Parceiro dileto

14.02.20

O escritório do advogado Gustavo Severo, que recorreu aos serviços da mulher de Dias Toffoli para soltar um cliente, como mostrou a última edição semanal de Crusoé, é conhecido por atuar em parceria com outras figuras próximas à cúpula dos tribunais superiores. No STJ, a banca de Severo já trabalhou com a também advogada Anna Carolina Noronha, filha do presidente da corte, João Otávio de Noronha. A dobradinha se deu em um recurso ajuizado em 2016. Ex-ministra do Tribunal Superior Eleitoral, a advogada Luciana Lóssio é outra parceira de trabalho de Severo. Os dois aparecem juntos em uma ação ainda não julgada no mesmo STJ. Com Roberta Rangel, Severo tem parceria em outros quatro processos além daquele que resultou na soltura do capataz da fazenda de um ex-deputado de Mato Grosso. O advogado paranaense ficou conhecido em Brasília com ajuda do casal Gleisi Hoffmann-Paulo Bernardo, quando o PT ainda estava no governo, e integrou a equipe jurídica da chapa de Dilma Rousseff nas eleições de 2014. Em 2018, Severo foi o anfitrião de uma festa em comemoração ao aniversário de Dias Toffoli.

Severo: parcerias de peso

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Um MINISTRO QQ do TRIBUNAL que fosse AFASTADO, DISSEMINARIA o PÂNICO por TODA a REDE DE CORRUPÇÃO. Se eles SURTAREM, isto poderia SIGNIFICAR que vão IR PARA O TUDO OU NADA, ou seja, vão APELAR PARA A VIOLÊNCIA SEM PUDOR ALGUM. Contudo, em termos de MATERIAL PROBATÓRIO, eles devem deixar uma PROFUSÃO DE RASTROS e DIGITAIS para SEREM VISTOS à OLHO NU até pelo CIDADÃO MAIS TAPADO.

  2. PS. Por falar nisto, quem é a PONTE entre o PCC e o JUDICIÁRIO? Quem é a PONTE entre o JUDICIÁRIO e os HACKERS que ROUBARAM AS MSGS? Quem é a PONTE que LIGA a Adélio? Há uma PROBABILIDADE RAZOÁVEL de a(s) PONTE(S) estarem na LISTA DE ADVOGADOS com PROCESSO no STF e que teriam algum tipo de RELAÇÃO "PROFISSIONAL" com as MULHERES, FILHAS E FILHOS DOS MINISTROS. Se a(s) PONTE(S) estiverem na LISTA DE ADVOGADOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS, TIRO DE CHUMBINHO já geraria PÂNICO GERAL.

  3. Em um UNIVERSO de MILHARES DE PROCESSOS, certamente SURGIRÁ algo se HOUVER CORRUPÇÃO e como basta PUXAR UMA PENA para vir a GALINHA INTEIRA. Como os TOGADOS CORRUPTOS não serão PEGOS se eles agiram de FORMA TÃO DESCARADA e ESTÚPIDA, CADA PROCESSO é TEORICAMENTE a PRIMEIRA PONTA SOLTA, basta CHECAR onde estão as DISCREPÂNCIAS MUITO ABERRANTES.

  4. Uma ANÁLISE ESTATÍSTICA é SUBJETIVA e DEMANDA alguém que tenha CONHECIMENTO de DIREITO para fazer a FILTRAGEM de modo a REDUZIR VIESES. Mas é POSSÍVEL se ANALISAR PREVIAMENTE onde há DISTORÇÕES GRAVES, como DECISÕES que CONTRARIAM o PADRÃO DO PRÓPRIO MINISTRO e DO TRIBUNAL em geral. PARALELO a isto, há ainda as BRECHAS ÓBVIAS, como PARENTES DE MINISTROS atuando no TRIBUNAL. Como os MINISTROS tem que se DECLARAR SUSPEITOS, há que se VERIFICAR o "NEPOTISMO" CRUZADO.

  5. A partir de uma ANÁLISE ESTATÍSTICA PRÉVIA, poderia se fazer o REFINAMENTO dos OUTLIERS com BASE NA LISTA contendo MULHERES, FILHAS, FILHOS (e outros PARENTES) e ADVOGADOS RELACIONADOS a eles. Só de HCs no TRIBUNAL foram mais de 400 MIL nos ÚLTIMOS 12 ANOS. Considerando a LITIGIOSIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA, há MILHARES DE PROCESSOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS só no STJ, pq há ainda todo o RESTANTE DO JUDICIÁRIO.

  6. Se um MINISTRO diverge MUITO do PADRÃO DO TRIBUNAL, isto não é SUSPEITO (ex. PROPORCIONALMENTE MUITO MAIS HCs para TRAFICANTES do que a MÉDIA DO TRIBUNAL)? Além do mais, se as DECISÕES SÃO VICIADAS, isto poderia LEVAR A UMA CONCENTRAÇÃO de CERTOS TIPOS DE PROCESSOS nos MINISTROS CORRUPTOS (seria NECESSÁRIO SE SABER o CRITÉRIO DE DISTRIBUIÇÃO DOS PROCESSO no TRIBUNAL). Todos estes PADRÕES e DESVIOS poderiam ser ANALISADOS sem qq necessidade de EVIDÊNCIAS MATERIAIS.

  7. Mas de MODO BÁSICO, se os MINISTROS CORRUPTOS só ABREM EXCEÇÃO para os PROCESSOS VICIADOS, isto quer dizer que na MÉDIA, eles QUEBRARIAM o PADRÃO do STJ. Não só isto, ao se ANALISAR O UNIVERSO DE DECISÕES EMITIDAS, surgiriam OUTLIERS, DECISÕES que QUEBRAM os PADRÕES DO TRIBUNAL. Pegando PROCESSOS envolvendo HCs para TRAFICANTES, qual é o PADRÃO? Quantas DECISÕES FAVORÁVEIS, quantas CONTRÁRIAS? Quem é que MAIS SOLTA TRAFICANTES? Quem é que DIVERGE MUITO da MÉDIA DO TRIBUNAL (DESVIO-PADRÃO)?

  8. Além disto, as DECISÕES DOS MINISTROS poderiam ser COMPARADAS umas com as outras e com as dos DEMAIS MINISTROS. Por exemplo, pq um MINISTRO quebraria o seu PADRÃO DE DECISÃO em um PROCESSO ESPECÍFICO? E se este PROCESSO fosse exatamente um que tivesse um ADVOGADO POTENCIALMENTE SUSPEITO na DEFESA? Pq MINISTROS tenderiam a DIVERGIR entre si em uma DETERMINADA QUESTÃO (esta HIPÓTESE é mais IMPROVÁVEL se for LEVADO EM CONSIDERAÇÃO a MÉDIA do MAGISTRADO).

  9. Dá FÁCIL mais de 300 PROCESSOS. Imagine se forem pegos todos os PROCESSOS onde CONSTAM os PARENTES e os ADVOGADOS que ATUARAM em CONJUNTO com eles, POTENCIALMENTE há MILHARES DE PROCESSO POTENCIALMENTE SUSPEITOS. Sem qq DELAÇÃO ou EVIDÊNCIA MATERIAL, um SIMPLES ANÁLISE ESTATÍSTICA já poderia ESTABELECER, por exemplo, o NÍVEL DE SUCESSO (DECISÕES FAVORÁVEIS) OBTIDO pelas MULHERES, FILHAS E FILHOS de MINISTROS. Esta TAXA poderia ser COMPARADA com OUTROS ADVOGADOS menos "GABARITADOS".

  10. Só os FILHOS de João Otávio de Noronha ATUAM ou ATUARAM em 225 PROCESSOS, sendo que em 193 eles ATUARAM EM CONJUNTO. Se a LISTA COMPLETA de ADVOGADOS que atuaram em CONJUNTO com eles nestes 225 PROCESSOS for feita e forem CONSULTADOS TODOS OS PROCESSOS onde CONSTA pelo menos um dos ADVOGADOS DA LISTA, quantos PROCESSOS POTENCIALMENTE SUSPEITOS NÃO HAVERIA? Se forem pegos os PROCESSO onde CONSTAM a MULHER DE Toffoli e Luciana Lóssio, são 82 e 84 respectivamente, sem analisar INTERSEÇÃO.

  11. Estes PROCESSOS poderiam CONSTITUIR o UNIVERSO de PROCESSO VICIADOS. Os MAIS ÓBVIOS seriam aqueles que têm MULHERES, FILHAS E FILHOS de MINISTROS, mas todos os OUTROS que tenham ADVOGADOS que atuaram com as MULHERES, FILHAS E FILHOS de MINISTROS tb seriam PROCESSOS SUSPEITOS. Do PONTO DE VISTA LÓGICO, bastaria pegar TODOS OS PROCESSOS JULGADOS até hj no STJ e fazer uma CONSULTA onde CONSTASSE o NÚMERO DA OAB de QQ uma das MULHERES, FILHAS e FILHOS dos MINISTROS ou ADVOGADOS que ATUARAM com eles.

  12. Disto depreende-se que os MINISTRO(A)S RESPONSÁVEIS pelos PROCESSOS nos quais ela CONSTA são tb SUSPEITO(A)S EM POTENCIAL. Mas não só isto, os ADVOGADOS que integram a DEFESA CONJUNTA nos PROCESSOS onde ela está PRESENTE tb se tornam SUSPEITOS EM POTENCIAL. Se um DIAGRAMA DE VENN for feito onde há UMA INTERSEÇÃO entre MULHERES E FILHAS DE MINISTROS com os DEMAIS ADVOGADOS que INTEGRARAM DEFESAS nos PROCESSOS delas qual não seria o UNIVERSO DE PROCESSOS?

  13. Portanto, em um ÚNICO PROCESSO haveria TRÊS ELOS: Luís Gustavo Severo, o MINISTRO RESPONSÁVEL por ele e as MULHERES E FILHAS. Dentro desta LÓGICA, para se DESCOBRIR MINISTROS CORRUPTOS bastaria ter em MÃOS uns dos OUTROS DOIS ELOS: ADVOGADOS INTERMEDIADORES, MULHERES E FILHAS. Pegando por exemplo a FILHA do MINISTRO João Otávio de Noronha, se ela for uma SUSPEITA EM POTENCIAL, isto implicaria que TODOS OS PROCESSOS nos quais ela consta são AUTOMATICAMENTE SUSPEITOS.

  14. RETIFICAÇÃO da REPORTAGEM Milagre sem santo: Luiz Augusto Severo realmente não tem qq PROCESSO no STJ, mas em nome de Luis Gustavo Severo, o que não FALTAM são PROCESSOS, portanto MATERIAL PROBATÓRIO FARTO. Sem nenhuma ILAÇÃO quanto às MULHERES e FILHAS, o que SALTA de IMEDIATO AOS OLHOS são os RELATORES dos PROCESSOS nos quais elas constam. Se a ÚNICA RAZÃO de elas estarem nos PROCESSOS for pq eles são VICIADOS, então isto significaria que os RELATORES são CÚMPLICES ÓBVIOS.

  15. Esse concubinato entre Justiça e bancas de advogados de parentes daqueles que exercem cargos decisivos nas esferas da justiça virou lugar comum para corruptos e criminosos. O juiz ou desembargadores devem no mínimo se julgar impedido de julgar esses processos. Isso caracteriza relação íntima com o(a) réu(ré). Nesses casos, relação íntima não significa ter dormido com os julgados.

  16. Essa é a pouca vergonha da nossa justiça. Isso mostra que nossa justiça está disseminada por cancros de chagas que tem que ser extirpado o mais rápido possível, se quisermos um dia ser chamada de uma verdadeira nação!! Temos de acabar com esse poder paralelo que existe da OAB, de nomearem e indicarem juízes das altas instancias !!!

  17. Marcio Thomás Bastos. O bruxo. Era expert em manter bom relacionamento com os poderosos. Ganhava todas. Amicíssimo do lulaladrão. Bebeu nesta fonte por vários anos. Só não enterrou prematuramente a Lava Jato pois morreu antes

  18. Esse é parte integrante da pior casta da safra do judiciário brasileiro da atualidade, que gera advogados-politicos.... Ahhh que saudade do Dr. Heráclito...

  19. Vamos ter de aguentar esse nome Tofolli por mais quanto tempo?! Senado????!!!!!!! Impeachment .......... Mas o Presidente do senado também é um ...... Não preciso dizer!

  20. Alguns membros do “supreminho” são desprezíveis! É por isso que são contra os procuradores da LavaJato e também “ inimigos” do ministro Moro! Vergonha!!!

  21. Sim, acho que de todas, a máfia do judiciário e a mais perversa!!!! Eles estão se blindando de tal maneira que será impossível puni-los, como exemplo os crimes praticados por ministros do STF e STJ!

  22. As condutas de Ministros de tribunais superiores e seus parentes advogados descritas na matéria estão previstas em vários artigos do Código Penal. Advocacia Administrativa, Prevaricação, Corrupção... Está tudo ali e ninguém é punido. Com a palavra os constitucionalistas e legalistas de plantão.

    1. São taaaantas máfias nesse Brasil que uma completa a outra!,, E o povo ? ÓÓÓÓ!,,!!

  23. Difícil conter esta máfia que controla o poder judiciário de dentro e de fora, triste Brasil, isto acontece em vossos burgos.

  24. Pra acabar com essa suruba no meio jurídico só uma revolta na base dos advogados. Todo bacharel em direito tem que ser aprovado no exame da Ordem para poder advogar. A contribuição é obrigatório e é aí que está a força da entidade. Os advogados precisam votar melhor e poderiam tb se rebelar contra essa sujeirada. Porém, tem muito advogado que sonha em trabalhar para essas bancas nojentas.

    1. Vê-se que são todos gente fina. Finíssimas. Tão finas que se esgueiram pelas frestas das leis e ante-salas dos tribunais. Muitos estão abandonando a profissão. Dá um desânimo...

  25. Só mais um prova que os grandes advogados no Brasil não precisam ter saber jurídico nenhum, só amizades com os cônjuges e filhos dos juízes, desembargadores e ministros, que invariavelmente são advogados também.

Mais notícias
Assine agora
TOPO