DiogoMainardina ilha do desespero

Capture um papagaio e lhe corte as asas

04.05.18

Robinson Crusoé tinha um papagaio.

É disso que todos os homens precisam: de um papagaio.

Capture o seu. Corte suas asas. Ponha-o numa gaiola. Ensine-o a repetir meia dúzia de frases.

Seis anos depois de seu naufrágio, Robinson Crusoé tenta contornar a Ilha do Desespero com seu bote. Ele quase morre durante a viagem.

O que ele aprende com isso?

A aceitar seu destino. A se conformar com sua ilha deserta. A se satisfazer com o pouco que tem. A se resignar a uma vida miserável e solitária. A ver que aquilo que é ruim sempre pode piorar.

Quando Robinson Crusoé finalmente consegue voltar para sua cabana, seu papagaio – o nome dele é Poll – desembesta a falar.

Ele diz:

“Robin, Robin, Robin Crusoé”.

Ele diz também:

“Pobre Robin Crusoé!”

E pergunta filosoficamente:

“Onde está você, Robin Crusoé? Onde você esteve? O que está fazendo aqui?”

Por mais de duas décadas, Poll é o único interlocutor de Robinson Crusoé, empoleirado em seu dedo ou em seu ombro, repetindo continuamente seu nome.

Os diálogos de Robinson Crusoé com seu papagaio mostram que só há uma certeza: um homem precisa ouvir a voz do outro.

Portanto: capture um parceiro e corte imediatamente as suas asas para impedi-lo de voar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A revista vai ser excelente. Conteúdo de alto nível Simples de manusear. Li e gostei . Pedro Parente é a bola da vez. Vamos trolar esse cara

  2. Hoje concluo que o papagaio de asas cortadas é a “ maternidade “ que me faz como Robin , concluir que aprendi a aceitar meu destino ... rememorando a frase que minha mãe dizia porque também aprendera : “ depois que pari, nunca mais comi, nem dormi “ ... e faz 43 anos ... Asdim como outra pérola familiar ... “ filho criado ... trabalho dobrado “... enquanto os olhos não se fecharem .., Amémmm !!!

  3. Fã desse cara há muitos anos .... Robinson Crusoé? ...Também....mas falo do Diogo Mainardi.... inteligente, perspicaz, correto, .... Sou fã e tenho orgulho de o ser!! Sucesso à Crusoé, sorte nossa tê-la!

  4. Lula vai ter que aceitar seu destino, sem papagaio companheiro de gaiola, e se resignar com sua vida solitária pois o que está ruim pode piorar...

  5. Excelente, Mainardi! Ainda bem que, hoje, quem tem internet nunca mais está sozinho, né mêmo? Ou está? Ah, atenção: antes ser alegre que ser triste, viu?

  6. E preciso que o outro tenha um minimo de raciocinio para haver um dialogo, senao sera apenas um papagaio a reverberar nossas imperfeiçoes!!!!

  7. Prezado Sr. Mainardi Apesar de vê-lo na Conexão semanalmente, estar um pouco afeito aos seus comentários irônicos, e até mesmo de gostar da maioria, não estou vendo muita lógica na história do papagaio! De qualquer forma, "pobre Robin Crusoé" e via a Crusoé!!! Evoé!!! Atenciosamente Hamilton de Castro Filho

  8. Voltou a inspiração literária do Mainardi, pelo menos a inspiração pública? Depois de a "A Queda", não tinha lido outros textos, só a participação no Manhattan Conexion. Muito bom, sou um daqueles admiradores invisíveis, graças a Deus!

  9. Putz!!! Não tente ensinar um porco a cantar. Por, pelo menos, dois motivos: - Ele não vai conseguir e ... ele vai ficar aborrecido...

  10. Parabéns, Diogo. Admiro sua capacidade de brincar com as ideias (me lembra Millôr), de armazenar conhecimentos e nos sugerir e não necessariamente concordar com você. Algo assim mostra como é imprescindível ouvirmos/lermos ideias além das nossas e de quem seja (ou diga) exatamente como somos. Fico imaginando um papo sobre política entre lulopetistas. Sucesso como sempre. 🍀💐 Tomara que por aqui possamos discutir com sanidade e sensatez. 🙌🏼 Tá dificil no virtual lá fora! 🥂🍾🍻

  11. De certa forma, estamos todos em nossas ilhas desertas particulares, sempre na tentação de cortar as asas de alguém, para que nos faça companhia na solidão.

  12. É uma questão de sanidade mental e também, porque não dizer, de vaidade. O ser humano precisa ser ouvido, precisa se sentir importante. Alguns não conseguem chamar a atenção que acham que merecem e partem para a tirania, apenas por vaidade. Pra mim, o Diogo escreveu sobre o comunismo.

    1. Kkkk Concordo contigo, acho que antes de produzir esse "papagaio", o Grande Diogo bebeu um Chianti, avinagrado.

  13. Eu aprecio, e levo sempre em consideração as opiniões do Diogo, mas não essa historia do papagaio, eu não entendi merda nenhuma.!!!!!

    1. Me pareceu uma história um tanto estóica...

  14. Ao ler os primeiros artigos da "Crusoé". Tive a certeza de ter acertado ao fazer a assinatura. PARABÉNS, A TODOS OS ABENEGADOS QUE QUEREM ,PELO MENOS SUGERIR ALGUMA COISA DE BEM PARA ESTE SOFRIDO BRASIL.

  15. No concreto. Meu Papagaio (com maiúscula mesmo) voou para o infinito para nunca mais voltar, nunca cortei-lhe as asas... Queria ser uma papagaia e voar para lá também... mas, não sou... quero, então, outro Papagaio, mas que dance, toque violão, cante, cozinhe, conte piadas, jogue tranca, faça exercícios físicos, não assista novelas, Caldeirão, nem Faustão e converse muito. Não cortarei suas asas, mas lhe darei uma ordem: se partir para o infinito, agarre-me e leve-me com você.

  16. Se um homem precisa ouvir o outro,escuta esta:Vocês erraram!!! Pela qualidade e a quantidade do conteúdo,o preço que paguei está claramente subestimado!

  17. As vezes, nesses tempos conturbados de descobertas assustadoras, me sinto como o Crusoé, num dia me encho de esperança de dias de justiça, me animo com um bote salva-vida, para no outro voltar ao ponto de partida... noutros preciso ouvir a voz do Poll, para permanecer nas trincheiras da luta, porque a esperança não pode morrer.

  18. Excelente! Eu sempre me senti assim...ou o cachorro correndo atrás do próprio rabo. Se não mudarmos agora não mudaremos nunca mais...

  19. Adorei refletir, Diogo. O texto incita interpretações diferentes da sua e entre si. Todas terão alcançado o papel de nos fazer pensar. Para mim, somos Cruzoé, que quer mudar sua história. Não aceitamos mais nosso destino, movidos pelo medo da mudança arriscada, frustrante e perigosa. Queremos ampliar nossos horizontes e não aceitando, passivamente, nossas próprias asas cortadas, replicando este gesto, cortando as asas das pessoas à nossa volta. A gaiola concreta que queremos é a dos corruptos.

  20. Admiro seu trabalho, acompanho seus escritos, desde a Veja quando eu fui assinante, depois te encontrei no O ANTAGONISTA...adoro vcs. meninos! Sigam em frente trazendo uma mídia que não é comprada! abçs

  21. O mundo está infestado de papagaios, criados por todos nós. E é bem conveniente ouvirmos somente o que nos interessa. Aprendi desde cedo ler um livro que fosse ao encontro dos meus ideais filosóficos e imediatamente outro de ia de encontro a estes. Aí sim mudar de opinião ou tê-la em maior significado, evitando assim, a criação do meu próprio papagaio.

  22. Já tenho um para mim. Já sou o papagaio de alguém. Sem contar aquela outra voz importante que parece estar no ombro de quem tem autocrítica: a da consciência.

  23. Diogoooo! Saudades da sua coluna ácida e perspicaz... sempre acompanhei na Veja, aliás, mantive a assinatura da Veja por conta de sua coluna, mesmo morando fora do Brasil. Quando você saiu e eu cancelei! Pra mim, a comparação entre Lula e o vaso sanitário Toto é um mito, e uso esta comparação até hoje na minha vida! Valeu!

  24. A certeza de que precisamos ouvir a voz do outro... e que grande honra poder ouvir a voz do O Antagonista, a voz de Crusoé, que ressoam nossos anseios, que nos transmitem a verdade do que somos, do que temos. Obrigada rapazes e parabéns por tudo de bom e de belo que representam. Diogo, seu lindo, Amo vcs!💕🌹

  25. CONHEÇO ALGUMAS PESSOAS QUE TEM ESSA VOCAÇÃO !!! INDIVÍDUOS QUE SE PROPÕE A ESSE PAPEL SECUNDÁRIO DE SUBSERVIÊNCIA E BAJULAÇÃO SISTEMÁTICA , E QUE NUNCA SE CANSAM POR CONTA DA SUA TOTAL FALTA DE CARÁTER !!!

    1. Estava quebrando a cabeça, até ler seu comentário e vi por outra forma. Ótima análise.

  26. Parabéns Diogo! Você é nossa voz. Aplaudo sua coragem e vontade de passar a limpo esse país. Um desejo de todos os brasileiros de bem que querem um Brasil melhor. Parabéns por toda sua equipe. Vocês fizeram por merecer. O trabalho de vocês é grandioso.

  27. Adoro seus comentáios mas confesso que hoje não entendi patavina! Pra mim ficou meio sem sentido, mas pode ser que o problema seja meu! rsrs.Abraços.

    1. Também n rsrs. Mas vi uma boa dose de ironia na moral da estória.

  28. Bravo Mainard, corajoso, provocativo, que me instiga a quebrar a cabeça ao interpretar os seus comentários. Bravissimos também o Mário e Cláudio que estão sempre presentes nas minhas buscas diárias por informações precisas.

  29. Muito boa a sua reflexão Rafaello. Bravo Mainard, corajoso, provocativo, que me instiga a quebrar a cabeça ao interpretar os seus comentários. Bravissimos também o Mário e Cláudio que estão sempre presentes nas minhas buscas diárias por informações precisas.

    1. Obrigado, Regina. Atente, se já não o fez, ao detalhe pictórico do duplo sentido de ‘penas’ - punição e penugem. De mito a papagaio, o simbolismo do encarceramento desvela o que esteve por trás.

  30. Excelente essa metáfora. Legal poder dialogar sem bate boca e com argumentos inteligentes. Estou gostando desse emprendimento de vcs!

  31. Muito divertido, irônico e inteligente. É o Diogo! Uma exlamação no fim do comentário é altamente demodê... vou continuar usando.

    1. Deus nos livre do Reinaldo Azevedo por aqui ! Já me basta ter que ignorar a Band News do final do dia para não ter que ouvir "esquerdismo enrustido". Juro que cancelo minha assinatura !

    2. Sem chance. Primeiro porque Reinaldo Azevedo não gosta de dividir palco. Gosta de ser o sumo dono da verdade e dos aplausos. Segundo porque ele é um bolha. Esquerdistazinho sem noção.

  32. Obrigada por esta revista e pelo site O Antagonista. Sigo vcs desde o primeiro dia e todos os dias. Me sinto melhor como brasileira de poder ter uma fonte de informações que eu possa confiar e que seja de primeira qualidade! Parabéns e obrigada novamente

  33. Tenho alguma dificuldade em entender figuras de linguagem ... Mas o papagaio, hoje engaiolado, quem sabe ao ouvir sua própria voz faça sua mea culpa. Isto não passa pela cabeça do Mainardi, mas seria de extrema utilidade para o esclarecimento dos 30 % de brasileiros que lhe ouvem e o seguem freneticamente.

  34. Todos nós precisamos desse papagaio do Robin que chame o nosso nome a toda hora. Minha dúvida é se precisamos mesmo cortar-lhe as asas ou o deixar livre como o Grilo Falante do Pinochio.

  35. O texto é fraco e anti-ecológico, mesmo entendendo que se trata de uma figura de linguagem. O Diogo Mainardi, meu ídolo, tem muito mais capacidade.

  36. Olha Diogo todos nós precisamos de um papagaio para suportar essa vida vida miserável em que vivemos. Brilhante sua crônica.

  37. Parabéns pela conquista, bravo Diogo !!!! Pela segunda vez, estou lendo LULA É MINHA ANTA, e confirmando teu conceito. Muito gratificante ler teus textos , estavam fazendo falta. Um abraço.

  38. Diogo, alegria imensa em ler, novamente, teus textos ! Agradecida. Estou trelendo o teu LULA É MINHA ANTA, e confirmando teu conceito: ele é mesmo uma Anta. Um grande abraço.

  39. Lula não se contentou com apenas um. Para escapar ao encontro reflexivo, forjou uma massa de alter-egos psitacídeos. Nele, a alteridade serve à própria projeção. Não que o cárcere lhe faça filósofo, humano, contudo, as penas desmitificam.

  40. Diogo almoçamos juntos uma vez no Leblon. Acredito vc é a melhor referência. Honesto e transparente. Sempre com a mesma camisa. Brilhante!!!

  41. Confesso, meus olhos ficaram marejados.Mesmo assistindo o Antagonista, vendo Diogo ao vivo, eu preciso da "letra", do "papel", mesmo sendo virtual...Que rufem os tambores e

  42. É isso que o Lula tá precisando na sua cela, não acha Diogo? Lula precisa de um papagaio na sua cela porque se depender da vontade do Diogo Mianardi, da minha e da grande maioria do povo brasileiro ele vai mofar na prisão. O bom é que vai ter tempo suficiente pra se curar da cachaça, de ser o maior mentiroso e o maior bandido que já nasceu nesta terra, nos seus 518 anos do Descobrimento. Vai ter tempo de pagar uma ínfima parcela do crime de ter submetido o país a uma das suas maiores TRAGÉDIAS.

  43. Concordo com muitos dos leitores abaixo...Diogo você tem mais talento, este texto tem sua sutileza mais é de uma narrativa pobre e com sentido duvidoso, muito longe da escrita que nós nos acostumamos a amar.

  44. Estou muito orgulhosa de vc. Eles tentaram cortar suas asas mas vc resistiu, Lutou fazendo do limão uma limonada. Estou muito feliz por vcs, conseguiram ganhar dinheiro com trabalho honesto e de excelente qualidade às custas da gentalha petista. Muito bom!

  45. Diogo você escreveu uma besteira numa Revista Premium .Na próxima você melhora. Parabéns pela Revista e não esqueça que aqui é alto nível!

  46. Eu posso até fracassar mas eu vou morrer tentando sair da ilha do desespero! Jamais vou ser um reacionário fracassado que tenta cortar as asas dos outros! Sonhar é preciso! Navegar é preciso! Sonhar é preciso! Lutar é preciso!

    1. Vocês sempre me convencem que estamos ficando velhinhos . Porém , à frente do nosso tempo...

    1. Se REinaldo Azavedo entrasse na revista, também cancelaria! Sem chances de aguentá-lo.

  47. Demais diogo. Esse número supera tudo o que poderíamos imaginar. Vou cortar as asss de vocês para mantê-los próximos! Bobeira, esquece. Espero que continuem voando longe para trazer-nos notícias e bons textos. Abraço

    1. é isso aí !!! vamos cortar as asas do Mainardi, Sabino e Dantas para ficar perto de nós.

  48. Excelente entrevista. Ficamos conhecendo melhor a personalidade do grande brasileiro Juiz Federal, Dr Sérgio Moro. Parabéns.

  49. Parabéns, projeto excelente! Aguardo farto material investigativo em cima do STF que quer melar a Lava Jato a qualquer custo.

  50. Excelente, Diogo, como sempre. Quanta ironia, quanta sabedoria! Esta Crusoé vai dar o que falar. Parabéns a todos vocês. Força, adiante!!!!!

  51. Felizes de nós, brasileiros, de ter um site jornalístico como OAntagonista! De início foi a luz no fim do túnel, agora o próprio túnel começa a se iluminar. Agora, também, já podemos dormir mais tranquilos pois Os Antagonistas estão sempre atentos 24 horas para não deixar a peteca cair. As notícias, ao longo do dia, não dão moleza a quem está de sacanagem com o Brasil, em qualquer dos poderes da República. OAntagonista é um fenômeno que não se podia imaginar no jornalismo investigativo ...

    1. De sacanagem estão o Gilmar, o Lewandowiski, o Toffoli, o Reinaldo Azevdo, a Mônica Bérgamo. O Antagonista e agora a Crusoé são nossos vigilantes insones.

  52. brasileiro pelo seu poder saneador e imparcial, visando o esclarecimento popular em seus vários níveis. Honestidade intelectual pura, sem jaça! Agora, com a Revista Crusoé, trabalhando junto num mesmo sentido, aquelas matérias mais sucintas terão desdobramentos que vão ilustrar bem mais o público. Trabalho meritório, patriótico, de gente séria com a melhor das intenções! Parabéns 3 Mosqueteiros e equipe!

  53. Pois é Diogo , e você nos amarra sem cortar nossas asas nem fechar nossos bicos . Desejo sinceramente que alcemos vôos mais altos e que sejamos ouvidos. Parabéns pela Crusoé e obrigada por tudo.

  54. Só queria deixar registrado que o Lula já morreu. Obrigado Diogo por matar ele. Te devo mais essa ps.: conte comigo para manter ele morto.

  55. Tem papagaio que é tão ruim que não conseguimos nem cortar as asas! Tive um assim. Atacava a gente! Até para dar comida, tinha que ser com uma pá longa porque se colocássemos o dedo perto do bicho, ele bicava. Um dia, esquecemos de recolhê-lo e fez muito frio à noite. Ele saiu voando, caiu no quintal do vizinho, onde tinha um pitbull e no dia seguinte, só encontramos algumas penas verdes ao redor da casinha do cão. Filosoficamente falando, concluí que a ruindade demais castiga até papagaios.

    1. Concordo plenamente: Sutil, profundo e verdadeiro. Só podia ser Diogo Mainardi.

    1. Nós é que devemos lutar com ele. Muita mobilização e inteligência

    2. Não, lutemos com eles. Só precisamos de muita inteligência para isso e muita mobilização

  56. Bom ter a tua coluna de volta. Eu fazia com a Veja o que era feito com a Cruzeiro nos anos 50, quando liam a última pagina do Péricles (Amigo da Onça) e não compravam a revista. Sim isso mesmo, eu pegava a Veja, lia a tua coluna na última página e não comprava a revista.

  57. Muito boa a estréia.A reportagem com Sergio Moro poderia ter poupado algumas perguntas que ele por diversas vezes já se manifestou como a não entrada para a politica, mas afora isto uma otima reportagem.O texto do Diogo,excelente,de uma profundidade digamos sutil.Vou continuar a ler as outras.

  58. É Rede Globo, Folha, Veja... cansamos de vocês nos fazerem de papagaios. Agora aceitem o seu destino é conformem-se com o futuro miserável e solitário dos medíocres. Bem-vindo o futuro de pessoas comuns idealistas e que não se abatem por se sentirem ilhadas num oceano de injustiça e corrupção. Obrigado a vocês antagonistas por serem eventuais timoneiros desse bote.

  59. Crusoé fez seu papagaio prisioneiro dizer só aquilo que ele queria ouvir mas isto se torna um imenso vazio, no final a solidão será pior. Não li Crusoé, ele acaba por matar o papagaio?

  60. Robinson se lançou à temerária volta à ilha porque não suportava mais seu parceiro depenado repetindo a mesma ladainha? Esperava mais, desconhecendo os meandros da repressão e do recalque desvendados mais tarde pela teoria psicanalítica ? Pobre Robinson, pobre papagaio ...

  61. Não sei se gosto desse tipo de refém, vai que ele me olha como um sequestrador e com o tempo passa a me adorar. Nils Bejerot explica bem esse tipo de coisa.. rsrs

  62. Enfim!!!!!!! Matando saudades do velho Diogo, que nos presenteava todos os domingos nas páginas de Veja! Senti-me órfã então....agora, de novo, deleito-me com suas crônicas surreais!!!!!

    1. Mainard foi sempre assim. Escreve algumas palavras e cada um tira a conclusão que cabe ao momento. Como ele é genial na articulação das palavras. As conclusões são voltadas ao elogio. Passíveis a várias interpretações e entendimentos. Por isso debatidas e sim reverenciadas.

  63. Mainardi sendo Mainardi. Leitura sempre gostosa e inteligente. O poder da escrita com a filoaofia, a literatura e uma política pra lá de lúcida. Era assim no domingo da Veja... hehe

  64. e Graças a Deus temos O Antagonista e agora a Crusoé, para direcionar a nosso pensamento e mostrar a verdade dos fatos!!!!

  65. o pt deixou todos de asas cortadas, repetiu mentiras no intuito de virarem verdades, graças a Deus e a Sergio Moro, o chefão luladrão parou de falar pq está na GAIOLA, ahahah, e assim vc faz um paralelo com o jornalismo de asas cortadas? pagos por esses políticos predadores, deixando todos meio tontos acreditando em urnas eletrônicas, repetindo tudo como papagaios.

  66. Não, Diogo... eu prefiro voar junto e continuar a questionar meu parceiro lá em cima... é assim que eu desejo meu país... onde todos possam discutir no mesmo nível... sabe, na abertura da Crusoé, o Mário fala sobre fazer o jornalismo sem depender de uma mordaça de estatais... esta é a verdadeira liberdade... sou Sancho porque não tenho ainda a liberdade de sonho de Quixote... e eu quero a ilha... a ilha da informação coerente, sem nenhum interesse maior fazendo de marionete... amo vocês, meninos

  67. Difícil heim! Petista se não é comprado é retardado. Já cansei de falar que o comunismo é perfeito na teoria mas na prática não funciona. Que precisamos de politicos honestos e íntegros no poder para reverter impostos em benefícios ao povo e que o capitalismo dá chance a todos que queiram ser alguém na vida.... Eu sou atualmente classe média baixa, sou aposentada pelo INSS, portanto massacrada e ainda pago plano de saúde, mas já tive dias melhores. Que reaisase

    1. Me desculpe, o comunismo não é perfeito na teoria. A mais valia, por exemplo, que julga o valor do trabalho a partir do preço da venda, é um erro lógico grotesco (basta inverter os dados -- em vez de lucro, prejuízo -- e o trabalhador terá de ser invariavelmente acusado de ladrão). Abraços!

Mais notícias
Assine agora
TOPO