DiogoMainardina ilha do desespero

O pior é Guedes

05.08.22

Jair Bolsonaro, sem um salvo-conduto capaz de tirá-lo da cadeia, promete barbarizar em 7 de Setembro. É o que diz a corriola bolsonarista, chantageando a democracia com o sangue alheio. Mas o bananeiro sabe que qualquer acordo vai ser rasgado assim que ele for derrotado nas urnas. Ele sabe também que o eventual salvo-conduto é só um atalho para facilitar o escambo de Arthur Lira com o lulismo.

Josias de Souza comentou:

“Ao tentar pavimentar um futuro tranquilo para Bolsonaro, o Centrão ensaia o desembarque. O capitão iria para o Senado, o Centrão flertaria com o novo governo, e a democracia brasileira continuaria no brejo.”

O primeiro membro da corriola bolsonarista a barganhar um salvo-conduto para o chefe foi Paulo Guedes. Isso mesmo: Paulo Guedes. Eu imaginava que fosse o ministro da Propaganda, Fabio Faria. Errei: foi o ministro da Economia. Ele procurou Bruno Dantas, o justiceiro de Sergio Moro no TCU, e pediu-lhe para intermediar um acerto com Alexandre de Moraes, no qual o ministro do STF engavetaria o inquérito das fake news — ou desistiria de sua relatoria. Ao ouvir de Bruno Dantas que Alexandre de Moraes certamente recusaria o acerto, Paulo Guedes resolveu conversar com Gilmar Mendes e Arthur Lira, propondo-lhes um pacto: o STF e o Congresso Nacional costurariam com o PT um indulto ou uma anistia para Jair Bolsonaro, numa manobra que servisse futuramente para o próprio Lula.

Sim, tudo isso é fantasioso demais para ser verdade, mas o relato foi vazado por alguns dos principais intérpretes da suruba institucional brasiliense. Paulo Guedes, para dar um ar de legalidade à porcaria que estava negociando, atreveu-se até a comparar o indulto bolsonarista ao Pacto de Moncloa — aquele que conduziu a Espanha da ditadura para a democracia. De todos os membros da corriola bolsonarista, Paulo Guedes é aquele que me provoca mais engulho, porque é o mais enrustido.

Se Diogo ainda fosse Diogo, aqui caberia um parágrafo horrorizado sobre o assunto, com uma pincelada de sarcasmo, além de um ou dois adjetivos grosseiros, sujeitos a processos por calúnia. Mas Diogo deixou de ser Diogo uns sete mil parágrafos atrás, e esgotou-se de uma vez por todas sua reserva de horror e de sarcasmo. Escreva o parágrafo por mim, por favor. Desisti do Brasil. É problema seu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Se o Sr desistiu do Brasil, poderia se dedicar a Itália e parar de acompanhar o Brasil...O que aconteceu com o Diogo que lembro ter sido um dos maiores nomes a criticar o Lula nos anos 2000?

  2. Diogo, comecei a ler ,desde a 1a edicao ,OAntagonista por sua causa, pelos seus artigos anteriores, por seus livros. Sou assinante de O antagonista de Crusoe pelo mesmo motivo. E pensei vou cancelar a assinatura pois justamente quando estou mais desiludida, sendo nem-nem, vc vai parar? Nao faca isso . Vc nao tem nocao da forca da sua voz!! Agora nao!!

  3. Espero que você volte logo. Engana-se quando pensa que o Brasil se cansou de você. Eu te acompanho desde as páginas amarelas da Veja e sentirei muito sua falta.

  4. Diogo, foi com muita tristeza que li a notícia da sua saída de mansinho do Antagonista e da Crusoé. Espero que um dia você volte com força total, precisamos de todos lutando pra ver se esse país entra nos trilhos. Obrigada por tudo.

  5. Nem iria falar deste texto magistral de hoje, como todos que você comete, Diogo Mainardi. Como ex-assinante da velha Veja por tantos anos, pela ansiedade de ir ir direto à sua página, estou aqui para lhe pedir encarecidamente que NÃO DESISTA DE SER UM ANTAGONISTA agora… o Brasil 🇧🇷 precisa muito da sua atividade. AGORA!!!

  6. Fiquei muito triste por sua saída dos canais de "O Antagonista", mas não o culpo, pois, apesar de tudo o que vocês já fizeram, e nós ajudamos nas ruas, o Bananão só vem piorando ano após ano, como se isso fosse possível... Vou sentir muito a sua falta, das suas crônicas e dos seus comentários, mas espero que essa ausência seja apenas umas férias prolongadas, propícias a seu refazimento, e que, mais adiante, tenhamos a satisfação de tê-lo de volta. Cuide-se e tudo de bom pra você! 🤗

  7. Certa vez, aqui em Recife, uma mulher achou um pedaço de carne no lixão e o levou para casa, feliz da vida: que sorte! Ao cozinhá-lo, notou que a carne borbulhava, com uma aparência estranha. Era um pedaço de fígado humano, descartado por um hospital. Essa notícia saiu nos jornais. Com isso, quero dizer que nada mais nos choca. Tudo entrou no buraco escuro e elástico do aceitável, banalizando-se. Um país governado por bestas, perpetuadas por outras bestas, que naquelas votam.

  8. Eu também iria embora desse puteiro, se pudesse. Milhões na miséria, catando resto de comida no lixo, roendo osso de boi e comendo pele de frango, outros milhões desempregados, e o stf tem a coragem de se dar um aumento de 18%. Esses safados f.d.p. têm a "democracia" DELES. O resto da nação que se lasque, com qualquer outra democracia, até com a mais legítima delas, tanto faz. Eu tenho NOJO do stf. Eles são uma pústula que deveria ser extirpada. Esse judiciário não serve ao Brasil.

    1. O mesmo sentimento eu tenho a respeito das outras duas pústulas que deveriam estar presos, e as chaves jogadas no mar: lula e bolsonaro (Se possível, na mesma cela). ESTA suprema corte não serve ao país, nem ESTE arcabouço judiciário que privilegia bandidos ricos, e tortura os pobres. Que faz vista grossa à corrupção, que finge praticar Justiça, que suga vergonhosamente os recursos que fazem falta à Saúde e Educação. Uma corja de vilões corporativistas imundos.

    1. Acho que Diogo é mais Diogo do que nunca, o brasil (em minúsculo) é que, infelizmente, abriu o porão do fundo do poço sugando o povo, salve-se quem puder.

  9. te entendo, mas tenho uma filha de 9 anos e não posso e não devo desistir mas te entendo , acho que eu que sou um covarde em não conseguir ir embora. Terrivel o que vem pela frente , Deus nos guie.

  10. Fará uma falta oceânica!!! O Brasil não só cansa mas esgota qualquer esperança que nos leve a lutar por ele. Eu já desisti faz tempo.

  11. Obrigada, Diogo Mainardi! Sua inteligência, coerência e humor tornavam menos insuportáveis as notícias sobre nossa política. Volte logo, mesmo que seja pra não falar de política.

  12. Tô órfã! Triste, abandonada, rejeitada! Tiraram de mim as deliciosas crônicas sarcásticas que me lembram ainda existir vida inteligente! Sei que está desgostoso, muitos estamos. Leve nosso carinho para o seu ano sabático. Já sinto saudade…😢

    1. Eu fico muito triste por você Diogo, mais infelizmente compreendo por que eu também desisti do Brasil Lena

  13. Assim não vale, assim não pode, assim é covardia. E eu com tudo pronto para ir registrar o evento da piazza di San Marco, o dia em que o Diogo MaisNada iria se jogar lá do alto do campanário de "ponta-cabeça" num espetáculo visual digno do Dr. Hannibal Lecter em sua passagem por Florença. Diogo por favor! Nunca mais volte para a terra onde canta o sabiá, .... você dá azar.

  14. Estou triste com sua decisão de partir. Só estive com "O Antagonista" e com a Crusóe por voce e pelo Mário. Entendo sua decisão pois também sou tombada pelos mesmos motivos da sua desistência . Desejo-lhe Paz, Inspiração e Sucesso . Voce Fará muita falta.

  15. No fim e ao cabo, a conta sempre vem. Veio a do Lula e ele foi pra cadeia de onde não deveria ter saído. A de JB filhos etc… tb vira. A história não perdoa. O Brasil foi sequestrado há décadas. Q venha Tebet pra recuperarmos a esperança. Não dá pra aceitar o q está aí.

    1. tô contigo Leandro que venha Tebet. JB pode ir pra cadeia de preferência dividindo cela com Bolsonaro.

  16. O outro Diogo, também há muitos e muitos parágrafos atrás, disse que Bolsonaro fez um golaço ao contratar Guedes. Diogo desistiu do Brasil e nem sequer nos pediu desculpas pelas derrapadas que nos levaram para esse lodo.

    1. O Guedes enganou a todos e sempre enganará, fui a alguns eventos com ele e o cara tenta monopolizar o tempo falando sem parar de forma a não ter tempo de responder as perguntas da audiência. Fez isso durante a campanha, enganou a todos.

  17. é desalentador mesmo Diogo, eu estou bem cansada de tanta sujeira, tanta malandragem, tanto jogo sujo contra o brasil. game over

  18. No Brasil não tem mais com o quê se indignar,o povo,a mídia,os tais formadores de opinião,todos aceitam sem vergonha a grande porcalhada imoral e podre da nação. Eu não desisti,foram todos eles.

  19. Infelizmente não posso escrever o parágrafo final.. Como você, também já desisti do Brasil. Já estou me preparando para ir embora. Deixo-o aos idiotas, idólatras do ladrão ou do psicopata..

    1. O problema não é somente o Bolsolixo. Se não ganha o idiota mentiroso irá ganhar o ladrão condenado mentiroso. O Brasil NÃO TEM ALTERNATIVA!!!

    1. Acorda, criatura! Bolsonaro é uma praga igual ao Lula, ou até pior, pois lhe falta até autenticidade, haja vista tudo o que ele já imitou: anda com os mesmos corruptos do petrolão, fez o auxílio-Brasil, está agora imitando a Dilma ao diminuir o IPI dos carros, da linha branca e do preço do combustível, só até as eleições, claro! Depois, os preços vão estourar e ele vai dizer que não tem nada a ver com isso...

  20. Caro Diogo Tomei talvez a mais certeira das minhas últimas decisões: NÃO VOU VOTAR MAIS. Aos 71 anos com 46 de INSS, já dei muito pir este país, que muito pouco tem devolvido para mim. Agora quem deve cuidar do seu futuro são os mais jovens. Liberdade é a palavra certa.

  21. Diogo Hai fatto un lavoro eccezionale per il Brasile, quando con una resilienza assurda, hai sconfitto il tentativo di stabilire un'autocrazia di sinistra qui in Brasile. Ora, quando il Brasile ha bisogno di persone come te, arrenditi. Perché?

  22. Nestas alturas do campeonato, já enterrei minha convicções, como nunca anular o voto. Encontrei meu alento em uma nova filosofia de vida. " Deus que criou esta merda, ele que resolva, eu tô fora".

  23. Diogo, estamos todos, os honestos e trabalhadores, desesperados. O que fazer com dois tra.lhas liderando as pesquisas de intenção de votos. Só fico feliz porque sou da República de Curitiba e terei o prazer de votar em Deltan e Moro.

  24. Eu também assim como você desisti do Brasil Depois de votar para presidente desde os anos sessenta cheguei a conclusão Não é o eleitor que não sabe.votar.São os candidatos que não valem nada

    1. E quem vale alguma coisa é rejeitado pelas máfias partidárias (todos os partidos sem exceção), vide Sergio Moro. Sem candidaturas avulsas e independentes não há democracia. Isto aqui não é democracia. Constituição 88 foi feita pelo sistema político mafioso…

  25. Diogo, só vc possui a verve pra falar dessa gentalha. Se eu fosse terminar esse parágrafo por vc, diria q o poço no Brasil não tem fundo.

  26. Triste país! Terrível horizonte: Lula ou Bolsonaro. Tristes Poderes que destroem a democracia. Ou as pessoas esclarecidas voltam às ruas para exigir moralidade no trato da coisa pública e uma educação básica de qualidade ou o Brasil estará condenado a ser eternamente um paiseco do terceiro mundo.

  27. A única coisa que importa nesta terra é o "Pau Brasil", e por ele seus exploradores subjugaram, e subjugam, gerações ao atraso e ao Terceiro Mundo para desfrutarem do Primeiro Mundo.

  28. O pedigree do Posto Ipiranga é medíocre , teve o apoio do Centrao que através do Lira que manda no Pais e hoje temos um presidente arregao que sabe que o futuro será atrás das grades , ai SE o Luladrao ficar saliente um Ministro desses que se acha Deus ,solta o Bozo , para ele concorrer contra o Larápio . Este é o País , que impedem um Juiz que botou uma quadrilha na cadeia de concorrer. Não podemos esquecer NUNCA dos Gilmar , dos Lewandowisk , dos Tofilli , dos Nunes Marques , dos Mendonça .

  29. Nunca esqueçamos que Paulo Guedes foi Ministro de Pinochet, que tbm ganhou um título de Senador Vitalício. O discípulo aprendeu direitinho.

    1. Paulo Guedes foi professor da Universidade do Chile. Nunca foi ministro de Pinochet. Era entusiasta das reformas econômicas feitas no Chile, coerentes com a orientação liberal que tinha e que manteve nos 2 primeiros anos do governo de Bolsonaro, até a aprovação da PEC dos precatórios.

  30. Acredito em um "acordão" que livre ao mesmo tempo o Bozo e o Lula. Não é difícil num país que desconhece Justiça.

  31. Qual democracia é essa tão sonhada pela esquerda ? A cubana,chinesa,venezuelana,russa, pois vejo noBrasil os três poderes funcionando independentes, livres e mal e porcamente.

  32. O cenário Hollywoodiano brasileiro, pelo visto, chegou ao fim. O cenário Hollywoodiano do Oscar se destruiu. Neste planeta, só nos resta o cenário individual robotizado em redes sociais, imerso em uma guerra virtual por uma sobrevivência. Este é o único cenário Hollywoodiano do momento.

  33. Não diz porque não tem provas. Joga na mão do leitor um assunto que você deveria dar a cara para bater. Soa como covarde …. Deve ter aprendido a ficar calado quando não se tem provas. Triste realidade de um jornalista medroso.

  34. Seria tão bom se o Diogo Mainardi lutasse pelo voto responsável no Brasil para ajudar reverter o cenário atual. O Mainardi sempre foi muito lido, era o primeiro artigo que a gente lia na Veja.

  35. Eu desisti do Brasil em 1999 antes do Lula 1. Vivo muito bem em Hollywood, FL com dupla cidadania. Porem, o Brasil não vai acabar, só não vai progredir como deveria. Isso não se deve aos políticos, deve-se exclusivamente aos eleitores. Quando realizei isso, assumi meu exilo voluntario. Diogo, você deveria avisar o Sabino, antes de destruir o Antagonista/Crusoé, como vem fazendo. Sou assinante e não vou cancelar, pois, mesmo com o Diogo repaginado, ainda é o melhor que há para ler.

    1. Mete o pau, Dioguito, que adoramos. Tem uma gen.tinha sensível, que tem dificuldade de aceitar a realidade, que fica falando em cancelar assinatura e blá, blá, bla…, mas sabe que o nosso time de Antagonistas é fo.di.do. É corajoso, e não aceita din din de sa.lafrário nenhum. MS

    2. Combinado: vamos falar de f-e-l-i-p-e-n-e-TT-o, g-u-s-TT-a-v-o-l-i-m-a, a-n-i-TT-a - todos com dois tês - e outras tranqueiras. Fica light. ... Que tal sobre o Omo Triple Action Fusion no Fusion Blue and no Blue? --- Prefiro a Realidade.

  36. Com relação a isso não se preocupem, toda a tropa de choque dessa lambuzeira política instaurado nesse país, não vai prender sequer nenhum político. Eu desisti do Brasil também. Meu voto será NULO.

  37. Que nojo dessa poticalha bananeira. O Brasil tem jeito, mas com esse povo que só elege os bananeiros de sempre, ñ temos como avançar. Que triste!

  38. Estou contigo, Diogo. Não desisti de viver, mas desisti do Brasil. Com quase meio século de atraso em todos os setores que permitiriam desenvolver o país, me dá cansaço só de pensar em Lula ou Bolsonaro no governo por mais quatro anos.

  39. Acho que ninguém lê esses comentários. Principalmente o Diogo. Ele tá certo de não ler. Uma parte dos assinantes é bolsolulistas e emporcalha os comentários. Desistir do Brasil é obrigação, esperar que por um acaso estatístico a massa ignorante evolua e parem de votar em políticos canalhas. Como em Startrek só fazer contato com os primitivos quando eles tiverem alcançado a tecnologia "warp", no caso do Brasil quando entenderem a correlação entre os corruptos, império da ignorância e pobreza.

  40. Só desiste do Brasil quem não é brasileiro. Nasci aqui, crescí aqui, vivo aquí onde cumprí e continuarei cumprindo todos os meus deveres de cidadão, filho, marido e pai amigo, não abro mão da minha cidadania por nada, e aqui morrerei sempre consciente e cumprindo meu papel na terra em que fui plantado para dar bons frutos. Sempre tive e sempre terei orgulho de ser o que sou.

  41. Diogo. vá tomar caju. Sendo educado. Daqui a pouco estará lambendo o saco do Molusco. Precisamos de um Presidente liberal ,não desses trastes do Molusco e o Ciro Doidão

    1. 'Lula é Minha Anta' - Diogo Mainardi ... Compre o livro, William.

    2. Não precisamos de presidente, de semi-ditadores, de messias, de bostas nenhumas. Mas de parlamentarismo de primeiro mundo! Precisa desenhar?

  42. Muito triste ver que vc desistiu. Seus textos sempre foram intrigantes. Mas, compreendo. Primeira vez que estou totalmente sem esperança em alguma melhora no futuro. Só sei que o caos não será com meu voto.

  43. Se depender de Gilmar Mendes, toda essa sujeira é possível. Afinal de contas é ele que manda e desmanda no STF, para a infelicidade do Brasil.

  44. Também desisti. Há tempos. A realidade trágica nos salta aos olhos e nada vemos. Grita gritos ensurdecedores e, surdos, nada ouvimos. A certidão do nosso fracasso é escrita em letras góticas. Estamos às vésperas de uma eleição em que os dois candidatos melhores posicionados nas pesquisas são um tal de lula, nada desconhecido e um tal de bolsonaro também bem conhecido. Em mais de 220 milhões de pessoas não temos nada melhor? Que patético.

  45. Bolsonaro tem duas opções para não ser preso: 1) Implorar a Lula a graça de um indulto antecipado logo em Janeiro de 2023. 2) Fugir e se asilar num país que não tenha tratado de extradição com o Brasil. A primeira hipótese é risível, mas factível. Dentro do Brasil, Lula calaria Bolsonaro.

  46. LIVRO “O INROTULÁVEL” do Sir CLAITON MORO Senador/DELTAN Deputado! NULO p PRESIDENTE: o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! Os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Triunfaremos👊

  47. Coitadinho de Bolsonaro. Está com medo de ser preso após perder o foro privilegiado. Ele só aumentou as vítimas da Covid em algumas centenas de milhares pelas suas medidas, só arrazou o ministério da Educação, só destruiu parcialmente o meio ambiente, só ajudou a destruir a Lava Jato.

  48. Este é o resultado da liquidação da Lava Jato, ou seja, as elites políticas predatórias tentam arrancar arranjos informais do STF para se blindarem. Espero que o STF esteja feliz com esse "novo Brasil" que produziu.

  49. Desistiu seu b* mole dr quê? De continuar de Veneza a apontar tudo que esta errado? Dar seu ponto de vista? Isso te cansou? Não é essa sua vocação? Ou foi quando se associou ao Grupo Folha? Xrixe de mimimi e levante a caneta e continue seu V* b* mole de m*

    1. *CARTA ABERTA A UM DESISTENTE: NESSE LAMENTÁVEL DIA DO FALECIMENTO DO GRANDE JÔ, EXTREMAMENTE AMARGO LER DA SUA DESISTÊNCIA, AQUI NA CRUSOÉ. UM GRUPO DE LEITORES SEU, DIOGO, DESDE 2015 LIA O ANTAGONISTA. ASSISTIA CADA REUNIÃO DE PAUTA, ENQUANTO HOUVERAM, E MAIS HOUVESSEM. GOSTAVAM DO TITO E DO NAPOLEÓN. SE TORNOU ASSINANTE DE TUDO QUE A PARCERIA SUA COM O SABINO PARIU. SE NÃO HÁ MAIS AQUELE DIOGO, QUE NÃO ESTÁ NEM AÍ PARA LEITORES OU PAÍS, NÃO HÁ PORQUÊ SEGUIREM ASSINANTES.*

  50. Diogo, espero que você leia o meu apelo. Não vou votar no coisa ruim nem no coisa pior, optei pelo Ciro Gomes como última tentativa de MUDAR ALGUMA COISA. Percebo falta de apoio de vocês para com o que poderia ser uma via de saída desta encruzilhada tenebrosa. Por favor me deem motivos para não acreditar no Ciro, me informem das mazelas e mal feitos que ele pode fazer ou representar... percebe-se que vc não o aprova, o Claudio entrevistou, tomou um baile e não o acusa. POR FAVOR NOS AJUDEM

    1. O Ciro sempre apoiou o Lula. Na última eleição ele levou uma rasteira e ficou muito puto e foi para Paris pra não votar. Não vi a entrevista ainda mas acho que pensa como o PT. porém, não há escândalo com as administração dele.

    2. Não é por aí. A opção seria não ter mais presidente ou semi-ditador. Mas parlamentarismo de primeiro mundo (não qq parlamentarismo)…

    3. Tb estou pensando no Ciro e gostaria de saber a opinião de vcs.

    4. Gostaria de saber a opinião de vcs sobre o Ciro , também .

  51. Desistir do Brasil estando em Veneza é fácil. Duro sou eu que desistir do Brasil morando aqui. Mas, não tenho escolha: tenho que permanecer aqui. Não tenho mais saco: já desisti dessa ilusão de um Brasil decente. Para mim tanto faz quem ganhar. A miséria será a mesma!!!

    1. Nesses 4 anos do "Hitler tupiniquim" parece que andamos uns 100 anos ... para trás!!!!

  52. Já vai tarde seu impostor enganador. Sugiro procurar um hospício para se internar urgentemente, seu vagabundo. Respeite o PR eleito democraticamente pela ampla maioria do povo brasileiro e respeite o Ministro Paulo Guedes que tem conduzido tão bem a economia deste país, escutou seu fujão?.

    1. É Diogo, o Brasil é feito de Nycos, Feitosas,... não há futuro, não há presente, e um passado que só traz vergonha.

    2. Impostor é o sujeito q ocupa a presidência e ñ faz a mínima ideia de sua responsabilidade. Guedes e o antipetismo elegeram Bols. ñ tem nd de democracia nisso. Houve quem acreditasse q Guedes sabia o q estava falando e os q defendiam "voto útil" p/ vencer o PT. Poucos acreditaram em Bols, sujeito sem competência e oportunista. Sempre votou c/ PT e, qd foi conveniente, virou "liberal e conservador". É só outro populista medíocre q ñ sabe o valor das palavras. Menos ainda da palavra respeito.

  53. meu querido, estou com você. Já desembarquei do Brasil a uns 18 anos. Só a falta de dinheiro me faz ficar estacionada nesse bananeiro. Ainda ganho na Mega, só preciso lembrar de jogar kkkk

  54. Diogo não é o único que desistiu do Brasil. Qualquer cidadão com um pouco de lucidez e informação perdeu qualquer esperança num futuro melhor, pelo menos na próxima geração, talvez as duas próximas. Porque a política, a justiça, e as instituições públicas mais elevadas sofrem tanto na mão de gente que não presta?

    1. Não se iluda. A última eleição houve renovação e veja a desgraça que taí.

  55. Mais uma vez, concordo com tudo que foi dito. De todos os escrotos que fazem parte do ministério, o que me enoja mais é o Paulo Guedes.

  56. Dá pena ver no que o exílio mesmo voluntário fez à mente antes brilhante de Mainardi e protesto contra este LIXO cínico cego em um ódio insano que deveria ser direcionado a seus reais algozes que esquece por sua loucura estúpida e que hoje ensandecido não vacila em apoiar da forma mais imoral por passiva e covarde ... internem este idiota num manicômio e o tratem por piedade e respeito a seu passado.

    1. Pois olha Amauri, o pernóstico, nós podemos tudo, nascemos num planeta e não apenas no paiseco "Macunaíma". Se você tem amarras, o problema é seu, você põe a sua esperança onde quiser, acredite no boçal que escolher, querer que todos tenham os limites que você se impõe é até hilário

    2. José ... em parte você tem razão mas não podemos desistir da pátria e devemos lutar com as armas disponíveis mas nunca nos dibrar a ladrões como Mainardi violentado pela quadrilha assassina age como um psicopata e idolatra seu algoz ... o nome disto é esquizofrenia e nenhuma novidade é a paixão da vítima pelo tortutador bem comum a homens inteligentes mas frágeis.

    3. Tenho pena de quem não percebe que estamos todos fodi.dos, não importa se com Lula ou Bolsonaro. O Brasil está num processo de idiotização total. A maioria não consegue entender uma crítica ou ironia sem que seja atacado por idiotas fanatizados. Triste...

  57. Paulo Guedes foi mais um enganador entre tantos que estão ou passaram por esse desgoverno. Em um país decente, deveriam ser presos todos eles: PR, generais, ministros, secretários. Deveriam estar compartilhando celas com Lula, Mercadante, Gleisi e tantos outros petistas.

  58. Só leio o Crusoe e Antagonista , também já desisti do Brasil, daqui pra frente tudo vai explodir a CORRUPÇÃO ROUBALHEIRA ETC………NÃO TEM SOLUÇÃO

  59. Eu já desisti do Brasil. Minha última esperança foi enterrada quando Jair Judas Bolsonaro enterrou a Lava-Jato, junto com Gilmar Mendes. O Brasil não tem jeito. Estamos condenados ao atraso. O resto é conversa fiada. Eu tenho 49 anos e já vi de tudo, de Sarney a Bolsonaro, passando por Lula, Dilma, Collor, FHC. Em meio a toda essa mixórdia, a única pessoa que prestou foi o Itamar Franco.

    1. Itamar Franco era um provinciano que se acertou de auxiliares medíocres, entre ele Maurício Corrêa, que depois foi nomeado ministro do STF. O único mérito de Itamar foi ter escolhido FHC como ministro da fazenda. Este, embora não fosse economista, colocou para trabalhar uma equipe competente que elaborou o Plano Real. De lá para cá o Brasil tem tido estabilidade monetária, salvo sobressaltos com Dilma e este nefasto capitão.

    2. Copio e colo seu comentário, mudando apenas a idade, de 49 para 51. O resto concordo plenamente.

  60. Gilmar Mendes está metido em tudo o que não presta nesse país. Gilmar Mendes, definitivamente, é o verdadeiro câncer do Brasil.

    1. Gilmar Mendes é o Bananeiro mais poderoso do Brasil. É ele quem dita as bananadas a serem produzidas. Sem dúvida, ele é tóxico para o nosso país.

    2. É o bananeiro-mor do Brasil. É ele quem dita as bananadas.

  61. Pelo menos temos o Mainardi para nos consolar, com suas verdades, sua lucidez e sua sabedoria! O Brasil afunda mas nossas cabeças estão mais despertas do que nunca!

    1. O que sei, anunciado por Sabino, é que foi feita uma Reestruturação Empresarial - as duas publicações foram fundidas. Triste não termos mais o Diego Amorim com seu carisma e talento. ... Claudio é sócio. ... Business, somente isso.

    2. Cláudio já voltou das férias e ontem já começou a escrever seus ótimos artigos no Antagonista+ Diego saiu, talvez sua veia de escritor tenha lhe subido à cabeça, vá saber, mas fiquei triste sem ele.

  62. Há três maneiras para se atingir o desastre: acreditar em promessa de político é a mais rápida; a bebida, a mais agradável; e escutar o professor-economista Paulo Guedes, a mais segura.

  63. Diogo, não desista. Continue escrevendo os seus textos brilhantes, afinal de contas, este país bananeiro é uma inspiração, um absurdo.

  64. A melancolia de Mario Sabino está contaminando o Diogo! Nós leitores fidelizados, não podemos abdicarmos das suas posturas vigilantes aos governantes de plantão.

  65. Diogo agora está batalhando pela sua alforria no governo LULA, pois já está soltando as suas fake news

  66. Esse capitão de meia-pataca, quer se esconder dos mau feitos, depois de 4 anos de barbaridades conscientes, ditas e repetidas em bom tom, nas suas lives, tweeters ou cercadinho, discursos e aí vai, todos muito bem documentados. Como um FROUXO que é, deve estar querendo um SALVO CONDUTO... É um BANANÃO mesmo... Covarde que não assume as suas bravatas...

  67. Ta meio teoria da conspiração isso, embora para mim, Paulo Guedes seja a maior decepção deste governo, afinal so nos decepcionamos com alguem de quem se esperava algo. Virou tchutchuca do Bolsonaro...

    1. Pois a carapuça serve perfeitamente na cabeça do Paulo Guedes. Feita sob medida por um alfaiate, inclusive. Espero que não seja apenas o Bozoasco a dar uma voltinha (só de ida) no Uber da PF em janeiro de 2023...

  68. Difícil não desistir do Brasil. Mesmo vivendo aqui. O termo que usaste sobre o que acontece em Brasília é perfeito.

  69. Diogo é Diogo.. o seu amargor está sempre vivo e verdejante. Como não aumentar esse embrulho no estômago vendo tudo caminhar na mais profunda estupidez? O Brasil é uma aberração e qq um q considere isso doce e suavemente é tb uma aberração.

    1. Exatamente, Albino. Uma pena que Crusoé esteja perdendo a profundidade... pelo menos é a impressão que tenho.

    2. O que é uma pena, já que criaram a revista que nos trouxe tanta esperança...

  70. Caro Diogo acolho o problema que vc nos passa e digo ,apesar do desastroso momento que vivemos , continuaremos a apostar neste gigante adormecido e iludido, que mais poderemos fazer? Acho que vc sabe disso, Crusoe supõe uma certa solidão, ou não?

    1. Diogo você pode até aliviar um pouco no texto , mas continua com a verdade, nua e crua, jamais deixará de ser Diogo.....Ainda bem

Mais notícias
Assine agora
TOPO