Os reais de Joaquim

11.05.18

Joaquim Barbosa, que nesta semana anunciou ter desistido de disputar o Planalto, tem experimentado uma carreira de sucesso como palestrante. Por pelo menos 50 mil reais, ele fala não apenas de temas jurídicos, mas também sobre ética e projetos para o desenvolvimento do país. A depender do cliente, a palestra sai mais caro. Em 2016, uma faculdade pública de Pernambuco contratou o ex-ministro, sem licitação, por 100 mil reais. Na ocasião, ele falou sobre o Supremo Tribunal Federal.

Pedro Ladeira/FolhapressFoto: Pedro Ladeira/FolhapressJoaquim Barbosa: palestras sobre a Justiça e o Brasil por até 100 mil reais (Pedro Ladeira/Folhapress)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É o mecanismo à cem por hora com seus adeptos, agentes/servidores públicos quando não corruptos ou vigaristas, ineficazes e caríssimos ou seja assaltantes contumazes dos cofres públicos do Brasil...

  2. Apesar da Lei 8.666, em seu artigo 25, permitir esse tipo de contratação, por Inexigibilidade, acho moralmente errado o Ex-Ministro cobrar esse valor vultoso para uma Universidade Pública. E ingerência da universidade em pagar tamanho valor, podendo usar para despesas mais importantes.

    1. Concordo! Cobra esse valoe absurdo para falar numa universidade e falar de ética!!!!

  3. Aí complica... Porque cobrar tanto de uma universidade pública... Ainda bem q não é mais candidato. Conhecimento pode ser dado gratuitamente retribuindo o q a escola pública fez p q chegasse onde chegou...

  4. Porque a faculdade publica contratou o Joaquim Barbosa sem licitação? Deixar isso solto no texto sem contexto induz o leitor a entender que existiria uma irregularidade, que não existe, visto que está bem definido na lei 8.666 art 25, a possibilidade de inexigibilidade de licitação para contratação de profissionais de notoria especialização. Acredito que o Joaquim Barbosa com toda propriedade se enquadra em um profissional de notoria especialização.

    1. "Nem tudo que é legal, é moral". Essa foi a grande decepção quando ouvi essa frase no meu curso de direito. A legalidade nao passa necessariamente pela moralidade.

  5. .....uma faculdade PÚBLICA contratou o ex ministro por $ 100 mil....... tudo isso pra falar de ética ?! .....que piada !!!!

  6. Penso que ele deveria explicar sobre a canetada que deu pouco antes de se aposentar, para que todos os tribunais no país passassem a usar o sistema, o "software" de uma empresa do Norte//Nordeste do país. Claro que nem todos os tribunais puderam de uma hora pra outra adotar outro software, o caso de São Paulo por exemplo, o maior tribunal do mundo, onde milhares de ações entram diariamente. Mas, muitos tribunais mudaram para empresa sugerida. É bom se aprofundarem no tema!!

  7. Não estranharia se o Luciano Huck se apresentar como candidato de centro aos 45 do segundo tempo. Chegaria como salvador da pátria e daria menos tempo para que seus adversários questionassem as suas amizades cariocas , bem como a compra de ilha, avião ...

  8. Já foi tarde. Esse sim é fake. Fake hero. A mim enganou pouco quando combatia o PT na Ação Penal 470, mas após veio sua verdadeira face.

  9. Um cisne no lago, um pinto no lixo, é o fim do caminho, sào as águas de Miami fechando o inverno. Thanks Tom Jobin, poeta e aeroporto.

  10. NÃO GOSTO NEM NUNCA GOSTEI DESTE TIPO! SÓ NÃO É MAIS PERIGOSO PORQUE ESTUDOU E GOSTA DA VIDA BOA QUE O ESTUDO LHE OFERTOU!

  11. Apenas mais um iludido que foi alçado ao poder para demonstra que havia interaçào entre o governo central e a sociedade brasileira.

    1. Mas 100k por uma palestra que não deve durar três horas, qualquer um fica disposto!

  12. Tinha muito a esconder então..... melhor ficar onde está. Não tenho candidato... o menu apresentado até o momento é de comida amanhecida e fria !

  13. Barbosa tem uma vida pregressa que denota descontrole emocional... e mesmo no STF tem se mostrado desequilibrado. Ainda consta que deu uma surra na sua mulher! É Pácábá!!!

  14. Que esquisito. Uma faculdade PÚBLICA paga mais por uma palestra do que uma faculdade ou entidade privada? Também estou interessado no espírito público do ex-ministro, de cobrar mais de uma universidade pública do que aquilo que normalmente recebe de instituições privadas para fazer o mesmo trabalho.

    1. Os que protegeram Lula em 2.005 são responsáveis pela tragédia posterior.

    2. Deu no pé e deu espaço para que o Advogado do PT assumisse seu lugar. Embusteiro.

  15. Agora já tem um novo tema para discorrer, ser ou não ser candidato, entrar no páreo para experimentar a sensação de se mostrar ao público novamente e fazer uma retirada sem muitas explicações plausíveis. Esse é o ex Ministro.

  16. FEZ ELE MUITO BEM EM NÃO ENTRAR NESSA CASA DE CABOCLO CHAMADA "POLÍTICA NO BRASIL " !!!! NÃO IA DEMORAR , IRIAM ACUSA-LO DE TER MATADO GETÚLIO VARGAS !!!

    1. Entrar? Quando foi que ele saiu? Quando aposentou-se precocemente por ter salvo Lula do mensalão e da morte do Celso Daniel?

  17. O tema me faz lembrar do "advogado" e ministro aposentado Sepúlveda Pertence (caso Lula) e outros inúmeros magistrados aposentados que voltam a ser advogados militantes. É preciso que se examine a moralidade (preceito constitucional) de muito bem aposentados com dinheiro público agirem no mercado de serviços jurídicos. Isso é imoral, na medida em que eles têm acesso diferenciado ao Poder Judiciário, composto de outros tantos que logo vão ter vantagens em terem sido magistrados.

    1. Perfeito! A pergunta que não quer calar: 'Quem pagou 50 milhões pro Sepúlveda defender Lula?'

Mais notícias
Assine agora
TOPO