Norma passeia em um shopping de Brasília com Cristiane, a policial que faz as vezes de amiga da primeira-sogra (Adriano Machado/Crusoé)

Norma, a sogra “travessa e da balada” de Michel Temer

11.05.18

Aos 77 anos, no inverno da sua vida, Michel Temer é um homem que continua sendo posto à prova. Não somente pelas vicissitudes presidenciais (e policiais), mas também conjugais. O casamento com a primaveril Marcela, 35 anos na semana que vem, rendeu-lhe uma sogra outonal: Norma Tedeschi, de 64. Se Marcela é “recatada e do lar”, a sua mãe está mais para “travessa e da balada”. Há dois anos, desde que foi morar no Palácio do Jaburu, Norma é uma mesóclise instalada entre Temer e Marcela. Vez por outra, cruza de manhã cedo com o genro mais velho na ala privativa do Palácio do Jaburu — ela, não raro, recém-chegada da night; ele, de pijama. Família moderna é assim.

O iPhone de Norma apita quase o dia todo. Pelo WhatsApp, promoters de Brasília a convocam exclamativamente para festas em casas noturnas badaladas da capital do país: “Quero você lá!”. Ela é a rainha dos camarotes no Minas Hall. Norma gosta de dançar salsa. Eclética, frequenta a sertaneja Bamboa. Vai sempre acompanhada de Cristiane de Oliveira, a quem trata por “Cris”, como se fosse uma amiga. Na verdade, trata-se de uma policial rodoviária federal que foi destacada para não perder de vista a sogra do presidente. Cristiane ainda faz as vezes de personal trainer de Norma e Marcela. Haja fôlego.

Como não poderia deixar de ser, Norma tem perfil no Facebook e adora o Instagram. Faz muitas selfies e marca colunistas sociais nas publicações. “Irmã gêmea!”, “Muito parecida!!”, reagiram dois amigos no Instagram quando a sogra do recém-empossado presidente publicou uma imagem da atriz Vera Fischer. Fez o mesmo com Marilyn Monroe. “É você, mamãe?”, escreveu, rindo, a filha Fernanda. Ela publica de vez em quando fotos de Michelzinho, o que deixa Temer e Marcela contrariados. E criou um perfil no Instagram para a dupla canina presidencial — Thor, um golden retriever, e Picoly, o jack russell terrier que dias atrás fez Marcela mergulhar em uma lagoa para salvá-lo de um ataque de patos. Eles são descritos por Norma nas redes como “dogs” e “amigos”. Ela conta que esqueceu a senha do perfil animal e, por isso, não o atualiza desde o início do ano.

A sogra de Temer no Jaburu: vida em tempo real nas redes (Arquivo pessoal)
Na última terça-feira, Norma estava particularmente animada para fazer o seu primeiro passeio de barco pelo Lago Paranoá — e fotografar o famoso pôr do sol brasiliense para colocar no “Insta” e guardar como lembrança para quando voltar a morar em Paulínia, no ano que vem. Mas, como Michelzinho bateu o pé, ela teve de ceder o seu lugar no barco ao neto e aos seguranças que são obrigados a acompanhá-lo permanentemente. Terminou o dia batendo perna num shopping, depois de servir o jantar ao menino. O passeio de barco ficou para o dia seguinte. Norma está longe de ser uma “Primeira-Avó”, como era conhecida Marian Robinson, a sogra de Barack Obama que também morava na Casa Branca. Costuma manter-se — e ser mantida — distante de eventos oficiais. No entanto, ela é extremamente presente na criação do neto.

O seu shopping preferido é o Iguatemi, que visita geralmente pela manhã, quando não há muita gente. De dia ou de noite, não dispensa o uso de sombra nos olhos. Seus acessórios constantes são pingentes de Nossa Senhora e na forma de coração — e anéis vistosos, com pedras grandonas e coloridas. Tem o sorriso fácil proporcionado pelo clareamento dental. Quando gargalha, joga a cabeça para trás, como as antigas divas. Diverte-se bastante com o aplicativo “Sing!”, do qual recebe constantes alertas no celular. É uma espécie de rede social de karaokê, na qual os participantes são convidados a cantar juntos músicas de sucesso. Norma tem uma biblioteca de 6 mil músicas gravadas.

Fosse por ela, diz, Temer jamais teria chegado à Presidência. Não pelos motivos que a maioria esmagadora dos brasileiros elencaria, e sim porque acha o dia a dia da família presidencial excessivamente restrito. Norma não se cansa de repetir que é uma pessoa simples. Lembra que chegou a almoçar um “PF” na Feira do Paraguai, em Brasília, por 7 reais. Na única semana em que morou no Palácio do Alvorada, tinha um quarto suntuoso, com uma banheira “ma-ra-vi-lho-sa”, mas não se deslumbrou. “Gente, ano que vem é outra família que vai estar aqui, não adianta ficar de nariz em pé”, comentou com um auxiliar à época (pelo visto, é desde o início uma realista quanto às chances eleitorais do genro). Quando se mudou de vez para o Jaburu, no início do segundo semestre de 2016, Norma apenas reclamou da falta de árvores nos jardins. Plantaram algumas para satisfazê-la. Desejo de sogra é ordem.

Norma posa com Marcela Temer: as duas se exercitam juntas (Reprodução)
Além de malhar com a incontornável Cristiane, ela mantém a forma com pizza à base de massa de tapioca preparada pelos cozinheiros do palácio. Lipoaspiração? Jamais, porque tem medo de morrer na mesa de cirurgia. “Vão falar assim: nossa, morreu com um tanquinho”, repete. Norma não recusa as doses de caipirinha preparadas pelos garçons do palácio, embora ocasionalmente entorne uma parte da bebida na grama do jardim, para não parecer desfeita. É experimentada nessa arte. Conta que, em viagem a passeio aos Estados Unidos, o então vice-presidente Temer arriscou lhe fazer uma omelete. Norma torceu o nariz e tentou discretamente repassar o prato para Michelzinho. Diante da recusa do menino, embrulhou a omelete num guardanapo, foi até o banheiro, jogou a gororoba no vaso sanitário e deu descarga.

Picoly, presenteado por Heráclito Fortes a Michelzinho, elegeu Norma como a sua verdadeira dona. Dorme no quarto dela — que também serve de cenário para intervenções militares do neto. Com o uniforme camuflado do exército americano e capacete presenteados pela avó, Michelzinho certa vez tirou as roupas dela do guarda-roupa e as usou para montar um cenário de guerra. Noutra, acertou um chute na avó — que foi ao chão, com uma costela rachada. Ao fazer os exames por causa da lesão, os médicos constataram um nódulo benigno no pulmão da sogra do presidente. Ela deve ser operada no começo do segundo semestre para retirá-lo.

Michelzinho, com a farda camuflada presenteada pela avó e uma arma de brinquedo à mão, brinca com Picoly: a avó registra tudo (Arquivo pessoal)
Durante a semana, Temer costuma ligar para o celular de Michelzinho às 20h30, para mandá-lo dormir. Mas ele brinca até mais tarde com a avó. Norma diz que não se irrita com o neto nem mesmo quando ele a chama de “velha” e aponta as rugas no seu rosto. Não faz muito tempo, ele deixou o celular da avó cair na privada. No aniversário de Norma do ano passado, comemorado no Lago Norte, Marcela quis ir embora mais cedo com o filho. Nada feito. Ela foi, o menino ficou. No final, a avó disse a Michelzinho que ele deveria se lembrar de que foi a “vovó” a primeira a lhe acompanhar a uma “balada”.

Nos últimos tempos, Norma vem aparecendo no noticiário por motivos nada festivos. A Polícia Federal investiga se uma reforma na casa dela, em 2014, foi usada para lavar propina supostamente recebida por Temer naquele ano, na campanha de reeleição para vice de Dilma Rousseff. Maristela, a filha que Michel Temer teve antes de se casar com Marcela, é outra que está na mira dos investigadores pelo mesmo motivo. Assim que terminar o mandato, o presidente poderá se tornar réu por corrupção passiva, organização criminosa e obstrução de Justiça. O lema de Norma no seu perfil no Instagram é “Viver todo dia seu momento!”. Temer deveria se inspirar na sogra outonal.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Tá explicado porque o MiSHELL Temerário gasta de 1 a 2 milhões de reais por mês, com o cartão corporativo. Com uma véia fogosa dessa, tem que gastar mesmo! kkkkkkkkkkkkkkkk E a gente paga a conta!

  2. Não entendi vocês. Se fosse para eu ler fofoca, eu teria assinado a Caras. A revista tem que prestar a informações relevantes. Além do que o preconceito expressado neste artigo me enjoou. Por favor, não me façam arrepender de ter assinado a Crusoé.

    1. Bom, a verdade é que a reportagem não passa de uma tentativa de fazer fofoca. Não conseguiu o intento. Pelo contrário, me fez simpatia pela sogra do presidente.

  3. A conclusão dessa matéria é : Menos Estado é mais Estado é Menos Corrupção e Mais produtividade dos funcionários públicos.

  4. Moro em Estocolmo, na Suécia, e assinei a revista esperando, através de reportagens de rico conteúdo, poder acompanhar a situacão política do Brasil. Esta reportagem me decepcionou muito!

  5. Pelo que entendi, ela quer se divertir enquanto a corte conchava e, não raro, delira. Parece ser uma boa pessoa e, além disso, resiliente para tolerar um chute do neto - que menino mimado! - nas costelas. Ao fim e ao cabo, é uma pessoa mais interessante do que a filha.

  6. Muito bom voltar ler textos bons, que a grande e pobre imprensa já não tem faz tempo -apesar da "biblioteca" de seis mil músicas...rsrs

  7. O que esse artigo agrega? Crusoé já virou relés folhetim chinfrim? É um apêndice digital da revista Caras? Fútil. Fútil. Fútil matéria. Ninguém merece. Não foi para ler essa m... que paguei pela assinatura.

  8. Sogra !!! Mas está em sintonia com a família !! Tudo gente fina !! E o povo pagando !! Os luxos e os mimos !! Trabalhar que é bom nada !!!

  9. Que matéria descabida! Parece papo de socialites e de acadêmicos da USP... Vocês são bons demais para gastar o tempo de vocês e o nosso com esse lixo aí!!!

  10. Preferia não comentar... mas essa narrativa me fez lembrar do seriado Toma Lá da Cá... Além do presidente ser um expert no tema, essa sogra do Temer ( o Mario Jorge) lembra a despudorada Copélia do Alvorada ( o Jambalaia Ocean Drive ), mãe da Marcela ( Celinha)

  11. Acho perda de tempo ficar dando espaço para sogra do Temer. Temos coisas bem mais importantes para analizar . Não combina com a Crusoé

  12. Qual a importância jornalística deste texto? Não sabia que a Crusoé se dispunha a ser mais uma revista de coluna social e fofocas. Não vi nada aproveitável na linhas, entrelinhas, sublinhas. Parece história da Conceição: ninguém sabe, ninguém viu. Gol contra.

  13. Pois é, cada um enxerga com os olhos que tem e expõe de acordo com seu entendimento... esse texto tão criticado negativamente, vai além das palavras e das imagens! Quem alcançou, elogiou, quem boiou, detestou... e assim caminha a humanidade que nem sempre sabe ler nas entrelinhas e, por exemplo, ovaciona chefes de Estado comunistas!

  14. Pior que a matéria, apenas o silêncio da revista diante das críticas. Mandei e-mail para [email protected] e só recebi a mensagem automática acusando o recebimento. Postura arrogante, não? Reconhece o erro, pede desculpas e bola pra frente!!!! Todos os assinantes são fãs de vocês... A postura da revista, até o momento, é a mesma de muitos políticos. Larguem esta silenciosa empáfia e tratem de mandar alguma mensagem a seus leitores.

  15. Senhores, Não há qualquer manifestação da revista sobre nossas considerações. Mandei um e-mail para [email protected] e só recebi uma mansagem automática de retorno. A esta altura do campeonato não sei se estou mais chateado com esta reportagem trouxa ou com a postura arrogante (silêncio) da redação. Peçam desculpas e vamos em frente!!!! É fácil criticar políticos, difícil é assumir or próprios erros. Neste aspecto, Crusoé dá a largada com a mesma empáfia de muita gente que anda por aí.

    1. Também achei que a revista deveria ter dado uma resposta a tantas críticas.

  16. O salário da policial federal é pago pelo contribuinte e o serviço é prestado para uma pessoa privada. É legal ou ímprobo este pagamento ? Verba pública custeando segurança particular. É indício de desvio de finalidade. Reportagens como esta reprimem abusos e desrespeito ao princípio da finalidade das despesas pública. Notícias como essa são serviços público relevante. Não se usa dinheiro público ( serviço assalariado ) em benefício próprio ou de terceiro

    1. Funcionário pago pelos cofres público não pode prestar serviço a particular. No relatório de serviço consta o quê ? gastou as 40 horas de serviço fazendo o quê ? Isso tem cheiro de peculato ?

  17. Talvez os indignados nos comentários, que pensam ter comprado gato por lebre, não perceberam as entrelinhas... É muito provável que ouvirão mais sobre a sogra baladeira, quando o genro perder o foro privilegiado.

  18. O sumo dessa matéria poderia ser um dos parágrafos da real matéria sobre todos os familiares de Michael Temer, vivendo na corte portuguesa com o dinheiro da realeza brasiliense..... como sempre foi mas há de acabar!

  19. Discordo de quem achou a materia parecida com as de Caras. Afinal, se ela publicasse textos tão horrorosos já teria quebrado há muito tempo.

  20. Matéria lamentável. Se o objetivo fosse o último parágrafo, poderia ter saído como nota diária. No mais, fofoca que não tem nada a ver com que o que os assinantes esperam ler em Crusoé.

    1. 👌 Acho que a maioria não entendeu a profundidade da questão.

  21. Legal...uma vovó muito divertida e uma sogra de boas....gostei dessa pessoa....Brasília precisa de pessoas assim...genuinamente despretensiosas...

  22. Sem a mínima intenção em denegrir o trabalho, mas para mim a matéria foge da proposta Crusoé. Vamos melhorando sempre!!! Sucesso para todos da revista neste novo desafio. Abraços.

  23. Caramba, quanta gente chata e ranheta por aqui! Achei que só a esquerda fosse emitida a intelectual, mas o problema é de pessoas, não de ideologia. Gostei da matéria, Dá uma ideia dos percalços familiares que um político, mesmo sendo o presidente, não tem como evitar. Nota dez, Crusoé.

  24. assinei a revista com entusiasmo, mas já me decepcionei com essa reportagem "mequetrefe"........quem quer saber dessa velha metida a baladeira ?! que relevância tem isso ?! .....afinal, a Crusoé vai virar uma Caras, ou uma 'bundas' ?! francamente, foi falta de notícias ?! fui procurar notícias sobre a crise argentina, e nada exceto as assinadas.....e a Crusoé se preocupando com uma velha 'pelancosa' !!!! ah, é muito pra paciência !!!!!

  25. Li atentamente até perceber que seria só isso mesmo: fofoca news. Se há outro sentido, este escapou, a mim e a muitos, como vejo nos comentários.

  26. Não entendi o que esta matéria está fazendo nesta revista. Não consegui ler até o fim. Espero que tenha sido uma experiência que não deu certo. Não foi para isso que assinei no primeiro dia a Crusoé.

  27. Francamente, assinei a revista achando que teria uma proposta para o Brasil e recebo fofocas, como vai a economia do Brasil? Vamos sentir os efeitos da crise? O congresso de parar por 8 meses para tratar de e assuntos relevantes para o país? Cadê as matéria sobre as reformas que estão paradas. E certo deixar tudo par o próximo governo. Talvez nem tenha o próximo se o congresso não votar as reformas urgentes, como a tributaria, previdenciária, e outra urgentes.

  28. Essa matéria é brincadeira! Assinei essa Revista para consumir informação que preste e não "coisas do nível do Big Brother".

  29. Tem tantos assuntos importantes e relevantes mas este post é insignificante - parei no meio - Talvez seria melhor a Crusoé fazer menos artigos e se limitar à questões esenciais: não precisamos de barulho!

  30. Agora queremos notícias da sogra do Rodrigo Maia, do Paulo Bernardo, do Lindbergh Farias, do Dias Toffoli, Aécio Neves, Eduardo Cunha, e Marum, sera que Marum tem sogra!!! haha!

  31. ...para q a Crusoé perdeu tanto tempo e dinheiro com esta reportagem fútil e com gente deste naipe? Achei q a revista seria diferente!

  32. Queridos naufragos Assinar Crusoé é ter expectativas de leituras inteligentes etc. Entretanto esse tipo de matéria, maneira descrita, detalhes, hábitos etc da sogra do Temer me dá uma ponta de arrendimento porque é o mesmo que ler alguns colunistas de fofocas na imprensa. Futilidade pura. Para aqueles que pretendem ser ferramenta de mudanças, por favor não repitam esse tipo de matéria, afinal veio incompleta porque não esclareceram qual a cor da calcinha que ela dorme.. francamente!!!!!

  33. Percebo que esta matéria vai dar origem a muitas outras mais sérias. Bom começo. É preciso entender as sutilizas sugeridas nas entrelinhas.

  34. Pessoal dos comentários, vcs não entendem nada, essa matéria não tem nada de “Caras”, tem que saber ler nas entrelinhas, entender a sutileza e ironia. Parem de ler somente na superfície, interpretem o contexto e parem de sair criticando de graça. “Não foi pra ler fofoca que assinei a revista, bla, bla, bla”, menos! Querem enxurrada de fatos políticos e pronto? Vão ler o Diário Oficial! Talvez a sagacidade e inteligência contidos no jornalismo da Crusoé não seja pra vocês. Abs

    1. Bem sugestivo Norma ser a Sogra. Duplamente, pelas diabrices.

    2. Não consegui captar a sutil mensagem contida entre as linhas que “informavam” o nome do cachorrinho e a que “descrevia” a roupinha do Michelzinho...

  35. O Jornslista Eduardo Barretos está de parabéns. Deveria gastar um tempo para escrever biografias, tem muito jeito. Ao fim desta indigesta descrição simpática da sogra do temeroso, que não sei como ele conseguiu me convencer a ler até o fim, fiquei impressionado pela forma como conduziu este tema deveras espinhoso e insípido com tanto sucesso!

    1. .....gostou ? .....então aproveita que ao que me parece a velha tá solteira, e cheia de 'fogo'.......rsrs....

    1. Nenhuma, por isso estamos nos opondo. Queremos matérias com relevância.

    2. Nenhuma, por isso não deve ocupar o espaço de quem paga por ele.

  36. O Eduardo Barreto escreveu, mas o que é pior é que a reportagem foi aprovada é editada. Claudio, Mário é Diogo nós assinamos CRUSOÉ porque confiamos em vocês.

  37. Nota 1000 pela matéria. Vcs conseguiram falar da vida pessoal da família do presidente com muito humor e ainda apresentaram a baladeira aos leitores. Ainda vai sair muito coelho dessa toca!

  38. Adorei as fofocas. Os comentários me fizeram lembrar um velho personagem o Stanislau Ponte Preta, Sergio Porto que falava que muitos confundem "sense of humour" com "sex appeal". É, faz parte.

  39. A Revista Crusoé não pode se contaminar pelo lixo da inutilidade.... Existem assuntos mais importantes à divulgar para ajudar a reconstruir o nosso país....

  40. Sensacional, muito espirituoso! Sem parecer a Caras, forneceu um pouco do lado humano que as paredes palacianas encerram, com toques de ironia que caíram muito bem. Valeu!

  41. A única coisa que gostei na matéria foi saber do Pecoly, que parece ser um Jack Rossel, o cachorro do "Mascara", para que não sabe. É uma das raças mais companheiras e inteligentes que existe. Tenho um, amo ele. O meu chama Slash.

  42. por favor Crusoe, nao virem uma revista de gossip! queremos conteudos importantes sobre a situacao do nosso Pais. Give me a break Crusoe :(

  43. Poxa vida! Como é difícil agradar... A reportagem está aqui e confesso que gostei de ver o perfil da sogra do presidente que ganhou a reforma da casa...

  44. Materia dispensavel, entretanto demonstra o poder de "transito interno" da revista!! Levaram ela p balada e convenceram-na a falar?? rsrsrsrsrs

  45. Reportagem desnecessária, inútil, e que a meu ver, considero que reduz o patamar de qualidade que espero desta publicação. Não é realmente o tipo de reportagem que espero encontrar nesta revista.

    1. idem. Uma boa página em branco já teria surtido o mesmo efeito. Já mostraram pro Diogo, Sabino ou pro Claudio ?

  46. Depois de ler esta reportagem sobre a sogra do presidente , me tornei sua fã!Ela está certa de aproveitar a vida e não se contaminar pelas coisas que o poder lhe oferece ..

  47. Achei que tinha assinado uma revista de política e não de fofoca! Principalmente retratando a personalidade da sogra do Presidente da Republica, com certeza, Dona Norma agradece a publicidade!

  48. Assunto totalmente inadequado para o tipo de midia que a Crusoe se propõe ser. Vazio, sem sentido. Saiam da síndrome de revista "Caras", pls.

    1. Pelo menos deve ser mais divertida e desencanada. Aproveitando ao máximo o que a "Corte" oferece . Ela deve saber que essa moleza vai acabar.

  49. Assim como estamos bancando segurança para salvar cachorro de ataque de pato, aposto que também estamos bancando a véia baladeira.

    1. Boa Leila, e se mexer com a véia a Marcela passa o rodo no véio kkkkk

  50. A vida privada desmitifica. Futilidades laterais fragilizam as máscaras do poder. É o olhar da Monalisa, vivo, em algo petrificado. Uma banalidade e um calcanhar de Aquiles.

  51. Ao começar a ler esta matéria pensei estar lendo algo de útil .....por favor.."menos né".......Quero crer que a Crusoé pensou fazer um teste....pois bem...aí está a nossa reação como assinantes. Espero que as criticas sejam vistas como construtivas para não perderem o foco.

    1. Não gostei da reportagem. Tempo de leitura perdido, não agregou em nada

    2. Concordo. Parece matéria da revista Caras. Sugiro a Crusoé manter o foco.

  52. investigar mais os bastidores do STF e menos a SOGRA do Temer? Se o objetivo da matéria era revelar o desatino do uso de recursos públicos para o amparo dessa mulher, não seria melhor listar tudo de forma objetiva (com mais números), sem devassar a futilidade das redes sociais e relações de alguém com pouca relevância para esse momento delicado da política no Brasil? Quantas horas se perderam com esse furo? A redação da revista é bem enxuta. Concentrem-se no que importa.

  53. kkkkkkkkkkkkkkkkk adorei a matéria !! Realmente, uma sogra outonal e baladeira deve ser muito pro Temer aturar... Já os processos ele tira de letra... kkkkkk

  54. só faltava essa no meu curriculum. Nós que pagamos a mordomia dessa véia biscate baladeira. puta que o pariu. Tamo fudido mesmo.

    1. Cuidado com os adjetivos. Pode dar processo. "Biscate" não está na matéria. Essa elação é por sua conta.

  55. Acredito que nós, assinantes da Crusoé, somos antes de tudo, fãs do trabalho do Antagonista. E fã é apaixonado, perdoa, mas torce pelo sucesso! Vê beleza onde não tem. Tem liberdade para falar apaixonadamente pois quer ver triunfar sua paixão. Espero que a revista saiba fazer uma autocrítica e compreender nossos comentários, muitas vezes indelicados. É uma briga de família!!! Nossas expectativas são elevadas pois acreditamos na capacidade das pessoas da revista. Bora pra frente!!!

  56. Que bosta hein Crusoé. Fofoca da vida privada de parente emprestado de figura pública. Na segunda edição. Parei na metade, não deu pra ir até o final. O que vocês acham da vida dela não me interessa Deixem o irrelevante para os outros. Continuem focando no que o importa.

  57. Reportagem lamentável para a revista. Nada contra o gênero, mas não foi esse o estilo que a revista se propôs a seguir. Ou entendi errado o e-mail de divulgação? O jeito é interpretar como um “teste” para ver como seria a reação do público à matéria. Se foi, pelo visto vai ser a última..

  58. Achei a reportagem sem sentido. Brasil pegando fogo e joga tempo e dinheiro nesse tipo de informação ?!?!? Queria encher linguiça ?

  59. A vida privada desmitifica. Futilidades laterais fragilizam as máscaras do poder. É o olhar da Monalisa, vivo, em algo petrificado.

  60. Parabéns a Crusoé. A sutileza da matéria, alguns não entenderam o objetivo da Revista, que é através de matérias como essa também, pode-se "conhecer" a verdadeira "face" dos nossos políticos, a maneira da "educação" que vem ocupar os palácios de governo, o "berço", a "intimidade". Foi Sutil e Excelente. Passou a mensagem. A Revista é GENIAL.

    1. Ai, ai, ai ai,... Já tem comentário encomendado na Crusoé?

  61. Os comentários aqui mostram como consumidores são exigentes. Esta edição deixou nus um Ministro do STF e um Ministro de Estado. Eu também preferiria ver mais uma terceira autoridade pelada do que esta matéria. Mas dizer que isto é uma Caras é exagero. Fiquei com a impressão de que esta é uma matéria mais relevante pelo que insinua do que pelo que diz.

  62. Ela tem mesmo que andar com uma policial rodoviária ao lado. É o costume nas estradas que carretas desengonçadas parecendo carro alegórico na 4a feira de cinzas, sejam acompanhadas por questão de segurança de quem está por perto.

    1. Oi Nelson - que tal experimentar do seu próprio veneno? - Resposta sua:_ "Que comentário idiota,porra. Vc. pensa que está na revista"Contigo"ou na "Caras"?Não basta a Crusoé fazer essa merda e vc. vem pisar em cima? Fecha o bico se não tem nada pra dizer, cacete!" . Fora a linguagem chula, afff.

    1. Oi Adriana. Que comentário mais idiota, porra. Vc pensa que está na revista "Contigo", ou na "Caras"? Não basta a Crusoé fazer essa merda e vc vem pisar em cima ? Fecha o bico se não tem nada pra dizer, cacete.

  63. Esse dragão deve estar espanando uma grana pesada com o cartão de crédito da Presidência, aquele que é uma caixa preta de aço. E, ao lado da filha, vê-se o desmanche da teoria de Darwin pois um dragão não teria como parir uma borboleta, mas pariu, a foto mostra. Qto ao septuagenários que capturou a garota com idade de neta confiando nos efeitos aeronáuticos da pílula azul, vai chegar seu dia que subirá tanto, com um AVC ou infarto, que chegará a Deus. Ou ao diabo.

  64. De fato, como já registrou muitos assinantes, esta matéria tem um ar de "Revista QUÉM" ou "Caras", mas não deixa de ser surpreendente como a Crusoé conseguiu tantas informações detalhadas. Parece que eles tem um passarinho bo planalto. Imagino que o Temer vai pensar assim: "Se eles sabem isso, o que mais eles sabem?" Embora irrelevante quanto ao conteúdo, a matéria mostra o poder da Crusoé. Torcendo por vocês...

    1. Concordo, Joana. A véia é de boa, maior astral. Tá cheio de patrulheiro querendo politizar e complicar um assunto que sim, é banal mas não aumenta a desigualdade de renda nem dá solução ao déficit fiscal mas e daí?

    2. Pssssssit... Joana. não dê corda pra Crusoé entrar nessas babaquices porque amanhã eles se entusiasmam e fazem a versão impressa pra ser lida, com pgs. amassadas, em todos consultórios de dentista. Ou de médico de plano de saúde pobre.

  65. Tá bom! Uma matéria ao estilo Caras não mata ninguém. Não que tenha me despertado qualquer interesse. Sou avesso (e nem possuo) às mídias sociais. Crusoé . . . quem não gosta, não leia.

    1. A questão é que se tratando da credibilidade dos jornalistas, tu começas a ler achando que a matéria vai chegar a algum lugar... Quando não chega a lugar algum é uma total perda de tempo...

  66. Assinei Crusoé e levei Caras!!!! KKKK. Não me interessa a vida pessoal dessa senhora. Depois o Maninardi diz que o brasileiro está estupificado. Penso que sim. A começar com esta reportagem bobótica.

    1. CONSIDERO TOTALMENTE DISPENSÁVEL ESSA MATÉRIA. NÃO ESTÁ DE ACORDO COM O PADRÃO ESPERADO DA REVISTA.

    2. Concordo. Matéria geriátrica, boboca de tudo. Só irrita ainda mais a gente pois a velhota deve estar nadando de braçada no cartão de crédito da Presidência através de algum atalho esperto. Não é com a grana merreca dela que fica espanando grana nos shoppings e baladas repletas de garotões com taxímetro no pau.

    3. Lilian, penso igual a você: a matéria é irrelevante. Mas fiquei impressionado com a capacidade da Crusoé em obter informações tão detalhadas de dentro do ambiente do Planalto. Tem um "passarinho" lá. Se eles sabem tais coisas, o que mais eles podem saber... veremos.

    4. Mainardi provou seu ponto de vista. Nós lemos e achamos uma perda de tempo . . . mas lemos. Talvez porquê pagamos ou por curiosidade mórbida ou "já que tô aqui, o quê que custa" ou porque somos todos idiotas mesmo. Abraços fraternos.

  67. Parabéns para a Norma, uma mulher de 77 anos, não deixa de ser mulher, com direito a viver sua vida da forma que lhe pareça mais conveniente.

    1. Ô Maria Helena, presta atenção na conversa, muié. Qdo a geriátrica sogra nasceu, o Temer já era adolescente, poderia carregá-la no colo. Só não poderia levá-la passear no zoológico porque certamente seria barrado na saída por parecer estar levando algum filhote de bicho esquisito embora.

  68. Acho que esse tipo de matéria não combina com o leitor da Crusoé... pq que eu vou querer saber da vida pessoal dos outros?? Sem relevância!

  69. Não esperava encontrar matérias como esta por aqui. Se querem sair um pouco da política, acredito que uma pauta econômica seria interessante.

  70. Tão de sacanagem, né? Longe de mim defender o Vampiro, mas o que essa senhora fez de errado, para ser exposta assim? Crusoé vai se nivelar à Caras, à Contigo? É falta de assunto?

    1. Número 2 da Crusoé com uma matéria ridícula destas... Ok, ninguém vive só de política. Vamos tratar então de economia, cultura,...

  71. uM MENINO que dá um chute e quebra a costela da avó, mostra bem que tipo de mãe ele tem. A Oficial que fazia segurança fez bem em não mergulhar no lago pra salvar o cãozinho. D. marcela deve ter um rei na barriga e ser um nojo...

    1. O menino deveria dar o mesmo chute no saco do pai alegrando o país inteiro.

    1. Exatamente. Crusoé quer fazer concorrência à Caras.

  72. Eu entendo que a revista Crusoé está apenas começando, mas dado o número exíguo de matérias desta edição, acho este tipo de reportagem dispensável.

  73. Oi pessoal boa sorte na nova empreitada ! A leitura do artigo me deixou em dúvida se estava lendo a “CARAS” tal o nível de detalhes e informações inúteis ( o nome do cachorrinho e a roupinha do Michelzinho). Sugiro agregar ao escopo da revista a pergunta: Para que serve ou qual a utilidade do artigo proposto ? No artigo em pauta não encontrei uma informação relevante sequer. Por favor me apontem uma ! Uma alternativa seria abrir uma sessão intitulada “CULTURA INÚTIL” . Tô com vcs !!!

    1. Caro Odecio, entendi que o objetivo foi mostrar em quantas futilidades são gastas as verbas do Tesouro Nacional! Associa-se ao Grande Projeto Temer de promover inutilidades!

  74. Norma é bem o tipo da mãe que quer do do melhor para suas filhas não importando os meios que a levam a conseguir seus objetivos. Hoje, toda sua família vive muito bem ... às nossas custas. Outra nódoa no já encardido currículo do Michel Miguel, paulista de Tietê.

  75. Poderiam perguntar a Temer sobre a história do delegado Pedro Antônio Roso. Seria cômico, se não fosse trágico, MUITO TRÁGICO!

Mais notícias
Assine agora
TOPO