Carlos Fernandodos santos lima

A audácia dos canalhas

21.01.22

“O momento exige que os homens de bem tenham a audácia dos canalhas”. Poucas vezes em nossa história essa frase de Benjamin Disraeli, político britânico do séc. XIX, foi tão verdadeira e necessária. Vivemos um momento em que nunca precisamos tanto de pessoas honestas e de boa vontade na política, e, no entanto, infelizmente, o que se vê são canalhas políticos profissionais, aproveitando-se dos muitos tíbios e fracos de caráter, a insistirem em narrativas sabidamente mentirosas de que a corrupção na Petrobras, nas obras da Copa, nas da Olimpíada e em tantas outras não existiram, mas foram invenções do Ministério Público e da Polícia Federal.

A audácia desses mentirosos é escandalosa, como se todos nós não soubéssemos que eles sempre viveram à custa de nós, contribuintes, especialmente dos mais pobres. Mentem sobre a inexistência do mensalão, do petrolão, da pensão para filhos fora do casamento, da rachadinha no gabinete de familiares, tudo para a satisfação de suas hordas de fanáticos seguidores e de uma imprensa incapaz de ir além do conflito de versões. Triste o país em que abundam políticos desonestos e mentirosos, mas em que há tão poucas pessoas dispostas a enfrentar esses quadrilheiros.

Hoje, ninguém com um mínimo de honestidade intelectual discute a existência desses mecanismos de corrupção sistêmica em nosso sistema político, pois, apesar de todas as críticas que são lançadas à operação Lava Jato, se há algo que esta provou além de qualquer dúvida foi o entranhamento da corrupção nos negócios públicos. A Lava Jato concretizou aquele sentimento difuso e coletivo das manifestações de 2013 de que havia algo de podre nos palácios do poder.

Assim, de nada adianta agora o ex-presidente Lula tentar disfarçar seus crimes com ofensas contra Sergio Moro e investigadores. Não adianta Renan Calheiros difamar Moro, esquecendo a pensão de seu filho paga por uma empreiteira. Todos sabem que o governo do Partido dos Trabalhadores, com apoio do Centrão e de políticos como Renan, liderou um esquema de corrupção sistêmica cujo objetivo era manter o partido no poder pelo uso de recursos públicos desviados e sustentar a nomenclatura petista e políticos fisiológicos em seus gostos por vinhos e presentes caríssimos. Usar o epiteto “canalha” contra Moro é só a confirmação do ressentimento de Lula em ter sua real natureza revelada publicamente e de ter que viver seus últimos anos reconhecido como o corrupto que é.

Entretanto, se essa constatação dos inúmeros crimes cometidos em obras e serviços públicos por todo o país e por diversos governos resultou em um período de revolta generalizada da população, acabou ela se transformando no atual cansaço e desesperança, num momento em que novamente somos meros espectadores bestializados dos abusos da classe política. Isso aconteceu principalmente com a apropriação indevida do combate à corrupção pela direita bolsonarista, como se roubar fosse uma questão de “direita versus esquerda”, e não simplesmente um problema ético e criminal independentemente de qualquer conotação ideológica.

Há ladrões na esquerda e há ladrões na direita, simples assim. Não é somente porque Lula e o Partido dos Trabalhadores foram pegos se lambuzando do dinheiro público, que a esquerda é mais corrupta que a direita. Não é preciso ir muito longe, bastando lembrar os escândalos de Paulo Maluf, com suas contas milionárias nas Ilhas Jersey, ou as rachadinhas nos gabinetes da família Bolsonaro. No final, seja o “esquerdista” Lula, sejam os “direitistas” Maluf e Bolsonaro, o que acontece no Brasil é que os políticos em geral querem apenas se manter no poder – pelo poder e com as benesses do poder – à custa do dinheiro dos outros. O corrupto de um lado não absolve ou justifica o corrupto de outro.

Infelizmente, a simpatia ideológica obscurece o raciocínio e as bolhas de internet reforçam preconceitos de toda espécie. Assim, não há mais diálogo construtivo entre as diversas correntes de pensamento e até a ideia de “pessoas de bem” acabou sendo deturpada por ter sido usada por grupos de extremistas bolsonaristas para se autointitularem “melhores”, em contraposição aos demais, “pessoas do mal”, portanto. Hoje, assim como a bandeira do Brasil, o termo “pessoas de bem” ficou emporcalhado pela apropriação indevida por extremistas e ignorantes.

Mas, apesar disso, há realmente muitas pessoas que desejam o melhor para o país. Há muitas pessoas com compaixão por tantos brasileiros em situação de extrema vulnerabilidade – e isso não é exclusivo daqueles que ideologicamente se colocam à esquerda. Há muitos, mesmo à esquerda, que também compreendem que os mecanismos do livre mercado são os mais eficientes para a alocação de recursos econômicos que qualquer ser humano, por mais bem intencionado que seja.

O que precisamos é nos livrar dessa rotulação fácil do outro como “comunista” ou “fascista”. Ser de esquerda não significa ser comunista ou petista e ser de direita não significa ser fascista ou bolsonarista. Há autoritários e preconceituosos em ambos os espectros ideológicos, assim como ladrões e corruptos, como já dito. Aliás, as reais distinções a serem feitas são entre aqueles que querem impor sua vontade sobre os demais, em detrimento da liberdade de escolha e opinião, e entre aqueles que desejam alcançar a satisfação de seus interesses mesquinhos, mesmo que contra o direito de todos. Enfim, precisamos nos livrar desses parasitas, ladrões do dinheiro público, corruptos sem qualquer moral ou limite, digam-se eles de esquerda ou de direita, capazes de desviar recursos de aposentados e merenda das crianças, colocando-os na cadeia pelo que fizeram.

Entretanto, se no início da operação Lava Jato os canalhas encontravam-se na defensiva, eles conseguiram se reagrupar a partir do acordão nacional Maia/Toffoli, em 2018, invertendo a situação anterior. Ou seja, o que acontece hoje é que aqueles que realmente se importam com o Brasil encontram-se dispersos e atemorizados pelos ataques que vêm de órgãos como o Conselho Nacional do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, do Congresso Nacional e de alguns gabinetes de ministros do Supremo Tribunal Federal. O jogo atualmente jogado é bruto e passa claramente pela subversão das leis e de nossa democracia, inclusive com a encomenda da inelegibilidade a ser declarada contra Moro.

A jogada audaciosa da canalha passa agora, portanto, por impedir que Sergio Moro concorra. Tanto Lula como Bolsonaro têm medo da terceira via, especialmente aquela representada pelo ex-juiz da Lava Jato. Mas não só eles temem o que a Lava Jato representa, uma mudança na forma pela qual se faz política no Brasil, como também todo o Centrão receia perder a máquina de apropriação do dinheiro público que funciona independentemente do malfeitor que estiver na Presidência.

Seja como for, mesmo com todas as dificuldades e ameaças, resta lutar para que haja ainda alguma luz de esperança e que possamos nos tornar um país melhor. Ladrões e corruptos sempre existirão, pois são também manifestações da natureza humana. Entretanto, isso não quer dizer que devemos aceitar como normal que eles nos governem. Precisamos reafirmar que não é certo ter suas contas pessoais pagas por fornecedores do governo, não é certo desviar valores dos salários de servidores públicos, mesmo que trabalhem em seu gabinete, não é certo ganhar tríplex ou chácara de presente, não é certo ter suas contas pessoais sempre pagas por gentis empreiteiros e não é certo aceitarmos mais esses políticos que insistem em viver às custas do nosso suado imposto. Enfim, não existe maior canalha do que aquele que rouba o povo. Infelizmente eles são muitos e perderam o medo da lei.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Moro nunca foi nem prefeito. Como governar um continente do tamanho do Brasil com tantas coisas complexas.....por que ninguém fala em DÓRIA, Ciro Gomes que têm experiência ? De onde vem a sabotagem ? Do SISTEMA FINANCEIRO E DO SISTEMA POLÍTICO ?

  2. Precisamos de mais pessoas na política com sua capacidade, coragem e decência. Atributos que enxergo também no seu colega e candidato Sérgio Moro e no senador Alessandro Vieira.

  3. Claro como a luz do sol este texto do Dr. Carlos Fernando, o qual esclarece a realidade politica nossa e as consequencias nefastas para a sociedade, e se esta sociedade nao refletir sobre a necessidade de uma mudanca imediata de rumos. o preco a pagarmos o qual ja esta nos sufocando, sera muito mais alto. Acordemos todos e ajamos enquanto ha tempo, nao deixemos a vida nos levar, nao esperemos acontecer mas facamos a hora. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  4. Carlos Fernando dos Santos Lima também deveria ter sua coluna nO Antagonista, para que alcançasse um universo maior do que o dos assinantes da Crusoé.

  5. Como sao audaciosos os nossos canalhas politicos profissionais! Como mentem descaradamente dizendo que nao roubaram as estatais, de bancos a petrobras passando pelos fundos de pensao, com contratos e obras superfaturados em milhoes e milhoes, juram, se exaltam, ficam vermelhos de bolsos cheios mas nao perdem a audacia em dizerem - foi o juiz MORO, foi o procurador Dalagnol, foi a policia federal que mentiram, mas continuam soltos, porem criminosos podendo voltar pra cadeia ja, depende de MORO PR

  6. A realidade e uma so, a essencia da canalhice hoje esta na grande maioria dos politicos brasileiros, o povo precisa mais que nunca abrir os olhos e escolher politicos dignos, poucos o sao, mas existem, como tambem tem muitos de carater que estao fora pra nao se misturar com os tais, outros foram eleitos e a mafia dos canalhas os tirou da politica, o mundo e assim mesmo, importa nao desistirmos da nossa Patria pensando em nossos filhos, netos e etc. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

  7. Que espetáculo de artigo, parabéns pela clareza de ideias e argumentos contra a canalhice instalada neste pobre Brasil.

    1. Parabéns!!! Canalhas e cinicos não faltam por aqui. Vale destacar que os políticos bandidos são protegidos por juizes e jornalistas do mesmo tipo...

  8. NOTA 10 COM LOUVOR. ASSINO EM BAIXO. NÃO PODEMOS MAIS DEIXAR LADRÕES NOS GOVERNAR POIS SÓ QUEREM USAR O POVO PARA SE ELEGEREM E NÓS ROUBAR, O POVO É APENAS UM DETALHE.

  9. A Operação Lava Jato não investigou a corrupção sistêmica de magistrados e de servidores públicos no Poder Judiciário. O enriquecimento ilícito de magistrados e de servidores públicos nunca foi investigada, como queria fazer a Ministra Eliana Calmon. Ela, sim, uma admirável magistrada.

  10. A fórmula mágica do político inescrupuloso: 1) procurar algo que consiga chamar atenção. 2) mentir que vai ser o salvador da pátria, fazer milagres de multiplicação de dinheiro e que vai fazer tudo melhorar sem o eleitor precisar fiscalizar. 3) Criar distrações pra Roubar por baixo dos panos…. Eu diria que mais de 50% da população brasileira se iludiria de bom grado e ficaria confuso e inseguro em votar em alguém sem esses pontos acima. Como convencer essas pessoas que não existe conto da caroc

  11. Quanta raiva. Se vc for humano (e não um bot), note porque vc se sentiu atingido? Vc bota a mão no fogo por essas pessoas? Você não nota que está sendo usado?

  12. Confesso, caro Procurador, que começo a esmorecer diante do revigoramento e atual poder da Hidra da Corrupção, suas cabeças se fortalecem e não tem limite o veneno e ódio que expelem...sem perder a voracidade pelos recursos públicos. Tenho mais vinte textos publicados no Recanto das Letras sobre a "praga" e embora não tenhas exaurido tidas suas nuances, me sinto um ingênuo inútil lutando contra uma força invencível. Só vejo uma luz, a Desobediência Civil . Sem voto e sem imposto, vamos afogá-la!

  13. O autor precisa corrigir o texto: homens que se dizem do bem mais sao hipocritas que aceitam salarios e vantagens exorbitantes como ele tiveram a audacia dos canalhas que é o que esses fariseus realmente são

  14. Belo artigo, Carlos Fernando. Só uma objeção. O termo fascismo refere-se hoje a um conjunto de atitudes e não a uma ideologia político-econômica. Assim, ele pode ser encontrado fortemente tanto na chamada direita, como na esquerda. Aliás, esses dois lados estão cada vez mais próximos. Mesma intolerância com a divergência, mesma agressividade, mesma disposição de mentir. Anda difícil distinguir um do outro.

  15. Brilhante texto, colocando-nos coisas como elas são. Parabéns! Precisamos de um governo honesto e eficiente, e um combate sem tréguas à corrupção

  16. Excelente texto! Vai direto ao ponto, sem blá-blá-blá! Moro precisa ir por aí, com firmeza, mostrando claramente o q é certoe o q é safadeza! Sem dar muitas voltas.

  17. Parabéns mil vezes! A canalhice e a idiotice chegaram a um tal nível nos três poderes que, se não voltarmos imediatamente às ruas, a nossa democracia caminhará para a morte. O povo nas ruas -sabemos que a pandemia ainda é um impedimento- é uma das formas mais eficientes de encurralar e afastar vermes sugadores do dinheiro público.

  18. Parabéns pela forma clara e objetiva com que colocou a real situação nossa, povo brasileiro, à mercê de corruptos, bandidos q querem se perpetuar no poder levando vantagens, sem se importar ou se preocupar com o sofrimento do povo! Que seja mais um ALERTA para todos os brasileiros q ainda estão iludidos pelo bando de políticos desonestos , seja os chamados de direita ou de esquerda!

  19. Ótimo texto!! Necessário aos eleitores que ainda, por falta de informação honesta, ainda confiam seus votos na escória da política. Pena não poder compartilhar a não assinantes(e compreendo as razões), essa e outras excelentes matérias da Crusoé.

  20. De uma clareza sem par e de ABSOLUTA NECESSIDADE de ser compartilhado, publicado e republicado pela imprensa ética e responsável, seu texto perfeito, patriótico, doutrinário, não pode ficar restrito à apreciação nossa, privilegiados assinantes de CRUSOÉ. Senhores responsáveis por O ANTAGONISTA e CRUSOÉ, deixem de lado esse merchandising de colher mais assinantes e liberem os textos integralmente a todos os leitores, neste período pré-eleitoral

    1. O BRASIL JUSTO, com que todos os brasileiros de bem sonham, precisa de seu apoio firme e decisivo CRUSOÉ e O ANTAGONISTA!

  21. Os canalhas estão todos juntos e contra Moro. Perder a máquina de fazer dinheiro é tudo que eles ñ querem.

  22. Excelente o seu texto! Simples, claro e preciso! Concordo que deveria ser compartilhado; precisamos divulgar os poucos textos que trabalham com essa polaridade de forma honesta. Obrigada pela reflexão.

    1. Esse texto, o do Mário, e outros tantos da Crusoé e do Antagonista merecem ser compartilhados. A política de não permitir o compartilhamento entendo que vai inclusive contra o interesse dos órgãos em se divulgarem, novos que são no mercado editorial brasileiro.

  23. Sempre uma análise objetiva e precisa. Infelizmente de uma triste e perversa realidade que temos o dever moral de transformar com nossa única ferramenta: o voto independente e consciente.

  24. Lamento ainda a imaturidade e a falta de discernimento politico de grande parte dos nossos eleitores que esolhe seus candidatos de forma totalmente desconectada dos reais interesses da sociedade e Patria Brasileira, caindo na labia destes camelos politicos vagabundos, mentirosos, nefastos e lesa o povo e a Nacao. Aprendamos a votar em pessoas dignas de nos representar, exige da gente somente conhecermos de fato nosso candidato e termos o interesse em acompanhar suas acoes de homem publico.

  25. Que verdade triste. mas como existe você, capaz de escrever esse texto tão verdadeiro, sabemos que muitos pensam assim. Talvez não sejam capazes de se expressar tão bem. Mas como fazer todos esses, eu inclusive, reagirmos e votarmos certo esse ano?? Ficar livre do Centrão é uma ilusão, mas se conseguirmos votar em bons deputados e senadores, que possam enfrentar os ladrões, e um presidente tipo Moro, podemos voltar a ter esperanca.

    1. Ô Renato, bem que o Partido Novo poderia declarar apoio a Sérgio Moro e unir-se ao Podemos !!

    2. Leda, se vc ainda não conhece, procure se informar sobre o Partido Novo (novo.org.br) ...

  26. Por isso precisamos do dr Sérgio Moro na presidência e homens como o senhor e o dr Delagnol na câmara ou no senado. Parabéns por dizer aquilo que nós anônimos gostaríamos de dizer, mas não temos os meios e a visibilidade para tal.

  27. É triste ver aqui nos comentários de seu artigo, alguém o criticando por citar as rachadinhas, achando que é nada perto do petrolão!! Ou um grupo de advogados, fazendo homenagem ao molusco ladrão, inclusive com uma Toga!! Realmente poucos honram as Togas que usam!!!

  28. Meu voto é de Moro, porque ele é Honesto, sempre fez o que é certo, é Inteligente, sou Lavajato do fio de cabelo a planta do pé. Ainda sonho com Presidente Honesto, e a Lavajato de volta e em cada cidade do Brasil.

  29. Artigo perfeito. Gostaria que mais pessoas pudessem ler isso, deveria ser um artigo aberto e divulgado o mais possível. Parabéns.

  30. Rachadinha! Q pobre de afirmação! Medíocre. Papagaio da imprensa! Foram bilhões do luladrao! Quer misturar tudo! Covarde , sem caráter!

  31. A sociedade está anestesiada. O grande pacto nacional pela manutenção do status quo, que inclui jornalistas que abriram mão de suas funções críticas e assumiram o cinismo confortável como norte, nos empurrará para um país medíocre, injusto, desigual, e sem coragem de olhar no espelho. Antes de ir às urnas, olhe-se no espelho e questione-se o que vc é. Seu voto refletirá isto. Eu posso votar mal, mas procurarei consertar assim que tiver oportunidade. Escolha bem seus PARLAMENTARES.

  32. Diga aí se este país não está no lugar certo: América Latina, celeiro de governos, políticos e autoridades corruptos, apoiado por classes consciente que gostam, no fundo, deste modelo de país de Terceiro Mundo? Primeiro Mundo só é pensado como de gastança /aquisição /investimento com suas famílias e amigos.

  33. Seu Carlos, com esses "superiores" e "supremos", soltando traficantes, ladrões e corruptos, e prendendo o xerife, a saída do Brasil é o aeroporto mais próximo ...

  34. Texto preciso! Cirúrgico! Devia ser aberto para wue todos lessem. Quem assina a Crusoé já está conhecido há muito tempo. Precisamos levar textos assim a todos. Se o Antagonista é a Crusoé querem contribuir para eleição de Sérgio Moro, repensem suas estratégias. Permitam que esses artigos cheguem a quem não pode pagar por eles.

    1. Sim, deveriam abrir para que fosse compartilhado.

    2. Os artigos do Dr. Carlos poderiam estar abertos, com permissão para compartilhamento nas redes sociais, como forma de divulgação e captação de novos assinantes.

    3. Sem nossas assinaturas, o projeto do Diogo e Mario não sobrevive. Eu Continuaria ASSINANTE. ... Mas, com o devido respeito, muitos brasileiros não sabem a diferença entre MAS e MAIS. ... Dar likes, sim.

  35. Pelo brilhantismo, pela lucidez e pela inteligência do autor, não tomo isso aqui como sendo um comentário, mas sim como uma sugestão a que o artigo seja aberto aos não assinantes, inclusive.

  36. Brilhante texto! Muito bem escrito e transparece sua honestidade! Espero que o senhor se candidate a algum cargo político e que nos ajude a banir esse bando de canalhas que está em Brasília!

  37. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏 Esse artigo deveria ser publicado para as escolas de todo o país! É de utiliade pública! Parabéns, Dr. Carlos Fernando, sempre lúcido e honesto em suas palavras. O Brasil precisa de homens como o senhor e a turma da LAVAJATO. Por favor, não desistam de nós!

  38. O MECANISMO SE REORGANIZOU NOVAMENTE E ESTÃO FECHADOS PARA DESTRUIR O RESTANTE QUE NÃO CONSEGUIRAM DEVIDO À LAVA JATO. ENTÃO É DAVI CONTRA GOLIAS MAS NO FINAL O BEM VENCERÁ. NOVAMENTE CONVOCAMOS A SUA PRESENÇA NESTA BATALHA PARA QUE A NOSSA GUARNIÇÃO ESTEJA COM O SEU EFETIVO COMPLETO PARA O COMBATE CONTRA ESTA POTESTADES DO MAL; E A LUZ É O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA, SEMPRE🙏. A SUA PARTICIPAÇÃO NESTA VITÓRIA SERÁ DE EXTREMA VALIA PELOS FEITOS NA LAVA JATO E SUA PERCEPÇÃO DO MOMENTO🇧🇷⚖🚔💪🥋

  39. Carlos Fernando dos Santos lava minha alma com suas visões de quem conhece, a fundo, a deformidade da política e políticos brasileiros . Suas colocações são perfeitas o que torna um prazer ler suas colunas.

  40. Texto para recortar e guardar. Mas é desanimador saber que não se lê textos assim na grande imprensa. O que temem?

    1. Sinto-me estranho quando algum interlocutor desconhecido ou conhecido levanta suspeitas sobre a conduta honesta do Dr Sergio Fernando Moro. .. Fico calado. ...

  41. Para o Lula é melhor ter o Moro na disputa. Limita os votos no Bolsonaro e no PSDB. Quem leu o último volume das memórias da presidência FHC, sabe que ele considera o Geraldo o melhor que o PSDB tem. Com isso, garante a irrelevância do partido em um terceiro mandato. Lula também sabe que entre ele e Bolsonaro, os nem-nem vão no segundo, se houver disputa direta. Por fim, sabe que Moro tirando votos de Bolsonaro e PSDB, também deixa Ciro irrelevante.

  42. Dr Carlos as vezes demoram-se décadas para que aconteçam pequenas mudanças .Pedimos ao Sr em nome dessa futura mudança ,que nos ajude a sufocar esses canalhas se candidatando ao cargo de senador ou Deputado Federal. Nos ajude.

    1. Poderia até ter um alcance maior. Mas vivemos no país da Vdd. abreviada. ... Dar likes sem ler é muito mais fácil. ... Sempre onde há mais Likes.

  43. Era só o que nos faltava, recrbermos a noticia surpresa de inelegibilidade de pessoas de bem! Dar-nos um tiro no ouvido? outra solução não vejo. Vejo: um tiro em quem decretar essa infâmia!

  44. Parabéns! Texto muito bem escrito. Representa os cidadãos de bem , honestos deste pais. Que ainda tem esperança num futuro melhor com Sergio Moro.

  45. Parabéns pelo texto! Infelizmente a maioria dos brasileiros são politicamente analfabetos, desconhecem os seus direitos, são gratos por migalhas distribuídas, com o objetivo dos corruptos permanecerem no poder.

  46. Perfeito mais uma vez, Carlos. Corrupção da Esquerda 1 + 1 Corrupção da direita, é IGUAL A ZERO BRASIL. 1+1 = 1+ √1 = 1 + √ (-1) (-1) = 1+ √(-1) . √(-1) = 1 + (i.i) = 1 + i² = 1 - 1 1+1 = 0 MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  47. É isso. Quem não se importa é um salafrario também . Temos uma chance, vamos lutar por Sérgio Moro, presidir o País. Vc é um mestre. Leio sempre o q vc pública e aprendo. Obrigada

  48. Parabéns, um dos melhores artigos que tive o prazer de ler nos últimos tempos. Acho que seria muito bacana se a revista liberasse essa matéria para não assinantes. A boa informação é a melhor arma para impedir que os corruptos retornem ao poder.

  49. Um dos melhores artigos publicados pelo ex-procurador da República. Como discordar da frase "triste o país em que abundam políticos desonestos e mentirosos, mas em que há tão poucas pessoas dispostas a enfrentar esses quadrilheiros"? a luta das "pessoas dispostas" a derrotar o sitema corrupto não será fácil, mas a alternativa - não lutar e permitir que os criminosos se perpetuem no poder - é muito pior. Não podemos desistir.

  50. Esta foi a melhor definição que já li sobre canalhice. Belíssimo texto. Oxalá alcançasse a quem deveras precisa refletir a respeito.

    1. Deveria mesmo! O problema é logo iriam inventar alguma inelegibilidade absurda contra ele também.

  51. Prezado Carlos Fernando, seus artigos são de clareza cristalina. Não importa se de esquerda, centro ou direita, a corrupção descontrolada corrói a democracia. Para combater esta onda é necessário que tenhamos muitas pessoas honestas no Congresso. Assim, por favor, considere a possibilidade de se candidatar nas próximas eleições.

  52. Perfeito, expôs as vísceras podres da escória política que infelizmente nós eleitores colocamos no poder. Um texto com tantas verdades deveria chegar ao conhecimento de todos os eleitores que não foram contaminados pela cegueira que a ideologia política não consegue ver as verdades.

  53. artigo perfeito! Gostaria que vários amigos equivocados lessem esse artigo. Infelizmente não são assinantes da Cruzoé. 😔

  54. Excelente, didático e assertivo! Concordo com esta triste realidade demonstrada no texto, e entendo que a ausência de cidadania dos membros de uma sociedade, ainda que estes desejem o bons frutos, nos leva ao caminho da ruína, que parece perpétuo.

  55. o ACORDÃO dos DEGENERADOS MORAIS para EVITAR o IMPEACHMENT do BOLSONARO e TIRAR LULA da CADEIA! os EXEMPLOS EXECRÁVEIS que uma SOCIEDADE tão CORRUPTA é capaz de produzir! Em 2022 SÉRGIO MORO “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” Triunfaremos! Sir Claiton

  56. Descobriram a pólvora. Há corruptos e corruptores na política aos borbotões. Aliás, há mais sim corruptos, do que não corruptos. O poder é podre. Até no STF.

  57. Parabéns, insigne procurador! O seu texto é primoroso e verdadeiro! Precisamos ser audaciosos como o são os canalhas que habitam na política brasileira para locupletar-se do dinheiro público. O Brasil do bem continua apoiando a Lava Jato!

  58. Sendo assinante e prestes a renovar a assinatura em março. Solicito a abertura do artigo para os não assinantes. Texto primoroso!

  59. Maia do que perderam o medo da lei, resolveram mudar as leis ao seu bel prazer para continuar a fazer o que sempre fizeram, sem o risco de serem presos!

  60. O combate às quadrilhas formadas por políticos e maus empresários acoitados por um judiciário contaminado e promiscuído deve ser contínuo até que nos livremos desse câncer que é a corrrupção que prejudica empregos, a saúde, a educação do povo.

  61. Perfeito, esse texto deveria estar nas cartilhas de moral e cívica em todas as escolas públicas e privadas. #foracanalhas #MoroPresidente2022

  62. Grande Luiz Fernando. Diogo Maynard deveria conversar + contigo na Cruzoé. Não converse com ele no Pingo nos is. Moro presidente.

  63. Em 2018 muitos canalhas do Congresso não conseguiram se reeleger. Foram substituídos por novos personagens, com grau de canalhice idêntico.

    1. Enquanto o Renan não for preso não haverá justiça no país!

Mais notícias
Assine agora
TOPO