Reprodução

O juiz de Flávio

Quem é o magistrado linha-dura encarregado das investigações sobre o primogênito do presidente da República
23.05.19

“Está para nascer homem que irá me intimidar”. Endereçada a deputados federais de esquerda que acionaram o Conselho Nacional de Justiça, o CNJ, para contestar a decisão de prender preventivamente 23 jovens detidos durante as manifestações contra a Copa do Mundo no Rio de Janeiro, a frase é do juiz Flávio Itabaiana de Oliveira Nicolau, que ganhou mais fama na semana passada ao autorizar a quebra dos sigilos fiscal e bancário do senador Flávio Bolsonaro, de seu ex-motorista Fabrício de Queiroz e de mais 93 pessoas e empresas.
A frase do juiz, de julho 2014, revela um pouco do perfil do magistrado de cabelos e cavanhaque negros e conhecido por decisões vistas como “duríssimas” por advogados. Antes alvos da esquerda, Itabaiana e sua caneta pesada são vistos agora como um trunfo pelos partidos da oposição, uma vez que o desfecho do processo conduzido por ele poderá ter reflexos nos rumos do governo do pai do senador, o presidente Jair Bolsonaro.

Flávio Itabaiana entrou para o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro em 1995 e é titular da 27ª Vara Criminal desde 2005. Antes de se formar em Direito em 1989 pela Universidade Cândido Mendes, ele já havia se graduado em engenharia elétrica. Não muito afeito ao relacionamento com a imprensa, o juiz é classificado por advogados que atuam no tribunal como alinhado aos chamados “punitivistas”, por causa penas altas impostas aos que sentam no seu banco dos réus.

Uma advogada que já teve clientes condenados por Itabaiana conta um detalhe curioso do dia a dia das audiências na vara do juiz. Segundo ela, o magistrado se vale de um código para sinalizar aos funcionários que é preciso chamar a polícia porque ordenará a prisão do réu. “Pode trazer um café bem quentinho” é a senha. Logo após a frase, à primeira vista despretensiosa, policiais são convocados à sala. E o réu, instantes depois, sai de lá preso. Itabaiana nega a fama de juiz durão. Diz que é apenas justo. “Sou um juiz justo, que julga de acordo com a prova dos autos”, diz ele, em resposta por escrito a algumas perguntas enviadas por Crusoé.

O juiz rechaça a divisão de magistrados entre punitivistas e garantistas. Diz ele: “Não concordo que os magistrados sejam divididos entre punitivistas e garantistas. Como você também perguntou em qual lado me colocaria, minha resposta é em nenhum deles, já que, respeitando os princípios do contraditório e da ampla defesa, procuro aplicar a lei ao caso concreto, inclusive, na hipótese de condenação, individualizando a pena do condenado de acordo com os seus antecedentes criminais e as demais circunstâncias judiciais, bem como de acordo com as circunstâncias agravantes e atenuantes e as causas de diminuição e de aumento da pena”.

Fátima Meira/Futura Press/FolhapressFátima Meira/Futura Press/FolhapressFlávio Bolsonaro: caso está na primeira instância porque não guarda relação com o mandato de senador
O juiz listou alguns dos processos de repercussão que passaram por seu gabinete. Um deles resultou na condenação de traficantes e policiais militares cariocas envolvidos no caso conhecido como “Ladeira dos Tabajaras”. A investigação teve início em 2005, após uma senhora de 80 anos gravar da janela de sua casa o movimento de traficantes, olheiros e PMs envolvidos no tráfico de drogas na via que liga Copacabana ao bairro de Botafogo, na zona sul do Rio. A idosa – chamada pelo nome fictício de Dona Vitória – entregou 22 fitas com cerca de 33 horas de imagens de crimes sendo praticados a céu aberto. As condenações desse caso saíram ainda em 2006, um ano após o início da investigação. Itabaiana condenou 17 civis e nove militares que apareciam nas imagens.

Itabaiana também lembra da condenação da mãe do traficante Jean Piloto, chefe do tráfico no Morro da Pedreira, na zona norte do Rio. “(Ela) foi processada por guardar em sua residência um fuzil com mira telescópica e uma cobra”, explica o magistrado. Entre os processos mais conhecidos citados pelo juiz, o único que resultou em absolvição foi o que envolveu a ex-nadadora Rebeca Gusmão. Flagrada no exame antidoping dos jogos Pan-Americanos do Brasil, em 2007, a atleta foi acusada de falsidade ideológica após a descoberta de que os dois testes realizados por ela continham DNAs diferentes. Ao fim do processo, o juiz entendeu não haver provas suficientes para a condenação.

Integra o rol, ainda, o processo contra “black blocks” que saíram às ruas em 2014, durante protestos contra a Copa do Mundo no Brasil. Itabaiana, à época, entrou na mira dos defensores dos direitos humanos e partidos de esquerda ao ordenar a prisão preventiva 23 jovens detidos durante as manifestações. Em dezembro de 2014, o juiz chegou a gritar com dois deles durante uma audiência na 27ª Vara. “Vocês não estão na rua. Quem manda aqui sou eu”, disse Itabaiana após um dos réus se exaltar na sala. Em 2018, todos os que haviam sido detidos já estavam condenados, com penas de até sete anos de prisão por crimes como associação criminosa e corrupção de menores.

Outro caso de repercussão nacional resultou na condenação do ex-diretor da Petrobras Jorge Zelada e de João Augusto Henriques, apontado como operador do MDB, por fraudes durante licitação milionária vencida pela Odebrecht. Na decisão, Itabaiana classificou a conduta de Zelada, preso na Lava Jato, como reprovável. Disse que ele não trilhava “o caminho da ética e da honestidade”. A rigidez do juiz aparece no despacho quando ele cita o fato de Zelada ter uma condição financeira elevada como fator para sua pena ser superior a de pessoas que praticam o mesmo crime, mas com condição social adversa. “A sentença foi proferida em janeiro de 2016 e Jorge Luiz Zelada e João Augusto Rezende Henriques receberam pena máxima”, lembra.

Reprodução/SBTReprodução/SBTEx-colega de quartel de Jair Bolsonaro, Fabrício Queiroz foi trabalhou com Flávio Bolsonaro na Assembleia do Rio
De volta ao caso que trouxe Itabaiana mais uma vez aos holofotes, a decisão do magistrado que autorizou as quebras de sigilo na investigação decorrente do relatório do Coaf, reveladora das operações suspeitas de Fabrício Queiroz e de outras dezenas de funcionários e ex-funcionários da Assembleia do Rio, marca uma nova fase da investigação conduzida pelo Ministério Público fluminense para apurar a existência de um esquema conhecido como “rachid” – quando servidores de gabinetes são levados a repassar parte de seus salários ao chefe.

O documento do Coaf mostrou que, dos 605 mil reais que entraram na conta de Queiroz, cerca de um terço, 216 mil, foi depositado em espécie. Além da atipicidade no valor e na forma dos depósitos, chamou a atenção dos investigadores o fato de outros funcionários de Flávio repassarem mensalmente valores para Queiroz. Boa parte dessas transferências se dava em datas próximas ao dia de pagamento na Alerj. “O que evidencia a possibilidade de que, além das transferência bancárias realizadas diretamente entre servidores identificados pelo Coaf, outros assessores ligados ao ex-deputado estadual, de forma generalizada, sacavam mensalmente parte de seus vencimentos e repassavam em espécie a Fabrício de Queiroz”, escreveram os promotores ao pedir as quebras de sigilo ao juiz.

Os saques na boca do caixa feitos na conta de Queiroz, por sua vez, perfazem 324 mil reais. Eles se somam aos 24 mil reais que pagaram um cheque para a primeira-dama Michele Bolsonaro, que era assessora parlamentar de Jair Bolsonaro à época. Muito embora todas essas informações estivessem em poder do Ministério Público desde janeiro de 2018, apenas em dezembro, após o jornal O Estado de S.Paulo revelar o documento do Coaf, a investigação começou a andar mais rapidamente. Desde então, os promotores vêm tentando ouvir Queiroz e Flávio Bolsonaro, mas até hoje não conseguiram. Queiroz limitou-se a se manifestar por escrito.

Nesse cenário, os investigadores traçaram um plano B. Decidiram avançar sobre as transações financeiras de todos os citados no documento, para mapear possíveis relações que confirmem de forma inequívoca o retorno dos valores dos pagamentos a Alerj para as contas de Queiroz e de Flávio Bolsonaro. Começaram a mapear também as transações imobiliárias realizadas pelo filho do presidente.

Divulgação/AlerjDivulgação/AlerjO plenário da Alerj: investigações sobre o “esquema rachid” também miram outros parlamentares, incluindo o atual presidente da casa, André Ceciliano, do PT
Ao pedir acesso aos dados fiscais e bancários de Flávio, o MP diz que o agora senador lucrou 3 milhões de reais com compra e venda, entre 2010 e 2017, de 19 apartamentos e salas comerciais no Rio. As transações somam 9,4 milhões. A suspeita é que os valores desviados da Alerj tenham sido lavados nas transações imobiliárias. Para conseguir provar essas teses, era preciso ter acesso aos sigilos bancários de todos.

Mesmo com receio de não conseguir autorização da Justiça, os promotores do Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção, o Gaecc, optaram por enviar ao juiz Flávio Itabaiana um pedido mais amplo, que incluiu não só os alvos do Coaf, mas também aqueles que negociaram os imóveis com Flávio e até sua mulher, Fernanda Antunes Figueira Bolsonaro. Paralelamente, foram abertas investigações sobre outros parlamentares envolvidos nas transações suspeitas listadas pelo Coaf. É o caso do atual presidente da Alerj, André Ceciliano, do PT.

A decisão de Flávio Itabaiana sobre o caso envolvendo Queiroz e Flávio Bolsonaro, datada de 24 de abril, não só reafirmou o peso de sua caneta como surpreendeu alguns dos envolvidos na investigação. Além de autorizar o acesso a todos os dados bancários e fiscais de 85 pessoas e empresas, o juiz acolheu outro pedido do MP para que a Receita Federal envie todas as notas fiscais emitidas em nome do senador. Com esses dados, será possível, por exemplo, descobrir se Queiroz se valia dos valores repassados por funcionários da Alerj para pagar despesas do primogênito de Bolsonaro e de seus familiares.

Desde a expedição da ordem do juiz, as informações sigilosas sobre as movimentações bancárias do filho de Bolsonaro e de seus funcionários começaram a ser enviadas para o Ministério Público. A partir de agora, os promotores vão se debruçar sobre os dados em busca do caminho do dinheiro que saiu dos cofres da Alerj, em tese para pagar funcionários, mas que foram parar na conta de Queiroz. Nos próximos meses o juiz terá que tomar outras decisões. A depender do que aparecer nas quebras de sigilo, e do que ele decidir, certamente passará a incluir entre seus críticos não apenas os militantes de esquerda e os advogados, mas também de militantes de direita que apoiam o governo do pai de Flávio Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não tenho bandido de estimação e nem de admiração, agora se for comprovado o delito, que seja punido aos rigores da lei. Ele e todos os demais deputados que tenham cometido o mesmo delito e segundo dizem há muito tempo que isso ocorre. Aliás a ALERJ deveria passar por uma limpeza geral, pois parece muito mais uma reunião de facções onde dividem o botim e o carioca que se exploda, ou caia na ciclovia, ou desça encosta abaixo ou morra de bala perdida mesmo....

  2. E o Roberto D'Ávila? Já explicou a lavagem dos milhões no financiamento do filme sobre o Lula que ele produziu? A delação da Odebrecht neste caso foi bem clara, mas não vi nenhum desdobramento. Até parece que foi encerrado. Quanto ao Flávio Bolsonaro, acho que o ideal é que tudo se apure rápido. Mas como isso rola já há quase dois anos, acho que vão enrolar mais quatro para poderem usar suspeitas que não foram esclarecidas como arma na próxima eleição.

  3. Acredito que na familia temos todos uma ovelha negra esse Flavio bolsonaro e a ovelha negra da familia Bolsonaro . votei no seu pai porem que justiça seja feita.

  4. PEDI NO DIA 25/5/19 O CANCELAMENTO DA ASSINATURA DO "ANTAGONISTA+", EXCLUSVAMENTE, E OS IDIOTAS QUE FAZEM DE CONTA QUE LÊEM O QUE OS ASSINANTES ENVIAM CANCELARAM MINHA ASSINATURA DA "CRUSOÉ", QUANDO EU DIZIA TEXTUALMENTE "A ASSINATURA DA CRUSOÉ CONTINUA". É GENTE BURRA DEMAIS. PQP.

  5. Não devemos ter marginais de estimação. Se deve, que pague na forma da lei. Ressalto que há uma certa hipocrisia na nossa população, pois basta dar uma i investigação, mesmo que de "leve" descobrir-se-à que este negócio de "rachid" existem há muitos anos e nos 3 níveis. Municipal, Estadual e Federal. Os servidores sentem-se pressionados a não denunciarem, para que não percam a "boquinha". Quer confirmar? comece pelo estado do RN na assembléia, por um deputado reeleito, por exemplo.

  6. Mas e o Deputado petista Presidente da ALERJ, com movimentações atípicas de R$50 milhões, cerca de 50 vezes a do assessor de Flávio Bolsonaro? O MP só está investigando um lado.

    1. Verdade, no Brasil é assim, justiça para uns e para outros nem tanto. A nossa velha, meio sega, quase surda e totalmente louca justiça entra em cena novamente. Que este Flávio Itabaiana seja mesmo justo e severo. O próprio Bolsonaro falou que se o filho errou, vai ter que pagar, que ele não vai defendê-lo se estiver errado, tbm se comprometeu com Moro que ninguém estaria livre da unha da justiça. Vamos aguardar para ver!!!

  7. O empenho dessa corja esquerdopata que integra o MP do Rio em querer atingir o Presidente é cristalino e revoltante. Se o então deputado e atual senador cometeu crimes, deverá pagar por eles. Não vejo como o Presidente tenha que pagar também. Mais uma vez quero perguntar por que a imprensa, o MP e o COAF jamais moveram um dedo para investigar as movimentações finaceiras dos filhos do maior canalha que o Brasil já teve desde Cabral? Quais crimes devem ser julgados primeiro?

    1. exato. Pra que "ordem cronológica"? Seu comentário me representou. Por pouco não sinto ódio.

  8. Que este ímpeto da justiça e do MP chegue ao presidente da ALERJ que nunca é demais lembrar teve uma acessora que movimentou mais de 40 milhões como a imprensa notíciou, mas chegar no presidente é o que importa. PS. Não tenho bandido de estimação se for preso, é a justiça sendo feita.

    1. Concordo com Rogério e já escrevi muitas vezes aguardamos o líder da Alerj o líder da assembleia de SP também ambos perigosos com desvios de valores altíssimos a serem investigados. Se culpado Flávio e qualquer outro tem que ser punido.

    2. Rogério, Seu comentário dispensa o meu. Seria exatamente isso que iria escrever. Bom trabalho!

  9. Bem,como a mídia esperava e torceu,as investigações parecem se aproximar do Presidente.Com explicações detalhadas,longas,Crusoé faz sua marola pra informar que o juíz é de uma lisura e imparcialidade que supera as expectativas da esquerda ávida de "justiça",até parece sério né?É hilário,nunca ví esta revista,tão preocupada em desvendar o mistério que cerca "Queiroz",nem mesmo na prisão do "abominável" Luís Inácio, aquele que sabia agradecer e manipular a imprensa com maestria.

  10. Judiciário tem como dever julgar da forma mais imparcial possível. Que o Juiz Itabaiana seja como o nosso Moro. Precisamos confiar. Que puna a quem merecer! E que nunca se comporte como outros colegas que desfazem, tão facilmente o trabalho investigativo e posterior julgamento de um outro colega também juiz, deixando bandidos à solta, rindo do povo brasileiro. Isso sim, envergonha uma classe que deveria ser uma espécie de respaldo para todos nós.

  11. Se fez besteira, levou dinheiro dos assessores, não declarou, pagou tudo in cash, tem de ser punido caso tenha culpa no cartório.

  12. Isso aí. Tem que apurar tudo, independente de quem for. O Queiroz e o Flávio estão na mira? Ótimo. Mas eu quero ver o abacaxi inteiro descascado e não uma fatia. Será que o "MP fluminense" tem colhao pra isso?

    1. Concordo...por que não investigar com essa garra, a origem dos imóveis dos imóveis dos rebentos Lula da Silva? Ah, sim...porque não tem nada no nome deles. Entendi...

    2. Amigo,o objetivo é derrubar Bolsonaro e livrar Lula,biscoito é Tostine,o resto é bolacha.

    3. Cai fora seu palhaço idiota, vc está parecendo uma puta bem rameira querendo defender o seu homem bandidão.

  13. Se devem, vão ter de prestar contas com credor, no caso, com a JUSTIÇA. Independente da classe social, da ideologia ou do partido ao qual pertence o criminoso, lugar de todos os bandidos é na cadeia!

  14. ESPETACULAR ! Parabéns aos ilustres doutores Flávio Itabaiana e Promotores Públicos de Justiça. É disso que o Brasil precisa! É disso que o povo gosta!

  15. Gostaria de saber , porque motivo não há interesse nas falcatruas dos meninos do Lula , muito embora acredito que todos devem ser punidos.

    1. Sim, exatamente. Incluam os filhos do Lula nessa luta contra a corrupção. Aliás, eles chegaram primeiro pela ordem cronológica.

    1. 1 -. Juiz não investiga 2 - Se, realmente, não houver nada, ótimo. Ñ parece ser o caso.

  16. Quanta animosidade, tome paixão! MAS - FORA ALGUNS POUCOS que comentam e, sendo contra ou a favor, somam ao texto suas ideias, ou o debatem e tentam contestar, com comportamento de bom nível dialético e democrático - ESTA ILHA ESTÁ CONTAMINADA de olavetes e metralhas, ridículos e vazios, de conteúdo zero... Burros e analfas FESTIVOS idênticos, ‘se acham’ de Direita ou Esquerda e nem sabem o significado de “Ideologia”, rs... FACILMENTE IDENTICAVEIS por só zurrarem asneiras, NÃO SOMAM NADA, pô!!

  17. o revista de bosta Bolsonaro contra a vontade de gente da qualidade de vc e de muitos jornalistas que não valem bosta se o filho dele deve que page não tenho bandido de estimação não hipócritas

    1. Mizael, pontuação é importante para fazer-se entender. Vírgulas então, nem se fala. Ou seja, pelo exemplo sempre citado, "não, vamos condená-los", ou "não vamos condená-los".

  18. O posicionamento do Juiz está PERFEITO, se isto ocorrer com TODOS os demais Deputados pegos nas investidas do COAF (furna da onça). Caso contrário terá que se explicar os motivos que o levaram DISPENSAR os demais deputados.

  19. Se Flávio Bolsonaro for culpado, é problema dele é não do pai. Ele é maior e responsável por seus atos. Não tem porque os jornalistas jogarem o problema para Bolsonaro.

    1. Concordo. Cada um é responsável pelo que faz. Ou fez.

    2. concordo com o que o proprio presidente falou, se o Flavio for culpado tera que pagar pelo que fez de errado

    3. Calma pessoal. A reportagem simplesmente expôs um ponto que a esquerda explorará se Flávio for condenado. Ou vocês não aguentam a realidade?

  20. O juiz perdeu a credibilidade ao afirmar que é "justo". Isso é hipocrisia. Juiz bom é aquele que afirma ser cumprir das regras legais estabelecidas pelo nosso sistema jurídico. Quem tem que ser justo é a lei e a sociedade é que precisa fazer regras justas.

  21. .....pareceu-me boa a matéria.....quanto ao juiz, não dou muito crédito a quem se autointitula "justo" ........ isso nada mais é que fogueira das vaidades, como no clássico 'O advogado do diabo', na participação do imitável Al Pacino, "....vaidade, o pecado que mais gosto....." ......

    1. O juiz ressaltou bem que se considera justo porque se baseia na lei e nas provas. Leia com atenção!

  22. parabéns ao juiz itabaiana. esse magistrado merece o respeito de todos os cidadãos. porquê o choro? tão com peninha do filho do bozo? olha gente, isso é só o começo, ainda tem o caso das milícias que vai dar muito pano para manga, aguardem...

    1. Se for para comparar valores, a turma do Lula ainda ganha de lavada.

    2. Vamos esclarecer os prováveis rachids (se houveram ou não) em TODOS os gabinetes dos deputados de TODOS os partidos relacionados na lista do COAF. Atenção, a reportagem cita outros deputados, não só o gabinete do Flávio. Repetindo: em TODOS. Isso seria benéfico para o país.

  23. E o juiz da investigação dos filhos, sobrinhos, netos, amantes do sr. lula da silva ? E o "punitivismo" para os mesmos ? Flávio é "coroinha" perto dessa gangue, tem que entrar na fila, e garanto que ficará bem lá atrás, no último lugar. Haja hipocrisia neste podre Brasil, haja estômago.

    1. Essas investigações deveriam obedecer uma ordem cronológica. Coloquem aí na frente os filhos do Lula, por exemplo. E os 40 milhões do petista da Alerj.

    2. Tá, e o n. 1 da Alerj, do PT, que caiu com 40 x mais, nada? Ninguém investiga? Vão se l@mber.

    3. e as investigações do caso Adélio que tentar matar o presidente? Haverá quebra de sigilo dos advogados do criminoso? e o Adélio? quem mandou matar o presidente? a pergunta que não quer calar!

  24. O Rachid é prática mais do que conhecida em todos os gabinetes de vereadores e deputados. Por que não a justiça não aproveita e averigua todos, já que uma porta se abriu para tornar público esse tipo de conchavo? A hora é essa, querem moralizar, moralizem tudo!!

    1. Essa é a oportunidade de investigar e acabar com o Rachid em TODOS os gabinetes.

  25. Que bom que temos juízes como ele! Se o MP for isento e levar TODOS os casos que o Coaf levantou, pode ser que o Flávio se parque - azar dele - mas teremos mais alguns bandidos de esquerda processados!

  26. Flávio Bolsonaro é filho de Bolsonaro.Não é o presidente. Não entendo o porque de tanta ênfase neste caso.Parece a esquerda com o caso Marielle, sempre tentando enfraquecer o governo.

    1. O clã Bolsonaro tem o discurso da ética e da moralidade como lema. Se você não sabe porque todos estão com os olhos voltados para esse caso, falta-lhe, no mínimo, sagacidade.

  27. O juiz está agindo de forma correta, analisando as ações do MP. O problema é o seguinte: por que os pulhas do MP são seletivos?

  28. Votei em Bolsonaro pq a escolha ficou entre ele e nossa “venezuelização”! Mas não cultuo bandidos “preferidos”. Muito menos a dualidade maligna de “direita” e “esquerda”, apenas sou patriota. Até prova em contrário, que esse juiz continue, sim, com a caneta bem pesada em cima de qq meliante, seja da favela seja de colarinho branco (?) - altero para colarinho sujo de dinheiro público desviado!

    1. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  29. Como o sr. Serapião define comparativamente a visão da direita e da esquerda? O sr. imagina Padres que se identificam com a direita, incluindo aquela missa de 7.º dia em SB Campo pré-prisão do Lula ou dando comunhão para abortistas numa Celebração Eucaristica ou apoiando jejum em Brasilia pelo Lula livre? A partir dessa diferença no Celibato, acredito q fica mais fácil fazer essa extensão de como procede a direita e a esquerda, diante de uma acusação comprovada, da qual não se tenha dúvida.

  30. Mãe Dinah, direto do além, prevê que Flávio Bolsonaro e Fabricio Queiroz vão tomar um café bem quentinho com o Doutor Itabaiana.

    1. Mãe Dinah, direto do além, previu que Flavio Bolsonaro e Fabricio Queiroz vão tomar um "café bem quentinho" com o Doutor Itabaiana.

  31. O Brasil é carente de Juízes bons, independentes, competentes. Juízes assim julgam na base do "doela a quem doela". Bom para o País. Se o STF tivesse 11 juízes deste quilate o País não estaria tão bagunçado e desnorteado.

    1. Por que será que a outra reportagem não dá pra ler os comentários ????

  32. ATENÇÃO CRUSOÉ Vejam a edição de hoje. O artigo de capa fica em círculo vicioso, se repetindo, e não aparecem os comentários dos leitores.

  33. É de juízes assim que o Brasil precisa para combater a corrupção. Pela fisionomia e pelas atitudes, é da mesma "escola" que Bretas, Moro, Vallisney. Todo apoio a ele, doa a quem doer.

    1. Ele como magistrado simplesmente cumpre sua obrigação, e , suas declarações isto comprovam. Antes todos os magistrados agissem da mesma forma, a Justiça decerto não restaria tão desqualificada.

  34. Obvio que tudo tem que ser apurado e se o filho do presidente tirou vantagens deve ser punido. O que me preocupa é que há muitos outros em situação semelhante, por exemplo, os filhos do ex-presidente larápio e condenado que movimentaram rios de dinheiro e até agora absolutamente NADA foi levantado sobre isso. De uma revista que tambem se intitula ISENTA é decepcionante não ler nada a respeito.

    1. Opa, também quero saber sobre as investigações dos Lulas da Silva.

  35. É incrível como as pessoas se deixam vender por pouco. Basta 2 ou 3 assessores do Flávio declararem que pagavam parte do salário ao parlamentar, via Queiróz, que tudo se esclarecia. Entretanto, o receio de perder o “empreguinho” e a “migalha salarial” que lhes resta, após o “rachid”, faz desses “assessores”, a meu ver, gente pior que o próprio Flávio e Queitoz juntos!

  36. Ouvir os nomes de Bolsonaro, Flávio e Queiróz, eu já ouvi o bastante para nunca mais esquecer, mesmo se acometido de alzheimer, ainda mais, acrescidos das fotos de reforço. Mas faltou vcs nos apresentarem os nomes e fotos de todos os outros envolvidos neste ESCÂNDALO que chega a + ou - R$ 100 milhões, aproximadamente. Ou estes outros nomes e fotos são menos importantes para serem omitidos. A quebra de sigilo atingiu 55 PESSOAS. E os outros DEPUTADOS? Me preocupa por ser esta uma revista ISENTA.

    1. SÓ PARA REFRESCAR A MEMÓRIA. A PENA NÃO PASSA DA PESSOA CULPADA. UM PAI OU MÃE NÃO SÃO CULPADOS DE ERROS FEITOS PELO FILHO MAIOR. IR CONTRA ISSO, É DESONESTIDADE E OPORTUNISMO.

    2. Chamo a imprensa de "MEUS OLHOS". Nos últimos 30 anos estive com miopia, cararata, suavizadas por conjuntivite crônica. Hoje "MEUS OLHOS" só querem que eu veja uma única cor do imenso expectro. Nunca se olhou, nem com uma lupa, para o que se fazia. Hoje "MEUS OLHOS" estão ao microscópio eletrônico. Daltonismo monocromático, de nada serve olhar para uma paisagem de uma só cor. Se pelo ao menos eu vice os 50 tons da cor nesta bandeira vermelha tão COMUM, COMUNICA, COMUNISMA. Quer que eu desenhe?

    3. Chamo a imprensa,  de "MEUS OLHOS". Durante os últimos 30 anos estive com miopia, cararata, suavizadas por conjuntivite crônica. Hoje "MEUS OLHOS" só querem que eu veja uma única cor do imenso expectro. Nunca se olhou, nem com uma lupa, para o que se fazia. Hoje "MEUS OLHOS" estão ao microscópio eletrônico. Daltonismo monocromático, pouco serve olhar para uma paisagem de uma só cor. Se pelo ao menos eu vice os 50 tons da cor nesta bandeira vermelha tão COMUN, COMUNICA, COMUNISMA...

    4. Ao longo deste muitos anos, Nunca ouvi de nenhum candidato a político, que subiu num palanque,promessas que não passasse por austeridade e blá, blá, blá. A questão é o foco, se eu quero honestidade? a quero. me perdoe a má comparação, mas é procurar no meio das fezes um feijão estragado. Se observarmos, no início eram 20 gabinetes envolvidos. Está diminuindo. Investigue-se todas as câmaras em todo país. O resultado destas investigações, não surpreenderá. Surpresa é o MP investigar. Cadê coragem

    5. O problema, Celso, é que os outros 55 não são filhos do presidente do país. Sendo assim, não dão IBOP nem vendem revistas. Tudo o que for errado, se puderem enfiar um Bolsonaro no meio, será feito. Mesmo que tenha outras pessoas envolvidas, porque eles é que estão na mira da media. A manchete nunca será 55 investigados, dentre eles o filho do Bolsonaro. Sempre será o filho do Bolsonaro e outros.

    6. Praticamente todos praticam a rachadinha, mas os Bolsonaro se elegeram alegando honestidade e nos enganaram. A responsabilidade de alguém que se elegeu presidente é bem maior. Se for investigar direitinho, a família toda está envolvida.

  37. Vejo muita possibilidade de culpa, comprometimento bem negativo do Flávio Bolsonaro. Contudo não prevejo que vá afetar o governo. Bolsonaro foi esperto ao declarar preventivamente que, se ele tiver culpa, que pague por isto. Deu-me a impressão que até sabe do comprometimento negativo do filho.

    1. Parabéns p esse Juiz competente , é disso que o Brasil precisa . Linha dura ! Crimes de colarinho branco precisam ser punidos perante a sociedade. E ficarem atras das grades . O exemplo vem de cima e o Crime não compensa!

  38. Se comprovada ilicitudes de Flávio, o presidente tem que apoiar integralmente a decisão por dois motivos, moral e político. O primeiro se justifica pela obviedade e o segundo para diminuir expressivamente as críticas ao seu discurso moralizante. Por incrível que pareça o desfecho desse processo pode beneficiar o presidente.

  39. Creio que diferentemente do pessoal da mortadela, se o Flavio for provada a culpa, ele será afastado sim e irá responder por seus atos ! Muito diferente da Anta e o Nove Dedos que tentou varrer a sujeira pra debaixo do tapete !!!

  40. Se este juiz é tão imparcial porque deixou de fora os que tem valores muito maiores , como os petistas? Ele pode ser linha dura, mas falta imparcialidade.

  41. Porque está “afirmando “, que militantes de Bolsonaro vão reclamar de atitudes do juiz se forem contra Flavio Bolsonaro?! Verdade em primeiro lugar, dia a quem doer! Lamentável este raciocínio! 😡😡😡😡😡

  42. Só gostaria de saber se os manifestantes vão portar faixas e cartazes em apoio ao Flávio Bolsonaro. Afinal, ele é um dos líderes dos fanáticos ortodoxos barulhentos do pai.

    1. Isto não consta como pauta. Se aparecer um maluco com algo assim, deveria ser expulso.

  43. Parabéns ao juiz Flávio Itabaiana, precisamos de mais juízes assim. Doa a quem doer, chega de corrupção. Imagino que Bolsonaro pode tentar intervir, quando lembro que o fiscal que o multou no litoral foi exonerado. Bolsonaro, na prática, não sabe se responsabilizar pelos seus atos. Tomara que o juiz não se intimide mesmo.

    1. Ele não intervirá. Não é de seu estilo. Essa do fiscal exonerado não teve influência dele, não tinha nenhum poder para tanto. Muito pelo contrário, era até ridicularizado por muita gente.

  44. Prefiro juízes ditos punitivistas a juízes impunistas, quer dizer, garantistas. Os primeiros forçam os marginais a pensarem bastante antes de cometerem crimes, pavimentando assim o império da lei e da justiça social. Já os impunistas pavimentam a estrada da sociedade rumo ao estado de natureza, ao caos social, à criminalidade exacerbada.

  45. parabens sr. juiz......porem neste país com tantas instâncias e possibilidades de chicanas jurídicas......sua caneta poderá ter uma vitória de Pirro......

  46. Não sou razoável a revista insinuar que os militantes de direita passarão a criticar a ação do Juiz.O que se quer é que os fatos sejam esclarecidos e os culpados presos na forma da lei.Não é saudável generalizar.Pode-se dizer que parte da direita ou esquerda. Apoiar Bolsonaro não significa apoiar atos ilícitos de quem quer que seja.É salutar não generalizar nunca.

    1. Concordo com o Pedro. Péssimo o desfecho da matéria. E também faltou mencionar que os outros envolvidos no esquema investigado tem que explicar valores muito maiores que o de Flávio Bolsonaro. Só para lembrar, o gabinete de FB ficou em 17º lugar com valores perto de um milhão. O presidente da ALERJ, petista, precisa explicar mais de 40 milhões... No mais, cadeia para todos quando comprovada fraude!

  47. Se ficar comprovado que houve lavagem de dinheiro por parte do Flávio e outros deputados acusados de desviarem quantias ainda maiores também forem punidos, nenhum militante de direita que apoia o governo do pai de Flávio Bolsonario vai reclamar. Não vai, ninguém vai.

  48. Que investigue e condene caso as provas sejam suficientes para isso. Votei neles (Bolsonaros) mas não acetarei isso caso seja verdade.

    1. "Até que enfim um juiz CARIOCA..." SERÁ que é o único? Será que este comentário é carregado de preconceito generalizado? Será? Lamentável tanto quanto uma matéria que é bastante tendenciosa.

  49. As culpas de Flávio são dele, o que não pode acontecer, é dissociar Flávio das outras 93 pessoas que utilizaram do mesmo expediente de rachadinha para arrecadar recursos públicos. Todos tem que ser punidos pelo mesmo erro. Jair nosso Presidente é o Pai de Flávio e só, minha opinião é que Flávio tem que assumir a sua parte demonstrando caráter, os outros vão fazer o que fazem sempre, enrolar a justiça e contar com o LIBERTADOR STF.

  50. Crusoé, sua torcida vai sendo esvaziada a cada dia. Como a Globolixo entre outras, vocês da Crusoé vai ficar a ver navios, bem como dando bom dia a cavalos. Querer envolver o presidente em rolos dos outros para atingi-lo é coisa de vigaristas conspiradores. Ainda bem que vocês vivem e atual no Brasil, imagina se vocês teriam coragem de conspirar contra um Maduro. Aliás, se Bolsonaro caísse, o que nunca acontecerá, pois ele será reeleito em 2022 com a maior votação de todos os tempos. Aguardem!!

    1. O próprio Bolsonaro diz que se deve investigar, mesmo sendo filho dele e você diz o contrário?

  51. Que se investiguem igualmente, e que a imprensa dê o mesmo destaque, a todos os deputados investigados, alguns com movimentações atípicas imensamente maiores que no caso Queiroz, e não somente a quem tem sobrenome Bolsonaro, como tem ocorrido.

    1. É isso! Que a "caneta pesada" do juiz atinja não só o Flávio Bolsonaro e o Queiroz, mas também os outros 27 parlamentares citados na mesma época e esquecidos por ele, pela mídia em geral e pela Crusoé em particular. É a segunda vez que falo aqui sobre isso.

  52. Excelente!!!Não podemos ter bandidos de estimação como os petralhas,se Flávio Bolsonaro errou,tem de pagar,a lei é dura mas é lei.

  53. Quanto ao final do texto, nem todos que apoiam o governo Bolsonaro apoia esse tipo de conduta, seja da esquerda ou direita. Que sejam punidos todos aqueles que praticam atos ilegais e que tornam a política esse mar de lama na qual se encontra. A um grande grupo que não tem partido e nem político de estimação, apenas defendem o crescimento do país, observado a moral e os bons costumes!

    1. Concordo, temos q encerrar na nossa história os meandros sórdidos q levam a destruição de nossa democracia, doa a quem realizou, restituição dos valores e supressão da liberdade.

  54. Que se investigue. Este é o novo Brasil. Que esse juiz tenha saúde pra desempenhar com avidez sua missão. Tenho conversado c amigos q eram de esquerda e começaram a se posicionar mais ao Centro, ñ tolerando o presidente, naturalmente. Mas à partir desse domingo vão às ruas p defender as pautas q são comuns, muitas travadas no congresso. O Brasil unido é imbatível.

  55. Se realmente o fez, é bom que se prenda todos os políticos, pois todos os partidos e políticos fizeram e fazem uso disso para suas campanhas. Isso não e roubo de dinheiro público, isso e imoral mas não crime. O pedido que quebra brutal de todos os sigilos desde 2008, de um Senador da República, é no mínimo inusitado. Espero que ele esteja de acordo com a lei.

    1. Os atos que importam emimprobidade administrativaestão previstos na Lei n. 8.429/1992. ... A Lei deImprobidade Administrativadefine enriquecimento ilícito o ato de “auferir qualquer tipo de vantagem patrimonial indevida em razão do exercício de cargo, mandato, função, emprego ou atividade nas entidades públicas”. Nesse caso em especial não se encaixa bem. Mas vamos ver primeiro se tudo isso e verdade. Se for que se cumpra a lei.

    2. isso não é roubo?!?!?! O Brasil é um país irrecuperável.

  56. Certíssimo, tem q investigar mesmo!Mas há um porém, só haverá justiça se fizer o mesmo c/ todos os políticos do Brasil q fazem a mesma coisa há anos.

    1. as 23:00 de ontem, Sr. Serapião: sua pena de Jornalista/Documentarista/Escritor... arrebentou com a boca do balão!!! parabéns ao senhor e a CRUSUE mais uma vez é de profissionais dessa tempera que estamos precisando.! Verdades vêm a tona assim, dia a quem doer.______e, Serapião não disse, (não pode) então, digo eu a FLavinho: "...Tragam um cafezinho quentinho, por favor!"…......

Mais notícias
Assine agora
TOPO