DiogoMainardina ilha do desespero

Feliz Natal. Adeus

14.12.18

Lula foi preso em abril. Oito meses depois, ele ainda está preso. Essa é a minha retrospectiva de 2018. Feliz Natal. Adeus.

Pessoalmente, foi um ano insuperável. O Antagonista teve sessenta milhões de leitores e um bilhão e setecentas mil páginas lidas. Em maio, fizemos também a Crusoé, com seus sessenta mil assinantes. Os petistas sempre me amolaram dizendo que, se Lula fosse preso, nosso site desapareceria. Lula foi preso e, depois disso, dobramos de tamanho. O pós-Lula foi fabuloso para nós – e será assim também para todos os brasileiros, exceto para os bandidos que serão presos junto com ele.

Eu pensei que nunca mais fosse escrever uma coluna. A Crusoé, porém, afundou minha caravela nesta ilha deserta. Minha rotina de náufrago do colunismo melhorou enormemente depois do advento de Jair Bolsonaro, o selvagem que se converteu ao cristianismo e parou de comer carne humana. Ele rompeu a monotonia do lulismo, trazendo para cá novos temas, como o AI-5, o duque de Caxias, os quilombos e a catequese. Os lulistas me obrigaram a gastar uma fortuna com advogados, os bolsonaristas me obrigam a gastar uma fortuna com sistemas de defesa digital. A fortuna é igual, mas o estorvo é diferente. Sou grato a eles.

A imprensa teve um ano ruim. Jornais e revistas – aqueles que sobreviveram – passaram a ser achincalhados pelos leitores. Eu apoio o achincalhe. É salutar. É democrático. Os jornalistas só podem se defender de um jeito: fazendo jornalismo. O novo governo vai fornecer material abundante. Eu estarei aqui. A Crusoé também. Volte sempre. Feliz Natal. Adeus.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Crusoé precisa ser mais democrática com os assinantes. Precisa publicar tudo que postam, mesmo que após algumas horas retire do ar. Pelo menos oferece um serviço digno. Censura monstruosa só pra baixo calão, Fake News e ofensas morais...

    1. O Sr. Lula teve a oportunidade de ouro de ser excelente Presidente. Mal orientado politicamente, fez e deixou fazer bobagens imperdoáveis em especial para o Nordeste sofrido...

  2. Só tive a oportunidade de ler este artigo agora, você e RA eram minhas leituras favoritas naquele mar de ufanismo e adulação da imprensa “simpática” ao Petismo, infelizmente, o RA revelou que escreve a soldo de outros, você continua o mesmo de sempre, parabéns pela integridade, ótimo 2019 pra você e sua família.

  3. Lula preso não tem preço !!!! Um monte de bandidos que não se elegeram , também não . 2018 foi sensacional !!!! O Antagonista e Crusoé nos fizeram acreditar que isso fosse possível !!! Vocês merecem um super 2019 ! O Brasil agradece . Até os ignorastes que não sabem da existência de vocês , agradecem !

  4. Muito bom ter vcs de olho gordo na política. A vida é assim caça e caçador. Nosso momento será de semeadura e a colheita há de ser maravilhosa. Muito trabalho pra todo mundo. Adoro ver sua alegria estampada em seu semblante. Bom 2019. Sucesso pra todos da Cruzoe

  5. Vivemos emoções... muitas emoções em 2018, e como numa novela, estivemos atentos ao próximo capítulo! Mas, igual aos emocionantes capítulos de 2018 acho difícil que teremos! Boas festas ao grande colunista e aos meus colegas seus leitores.

  6. Desde que surgiu o antagonista, sigo vocês. sou admiradora do pensamento claro com o qual vocês esmiúçam a política. Gosto do tom que vocês usam! Jornalismo sério e profundo, parabéns! Feliz 2019 para todos da redação.

  7. Feliz Natal! Acompanhava sua coluna na Veja e quando você saiu senti uma enorme falta. Estamos de volta na Crusoé, hoje bem mais animada com Lula na cadeia.

    1. Sempre li sua coluna desde o tempo da veja.Fui uma das primeiras a fazer a assinatura da Crusoé. Gosto de sua escrita .Leio tudo.Parabéns e Feliz Natal !! Obrigada !

  8. O Antagonista e Crusoé devolveram-me o prazer de ler sobre política e ´´atualidades``do nosso Brasil. Parabéns à todos e um ótimo 2019

  9. Adeus, não! Até breve, Diogo! Feliz Natal e que 2019 sejam melhor a todos nó! Cumprimentos a toda essa equipe, fantástica que nos traz, um jornalismo, sério!

  10. Dos ministros do governo eleito, tem um que não me convenceu. Assisti uma entrevista dele e suas respostas foram floreadas e pouco esclarecedoras. Vamos ver como vai ser o seu desempenho no governo.

  11. Com certeza a sua retrospectiva é excelente! De minha parte, agradeço o seu empenho e de Todos do "O Antagonista" e Crusoé em nos trazer o jornalismo confiável!

  12. Assinei hoje a Crusoé e cancelei minha assinatura de mais de dez anos da Revista Veja. A culpa é sua, Diogo! hehehheehe Abs e um ótimo Natal. Rafael Cesar

  13. Você e equipe representam a boa informação que em tempos está difícil de se encontrar, continue nessa jornada. Feliz Natal e próspero ano novo! :)

  14. Diogo, você ainda vai ter muito assunto para escrever no próximo ano. Especialmente com essa história da qual já estou de ovos cheios: "Lula pode ser solto no Natal". "Lula será solto em 10 minutos".

  15. Diogo e equipe, não tenho dúvida de que graças a profissionais como vocês, nosso 2019 terá outra cara. Obrigada por me fazer acreditar no bom jornalismo!!! Uma ilha paradisiaca num mar poluido! Boas Festas a todos! Descansem, porque a luta continua!!!

  16. Só não entendi a sua frase “...O Crusoé afundou minha Caravela...” diz respeito a alegoria do R.Crusoe ou a Revista Crusoé que é ótima....🤔

  17. Boa noite Mainardi Parabenizo a Todos vocês pelo trabalho transparente e de extrema credibilidade. Estaremos juntos no Novo Governo Felicidades e um Feliz Natal a toda Equipe ! Abraços

  18. Ano perfeito! Nada poderia me alegrar mais que a prisão de Lula, a derrocada cinematográfica do PT e, depois de mais de uma década, o presidente em quem votei, ser eleito! Feliz Natal pra vc tbm.

  19. Um Feliz Natal Pra vcs q fizeram nosso ano melhor. Por que pelo menos eu tive uma revista Pra ler ! As outras derreteram. Obrigada e continuem a fazer Jornalismo, q já tá de bom tamanho.

  20. Feliz Natal Mainarde! Que o nosso ano novo sem Lula seja melhor e mais feliz.Comemoro cada segundo desde a sua prisão.Não me contenho de alegria com a saída dessa corja do poder.Se Deus quiser e ele há de querer,será assim nos anos vindouros.Viva 2019,2020,2021....

  21. Um feliz Natal para todos vcs que ajudaram a mostrar o verdadeiro Brasil. Um feliz e próspero 2019 para todos nós. Merecemos virar a página da tragédia dos últimos 13 anos. Obrigado.

  22. Até que enfim consegui inserir uma senha que fosse aceita ! UFA ... Meu primeiro comentário então: Diogo Mainard , vou segui-lo aqui, pois no Manhattan parece que estás amordaçado! kkk

  23. Sou fã do Diogo Mainardi, sempre leio e concordo com tudo que ele escreve. Comentarisra da realidade e a favor do Brasil, sempre denunciando com a verdade.

  24. Feliz Natal para voces ! que tal nos dar um presente ? os 2 livros gratis que voces estão ofertando para os novos assinantes da Crusoe , que tal nos dar de presente neste natal glorioso ?

  25. O meu muito obrigada ao Antagonista e agora à Crusoé, é um deleite essa revista, ter a certeza de ler um conteúdo altamente técnico e investigativo, sem precisar ler uma matéria e conferir se a mesma é fake news. Obrigada Diogo Mainardi e Mário Sabino. Feliz Natal!!!

  26. Seus leitores também estarão aqui, juntos vamos fiscalizar esse novo Brasil que está nascendo. O Brasil acima de tudo, Deus acima de todos.

  27. Diogo, Feliz Natal!!! Bom descanso até o primeiro dia de 2019! Agradeço-lhe pelas matérias e jornalismo atuante e independente. Adoro!

  28. Diogo, Bon Nadal, 2018 foi um ano fenomenal e você fez parte disso. Não se preocupe com os achincalhamentos, vou começar a dar de presente para os canhotas assinaturas da Crusoe, não vejo a hora de ver eles sendo achincalhados nos comentários

  29. 2018 não seria o que foi... sem o trabalho de vocês. Obrigado! Feliz Natal e muito trabalho em 2019... Um jornalismo sério e sem tendências ajudará o Brasil evoluir!

  30. "Ele rompeu a monotonia do lulismo, trazendo para cá novos temas, como o AI-5, o duque de Caxias, os quilombos e a catequese" hahahahahaha...muito novos mesmo

  31. Eu estou curioso. Vou ler o que der. Vou me pronunciar, como já em outras ocasiões para outros meios e nunca ninguém disse alguma coisa: das duas uma: ou o que escrevi não valeu ora nada (depois de 85 anos talvez o que esperar???); ou o que escrevi faltou interesse para responder. Eu aprecio muito vocês. Não é de hoje. Voltarei e obrigado.

  32. Adeus, nao! Até logo! Nao suma, nao! Precisamos de seus comentários ácidos, textos espirituosos e ação eficiente. Feliz Natal, sim!

  33. Só se for "Defesa digital' de críticas" , não me venha dizer que hackers de Direita estão lhe atacando, não cola Mainard.

  34. Caro Mainardi, Tenho as minhas duvidas se sem a atuação do ex-juiz Sérgio Mouro e as suas contundentes matérias, a Lava-Jato teria a abrangência que obteve. Parabéns aos dois, principalmente pela sua coragem.

  35. Mainardi. Nada de férias por fvr. Penso que o diário oficial dos próximos dias deve ser objeto de plantão dos jornalistas. Vem coisas ruim por ai.

  36. Feñiz Natale 2019 com muita coragem para vigiar o novo governo e continuar combatendo a esquerdalha oportunista, vigarista e velhaca. Pau nessa cambada!👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🍷🍷

  37. Parabéns a vc Diogo e a toda sua equipe. Esse ano foi mesmo especial com a prisão do criminoso de São Bernardo! Vamos esperar e comemorar as próximas condenações! Espero q vc tenha muitas notícias boas do novo governo pra nos dar. Que venha 2019! A Esperança Voltou! Abraços e Feliz 2019 a todos 👏🏽👏🏽👏🏽

  38. Hoje vc estava péssimo no Manhattan! Caiu direitinho na rede petista no caso Flávio! Todos os partidos fazem isso Tem que acabar mas o pobre do PSL tem uma arrecadação de 1200$ O PT são 40 milhões e vc não sabia!!??!!??

  39. Feliz natal e uma curiosidade, por que Cruzoé ? Ele não era um ladrão ? Seria uma referência ao leitores como eu, que vcs furtaram da chamada grande mídia?

  40. Diogo, feliz Natal para toda a equipe !!!! Este ano tivemos de tudo !!!! Vou até ver a retrospectiva da Globo para renovar duas alegrias:- A prisão do condenado e a eleição do Bolsonaro !Quer coisa melhor ???? Que 2019 nos traga boas novas !!!!

  41. Diogo sempre te acompanhei, Veja, TV e agora Crusoé. Nunca mude. Você é o cara mais brilhante e competente do jornalismo brasileiro. Um forte abraço e Feliz Natal . Eloi Todari

  42. Feliz Natal! Agradecemos ao Diogo, às equipes dO Antagonista e Crusoé e a todos brasileiros que lutaram juntos contra esses políticos das trevas que têm sugado o sangue do país. A "inprença oficial" se desmoralizou completamente ao produzir fake news, distorcer,boicotar. Interesses de curto prazo os fizeram abandonar o Brasil em favor de criminosos. Nós, com as redes sociais, expusemos o real monstro que enfrentamos. Não podemos baixar a guarda. Que 2019 seja muito mais difícil p/ os pilantras!

  43. Fui um dos primeiros a assinar a Crusoe, estamos juntos desde a primeira edição. Sempre gostei da linha crítica, consciente e independente do Diogo. Feliz Natal.

  44. Que Adeus ...até parece que os safados de plantão vão dar sossego aos Antagonistas e ou os Perdidos na Ilha.. Até logo ali...ou melhor..até já..João apareceu

  45. Feliz Natal ao grande jornalista, corajoso como sempre. Mas o ano não findou, estamos no Brasil e agora temos também o João de Deus.

  46. Diogo sempre cada vez mais confiante e o seu jornalismo nos enriquece com informações de fatos precisos verdadeiros. 2019 teremos muito mais! PT nunca mais!

  47. Grande Diogo! Que ano hein? Sigo seu jornalismo dos tempos de Veja, Manhatan, nos 2 anos de Antagonista e agora na Crusoé. Parabens pela combinação perfeita entre seriedade profissional e irreverência! Muito bom finalizar o ano com a sua Anta na jaula rss... Já valeu! Obrigado pela qualidade do trabalho até agora. Estão fazendo um bem enorme ao país. Feliz Natal e que venha 2019! Abraço p Vc e equipe!

    1. Adeus como? E nos como ficaremos sem VOCÊ. Um Nata e Ano Novo com tudo de bom que você e sua familia merecem.

  48. Diogo, sou fã de seus comentários, e particularmente pelo poder de síntese com que você aborda determinadas questões. Por exemplo, sobre a retrospectiva de 2018: Bastou dizer do fim da trajetória do nefasto para concluir sobre os acontecimentos do ano que se finda. Fantástico!!

  49. Feliz Natal a todos Antagonistas e Cruzoérenses! 😁. 2019 será um ano para passar tudo a limpo. E continuarei a ser um dos 60.000 assinantes! Grande abraço a todos!

  50. Feliz natal Antagonistas, Crusoé!!! Com esse jornalismo imparcial, o Brasil abriu os olhos, conseguimos virar o jogo nas eleições e ter a democracia de volta ufa!!! O mais importante nós conseguimos que foi tirar o PT de cena! Torço por nós!!! 2019 com muita esperança e luz para nós brasileiros!!! Merecemos !!! Feliz natal Brasil!!!!

    1. Bom dia, Mainardi! Guardo todas as suas colunas de VEJA, de janeiro de 2003 até o último dia da era Lula. Um antologia que, vez por outra eu consulto, e não sai uma vírgula de suas previsões. FANTÁSTICO!

  51. Os pseudo jornalistas estão sendo criticados e muito. Finalmente o povo entendeu que a imprensa é, em boa parte, comprada e não acredita em tudo que vê, lê, ouve. Fico irritada com jornalistas que se acham juízes (saem julgando e condenando a todos e em casos que sequer o Ministério Público encontrou justa causa para oferecer denúncia). Do Lula está certo falar pq ele foi julgado e condenado em uma sentença de mais de 60 páginas e TRF4 confirmou a sentença. O caso ex-assessor é diferente.....

  52. Feliz Natal! Cheguei a ficar brava, pois vocês fizeram muita campanha contra o PT e nem um pio sobre o Bolsonaro, pareciam parciais... mas felizmente estão reagindo. Também, pudera... Abraços a todos!

  53. Parabéns, Diogo Mainardi! Sem dúvida, a Revista Crusoé abriu novas perspectivas no campo das ideias, realizando um jornalismo salutar, corajoso e verdadeiro e muito disso tem a sua pena de ouro! Vida longa e próspera para todos! Feliz Natal!

  54. Feliz natal e com comentários fantásticos igual a esse, estou em Veneza lendo Crusoe uma experiência fascinante. Marcos Ugeda

  55. Feliz Natal, Diogo! Pra vc, pro pessoal do Antagonista, da Crusoé e pra sua família!! É muito bom e reconfortante saber que sua coluna e seu coerente e preciso trabalho estarão conosco ainda por muito tempo. Parabéns pelo sucesso!!

  56. Um Feliz Natal a todos jornalistas da Crusoé e do Antagonista, bem como um Ano NOVO, repleto de realizações. Grande abraço. Vera Ianzer

  57. O trecho que diz "os jornalistas só podem se defender fazendo jornalismo", mostra o resultado da efervescência do contraponto. Antes não tinhamos, ou então, não dávamos a devida atenção aos que tentavam fazer esse contraponto. Eu mesma abri ainda mais minha mente, ouvidos e olhos, para entender que jornalistas como Mainardi, de quem não simpatizava muito, contribuem para que a discussão sem partido possa cada vez mais mais contribuir para a lucidez coletiva, se é que isso é possível. Parabéns.

  58. Que delícia de texto! Mainardi, Sabino e Dantas, sobretudo Dantas! e equipe bravos guerreiros nessa terra insana e acéfala que virou o jornalismo brasileiro!

  59. Charles Por falar em advogado! Ninguém que eu saiba! Procurou saber, se sabe, não achou importante dizer da onde é a origem dos recursos com os quais são pagos os advogados do "lula"! Onde está a Receita Federal que tudo crusa?

  60. Me dei de presente a assinatura da Crusoé. tudo por causa do Diogo velho conhecido meu. Ganhei em diversão e informação. Feliz Ano Novo!

  61. Feliz Natal Diogo E Cia. Crusoé e Antagonista são jornalismo de vanguarda que dá gosto de ler. Onde ando tenho informação em tempo real do que realmente está acontecendo ao contrário desse jornalismo fajuto que impera no país. maioria lixo. Que 2019 seja magnífico pra todos nós. Abraço.

  62. Feliz Natal Diogo, adoro sua coluna bem humorada ( desde a Veja ). Vencemos a petralhada no voto, e o ano que vem vai ser bem cheio com a podridão sendo divulgada. FELIZ 2019!!!

  63. O método do O Antagonista e da seção Diário da Crusoé é ótimo. Notas resumidas. Com leitura rápida ficamos atualizados. Continuem assim. Não percam a objetividade. Parabéns.

  64. Como assinante e admiradora do trabalho jornalístico que vcs fazem, só tenho a agradecer e me sentir privilegiada por fazer parte desta imprensa alternativa: Antagonistas e Crusoé

  65. O mundo é movido por interesses. Todos corremos atrás de interesses. A grande diferença é se esses são individuais ou coletivos. O sucesso dessa revista é a credibilidade, movida pela colocação da verdade e transparência que interessa ao coletivo. Parabéns a Revista CRUSOé!

  66. Vc ajuda o Brasil, vc ajuda tds nós...por isso vc está seguindo bem... em frente Diogo ... só tenho q te agradecer. Assinei a Cruzue p ajudar ... tb quero algo verdadeiro ...$ vem p ajudar uma ideia maior. Parabéns feliz natal❤️🙏🏻🌺🍀🍀🍀🍀🍀🍀🍀

  67. Te acompanho há muitos anos Diogo! Adoro tua "acidez" lúcida. Sem dúvida, será este um Natal e Ano Novo com esperança que há décadas tínhamos perdido!

  68. O Antagonista foi e tem sido a melhor invenção jornalística do Brasil. Prazer em receber o dia inteiro notícias dos melhores e mais isentos profissionais da imprensa. Nada comparável, claro, com o prazer de ter lula preso há 8 meses. Esse é o nosso verdadeiro Feliz Natal!!!

  69. sou sua fã demais, Mainard ! vc, pra mim, é a representação do jornalismo sério, sem grana, sem "rabo preso", vc é a sensatez do jornalismo ! Feliz Natal (sem PT pra nós! ...principalmente aqui em MG !

  70. Parabens, pelo merecido sucesso de Crusoe e Antagonista. Diogo, vc merece pela persistencia ! Feliz Natal e um otimo 2019 , para voce e toda equipe, extensivo a todos os amigos antagonistas e Crusoeistas!

  71. Diogo, um colunista como você sempre terá um batalhão de leitores. Porque você não desiste nunca e sempre fala o que o povo quer falar.

    1. Diogo, parabéns pela garra e sensatez que você sempre teve, de levar a cabo as verdades. Ler a revista e não duvidar do que está posto não tem preço. Feliz Natal para você e para toda equipe da Crusoé.

  72. parabéns pela criatividade.... gosto demais da Crusoé. Para ser sincero não acreditava mais na mídia brasileira, a chegada de O Antagonista e Crusoé resucitaram minha crença na imprensa. parabéns a todos, Feliz Natal e um 2019 repleto de reportagens sérias e imparciais.

  73. Caro Diogo Mainardi Segui toda sua trajetória jornalística:Sua coluna na Veja,sua luta contra o PPs,Petismo Pestilento,sua partida e há algum tempo O Antagonista. Para coroar o FÊNIX QUE SURGIU DAS CINZAS,fomos presenteadas com a CRUSOÉ junto com meu amor,Mário Sabino. (Com 77 anos, já posso fazer essas declarações sem perder a compostura) 🎅🎉🎊. maria elisa alves de lima Nunca mais despeça de seus eleitores com essa palavra horrível ADEUS. Até Amanhã!

    1. 1) Sátiro: homem devasso, luxurioso. 2) Satírico: que satiriza, que contém sátira. Diogo Mainardi se enquadra na acepção 2, sabidamente (sobre a acepção 1, me faltam elementos para confirmar ou negar...).

  74. Diogo, como geólogo e leitor assíduo de sua coluna, desde os tempos da revista VEJA, gostaria de saber sua opinião jornalística sobre o nosso NIÓBIO, na Amazônia. Grato pela atenção.

  75. Acompanho vocês desde o primeiro dia. O Antagonista e a Crusoé fazem a diferença nesse cenário enjoativo das diversas mídias. Parabéns por mais um ano! Feliz Natal e muita saúde pra todos!

  76. Acho que este texto deveria ir direto para o seu amigo Lucas Mendes , desde de que o Manhattan Connection insistiu em levar o FHC pela enésima vez ao programa de fim de ano parei de assistir e durante as eleições agora de presidente com a descarada arquitetura “Jornalística “ de esquerda eu simplesmente me desconectei da Globo news de vez. Com o advento da internet a vida ficou bem mais pragmática em um toque do dedo na tela você se conecta ou desconecta . Feliz Natal , Adeus .

  77. Parabéns Diogo Mainardi......a partir de .2019 não renovarei mais a assinatura da VEJA........que está parcial e a favor da ORCRIM LuloPTista, diferentemente do passado e em sua época.....minha revista agora será somente a CRUSOÉ e estamos conversados. Obrigado Diogo Mainardi por você existir.

  78. parabéns Diogo, pelo ótimo trabalho. Crusoé foi uma grande sacada. Continue com sua honestidade e só escreva a verdade.

  79. Parabéns, Diogo! Sou assinante da Crusoé e leitora assídua do Antagonista! Em matéria de informação confiável, não sei o que seria de mim sem eles! Um abraço!

  80. Continuem sempre o jornalismo independente, transparente e investigativo. Parabéns a Crusoé! Parabéns Diogo pela coragem e determinação. Feliz Natal!

  81. Maravilha, Diogo! A prisão do Molusco e a vitória do Bolsonaro foram os principais acontecimentos de 2018 e nos enchem de esperança de dias melhores. Feliz Natal! Feliz 2019!

  82. Ah Diogo, o que seria dos meus dias sem vc com seu jornalismo brilhante!! Vc mora numa ilha deserta mas é meu oásis no deserto. Mto obrigada e vida longa a todos os antagonistas!

  83. Diogo e equipe da Crusoé / Antagonista, parabéns pela enorme revolução cultural que vocês estão fazendo na imprensa brasileira. Esta revolução / evolução de idéias livres, liberais, justas, sem ligação incondicional com este ou aquele político de estimação, aliada aos inteligentes comentários fez a diferença! Parabéns, um Feliz Natal e um grande 2019!

  84. Adorei a coluna de hoje - a melhor de todas. Mensagem autêntica, obrigada Diogo Mainardi por defender o nosso País, usando a palavra sempre bem colocada . Feliz Natal pra você e sua família .

  85. Impossível avaliar a profundidade das mudanças ocorridas no Brasil, desde o impeachment de Dilma até a eleição de Bolsonaro sem considerar a enorme contribuição do O Antagonista e mais recentemente, da revista Crusoé. Jornalismo moderno e confiável.

  86. Que se mantenha em pé e a ordem do jornalismo sério e sem lados, Brasil acima de tudo,Deus acima de todos e a verdade sempre..Sucesso..

  87. Conheci seu trabalho na globonews estranhei alguém falando mal do Lula e da Dilma mas confesso que adorava e agora estou aqui Eva tb parabéns por seu trabalho

  88. Diogo, este ano foi mesmo sensacional!!!! A Crusoé e o Antagonista me mantiveram informada e divertida. Vcs são fabulosos! Os melhores jornalistas do Brasil! Parabéns, muito sucesso, muita saúde, muita grana. 2019 vai bombar!!!!!

    1. Parabéns a Crusoe pelo brilhantismo de seu jornalismo sério e independente. Estou muito satisfeito por ser assinante da Crusoe. Feliz Natal a todos e um excelente e próspero 2019.

  89. Muito bem! Confiança voltando. Diogo, conheço você há muito tempo! Não tem o direito de me decepcionaram. Feliz Natal para você e família também!🌹

  90. Feliz Natal para todos nós Mainardi...e que não seja o último! Pq o Chico deve ter dito a Francisco : " mas o q eu quero lhe dizer é q a coisa aqui tá preta"!!! Ah! #MudaBrasil

  91. Adoro o Antagonista e a Crusoé. Confio nas análises do Felipe Moura Brasil e Diogo Mainardi. Feliz com a eleição do Bolsonaro. Que 2019 seja um ano melhor para a nação brasileira! Sucesso!!!

  92. FELIZ NATAL PAR A EQUIPE DO CRUSOE QUE SUA TRAJET[ORIA PROSIGA ACELERADA SUPERANDO TODOS OS VEICULOS DA MIDIA PELA RIQUEZA DAS INTORMAcöes divulgadas, em primeira mäo

  93. Feliz natal a vocês! Um jornal que da de presente uma coluna para um ladrao analfabeto escrever suas mentiras , nao pode ter leitores! Ainda bem q existe a Crusoe!!

  94. Crusoé é a primeira revista que assino. Leio quase todas as chamadas do Antagonista. Todas as matérias me despertam o interesse na leitura e me agradam a análise. Diogo Mainardi e Felipe Moura Brasil possuem minha confiança... Imparcialidade e a verdade sempre, este será o segredo da minha fidelidade! Sucesso!

  95. Adeus não.... até breve. E viva a liberdade de imprensa. Que eu possa continuar lendo a Crusoé e O Antagonista gostando ou não do que leio. Feliz natal à todos vocês. Mauro Horst

  96. Parabéns pelo excelente trabalho. Eu confio no jornalismo feito por vocês. Neste ano, por conta de mentiras lançadas por um jornal e uma revista, deixei de assinar os dois. As notícias dadas por vocês têm fundamento e isso para mim é essencial. Continuaremos juntos no próximo ano.

    1. Adoro O Antagonista! Já gosto da Crusoé. Parabéns as Equipes! E vamos continuar com vocês na luta por um Brasil do qual possamos sentir orgulho. Desde sempre acompanho Diogo, então estou feliz!

    1. Vcs são demais !!!!Parabéns!!Continuem o ano que vem , por favor!!!Obrigada por tantas notícias verdadeiras E certeiras !!!FELIZ NATAL A TODOS E UM ANO NOVO REPLETO DE NOVIDADES !

  97. Parabéns Crusoé! Com orgulho faço parte dessa caminhada. Obrigada por nos fornecer um jornalismo com a face da verdade, estava cansada das mentiras que nos eram vendidas e que eu tinha que comprar por falta de alternativas. Obrigada por nos serem essa alternativa! Como elemento final, proponho aumentar a participação do Felipe Moura Brasil, especialmente, na Crusoé, bem como abrir espaço para o brilhante Felipe G Martins. Feliz Natal a todos!

  98. Caro Mainardi ciao! Será um ano de muitas descobertas , muitos podres ainda irão aparecer sobre a lei Rouanet , os togados e os Renans da vida ! Mas acima de tudo realmente a esperança de um novo Brasil surge da bruma negra do lulismo! Arrivederci buon Natale ! Bacioni a tutti !

  99. Feliz natal! Bolsonaro não é o cenário ideal, mas só o fato de afastar a quadrilha que saqueava o Brasil já é meio caminho andado.

  100. Haha Sempre apostei na patologia crônica dos Antagonistas: PT é partido de ladrão. Meninos de Ouro, feliz natal para vcs! Ano brilhante este, onde ficou provado o jornalismo aberto, inteligente, investigativo, diferenciado de vcs. Sempre soube, mas boa parte da galera de vcs foi chegando desde a Lava Jato e perceberam que aqui, a notícia é séria. Parabéns Diogo! Guerreiro perseguido pelo lula e que derrotou com o que tem de mais sensacional: a caneta. O teclado. Quase Natal, Meninos! Paz!

  101. Feliz Natal Diogo! Ano duríssimo, mas por enquanto terminando bem, com o chefe da quadrilha e mais alguns corruptos condenados, esperamos que 2019 seja de recuperação e outros corruptos presos! Um abraço! Estou satisfeitíssimo com a Crusoé!... E espero o fim da rede lixo com sua parcialidade e péssimo jornalismo!... Um ótimo 2019!!!

  102. Sinto falta do inicio da saga, via Veja, via O Antagonista, uns antigos comentaristas, que com certeza estáo por aí, comentando com outros nicks, pessoalmente já discordei, dessasinei, reassinei, a Crusoé, briguei comigo mesmo. Mas voltar a ler o Mainardi, eu realmente gosto, tenho até um livro dele. Feliz Natal, Adeus.

  103. Parabéns, Diogo e equipe. Combatemos o bom combate e ganhamos a primeira, de muitas batalhas. Feliz Natal e Ano Novo para vocês e todos os leitores.

    1. Gosto de ler suas matérias... Gosto do Crusoé... Aos poucos, estou vendo, na mídia, muitas coisas vivenciadas pelas pessoas nestes 20 .... anos e que não tinham espaço para serem ditas, contraditas e contrariadas.. vejo luzes .... graças a jornalistas como você..

  104. Obrigada, Diogo Mainardi por nos proporcionar a informação adequada e isenta dos fatos políticos que permearam o ano. Também desejo um 2019 bem melhor, livre das amarras petistas. Que possamos encontrar o rumo, a direção de um país melhor, com menos corrupção e maior valorização da vida, da família e do trabalho. Sou grata a todos os Antagonistas e a Equipe da Crusoé. Feliz Natal e que estejamos juntos em 2019, com a mesma informação de qualidade que vocês nos proporcionaram em 2018.

  105. Também estou radiante com 2018: PT saiu do governo! Brasileiros com possibilidade de vida livre, sem algemas intelectuais! Feliz Natal e ótimo 2019

  106. Feliz Natal para você, Diogo, e para todos que trabalham na Crusoé e n'O Antagonista. Parabéns pelo sucesso de ambas publicações.

  107. Que venha 2019. Será um ano difícil, provavelmente, mas será melhor do 2018. Pode acreditar na minha previsão, Diogo. E feliz Natal a todos da Crusoé.🎅🎅🎅🎅

  108. Grande Diogo , Grande Sabino... Assisti vocês no Teatro NET na primeira fila. Se eu já era fã do Antagonistas; agora sou muito mais . Que bom aos 63 anos ver este lado da Imprensa ajudar o Brasil.

  109. É Diogo. Gostaria de que a Crusoé tivesse o mesmo senso crítico adotado contra os petistas em relação aos eventuais erros do pessoal da direita.

  110. Essa Crusoé está deslumbrante. A gente já anda feliz, agora com a esperança de uma alternativa exelente para competir com Renan Calheiros eu perigo entrar em euforia. Sou bipolar. Eu compartilhei e adoraria que dessa vez especificamente a possibilidade do Tasso Jereissati ganhar do Renan chegasse a todos meus contatos de compadrio.

  111. Caros Diogo, Mário , Cláudio e toda a equipe- desculpe a liberdade tomada pelo uso do pré- nome, mas vocês salvaram o jornalismo brasileiro e , sem exagero, foram grandes construtores das possibilidades que agora nos faceiram no horizonte do Brasil. Construtores que sentiram na pele as ideias e verdades que defenderam, que levantaram bandeiras , que mobilizaram milhares de pessoas com informações precisas- por isso o Brasil e a História ser- lhes-ão eternamente gratos. AVE!

  112. Valeu o esforço de vocês Diogo, acompanho vocês desde o inicio, sempre inspiraram credibilidade e jornalista serio tem que ter credibilidade e independência de pensamentos, o leitor é que vai escolher a quem seguir, eu por exemplo sempre estou a procura dos pensamentos sensatos, mesmo que eu não concorde, mas sei que são honestos e essa ultima é a palavra que falta ainda no nosso pais "HONESTOS", mas vamos a chegar a ser maioria e aí...um abraço e um ótimo natal e 2019 com mudanças pra valer.

  113. Diogo, tenho um mea culpa. Não entendia, no início dos anos 90, porque você descia o cacete no Lula. Nunca ficava puto . Falava com amigos que não entendia o porque de tanta porretada sua. Então hoje, peço desculpas. Faltava informação. Dedução. Análise. E porque não, intuição! Então, a minha dívida para com você é impagável. Abraços. Walter Gomes

  114. Fui eleitora de Bolsonaro. Acompanhei sua trajetória desde o início e acreditei na sua vitória. Vcs jornalistas nem tanto . O que nos unia era o Antipetismo. Conseguimos enfim o que parecia impossível. O propósito deste governo ainda está de pé com Moro no combate à corrupção e com as cartas brancas dada por Bolsonaro . Deixemos por ora e de lado às mesquinhas fofocas. Mantenha a Crusoe em alto nível e feliz 2019

    1. Concordo plenamente com seu comentário. Tem alguns jornalistas aqui que está totalmente fora do propósito dessa revista. A mídia precisa parar de torcer contra o novo governo, afinal o país em primeiro lugar. Feliz Natal a todos.

  115. O mote inicial dos artigos - recriar a civilização - era muito mais interessante do que essa baixa política, que no fundo é vosso métier. Por isso, você voltou a tratar do lodo, meu caro. Trata com verve, porém lida com lodo. Estou me preparando para abandonar Crusoé. Vocês ficarão bem sem mim. E eu melhor sem vocês.

  116. Diogo: Talvez você conheça a sentença do saudoso Joelmir Betting. Em todo o caso, lá vai: "O PT é um partido interessante. Começou com presos políticos; terminou com políticos presos."

  117. Tenho gostado da Crusoé. Votei em Bolsonaro e defendo o governo dele, até que algo me prove o contrário. Vamos em frente! Que venha 2019!

  118. No meio deste caos felizmente vcs apareceram trazendo as notícias reais e não as do mundo da fantasia ou da enganação movida a interesses. Obrigada ! Fizeram a maior diferença. Um grande abraço a todos.

    1. Enfim um jornal em que podemos confiar. As noticias chegam antes e logo a midia vem atrás confirmar. Grata ao Diogo ,Sabino e outros. Nas sextas feiras ,me sinto voltando no tempo... indo às bancas procurar o Pasquim. Antes tinhamos que ler nas entrelinhas. Espero que possam continuar a dar as noticias com clareza e q sejam imparciais.

  119. Pois é, fui "achincalhado" neste espaço nada democrático. Estou censurado nas páginas de Crusoé. Todos comentários bloqueados. Sequer achincalhei. Apenas comentei.

  120. meu comentário não saiu...mas eu vou bizar. Parabéns Diogo! O Antagonista e a Crusoé são a nossa bussola. Toda a credibilidade e confiança. Bem que O Antagonista poderia presentear os 59.999.450 leitores que não puderam ir assistir a Festa Antagonista no Teatro Net, com o vídeo da Festa publicado no site, ficaríamos muito felizes, bjs e Feliz Natal, tudo de melhor sempre! Obrigado pelo que faz pelo Brasil!!!!

  121. Mídia "tradicional" já era. Os entulhos jornalísticos e culturais, que não são jornalísticos e nem de longe são culturais, apresentam o pior do pior, radicalizando a baixaria na esperança de cooptar audiência. Não importa quais os novos meios de informação. A audiência está muito mais seletiva e exigente. E conservadora. Na verdade, a maioria sempre foi e é conservadora.

  122. Diogo: Parabéns a você e sua equipe e obrigado pelo serviço de informação prestado a este povo tão sofrido. Acredito que assim como o Antagonista existam canais de informações confiáveis neste pais. Dou um exemplo: Cristalvox, para exemplificar com um canal que prima pela verdade aqui do sul. Sugestão: Torne-se o maior veiculo de comunicação deste pais. Pautado na verdade. Agregue a ele, informantes (devidamente pinçados) que sigam a mesma linha de conduta informativa.

  123. Feliz Natal, Diogo! E obrigada por tudo que vocês do Antagonista fizeram pelos brasileiros desde a fundação do site, e agora também com a Crosué. De presente de Natal, quem sabe as prisão do Batisti. Estaria de bom tamanho, né? Felicidades.

  124. Bom artigo, com comentarios picantes e instigantes do Diogo Mainardi que agradam as percepcoes sagazes de nos leitores. Eh interessante que revela tambem una característica interessante: a capacidade para criticar e incapacidade de receiver críticas, chegando ao ponto de manifestar desdem aos leitores, fantasiando-o de piada. O sucesso financeiro vai independer disto, a reputacao nao.

  125. um ano maravilhoso pra vc, que continue sempre esclarecendo a verdade para nós seus leitores sempre fieis. Feliz Natal, ano novo , e feliz governo sem PT.

  126. Parabéns Diogo. Sou seu fã. Continue escrevendo e contando verdades, que é disso que precisamos. VERDADES. Favor não sair da linha. Obrigado.

  127. O Antagonista e a Cruzoé são indispensáveis!!! Parabéns, feliz Natal e um ano novo nos trazendo informações confiáveis como sempre!!!

  128. Feliz Natal, Diogo extendido a toda equipe do Antagonista e Crusoe, fiquei muito feliz esse anonpela maravilhosa revista que vcs criaram. Parabéns e que continuem com esse jornalismo real. Umfrabde abraço!!!!!

  129. Muito obrigado Papai Noel por todas as condenações da Lavajato e por Carolina Hardt para o andamento em tudo. Obrigado milhões de vezes por Lula preso e por todos os calhordas, ladrões picaretas e bandidos que não se reelegeram. Pergunto: o que o senhor quer de presente neste Natal?

  130. Parabéns, Diogo! É sempre um alento ler teus artigos. Queria entender por que tens que gastar uma fortiuna com sistemas de defesa digital. Abraço, Feliz Natal e espero ansiosamente por mais textos teus.

    1. Parabéns!!!!sou muito grata ao Antagonista,por ter dado" munição" para que nos pudessemos compartilhar, esclarecendo o tamanho da" bandalheira". Agora vamos firme!!! #Renao

  131. Nós também estaremos, Diogo! Parabéns pela Crusoe, pelo vosso jornalismo. E estamos juntos por um Brasil melhor, em que acreditamos!

  132. Sensacional seu texto. Profundo e divertido. Parabéns pelo sucesso do site e da revista digital. Não é fácil empreender com sucesso no Brasil. Vcs deram um show.

  133. Querido Diogo, tive um ano afortunado, questionando e travando batalhas com meus colegas professores doutores petistas, mas agora penso que sempre que achamos que somos intelectualmente superiores ao outros é hora de aproveitar para se recolher e recomeçar as leituras, deixando de lado as superficialidades políticas diárias e se preocupando em compreender questões mais profundas. Porque, afinal de contas, é disso que realmente se trata, não é mesmo!

    1. Que tapa com luva de pelica para os bons entendedores.

  134. Meu melhor presente de Natal. Pedi a Deus que não me levasse enquanto não visse esse bandido preso. Tenho pavor dele, por ele enganar os menos informados, ingenuos.

  135. Muito bom .... Lula na cadeia é um presente aos que odeiam corrupção, lavagem de dinheiro, bandidagem política, ... Um presente muito aguardado, talvez no ano que vem, é termos alguns ministros do STF processados e condenados ... Aí diremos todos: Obrigado, Papai Noel!!

  136. É um privilégio deste Sexta Feira aqui ,acompanhar as verdadeiras e isentas notícias deste midiático náufrago . Parabéns à Crusué por esses dias de deleites de reportagens e matérias.

  137. A Crusoé parabéns por manter o nível do bom jornalismo. Já O Antagonistas em muitas ocasiões tem resvalado para o campo do sensacionalismo e da fofoca! Início de ano é sempre momento para reflexões! Feliz Natal!

  138. Parabéns pelo sucesso! Jornalismo imparcial e responsável não existe em outro lugar além desta ilha e de O Antagonista.

    1. Concordo, apenas com uma pequena resalva, existem uns poucos jornalistas na Crusoé, com um ranso esquerdista. I. G. por exemplo. O que não significa que queremos que fiquem endeusando o novo governo, mas que sejam realmente imparciais.

    1. Hahah. Também acordo super cedo na sexta, faço meu café e leio toda a revista!

    1. O engraçado é que tomei conhecimento, primeiro do site, posteriormente da revista, em debates com um amigo simpatizante da esquerda, isso, já na metade da campanha eleitoral. Eu, assinante de Veja, sentia falta da sua coluna, Mainard!

Mais notícias
Assine agora
TOPO