Bolsonaro e Lula: vantagem quase inabalável nas pesquisas

A questão eleitoral é quem dá mais e cheira menos

08.08.22 10:09

Como já escrevi neste espaço, empresários se perguntam se haverá tempo para o aumento no Auxílio Brasil empurrar a candidatura de Jair Bolsonaro, a ponto de ele acirrar a disputa contra Lula. A indagação também deu azo a uma reportagem na edição semanal da Crusoé. Uma parte das pesquisas mostra que a diferença entre ambos está diminuindo, como esta última do BTG Pactual, publicada hoje, que mostra uma diferença de apenas sete pontos entre ambos no primeiro turno e projeta a realização de um segundo turno (no qual Lula venceria por 12 pontos). É de se crer que o encurtamento da distância entre Bolsonaro e o chefão petista se deva ao simples anúncio da majoração no benefício, que começa a ser paga amanhã, além da melhora no índice de desemprego. A esta altura, o Centrão deve estar redobrando os apelos para que o presidente da República pare de falar em fraude nas urnas eletrônicas, o que só o prejudica eleitoralmente.

Há outro ponto que pode contar a favor de Jair Bolsonaro. Ele já é vidraça conhecida. A não ser que haja fato novo (e ele pode ocorrer, por exemplo, se vier à tona que Jair Bolsonaro tem ligação direta contra quem ameaçou fisicamente ministros do STF), nada de muito diferente poderá ser dito sobre o personagem a partir do próximo dia 16, quando começa a campanha oficial. Já Lula passará a ser uma vidraça como jamais foi desde que saiu da cadeia. Os crimes do mensalão e do petrolão, que parecem ter caído no esquecimento, voltarão a ser explorados massivamente pela propaganda bolsonarista e ressurgirão espectros como José Dirceu, Delúbio Soares, João Vaccari Neto e Antonio Palocci. Apesar de Jair Bolsonaro ter ajudado a torpedear a Lava Jato e Sergio Moro, ele e o seu pessoal não terão vergonha de voltar a utilizar as descobertas da operação anticorrupção para fustigar o principal oponente.

É possível, assim, que o antipetismo seja reavivado, principalmente entre os eleitores de classe média, que se horrorizaram com tudo o que Jair Bolsonaro fez, deixou de fazer, disse ou deixou de dizer e resolveram tapar o nariz para votar em Lula. Assim como no caso do Auxílio Brasil em relação aos mais pobres, a pergunta é se dará tempo para que o sentimento antipetista em segmentos sociais mais altos, se ressuscitado, converta-se em votos suficientes — e de nariz sempre tapado — para garantir uma vitória ao presidente da República.

No fundo e na superfície, a questão eleitoral que os brasileiros se colocaram é só esta: quem dá mais e quem cheira menos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ambos, Bolsonaro e Lula, são nocivos. No 1° turno, mesmo com as poucas opções que temos, vou votar em alguém diferente para tentar um 2° turno não indicado pelas pesquisas. Voto nulo, apesar de legítimo, só no 2° turno.

  2. Não me conformo que um ficha suja, aliás imunda, possa ser candidato à presidir o Brasil que foi roubado por toda quadrilha durante anos. É um tapa na nossa cara !!!!

  3. Por que não SIMONE TEBET, oras bolas!!! Só não vê quem não quer... ela é disparado a melhor opção para este pobre país, com esta nefasta bipolaridade ideológica!!! Aff... me dá é asco isso!!!

  4. lula fede mais, é sujo, maltrapilho, ignorante e dá mais o dinheiro de quem trabalha para os comparsas dazelite brazilera. o outro é aloprado

    1. votarei nela. Quanto a um eventual segundo turno entre o genocida e o ladrão, minha intenção é votar nulo, mas o genocida não dá mais. Talvez eu tape o nariz e vote no ladrão

  5. No primeiro turno, nada de "voto útil"! Importante votar num terceiro candidato, para que um dos dois tenha de enfrentar esse candidato, e perder, no 2o turno!

  6. Duas tranqueiras da pior qualidade! Melhor votar em outro candidato. Assim, quem sabe, no 2o turno, um dos dois terá de enfrentar, e perder, para um terceiro opositor!

  7. Se o candidato do STF perder e vai perder, voltará para a cadeia juntamente com a sua catrevagem encabeçada por José Dirceu, aliás, porquê será que o Zé tá solto?

    1. Ora, porque! Porque o stfzinho soltou ele para ajudar o ladrão se eleger.

    1. Tem que acabar com reeleição, ou sequer, com uma nova eleição mesmo falhando mandatos.

  8. Pela ótica do jornazismo cúmplide da quarilha ladravaz o governo deve deixar os pobres morrer famintos como na Venezuela para o ladrão que idolatram chegar ao poder para escravizar e assaltar a nação .. este governo dará aos pobres um auxílio que é o exato valor de uma cesta com 70 quilos capaz de alimentar uma família por um mês que custará $40 bilhões porque há sobra orçamentária é justo e bem melhor que enviar $52bilhões a ditaduras assassinas para comer propina e desafio .. estou mentindo?

    1. 🐄🐄🐄🐄 é incrível como o gado muda de opinião de acordo com a conveniência, seja ele gado petista ou gado bolsonarista. Estaremos a caminho de uma Venezuela de qqr forma, a diferença será só o nome do vaqueiro que conduzirá o gado ao matadouro!

Mais notícias
Assine agora
TOPO