Ricardo Stuckert

Corra, Lula, corra

21.04.23 08:22

Depois que emergiu o vídeo do general Gonçalves Dias interagindo com os vândalos do 8 de janeiro dentro do Palácio do Planalto, o presidente Lula antecipou a viagem que estava marcada para Portugal. Ele embarcou em Brasília na noite de quinta, 20 (foto) e já chegou a Lisboa.

Mas o compromisso oficial que motivou sua ida para Portugal está marcado só para a terça-feira, dia 25, quando os portugueses comemoram a Revolução dos Cravos, que acabou com a ditadura salarazista.

E Portugal tem tudo para ser um campo minado para o petista. Dois partidos, o Chega e o Iniciativa Liberal, conseguiram frustrar um discurso que Lula faria no plenário do Parlamento. André Ventura, líder do Chega, também prometeu as maiores manifestações da história contra o presidente brasileiro, que ele já chamou de ladrão múltiplas vezes. Os portugueses associam Lula ao ex-primeiro-ministro e seu amigo José Sócrates, que caiu em desgraça após ser flagrado em casos de corrupção. Há poucos dias, Ventura fez até uma dancinha tirando sarro dos brasileiros que “fizeram o L”.

Lula ainda desagrada muitos portugueses pelas suas declarações atrapalhadas sobre a Guerra da Ucrânia, nas quais tentou responsabilizar os ucranianos pelo conflito e disse que europeus e americanos estariam incentivando a guerra. Nesta sexta, às 7 horas de Portugal, a Associação de Ucranianos de Portugal pretende lhe entregar uma carta, cujo conteúdo já foi divulgado por Crusoé, durante uma manifestação.

O presidente então inventou outra viagem, para a Espanha, que deve ocorrer justamente no dia 25, quando se comemora a Revolução dos Cravos. O brasileiro deverá deixar o país antes de as cerimônias começarem.

Para o dia 26, os diplomatas do Itamaraty ainda estão tentando confirmar um encontro com o primeiro-ministro Pedro Sánchez. Por ser do Partido Socialista e ter declarado apoio a Lula, é bem possível que Sánchez tire alguns minutos de sua agenda para fazer uma foto ao lado do brasileiro.

Até o retorno de Lula, os diplomatas do Itamaraty farão todo o esforço possível para mostrar que o presidente pegou o avião com objetivos nobres, e que o Brasil de alguma maneira irá se beneficiar muito do seu tour europeu.

Será difícil, contudo, tirar a sensação de que o presidente brasileiro está apenas fugindo das seguidas encrencas em que ele mesmo se meteu.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não consigo entender porquê há que se comemorar qualquer tipo de "revolução", seja de esquerda ou de direita. Os fatos históricos devem ficar restritos à "História" para estudos e análises, não para festas, folguedos ou exaltação. Enfim...

  2. E a Janja, nas fotos está mais alegre que pinto em mercado. Sofá de 65 mil, bolsa 21 mil. Mas é "procupada" com os pobres. Ei amigos de foz, se fui pobre não me lembro, mesmo ganhando uma boa grana em Itaipu pra na fazer. Ah, que sorriso caro. Esquerda caviar.

    1. Janja está preocupada porque os pobres não estão comendo "picanha"

  3. E a Globo já deve estar buscando cinegrafistas e repórteres criativos para encobrir o que acontecerá em Portugal neste passeio do Luiísque. Vai ter que mostrar algo, mas o quê? só os criativos profissionais Globais poderão solucionar (ou vão optar por estender o capítulo da novela ou aumentar o tempo de exposição do BBBetes. Assim o povo sossega.

  4. Os vídeos do general baba ôvo são a pá de cal deste desgoverno cuja saída é o Aero-51 prá riba e prá baixo tentando esfriar as cinzas dos incêndios que causam a cada dia .. nesta a musa é a Mme. ESBANJA que dizem levou um dos sofás comprados por Sha Jahan para o Taj Mahal de sua amada Muntaz para acalmar a inconsciência do rei nu sob clara esquizofrenia .. pena que nesta viagem não vai a bela dama clandestina com malas cheias de euros para depósito em Lisboa .. mais baratos os sofás é claro.

  5. È isso aí! Denunciar o cara-de-pau macunaimico nesse joguinho manjado (desde que era torneiro mecânico sem dedo e sem pudores) expõem as vísceras de quem faz desta nação- com o apoio da mídia financiada, daqui e do exterior- uma brincadeira de reizinho tupiniquim. Que os portugueses o constranja de perguntas sobre o contragolpe de esquerda e a cara de paisagem perpetrada pelos supremacistas padrinhos de sua candidatura à reeleição, ao libertá-lo da cadeia e da proibição de candidatar-se.

Mais notícias
Assine agora
TOPO