Meirelles mais rico

04.05.18

A vida empresarial de Henrique Meirelles seguiu próspera no período em que ele esteve à frente do Ministério da Fazenda. Um mês antes de deixar o cargo para se lançar candidato ao Planalto, Meirelles aumentou o capital de uma de suas empresas, a Catenária Administração de Bens: dos 420 mil reais que tinha desde 2012 para 1,8 milhão de reais. A Catenária foi aberta por Meirelles para administrar a frota de carros do ex-ministro. A empresa é apenas uma ponta do patrimônio multimilionário que ele terá de divulgar caso consiga emplacar sua candidatura. Três meses antes de assumir a Fazenda, Meirelles repatriou mais de 160 milhões de reais que mantinha no exterior, como pagamento por serviços  prestados a grandes empresas, entre elas a J&F, dos irmãos-delatores Joesley e Wesley Batista.

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência BrasilHenrique Meirelles: um presidenciável de posses (Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como pode aparecer tanto dinheiro? Em pouco tempo! Somente para a saúde, educação, pesquisa, para o povo brasileiro, não aparece!

  2. no segundo desgoverno da Dilma até o Lula o recomendou para salvar o país mas a Anta não gostava dele que é um grande executivo.

  3. Como não ficar com uma pulga atrás da orelha se ele foi ministro do governo Lula no período das "empresas campeãs"? Rico ele até poderia ter se tornado enquanto trabalhou no Boston, mas um "up" pôde ter vindo na "prestação de serviços" para a J&F. Muita coincidência, não?

  4. Interessante a reportagem que mstra a face material e visivel de Meireles, mas poucos conhecem o lado articulador e negociador do mesmo. Que o digam Goias que ele domina e manda ha anos!!!!

  5. Presumo que não terá dificuldades para declarar seu patrimônio à justiça eleitoral, pois como ministro da fazenda, deve ter reportado tudo à receita federal.

  6. Pilantra! Pq diabos esse pagamento não foi feito no Brasil!? Essa história não me convence! Aí tem falcatrua, e por conveniência, criou-se a lei para repatriação de dinheiro né!? Vai se ferrar!!

  7. Será que alguém, aposentado com salário vitalício em um banco, seria capaz de tomar alguma decisão que contrarie os interesses do seu banco e, por conseguinte, do sistema financeiro?

  8. Será que alguém aposentado com salário vitalício de um banco seria capaz de tomar alguma decisão contra o seu banco e, por conseguinte, a todo o sistema financeiro?

  9. Talvez nem cobrem dele porque, primeiro será um milagre conseguir ser candidato, segundo: sendo candidato não irá incomodar e os que são irrelevantes não precisam ser confrontados assim como não o confrontaram enquanto ministro da fazenda. Não sei se por se manter uma estabilidade econômica e política ou porque é irrelevante eleitoralmente ou porque os ganhos são justificáveis. Vá saber.

  10. É viciado em contar dinheiro quando chega em casa, quando vai ao banheiro do gabinete, do posto de gasolina, do restaurante, tem uma hp escondida em cada canto.

  11. Meirelles foi presidente mundial do Banco FleetBoston antes de entrar para a carreira política. Ele já era rico. Neste sentido, a reportagem omite informação relevante.

  12. Será que há alguém, no meio político, que não tenha rabo preso e nem explicações a serem dadas por condutas pouco ortodoxas?

  13. Nojo e Vergonha! Estamos cansados de hipocrisia...precisamos passar o Brasil a limpo, chega dos mesmos de sempre. Essa turma cansou de roubar o pais e aparece com a maior cara de pau para perpetuarem a roubalheira. BASTA!

  14. Não vejo perfil para a Presidência. Se realmente foi útil em administrar a economia, que fique esperando outro convite para voltar.

  15. Embora não tenha minha simpatia, há de se considerar a competência de Henrique Meirelles que, provavelmente, tenha enriquecido como presidente do BankBoston.Acho que por vermos tantos bilhões voando prá mão de bandido, temos a tendência de medir a todos com a mesma régua. Importante,nesse momento, é nós acostumarmos a separar o joio do trigo.

    1. Ter sido ministro no governo Lula e ter prestado "serviços" à J&F - provavelmente no mesmo período em que ocupou o cargo - faz qualquer pulga ficar atrás da nossa orelha, né? Como ex-presidente do Boston ele pôde ter ficado bem de vida, mas não podemos deixar de imaginar um "up" que os irmãos Joesley puderam dar à sua conta bancária.

    2. Desde, é claro, que seja possível provar a origem lícita de toda esta fortuna. O que me chama a atenção é o envolvimento da J&F nos contratos.

  16. Ele sempre teve muito dinheiro. Foi diretor do Bank of Boston por muitos anos, e dinheiro bem aplicado rende. Deve ter um baita patrimonio ganho com seu trabalho.

  17. Li a nota sobre Meirelles mais pelo título não chega em nada. Poderia ter sido melhor se mostrasse o antes e o depois de ter sido ministro. A meu ver essa seria uma nota típica do Antagonista!

  18. Capitalismo de colisão... É fácil nadar nesse mundo de medíocres e safados. Vamos ver se o Meirelles aguenta a devassa. E sua percepção de problemas se limita a juros e eficiência bancária. Precisamos de muito mais do que isso.

  19. O establishment tem que se suportar e ser suportado. Meirelles é muito inteligente e de boa formação poderia se suportar mas cede aos ditames e meandros da casta do foro insuportável. Não gosto de Meirelles

  20. Como um cara que foi ministro de Lula, trabalhou para os irmãos Batista, depois foi ministro de Temer, não sabe se expressar e sem um pingo de carisma pode sonhar em ser Presidente?!

    1. Tenho medo de gente com carisma demais. Me leva a outros carismáticos da história.

  21. Ele tem a explicar o crescimento da divida pública, a conversão da divida externa em interna para pagar os maiores juros do mundo a época! Lugar de criminoso é na prisão!

  22. O problema do Meirelles é que ele orbita gente corrupta ('diga-me com quem andas,' ...). O fato de ser previamente rico também não o isenta, pois Maluf também era.

  23. Acho que Meirelles é rico por competência, perseverança e dedicação. Não se chega a CEO do Bank Boston sem esses predicados.

  24. O cara tem uns amigos ruins (Lula, Joesley, etc), mas foi presidente de banco. Esses executivos de banco ganham muita grana mesmo e sem rolo. Difícil é explicar essas consultorias pro Joesley...

    1. As consultorias que ele prestou foram para o Banco Original, que é do grupo J&F. Não é difícil explicar

  25. Alguém que tem imagem associada ao pilantra do Lula e ao encrencado do Temer deveria ter vergonha de ingressar na política, caso tosses algum lampejo de honradez. Dizeis com quem nadas, diz o ditado...

    1. Alguém que tem a imagem associada ao pilantra do Lula e ao encrencado do Temer deveria ter vergonha de ingressar na política, caso tivesse algum lampejo de honradez. Dizeis com quem andas, diz o ditado...

  26. Concordo com os meus colegas assinantes aqui: Meirelles é um homem muito bem sucedido e sua carreira política não tem relação alguma com sua fortuna.

  27. Calma Crusoé... Esse cara é respeitado pela capacidade. Presidente do bank boston, em boston... só de dividendos esse cara deve receber fortunas...

    1. Quer mudar o país. Quer ter seu nome registrado mais proeminente na historia. Ora, tem várias razões.

  28. desculpe a Crusoe mas Meirelles antes de ser politico,foi presidente do Bankboston em Boston ,de onde veio sua fortuna como empresario/banqueiro de sucesso.Precisamos ter cuidado com colocacoes mal intencionadas para nao comprometer o respeito desta revista,que muito quero que seja acertiva.

  29. Como todos sabem Henrique Meirelles foi Presidente Mundial do Bank Boston, acredito que tenha sido bem pago e justifique seu patrimônio.

  30. Espero Clareza e independência jornalística, e divulgar aos brasileiros assinantes o submundo da politica e dos negócios e do mercado, vamos ver o que vem por ai ?

Mais notícias
Assine agora
TOPO