GCIS

África do Sul desconvida Putin para reunião dos Brics

14.07.23 11:29

O vice-presidente da África do Sul, Paul Mashatile (foto), afirmou em uma entrevista coletiva nesta sexta, 14, em Johannesburgo, que o governo de seu país tem tentado convencer o presidente russo, Vladimir Putin, a não comparecer à próxima reunião dos Brics.

O 15º encontro dos Brics, grupo que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, está marcado para os dias 22 e 24 de agosto, em Johanesburgo.

A África do Sul já enviou convite para todos os presidentes. Contudo, em março, o Tribunal Penal Internacional emitiu uma ordem de prisão contra Putin por crimes de guerra e deportação ilegal de milhares de crianças e adolescentes ucranianos para a Rússia. Como a África do Sul é signatária do TPI, o país seria obrigado a prender Putin.

É um dilema para nós. Claro, não podemos prendê-lo. É como se você convidasse um amigo para sua casa, e então prendesse ele. É por isso que, para nós, a melhor solução é que ele não venha“, disse Mashatile. “Os russos não estão felizes com isso. Eles querem que ele venha.”

O presidente Lula já confirmou presença no encontro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Muito ""conveniente"", né mesmo?! E o desocupado burrão daqui já arranjou mais um jeito de torrar nossos impostos pra levar a sonsanja pra passear e nos ferrar grunhindo as bobagens cotidianas planeta afora.

    1. Nos projetos de Lula já não cabe mais o Brasil! Ele tem coisas muito mais importantes para resolver neste planeta! Já que ele é uma especie de enviado especial de Deus pra salvar o planeta ele não tem tempo pra se dedicar dos problemas na terra dele! Ele inclusive já está mirando o prêmio Nobel de paz! Viva a megalomania!

Mais notícias
Assine agora
TOPO