Toffoli e o consenso no Supremo

11.05.18

O ministro Dias Toffoli tem dito nos bastidores que sua gestão na presidência do STF, a partir de setembro, será “de consenso”. Em outras palavras, ele quer dizer que fará prevalecer o entendimento entre os colegas. Parece uma obviedade, mas é um cutucão em Cármen Lúcia, a atual presidente da corte, que resiste bravamente a pautar a revisão da decisão que autoriza as prisões em segunda instância.

Wilson Dias/Agência BrasilDias Toffoli quer marcar diferença em relação a Cármen Lúcia (Wilson Dias/Agência Brasil)

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que o consenso seja: 1- Respeitar a justiça e aplicá-la com honestidade. 2- Não soltar os políticos bandidos já presos. 3- Não criar obstáculos à lava jato em Curitiba ou criminalizar seus agentes. 4- Julgar e prender os políticos corruptos que estão nas mãos do STF e parar de encher linguiça com vento. 5- Investigar aos Ministros citados na Lava Jato, seria o caso de investigar a si mesmo também rsrs.

  2. com este senhor....sera o exemplo maior desta corte que chegou ão seu nivel mais baixo....torpe....sadico....dias tenebrosos ven aí!!!!

  3. Imagino que o Tóffoli já venceu aquele período de gratidão por quem o indicou, creio que não pautará tão rapidamente a alteração de prisão em segunda instância.

  4. Toffoli deveria sim pautar conforme o consenso.... com a sociedade! O consenso com seus parceiros, que seguidamente tem distorcido o que é digno, correto e de acordo com o que o Brasil inteiro deseja, só fará aumentar a certeza de que Brasília é o grande paraíso dos corruptos nacionais.

  5. Gostaria de saber que merda de consenso tem esse cara ? Um ministro manco, alçado pelas vias PT, de dúbia personalidade e deliberações jurídicas controversas , e vem falar de consenso ?

  6. Não confio nada nesse ministro, acredito que vai ser um retrocesso na presidência do STF, inclusive ele poderá colocar em pauta a prisão em 2a instância, para alegria dos criminosos!

    1. Pior que vai mesmo, e lá vem soltura! Fico indignada com este tipo de gente.

  7. Sera que o esquema de corrupcao engendra a aprovacao do foro privilegiado apostando na reprovacao de prisao em 2a, instancia? Se for isso e mamao com acucar que terao seus processos proscrastinados em 1a, 2a e STF. Olha que vem pallhacada.....

  8. Para afastar comentários maldosos, Toffoli poderia fazer (sem colar) as provas do concurso para juiz substituto de São Paulo, e provar que pode ser aprovado

  9. O que ele entende por consenso? Esse sujeitinho não passa de um adevogado do PT que pra piorar passou a ser instruído por GM. Felizmente, Carmen Lúcia estará na Segundona quebrando o trio maldito.

  10. Esse cidadão, por que de saber jurídico não tem nada, para ser respeitado como Juiz. Um cara que é reprovado em dois concursos públicos para Juiz, envolvido em receber dinheiro ilegal no Amapá(processo arquivado, apenas por ter sido indicado ao Supremo, assim me parece), não ter se declarado impedido nas decisões do mensalão, demonstra até aqui em suas decisões, quase todas eivadas de tendenciosas a favor dos ladões e assaltantes aos cofres públicos, o que pode se esperar mais dele!!!!

  11. Voces acham que da para acreditar no que o Tofoli falou ? Sera que ele vai ter peito de enfrentar as investidas dos esquerdopatas como fez a Ministra Carmem Lucia ???? DUVIDO ( a nao ser que esteja com a corda no pescoço).

  12. STF tem que ser fechado,esses ministros chutados , principalmente esses advogadinhos do crime organizado,e refeito totalmente. São tão descarados que nem escondem mais seus acordos com os criminosos.

  13. o que se chamar de consenso?....ir contra a opiniao publica?...ninguem no mundo discute 2a. instancia so aqui...farao um novo consenso???

  14. Este incompetente jurídico, cujos pareceres prioritariamente são feitos por juízes de seu gabinete, tem eterna gratidão ao petismo, que conseguiu colocar na presidência um analfabeto e a sucedê-lo uma anta. Que vergonha para o stf ter um asno destes , corrupto, com o título de presidente. Onde fomos parar...

  15. esse vai acabar de tornar o STF mais sujo que pau de galinheiro. Pau mal nandado do PT. PT colocou esse cara la porque sabia de muitos podres deles, assim como Levando, para poder ficar com ele nas mãos. Essa era a estrategia de Lula. Coloca gente suja, passado negro, que todos conhecemos e fará o que quisermos. Vai destruir o que quase nada do STF.

  16. Provavelmente Toffoli fará consenso entre seus colegas do STF e discórdia entre o povo brasileiro! Dizer o que? Vaca sagrada é vaca sagrada!

  17. "consenso," é o último apelido para a safadeza de revogar a decisão relativamente recente do cumprimento da pena após sentença na segunda instância. Quando este advogado do PT, candidato duas vezes reprovado em concurso para juiz, lutou pela restrição do foro privilegiado, logo se viu que havia carne embaixo do angu. Viva a impunidade!

  18. Espero que consenso seja por pautar pela moralidade, etica e os valores com estrita obediencia a lei que devem cumprir, pois afinal de contas: " a lei e para todos"!

    1. Concirdo! #primaveravermelha. E o povo verde de náusea!

  19. Este advogadinho do PT não perde por esperar, os seus podres virão a tona e tomara que a Crusoé ganhe o furo de reportagem.

  20. Zero de confiança nesse ??ministro?? !!! Há que se encontrar formas de fazer com que o STF não coloque o Brasil mais pra trás.... Desânimo por um lado, mas esperança sempre...

  21. O Toffoli será do tipo de forçar consensos e votos médios quando for do interesse dele. Tudo a título de forçar uma "colegialidade" construída por ele, e não como cabe à maioria livre para votar. Vamos depender muito da lucidez, preparo e coragem do Barroso. Observo que a colegialidade nasce da maioria e não da ordenação deliberada de um voto médio.

  22. Nunca teremos estabilidade jurídica, política e econômica com esse STF aí. Com esse malandro na presidência, pior ainda. Tempos difíceis virão.

  23. Lembro que um dos primeiros atos de Lula ao assumir a presidência em 2003 foi transferir da Secretaria de Planejamento (técnica) para a Casa Civil (política) a administração das grandes obras nomeando José Dirceu como ministro da Casa Civil e Toffoli como seu assecla judiciário. Céleres os dois estabeleceram um novo modus operandi que resultou no mensalão já financiado pelo petrolão. Esse homem compõe nossa Suprema Corte. Sem comentários.

    1. Ainda leremos todos os podres deste rábula em um furo de reportagem aqui mesmo, hehe, na Crusoé.

  24. Um indivíduo que só conseguiu ser Juiz por ter sido colocado pelo PT. Será lamentável ver esse boneco ventríloquo do Gilmar Mendes sentado na cadeira de presidente.

  25. Se pro Toffoli "consenso" significa pausterizar tudo e fazer com que todos rezem pela uniformidade de decisões a favor do Lula, então esse "consenso" será o veneno do STF. Ele que fale com o amigão Gilmar e com o Lewandowisk pra "consensar" com os demais. O primo do Collor pode ficar de fora porque o cara é sonífero demais. E o Celso de Mello só Deus sabe que porra de discurso enciclopédico ele vai fazer, não se pode contar com ele pra porra nenhuma.

    1. Perfeito Nelson. Concordo plenamente. E será um período lamentável aturar esse Petista presidindo.

  26. Para se livrar do aparelhamento do PT, o Brasil vai precisar de uma década. Só espero que a população fique atenta e reaja a altura contra as "malandragens" dos petistas infiltrados.

  27. Ou seja, já está sinalizando que vai fazer merda. Façam suas apostas, será no primeiro ou no segundo mês que o "advogado petista" vai pautar a tal da revisão que permite prisão em segunda instância.?

  28. Consenso para ele é todo mundo se unir para proteger os padrinhos.Do tipo : você protege o meu e eu protejo o seu.Só

  29. Olha. A matéria parece tendenciosa. O fato de Carmem Lúcia nao pautar a questão da prisão em segunda instância é algo que seria consenso apenas para os ministros libertadores. Então, o que ela faz é apenas ser coerente e não pautar por casuísmo

  30. É, um que foi indicado, por ser útil ao indicador, e não ter outra possibilidade de ser livre, por não ter alcance e determinação intrínseca, fica difícil esperar que o indicado corresponda aos anseios da nação, Espero como brasileiro, que nosso STF, não seja um pau mandado de partido nenhum. A quem cadeia, cadeia. Que a justiça prevaleça! CADEIA A PARTIR DA PRIMEIRA INSTÂNCIA. CORRER ATRAS DA LIBERDADE, MAS PRESO.

  31. A diferença será entre os dois será tão sutil quanto um elefante em uma loja de cristais... tudo que for decidido na presidência de Tóffoli, antecipadamente ao resultado já terá o sentimento de desconfiança da população brasileira...

  32. O ministro Dias Toffile não é nem de perto o cara mais indicado a presidir o STF, mas no país onde tudo pode, nós vamos ter que engolir mais esta

  33. Considero uma grande ameaça à justiça e, em consequência, à nação brasileira com esse cara na Presidência do STF, com o poder de pautar as reuniões e distribuir trabalhos. Toffoli jamais saiu do PT e, assim, lutará, como sempre lutou, pelos interesses partidários.

  34. Esse Tofolli é um incompetente. Não consigo acreditar que o Senado tenha feito uma sabatina em um sujeito que não consegue se expressar juridicamente o seu convencimento. Constantemente busca fundamentar seus votos com "fatos" históricos mas sem qualquer ligação com o que se discute. Literalmente é um imbecil.

    1. Concordo com voce :( Isso e um abuso, desrespeito total :( O povo nao pode fazer um Law Suit (action law suit) contra esses politicos ladroes ? Cade os advogados do povo? :( :(

  35. Toffoli deverá levantar o tema segunda instância Porém acredito Weber manterá o discurso de que mudanças da constituição não podem ser em momentos críticos e em curtos espaços de tempos O momento próximo da eleição é muito crítico para Weber libertar julgados e condenados

Mais notícias
Assine agora
TOPO