Câmara dos Deputados

Centrão atua para salvar deputado do PTB afastado pelo STF

04.02.20 20:06

Lideranças do Centrão se articulam nos bastidores para derrubar, no plenário da Câmara, a decisão do Supremo Tribunal Federal de afastar do mandato o deputado federal Wilson Santiago (foto), do PTB da Paraíba. Em reuniões ao longo desta terça-feira, 4, caciques do grupo alegaram que a casa poderá criar um “precedente perigoso” para outros parlamentares, caso confirme o afastamento de Santiago.

O argumento que o Centrão vem usando é o de que não há base legal para afastar o parlamentar, pois ele ainda não foi condenado. Até agora, o deputado foi apenas denunciado pela Procuradoria-Geral da República. “Não é pelo Wilson em si. Os líderes acham que vamos abrir precedente para qualquer juiz de primeira instância ordenar medida cautelar contra deputado federal”, afirmou a Crusoé um dos principais caciques do Centrão.

Nos bastidores, líderes do grupo estão orientando seus deputados a votarem para derrubar o afastamento. Aqueles que tiverem algum receio, em razão de a votação ser aberta, a orientação é para que faltem à votação. Para manter o afastamento, basta que 257 deputados, maioria simples dos integrantes da Câmara, votem a favor da decisão do STF. A votação foi marcada para esta quarta-feira, 5.

Santiago foi afastado do mandato em 21 de dezembro por decisão do ministro Celso de Mello, decano do STF. A medida teve como base a investigação que apura superfaturamento na construção de uma adutora no sertão da Paraíba. Além do deputado, quatro assessores dele foram alvos da operação. Há pouco, Crusoé mostrou que a Polícia Federal encontrou um documento de avião e uma lista com valores relacionados a políticos em uma casa do deputado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Na hora que o CIDADÃO descobrir que AFASTADO não é CASSADO, aí a REVOLTA cresce dentro do sujeito, vem aquela sensação de ter sido enganado mais uma vez e nem isto a Câmara conseguiu fazer. Pq ele vai perder o salário? Nem colocarem o cara de molho com SALÁRIO pago pelo CONTRIBUINTE aceitam. Tem que ser MUITO FROUXO para TOLERAR isto.

  2. Se o sujeito não precisa colocar o nome dele no painel dizendo que ele votou para manter um colega contra o qual há até um COMPARSA colocando DINHEIRO NA CUECA, tudo visualmente documentado, para que fazer tal coisa? Se fizerem isto, nem precisam ficar inventando desculpas mirabolantes, é só dizer que tinha compromisso ou coisa mais importante e não dava para comparecer. E ele não está perdendo o cargo, mas sendo afastado, ou seja, o povo já está sendo ludibriado.

  3. O corporativismo em ação novamente. O que se vê é o medo notadamente dos políticos comprometidos que Santiago abra a boca sobre as falcatruas que os envolvam. Cada vez mais a câmara joga seus participantes no limbo.

  4. os bandidos mais perigosos do pais usam terno gravata fazem discurso na tribuna ,outros usam toga 513+81+11 vigaristas, canalhas

    1. A câmara não vai afastar o deputado, este faz parte do time, brasileiros desacreditado com os seus representantes, tinha apenas uma esperança era o exército, mas esse não ser para nada, só serve para limpar praias, apagar fogo.

  5. Centrão palavra maldita. Tudo que é barganha, corrupção, atraso nas pautas, Fundão eleitoral, chantagem, pacote anticrime, impunidade aos corruptos tem uma só origem que é esse maldito organismo que sobrevive aos mais diferentes governos. A única forma de combater essa desgraça é a eleição a começar pela municipal de 2020.

  6. A escória política representada p CENTRÃO, se organiza em blocos, como fazem os que prevaricam no poder judiciário, representado pelo STF, com a assinatura da OAB. Mas após 7 anos remamos em sentido contrário, e nossas pautas são representadas pelo executivo q após 1 ano vem mostrando a nossa cara. Haveremos de reconquistar nosso país. Somos persistentes, frente a essa resistência assassina de gerações de brasileiros.

    1. Eles não merecem um presídio novo isso é muita mordomia para os políticos do Centrão.Eles tem que serem demitidos na próxima eleição.

  7. Nós não podemos aceitar essa decisão. Seria a continuação dos delitos serem abafados ,dando continuidade à impunidade dos políticos e dos criminosos do colarinho branco. Queremos outro Brasil . Os políticos à favor desse embuste não podem ser esquecidos

  8. Gostei dos comentários, permitindo-me acrescentar que Centrão, Direita e Esquerda tendem a conduzir-se de igual modo. Uma vez no poleiro, o objetivo de seus membros é perpetuar-se por lá. De qualquer maneira. Seja como for. Assim sendo, o contribuinte deve trabalhar duramente para reduzir o total absurdo de políticos. Três senadores por estado? 513 deputados federais? Onze ministros no STF acolitados por 2.800 servidores? Não basta enxugar a burocracia federal. Há parasitas políticos demais.

  9. O pior de todo isso é que foi o STF quem criou essa possibilidade. Um tratamento iguai perante a Lei, mas excluindo os parlamentares, nesse caso. Republiqueta de quarta categoria nesse aspecto, mas que fazer! São eles que fazem as leis e não possuem intelectualidade suficiente; não passam de aproveitadores, oportunistas, posso até afirmar: grande parte com desvio de caráter, baseado nas implicações deles com a corrupção.

  10. Fazer listas dos calhordas. E difundir, especialmente em época de campanha. Voto é oxigênio para esses parasitas ladrões.

    1. Tem que punir os partidos e não os políticos. O que não falta é pilantra para por no lugar.

  11. Apesar das evidências levantadas pela PF e da decisão do STF, o argumento do Centrão é que “não há base legal para afastar o ‘suspeito’ por não ter sido condenado”. E mais, despreza a justiça e orienta, para quem quiser se esquivar da responsabilidade, que “basta faltar à votação”. Toda essa indecência revoltante é mantida com recurso dos contribuintes: pagamos muito caro representantes na Câmara Federal para eles “acoitarem” quase condenados. Por enquanto, nada mudou na casa do Botafogo.

  12. Congresso Nacional o maior atraso deste país, legislam em causa própria, assaltam os cofres públicos e indiretamente matam o povo Brasileiro.

  13. Apareceu outro marginal mais honesto do Brasil. Os que votarem para librá-lo são coniventes ou cumpinchas de corrupção. Esperem as próximas eleições. Seus nomes farão parte da lista dos que serão eliminados da política, pelo Povo, que acordou. Eu já prepararei está lista no meu Estado e me comprometo a vitalizar.

  14. Como é fácil manipularem a votação, é só faltarem à mesma os que tiverem algum receio de protegerem o deputado em questão. Devia haver punição severa para os faltantes, mas como tudo é a favor deles... Aliás, já passou da hora de exigirmos uma drástica diminuição do número de deputados que compõem essa corrosiva câmara de deputados.

  15. Minha pergunta é a seguinte: quem vota em bandido é o que? Eu votei só no Novo (legenda), na última eleição. E você?

  16. Nas próximas eleições, teremos que eliminar boa parte dessas desgraças que formam o tal Centrão. Só atuam contra o Brasil.

    1. Concordo e estou fazendo a lista dos que concorrem no meu Estado. Ainda bem que são poucos aqui em Roraima, mas vão enfrentar uma campanha orientativa no sentido de que são traidores do povo.

    2. O Centrão foi formado na Constituinte de 1988, desde então, comanda a política nacional. Tá difícil do povo aprender.

    3. votação aberta marcar na paleta, cada um em seu estado assim a gente muda

  17. A maior parte dos parlamentares NB tem o currículo parecido com este deputado.qur a votação seja nominal para ver os coleguinhas voyarem

Mais notícias
Assine agora
TOPO