MarioSabino

Sou nota de rodapé

26.07.19

Como não dá para sair do assunto, peço licença para repetir o que escrevi em O Antagonista:

Os veículos que colaboraram na divulgação das mensagens roubadas de Sergio Moro, Deltan Dallagnol e outras autoridades devem repetir, para justificar-se, que o conteúdo era de “interesse público”.

Não era. Ao contrário do que fazem crer os hermeneutas da sem-vergonhice, não há uma única mensagem que aponte fraudes na investigação e nas provas obtidas pela Lava Jato contra Lula ou qualquer outro réu na operação. No afã de vilipendiar os mocinhos e vitimizar o bandido, os colaboracionistas nem tentaram contextualizar integralmente os diálogos publicados, porque a contextualização enfraqueceria a tese do “interesse público” no conteúdo.

Não há que falar em “interesse público” quando o único interesse é tirar da cadeia o chefe do maior esquema de corrupção do país, pintando-o como vítima de um golpe político-judicial. Pelo contrário, o interesse é privado — dele, Lula, em primeiro lugar. E o interesse privado quase prevaleceu quando se quis que o STF soltasse o condenado, a pretexto de que o então juiz Moro agira ilegalmente. É de se imaginar o estrago que seria feito ao verdadeiro interesse público se a soltura tivesse se dado nessas condições.

Os veículos que colaboraram na divulgação das mensagens roubadas agora são vistos por muitos dos seus leitores como cúmplices de estelionatários a serviço de ideólogos cavilosos e aliados menos interessados em redimir a humanidade do que em salvar a própria pele. Causaram estrago a si próprios e ao jornalismo em geral.

Seria bom que gente suja nunca mais pautasse os jornais e revistas do país. É apenas uma sugestão, porque a liberdade de imprensa também pressupõe o direito à autodestruição.

Acrescento que a conferência “A imprensa e o dever da verdade”, de Rui Barbosa, não pode servir de valhacouto de hackeadores e manipuladores. É o que tentam fazer agora. O velho Rui não fez apologia de fato criminoso, ao dizer que “queiram ou não queiram, os que se consagraram à vida pública, até à sua vida particular deram paredes de vidro… Para a Nação não há segredos; na sua administração não se toleram escaninhos; no procedimento dos seus servidores não cabe mistério; e toda encoberta, sonegação ou reserva, em matéria de seus interesses importa, nos homens públicos, traição ou deslealdade aos mais altos deveres do funcionário para com o cargo, do cidadão para com o país”. Com o perdão do clichê jornalístico, ele jamais poderia imaginar em 1920 a distorção que está em curso em 2019.

Ah, sim, fui informado de que o meu nome figura na lista das pessoas que tiveram o seu telefone invadido ou a ser invadido pelos hackers presos pela PF. Tarefa encomendada, certamente. Mas não sou lead, sou nota de rodapé.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A questão não é nem soltar o Lula, mas sim se proteger. Membros do Congresso, autoridades do Judiciário, e tantas outras figuras públicas estão atoladas até o pescoço em corrupção, tratavam o Estado brasileiro como a casa da mãe Joana. E agora não querem o mesmo destino do ex-Presidente quadrilheiro.

  2. Você não é nota de rodapé ,é título com letras garrafais, de tanto sua importância ao jornalismo sério e confiável que ainda nos resta.Guilhotina à esses "pseudos" jornalistas, que extrapolam a fronteira do real e partem pra aventuras remuneradas e de extrema periculosidade.

  3. Mais uma vez BRILHANTE!!! Parabéns Mario Sabino!! Excelente artigo, retrata a nossa podre imprensa que se acha acima de tudo e de todos... acho que só pode ser doença mental e contagiosa, tipo: Transtorno do Neurodesenvolvimento: como deficiências intelectuais, transtornos da comunicação, autismo, déficit de atenção e hiperatividade ou alterações dos movimentos; somados ao Transtorno Dissociativo, como Transtorno de Despersonalização/Desrealização ou amnésia dissociativa... só pode ser!!!!!

    1. Faça medicina,todas as doenças acertadas na mosca.

  4. Rui Barbosa nos deixou um texto claro sobre a vida dos homens público. Passados cem anos estes senhores não aprenderam absolutamente nada e nós muito menos. O jornalismo que antigamente nos informava atualmente nos desinforma com fake news. Nossos Jornais tornaram-se centro de panfletagem político partidária. Negam provas jurídicas e mais provas na tentativa de libertar o maior pilantra (LILS) que este país já teve. Cadê o compromisso com verdade que tanto pregam?

  5. Mario Sabino , gostei da sua análise e pela primeira vez vi a palavra VALHACOUTO, para uma imprensa militante e inescrupulosas. Com certeza Rui Barbosa se vira e revira no seu túmulo. Obrigado

  6. Porque será que a esquerdalha quer tirar o molusco de qualquer jeito da cadeia, inclusive praticando crime. Será que ele tem a chave do cofre, onde guardam o produto do roubo da nação, e ele não quer confiar em nenhum súdito?

    1. Simples, o Lula para eles e o único nome lembrado pela população, o resto. Não ganha m eleição para síndico. O PT e o Lula! tem que ficar no xilindro.

  7. Há certas velhaquices que brasileiros desonestos e ladroes não se cansam de recria-las, lá atrás os que buscam pensões por terem sidos “perseguidos” pelos militares e agora os que tentam com que idôneos sejam “jogados ao vento” para livra-lós do xilindró e futuras prisões,só querem o dinheiro suado de nossos trabalhadores e à mentira para poder se perpetuarem no roubo.Mostrar isso de forma clara e inteligente é o que precisamos ... Parabéns ...

    1. Só aplausos para jornalistas que só escrevem verdades.

  8. Mário Sabino, tem jornalistas que são inatingíveis devido ao seu profissionalismo , um deles é você. Os hackers vão ter muito trabalho para nada. kkk

  9. Sabino, na sua frase "Tarefa encomendada, certamente" quase podemos ler o nome de quem encomendou a invasão (ou quase invasão) do seu celular. Suprema nojeira dos fora-da-lei.

    1. Cancelei a assinatura do ex-tadão por que o editorialista de lá já não escreve textos como este.

  10. Quem não vota em Haddad, assina CRUSOÉ e lê O ANTAGONISTA. Não gasta tempo e dinheiro com os meios de comunicação que se identificam com a bandidagem. Imagine se um meio de comunicação, enquanto qualificado moralmente, atuaria contra MORO, contra DELTAN e daria espaço para Verdevaldo esculhachar o BRASIL?!

  11. Não é nota de roda pé não. És um influenciador importantíssimo! E sua qualificação aos hoje tão suspeitos veículos de divulgação, de cúmplices de estelionatários, não podia ser mais apropriada! Meus aplausos!

  12. É sempre uma delicia ker qualquer coisa escrita pelo Mario Sabino, tudo tem uma lucidêz e coerencia!!!Sou uma grande fã!!!

  13. Não é só vc que é nota de rodapé Mario Sabino, tdas as ações boas deste governo são notas de rodapé. Página inteira só se for desgraça! A imprensa cansa!

  14. Pois não é que, lendo o comentário da Andreia, lá em baixo, me despertou a atenção pra verdade que ela falou: a LAVA JATO nos mostrou e desmascarou tudo, até jornais, revistas e jornalistas, como, por exemplo o Reinaldo Azevedo.

  15. EXIJO, se é que posso, não sei se posso mas se puder, a contratação do JR GUZZO. O que ele ainda faz nessa Veja falida e comunista? Depois dele tem o outro...

  16. Em muitos casos a “nota de rodapé” é mais importante que a citação, pois lhe dá autoridade e lhe confere direito de existência! Só faltou dizer com clareza os nomes dessa mídia vendida: Globo, Folha de São Paulo, Veja, Estadão, CNB e outras! As quais prontamente perderam minha assinatura!

  17. Grande Rui Barbosa citado aqui. Realmente nos faz refletir sobre as tentações que o ser humano corruptível não consegue resistir.

  18. O povo nunca discutiu política,economia, segurança etc... como agora. Cansou do discurso falacioso e quer resultado. Quer a verdade. Ou a imprensa se reiventa e acompanha a demanda da população, ou morre. Espero ver Crusoé cada vez mais forte, se mantendo integra, servindo de referencia pra nova imprensa, no novo Brasil.

  19. Parabéns pelo vosso trabalho, Sabino. A casa vai ruir de vez para os praticantes do mal-jornalismo. Continuem com essa mesma pegada. É crescente um publico-leitor ávido por informações isentas de malandragem e interesses escusos.

  20. Eu voltei de férias. Que maravilha Sabino. Todos os locais públicos onde entrei, restaurantes, hospital(aproveitei p fazer uns exames), e até aeroporto de cidade do interior, têm TVs abertas ao alcance do público, e t sintonizadas em algum canal Globopar. Sempre nas reportagens 1 tendência clara em criticar qq coisa que tenha partido de membros do governo, bombardeio qdo se trata da família Bolsonaro. Uma vergonha! E só tiro no pé. Tanto q o Ciro do cangaço resolveu ajudar . Belo Sabino

  21. Parabéns pelo comentário!!! 👏👏👏 O povo hoje, em uma grande maioria, já não se deixa manipular por essa imprensa suja, que se associa a bandido para denigrir e fazer sensacionalismo.

  22. A lava jato desmascarou até o falso jornalismo....como éramos manipulados,claro q ainda seremos,mas aqueles q já foram expostos na sua desonestidade profissional,esses nunca mais pra mim terão credibilidade. Parabéns a Crusoé e antagonista.

  23. Boa, Mário! Continue assim! Infelizmente ainda existem "jornalistas" que defendem que os diálogos divulgados (mesmo fora do contexto) estão acima do efetivo combate (e vitória) de nossa nação contra a corrupção e ideologia de extrema esquerda que estão destruindo nossa América Latina.

  24. Assinante há tempos de VEJA e FOLHA, fiquei decepcionado com a cumplicidade de ambas com a bandidagem. Tem coisa aí! Claro que em ambos informativos tem jornalistas extraordinários e honestos, principalmente os da velha guarda, da qual sou muito fã. Quanto a VEJA, que há uns três meses insiste em me enviar a revista com atraso de uma semana, com mais essa traição por prestigiar a bandidagem, e contra nós, NÃO renovei minha assinatura. Chega! Estou de alma lavada!

    1. Paulo,fui assinante por mais de 40 anos, ha dois anos percebi a decadência, cancelei, enviaram-me gratuitamente por mais de 6 meses com cartinhas p renovação, todas iam direto p lixeira.Enfim, desistiram.

  25. O interessr desses corruptos é apenas prejudicar o Brasil e soltar o maior corrupto da história; Luis Inácio Lula da Silva, mas eles estão blasfemando contra Deus e amaldiçoando uma autoridade do seu povo.(Êxodo) 22 : 28.Eles vão pagar por todo mal que fazem.Em nome de Jesus!

    1. Deus é infinitamente misericórdioso, há de perdoa-los. Nós, nem tanto perfeitos.

  26. Não há dúvida, "os colaboracionistas"(são todos dessa esquerda, incluo gente como Chico Buarque) são da mesma vertente de caráter dos franceses que colaboraram com o regime nazista contra seu próprio povo. Hoje os colaboracionistas babam p/ Cuba, Venezuela...e tudo que é ditadura sanguinária contra sua própria gente.

  27. Mário você é um ícone , que sempre apoiarei. A nota de rodapé , tem uma função básica , esclarecer , ilustrar , acrescentar , esse é o seu papel , ainda bem. 👏👏👏

  28. Sabino, voce poderia ter dado nome e não ficar no geral......" veículos que colaboraram na divulgação das mensagens roubadas "........todos nós sabemos : Folha de São Paulo, Veja , Rede Globo e suas rádios entre elas a CBN e no início o Estadão......simples assim.......estão desmoralizados ....apenas as ratazanas que tb conhecemos veem nessa mídia alguma serventia........

  29. Assim como algumas coisas desapareceram com o passar do tempo, a imprensa suja e maldita também irá desaparecer aos poucos. Ex. walkman, MP4, filme 12, 24 ou 36 poses, toca discos, toca fitas, bolinha de gude, peteca, etc.....

  30. Grande Mário, coisa boa poder te reconhecer sem ter teu nome subscrito como aconteceu no Antagonista. Nunca serás nota de rodapé, já fazes parte da história deste país escrevendo crônicas excelentes!

  31. Folha Valdeverdeana, Veja e The IntercePT (por ironia, veja como termina a palavra IntercePT!) acabarão no lixo da história. Há um ditado que diz muito bem: "O que não presta destrói-se por si mesmo".

  32. Tu nunca serás nota de rodapé. Parabéns por representar sua classe tão bem . Pena que tantos não sigam teu exemplo, buscando a verdade , o fato correto e ao mesmo tempo equilíbrio nas reportagens . Como sempre, um show e um prazer ler seus textos .

  33. Por esse tipo de trabalho que assinei essa revista. Nunca fui assinante da Veja ou da Folha mas garanto que estão perdendo milhares de leitores. Como podem ter caído nessa armadilha barata? Coisa de amador que atirou no próprio pé. Pena que a Globo não entrou nessa canoa furada.

  34. Sabino, acompanho a Crusoé semanal. O trabalho que vocês fazem nos dá a orientação necessária para enfrentar o dia a dia. Esse PAÍS está sendo espoliado a cada dia. Vai ter um final, bandido tem que ficar na cadeia.

  35. Sabino, continue assim com suas posições verdadeiras, pois nós leitores podemos cancelar assinaturas de jornais e revistas que não acreditamos mais, impressionante como as coisa evoluem, meios de comunicação que eram verdadeiros oraculos, hoje se transformaram em traque. a Crusoé e o Antagonista antes dela mostram como a democracia e a liberdade de imprensa ainda são a grande esperança de os jovens mudarem o mundo.

  36. Pior é que tem gente que defendia Moro virando casaca , influenciada por esse jornalismo sujo e tendencioso. É onde a corja quer chegar, para ressurgir das cinzas. É tão rasteira e canalha essa estratégia que me dá engulhos!

  37. O pior não é a tentativa de melar a lava jato, o pior é ver veículos de comunicação embarcarem em uma canoa furada, todos: jornais revistas TVs e rádios que tiraram conclusões precipitadas saem muito chamuscadas deste incêndio mentiroso.

  38. Sabino, espero que você, como nota de ropapé, continue a ser lido na frente dos leads. Honestidade talvez seja a bandeira do cidadão mais difícil de se fazer tremular a vida toda.

  39. ... "hermeneutas da sem-vergonhice..." Foi um texto lava-alma. E ainda por cima com citação do "Àguia de Haia". Valeu, Sabino. Você é nota de rodapé numa página de poucas linhas...

  40. Mario Sabino, invejo a tua cultura, sabedoria, o teu vocabulário e as tuas frases bem colocadas. Gosto quando citas filósfofos e historiadores franceses para contextualizar os fatos. E os brasileiros de mérito também.

  41. O bom filho à casa torna! Bem Vindo Mario Sabino! Já estava com saudades de seus escritos! 💐🎉🎊👏👏🥰 maria elisa alves de lima

  42. A Folha, que sempre foi tão arrogante e esnobe, chegou ao fundo do poço. O Otávio deve estar se mexendo no caixão. Quase falida, ultrapassada, colocou-se a serviço de um partido idem. É uma pena. A Veja é outra história. Sempre foi mafiosa, escrota e nunca se soube direito que interesses representava. Só que era corrupta. Portanto está apenas sendo coerente.

  43. Que a "grande mídia" vai se arrepender amagamento (e já está) deste posicionamento desrespeitos com seu país, também não tenho dúvidas

    1. É outra que ao invés de ficar lá gastando dinheiro com a Veja ou a Folha, fica aqui enchendo o saco.

  44. Mario, eu tive certeza que esse texto era seu. Já conheço seu estilo, sua excelente redação, seu conhecimento, sua cultura, sua equilibrada e certeira opinião. Sou fã e não é de hoje... Assinamos embaixo, nós brasileiros, que respeitamos a democracia e as liberdades com responsabilidade. Excelente!

  45. E o jornalista (???) Reinaldo Azevedo continua trabalhando contra o povo brasileiro. Como já disse reiteradas vezes, que tem viés trotskista, dá para entender...

  46. A imprensa cúmplice dos criminosos não vai rever seus procedimentos, porque se o fizer estará atestando culpabilidade e se desmoralizando de uma vez, só lhe resta, portanto, uma alternativa, defender seus argumentos e manter-se cúmplice. A derrocada, no entanto, virá inevitavelmente, seja qual for a opção. Vamos aguardar.

  47. É isso aí, Sabinão. Não sei como a maioria da mídia vai se posicionar diante d criminosos virtuais e estelionatários presenciais d quem se nutriram nas últimas semanas. Vergonha, vergonha, vergonha

  48. Muito bom seu artigo, incluíndo a própria imprensa numa visão crítica saudável. Por que todo malfeito acaba por autofágico, mais cedo ou mais tarde.

  49. Boa tarde Mário. Parabéns por todas estas edições. Quiz a conjuntura fruto da competência de uns poucos que toda esta situação se esclarecesse na sequência das revelações que a Lava-jato nos trouxe. As atitudes sujas da imprensa só revelam a incompetência e o desespero de jornalistas que apostavam sim jogar bombas para ganhar a guerra da opinião pública a seu favor. Subestimaram tudo e todos porque se convenceram de que são grande número de agentes. Perderam todos! Vocês ganharam. Parabéns!

  50. Perfeito, Mário. O interesse é particular mesmo. Uma prova disso é que de tantas mensagens hackeadas, de todas essas autoridades, a únicas publicadas foram ao do Moro e Dallagnol.

  51. Desde que começou esse "sensacionalismo" do Glenn Greenwald, venho me perguntando por quê esse intruso não foi preso e deportado de nosso país? Será que algum jornalista brasileiro teria todo esse apoio em outro país, principalmente na própria pátria dele? E fazendo esse trabalho sujo que vemos diariamente na mídia? Fica claro que aqueles que querem derrubar o Governo e as Instituições ficam muito felizes com tudo isso. Espero que nossa mídia independente logo reverta tal situação.

  52. Se esta era a última chance de soltar Lula, tem que se fazer uma vistoria na sela do bandido pata tirar objetos passiveis de tentativa de suicídio.

  53. Os limites da etica e moral jornalística, se e que existe, ja que o dito jornalista teria sido agraciado por um premio jornalistico por reportagem em condições parecidas. Independente do vies ideologico a informacao, uma vez comprovada sua veracidade, deve ser divulgada. Entretanto, se manipulada a informacao, o jornalista e o jornal devem ser punidos com todo o rigor.

  54. Seja bem vindo, Mario Sabino. Espero que suas férias tenham sido bastante relaxantes, e que você não tenha lido uma linha do Verdevaldo. 😁 Vocé é vital neste espaço.

  55. Sou, ou melhor era, assinante da Folha há mais de 40 anos. Saí. Vou sentir falta das colunas de Helio Schwartsman (não teria lugar para ele na Crusoé, embora não seja comentarista político?) e dos artigos do Dr. Drauzio Varela, mas realmente sua leitura tornou-se insuportável. A Folha foi acometida, no meu entender, pela cegueira ideológica que aflige tanta gente da esquerda.

    1. Folha nem na internet da pra sequer abrir....muito escroto o jornalismo da Folha. Veja, outra revista que tbm dá nojo só de passar os olhos. O Globo, com ML, outro lixo. Sobra pouca coisa que valha a pena ler nos dias de hoje.

    2. Cancelar a Folha é uma experiência libertadora! Recomendo. Não leio mais nem de graça.

    3. Olha, cancelar a assinatura da Folha é uma experiência libertadora! Recomendo. E quando te oferecerem 3 meses de acesso gratuito, responda “FSP não leio mais nem de graça”! É a redenção!

    4. Na Folha de hoje, há dois artigos dos jornalistas (?) Rubens Valente e Camila Mattoso, nas páginas 4 e 6, que contém sequência de dois parágrafos idênticos (copia e cola?) que "informam" que o procedimento do então juiz Moro é suspeito podendo implicar na anulação do processo de (quem diria?) Lula. Ideia fixa?

  56. Nos paises aliados do Nazismo, ao fim da segunda guerra mundial, os “colaboracionistas” pagaram um alto preço por trair principios que levaram a perseguição e sofrimento àqueles que nao “aderiram” aos Nazi-facistas. Espero que o mesmo aconteça com essa rede de “jornalistas” e meios de comunicação que se envolveram com esse fascismo esquerdista somente afim de libertarem um criminoso, vagabundo, justamente preso tambem, por levar sofrimento a seu povo.

  57. Apenas no Brasil política embrulha o estômago? Sempre houve fake news e imprensa vendida e as redes sociais ampliam a burrice ou estão pior mesmo ? Nossa sociedade sempre foi doente assim ?

  58. Os órgãos de imprensa pautados por fanáticos foram acessórios a um ataque terrorista a República Federativa do Brasil. Os brasileiros jamais esquecerão a participação e eles devem sim responder na forma da lei. Esse episódio não acabou, está apenas começando.

  59. Excelente! Folha e Veja e os demais que participaram serão vistos sempre como cúmplices de bandidos interessados em destruir o País!

  60. A revista Veja e o jornal Folha de São Paulo, em tentativa desesperada para, pelo menos, adiar no tempo suas respectivas falências anunciadas, embarcaram numa canoa furada que, poderá e em muito, acelerar suas insolvências e consequente desaparecimento como veículos de comunicação respeitáveis.

  61. Mário Sabino, é um alívio ler de um jornalista essas opiniões que são as mesmas de milhões de pessoas onde me incluo. Ainda mais de alguém com sua história e visão crítica num momento de grandes mudanças em importantes veículos de imprensa/ comunicação. Obrigado!

    1. Concordo com a visão do Henrique. Quem sabe Caio Coppolla não teria espaço na Crusoé?

    2. Ruy, concordo parcialmente; a rádio jovem pan (na internet) também tem bons programas como o "jornal da manhã" e o "os pingos nos Is".

  62. Nem lead, nem nota de rodapé. Apenas um jornalista que se dá o luxo de não compactuar com a escuridão - aí entendida como lhe aprouver. O apocalipse da imprensa ainda demora.

  63. Bem-vindo da férias. Sentimos sua falta e esperamos que você tenha se divertido. Agora pode dar carga que o país precisa das suas ideias.

    1. Endosso inteiramente. Erudição e cultura sã muito necessárias ao jornalismo. Além da integridade. E você as têm.

  64. Uma vexame a conduta da Folha e do UOL ecoando esse ataque as instituições do Brasil. Essas mídias se tornaram a vanguarda do atraso!

Mais notícias
Assine agora
TOPO