Alex Farias/Photo Press/FolhapressMoro com Bolsonaro no jogo do Flamengo em Brasília: solidariedade na crise

Danos relativos

O efeito político dos vazamentos foi até agora menor do que o esperado. Mesmo congressistas que poderiam se enfileirar no discurso contra Sergio Moro estão preferindo dar um voto de confiança a ele
14.06.19

Uma das primeiras providências de Sergio Moro após ver as mensagens foi acionar o Secretário de Comunicação do Palácio do Planalto, Fabio Wajngarten, que passou a ser peça central na estratégia de reação do governo. A reação logo se revelaria frustrada. Antes mesmo de definir o melhor a fazer, Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato no Ministério Público Federal no Paraná, distribuiu uma nota na qual não negava o teor das mensagens trocadas. Nela, criticou a invasão, mas disse que “foram cópias de mensagens e arquivos trocados em relações privadas e de trabalho”. Isso obrigou Moro a se manifestar tendo por base o que Deltan já havia dito. Wajngarten não gostou, pois ele havia aventado a possibilidade de colocar sob suspeição a veracidade das mensagens. Já era tarde. A nota de Deltan acabou por obrigar Moro a se manifestar na mesma linha — e a não desmentir o conteúdo das conversas. A manifestação do ministro da Justiça, tornada pública duas horas depois da do procurador, dizia apenas que os diálogos haviam sido tirados de contexto.

O estrago já estava feito. Na segunda-feira, a primeira reação do presidente Jair Bolsonaro foi evitar o caso. Fontes que estiveram com ele em pelo menos duas reuniões na segunda-feira disseram a Crusoé que ele nem sequer abordou o assunto, enquanto toda a cúpula militar, incluindo Augusto Heleno (Segurança Institucional), Fernando Azevedo e Silva (Defesa), e Carlos Alberto dos Santos Cruz (demitido nesta quinta-feira, 13, da Secretaria de Governo) e o vice-presidente Hamilton Mourão, defendia o ministro. Foi necessário, então, um freio de arrumação. A orientação da equipe de comunicação era para que o presidente não alimentasse a crise saindo em defesa de Moro, mas que sinalizasse apoio. Principalmente porque os militares o apoiavam e porque as pesquisas que chegam ao governo apontam que o ministro é mais popular do que o próprio presidente.

A partir daí, começaram a aparecer os gestos. Primeiro, o porta-voz, general Otávio do Rêgo Barros, disse que o presidente apoiava Moro, embora fosse falar sobre o tema só depois de conversar com o ministro. O encontro entre os dois ocorreu finalmente na terça-feira de manhã, no Palácio da Alvorada. Bolsonaro seguiria sem falar em público sobre a crise, mas manifestou solidariedade de outra forma. Logo após a reunião, o presidente convidou Moro a acompanhá-lo no trajeto até um clube militar onde ambos seriam homenageados. Os dois foram juntos, de lancha, do Alvorada até o local da solenidade. Já na quarta-feira à noite, levou Moro ao estádio Mané Garrincha, em Brasília, para juntos assistirem à vitória do Flamengo sobre o alagoano CSA, pelo Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, o presidente finalmente falou. E fez uma defesa enfática de Moro. “Se vazar o meu [celular] aqui, tem muita brincadeira que eu faço com colegas ali que vão me chamar de novo de tudo aquilo que me chamavam durante a campanha. Houve uma quebra criminosa, uma invasão criminosa, se é que […] está sendo vazado é verdadeiro ou não”, disse.

Adriano Machado/CrusoéAdriano Machado/CrusoéO vice Mourão: apoio declarado ao ministro
Como era de se esperar, a confusão em torno das mensagens virou o assunto dominante em todas as rodas de conversas do poder. A avaliação, por ora, é a de que a situação de Deltan é muito pior do que a de Moro. Além de o procurador ainda estar no cargo, a leitura reinante é a de que ele sempre foi mais arrogante com os políticos e, por isso, não merece qualquer movimento em seu favor. A popularidade de Moro também o coloca em posição mais confortável que a de Deltan. Embora os setores de sempre, defensores de Lula à frente, tenham ampliado os ataques ao ministro, os políticos de centro não se mostram muito dispostos a torpedeá-lo. Os movimentos alinhados ao Palácio do Planalto que foram às ruas no dia 26 de maio em favor de Bolsonaro decidiram repetir os atos no dia 30 de junho, agora tendo como pauta central a defesa do ministro. A mudança de pauta fez com que os grupos que não estiveram nos primeiros atos, como o Vem Pra Rua, também passassem a considerar a possibilidade de aderir à nova manifestação. Até o Movimento Brasil Livre, criticado pela ausência das ruas em maio, avalia se juntar a eles. Se confirmada, será a primeira vez, desde 2016, que todos os movimentos que lideraram as manifestações pelo impeachment de Dilma Rousseff estarão juntos novamente.

Outro fator que pesa em favor de Moro é a avaliação, compartilhada por grande parte dos congressistas, de que fustigá-lo significa alimentar uma narrativa que fortalecerá o projeto do PT de retornar ao poder em 2022. “Essa é uma pauta da oposição. Moro é um símbolo de combate à corrupção”, disse o senador gaúcho Luis Carlos Heinze, do Progressistas, um dos principais líderes da poderosa bancada ruralista. O próprio Lula, ao definir a estratégia da oposição na segunda-feira, a partir da cadeia em Curitiba, determinou que seu partido não fosse protagonista da reação a Moro. Ele temia que o movimento não conseguisse angariar apoios suficientes. Foi por isso que o PT terceirizou ao PDT a missão de coletar assinaturas para instalar uma CPI, para — é isso mesmo que você vai ler — investigar a Lava Jato. Até agora, o plano da chamada CPI da Lava Jato conseguiu angariar apoio explícito apenas do PCdoB, do PSOL e de parte do PSB. “Nosso desafio é atrair o centro neste debate. Se descamba para a polarização entre bolsonaristas e petistas, enfraquecemos o real debate que é uma atuação parcial do Judiciário com o Ministério Público”, diz o senador Cid Gomes, do PDT do Ceará.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, e o do Senado, Davi Alcolumbre, trataram de desestimular a CPI. A rigor, eles mesmos não estão interessados em criar novos problemas para um governo no qual o partido de ambos tem papel de destaque. Maia e Alcolumbre muito provavelmente nem estariam nos cargos que ocupam se o PT estivesse no poder. Assim como o DEM certamente não teria três ministérios para chamar de seus. “As mensagens são graves, mas o Brasil não precisa de uma CPI agora”, disse Alcolumbre a Crusoé. Por enquanto, se não vierem vazamentos mais contundentes e comprometedores, o episódio apenas permitirá que um desejo antigo do Legislativo seja realizado: a aprovação de um projeto de lei de abuso de autoridade que permita a responsabilização penal de juízes e procuradores e imponha regras mais duras para alguns instrumentos utilizados pela Lava Jato, como a delação premiada e as prisões preventivas. Não é pouco, mas é bem menos do que se imaginava quando as mensagens vieram à tona. Por ora, parlamentares aguardam as prometidas cenas dos próximos capítulos. Se algo muito forte vier, a situação do ministro pode até se complicar. Mas, com o que foi publicado até agora, o barulho dificilmente irá além dos tambores dos conhecidos inimigos. E, curiosamente, Moro parece estar saindo até mais fortalecido entre os que já o apoiavam. Para esses, as mensagens só realçaram seu papel de xerife contra a corrupção.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Da leitura dessa reportagem conclui-se que a matilha que governou o país por quase 40 anos tenta desmerecer o governo atual sem sucesso.

  2. O ministro Moro tem o nosso apoio, os corruptos estão fazendo de tudo para parar o caçador de corruptos. Moro neles, avante ministro.

  3. De verdade, estamos nas mãos de bandidos. É foda conviver com isso todo santo dia! Saudades de poder dar uma arbitrada a favor da moral e dos bons costumes.

  4. O que me surpreende mais disso tudo é o Davi Alcolumbre aproveitar a situação para, cada dia mais, botar as asinhas de fora e mostrar a verdadeira face de ave de rapina que tem. Pensa que é águia, mas, na verdade, é urubu! Da estirpe de seus predecessores - Eunício e Renan.

    1. Boa, Lígia. Moro acima dos PeTralhas, o Brasil- de real valor- apoiando Moro e a Lava Jato, e a P. ajudando a de São Paulo a descobrir quem mandou matar o Celso Daniel. Crianças e juventude bem educadas acima de tudo!

  5. Fake Yankee, Go Home (to Russia). Leve o marido, que está com medo de ser morto.Putin receberá os dois com seu famoso abraço de urso. Depois os hospedará na Sibéria, para reeducação.Somos um país democrático. Mas vcs dois são muito folgados. Se fosse o Presidente dava vc para o Trump. Mas ele não vai aceitar mais um imigrante latino. Cuba seria melhor. Como vc é um traidor, vai para Guantánamo. Aí solicite p/ a Presid Elizabeth Warren permissão p/ visitas conjugais e o David vem. Fofo, não?

  6. Só uma coisa me encabula: esse Greenwald, que quer "decidir" o destino de nosso país, fazendo sua "justiça" através de terrorismo com fontes ilegais..a ele, nada? Nenhuma investigação?

  7. Nada há nas mensagens vazadas de comprometedor.Não há uma só palavra que possa gerar alguma suspeita de corrupção,que antes é combatida o tempo todo,ao contrário da infeliz e decepcionante interpretação que fez o ator Thiago Lacerda.Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus!

  8. A ciência política, se há uma, não dá conta do que ocorre no Brasil desde 2012. O jornalismo mainstream, então, só faz pós verdade,e olhe lá. As forças descomunais do povo estão se libertando. O medo e o hábito obliteram as mentes do mecanismo. 2014 foi perfeito, com fraude e tudo. Fertilizou a vontade de pensar de um amplo espectro da classe média trabalhadora. Impeachment, perfeito. Cada erro, um acerto. Temer, perfeitamente vaidoso. Bolsonaro virou povo. Sou povo. Mainardi, Olavo tem razão.

  9. Moro irá ficar. Isso é uma tentativa muito bem orguestrada por Greenwald e seus financiadores com muito dinheiro , porém os fatos enveredaram por um caminho que eles não cotavam . O próprio STF não irá declarar Moro sob suspeição. Dia 30 vamos às ruas.

  10. Nossos ladroes/corruptos e afins,tem a Maior liberdade de trocarem malefícios via tel e outros meios para roubar a Nação.Ai vem a Justiça e tenta se organizar pra bota-los no xilindró e usa os mesmos meios de comunicação e os “culpados pelo crime” usam a mídia pra desacredita-los e atrasar o País. É assim q vamos mudar ??? Somos um Povo lento em nos defender.

  11. O certo seria as forças armadas tomar o poder e fuzilar esses Comunistas. PCdoB, PSOL.....que falta faz o CCC. Comando Caça A Comunistas. Aqueles sabiam tratar essa gente.

  12. Este “senhor” estrangeiro que se diz jornalista, sem dúvida está a serviço de alguém, que já tentou várias ações com sucesso. Todos sabemos que a aprovação da Reforma da Previdência, irá melhorar muito a economia do País, vejam, 1 semana antes de ir a votação a reforma do Temer teve o caso do Jaburu, dai parou o governo e junto a reforma, agora faltando semanas para ir a votação no congresso, tentam parar o Governo outra vez. Com certeza tem algum objetivo nefasto

    1. verdade. Pode verificar que Rusdia e China estão por trás.

  13. Sem dúvidas, nosso ministro Moro se sairá muito mais fortalecido para a infelicidade de muitos políticos e ministros do supremo!!

  14. O Brasil mudou, depois da atuação de Sérgio Moro e dos Procuradores na Operação Lava Jato. Está na hora de partir para punir esses criminosos que raquearam os telefones dessas autoridades, ao invés de lhes dar audiência. O Brasil deve muito a Sérgio Moro e a Deltan Dallagnol pelos relevantes serviços prestados ao Brasil, contra a corrupção que aqui campeava sem o devido combate. Esses homens da Justiça, são verdadeiros heróis. Merecem todo respeito do povo brasileiro do bem.

    1. Concordo plenamente. Uma parte do Brasil mudou. Não todo ele, infelizmente, pois existe um vácuo cultural acentuado dentro da nossa população, certamente não ocorrido ao acaso. Apesar de tudo isso, nasceu um sentimento com as ações desses Homens brilhantes , que souberam usar a cultura e a coragem para realmente lutar contra algo que sentíamos , mas perdidos estávamos. Parabéns a Moro, Dallangnol e toda a equipe da Lava-Jato. O Brasil que quer crescer com o trabalho e aprendizado os apoia!

    2. Concordo. Os brasileiros viram reacender o Patriotismo e viram que vale a pena lutar por um Bradil melhor

  15. Tenho equipe de trabalho e uso celular para trocarmos informações e melhor estratégia. O que tem de errado nisso? Glenn é imitação de jornalista e busca sensacionalismo para ofuscar a denúncia da venda do mandato de deputado comprado pelo namorado dele, David.

    1. Jean Willis, Greenwald e seu marido... Está tudo relacionado. Autoridades vamos investigar. ISTO É UMA Guerra e o inimigo deseja Matar as reputações de nossos valentes Procuradores e Juízes.

    2. isto ai também precisa ser investigado. Mandato não se vende.

  16. Os pareceres de Moro foram estritamente técnicos e por isso foram referendados por instâncias superiores em mais de 90% dos casos. Merece todo o apoio dos de bem do Brasil. Onde estava esse pseudo-jornalista quando o Brasil estava sendo roubado pela ORCRIM do PT?

  17. Nunca antes no planeta teve homens corajosos, competentes, determinados... dignos e tudo mais como o Moro e Deltan que enfrentaram os criminosos poderosíssimos!!! Viva o Brasil!!!

  18. Sempre Deltan!!! Homens de grande valor ao dele são raros, são de espécie ainda minoritária. A mídia social não está ainda acostumada à probidade. Repito:- Nunca ví tanta formiguinha pegando carona nos rabos de Leões ❗

  19. Sérgio Moro sempre passou confiança e credibilidade no que fazia como juiz ao contrário de Lula desde a década de 80 já o via como um pilantra vagabundo.

  20. É uma luta evidente, entre Lula e Moro, mas com um único propósito, o de tirar Lula da cadeia. Somente os apaniguados de Lula, que se locupletaram em seu governo e os ideológicos ignorantes e irracionais podem acreditar que o Lula seja inocente.

  21. Podem falar o que quiserem de Sérgio Moro, que minha opinião sobre ele não muda. Só mudaria de opinião se provassem que ele recebeu propina pra tomar suas decisões. E sabemos que disso nunca vão poder acusá-lo.

    1. Tmj. Crimes de corrupção exigem uma atuação firme de todos os agentes do Estado. A sociedade é a parte vulnerável na questão. Avante Brasil.

  22. O que se pode tirar das conversas dos dois é que são honestos, coisa rara na justiça e na política brasileira. A imprensa devia exaltar era a seriedade dos dois e não ficar conjecturando.

    1. Desfrute do sol na sua pequena ilha lavajatista e seja feliz. Carta Capital ainda é melhor que Crusoé. Prefiro. Melhor que viver numa ilha.

    2. Erika, quero cimprimentá-la pelo destemor de ser a única a cometer a estultice de manifestar sua crença de haver desvio ético na atuação de Moro e Deltan com base no que o vigarista que se autodenomina jornalista publicou. Infelizmente essa atitude corajosa em nada favorece o conceito que pode ser feito da sua inteligência.

    3. É sim Erica, ao contrário do que falam , o Ministério O MINISTERIOPublico e o juiz Federal DEVEM sempre que necessário entrar em contacto para melhor andamento do processo , tendo em vista duvidas a dirimir ou sugestões que ESCLAREÇAM fatos ou defesa do processo , contra ações dos poderosos que tentem bloquear ou atrapalhar a justiça. NADA DEMAIS! O RESTO É BLÁBLÁBLÁ!!!

    4. O crime é organizado. se a justiça não se organizar também, não põe ninguém na cadeia. cadê o STF, quantos já prendeu por corrupção? Renan está leve e solto até hj.

    5. Boa ideia, Mauro. Esse jornalismo de facção deu pra mim. Leitura mais fascistóide impossível. Galera aqui se acha super proba, mas é apenas uma classe média esnobe que tem nojo de trabalhador. Esse governo é um atraso de vida.

    6. Por que você não assina a Carta Capital? Parece que combina contigo.

    1. Sendo investigado. Se o Queiroz fosse petista, já teria campanha Queiroz Livre.

    2. O rebanho lavajatista relevando a família Bol$onaro. Globo conseguiu fazer uma lavagem cerebral na classe média brasileira. Merda de Rede Bobo.

    3. Tá fazendo um curso a distância com o Lula. Acho que o tema do curso é como roubar e ter alguém que acredite nele.

  23. Foram BILHÕES adorável escriba!!! BILHÕES roubados da nação, do povo. Há MILHÕES de razões para um juiz que já chamou Lula de mafioso (a tal velha reunião na casa do Jobim, lembra?) estar agora esbravejando num escancarado prejulgamento a favor da soltura do presidiário. Este também já todo serelepe atirando para todo lado e em especial no Moro, como se já vitoriosa a trama comum a todos - Lula; Sapo; Greenwald (marido ou esposa do suplente do Jean) - e ao hacker “anônimo” de cachês milionários!

  24. Diego, foi ótima a sua sugestão! Que o Presidente faça, de fato, a indicação de Deltan Dalangnol e acrescento: Juiz Bretas e a Juíza Gabriela que encurralou Lula.

  25. A melhor resposta que o presidente poderia dar a esses vazamentos e indicando o Deltan Dallagnol como procurador geral da republica agora em setembro, pois mandaria uma mensagem clara aos mandantes do ataque hacker que manobras para abalar o combate a corrupção no governo Bolsonaro, não surtiram efeito, principalmente na nomeação de pessoas competentes para o combate da mesma.

  26. A melhor resposta que o presidente poderia dar a esses vazamentos e indicando o Deltan Dallagnol como procurador geral da republica agora em setembro, pois mandaria uma mensagem clara aos mandantes do ataque hacker que manobras para abalar o combate a corrupção no governo Bolsonaro, não surtiram efeito, principalmente na nomeação de pessoas competentes para o combate da mesma.

  27. Está aí uma grande oportunidade do governo se fortalecer, com certeza o apoio popular ao Moro e a lava jato pode colocar uma multidão nas ruas. O tiro da esquerda pode sair pela culatra!

  28. Se Moro e Guedes cairem/sairem ou forem saídos, Bolsonaro que trate de botar as barbas de molho, entregar logo o governo aos militares porque isso aqui vai virar um inferno #deportaGreenwald

  29. A ação criminosa do hacker e seus cúmplices óbvios está dando ao governo a chance de reassumir o monopólio das ruas, porque a esquerda em sua insana luta para soltar o maior vigarista da história do país, está mais que desmoralizada, e voltará às cordas. O movimento de apoio à lava-jato, se bem capitalizado pelo Governo, lhe ajudará muito.

  30. O que há com a Crusoé? Tenho notado que suas matérias sempre dão vazão a detratores do atual governo, repetindo suas palavras, e ignorando a realidade dos fatos. Ora, por exemplo, basta ler os diálogos divulgados pela ação criminosa de hackers para saber que não há ali nenhuma irregularidade. E o Carvalhosa acabou de dar uma aula a respeito, para leigos. Mas, o que vemos nesse artigo e em outros? A repetição de opiniões equivocadas considerando os diálogos gravíssimos, reverberando a mentira

  31. Esse vazamento é uma ação política para soltar o chefão da quadrilha e outros que assaltaram o Brasil! Basta!!! #SomosTodosLavaJatoeMoro

  32. Sem dúvida, o Moro saiu fortalecido, principalmente porque os seus ofensores são aqueles de sempre, justamente os que foram defenestrados nas últimas eleições. O fato de eu criticar muito o Bolsonaro, agora me permite apoiá-lo por levar o Moro ao jogo do Flamengo, demonstrando o seu amparo ao Ministro. E fez muito bem! Não diminuo um milímetro a confiança que tenho no Moro. Esse estardalhaço por nada só vai confirmar que o Moro agiu com firmeza para prender corruptos como o Lula e seus asseclas

  33. Onde o Moro estiver, a população vai com ele. É bom a bandidagem da oposição, do hackeamento e outros se acostumarem com a grandeza e com o apoio irrrestrito ao juiz e ministro Moro. Inventem outra armadilha, babacas.

  34. Se não fosse o trabalho primoroso da Lava Jato, os brasileiros continuariam na ignorância sobre os esquemas de ataque e dilapidação aos cofres públicos. Aprendemos como eles roubaram o brasil. Descobrimos também os imensos privilégios do funcionalismo, políticos e judiciário. E nós, que não temos nada disso, somos, justamente, quem tem ralar para sustentá-los. Será que eles se acham melhores do que nós? Quem deve mandar nos políticos é o povo e não o contrário. Eles são nossos servidores.

  35. Esse tiro da esquerda sairá pela culatra. Quanto mais baterem no ministro, mais forte ele ficará, tal como aconteceu nas eleições, com o nosso presidente.

  36. NAÇÃO DO BEM(VERDE E AMARELO)VAMOS ÀS RUAS DO BRASIL, NA PRÓXIMA MANIFESTAÇÃO. a nação VERMELHA causa transtornos na cidades brasileiras hj, 14/06/19

  37. Luladrao por ser chamado de cachaceiro por um jornalista Americano deportou o cara , este escroto deste Greenwald até agora não foi deportado porque !?!?!?

    1. Pensei o mesmo. Tem que expulsar o Greenwald do Brasil.

  38. Toda esta lenga lenga não vai dar em nada , luladrao vai continuar bem preso , Moro e lava- jato fortalecidos com o apoio popular e a petralhada e anexos vam continuar fazendo o circo como palhaços que são ( me desculpem o pessoal do circo a intenção não é de ofendê-los )

  39. Farei qualquer sacrifício para defender o juiz Sérgio Moro e a operação lava jato, numa nova manifestação. A anterior não participei. Falo sacrifício por ter dificuldade em andar, devido a uma artrose nos joelhos bem avançada. O juiz Sérgio Moro, hoje ministro, é uma bandeira verde amarela, contra a corrupção, tão importante como a original.

    1. Perfeito. Meu total apoio ao Ministro Sérgio Miró e ao Procurador Deltan Dallagnol!

    2. Concordo, Alberto. Temos também que engrossar as fileiras em apoio ao Procurador Deltan Dallagnol - uma personalidade determinada e combativa na medida em que o Brasil precisa para a sua transformação.

  40. Caio; Matéria maravilhosa, apolítica e bem escrita! Análise perfeita! O Brasil necessita banir os ladrioes lesa pátria! Palmas!

  41. Junqueira com seu texto cheio de achismos e leitura errada. Nada mais forte vira ou abalará Moro, leia corretamente a situação Junqueira, parece meio distorcida a sua visão dos fatos, acho que é o convívio intenso com políticos

  42. Após ested fatos coloquei um adesivo no meu carro: " A Lava-Jato eu apoio'". A população tem que apoiar o banimento ou pelo menos minimizar a corrupcao sistêmica no país.

  43. Sempre fiquei em casa "Na torcida" nas manifestações verde-amarelas na rua. Dia 30 vou para rua, pelo Moro, Deltan e pela Lava Jato. Ficar omisso dia 30 é dizer que os Bandidos estão certos.

    1. Se vocês tivessem acordado desde 2.013? Já estaríamos em posição mais avançada. Mas já avançamos pois o novo governo pegou nossas pautas e jogou no colo do CONGRESSO fisiológico. Cumpram c a promessa, levem vizinhos, parentes e colaboradores. Podemos fazer a DEMOCRACIA retornar ao país, mais cedo q imaginamos. Ñ podemos dar trégua pra bandidagem q se instalou no judiciário, OAB, instituições aparelhadas e PRISÃO EM SEGUNDA INSTÂNCIA é a principal pauta. Ruas e redes sociais as nossas armas.

    2. Vamos fortalecer a nossa lava jato. E viva o grande brasileiro Sérgio Moro. Aliás estava esquecendo do nobre Deltan.

    3. Perfeito!! Todos os brasileiros, trabalhadores honestos e de bem têm encontro marcado nas ruas dia 30! Temos de apoiar os nossos heróis!

    4. Concordo, estarei na rua e incentivarei filhas, netos e amigos. Dia 30

    5. Concordo plenamente, o ataque não é contra MORO,é contra o que eu chamo de INSTITUIÇÃO, Operação Lava Jato

  44. Não será possível ter qualquer apoio da população para tentar por fim à maior operação anti corrupção de que se tem notícia no planeta, e que está tirando o Brasil da indigência moral em que esteve mergulhado por décadas. A politicagem criminosa e a promiscuidade com grandes empresários foi desbaratada e nada poderá impedir que a limpeza continue, pelo bem do país. Os cidadãos de bem - a maioria - têm orgulho do trabalho dos envolvidos na Lavajato: PF, MPF e o Judiciário. Nada mudará isso!!

    1. Pode nominar os “corruptos” do stf.. pois lá vai: gilmar(io),levandowisqui,toffodido.. pronto mamãe, falei..

    2. Menos o STF, pois tem alguns corruptos ali que estão doidos para acabar com a Lava-jato, vide outras operações anteriores que acabaram justamente por conta do STF, tem muitos ali envolvidos em corrupção. É só investigar.

  45. Moro e Paulo Guedes são os pilares de sustentação do Governo Bolsonaro, por isso, são tão atacados pela esquerda maldita.. mas venceremos!!

  46. Nossa total reverencia a Equipe LAVA JATO. A ESPERANÇA que reina no BRASIL hoje, deve-se à LAVA JATO. Sem a LAVA JATO, a eleição de BOLSONARO não teria acontecido, porque não teria tido a irritação de 58.000.000 de brasileiros, com a corrupção comprovada.

  47. Caio vc é razoável, mas esta reportagem te pilhou. Penso q os fatos pilharam toda a imprensa comunista. Falhou ao omitir o apoio imediato do general Villas Boas. Os partidos políticos ou magistrados ñ irão definir o futuro do país vc sabe! O MORO é um dos nossos, colocado ali por quem elegemos e abraçou as nossas pautas. Não respeitam escolha a de 70% do POVO deste país. Caio Aprendemos. E no ambiente de trabalho e na família nos unimos conscios de q este PAÍS é nosso. Já mostramos n ruas.

  48. Tenho a impressão de que o gringo Greenwald (ativista da esquerda internacional) vai descobrir, da forma mais vergonhosa para ele, o significado da frase de Tom Jobim: "O Brasil não é para principiantes"! Além de pilantra, é babaca!

    1. Exatamente!! Espero que ele seja enquadrado na Lei de Segurança Nacional!! Art. 13 - Comunicar, entregar ou permitir a comunicação ou a entrega, a governo ou grupo estrangeiro, ou a organização ou grupo de existência ilegal, de dados, documentos ou cópias de documentos, planos, códigos, cifras ou assuntos que, no interesse do Estado brasileiro, são classificados como sigilosos. Pena: reclusão, de 3 a 15 anos. Ou então, entreguem-no ao FBI!!

  49. O apoio da sociedade ao Moro não tem nenhuma relação com o JB, que sempre se apoiou na imensa popularidade do seu ministro. O Moro e o Guedes representam o momento “lucidez” do presidente.

    1. Silvana, você está enganada. Muito antes de Moro ter sido anunciado como possível Ministro da Justiça, JB já estava gozando de grande popularidade... popularidade esta que, aí sim, foi fermentada pelas descobertas da Lava Jato. "Podem chamá-lo do que quiserem, só não podem chamá-lo de corrupto", lembras disso? Pois é, isso foi decisivo para a vitória de JB... frente a tantas oportunidades para se corromper igual aos seus colegas parlamentares, ele permaneceu honesto.

    2. Jesus, pra você entender: o BJ endeusou um guru boca suja e tem no seu quadro alguns ministros da ala ideológica que deixam demais a desejar. Porque foi a melhor opção para presidente? Moro e Guedes! Eles são o sustentáculo do governo. Se você for fã do vovô tresloucado, não entenderá.

    3. Escolher bem faz parte do discernimento. Isso mostra a índole e o rumo de quem escolhe. Moro e Guedes estão lá porque Bolsonaro foi eleito. Estariam lá se fosse Haddad, Alckmin, Ciro, Marina, Boulos? Façam-me o favor...

    4. Fato. Moro e Guedes, principalmente o ex-juiz, têm mais envergadura pessoal e política do que o próprio presidente da República.

Mais notícias
Assine agora
TOPO