpão, bem mais modesto que a atual sede, aquela que ganhou as luzes do noticiário semanas atrás como bunker da fracassada tentativa do condenado de resistir à prisão. Lula saiu da reunião como integrante da chapa. Hoje aposentado, com 75 anos, Vidal era a principal liderança do movimento sindical no ABC paulista. Com o tempo, perderia para o próprio Lula essa condição, e a história faria com que ambos tomassem caminhos bastante distintos. Vidal não foi além de um mandato como vereador pelo MDB em São Bernardo do Campo e duas tentativas frustradas de se eleger deputado federal pelo MDB. Lula chegou ao Palácio do Planalto. Vidal conta que começou a sofrer com a ingratidão do ex-companheiro ainda nos tempos de sindicato. “Me chamaram de pelego, de agente da ditadura, de dedo-duro, mancomunado com o sistema. Desconstruíram meu papel no sindicalismo. Quando falava sobre isso com Lula, ele sempre dizia que nunca sabia de nada”, lamenta. A relação entre os dois foi ruindo com o tempo, até chegar ao rompimento quando Vidal lançou-se na política e Lula, então, lhe virou as costas.

No último dia 7 de abril, o ex-companheiro assistiu de sua chácara na região de Sorocaba, interior de São Paulo, às cenas do comboio de viaturas da Polícia Federal que levou Lula da sede do Sindicato dos Metalúrgicos em São Bernardo para São Paulo, na viagem que terminaria na cela especial reservada para ele em Curitiba. “Não adianta dizer que não tem prova. Está preso porque praticou um crime”, diz Vidal, sem qualquer sinal de tristeza em relação ao destino do petista. “Para crescer em todos os cargos que teve, Lula nunca precisou fazer muita coisa. Sempre alguém fez as coisas para ele.” Vidal diz que o ex-presidente, mesmo antes de eleger-se para a diretoria do sindicato, já admitia malfeitos, especialmente quando estavam em jogo seus interesses. Como exemplo, cita um episódio do qual ele próprio foi cúmplice. Para entrar na chapa que venceu a eleição para o sindicato em 1969, era necessário estar filiado à entidade por pelo menos seis meses. Lula só tinha três meses de filiação. Era preciso “dar um jeito”. Em parceria com Lula, Vidal procurou uma “ficha fria” de um antigo sindicalizado e pôs no documento o nome do petista. Problema resolvido. Como mostrariam os escândalos em que Lula esteve no centro, especialmente mensalão e petrolão, fazer alianças estratégicas nunca foi um problema. Vidal diz que era à época um sindicalista “pragmático” e fazia questão de ter Lula na chapa porque ele havia chegado ao sindicato pelas mãos do irmão, Frei Chico, ligado ao Partido Comunista do Brasil (PCB).  “Lula era um quadro bom porque não sabia nada de política e, ao mesmo tempo, era uma indicação do PCB. Ou seja, eu podia neutralizar críticas dos comunistas dizendo que tinha aceitado uma indicação deles. Acabei adotando o Lula e me tornei a pessoa que mais tinha influência sobre ele”, conta.

 

O futuro presidente do Brasil e o velho companheiro na frente do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, em 1975: 43 anos depois, o lugar serviria de cenário para a histórica prisão de Lula (Arquivo pessoal)
A tal influência foi determinante, diz Vidal, para que Lula não desistisse no meio caminho. Com muito esforço, em uma reunião de quatro horas movida a linguiça frita e uma garrafa de cachaça Velho Barreiro, ele convenceu o então companheiro a disputar mais um mandato no sindicato, em 1971. Pouco depois, Lula ficou viúvo da primeira mulher, Lourdes. Começou a beber muito, diz Vidal, e passou a dormir em um colchão no chão de uma sala do sindicato. Foi uma etapa difícil, relata o ex-amigo. “Ali pensei que ele fosse desandar.  Achei melhor levar ele para a minha casa. Ficou três semanas no quarto dos meus filhos. Minha esposa lavava as roupas dele. Eu dizia que não pegava bem para ele e para o sindicato a vida que ele estava levando. Ele concordou.” Com Lula refeito da tragédia familiar, a parceria ainda duraria por muitos anos. Vidal testemunhou outras passagens relevantes da história do petista, como o início do romance com Marisa Letícia. Até nisso, segundo ele, a versão contada por Lula tem uma dose de ficção. “Essa é outra história mal contada. Inventaram que o Lula segurou a carteira de trabalho da Marisa por quatro dias. É mentira. Ele avisou aos colegas que se aparecesse alguma viúva bonita era para avisá-lo. A Marisa apareceu lá e o Luizinho (responsável por cuidar das filiações ao sindicato) ligou para ele. Foi assim que se conheceram.”

Com apoio de Paulo Vidal, Lula deixaria de ser apenas mais um dirigente e se tornaria o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos pela primeira vez em 1975. A narrativa que se construiu em torno do processo em que Vidal passou a presidência para Lula revolta o ex-companheiro. No filme “Lula, o filho do Brasil”, a transferência de bastão é tratada como resultado de um embate entre dois modelos distintos de sindicalismo. O de Vidal, mais próximo aos empresários e ao governo, e o de Lula, mais engajado com os trabalhadores. Na película, lançada em 2009, há cenas de discussão entre ambos.  Numa delas, um Lula enfurecido adentra a sala de Vidal para tirar satisfação sobre seu alinhamento com os patrões. Na vida real, afirma Vidal, tudo se deu de maneira bem diferente. Ao tomar posse como novo presidente do sindicato, Lula até o elogiou. Paulo Vidal guarda a cópia do discurso do petista na ocasião. “Como será difícil substituir o companheiro Paulo… Como manter seu ritmo audaz? Como ter tanto descortínio administrativo? Como ostentar tanta dedicação? (…) Com o Paulo muitas vezes pode-se discordar, mas é um homem sempre a admirar e que já deixou marcada a passagem entre nós, por sua conduta intransigente na defesa dos trabalhadores e por realizações de grande porte”, disse Lula na solenidade. Era o começo de uma fase em que Lula começou a decolar rumo ao sucesso na política. Vieram as grandes greves, a partir do final da década de 1970, e a popularidade do líder sindical só fazia aumentar. Vidal afirma que, mesmo fora do sindicato, continuou muito próximo de Lula. Os dois conversavam frequentemente, diz ele, sobre os rumos do movimento. Até que Lula, a despeito da imagem do sindicalista comprometido apenas com o interesse dos trabalhadores, se aproximou do patronato nos bastidores. “Outros setores começaram a assumir o controle do Lula”, diz, referindo-se, evidentemente, aos empresários contra os quais ele publicamente dizia lutar. “Isso deu a cobertura necessária para ele se desenvolver politicamente. Criaram o Lula ali. O mito foi criado a partir dali”, afirma. Sobrevieram a criação do PT, as tentativas fracassadas de Lula de chegar ao Planalto e, finalmente, suas duas eleições. E os defeitos do petista, que Vidal diagnosticara anos antes, ficaram ainda mais evidentes.

A carta enviada pelo Planalto a Vidal depois que ele escreveu a Lula
Em 2008, a propósito do filme sobre a trajetória do petista, Vidal escreveu uma carta ao ex-companheiro para se queixar da forma como fora tratado e registrar o que ele chama de “mentiras que ajudaram a construir o mito Lula”. Crusoé obteve uma cópia do documento. “Simbolicamente o conduzi pela mão assim como um pai zeloso conduz seu filho na direção do caminho certo. (…) O filme é um retrato falso e mentiroso, sobretudo no que diz respeito à sua ascensão política e sindical, fato esse que deforma e deturpa a realidade histórica. Espero não ser punido por lembrar V. Exa que, por mais poder que se tenha, milhares de mentiras nunca construirão uma verdade, embora possa enganar parte do povo por algum tempo. Mentira essa autorizada por omissão de V. Exa. , que a meu ver não precisaria desses procedimentos ingratos, imorais, antiéticos e anti-históricos”, registrou. Lula, pessoalmente, nunca respondeu a carta. A tarefa coube a Cláudio Soares Rocha, diretor de documentação histórica do gabinete pessoal da Presidência da República, que, em 2 de fevereiro de 2010, escreveu a Vidal: “A participação do protagonista (Lula) no movimento sindical é mostrada de maneira periférica no filme, no qual, em alguns trechos, a trama é romanceada. Lembramos ainda que a obra em questão baseia-se no livro homônimo, de responsabilidade de Denise Paraná, sobre o qual o presidente Lula não tem responsabilidade. Pediríamos ainda atentar para o fato de que os filmes, mesmo os que se propõem a retratar acontecimentos históricos, sempre fogem aqui e ali ao rigor dos fatos, o que certamente ocorreu na película de que ora tratamos”.

Vidal conta que falou pela última vez com Lula em 2010, num ato no Sindicato dos Metalúrgicos em apoio à candidatura de Dilma Rousseff. Lula, ao chegar, reconheceu o antigo companheiro e o chamou para uma roda de conversa. Vidal, magoado, reiterou as queixas da carta. E despejou críticas ao governo. “Falei que em alguns aspectos ele estava decepcionando. Ele me disse que ‘governar não é como a gente pensa é como a gente pode’”, lembra. Convidado a discursar, reiterou as críticas, de maneira mais sutil. E lembrou que, se não fosse ele, Lula dificilmente teria alçado voos tão altos. O discurso causou constrangimento. Hoje, Vidal lembra que ele e Lula, nos tempos em que eram amigos, costumavam frequentar juntos os clubes de Praia Grande, no litoral paulista. O destino do petista se entrelaçaria a outro balneário a pouco mais de 20 quilômetros dali, o Guarujá, onde está o tríplex que o levou à prisão. Vidal se orgulha de ter percebido, há tempos, a face oculta de Lula que o Brasil só descobriu com a Lava Jato. E repete, sem qualquer pesar: “Ele sempre gostou de dinheiro. E não adianta dizer que não tem prova. Está preso porque praticou um crime”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Acabei de assinar a revista e essa foi minha primeira leitura. Execlente reportagem. Há anos ouvi de um funcionário de uma empresa, que Lula sempre aprecia na contabilidade a qual esse funcionário trabalhava para pegar o seu jabá patronal depois das greves.

  2. Gostar de dinheiro não me parece defeito, até porquê, não conheço quem não goste. O desprezível, vergonhoso e desonesto é pegar para si dinheiro alheio principalmente dos mais necessitados.

  3. Até que enfim, surge uma revista com excelente conteúdo e com propostas que inspiram credibilidade. Continuem nessa empreitada, enfrentem os desafios que, certamente, surgirão. Mantenham a coerência com os princípios éticos que nortearam a sua criação. Contem com nosso estímulo, sem abdicar de uma postura crítica da nossa parte. Confiabilidade é fundamental! Um grande abraço a toda a equipe de Crusoé.

  4. Gostei do artigo. Ele engana bem. Na primeira eleição a Presidência, votei nele, porque já tinha votado em FHC duas vezes, e não entrego meu país a um partido ou político. Sempre dou uma chance ao concorrente. Então votei na oposição, votei Lula. Em dois anos tive inclinado a pular do Corcovado. Mas pensei bem e acabei desistindo por uma eleição renovadora. Veio Lula novamente seguido de Dilma. Quis mudar-me do país, mas minha família não poderia me acompanhar. Fui vencido. Fiquei e agüentei.

  5. Interessante quando respondem na carta que "os filmes sempre fogem aqui e ali ao rigor dos fatos." Então não reclamassem do "rigor dos fatos" na série O Mecanismo.

  6. Essa entrevista, pelo bem do Brasil, deveria ser maciçamente divulgada, para que os milhões de seus seguidores, saibam que tipo de mau carater idolatram. Na intimidade revelamos quem verdadeiramente somos.

  7. Estão reportagem nos traz a tona o Mito do Herói sem caráter protagonizado por lula , revivendo , para tristeza Disney Brasileiros , Macunaíma e nossa triste realidade tramadas prlos famosos modernistas e comunistas que ajudaram a Construir um ídolo de palha. Veja o que fizestes Mário de Andrade

  8. Há um grave erro no segundo parágrafo, quando o sindicalista diz que "Lula sempre foi capitalista, porque era bon vivant, e sempre tirou proveito dos outros". Isso faz parte da definição de um SOCIALISTA.

    1. Observação procedente, mas não nos esqueçamos que o entrevistado era do PCB. Parece que ele continua socialista, ainda que tenha se tornado avesso a Lula. Ele saiu do PCB, mas o socialismo não saiu dele. Socialistas sempre definem capitalistas como "bon vivant".

    2. É isso. Nós "capitalistas" somos os que ralam para produzir riqueza.

  9. Obrigado Crusoé por nós fornecer mais essa pérola! É sempre bom saber mais sobre esse elemento que nos causou tantos prejuízos e no meu caso, me roubou uma família linda que agora se dividiu. Perdemos três irmãos que abandonaram a família para defender esse crápula. Ladrão de almas...

  10. Cada coisa que se escreve sobre esse ladrão, não me surpreende em nada, porque esse canalha nunca me enganou, desde os tempos de Garanhuns que todos sabia que ele era um delinquente, esse safado enganou os trouxas.

  11. Apenas um sociopata que enganou milhões de brasileiros. Não tenho pena do presidiário de Curitiba, que outras punições caiam sobre a cabeça dele e que permaneça preso por bastante tempo.

    1. Nem tanto ''companheiro", que ele fique preso para sempre, é o que deveria ocorrer.

  12. Sinceramente? Desde o famoso convite de Mário Amato, então presidente da poderosa FIESP, ao então presidente do sindicato dos metalúrgico, Lula, para participar de um coquetel, percebi que o comportamento de Lula mudou muito a partir daí.

  13. Sou oriundo no movimento sindical. Como independente sindicalmente, assisti ao nascimento do PT e da CUT. Politicamente era um PEDETISTA e como tal aprendi, como bem dizia o Brizola; O PT é a UDN de macacão. o partido da boquinha! Não é que era mesmo!

  14. Encontrar minha conta Em breve, o login terá uma nova aparência Estamos tornando o login na sua Conta do Google mais rápido e fácil SABER MAIS Criar uma conta Uma Conta do Google para tudo o que o Google oferece

  15. A materia reflete bem o carater perfido de Lula , uma personalidade cinica e desqualificada . Enganou as pessoas com quem conviveu por toda a vida.

  16. Parabéns a toda equipe do CRUSOÉ pelo lançamento da revista e especialmente pelo conteúdo das matérias. Sugiro ampliar o perfil do "encarcerado de CWB", abordando a forma como ele foi "fabricado" pelo governo militar e como foi "gilete", cortou dos dois lados: operários e empregadores.

  17. Tive uma colega de trabalho que, antes de fazer parte do quadro de servidores da Justiça Federal, prestava serviços à tesouraria da Odebrecht, no Recife. Ela nunca votou em Lula. Já no primeiro mandato dele, ela já nos alertava sobre essa face negra do Lula. "Ele sempre foi um personagem criado por Emílio e bancado por empreiteiros. Nunca trabalhou efetivamente na vida.", dizia ela. Ninguém acreditava. Está aí a Lavajato para confirmar a informação.

  18. O ex presidente, o nordestino, o sindicalista, o companheiro, o molusco, enfim o homem que responde pela alcunha de LULA, jamais passou pelo meu crivo em nenhuma das formas que adotou. E, o estupendo jornalista Mainardi preside o clube dos que rejeitaram o Lula a primeira vista

  19. Nem todo o dinheiro, que este cafajeste pudesse conseguir, tariavà ele, pelo menos, uma aparência de pessoa do bem! Bandido mesmo!!!

  20. SrVidal...então o sr é responsavel por ter dado vida à esta jararaca ??? Foi picado por ela mesma .Se o Lula na época, já se mostrava um canalha, então porque o apoiou ???Farinha do mesmo saco .

  21. Boa matéria e esclarecedora. Temos tantos lulas no nosso governo que o CRUSOÉ vai esgotar o repertório de termos pejorativos. Talvez possam inovar, criando palavras que descrevam estes que nos governam de forma a envergonhar a nação.

    1. Hahah.. pois é.. Pensei a mesma coisa! Reclamaram tanto do “estancar a sangria”, do seriado..

  22. A pátria agradece ao Sr. Vidal por esse desserviço prestado. É Lula nunca me enganou, aliás qq pessoa com bons valores e intuição aguçada sentiria o cheiro de enxofre.

  23. O Lula ainda é e, sempre foi o cara talhado para ser responsabilizado pela elite cínica, gestora das ganâncias, se algo desse ou vier a dar errado.

    1. Qual elite, aquela com a qual ele se aliou para subir em cima dos outros? Ou com a elite militar, com a qual se aliou para não ser preso? Dá uma lida no texto de novo, acho que você não entendeu direito.

  24. A reportagem confirma o que sempre afirmei: Lula é uma farsa. A mim nunca enganou. Enganou, sim, os infantilóides militantes de esquerda que o elegeram. Nesse caso, históricos abobados.

    1. Se fosse só os infantilóides militantes de esquerda que tivessem votado nele, nunca teria sido eleito. Nas primeiras eleições, sim, foram só esses tais infantilóides, que não foram suficiente para elegê-lo. Quando foi eleito em 2002, foi com a adesão de eleitores "out-siders" (sem qualquer militância política), atingidos pelo competente marketing conduzido por Duda Mendonça. Os eleitores out-siders hoje o rejeitam como nunca. Daí sua derrota hoje, até para um candidato medíocre.

  25. É a imagem que tenho de Lula. Teve tudo para melhorar o Brasil, apoio popular, economia mundial em alta e não soube governar, acho que não só por má fé mas também por incapacidade administrativa / cultural.

  26. A Esquerda constroi seus mitos com uma enorme facilidade, aproveitando a ignorancia da massa. Depois, dependendo das circunstancias, destroi e ignora com a mesma desfaçatez....Vejam os exemplos de Lenin,Stalin, Mao, etc

  27. Se sabia desde sempre, desse desvio de caráter do Lula, porque permaneceu amigo? Nem questiono não ter denunciado, isso precisaria de provas cabais e não apenas testemunho, mas ao ler que falsificou a data de incrição dele no sindicato, entendo a amizade e cumplicidade do silêncio até agora. Sinto muito, mas os dois são farinha do mesmo saco.

  28. Balela. Não dá prá acreditar em nada. Por que este Paulo Vidal seria diferente? Tivesse no lugar do Lula, teria feito o mesmo ou até pior. Tudo comunista igual.

  29. Infelizmente nada disso é novidade. Tive o desprazer de acompanhar a tragetória desse indivíduo. Sempre foi covarde e sempre gostou de desfrutar do bom e do melhor. O dito amigo que também não é lá grande coisa, não comentou a quantidade de tornos que eles quebravam a título das malfadadas greves. Um parente que tinha uma pequena metalúrgica, de cunho familiar, fabricante de torneiras, teve suas máquinas destruídas, por outros acéfalos comandados por estes outros. Lamentável.

  30. Não gosto de pessoas como Lula Choram e dramatizam nos discursos Fingem ser pai de um País Mentem tanto, q acreditam nas pp mentiras Falsidade Não assumem seus erros pq estão sendo recompensados Como o povo se engana tanto?

  31. Só agora este senhor vem contar a estórinha marota desse pêlego alçado ao maior cargo do Brasil,escorado por toda corja dos diversos sindicatos?

  32. Está aí porque nunca gostei desse traste do ladrão de 09 dedos. A cara desse vigarista, nunca negou quem ele era. Sempre odiei este sujeito, nunca gostei dele e nunca votei nesse partido que fundou. Infelizmente não são todos que conseguiram ver a tempo. Esta entrevista mostra que ele sempre foi um canalha, corrupto e mentiroso.

  33. Perdão, mas sugerir que Lula é capitalista porque gosta de vida boa é uma baita tolice. Trotsky, Lenin, Mao, Fidel, et caterva, gostavam de vida boa, e nem por isso eram seguidores de Hayek. O Lula é sim um revolucionário comunista, que ainda hoje busca a instalaçãode um regime totalitário no Brasil. Se gostar de uisque e de charutos fizesse alguém capitalista, os irmãos Castro deveriam mudar o nome para irmãos Rockfeller. Fraca a análise da matéria neste ponto.

  34. Parabéns a CRUSOÉ, pela qualidade dos artigos. Logo na primeira edição, correspondeu plenamente a minha expectativa. A reportagem esclarece, ainda mais, fatos conhecidos mas um pouco nebulosos. O que me surpreendeu realmente, foi a carta enviada ao Sr. Vidal. Recentemente, em relação a série "O Mecanismo", o PT reagiu com virulência e ataques pessoais ao diretor da série, sem atentar que "Os filmes, aqui e ali, fogem ao rigor dos fatos". Coisas de psicopatas.

  35. Apesar de tudo isso, o que será que vai acontecer no dia 10/05/2018 no julgamento que o STF irá fazer, eletronicamente? Cada dia tem alguma coisa que deixa o Brasil em suspenso com relação à possível soltura do presidiário Lula.

  36. GOLBERY DO COUTO E SILVA , E AI EU LEMBRO MUITO BEM , JÁ DIZIA ÀQUELA ÉPOCA QUE LULA NÃO PASSAVA DE UM BON VIVANT , QUE NUNCA FOI SOCIALISTA , COMUNISTA OU COISA QUE O VALHA !!! HOJE SABEMOS TRATAR-SE DE UM DOS MAIS EXTRAORDINÁRIOS CANALHAS QUE A NAÇÃO BRASILEIRA JÁ CONHECEU !!!! UM REFINADO BANDIDO !!!

    1. Um embuste, é esse Lula! Mas tinha lábia, e enganou muita gente.

  37. Dois sujeitos sujos, o primeiro forjando documentos para que lula pudesse ser diretor do sindicato, sabendo do caráter do elemento e ainda assim colabora com ele na trajetória a espera de favores no futuro. Tão sujo quanto o lula, apenas não teve as mesmas oportunidades

  38. Quando estudante, nos idos dos anos 70, ouvirá numa reportagem sobre o líder sindical,de grande potencial e que morava em São Bernardo do Campo, em uma casa "cedida"por um amigo.Estranhei, pois vivíamos em uma época de grande fartura e trabalho, e como um metalúrgico não conseguia comprar sua casinha, já que muitos operários conseguiam????Estranhei e desconfiei. Hoje é conhecido o fato de que Lula sempre se utilizou de laranjas, e continuou no mesmo esquema de viver sempre em propriedades alheia

  39. Ele conseguiu se impor, com seu discursos inflamados, sua filosofia de justiça social e amparo aos carentes e sem emprego. Enganou todos que nisto confiaram e ainda hoje não acreditam nos crimes que a Lava-Jato e o MPF e a PF, desvendaram. Os males feitos na Petrobrás, foram a pá de cal e sua destruição, com a descoberta das planilhas de propinas da ODB . Espalhou também seus sistema pela Am. Latina que começaram a ser descobertos também, tudo com obras da ODB e financiamento do BNDES.

  40. Muito bom!... Excelente Registro!... Merecia ser republicado(ao menos futuramente) no "Antagonista", por absoluta "Prestação de Utilidade Pública".

  41. O Lula, sempre soubemos do seu caráter psicopata. Ele é capaz dos golpes mais baixos para conseguir seus objetivos e, como tática, sempre atribui a outrem seus hábitos e ações as taxando de perniciosas; atos e ações essas que são só suas.

  42. Tinha conhecimento de histórias de Lula esparsas. Feliz pela assinatura da revista Crusoé, que confirma O Antagonista, revelador, investigativo e fiel à realidade, agora com maior profundidade.

  43. É preciso trazer a verdade a tona. Uma imprensa livre é um dos pilares da democracia. O Lula é uma grande enganação, um crápula que deve ser desmistificado. Por favor, o Brasil implora, pesquisem e publiquem o patrimônio oculto desse larápio.

  44. Em um momento crítico como vivemos na política, um depoimento importante que despe a figura mitológica do Lula das fantasias que seus ideologizadores quiseram vestir-lhe. O rei ficou nu, como naturalmente sempre foi.

  45. Ótima reportagem, sempre achei que ele era bon-vivant e nunca me enganou desde o tempo das greves dos metalúrgicos. Ressalto que nunca votei no PT.

  46. Graças a Deus o 13-171 nunca me anganou! Também nunca fui enganado pela esquerda que conseguiu emplacar a narrativa de ditadura militar.

  47. O perfil de bon vivant e corrupto feito pelo Paulo bate com o que foi dito pelo Emílio Oderbrecht. Em termos sociais, dois antípodas dizendo a mesma coisa. Difícil terem combinado.

  48. Ótima reportagem! Só quero chamar atenção para o fato de Vidal chamar Lula de capitalista. Uma associação marota ao presidiário. Socialista também gosta de dinheiro, mas do que vem daquilo que os outros produzem.

  49. Lula é o que sempre foi. Im psicopata escolhido a dedo pelo grupo de esquerda para ser o protagonista do projeto de poder vermelho no Brasil. Pobre, semi-analfabeto, migrante, metalúrgico...Isso inflou,seu ego com bom psicopata. Só que ele foi mais ladrão do que político e aí o caldo entornou. Ainda bem! Imagina se nao tivesse roubado ( o que eu duvido) onde estaríamos

  50. Já conhecia essa história através do Augusto Nunes da Jovem Pan mas nada comparado com a riqueza de detalhes que vcs trouxeram aqui.

  51. Vidal foi o primeiro de muitos que o Lula usou para chegar ao poder e ao dinheiro fácil, porque juntou-se a gente sem caráter para atingir seus objetivos vis. Felizmente veio a derrocada e ele se encontra onde merece, só falta chegar à pobreza total, aí sim estaremos vingados.

  52. Não estou pasmo, nem surpreso. Com o depoimento do Sr. Vidal, sinto-me agora mais esclarecido com algumas coisas de quem tanto me decepcionou politicamente.

  53. E ainda tem alguns brasileiros que acreditam neste populista capitalista!!Temos que investir na educação ou vamos sempre eleger um carrapato.

    1. Concordo inteiramente com vc Dudu. Educação de berço e acadêmica deveriam ser requisitos mínimos para o mais alto posto da nação. Pelo menos para ficar no mesmo plano dos requisitos exigidos nos concursos para cargos públicos.

  54. Perdoe-me, eu quis dizer escrever Pastor Caio Fábio. Recordo--me ter lido uma entrevista do Frei Chico irmão criticando o irmão Lula.

  55. O "Criador e a Criatura". Acabamos de descobrir o pai da Jararaca! Um pequeno detalhe, e a história teria sido diferente. Vide Hitler, e tantos outros...

  56. Eu trabalhei na indústria eletrônica e conheço bem os sindicatos, com raras exceções os sindicalistas eram tudo menos trabalhadores, sua grande maioria eram ( e são) aproveitadores que se encostam na entidade para pegar uma "boquinha", são incompetentes , vadios e de caráter duvidoso, de baixa escolaridade e culturalmente atrasados , alguns até usam bem e voltam a estudar, mas os neurônios ficam atrelados a ideologia, por isto eu fico com um pé atrás quando leio e ouço estes velhos sindicalistas

  57. Excelente essa entrevista que o Caio Junqueira conseguiu com o ex-companheiro de Lula, Paulo Vidal Neto. Ótimo começo do grupo Crusoé.

  58. Esse mulla da silva nunca me enganou. Vi nascerem os petistas nos porões da faculdade. Vi o tipo de mentalidade que tinha o petista. Mas sei que muita gente votou no mulla. Mas, sinceramente, acho que não precisa ser nenhum conhecedor da alma humana para saber que tipo de homem (?) era e é esse ser abjeto.

  59. Em se tratando de ex-companheiro, creio que o depoimento deste cidadão merece credibilidade. Não é qualquer pessoa que coloca dentro de sua casa uma pessoa que, segundo ele, julgava ter um mínimo de caráter. Esta pessoa, Lula, é uma farsa que precisa ser exposta a todo cidadão de bem e que personifica o que ha de mais vil num ser humano

  60. Muito boa a entrevista. Que venham outros, para desmascarar o que sempre foi uma farsa, e um bom vivante como disse o então amigo Emílio Odebrescht. Seria uma ótima ideia uma entrevista com o Emílio? Será que ele contaria tudo?

  61. Putz outro artigo alto nível. Muito bem construído e embasado descreve um desenvolvimento de personalidade que é consentâneo com o desenlace final. Vocês são muito bons! Parabéns

  62. Nunca votei em ninguém do PT. Principalmente Lula. Já na época das grandes greves do ABC quem era atento já sabia quem era Lula. Enganaram-se os distraídos.

  63. Matéria excelente, fugindo do trivial, e o sr. Vidal nos apresentou o verdadeiro farsante, que modéstia às favas nunca me enganou, porque nunca na minha história de (presa fácil ) eleitora brasileira jamais votei no PT e seus auxiliares.

  64. Sou um sujeito com curso superior, que estou sempre querendo estar bem informado. Apesar disso, na última eleição havia dois candidatos no 2º turno, ambos ladrões, e nem eu nem a maioria das pessoas das minhas relações sabia (embora tivesse algumas desconfianças). O que espero da Crusoé, é que não deixe isso ocorrer na próxima eleição. Investiguem (se for o caso) os candidatos e nos informem.

  65. Caio, você consegue identificar quem escreveu o discurso de Lula, na posse do sindicado? Pois com certeza não foi ele! Acho que ai existe outra pessoa que ajudou a construir este personagem.

  66. Excelente reportagem. Não era preciso que lessemos este artigo para saber do falso mito. Mas veio ratificar o qye se sabe desse ser macunaimico, ralo e rasteiro que é o Apedeuta!!!!

  67. A Ideologia do PT e desse fascinora chamado LULA é usar os pobres para angariar cifras milionarias e conquistarem o poder em troca da miseria de milhoes de pessoas que se contentam com 180,00 desse tal bolsa familia. Enquanto o Lula dava tostao para os pobres ele e seu bando ficaram com bilhoes do nosso dinheiro. Lula nao passa de um aproveitador . O retrato esta na tragedia do predio em São Paulo que em nome de casas para pobres os lideres arrecadam milhoes cobrando aluguel desses miseraveis.

  68. A exemplo de Hitler que esteve sob a mira de um soldado que infelizmente se condoeu e não o matou, temos agora esta narrativa. Lamentavelmente insistiu no indivíduo que estava se enterrando devido o falecimento de sua primeira esposa. E sobrou para nós esse indivíduo que agora está no lugar certo. Cadeia!

  69. Compreendo claramente os motivos da mira da revista esteja em Lula. Entretanto, gostaria de ver reportagens como essa, sobre os primordios obscuros de outros politicos igualmente inglorios, como Geddel, Renan, Ciro, Dilma, Aecio, etc.

    1. Perfeito! Eu também gostaria muito saber desses outros sanguessugas do nosso dinheiro.

  70. Parabéns Caio pela excelente reportagem. Mostra quem foi e é esse cidadão Lula que decepcionou o povo brasileiro. Agora está no seu devido lugar: a cadeia.

    1. Aproveitando a deixa, poderiam ir a fundo na história de Toninho do PT, prefeito de Campinas assassinado em 10 de Setembro de 2001, um dia antes do fatídico 11 de Setembro. Em razão deste evento, ele ficou no ostracismo. Se querem fazer a diferença, a hora é agora!!!

    2. Boa matéria para a próxima edição. POdemos tambem contar a verdade sobre o dedinho que lula diz ter perdido na prensa??? Impossivel

  71. é muito bom quando alguém mostra a sujeira dos outros, mesmo mostrando a própria. Sindicalistas são um câncer na estrutura brasileira. São o que temos de pior e continuarão assim, ainda por um bom tempo. Mas tem algo na reportagem que me chamou a atenção, o dizer que um filme nem sempre é fiel à realidade, reconhecendo que Lula não é o santo ali retratado. De quebra, salvando O Mecanismo das muitas críticas que o próprio pt faz à série...

  72. Muito bom artigo qie mostra claramente a verdadeira face do Lula. Gostaria de partilhar o artigo com outras pessoas do grupo, mas para tanto sugiro que a producao permita que o enderacado possa ler por completo, sem necessidade de assinatura, pelo menos a noticia compartilhada. Isto ateh facilitaria uma possivel decisao pela assinatura,sem pressao mas por acreditar no projeto Crusoe.

    1. Lula parece que sempre fez jogo duplo para alcançar seus objetivos. De manhã discursa para os pobres, à noite janta na mansão dos ricos. Espero que o país tenha se livrado de uma vez por todas desse sujeito e do seu projeto de poder e enriquecimento pessoal e da família.

  73. Esse testemunho, e provavelmente, de tantos outros, mostram a mentira que é "Lula". Vamos em frente, indiciando, julgando e perdendo bandidos como esse.

  74. Esse não é o primeiro relato a respeito do criminoso Lula, há tantos outros, assim como este excelente relato do Sr. Vidal, e que expõe a verdadeira face desse senhor que foi alçado ao poder também com o apoio da elite jornalística, intelectual e empresarial, esses três últimos foram os grandes responsáveis por criar esse monstro e fortalecer essa esquerda atrasada e tupiniquim, embora o esquerdismo historicamente sempre acaba em totalitarismo! Parabéns a Crusoé pela excelente matéria.

  75. Esta história confirma um relato que ouvi de um amigo.. Ele contou que conheceu um torneiro, colega de trabalho do Lulalau. Disse que fazia de tudo para não trabalhar. Era o maior nó cego do setor. Entrar para o sindicato foi a melhor forma para não precisar trabalhar. Mentiras são igual rolha (para não dizer outra coisa) sempre boiam. Parabéns pelas reportagens.

  76. Lula lembra a figura histórica de Hitler, o grande ditador nunca tomava defesa de ninguém, prolixo, escolhia como amigo ou dava cargos importantes àqueles que tiravam proveito das amizades. Sempre corremos esse risco de ter um segundo Hitler como nosso representante maior. Ainda bem que temos a Lava Jato, senão não sei qual seria o nosso futuro. Acho que agora nos livramos dele, tomara...

  77. Os petistas são iguaizinhos ao papagaio do Robinson Crusoé : Você conta uma coisa para eles e, simplesmente a repetem anos e anos à fio. Principalmente mentiras. Estas últimas, de tão repetidas, não se tornam verdades. Karl Marx no Manifesto do Partido Comunista, só não previu que na ditadura do proletariado, que é impossível tirar a AMBIÇÃO do ser humano. Aí está o resultado genético da ambição, pois não termina em LULA, ascende para todo o resto da família (leiam sobre a família do dito cujo)

  78. Fantastivo! Confirma a historia que semore ouvi dos meus tios cearenses, atuvis militantes no ABC...nunca passou de um alcoolatra safado e sem pudor para atingur seus objetivis.

  79. Em um aniversário conheci um senhor que trabalhou com Lula. Ele me contou em detalhes como ele perdeu o dedo. A história é longa, mas Lula tentou convence-lo a também enfiar a mão na máquina para se livrar do emprego. Este senhor me mostrou um enorme corte na mão. Disse que no último momento perdeu a coragem e evitou a perda do dedo. Ele acreditava que o Lula também não teria coragem e se surpreendeu quando Lula enfiou propositalmente o dedo na máquina.

    1. Eu tenho uma teoria da conspiração sobre isso: imagine se vc se decidisse a amputar um dedo para "propósitos maiores", qual dedo escolheria? Polegar, indicador? Qual o que menos faria falta? O mindinho, claro! Ok! Decidido isso, de qual mão faria isso se fosse destro? Esquerda ou Direita? Esquerda, claro! Nem preciso continuar...

  80. O grande problema é qdo a farça, repetida à exaustão, acaba se amalgamando com a realidade. Penso q hj, nem o próprio Lula sabe distinguir o q é verdade e o q é inventado a seu respeito.

  81. Aos poucos toda a sujeita está vindo à tona. Espero que muitos outros (ex) "cumpanheiros" tenham a coragem de desabafar. Devem existir muitas outras histórias como essa!

  82. Há três categorias que seguem o farsante: (1) os que sabem de todas suas falcatruas e se mantém a seu lado por interesse (correligionários, colegas de partido e pelegos); (2) os que acham que vale tudo pela causa, colocando-a acima até mesmo do país, embarcando no rouba-mas-faz do velho Maluf (artistas, intelectuais, a fauna da Vila Madalena, que acham obrigatória, ou mesmo, cool, a associação com a esquerda); (3) os crédulos irremediáveis, cegos por opção, chegados a um tipo messiânico.

  83. Perfeita esta análise do Paulo Vidal, para este crustáceo, nunca existiu nada, somente ele, mais ele e ele. Nem mesmo a esposa nem os filhos, e muito menos o país! O que esperar de uma pessoa que faz discurso político ao lado do caixão da esposa, com o único e exclusivo objetivo de fazer chantagem com a população para tentar fugir da justiça? Nunca foi homem, nunca será. Não passa de um RATO!

  84. Já há algum tempo que cheguei à conclusão que Lula sempre foi uma farsa, GRAÇAS À INTERNET! Infelizmente os grandes meios de comunicação só contribuíram para a farsa. Li artigos dizendo que ele vendia suas greves para os donos de montadora. Tem uma história que permanece obscura, quando o coronel Malhães, que foi assassinado, disse que Lula "mandou matar" dois sindicalistas para assumir o cargo no sindicato... Mas tudo sempre vem à luz,nada fica oculto. É bíblico!

  85. A sigla do Partido do Brasil é PC do B. PCB era o Partido Comunista Brasileiro ligado à Moscou e à Terceira Internacional Comunista

    1. Corrigindo: PCB, hoje PPS, era ligado ao Partido Comunista Chinês.

  86. Meu discurso é o seguinte: este molusco, o qual há muitos anos eu se quer falo o nome, é o ser mais asqueroso, mais repugnante, mais NOCIVO que já existiu neste país! Alguém já pensou quantas pessoas já morreram neste Brasil em consequência dos crimes cometidos por este criminoso? Quantas famílias atingidas por seus crimes como presidente? Hoje mesmo, são quase 14 milhões de desempregados, graças à quem? E os filhos e amigos e bajuladores estão milionários por aí...

  87. Muito bom o texto e minha sugestão é que O Antagonista o publique também, este texto merece cair na boca do povo e não ficar restrito aos assinantes. Parabéns pela revista que a cada texto me enche de esperança da bandalheira na Brasil acabar ou pelo menos diminuir muito.

  88. Lula e a grande maioria dos sindicalistas sempre foram GRANDES PELEGOS. Recebiam polpudos cheques das empresas, por trás das negociações sindicais, enganando os trabalhadores. No carro de som do sindicato o discurso era um, na sala de reuniões do RH o tom era outro, com almoços e cheques que nunca passavam pela contabilidade do sindicato.

  89. É estranho como os que sabem de alguma coisa grave em questões tão sérias só falam depois. O mesmo se deu com o Petraglia em relação ao caso do Aécio Neves

  90. Pelos discursos antigos que circulam por aí dá pra ver o tanto que ele enganava o povo...E muitos pobres/ idosos simplórios que não têm como nós acesso as informações reais/verdadeiras, e por receber alguns benefícios "compram" esta IDEIA de que ele está sendo perseguido...Simples assim! Lula socialista de fachada.

  91. Eu sou professor universitário aqui na UFMT e já disse a todos aos meus amigos, que quando eu morrer, se for enterrado, na inscrição de meu epitáfio seria assim: Aqui jás um cara que NUNCA votou no PT!” Isso inclui, óbvio, esse pilantra que os ignorantes é falsos intelectuais chamam de Deus.

  92. Fui testemunha ocular de parte deste fatos. Como metalúrgico vi este verme manobrar os empregados na porta de fábrica e depois ir almoçar com a turma do RH. Na volta do almoço o discurso mudava de rumo a favor do empregador. Essa "coisa" levou a VW em 1985 a 45 dias de greve insana. A montadora endureceu e os grevistas voltaram ao trabalho com o rabo entre as pernas e o sr. Lula continuou belo e fresco no seu "sindicatozinho de merda" sem perder nenhum dia do seu polpudo salário.

  93. Só o comprou quem não o conhecia.No ABC, onde trabalhei, era voz corrente a sua verdadeira face. Por sua oratória de 171, sempre conseguiu arrebanhar admiradores e seguidores fiéis. Aos companheiros iludidos um discurso. A portas fechadas, com empresários, os "alinhamentos".

  94. Lula, durante o período de criação dos diretórios municipais do PT, foi convidado, por jovens de uma cidade do interior paulista, para ser a estrela da inauguração de um. Fez o discurso sobre um caminhão, a voz rouca foi ouvida por uma pequena plateia constrangida. Lula, que antes de subir ao palanque improvisado perguntara sobre nomes de famílias tradicionais do lugar, sem conhecer, cuspiu palavrões manchando a honra de imigrantes italianos, portugueses e espanhóis. Era o nós-contra-eles.

  95. Pena que só agora começam aparecer fatos e relatos sobre quem é o verdadeiro Lula. Ao menos resta o consolo do velho ditado: "antes tarde do que nunca!"

  96. De uns tempo pra cá, as pessoas começaram a contar coisas sobre o Lula que antes pareceriam inacreditáveis. São empresários, funcionários, prestadores de serviço e outros que antes não contavam detalhes. Os melhores são aqueles em que Lula conta suas façanhas.

  97. A mim, Lula nunca enganou. Admito que tenha sido enganado por outros mas, por Lula, nunca! Algo me dizia que Lula nunca seria digno de ocupar a Presidência do meu país!

  98. Meu pai era metalúrgico no ABC na época do Lula sindicalista. Lembro de ouvi-lo dizer “ele e os amigos dele nunca se dão mal”.

  99. "....os filmes, mesmo os que se propõem a retratar acontecimentos históricos, sempre fogem aqui e ali ao rigor dos fatos, o que certamente ocorreu na película de que ora tratamos". Quanta canalhice!

  100. Eu sempre soube que o condenado é um canalha. Há pouco tempo, li uma entrevista de um colega dele da Villares, que contou a seguinte história: Em certo momento, lula foi designado para controlar a planilha de horas-extras dos funcionários, e roubava, para si, parte das horas trabalhadas pelos companheiros, inclusive daquele que dava a entrevista.

    1. Analu, então ele sofre de cleptomania desde a infância ? O cara é um rato!!

    2. E se alguém questionasse, ele diria que o outro é que havia roubado suas horas. Foi bem esse tipo de comentário que ouvi. E ele conta esse tipo de fato como vantagem.

  101. O PT quer endeusar o Lula mas, ele nunca foi e nem será uma pessoa honrada e honesta pq ele não é gente...é bicho.( Peço desculpas aos bichos) Desculpas aos bichos)

  102. José Nêumanne Pinto em seu livro "O que sei de Lula" e R.Tuma em seu livro "Assassinato de reputações" são boas fontes para entender o quê e quem é Lula. Recomendo.

  103. Pena que os adoradores do presidário de Curitiba, não consigam enxergar quem é o líder dessa seita do mal. São analfabetos e jamais lerão CRUSOE

    1. Muitos dos que idolatram Lula tem nível universitário...

  104. Quem sabe muito sobre o passado de "glórias" de Lula é o filho do Romeu Tuma. No livro "Assassinato de Reputações" ele mostra quem é o verdadeiro Lula: um canalha.

  105. Caro Vidal, aprendi muito cedo que caráter não tem concerto. Veja o desastre que essa "criatura" provocou! Como diz o ditado, "cobra se mata no ninho".

  106. A passagem a respeito do filme foi realmente a "cereja' da reportagem. Essa súcia do PT são a materialização daquilo a que conhecemos por hipocrisia.

  107. Essa entrevista mostra E confirma o que sempre pensei sobre ele. Pilantra, malandro e bom vivant, nunca votei no pt mas qndo ganhou a primeira eleição torci pra que fosse bom mas a decepção veio rápida com o mensalão só não imaginaria ele ser o maior ladrao é vigarista da nossa história.

  108. Desculpa ai, Vidal, mas a face oculta de lula eu percebi na primeira vez que vi esse verme fazendo auê na frente de uma metalurgica em SBC, com aquela cara nojenta de sempre. O discurso desse paicopata nunca me convenceu que pensava em "pobres e oprimidos".Ele realmente governou como pode: com seu caráter de bandido e ladrão.

  109. Particularmente, eu não tenho apreço algum pelos sindicatos. São apenas uma forma a mais para extorquir os trabalhadores e servir-se deles para construir carreira política.

  110. ISSO E CHUTAR CACHORRO MORTO. DEVERIA TER FALADO E DENUNCIADO ANTES , AGORA FICA PARECENDO MAGOA DE QUEM NAO CONSEGUIU UMA FATIA DO BOLO , MAS VALE O REGISTRO , BOM TRABALHO CRUSOE.

  111. Para quem conheceu Lula quando ele ingressou no Sindicato dos Metalúrgicos do ABC sabe que Paulo Vidal fala a mais pura verdade

  112. Como tudo no Brasil, tudo tem um toque de malandragem, eu iria dizer que qualquer coisa no Brasil sofre uma Tupiquinização , mas seria uma ofensa aos índios. Bom quem conhece os sindicatos tem muito pouca gente que se preocupa mesmo com o trabalhador, e o Lula é a síntese deste movimento, todos ao seu modo querem ser um Lula, se dar bem a qualquer custo

  113. Depois do vazamento do áudio entre Lula e Dilma, não sobrou quase nada. A não ser um acompanhamento dos fatos que o enterravam cada vez mais.

  114. Não surpreende. Mas Vidal poderia ter feito mais, conhecendo o molusco como conhecia. Poderia ter denunciado os mal feitos... Enfim, cartas fora do baralho.

  115. Uma ideia, poderiam agora fazer um filme LULA do tempo da festa com Velho Barreiro a carceragem da PF na Republica de Curitiba, revelar ao Brasil o verdadeiro Lula.

  116. Interessante coincidência. Em ‘o mecanismo’, a grita se deu justamente porque a fala do Jucá - do conhecimento de todos - foi colocada na boca do personagem que interpreta o Lula. Por sua vez, a licença ficcional usada na retratação das eleições do sindicato, em ‘Lula’, não só instrumentaliza a pessoa do Paulo Vidal, como ‘alguém secundário’ ao enredo e à própria história, como cumpre papel fundamental de antítese forjada para a criação do ‘mito’.

    1. Essa passagem foi realmente a "cereja' da reportagem. Ess súcia do PT são a materialização daquilo a que conhecemos por hipocrisia.

    2. Esta passagem foi realmente a"cereja' da reportagem. Essa súcia do PT são a mais perfeita materialização ao que chamamos de hipocrisia.

    3. Karma is a bitch! Essa expressão aparece cada dia mais na vida petralha... kkkk

  117. MY FLAG WILL NEVER BE RED. ESTOU MARAVILHADO COM TUDO ISTO QUE VEM ACONTECENDO. O BRASIL VAI MUDAR SEM EU PRECISAR ME MUDAR.

  118. Muitos dos que conviveram com o luladrão, na época do sindicato, por exemplo, já o desmascararam. O único senão que posso dizer, quanto aos relatos acima, é que, eu sempre soube que o luladrão foi, é e será um safado de marca maior. Não precisei da Lavajato para saber das pilantragens deste ordinário. Mas no restante, não me causa espanto nem surpresas.

Mais notícias
Assine agora
TOPO