DiogoMainardina ilha do desespero

Quinze anos de bolsonarismo

11.01.19

Jair Bolsonaro erra sem parar. Mas ele tenta corrigir seus erros. Ou pede para o general Augusto Heleno corrigir. Esse é o melhor aspecto do governo até agora: o presidente da República, tido como despótico pela imprensa internacional – o New York Times, em editorial, esperneou contra seus “ataques autocráticos” -, reconhece suas tolices e recua quando deve recuar.

Alguns dias atrás, o juiz Marcelo Bretas disse que é preciso “respeitar a vontade da maioria” e que “críticas prematuras são claramente oportunistas”. Ele está enganado. As críticas prematuras salvaram o governo em temas como reforma previdenciária, base militar americana, IOF, Embraer, Secom e Apex. Apesar de reclamar diariamente da imprensa, Jair Bolsonaro se baseia nos jornais para tomar suas decisões. Ele é uma das últimas pessoas do mundo que ainda levam o jornalismo a sério – e acaba se servindo do nosso trabalho para respeitar a “vontade da maioria”.

O bolsonarismo deve durar um tempão. Assim como o PT podia contar com o PSDB para se manter no poder, Jair Bolsonaro pode contar com o PT. A ida de Gleisi Hoffmann à Venezuela, como macaca de auditório de Nicolás Maduro, consolida o partido do presidiário como o maior aliado do governo. Os brasileiros sabem o que teria ocorrido caso Fernando Haddad houvesse sido eleito. Ele estaria em Caracas. Lula estaria solto, favorecido pela liminar golpista de Marco Aurélio Mello. Sergio Moro estaria refugiado em Notre Dame – não a catedral, e sim a universidade americana. E Renan Calheiros estaria se preparando para comandar o Senado (epa!).

Os bolsonaristas, portanto, não precisam abarrotar nosso site com mensagens histéricas: ninguém põe em risco o governo. Por mais incompetente e troglodita que ele seja, deve se arrastar por uns quinze anos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Você tem razão. O que me conforta é que a vontade de acertar e de ser visto como honesto pode nos tirar desse lamaçal em que nos encontramos. O quanto vamos caminhar, é a questão. O Bolsonarismo vai se abrandar em 4 anos para dar lugar ao "Dorialismo"

  2. parabens Diogo, gostei da sua análise é acho verdade, o PT e a esquerda faram o que Goelbes fez " falar uma mentira mil vezes até tornar-se uma verdade "

  3. Essa semana termina com a realização do WORLD ECONOMIC FORUM em Davos,durante três dias os mais renomados nomes da economia e meio ambiente se reuniram e discutiram temas de grande relevância para o mundo, o BRASIL estava lá com o presidente e seus principais ministros e recebeu muitos elogios, não vi nenhuma matéria sobre o principal acontecimento que dominou as mídias desses últimos dias,uma falha em detrimento de outros assuntos abordados nessa edição pouco importantes em relação a DAVOS. l

    1. Concordo, não deram destaque a este evento, que deve ter sido penoso para Bolsonaro, mas ele estava lá, com sua bolsa de colostomia! Em Brumadinho(MG), no mesmo dia, mal pousará de aDavos na Suíça e já estava se pronunciando! No dia seguinte foi a Minas Geraissobrevoar a área! Quando o Lula e a Dilma não falavam nada ou levavam uma semana para se manifestar, e o dinheiro nunca chegou aos desamparados e vítimas de Mariana, ninguém falava nada!

  4. Casoy rebateu: "Embora a GloboNews tenha dito que nesta entrevista não foram feitas todas as perguntas, a RedeTV! fez um trabalho profissional e isento. Fiz todas as perguntas que o momento requeria, algumas até de forma incisiva." E concluiu: "Bom jornalismo é o que faz as perguntas isentas e imparciais, e não o jornalismo inquisitivo que almeja obter respostas que gostaria de ouvir do entrevistado" Aprenda DiogoNews

    1. Eu respeito muito você, Diogo Mainardi, mas mesmo dizendo que não gosta de trabalhar, acho que tem que pensar um pouco mais antes de escrever sua coluna na Crusoé! Você também é remunerado por isto , como na ” Manhatam Conection” !

  5. Que péssimo artigo do Diogo Mainardi! Não informa nada, não tem fundamento em nada. Assinei a revista hoje e já estou arrependida. Não dá pra perder tempo com isto. Estamos num momento em que não temos um jornalismo sério. Vocês tem a oportunidade de fazer um grandioso trabalho e vem com isso!

  6. Deus te ouça, Diogo! Porque, apesar de qualquer coisa, este governo não tem como ser tão ruim quanto seria ter um Haddad e Manuela no Planalto!

  7. Diogo, o que aconteceu com teu cérebro luminar? Comeste seus próprios miolos ou fizeste redes neuronais com fios de espiga de milho? Devo lhe dizer que você e sua equipe de jornalistas estão afundando a Crusoé na merda. A continuar este tipo de jornalismo-palhaço-político, os assinantes vão esquecer a Ilha do Jornalismo. Com respeito, forte abraço e boa sorte.

    1. Estou de pleno acordo. Péssimo artigo. Sem fundamentação em nada. Não informa nada. Triste.

  8. Querido Mainardi. Faço esta pergunta em vista dos acontecimentos recentíssimos na questão de Flávio Bolsonaro: Será que teremos, pelo menos, 4 anos de Bolsonarismo? Antes do carnaval que, com certeza, já está sendo gestado pela esquerda, comece a minar o próprio? Moro não será o MTBastos desse governo. Ah não, joão! Antes disso, estará em NDame nos EUA, residindo e lecionando. Ou Europa, quem sabe. Convites abundarão. Haja sátira! E vc que pensava que já trabalhou muito desde O Antagonista...

  9. Bolsonaro é qualquer coisa menos troglodita e incompetente. Ele reconhece quando erra, recua e não tem medo de mudar o que não deu certo. Mais importante que tudo, isso denota vontade de acertar. E se ele presta atenção na imprensa, esta também deve prestar um pouco mais de atenção nele - sem perder o veio crítico e fiscalizador é claro. Por fim, concordo que o bolsonarismo durará muito tempo, mas não apenas graças à incompetência do PT. Tem muita coisa nova e boa surgindo. É só abrir os olhos.

    1. Estou de pleno acordo. Péssimo artigo! Não informa nada, não agrega nada, não se fundamenta em nada. Uma opinião perdida no vácuo!

  10. Parabéns, continuem assim, livres e independentes, ou melhor, dependentes da verdade, como todo jornalismo deveria ser. 👏🏼👏🏼

  11. O Bolsonaro é bom. Mas o Brasil precisa se libertar do socialismo de verdade: privatização e livre mercado de verdade. Não sei o mito vai ter coragem e conhecimento para tal.

    1. Elias, parodiando o capitáo Nascimento....."vc é um fanfaráo"...conhecimento foi estratosférico!!!!!!

  12. E outra, não adianta criticar os "bolsonaristas". O leitor não é obrigado a concordar com tudo que vcs escrevem. Embora sejam excelentes jornalistas, geralmente apresentam um ponto de vista interessante, ainda assim, nem sempre estão com a razão. Do lado de cá há pessoas muito bem formadas e inteligente também.

    1. Concordo plenamente! Parem de tratar o leitor como imbecil. Vocês precisam de nós também.

  13. Não acha que "incompetente e troglodita" foi um exagero? Discordo desses adjetivos negativos. Embora tenha tropeçado em alguns lances no início, o que é normal em todo começo, Bolsonaro se mostrou inteligente em suas escolhas, na formação da equipe, na linha que decidiu seguir. O resultado de tudo isso é o otimismo que se instalou no país. A bolsa de valores que o diga!

  14. Caro Diogo, Felizmente não temos mais a Dilma para sacanear suas tiradas hilárias; entretanto não é por falta de assunto importante que vc precisa se apegar à picuinhas irrelevantes para gerar comentários depreciativos e desnecessário sobre nosso Presidente Bolsonaro, o qual elegemos as duras penas. É mais inteligente usar suas capacidades e propor ou indicar caminhos, soluções propostas e sustentação do discurso. Necessitamos da sua inteligência Diogo, para ajudar o país a sair desse atoleiro.

    1. Concordo com o Paulo. Se a intenção é fazer rir, substitua o Ruy Goiaba. Sua inteligência é brilhante e não há espaço para recaídas.

  15. Diogo querido, você como sempre, é muito sábio em suas colocações... Estou amando acompanhar o site todos os dias. Foi muito sábio da minha parte, ter estado com os Antagonistas no teatro Vila Olímpia em 2018, ganhei este presente que é a Crusoé... uma "jangada"de jornalistas livres pelo mundo a fora...

  16. O comentário Epa!!!! Merece muita atenção .. Pressão total #Renão, #Renannão... corpo a corpo ... bumbo , Abaixo assinado, Questão de ordem no plenário ...

  17. Bela análise, o presidente Bolsonaro aprende rápido e já nomeou um porta voz. É errando que se aprende, é uma grande virtude reconhecer os erros.

  18. Os seus leitores parecem desconhecer a frase do Millor Fernandes: "Jornalismo é oposição. O resto é armazém de secos e molhados." E talvez desconheçam quem foi o seu Ivan Lessa. É difícil engolir críticas a um governo iniciante e de esperança. Parece munição aos opositores. Mas os amigos do rei o tornam mais frágil com seus elogios permanentes e constantes. Um rei maduro sabe o valor do contraditório. Infelizmente há sapos a engolir. E saborear.

  19. Bolsonaro é mesmo muito mais democrático do que pensavam! Se não tivesse ganho seria esse circo de horrores descrito por você. Nem incompetente e nem troglodita. Quanto aos "bolsonaristas" abarrotarem o seu site, acho que é um bom sinal. Ou não?

  20. interessante que os Bolsonaristas são histéricos mas os jornalistas, deuses todos poderosos, não se enganam nunca...são os donos da verdade...inventam crises a qualquer problema...Façam também uma auto crítica. ..faz bem.

    1. Parabéns Clara ... ainda se acham deuses detentores de todas as informações ...

  21. Sou admiradora do Antagonista. Sempre leio seus artigos mas esse eu discordo . O governo Bolsonaro está longe de ser incompetente. Estamos vendo mudanças em pouco tempo que jamais veríamos se o PT estivesse no poder.

  22. Concordo. População deve ajudar a fiscalizar o governo para que o candidato eleito cumpra suas promessas de campanha. Sem adoração ilimitada. Quem votou 17 não é PT às avessas.

  23. Não acredito nesses 15 anos. Inexiste coesão interna no PSL. Ali ocorre briga de foice para tentar se mostrar quem é manda mais. Com sempre disse Bolsonaro é bom calado, porque quando abre a boca só sai besteira. Seria conveniente, como já enfatizou O Antagonista, que ele deixasse a equipe trabalhar que, aí pode sair coisa boa. Deveria dar menos trabalho ao General Augusto Heleno, que nem sempre consegue justificar o que diz o Bolsonaro. E, assim, também se enfraquece. Governos são todos iguais.

    1. Correto, está 17 X 5 para as bolas fora e quando fala, ainda achando que esta em campanha, piora a situaçáo......o capitáo deve se recolher um pouco, manter a prole sob controle, deixa quem sabe andar com as coisas e mais, lembrar que é presidente de TODOS os brasileiros,,,,,,,,,ah, e pedir para a ministra ficar quieta também

  24. Concordo com Vc. Acredito que na pressa em dar respostas, se precipita na suas decisões. Ainda não se deu conta que suas ações são de um estadista e não de jornalista.

  25. Concordo com o Diogo. Uma das coisas que me chamou a atenção em Bolsonaro, e me fez votar nele, foi perceber que ele é alguém capaz de recuar quando erra. Isso é incomum num político. Veja, Lula por exemplo se declarou "o sujeito mais honesto do Brasil", e insinuou que era igual ou melhor que Jesus Cristo. Já Bolsonaro recuou várias vezes, e isso não o diminuiu; pelo contrário. E ele faz isso sem ser uma pessoa volúvel, sem abandonar a linha mestra de suas convicções. Estamos em boas mãos.

  26. Acho que entendo o problema existencial de vocês. Se chamam Antagonistas e para cumprir a promessa ou a maldição serão sempre do contra a qualquer preço. Há uma boa chance de que no fim vocês consigam representar apenas os ressentidos e idiotas.

    1. Para finalizar, acho que está perto o dia em que vc e Reinaldo de Azevedo estarão trocando olhares na mesma redação e preparando libelos contra a direita chucra. Mas torcendo que ela fique no poder. Para ter quem espinafrar e manter o país funcionando.

  27. Bolsonaro revolucionou , já fez muito pelo país, e está fazendo e vai fazer muito mais, haverá erros e muitos acertos, está aqui sem sua ajuda Mainardi , e vai seguir pelo jeito sem ela. Não acho histeria nossa, acho que vc deveria ir mais devagar com o andor , que o santo é de barro .

    1. Realmente , quando dói no bolso !!!!!!!As idéias ,a acidez adormece !!!!! Que saudade do Paulo Francis !!!!!Que jornalista admirável , sem pupilo , que pena ..... Mas Ainda temos Alexandre Garcia e outros a altura 🙏🏻🙏🏻🙏🏻

  28. Sobre a Crazy Hoffmann, não lembro de ter visto em nenhum telejornal menção a participação da "Presidenta do PT" na posse do ditador venezuelano. Além disso, Crusoé/Antagonista foi o primeiro veículo a divulgar a informação. Portanto, em que pese a publicação de fofocas (como a da pensão que o ministro do meio ambiente se esquivou de pagar), sigo com vocês.

  29. tudo ótimo com a crusoé, e vocês são ótimos. só não gosto de nunca ter conseguido passar uma linha sequer para alguém de algo que tenha gostado.

    1. Siga pelo Twitter!! Consegue enviar algumas linhas... as melhores!!

  30. kkk ainda não acordaram...pela grande mídia o Alckmin seria o presidente, o termômetro do governo são as midias sociais como Whatsapp, twitter etc..

  31. Que pretensão achar que o PR toma decisões lendo a imprensa. ainda não entenderam nada . lembram que o Trump não seria eleito por vocês e pelo NYT. Abaixa a bola.

  32. Diogo, o incompetente e troglodita tem 30 anos de política. Quebrou as pernas da Globo Lixo, da Folha de São Paulo e toda a imprensa abjeta e corrompida que se vendeu! Nenhum outro político teria condições de fazer essa revolução para salvar a Pátria. Tem inteligência e humildade suficiente para corrigir os possíveis e prováveis erros que fatalmente iríam surgiu. Parabéns Bolsonaro pela sua atitude coerente em voltar atrás qdo necessário. É exatamente isso que estávamos esperando!

    1. Muito bem, este é o Bolsonaro humilde , pessoa do bem, não precisou de minguem , só das redes sociais e suas falas , junto a este governo de moro exército vai dar lavada

    2. Quer dizer que o Bolsonaro é um rei? Vai salvar o país? O problema de vcs é endeusamento de pessoas, como os Lulistas fizeram com o presidiário. O Bolsonaro pode sim ter 30 anos de política, mas até agora não fez nada de concreto

  33. Penso q a crítica honesta emitida por uma imprensa imparcial e que se ampara em fatos concretos (não em factóides) seja um dos pilares para a garantia da democracia e o seu amadurecimento como sistema político voltado para o bem comum. Não obstante eu leia matérias ou colunas contestáveis - não pela posição que assumem mas pela falta de rigor jornalístico - ainda acredito que a Crusoé seja e continuará sendo uma referência sólida a nos guiar nesse oceano de mentiras que se transformou a imprens

  34. Continue seu trabalho Diogo, crítico, isento. Nós que voltamos no Bolsonaro sem endeusamento lo, agradecemos. O antagonismo, nesse aspecto nos leva a reflexão.

  35. http://www.midiaimparcial.com.br/apos-ofender-bolsonaro-domingao-do-faustao-tem-a-pior-audiencia-dos-ultimos-15-anos/ Viu, né?!? So keep going.

  36. Que boa análise . E esperançoso ter um governante que respeite e está atento ao jornalismo. Viva a democracia mesmo que imatura . Vamos amadurecer. Vocês são cruciais para o esclarecimento dos fatos.

  37. Análise sóbria. Contudo ressalto que várias das notícias que dizem que o governo "voltou atrás" se baseiam em atos que o governo nunca afirmou que realizaria, algumas situações foram conversas e idéias jogadas ao vento exatamente para sondar a receptividade.

  38. Nos livramos dos socialistas/comunistas que não deram certos em nenhum lugar do mundo, mas também devemos nos livrarmos dos liberalistas, como foi e é o PSDB e agora com esse banqueiro ultraliberalista Paulo Guedes. O liberalismo também não deu certo em nenhum lugar do mundo. Devemos ser realista, nada de entregar nossas riquezas para o capital especulativo mundial, nem deixar de fora da reforma previdenciária os mega privilegiados militares. 65 anos para TODOS já!!!

    1. Militares são mega previlegiados quando e onde ? Os caras ganham mal, estão 24 HS a disposição do governo, são mandados para todo lado no meio do nada. Onde estão os previlegiados ? Em tempo, não sou militar e nunca fui.

    2. Posso achar que está certo no que se refere a inclusão dos militares, mas de uma forma diferenciada. Agora discordo completamente com seu pensamento, ao meu ver estatizante. Acredito sim que há empresas estratégicas, mas as suas subsidiárias, todas, devem, sim, ser Privatizadas. A POPULAÇÃO só tem a ganhar e não apenas um grupo de compadrios ou funcionários parasitas que só sugam e nada coloboram pra o desenvolvimento do país. Salvadas as pouquíssimas exceções. Falo com propriedade .

  39. Espero que seja 16 anos de liberalismo, sendo só 4 de bolsonarismo dentro desse período. O restante quero que seja do Partido Novo, que cresça como partido e ganhe a confiança dos brasileiros. Esse bolsonarismo é apenas um autoritarismo com sinal trocado...

    1. A cor LARANJA nunca me enganou... vermelhinho amarelado....

    2. Amoedo , nunca . Um socialista disfarçado . Não ajudou a pátria a se ver livre do PT . Não merece confiança nunca

    3. quem ama o Brasil não votará no Amoedo, que se escondeu quando a nação precisou dele para evitar a eleição do poste.Amoedo covarde e oportunista.

    4. Aqui em Minas o Zema do Novo já está patindo colocando secretário do Pimentel em seu governo. Quem votou nele por ter "apoiado" o Bolsonaro já não crê nele. Melhor vc focar em ideias e não em partidos ou pessoas.

  40. Me parece que tem gente cuspindo no prato que come ! Duvido que se o Haddad tivesse no poder vcs teriam coragem para criar a CRUSOÉ ! Estaríamos todos falidos e não nos atreveríamos a assinar uma revista cuja a voz só nos faria lembrar diariamente a roubalheira que continuaríamos a viver nesse país !

  41. Deus me livre! É só 4 anos, e olhe lá. Renovar sempre. Acabar com tanto poder desses caras. Sem reeleição. Queremos bons administradores pros tributos que a gente paga. Carreira na Política é só pra enriquecer. Quer ser político? Se elege, ganha salário, ajuda a melhorar a nossa vida e tchau! De Hipocrisia estamos cansados

  42. É uma pena que um cara como você, Diogo, que considero como um dos poucos jornalistas ainda dignos de crédito, se comporte de forma tão sectária e enviesada quando o assunto é Bolsonaro.

    1. Concordo plenamente!!!!foi preciso eleger o bolsonaro!!tem q ter paciencia.o q vc queria??

  43. Diogo, não consigo entender tanta má vontade de sua parte para com o Bolsonaro. Ele não é incompetente nem troglodita, e o seu governo, que mal começou, já tem inúmeros acertos, que você parece fazer questão de não reconhecer, preferindo apenas falar dos erros. Para citar apenas um desses acertos, temos um fato que está ocorrendo agora: Cesare Batisti não estaria a caminho da Itália se não fosse por Bolsonaro.

  44. Concordo plenamente Diogo ! Claro q existem jornalistas e jornalistas ! Os da Esquerda Bolsonaro sempre atento .. pra rebater ! Os sérios como vcs, e meus preferidos, pela inteligência e sensatez, norteiam sim o presidente, q tem cometido deslizes, mas concordo q ele erra, sabe reconhecer e recua, sua maior qualidade . Continuem alertando para os deslizes, q não são poucos, pq torcemos q o Brasil dê certo e que lulas nunca mais, só a “doreé”e olhe lá !

  45. Caro Mainardi Tenho absoluta certeza,que nosso Presidente respeita o jornalismo da Crusoé! A aceitação da sua revista pela gente do bem é total! Passei a presentear nos aniversários amigos com a assinatura, e tal como eu eles adoram as sextas-feiras! EU TAMBÉM!!! maria elisa alves de lima.

    1. Como respeitar o Antagonista se são apenas repetidores da FS e do Estadão? Decaíram e não há como levantar. Está foi minha primeira assinatura e a ultima com a Crusoé!

  46. Maravilha esse texto. Me deixa mais tranquila. Estava temerosa com as informações contraditórias do início. Tenho muita esperança na mudança política-cultural desse País, mas sem ilusões de que aconteça em curto prazo.

  47. Vc é inteligente e experiente. JB está mesmo garantido no poder pelo PT. O mesmo anti-PTismo que o elegeu, turbinado pelo que aderiram ao sentimento da mudança posta em prática por Paulo Guedes, Moro e Cia. Ltda. O PT faz o brasileiro perdoar deslizes de Bolsonaro.

    1. as vezes a ligação que Ele tem com a globolixo, me deixam com os 2 pés atrás....

  48. Bolsonaro erra, reconhece e tem o general Heleno para ajudar a acertar. Lula errava, fazia o diabo para se manter no poder e tinha Zé Dirceu para ajudar a afundar o país. Uma pequena diferença.

    1. É tinha a imprensa e seu profissionais, com os folhetins de aluguel, para justificar e corroborar seus erros.

  49. “Troglodita e incompetente”? “Erra sem parar” ? Troglodita quando? Não gostou dos ministros e das reduções? Os erros que vc cita foram fabricados pela implacável mídia. Não reconhecer que os jornalistas estão contra ele é muito estranho, especialmente depois deste seu texto e do Sabino.

  50. Retroceder e dizer que errou é o que gosto mais no presidente. Reconhecer erros é para poucos. Votei em Bolsonaro para não votar no PT. Mas torço muito mesmo para que ele possa, junto com Ministro Heleno (a quem admiro enormemente a inteligência e lucidez), possam trazer de volta o Brasil que merecemos.

  51. Tanto os governos como a imprensa são formados por pessoas, as pessoas erram, ambos merecem críticas, desde que sejam honestas!

  52. Muito boas reflexões, Diogo. Fazer o quê? Contar com gente como vcs, do Antagonista, para vigiar o Poder. Vc tem razão quando pede para imaginarmos em que cenário estaríamos hoje se Haddad tivesse ganhado as eleições!

    1. alguém que não sabe a diferença entre bolsonarista e petista e ainda escreve afff, não sabe a diferença entre doxa e episteme, entre branco e preto, entre o certo e o errado, Cruz credo

    2. eu nao consegui ainda definir que é pior, bolsonarista ou petista! afffff

  53. Não me importo com essas bobagens de Bolsonaro. O que me importa é a economia que emergirá das reformas. Se o governo acertar na economia, implementar políticas públicas que melhorem a vida e a convivência dos nordestinos com o semiárido através da parceria estratégica com Israel, demole a última trincheira petista. Despetizar a máquina pública é essencial. Acho que o governo deve falar menos e agir em silêncio.

  54. Eleitora de Bolsonaro e torcendo para dar tudo certo. Esse tipo de artigo é bom, é crítico, é ácido, mas não é de inimigo. Isso é jornalismo e eu não passo sem a leitura desse jornalista.

    1. Resumiu bem para os melindrosos de plantão. Parabéns. Muita gente acha que sátira é comédia pastelão. Não é. Talvez os que "anunciam que vão cancelar a assinatura", aquele drama, aquela frescura, poderiam fazê-lo e aproveitar para estudar mais um pouco.

  55. Aprecio seus comentários, sigo no YT, mas estou achando você muito sarcástico já com o Jair. Diria até muito severo. Pode ser crítico. E deve. Mas ainda é cedo pro deboche. Isto incentiva o inimigo. Pode amenizar, por gentileza? Agradecemos. Mas não muda minha admiração pelos Antagonistas. Ainda.😁

    1. Parabéns. Comentário pé no chão para rançoso algum botar defeito.

  56. Enquanto você desfila aqui sua prepotência ("jornalistas ajudam a governar" que é verdade, mas você e os seus certamente não estão incluídos nesta seleta minoria), seus subordinados n' O Antagonista publicam matérias imbecis (Significado da palavra imbecil: adj. (adjetivo) Desprovido de inteligência; que é tolo ou idiota. Que expressa imbecilidade; que não tem sentido; banal), a título de informação. Antes de falar do governo de alguém, cuide primeiro do seu, que não está bom, amigo.

  57. A Imprensa séria deve ser vigilante, inclusive de si mesma!!! É cedo para dizer que erra "sem parar"!!!! Mas, se erra e repara, este já é, com 10 dias, um ótimo Governo!!!

  58. Análise perfeita, a imagem que a esquerda fez fo capitão era de que seria um monstro intransigente e o que é estamos vendo é um ser humano humilde, que acerta e também erra.

  59. Perfeito. Eu tinha observado isso, mas não conseguiria definir tão bem. Ao errar pelo seu pensamento emocional dos fatos o Bolsonaro tem a coragem e a humildade de voltar atrás ao contrário de muitos arrogantes, como Dilma, que se impõem por um poder passageiro e por afastarem àqueles mais sensatos e sábios por diversas razões a maioria destas, desonestas.

  60. Parabéns Diego, seus comentários acompanho desde os tempos que a globo não tinha só militontos no jornalismo, vcs fazem um noticioso comentado sem o viés do ódio, e sendo espalhado por jornalistas que até pareciam ser imparciais mas parece que os RRR$$$$ preencheu o cérebro.

  61. Vocês, incluído Diogo e Sabino, que apoiaram Bolsonaro, a direita extrema, tem muita dificuldade de criticar a direita. Até os erros minimizam e os trancendem. Se fosse a esquerda errando assim, seriam antas, papagaios, macacos e outros bichos. Mas tudo bem. Ao menos reconhecem que os militares de alto coturno que mandam Bolsonaro corrigir os erros.

    1. Marco, Luiz, amigos. Dou razão a vocês. Vou torcer por Bolsonaro. Mas como muitos disseram aqui a direita comete os mesmos erros da esquerda. A direita extrema (ou esquerda extrema) tem as seguintes características: só elas sabem o que melhor para todos, têm pavor a transparência, odeiam discutir critérios alternativos ou pontos de vista diferentes.

    2. Defina "direita extrema".O que é? Militares no governo? Muitos foram eleitos. Não foi golpe de estado. Outros foram colocados em postos chave. E daí? Falar besteira, todo mundo que faz parte de qualquer governo no mundo, fala. Se Lula e Dilma colocaram pelegos, terroristas, sindicalistas e vagabundos de toda sorte nos seus governos, por que Bolsonaro não pode colocar militares de conduta ilibada? Não há toque de recolher nem DOI-CODI ressuscitado. Muito melindre. Direita extrema, oras.

    3. Errado. Quem elegeu Bolsonaro foi uma maioria temerosa com a volta do PT e também enojada com os compromissos do PSDB. A militância bolsonarista não tem esse plantel todo de eleitores. No entanto, portam-se como os mesmos melindres dos petistas quando criticados. É normal pois militância é militância. Hoje, militantes petista estão mais para cúmplices de uma ORCRIM. Os bolsonaristas não. Ajudei e quero que dê muito certo para Bolsonaro. No entanto prefiro liberdade da crítica, sempre.

    4. Quem dera os erros da esquerda tivessem sido esses! Alguém imagina Dilmanta voltando atras?

    1. Diogo...continue como sempre foi e como sempre gostamos de suas análises. Já temos uma grande vitória e felicidade de estarmos livres do poder petista. Que o Bolsonaro e seu governo sejam positivos para um Brasil melhor e a população veja e fique ,em sua maioria,satisfeita. E se a continuidade não for bolsonarista , que seja o partido Novo ,por exemplo... Esquerda e petismo nunca mais... Agora que a maioria da população abriu os olhos na eleição e deixou de ser otária...que continue assim.

  62. Por Favor Diogo, vc não! Se misturar na Ptrulha inquisitoria da imprensa esquerdista. Não! vc é muito mais inteligente. Critiquem, mostrem os erros, mas mostrem os acertos. Vcs estão se apegando a erros pq e os tornando mto maiores do que são. Isso é para FSP, Globo, Uol, zero hora/RBS, Brasil 247. Vcs não podem se deixar contaminar. Por favor! Vcs NÃO. Equilíbrio.

  63. Se vocês acham o governo Bolsonaro, de incompetente e troglodita, por que vocês apoiaram a candidatura dele, se vocês se acham sabichões, por que não se lançaram candidatos. Eu sou assinante da revista CRUSOÉ, adoro vocês e amo o site, mas vamos com calma com o novo governo, ele só tem 10 dias de empossado, o Lula ladrão, os petistas passaram 14 anos e, só fizeram roubar e mais nada.

  64. A equação é muito simples. O Lulismo errou tanto, mas tanto, tanto ... que a afirmação de que Bolsonaro erra sem parar é até sacanagem ... e a imprensa? Até a Crusoé erra a mão, ou não? Se vocês se julgam os formadores oficiais de opinião do Bolsonaro, por que não se candidatam à presidência? Menos, gente ... menos ... enquanto têm crédito, não exagerem ....

  65. Votei no antipetismo declaradamente. Mesmo achando divertido os discursos atravessados do Jair, considero que temos de ser vigilantes, pois existe a possibilidade concreta da prática ficar longe do discurso. O eleitorado de 57 milhões de brasileiros têm de fazer valer os brados de que "NÃO TEMOS BANDIDOS DE ESTIMAÇÃO ".

    1. Até que enfim alguém fez um comentário plausível sobre a matéria e sem ofensas ao jornalista! Palmas para você!

  66. Se conseguir despetizar a administração pública já terá cumprido o seu papel. Se o Moro e o Guedes alcançarem 50% do que propõem então teremos avançado muito. Aí estará preparado o terreno para mudanças mais profundas, como a redução dos privilégios dos poderosos, como propõem Álvaro Dias e João Amoedo, coisa que o Bolsonaro não inclui entre suas prioridades

  67. Muito bom Diogo. Na próxima eleição colocaremos o Novo no poder e o país mudará de verdade. Bozismo não ficará nem 4 anos. Sumirá da mesma forma como apareceu. A razão? Não tem consistência.

    1. Pedro Já falei e reforço. Leia os objetivos da revista. No seu caso, leia apenas o Facebook do capitão. É o que cabe no teu minifúndio intelectual.

    2. Jose ja falei e reforço Folha da sao paulo pra você Ta perdido aqui

    3. Sem o efeito Bolsonaro, o covarde Amoêdo não falaria em ascenção em poder nem em mil anos. Não custa nada reconhecer e dizer obrigado.

    4. Sou liberal Popperiano. Sempre fui. Esquerda é invenção dos falsos liberais que cultuam um certo charlatão..

    5. Um esquerdista amoedista??? O amigo agora deu um nó na minha cabeça. Deixa eu processar....

  68. O mal dos jornalistas é que ao primeiro elogio recebido já se acham os donos da razão e passam a acreditar que suas palavras convencem a todos. Vamos colocar o pé no chão Minardi!!!

  69. Sou Carmen Gomes e não escrevi isso aí. A Crusoé precisa disponibilizar no índice um item para que a gente possa usar outro nome ou apelido.

  70. Diogo ,este aspecto do presidente contar com algumas leituras jornalisticas como o CRUSOÉ é fundamental para balizar as decisões do presidente e os seguidores entenderem que está tipo de jornalismo por enquanto é orientador.

    1. Até certo ponto. Talvez aqui, na Crusoé, haja mais matérias produtivas que deletérias. Desgastante são os posts n’ O Antagonista, repetida e sistematicamente depreciativos, muitas vezes injuriosos, ou com chamadas folhetinescas para, ao fim e afina, não trazer nada relevante, nem complementar a informação.

    1. O culto à personalidade é tão nefasto quanto os ataques pessoais (“imbecil, idiota”, “incompetente, troglodita “). Pessoas cometem erros. O que importam são os atos, que levam a resultados. Teria o candidato do Mainardi, caso eleito, composto uma melhor equipe de governo? O potencial humano, as capacidades individuais e a vontade de acertar desse governo devem se reconhecidas. Críticas falaciosas, sistemáticas, minam a esperança de quem acreditou em mudanças e levam ao desânimo e acomodação.

    2. Qual a melhor solução para manter a credibilidade intacta?

    3. Concordo Lourdes, a crítica é sempre bem vinda, mas quando se torna sistemática é chata e desinteressante!

  71. A Crusoe não veio para dizer " Amém ". Diogo apenas mostra que o BOLSONARO não é " uma Raposa " da velha política , e , sim , um ser humano normal que reconhece erros e corrigi-os. A experiência no exercício do cargo o fará evitar erros.

  72. Diogo , segundo bilhete mostrado pelo Jornal da Globo desta sexta-feira ( 11/01/2019 ) , BOLSONARO pergunta a Rodrigo Maia se COLLOR é candidato ( presidência do Senado ? ). Pelo aspecto meritocracia eu votaria SIM.

    1. Luiz, Jornal da Globo ? Fala sério!!! Ainda tem estômago para assistir a está emissora?

  73. Espero que o governo continue errando. Sim, isso mesmo. Errando, mas que erre pequeno e acerte muito mais. Afinal de contas, não votei em Deus. Seria saudável o jornalismo _ aqui incluso o Antagonista e a Crusoé _ também também reconherecem seus equívocos, que tal? Talquei?

    1. Sensato, Carlos! A revista também erra, mas acerta muito mais.

  74. Não é possível afirmar que críticas veiculadas na mídia salvaram o governo, muito menos o trabalho de vocês. O ponto é o Presidente falar com a imprensa peçonhenta sobre matéria que ainda está em discussão. Comenta sobre assunto de cuja reunião participou, mas a discussão evolui e se alcança melhores soluções. Foi assim com o IOF e possivelmente Embraer. A reforma da Previdência ainda não está fechada e qq comentário a respeito é especulação.

    1. Concordo e acrescento: a mídia é algo a ser combatido sim, mas a mídia peçonhenta (gostei do adjetivo). Essa visão é que faz com que nós, que estamos aqui abarrotando o “seu” site, Diogo, de mensagens “histéricas”, procuremos um canal “isento” como pensamos que seja a Crusoe. E ponha-se em um lugar um pouco abaixo de Deus, não achando que vocês, jornalistas, estão corrigindo os rumos do governo. Se não fosse a mídia (peçonhenta), não teríamos afundado o Brasil tão fundo em seu buraco!

  75. Caro Diogo: e qual de nós não vive de erros e acertos? Eu desconheço...Políticos "profissionais" tendem a errar menos pq já conhecem a máquina pública como os petistas p. ex. Eu, particularmente, prefiro quem erra e tem humildade para retroceder..mas é só minha opinião pessoal.

  76. Diferente de outros governos, Bolsonaro tem a ombridade de dizer "errei". Mas o mainstream esquece que o Outro só roubava e roubava e nada era dito. mas no Governo Bolsonaro até um peido vira uma explosão. Tamo Junto, Mainardiiiiii!??

  77. Até que enfim uma fala positiva, mesmo apontando os erros deste governo. Parece que os outros jornalistas esqueceram rápido como era antes!

  78. Esperar que um grupo grande de pessoas que nunca trabalhou junto, selecionado por muitos outros que também ter formação e interesses diferentes trabalhe como uma orquestra afinada - no Brasil ? De quem era essa expectativa? Sem contar que lutando contra uma imprensa que na maioria semeia desinformação e planta noticias mentirosas todos os dias, obrigando o governo a se explicar a todo momento. Tá muito bom - só de para de assinar contratos de roubos milionários todos os dias já é um bom começo.

  79. Procuro me clicar no lugar dele, provavelmente teria escolhido ministério semelhante ( talvez sem os ministros filiados a partidos) Uma vez iniciado o governo tem que ajustar aqui e ali, reconhecer que não sabe fazer, é o contrário do que os governos anteriores faziam , é comum à quem quer chegar onde outros não iam, dar umas voltas e errar umas encruzilhadas, daí tem que recuar e pegar a outra pista. O rumo do abismo, por sua vez é uma estrada ampla , reta é muito bem iluminada. Até aqui, OK

  80. Por muito tempo o povo viu suas ideias comuns sendo levadas em conta! Se a área econômica acertar Bolsonaro vai se reeleger ou no mínimo eleger seu sucessor, a área econômica é a chave da questão.

    1. Zé, não te entendo. São dois? Ou és bipolar? Há vezes até és sensato. Outras ...

    2. Calma rapaz ! Primeiro observa , e as primeiras impressões não refletem o todo . Torcemos todos para que o grupo nefasto que tomou conta do pais - pt e psdb dividiam benesses para se manter - seja devidamente punido e sirva de exemplo. É inadmissível que ao nossos jovens , filhos do pais mais rico do mundo, reste apenas o sonho de ir embora em busca de subemprego! A contribuição de todo cidadão deve ser com ideias e acoes posiitivas

  81. As Antas precisam urgentemente tomar algumas vacinas contra a soberba. Reinaldo Azevedo se achava um grande sábio, e dono da verdade anti esquerda. Era um boneco de ventríloquo! Hoje está encostado em um jornalismo de 3a. categoria, enquanto os detratados por ele - os "xucros ", estão muito bem, obrigado !!!

  82. Realmente Mainard, Bolsonaro parece ser o único a levar a imprensa a sério. Nós, os leitores, queremos algo melhor do que vocês da Crusoé e Antagonista vêm produzindo. Vez ou outra há algum artigo com um pouco de conteúdo. Não investigam nada, só repetem o que outros veículos noticiam. Acordem! Vocês se tornarão irrelevantes em breve. Será que ainda não perceberam?

    1. Não investigam a veracidade, não analisam. Quando muito um comentário irônico e depreciativo. Queremos mais. Troglodita e incompetente é muito forte, Diogo.

  83. "A vaidade é, definitivamente, meu pecado predileto." cenas finais Filme O ADVOGADO DO DIABO. Melhor baixar a bola caro jornalista. Creio que o Presidente fez sábias escolhas de seus acessores e nao se pode afirmar que são os jornalistas que o leva às mudanças de opinião. Infelizmente a mídia, inclusive esta, continua a distorcer e a manipular os fatos. É hora de mudanças..."Deixe o Guedes trabalhar".

  84. Certamente que os leitores mudaram e a imprensa ainda não se deu conta. A evolução da imprensa está lenta demais. É um grande risco. O que queremos ler são matérias muito mais sérias e precisas. Qualquer artigo ofensivo pode ser fatal (não estou falando especialmente do seu, Diogo)

  85. Vocês precisam é procurar um pouco da capacidade de Fernando Gabeira de enxergar a realidade com análises equilibradas. ironias em excesso prejudicam o bom jornalismo. Julgamentos apressados também. Seus leitores já perceberam. Vocês ainda não?

    1. Maximiliano, concordo que ironia será sempre bem vinda. O problema é que invariavelmente não são bem ironias, mas aquelas tiradas pretensamente irônicas para fugir do assunto e repetir opiniões e conclusões já prontas e plantadas pela imprensa engajada. Há alguns exemplos nesta revista de arrepiar. Vide a notícia "AGU favorável na pena e na pesca" como exemplo dessa bobagem.

    2. Eu não devo fazer parte do teu grupo de leitores, Luis, pois o que percebo em reportagens substancialmente irônicas, é que elas fogem do lugar comum do simples deboche, da ofensa pessoal e da truculência. A arte da ironia não é algo que se aprenda na escola, a ironia se aprende vivendo e lé uma estratégia de resistência à mediocridade, à estupidez, à ignorância, à truculência e à burrice.

  86. Só faltou dizer que Bolsonaro lê Crusoé para dar os próximos passos. Diogo, vc é o máximo, mas vá com cuidado! Menos, muito menos!

  87. Esse seu coorporativismo com a imprensa em geral não pode ser elogiado. A generosa distribuição das verbas publicitárias em favor da TV Globo, Folha de São Paulo e demais orgão de imprensa, durante os governos petistas, tem mais é que acabar. Meu Presidente está certíssimo!

  88. Que Deuscte ouça , Mainardi! E concordo com o dito popular: gente inteligente muda de opinião quando está errado sim! Insistir no erro é coisa de petista ou burro...ou ambos!

  89. Nem uma palavra coerente. Péssimo vcS caíram na fogueira das vaidades. Assinei novembro e só recebi 3 pena que paguei um ano para nem analisar as loucuras. Ontem Joice era maionese .tenham cautela

  90. Eu votei no Bolsonaro, mas estou insatisfeita com a discordância nas falas. Ele diz uma coisa, vem o Onix e desmente. Passa a ideia que desconhecem os fatos, mas acredito e espero que seja euforia da chegada. Torço para que melhore. Acredito que o papel da imprensa séria é também apontar erros, para que sejam corrigidos. Eu, quando acho algo errado, faço meus comentários críticos também na pagina do próprio presidente. Não podemos ficar calados. Precisamos de mudanças, cada um fazendo sua parte.

  91. Como comentalistas, Mainardi, assim como o Gadelha estão prestando um enorme desserviço ao pais quando ignoram as noticias e acreditam que seus comentários desabonadores são relevantes na construção de um ambiente de pessimismo e assassinato de reputações. Como muitos veículos são acompanhados para se ver a versão que produzem, mas jornalisticamente vão perdendo a confiança e abrindo espaço para concorrentes. Não devem ser levados a sério.

  92. Decepcionante sua materia! Parece que foi obrigado a criticar Bolsonaro! Com o real se valorizando assim como o mercado de ações , além de tantas decisões importantes nos primeiros 10 dias e é ISSO que você tem pra dizer?

    1. Tânia, Tânia, Tânia, mercado de ações e real se valorizando? Esqueceu do PIB, da taxa de emprego e do IDH dos dez primeiros dias. Uma coisa é humor de mercado, outra coisa é economia de um país.

  93. Você tem grandes chances de errar Mainardi caso Bolsonaro não controle tantos “desencontros” em seu entorno, especialmente de seu pit bul favorito. Tenho mais alergia ao PT que vc mas a praga é daninha e muitos eleitores estão se cansando. Não existe presidente sem a maioria de votos. Boa sorte aos brasileiros.

  94. De qualquer forma, o Diogo Mainardi está certo. Podem esperar uns 12, quiçá 16, anos de governo linha dura que espero, tanto quanto todos os presentes, campeie as notações do livre mercado com descentralização e desregulamentação. Esperança é o que define o momento, não intransigência.

  95. Ataques autocráticos? Está aí um tema para que o autor discorra em próximo artigo, afinal não é jogando bomba pra cima que se elabora crítica construtiva alguma. Quanto aos eleitores do NOVO, acordem pra vida! Fosse o Amoedo sem experiência política alguma, sem malícia apropriada para mover -se no xadrez político, já tinha dado com as mudanças n'água e levantado a intervenção depois dos ataques no Ceará. É evidente a união de forças para sabotar o animus reformista do atual governo.

  96. Puxa Mainardi,votei no Bolsonaro mas não me tornei bolsonarista,sou brasileira e atenta para os fatos,afinal não penso em sair daqui, então estou na torcida.

  97. Concordo com o Mainardi. Mas estou torcendo para no final dar tudo certo. O meio não interessa . Vamos esperar pelas grandes decisões.

  98. Me enganei com esse jornal. Assinei, estou arrependido e não vou renovar. Só não cabelo agora a assinatura porque já foi debitado no meu cartão de crédito

    1. Esta é do Paulo Francis: "Só os idiotas não mudam de ideia." Só não lembro onde li...

  99. É verdade, quem aguenta os bolsominions? muito infantis, não conseguem ouvir crítica, nem construtiva, mas ainda sonho em ver o Novo governando.

  100. Caso Haddad tivesse sido eleito toda a camarilha estaria em Caracas, Lula, Dirceu, Gleisi, Lindbergh, Boulos, Manuela, Tarso Genro e muito , muito mais. É tão bom pensar que essa gentalha perdeu espaço e não manda no país... Só resta fazer figura triste na Venezuela.

    1. esquece isso, náo foram eleitos, o mulusco esta preso, temos é que cobrar o capitao, agora é com ele, sem desculpa

  101. Exato. O que há de bom no comportamento do Presidente é que ele muda de ideia quando alertado das burradas que poderia fazer.

  102. Acho que a imprensa extrapola sua liberdade, senão vejamos, nessa matéria, o nobre jornalista, chama o Presidente da República de "incompetente" e "troglodita", expressões muito fortes para se dirigir ao mandatário máximo da nação, algo que eu não concordo; enquanto, já vi jornalistas, inclusive globais, se dirigirem ao criminoso e presidiário, lula da silva, chamando-o de Presidente, aqui sim uma inversão de valores. Vejam a que ponto chegou a liberdade de imprensa no Brasil.

    1. Expressões muito fortes para um Presidente? Isto agora é novidade? Kkkk. Já esqueceu como eram chamados os ex presidentes? Antes podia né? Não que eu ache que não merecessem. Nem por isso o Diego tem que passar pano para seu ídolo. Críticas podem ser ser muito construtivas. Amigo não passa a mão na cabeça. Amigo chama na chincha mesmo, rsrsrs.

    2. Diogo Mainardi acabou de perder uma leitora. Aprenda a respeitar autoridade.

    3. Os jornalistas da Crusoé podem e devem discordar do presidente, mas as ofensas podem ser evitadas !

    4. Muito bem observado...acho q O Antagonista tá perdendo um pouco a linha...

  103. Você continuará na Globo News , dividindo espaço com a turminha de jornalistas pelegos da emissora? A turminha da INQUISIÇÃO ?

    1. Claro que Diogo deve continuar na Globonews . O Manhattan sem ele seria muitíssimo sem graça . Tem que haver um sujeito atrevido como DM na bancada !!!!

  104. Corretíssimo. Vamos à luta para consertar as lambanças "socialistas" do PT. Eu estava em 64, quando esse bando de tresloucados era um arrastão de pivetes, e estou de novo. Eu vi e vivi.

  105. Concordo com você, mas há um excesso de ironias e sarcasmos. Acho que tais palavras não fariam falta, na divulgação dos fatos, porque vocês são excelentes no que fazem.

  106. Assim como o Bolsonaro aproveita as críticas da imprensa para melhorar, a imprensa também deveria aproveitar as críticas dos leitores para se aperfeiçoarem, não é mesmo Mainardi?

    1. Serão em vez de será ... Antes que me chamem de Petista Apedeuta...

  107. Continuo te admirando pra caramba, Diogo Mainardi. Nem me lembro mais há quanto tempo te sigo...rsrs Não dê bola para essas críticas...são pessoas sem noção e que acham o fato de vcs apontarem as caneladas do novo governo fazem do antagonista os novos "petistas". Só rindo mesmo. Apesar das primeiras besteiras, concordo contugo: Bolsonaro veio pra ficar..graças a Deus!

  108. Crusoé e O Antagonista, hoje, são as publicações mais confiáveis em relação ao novo governo, embora eu também não ponha minhas mãos no fogo por jornalista nenhum, muito menos o Sr. Mainardi. Admiro que não tenham estabelecido uma linha editorial pré-disposta a derrubar o Presidente, nem a afagá-lo de modo servil. Enfim, se Diogo Mainardi viesse me vender um carro usado eu daria a ele mais credibilidade que a um jornalista da Folha, Veja ou Globo, mas é claro que eu levaria num mecânico antes.

    1. Esta foi demais ! Eu adorei. Concordo com vc. e acho que o carro que ele está vendendo é bom.

  109. A IMPRENSA tem que ser ISENTA (não pode se submeter ao poder político e/ou econômico). Em que pese ter votado no Bolsonaro, estou com Diogo (mais um vez), até porque Os Antagonistas tem, acima de tudo, feito críticas que considero honestas, e sempre vigilantes. Parabéns ao Diogo.

  110. Vou escrever de novo, não apareceu. Diogo relendo teu texto comecei a rir...acho que lançastes uma brilhante flecha que deu um duplo carpado e deixou todos os leitores com nuvenzinha douradas....és muito sábio....

  111. Gosto da maneira pela qual você expõe suas opiniões. Continuo assim. Confio no presidente exatamente pelo o que você falou. Vamos em frente.

  112. Meu caro Mainardi, do alto de sua autossuficiência fica muito fácil de designar o nosso presidente de "incompetente" e "troglodita". O tipo de postura que vem ao encontro do padrão determinado por aqueles jornalistas que, por terem espaço na mídia, arrogam para si o direito de publicar suas idiossincrasias. Que tal transferirmos para você o comando do país?

  113. Diego, li e reli teu texto e comecei a rir.... Percebi uma flechinha dando um duplo carpado. Sei que não vais me responder.....Concluindo és muito inteligente.

  114. É duro ler seu comentário e não sentir uma vontade de responder rudemente. Mas refletindo antes de explodir, devemos reconhecer que, o Bolsonaro não foi eleito pelo meu voto por ser um genio, mas por ser anti-PT e prometer fazer um governo honesto. Me decepciona quando fala algo equivocado ou tenha de voltar atrás em alguma decisão errada. Mas pelas minhas expectativas positivas sobre o seu governo, espero que aprenda nos erros iniciais e tenha mais cautela e reflexões nas proximas decisões.

    1. Concordo com você! Não acredito que ele irá acertar sempre, mas não precisava errar por pressa em responder. Penso que é melhor um Presidente que reconhece que pode falhar e muda de opinião, do que alguém que se julga extremamente sábio/sábia e não muda de ideia; apesar das dificuldades que isso acarreta. Anseio por um bom governo, e não é porque sou “Bolsonarista”, mas porque PRECISAMOS urgentemente de um governo que dê esperança aos brasileiros.

  115. Bolsonaro não é perfeito,óbvio, portanto comete erros mesmo tentando acertar. Façam críticas construtivas e positivas. É disso que o Brasil precisa no momento.

  116. Todo extremismo é danoso .Seja em qualquer situação. Continuem nos informando.Foi assim que começamos a mudança .Só assim conseguiremos dar continuidade.Continuem sendo O Antagonista

  117. Ô Diago !!!!! Que isso cara ???? "incompetente", "troglodita" ...qual é ???? Assinei CRUSOÉ por sua causa e agora destila seu mau humor no Bolsonaro ... Ataca Dirceu,FHC,Gleise...

  118. Deixa o Zé Corneta falar suas asneiras. Estamos em fase de evolução do pensamento. Antes estávamos quase que absolutamente alheios ao desmandos que corriam sob nossas barbas. Hoje cornetamos tudo e todos. Evoluímos. Qualquer dia desses, vamos falar algo que se preste. A evolução é um processo natural do exercício do pensamento.

  119. Excelente eu adoro ler o que escreve. No início ia votar no Novo mas resolvi entender o nosso presidente, li e acompanhei tudo e percebi que tinha que acreditar ele me conquistou. O nosso presidente é verdadeiro, honesto, com falhas e boas intenções. O grupo está bem ancorado e protegido e quanto mais discutem e se interagem amadurecem. Temos que continuar dando nossa opinião junto com a Crusoé que é a única fonte confiável de imprensa atual. O nosso poder é esse. Estar juntos. Conectados.

  120. Conto com seu otimismo. Deixamos de acreditar na imprensa quando vários meios de comunicação e jornalistas se corromperam, aparentam e exigem uma retidão que muitos não praticam são hipócritas sendo assim a imprensa hoje é vista com desconfiança. Por isso a necessidade de ler e ver e desenvolver os próprios critérios de julgamento para não sermos manipulandos novamente. Bolsonaro ama o Brasil e quer acertar deseja construir uma nação os outros sugaram a nação e jogaram no caos. Vai dar certo ...

  121. Sensacional esta visão , faz de Bolsonaro um grande estadista que não governa só baseado apenas na própria opinião e sim num conjunto de opiniões mesmo diversa a ele, bem ao contrário dos auto suficientes petistas e pessedebistas

  122. A grande virtude de Bolsonaro é ouvir e saber voltar atrás, Bolsonaro quer o melhor para o Brasil, está pensando no País antes de tudo.

    1. Não vejo nenhum problema nestas voltas do Bolsonaro , só não muda quem não analisa . Em 11 dias de governo a "patrulha" em cima da equipe é muito grande , pena que vcs não existíam nos anos do PT .!

  123. É isso aí... apoiado! Votei no Bolsonaro e, por isso mesmo, devo ficar atenta ao Governo. Não devo ser alienada como no tempo do PT. Aproveitando, Bolsonaro deixe o Guedes trabalhar!

  124. pelo menos você tem bom humor! Está difícil! Votei no Bolsonaro para tirar o PT mas quero ter uma atitude crítica em relação ao seu governo! Por isso gosto da Crusoé e do Antagonista! e vamos em frente...

  125. Quanto aos erros, nenhum governo deixa de errar ao fazer. Uns mais outros menos. Lógico que os que erram mais são os piores. Geralmente são os que erram, sabem que erraram, mas não reconhecem seus erros e o pior, não voltam atrás. O PT, o partido de gente da pior especie que jamais governou o Brasil era isso. Quanto a não errar, e não consertar, isso não é virtude. Errar e corrigir o erro a tempo de não cometer danos é a melhor das virtudes. Parabéns Bolsonaro. E se errou, tem que criticar sim.

  126. Bolsonaro nunca disse que era perfeito, nunca disse que era o cara. Ele disse que ia tirar o LuLa do governo. E este feito nada se iguala, nem tira seu triunfo. Parabéns ao presidente.

  127. Corretíssimo Diogo. sem essa de político de estimação. Defendi Bolsonaro com "unhas e dentes " para torná-la Presidente do Brasil. Acho que tenho credibilidade e direito de criticá-lo quando o mesmo der suas "cabecadas". Parabéns pela Crusoé e O Antagonista. São fontes independentes e confiáveis!

  128. Diogo, envio mensagens quando quiser, tal ok? Se disser bobagens (vocês escrevem merdas também, acredite), tenha a mesma conduta do Presidente, voltem atrás, corrijam-se!!

  129. É sempre um alívio ler a crítica (análise) salutar e ponderada do Diogo. É deveras lastimável que existam apenas dois Mainardi(s) no jornalismo brasileiro. O resto... é apenas isso.

  130. Diogo: você sempre faz análises objetivas, cristalinas e claras do cenário político atual assim como do futuro e não foi diferente dessa vez. O governo Bolsonaro veio para realmente ficar muito além do tempo dele na Presidência da República. Parabéns por mais este execelente artigo !

  131. Sinceramente acho qui se anos pouco. Eles necessitam permanecer no governo trinta anos. Que é o mesmo tempo que o Brasil experimentou o total desgoverno.

  132. Votei No Bolsonaro, vou continuar torcendo pelo seu governo, mas não sou burro de apoiar 100 %, pois se nem o próprio Bolsonaro apoia. Mudar é uma virtude. Mas pra não precisar mudar tanto é bom analisar bem as mudanças que quer fazer. Não podemos ser idiotas com os apoiadores da esquerda, que como cegos seguem o líder para o abismo.

    1. Muito sensato o seu comentário. Não votei no Bolsonaro e ao contrário do que isso sugere, também não votei no Haddad, porém torço para que o novo governo se ajuste à sua equipe e o contrário também e as mudanças comecem a realmente acontecer e, claro, seja quem o que lado for que estiver no poder vai e deve está sujeito a críticas, mas, sem paixões.

  133. Muito boa a intrepretação feita, já que o começo fe um governo é mesmo muito complicado, con todos os lados querendo aparecer.

  134. Eu entendo o Antagonista e as notícias veiculadas ali. Só gente besta pensou que vocês parariam de fazer oposição, ou de contar os fatos, bonitos ou feios. Essa galera não leu Millôr (rs)... ai que preguiça...

  135. Bom artigo! Quanto as criticas dos leitores específicas a Crusoe, vale a revista filtrar quantas vezes a palavra fofoca (e equivalentes) foi utilizada pelos leitores. Desta maneira a revista vai se equiparar ao Bolsonaro - erra mas corrige! Um grande abraco e um bom ano a todos!

  136. Concordo e discordo, Diogo. A crítica, quando construtiva, é bem vinda. O problema é quando não é. A característica de ouvir, negociar e ajustar é realmente um dos pontos fortes do governo. O "trogloditismo" é relativo, é estratégia política e o ajudou a vencer as eleições; duvido q você creia q ele será "racista, homofóbico e misógino" na prática. Incompetência?? A transição foi a +profissional e a equipe é a +competente que já vi! Está sendo nomeado o menor núm. de políticos da história.

    1. E porque você trabalha contra um governo que está só começando? E que tem tentado fazer as coisas p/ as quais o povo o elegeu? Quem você acha que seria melhor se tivesse ganhado?

    2. Você não sabe nada sobre mim. Fui lutador furioso contra PT, PMDB, PSDB e toda essas quadrilhas que vieram antes.

    3. Os que pregam crítica construtiva não faziam crítica construtiva nenhuma ao PT e ao governo Temer.

  137. Jornalismo é isso. Totalmente correto seu artigo, pois já sofremos muitos anos com a imprensa calada durante todo o governo Lula e Dilma, quando os fatos que deveriam ser notícia ficavam soterrado ou embaixo de tapetes palacianos. Não podemos agora continuar a errar e não publicar os erros de Presidente ou Ministros. A população tem o direito de saber e cobrar, e ser totalmente independente. Pode tomar posição a favor da ética, probidade administrativa e honestidade e contrariar agentes públicos

  138. 10 diasbde governo, herdaram uma bizarrice fruto de 14 anos de governo petista e as trapalhadas do Tener. Nornal o novo governo iniciar assim. Pegará no tranco rápido. Aliás, ja está.

  139. O mais importante é que ele erra, tentando acertar, e depois ajusta. Antes acertavamos, mas quando tentavamos errar deliberadamente! Vamos ficar em cima! Mas para acertar! Abraco

  140. Nossa quanta competência sua para dizer que o governo que está aí, há menos de 15 dias, é incompetente. Respeitamos o jornalismo isento, o que não respeitamos e fofoca.

  141. Diogo, votei no Bolsonaro e continuo acreditando que foi a melhor opção para presidente, sem dúvida nenhuma. O Antagonista exagera algumas vezes nas criticas ao governo, mas nem por isso deixo de ler, Fico com raiva, mas é normal.O Bolsonaro tb sabe identificar a critica construtiva. Abraço.

  142. Concordo contigo, Mainardi. Se Bolsonaro reconhece as suas falhas e procura corrigi-las, está no caminho certo. Vamos ser otimistas e aguardar as mudanças.

  143. Bem isto Diogo. Chega a ser cômico ler os bolsonarinhos estéricos se comportando como petistas. Torço que indo e vindo, Bolsonaro acerte o caminho.

  144. 15 anos é muito pouco para ENDIREITAR o Brasil. Quando chegar nesta meta do Mainardi, o povo brasileiro vai DOBRAR A META. 30 anos é o tamanho certo.

  145. Um executivo que catapulta para o poder os atuais ministros "da familia"e relacóes exteriores brinca com meu intelecto.........só falta agora rejeitar Darwin nas escolas e permitir uma base americana no campo de marte com uma estatua do trump na av paulista...ceus

    1. Caro Roberto, a democracia permite o debate e a livre expressáo de pensamentos,,,,vc demonstra aqui que isso náo faz parte do seu pensar interior, pena....mas por consideracáo vou repensar minhas observaçoes sobre o ministro progressista no Itamaraty e a ministra pastora progressista também,...sem duvida Darwin deve estar preocupado...ps :até o ministro astronauta Marcos Pontes (que trabalha de macacao) ficou preocupado...Guedes e Moro , vcs tem que ganhar essa copa, sozinhos!!!!!!

    2. Vir com uma critica destas com viés de campanha petista ainda não dá. Melhora tua informação, porque inteligencia você está perdido. Certamente terá que nascer de novo. Muito pobres e falaciosas suas afirmações. Perdeu a oportunidade de omitir sua aguda indigência mental.

  146. Continuo convicto que foi escolhida a pior opçao anti-pt disponibilizada......por enquanto se mostra despreparado, bem despreparado.....para náo se ter duvidas, FORA PT...mas merecemos algo(bem) melhor

    1. Francisco, pensando bem, depois da ministra pastora, do ministro do comercio exterior, do Rachid no RJ, do filho do Mouráo, do,..do..do...vc tem razáo, eu vivo no mundo da lua, e se acha que voto no pete, o que posso fazer, te desejar boa sorte

    2. MarcoA, na verdade vc tem saudades é do lula, nem um outro candidato escolheria uma equipe tão boa e com vontade de acertar como o velho Capitão Bolsonaro. Eu acho o Bolsonaro um cara humilde e patriota de verdade, com um compromisso muito grande de fazer do Brasil uma grande nação. Eu diria que é o menos pior de todos, talvez esteja errando por não ter maldade no coração e confiar de mais nas pessoas.

    3. pela ordem: 1) Jair; 2) Messias; 3) Bolsonaro. Depois, muito depois, vem o Dória. O restante que você mencionou não passa de resto mesmo.

    4. Pela ordem...Alckmin, Amoedo, Alvaro Dias, Gen Mouráo, Gen Heleno, Luciano Hulck, .......Joao Dória

    5. Por exemplo, Quem? Pelo amor de Deus tenha na ponta da língua uma opção bem melhor do que o Velho partido Novo. Aquele tão tão puro que não consegue ver nada de bom a não ser em si mesmo. Além da arrogância e do elitismo.

    1. Eu desisti de renovação automática. Minhas opiniões nunca são publicadas, apesar de não ter nada impublicável.

  147. Queremos que dê certo esse governo, e espero também que ele saiba contornar e recuar quando precisar; Jornalistas de verdade não tem políticos de estimação, essas críticas devem ser sempre bem vindas; (Viva O Antagonista, Viva a Crusoé); boas intenções o Bolsonaro tem, sinto sinceridade nele, mas precisa ficar esperto e não cair na dos inimigos, não vai ser fácil, mas, pelo amor de Deus, terá que conseguir.

  148. Ninguém sabe tudo. Qualquer direção fora disso é prepotência. Se ocorrer_”Viu, eu não disse”, se não ocorrer_”ah! Mas...”. O mais importante é Bolsonaro ser bem intencionado, o resto que se f...

  149. QUE COISA ABSURDA FIRMA ESTE JORNALECO..... BOLSONARO DSE BASEIA NA IMPRENSA PARA TOMAR SUAS DECISÕES....DIOGO MAINARDI TEM UM EGO QUE NÃO CABE EM SI...... COITADO....

    1. Qual crítica construtiva você fez ao PT ou ao governo Temer? É só uma criança mimimizenta que xinga todo mundo, aí quando ouve um xingamento contra si, reclama.

    1. Exato, queriam que o Antagonista e a Crusoé fossem a Carta Capital e o Brasil247 deles.

  150. Os brasileiros elegeram Bolsonaro como presidente por ser conservador, não por ser libertário (liberal radical em economia). O povo certamente apoia uma economia mais liberal, menos estatizante, mas é bom que Crusoé se dê conta que o deus mercado não é adorado pela maioria dos compatriotas. Os que professam essa crença interesseira só realmente se importam com o dinheiro no seu bolso, o resto que se dane.

    1. A maioria dos compatriotas nem sabe o que é mercado, os que sabem o ama, pois especula lá. Para de viajar na maionese.

  151. Realmente, a histeria, verde ou vermelha, tá um saco. Claro que é bem mais salutar que a alienação política de antigamente. Pior são os milhares de especialistas de redes sociais e suas opiniões sem noção. Mas faz parte, um dia chegaremos num ponto de equilíbrio (espero...)

    1. Grande Diogo ! O Pelé do jornalismo brasileiro ! Érico

    2. Parabéns, Diogo! Você é muito chato, reclama de tudo, rabugento, mas tem uma cabeça pensante e um coração pulsante. Sou sua fã!

    3. Direto ao ponto. Claro, conciso. Muito obrigado por você existir Diogo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO